Por procedimento padrão a norma, você deveria desconectar do Medidor (relógio) para efetuar a manutenção. Nunca se deve usar mangueira hidráulica para isolar. Aproveitando a norma, deveria ser recusado a manutenção em uma situação como a apresentada, orientar o cliente do que deve ser feito e notificar a concessionária. O profissional é totalmente responsável pelo segurança do trabalho, independente do que o cliente queira!
você e eletricista vai pedir uma provisoria para trocar dois disjuntores,porque quem pode mexer no relógio medidor e a companhia,e ai vai deslocar todo este povo para trocar o disjuntor,você entendeu o ponto de vista ,esta mangueira ai guerreiro isola mais do que muita fita isolante por ai.quanto você acha que consegue de din din para trocar um disjuntor deste ai na vila.a vida e louca meu caro amigo.abraços.
@@GilmarLoyola Gilmar. Eu entendo seu ponto. Mas nada pode superar a norma. Isso significa um trabalho limpo para uma próxima manutenção. Profissional habilitado no CFT OU Crea, pode desconectar o ramal de saída do medidor.
Parabéns Gilmar Loyola, pelo serviço que você executou, isto faz a diferencia, esse macarrão que você colocou no cabo elétrico foi genial, é bom saber que um simples gesto salva quem está fazendo o serviço, fica com Deus meu professor.
Oi muito bom a troca dos disjuntores ficou bem melhor a troca eu gostei desse disjuntor duplo com uma chave só os fios são de cobre e são muito bons eles são bem grossos
Troquei o disjuntor geral do meu padrão de entrada, com muita atenção, cuidado, e cautela, usei todas as ferramentas com isolação, luva de vaqueta, bota isolada, e mais uma camada extra, um pedaço de pneu sobre o chão onde fiquei de pé calçado com a bota por cima do pneu. Fiquei 100% no mesmo potencial.
Amigo, você falou de segurança, mas estava usando uma luva só e não sei se era isolante, o perigo é o curto circuito estourar em sua cara e não desarmar o TR lá na rua, outra você energizou o disjuntor novamente antes de colocar a saída nos bornes do disjuntor deixando energizado e se colocando novamente em perigo.
Muito Bom. Gilmar gosto muito de seus vídeos porque voçê usa uma forma muito simples de ensinar. Meus parabéns amigo! Olha coloca bastante vídeos ai porque assinei o canal e estou buscando videos de elétrica e pretendo fazer um curso aqui em BH de elétrica. Estou apaixonado com essa nova profissão que pretendo começar.
@@GilmarLoyola desde mais novo eu sempre soube instalar uma tomada, interruptor, mas sou muito curioso, tomei gosto pela a elétrica e acabei me aprimorando, aperfeiçoando, assistindo vídeos no UA-cam e adquirindo muitos conhecimentos e experiência, inclusive fiz um curso de elétrica residencial com NBR-5410, acabei ficando fascinado por elétrica 💡
Gilmar gostei da sua tranquilidade para conduzir a explicação más houve sobra do fio desencapado no disjuntor , isso também é um grande risco , abraços sucesso pra voce
Na verdade não amigo foi um equivoco oque ele comentou, os elos da chave do TR são como nosso disjuntor, porém precisam de um curto maior para desarmarem. O risco maior é formar um arco elétrico em nosso rosto, por isso usem todos os EPIs necessários para a atividade.
Tem eletricista que solta a fases do medidor - se a tampa dos parafusos estiver aberta, senão vai ter que romper o lacre. -Mas deveriam rever isso e mudar a norma para obrigar a ter um disjuntor de Linha na entrada e outro disjuntor de Carga na saída; mais DPS. Aumentaria muito a segurança.
Luvas de raspa, calçado inadequado, camisa de manga curta e inapropriada, ferramenta sem isolação, disjuntor NEMA, falta de terminais pois são cabos flexíveis, enfim, cuidado, pois a eletricidade mata.
É Sr. Gilmar, o fator segurança passou longe desta sua apresentação e o pior, induzir as pessoas a cometer a esses erros e ter consequências desagraveis.
Em alguns estados este camarada estaria trabalhando com circuito 380v! Da BUTINA nem vou comentar! Qualquer eletricista responsavel percebeu o risco que ele correu, e o pior, induziu terceiros a correr
Gilmar parabéns muito bom o video como sempre! sou seu fã, porque voce é humilde e ao mesmo tempo muito experiente, e ensina muito bem nos seus videos!!! parabéns mesmo!, seguinte, sempre tive receio em descascar a ponta da fase viva, pormais que eu use bota de borracha e luva, sempre penso q vai dar pipoco no alicate na minha mão quando eu cortar a ponta e descascar a fase viva, já troquei diversos disjuntores de geral, ainda não vi nenhum que precisasse descascar novamente como voce fez, mas sei q uma hora vai aparecer uma situação dessa ae do video que a ponta ta ferrada e precisa descascar, ae pergunto, existe algum macete para evitar totalmente o risco de tomar o tranco na mão na hora de descascar com alicate a fase viva??... sobre os espaguetes de borracha eu tambem tenho aqui e faço isso quando tiro as fases, muito bom mesmo!
Gilmar muito bom essa dica! Eu já faço isso sempre do esqueminha do espaguete na fase viva! Mas minha dúvida é, pra mexer na conexão do neutro eu tbm desligo o geral, certo! E não tem perigo de dar qualquer fuga pra curto circuito da externa pelo neutro neh?!
Uma dúvida...Gostaria de trocar os disjuntores NEMA por DIN à medida que se desgastem, mas um não encaixa no lugar do outro....Algum macete ? Obrigado e Parabéns pelos vídeos !
A ideia da mangueira foi muito boa. Estou prestes a trocar o meu tbm, e tbm não tem disjuntor antes, terei que trocar energizado. Não daria tbm pra desconectar dos bornes que sai do medidor e depois plugar novamente como estava?
Então da ate que sim,só que voçe estaria fazendo uma função que nao e sua,ai já viu se pode acontecer qualquer coisa pode trazer problemas para voçe e seu cliente,todo cuidado e pouco para nao gerar estress para o cliente entendeu,um abraço.
O correto seria a instalação de um disjuntor dim bipolar . Muitos comentaram que vc fez errado que teria que refazer pois o fundo da caixa é de madeira e blablabla,o cliente as vezes só quer substituir o disjuntor e não gastar dinheiro com troca de padrão completo conforme norma técnica vigente. Vc fez um bom trabalho ,tendo em vista que não havia carga .
a cara troquei um djuntor hj eu so ranquei o cabo q estava no djuntor quebrado e ja encaxei no outro djuntor novo e apertei o cabo 2 minuto tava trocado so q eu fiz sem ferramentas a propiada para este tipo de serviço por isso eu nao caprichei nos cabos mais ta funcionando de boa nao sei ate qd kk
Boa noite professor Gosto muito dos seus vídeos estou esperando Se eu me responder eu falei que eu moro numa casa Tombada não tem fio terra lá também não pode colocar eu vi que tem 8 m de fio dentro da parede eles levantar as paredes e botar um arame dentro da parede mas é muito grande está lá no chuveiro eu fiquei com medo de ligar o fio terra mas vou ligar na cozinha minha churrasqueira tava dando choque e eu peguei o fio enviei também na parede e botei no buraquinho do meio da tomada pelo menos não estou levando choque e tá certo por favor me responda parabéns pelo seus vídeos assisti todos os dias
não pode fazer isto não,fio terra tem que esta conectado au solo,a regra e clara antes não te,lo do que te,lo mau feito,ve se consegue fazer manutenção na churrasqueira pra tirar o choque e o certo e tentar providenciar o aterramento,um abraço o senhor e contigo.
Na verdade tem que ser feito com barramentos com bornes, mas do jeito que está aí não tem problema nenhum, antigamente as residências era feita dessa forma, a estética fica ruim, mas fica funcional, claro eu não faria essas derivações desse jeito aí nunca!
Não sei se eu estou enganado, mais Cabo de 10mm tem capacidade para 57amperes ,disjuntor de 60 não ira proteger em caso de sobrecarga do circuito . Eu usaria um disjuntor de 50Amperes
Você nao esta enganado,mas um bom cabo como este ai ta tranquilho,numa residencia tirou as grandezas dos chuveiros dificilmente teremos sobrecarga no circuito principal,e curto circuito dificilmente deixara de cair.
Existem vários erros ai um deles você nao sabe a real impedância da mangueira que usou para isolar as fases outra a caixa ainda e com fundo em madeira e essa instalação deve ser refeita novamente ou seja tudo errado esse tipo de vídeo induz ao erro e ate um acidente fatal e disjuntor nema segundo a nbr esta proibido no Brasil
sr gilmar parabens por mais um video! sempre achei q dijuntor antes do relogio medidor fosse proibido pelas concessionarias para coibir possiveus gatos... tanto eh q uma vez o vidro da cx de onde o relogio fica se soltou e rapidinho fui notificado para fazer o reparo
Verdade,como os fundos delas são de madeira o cupim faz a festa,diferente das caixas atuais,e o disjuntor para manutenção faz muita falta,valeu pela participação.
@@marcelo33140 O trafo é para rua toda? Acontece isso mesmo, pois a bitola do cabo da rua é muito maior que a do cabo da padaria, e o elo fusível do trafo só atua quando chega na corrente de curto circuito dele...
@@LeonardoMaldonado e pra ligar um conjunto inteiro com 9 quarteirão alguns pode diser que ta pouco, mais isso vai depender do consumo do conjunto to certo?
@@marcelo33140 Depende da demanda de cada casa e de cada estabelecimento somados, para descobrir essa demanda é usado um gráfico de curva de carga e formulas especificas, mas em resumo cada residência tem uma demanda de 1200VA (Mas cuidado que esses 1200VA são para o trafo, e não para dimensionar os cabos de entrada do ramal ou para o disjuntor, dificilmente todas as casas vão debitar mais de 1200VA da rede ao mesmo tempo...). Levando em conta esses cálculos é possível descobrir a potencia do trafo, e por consequência do elo fusível e dos cabos alimentadores, que devem ser de alumínio com 180mm² ou até 300m², e ainda tem o fator de instalação, como eles estão expostos em linha área, eles tem maior capacidade de condução do que um cabo em eletroduto... Ou seja deve passar fácil uns 650 Amperes por eles ou mais... Que não é nada perto do ramal da padaria que deve ter uns 100 Amperes... Por isso o cabo evaporou...
ola eu queria saber seu o foi neutro q vem do poste pode pega fogo o daqui de casa esta tipo super aquecendo quando liga muita luzes micro-ondas aparecer uma bolinha laranja laranja na emenda do neutro ele pode derete e pega fogo?
O cabo neutro ta sujeito as mesmas anomalias que a fase de energia,seu caso merece um profissional no local para lhe orientar,ou então pedir para a companhia trocar o ramal.
Caro Gilmar, gostaria de saber se tem algum vídeo explicando como trocar uma "chave faca" em um QDC ANTIGO ou um Padrão de Luz antigo? Não sabia que o NEUTRA também passava pela chave e minha experiencia não foi muito boa..rsrsrs Se não tém, fica a sugestão. Seus vídeos são ótimos!! um abraço.
A ponta dos cabos estam toda desreguladas, posso cortar com alicate comum, mesmo os cabos sendo energizados? E se o disjuntor é de 30 e é ele que está desarmando, posso colocar um de 40?
pode mas isto só deve ser feito se a pessoa esta qualificada para mexer com circuitos energizados fora disso não dever.pra trocar um disjuntor por uma amperagem maior tem que ver a qualificação da carga pra mais ou pra menos e o cabo que esta usando.
Boa noite Gilmar Me tire uma dúvida Eu moro em uma kitinete e rapaz que é responsável pela a área elétrica, fez um negócio que eu estou meio desconfiado, ele pegou um fio e ligou em um disjuntor de um relógio e puxou pra outro disjuntor de outro relógio, gostaria de saber se isso é um gato, se é roubo de energia? Desde já agradeço.
Não amigo,a única luva que você deve usar em circuíto energizado é a luva isolante ( existe luva isolante adequada para cada tipo de classe de tensão).
Edivaldo Sousa Costa depois de alguns testes pude entender que as luvas de vaqueta não são isolantes.. Mas protegem contra cortes pois se danificarmos a luva de borracha para circuitos energizados ela perde a sua capacidade de isolação, mas fico agradecido por tirar minha dúvida.
Seria muito mais prático desconectar o fio de alimentação que está conectado ao borne de saída do medidor!! Assim se evitaria perder tempo fazendo esses ''isolantes'' de pedaço de mangueira e se trabalharia de forma correta pois esse ''isolante de mangueira poderá se desprender ocasionando acidente grave e até fatal....É bom que vc reveja seus conceitos do que é segurança antes que o pior aconteça...
Boa noite,Sr . Gilmar, me esclareça uma coisa: no apto entra um trifásico mais neutro, sendo q os neutros dos circuitos estão no barramento de neutro,a pergunta é: em dois neutros ou mais no cômodo ,em tomadas diferente é pra ter continuidade? E pq as tensões entre fase e neutro em uma da 127V e com outra fase da ± 100V ,obs: fase, fase 220V. Obrigado Professooooor
O teste entre estes neutros realmente dará continuidade, pois eles são ligados a mesma rede, ao mesmo center tap do transformador, ao mesmo fio, ao mesmo barramento, ou seja, não existem diferentes neutros, são derivações do mesmo terminal com o objetivo de reduzir o problema de sobretensão na instalação (bifasíca/trifásica), ou não funcionamento da intalação inteira em caso de rompimento do neutro. Ex.: O rompimento do neutro do circuito da cozinha não afetará o restante da instalação. Já a diferença de tensão provavelmente é um provável desbalanceamento nas correntes de carga nas fases. Ex.: Uma fase tem 127v mas possui sobre ela uma corrente de 15A, a outra fase tem 100v mas possui sobre ela uma corrente de 75A, O correto seria cada uma destas fases deste sistema bifásico terem uma corrente balaceada, iguais ou próximas, cada uma delas teria sobre si uma corrente de 45A. Fase L1 -> 45A Fase L2 -> 45A
Verdade isolação e boa,mas tensão acima de 440 volts nao se manuseia desta forma,ou seja por mais que o alicate tem uma boa isolação o risco de manusear tensão acima de 220 volts e muito perigoso,bacana sua observação.
Quando eu testei a corrente estava em torno de 47A a 49A. Poderia me tirar uma dúvida? Seria possível passar uma corrente de 100A por um cabo de 16mm com segurança? Isso resolveria todos os meus problemas com queda de disjuntores.
NÃO vc tem q dimensionar bemc teria q usar um cabo 35 ou 50mm com um disjuntor de 110A ou no cabo 50 um 130A mas ai vc tem q ir e dimensionar com o q tem mais próximo para proteger o circuito
Mas tem também que ver qual e a porcentagem da demanda para fazer o calculo,pergunta-se por exemplo o 100 amperes vai ser continuo e uma seria de fatores,mas o amigo ai do canal planeta earth ta dentro da realidade citada,os cálculos vai cair dentro que ele citou.
Ivo Felix tudo depende do seu estudo de carga,imagina sô eu posso criar vinte tomadas em um circuito de 2,5 para carregar celular correto.e quantas tomadas eu posso colocar no mesmo circuito usando um micro ondas de 15 amper,apenas uma tomada entendeu.
Parabéns senhor Loyola bom trabalho. Só houve um pequeno descuido, esqueceu de desligar o disjuntor antes de conectar o cabo. Estamos de olho e aprendendo. VALEU parabens pelo trabalho e dedicação.
O Tipo de Ligação Dessa Unidade Consumidora é Bifasico Com Neutro. O Disjuntor de Proteção Deveria Ser BIPOLAR. Colocaram UNIPOLAR. Agora Você Fez Correto. Saudações.
Por procedimento padrão a norma, você deveria desconectar do Medidor (relógio) para efetuar a manutenção.
Nunca se deve usar mangueira hidráulica para isolar.
Aproveitando a norma, deveria ser recusado a manutenção em uma situação como a apresentada, orientar o cliente do que deve ser feito e notificar a concessionária.
O profissional é totalmente responsável pelo segurança do trabalho, independente do que o cliente queira!
você e eletricista vai pedir uma provisoria para trocar dois disjuntores,porque quem pode mexer no relógio medidor e a companhia,e ai vai deslocar todo este povo para trocar o disjuntor,você entendeu o ponto de vista ,esta mangueira ai guerreiro isola mais do que muita fita isolante por ai.quanto você acha que consegue de din din para trocar um disjuntor deste ai na vila.a vida e louca meu caro amigo.abraços.
@@GilmarLoyola Gilmar. Eu entendo seu ponto. Mas nada pode superar a norma. Isso significa um trabalho limpo para uma próxima manutenção.
Profissional habilitado no CFT OU Crea, pode desconectar o ramal de saída do medidor.
Aqui na minha região a concessionária não troca djuntor do padrão.
@@GilmarLoyola muito boa resposta, esse com certeza deve ficar sentado o dia todo lendo norma e perdendo money, na rua a história muda meu truta..
Será que esse cara é assim certinho no dia-a-dia? Kkkk duvido, deve ser engenheiro elétrico, só olha e escreve.
Parabéns Gilmar Loyola, pelo serviço que você executou, isto faz a diferencia, esse macarrão que você colocou no cabo elétrico foi genial, é bom saber que um simples gesto salva quem está fazendo o serviço, fica com Deus meu professor.
100% raiz a nutelada fica de mimimi
A 4 anos
Oi muito bom a troca dos disjuntores ficou bem melhor a troca eu gostei desse disjuntor duplo com uma chave só os fios são de cobre e são muito bons eles são bem grossos
Coisas que duraram ne irmão. Abraço
Troquei o disjuntor geral do meu padrão de entrada, com muita atenção, cuidado, e cautela, usei todas as ferramentas com isolação, luva de vaqueta, bota isolada, e mais uma camada extra, um pedaço de pneu sobre o chão onde fiquei de pé calçado com a bota por cima do pneu.
Fiquei 100% no mesmo potencial.
Olha aí fez com segurança é o principal item pra mexer com eléctrica.
Muito obrigado brother.. esse video ajudou muito.. a dica da mangueira pra isolar salvou .. vlw👍
Serio que bom fiquei contente amigo.
Melhor video ate agora, simples e conciso.
OPA legal ter gostado do vídeo irmão
Parabéns pelo seu profissionalismo
Legal forte abraço meu irmão.
Amigo, você falou de segurança, mas estava usando uma luva só e não sei se era isolante, o perigo é o curto circuito estourar em sua cara e não desarmar o TR lá na rua, outra você energizou o disjuntor novamente antes de colocar a saída nos bornes do disjuntor deixando energizado e se colocando novamente em perigo.
É o famoso Gambiarra! Kkkkkkkkkkkkkkk
A 5 anos pensa que é fácil ganhar um dinheiro neste trampo. Senão tiver jogo de sintura nem o acem Você leva
Parabéns sou eletricista no dia a dia pegamos muito serviço desse jeito Gilmar ... Serviço de eletricista não é fácil..
Olha a 4 anos
Muito Bom.
Gilmar gosto muito de seus vídeos porque voçê usa uma forma muito simples de ensinar.
Meus parabéns amigo!
Olha coloca bastante vídeos ai porque assinei o canal e estou buscando videos de elétrica e pretendo fazer um curso aqui em BH de elétrica. Estou apaixonado com essa nova profissão que pretendo começar.
Pretende sim, já matricula ,se tem o dom,o negócio e meter as caras e ganhar um dim dim torço por voçe.
QUEM SABE FAZ AO VIVO ,GRANDE GILMAR,ABRAÇO
Bacana mineiro,sapeca vídeo ai para a moçada que são muito bons.
Sou hobista e admirador da elétrica, não trabalho no ramo, tudo que eu aprendir foi pra fazer a elétrica da minha casa.
Sim legal. Tem muita coisa que necessariamente Você não precisa atuar na área mas o fato de gostar já resolve muitas coisas.
@@GilmarLoyola desde mais novo eu sempre soube instalar uma tomada, interruptor, mas sou muito curioso, tomei gosto pela a elétrica e acabei me aprimorando, aperfeiçoando, assistindo vídeos no UA-cam e adquirindo muitos conhecimentos e experiência, inclusive fiz um curso de elétrica residencial com NBR-5410, acabei ficando fascinado por elétrica 💡
Gilmar gostei da sua tranquilidade para conduzir a explicação más houve sobra do fio desencapado no disjuntor , isso também é um grande risco , abraços sucesso pra voce
A 7 anos
Pow amigo valeu pela dica eu não sabia que fechando curto no medidor afetava o transformador da rua valeu msm👍👍
Na verdade não amigo foi um equivoco oque ele comentou, os elos da chave do TR são como nosso disjuntor, porém precisam de um curto maior para desarmarem. O risco maior é formar um arco elétrico em nosso rosto, por isso usem todos os EPIs necessários para a atividade.
A 6 anos
Gilmar ótimo video.
A 3 anos para comentário
ah esqueci rrss .
mas...eu acharia melhor já ligar embaixo primeiro , pelo menos depois era só os dois fases de cima .eu acho melhor .
A 7 anos
Tem eletricista que solta a fases do medidor - se a tampa dos parafusos estiver aberta, senão vai ter que romper o lacre. -Mas deveriam rever isso e mudar a norma para obrigar a ter um disjuntor de Linha na entrada e outro disjuntor de Carga na saída; mais DPS. Aumentaria muito a segurança.
Também concordo os novos padrões de 1 medidor continua assim. Precisaria de um geral como disse.
oi obrigado seu vídeo me ajudou muito fiz uma troca com segurança
Amem,que bom que trouxe proveito.
Luvas de raspa, calçado inadequado, camisa de manga curta e inapropriada, ferramenta sem isolação, disjuntor NEMA, falta de terminais pois são cabos flexíveis, enfim, cuidado, pois a eletricidade mata.
Disjuntor nema como se ele não fosse mais usado.
É Sr. Gilmar, o fator segurança passou longe desta sua apresentação e o pior, induzir as pessoas a cometer a esses erros e ter consequências desagraveis.
A 5 anos atrás.
Em alguns estados este camarada estaria trabalhando com circuito 380v! Da BUTINA nem vou comentar! Qualquer eletricista responsavel percebeu o risco que ele correu, e o pior, induziu terceiros a correr
A 4 anos
Gilmar parabéns muito bom o video como sempre! sou seu fã, porque voce é humilde e ao mesmo tempo muito experiente, e ensina muito bem nos seus videos!!! parabéns mesmo!, seguinte, sempre tive receio em descascar a ponta da fase viva, pormais que eu use bota de borracha e luva, sempre penso q vai dar pipoco no alicate na minha mão quando eu cortar a ponta e descascar a fase viva, já troquei diversos disjuntores de geral, ainda não vi nenhum que precisasse descascar novamente como voce fez, mas sei q uma hora vai aparecer uma situação dessa ae do video que a ponta ta ferrada e precisa descascar, ae pergunto, existe algum macete para evitar totalmente o risco de tomar o tranco na mão na hora de descascar com alicate a fase viva??... sobre os espaguetes de borracha eu tambem tenho aqui e faço isso quando tiro as fases, muito bom mesmo!
sim tem coisa se você ficar alisando não vai sair de maneira nenhuma esta e que e a verdade um abraço amigo,mas segurança sempre.
Ola amigo na saída desse djuntor sai uns 6 fios um egrosso e outros finos os finos não vão ficar solto não pode emendar em um só fio abraço
os fios finos foi feito em separado do borne do disjuntor,e ai vai ser mudado o padrão.
Gilmar muito bom essa dica! Eu já faço isso sempre do esqueminha do espaguete na fase viva! Mas minha dúvida é, pra mexer na conexão do neutro eu tbm desligo o geral, certo! E não tem perigo de dar qualquer fuga pra curto circuito da externa pelo neutro neh?!
Boa ideia muitas das vezes você tem que valer destes artifícios. Um abraço
Gilmar , bom dia - mostra um aterramento mais simples . se for possivel - p/ chuveiro e ,aq. lavar
sim assim que possível faremos mais video a um forte abraço amigo.
Muito bom professor, a dificuldade que vi foi desemcapar fio energizado vindo da rede!😱
Sim tem situações que acaba de ter que fazer com os fios com energia mas com cuidado acaba realizando.
@@GilmarLoyola em uma oportunidade poderá fazer um vídeo? Obrigado!
parabens primeiro canal voltado pra eletrica que os videos sao bem praticos.
sim verdade a ideia e mostrar as situações adversas da função de a eletricista.
Oba irmao poderia mim ajudar ah ernegia da rua vem na parte de baixo ae do dijuntor ou emcima???
Pra efeito de organização a eletricidade sempre Vai entrar por cima.mas funcionabolidade do disjuntor vai ser a mesma. Um abraço
Muito bom vídeo!
Porém não teria sido melhor substituir o disjuntor nema pelo din?
Show de bola!
Verdade convenci o pessoal para colocar dois medidores,e já existia o nema comprado.valeu gente boa.
Gilmar Loyola Eu que agradeço!
Uma dúvida...Gostaria de trocar os disjuntores NEMA por DIN à medida que se desgastem, mas um não encaixa no lugar do outro....Algum macete ? Obrigado e Parabéns pelos vídeos !
Parabéns muito bom
Legal ter gostado
Gostei !!!
A 3 anos
muito bom! otimo proficional... vai ai o meu like
Bacana ter gostado do video amigo.
Eu já tiro uma fase e já coloco no dijuntor novo para não correr riscos e cobro uma taxa extra já que o correto e desligar o sistema
falou tudo amigo.
Professor,
Eu colocaria conectores nas extremidades dos cabos para a ligação ficar mais precisa e segura.
Legal e fica um trampo bem mais acabado,um forte abraço
A ideia da mangueira foi muito boa.
Estou prestes a trocar o meu tbm, e tbm não tem disjuntor antes, terei que trocar energizado.
Não daria tbm pra desconectar dos bornes que sai do medidor e depois plugar novamente como estava?
Então da ate que sim,só que voçe estaria fazendo uma função que nao e sua,ai já viu se pode acontecer qualquer coisa pode trazer problemas para voçe e seu cliente,todo cuidado e pouco para nao gerar estress para o cliente entendeu,um abraço.
Professor sumiu faça + videos suas aulas e ótima
A três anos abraço irmão
O correto seria a instalação de um disjuntor dim bipolar .
Muitos comentaram que vc fez errado que teria que refazer pois o fundo da caixa é de madeira e blablabla,o cliente as vezes só quer substituir o disjuntor e não gastar dinheiro com troca de padrão completo conforme norma técnica vigente.
Vc fez um bom trabalho ,tendo em vista que não havia carga .
Verdade o homem é filho das circunstâncias que se acha.a 3 anos
a cara troquei um djuntor hj eu so ranquei o cabo q estava no djuntor quebrado e ja encaxei no outro djuntor novo e apertei o cabo 2 minuto tava trocado so q eu fiz sem ferramentas a propiada para este tipo de serviço por isso eu nao caprichei nos cabos mais ta funcionando de boa nao sei ate qd kk
Ja instalou agora já era,já deu certo no positivo.
Cadê os terminal amigo
Cabo rígido a 4 anos
quando vc fecha curto , o cliente tanto ver como mal profissional como vincula possíveis futuros defeitos ao curto que vc fechou!
Sim perfeito é um péssimo negócio.
Você cortou com alicates o fio energizado?
Sim neste caso a caixa não tem disjuntor geral. Tem que tomar cuidado usar luva e os epi certinho.
Parabéns pelo vídeo, essa luva protege de alguma coisa?
Sim estas tensões menores.mas o risco é um curto a protecção também no olho um abraço.
Vc sabe muito, parabéns
4 anos
Boa noite professor Gosto muito dos seus vídeos estou esperando Se eu me responder eu falei que eu moro numa casa Tombada não tem fio terra lá também não pode colocar eu vi que tem 8 m de fio dentro da parede eles levantar as paredes e botar um arame dentro da parede mas é muito grande está lá no chuveiro eu fiquei com medo de ligar o fio terra mas vou ligar na cozinha minha churrasqueira tava dando choque e eu peguei o fio enviei também na parede e botei no buraquinho do meio da tomada pelo menos não estou levando choque e tá certo por favor me responda parabéns pelo seus vídeos assisti todos os dias
não pode fazer isto não,fio terra tem que esta conectado au solo,a regra e clara antes não te,lo do que te,lo mau feito,ve se consegue fazer manutenção na churrasqueira pra tirar o choque e o certo e tentar providenciar o aterramento,um abraço o senhor e contigo.
gostei muito da ideia eu já usei com mangueira de chuveiro.
Verdade tem que improvisar para trampar legal.
Nossa esses bolos de remendo de fio neutro aí tá critico em 0:29
Verdade a 4 anos
Na verdade tem que ser feito com barramentos com bornes, mas do jeito que está aí não tem problema nenhum, antigamente as residências era feita dessa forma, a estética fica ruim, mas fica funcional, claro eu não faria essas derivações desse jeito aí nunca!
Não sei se eu estou enganado, mais Cabo de 10mm tem capacidade para 57amperes ,disjuntor de 60 não ira proteger em caso de sobrecarga do circuito . Eu usaria um disjuntor de 50Amperes
Você nao esta enganado,mas um bom cabo como este ai ta tranquilho,numa residencia tirou as grandezas dos chuveiros dificilmente teremos sobrecarga no circuito principal,e curto circuito dificilmente deixara de cair.
Gilmar Loyola tem sempre que prever o aumento da demanda , independente se vai ocorrer ou não..
Existem vários erros ai um deles você nao sabe a real impedância da mangueira que usou para isolar as fases outra a caixa ainda e com fundo em madeira e essa instalação deve ser refeita novamente ou seja tudo errado esse tipo de vídeo induz ao erro e ate um acidente fatal e disjuntor nema segundo a nbr esta proibido no Brasil
Esta proibido no Brasil a 5 anos
Gilmar boa tarde td bem preciso de uma explicação sobre ligação automático de bomba como ligar ? valeu obrigado
Ligação com boias se refere?
Sim Gilmar boa noite
KKKKKKK, COMO QUE FAZ NA PAZ COM ESSA MUSICA DE FUNDO KKKKKK, VALEU BOAS DICA
pose depois que fui analisar a bagaça e feia irmão.
Muito obrigado ! Vi esse vídeo várias vezes
e consegui trocar meu disjuntor com as fazes
ligadas, porém com total segurança
A 6 anos
seus vídeos são otimo... parabéns!! se tivesse um auxiliar para filmar ficaria melhor AindA. mais parabéns novamente
Que bom que gostou,verdade tem vídeo que seria melhor alguém filmar,quem sabe pra frente.
Cadê os terminais
Estes cabos são semi rígido aceita bem neste borne. Mas bem observado.
Estes cabos são semi rígido aceita bem neste borne. Mas bem observado.
Qual e desses cabos dois meio com dijuntor de 60 amp ,doidera em
sim encontra esta situação muito por ai a situação e tentar eliminar na medida do possível.
É cada gambiarra, vc é um heroi alem de ser raiz
2 anos fez este comentário. Muita luz
sr gilmar parabens por mais um video! sempre achei q dijuntor antes do relogio medidor fosse proibido pelas concessionarias para coibir possiveus gatos... tanto eh q uma vez o vidro da cx de onde o relogio fica se soltou e rapidinho fui notificado para fazer o reparo
Verdade,como os fundos delas são de madeira o cupim faz a festa,diferente das caixas atuais,e o disjuntor para manutenção faz muita falta,valeu pela participação.
valeu amigo a cada dia aprendo mas
Bacana ter gostado do vídeo amigo.
aqui perto de casa deu um curto-circuito no medidor de uma padaria antes do disjuntor a o fusivel do trafo não abriu
o cabo evaporou
A coisa e braba mesmo pór isto a necessidade de se precave um abraço.
o trafo que ta no poste na rua e um da weg 150kva 220v/380
peso 599KG impedancia 4.47
@@marcelo33140 O trafo é para rua toda? Acontece isso mesmo, pois a bitola do cabo da rua é muito maior que a do cabo da padaria, e o elo fusível do trafo só atua quando chega na corrente de curto circuito dele...
@@LeonardoMaldonado e pra ligar um conjunto inteiro com 9 quarteirão
alguns pode diser que ta pouco, mais isso vai depender do consumo do conjunto
to certo?
@@marcelo33140 Depende da demanda de cada casa e de cada estabelecimento somados, para descobrir essa demanda é usado um gráfico de curva de carga e formulas especificas, mas em resumo cada residência tem uma demanda de 1200VA (Mas cuidado que esses 1200VA são para o trafo, e não para dimensionar os cabos de entrada do ramal ou para o disjuntor, dificilmente todas as casas vão debitar mais de 1200VA da rede ao mesmo tempo...). Levando em conta esses cálculos é possível descobrir a potencia do trafo, e por consequência do elo fusível e dos cabos alimentadores, que devem ser de alumínio com 180mm² ou até 300m², e ainda tem o fator de instalação, como eles estão expostos em linha área, eles tem maior capacidade de condução do que um cabo em eletroduto... Ou seja deve passar fácil uns 650 Amperes por eles ou mais... Que não é nada perto do ramal da padaria que deve ter uns 100 Amperes... Por isso o cabo evaporou...
ola eu queria saber seu o foi neutro q vem do poste pode pega fogo o daqui de casa esta tipo super aquecendo quando liga muita luzes micro-ondas aparecer uma bolinha laranja laranja na emenda do neutro ele pode derete e pega fogo?
O cabo neutro ta sujeito as mesmas anomalias que a fase de energia,seu caso merece um profissional no local para lhe orientar,ou então pedir para a companhia trocar o ramal.
Caro Gilmar, gostaria de saber se tem algum vídeo explicando como trocar uma "chave faca" em um QDC ANTIGO ou um Padrão de Luz antigo? Não sabia que o NEUTRA também passava pela chave e minha experiencia não foi muito boa..rsrsrs Se não tém, fica a sugestão. Seus vídeos são ótimos!! um abraço.
Neste caso seu eu substituiria por disjuntor,estas chaves estão fora de norma,nao tenho no canal mas uma otina sujestao para videos.
Valeu amigão....Um abração!!!
Bão 👏👏
Legal ter gostado
Na minha região aqui no RN também não tem DJ antes do relógio muito arriscado.
A 6 anos
Já fechei no fio que entra pra o medidor derreteu o alicate
coisa braba deruba mesmo.
Grato
Legal ter gostado do vídeo amigo
A ponta dos cabos estam toda desreguladas, posso cortar com alicate comum, mesmo os cabos sendo energizados?
E se o disjuntor é de 30 e é ele que está desarmando, posso colocar um de 40?
pode mas isto só deve ser feito se a pessoa esta qualificada para mexer com circuitos energizados fora disso não dever.pra trocar um disjuntor por uma amperagem maior tem que ver a qualificação da carga pra mais ou pra menos e o cabo que esta usando.
Boa mandou bem
Abraço a 5 anos
Boa noite Gilmar
Me tire uma dúvida
Eu moro em uma kitinete e rapaz que é responsável pela a área elétrica, fez um negócio que eu estou meio desconfiado, ele pegou um fio e ligou em um disjuntor de um relógio e puxou pra outro disjuntor de outro relógio, gostaria de saber se isso é um gato, se é roubo de energia?
Desde já agradeço.
Então analisando se saiu do seu medidor pode esta ocorrendo isto,desliga o seu disjuntor pra ver se desliga a onde você esta suspeitando.
Simples é prático
A 6 anos
ontem passei um sufoco !minha instalação elétrica está em curto. soltei fios mas não apareceu...
Vamos achar este defeito ai nao da mole nao um abraço.
Olá Gilmar. Gostaria de saber se é possível o parafuso espanar por muito aperto e como agir se ocorrer o espanamento do mesmo
Ola Gilmar,sim e mal apertado também porque quando colocar carga no disjuntor ele vai afrouxar.
procedimento de seguranca essa chave nao poderia ser utilizada nesse servico
A 4 anos
verdade, um pipoco queima o filme!
E pode perder o cliente.
pergunta?? eu posso ligar direto os fios sem os dijuntores ?
Nao procede ai fica sem proteção o circuito principal Cesar carvalho.
muito bom mano.
na minha instalação eu usei terminais tubulares.
você acha bom esses terminais?
Muito bons,evita o espalhamento dos fios dos cabos uma ótima ajuda.
Esse alicate que bc usa tem insolação de 1000v
A 7 anos
A luva de couro protege contra choque??
Estes valores de tensão ai aparentado sim,mas deve fazer uso da apropriada epi,para maior mobilidade.
Alguém sabe me responder, tenho umas luvas de raspa vaqueta, elas me isolariam para fazer algum serviço com rede energizada?
ate isola nestas voltagens comuns o que acontece e que voçe fica sem mobilidade para trabalhar e vai acontecer e mais acidente.
Gilmar Loyola entendi, muito obrigado por tirar minha dúvida, grato.
Não amigo,a única luva que você deve usar em circuíto energizado é a luva isolante ( existe luva isolante adequada para cada tipo de classe de tensão).
Edivaldo Sousa Costa depois de alguns testes pude entender que as luvas de vaqueta não são isolantes.. Mas protegem contra cortes pois se danificarmos a luva de borracha para circuitos energizados ela perde a sua capacidade de isolação, mas fico agradecido por tirar minha dúvida.
Seria muito mais prático desconectar o fio de alimentação que está conectado ao borne de saída do medidor!! Assim se evitaria perder tempo fazendo esses ''isolantes'' de pedaço de mangueira e se trabalharia de forma correta pois esse ''isolante de mangueira poderá se desprender ocasionando acidente grave e até fatal....É bom que vc reveja seus conceitos do que é segurança antes que o pior aconteça...
A 3 anos
60A DEVERIA SER um de 50 pra cabo 10mm
Verdade bem respondido para o amigo,cabo 16 mm ate 80 amper proteçao 70.isto cabo tem que de primeiro cabo com bitola real.
Gilmar Loyola pela tabela o cabo 10mm suporta 50A e o 16mm 68A
Gilmar Loyola mas seus videos são otimos continue nos ensinando
curti sua dica valeu
Que bom que trouxe proveito.
Rapaz! Os disjuntores da minha chácara pifaram, portanto este vídeo vai me ajudar e muito! Obrigado!
arrumou ?
A 6 anos
vc falou q a luva era boa mas nem amostrou é sinal q não era né
A 3 anos
Boa noite,Sr . Gilmar, me esclareça uma coisa: no apto entra um trifásico mais neutro, sendo q os neutros dos circuitos estão no barramento de neutro,a pergunta é: em dois neutros ou mais no cômodo ,em tomadas diferente é pra ter continuidade? E pq as tensões entre fase e neutro em uma da 127V e com outra fase da ± 100V ,obs: fase, fase 220V. Obrigado Professooooor
Muito diferente entre as fases,diferença de 27 volts,precisava de fato ver no local,para te dar uma resposta.
O teste entre estes neutros realmente dará continuidade, pois eles são ligados a mesma rede, ao mesmo center tap do transformador, ao mesmo fio, ao mesmo barramento, ou seja, não existem diferentes neutros, são derivações do mesmo terminal com o objetivo de reduzir o problema de sobretensão na instalação (bifasíca/trifásica), ou não funcionamento da intalação inteira em caso de rompimento do neutro.
Ex.: O rompimento do neutro do circuito da cozinha não afetará o restante da instalação.
Já a diferença de tensão provavelmente é um provável desbalanceamento nas correntes de carga nas fases.
Ex.: Uma fase tem 127v mas possui sobre ela uma corrente de 15A, a outra fase tem 100v mas possui sobre ela uma corrente de 75A,
O correto seria cada uma destas fases deste sistema bifásico terem uma corrente balaceada, iguais ou próximas, cada uma delas teria sobre si uma corrente de 45A.
Fase L1 -> 45A
Fase L2 -> 45A
Muito Bom Parabéns Pela Sua Vídeo Aula com simplicidade e profissionalismo de Verdade valeu !!!
Obrigado amigo por ter trazido proveito o video.
Boa dica,só uma pergunta esse seu alicate é isolado 1000 V?
Verdade isolação e boa,mas tensão acima de 440 volts nao se manuseia desta forma,ou seja por mais que o alicate tem uma boa isolação o risco de manusear tensão acima de 220 volts e muito perigoso,bacana sua observação.
Esses fios vermelho na saida do disjuntor esta errado tem que por outro disjuntor para ele
A 5 anos
Pode disjuntor de 60A em cabo de 10mm? eu uso um de 50A e ainda percebo que o cabo fica meio morno em horas de pico de energia.
Hora de pico e o que ta usando nesta hora?,as vezes nem o cabo e e sim o disjuntor que esta debilitado.
Quando eu testei a corrente estava em torno de 47A a 49A. Poderia me tirar uma dúvida? Seria possível passar uma corrente de 100A por um cabo de 16mm com segurança? Isso resolveria todos os meus problemas com queda de disjuntores.
NÃO vc tem q dimensionar bemc teria q usar um cabo 35 ou 50mm com um disjuntor de 110A ou no cabo 50 um 130A mas ai vc tem q ir e dimensionar com o q tem mais próximo para proteger o circuito
Mas tem também que ver qual e a porcentagem da demanda para fazer o calculo,pergunta-se por exemplo o 100 amperes vai ser continuo e uma seria de fatores,mas o amigo ai do canal planeta earth ta dentro da realidade citada,os cálculos vai cair dentro que ele citou.
Gilmar Loyola boa dica professor
olá amigo Gilmar um padrão trifásico quanto Qds pode cer estalador
Ivo Felix tudo depende do seu estudo de carga,imagina sô eu posso criar vinte tomadas em um circuito de 2,5 para carregar celular correto.e quantas tomadas eu posso colocar no mesmo circuito usando um micro ondas de 15 amper,apenas uma tomada entendeu.
É um pouco Gilmar acho que si isso quer dizer que um padrão posso uns 5 ou mais Qdc certo
Trocar o disjuntor velho por um novo, faz a mesma coisa né.
Perfeitamente sendo que a mesma potência abraço irmão
muito bom
obrigado
Que bom que gostou gente boa.
Parabéns senhor Loyola bom trabalho.
Só houve um pequeno descuido, esqueceu de desligar o disjuntor antes de conectar o cabo.
Estamos de olho e aprendendo. VALEU parabens pelo trabalho e dedicação.
Abraço a 3 anos
Isso aí está uma verdadeira gambiarra
A 5 anos
show parabens
A 6 anos
Legal
Bacana ter gostado
Você não identificou os cabos 😨😨
sim não precisa apenas dois um abraço.
pq nao botou um disjuntor din em vez desse nema.
O cliente tinha comprado o nema,mas nao vejo problema algum em usa-lo.
muito bom uma tática boa
Legal ter gostado amigo.
O Tipo de Ligação Dessa Unidade Consumidora é Bifasico Com Neutro. O Disjuntor de Proteção Deveria Ser BIPOLAR. Colocaram UNIPOLAR. Agora Você Fez Correto. Saudações.
A 4 anos
Desculpe a minha franqueza esta tudo errado...
A 4 anos franqueza é o que vale
Sem comentarios
A 4 anos