Sistemas Econômicos e Problemas Fundamentais da Economia | HISTÓRIA ECONÔMICA #2

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 69

  • @katlen.y
    @katlen.y 5 років тому +31

    vim aqui pra assistir vídeos de economia e me apaixonei pelo carinha do que tá explicando aiaiai

  • @brunaduarte4982
    @brunaduarte4982 Рік тому

    Moço, vc salvou minha vida! Vc é um anjo, Deus te abençoe 🙌 MUITO OBRIGADO!!!!!

  • @FuscaZah
    @FuscaZah 8 років тому +11

    É isso aí, economia é foda e viciante!

    • @FuscaZah
      @FuscaZah 8 років тому +1

      Danideias lógico hahahaha na verdade tá muito bem explicado

  • @DanielaDani-m3z
    @DanielaDani-m3z 11 місяців тому

    Amei esse vídeo,és bem específico ao explicar as aulas❤

  • @jessicasousa4140
    @jessicasousa4140 7 років тому +3

    Ótima explicação! Vai me ajudar bastante! Parabéns pela forma que vc explica!

  • @smpamelaoliveira
    @smpamelaoliveira 4 роки тому +1

    Parabéns, cara. Você explica muito bem. Agora, toda vez que eu acabar um capítulo de economia vou ver um vídeo seu para entender melhor.

  • @amandaa-lima
    @amandaa-lima 5 років тому +3

    Valeu, cara! Não consegui aprender em sala de aula. Ajudou muito.

  • @mariaeduardadeouropreto5027
    @mariaeduardadeouropreto5027 7 років тому +5

    você explica muito bem, parabéns!

  • @pedrosousa4584
    @pedrosousa4584 3 роки тому +1

    Parabéns!!!👏👏👏 Que aula maravilhosa, você explica muito bem!

  • @Lennysilvah.
    @Lennysilvah. 5 років тому +1

    PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO, BEM SIMPLIFICADA E FÁCIL ASSIMILAÇÃO.

    • @bjjAlexandre
      @bjjAlexandre 5 років тому

      kkkkkkkkkkkkkk Tá falando sério? Esse rapaz é um analfabeto em assuntos econômicos.

  • @anaclarasousa7854
    @anaclarasousa7854 Рік тому

    vídeo maravilhoso, me ajudou bastante

  • @willameferreira8741
    @willameferreira8741 4 роки тому +1

    Explicação muito boa, gostei muito!

  • @alinecamara8964
    @alinecamara8964 5 років тому

    Obrigada por me salvar da prova de economia amanha! Sua aula é incriável, parabéns!

  • @arnaldoadm5172
    @arnaldoadm5172 3 роки тому

    Video bem útil. Parabéns pelo formato.

  • @MatheusSantos-tm6gn
    @MatheusSantos-tm6gn 5 років тому +3

    Você explica muito bem, tô conseguindo entender e aprender tudo de boas. Ótimos vídeos!

  • @ricardodejesusvolpe147
    @ricardodejesusvolpe147 8 років тому +1

    👍 só veio acrescentar...👏👏👏

  • @suellenrodriguessilva7584
    @suellenrodriguessilva7584 2 роки тому

    Muito bom

  • @cortesdocortes7111
    @cortesdocortes7111 4 роки тому

    Que legal vc e de maringa showwww eu tbm

  • @flarrielesantos7475
    @flarrielesantos7475 7 років тому +1

    Parabéns Daniel, vc explica muito bem, aprendi mais com os seus vídeos do que com as aulas na faculdade :*

  • @giselec1742
    @giselec1742 4 місяці тому

    Parabéns ❤

  • @ricardodejesusvolpe147
    @ricardodejesusvolpe147 8 років тому

    Daniel boa tarde! Estou passando para agradecer sobre às aulas de economia dos poucos vídeos que assisti. Ajudou em uma em uma redação em um vestibular que prestei.

    • @ricardodejesusvolpe147
      @ricardodejesusvolpe147 8 років тому

      ***** Vou continuar assistindo sempre que tiver tempo! Continua assim!

  • @heberpelagio7161
    @heberpelagio7161 4 роки тому +2

    Muito bom! Mas eu ainda gostaria de acrescentar ao conteúdo ensinado que a razão do “sucesso” de Stálin - o homem que costumava se gabar de ter conquistado os Estados Unidos "do arado à bomba atômica em apenas uma geração" - comparado ao fracasso de Gorbachev mostra que uma economia socialista é incapaz de funcionar com um mínimo de eficiência sem exigindo uma dose massiva de violência política. Na tentativa de reformar um regime decadente, Gorbachev avançou mais rapidamente com o processo de abertura política na expectativa de remover a previsível resistência que a burocracia soviética criaria às medidas de reforma econômica, como CABAL provou com a tentativa fracassada. golpe de Estado em agosto de 1991 - que acabou precipitando a crise final do socialismo e a dissolução da própria URSS
    Seu paralelo chinês - Deng Xiaoping - adotou uma lógica diametralmente oposta à de Gorbachev: priorizou a conquista da prosperidade econômica (adotando na prática o capitalismo) justamente para retardar qualquer tentativa de abertura política, como ficou evidente com a aceleração da economia. reformas após o massacre da Praça Tiananmen.
    É importante notar que foi o próprio Karl Marx quem, em sua Contribuição à Crítica da Economia Política, discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:
    “Em um determinado estágio de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade contradizem as relações de produção existentes ou - que é apenas sua expressão legal - com as relações de propriedade em que se moviam até então. A partir das formas de desenvolvimento das forças produtivas, essas relações se transformam em grilhões delas. Então, é um momento de revolução social. '*
    Ao rejeitar a busca da maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, perderam a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. É por isso que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma maior elevação no padrão de vida de sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Portanto, até a “crise final do socialismo” (para parafrasear as próprias definições de K. Marx mais uma vez), era apenas uma questão de tempo. Mas os fanáticos religiosos não desistem de sua fé, mesmo contra a prova indiscutível dos fatos, que a refutam completamente!
    * Reproduzido de acordo com MARX, K. Prefácio ao Contributo para a Crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado sob o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Great Social Scientists Collection , História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário da morte de Karl Marx

    • @CanalDanideias
      @CanalDanideias  4 роки тому

      Olá Héber, compreendo sua crítica ao socialismo histórico. Contudo acredito ser necessário refletir até que ponto de fato a sociedade capitalista tem um melhor padrão de vida. Em termos de consumo e extração de riqueza da natureza, talvez essa sociedade seja mais avançada. Contudo, em termos da distribuição dessa riqueza ela é falha, bem como em sua relação com a própria sustentabilidade da espécie. Não é preciso ser um religioso socialista (como vc disse) para criticar os problemas do sistema em que vivemos.
      Obrigado por comentar.

    • @heberpelagio7161
      @heberpelagio7161 4 роки тому

      @@CanalDanideias, no que tange à questão ambiental, que também merece uma resposta, gostaria de citar (com as supressões necessárias à síntese) um texto BASTANTE esclarecedor e disponível para a leitura de qualquer um pela Internet. Segue abaixo a transcrição dos trechos mais relevantes:
      "Há mais de vinte anos, a glasnost e o consequente colapso da URSS explicitaram ao mundo o terrível histórico ambiental do regime socialista soviético. Durante esses mesmos 20 anos, a economia da China ultrapassou a dos Estado Unidos como a maior emissora de gases poluidores. Ainda assim, continua um lugar-comum apontar o capitalismo como a maior ameaça ambiental para o nosso planeta e apontar o socialismo como sua salvação.
      Uma contundente manifestação do argumento ambientalista contra o capitalismo pode ser encontrada na Declaração Ecossocialista de Belém, que é resultado de uma conferência realizada em Paris, em 2007. Esse documento especifica a seguinte cadeia de causa e efeito: o capitalismo requer lucro, o lucro requer crescimento econômico e crescimento econômico significa destruição ambiental. Aqui estão alguns trechos:
      'A humanidade enfrenta hoje uma escolha difícil: eco-socialismo ou barbárie... Não precisamos de mais provas da barbárie do capitalismo, o sistema parasita que explora igualmente a humanidade e a natureza. Seu único motor é a busca pelo lucro e, portanto, a necessidade de crescimento constante... A necessidade que o capitalismo tem de buscar o crescimento existe em todos os níveis, desde uma microempresa até o sistema como um todo. A fome insaciável das corporações é facilitada pela expansão imperialista em busca de cada vez mais acesso aos recursos naturais... O sistema econômico capitalista não tolera limites ao crescimento; a sua necessidade constante de expansão subverte todos os limites que podem ser impostos... pois estabelecer limites ao crescimento significaria estabelecer limites à acumulação de capital - uma opção inaceitável para um sistema predicado na seguinte regra: crescer ou morrer!'
      Para ser bem franco, há um ponto de veracidade nesta crítica. De fato, há pessoas que dizem ser absolutamente aceitável prospectar e explorar petróleo sem a mais mínima consideração para com o ambiente ao redor. Tal postura é um prato cheio para a crítica eco-socialista. Claramente, nem o capitalismo e nem o socialismo possui um monopólio sobre o pecado ambiental ou sobre a virtude ambiental. Chegar a um julgamento ponderado sobre os impactos econômicos relativos desses sistemas requer duas perguntas:
      1) Qual sistema tem sido, na prática, mais ambientalmente destrutivo: o capitalismo ou socialismo?
      2) Qual sistema, o capitalismo ou o socialismo, é mais receptivo às eventuais mudanças que precisam ser feitas para se alcançar uma proclamada sustentabilidade ambiental de longo prazo?
      Para qualquer indivíduo minimamente interessado no assunto, e que já se deu ao trabalho de pesquisar, é algo incontroverso que a mais proeminente experiência socialista do mundo, a União Soviética, foi a que gerou os mais sérios problemas ambientais. Em 1972, muitos destes problemas já haviam sido detalhados por Marshall Goldman em seu livro The Spoils of Progress: Environmental Pollution in the Soviet Union.
      A perestroika do início da década de 1990 e o consequente colapso da União Soviética tornaram o acesso à informação mais fácil para autores como Murray Feshbach e Alfred Friendly, Jr., que forneceram um estudo aprofundado a respeito do "ecocídio" ocorrido na URSS em seu livro Ecocide in the USSR: Health And Nature Under Siege. Abaixo, uma lista de alguns dos problemas mais proeminentes apresentados nesta e em outras fontes:
      A poluição do Lago Baikal, o mais antigo, o mais profundo e o até então mais limpo corpo de água doce do mundo. A poluição foi causada por fábricas de papel e por outras indústrias soviéticas que despejavam resíduos não-tratados no lago.
      O quase desaparecimento do outrora vasto mar de Aral, que secou devido ao desvio de sua água para irrigação, deixando para trás um deserto de sal envenenado por agroquímicos.
      O desastre nuclear de Chernobyl em 1986, o pior do mundo, causado não apenas por erros de operação, mas também por um projeto negligente que não especificou nenhum recipiente de contenção em caso de acidente. O acidente nuclear que até então era considerado o pior do mundo àquela época também havia ocorrido na União Soviética: a explosão de um tanque de armazenamento de resíduos sólidos no complexo de armas nucleares de Mayak, em 1957, o que dispersou de 50 a 100 toneladas de resíduos altamente radioativos, contaminando um imenso território a leste dos Urais.
      Desastrosos incêndios em regiões de turfas nos arredores de Moscou, um legado de projetos soviéticos mal planejados e mal implantados que tinham o objetivo de drenar os pântanos locais.
      Enormes emissões de gases poluentes em decorrência de uma forte dependência de carvão e de uma matriz energética muito menos eficiente do que as das economias capitalistas.
      Elevados níveis de poluição do ar nas grandes cidades, causados por fábricas próximas a áreas povoadas e que operavam com um mínimo, ou nenhum, controle de poluição.
      Práticas agrícolas e florestais destrutivas, levando a uma erosão generalizada e à destruição de habitats.
      Já a China, a outra grande economia socialista do mundo, também tem a sua longa lista de pecados ambientais. Em grande parte devido ao uso intensivo de carvão, o país assumiu recentemente a liderança mundial nas emissões de gases causadores de efeito estufa, apesar de ter uma economia cujo tamanho absoluto é metade da economia dos Estados Unidos. Em termos de qualidade do ar, a China tem 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo. A poluição da água é um desastre nacional generalizado. A liderança chinesa na produção de metais raros foi alcançada em grande parte devido à mineração ilegal, o que causou uma intensa poluição gerada por metais pesados e um consequente desastre na saúde pública local. Uma crescente porcentagem de poluentes, do mercúrio à fuligem, que estão sendo observados na costa oeste dos Estados Unidos tem suas origens na China."
      www.mises.org.br/article/1685/o-eco-socialismo-o-socialismo-real-e-o-capitalismo--quem-realmente-protege-o-ambiente

  • @pamelagabrieli279
    @pamelagabrieli279 4 роки тому

    Muito bom!

  • @juliaramos989
    @juliaramos989 4 роки тому +1

    Obrigada pela explicação! Ajudou muito❤️

  • @isabelahorta3063
    @isabelahorta3063 4 роки тому +1

    Só faltou explicar quais são os Sistemas Econômicos e as suas implicações em cada um desses fatores apresentados.

  • @hadriacorrea9589
    @hadriacorrea9589 7 років тому

    Ótima explicação!!! Minha prova é amanhã e você me ajudou muito a entender esse assunto!!! Obrigada

  • @joicymarkele5049
    @joicymarkele5049 6 місяців тому

    Perfeito

  • @giovanaaparecida1817
    @giovanaaparecida1817 2 роки тому

    excelente professor 👏🏼👏🏼

  • @nildabarbosa9760
    @nildabarbosa9760 4 роки тому

    bem explicado

  • @ddos4371
    @ddos4371 8 років тому

    esses vídeos estao excelentes

  • @riccardolago1690
    @riccardolago1690 7 років тому

    Ótima explicação! Vai me ajudar bastante! Obridado Daniel! Ganhou mais um inscrito!

  • @Principe222B.v-o1m
    @Principe222B.v-o1m Місяць тому +1

    Eu quero saber o que são fenômenos económicos

  • @jessicabarbosa8679
    @jessicabarbosa8679 4 роки тому +1

    No meu curso EAD tem tudo o que o mesmo falou, entretanto ele explica de uma maneira muito mais prática e fácil.

  • @alinealmeida2534
    @alinealmeida2534 4 роки тому +1

    Você é muito é gato 😍🥰👏😄👏👏

  • @sinaraoliveira3633
    @sinaraoliveira3633 6 років тому +7

    Fiquei bem surpresa quando você disse ser de Maringá kkkkkk
    Tbm sou

  • @pessoasbla1717
    @pessoasbla1717 7 років тому

    muito bom!

  • @mrcarlosmichaelsen
    @mrcarlosmichaelsen 4 роки тому

    Como o vídeo aborda os princípios básicos da economia, achei que faltou falar de que tudo parte da relação necessidade/escassez.
    Mas parabéns pelo conteúdo, vídeo bem didático.

    • @CanalDanideias
      @CanalDanideias  4 роки тому +1

      Salve Carlos, valeu o feedback.
      Eu comentou um pouco sobre essa relação no primeiro vídeo da série. Chama "o que é economia".
      Abraço!

    • @mrcarlosmichaelsen
      @mrcarlosmichaelsen 4 роки тому

      @@CanalDanideias Ah pode crer. Caí de paraquedas aqui, nas recomendações do UA-cam. Vou dar uma olhada na série. Abraços.

  • @flarrielesantos7475
    @flarrielesantos7475 7 років тому

    já ganhou mais uma inscrita

  • @osilva4327
    @osilva4327 7 років тому +3

    Cara, aqui no Amapá 32° é frio! Pq em média faz 39°.

    • @leonardocarvalho4952
      @leonardocarvalho4952 6 років тому +1

      Calor de vdd é 38, 39° C. 32° C não é nadinha😂😂😂

  • @geraldofranca4544
    @geraldofranca4544 7 років тому

    EXCELENTE

  • @jaco8570
    @jaco8570 5 років тому +1

    SE AI TÁ QUENTE TU IMAGINA AQUI NO CARIRI,CE.
    GRATIDÃO PELO VIDEO TIROU MUITAS DUVIDAS.

  • @rosacarvalho4835
    @rosacarvalho4835 6 років тому

    o que estes elementos representam para economia?

  • @renatac9129
    @renatac9129 7 років тому

    Parabéns! Vc pode disponibilizar um e-mail para eu tirar uma dúvida? Obrigada.

  • @alessandraleao204
    @alessandraleao204 6 років тому

    Insituições ou instituições

  • @patricianunes1831
    @patricianunes1831 5 років тому

    O Brasil tem um sistema pura ou mista? Pq? Alguém me ajuda por favor

  • @SouJosh
    @SouJosh 7 років тому +6

    difícil concentrar com essa boca linda rsrs

  • @karlaoliveira7796
    @karlaoliveira7796 7 років тому

    Muito Bom!!!