TRABALHO CRIATIVO: Rita em 5 Minutos #07

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024
  • ⭐Venha apoiar nosso trabalho e conhecer os benefícios como clube de leitura e aulões⭐
    orelo.cc/tempe...
    O Time Tempero Drag:
    Roxelly - / perronicrl
    Isa - / isabolax
    MariG - / eumarig
    Thy - / thyagossantos
    Rita - / rita_von_hunty
    Referências:
    The Guardian:
    www.theguardia...
    Social Mobility and ‘Openness’ in Creative Occupations since the 1970s:
    journals.sagep...

КОМЕНТАРІ • 936

  • @jacksonmorete9603
    @jacksonmorete9603 7 місяців тому +1949

    Sou estudante de Artes Visuais. Minha mãe é diarista e meu pai é carpinteiro. Todo dia, sou pego pelo pensamento que você trouxe para a reflexão. Sinto que minha produção não tem valor, e toda a cultura que tive, tudo que me humanizou nesse processo de me entender como artista plástico, não foi o que eu vi no museu, pois visitei pela primeira vez um museu ano passado. Minha tia Rose fazendo bico de crochê em um pano de prato com flores e frutos pintados por ela também, foi o mais perto que cheguei da natureza morta e do rococó na minha formação infantil. Espero um dia poder honrar tais referências, a classe trabalhadora produz arte sem nem se dar conta, quando for o professor de artes que vou ser quando me formar, possa mostrar para os meus alunos que vale a pena pensar sobre como nós da classe trabalhadora podemos consumir e produzir arte para além dos espaços hegemônicos quase inexistentes aqui no interior de Rondônia

    • @alessandromaia1555
      @alessandromaia1555 7 місяців тому +42

      Muita luz pra vc

    • @isabelasiqueira6811
      @isabelasiqueira6811 7 місяців тому +48

      Que comentário!!

    • @isabelasiqueira6811
      @isabelasiqueira6811 7 місяців тому +28

      Perfeitooooo

    • @pereria2rps
      @pereria2rps 7 місяців тому +10

      Fico P quando vejo artista de cinema e/ou dramaturgia pagar que veio da pobreza.

    • @pereria2rps
      @pereria2rps 7 місяців тому +35

      Sempre me incomodou a dramaturgia da plim plim o jeito pelo qual eles relatam a pobreza. O pobre da novela é no mínimo classe média.

  • @FranklinMable
    @FranklinMable 7 місяців тому +281

    "Todo mundo é um artista e um intelectual, a gente só não recebe incentivo pra ser"
    frase que me arrepiou inteiro. Obrigado por tanto, Dona Ritinha.

  • @jessicaandrade6807
    @jessicaandrade6807 7 місяців тому +241

    Eu fico cada vez mais assustada como cada vez mais pessoas da classe trabalhadora estão achando que são ricas mesmo sem ter dinheiro para pagar seus boletos.

  • @msjuliocesarr
    @msjuliocesarr 7 місяців тому +778

    Rita em 5 minutos (em 10 minutos). Por aqui, nós amamos os acréscimos 💖

  • @michaeldeyvson6321
    @michaeldeyvson6321 7 місяців тому +476

    4:48 é como a globo faz com o nordeste, sempre nos retratando de forma errada e ultrapassada.

    • @tirzagarcia2916
      @tirzagarcia2916 7 місяців тому +21

      Tbém c/ nós, gaúchos e sulistas, só estereótipos. Tbém goianos, mineiros, nortistas, etc. Ou seja, a Globo não representa ninguém além de uns segmentos cariocas e eventualmente paulistas. E daí? Se não exportassem essas caricaturas, tudo bem... Neste país gigantesco, e culturalmente riquíssimo, cada região tem suas próprias representações e, SE KISER entrar na indústria cultural, é se organizar em núcleos produtores e distribuidores. E, gente, a internet está aí, espraiado Literatura, Artes Visuais, Culinárias, pesquisas acadêmicas como nunca! A Da Ritinha tá precisando se basear mais nas nossas pesquisas e deixar os bretões um.poko pra lá! Ou melhor, botar o pé na estrada, mochilão nas costas, e fazer incursões culturais aos interiores brasileiros! Vai se surpreender tanto quanto Mal Rondon e Mário de Andrade, I'm sure!

    • @fernandaleite9106
      @fernandaleite9106 6 місяців тому +9

      @@tirzagarcia2916ó como sofre

    • @gabrielbittencourtdelourei1107
      @gabrielbittencourtdelourei1107 6 місяців тому

      ​@@tirzagarcia2916Como falas besteira criatura... Quer ser mais que Dona Rita??? Hahahaha

    • @rosandm1638
      @rosandm1638 6 місяців тому

      ​@@tirzagarcia2916sim organizando fazendo oficinas com a realidade de cada comunidade. O famoso " faça você mesmo " É um trabalho de formiguinha mas ajuda muito a " plantar a sementinha " .

    • @ericareginadejesussilvasil5425
      @ericareginadejesussilvasil5425 6 місяців тому +4

      Exatamente, eu fico passada!

  • @biabazzo7829
    @biabazzo7829 7 місяців тому +393

    Sou da classe trabalhadora (professora) e estou lutando muito para conseguir lançar meu primeiro livro esse ano. Esse vídeo me deu mais força para resistir. ❤

    • @pot1tone
      @pot1tone 7 місяців тому +6

      Você consegue!! 💖💖

    • @hugowiltom5670
      @hugowiltom5670 7 місяців тому +4

      Não desista! ❤

    • @Julio._Cesar
      @Julio._Cesar 7 місяців тому +3

      Você vai conseguir!

    • @patriciahakkak6819
      @patriciahakkak6819 7 місяців тому +5

      Vá e lance seu livro, crie mmo que uma mínima chance, faça e volta aqui pra dizer a data do lançamento 😊❤

    • @naimathintamaniaraujoleite4583
      @naimathintamaniaraujoleite4583 7 місяців тому +5

      Trabalho com editoras independentes,ainda há esperanças!

  • @marciaprates2228
    @marciaprates2228 7 місяців тому +145

    "A gente vive num sistema que é mestre em negar acessos" essa frase resume porque temos que lutar pelo cumprimento das políticas públicas sociais e a contra retirada de direitos

  • @Ateliê_Vida
    @Ateliê_Vida 7 місяців тому +175

    Professora Rita, aos 47 anos eu acordei e vi que era apenas um escravo dos preguiçosos da aristocracia. Eu tive uma vida miserável de catador de lixo, camelô entre outros subempregos. Mas sempre estudava, sou de 70 “plena” ditadura. Eu sonhava que estudar ia ajudar por comida no prato. Me matei: não tive infância, nem adolescência, nem juventude e acordei aos 30 anos de idade gerindo buchas de canhão pra o patriarcado por um salário que me permitiu compra um pequeno apartamento em Santa Cecília. Aos 39 acordei segurando uma bucha maior só que dessa vez contratado pra implementar segurança alimentar e medicamentosa num país africano. Foram anos de solidão, pois ocupava um cargo de feitor (vulgo diretor), teve sangue suor e lágrimas. Eram 24h por dia 7 dias por semana, eu era um escravo careca com o conhecimento que interessava. Isso me deixou com uns caraminguás a mais mas sem saúde e acentuou meu TDAH. Foram 7 anos até eu voltar pro Brasil e ser convidado pra ser capataz em umas 75 fábricas do tio Sam. Em um ano estava exausto pedi demissão, paguei a quebra de contrato e fui fazer consultoria. Óbvio que não tenho a tal “estabilidade” mas aprendi viver com o pouco. Hoje aos 51 anos eu só faço trabalhos que me apeteçam minimamente e que eu me sinta útil a um propósito. Todo mês pago contador, plano de saúde, fora as taxas de impostos pra o governo comprar Viagra pro exército. Meu trabalho é intelectual. Não tive bolsa nem uma sacola de plástico do governo, pois no meu tempo as faculdades noturnas com cursos de biomedicina, farmácia, direito entre outras eram o zoyo da cara e concorridas. Comi o pão que o deos branco de zoy azur criado pelos europeus burgueses amassou. E o que mais me deixa triste e aborrecido é que alguns elementos me chamam esquerda Higienópolis sem saber a minha história. Não desejo 5% das coisas que passei pra outro jovem. Hoje tenho comida, um lugar até bom de morar ao preço de um condomínio e IPTU de cerca de 4 mil por mês. Eu e minha irmã carregamos traumas de não saber o que era brincar ou ter comida. Nos natais, detesto, mais ricos tínhamos uma lata de pessego e macarrão com frango assado.
    Hoje sou vegano, chato pra comer, não gosto de roupas coloridas e a única coisa que me mantém vivo são meu 11 filhos 8 gatinos e 3 doguinos.
    Minha irmã sofria bullying ou bule 🫖 na escola pois na época não havia diagnóstico pra TEA1. Ela tem 3 pós docs, é uma das melhores do mundo na área dela e também como eu só sente alegria com as crianças. Agora penso, em uns 30 anos seremos dois véios sequelados num apartamento gigante cheios de traumas…
    Será que valeu mesmo a pena? Não sei mais sobre nada.

    • @gmb84
      @gmb84 7 місяців тому +6

      Pera tudo! Esquerda higienópolis que fez tudo que a direita ama, se fazendo de vítima quando foi o próprio que amassou o pão de muitos durante a vida. Um clássico maior que esse não há!

    • @seomaraoliveira5261
      @seomaraoliveira5261 7 місяців тому +10

      Me identifiquei aos 53 anos tbm creio q realmente o " sonho acabou" , e nós, geração 70 estamos meio vintages, meio malucos beleza, e no meio do caminho posto, sem volta.Teu texto é Fantástico!🖤🇧🇷

    • @GSN_00
      @GSN_00 6 місяців тому +36

      Obrigado pelo relato, você tem um estilo de escrita bem particular 🙂
      Sou da geração dos anos 90. A expectativa era de que conseguiríamos ter uma vida melhor que nossos pais. Com a minha idade, 29, já haviam conseguido uma casa, um carro e estavam cuidado de um filho.
      Apesar de trabalharem desde a adolescência e só meu pai ter completado o ensino médio, eles relatam que sempre tinha oportunidade de emprego.
      Já eu, com graduação em faculdade pública e mestrado na USP, estou bem longe dessas conquistas materiais que eles tinham com a mesma idade, apesar de me considerar um privilegiado, quando comparado a outras pessoas da minha geração.
      Hoje eles ganham um pouco mais de um salário mínimo, condicão que atualmente não os possibilitariam ter essas conquistas.
      Fico com a impressão que antes tínhamos uma perspectiva de futuro, de melhora, de conquistas pessoais e de desenvolvimento social. Hoje parece que é lutar muito pra não piorar. Olhar pra frente é ver a crise climática e as desigualdades aumentar.
      A luta por outra sociedade continua, mas sustentar a esperança tem sido um exercício árduo.

    • @precisosubirumvideo1694
      @precisosubirumvideo1694 6 місяців тому +24

      @@gmb84 "Fez tudo que a direita ama" = trabalhou sendo explorado pra sobreviver. Leu com a bunda né.

    • @LuizAdonai
      @LuizAdonai 6 місяців тому

      ​@@seomaraoliveira5261que discurso derrotista do caralho, só podia ser minion.

  • @aangeldebrito
    @aangeldebrito 7 місяців тому +61

    quando um povo não tem acesso a arte, ele perde a possibilidade de sonhar.

  • @nayanacastro7124
    @nayanacastro7124 7 місяців тому +277

    E eu como professora de arte na escola pública vejo esse movimento todos os dias. Fazendo o trabalho de formiguinhas que é esperançar no sentido político das artes 🎭🖼️❤

    • @LuanSantos-hm8dp
      @LuanSantos-hm8dp 7 місяців тому +8

      @nayanacastro como vc consegui?
      Meu sonho era ou é não sei ser professor de artes mas não vejo como em um futuro com tanta falta de artes "existir" essa profissão, literalmente estou desistindo e me dói isso de ser professor de artes para outro cargo pedagógico.
      Ensina quero muito amo demais mas fico com medo de daqui uns anos sumir e não saber o q fazer com essa formação artística que tanto sonho desde que eu era criança.

    • @LuizAdonai
      @LuizAdonai 6 місяців тому

      Arte não é pra gente covarde como tu, desiste logo, é assim que a própria arte elege os artistas verdadeiros.

  • @lucianosantiago5819
    @lucianosantiago5819 7 місяців тому +70

    Minha família sempre disse que esse negócio de cantar não ia dar dinheiro nunca, que eu tinha é que fazer um Senai. E hoje eu entendo que eu fui a primeira geração que pôde se dar ao luxo de sonhar com algo além do básico.

  • @eduardocouto5398
    @eduardocouto5398 7 місяців тому +43

    Ensino médio sem artes, apenas matérias e itinerários sobre montar um negócio ou inserir-se no mercado de trabalho!!
    É sim um projeto de poder em grande escala.

    • @Tais-r1h
      @Tais-r1h 6 місяців тому +2

      Estava ruim, eu sei. Horrível. Será, eu fico pensando, será que alguém muito sádico está brincando com a gente, pq agora temos Nicolas Ferreira na comissão de educação. Então vivemos num absurdo tão grotesco , que td o que era ruim se mostra com um potencial de piorar q faz a gente perder a respiração?

  • @ClaudemirdosSantosSabiar
    @ClaudemirdosSantosSabiar 7 місяців тому +26

    Passei a vida inteira escutando o mantra que "arte não é trabalho", mas mesmo assim, teimoso como sou, estudo Artes Visuais aos 42 e trabalho com arte. A Arte é um super poder.

  • @MrJairorate
    @MrJairorate 7 місяців тому +99

    Como ilustrador agradeço muito por tratar do assunto!
    Um tópico não tocado no vídeo, mas que tem importância para o assunto é a ascensão das AIs generativas, que são ferramentas de caráter classista de elite feita com a pura finalidade de usurpar nosso trabalho e nos substituir de vez, assim limpando com mais velocidade a nossa classe da produção artística.

  • @ribenildealmeida9393
    @ribenildealmeida9393 6 місяців тому +14

    Meu neto te admira muito .
    Ele tem 16 anos,pensante,questionador,consciente.

  • @ruiz-san
    @ruiz-san 7 місяців тому +47

    Miga do céu! Sei exatamente o que é isso!! Estou fazendo uma faculdade federal e no meu tempo livre eu faço meus desenhos, meus mangás, meus oneshots e estou até fazendo um livro em quadrinhos bem longo!! Meu sonho é poder trabalhar com minhas criações e, mesmo sendo pobre como sou, vou lutar para me formar na faculdade e em viver das minhas criações!!!

  • @fabiodiasa
    @fabiodiasa 7 місяців тому +36

    Eu sempre fiacava curioso sobre esses filmes ditos "cult" que retratavam a labuta do pobre, feito por quem não é e para quem não é e quem é mesmo, nem faz a menor ideia do que está sendo retratado....

  • @rosemarialmeida1128
    @rosemarialmeida1128 7 місяців тому +37

    Pois eu sou a old pobre, me vestindo como pobre há várias gerações. E professora lumpem tb, faz tempo. Agora, uma luzinha acesa, logo ali, no fim do túnel: tenho visto filhas e filhos de imigrantes -trabalhadores de oficinas de costura - indo para universidades, realizando atividades artísticas na moda, na música, nas artes visuais. Apesar do mundo, há esperança... Beijos, Rita!

  • @softpanther
    @softpanther 7 місяців тому +44

    "Todo mundo é um artista e um intelectual". PERFEITA

  • @joao.moreno
    @joao.moreno 7 місяців тому +31

    Ao final do vídeo, lembrei do que a Rita tava comentando com a DaCota lá no podcast do canal dela, de q a gente vai deixando de lado nossos hobbies, citam como exemplo o desenho. Me entristece muito saber q TALVEZ uma geração inteira de artistas foi perdida

    • @sibora461
      @sibora461 7 місяців тому +6

      Mas o Brasil joga talento fora de baciada. Artisticos , esportistas, intelectuais, gastronômico e etc ...

  • @papsaude7227
    @papsaude7227 7 місяців тому +95

    Rita é a personificação da intelectualidade. Amo.

  • @zeliaalves3126
    @zeliaalves3126 2 місяці тому +2

    O tempero é o melhor canal do UA-cam!!! Pronto, digitei❤❤❤❤❤!!! Rita, nunca nos deixe, viuuuu❤❤❤❤❤❤❤

  • @TiagoSousa-nh4gm
    @TiagoSousa-nh4gm 7 місяців тому +29

    Um baita mérito de La Von Hunty: fazer a pessoa pensar: " puxa, como não pensei nisso antes?"
    Isso se chama didatismo👏👏👏

  • @monicamockery
    @monicamockery 7 місяців тому +74

    O interesse do Povo é carcomido pelos percalços da própria sobrevivência...😢

  • @jayalilainstitutolila6092
    @jayalilainstitutolila6092 7 місяців тому +26

    Nossaaaa, refleti a respeito disso hoje, quando reencontrei um amigo, que há mais de 20 anos faz teatro e não é reconhecido. É negro, homossexual e periférico. Ontem perguntei a minha sobrinha de 1.8 você conhece o teatro Castro Alves? Sabia que fiz muitos protestos nos anos 2000 a 2008. Porque antes só a burguesia tinha direito de ir ao teatro, valores exorbitantes propositalmente. Ela respondeu; " Nunca fui a um teatro." Grata, Rita! Sempre!

    • @lyssabastos7865
      @lyssabastos7865 7 місяців тому +6

      Realmente a classe trabalhadora não vê o teatro como um entretenimento pra chamar de seu.
      São poucos, geralmente distantes de onde se mora, com valores pouco convidativos e com menor propaganda do que outras vertentes...

    • @Emarquim
      @Emarquim 6 місяців тому +2

      Conterrânea! Aqui um filho de salvador que está em terras lusitanas... Já participei de muito protesto no Campo Grande, na Castro Alves... Somos da luta! Força, saúde e abraço!

  • @bunnylucy
    @bunnylucy 7 місяців тому +11

    Tenho 37 anos, tentei fazer faculdade 2 vezes, nao consegui por causa da saude mental, tenho transtorno bipolar, tdah, ansiedade. Na primeira vez a saúde mental que me passou a perna. Na segunda, tive crise, perdi semestres, mas voltei, mas tive que sair da faculdade. Tinha que trabalhar em 2 empregos, trabalhava de domingo a domingo e estudava a noite, dormia 4 hs por noite, isso pra quem teve crise de mania no TB a pouco tempo e ficou 2 meses sem dormir. Precisava de dois empregos pq precisava pagar medico psiquiatra e remédio, estou até hj esperando o contato da psiquiatria da federal do Paraná e do SUS.
    Pior que ja tinha dificuldade em estudar por causa do déficit de atenção, depois que fiquei mais de 2 meses sem dormir por causa do TB ficou pior, eu começo a ler na segunda linha minha atenção nao esta ali, eu me esforço, mas quanto mais me esforço a concentração fica pior, ai começo a ficar ansiosa e começo a chorar. Minha memória era ruim, agora se nao estou bem eu esqueço palavras no dia a dia.
    Pra completar eu tenho artrose nos pés, trabalho na clt com pcd. Vaga pra pcd é sempre as funções mais baixas e com a faixa salarial mais baixa do cargo, detalhe vc nao consegue subir de cargo dentro da empresa pq só tem 1 cargo para pcd. Eu trabalho em loja, trabalho em pé, em regime part time, trabalho 3 vezes na semana. Nao consigo sair da loja pq outras opções que aparecem sao salários mais baixos.
    Tem site para pcd cadastrar currículo, voces acreditam que entraram em contato comigo oferecendo vaga de "recepcionista-secretaria" para trabalhar de segunda à sexta 8 hs por dia, receber VT de 20 reais por dia trabalhado e o salário de 900 reais 😂😅 Eu ri e fiquei com ódio, claro nao respondi.
    Pior quando vc entra para vaga pcd e nao tem deficiência visível como, um cadeirante, um síndrome de down vc passa pelo pre conceito, as pessoas ficam taxando vc, dizendo que é favorecido tem vaga privilegiada, ficam falando mal. Eu sentia a animosidade e os borburinhos, mas nao era só isso tinha algumas pessoas que vinheram me falar que o povo falava mal de mim, falavam que eu era lerda. Depois que um colega que saiu de la me contou tudo o que falavam de mim pelas costas antes de sair, eu desabei e chorei. Depois disso o povo parou de falar mal, mas nunca entederam as minhas limitações, as dores que sinto.

    • @felipedepaula5835
      @felipedepaula5835 7 місяців тому +4

      Sinto muito pelo que você passou. As pessoas nem sempre conseguem entender que existem limitações que são invisíveis. Mas julgam que é uma beleza...

  • @opedrotolentino
    @opedrotolentino 7 місяців тому +8

    Acho que isso se reflete ainda mais na forma como muitos romances e séries são estruturados, onde todas as interações dos personagens implicam que eles tenham estabilidade financeira e muito dinheiro disponível. Falo isso porque na estruturação das histórias temos personagens que vivem saindo para beber com os amigos, tem disponibilidade para ficar andando de um lado pra outro numa metrópole de carro ou táxi, estão sempre envolvidos em festas ou interações sociais que só acontecem devido a dinheiro, e isso ocorre mesmo quando teoricamente os personagens são pobres. Isso gera uma sensação de fracasso e de não reconhecimento do leitor com as obras ou com os personagens. Qual graça vai ter eu escrever um romance sobre um casal de vive de pegar ônibus, não tem dinheiro pra nada e é explorado num call center minúsculo, que história épica eu vou escrever se o personagem principal não for secretamente o filho bastardo do rei e de repente se descobre cheio de dinheiro? As histórias que nos rodeiam direta ou indiretamente passam essa mensagem que a vida do trabalhador é desinteressante e que pra ele solucionar isso é necessário dinheiro, ignorando que o que geralmente acontece é que hoje em dia pra se ter o mínimo de dignidade geralmente a pessoa tá tão absorta em trabalho que não sobra tempo real pras festas glamurosas, os encontros frequentes com amigos em um bar, ou qualquer outro tipo de história que não se revolva em torno do trabalho. Isso é pelo menos o sentimento que eu tenho sempre que abro um novo livro ultimamente. 🤷🏻‍♂️

  • @glaydsondeoliveirasouza9940
    @glaydsondeoliveirasouza9940 6 місяців тому +3

    Em BH o grande espaço da arte se chamava "Palácio das Artes". Sim, um Palácio moderno e elitista. Algum tempo atrás decidiram transformar TODOS os palácios antigos em torno da Praça da Liberdade em museus gratuitos e abertos à população e o resultado é incrível: um circuito cultural sempre lotado, fazendo a arte chegar a todos. Foi um revolução.

  • @GuilhermeOliveira-yg4yj
    @GuilhermeOliveira-yg4yj 7 місяців тому +9

    Esse vídeo me lembrou de um projeto da minha escola:
    A escola onde eu estudava (me formei em 2023) tem um projeto de estímulo a poesia. Recentemente fui lá visitar a "Casa dos Poetas" que foi inaugurada pela professora de literatura na semana passada. Esse projeto busca trazer a literatura e a escrita criativa pra jovens da classe trabalhadora que não têm contato com a arte. Por mais que seja algo pequeno (e apenas no meu bairro) acho que já é um passo dado pra "desburguesação" da arte brasileira, gostaria de ver mais escolas fazendo o mesmo.

    • @rosandm1638
      @rosandm1638 6 місяців тому +1

      Sim ! É muito importante essas oficinas ajudam a conscientizar e a atitude do " faça você mesmo " dá muita autonomia e autoestima! Faz o jovem refletir e questionar muitas vezes. É uma sementinha que não pode ser silenciada .

  • @nelsonoliveirapinto2228
    @nelsonoliveirapinto2228 7 місяців тому +10

    Rita vc estava devendo um tema assim e sabe que isso é fruto da vida corrida que vive, como qualquer trabalhador. Nós se tivéssemos tempo para pensar estaríamos exercitando uma vida pós revolução socialista no Brasil. Pra dar exemplos concretos do que será a vida onde se possa cuidar do jardim pela manhã, colher a comida e o remédio ali, fazer mais algumas coisinhas a tarde de tocar um instrumento a tarde. Respeitando nosso relógio biológico para manter a saúde.

  • @jacque.jacque
    @jacque.jacque 7 місяців тому +23

    Dona Rita como vc é essencial pra fazer a gente pensar!
    Escultura e artesanato!
    Muito bem contextualizada a aspiração atual da classe trabalhadora: assemelhar-se aos ricos !

  • @lorenzo7059
    @lorenzo7059 7 місяців тому +7

    adoro a urgência q a rita tem colocado nos videos. REVOLUÇÃO OU BARBARIE GALERA. o tempo de de organizar é agora e sempre. procurem partido, coletivo, organização sindicato oq for, MAS ORGANIZEM SUA REVOLTA. nossa organização é nossa arma e n temos nada a perder senão as nossas correntes. disponibilize nem q seja uma hora da sua semana, do seu mes, pra militancia e construção do nosso poder. o melhor a vc pode oferecer é sua disponibilidade❤

  • @carolfioratti3892
    @carolfioratti3892 7 місяців тому +75

    Reflexão importantíssima. Quero Rita como júri de pitching para selecionar os próximos filmes a serem feitos nesse país!!

  • @anabananacorreia3398
    @anabananacorreia3398 7 місяців тому +11

    Eu fiquei de boca aberta o vídeo inteiro, a mulher sabe abrir nossos olhos (me adota?)

  • @egocenth
    @egocenth 7 місяців тому +16

    6:20 A senhorita Bira atrelada ao chaves pra sempre, AMO. Amo você dona Rita. ❤

  • @narraquegarcia
    @narraquegarcia 7 місяців тому +19

    Phoda como sempre! Parece que estamos encurralados descendo por um ralo gigante e quem tem acesso ao conhecimento e à arte ainda consegue descer esse ralo lutando por mudanças. Vamos morrer atirando. Mas esse velho sistema podre está morrendo também. Quero crer que o novo virá, novos humanos, novas concepções e revoluções, mesmo que os que lutam hoje não estejam mais nessa dimensão para presenciar. Vamos lutando nessa transição porque não dá pra olhar pra civilização sendo engolida pelo sistema Terra e ficar parado assistindo passivamente, zumbizando nas redes, de braços cruzados, maratonando uma sériezinha barata de ricos de décima categoria. Lutemos.

  • @juanportugal9161
    @juanportugal9161 7 місяців тому +7

    Não tenho mais elogios disponíveis, gastei todos nos últimos anos. Essa é uma reflexão que já vivia em mim sem eu nem saber. Obrigado por compartilhar sua sabedoria!

  • @laissouza6224
    @laissouza6224 7 місяців тому +8

    Deu vontade de chorar assistindo. Nossa, muito dificil fazer parte de uma geração que talvez nunca vai ter uma carteira de trabalho assinada, é desesperançoso. Brigada Guilherme, Rita e a todo o canal. Quero a honra de conhecê-lo um dia.

  • @aluska5507
    @aluska5507 7 місяців тому +12

    Não sei o que nos reserva o futuro do trabalho, pq está cada dia pior . Como a classe trabalhadora pode pensar em escrever, produzir se não tem tempo , nem condições para isso 🥹
    Eu sempre lembro da frase do meu velho pai. Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro

    • @lyssabastos7865
      @lyssabastos7865 7 місяців тому +2

      E a frase está certa. Os que ganham mesmo são os que investem o capital que têm e botam os outros pra trabalhar pra si

    • @igorpcps
      @igorpcps 7 місяців тому +1

      eu tenho um livro parado há mais de ano, tenho músicas escritas que eu gostaria de produzir, mas sempre sou pego pela falta de tempo! eh triste

  • @adrianaalmeida5892
    @adrianaalmeida5892 7 місяців тому +4

    Falando em ascender a outra classe, tem aquelas que acham que já a conseguiram qdo mostram suas casas com as coisinhas compradas na shoope. Buga minha cabeça isso! Obrigada Rita!

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas2518 7 місяців тому +5

    Esse negócio de uma coisa ser Arte, outra ser Cultura e outra ser Artesanato é muito interessante e assim por diante.
    Vou estudar. Obrigado, Tempero Dreg!

    • @LuizAdonai
      @LuizAdonai 6 місяців тому

      Ela não disse isso.

  • @fernandotavares854
    @fernandotavares854 6 місяців тому +1

    Na minha rotina de atividade INVISIBILIZADA intensa só Rita em DEZ MINUTOS me recompensa!

  • @wladimircabanas3608
    @wladimircabanas3608 7 місяців тому +6

    Estamos juntos, queremos Justiça

  • @isaquealves10
    @isaquealves10 3 місяці тому +2

    Trabalhadores do mundo todo, façam Arte💪🏽⚒️✍🏽

  • @juanmanskupie
    @juanmanskupie 7 місяців тому +8

    Obrigado dona Rita. Vou mostrar esse material pro meu filho de 26 anos, estudante de antropologia social... acho que entendi algumas atitudes nele. Abraços!

  • @perdidanavida3380
    @perdidanavida3380 7 місяців тому +7

    O emprego correto de língua e dialeto foi um bálsamo, depois de ouvir tanta gente tacando a palavra linguagem pra qq coisa ao ponto de que não conseguia compreender o que a pessoa falava

  • @amandaesteves2100
    @amandaesteves2100 7 місяців тому +8

    Tive que me afastar de certas amizades ignorantes só por ter crescido de cargo no trabalho. É bizarro como a nossa classe (principalmente a média) tá tão alienada, perdida e desorganizada que atinge a separação entre a nossa comunidade e gerando dificuldade de real revolução.

  • @telavieira
    @telavieira 6 місяців тому +1

    Rita, você é necessária para abrir nossos olhos!

  • @brenomaiaarte8433
    @brenomaiaarte8433 7 місяців тому +5

    Maravilhosa sempre Rita! E não é só que nossa classe está fazendo menos arte, mas quando fazemos muitas vezes nos sujeitamos a discursos da classe dominante para que possamos pagar nossas contas. Tenho pensado muito enquanto artista em como me empoderar mais das coisas que acho importante e equilibrar isso com a necessidade de ter grana. Outra coisa que me veio na cabeça enquanto assistia o vídeo é como algumas conquistas dos movimentos sócias para falar de assuntos importantes são boicotadas pelos que detém poder. Trabalhava em uma empresa de teatro e fazia muitas peças pra empresas em eventos sobre segurança e saúde. Teve um ano que as empresas eram obrigadas a falar sobre diversidade. Fizemos uma cena sobre duas gays que falavam sobre os preconceitos que sofriam na empresa. A empresa disse que não queria cenas com esse tema pq no ano anterior três funcionários se levantaram e saíram da apresentação por conta de uma cena em que dois homens se abraçaram. A empresa de teatro que eu trabalhava decidiu mudar a cena com o discurso que é melhor "ir pelas beiradas". Fizemos uma cena então que falava sobre o o preconceito que o Europeu sofre ao vir morar no Brasil. Ah e tinha tbm na cena o preconceito que o vegetariano sofre.

  • @Matheus-ql7mn
    @Matheus-ql7mn 6 місяців тому +2

    "Todo mundo é um artista e um intelectual"
    Isso é algo que precisa ser propagado a todos os cantos. Todos nós temos ideologias, opiniões e ideias. Todos nós apreciamos, reagimos e criamos arte. Ninguém é inerte à arte e às coisas ao nosso redor. Todo mundo tem um cérebro e todo mundo tem uma alma.
    Precisarmos valorizar, validar e dar voz aos que pensam que não tem.

  • @OROCHITHEO
    @OROCHITHEO 7 місяців тому +7

    Ritinha foda e cirúrgica como sempre 👏🏽👏🏽🥰

  • @luvespa7926
    @luvespa7926 6 місяців тому +2

    Rita, minha amada professora, venho refletindo sobre essa mesma questão há anos. Eu que venho da classe média (pai médico e mãe que tentou se tornar artista plástica mas desistiu da pintura) nunca entendi como a classe artística sobrevivia de sua arte. Hoje sei que minha classe não sobrevive da arte que produz (precisa ter vários bicos) e o pior... Não vai ao cinema nem ao teatro, ora por falta de tempo, ora por falta de grana mesmo. Ou seja, foi bem aí que comecei a pensar que eu não era classe média e que havia uma distinção entre as classes sociais que eu só descobri quando vim morar na cidade grande... Pra depois enteder que somos todos da classe trabalhadora... E finalmente enxergar a tal luta de classes... (Que bom que tenho você como professora e referência)...

  • @carlospaiva9703
    @carlospaiva9703 7 місяців тому +18

    Queria tanto q a Rita produzisse mais! Sensacional imprescindível! Parabéns 👏

  • @jullietacintra
    @jullietacintra 6 місяців тому +1

    Que maravilha esse final! “Todo mundo é um artista e um intelectual, agt só não recebe incentivo pra ser”

  • @gefersonferreira9436
    @gefersonferreira9436 7 місяців тому +3

    Me faz lembrar a importância do intelectual José Marti que depois pautar toda uma resistência subiu num cavalo e morreu (1895) relativamente novo em combate.
    O legado dele foi trabalhado mais de 60 anos depois.

  • @MeirivamCosta
    @MeirivamCosta 6 місяців тому +1

    " O imaginário está colonizado ". Rita V. Hunty. ❤

  • @stephanysousa2473
    @stephanysousa2473 7 місяців тому +7

    Muito obrigada, me deu um incentivo para continuar escrevendo.

  • @LanaSmacz
    @LanaSmacz 7 місяців тому +4

    Pela grandeza de conhecimento dessa pessoa, isso foi só um fio de cabelo, mas para minha consciência em construção, foi um 🤯 . Obrigada.

  • @Weilavieira
    @Weilavieira 7 місяців тому +8

    Que vídeo forte. Muito profundo. Em 10 minutos me deparei com profunda reflexão sobre essa temática importante e sensível

  • @eduardoguimaraes564
    @eduardoguimaraes564 7 місяців тому +3

    Rita em 5min + 5min ❤

  • @otonielvalentelima8152
    @otonielvalentelima8152 7 місяців тому +22

    Amo essa mulher!

  • @costarenzulli
    @costarenzulli 6 місяців тому +1

    ..e quando uma obra literária de um super escritor, que pertence à classe trabalhadora, um sucesso que recebeu o Prêmio Jabuti, indicada e escolhida para fazer parte das obras a serem adotadas pelas escolas, a classe "média ", sem um pingo de classe, faz de tudo para deslegitimizar a obra. Jeferson Tenório e um escritor genial!! Essa obra em questão me encantou também pelo fato de ser narrada na terceira pessoa!

  • @diegovieira4984
    @diegovieira4984 7 місяців тому +4

    5 minutos é mínimo, 10 foi ótimo, porém se fosse 30 seria um paraíso. Você é luz, Ritinha!❤

  • @falecomle
    @falecomle 7 місяців тому +5

    Caramba, Dona Rita. Só verdades.

  • @MarcosAntonio-zs1wf
    @MarcosAntonio-zs1wf 7 місяців тому +4

    QUE LUXO ESSA MULHER❤❤❤❤ARRASA...😊👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @rosangelag406
    @rosangelag406 6 місяців тому +1

    Excxelente vídeo para reflexão. Rita é ótima.

  • @johnlenonpeterlinkan7400
    @johnlenonpeterlinkan7400 7 місяців тому +3

    Esse vídeo foi um soco na minha cara. Somos todos artistas, nem todos com o mesmo pincel. ❤

  • @murilogodoi8638
    @murilogodoi8638 6 місяців тому +1

    "todo mundo é um artista e um intelectual, a gente só não recebe incentivo para ser". Isso aqui me pegou de jeiro, Ritinha.
    Sou escritor desde os 17 anos e em todo esse tempo eu penso que minha escrita, minhas histórias e minhas reflexões sobre minha realidade não são dignas de receberem atenção. Leio outras obras literárias e penso em como a realidade das pessoss em outras fronteiras são grandiosas, comparadas a minha. A ideia de receber reconhecimento e incentivo literário chega a ser cômico e trágico (tudo ao mesmo tempo), e preciso me policiar a todo momento de que minhas histórias também são importantes, que meus livros também são dignos de serem lidos e refletidos em espaços pensantes. Mas é uma jornada solitária...

  • @hugowiltom5670
    @hugowiltom5670 7 місяців тому +4

    Impossível não parar o que eu tô fazendo pra ouvir os ensinamentos de Ritinha

  • @andreiafonseca
    @andreiafonseca 7 місяців тому +2

    Reflexão super necessária e adorei a frase final: todos somos artistas e intelectuais, mas nos reduzem a ser só aquilo que fazemos para eles.

  • @anasilva550
    @anasilva550 6 місяців тому +8

    O problema dos vídeos da Rita é que quem de fato precisa assistir não o faz. O que mais conheço é gente ao meu redor acreditando que vai ascender socialmente e por conseguinte deslegitimando aquilo que deveriam defender. Doces ilusões.

  • @natashaporto207
    @natashaporto207 6 місяців тому +1

    O sentimento de fechar os olhos e sobre o recorte ,foi tão real e forte

  • @felipecerqueira2504
    @felipecerqueira2504 7 місяців тому +5

    Era o que eu precisava escutar quanto artista

  • @carolkahro1239
    @carolkahro1239 6 місяців тому +1

    Mulher, como esses cinco minutos foram inspiradores... Obrigada!

  • @josylainyferreira1112
    @josylainyferreira1112 7 місяців тому +3

    Aquele vídeo que chega no momento certo. Por aqui produzindo arte primeiramente para mim e os mais "chegados". É preciso nos recordar sempre da importância da arte para a classe trabalhadora, apesar de todos os desafios diários.

  • @juniorterto7355
    @juniorterto7355 6 місяців тому +1

    "Todo mundo é um artista e um intelectual, a gente só não recebe incentivo para ser." Essa fala me traz uma tristeza imensa, pois passei exatamente por isso. Minha família sempre foi muito pobre. Vivíamos de ajuda de cesta básica, catando restos na rua, recolhendo garrafas PET para tentar conseguir algum dinheiro. Eu sempre amei dançar, então, aos 18 anos, consegui cursar ballet gratuitamente no período noturno em uma ótima instituição, enquanto trabalhava como office boy durante o dia. Quando alcancei o nível profissional, as aulas passariam a ser em tempo integral. Isso significava que eu teria que largar meu emprego. Mas sem emprego, eu não teria dinheiro nem para me alimentar, quanto mais para pagar a passagem e viver do "sonho". Conversei na escola de ballet sobre minha dificuldade em me manter durante o dia todo estudando ballet e perguntei se havia alguma bolsa financeira disponível, pois não teria renda. A resposta que recebi foi: "Você pode abrir mão do trabalho para viver da dança? Não? Então, já tem sua resposta." Tive que abrir mão da dança para vender minha mão de obra para existir.

  • @maxsueldesiqueira8877
    @maxsueldesiqueira8877 6 місяців тому +1

    Eu e minha mãe estávamos conversando sobre um tema bem semelhante ao que a senhora tratou aqui, dona Rita: o sutil (ou não) apagamento dos valores culturais e artísticos que vêm das classes trabalhadoras. Minha mãe recordou que, quando criança, ela tinha um natural olhar para os considerados "anormais", "fora do padrão", e destacou que essas pessoas a compuseram humana e artisticamente: pessoas que usavam roupas extravagantes, que mesclavam elementos religiosos de europeus, indígenas e africanos, pessoas sem instrução que sabiam "artes" por intuição, e assim por diante. Minha mãe também recordou os artesãos e agricultores de sua comunidade (numa cidadezinha no interior de Alagoas), de como eles se construíam mutuamente, a partir da convivência e da conexão até então natural entre os indivíduos. Até a gente chegar ao fato de que atores, atrizes e escritores de novela famosos, que fazem parte do imaginário popular do brasileiro, mesmo que de origem nordestina ou nortista, não são oriundos da classe trabalhadora, nunca foram exatamente pobres, mas, como a senhora mesma destacou, são filhos das classes remediadas. Enfim, a senhora nos legou, mais uma vez, um conhecimento mais aprofundado acerca do que somos enquanto indivíduos e sociedades. Obrigado, Dona Rita: amamos a senhora! ❤😊

  • @nenopxs
    @nenopxs 7 місяців тому +4

    Obrigado pelo tapa antes de dormir dona Rita

  • @andref.4740
    @andref.4740 6 місяців тому +1

    Curtindo, comentando, compartilhando. Essa vídeo é tão importante quanto urgente...

  • @féllypark펠리페Felipe
    @féllypark펠리페Felipe 7 місяців тому +17

    Rita von hunty é muito maravilhosa é uma fonte de conhecimento inteligência ❤❤❤❤

  • @telmabrito5729
    @telmabrito5729 6 місяців тому +2

    Discussão das mais importantes para a nossa época!

  • @anetorres930
    @anetorres930 7 місяців тому +4

    Excelente reflexão! Obrigada, dona Rita!

  • @clenimariaaccorsi2089
    @clenimariaaccorsi2089 6 місяців тому +1

    Rita, querida, você toca meu coração, minha slma e meu intelecto. O nó garganta e por conta de chegar aos 76 anos e, de repente, nao entender mais nada... E a vida não passou valsando por mim: foi árdua, fugaz, muita responsabilidade. Às vezes, quero descer...

  • @lilianasoares4174
    @lilianasoares4174 7 місяців тому +6

    Obrigada, professora.

  • @nataliasouza5876
    @nataliasouza5876 7 місяців тому +2

    Esse vídeo me lembrou de Parasita e como pessoas de gerações e classes diferentes interpretaram o filme. Além de abordar a luta de classes, pra mim, o filme captura perfeitamente os sentimentos de esperança e o desejo de ascender de classe, mas que nunca será realizado nesse sistema, deixando um gosto amargo. Mas muita gente não interpretou isso.

  • @Lala-ou2fo
    @Lala-ou2fo 7 місяців тому +11

    5 minutos valiosos com dona ritita ❤👏

  • @EHMQuaresma
    @EHMQuaresma 6 місяців тому +2

    Arte é fundamental!

  • @AliferIsoton
    @AliferIsoton 7 місяців тому +6

    Look e cabelo impecáveis! (Obviamente o conteúdo também!)

  • @fabio.lous_
    @fabio.lous_ 6 місяців тому +1

    "se eles vendem a desejabilidade, temos que devolver com a repulsa" News, Greg.
    RIP 😢😢😢

  • @cristianmiguel0030
    @cristianmiguel0030 7 місяців тому +5

    Eu nn gostei mas salvei na playlist de vídeos maravilhosos, pq na minha cabeça dar um "gostei" é apenas pra vídeos musicais pra mim inspirar a criar minhas artes. Mas agr ouvir isso soa de vdd soa tão melódico que estou confuso ❤

  • @cristianerodriguesneves5762
    @cristianerodriguesneves5762 6 місяців тому +1

    Brilhante!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @MiloescorpiaoEscorpiao-zs2py
    @MiloescorpiaoEscorpiao-zs2py 7 місяців тому +15

    Rita maravilhosa cada vez mais 😍

  • @renatanicolau759
    @renatanicolau759 3 місяці тому +1

    Nossa, que reflexão profunda fechando o vídeo: todo mundo é um artista e um intelectual, mas nem todo mundo recebe incentivo pra de fato ser. ❤

  • @roselipereira8595
    @roselipereira8595 7 місяців тому +6

    Mulherzinha porreta!!!❤❤❤❤❤

  • @carlaguerra7447
    @carlaguerra7447 6 місяців тому +1

    Desde pequena observava essas incoerências propositais na TV, quando ainda assistia. Só fui entender exatamente o que ocorre depois de fazer uma graduação em uma universidade pública. Obrigada pela luz que você coloca em questões tão sérias mas infelizmente tão naturalizadas.

  • @lucianoferreira7040
    @lucianoferreira7040 7 місяців тому +5

    Resumo: perfeição!!

  • @erica7976
    @erica7976 7 місяців тому +1

    Gente!! A Rita é dmais!!! Sempre fazendo agente pensar sobre as coisas que nos cercam . Amei

  • @luanar.araujo9555
    @luanar.araujo9555 7 місяців тому +8

    Eu levando pra vida social o conteúdo que aprendo nesse canal!!! 🎉🎉🎉❤

  • @rachelmagalhaes3922
    @rachelmagalhaes3922 6 місяців тому +1

    Amei ver um pedacinho da cabeça da Senhorita Bira. Ela tem vídeos maravilhosos e usa muito Chaves

  • @irenebatista8589
    @irenebatista8589 7 місяців тому +8

    Dona Rita sempre linda!