História econômica do Brasil até 1930 | Nerdologia
Вставка
- Опубліковано 28 лис 2024
- NOVA FUTURA + B3:
Site da B3 Educação: edu.b3.com.br/
Site da B3: www.b3.com.br/p...
Instagram B3: / b3_oficial
Instagram Nova Futura: / novafuturainvestimentos
Abertura de Conta na Nova Futura: bit.ly/37cI1yZ
No Nerdologia de hoje, vamos entender a história econômica do Brasil até 1930 e o impacto que agregou ao país.
Apresentação e Roteiro:
Filipe Figueiredo - / xadrezverbal
Edição e Arte:
Estúdio 42 - www.estudio42.c...
FONTES E SAIBA MAIS
pastebin.com/j...
MATERIAL USADO
pastebin.com/5...
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:
Facebook www. Cana...
G+: bit.ly/1hNOvpD
Twitter: / nerdologia
Instagram: / nerdologia
Resumindo a história econômica do Brasil até 1930:
Hmmm cafézinho....
Nham nham, cafezinho quentinho que faz você perder o movimento e o tato da boca e da garganta
Hj tomei café com leite ☕😋
E tabaco 😁
@@Crosss31 Café quente o melhor
O famoso Ouro Verde
Parece que "socialização das perdas" ainda continua bem vivo ainda hoje, só a "socialização dos lucros" que não.
Sugestão de Tema: "Origem do Nome Brasil" com tópicos como o pau-Brasil ( que entre os falantes de Tupi chamava a mesma arvore de ibirapitanga), a ilha fictícia da mitologia Céltica Hy-Brasil, a palavra gaélica irlandesa "breazáil" e "O'Brasil".... enfim, acredito que daria um ótimo roteiro sobre historia.
Haviam povos indígenas que também chamavam essa terra de "Pindorama".
Up
Pra quem n sabe, brasil é relativo a brasa, então pau-brasil é pau vermelho como brasa
@Matheus Marcelo só tô comentando pra quem n sabe, n tenho opinião nesse assunto
Olá Filipe, muito didático e interessante seu vídeo, deixo abaixo algumas contribuições.
1) Um aspecto importante a respeito da “estagnação” da economia brasileira no Primeiro Reinado, mencionado até mesmo pelo Furtado, estava relacionado as baixas taxas de importação ocasionadas pelos Acordos de Nação Privilegiada, primeiro com a Inglaterra e depois com outras Nações (foi generalizado em 1828). Essas baixas taxas, cerca de 15%, além de garantir recursos diminutos ao Estado, também dificultava o estabelecimento de fábricas e manufaturas no território nacional.
2) Outro ponto, que acredito ser fundamental para a estabilidade do Império após da década de 1850, foram as reformas econômicas e financeiras da década de 1830. Ao longo da regência, a arrecadação tributária foi completamente reformada (abrindo caminho para a aprovação da Tarifa Alves Branco em 1844), além de inovações no sistema monetário, bancário e também em instituições como o Tesouro Nacional.
Acredito que seja isso, continue com o ótimo trabalho e até mais.
Um Nerdologia sobre o Marechal Rondon seria excepcional
Lembro quando estava no ensino médio e fiz uma pesquisa de finalização de ano sobre a história da economia brasileiro, de lá pra cá me apaixonei pela história e virei professor.
Boa tarde, recomendação : um Nerdologia sobre a história e/ou biografia do Clã Belmont da série Castlevania, forte abraço!
Infelizmente n vão fazer, não dá dinheiro
@@jefersonphg fazer da,mas o problema é as views e direitos autorias
@@alexvalverde8819 direitos autorais não séria um problema, o motivo eles já fizeram inúmeros vídeos sobre coisas que possuem direitos autorais.
@@L.Lucas_ Porque foram pagos pra fazer propaganda
rebelião do boxer chinesaaaa por favor
Boa !!!!
Não queremos mais estado! QUEREMOS LIBERALISMO JÁ! #ForaBolsoLula
Up
Up
@@bacuraltrader8459 up
Gostaria muito que houvesse um vídeo sobre a Era Vargas, período muito interessante do país
Up
Especialmente para o período do Estado Novo
Ainda bem que aquele lixo morreu
@@weoh "Lixo" que deu diversos direitos para a população, criou diversas estatais e acabou temporariamente com uma república oligárquica.
Ele definitivamente não foi nenhum herói, tendo em vista que mandava algumas pessoas para Campos de concentração na alemanha, matou opositores e bombardeou São Paulo.
Mas ele ainda foi um líder muito bom para esta nação, levando em conta o período histórico em que ele viveu.
@@zildapaiva5472 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@zildapaiva5472 o cara era um fascista kkkkk.
Aquela alfinetada marota ao responder a questão do Jacaré ahahahha
Kkkkkkk é
Só acho que faltou ódio
Bem irônico o Nerdologia, amo
Não queremos mais estado! QUEREMOS LIBERALISMO JÁ! #ForaBolsoLula
Só acho que poderia responder uma pergunta séria e interessante, ao invés disso aí. Ia agregar mais ao vídeo
Já que esse foi 1500-1930, poderia sair um video sobre o Período Nacional-desenvolvimentista (1930-1980), né Filipe?
Fiquei com saudades da trilha sonora antiga, esse samba intermitente(nem no Merchant para) e alto, só atrapalha e irrita.
Sabe como posso achar na internet mais versões desse tipo de musica? Achei muito legal, primeira vez que escuto.
Também achei que ficou muito alto e atrapalhou
concordo
Me senti assistindo o filme Rio 2
Simm, nossa, extremamente irritante. Se estivesse um pouco mais baixo, n seria problema...
Excelente como sempre.
Gostaria de deixar algumas sugestões de temas:
1) Nerdologia Criminosos: Os assassinos do Zodíaco
2) Nerdologia: Era Vargas
3) Nerdologia: Guerra Civil Russa
4) Nerdologia: Governo Ronald Reagan
Forte abraço...
Up
já teve um sobre a cifra do zodíaco ua-cam.com/video/w55Jmc6j6ZE/v-deo.html&ab_channel=Nerdologia
Up
Felipe, o q os EUA fez com o ato de distribuição de terra (4:30) pode ser considerado como uma reforma agrária!? Adorei o vídeo
Não pois aquelas terras não tinham donos prévios
Eu *ACHO* que n,pq para ser reforma agrária a terra precisa ser particular, ser tomado pelo Estado,e depois redistribuída,já o q aconteceu com os Estados Unidos foi uma distribuição de terra q n tinham dono. *EU ACHO*
Considerando que a Reforma Agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais. Sim, foi isso que os EUA fez. Irônico né, o grande representante do capitalismo distribuiu terras, mas quando João Goulart quiz fazer aqui, chamaram ele de comunista e implantaram uma ditadura (como já se sabe hoje, com o apoio dos EUA, se quiser veja o doc "a noite que durou 21 anos", embora o motivo dos EUA apoiarem não fosse a reforma agrária do Brasil)
Sim, porém não é o mesmo estilo de reforma agrária que deveria ser feito hoje no Brasil. Essa lei incentivou a expansão para o oeste, onde ex escravos e imigrantes colonizaram 80 milhões de acres de terras que antes eram públicos e não tinham dono, mas ela não acabou com os grandes latifúndios do Sul escravocrata diretamente, a ideia era criar um novo modelo agrário familiar para competir e, eventualmente acabar, com o regime escravocrata.
O Brasil da atualidade não conseguiria aplicar um modelo como esse, visto que a oligarquia agrária escravocrata se estabeleceu no comando da república, o que reflete hoje nos dias de hoje, visto que boa parte do Congresso faz parte dessa oligarquia e é dono de diversos latifúndios.
Uma reforma agrária brasileira deve, além de distribuir as terras não cultivadas, destruir os latifúndios, visando acabar com o poder da oligarquia agrária sobre o Estado brasileiro. Uma das formas de acabar com os latifúndios já é prevista na constituição, com a função social das terras, onde terras que não realizam uma função social (não produz) e só servem para caráter especulativo (boa parte dos latifúndios) deve ser tomada pelo Estado. Óbvio que isso nunca acontece na prática, já que boa parte da estrutura do Estado (polícias militares) é usada para defesa dessas terras de "invasores".
Excelente pergunta! Espero que o Felipe responda quando tiver a chance. Eu chutaria que não, pois o sistema agrário não mudou drásticamente, apenas deram terras que não pertenciam a ninguém legalmente a quem quisesse, mas isso é malemal um palpite. Gostaria muito de ouvir o que o Felipe teria a dizer sobre.
finalmente voltaram a falar de história do Brasil, foquem mais nisso, recomendo nerdologia sobre o tenentismo, sobre a revolta de Vila Rica, sobre o ciclo do ouro e principalmente sobre a revolução federalista.
Sugestão para o próximo vídeo: Como cidade São Paulo se tornou a cidade São Paulo
San Paolo 👌👌🇮🇹🇮🇹
Essa é fácil. Chegou um cara uma vez e disse: Pois bem, aqui é São Paulo. Ou algo assim, não lembro bem, tava duro de cana na época.
@@gustavolrcoelho KKK
São Paulo foi estabelecida como uma vila jesuíta em uma missão para conversão de indígenas. São Paulo estava muito distante, tanto figurativamente como literalmente, do grande centro de civilização do Brasil que era o Rio de Janeiro. São Paulo começou a crescer com as expansões bandeirantes e posteriormente os grandes latifundiários cafeeiros. Mas msm assim, a cidade de São Paulo continuava sendo reconhecida como aquele entroncamento indígena sem muita relevância encima da serra pela elite Política, Intelectual e cultural do Brasil com base no Rio de Janeiro. São Paulo só ganhou espaço de verdade após 1960 quando JK transferiu a Capital Federal do Rio de Janeiro para a recém construída Brasília, tirando o centro do Brasil que sempre esteve concentrado no Rio. Oportunidade que São Paulo se apropriou para finalmente conseguir um protagonismo Nacional que sempre quis ter. Dali em diante São Paulo não demorou para se tornar a cidade mais populosa do Brasil e logo depois a maior de todas, que segue sendo até hoje.
@@saintpinewood562 Um bom resumo.
Em 7 anos de canal, pela primeira vez o Nerdologia de História é postado duas vezes consecutivas.
É repetido esse vídeo?
Resumindo o Brasil foi sempre focado em fazer um café com leite de qualidade (açúcar, café e leite)
O café brasileiro sempre foi uma droga, sem processamento ou limpeza. Sempre teve mais galhos e folhas do que grãos de café.
@@dannielvilasboasdefreitas3414 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@dannielvilasboasdefreitas3414 KKKKKKKKKK
Na verdade não. O Brasil faz um café de qualidade ruim e mediana.
barefootcoffeeroasters.com/countries-with-the-best-coffee-beans/
Não queremos mais estado! QUEREMOS LIBERALISMO JÁ! #ForaBolsoLula
Nerdologia - Dragões
Porque diferentes civilizações, de lugares geográficos distantes tem ponto em comum na mitologia de dragões? Seriam lendas baseadas em ossadas de dinossauros? Dragão chines diferente do dragão europeu etc
O Atila fez um sobre a biologia, mas que tal um nerdologia sobre a influencia dos dragões na história?
FIKDIK
Bom dia
Eu gostaria de deixar a minha recomendação : Nerdologia - Cruzadas Albigenses. Um evento histórico muito importante pra história da frança que além de wser muito curioso ainda é muito desconhecido do grande público
O livro "A Falência", da Julia Lopes de Almeida é uma ótima leitura, e mostra um pouco do Brasil na época do encilhamento
Vou começar a disciplina de Macroeconomia com esse enfoque na história na economia do Brasil, vlw pelo episódio, despertou minha curiosidade, agora só falta os anos seguintes até os atuais
Poderia fazer um nerdologia sobre o serviço secreto dos países! Como funcionam e tudo mais.
Se eles fizerem, então não é secreto.
Sugestão de Nerdologia História:
Margareth Thatcher, e a política do Thatcherismo.
Dom Pedro II e o Grande Império das Américas.
O Assassino do Zodíaco e as características de um Serial Killer.
Zodíaco já teve
O Assassino do Zodíaco e as características de um Serial Killer. Já teve video sobre isso
Up
Assassino do Zodíaco, uma excelente sugestão para o Nerdologia Criminosos
@@canalracionalizando9756 Hum, obrigado vi agora, mas quando eu me referi as características de um Serial Killer, me referia aos estudos do FBI, sobre o modo comum de ataque desses, citando também assassinos com BTK, John Gacy, entre outros...
Sugestão de Nerdologia de História: Naturismo
Guerra Dos sete anos.
3:10 Não necessariamente exportar produtos de pouco valor agregado causa esse problema. A Austrália por exemplo tem 23% da suas exportações como briquetes de carvão, entretanto, devido a alta produtividade é viável exportar esse tipo de insumo e importar produtos industrializados. O grande problema do Brasil é que no inicio do século XIX a automação no campo era praticamente inexistente, por isso a produtividade era baixa. Mas só isso não explica o déficit.
Excelente, Felipe, como sempre.
Como eu senti saudade desse canal maravilhoso
Queridos nerdologistas, tudo bem que se trata de um recorte. Mas, quando a gente lê "história econômica do Brasil até 1930", a gente espera um recorte mais abrangente do que séc. XIX em diante.
Existe um livro SENSACIONAL, talvez o mais completo sobre esse tema, embora obviamente não encerre o assunto, chamado História da Riqueza no Brasil, do Jorge Caldeira, no qual é possível notar como o mercado interno era importante para o Brasil colônia e cujo dinamismo era pouco reconhecido até recentemente.
Longe de mim (ou mesmo desse livro) querer fazer revisionismo histórico. Mas acho que algumas camadas podem ser adicionadas a essa "economia predominantemente exportadora" que tão bem conhecemos.
Parabéns pelo Nobre e excelente trabalho. Sou fã.
Felipe, faz um nerdologia sobre a independência do banco central
Muito bacana o conteúdo do canal, já acompanho ha algum tempo. Seria muito legal se vocês produzissem um material de historia da filosofia, traçando uma linha cronológica a partir dos pre-socráticos até os atuais "pós-modernos".
Um tema que você menciona no vídeo são as imigrações para o Brasil, seria interessante saber mais sobre isso e sobre os povos e etnias que compõem nossa sociedade :)
Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Gostaria de um Nerdologia sobre a indústria brasileira, empreendedores e empresas que transformaram o cenário do Brasil.
Up
Nerdologia pra começa o dia
Felipe vc pode fazer um Nerdologia sobre o Ciclo da Borra e sobre a História da Povoação da Amazônia?!
Nerdologia faz muito bem em gerar estímulo pra leitura, mesmo que corriqueira, de temas tão importantes, porém tão ofuscados pelos favoritismos.
Faz um vídeo sobre o PAEG, plano trienal, plano cruzado e plano Bresser.
Sugestão: guerrilhas anarquistas (OPR-33, Coluna de Ferro, Exército Negro, Mujeres Libres, Tekosina Anarsist etc)
Up
Up
Que bom que estão de volta! Adoro os seus vídeos
Assistam o documentário "ECONOMIA BRASILEIRA - A HISTÓRIA CONTADA POR QUEM A FEZ", vai complementar muito bem este vídeo :)
Por favor, continuem a história econômica até a redemocratização em 1988, que pra mim é a parte mais interessante da nossa história econômica.
Esse vídeo caiu em mim bem na hora que estou lendo o primeiro volume da trilogia Getúlio, meu deus, foda
esse canal é um presente pro vestibulando
Taubaté tem uma grande importância na historia econômica nacional, e ainda tem até hoje, mesmo que em outros setores que não os mesmos do Ciclo do Café. Feliz em ver uma breve citação da cidade no video 👏👏👏
que eu saiba, Taubaté só tem a gravida
MANO, eu sou ECONOMISTA, formei, estudei, vivi 4 anos desse tema e mesmo assim consigo aprender coisa nova com o Nerdologia.
O que você como economista faria de diferente, se por um acaso existisse um botão de reset?
@@Gabriel_Lacerda14 poutz, na real eu não sei. Eu fico lendo esses caras, Ricardo, Schumpeter e acho eles tão geniais.
Faz um vídeo sobre o fim da monarquia portuguesa e a proclamação da república em Portugal
Ótimo vídeo; sugestão de pauta: Brasil pós ditadura, um resumo
OBAAA CONTINUE ESSE ASSUNTO POR FAVORRR
Excelente, como sempre. Felipe, faz um Nerdologia Criminosos sobre o caso Gypsy Rose.
Video sobre cada Estado do Brasil.. ficaria bacana
Parabéns pelo vídeo! Só de não ter definido a economia como a "ciência da alocação dos recursos escassos" já ganhou muitos pontos
Episódio Fantástico!!!
Bem legal vcs falarem das primeiras indústrias brasileiras serem a partir década d 1860, nas escolas, a impressão q geralmente os professores d história dão é q as primeiras indústrias foram criadas na Era Vargas
Eles só querem mamar no Getulio :(
Mas como disse no vídeo, a mudança de um país de monocultura agrária, para um país de economia mais diversificada, descentralizada e industrial foi sim na era vargas.
Como ele disse no começo do vídeo, o Brasil viveu os ciclos; do pau brasil, da cana, do ouro, do gado, do café... o que não exclui a existência de outras atividades econômicas que não fossem predominantes.
Ou seja, escola fala muita m* mas nesse caso não estão tão errados não. Pode-se dizer que estão certos
Nerdologia sobre o Barão de Mauá... 🙏🏼
Up
Nerdologia- Imigração do Brasil, Imigração Judaica no Brasil e costumes brasileiros deixados pelos imigrantes.
Up
O Brasil de 1930 tinha uma economia baseada na Exportação do café e de outros produtos agrícolas mas já nessa época está acontecendo uma lenta industrialização do Brasil muito semelhante a que havia acontecido na europa décadas antes.
me empresta um dinheiro
@@gottlichkeit7308 Quero 30% de lucro no valor do empréstimo
carai, o cara tem a msm foto que eu
@@nicolasdecastroalves4183 oxe kkk
Fecho meno, te pago no final do mandato
Podia falar sobre o convênio de Taubaté e a estratégia de salvar o café levando em conta os efeitos multiplicadores que esse bem tinha sobre a economia. Nunca foi claro e irrestrito o apoio a compra e queima, mas caso os cafeicultores, como posto no vídeo, propulsores da nova economia diversificada quebrassem, o resto da economia brasileira iria junto.
Atila vc poderia fazer um vídeo sobre entomologia?
Quando você colocou as revoltas internas, se esqueceu da Revolução Pernambucana de 1817. Gosto muito do canal.
Queria saber a opinião de vcs sobre a série Livre para escolher do Milton Friedman sobre economia. Achei muito chocante. Queria muito saber a visão de vcs.
Nerdologia - Patagonia
qq tem a patagonia
@@vahkiel1042 Teve varios conflitos por ela, tem uma historia rica, inclusive dos seus povos indiegenas e etc.
Faz um video sobre as regiões dos pampas e do caucaso, são duas regiões com muita história.
Celso Furtado merece um episódio do nerdologia.
Nerdologia: A campanha ouro pelo bem do Brasil no final da década de 60.
A escola sociológica de São Paulo.
A criação do IHGB no séc. XIX e o projeto de Estado-Nação.
As guerras guaraniticas no Brasil colonial (séc. XVIII)
muito boa a "pergunta" do jacare ajajajajajaj
lembra daquele video que vc explicou o AMT, entt faz um video explicando o AMT antipessoal que o kenny usava
Queria muito que fizesse um episódio sobre a história das dívidas externas do Brasil
Nerdologia: "A Revolta de Princesa" (Princesa Isabel - PB), no contexto da Revolução de 1930.
"Fico até mesmo com vergonha após assistir essa aula, pois hoje em dia, a desinformação so ocorre quando o indivíduo é possuidor de alguma deficiência mental ou é adepto a preguiça mesmo, pois esse canal é mais uma importante ferramenta para o desenvolvimento cultural de nosso país".
que vídeo incrível e necessário. 10/10
Adorei a trilha sonora
Sugestão: nerdologia Barão de Mauá
Felipe, as ondas migratórias estimuladas pelo governo brasileiro na década 1860 fazia parte da estratégia de branqueamento da população brasileira da época?
Sim.
Creio que até hoje o Brasil ainda está no "café com leite" 😉👌
Verdade. Só acrescenta a Soja que tá completo
Não estávamos, voltamos após FHC E PT que desindustrializaram o Brasil
Sempre foi, e é por isso q tamo fudido.
@@canalracionalizando9756 O pior é que soja é caro aqui, que País é esse?
8:57 Errou querido Filipe, Edson Gomes Cardoso Santos não era Jacaré antes de se vacinar pela primeira vez.
Kkkll
Kkkkkkkkkkk
Nerdologia sobre a história do romance Guerra e Paz
Quais eram os tipos de seguro que eram negociados na época, na praça de comércio?
Um nerdologia sobre o Genocídio Armênio
Li sobre isso em um livro que não terminei. Vejamos se entendi bem essa parte..
Não consegui achar a bibliografia deste vídeo, cliquei nos links, mas não localizei a deste episódio. Obrigado pela atenção.
O Nerdologia podia explicar pq países que investem em industria e tecnologia se desenvolvem e países que investem na agropecuária continuam subdesenvolvidos.
*Peço por uma parte 2*
Faz um vídeo sobre Nicolau Maquiavel
Felipe, junto ao café, a pecuária também era forte no Brasil? Ela teve o mesmo fim do café que você citou no vídeo?
Faz a parte 2
Da independência em 1822 até então quando o Brasil começa a decolar, foram 38 anos, década de 60 como eles mesmo afirmam. Isso não é muito tempo, afinal, desde a redemocratização estamos contraindo basicamente e já é o mesmo tempo de estagnação deles praticamente, desde o fim da ditadura o Brasil não cresceu significativamente. Se compararmos com esse Brasil império, eles cresceram mais que nossa República proporcionalmente.
ÓTIMO VÍDEO
Recomendo fazer um video dos feromonios do scarlemen da serie kipo
Não teve semana passada. Já tava preocupado.
Faz um Nerdologia sobre o Holodomor
*"O BRASIL É AGRO, É POP, NUNCA FOI OUTRA COISA, SEMPRE SERÁ LATIFÚNDIO E OLIGARQUIA"*
kkkkkkkkkkkk sim,o que se da de subsidios e credito agriculas nesse país não é brincadeira.É um feudalismo da porra e o gado brasileiro ainda continua a acreditar em politicos populista como bolsonaro,lula,ciro e cia
Estamos no ciclo da soja atualmente
Vc tem uma bancada do Boi no congresso,que só quer saber de dinheiro do povo para serem ricos.
Que vocabulário extenso eu nem entendo essas palavras meu vocabulário resume o que eu vejo nos vídeos do UA-cam
precisamos industrializar o Brasil urgentemente, só o Estado poe fazer esse arranjo, veja o esforço Chinês
Fala sobre as linhas de Naska
Na ótima série documental "A Ascenção do Dinheiro" do Niall Ferguson ele relata meio que por cima sobre os contratos de servidão nas 13 colonias americanas onde a pessoa trabalhava durante alguns anos para um fazendeiro, e após esse contrato recebia uma gleba de terra e se fosse homem, o direito de voto.
Tem como fazer a análise do impacto disso na economia americana?
Felipe, imagino que vc não soubesse "nada" de economia antes de gravar esse nerdologia. Caso essa afirmação seja verdade, como fez para estudar o assunto e gravar este vídeo? Acho impressionante a facilidade que você e Átila tem para falar de assuntos que "não" manjam. Imagino que explicar como vcs obtem esse conhecimento (como vocês iniciam a pesquisa, quais fontes são confiáveis, etc) poderia ajudar as pessoas a tbm buscar conhecimento, bem como ajudar alunos do ensino superior a fazer artigos científicos, principalmente os iniciantes. Abraço
Faz um vídeo sobre a biologia no anime "baki"!
Poderia falar da era Mauá
Como o brasileiro da época, em sua maioria agricultor, e sem prática em cálculos avançados lidava com os cálculos de investimentos? Especialistas bem formados fora do BR (já q não havia ainda educação formal superior) agiam de boa fé com os produtores das riquezas q eles queriam investir?
É óbvio que havia pessoas letradas e acadêmicos. Existia sim as faculdades, os colégios e os liceus, esses últimos ensinavam até de Graça. Fora as elites e classes mais abastadas que estudavam fora e retornavam doutores para o Brasil. A maioria na época era sim analfabeta, como na maioria dos países, mas claro que havia muitos e muitas pessoas que não eram. É até lógico isso.
Fala sobre o Renascimento cultural e Da Vinci.
Fala sobre a história de Angola janga
Interessante, quando se lucra só poucos vivem nessa abundancia, já quando ocorre crise, aí todos têm que pagar.