Alexandre quero colocar traste de aço inox na mi ha fender strato tbm...a marca jescar é top? e a medida ideal qual seria ? e seria bom tbm trocar de raio ou não precisa...vlww
Eu também tenho uma strato e o raio da escala me incomoda bastante, principalmente aquele problema que vc mostrou da corda pular p fora da escala. Tinha pensado em realizar essa mudança no raio da escala, mas estava receioso de que prejudicasse de alguma forma o instrumento, mas depois de ver o seu vídeo tive a certeza em fazer essa alteração. Parabéns pelo seu trabalho!!!
Gostei muito de como você restaura os violões, sua filosofia segue a mesma filosofia que adoto nas restauraçoes que faço, sou do Ceará e trabalho nas horas vagas restaurando instrumentos de corda. Parabéns pelos vídeos são muito bem explicados e elaborados.
Levei minha guitarra para um luthier para instalar trastes de inox. Ele não ratificou o raio e nem alterou o raios do traste. Resultado: tá tudo desnivelado, tanto o próprio raio do braço da guitarra quanto os trastes ficaram descompassados. Não há luthier na minha região e gostaria de saber se tem como nivelar trastes de inox. Ele colou os trastes, inclusive tem resíduos de cola no braço. Quando todo sinto que a guitarra trastes muito, com a distorção fica bem mais evidente. Pode me dar uma dica?
Parabéns pelo profissionalismo... bem didático. Uma sugestão para os próximos vídeos seus poderia sobre as ferramentas usadas para trabalhar com os trastes de inox e onde encontrá-las... devido a dureza do inox estou tendo bastante problemas com relação as limas de qualidade. Obrigado meu irmão
Comentário em Amigo tenho uma fender highwone vou colocar esse traste inox médio.. minha guitarra o traste era jumbo 6100..meu amigo luthier me indicou mudar o raio da guita para 12...o raio dela era 9.5...o que de diferente vai fica na minha guita,tanto para o traste,quanto para o raio da minha guitarra por favor me ajude
bom dia, sou aspirante a luthier e devo dizer que aprendo muito ouvindo voce. parabens pelo seu excelentissimo trabalho e que voce continue assim!! que a força esteja com voce alexandre.
Ola Alexandre parabens pelo seu trabalho e precisao nas maos , gostaria de saber se a diferença e brutal no traste de inox ou muda um pouco e se na durabilidade tera mais resultado , sou de sp , vc teria representante ou filial de sua oficina ?
Ola amigo, obrigado pelas palavras!!! Faz diferença sim, tanto na tocabilidade quanto no timbre, é difícil descrever essas diferenças, o que posso dizer é que os bend's ficam bem mais "leves" de executar e os médio e agudos ficam mais evidentes. Não tenho filial, mas quem sabe um dia.... forte abraço!
OK OBRIGADO POR RESPONDER ,A PROPOSITO SE FALOU QUE OS MEDIOS E OS AGUDOS FICAM EVIDENTES ENTAO EM SE TRATANDO DE STRATO VAI BRILHAR MAIS , VOCE FAZ ESCALOPE NA ESCALA ?
Ola Jamisson, depende de muitos fatores (calibre de cordas, tipo de traste, afinação, modelo do instrumento, tipo de ferragens, pegada do músico e por ai vai...)
boa Alexandre, excelente trabalho! é possível fazer a troca de trastes apenas com o braço? a precisão é a mesma? levando em consideração que uso corda baixa?
Alexandre Cesar Luthier se é possível fazer a instalação dos trastes sem que o braço esteja acoplado no corpo da guitarra... eu te entregaria somente o braço
Olá amigo, parabéns pelo trabalho perfeito que faz!!! Gostaria de saber quais lixas vc usa pra fazer esse nivelamento da escala de modo que a mesma não fique riscada...obrigado..
Boa noite Alexandre, otimo serviço. Tenho uma duvida, estou com um violao com cerca de 7 trastes desnivelados. e possuo 2 blocos, 1 reto e outro da mesma polegada do braço. sao da music tools. qual dos 2 voce acha que daria um resultado melhor?
esse inox aí é osso pra dar acabamento, kkk. O som ficou com um estralado bunito. Dizem as lendas que a Fender Japonesa é melhor do que a Americana, os americanos pegaram ar com a fama e encerraram a fabrica de dos nipônicos.
Cara, você manda muito! Precisamos de mais profissionais como você! Uma perguninha: Você recomendaria/recomenda algum traste em específico -em relação ao material- que desgate menos? Os trastes da minha parecem de manteiga ;-;
Lucas e Alexandre, sem querer me intrometer pois a pergunta não foi direcionada a mim, mas com o intuito de agregar informação, uma boa opção também são os trastes EVO Gold da Jescar, feitos com uma liga antialérgica e com uma dureza intermediária em relação aos trastes de inox e alpaca. então eles dão mais trabalho que os trastes comuns, mas dão menos trabalho que os trastes inox e desgatam menos as ferramentas (que o inox). Eu coloquei (um luthier na verdade) numa guitarra minha e achei fantásticos, lisos, lisos. Bends e vibratos ficam fáceis demais. Eles também são virtualmente indestrutíveis. Abç.
Alexandre, quero tracar os trastes do meu contrabaixo, qual traste vc recomenda, "Jumbo médio ou jumbao enox ou nao"? tenho uma pegada um pouco pesado, tbm pensei em retificar mais devido os trastes que vinheram nele de fabrica, eu achar um pouco baixo pode não ficar legal, modelo do baixo "musicman série OLP"
Alexandre, será que o problema da mizinha escapar também não era pelo fato do nut ter sido cortado errado? É claro que um traste lixado demais nos cantos contribui para isso, mas, ao que me pareceu daqui, a mizinha estava mais abaixo do que deveria.
Alexandre, tudo beleza?! Parabéns pelo canal, e por ajudar várias pessoas que não tem acesso a um bom luthier.... Cara, aqui na minha cidade não tem luthier, então temos que nos virar para reparar nossos instrumentos.... Tenho um epiphone les paul, e quero muito trocar os trastes dela e alterar o raio da escala, acho ela muita abaulada... Vc poderia me dizer onde eu acho essa lixa para alterar o raio da escala para comprar? Desde já agradeço a atenção prestada.... Valeu.... abraço
Olha eu aqui de novo >..> Então Alexandre, eu tenho um violão Fender CD60SCE BK e passo muito tempo tocando ele e percebi que os trastes dele além de estar com ondulações (principalmente onde ficam as cordas G, B e Ezinha) que deixam o som dele muito estranho, é uma espécie de trastejo, sei lá o que :p outros estão soltando na ponta fazendo com que minha mizinha fique enroscada nele kkk . O que eu almejo é substituir esses trastes, qual você me recomenda colocar para obter um bom resultado e durabilidade? Ah, ele possui uma escala meio curvada assim como essa strato, mas não pretendo modificar o raio da escala.
4:08 nesse caso o luthier que trocou os trastes deveria ter feito uma quina menos comprida (em sentido vertical pro centro do braço seguindo a direção do traste) ou com menor ângulo? Ou as duas coisas? Alias, pensando melhor, quanto menor for o angulo de arredondamento do canto do traste, maior ele fica (em direção ao centro do braço onde ficam as cordas G e D) To assistindo todos seus vídeos e ja me inscrevi. Muito bom 8:33 tem alguma outra alternativa d ferramenta alem dessas da Music Tools que tenha a mesma qualidade ou parecida? Eu dei uma olhada no catálogo deles e achei algumas bem caras. 10:36 esse espaço entre o limite do "pézinho" do traste e o fundo do slot da escala não foi por ter afundado muito com o serrote de 0,6mm? Ou isso sempre acontece? 12:50 pode acontecer de ao lixar o excesso do pó da escala lixada nas laterais, acabar tirando o verniz do braço? 13:50 esse Fabio Marques manja no finger style. Qual a música tocada? me lembrou Estas Tone.
Vídeo muito bom. Não sei como pode alguém ter clicado em "não gostei". Só tome cuidado para não passar dicas demais, pois vais criar concorrentes... rs
Amigo, tenho uma Fender Richie Blackmore, com esses raios mais antigos da Fender, porém, ela é escalopada (de fabrica) é possível trocar o raio mesmo assim?
Estou para fazer o lixamento de escala numa guitarra Jackson com marcação dente de tubarão, o lixamento vai tirar o brilho do madre pérola? Tem alguma técnica para polir os marcadores? Desde já agradeço.
eita moral em Alexandre a primeira guitarra que tocou num foi nem uma jenifer ,foi logo de Fender heeheeheh ta podendo,brincadeira irmao parabens pelo canal e pelo os belos trabalhos to viciado em seus videos.
Essa dica do pó de madeira foi incrivel! Misturei o pó com cola branca para madeira em vez de super bonder, foi perfeito para o acabamento. Eu havia retirado os cantos do tang com a dremel, para nao ter q limar as laterais depois de instalado e arriscar danificar o verniz nas laterais do braço, então fiquei com pequenos espaços para preencher com a cola+pó de madeira. Valeu pelas dicas!!!
Alexandre, vc recomendaria colocar trastes maiores (extra jumbo) até a 12 casa e trastes menores (jumbo ou médio jumbo) da 13 casa até o final? independente do modelo de guitarra?
Me tira uma dúvida, Eu gostaria de fazer o contrário, tenho uma escala Com um raio grande, e quero deixá-la com 9,5`, tem algum problema? A escala vai ficar mais fina nas extremidades, mas isso gera algum problema???
Mestre! vc disse em outro vídeo que quando se faz o lixamento dos trastes para retifica não tem como observar o raio de curvatura do traste....Então vc aconselha a trocar os trastes ao invés de fazer a retifica? acho interessante, assim não teria problema de curvatura e nem de arredondamento do traste
Alexandre, tenho uma fender MIJ também e me incomoda o fato de não conseguir abaixar a ação das cordas pelo fato da escala ser 9.5. Posso retificar somente os trastes com uma escala maior, por exemplo 16 (se os trastes permitirem esse rebaixo maior no meio)? Ou realmente é necessário alterar a escala? Abraços
acredito eu que se tira o filete antes de tirar os trastes, e se recoloca apos instalar os novos trastes, como a mudança do raio de escala só modifica o meio da escala não da diferença de altura, daria se fosse para deixar a escala mais redonda,tipo se fosse passar de 13 para 9,5 por exemplo
Muito bom seu canal gostei muito gostaria de fazer uma pergunta. Eu fiz a regulagem do tensor do meu contra baixo e percebi que um lado da escala tava com ondulação mais oumeno no meio da escala ja o outro lado tava bem plano ai queria saber qual procedimento e feito para o concerto desta escala ? Vlw mano e sucesso no canal.
Cara minhas suspeitas estavam corretas.. O traste inox deixa o timbre muito "metálico" na guitarra, achei até que em strato isso ficou mais evidente. Alguém saberia me dizer se isso é verdade?
Boa noite amigo, eu gostaria muito de fazer esse serviço na minha guitarra Ibanez Gio, ja tenho os 24 trastes médio de aço da marca Jescar de inox ja cortado pelo fabricante pronto para a colocaçao. quanto vc cobraria pra fazer e onde posso ti encontrar? grato!
Melhor luthier do Brasil! Alexandre Cesar.
,show de bola
eu ja tive uma guitarra dessa fender japonesa anos 80, tenho saudade
Ótimo trabalho, uma pergunta.. fica mais confortável pra tocar, trastes bem curvados ou mais abertos?
Mano na boa... o seu canal e o do brunelli são mais detalhados... tá maluco... bom demais véi... tu é fera
Sensacional o serviço amigo, parabéns!! Tadinha da Fender foi chapada rsrsrs
Bom dia Alexandre. Tira uma dúvida, qual raio da escala que fica com as bem baixa nas casas mais agudas.?
Top grande luthie sucesso irmão canal muito construtivo e didático OBRIGADO
Ganhou um inscrito Alexandre....muito top ...
Alexandre quero colocar traste de aço inox na mi ha fender strato tbm...a marca jescar é top? e a medida ideal qual seria ? e seria bom tbm trocar de raio ou não precisa...vlww
Obrigado Rodrigo, seja bem vindo ao Canal!!!!
Para todas as perguntas que você me fez, eu terei que te dar a mesma resposta: "É questão de gosto pessoal"
voce esta no caminho certo da arte... prosiga e parabens. jm luthier.
Obrigado João
trocando o nut(com as furacoes mais juntas), nao resolveria o problema da mizinha escapando?
Uma pergunta, afinações baixas para sons mais pesados o ideal seria raio 20 ou alguma outra opção.
Eu também tenho uma strato e o raio da escala me incomoda bastante, principalmente aquele problema que vc mostrou da corda pular p fora da escala. Tinha pensado em realizar essa mudança no raio da escala, mas estava receioso de que prejudicasse de alguma forma o instrumento, mas depois de ver o seu vídeo tive a certeza em fazer essa alteração. Parabéns pelo seu trabalho!!!
Vlw Orlando!
dá pra fazer o processo inverso? pegar uma escala reta e deixar ela mais curvada um pouco?
Opa da sim! Só precisa do bloco de raiação que deseja raiar e se possível um guia pra não raiar errado!
Gostei muito de como você restaura os violões, sua filosofia segue a mesma filosofia que adoto nas restauraçoes que faço, sou do Ceará e trabalho nas horas vagas restaurando instrumentos de corda. Parabéns pelos vídeos são muito bem explicados e elaborados.
Levei minha guitarra para um luthier para instalar trastes de inox. Ele não ratificou o raio e nem alterou o raios do traste. Resultado: tá tudo desnivelado, tanto o próprio raio do braço da guitarra quanto os trastes ficaram descompassados. Não há luthier na minha região e gostaria de saber se tem como nivelar trastes de inox. Ele colou os trastes, inclusive tem resíduos de cola no braço. Quando todo sinto que a guitarra trastes muito, com a distorção fica bem mais evidente. Pode me dar uma dica?
muito show seu trabalho só esses dias já tirei duas dúvidas em seus vídeos, abcao Deus te abençoe....
Vlw amigo!!!
Parabéns Alexandre! Serviço feito com perfeição! Dicas que valem ouro!
Parabéns pelo profissionalismo... bem didático. Uma sugestão para os próximos vídeos seus poderia sobre as ferramentas usadas para trabalhar com os trastes de inox e onde encontrá-las... devido a dureza do inox estou tendo bastante problemas com relação as limas de qualidade. Obrigado meu irmão
Que trampo top! Obrigado por partilhar seu conhecimento! Estou estudando Luthieria e procuro me espelhar em profissionais assim. Que Deus te abençoe
Obrigado amigo! Boa sorte nos estudos.
Alexandre quando devo passar seladora depois de lixar um braço?
Excelência e profissionalismo no que se faz isso é oque vemos...
Gente finíssima pessoalmente.
Parabéns pelo trabalho amigo.
Som top...
VLw!
Comentário em
Amigo tenho uma fender highwone vou colocar esse traste inox médio.. minha guitarra o traste era jumbo 6100..meu amigo luthier me indicou mudar o raio da guita para 12...o raio dela era 9.5...o que de diferente vai fica na minha guita,tanto para o traste,quanto para o raio da minha guitarra por favor me ajude
To na mesma dúvida amigo rsrs, como ficou a sua?
@@BBCGUITAR entao amigo o luthier,esta dando um talento na minha guia assim que terminar eu te falo como ficou.....
@@nivaldosousa6425 a minha o luthier ta colocando trastes inox hj , mas mantive 9,5 nao tive coragem de mudar rsrsr tenho uma highway one tbm
@@BBCGUITAR me passa seu zap amigo pra.fente conversar melhor
@@nivaldosousa6425 32 98854-4675
muito bom cara seus videos. quase ninguém dá dicas tão detalhada quanto às suas. Parabéns
Obrigado José
Você tira onda, muito feliz por você. Excelente profissional. Grande abraço
Tamos juntos Felipe!!!! Forte abraço irmão
bom dia, sou aspirante a luthier e devo dizer que aprendo muito ouvindo voce. parabens pelo seu excelentissimo trabalho e que voce continue assim!! que a força esteja com voce alexandre.
Obrigado Matheus!
que satisfação aspira
Olá... qual o valor desse serviço em 2023, numa tagima t635.
Tem mas guitarra com o raio acima de 16 polegadas?
Parabéns por mostrar sua arte sem medo de detalhar os trabalhos
tem muita diferença guitarras fender americana, mexicana, japonesa
Só testando as três pra saber.
obrigado, alias para polir uma guitarra apos a aplicação do verniz e da lixa dagua melhor massa ou sera?
primeiro a massa depois a cera.
parabens pelo trabalho
Parabéns amigo pelo video!!! mas uma vez obrigado pelas dicas!!! um abraço
Belo trabalho, tambem tenho uma fender japonesa igual e preciso fazer a troca dos trastes e mudanca de raio.!!
Ola Alexandre parabens pelo seu trabalho e precisao nas maos , gostaria de saber se a diferença e brutal no traste de inox ou muda um pouco e se na durabilidade tera mais resultado , sou de sp , vc teria representante ou filial de sua oficina ?
Ola amigo, obrigado pelas palavras!!! Faz diferença sim, tanto na tocabilidade quanto no timbre, é difícil descrever essas diferenças, o que posso dizer é que os bend's ficam bem mais "leves" de executar e os médio e agudos ficam mais evidentes. Não tenho filial, mas quem sabe um dia.... forte abraço!
OK OBRIGADO POR RESPONDER ,A PROPOSITO SE FALOU QUE OS MEDIOS E OS AGUDOS FICAM EVIDENTES ENTAO EM SE TRATANDO DE STRATO VAI BRILHAR MAIS , VOCE FAZ ESCALOPE NA ESCALA ?
da pra aumentar o raio da les paul pra 16?
Lindo trabalho, muito sucesso, grande abraço
Top em !!! Uma dúvida C acha que dá pra deixar as cordas baixa tipo 1,2 mm no raio 12??
Ola Jamisson, depende de muitos fatores (calibre de cordas, tipo de traste, afinação, modelo do instrumento, tipo de ferragens, pegada do músico e por ai vai...)
Alexandre Cesar Luthier trastes sanko by Gotoh , calibre 10 elixir , pegada rock , ferragens Gotoh ponte 510 isso aí !
Jamisson, acredito que seja possível sim.
boa Alexandre, excelente trabalho! é possível fazer a troca de trastes apenas com o braço? a precisão é a mesma? levando em consideração que uso corda baixa?
Olá Paulo "é possível fazer a troca de trastes apenas com o braço? " Não entendi a pergunta. Pode reformulá-la? Abraços.
Alexandre Cesar Luthier se é possível fazer a instalação dos trastes sem que o braço esteja acoplado no corpo da guitarra... eu te entregaria somente o braço
Ah sim. Dá pra fazer dessa forma.
Porquê existe um raio na escala? Porque não é reto?
Essa sacada do pó para o acabamento foi super bacana !!!
Vlw Jero!
Olá amigo, parabéns pelo trabalho perfeito que faz!!! Gostaria de saber quais lixas vc usa pra fazer esse nivelamento da escala de modo que a mesma não fique riscada...obrigado..
Lixas 80 até 320 para acabamento
Essa ferramenta music tools que você usou pra aprofundar mais a cavidade dos traste, onde posso adiqueiri ? Pelo mercado livre?
Parabéns pelo trabalho! Qual metal dourado (para não descascar pintura) é melhor para servir de traste?
Existem trastes dourados de ótima qualidade (Não sei te especificar o nome do metal)
Boa noite Alexandre, otimo serviço. Tenho uma duvida, estou com um violao com cerca de 7 trastes desnivelados. e possuo 2 blocos, 1 reto e outro da mesma polegada do braço. sao da music tools. qual dos 2 voce acha que daria um resultado melhor?
Rafael, eu não usaria nenhum dos dois... Tem um vídeo meu falando sobre isso ua-cam.com/video/4heF4EOMgg0/v-deo.html
Excelente video.... Uma pergunta... se for colocar um traste extra jumbo é necessario mudar de nut e colocar um nut mais alto?
esse inox aí é osso pra dar acabamento, kkk. O som ficou com um estralado bunito. Dizem as lendas que a Fender Japonesa é melhor do que a Americana, os americanos pegaram ar com a fama e encerraram a fabrica de dos nipônicos.
É osso mesmo!!!!
Cara, você manda muito! Precisamos de mais profissionais como você!
Uma perguninha: Você recomendaria/recomenda algum traste em específico -em relação ao material- que desgate menos? Os trastes da minha parecem de manteiga ;-;
Vlw Lucas! brother, os trastes de inox são praticamente "indestrutíveis"... é um pouco mais caro (material e mão de obra), mas vale a pena.
+Alexandre Cesar Luthier Putz cara, imensamente grato! O trampo agora vai ser achar um luthier bom como você aqui na minha cidade kkkk Brigadão cara!
Obrigado irmão!
Lucas e Alexandre, sem querer me intrometer pois a pergunta não foi direcionada a mim, mas com o intuito de agregar informação, uma boa opção também são os trastes EVO Gold da Jescar, feitos com uma liga antialérgica e com uma dureza intermediária em relação aos trastes de inox e alpaca. então eles dão mais trabalho que os trastes comuns, mas dão menos trabalho que os trastes inox e desgatam menos as ferramentas (que o inox). Eu coloquei (um luthier na verdade) numa guitarra minha e achei fantásticos, lisos, lisos. Bends e vibratos ficam fáceis demais. Eles também são virtualmente indestrutíveis.
Abç.
Obrigado Waltriani!!!!!
Olá amigo ...muito bom o vídeo! Quero colocar trastes inox no meu violão é um takamine, qual vc me indica? Se tenção influencia, uso 0.13. Abs
Bota trastes médios que fica show!
Só médio ou médio jumbo? Obrigado pela atenção
Médio.
otimo video porem uma pergunta como fica o tensor na troca dos trastes deve mexer nele? obrigado
Alexandre, quero tracar os trastes do meu contrabaixo, qual traste vc recomenda, "Jumbo médio ou jumbao enox ou nao"? tenho uma pegada um pouco pesado, tbm pensei em retificar mais devido os trastes que vinheram nele de fabrica, eu achar um pouco baixo pode não ficar legal, modelo do baixo "musicman série OLP"
Olá Jardel! Eu colocaria trastes jumbo, fica bem legal.
Alexandre Cesar Luthier OK obrigada pela a a dica e sua atenção, curto muito seu trabalho Meu irmãozinho
Sensacional
Alexandre, será que o problema da mizinha escapar também não era pelo fato do nut ter sido cortado errado? É claro que um traste lixado demais nos cantos contribui para isso, mas, ao que me pareceu daqui, a mizinha estava mais abaixo do que deveria.
Seria uma soma de vários fatores.
Muito bom seus videos, esses trastes são os médios Jumbos?
Alexandre, é verdade que para trocar trastes Inox usa outras ferramentas? alicates e limas mais resistentes?
Eu uso basicamente as mesma ferramentas (sendo que dá um pouco mais de trabalho devido ao fato do traste ser mais duro).
Alexandre, tudo beleza?!
Parabéns pelo canal, e por ajudar várias pessoas que não tem acesso a um bom luthier....
Cara, aqui na minha cidade não tem luthier, então temos que nos virar para reparar nossos instrumentos....
Tenho um epiphone les paul, e quero muito trocar os trastes dela e alterar o raio da escala, acho ela muita abaulada...
Vc poderia me dizer onde eu acho essa lixa para alterar o raio da escala para comprar?
Desde já agradeço a atenção prestada....
Valeu.... abraço
Vlw Muryllo!
Olha eu aqui de novo >..>
Então Alexandre, eu tenho um violão Fender CD60SCE BK e passo muito tempo tocando ele e percebi que os trastes dele além de estar com ondulações (principalmente onde ficam as cordas G, B e Ezinha) que deixam o som dele muito estranho, é uma espécie de trastejo, sei lá o que :p
outros estão soltando na ponta fazendo com que minha mizinha fique enroscada nele kkk . O que eu almejo é substituir esses trastes, qual você me recomenda colocar para obter um bom resultado e durabilidade?
Ah, ele possui uma escala meio curvada assim como essa strato, mas não pretendo modificar o raio da escala.
Para violão eu recomendo trastes médios.
Que responsa hein, agora depois de tanto tempo você arrumar a mesma guitarra responsável por seu início no mundo da música.
show
Vlw!
tem algum vídeo falando sobre tarraxas?
Tem um aqui no meu canal falando sobre tarraxas com trava.
ua-cam.com/video/MR9xIn67FUo/v-deo.html
valeu. vou ver...
4:08 nesse caso o luthier que trocou os trastes deveria ter feito uma quina menos comprida (em sentido vertical pro centro do braço seguindo a direção do traste) ou com menor ângulo? Ou as duas coisas? Alias, pensando melhor, quanto menor for o angulo de arredondamento do canto do traste, maior ele fica (em direção ao centro do braço onde ficam as cordas G e D)
To assistindo todos seus vídeos e ja me inscrevi. Muito bom
8:33 tem alguma outra alternativa d ferramenta alem dessas da Music Tools que tenha a mesma qualidade ou parecida? Eu dei uma olhada no catálogo deles e achei algumas bem caras.
10:36 esse espaço entre o limite do "pézinho" do traste e o fundo do slot da escala não foi por ter afundado muito com o serrote de 0,6mm? Ou isso sempre acontece?
12:50 pode acontecer de ao lixar o excesso do pó da escala lixada nas laterais, acabar tirando o verniz do braço?
13:50 esse Fabio Marques manja no finger style. Qual a música tocada? me lembrou Estas Tone.
boa noite amigo, tudo acha que vale a pena fazer um serviço desse numa guitarra de baixo custo?
Brother, depende de vários fatores, principalmente o valor "sentimental" que você tenha pelo instrumento.
obrigado.
Vídeo muito bom. Não sei como pode alguém ter clicado em "não gostei". Só tome cuidado para não passar dicas demais, pois vais criar concorrentes... rs
O amigo muito bom, mas onde que eu consigo comprar essas ferramentas? A ferramenta de lixar e nivelar o braço?
luthierexpress.blogspot.com.br/
Tenho uma fender com o raio 9.5 vou colocar o raio 14, 16 acho muito exagerado !
Eu ja tenho uma com raio 14 e vou botar 9.5 kkkkkkkkk
Amigo, tenho uma Fender Richie Blackmore, com esses raios mais antigos da Fender, porém, ela é escalopada (de fabrica) é possível trocar o raio mesmo assim?
Estou para fazer o lixamento de escala numa guitarra Jackson com marcação dente de tubarão, o lixamento vai tirar o brilho do madre pérola? Tem alguma técnica para polir os marcadores? Desde já agradeço.
A mesma técnica utilizada para polir carros... lixamentos com lixas diferentes e etc...
Entendi, muito obrigado pelas dicas e pelo seu trabalho aqui, seus vídeos me ajudou bastante. Vlw
eita moral em Alexandre a primeira guitarra que tocou num foi nem uma jenifer ,foi logo de Fender heeheeheh ta podendo,brincadeira irmao parabens pelo canal e pelo os belos trabalhos to viciado em seus videos.
Muito bom.arte pura!!
Trocar os "trates" com o raio de 9.5 para 16 polegadas? Eu jamais faria isso em uma fender... Poderia subir um pouco mais... porém 16, acho muito.
ola blz Alexandre , vc é de onde?
Rio de Janeiro - Meier (contatos na descrição do video)
Boa dica valeu brother
Essa dica do pó de madeira foi incrivel! Misturei o pó com cola branca para madeira em vez de super bonder, foi perfeito para o acabamento. Eu havia retirado os cantos do tang com a dremel, para nao ter q limar as laterais depois de instalado e arriscar danificar o verniz nas laterais do braço, então fiquei com pequenos espaços para preencher com a cola+pó de madeira. Valeu pelas dicas!!!
se a primeira guitarra que tu colocou a mão e um fender, começou bem, a maioria pegou em uma jennifer tonante e outras tranqueiras da época
Não fala assim de tonante kkkkk
A minha foi uma gibson les paul kk
Quanto está saindo uma troca de trastes para inox jumbo/médio?
Fala ai Alexandre! Sou novo inscrito tenho assistido seus videos, nota 10 irmão parabens pelo trabalho! Obs: seu professor toca muito!
Muito bom o vídeo cara!! Parabéns! Só uma dúvida, quais lixas usa pra mudar o raio da escala, as densisades, 400 / 600??
Alexandre, vc recomendaria colocar trastes maiores (extra jumbo) até a 12 casa e trastes menores (jumbo ou médio jumbo) da 13 casa até o final? independente do modelo de guitarra?
Me tira uma dúvida, Eu gostaria de fazer o contrário, tenho uma escala Com um raio grande, e quero deixá-la com 9,5`, tem algum problema? A escala vai ficar mais fina nas extremidades, mas isso gera algum problema???
Mestre! vc disse em outro vídeo que quando se faz o lixamento dos trastes para retifica não tem como observar o raio de curvatura do traste....Então vc aconselha a trocar os trastes ao invés de fazer a retifica? acho interessante, assim não teria problema de curvatura e nem de arredondamento do traste
Que trabalho, Alexandre! Um dia ainda vou te enviar um instrumento meu. Abraço.
Alexandre, tenho uma fender MIJ também e me incomoda o fato de não conseguir abaixar a ação das cordas pelo fato da escala ser 9.5. Posso retificar somente os trastes com uma escala maior, por exemplo 16 (se os trastes permitirem esse rebaixo maior no meio)? Ou realmente é necessário alterar a escala?
Abraços
qual ferramenta vc usa pra remover os trastes? tem nome especifico?
Alicate torques
Qual a diferença entre o trastes inox para o normal e qual a vantagem e desvantagem ?
Alexandre , quanto custa esse serviço ?
Bom dia Denis, para orçamentos, favor enviar fotos do seu instrumento via zap 21 9 88986589. Obrigado.
Bacana , uma pergunta , e quando tem os filete lateral na escala ?
acredito eu que se tira o filete antes de tirar os trastes, e se recoloca apos instalar os novos trastes, como a mudança do raio de escala só modifica o meio da escala não da diferença de altura, daria se fosse para deixar a escala mais redonda,tipo se fosse passar de 13 para 9,5 por exemplo
Você usa um serrote especial, bem curto. Você serra só por dentro, sem pegar no filete.
Pra colocar os trastes em inox, é necessário essa mudança do raio para "16?
Muito bom seu canal gostei muito gostaria de fazer uma pergunta. Eu fiz a regulagem do tensor do meu contra baixo e percebi que um lado da escala tava com ondulação mais oumeno no meio da escala ja o outro lado tava bem plano ai queria saber qual procedimento e feito para o concerto desta escala ? Vlw mano e sucesso no canal.
Alexandre esse potinho é de coleta de fezes, eu tb tenho kkkkkkkkkkkk
Cara minhas suspeitas estavam corretas.. O traste inox deixa o timbre muito "metálico" na guitarra, achei até que em strato isso ficou mais evidente. Alguém saberia me dizer se isso é verdade?
Essa é a minha percepção tbm Michael.
fica meio "vidrenta" sei lá hehe
Quanto vc cobra para trocar os trastes de uma Telecaster MiM, colocando Dunlop ou no Jescar inox Jumbo?
Dá pra conseguir acao baixa nas cordas depois desse procedimento?
Oi Alexandre, quais são os trastes que você usa?
Compra na Music Tools?
Abraços.
e aquela lasquinha q soltou kkkk
Faz parte.
👏👏👏👍👍👍👍
Parabéns pelo vídeo. Como poderia adquirir as lixas com o raio de 16 polegadas.
Alexandre É possível mudar o raio da escala pra um raio menor como 7.5?
Eu tenho uma t635 ano 2000 e tenho muito problema com trastejamento porque uso a ação muito baixa! Eu posso fazer isso aí nela?
meu amigo, é verdade que o traste inox acrescenta brilho ao timbre da guitarra?
Gostaria de saber como você fixou o braço dessa guitarra na peça de porcelanato? parabéns pelo trabalho
Boa noite amigo, eu gostaria muito de fazer esse serviço na minha guitarra Ibanez Gio, ja tenho os 24 trastes médio de aço da marca Jescar de inox ja cortado pelo fabricante pronto para a colocaçao. quanto vc cobraria pra fazer e onde posso ti encontrar? grato!