Normas de segurança nenhuma foi seguida, Barramento exposto, executando o serviço sem cautela e com pressa, depois morre e não sabe o motivo um vídeo desse é um mal exemplo pra quem está começando na elétrica... selo de qualidade gambiarra pra você !!!
Eu faço isso sempre mais com muito cuidado atenção uso uma madeira ceca para por os pés eu confio em usar luvas já quando é possível prefiro desligar o disjuntor porque segurança é tudo
Pow o pessoal tudo criticando o cara será que não leram o título do vídeo? E caso não saibam existem lugares que não é possível desligar a energia, e outra coisa no início do vídeo diz que o serviço foi realizado por um profissional não é um "faça vc mesmo" pois tbm está dizendo no título para não fazer esse procedimento
me desculpe amigo mas se eu nao me engano tanto os disjuntores nema como tambem as tomadas com 2 polos, lampadas candecentes de ate 100w, foram tirados do mercado brasileiro por não serem compativeis e eficazes, e mais quando se realiza um trabalho com partes vivas pelo menos isola-se as outras para eliminar todo e qualquer risco, ex este quadro e de metal e vc esta sem o minimo de epi podendo encostar em duas fases ao memo tempo podendo encostar uma fase na parte metalica da caixa, e um profissional não faria isso e saberia das normas, disjuntor nema não e eficas como os din,s
Boa noite. Apensar da questão dos EPIs e cuidados com este tipo de ligação, foi bom para saber como proceder (uma fase de cada vez). Agravante: além da falta de segurança, perceba o risco de descarga entre os minutos 4:25 e 4:27 no 2º acionamento do disjuntor de baixo para cima, chega a soltar faísca. De qualquer forma, e entendendo/respeitando os métodos, mesmo que sem uso de EPI/segurança necessária, agradeço pelo vídeo.
ATENÇÃO!! O que se passa no vídeo a seguir foi realizado por um profissional ( Para ser um profissional é preciso seguir normas de segurança) , não tente em casa ( Evc faz!) !! Risco de choque elétrico, eletricidade não é brincadeira!
De qualquer forma eu te dou parabéns pelo vídeo, você por ser profissional teve coragem de fazer a troca do disjuntor do padrão com os cabos sem está isolados na fita preta e sem usar as luvas. Não estou criticando o seu trabalho só fiquei preocupada porque uma descarga elétrica de alta tensão pode levar a pessoa a morte. Mais que Deus abençoe sua vida.
@@lluismiranda2785 hum legal mais de qualquer forma não é bom tomar choque com os cabos exposto sem está com a fita preta isolados. Mais eu achei legal o trabalho só que todo cuidado é pouco.
@@lluismiranda2785 obrigada lá sua resposta porque pelo menos você foi educado comigo não ficou me chamando de cega cega e que eu não entendo porra nenhuma igual alguém me tratou mal com essas palavras. Ridículo isso. Mais em fim
Exactamente mesmo sendo baixa tensão não deixa de ser eletricidade um choque em 127 V pode ser fatal e não é necessário muitos Miliampres aqui na Europa usamos 220v monofasico e 380v trifásico na frequência de 50 hz e é obrigatório usar em todas as instalações sejam provisórias ou permanentes o interruptor diferencial de 30 ma de sensibilidade
Quando me formei o professor perguntou, se o profissional da elétrica precisa ter medo de choque, todos respondeu que sim,, mas esse cara respondeu não 😆
Tem gente que não entendeu o propósito do vídeo... O eletricista não disse que iria ensinar como trocar o disjuntor no modo mais seguro do mundo, ele apenas disse que trocaria com a energia elétrica ligada, os cuidados práticos ao substituir, simplesmente isso, e foi executado com sucesso, um fio de cada vez e respeitando a mesma ordem dos mesmos. Ponto! Ahhh... E foi avisado no início do vídeo que não deveria ser feito em casa por qualquer pessoas, que era somente para profissionais, e se vc é profissional sabe que deve usar EPI. Sem mimimi de EPI e blá blá blá...
Tem algum conector, capa ou algo assim no mercado para essa finalidade? porque colocar fita isolante é perigoso pois pode se encostar no fio e depois para tirar também complica, as vezes acontece de ter que se trocar um disjuntor em padrões de entrada com pouco espaço, daí não tem como simplesmente colocar os fios para o lado
Vc literalmente meteu o foda-se pra segurança, quem precisa de luvas isolantes não é mesmo é só um choquezinho faz bem pro coração ❤️❤️❤️, ( agora tudo muda se vc estiver sobre um tapete de isolamento elétrico )
desculpe-me. voce não poderia estar ai neste momento usando luvas, e camisa de manga cumprida para melhor esclarecimento para quem não está preparado para lidar com a troca de disjuntor energizado/. e também usando óculos/.
Olá, poderia sim estar usando equipamentos de segurança, e sugiro que usem equipamentos de proteção individual (EPI), mas me sinto seguro o suficiente para fazer como fiz no video, pois já trabalho anos nesta profissão, e no inicio do vídeo coloco a observação, para alertar que isto não pode ser feito, por pessoas que não são da área.
Segurança, ZERO!!! Sem contar que ficou executando o serviço com as fases sem isolamento, próximo a cabeça que ele movimentava pra cima e pra baixo, e por um mínimo de descuido, seria eletrocutado. A própria chave, sem isolamento nenhum, que também poderia por um descuido, encostar numa das fases e numa parte metálica da caixa e provocar um curto. Desculpe companheiro, você pode entender de elétrica, mas segurança, tá longe.
Aí sim o cara é bom mesmo,pois sabe o que está fazendo, não é marrento e nem açutose com a frenagem de um carro que por ali passava,no momento! parabéns pelo feito pois pessoas que trabalham sem alguns equipamentos de segurança,como uma luva de borracha de alta tensão mais uma de raspa de couro por cima ,nem sempre será ter segurança.pois as mesma causam limitações as destreza do profissional e acaba acarretando outro problema que seria um curto circuito de 380 v! Que causaria uma queimadura elétrica . também muito grave!por isso apoio profissionais que entendi do risco que corre ! E não ficam valorizando o trampo dizendo que é perigoso! Para cobrar bem mais do que seria o valor para trocar está porra de disjuntor.
Ele claramente se assustou e sim, deve ser cobrado um valor alto pelo conhecimento adiquirido com dinheiro e tempo como investimento pra saber fazer isso com segurança.
Se ocorre uma um arco elétrico cadê a proteção. Sem nenhum EPI! Trocar um disjuntor até quem não é profissional troca, mais ignorar a segurança que tem que ter com esse tipo de serviço é burrice pelo excesso de confiança.
Amigo o disjuntor ele funciona com bimetálico e um gatilho manual é bem provável que o gatilho manual está danificado, sugiro a troca do mesmo, pois quando necessitar que ele desligue manualmente você provavelmente não irá conseguir, e se houver algum curto circuito ele não voltara a se reamar. :P Desculpe a demora
Concordo com a maioria dos comentários aí meu e os EPI's efetuar um trabalho desse com o quadro energizado sem nenhum cuidado eu já fiz isso mas era guri sem noção hoje não faço mais my good.
Não quero que você leve a mal o meu comentário, mas o tempo de profissão e a experiência adquirida não podem o tornar arrogante a ponto de não usar nenhum epi. Mesmo que você tenha segurança naquilo que faz, tem o fator externo, o qual não tem como você não pode controlar. Essa freada do carro, te assustou. Imagina se houvesse alguém passando atrás de você e reagisse também esbarrando em você? É como dizem, é só um erro e nunca mais também.
Fazendo com a utilização de ferramenta inadequada, sem contar com nenhum tipo de EPI , segurança em primeiro lugar....SOMENTE PODERÁ FAZER A TROCA DO DISJUNTOR GERAL DO QUADRO: FUNCIONARIOS DA CONCECIONARIA DE ENERGIA ELETRICA. NUNCA REALIZEM ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO!!!
Primeiro ponto, concordo plenamente, segundo ponto , eu já discordo, pois , pelo menos a concessionária daqui não faz esse tipo de procedimento. Apenas até o medidor, é responsabilidade deles, já, após o medidor, o consumidor que se vire . Só sei que, falando como profissional, eu jamais faria um serviço desses sem nenhum tipo de EPI ou ferramentas específicas . É suicídio
Olá, o disjuntor energizado aqui que preciso trocar está com os parafufos oxidados, queria saber se posso passar algum tipo de desingripante nele sem o risco de acontecer alguma coisa?
COMO AVALIO VÍDEOS : NOTA (0-10) TÍTULO DO VÍDEO PRECISO E SUMÁRIO: 10 AUSÊNCIA DE INTRODUÇÃO INÚTIL E REPETITIVA: 10 AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS: 10 AUSÊNCIA DE SOLICITAÇÃO PARA "CURTIR, COMPARTILHAR, SININHO ETC": 10 INFORMAÇÕES CRÍTICAS SÃO REFORÇADAS COM PROCEDIMENTOS : 10
Desculpa, mas é muito equívoco chamar de profissional a pessoa que põe ainda um disjuntor NEMA nessa altura do campeonato, estando sem nenhum equipamento de proteção trabalhando em linha viva.
Na minha opinião foi arriscado essa troca sem proteção e a chave de fenda sem isolamento. No caso a troca dos disjuntores do padrão elas podem ser feitas quando a caixa do padrão só tem o lacre nos medidores e não tem nos disjuntores de baixo aí sim agora de tem lacre por completo é só a concessionária mesmo. E referente aos disjuntores nema eles são muito bom porque até hoje quando a gente ver nas casas das pessoas eles estão funcionando normal. Os disjuntores Din são ótimos também porque qualquer fuga de corrente ou curto circuito ele desarma na hora para sua proteção. Só um dica colega muito cuidado da próxima vez porque você tomou um susto com o carro e poderia encostar em uma dessas fases. Não coloque muito sua vida em risco não por mais 1ue você seja profissional na elétrica.
vc entende e porra nenhum ainda vem queimar o video do cara aonde q disjuntor din desarma em fuga de corrente quem faz isso e o DR q piada cara e cada um
@@marciofigueiredo214 nossa precisa me responder assim? Eu não prestei atenção direito no vídeo desculpa. Depois dessa resposta eu não falo mais nada, passar bem e que Deus abençoe sua vida!
@@marciofigueiredo214 não estou te falando com respeito e muito menos usando palavras de baixo calão. Parabéns de vc entende mais do que eu. E na dúvida eu pesquiso as coisas.
@@marciofigueiredo214 eu não queimei vídeo de ninguém até porque no vídeo mostra muito bem quando ele toma um susto e todo cuidado pra fazer a troca dos disjuntores do padrão é pouco. O disjuntores Din são mais sensíveis e conseguem desarmar com facilidade quando percebe um curto circuito na rede isso para proteger os equipamentos dentro de casa pra não queimar e pegar fogo. Cada pessoa tem a sua maneira de expressão.
Procedimento totalmente errado falta de uso de EPIS como luva isolante, protetor facial contra arco e chaves isoladas, acho que esse eletricista não sabe o que é uma chave isolada, chave isolada é aquele onde a isolação chega até a cabeça da ponta e por sua vez óbvio a ponta que não é isolada lógico, e outro mal exemplo desse profissional foi a pressa o que poderia custar a sua vida como ele diz que é profissional nem vou detalhar os erros, mas alguns irei apontar ele não isolou a área de trabalho e também não isolou a ponta dos condutores energizados com fita isolante imagina se esse condutor com parte "viva" toca na carcaça? Já imaginou!!! Iria gerar um arco elétrico e sem contar que iria piorar devido a chave não está isolada, pois trocar tomada energizada já têm que ter cuidado e digo isso pois em algumas situações que não era possível trocar com circuito desligado tinha que fazer e mesmo assim uso chave isolada pense num barramento que chega as 3 fases da rua e sem contar que pode haver curto circuito não só pela tensão mas também por transientes das cargas alimentadas nesse circuito não sou contra trabalhar em circuito energizado apesar que a norma NBR5410 recomenda desligar o circuito mas como a entrada desse ramal é da concessionária infelizmente não têm como outro erro dos eletricistas que é a grande maioria é não usar terminais de compressão pra conectar nos bornes dos disjuntores nesse disjuntor têm que ser de compressão olhal e passar fita isolante no corpo, dava pra ele fazer ligado incluindo terminais e usando alicate apropriado com ferramenta própria e tendo cuidado pra não tocar na carcaça óbvio que iria usar um alicate de compressão próprio não hidráulico devido ao circuito está energizado pois usando terminais evita aquecimento nos bornes e evita faiscamento e reduz o valor da conta de luz.
Normas de segurança nenhuma foi seguida, Barramento exposto, executando o serviço sem cautela e com pressa, depois morre e não sabe o motivo
um vídeo desse é um mal exemplo pra quem está começando na elétrica...
selo de qualidade gambiarra pra você !!!
Eu faço isso sempre mais com muito cuidado atenção uso uma madeira ceca para por os pés eu confio em usar luvas já quando é possível prefiro desligar o disjuntor porque segurança é tudo
Kkkkkkkkk kkkkkkkkk parabéns pra quem não tá nen aí pra segurança vc foi bem, amigao toma cuidado aí mano
Profissionalismo passa por fazer os serviços com segurança ( óculos segurança, luva, chave fenda isolada etc).
se loco arriscado uma distraçao ja era
Pow o pessoal tudo criticando o cara será que não leram o título do vídeo?
E caso não saibam existem lugares que não é possível desligar a energia, e outra coisa no início do vídeo diz que o serviço foi realizado por um profissional não é um "faça vc mesmo" pois tbm está dizendo no título para não fazer esse procedimento
me desculpe amigo mas se eu nao me engano tanto os disjuntores nema como tambem as tomadas com 2 polos, lampadas candecentes de ate 100w, foram tirados do mercado brasileiro por não serem compativeis e eficazes, e mais quando se realiza um trabalho com partes vivas pelo menos isola-se as outras para eliminar todo e qualquer risco, ex este quadro e de metal e vc esta sem o minimo de epi podendo encostar em duas fases ao memo tempo podendo encostar uma fase na parte metalica da caixa, e um profissional não faria isso e saberia das normas, disjuntor nema não e eficas como os din,s
Engano seu os disjuntores Nema não foram proibidos só são mais caros e mais difíceis de encontrar
Obrigado pelas dicas, acabei de trocar de casa e deu tudo certo! :)
Que bom que eu pude ajudá-lo!
Cuidado desse jeito você pode morrer, profissional que se presa usa EPI e nunca colocaria um vídeo desses na rede, eletricista suicida
Realmente um péssimo exemplo...
Incrível ajudou muito 👏👏😃
O cara é bom sabe oq está fazendo aí vem uns que nem sabem falar de Epi kkkk Vão estudar
Boa noite.
Apensar da questão dos EPIs e cuidados com este tipo de ligação, foi bom para saber como proceder (uma fase de cada vez).
Agravante: além da falta de segurança, perceba o risco de descarga entre os minutos 4:25 e 4:27 no 2º acionamento do disjuntor de baixo para cima, chega a soltar faísca.
De qualquer forma, e entendendo/respeitando os métodos, mesmo que sem uso de EPI/segurança necessária, agradeço pelo vídeo.
ATENÇÃO!!
O que se passa no vídeo a seguir foi realizado por um profissional ( Para ser um profissional é preciso seguir normas de segurança) , não tente em casa ( Evc faz!) !! Risco de choque elétrico, eletricidade não é brincadeira!
falo tudo.
Parabéns pelo vídeo.
Poderia fazer um video realizando a troca de um disjuntor de 13,8kv energizado? 😂
De qualquer forma eu te dou parabéns pelo vídeo, você por ser profissional teve coragem de fazer a troca do disjuntor do padrão com os cabos sem está isolados na fita preta e sem usar as luvas. Não estou criticando o seu trabalho só fiquei preocupada porque uma descarga elétrica de alta tensão pode levar a pessoa a morte. Mais que Deus abençoe sua vida.
Não é alta tensão é baixa rede 220,127 V
@@lluismiranda2785 hum legal mais de qualquer forma não é bom tomar choque com os cabos exposto sem está com a fita preta isolados. Mais eu achei legal o trabalho só que todo cuidado é pouco.
@@lluismiranda2785 obrigada lá sua resposta porque pelo menos você foi educado comigo não ficou me chamando de cega cega e que eu não entendo porra nenhuma igual alguém me tratou mal com essas palavras. Ridículo isso. Mais em fim
Exactamente mesmo sendo baixa tensão não deixa de ser eletricidade um choque em 127 V pode ser fatal e não é necessário muitos Miliampres aqui na Europa usamos 220v monofasico e 380v trifásico na frequência de 50 hz e é obrigatório usar em todas as instalações sejam provisórias ou permanentes o interruptor diferencial de 30 ma de sensibilidade
Gosto de ser educado e ter discussões saudáveis é bom
Quando me formei o professor perguntou, se o profissional da elétrica precisa ter medo de choque, todos respondeu que sim,, mas esse cara respondeu não 😆
Jesus Cristo..o cara é bom.....até a chave de fend era comum..si abusar o calcado dele é uma havaiana
deveria usar uma luva e tomar cuidado com a caixa aterrada, nao curti poderia ser melhor
Tem gente que não entendeu o propósito do vídeo...
O eletricista não disse que iria ensinar como trocar o disjuntor no modo mais seguro do mundo, ele apenas disse que trocaria com a energia elétrica ligada, os cuidados práticos ao substituir, simplesmente isso, e foi executado com sucesso, um fio de cada vez e respeitando a mesma ordem dos mesmos. Ponto!
Ahhh... E foi avisado no início do vídeo que não deveria ser feito em casa por qualquer pessoas, que era somente para profissionais, e se vc é profissional sabe que deve usar EPI.
Sem mimimi de EPI e blá blá blá...
Após desconectar as fases do disjuntor antigo isole as extremidade. Segurança é tudo pessoal!
Tem algum conector, capa ou algo assim no mercado para essa finalidade? porque colocar fita isolante é perigoso pois pode se encostar no fio e depois para tirar também complica, as vezes acontece de ter que se trocar um disjuntor em padrões de entrada com pouco espaço, daí não tem como simplesmente colocar os fios para o lado
Esse eletricista é vida loca!
kkkkkkkkkkk
O meu disjuntor é de duas fases e o novo que comprei é de três eu posso utilizar
Vc literalmente meteu o foda-se pra segurança, quem precisa de luvas isolantes não é mesmo é só um choquezinho faz bem pro coração ❤️❤️❤️, ( agora tudo muda se vc estiver sobre um tapete de isolamento elétrico )
desculpe-me. voce não poderia estar ai neste momento usando luvas, e camisa de manga cumprida para melhor esclarecimento para quem não está preparado para lidar com a troca de disjuntor energizado/. e também usando óculos/.
Olá, poderia sim estar usando equipamentos de segurança, e sugiro que usem equipamentos de proteção individual (EPI), mas me sinto seguro o suficiente para fazer como fiz no video, pois já trabalho anos nesta profissão, e no inicio do vídeo coloco a observação, para alertar que isto não pode ser feito, por pessoas que não são da área.
Quando perde o medo e subestima os riscos é ai que ocorrem os acidentes, humildade isso garante a segurança!
Esse aí nunca soube o que é NR10,é uma pena ter esses super heróis do dia.
Ola amigo tem como eu mesmo trocar o dijuntor? de um gato no padrão esta sem o medidor
Segurança, ZERO!!! Sem contar que ficou executando o serviço com as fases sem isolamento, próximo a cabeça que ele movimentava pra cima e pra baixo, e por um mínimo de descuido, seria eletrocutado. A própria chave, sem isolamento nenhum, que também poderia por um descuido, encostar numa das fases e numa parte metálica da caixa e provocar um curto. Desculpe companheiro, você pode entender de elétrica, mas segurança, tá longe.
Boa noite sempre tem que começar por cima ? Independente do djuntor ?
Também começo por cima,com o disjuntor solto fica mais fácil de conectar na parte energizado,aí já desliga o disjuntor e finaliza com mais segurança
amigo luvas e tam barato
O que tu apertou na entrada do dijuntor?
Primeiro para maior segurança..deveria passa uma fita isolante nas ponta de cada fio que fosse tirado do disjuntor .
quanto voce cobra para trocar um disjuntor bipolar na rua no medidor
Parece que tem um disjuntor em cima que desernergiza o barramento estava energizado mesmo acho que nao
Aí sim o cara é bom mesmo,pois sabe o que está fazendo, não é marrento e nem açutose com a frenagem de um carro que por ali passava,no momento! parabéns pelo feito pois pessoas que trabalham sem alguns equipamentos de segurança,como uma luva de borracha de alta tensão mais uma de raspa de couro por cima ,nem sempre será ter segurança.pois as mesma causam limitações as destreza do profissional e acaba acarretando outro problema que seria um curto circuito de 380 v! Que causaria uma queimadura elétrica . também muito grave!por isso apoio profissionais que entendi do risco que corre ! E não ficam valorizando o trampo dizendo que é perigoso! Para cobrar bem mais do que seria o valor para trocar está porra de disjuntor.
Ele claramente se assustou e sim, deve ser cobrado um valor alto pelo conhecimento adiquirido com dinheiro e tempo como investimento pra saber fazer isso com segurança.
Se ocorre uma um arco elétrico cadê a proteção. Sem nenhum EPI! Trocar um disjuntor até quem não é profissional troca, mais ignorar a segurança que tem que ter com esse tipo de serviço é burrice pelo excesso de confiança.
Mas devia ter colocado no mínimo um fita isolante nos fios energizados
amigo o meu disjuntor ele ta mole igual quando ele cai , mas ainda passa corrente , oq ocorre isso tem algum risco ?
Amigo o disjuntor ele funciona com bimetálico e um gatilho manual é bem provável que o gatilho manual está danificado, sugiro a troca do mesmo, pois quando necessitar que ele desligue manualmente você provavelmente não irá conseguir, e se houver algum curto circuito ele não voltara a se reamar.
:P Desculpe a demora
valeu obrigado , vou troca urgente :D
Curto e grosso .... profissional sabe o que é NR10
esse é raiz
Concordo com a maioria dos comentários aí meu e os EPI's efetuar um trabalho desse com o quadro energizado sem nenhum cuidado eu já fiz isso mas era guri sem noção hoje não faço mais my good.
...abaixa as orelhinhas e também as orelhonas,kkk!!!
Não quero que você leve a mal o meu comentário, mas o tempo de profissão e a experiência adquirida não podem o tornar arrogante a ponto de não usar nenhum epi. Mesmo que você tenha segurança naquilo que faz, tem o fator externo, o qual não tem como você não pode controlar. Essa freada do carro, te assustou. Imagina se houvesse alguém passando atrás de você e reagisse também esbarrando em você? É como dizem, é só um erro e nunca mais também.
Esse vídeo tinha que ser excluído do UA-cam. Ele ensina como chegar ao suicídio em poucos segundos.
Vcs sabem que os cabos energizados estao entrando na parte de baixo ne? Em cima nao isolou pq é a saida de carga...
Fazendo com a utilização de ferramenta inadequada, sem contar com nenhum tipo de EPI , segurança em primeiro lugar....SOMENTE PODERÁ FAZER A TROCA DO DISJUNTOR GERAL DO QUADRO: FUNCIONARIOS DA CONCECIONARIA DE ENERGIA ELETRICA.
NUNCA REALIZEM ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO!!!
Primeiro ponto, concordo plenamente, segundo ponto , eu já discordo, pois , pelo menos a concessionária daqui não faz esse tipo de procedimento. Apenas até o medidor, é responsabilidade deles, já, após o medidor, o consumidor que se vire . Só sei que, falando como profissional, eu jamais faria um serviço desses sem nenhum tipo de EPI ou ferramentas específicas . É suicídio
O cara e dinossauro.....
like para voce profissional
Olá, o disjuntor energizado aqui que preciso trocar está com os parafufos oxidados, queria saber se posso passar algum tipo de desingripante nele sem o risco de acontecer alguma coisa?
Amigo pode sim, porem aconselho você a desligar o disjuntor antes de utilizar o Limpa contato. Utilize o Limpa Contato.
:P
Só uma coisa, o botão está quebrado, não liga nem desliga, está mole, acredito que só cortando o fio msm pelo jeito.
Achei essa prática por ser de um profissional muito arriscada e inapropriada para um vídeo.
Aí tem coragem em?
nao gostei somente ´por um motivo cade o E P I
Faltou usa as luvas de segurança
Você poderia ter feito um bay pass. Ai não precisava cortar a carga. Pois de um jeito ou de outro vocês desligou tudo para comutar.
A rede primaria estava energizada.. E este é o jeito mais seguro.
COMO AVALIO VÍDEOS : NOTA (0-10)
TÍTULO DO VÍDEO PRECISO E SUMÁRIO: 10
AUSÊNCIA DE INTRODUÇÃO INÚTIL E REPETITIVA: 10
AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS: 10
AUSÊNCIA DE SOLICITAÇÃO PARA "CURTIR, COMPARTILHAR, SININHO ETC": 10
INFORMAÇÕES CRÍTICAS SÃO REFORÇADAS COM PROCEDIMENTOS : 10
Tenho certeza que ele não viu nenhuma aula de NR segurança aí andou longe.
Sem segredos; Só nao tocar nos fios nus
Totalmente imprudente....mesmo sendo um profissional, tem que utilizar os EPIs.
Tudo errado. Nunca faça isso. Sem luvas de proteção, chave sem isolamento, sem óculos de proteção. Esse é o Brasil.
no caso ae vc tirou primeiro o positivo
se retira uma fase por vez..
Lembrando que este era um disjuntor trifásico.
Que tipo de droga vc utiliza? 😅😅 vida loka
Não usa luva
Desculpa, mas é muito equívoco chamar de profissional a pessoa que põe ainda um disjuntor NEMA nessa altura do campeonato, estando sem nenhum equipamento de proteção trabalhando em linha viva.
SEGURAÇA = 0
Desse jeito vai morrer logo né.... pra que fazer isso indo contra todas as normas se seguranca pqp
troca djutor sem luva ta errado
Kkkkkkk cadê os epis cara pálida kkkkkkk
Eletricista raiz kkkkkkk fds
parabens
Obrigado :p
Show... show de horrores. NR10 pra quê?
...sem noção!
Bem irresponsavel. não verificou se quer se os cabos tb estava,m energizados
pessimo.muito descuidado.
Por minha sorte o meu ta de difícil acesso pqp
Na minha opinião foi arriscado essa troca sem proteção e a chave de fenda sem isolamento. No caso a troca dos disjuntores do padrão elas podem ser feitas quando a caixa do padrão só tem o lacre nos medidores e não tem nos disjuntores de baixo aí sim agora de tem lacre por completo é só a concessionária mesmo. E referente aos disjuntores nema eles são muito bom porque até hoje quando a gente ver nas casas das pessoas eles estão funcionando normal. Os disjuntores Din são ótimos também porque qualquer fuga de corrente ou curto circuito ele desarma na hora para sua proteção. Só um dica colega muito cuidado da próxima vez porque você tomou um susto com o carro e poderia encostar em uma dessas fases. Não coloque muito sua vida em risco não por mais 1ue você seja profissional na elétrica.
vc e cega a chave e isolada
vc entende e porra nenhum ainda vem queimar o video do cara aonde q disjuntor din desarma em fuga de corrente quem faz isso e o DR
q piada cara e cada um
@@marciofigueiredo214 nossa precisa me responder assim? Eu não prestei atenção direito no vídeo desculpa. Depois dessa resposta eu não falo mais nada, passar bem e que Deus abençoe sua vida!
@@marciofigueiredo214 não estou te falando com respeito e muito menos usando palavras de baixo calão. Parabéns de vc entende mais do que eu. E na dúvida eu pesquiso as coisas.
@@marciofigueiredo214 eu não queimei vídeo de ninguém até porque no vídeo mostra muito bem quando ele toma um susto e todo cuidado pra fazer a troca dos disjuntores do padrão é pouco. O disjuntores Din são mais sensíveis e conseguem desarmar com facilidade quando percebe um curto circuito na rede isso para proteger os equipamentos dentro de casa pra não queimar e pegar fogo. Cada pessoa tem a sua maneira de expressão.
Procedimento totalmente errado falta de uso de EPIS como luva isolante, protetor facial contra arco e chaves isoladas, acho que esse eletricista não sabe o que é uma chave isolada, chave isolada é aquele onde a isolação chega até a cabeça da ponta e por sua vez óbvio a ponta que não é isolada lógico, e outro mal exemplo desse profissional foi a pressa o que poderia custar a sua vida como ele diz que é profissional nem vou detalhar os erros, mas alguns irei apontar ele não isolou a área de trabalho e também não isolou a ponta dos condutores energizados com fita isolante imagina se esse condutor com parte "viva" toca na carcaça?
Já imaginou!!! Iria gerar um arco elétrico e sem contar que iria piorar devido a chave não está isolada, pois trocar tomada energizada já têm que ter cuidado e digo isso pois em algumas situações que não era possível trocar com circuito desligado tinha que fazer e mesmo assim uso chave isolada pense num barramento que chega as 3 fases da rua e sem contar que pode haver curto circuito não só pela tensão mas também por transientes das cargas alimentadas nesse circuito não sou contra trabalhar em circuito energizado apesar que a norma NBR5410 recomenda desligar o circuito mas como a entrada desse ramal é da concessionária infelizmente não têm como outro erro dos eletricistas que é a grande maioria é não usar terminais de compressão pra conectar nos bornes dos disjuntores nesse disjuntor têm que ser de compressão olhal e passar fita isolante no corpo, dava pra ele fazer ligado incluindo terminais e usando alicate apropriado com ferramenta própria e tendo cuidado pra não tocar na carcaça óbvio que iria usar um alicate de compressão próprio não hidráulico devido ao circuito está energizado pois usando terminais evita aquecimento nos bornes e evita faiscamento e reduz o valor da conta de luz.