"Nos tornamos nós mesmos através dos outros", essa frase é do Vygotsky, mas é quase uma unanimidade dentro da psicologia. Tenho a autoimagem muito disfuncional, e por consequência a autoestima também. Me equilibrar nessa percepção de tudo (eu, o outro, o mundo) é a parte mais difícil da existência pra mim. Descobri o canal só agora, e acho que só vou parar quando eu zerar os vídeos, amei demais! Um vídeo mais sensacional que o outro.
Os vídeos do Luiz Hanns são incríveis. Ele desmistifica muita besteira de "pessoas bem resolvidas" que dão uma de digital influencer em livros ou redes sociais. A vida real de cada um é acima de qualquer teoria generalizada.
Então, aí fico pensando... devo levar em conta a opinião dos outros sobre mim? Eu penso que nesses casos não. Para início de conversa, cada um tem um gosto, um modo de ver as coisas...
O Hans é ótimo! E no nosso cotidiano a gente é meio que forçado a agir sempre da mesma maneira (quando inconscientes) e sempre que aparece algum revolucionário consciente que a cada hora se assume diferente (não no sentido de ser falso com os outros, mas de ser verdadeiro consigo mesmo) e segue o fluxo do seu ser, agindo sempre da forma que se sente bem, sempre que aparece alguém assim, são tachados como loucos etc. Nem sempre é fácil perceber onde começa a sanidade e onde se inicia a compulsão, a "auto ilusão" e também, claro, a sociedade é um empecilho as vezes, e tal conduta se torna desgastante. Mas me sinto um pouco como esses "loucos" e quero sempre me reinventar e ser o máximo de "eus" que eu puder. Creio que vindo de um lugar de consciência e responsabilidade, essa dinâmica aguça nossa criatividade e nos torna seres mais leves e menos rijos. Obrigada Casa do Saber, pelos conteúdos! Amo esse canal.
Exatamente! Mas autoconhecimento é um processo, há sempre uma camada mais profunda a ser penetrada. Livrar-se totalmente dos condicionamentos sociais é um caminho não trivial.
Giovana Rabelo, fiquei curioso sobre à camada mais profundo a ser penetrada...Quando se trata de condicionamento estruturalista cultural do ser humano, deparando com a própria linguagem a ser um instrumento racional limitado...
Vendo o mesmo vídeo pela segunda vez. Esse ano início meu curso de psicologia, e tenho certeza que é a melhor escolha. Encantada a cada vídeo! Brilhante!!!!
Muito bom, receber este conhecimento. Decifrar o código desta dualidade de autoimagem e autoestima, é fundamental pois nos desprende de paradigmas sociais e emocionais, a busca do verdadeiro eu está dentro de nós, por mais que o lado externo interaja em nossa autoimagem, a decisão de trilhar o caminho sempre está com o verdadeiro eu interior, com a verdadeira essência da alma. A saber também que tudo que aceitamos do outro em nós interage inconscientemente em nosso padrão de vida, construindo a termos imagens que não seria nós de fato, então autoimagem mesmo está ligado, aquilo que aceitamos receber do universo e a partir daí decifrar dentro de nós o melhor caminho a seguir desprendido do comportamento do outro e alinhar aquilo que queiramos que seja visto em nós, auto estima é um outro tema que não foi bem elaborado, e não levar por base palavras suaves de encorajamentos e positivas é um fator principal, pois o que fortalece a autoestima é um padrão de mente que decide construir níveis de fortalezas sólidas interiores alinhadas, e alimentar a mente para experimentar o melhor da vida, dissolvendo o medo e o temor. Um abraço para quem leu.
Excelentes observações, Diogo Fidelis. Você concorda com o Hanns e vai muito além das observações feitas por ele. Receba o meu abraço, caso você chegue aqui.
Faço parte desse pequeno grupo do final do vídeo - O que falam ou pensam de mim são problemas dos outros - Um dia falei a minha mãe e meus irmãos que PELÉ não jogava futebol melhor que EU, e ninguém consegui tirar isso de minha cabeça, tinha eu 14 anos de idade.
Uma vez vi uma cena assim: uma criança e as pessoas dizendo, Os olhos é da tia Madalena a testa é da mãe a boca é do paI, O nariz é de.......Aí a criança começou a chorar e respondeu: o nariz é meu
O EU nasce através do OUTRO e o OUTRO nasce através do EU. ESTA É UMA FRASE MUITO SÁBIA, MEU CARO PROFESSOR. O conteúdo deste breve, mas bem esclarecedor vídeo, aborda dois conceitos essenciais para o sucesso e a felicidade: a AUTOIMAGEM e a AUTOESTIMA. A AUTOIMAGEM é a concepção que tem o indivíduo de si mesmo (AUTOPERCEPÇÃO), ou a noção de seu próprio valor. É como a pessoa se vê quando se olha no espelho. A AUTOESTIMA é o sentimento da pessoa relacionado a ela mesma, ao qual se atribui valor. Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. É fato característico da realidade humana que “O EU e o OUTRO coexistem interdependentemente como as duas faces de uma moeda”. O que atualmente inquieta muitos psicólogos e psiquiatras é uma opção feita por muitos brasileiros, e que se tornou muito comum na nossa sociedade, independente da classe social ou do nível educacional: VIVER DE APARÊNCIAS, CONSTANTEMENTE SE PREOCUPANDO COM A OPINIÃO ALHEIA. VIVER DE APARÊNCIA PODE SER DEFINIDO COMO: Comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para aparentar ser quem não é, para impressionar aqueles que você não conhece. VIVER DE APARÊNCIAS já está se tornando um padrão de comportamento, basta observar nossos amigos nas redes sociais. A satisfação é ilusória e passageira. Aparentar viver um padrão de vida acima da própria realidade, já se tornou um hábito difícil de evitar. Existem vínculos de amizade e relacionamento que são construídos em torno das aparências. POR OUTRO LADO, RESPEITOSAMENTE EU DISCORDO com a afirmação de que a AUTOESTIMA INQUEBRANTÁVEL de uma minoria de pessoas é devido à sua GENÉTICA, ou seja, a herança biológica da mãe, do pai e dos avós. Não somos, ao nascer, essa folha de papel em branco sobre a qual a sociedade e a cultura, virão, progressivamente, deixar suas marcas, como certas religiões e a Ciência materialista afirmam. Somos seres complexos, possuidores de uma herança adquirida ao longo de inúmeras vidas pretéritas. Esta herança é denominada de PARAGENÉTICA. Herdeiros de si mesmo, carregando no inconsciente as experiências dessas vidas - um completo arquivo da raça, cultura e das tradições que influem em nosso comportamento. Além disso, não fugimos aos atavismos que nos unem ao primitivismo ancestral. Do acumulo desses valores resultam as aspirações e anseios, seus conflitos, ansiedades e realizações e as tendências inatas nascidas com o indivíduo, assim como a tendência à repetição acomodatícia de EXPERIÊNCIAS HUMANAS dispensáveis (AUTOMIMESE NEGATIVAS), que afluem de nosso passado multiexistencial, por intermédio da PARAGENÉTICA, amplamente analisada, de modo técnico, sem misticismo religioso pela CONSCIENCIOLOGIA, a autolibertadora e revolucionária neociência.
Discordo com isso! Agente sabe quem agente é como agente consegue se encontrar nós mesmo pelo o autoconhecimento, se agente ficar esperando o outro e a opinião do outro agente sim vai ser manipulado e viver em um falso eu
Este homem é maravilhoso!Que explicação. Minha mãe ñ gostava do meu pai.Por isto ela colocava defeito nos filhos que se parecia com ele ou com sua família. Me lembro que detestava meu nariz.Achava feio.minha mãe sempre falava que meu nariz era feio. Um dia em uma conversa com minha patroa,ela disse que meu nariz ñ era feio,pois era igual da sua filha. A partir deste dia,nunca mais achei meu nariz feio.Que alívio. 🍓🍒
Ótimo texto. Nesse contexto, em que a nossa autoimagem é formada a partir de fragmentos da visão do outro, da percepção da alteridade, da valoração das nossas características em comparação com as do outro, como fica a questão da depreciação social sistemática de certas características por motivos raciais, étnicos, sociais, sexuais, etc.? Talvez fosse interessante comentar sobre o possível dano a essa autoimagem em formação da criança que se vê diferente e não refletida no padrão de comparação, por ser não-branca, ou não-magra ou não-hétero ou não qualquer coisa que seja suficientemente importante para representar uma parte significativa da sua visão de mundo e de si própria.
Cara me identifiquei com oq vc falou no final , minha mãe e minha namorada falam q eu dou tão resiliente , as vezes me chamam até de doido, porque eu sempre estou muito feliz, com a auto estima super elevada. No vídeo foi citado que é genético, eu achava que era devido minha criação, o amor incondicional que recebi dos meus pais. Ótimo vídeo
É quase impossível ter autoestima quando as pessoas se vêem no direito de falar sobre nós com propriedade de causa, mesmo que não conheça a gente direito, e em relação a aparência, isso acaba com nossa autoestima, eu tenho muito problema de auto aceitação por causa do que os outros falam , de tanto ouvir coisas negativas a gente acaba acreditando.
Sou muito feliz e grato por ter encontrado esse canal. Parabéns! Hoje foi a estréia do meu canal. Com as benções de DEUS e sua ajuda, logo chego ao 1000 inscritos.
A pequena minoria é realmente muito sortuda. A maioria das pessoas bonitas tem o privilégio de não sofrer bullying na infância/adolescência por conta da sua aparência, restritamente. O bullying afeta demais uma pessoa, acredito eu, e é o que derruba mais ainda a autoestima. É muito mais fácil pra um homem bonito, por exemplo, chegar numa mulher bonita, pois ele se reconhece como bonito, sabe que tem chance. Pra um homem feio é difícil, você sabe que não tem muita chance. E essa insegurança vai pras outras questões, como capacidade de fazer algo, capacidade intelectual, etc. Eu sempre participei de campeonato de xadrez, e quando entrei na adolescência, passei a me importar mais com minha aparência, e o meu nariz me incomodava bastante, por ser grande de perfil. Então, sempre me desconcentrava quando alguém ficava filmando de lado, pois nunca gostei de aparecer de perfil pra uma câmera. Ou seja, meu problema com nariz (externo) atrapalhava minha concentração no xadrez, provavelmente eu não teria isso se tivesse um nariz menor. Foi um exemplo
Eis um dos questionamentos filosóficos do filme "Matrix": o "problema da escolha". Não seria a "escolha" uma ilusão criada da necessidade de termos a sensação de ter o controle sobre a nossa vida e sobre nós mesmos? Até que ponto podemos decidir genuinamente algo sem termos sido influenciados previamente?
Lendo os comentários agora em 2020. Alguém também? Impressionante! Adorei conhecer A Casa Do Saber! Tantos sofrimentos desnecessários! É como diz a boa e velha frase: Vivendo e aprendendo!! Muito obrigada Doutor! Por mais conteúdos como esse! 👏❤🌻
Essa questao do espelho é fantastico...eu nao me olho muito no espelho...eu quase que nem presto atencao no espelho e as vezes nem lembro como eu sou....fisicamente falando....
Que loucura.. no bom sentido! Eu vivo me olhando no espelho, deve ser bem diferente se olhar no espelho depois de muito tempo. Você deve esquecer muitas coisas.. que doido!
Excelente vídeo. Já havia assistido há uns 2 anos... Só que hoje minha percepção foi mais aguçada. Tavez eu ainda precise de um pouco mais de experiência para internalizar tudo isto! Parabéns ao professor. Muito grata pela possibilidade de rer alguém que condense com brilhantismo um tema tão profundo e que deve ter sido objeto de muitas horas e dedicação de tempo de estudo!
Gostei muito deste vídeo e o que vai neste instante me fazer muito feliz é que eu faço parte do grupo de minoria que não precisa do outro para assegurar a auto estima....mas com certeza estou atenta a ouvir algo sobre o meu eu que possa me fazer um pouco melhor..Grata
Nós criamos a fantasia, nós adimitimos sermos capazes de realizá-la, dissemos eu estou disposto e o que nós temos é uma teoria, nós temos um sonho, nós temos a imagem do vencedor em nossa mente consciente.
verdade meu tio e colegas da escola desde a infância falavam do meu nariz, todos brincavam tirando sarro até então não me importava logo depois quando me tornei adolescente desenvolvi baixa autoestima e até hj me sinto mal diante da minha própria imagem.
Buscar essa construção diária do nosso eu é necessário, e aprender a valorizar o que o outro diz, desde que seja saudável e como diz o Luiz: "não nos percamos e que possamos aprender a filtrar muitas opiniões". Adorei o vídeo. Me inscrevi no canal
Olá, quando era mais jovem, nunca dava moral pra opinião alheia à meu respeito, pois sabia que eu era do jeito que era, sendo feio, bonito, magro, gordo, sempre estava mudando de pessoa para pessoa, não ligava, depois que fui amadurecendo, ainda estou em processo disso, comecei a perceber esses detalhes do espelhamento que é vindo de fora pra dentro, eu tenho muito autoestima e não sabia KKKKKK Valeu ai, muito bom o vídeo (y)
A opinião dos outros é importante até mesmo na rede social. Pois são os outros que agora devem dizer por meio do "like" se a vida que a gente está vivendo vale, ou não vale apena, ser vivida. Por isso que existem pessoas que publicam Selfies de cada minuto de suas vidas insignificantes. Há pessoas que publicam fotos e vídeos do encontro amoroso, carro, almoço, janta, banho, compras no shopping e no supermercado.
Obrigada pelas palavras, chego a me emocionar. Sempre me esquecia de me ver no espelho, as vezes quando chego perto de um espelho fico tocando no meu rosto para me reconhecer, as vezes me vejo em fotos e não me reconheço.
É incrível como eu começo a estudar temas em relação ao curso que eu faço, mas sempre, sempre me desvio para videos assim, relacionados a mente, aos questionamentos. Amo pesquisar sobre isso, me interesso demais. Acho que estou no curso errado, não sinto a mesma atração pelos assuntos e temas no meu curso, que sinto pelos temas da mente, da construção do "eu".
Acho que a imposição por imposição já demonstra a inabilidade de algumas pessoas em socializar-se sobre as diversas forma de enxergar o todo,tendo em vista que somos diferentes e processamos as coisas de forma a nos confortar.formidável esse canal e suas argumentações👍
Muito legal! Faz pensar que tudo o que leva "auto" não parece ter um padrão bem definido, muito individualista e até difícil de se dizer. O outro nos influencia, com certeza.
A metáfora do espelho é muito útil mesmo . O problema é que tendemos a viver como peixes num aquário: não nos damos conta da água que nos permeia e sustenta, muito menos de quem nos olha do lado de fora do aquário...
🎉muito Boa explicação. Acabei tendo meu ROSTO TRANSFORMADO DEFORMADO pela PARALISIA FACIAL PERMANENTE. E aprender viver em Sociedade está sendo um desafio 😢
Adorei o video ,me identifiquei bastante inclusive vi sobre o assunto no globo reporter desse final de semana e eu sortudamente faço parte desse grupo minusculo q não liga muito pra opinião do outro com a minha aparência e me sinto bem com o que sou .
Gostei da explicação! Gostaria de compartilhar uma observação minha: tem algum mistério aí, pois percebo pessoas lindas, inteligentes, bem servidas pela genética que não conseguem se perceber e agir como tal. E pessoas com bem menos atrativos que possuem segurança e mostram se amar como são. Conheço mulheres, flácidas, que perderam cabelo... que nada as abalam, enquanto mulheres jovens e lindas têm a auto estima no chão 🤷🏻♀️
mas o vídeo falou sobre justamente isso, o EU se construir através do OUTRO e vice e versa. acho meio estranho depois de um vídeo desse você qualificar uma como bonita com problemas de autoesima e outra como feia com empoderamento. Vai ver a "feia" se importa mais com o que ela acha do que com o que a sociade diz que é bonito. nao sei, é minha opinião.
A prática diária da meditação faz a gente filtrar tudo do mundo exterior e se manter em paz com quem a gente realmente é dentro do nosso mundo interior. A meditação é a chave para ter o autocontrole emocional e autoconhecimento.
Eu analiso se a crítica é pertinente, se faz algum sentido. Tento ver como a pessoa está me vendo. Se eu concordar com ela, mudo. Mas isso é no geral. Em relação à aparência, eu simplesmente aceito que não vou agradar a todos e me cuido como eu gosto.
Muito bom, como todos os vídeos que o canal disponibiliza! Fiquei com uma questão e se alguém puder comentar, agradeço : o que acontece quando uma pessoa com uma boa aparência e elogiada frequentemente pelo ambiente, distorce sua imagem no espelho de forma significativa, negativamente, ou seja, se percebe como cheia de "defeitos", dando maior valor a esses aspectos, desconsiderando o resto? O que poderia ter acontecido, na construção da autoestima, autoimagem que fez com que se percebesse "feia" e cheia de defeitos a ponto de se irritar quando a elogiam(por acreditar que não estão sendo verdadeiros quando a elogiam)? Teria interpretado os outros como "alguém" exigindo que ela fosse perfeita e, portanto, se espelhado nisso para construir sua autoimagem e autoestima? Essa perfeição (inatingível) acaba sendo uma armadilha para que ela nunca se aceite como é?
Olá. Bom poderia ser a maneira de como esse pessoa percebe o mundo (as pessoas, os lugares e ela mesma) as vezes ela teve uma vida difícil e por isso interpreta as coisas dessa maneira,mais isso é muito subjetivo, entende é a pessoa que tem q se autoconhecer .Por outro lado envolve o amor próprio que consequêntimente gera a autoestima.
Se a pessoa for muito linda de aparência, terá muita dificuldade porque sua beleza se torna objeto e até troféu. Muitas pessoas lindas sofrem porque tem gente que coisifica o seu corpo e sua aparência! Tem gente que aproveita disso mas no fundo sempre será as relações vazias, cínicas e aproveitadoras.
Tenho 5 sobrinhas irmãs, 4 loiras de olhos azuis, uma igualmente linda de olhos e cabelos castanhos porem, as mais elogiadas nao precisa dizer quais sao né, então ela ja percebe a diferença, o bom é que as irmãs sao muito unidas e elogiam ela igualmente, dizendo que ela também é muito rara para elas porque é a irmã delas!❤ Conclusão, nos seres humanos que destruimos a mente das crianças e as tornamos traumas ambulantes.
3:02 não sei se ele sabia disso mas essa é uma das sete leis universais que tem no Kybalion a lei da polaridade tudo tem 2 polos e cada 1 só existe por causa do outro ex: luz/sombras frio/calor amor/ódio
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
"só uma pessoa muito perturbada mentalmente, não vai levar nada em conta o que o outro diz."
reconfortante!!!
Neh Hahaha entao eu sou🤣
Exactamente, sempre afirmo isso!
realmente
Foi um dos melhores trechos.
So levo em conta o q me edifica se for do mal descarto na hr
"Nos tornamos nós mesmos através dos outros", essa frase é do Vygotsky, mas é quase uma unanimidade dentro da psicologia. Tenho a autoimagem muito disfuncional, e por consequência a autoestima também. Me equilibrar nessa percepção de tudo (eu, o outro, o mundo) é a parte mais difícil da existência pra mim. Descobri o canal só agora, e acho que só vou parar quando eu zerar os vídeos, amei demais! Um vídeo mais sensacional que o outro.
Me ajuda!!!!
Frase de quem? Do vygotkshkkdlsjdkdhjsksksks
Ah em qual livro ele diz isso? Fiquei bastante interessada
@@raphaelacandido7940 é kao dela
Me sinto assim 😔
Os vídeos do Luiz Hanns são incríveis. Ele desmistifica muita besteira de "pessoas bem resolvidas" que dão uma de digital influencer em livros ou redes sociais. A vida real de cada um é acima de qualquer teoria generalizada.
Simmm
Simmmmmmm
Ótima colocação a sua, Addiano! 👏🏼👏🏼👏🏼
👏🏼👏🏼 Seu comentário vai me fazer pensar mais sobre isso, vlw
Maravilhoso, tenha a mesma percepção sobre quando escuto o Luiz!
"Essa alienação faz algo muito interessante conosco: Nós nunca temos muita certeza de quem nós somos.."
EXCELENTE !!!
Eu tenho ok
Essa alienação faz em saber que somos filhos do Deus vivo é irmão de cristo Jesus nada mais nada a menos!!!
@@doutordois6710 não tem nada mais chato que crente slk
Verdade,parece que estamos num cenário assistindo a vida dos nossos Eus.ks
Casa do Saber, um pedido: embrulha esse humano e me envia! Admiro-o d+! Teríamos assunto para o resto da vida! ♡
♥️♥️♥️
eu me sinto fraca e sem inteligencia por conta da "familia"😑
Verdade. Eu nunca achei meu nariz feio até minha família deixar isso claro na adolescência
com toda certeza, eu.
Assim aconteceu comigo ! 😣
Eu não lembro em que momento eu passei a não gostar do meu nariz, tanto que fiz rinoplastia e ainda não gosto do que vejo 😪
Então, aí fico pensando... devo levar em conta a opinião dos outros sobre mim? Eu penso que nesses casos não. Para início de conversa, cada um tem um gosto, um modo de ver as coisas...
@@marisasilva4718 Ah se a gnt pudesse escolher entre ligar ou não, pena que a decisão não cabe a nós, é algo mais incosciente.
Incrível como nós seres humanos precisamos de outros seres humanos para achar nós mesmos .
E esta descoberta de nós mesmo dura uma vida toda .
O Hans é ótimo! E no nosso cotidiano a gente é meio que forçado a agir sempre da mesma maneira (quando inconscientes) e sempre que aparece algum revolucionário consciente que a cada hora se assume diferente (não no sentido de ser falso com os outros, mas de ser verdadeiro consigo mesmo) e segue o fluxo do seu ser, agindo sempre da forma que se sente bem, sempre que aparece alguém assim, são tachados como loucos etc. Nem sempre é fácil perceber onde começa a sanidade e onde se inicia a compulsão, a "auto ilusão" e também, claro, a sociedade é um empecilho as vezes, e tal conduta se torna desgastante. Mas me sinto um pouco como esses "loucos" e quero sempre me reinventar e ser o máximo de "eus" que eu puder. Creio que vindo de um lugar de consciência e responsabilidade, essa dinâmica aguça nossa criatividade e nos torna seres mais leves e menos rijos. Obrigada Casa do Saber, pelos conteúdos! Amo esse canal.
Giovana Rabelo, quando você se conhece, dificilmente você liga para que o outro diz...E nem ofende tb...
Exatamente! Mas autoconhecimento é um processo, há sempre uma camada mais profunda a ser penetrada. Livrar-se totalmente dos condicionamentos sociais é um caminho não trivial.
Giovana Rabelo, fiquei curioso sobre à camada mais profundo a ser penetrada...Quando se trata de condicionamento estruturalista cultural do ser humano, deparando com a própria linguagem a ser um instrumento racional limitado...
Talvez a música seja a ferramenta.
É uma das! E é transformador; um jeito singular de se expressar.
Vendo o mesmo vídeo pela segunda vez. Esse ano início meu curso de psicologia, e tenho certeza que é a melhor escolha. Encantada a cada vídeo! Brilhante!!!!
Muito bom, receber este conhecimento. Decifrar o código desta dualidade de autoimagem e autoestima, é fundamental pois nos desprende de paradigmas sociais e emocionais, a busca do verdadeiro eu está dentro de nós, por mais que o lado externo interaja em nossa autoimagem, a decisão de trilhar o caminho sempre está com o verdadeiro eu interior, com a verdadeira essência da alma. A saber também que tudo que aceitamos do outro em nós interage inconscientemente em nosso padrão de vida, construindo a termos imagens que não seria nós de fato, então autoimagem mesmo está ligado, aquilo que aceitamos receber do universo e a partir daí decifrar dentro de nós o melhor caminho a seguir desprendido do comportamento do outro e alinhar aquilo que queiramos que seja visto em nós, auto estima é um outro tema que não foi bem elaborado, e não levar por base palavras suaves de encorajamentos e positivas é um fator principal, pois o que fortalece a autoestima é um padrão de mente que decide construir níveis de fortalezas sólidas interiores alinhadas, e alimentar a mente para experimentar o melhor da vida, dissolvendo o medo e o temor. Um abraço para quem leu.
Bravo!
Isso mesmo, bom garoto!
Excelentes observações, Diogo Fidelis.
Você concorda com o Hanns e vai muito além das observações feitas por ele.
Receba o meu abraço, caso você chegue aqui.
Faço parte desse pequeno grupo do final do vídeo - O que falam ou pensam de mim são problemas dos outros - Um dia falei a minha mãe e meus irmãos que PELÉ não jogava futebol melhor que EU, e ninguém consegui tirar isso de minha cabeça, tinha eu 14 anos de idade.
hahaha... muita calma nessa hora!
Eu também faço parte desse grupo kkkk.
Uma vez vi uma cena assim: uma criança e as pessoas dizendo, Os olhos é da tia Madalena a testa é da mãe a boca é do paI, O nariz é de.......Aí a criança começou a chorar e respondeu: o nariz é meu
Kkkkk..... bem isso
Kkkkkkkkk bom exemplo
hahahahahh
Vdd. Quando nasce uma criança, pelo menos aqui na minha cidade, tem gente que só visita pra dizer: parece com fulana, fulano...
Ótima!
O EU nasce através do OUTRO e o OUTRO nasce através do EU. ESTA É UMA FRASE MUITO SÁBIA, MEU CARO PROFESSOR. O conteúdo deste breve, mas bem esclarecedor vídeo, aborda dois conceitos essenciais para o sucesso e a felicidade: a AUTOIMAGEM e a AUTOESTIMA.
A AUTOIMAGEM é a concepção que tem o indivíduo de si mesmo (AUTOPERCEPÇÃO), ou a noção de seu próprio valor. É como a pessoa se vê quando se olha no espelho. A AUTOESTIMA é o sentimento da pessoa relacionado a ela mesma, ao qual se atribui valor. Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.
É fato característico da realidade humana que “O EU e o OUTRO coexistem interdependentemente como as duas faces de uma moeda”. O que atualmente inquieta muitos psicólogos e psiquiatras é uma opção feita por muitos brasileiros, e que se tornou muito comum na nossa sociedade, independente da classe social ou do nível educacional: VIVER DE APARÊNCIAS, CONSTANTEMENTE SE PREOCUPANDO COM A OPINIÃO ALHEIA.
VIVER DE APARÊNCIA PODE SER DEFINIDO COMO: Comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para aparentar ser quem não é, para impressionar aqueles que você não conhece.
VIVER DE APARÊNCIAS já está se tornando um padrão de comportamento, basta observar nossos amigos nas redes sociais. A satisfação é ilusória e passageira. Aparentar viver um padrão de vida acima da própria realidade, já se tornou um hábito difícil de evitar. Existem vínculos de amizade e relacionamento que são construídos em torno das aparências.
POR OUTRO LADO, RESPEITOSAMENTE EU DISCORDO com a afirmação de que a AUTOESTIMA INQUEBRANTÁVEL de uma minoria de pessoas é devido à sua GENÉTICA, ou seja, a herança biológica da mãe, do pai e dos avós. Não somos, ao nascer, essa folha de papel em branco sobre a qual a sociedade e a cultura, virão, progressivamente, deixar suas marcas, como certas religiões e a Ciência materialista afirmam.
Somos seres complexos, possuidores de uma herança adquirida ao longo de inúmeras vidas pretéritas. Esta herança é denominada de PARAGENÉTICA. Herdeiros de si mesmo, carregando no inconsciente as experiências dessas vidas - um completo arquivo da raça, cultura e das tradições que influem em nosso comportamento. Além disso, não fugimos aos atavismos que nos unem ao primitivismo ancestral.
Do acumulo desses valores resultam as aspirações e anseios, seus conflitos, ansiedades e realizações e as tendências inatas nascidas com o indivíduo, assim como a tendência à repetição acomodatícia de EXPERIÊNCIAS HUMANAS dispensáveis (AUTOMIMESE NEGATIVAS), que afluem de nosso passado multiexistencial, por intermédio da PARAGENÉTICA, amplamente analisada, de modo técnico, sem misticismo religioso pela CONSCIENCIOLOGIA, a autolibertadora e revolucionária neociência.
Perfeito! 👏👏👏
Excelente contribuição! compartilho do seu entendimento.
Que magnífico comentário.👏
cara ce falou mt bem, mas n entendi a metade desses palavriado ai doutor
Discordo com isso! Agente sabe quem agente é como agente consegue se encontrar nós mesmo pelo o autoconhecimento, se agente ficar esperando o outro e a opinião do outro agente sim vai ser manipulado e viver em um falso eu
Sensacional! Meu sonho é chegar no nível intelectual desse homem 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Cada constrói sua própria jornada. Podemos nos inspirar num ídolo, mas sem deixarmos de ser originais.
Né kkk
Ótimo vídeo! Mas também é maravilhoso ler os comentários, pensamentos e ponto de vista diferentes, vivências diferentes...
Este homem é maravilhoso!Que explicação. Minha mãe ñ gostava do meu pai.Por isto ela colocava defeito nos filhos que se parecia com ele ou com sua família. Me lembro que detestava meu nariz.Achava feio.minha mãe sempre falava que meu nariz era feio. Um dia em uma conversa com minha patroa,ela disse que meu nariz ñ era feio,pois era igual da sua filha. A partir deste dia,nunca mais achei meu nariz feio.Que alívio. 🍓🍒
a gente tem que saber de quem devemos aceitar a opinião, não é mesmo?! Amo os vídeos do Luiz!
Ótimo texto. Nesse contexto, em que a nossa autoimagem é formada a partir de fragmentos da visão do outro, da percepção da alteridade, da valoração das nossas características em comparação com as do outro, como fica a questão da depreciação social sistemática de certas características por motivos raciais, étnicos, sociais, sexuais, etc.? Talvez fosse interessante comentar sobre o possível dano a essa autoimagem em formação da criança que se vê diferente e não refletida no padrão de comparação, por ser não-branca, ou não-magra ou não-hétero ou não qualquer coisa que seja suficientemente importante para representar uma parte significativa da sua visão de mundo e de si própria.
Luiz Hanns fala muito bem, dever ser uma delícia assistir aulas dele.
Passa uma calma e tranquilidade tão grande só de ouvir esse homem né ? Ou é só eu que sinto isso ??? ,-,
Cara me identifiquei com oq vc falou no final , minha mãe e minha namorada falam q eu dou tão resiliente , as vezes me chamam até de doido, porque eu sempre estou muito feliz, com a auto estima super elevada. No vídeo foi citado que é genético, eu achava que era devido minha criação, o amor incondicional que recebi dos meus pais. Ótimo vídeo
Você deve ser um narcisista como eu amigo eu também sou assim eu sou muito auto-suficiênte
É quase impossível ter autoestima quando as pessoas se vêem no direito de falar sobre nós com propriedade de causa, mesmo que não conheça a gente direito, e em relação a aparência, isso acaba com nossa autoestima, eu tenho muito problema de auto aceitação por causa do que os outros falam , de tanto ouvir coisas negativas a gente acaba acreditando.
Por isso você precisa entender quem você é de verdade. Saber sua identidade
Sou muito feliz e grato por ter encontrado esse canal. Parabéns!
Hoje foi a estréia do meu canal. Com as benções de DEUS e sua ajuda, logo chego ao 1000 inscritos.
Já assisti esse vídeo algumas vezes em anos diferentes. Eh um ensino ímpar. Gratidão.
A pequena minoria é realmente muito sortuda. A maioria das pessoas bonitas tem o privilégio de não sofrer bullying na infância/adolescência por conta da sua aparência, restritamente. O bullying afeta demais uma pessoa, acredito eu, e é o que derruba mais ainda a autoestima. É muito mais fácil pra um homem bonito, por exemplo, chegar numa mulher bonita, pois ele se reconhece como bonito, sabe que tem chance. Pra um homem feio é difícil, você sabe que não tem muita chance. E essa insegurança vai pras outras questões, como capacidade de fazer algo, capacidade intelectual, etc.
Eu sempre participei de campeonato de xadrez, e quando entrei na adolescência, passei a me importar mais com minha aparência, e o meu nariz me incomodava bastante, por ser grande de perfil. Então, sempre me desconcentrava quando alguém ficava filmando de lado, pois nunca gostei de aparecer de perfil pra uma câmera. Ou seja, meu problema com nariz (externo) atrapalhava minha concentração no xadrez, provavelmente eu não teria isso se tivesse um nariz menor. Foi um exemplo
Eis um dos questionamentos filosóficos do filme "Matrix": o "problema da escolha". Não seria a "escolha" uma ilusão criada da necessidade de termos a sensação de ter o controle sobre a nossa vida e sobre nós mesmos? Até que ponto podemos decidir genuinamente algo sem termos sido influenciados previamente?
Alguns chamam de a ilusão do livre arbítrio.
Sua reflexão é pertinente.
Quando não estamos ancorados na verdade é difícil mesmo, pois o mundo é cheio de falácias
Excelente! Ele disse o q todos deveriam compreender.... n devemos nos perder na opinião do outro
Lendo os comentários agora em 2020. Alguém também? Impressionante! Adorei conhecer A Casa Do Saber!
Tantos sofrimentos desnecessários! É como diz a boa e velha frase: Vivendo e aprendendo!!
Muito obrigada Doutor! Por mais conteúdos como esse! 👏❤🌻
2021
Bem vindo 2022
Hann, você é uma fofura. Passa tanta tranquilidade na sua fala. Obrigado!
"Nós nunca temos muita certeza de quem nós somos"... Reconfortante também 🙏
Até que enfim alguém coerente neste canal. A honestidade intelectual é item de primeira necessidade
Esse Dr psicologo e um balsamo de inteligencia e sensibilidade a nos ensinar!! E cativante ouvi lo
Essa questao do espelho é fantastico...eu nao me olho muito no espelho...eu quase que nem presto atencao no espelho e as vezes nem lembro como eu sou....fisicamente falando....
Que loucura.. no bom sentido! Eu vivo me olhando no espelho, deve ser bem diferente se olhar no espelho depois de muito tempo. Você deve esquecer muitas coisas.. que doido!
É um imenso prazer assistir a esses vídeos!
Excelente vídeo. Já havia assistido há uns 2 anos... Só que hoje minha percepção foi mais aguçada. Tavez eu ainda precise de um pouco mais de experiência para internalizar tudo isto! Parabéns ao professor. Muito grata pela possibilidade de rer alguém que condense com brilhantismo um tema tão profundo e que deve ter sido objeto de muitas horas e dedicação de tempo de estudo!
Gostei muito deste vídeo e o que vai neste instante me fazer muito feliz é que eu faço parte do grupo de minoria que não precisa do outro para assegurar a auto estima....mas com certeza estou atenta a ouvir algo sobre o meu eu que possa me fazer um pouco melhor..Grata
Nós criamos a fantasia, nós adimitimos sermos capazes de realizá-la, dissemos eu estou disposto e o que nós temos é uma teoria, nós temos um sonho, nós temos a imagem do vencedor em nossa mente consciente.
verdade meu tio e colegas da escola desde a infância falavam do meu nariz, todos brincavam tirando sarro até então não me importava logo depois quando me tornei adolescente desenvolvi baixa autoestima e até hj me sinto mal diante da minha própria imagem.
Buscar essa construção diária do nosso eu é necessário, e aprender a valorizar o que o outro diz, desde que seja saudável e como diz o Luiz: "não nos percamos e que possamos aprender a filtrar muitas opiniões". Adorei o vídeo. Me inscrevi no canal
Conteúdos ótimos este canal .
Explicações nas quais nos faz olhar "pra dentro de nós" e nos resolvermos !
Parabéns Casa do Saber adoro o canal !
O melhor que assistir,fala com cinseridade e imenso conhecimento do assunto
Perfeito! Sempre quis entender o papel do outro na validação de minhas escolhas, embora tenha uma autoestima muito boa
Otimo video O espelhamento é uma questão estrutural .Fantástico
Olá, quando era mais jovem, nunca dava moral pra opinião alheia à meu respeito, pois sabia que eu era do jeito que era, sendo feio, bonito, magro, gordo, sempre estava mudando de pessoa para pessoa, não ligava, depois que fui amadurecendo, ainda estou em processo disso, comecei a perceber esses detalhes do espelhamento que é vindo de fora pra dentro, eu tenho muito autoestima e não sabia KKKKKK
Valeu ai, muito bom o vídeo (y)
Creio que a busca da verdade sobre si mesmo seja a principal diferença para nos separar da definição dos outros sobre o nosso Eu.
Que vídeo perfeito
Explica conceitos profundos de forma tão clara
Hanns é um excelente professor, muito didático!
Sempre um despertar, gratidão. 🙏
A opinião dos outros é importante até mesmo na rede social. Pois são os outros que agora devem dizer por meio do "like" se a vida que a gente está vivendo vale, ou não vale apena, ser vivida. Por isso que existem pessoas que publicam Selfies de cada minuto de suas vidas insignificantes.
Há pessoas que publicam fotos e vídeos do encontro amoroso, carro, almoço, janta, banho, compras no shopping e no supermercado.
Que homem inteligente e simpático!
A Casa do Saber não decepciona!
Casa do saber, cheio de pessoas incríveis!
Obrigada pelas palavras, chego a me emocionar. Sempre me esquecia de me ver no espelho, as vezes quando chego perto de um espelho fico tocando no meu rosto para me reconhecer, as vezes me vejo em fotos e não me reconheço.
É incrível como eu começo a estudar temas em relação ao curso que eu faço, mas sempre, sempre me desvio para videos assim, relacionados a mente, aos questionamentos. Amo pesquisar sobre isso, me interesso demais. Acho que estou no curso errado, não sinto a mesma atração pelos assuntos e temas no meu curso, que sinto pelos temas da mente, da construção do "eu".
Acho que a imposição por imposição já demonstra a inabilidade de algumas pessoas em socializar-se sobre as diversas forma de enxergar o todo,tendo em vista que somos diferentes e processamos as coisas de forma a nos confortar.formidável esse canal e suas argumentações👍
Muito legal! Faz pensar que tudo o que leva "auto" não parece ter um padrão bem definido, muito individualista e até difícil de se dizer. O outro nos influencia, com certeza.
O melhor vídeo que eu vi sobre autoimagem! Esplêndido! Pena que ele falou pouco sobre autoestima
Parabéns Professor, seus vídeos são muito interessantes, você consegue abordar o tema com muita sabedoria e fala com uma linguagem fácil de entender
A metáfora do espelho é muito útil mesmo . O problema é que tendemos a viver como peixes num aquário: não nos damos conta da água que nos permeia e sustenta, muito menos de quem nos olha do lado de fora do aquário...
Adorei a colocação
Nossa que conteúdo rico! Estava precisando ouvir isso! Gratidão
Parabéns pela forma clara de passar este conteúdo...
🎉muito Boa explicação. Acabei tendo meu ROSTO TRANSFORMADO DEFORMADO pela PARALISIA FACIAL PERMANENTE. E aprender viver em Sociedade está sendo um desafio 😢
Adorei o video ,me identifiquei bastante inclusive vi sobre o assunto no globo reporter desse final de semana e eu sortudamente faço parte desse grupo minusculo q não liga muito pra opinião do outro com a minha aparência e me sinto bem com o que sou .
Autoestima é Vc voltar-se p si mesmo.
Gostei da explicação! Gostaria de compartilhar uma observação minha: tem algum mistério aí, pois percebo pessoas lindas, inteligentes, bem servidas pela genética que não conseguem se perceber e agir como tal. E pessoas com bem menos atrativos que possuem segurança e mostram se amar como são. Conheço mulheres, flácidas, que perderam cabelo... que nada as abalam, enquanto mulheres jovens e lindas têm a auto estima no chão 🤷🏻♀️
mas o vídeo falou sobre justamente isso, o EU se construir através do OUTRO e vice e versa. acho meio estranho depois de um vídeo desse você qualificar uma como bonita com problemas de autoesima e outra como feia com empoderamento. Vai ver a "feia" se importa mais com o que ela acha do que com o que a sociade diz que é bonito. nao sei, é minha opinião.
Eu entendi , podemos conversar sobre isso ?
Gostei do seu ponto de vista... As vezes me sinto assim 🥴
@@victoriarocha5164 exatamente.
Concordo plenamente..admiro demais pessoas com a auto estima elevada 👏👏👏👏
Complexo Esse Assunto....
Parabéns 👏👏👏
Esse cara é ótimo!
Muito bom, professor ! Obrigado por compartilhar este conhecimento
"o eu nasce através do outro, e o outro só nasce através do eu"
O vídeo é uma aula.
Excelente!
Obrigado por Compartilhar seu conhecimento conosco.
Mto bom te ouvir! Quero mto fazer um curso de psicanalise.
Amo seus vídeos gratidão eterna
Puxa, poderia dizer mais sobre o que esse pequeno grupo e quais são as variantes que o levam a ter uma auto-estima inabalável.
Homem muito sábio 🙏🏻👏🏻
Desenvolver um bom filtro de críticas, esse é o ponto chave. Mas como fazer isso?
Não ligue para aqueles que te criticam sem estarem no seu lugar
comportamento assertivo
A prática diária da meditação faz a gente filtrar tudo do mundo exterior e se manter em paz com quem a gente realmente é dentro do nosso mundo interior. A meditação é a chave para ter o autocontrole emocional e autoconhecimento.
Através do autoconhecimento.
Eu analiso se a crítica é pertinente, se faz algum sentido. Tento ver como a pessoa está me vendo. Se eu concordar com ela, mudo. Mas isso é no geral. Em relação à aparência, eu simplesmente aceito que não vou agradar a todos e me cuido como eu gosto.
Muito bom, como todos os vídeos que o canal disponibiliza!
Fiquei com uma questão e se alguém puder comentar, agradeço : o que acontece quando uma pessoa com uma boa aparência e elogiada frequentemente pelo ambiente, distorce sua imagem no espelho de forma significativa, negativamente, ou seja, se percebe como cheia de "defeitos", dando maior valor a esses aspectos, desconsiderando o resto? O que poderia ter acontecido, na construção da autoestima, autoimagem que fez com que se percebesse "feia" e cheia de defeitos a ponto de se irritar quando a elogiam(por acreditar que não estão sendo verdadeiros quando a elogiam)? Teria interpretado os outros como "alguém" exigindo que ela fosse perfeita e, portanto, se espelhado nisso para construir sua autoimagem e autoestima? Essa perfeição (inatingível) acaba sendo uma armadilha para que ela nunca se aceite como é?
Essa pessoa deveria ir ao psicólogo para trabalhar essas questões.
Olá. Bom poderia ser a maneira de como esse pessoa percebe o mundo (as pessoas, os lugares e ela mesma) as vezes ela teve uma vida difícil e por isso interpreta as coisas dessa maneira,mais isso é muito subjetivo, entende é a pessoa que tem q se autoconhecer .Por outro lado envolve o amor próprio que consequêntimente gera a autoestima.
Se a pessoa for muito linda de aparência, terá muita dificuldade porque sua beleza se torna objeto e até troféu. Muitas pessoas lindas sofrem porque tem gente que coisifica o seu corpo e sua aparência! Tem gente que aproveita disso mas no fundo sempre será as relações vazias, cínicas e aproveitadoras.
Muitissimo obrigada por esse pensamenti tao coerente com a realidade! Amei!
Excelente conteúdo! Obrigado Casa do Saber!
Que profissional hein !!! Gostei muito .
Tenho 5 sobrinhas irmãs, 4 loiras de olhos azuis, uma igualmente linda de olhos e cabelos castanhos porem, as mais elogiadas nao precisa dizer quais sao né, então ela ja percebe a diferença, o bom é que as irmãs sao muito unidas e elogiam ela igualmente, dizendo que ela também é muito rara para elas porque é a irmã delas!❤
Conclusão, nos seres humanos que destruimos a mente das crianças e as tornamos traumas ambulantes.
Hans é demais! Todos as participações são incríveis
A construção da noção de si so funciona através de outro. (autoestima) uau
Excelente vídeo, muito didático e elucidativo.
meodeos, q melhor pessoa do mundo todo
Bastante elucidativo.
3:02 não sei se ele sabia disso mas essa é uma das sete leis universais que tem no Kybalion
a lei da polaridade
tudo tem 2 polos
e cada 1 só existe por causa do outro
ex:
luz/sombras
frio/calor
amor/ódio
Eu amei,estou estudando e querendo me aprofundar neste tema,otimo.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Nossa, que clareza de raciocínio!
Sempre agregadora suas palavras !!
Esse Canal é sensacional, sensacional! Que achado!
Maxuel Maltz tem um livro excellent sobre autoimagem, seria bom para confrontar algumas opinioes...
Sempre maravilhoso!
Que maravilha 💫
Desenvolvendo a autoestima inabalável! 😌
Pessoas com transtorno de personalidade como eu têm uma auto-imagem extremamente instável. Nos perdemos muito na opinião do outro.
Exatamente assim! É um martírio isso.
Que canal maravilhoso!
Amei!...sempre muito construtivo. Grata!
Que vídeo maravilhoso!
Excelente vídeo, muito bom Luiz.