Obrigado pela aula! Passei a vida inteira tentando cantar os tons do John Lennon e do Paul McCartney e isso sempre foi muito frustrante. Identificando minha voz como barítono me abriu os olhos para como eu devo cantar.
Minha tessitura é de G2 até G4( na notação brasileira). Sou barítono, mas antes acreditava que era tenor por ter uma voz com uma sonoridade mais aguda e nasal.
Cara que show, até ontem eu pensava a mesma coisa, eu consigo de um E2 a um G#4, e eu fiquei surpreso por que meu antigo professor falou que eu era tenor 😂
Ñ existe essa classificação amigo! Você é barítono, apenas. Essa classificação de Baritenor não existe! Você é um barítono que tem notas agudas, que pro tenor são notas médias. Sei disso pq estou me formando em téc.Canto lírico.
@@SueliWalcafreVieiraEu alcanço de A2 até A4 confortavelmente, agora quando forço pra B4 e C5 até consigo, más depois minhas garganta dói e perde altura! Só que minha voz é muito leve pra ser barítono. Me ajuda?
Eu consigo chegar as notas do Barítono mas sou classificado como Baixo , já cheguei a cantar como tenor , alcançava as notas mas não tinha potencia, os agudos como os graves não são problemas para mim . Fiquei triste quando me classificaram como baixo porque queria cantar agudo e sim consigo chegar nos graves mas também nos agudos sem problema
@@SueliWalcafreVieira sim foi um professor, mas ele no final disse o seguinte "deveria ter mais tempo para classificar a minha" porque tive pouco tempo ele, mas é pergunta que faço professora é a seguinte, posso cantar agudo mesmo não sendo classificado como barítono ou tenor? Isso fora do canto coral
Bom,é difícil pra mim avaliar vc sem te conhecer pessoalmente, mas se vc consegue cantar o agudo sem ficar com rouquidão depois de cantar, ou sentir qualquer desconforto, creio que pode sim, mas muito cuidado com os agudos pois se forçar pode perder na extensão vocal.
@@SueliWalcafreVieira obrigado professora, isso me dá esperanças, porque eu já estava desistindo de cantar. Não que o grave não seja bonito, mas desde criança sempre quis cantar (agudo), e entrar nesse mundo e encontrar uma limitação destas é triste
Eu sou um barítono, eu não tenho muito grave na voz, mas alcanço um pouco o agudo, canto lírico, tenho bastante potência na voz, Canto muito bem voz de peito. Acho que é assim que fala . Kkk
até que nota aguda você vai? com qualidade? a questão do tipo de voz vai do timbre, cor e peso, me disseram que eu sou um baritono lírico (não foi um professor) e eu faço do E2-B4 na voz normal, mas com dominio do G2-A4, como eu não tenho técnica eu faço o Bb4 e o B4 mas não consigo sustentar pq n tenho apoio nem nada.
Eu diria que não só pela dedicação, mas pela facilidade que vc tem em umas das tessituras,porque nenhuma voz é igual a outra. Um barítono pode ter mais brilho na voz aguda,e outro pode ter uma qualidade melhor no grave,portanto é uma voz intermediária que proporciona essa extensão.
acredito que sou um baritono, porém mais para o baixo do que para o tenor, talvez dê para conseguir chegar as notas que faltam com treino, mas não as mais agudas
Minha voz é quase idêntica a do Elvis Presley, ja cantei a música My Way com a primeira e segunda estrofe com voz de peito e a terceira que é o refrão na voz de cabeça Minha extensão mais baixa é D#1 e minha tessitura é E1, mas estou tentando dominar o D#1 que alcanço Louvo na igreja e por eu preferir cantar no tom mais baixo que consigo alcançar, muitos me classificam como baixo, mas na verdade sou barítono
Oi Admarcio eu nunca ouvi essa classificação, acho que alguns professores usam isso pra diferenciar um barítono com uma extensão mais aguda e outro com uma extensão mais grave. No coral profissional sempre tem divisões de primeiro tenor e segundo tenor, é creio que com os baritonos pode haver também essa divisão.
Você mostrou as claves que formam o Barítono, no teclado! 🎹👏 Ninguem ensina dessa forma, é a melhor forma para musicos instrumentistas que querem cantar mas não entendem essa linguagem do canto. Pelo visto o Barítono se localiza na clave de (Fá) e "sobra" um pouco para os lados, na clave de MI(baixo) e na clave de SOL (Médio)! Esse tempo todo eu achava que era Barítono mas na verdade sou Tenor, mas consigo cantar na região Barítono muito bem. Talvez por isso eu tivesse me confundido! Agora eu não entendo aonde que se localiza o tal "Contralto" porque fica logo depois do Tenor, mas já é soprano....
Eu fui do G1 ao A2 confortavelmente, então, o que seria mais viável, eu treinar minha voz para chegar a F3 aperfeiçoando o barítono, ou treinar para chegar a C1 para aperfeiçoar o baixo?
Boa tarde, sempre fui classificado como baixo por muitos professores de canto lírico e maestros, mas o novo professor que estou estudando canto lírico, mencionou que sou um barítono lírico ou leve. A minha extensão vocal começa do C1 e até consigo chegar F3 e G3, mas com desconforto. Diante disso, acredito que ainda sou um baixo. De todo modo, gostaria de uma outra opinião.
Oi Lucas! Classificar voz só pela sua informação de qual nota vc atinge tanto no grave como no agudo,fica bem difícil. Essas coisas só mesmo com professor presencial. Se vc sente desconforto nas notas mais agudas do barítono então sua classificação deve ficar na voz mais grave mesmo. Vc fez o teste do barítono do meu canal?
Não sei se vc prestou atenção para esse detalhe de que não são os extremos da voz que classificam nossa voz. Talvez vc sinta dificuldade de chegar no F3 porque é seu extremo e não é qualquer barítono que alcança essas notas. Talvez falta mais treino vocal!
@@SueliWalcafreVieira Sim, fiz o do baixo e do barítono. Tenho mais dificuldades nos agudos até porque o F3, já seria minha voz mista saindo e entrando o falsete. Já o do baixo, consigo todas com qualidade. Acredito ser baixo mesmo, mas possa ser que meu timbre gere confusões em muitos professores.
@@SueliWalcafreVieiraSinceramente eu acredito ser baixo também, só que tenho muitas dúvidas e só vou ter certeza quando fizer uma aula de canto presencial. No grave o máximo que consigo chegar sem forçar é no F2 (notação americana) e se for pra forçar só chego no E2 (até tentando praticar no fry eu não consigo chegar na 1° oitava de nenhuma maneira) já na região aguda em voz de peito eu chego até o A3 (notação americana) sem problemas, acima disso eu faço a passagem de registro, uma voz mista pra voz de cabeça até o D5 sem forçar, acima disso é muito arriscado pra minha voz, podendo prejudicar então eu evito de subir mais do que deveria. Por enquanto eu só vou na base de especulações, mas só irei descobrir meu tipo vocal quando fizer uma aula de canto mesmo. A única coisa que sei é que minhas cordas são muito fracas, não faço muito falsete porque meus falsetes são fracos e baixos e por conta de eu não ter esse controle vocal eu não consigo executar um falsete muito bem (ou seja, não sou treinado) porém meu timbre tem um tipo leve e profundo, eu canto melhor com qualidade na região média (não tão grave e não tão agudo)
Eu não sei,não conheço a extensão vocal do Andrea Boceli,sei que ele canta muito bem! Mas o caso de variar apenas uma nota não significa que a pessoa não seja daquela classificação. A voz é como uma medida de roupa,alguns usam tamanho P,e fica certinho,outros usam P e fica muito justo e outros usam P e fica largo, ou seja ninguém tem as medidas exatas do padrão.
Eu juntei os testes do barítono com o tenor e fiz de A1 a A3... Mas minha duvida é canto em coral como tenor e até como tenor 1 e não tenho dificuldades nas notas mais agudas, já nas graves sinto que to forçando e as vezes até dói se manter por muito tempo nelas fora que tem algumas que não faço
Se vc sente melhor cantar as notas agudas,talvez sua classificação esteja errada,pois se vc é um barítono, não deveria estar tão confortável no tenor. Vai depender da música que vc está cantando, pois algumas músicas o tenor não atinge tantas notas agudas!
Eu tenho 16 anos e o mais grave possivel q eu chego é F2-F#4 mais confortável F#2-E4 vou fazer 17 sera que eu vou poder alcançar mais notas com o tempo ?
Com certeza sua voz vai amadurecer e vc deverá conseguir mais amplitude na extensão vocal,mas deve tomar muito cuidado para não forçar pois vc ainda é muito jovem!
Professora , bom eu sou barítono, mais como eu faço pra cantar sem ficar muito rouco? Eu faço exercícios mais mesmo assim quando eu canto dois hinos baixos eu fico rouco! Oque eu faço?
Vc não deve ficar rouco nunca! A rouquidão é sinal de mau uso da voz. Se vc forçar muito no grave ou no agudo irá prejudicar sua voz! Procure verificar direito sua classificação vocal,se estiver cantando na tessitura errada vai dar rouquidão.
11:12 Acho que vc está equivocado quanto a extensão pois G#4 a A2 não existe,agora se for A2 a G#4,aí não seria nem barítono, nem baixo. Eu tenho outros vídeos sobre cada voz. Faça o do Tenor e do Barítono e veja se a sua voz se encaixa sem forçar.Se vc usou a mesma classificação que mostro no vídeo que é a brasileira,não seria G#4 e sim G#3 então vc é barítono. Mas se for G#4 aí já não é barítono. Tem que usar a classificação que coloquei no vídeo, senão confunde!
@@SueliWalcafreVieira Eu sinto que a minha voz fica no limite ali no Ab. Mas derrepente eu precise trabalhar mais o graves. Porque durante muito tempo cantei como tenor derrepente meu registro grave tenha ficado mais fraco. Porque a minha voz, de 4 professores , 2 diaseram que eu era tenor e os outros me classificaram cono barítono. Em 2005, um professor de canto da orquestra de Porto disse que sou tenor, mas eu tinha 21 anos a voz era diferente. Hoje em dia canto bem confortável nos graves e médios, me assumi como barítono kkkk.
@@ronanfagundesmusico Que bom que assumiu!😁😊que é barítono! É melhor cantar na região mais confortável, até porque a idade muda muito nossa voz! Eu também perdi muitos agudos, mas ganhei nos graves. Realmente a voz depende de muito cuidado e uma classificação errada pode ser muito desastrosa para nossa voz!
Voz de Cabeça. Agudos na 5° oitava, principalmente para homens não é saudável e quase impossível de chegar em voz de peito ao menos q esteja de fato gritando.
Eu tinha dúvida se eu era tenor ou barítono porque todos falavam que eu era tenor, porém, eu era o único que me achava barítono. Agora, eu tenho certeza que sou barítono porque eu consigo alcançar o G1 e consigo ir até o B3. Dividindo a minha voz, minha tessitura cantada com conforto está em (B1 à F#3), abaixo de B1, consigo chegar até um F#1, porém, não é tão confortável fazer os graves abaixo do A1. Agora, já no agudo, eu consigo fazer o G3/G#3 com um pouco mais de imponência na voz e do A3 até o B3 eu tenho que imposta bastante porque são notas que estão fora da minha tessitura, mas eu consigo alcança-las com um pouco mais de facilidade que um barítono com tendencia para os graves. Se quiser, tenho vídeos no meu canal cantando musicas de um tenor leggero, o ferrugem! Kkk
@@SueliWalcafreVieira quando minha voz está aquecida, fica bem difícil fazer o G1 e o A1... Eu diria que o grave mais confortável de fazer é o B1 e o agudo mais confortável é o F#3
Pois é o que vc constatou aí é o que acontece com a voz intermediária como o barítono, porque vc nem faz bem os graves do baixo e também fica com dificuldade para alcançar os agudos do Tenor. Mas a voz intermediária é mais vantajosa justamente por isso,tem uma abrangência maior de notas! Que bom que vc conseguiu encontrar sua tessitura,agora é só trabalhar em cima dessas notas para aperfeiçoar cada vez mais! Obrigada por comentar!
Sueli, primeiramente, parabéns pelo trabalho SÉRIO e não essas coisas que enganam as pessoas aqui no UA-cam. Eu tenho uma dúvida, a minha voz é grave demais para o tenor e aguda demais para o barítono. A minha região de conforto é de C#2 até A#3. A minha tessitura eu diria que é entre um E2 e um C3. Eu nunca consegui me classificar, meus professores dizem que eu sou tenor, mas eu acho o tenor agudo demais pra mim. Como eu não tenho graves, não me classificam como barítono. Mas assim, eu to falando de CONFORTO, eu tenho notas muito mais agudas e muito mais graves, mas daí já é forçado, feio, desconfortável e não vale apena. Queria saber a sua opinião sobre isso. Eu já fui muito enganado pelos canais daqui do UA-cam. Ainda bem que achei o seu canal. O único canal de canto SÉRIO aqui do UA-cam.
Pela sua região de conforto,creio que vc é um tenor mesmo,mas talvez não tão agudo! Mas é complicado classificar uma voz só pela sua tessitura. Talvez falte mais treino e amadurecimento vocal pra alcançar notas mais agudas, mas na realidade essa tua região de conforto dá pra cantar muitas músicas,muito bem! O importante não é o extremo da extensão vocal,o importante é o que vc pode cantar dentro do conforto da sua voz, e não danifica-la!
Vc fez o teste de voz que tenho no canal? Dá pra saber fazendo o teste e seguindo aquilo que falo sempre. A voz é a tessitura onde vc canta com conforto. As notas mais agudas ou graves são a sua extensão e elas vc tem que ter muito treino para atingir com qualidade
@@SueliWalcafreVieira Eu nunca fiz aulas de canto tenho voz destreinada, mas chego no B4 e meu grave máximo quando voz ta aquecida eh G2, e meu grave mais confortável eh B2 e meu agudo mais confortável eh G4
@@SueliWalcafreVieira o máximo q cheguei foi o B4 (notação americana) o C5 n consegui, mas deve ser pq n tenho voz treinada e nem sou acostumado a cantar também
Eu não consigo entender minha voz, porque eu já testei vários playbacks de barítono ,baixo, e tenor ou o tom fica muito desconfortável,aí depois que cantei em um tom feminino ficou confortável não entendi isso
Vi teu vídeo cantando a música da Cassiane e sua voz é grave. A voz da Cassiane pelo que eu saiba é grave também. Acho que ela não é soprano E vc está equivocado quando canta com playback,pois aí com certeza vc está cantando uma oitava abaixo da Cassiane e pensa que está cantando no mesmo tom. A voz feminina é sempre uma oitava acima da voz masculina. Agora se vc fosse criança talves estaria cantando na mesma altura da voz dela. Eu digo isso porque já dei aula para muitos rapazes que sempre pegavam o tom errado quando eu cantava com eles,aí precisei ampliar meu grave para fazer o tom deles e eles cantarem certo!
Professora se cantar em coros (estrago minha voz...) se eu for barítono e por exemplo eles querem tenor e baixo.(tem ebook a venda de exercícios para barítono.
Se vc é barítono então é uma voz intermediária entre tenor e baixo, vc pode cantar algumas notas do baixo e algumas do tenor sem forçar muito no agudo e nem no baixo. Na realidade a maioria dos homens que cantam em coral no baixo,são barritonos.
Olá, eu acho que sou barítono.. minha extensão é de D2 a E5.. eu comecei a estudar canto há pouco tempo, acha que consigo melhorar meus agudos com mais estudo? Tipo com aulas particulares?
Muito bom!!!
Obrigado pela aula! Passei a vida inteira tentando cantar os tons do John Lennon e do Paul McCartney e isso sempre foi muito frustrante. Identificando minha voz como barítono me abriu os olhos para como eu devo cantar.
Que bom! Fico feliz em saber!
Gosto muito suas explicações professora, pois você é bem sincera em sua tese. Eu acredito que eu sou um Barítono
Muito obrigada!
Como é a voz de um barítono ? Luiz caldas é um exemplo.
A melhor explicação que vi
Minha tessitura é de G2 até G4( na notação brasileira). Sou barítono, mas antes acreditava que era tenor por ter uma voz com uma sonoridade mais aguda e nasal.
Pois é Jean, muitos classificam como segundo tenor também. Dependendo do timbre da voz. Mas que bom que vc conseguiu encontrar sua tessitura correta!
Cara que show, até ontem eu pensava a mesma coisa, eu consigo de um E2 a um G#4, e eu fiquei surpreso por que meu antigo professor falou que eu era tenor 😂
@@SueliWalcafreVieira Más pra ser tenor não tem que alcançar C3 até C5 ?
Eu sou Baritono. Minha professora me classificou como Baritenor.por ter brilhos tbm na regiao aguda media do Tenor.
Ñ existe essa classificação amigo! Você é barítono, apenas. Essa classificação de Baritenor não existe! Você é um barítono que tem notas agudas, que pro tenor são notas médias. Sei disso pq estou me formando em téc.Canto lírico.
Existem alguns professores que classificam o tenor como primeiro tenor e segundo tenor. Mas realmente barítenor não existe!
EU tambem gosto do dois
@@SueliWalcafreVieiraEu alcanço de A2 até A4 confortavelmente, agora quando forço pra B4 e C5 até consigo, más depois minhas garganta dói e perde altura! Só que minha voz é muito leve pra ser barítono. Me ajuda?
Vc nunca deve forçar para alcançar notas,isso vai ferir suas cordas vocais.
Mito boa dica! Show
Muito bom! Sem enganação, só verdades !
Obrigada!
Consegui chegar ao limite das notas tocadas pela professora em 12:58.
Boa noite. Interessante
Sou de Teresópolis Rj descobri hoje que sou um barítono e não sabia ❤
Parabéns isto mesmo
Obrigado pela sua snceridade
Eu consigo chegar as notas do Barítono mas sou classificado como Baixo , já cheguei a cantar como tenor , alcançava as notas mas não tinha potencia, os agudos como os graves não são problemas para mim . Fiquei triste quando me classificaram como baixo porque queria cantar agudo e sim consigo chegar nos graves mas também nos agudos sem problema
Edmilson vc precisa ver o porquê da sua classificação. A pessoa que te classificou foi um professor de canto?
@@SueliWalcafreVieira sim foi um professor, mas ele no final disse o seguinte "deveria ter mais tempo para classificar a minha" porque tive pouco tempo ele, mas é pergunta que faço professora é a seguinte, posso cantar agudo mesmo não sendo classificado como barítono ou tenor?
Isso fora do canto coral
Bom,é difícil pra mim avaliar vc sem te conhecer pessoalmente, mas se vc consegue cantar o agudo sem ficar com rouquidão depois de cantar, ou sentir qualquer desconforto, creio que pode sim, mas muito cuidado com os agudos pois se forçar pode perder na extensão vocal.
@@SueliWalcafreVieira obrigado professora, isso me dá esperanças, porque eu já estava desistindo de cantar. Não que o grave não seja bonito, mas desde criança sempre quis cantar (agudo), e entrar nesse mundo e encontrar uma limitação destas é triste
Edson Cordeiro e Jessé foram ícones!
infelizmente sou baixo-barítono, meu sonho é ser um baixo minha tessitura vai de d#2 à f#3 porém consigo um C2 dependendo do dia
melhor explicação que eu achei
Bem explicado
Obrigada!
Edson cordeiro é ( contra tenor )
Ótima aula
Já coloquei o link em todos os meus vídeos !!!!!
Muito obrigada!
Gostei da sua explicação
Obrigada!
Excelente, professora!!
Minha extensão foi certinha do Sol 1 ao F3
Perfeito
Minhas notas vão de F#2 ao E4
Eu vou de 3 G2 à A4 com conforto
Edson cordeiro era especialissimo
Eu sou um barítono, eu não tenho muito grave na voz, mas alcanço um pouco o agudo, canto lírico, tenho bastante potência na voz, Canto muito bem voz de peito. Acho que é assim que fala . Kkk
até que nota aguda você vai? com qualidade? a questão do tipo de voz vai do timbre, cor e peso, me disseram que eu sou um baritono lírico (não foi um professor) e eu faço do E2-B4 na voz normal, mas com dominio do G2-A4, como eu não tenho técnica eu faço o Bb4 e o B4 mas não consigo sustentar pq n tenho apoio nem nada.
Professora sou baixo. Minha voz é muito grossa !!!!.
Eu consegui do G1 ao C3
Boa noite eu sabia q eu era baritono só não sabia q podia cantar como baixo ou como tenor
Pode aumentar a tessitura vocal e cantar nos dois, mas a qualidade vai ser melhor desenvolve onde você mais se dedicar.
Eu diria que não só pela dedicação, mas pela facilidade que vc tem em umas das tessituras,porque nenhuma voz é igual a outra. Um barítono pode ter mais brilho na voz aguda,e outro pode ter uma qualidade melhor no grave,portanto é uma voz intermediária que proporciona essa extensão.
cheguei confortável até o mi, no fá já perco potência, o sol praticamente não consigo (mas não aqueci a voz)
acredito que sou um baritono, porém mais para o baixo do que para o tenor, talvez dê para conseguir chegar as notas que faltam com treino, mas não as mais agudas
obrigado pela aula
Minha voz é quase idêntica a do Elvis Presley, ja cantei a música My Way com a primeira e segunda estrofe com voz de peito e a terceira que é o refrão na voz de cabeça
Minha extensão mais baixa é D#1 e minha tessitura é E1, mas estou tentando dominar o D#1 que alcanço
Louvo na igreja e por eu preferir cantar no tom mais baixo que consigo alcançar, muitos me classificam como baixo, mas na verdade sou barítono
Parabéns! Então vc tem uma voz linda!
@@SueliWalcafreVieira Obrigado ☺️☺️☺️
Eu fui classificado como baritono mediano tipo 2..o que seria tipo 2?
Oi Admarcio eu nunca ouvi essa classificação, acho que alguns professores usam isso pra diferenciar um barítono com uma extensão mais aguda e outro com uma extensão mais grave. No coral profissional sempre tem divisões de primeiro tenor e segundo tenor, é creio que com os baritonos pode haver também essa divisão.
@@SueliWalcafreVieira Obgd..vlw
Minha tessitura vocal è do F2 até o c4( notação americana).
Sou classificado como barítono
Baixo.
Provavelmente um baixo-baritono, ou seja, um barítono com tessitura de baixo
Você mostrou as claves que formam o Barítono, no teclado! 🎹👏 Ninguem ensina dessa forma, é a melhor forma para musicos instrumentistas que querem cantar mas não entendem essa linguagem do canto.
Pelo visto o Barítono se localiza na clave de (Fá) e "sobra" um pouco para os lados, na clave de MI(baixo) e na clave de SOL (Médio)! Esse tempo todo eu achava que era Barítono mas na verdade sou Tenor, mas consigo cantar na região Barítono muito bem. Talvez por isso eu tivesse me confundido!
Agora eu não entendo aonde que se localiza o tal "Contralto" porque fica logo depois do Tenor, mas já é soprano....
Eu tenho um vídeo de cada voz no meu canal. Veja o vídeo do contralto que vc vai entender!
@@SueliWalcafreVieira Eu consigo chegar no contralto e nas primeiras notas do Soprano, acho que é a vantagem da falta de testosterona! Kkkkkk ❤
Então vc é um.contratenor!
Eu fui do G1 ao A2 confortavelmente, então, o que seria mais viável, eu treinar minha voz para chegar a F3 aperfeiçoando o barítono, ou treinar para chegar a C1 para aperfeiçoar o baixo?
Fica difícil analisar,sem conhecer sua voz,mas deve optar pelo que seja mais confortável na sua voz.
Boa tarde, sempre fui classificado como baixo por muitos professores de canto lírico e maestros, mas o novo professor que estou estudando canto lírico, mencionou que sou um barítono lírico ou leve. A minha extensão vocal começa do C1 e até consigo chegar F3 e G3, mas com desconforto. Diante disso, acredito que ainda sou um baixo. De todo modo, gostaria de uma outra opinião.
Oi Lucas! Classificar voz só pela sua informação de qual nota vc atinge tanto no grave como no agudo,fica bem difícil. Essas coisas só mesmo com professor presencial. Se vc sente desconforto nas notas mais agudas do barítono então sua classificação deve ficar na voz mais grave mesmo. Vc fez o teste do barítono do meu canal?
Não sei se vc prestou atenção para esse detalhe de que não são os extremos da voz que classificam nossa voz. Talvez vc sinta dificuldade de chegar no F3 porque é seu extremo e não é qualquer barítono que alcança essas notas. Talvez falta mais treino vocal!
@@SueliWalcafreVieira Sim, fiz o do baixo e do barítono. Tenho mais dificuldades nos agudos até porque o F3, já seria minha voz mista saindo e entrando o falsete. Já o do baixo, consigo todas com qualidade. Acredito ser baixo mesmo, mas possa ser que meu timbre gere confusões em muitos professores.
@@SueliWalcafreVieiraSinceramente eu acredito ser baixo também, só que tenho muitas dúvidas e só vou ter certeza quando fizer uma aula de canto presencial. No grave o máximo que consigo chegar sem forçar é no F2 (notação americana) e se for pra forçar só chego no E2 (até tentando praticar no fry eu não consigo chegar na 1° oitava de nenhuma maneira) já na região aguda em voz de peito eu chego até o A3 (notação americana) sem problemas, acima disso eu faço a passagem de registro, uma voz mista pra voz de cabeça até o D5 sem forçar, acima disso é muito arriscado pra minha voz, podendo prejudicar então eu evito de subir mais do que deveria. Por enquanto eu só vou na base de especulações, mas só irei descobrir meu tipo vocal quando fizer uma aula de canto mesmo. A única coisa que sei é que minhas cordas são muito fracas, não faço muito falsete porque meus falsetes são fracos e baixos e por conta de eu não ter esse controle vocal eu não consigo executar um falsete muito bem (ou seja, não sou treinado) porém meu timbre tem um tipo leve e profundo, eu canto melhor com qualidade na região média (não tão grave e não tão agudo)
11:00 mas o Andrea Bocelli cantando Ciara chega em Fa1 ou seja , abaixo do SOL 1 do baritono , bem grave, nao tem brilho , mas chega. Ele e baritono?
Eu não sei,não conheço a extensão vocal do Andrea Boceli,sei que ele canta muito bem! Mas o caso de variar apenas uma nota não significa que a pessoa não seja daquela classificação. A voz é como uma medida de roupa,alguns usam tamanho P,e fica certinho,outros usam P e fica muito justo e outros usam P e fica largo, ou seja ninguém tem as medidas exatas do padrão.
Não, ele tem extensão grande nos graves. Mas é tenor lírico.
Eu juntei os testes do barítono com o tenor e fiz de A1 a A3... Mas minha duvida é canto em coral como tenor e até como tenor 1 e não tenho dificuldades nas notas mais agudas, já nas graves sinto que to forçando e as vezes até dói se manter por muito tempo nelas fora que tem algumas que não faço
Se vc sente melhor cantar as notas agudas,talvez sua classificação esteja errada,pois se vc é um barítono, não deveria estar tão confortável no tenor. Vai depender da música que vc está cantando, pois algumas músicas o tenor não atinge tantas notas agudas!
Professora, eu consegui executar todas notas ai. Eu acredito que eu sou um barítono.
Fico feliz por você ter conseguido fazer o teste de voz e encontrar sua voz!
@@SueliWalcafreVieira fico feliz mais ainda por você ter me dado estas dicas e as suas explicações.
@@SueliWalcafreVieira felicidades e muito sucesso no seu trabalho Sueli.
Vou colocar o link do teu canal no meu. Infelizmente os demais you tubers não se ajudam
É verdade meu amigo! Vou colocar o teu link no meu canal também!
@@SueliWalcafreVieira 🙏🙏🙏🙏
Adorei a explicação!!! Me inscrevi no seu canal!!! Tu falastes a realidade. Vamos. Fazer uma parceria, também sou professor de canto
Obrigada! Seja bem vindo!
Eu tenho 16 anos e o mais grave possivel q eu chego é F2-F#4 mais confortável F#2-E4 vou fazer 17 sera que eu vou poder alcançar mais notas com o tempo ?
Com certeza sua voz vai amadurecer e vc deverá conseguir mais amplitude na extensão vocal,mas deve tomar muito cuidado para não forçar pois vc ainda é muito jovem!
@@SueliWalcafreVieira ata tá certo obg😁
Sou barítono lírico sem dúvidas
Professora , bom eu sou barítono, mais como eu faço pra cantar sem ficar muito rouco? Eu faço exercícios mais mesmo assim quando eu canto dois hinos baixos eu fico rouco! Oque eu faço?
Vc não deve ficar rouco nunca! A rouquidão é sinal de mau uso da voz. Se vc forçar muito no grave ou no agudo irá prejudicar sua voz! Procure verificar direito sua classificação vocal,se estiver cantando na tessitura errada vai dar rouquidão.
Vou do A2 A4 no whitle A6
A minha tem extensão é G#4-A2. Eu sou barritono ou baixo?
11:12 Acho que vc está equivocado quanto a extensão pois G#4 a A2 não existe,agora se for A2 a G#4,aí não seria nem barítono, nem baixo. Eu tenho outros vídeos sobre cada voz. Faça o do Tenor e do Barítono e veja se a sua voz se encaixa sem forçar.Se vc usou a mesma classificação que mostro no vídeo que é a brasileira,não seria G#4 e sim G#3 então vc é barítono. Mas se for G#4 aí já não é barítono. Tem que usar a classificação que coloquei no vídeo, senão confunde!
Tenho uma pergunta: Existem barítonos que atingem menos graves? No caso eu percebo que consigo vhegar no Ab grave.
Sim. A voz pode variar muito de pessoa pra pessoa! É como nossas digitais, ninguém tem igual
@@SueliWalcafreVieira Eu sinto que a minha voz fica no limite ali no Ab. Mas derrepente eu precise trabalhar mais o graves. Porque durante muito tempo cantei como tenor derrepente meu registro grave tenha ficado mais fraco. Porque a minha voz, de 4 professores , 2 diaseram que eu era tenor e os outros me classificaram cono barítono. Em 2005, um professor de canto da orquestra de Porto disse que sou tenor, mas eu tinha 21 anos a voz era diferente. Hoje em dia canto bem confortável nos graves e médios, me assumi como barítono kkkk.
@@ronanfagundesmusico Que bom que assumiu!😁😊que é barítono! É melhor cantar na região mais confortável, até porque a idade muda muito nossa voz! Eu também perdi muitos agudos, mas ganhei nos graves. Realmente a voz depende de muito cuidado e uma classificação errada pode ser muito desastrosa para nossa voz!
@@SueliWalcafreVieira ❤🙏
Boa tarde. Td bem por aí? Vc tem algum WhatsApp pra contato? Queria conversar com vc a respeito sobre umas questões vocais.
Tenho,mas não quero publicar aqui,se vc puder me mande um e-mail.
@@SueliWalcafreVieira Obrigado Sueli. Mandei um e-mail e expliquei meio por alto. Vlw.
Eu consigo um Dó2 de peito morrendo e um mi5 só não sei se e de peito ou de cabeça.
Voz de Cabeça. Agudos na 5° oitava, principalmente para homens não é saudável e quase impossível de chegar em voz de peito ao menos q esteja de fato gritando.
Com certeza não é voz de peito,é falsete! O homem pode é deve usar o falsete, o falsete é voz de cabeça!
Voz de peito é só no conforto da voz, quando vc parte para um registro de voz mais agudo é voz de cabeça!
Morrendo é de cabeça pow
@@kennedylima5692 kkkkkk
Eu tinha dúvida se eu era tenor ou barítono porque todos falavam que eu era tenor, porém, eu era o único que me achava barítono. Agora, eu tenho certeza que sou barítono porque eu consigo alcançar o G1 e consigo ir até o B3. Dividindo a minha voz, minha tessitura cantada com conforto está em (B1 à F#3), abaixo de B1, consigo chegar até um F#1, porém, não é tão confortável fazer os graves abaixo do A1. Agora, já no agudo, eu consigo fazer o G3/G#3 com um pouco mais de imponência na voz e do A3 até o B3 eu tenho que imposta bastante porque são notas que estão fora da minha tessitura, mas eu consigo alcança-las com um pouco mais de facilidade que um barítono com tendencia para os graves. Se quiser, tenho vídeos no meu canal cantando musicas de um tenor leggero, o ferrugem! Kkk
Imponência vc quer dizer impostacao não?
@@SueliWalcafreVieira sim!
@@SueliWalcafreVieira quando minha voz está aquecida, fica bem difícil fazer o G1 e o A1... Eu diria que o grave mais confortável de fazer é o B1 e o agudo mais confortável é o F#3
Pois é o que vc constatou aí é o que acontece com a voz intermediária como o barítono, porque vc nem faz bem os graves do baixo e também fica com dificuldade para alcançar os agudos do Tenor. Mas a voz intermediária é mais vantajosa justamente por isso,tem uma abrangência maior de notas! Que bom que vc conseguiu encontrar sua tessitura,agora é só trabalhar em cima dessas notas para aperfeiçoar cada vez mais! Obrigada por comentar!
@@SueliWalcafreVieira eu que agradeço por ajudar não só a mim, como a muitos a encontrar a região de canto.
Sueli, primeiramente, parabéns pelo trabalho SÉRIO e não essas coisas que enganam as pessoas aqui no UA-cam. Eu tenho uma dúvida, a minha voz é grave demais para o tenor e aguda demais para o barítono. A minha região de conforto é de C#2 até A#3. A minha tessitura eu diria que é entre um E2 e um C3. Eu nunca consegui me classificar, meus professores dizem que eu sou tenor, mas eu acho o tenor agudo demais pra mim. Como eu não tenho graves, não me classificam como barítono. Mas assim, eu to falando de CONFORTO, eu tenho notas muito mais agudas e muito mais graves, mas daí já é forçado, feio, desconfortável e não vale apena. Queria saber a sua opinião sobre isso. Eu já fui muito enganado pelos canais daqui do UA-cam. Ainda bem que achei o seu canal. O único canal de canto SÉRIO aqui do UA-cam.
Pela sua região de conforto,creio que vc é um tenor mesmo,mas talvez não tão agudo! Mas é complicado classificar uma voz só pela sua tessitura. Talvez falte mais treino e amadurecimento vocal pra alcançar notas mais agudas, mas na realidade essa tua região de conforto dá pra cantar muitas músicas,muito bem! O importante não é o extremo da extensão vocal,o importante é o que vc pode cantar dentro do conforto da sua voz, e não danifica-la!
TENHO 22 ANOS, SOU UM BAIXO. 1,65 DE ALTURA, MAGRELO KKKKK e uma voz bastante grave.
Poderia dar uma olhada nos dois vídeos q tenho aq e me dizer q tipo de voz vc acha q sou?
Vc fez o teste de voz que tenho no canal? Dá pra saber fazendo o teste e seguindo aquilo que falo sempre. A voz é a tessitura onde vc canta com conforto. As notas mais agudas ou graves são a sua extensão e elas vc tem que ter muito treino para atingir com qualidade
@@SueliWalcafreVieira Eu nunca fiz aulas de canto tenho voz destreinada, mas chego no B4 e meu grave máximo quando voz ta aquecida eh G2, e meu grave mais confortável eh B2 e meu agudo mais confortável eh G4
@@lonelyboy5329 Então vc é tenor! Já fez o teste? Tenho um teste no canal para o Tenor! Se vc alcança essas notas que falou então vc é um tenor!
@@SueliWalcafreVieira o máximo q cheguei foi o B4 (notação americana) o C5 n consegui, mas deve ser pq n tenho voz treinada e nem sou acostumado a cantar também
@@lonelyboy5329 Então esquece o que falei. Pensei que vc tivesse usado a notação brasileira. Deixei bem claro no vídeo que uso a notação brasileira.
Vou de D2 a B4 de boas mdss
Eu não consigo entender minha voz, porque eu já testei vários playbacks de barítono ,baixo, e tenor ou o tom fica muito desconfortável,aí depois que cantei em um tom feminino ficou confortável não entendi isso
Primeiro preciso saber qual a sua idade?
@@SueliWalcafreVieira 20 anos
Vi teu vídeo cantando a música da Cassiane e sua voz é grave. A voz da Cassiane pelo que eu saiba é grave também. Acho que ela não é soprano E vc está equivocado quando canta com playback,pois aí com certeza vc está cantando uma oitava abaixo da Cassiane e pensa que está cantando no mesmo tom. A voz feminina é sempre uma oitava acima da voz masculina. Agora se vc fosse criança talves estaria cantando na mesma altura da voz dela. Eu digo isso porque já dei aula para muitos rapazes que sempre pegavam o tom errado quando eu cantava com eles,aí precisei ampliar meu grave para fazer o tom deles e eles cantarem certo!
Ah sim é verdade,um dia fiz um teste em um app pra saber qual era minha classificação dava só baixo e barítono
Vc ainda está em processo de amadurecimento vocal. Só aos 25 anos vc estará apto a cantar melhor,por enquanto não for e sua voz!
tem que fazer voz de cabeça??
Na região aguda sempre tem que fazer voz de cabeça!
@@SueliWalcafreVieira obrigado pela resposta.
Você poderia me dizer se existe voz de mulher no canto barítono ou so de o homem?😊
Só homens. A voz feminina correspondente ao barítono é a voz de mezzo soprano
Professora se cantar em coros (estrago minha voz...) se eu for barítono e por exemplo eles querem tenor e baixo.(tem ebook a venda de exercícios para barítono.
Se vc é barítono então é uma voz intermediária entre tenor e baixo, vc pode cantar algumas notas do baixo e algumas do tenor sem forçar muito no agudo e nem no baixo. Na realidade a maioria dos homens que cantam em coral no baixo,são barritonos.
Sou baritenor mas gosto mais de fazer tenor
Voz de Barítono é só pra homens?
Sim! As mulheres com voz equivalente são mezzo soprano!
Olá, eu acho que sou barítono.. minha extensão é de D2 a E5.. eu comecei a estudar canto há pouco tempo, acha que consigo melhorar meus agudos com mais estudo? Tipo com aulas particulares?
Sim! Com certeza! Na medida que vai praticando vai aumentando sua extensão!
Eu acho que sou baritono dramático talvez
Agora entendi o subtipo! Mas isso só tem necessidade se vc for um cantor lírico, erudito,fora isso não importa muito esse tipo de classificação!
Na minha opinião baritono igual a mattos nascimento ainda não vi igual
Eu sou contra tenor.