4 - 心 KOKORO | CORAÇÃO - Ailton Krenak e Hiromi Nagakura - CONVERSA NA REDE
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Este episódio contém falas em japonês e português. Você pode ativar as legendas de sua preferência (português ou inglês) no menu do vídeo.
“O coração podia ser pensado como a chave para todas as transformações que a gente deseja no mundo.” - Ailton Krenak
"Talvez seja aí que resida o poder dos povos originários: manter as portas abertas para o futuro. É o que penso." - Hiromi Nagakura
Neste quarto episódio da série “Conversa na Rede” - ‘心 Kokoro’, que quer dizer ‘coração’ em japonês -, Ailton Krenak e Hiromi Nagakura se encontram na casa-ateliê de Tomie Ohtake, em São Paulo. Reunidos após muitos anos, os dois amigos relembram episódios de suas vivências na Amazônia enquanto refletem sobre temas como as fronteiras no mundo contemporâneo, a relação entre floresta e metrópole e a possibilidade de conexão verdadeira entre as pessoas.
A conversa conta ainda com a participação musical de Marlui Miranda, trazendo uma camada sensível com cantigas e histórias dos povos indígenas com os quais conviveu.
Entre 1993 e 1998, Ailton e Nagakura viajaram juntos por diferentes territórios indígenas. A exposição traz os registros dos encontros com os povos Krikati, Guarani Mbya, Ñandeva e Kaiowá, Yawanawá, Yanomami, Huni Kuï - Kaxinawá, Akrãtikatêjê - Gavião da Montanha e Ashaninka.
Essa conversa foi filmada no âmbito da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, que foi inaugurada em outubro de 2023 no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com a presença de ambos.
O livro “Um rio, um pássaro” (Dantes Editora, 2023), com reflexões feitas por Ailton durante essas viagens, também foi lançado durante a semana de abertura da exposição.
“Conversa na Rede” é uma série de Conversas Selvagem onde os pensamentos fluem com a delicadeza e frescor do balanço das redes, objeto repleto de simbologia na história do Brasil e de seus povos nativos.
AILTON KRENAK é pensador, ambientalista e uma das principais vozes do saber indígena. Criou, juntamente com a Dantes Editora, o Selvagem - ciclo de estudos sobre a vida. Vive com sua família na aldeia Krenak, nas margens do rio Doce, em Minas Gerais. É autor dos livros “Ideias para Adiar o fim do mundo” (Companhia das Letras, 2019), “O amanhã não está à venda” (Companhia das Letras, 2020), “A vida não é útil” (Companhia das Letras, 2020), “Futuro ancestral” (Companhia das Letras, 2022) e "Um rio um pássaro" (Dantes Editora, 2023). Em 2022, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras.
HIROMI NAGAKURA nasceu em 1952 na cidade de Kushiro, ao norte da ilha de Hokkaido, no Japão. Desde criança, amou gente e a natureza, interessado em pessoas e culturas de outros lugares do mundo. Em 1979, com 27 anos, Nagakura decidiu tornar-se fotojornalista independente, caminho que o levou à África do Sul, União Soviética, Afeganistão, Turquia, Peru, Brasil e vários outros países, em todos os continentes. Sua obra, já reconhecida no Japão, é exposta pela primeira vez no Brasil na exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak, com curadoria desse amigo e personagem de seu trabalho.
MARLUI MIRANDA é cantora, compositora, arranjadora, pesquisadora e produtora cultural nascida em Fortaleza. É considerada a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil, realizando turnês no Brasil e no exterior. Gravou, interpretou e realizou turnês com importantes nomes da música popular brasileira, entre os quais Egberto Gismonti, Gilberto Gil e Naná Vasconcelos.
Direção:
Anna Dantes
Produção:
Madeleine Deschamps
Participação musical:
Marlui Miranda
Artista convidada:
Tomie Ohtake
FILMAGEM
Direção e edição: Filipe Franco
Assistência de direção: Ana Hirszman Sampaio
Câmeras: Giuliana Eira e Caio Mazzilli
Fotografia: Fred Siewerdt
Som direto: Tomás Franco
INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Coordenação:
Carol Tonetti
Produção:
Vitória Arruda, André Luiz Bella, Fernanda L. Beraldi, Jacildo A. Paula, Marcos Sustani, Victor Constantino
Redes Kuikuro e Mehinaku: Amoa Konoya Arte Indígena
Tradução consecutiva: Yoshihiro Odo e Eliza Otsuda
Tradução e revisão das legendas em inglês: Marina Matheus e Margit Leisner
Legendas: NOZ audiovisual
Agradecimentos especiais: Angela Pappiani, Carolina Pasinato, Casa-Ateliê Tomie Ohtake, Jane dos Santos Lima, José Carlos Pezybyn, Rosa Maria dos Santos Lima, Cristiane Vanderlin Vicente de Lima Soares, Daniel Grimoni, Elisa Miranda Santilli, Gabriel Zei, Maria de Fátima Rocha, Ricardo Ohtake, José Menezes, Diego Brito, Nimboo’s Filmes, Panamá Filmes
Esta Conversa na Rede é uma realização do Selvagem, ciclo de estudos sobre a vida, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. Foi produzida no âmbito da exposição "Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak".
Ministério da Cultura, Governo do Estado de de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Bradesco e Instituto Tomie Ohtake apresentam:
"Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak"
A conversa já era um deleite, mas quando vi esses dois pensadores e artistas brincando na rede um com o outro, meu coração se encheu de alegria
Que momento lindo.A humanidade perdeu a chave que abre as " portas" do coração para poder expressar e receber afetos .
A humanidade não, os cara pálidas
@@configuracao1055oi❤😮qñ
Sou gaúcha e estava em BH no domingo 10.11.24, ao passear na Praça da Liberdade fui surpreendida pela exposição, “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” em um dos Museus, é linda, é emocionante....no final da exposição estava rodando essa "conversa na Rede" foi muito especial....que alegria encontrar esse vídeo. Gratidão! Ahow!
Ouvir essa conversa foi como um vento fresco q passou e deixou uma sensação de calmaria🌹que coisa boaaaa💐🌹💐
perfeita definição, sinto a brisa neste domingo quente de carnaval e meu coração se encheu de ternura.
Lindeza. Sensibilidade, sabedoria, conexão, viver em comunidade, aprendendo o amor. Poder rir, brincar no encontro amoroso de mundos. Gratidão, Ailton, Nagakura, Anna, Selvagem, lindos amigos espalhados no mundo.
Acabei de ver o desfile da Salgueiro homenageando os Yanomami em todo seu explendor.❤ E Krenak estava lá na avenida, pela primeira vez. Disse estar feliz em sentir tantas boas energias.
E ai vejo este vídeo pra coroar a noite, com tantos ensinamentos Sejamos pontes para sairmos das ilhas. Obrigada!!
Essa conversa foi das coisas mais lindas que assisti nos últimos tempos. Um verdadeiro bálsamo para a alma. A velocidade da fala, o silêncio entre as reflexões, a profundidade dos assuntos, a sensibilidade ao abordar todos esses temas tão necessários para nós, que vivemos nessa pós-modernidade confusa, acelerada, que privilegia muito mais a mente do que o coração. Que lindo momento. Gratidão pela partilha desse conteúdo tão especial. Vou compartilhar com todos os meus irmãos. Ahô!
❤
Que coisa linda 🌷✨🌹 A Conversa na Rede é uma Arte.. É um refúgio para as Almas e Corações 🙏💜💛💙🌺👏 Gratidão pelo presente de Aniversário hoje dia 03 de fevereiro..😘✨😘
Parabéns mana! Que a espiritualidade angelical da criança possa está sempre em ti. Muitos anos de vida com saúde, sabedoria, felicidades, paz, amor e consciência! Seja sempre feliz nessa plano!
@@tallesthailcy2595 Gratidão 🙏😻🤗💗 Pra nós todos! 💜💛💙🌷🌸🌛🌞⭐🌟🌜✨
Feliz aniversário! 🌱☀
Fantástico. Essa conversa entre esses dois foi uma aula que todos deveriam assistir. O nosso coração precisa estar aberto para ouvirmos o próximo e viver a vida, perto de pessoas, o que não acontece mais hoje. ❤❤
Marlui Miranda sempre emocionando meus sentidos ❤
emocionante. Marluí, a rede, o violão: um tempo só.
Que coisa bonita! A conversa fez o tempo passar tão rápido e lindo, que poderia ser considerada um haikai. ❤
Que conversa é essa? Parece até irreal! Realmente um deleite!
Krenak é uma inspiração para meu dia a dia, um olhar de quem vem de uma vivência profunda de amor e respeito por tudo. E se dispõe a ajudar aos que não esse amor, tão natural nele.
Corrigindo: aos que não conseguem viver esse amor. Como Krenak diz, se escondem, não se revelam.
E essa cabeça separada do corpo é uma expressão correta do que está acontecendo com essa chamada civilização, que está ruindo.
Sem palavras por tanta beleza , ternura e doçura...❤❤❤
Thank you to the translators for the captions in English! It's a wonderful conversation that we may have with Mr Krenak and Mr Nagakura when our sources of wisdom become silent.
💚
quanta generosidade, amorosidade e sabedoria! Salve Ailton e comunidade Selvagem..haux haux
Porque escutar o Ailton Krenak já é a própria contemplação - implícito o convite à reflexão (refletir o exercício político e cidadão, permitir se refletir para alcançar a sua melhor versão humana todos os dias, organicamente), permito-me "à beberagem" e transcrevo:
"Kokoro (CORAÇÃO)...
O coração podia ser pensando como a chave para todas as transformações que a gente deseja no mundo
(...)
O nosso corpo é um aparato que carrega a nossa cabeça. É preciso colocar a cabeça na altura do coração.
A cabeça tá com domínio demais, ela silenciou o coração.
As pequenas comunidades humanas que ainda estão nessa ligação entre coração e cabeça, vão continuar sendo as pessoas capazes de ter uma experiência de vida radical; os outros vão sobreviver"
SOU GRATA POR ME PERMITIR ESCUTAR OS SILÊNCIOS QUE ECOAM DESSA PROSA!
muito obrigada pela transcrição. eu ia fazer o mesmo.
🙃
Profundamente tocada por essa conversa. Krenak grande mestre! Consegue falar com ternura sobre temas tão pesados, resgatando nossa criança e nossa esperança. ❤
Acho que vou sentir uma vez por semana essa conversa na rede... é dos sentires mais profundos
Assim que iniciou o vídeo, antes mesmo das imagens, tem início um canto. Assim que ouvi sabia que era ela: Marlui Miranda. Obrigada por nos embalar com seu cantar que ecoa lá, na fundura do nosso coração!
Que coisa mais linda! senti ternuras, brisa. Eles são demais. Chorei, ri junto. Silenciei nas pausas. Obrigada por isso. De coração, obrigada por isso.
Que bálsamo este encontro! Arte é o refúgio! Sigamos...
Coração, uma chave com copias para os afetos...
Amo ouvir a sabedoria do Ailton como também me apaixonaria pela sabedoria do Nagakura se pudesse entender o que ele fala. Por favor façam a tradução 💐😉😘😘
Já tem! É só ativar as legendas.
Tem que ativar a legenda do vídeo
Ola! Tem legenda em português e inglês. É só ativar a legenda encima no campo direito (cc português)❤
@@selvagemciclo8 aaaaaa
Freud ficaria maluco com essa conversa...Ailton vai no fundo e na escuridão da nossa alma e acende uma luz ...
que final mais lindo ❤️❤️❤️❤️
Nessa conversa o Krenak está vivendo uma inspiração sobre o mundo de hoje, está falando de um lugar profundo dentro dele e de toda a humanidade, numa espécie de visão que transcende a própria fala. Embora ele não diga sinto nele um desalento.
Um desalento que nos atravessa a todas e todos... Também sinto que ele fala tanto em nome das culturas originárias mas também em nome da humanidade. Da humanidade que chega como pássaro e quer ir embora como pássaro...
@@caroljimenes É isso aí, o Ailton enxerga longe …
Que coisa linda esses dois❤
Estou em êxtase! Meu coração transborda amor e alegria com este encontro, com estas sabedorias! Grata!❤❤❤
Nhande arandu nhe'n nhe'n, aweté Katu❤️ 心から感謝にありがとうございます❤️ não existem fronteiras entre os nossos corações.
Fui no meu aniversário ver exposições no CCBB RJ, não estava ciente de que tinha essa preciosidade na programação. Foi um dia lindo, rico e cheio de conhecimento. Esse foi o meu presente, conhecer o trabalho dos dois.
ENCONTRO DIVINO ..... KOKORO ABERTO CHEIO DE BÊNÇÃOS PRA NÓS ..... AOS SERES VIVOS .... KOKOROS DE ÁRVORES HUMANAS COM O SABER EM ATITUDES DOADAS..... A PAZ ESTÁ NO KOKORO TRILHA SUA CAMINHADA PELO PENSAMENTO E FICA NAS MÃOS .... O AMOR VIBRA GRITANTE ALCANÇANDO A HUMILDADE SALVANDO QUEM
ACOLHE PRA REAPRENDER .........
CREIO . GRATIDÃO KOKORO.....sc
Puro presente em nossas vidas!!! Em nossos karoko. "Passar na peneira e não reter o ódio no coração..." Que maravilha.
Encontro lindo no balanço suave da rede. ❤
Marlui Miranda sou fã - trabalho excepcional
Sem palavras para descrever a grande emoção que me trouxe esse momento. Escutá los trouxe alento ao meu Kokoró!!
Cultivar um coração como quem cultiva um jardim! Eis a chave pra abertura de portas nessa vida
Cada segundo dessa conversa tece um pouso leve na terra...gratidão...
Maravilhoso!!! Gratidão por nos proporcionar esse momento
Que linda canção de abertura!! Bota nossa Alma no colo e faz ninar...Coloca na frequência do que está por vir!! Que emocionanante!! Estou tão grata, por poder ver e ouvir isso! 🙏🏻😊
Essas frontriras são atualizadas em todo o instante.
Barreiras e muralhas nos impedem de msnter harmonia com o ambiente e todos os seres, pessoas e climas...
Saber tocar um violão é tudo!!! Que lindo canto! ❤
Quanta amorosidade... é disso que precisamos... um jeito bom para adiar o fim do mundo!!!❤🥲
Fico sem palavras 🥰
Que delícia de papos e de balanço!
obrigada pela produção de um filme tão potente e pela disponibilidade dele aqui gratuito. poder escutar suas perspectivas é de verdade um presente. nos devaneios da cidade precisamos aprender por nós mesmos a cultivar o nosso coração que se encontra constantemente em guerra com os estresses que implicam viver em uma sociedade tão complexa. pela escuta saio com mais vida dentro de mim, obrigada pelo poder curativo das visões de Ailton e Hiromi.
SOMOS PÁSSAROS ❤
Obrigada ❤❤❤
Sabedoria......💚🌱🌿
Lindos, com pureza e sabedorias das crianças, dos pássaros......
Fantástico, sublime, imensurável...
Num simples recorte temporal, a miscigenação cultural revela inúmeros segredos grandiosos no que concerne o viver.... ✨❤️
Vocês sao maravilhosos,,,,meu abraço de luz,gratidão
Boa demais essa conversa.
Vocês dois são lindos e feitos de Amor.
Baixo a minha cabeça ao meu coração infinita aos dois.
isso ❤
Que alegria!
Que encontro! De palavras, melodias, sabedoria ancestral, esperança...
Gratidão 💙Gratidão 🤍Gratidão 💙
Que presente de aniversário! Amor, amor e gratidão!
Meu também 😍💜🙏 Só Gratidão ❤
Que alegria ver Marlui ❤
Significativo e importante;
Muito obrigada.
Feliz 2025!
Momento mágico e humanista !!!
Qual o significado das palavras da música cantada por Marlui Miranda?
raruna, arara azul, voa
Será que essa arara azul é minha?
É minha ou sua?
Araruna canta agora, araruna vamos trabalhar
Aeore vai, nós vamos trabalhar
Aeore vai, araruna, arara azul, voa
Será que é minha ou sua arara azul?
foi a tradução simplista que achei para uma música inspirada em um cantotradicional dos índios Parakanã Pará.
@@nomedocanal8496 Grata !!!!
Lindos, com pureza e sabedorias das crianças, dos pássaros......
Que conversa gostosa
Uma graça esses dois pensadores rindo, feito crianças, em vários momentos.
sempre um presente estas conversas na rede … no ritmo da rede… na horizontalidade da rede ❤
Lindo diálogo 🫶🏾 Krenak, te amo!
Aqueceu e refrescou meu coração!!!! Muito obrigada!!!
Eu chorei assistindo, me atravessou a alma e as minhas estruturas
Viva Marlui! Quanta emoção ❤
É desta luz que precisamos! Aquela guardada no coração e cuidada através do Criador que habita em cada um de nós como Alma . Somos todos Um. Gratidão gratidão gratidão!
13:50 bonito a humildade do Hiromi em admitir que não entendeu bem as palavras do Ailton
Que lindo.gratidão gratidão gratidão.
Como ê bom ouvir Krenak
que momento valioso , esse encontro de seres humanos em que o coração é respeitado
gratidao☯️
Q bom estar vivo pra aprender
Gratidão mesmo ❤🙏🏽🫂☮️🏹🇯🇴🫀
Grata pela resposta ‼️Lindo ‼️
Essa conversa me salvou de tantas maneiras
Coisa mais linda esses dois meninos sábios...
Gratidão!
Que benção ❤
totalmente maravilhoso
Excelente!
❤
que lindo isso!
O Amor é meu Deus. É o que tudo pode. É a Vida.
Muito lindo incrível
Amei esse encontro!
Crianças são Anjos❤ (Humanista Ailton Krenak)
O Humanista Cristo falou que as crianças são o reino do céus ❤
Que lindeza.
abençoados
🌻
❤❤❤❤❤❤❤
Pessoas especiais.
Uma catarse!!🦋🪬🧿
auêre !
❤🙌👏👏👏
✨🌸💖🙌👏👏👏
esta conversa é um alento
❤❤
❤❤❤❤❤❤❤❤
Que vídeo... suave, agudo e gostoso