Saudoso Jaider Esbell. Como a Arte está órfã depois de sua partida precoce. Esse diálogo entre vocês deveria ser obrigatório em todos os curriculos das universidade e também os escolares.
Toda vez que vejo, leio ou ouço o Ailton Krenak sinto que levei uma surra. Amiro muito este homem e sou muito grato por poder acessar um pouco dos conhecimentos que ele compartilha. É uma das mentes mais brilhantes que conheço hoje no Brasil.
Setembro de 2024, nunca tão atual esse diálogo! Grande Jaider, saudosa alma boa! Sua doçura segue agradando em tempos de turbulência e alto balanço ambiental! Ailton, amor nosso… precisamos dos seus versos, sua lucidez! Meu encarnado favorito!! 🙏🏾✨🏹
Excelente depoimento do indígena Ailton krenak, que deveria servir às sociedades ¨¨¨¨ para fazerem o mínimo de reflexão sobre os problemas ambientais, sem ter que liquidar os povos indígenas e nem mesmos os ambientalistas e jornalistas que abordam com responsabilidade e seriedade sobre essas questões cruciais para a sobrevivência de todos os seres vivos sobre a terra. Não é demagogia e nem uma questão ambiciosa que ultrapassa a própria vida, dos seus filhos/as, esposas/os, pais e mães, irmãos e irmãs, e demais estruturas familiares. É uma questão de lógica, de coerência com a necessidade de autopreservação e da preservação sobretudo da espécie humana. Parabéns ao Krenak por tão lúcidos e oportunos (e faz tempo) conceitos e explanações; e, por suas peculiares cosmofilosóficas só vistas em raros intelectuais da espécie humana brasileira e, com poucas divulgações dos gênios autóctones.
A primeira vez que ouvir sobre Ailton krenak. Foi na Biblioteca de uma faculdade em Salvador. Estão pensei, deveriam introduzir as ideias dele no primeiro colegial até universidade.
Esta conversa maravilhosa caiu como um presente em minhas mãos... Atualíssima, fluida e sem artifícios, sobre nosso mundo colonizado, tráz clareza de postura de cada um de nós, a ser desenvolvida para o coletivo. Dois homens dos povos originários, cultos, criativos, comprometidos, mansos em sua grande força interior de luta! Que maravilha tê-los entre nós (Jaider, onde estiver...). Saúde, Ailton Krenak! Gratidão imensa, Namastê.
Ailton Krenak, minhas reverencias a tudo que te compõe. Você é uma alma antiga aqui na Terra. Sim a Terra está febril e com a pulsação dos seus corações, lentas, sobretudo pela aprovação do PL 490. Gratidão Ailton em contribuir com a sustentação de quem está na Terra e fora dela.
A mae natureza está doente! Tudo que acontecer com a mãe natureza refletirá em nós ."Se a terra é poluída a mãe natureza sofre as consequências e se a mãe natureza sofrer nós sofreremos também." Portanto cuide da mãe natureza e estará cuidando de você mesmo .Logo ,ao invés de pensarmos em nós mesmos deveríamos ter a mãe natureza como uma filha e cuidarmos dela antes de nós mesmos .
Orgulho de ter lideranças como vcs! Krenak tem feito grande diferença falando para todos, para refletirmos sobre como não acabar com o mundo. Como acabar já aprendemos cotidianamente, né?
Você está tratando o indígena como burro né meu amigo. “ um índio que leu” ????? E pq não leriam e mesmo assim se não quisessem ler não deveria ser diminuídos, a língua deles sempre existiu e escrever e ler é coisa de Europeu!!
Como diz ele " o rei tá nú e falando bobagens " a terra grita por socorro e enquanto ela grita o rei está amenizando o terror da destruição. Dois gigantes 😍
Bravo, mestre Krenak. Este continente, na verdade possuía muitos nomes, não? Certamente, cada nação nativa lhe agraciou com o seu. Em sala de aula, faço questão de destacar que este era e continua sendo o continente dos nativos.
HOJE.JAN..2024 VENDO ESSE.VÍDEO E SENTINDO.MUITO PELA.PERDA.TÃO GD.DE.JAIDER SBELL ARTISTA IMPAR E JUNTO AILTON KRENAK É UMA.HONRA PODER ASSISTIR ESSES DOIS GIGANTES INDÍGENAS
As sabias palavras desse sábio indigina, Ailton Krenak, deviam ser levadas a sério por todos aqueles que têm alguma visão sobre a situação atual do planeta.
Eu tava procurando dessesperadamente por esse cara dps q meu professor de artes passou um vídeo e sala sobre a invasão européia onde ele falava mas n conseguia lembra o nome do vídeo, ainda bem q achei, ele e um gênio.
Reflexão tão necessária quanto inspiradora! Viva a sabedoria ancestral dos povos indígenas! Salve a pedagogia decolonial! Salve a pedagogia decolonial! 🌿🌷📚♥️
é um tapa na cara do mainstream colonialista, uma inteligência tão soberba, tão profunda e contundente, pertencer a um índio botocudo. Estamos juntos Ailton! obrigado pela generosidade ao doar seu imenso conhecimento e entendimento.
Escutar Ailton Krenak é sempre um convite à profundas reflexões para o respeito à vida, as diferenças que não existem pois tudo e todos somos partes sagradas de uma unidade única, e respeito com ações positivas ao meio ambiente. Obrigada, sempre 👏⚘
Ailton está certo em sua crítica até sobre a nomenclatura da América. Pra começo de conversa, se o nosso continente tivesse um nome, deveria ser Abya Yala ou qualquer nome que fosse discutido e escolhido pelas nações originárias dessa grande terra.
Nao tenho palavras para descrever esse discurso de Krenak. Esplendoroso ! Eu como pessoa nao indigena levei muitos tapas na cara agora hahaha Gratidao. Lugar de escuta e aprendizado.
sempre maravilhoso ouvir Ailton e por em prática essa filosofia de vida 🌻 awerê ...no final a fala dos dois são positivas! Não sei se o Ailton entendeu o qe eu entendi, mas acho qe o entrevistador não quis dizer qe devemos ignorar todo o sistema, como se ele não existisse, com suas ações no mundo, e viver isoladamente. Ele diz pra vivermos inseridos na realidade, atuantes, etc, mas qe devemos diminuir o ritmo de participação nessa destruição da natureza, o ritmo do consumo, etc, viver mais tranquilo, uma vida mais simples e minimalista. Ou seja, participar menos da parte negativa da sociedade e fortalecer o qe é bom e o novo (o sustentável).
Ouvir isso em pleno 2020 é saber que a voz de Ailton Krenak e de tantos outros que viram que estávamos no mesmo barco que afunda estavam certos. E agora parece que os mesmos que ignoraram querem jogar esses corpos no rio pra ver se podem navegar um pouco mais.
Eu me sinto feluz e meu coracao bate mais forte gracas aos nossos ancestrais que conseguiram com muita coerenci transmitir e preservar as memorias .agradeco ao Ailton e a todos que nis dao a honrra de receber esses conhecimentos.e saber dessas historias.
Maravilhosos, como sempre. uma pena durar tão pouco. Gostaria de ler um livro do Ailton sobre saberes ancestrais. Onde devemos buscar subsídios objetivos que possam nos ajudar a "lidar" com esse momento de colapso climático e selvageria predatória dos proprietários das grandes fortunas e de seu séquito...
Arrasou. BRASIL também é uma invenção horrorosa. Um país imenso, autoritário e desigual ao extremo que nunca deu e nunca dará certo. Viva a sabedoria dos povos indígenas!!!!
Pessoal no título fatou um "s" descolonialidade. Vídeo maravilhoso, muito obrigada por compartilhar! Krenak é um dos maiores pensadores da atualidade desse mundo!😷👍🏼👏👏👏
Sthe, essa questão aceita algumas variações no conceito como pensamento pós-colonial, descolonial ou decolonial. Há diferenças entre eles e a opção tem relação com a corrente de pensamento adotada pelo pesquisador.
- Eu sou totalmente à favor da demarcação das terras indígenas, da proteção das florestas rios e montanhas, contra os garimpeiros, madeireiros, latifundiários e corporações. Mas concordo com o climatologista Ricardo felício à respeito da falácia científica sobre o a tese do "aquecimento global". Acho super importante os relatos dos crimes históricos, aos quais os povos originários foram submetidos. Como sou um otimista, acredito no potencial espiritual de nossa espécie, que alguns denominam de humanidade, de encontrar caminhos de convivência pacífica e cito a permacultura e a agrofloresta , como contribuições recentes, para a aproximação dos diferentes pontos de vistas, percepções de mundo e culturas... Me comprometo aqui em trabalhar voluntariamente para desenvolvimento desta semente de esperança , que acabo de plantar! Obrigado Patcha Mama, Gaia e à todas as entidades cósmicas, por essa oportunidade de estar aqui, com vocês!
Amigos: legendar todos os vídeos do Ailton Krenak para outras línguas é uma tarefa urgente.
me ofereço para legendar para inglês. Preciso do contato do canal pra isso
@@danbednarski Olá... Ailton tem um canal no UA-cam. Dê uma olhadinha lá. Abraços.
@@120519691 obrigado, vou ver
@@danbednarski Agradeço-lhe em nome de todos os admiradores de Ailton Krenak.
para português tbm
Saudoso Jaider Esbell. Como a Arte está órfã depois de sua partida precoce. Esse diálogo entre vocês deveria ser obrigatório em todos os curriculos das universidade e também os escolares.
Toda vez que vejo, leio ou ouço o Ailton Krenak sinto que levei uma surra. Amiro muito este homem e sou muito grato por poder acessar um pouco dos conhecimentos que ele compartilha. É uma das mentes mais brilhantes que conheço hoje no Brasil.
tbm penso como você.
agradeço por ter vivido pra conhecê-lo.
HOJE😢 03/11/2021☮️🕊️✍️🇧🇷 Perdemos um desses 2gigantes SÁBIO DE PRIMEIROS POVOS!🇧🇷O BRASIL ERA TODO Deles!👏
Exatamente. Eu sinto a potência do soco que é o discurso dele. Fico profundamente tocada com os alertas e as constatações.
Parabéns pelo conteúdo, parentes! Precisamos de mais conteúdo indígena (feito por indígenas) no youtube e meios de massa.
Kkk
Ailton Krenaki é uma das mentes mais brilhantes de nosso tempo!
Dialogo necessário sobre um assunto urgente. Assistindo pensei o quão lamentável foi a partida prematura de Jaider Esbell.
Ele morreu de que?
@@millyzaidande tristeza!
Setembro de 2024, nunca tão atual esse diálogo!
Grande Jaider, saudosa alma boa! Sua doçura segue agradando em tempos de turbulência e alto balanço ambiental!
Ailton, amor nosso… precisamos dos seus versos, sua lucidez! Meu encarnado favorito!! 🙏🏾✨🏹
Excelente depoimento do indígena Ailton krenak, que deveria servir às sociedades ¨¨¨¨ para fazerem o mínimo de reflexão sobre os problemas ambientais, sem ter que liquidar os povos indígenas e nem mesmos os ambientalistas e jornalistas que abordam com responsabilidade e seriedade sobre essas questões cruciais para a sobrevivência de todos os seres vivos sobre a terra. Não é demagogia e nem uma questão ambiciosa que ultrapassa a própria vida, dos seus filhos/as, esposas/os, pais e mães, irmãos e irmãs, e demais estruturas familiares. É uma questão de lógica, de coerência com a necessidade de autopreservação e da preservação sobretudo da espécie humana. Parabéns ao Krenak por tão lúcidos e oportunos (e faz tempo) conceitos e explanações; e, por suas peculiares cosmofilosóficas só vistas em raros intelectuais da espécie humana brasileira e, com poucas divulgações dos gênios autóctones.
A primeira vez que ouvir sobre Ailton krenak. Foi na Biblioteca de uma faculdade em Salvador. Estão pensei, deveriam introduzir as ideias dele no primeiro colegial até universidade.
Sabedoria milenar confrontando a ignorância ocidental normalizada!
Não sei se tenho muito tempo de vida , o que me resta quero aprender com Ailton Krenak.
Agir localmente, pensando globalmente é necessário e urgente!
Esta conversa maravilhosa caiu como um presente em minhas mãos... Atualíssima, fluida e sem artifícios, sobre nosso mundo colonizado, tráz clareza de postura de cada um de nós, a ser desenvolvida para o coletivo. Dois homens dos povos originários, cultos, criativos, comprometidos, mansos em sua grande força interior de luta! Que maravilha tê-los entre nós (Jaider, onde estiver...). Saúde, Ailton Krenak! Gratidão imensa, Namastê.
Nossa, voltando aqui porque é uma conversa importante.
Assistir a esse vídeo com o atual problema da covid-19, é ter certeza de que a canoa está afundando e não tem como pular fora.
Muito amor por Krenak!
Ailton Krenak, minhas reverencias a tudo que te compõe. Você é uma alma antiga aqui na Terra. Sim a Terra está febril e com a pulsação dos seus corações, lentas, sobretudo pela aprovação do PL 490. Gratidão Ailton em contribuir com a sustentação de quem está na Terra e fora dela.
❤
A mae natureza está doente!
Tudo que acontecer com a mãe natureza refletirá em nós ."Se a terra é poluída a mãe natureza sofre as consequências e se a mãe natureza sofrer nós sofreremos também." Portanto cuide da mãe natureza e estará cuidando de você mesmo .Logo ,ao invés de pensarmos em nós mesmos deveríamos ter a mãe natureza como uma filha e cuidarmos dela antes de nós mesmos .
Maravilhoso! Ailton Krenak é dos pensadores indígenas mais potentes na desconstrução dos rastros da colonialidade.
Um sábio pergunta pra outro.☮️🕊️😢 JAÍDER ESBELL morre hj 03/11/21.E És uma lástima!🇧🇷 AMBOS maravilhosos.
Orgulho de ter lideranças como vcs! Krenak tem feito grande diferença falando para todos, para refletirmos sobre como não acabar com o mundo. Como acabar já aprendemos cotidianamente, né?
Um índio que leu, lê e ensina, vivendo e ensinando em um país desgovernado por um ignorante egocêntrico.
Indígena *
Você está tratando o indígena como burro né meu amigo. “ um índio que leu” ????? E pq não leriam e mesmo assim se não quisessem ler não deveria ser diminuídos, a língua deles sempre existiu e escrever e ler é coisa de Europeu!!
Como diz ele " o rei tá nú e falando bobagens " a terra grita por socorro e enquanto ela grita o rei está amenizando o terror da destruição. Dois gigantes 😍
Bravo, mestre Krenak. Este continente, na verdade possuía muitos nomes, não? Certamente, cada nação nativa lhe agraciou com o seu. Em sala de aula, faço questão de destacar que este era e continua sendo o continente dos nativos.
HOJE.JAN..2024 VENDO ESSE.VÍDEO E SENTINDO.MUITO PELA.PERDA.TÃO GD.DE.JAIDER SBELL ARTISTA IMPAR E JUNTO AILTON KRENAK É UMA.HONRA PODER ASSISTIR ESSES DOIS GIGANTES INDÍGENAS
Deveríamos todos os dias ouvir a sabedoria do Ailton Krenak! Quem sabe assim seríamos mais conscientes em relação ao mundo que nos cerca!
As sabias palavras desse sábio indigina, Ailton Krenak, deviam ser levadas a sério por todos aqueles que têm alguma visão sobre a situação atual do planeta.
Eu tava procurando dessesperadamente por esse cara dps q meu professor de artes passou um vídeo e sala sobre a invasão européia onde ele falava mas n conseguia lembra o nome do vídeo, ainda bem q achei, ele e um gênio.
Krenak, um ser mais que necessário para os nossos dias.
Maravilhosos! Vamos descolonizar nossas mentes, é um trabalho diário!
brigada! me sinto muito agradecida de ter nascido perto de vocês e poder escutar suas vozes...
Reflexão tão necessária quanto inspiradora! Viva a sabedoria ancestral dos povos indígenas! Salve a pedagogia decolonial! Salve a pedagogia decolonial! 🌿🌷📚♥️
Um tapa de pelica no mundo de ilusões que se traduzem em convenções e se querem verdades absolutas...Te amo Krenak, grata por isso pessoal.
é um tapa na cara do mainstream colonialista, uma inteligência tão soberba, tão profunda e contundente, pertencer a um índio botocudo. Estamos juntos Ailton! obrigado pela generosidade ao doar seu imenso conhecimento e entendimento.
minha meta de vida é ter aula com o krenak
olha cumpri sua meta de vida, ja fui na aldeia dele, ele ja dormiu em casa , e por mais vezes que eu me encontre com ele, nunca paro de aprender
Adoraria conhecer a aldeia dele
tão especial acessar essa conversa hoje, após a partida de Jaider para outros planos! Um presente pra quem tá do lado de cá.
Escutar Ailton Krenak é sempre um convite à profundas reflexões para o respeito à vida, as diferenças que não existem pois tudo e todos somos partes sagradas de uma unidade única, e respeito com ações positivas ao meio ambiente. Obrigada, sempre 👏⚘
Um diálogo maravilhoso. Jaider também sentia o rumo da canoa afundando e prosseguiu em sua arte ancestral. Krenak
Ailton está certo em sua crítica até sobre a nomenclatura da América. Pra começo de conversa, se o nosso continente tivesse um nome, deveria ser Abya Yala ou qualquer nome que fosse discutido e escolhido pelas nações originárias dessa grande terra.
A inteligência do Ailton é um negócio maravilhoso de se ver ❤
Nao tenho palavras para descrever esse discurso de Krenak. Esplendoroso ! Eu como pessoa nao indigena levei muitos tapas na cara agora hahaha Gratidao. Lugar de escuta e aprendizado.
sempre maravilhoso ouvir Ailton e por em prática essa filosofia de vida 🌻 awerê ...no final a fala dos dois são positivas! Não sei se o Ailton entendeu o qe eu entendi, mas acho qe o entrevistador não quis dizer qe devemos ignorar todo o sistema, como se ele não existisse, com suas ações no mundo, e viver isoladamente. Ele diz pra vivermos inseridos na realidade, atuantes, etc, mas qe devemos diminuir o ritmo de participação nessa destruição da natureza, o ritmo do consumo, etc, viver mais tranquilo, uma vida mais simples e minimalista. Ou seja, participar menos da parte negativa da sociedade e fortalecer o qe é bom e o novo (o sustentável).
Obrigado por essa oportunidade.
Foi de grande valia esta escuta.
Ouvir isso em pleno 2020 é saber que a voz de Ailton Krenak e de tantos outros que viram que estávamos no mesmo barco que afunda estavam certos. E agora parece que os mesmos que ignoraram querem jogar esses corpos no rio pra ver se podem navegar um pouco mais.
A superação da decolonialidade requer o acesso, de modo incorporado, do pensamento, da produção e da ação....
Muito pertinente este vídeo para pensar a colonização do ser, do poder e do saber.
A sabedoria está para todos. Precisamos descobrir a sabedoria indigena.
Eu me sinto feluz e meu coracao bate mais forte gracas aos nossos ancestrais que conseguiram com muita coerenci transmitir e preservar as memorias .agradeco ao Ailton e a todos que nis dao a honrra de receber esses conhecimentos.e saber dessas historias.
Maravilhosos, como sempre. uma pena durar tão pouco. Gostaria de ler um livro do Ailton sobre saberes ancestrais. Onde devemos buscar subsídios objetivos que possam nos ajudar a "lidar" com esse momento de colapso climático e selvageria predatória dos proprietários das grandes fortunas e de seu séquito...
Dois Grandes: Jaider Esbell e Krenak
Uma das mentes mais iluminadas do nosso tempo. Emocionante! Pura potência!
Arrasou. BRASIL também é uma invenção horrorosa. Um país imenso, autoritário e desigual ao extremo que nunca deu e nunca dará certo. Viva a sabedoria dos povos indígenas!!!!
O Ailton sempre traz uma reflexão profunda p quem tem ouvidos de ouvi e olhos de vê
OK. Grata por esta palestra e oportunidade de ouvir sobre decolonialidade que eu não tinha ideia de existir.
nosso enterno Jaider Esbel❤
Assistindo atrasada, porém nunca é tarde para aprender um pouco mais.
O Brasil precisa de mais pessoas com a inteligência e a força de vontade do Krenak.
Maravilhoso! Krenak sempre direto no ponto! Jaider gratidão por tanto Irmao 🙌💖👏
Ailton Krenak é importantíssimo.
Diálogos importantes! Valeu
Obrigado 🙏🏼
Discurso histórico, simples e ecocêntrico
Obrigada pela oportunidade de acesso a conteúdos como este. 🌻
Aprender sempre é um prazer!!!
Que ponto de vista surpreendente! Parabéns e muito obrigada pelo conteúdo
01
Emocionada com essas palavras......muita sabedoria !!
Meu Deus quanta potência
Parabéns, Jaider e Ailton. Peço licença para compartilhar. abç
Simplesmente maravilhosoooooooooo!!!!!!
Essencial!
Ailton Krenak, sabedoria que brilha, iluminando. ❤
Lindo demais. Uma visão evoluída de mundo 🥰🤗🤩
Pessoal no título fatou um "s" descolonialidade.
Vídeo maravilhoso, muito obrigada por compartilhar! Krenak é um dos maiores pensadores da atualidade desse mundo!😷👍🏼👏👏👏
Sthe, essa questão aceita algumas variações no conceito como pensamento pós-colonial, descolonial ou decolonial. Há diferenças entre eles e a opção tem relação com a corrente de pensamento adotada pelo pesquisador.
Nós falamos muito desse lugar que é a Amazônia, nós não somos ouvidos!
Obrigado pelo conteúdo, meus caros irmãos!
ESSA ENTREVISTA É FANTASTICA E EMBLEMATICAMENTE DECOLONIAL!
Ailton é muito bom. Tranquilo e lutador.
Bravo Krenak !!!!!!!
Sempre fui contra alguns pontos de vista desse homem, mas desta vez ele distribuiu sabedoria
Ailton sempre maravilhoso!
Ailton Krenak, líder indígena e escritor, considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil.
Ailton 2022!!!
Um canal do Ailton Krenak por favor.
Maravilhoso!
Vídeo enriquecedor. Muito obrigada por compartilhar conosco todo o seu conhecimento.
Ailton Krenak é topppppp
Excelente!
Gratidão pela partilha!!
Mestres
amei! obrigaDA PELO CONHECIMENTO compartilhado
Cabe lembrar que na decolonialidade não existe machismo," homem" e "mulher". A importância da falas dos pensamentos são iguais!
Entrevista maravilhosa. 👏👏👏👏😊
Que vídeo incrível! Parabéns!
Salve e viva Abya Yala.
Fantástico um.continente assaltado cujo assaltadores puseram.sua marca de dominadores sobre tds nós.
Linda reflexão. Obrigado!!!
Que cara sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻🌏💚❤️🔥
- Eu sou totalmente à favor da demarcação das terras indígenas, da proteção das florestas rios e montanhas, contra os garimpeiros, madeireiros, latifundiários e corporações. Mas concordo com o climatologista Ricardo felício à respeito da falácia científica sobre o a tese do "aquecimento global". Acho super importante os relatos dos crimes históricos, aos quais os povos originários foram submetidos. Como sou um otimista, acredito no potencial espiritual de nossa espécie, que alguns denominam de humanidade, de encontrar caminhos de convivência pacífica e cito a permacultura e a agrofloresta , como contribuições recentes, para a aproximação dos diferentes pontos de vistas, percepções de mundo e culturas... Me comprometo aqui em trabalhar voluntariamente para desenvolvimento desta semente de esperança , que acabo de plantar! Obrigado Patcha Mama, Gaia e à todas as entidades cósmicas, por essa oportunidade de estar aqui, com vocês!
Simplesmente incrível
Muito bom... Thank you... Gracias e Obrigado...!!!
Sempre doando tanta sabedoria pra nossa ignorância... obrigada✨🙏🏽
Que privilégio através do Curso na plataforma Lúmina/ ufrgs pode ter acesso a diálogos e informarções tão necessárias e atuais.