Eu acompanho alguns materiais no desenvolvimento da guitarra, como a ponte Graphtech que teria uma durabilidade maior que as pontes floyds de aço puro, mas quando fui trocar meus trastes eu não cojitei a possibilidade do traste inox por ele não ter alma sonora relativo a guitarra eletrica ou ser gelado relativo as mãos.
Muito boa explicação, Lucas. Seria muito bom se puder falar sobre os trastes Evo Gold da Jescar e StewMac Gold que são mais duráveis qua alpaca e mais fáceis de trabalhar que o inox. Abraço.
Excelente vídeo poderia falar dos modelos. Altura e diâmetro referente ao modelo exemplo : violão clássico a altura violão de aço a altura ideal do traste e espessura.
Eu teria uma pergunta, se eu passar um ímã nele o ímã gruda? Fiz um teste com facas e colheres o ímã grudou, em trastes de alpaca ele grudo e o de inox?
A resistência de um metal depende de diversos fatores, incluindo o tipo de teste e as condições a que ele será submetido. No entanto, posso te dar uma visão geral sobre a resistência desses três metais: * Alpaca: É uma liga metálica composta principalmente de cobre e níquel, com adição de outros elementos como zinco e estanho. Ela é conhecida por sua resistência à corrosão e pela facilidade de trabalhar. No entanto, comparada ao cromo e ao inox, a alpaca pode ser menos resistente a impactos e temperaturas extremas. * Cromo: É um metal de transição que, quando adicionado a outros metais, como o aço, forma ligas com alta resistência à corrosão. O cromo puro é duro e quebradiço, mas quando combinado com outros elementos, como no aço inoxidável, ele contribui para a dureza e resistência do material. * Inox: É uma liga de ferro com alto teor de cromo. A resistência do inox varia de acordo com sua composição, mas em geral, ele é conhecido por sua alta resistência à corrosão, ao calor e ao desgaste. Em resumo: * Resistência à corrosão: Inox e cromo são superiores à alpaca. * Dureza e resistência a impactos: Inox geralmente é mais resistente que a alpaca e o cromo puro. * Facilidade de trabalho: A alpaca é mais fácil de trabalhar que o inox e o cromo. Para escolher o metal mais adequado para sua aplicação, considere os seguintes fatores: * Condições de uso: Qual será o ambiente e as forças a que o metal será submetido? * Propriedades desejadas: Além da resistência, você precisa de um metal maleável, resistente ao calor, etc.? * Custo: O inox geralmente é mais caro que a alpaca e o cromo. Recomendação: Se você precisa de um metal resistente à corrosão e com boa durabilidade, o inox é uma excelente opção. No entanto, se você precisa de um metal mais maleável e fácil de trabalhar, a alpaca pode ser uma alternativa. Observação: Para uma escolha mais precisa, é recomendável consultar um engenheiro ou metalúrgico. Gostaria de saber mais sobre alguma dessas ligas metálicas ou sobre alguma aplicação específica?
OObrigado pelo vídeo amigo. Eu tenho uma telecaster na onda Vintage, replica de 63. os trastes dela estavam muito gastos e etc.. usava trastes dunlop 6105. quando comprei a guitarra, a pegada era bem interessante, e a medida que foi comendo e depois de um retifica mal feita de um luthier , comeu bastante trastes e a pega pra bends e blues mudou um pouco. Resolvi colocar Inox e um pouco mais alto o jescar 57110. e de fato a guitarra mudou, primeiramente a pegada, pra bends e vibratos obviamente mas fácil porque a corda desliza mais, pra essa onda mais bluzeira e tal, pra acordes é um pouco mais estranho, é como se fosse um quebra mola maior pra caminhar… então no caso da minha mudança foi brusca, porque coisa um traste inox e altura do mesmo, o clean sentir bastante diferença no timbre, to na primeira semana, em fase de adptacao ainda.
eu troquei os trastes de duas guitarras minhas pra inox e vou te falar, da pra dizer que fazer uma troca dessa não tem preço...o trabalho dos infernos...é muito difícil dar acabamento...to até aliviado que pro meu violão eu vou trocar pro de nickel pq pqp...eu só vou trocar de uma outra guitarra minha daqui uns 3 meses pra descansar a mão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lembrando não sou luthier de profissão como aqui na minha região ninguém trocava eu assisti o máximo de videos que podia pra entender como funcionava o processo de troca e meti as caras...deu certo, tá trocado, tá nivelado, to feliz de eu mesmo ter feito, eu dei uma exagerada só no acabamento nas bordas em algum traste mas não chegou a dar problemas por enquanto... NÃO RECLAMEM DO VALOR PRA TROCA DE TRASTE É UM TRABALHO MUITO DIFÍCIL...eu levei 3 dias pra começar e finalizar a troca...claro sou amador...não sei como um profissional com experiência faria, mas deu pra sentir o quanto é difícil...
É assim mesmo amigo, mais que bom que deu certo nos seus instrumentos, mas é exatamente isso, é um processo que exige cautela do início ao fim sem contar nas ferramentas
Olá esses traste que já vem Pra cortado e com acabamento de TANQ pode ser usado da mesma forma como o que não tem a pontinha com acabamento? Para recolocar no meu violao Se puder responder eu agradeço Obrigado
@@lucassurceluthier Sim até aí entendi ex compro traste pré cortado da Dunlop que nao tem esse Acabamento d3 TANQ esses deveriam para usar na boa No caso e para violao cordas de aco Dangelico com Radius de 12 inch Aqui em Portugal nao tenho Luthier e estou sofrendo de ver meu violao ali parado Enfim se puder completar a resposta eu novamente agradeço
@jorgesxbass7606 Sim, se o violão não tiver friso pode instalar sem o acabamento, você pode comprar os trastes já cortados ou pode comprar ele o rolo se quiser fica ao seu critério, tem vários vídeos e lives no meu canal falando mostrando e ensinando a fazer a troca de trastes te recomendo assistir todos antes de fazer, e se precisar do trabalho de consultoria eu presto também, meus contatos estão na descrição dos vídeos ✌🏻
Lucas, no meio do vídeo você fala: "Você vai analisar se vale a pena investir um pouco a mais no Inox", a nível percentual, quanto seria esse um pouco a mais? Eu, como luthier, acharia justo cobrar 3x mais no serviço pela instalação dos trates de inox, o que você acha?
Boa tarde irmaozao, top seus conteudos, somos colegas de profissao, uso muito e gosto dos gotoh(sanko) o que tem a me dizer quanto a esses inox da dhp, sao realmente bons? abraco e sucesso ai!
Já usei muitos trastes o que mais usei antes do DHP foi o Gotoh, porem como atualmente trabalho na maioria das vezes com inox uso o DHP pelo custo benefício ou seja barato e bom sendo inox
Fiz a instalação de trastes inox em uma fender mexicana que tenho, achei o som da guitarra com eles bem mais agudo, estou a ponto de me arrepender da troca 😂. Fica a dica para quem quer trocar e está satisfeito com o timbre do seu instrumento, instale trastes parecidos com os que serão retirados.
Lembrando que quando faz a troca dos trastes não é só o material que é alterado e sim uma nova relagem cordas novas muitas coisas podem influenciar, mas de fato essa diferença pro agudo é perceptível porém facilmente contornada, eu não trocaria a durabilidade do inox por conta da diferença, mas cada caso é um caso
@@lucassurceluthier Boa tarde. Obrigado pela resposta em tempo recorde!! Considerando um violão mais fácil de trabalhar (dentre os que vale a pena fazer esse serviço) conseguiria dizer um valor mínimo ou máximo que poderia custar, pelo menos pra ter uma noção?
Não é comparando preços, pois sabemos que cada região tem sua tabela de preços em serviços de diversas áreas. Apenas a título de curiosidade, aqui no interior da Bahia, um luthier me cobrou 370 para troca de trastes alpaca e 650 para trastes inox, guitarra. Outro luthier me cobrou 750 para troca de trastes Jescar em níquel. A conclusão é: independente do material utilizado, para esse tipo de serviço não se encontra valor "em conta". É um serviço trabalhoso e requer, além de ferramentas caras, experiência e profissionalismo.
Olha tem gente que percebe tem gente que não então só testando mesmo mas você consegue mudar o tipo de corda também se achar muito brilhante só usar uma corda mais abafada
Então tô devendo um vídeo sobre esse assunto em breve posto no canal, mas resumindo depende pq tudo é gosto pessoal, no geral quanto mais alto mais confortável
Eu acompanho alguns materiais no desenvolvimento da guitarra, como a ponte Graphtech que teria uma durabilidade maior que as pontes floyds de aço puro, mas quando fui trocar meus trastes eu não cojitei a possibilidade do traste inox por ele não ter alma sonora relativo a guitarra eletrica ou ser gelado relativo as mãos.
Agora sim depois desse assunto vou por traste de inox na minha....valew man
Tmj ✌🏻
Muito boa explicação, Lucas.
Seria muito bom se puder falar sobre os trastes Evo Gold da Jescar e StewMac Gold que são mais duráveis qua alpaca e mais fáceis de trabalhar que o inox. Abraço.
Show amigo, obrigado pela dica num vídeo futuro falaremos sim
Esse Lucas é top das galáxias. Excelente explicação, mano.
Vlw meu amigo obrigado por interagir ✌🏻
Excelente vídeo poderia falar dos modelos. Altura e diâmetro referente ao modelo exemplo : violão clássico a altura violão de aço a altura ideal do traste e espessura.
Show amigo, sim estou devendo esse vídeo, em breve sai
Gostei da explicaco lucas vou colocar o inox na ninha viola traste jumbo perfeito abraco.
@@carlosalbertoaparecido2233 vlw
Eu teria uma pergunta, se eu passar um ímã nele o ímã gruda? Fiz um teste com facas e colheres o ímã grudou, em trastes de alpaca ele grudo e o de inox?
Não resolve o ímã
A resistência de um metal depende de diversos fatores, incluindo o tipo de teste e as condições a que ele será submetido. No entanto, posso te dar uma visão geral sobre a resistência desses três metais:
* Alpaca: É uma liga metálica composta principalmente de cobre e níquel, com adição de outros elementos como zinco e estanho. Ela é conhecida por sua resistência à corrosão e pela facilidade de trabalhar. No entanto, comparada ao cromo e ao inox, a alpaca pode ser menos resistente a impactos e temperaturas extremas.
* Cromo: É um metal de transição que, quando adicionado a outros metais, como o aço, forma ligas com alta resistência à corrosão. O cromo puro é duro e quebradiço, mas quando combinado com outros elementos, como no aço inoxidável, ele contribui para a dureza e resistência do material.
* Inox: É uma liga de ferro com alto teor de cromo. A resistência do inox varia de acordo com sua composição, mas em geral, ele é conhecido por sua alta resistência à corrosão, ao calor e ao desgaste.
Em resumo:
* Resistência à corrosão: Inox e cromo são superiores à alpaca.
* Dureza e resistência a impactos: Inox geralmente é mais resistente que a alpaca e o cromo puro.
* Facilidade de trabalho: A alpaca é mais fácil de trabalhar que o inox e o cromo.
Para escolher o metal mais adequado para sua aplicação, considere os seguintes fatores:
* Condições de uso: Qual será o ambiente e as forças a que o metal será submetido?
* Propriedades desejadas: Além da resistência, você precisa de um metal maleável, resistente ao calor, etc.?
* Custo: O inox geralmente é mais caro que a alpaca e o cromo.
Recomendação:
Se você precisa de um metal resistente à corrosão e com boa durabilidade, o inox é uma excelente opção. No entanto, se você precisa de um metal mais maleável e fácil de trabalhar, a alpaca pode ser uma alternativa.
Observação: Para uma escolha mais precisa, é recomendável consultar um engenheiro ou metalúrgico.
Gostaria de saber mais sobre alguma dessas ligas metálicas ou sobre alguma aplicação específica?
Ótimo canal, como conseguir 6 timbres com 2 humbucker 1 volume push pull e 1 seletor 3 posições? Obrigado parabéns pelo canal.
Obrigado amigo, é só usar o push para esplitar os dois H ao mesmo tempo
Excelente explicação 😊
Vlw amigo
OObrigado pelo vídeo amigo. Eu tenho uma telecaster na onda Vintage, replica de 63. os trastes dela estavam muito gastos e etc.. usava trastes dunlop 6105. quando comprei a guitarra, a pegada era bem interessante, e a medida que foi comendo e depois de um retifica mal feita de um luthier , comeu bastante trastes e a pega pra bends e blues mudou um pouco.
Resolvi colocar Inox e um pouco mais alto o jescar 57110. e de fato a guitarra mudou, primeiramente a pegada, pra bends e vibratos obviamente mas fácil porque a corda desliza mais, pra essa onda mais bluzeira e tal, pra acordes é um pouco mais estranho, é como se fosse um quebra mola maior pra caminhar… então no caso da minha mudança foi brusca, porque coisa um traste inox e altura do mesmo, o clean sentir bastante diferença no timbre, to na primeira semana, em fase de adptacao ainda.
uma das minhas duvidas é se por a caso eu quiser voltar pra os trastes originais (novos claro, ha algum problema? danifica a guitarra?
Não tem problema só é difícil reaproveitar os trastes
Excelente vídeo! Parabéns irmão 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado amigo ✌🏻
Muito top 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👏🏻🙋🏻♂️
Coloquei inox no violão e arrebentei com o som do violão , muito estridente , vou voltar o olpaca
Então amigo, você pode testar também um outro encordoamento com outra liga um pouco menos estridente
Se ainda não trocou os trastes, experimente um encordoamento Phospor Bronze.
eu troquei os trastes de duas guitarras minhas pra inox e vou te falar, da pra dizer que fazer uma troca dessa não tem preço...o trabalho dos infernos...é muito difícil dar acabamento...to até aliviado que pro meu violão eu vou trocar pro de nickel pq pqp...eu só vou trocar de uma outra guitarra minha daqui uns 3 meses pra descansar a mão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
lembrando não sou luthier de profissão como aqui na minha região ninguém trocava eu assisti o máximo de videos que podia pra entender como funcionava o processo de troca e meti as caras...deu certo, tá trocado, tá nivelado, to feliz de eu mesmo ter feito, eu dei uma exagerada só no acabamento nas bordas em algum traste mas não chegou a dar problemas por enquanto...
NÃO RECLAMEM DO VALOR PRA TROCA DE TRASTE É UM TRABALHO MUITO DIFÍCIL...eu levei 3 dias pra começar e finalizar a troca...claro sou amador...não sei como um profissional com experiência faria, mas deu pra sentir o quanto é difícil...
É assim mesmo amigo, mais que bom que deu certo nos seus instrumentos, mas é exatamente isso, é um processo que exige cautela do início ao fim sem contar nas ferramentas
@@lucassurceluthier é isso, consegui comprar as ferramentas que precisa e tamo ai na batalha...valeu brother
Olá esses traste que já vem Pra cortado e com acabamento de TANQ pode ser usado da mesma forma como o que não tem a pontinha com acabamento?
Para recolocar no meu violao
Se puder responder eu agradeço
Obrigado
Não, eu faço a retirada do Tang com uma ferramenta que eu desenvolvi, tem o vídeo dela aí no canal, removedora de Tang
@@lucassurceluthier Sim até aí entendi ex compro traste pré cortado da Dunlop que nao tem esse Acabamento d3 TANQ esses deveriam para usar na boa
No caso e para violao cordas de aco Dangelico com Radius de 12 inch
Aqui em Portugal nao tenho Luthier e estou sofrendo de ver meu violao ali parado
Enfim se puder completar a resposta eu novamente agradeço
@jorgesxbass7606 Sim, se o violão não tiver friso pode instalar sem o acabamento, você pode comprar os trastes já cortados ou pode comprar ele o rolo se quiser fica ao seu critério, tem vários vídeos e lives no meu canal falando mostrando e ensinando a fazer a troca de trastes te recomendo assistir todos antes de fazer, e se precisar do trabalho de consultoria eu presto também, meus contatos estão na descrição dos vídeos ✌🏻
@@lucassurceluthier ok
Vou ver sim ele tem friso e um D'Angelico premier Tammany Black
Tem friso sim
Valeu vou assistir agora
Lucas, no meio do vídeo você fala: "Você vai analisar se vale a pena investir um pouco a mais no Inox", a nível percentual, quanto seria esse um pouco a mais? Eu, como luthier, acharia justo cobrar 3x mais no serviço pela instalação dos trates de inox, o que você acha?
Aí depende valores variam muito não consigo te falar exato tem alguns outros vídeos e lives aí no canal falando de como precificar etc...
Boa tarde irmaozao, top seus conteudos, somos colegas de profissao, uso muito e gosto dos gotoh(sanko) o que tem a me dizer quanto a esses inox da dhp, sao realmente bons? abraco e sucesso ai!
Já usei muitos trastes o que mais usei antes do DHP foi o Gotoh, porem como atualmente trabalho na maioria das vezes com inox uso o DHP pelo custo benefício ou seja barato e bom sendo inox
@@lucassurceluthier muito obrigado irmaozão, precisando de algo chama ai
legal lucas bacana sua explicação top valeu 👍🙏
Vlw amigo, se quiser acrescentar algo que eu tenha esquecido fica a vontade tá bom 😊 Abraço
Fiz a instalação de trastes inox em uma fender mexicana que tenho, achei o som da guitarra com eles bem mais agudo, estou a ponto de me arrepender da troca 😂. Fica a dica para quem quer trocar e está satisfeito com o timbre do seu instrumento, instale trastes parecidos com os que serão retirados.
Lembrando que quando faz a troca dos trastes não é só o material que é alterado e sim uma nova relagem cordas novas muitas coisas podem influenciar, mas de fato essa diferença pro agudo é perceptível porém facilmente contornada, eu não trocaria a durabilidade do inox por conta da diferença, mas cada caso é um caso
Tem como informar o custo médio de uma troca de trastes de alpaca e de inox?
Difícil amigo os valores variam muito
@@lucassurceluthier Boa tarde. Obrigado pela resposta em tempo recorde!! Considerando um violão mais fácil de trabalhar (dentre os que vale a pena fazer esse serviço) conseguiria dizer um valor mínimo ou máximo que poderia custar, pelo menos pra ter uma noção?
@@danielresende5142 Em traste alpaca deve ser entre 500,00 a 750,00 eu acredito
Não é comparando preços, pois sabemos que cada região tem sua tabela de preços em serviços de diversas áreas. Apenas a título de curiosidade, aqui no interior da Bahia, um luthier me cobrou 370 para troca de trastes alpaca e 650 para trastes inox, guitarra. Outro luthier me cobrou 750 para troca de trastes Jescar em níquel. A conclusão é: independente do material utilizado, para esse tipo de serviço não se encontra valor "em conta". É um serviço trabalhoso e requer, além de ferramentas caras, experiência e profissionalismo.
@miketekpc 👏🏻
Moço o que você acha dos trastes de latão? São duráveis como os de inox ? Bom dia.
Não são não
@@lucassurceluthier obrigado... Sucesso pra ti sempre.
show de bola
Top demais 😁👍👏
Vlw amigo
Fico muito brilhante? o meu ej200 ja é brilhante to na duvida
Olha tem gente que percebe tem gente que não então só testando mesmo mas você consegue mudar o tipo de corda também se achar muito brilhante só usar uma corda mais abafada
E quantas está saindo uma troca de trastes inox?
Orçamento meu contato está na descrição dos vídeos amigo
Saberia dizer qual traste usam no violao godin ?
Infelizmente não sei te dizer amigo
Qual serviço de Luthier que é barato? Kakakakakaksks
Qual a melhor marca de traste de inox?
Não existe A melhor, existe sim uma diferença entre as marcas mas sendo inox essa diferença é menor, vai na jescar, Dunlop, gotoh etc...
@@lucassurceluthier Valeu Lucas
Meu caro, e como fica a questão de conforto pra tocar. Tem alguma alteração? Ou maior benefício é a durabilidade?
Então tô devendo um vídeo sobre esse assunto em breve posto no canal, mas resumindo depende pq tudo é gosto pessoal, no geral quanto mais alto mais confortável
Opa blz?
Essa marca PHD é boa ?
É custo benefício amigo, tanto em alpaca quanto em inox
@@lucassurceluthier
Valeu obrigado!