Mais uma excelente aula de eletrônica. Eu até comecei a montar um testador de esr de um projeto aberto que achei na internet. Mas esbarrei na falta de um componente da microchip que faz uma referência de tensão de 2,5V. No ebay até tem, mas tinha um pessoal reclamando que era falso. Capacitor eletrolítico é problema sério, principalmente pela enxurrada de capacitores chineses de baixíssima qualidade. 👍🏻
Comecei a gostar de eletrônica a poucos meses e às vezes não entendo muito algumas coisas que vc ensina talvez pela minha recente chegada no assunto mas tenho o maior prazer de assistir toda sexta os seus vídeos continue sempre professor um dia chego lá
Cara eletrônica é uma atividade muito complexa, devido a ser algo que nós não conseguimos enxergar. Quanto mais equipamentos você tiver melhor, principalmente para ver a forma de onda, poos fica algo mais palpável de se entender.
5 років тому+4
Obrigado pelos vídeos. Tenho 21 anos de carreira, mas sempre estou aprendendo algo a mais vendo seus vídeos. Abraços.
Para descarregar, eu uso uma lâmpada de 24 volts/50 watts e também outra de 127 / 100 wats. No meu capacímetro, por segurança, eu instalei um relé que mantém as pontas em curto, assim que ligo para medir , o relé abre os contatos e libera as pontas. Fiz isso depois de ver um colega torrar um capacímetro novinho !!
A idéia é boa, eu só colocaria uma resistência de 1k em série com os contatos do relé, para evitar que os mesmos fiquem, com o uso, com as superfícies de contato danificadas.
Valeu Elói! Grato! Tenho tido bons resultados com medidor de ESR, tanto com modelo digital, como analógico e é sempre bom ver e rever assuntos que trata do assunto... Chegou visita aqui...fiquei no meio da escrita... Abraço!
Amigo to impressionado com seus videos parabéns são ótimos ,eu estou fazendo curso pela internet, cara vc ta me abrindo amente obg. tem coisa que não vi ainda e vc já ta me ensinando valeu..
Eletrolab me corrige aí se eu estiver errado. Na pratica tenho observado que os capacitores eletrolíticos tem tendência de vencimento, Tenho visto que capacitores sem uso guardado no gaveteiro estragam, ficado estufados algumas vezes; É comum quando em reparação de placas encontramos um capacitor por exemplo de 4,7uf com ESR alta os demais capacitores (irmãozinhos) de 4,7uf também estarem com o mesmo defeito. Também ocorre de aparelhos de mesmo modelo, marcar, fabricados no mesmo lote ou época ter os mesmos capacitores com problemas na mesma época. Para quem quiser fazer seu próprio medidor existe esquemas na web que reaproveitam um multímetro velho, fiz o meu assim e recomendo os técnicos ter um na bancada. É uma mão na roda!
Olá Julian, você está correto! Os capacitores eletrolíticos sofrem alterações no ESR e capacitância na armazenagem e essas são causadas pela reação química entre o filme de óxido de alumínio e o eletrólito. Armazenar esses capacitores em altas temperaturas degrada o material de vedação e quando esse material é enfraquecido, pode ocorrer a dissipação do eletrólito, afetando as características elétricas do capacitor, especialmente quando armazenados por um longo período! Para armazenar é importante cuidar que eles não sejam expostos à alta temperatura, umidade, a raios ultravioleta, ozônio e radiações. Isso também pode causar a deterioração das vedações de borracha e reduzir a vida útil deles.
Muito bom meu amigo!comecei a assistir ao video do amigo hoje a tarde pelo tablet, mas a bateria estava no final e não deu para finalizar, acabei agora a noite!
Quando fazia o colégio técnico em eletrônica em 1983, normalmente descarregávamos os capacitores nos amigos. Era só jogar para eles que eles devolviam o capacitor totalmente descarregados. Ou também encostar nas nádegas dos que estavam dormindo no laboratório, além deles acordarem, descarregavam os capacitores. Nunca ninguém morreu, mas vez ou outra saia uma chuva de porradas no laboratório.
Uma dúvida: em capacitores SMD não vem informando a tensão e a capacitância. Como fazer essas medidas e testar esses capacitores SMD? E outra coisa: como saber qual capacitor - ou no geral qual componente - deve usar em determinado circuito quando estou dimensionando ele. Por exemplo: num circuito onde foi calculado uma resistência de 86 ohms a tensão seria 3,3v, qual resistor eu colocaria? O que vale exatamente esse valor, menor ou maior? O mesmo pra capacitores e indutores. Desde já muito obrigado. Seus vídeos são ótimos!!!!!
Olá Flavio, Obrigado! Sobre o dimensionamento de componentes, as suas perguntas dariam um curso completo de eletrônica para explicar. Não é tão elementar assim, cada caso é um caso, é vários cálculos precisam ser feitos, pois já estaríamos fazendo um projeto. Já sobre os SMDs, muitos têm um código neles e para isso há tabelas de fabricantes que informam a capacitância e tensão de isolamento, conforme o modelo, tamanho, cor e código. A forma de testar é a mesma dos convencionais (TH).
Sou novo aqui no seu canal e gostaria de saber mais sobre capacitores eletroliticos na fonte : Pergunta 1 : Se eu comprar 2 amplificadores iguais e um eu guardar e outro faço uso regular depois de 10 anos como vai se comportar o som daquele que estava guardado e o que estava sendo usado ? A pergunta aqui se refere no desempenho das baixas frequencias de audio e filtaragem da fonte ? Pergunta 2 : Tenho um amplificador ingles que já esta´com 12 anos de uso.Sua capacitancia na fonte é de 6800uf x 4 por canal. Posso tirar esses capacitores e colocar 4 de 10000 uf x 4 por canal? Pergunta 3: Capacitor eletrolitico resseca ? Pergunta 4 : É verdade que o capacitor eletrolitico da fonte é responsavel pelo bom desempenho das baixa frequencias ( GRAVES) principalmente quando operado em volume ? OBRIGADO
Olá Josemar, bem vindo ao canal! Vamos lá, para as perguntas 1 e 3, a resposta é parecida, sim os capacitores se deterioram com o tempo (secando, estufando, etc), tanto em uso quando sem uso, dependendo da qualidade da construção, uns mais que outros. No caso dos amplificadores, não há como prever o que aconteceria, mas é provável que haja uma pequena diferença no desempenho geral entre o guardado e o que foi usado, sendo que ambos sofrerão com o tempo. Para pergunta 2, sim pode trocar pelos de 10000uF, sem problemas, desde que eles tenham tensão de isolamento igual ou superior ao original. Pergunta 4, os capacitores da fonte não são exatamente responsáveis pelos graves (mas sim o próprio amplificador), o que ocorre é que quando temos graves em altos volumes, o consumo de pico da fonte aumenta e nessa hora os grandes capacitores eletrolíticos da fonte atuam como reserva de energia e suportam o pico de corrente, sem deixar que ocorra queda de tensão, o que traria distorção ao som, mantendo portanto graves limpos.
Muito bom o vídeo,sou leigo em eletrônica,mas uma curiosidade,porque as vezes tem uns capacitores desses marcados de caneta piloto nas placas?? Desde já obrigado
Faça vídeo/s esquematização d amplificador d audio, sobre como funciona os transístores, como ele mistura a corrente continua fazendo cm q ela sejs alternada nos falantes!
Olá Davidson, isso ocorre por influência de outros componentes em paralelo com o capacitor em teste, que podem alterar a capacitância total nessa associação. Por isso, usar alta frequência no teste ajuda, embora não resolva 100% das situações.
Pra descarregar o capacitor na ordem de 100v,eu uso um resistor de 120R 5W e um led com um resistor de 1k em paralelo com o resistor de 120R, Meio que um circuito misto k
Olá amigo tudo bom, qual sua opinião sobre aqueles localizadores de defeitos que usam tbm a resistência dos componentes para achar diferenças nas curvas gráficas, da fabricante Versis entre outras
São interessantes e funcionam bem, mas sempre dependem do banco de dados de curvas disponíveis para fazer comparação. Se os produtos que trabalha não têm essas curvas levantadas, o sistema não tem utilidade.
Oi, vê se pode me ajudar. Estou testando capacitores em uma placa mãe e usando a função diodo do multimetro, pegando na carcaça da placa mãe da ok, medindo nas duas pernas dele e invertendo as ponteiras ele iguala os valores. Em outros casos qd inverte a ponteira ele sobe e por último da 1. O que significa? Obrigado
Olá Araujo, não se usa a escala de diodos para testar capacitores na placa, as medidas não terão lógica e serão influenciadas por vários outros componentes do circuito, por isso os resultados não fazem sentido.
Obrigado Fernando, você pode fazer, mas para ter precisão na medida precisa ser fora da placa, o capacitor direto no capacímetro. Do contrário, toda capacitância paralela ao capacitor que está na placa será contabilizada no mostrador.
Bom dia! Desculpa a pergunta,mais você poderia me ajudar a soluciona uma assistência em um conversor digital? Ele está ligando normal,mais começa a esquentar e desliga...sou iniciante na eletronica,desde já agradeço.
Olá Danilo, por questão de tempo não faço consultorias. Mas para começar recomendo verificar se há soldas frias no circuito, ou componentes superaquecidos. Analise também a parte da fonte de alimentação.
Olá Marcus, não é regra, embora em alguns casos pode ser recomendável, principalmente nesses equipamentos muito antigos (como rádios valvulados, por exemplo) ou submetidos à altas correntes, tensões e temperaturas, como garantia de evitar problemas futuros.
@@Electrolab-Eletronica Eloy, os resistores em série, seja SMD ou não, numa trilha numa placa, serve para limitar a corrente. Um capacitor em paralelo com a tensão alternada ou mesmo contínua, serve para filtrar essa tensão. Esses capacitores, como por exemplo capacitores cerâmicos, estando em série numa trilha, eles estão ali pra quê?
Muitas aplicações, os capacitores podem ter múltiplas aplicações dependendo do circuito, não há uma resposta única. Ao conhecer circuitos você começará a entender os diversos usos desse componente.
Tenho um aparelho que colocando o multímetro na escala de tensão, o terra no chassi e o positivo no isolamento do capacitor ,alguns apresentaram uma tensão do terra para o isolamento no caso a caneca de aluminio, isso significa fuga no capacitor ? Pois o isolamento é isolado do resto do capacitor.
Sim, pode ser fuga no capacitor ou em outro componente do circuito. O teste final no capacitor deve ser feito fora da placa, com um medidor de isolamento de capacitores. Há vídeo no canal sobre o assunto.
@@Electrolab-Eletronica então deve ser fuga nos capacitores mesmo.troquei todos os transistores só restou eles.e um tep deck com um canal mais baixo na gravação. Justo nesse canal tem esse defeito. Obrigado amigo pela dica.ganhou mais um seguidor.
Essa definição não é aplicável ao capacitor real, pois depende de vários fatores. Considerando um capacitor ideal, dependeria do sinal, se for corrente contínua, ele seria uma chave fechada por uma fração de tempo e depois uma chave aberta e se for corrente alternada pode ser uma chave fechada dependendo da frequência usada e capacitância. Já que teremos sempre uma reatância e por isso nunca seria efetivamente uma chave, que em tese tem uma resistência tendendo a zero quando fechada e infinita quando aberta.
Sim, pode, lembrando que deverá usar um resistor de valor e potência elevados, por conta da alta energia armazenada nesse tipo de capacitor. Sobre os medidores analógicos, depende do modelo, já que no mercado livre há centenas de fornecedores diferentes e origens diferentes também, portanto não há como saber ao certo.
@@Electrolab-Eletronica eu comprei um da suprematec, vi alguns reviews e falaram bem. estou providenciando um digital agora pra pra testar os capacitores que compro pra fazer estoque pra saber quais estão bons ou não.
Professor, trabalho com a linha branca ( eletrodomésticos/refrigeração), Vc tem indicação de dois cursos ( on line) : placas de ar condicionado inverter e placas das lavadoras e secadoras ( lava e seca) ? Agradeço!
Olá João, não tenho no momento, vou pesquisar e se achar algo que valha a pena, coloco nas sugestões de cursos online, nas descrições dos vídeos. Obrigado!
bom dia professor ótima explicação gostaria que você falasse sobre um método que o pessoal está falando por ai que é o "multímetro tira curto" método cic, smb.
Olá, excelente vídeo. Eu queria trocar capacitores de SMD em uma placa mãe de video game antigo. Mas eu não sei se os uf e volts que eu vejo escrito nos capacitores estão certo porque as vezes tem letras junto. Se eu ligar a placa e medir em escala contínua, eu consigo saber os volts daquele capacitor? Eu sou leigo então foi uma coisa que eu pensei hehe. Abraços.
Olá Anderson, Obrigado! Não consegue, a tensão de isolamento do capacitor não pode ser medida, precisa realmente saber pela especificação dele ou pelo esquema. Mas você pode estimar conhecendo as tensões do circuito e colocando um com valor acima dessa tensão.
Amigo boa tarde, tenho um circuito smd com vários resistores e capacitores, necessariamente um regua r-con de tv. Estava procurando curto nos capacitores, e observei que havia um em curto, só que ele está em paralelo a um resistor 000. Pode me explicar isso?
Olá Fabio, ele não está em curto, o valor está correto por conta do resistor de 0 ohm em paralelo. Os resistores de zero ohm são usados porque os componentes na maioria das placas de circuito impresso são inseridos por máquinas de inserção automática. Em alguns casos, pode ser necessário ligar dois pontos na placa de circuito impresso, no entanto, essas máquinas de inserção automática só podem manipular componentes como resistores e não fios de jumper. Então, ao invés disso resistores de zero-ohm são usados no lugar, normalmente em placas que podem ter versões diferente de circuitos instalados nela.
É diferente, há vídeos no canal sobre indutores. O ideal é ter uma ponte LC para testá-lo, mas em geral se não estiver "aberto", no teste de resistência com o multímetro, não deve ter defeito.
Posso utilizar um capacitor de 450v x 120 m no lugar de um capacitor de 400v 60m? Outra pergunta Quando que a tensão alternada se torna continua? É ainda na primária? É na secundária? É depois do capacitor da primaria? Ou não tem nada á ver.
Olá Marcelo, sobre a troca de capacitor, depende da aplicação. Com relação à tensão de isolamento estaria ok, mas o valor diferente da capacitância pode influenciar o circuito. A tensão é considerada contínua (pois não alterna) depois da retificação. Primário e secundário são termos relativos à transformadores, em geral a tensão é alternada dos dois lados, sendo que no secundário após a retificação ela vira contínua. Recomendo ver vídeos sobre capacitores e diodos aqui do canal para um melhor entendimento.
Olá, tenho um multímetro Fluke 107 e um minipa ET-3880, não consigo medir capacitores acima de 1000 micro farad com estes equipamentos, gostaria de saber o motivo, obrigado
Olá Celio, os dois modelos não medem porquê 1000uF é o limite de escala dos dois! Confira nos manuais de usuário, tanto o Fluke quando o Minipa não têm escalas maiores que 1000uF. Portanto não é defeito, é característica desses dois modelos.
Sem o esquema, vai depender da função dele no circuito. Veja se algum dos dois pontos no circuito está ligado ao GND, se estiver é provável que seja o negativo.
LINK para o medidor de ESR apresentado: s.click.aliexpress.com/e/_DExA2vz
Mais uma excelente aula de eletrônica. Eu até comecei a montar um testador de esr de um projeto aberto que achei na internet. Mas esbarrei na falta de um componente da microchip que faz uma referência de tensão de 2,5V. No ebay até tem, mas tinha um pessoal reclamando que era falso. Capacitor eletrolítico é problema sério, principalmente pela enxurrada de capacitores chineses de baixíssima qualidade. 👍🏻
Verdade Carlos! Hoje os medidores de ESR estão bem mais em conta, vale a pena ter um na bancada.
Parabéns. Mas... quem tem a capacidade de dar deslike nas videos aulas, nem deveria assistir. Continue sempre !
Obrigado Nill!
Comecei a gostar de eletrônica a poucos meses e às vezes não entendo muito algumas coisas que vc ensina talvez pela minha recente chegada no assunto mas tenho o maior prazer de assistir toda sexta os seus vídeos continue sempre professor um dia chego lá
Seja sempre bem vindo Carvalho!
Cara eletrônica é uma atividade muito complexa, devido a ser algo que nós não conseguimos enxergar. Quanto mais equipamentos você tiver melhor, principalmente para ver a forma de onda, poos fica algo mais palpável de se entender.
Obrigado pelos vídeos. Tenho 21 anos de carreira, mas sempre estou aprendendo algo a mais vendo seus vídeos. Abraços.
Obrigado Daniel! Aprendemos todos sempre, por isso a eletrônica é fascinante.
Essa aula foi importantíssima para diagnosticar os capacitores!
Obrigado Marcio!
Para descarregar, eu uso uma lâmpada de 24 volts/50 watts e também outra de 127 / 100 wats.
No meu capacímetro, por segurança, eu instalei um relé que mantém as pontas em curto, assim que ligo para medir , o relé abre os contatos e libera as pontas. Fiz isso depois de ver um colega torrar um capacímetro novinho !!
Maravilha Gilberto! Dessa forma irá garantir a integridade do instrumento por muito tempo!
A idéia é boa, eu só colocaria uma resistência de 1k em série com os contatos do relé, para evitar que os mesmos fiquem, com o uso, com as superfícies de contato danificadas.
Valeu Elói!
Grato!
Tenho tido bons resultados com medidor de ESR, tanto com modelo digital, como analógico e é sempre bom ver e rever assuntos que trata do assunto...
Chegou visita aqui...fiquei no meio da escrita...
Abraço!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!!
@@Electrolab-Eletronica
Eu que agradeço!
Formalidade social impefiu-me de tecer comentário mais abrangente...
Abraço!
Ótimo fim de semana!
Muito boa explicação aí agente aprende parabéns pela explicação
Valeu Sindoval!
passando pra desejar uma noite muuuito abençoada por Deus pra ti e toda a família
Muito obrigado Marciel! O mesmo para você e família!
Obrigadoo Mestre!
Obrigado!
O melhor teste pra testar no circuito e o capacheq analogico
Tudo depende da prática e experiência com cada instrumento.
Amigo to impressionado com seus videos parabéns são ótimos ,eu estou fazendo curso pela internet, cara vc ta me abrindo amente obg. tem coisa que não vi ainda e vc já ta me ensinando valeu..
Que bom que tem ajudado Robson! Seja sempre bem vindo!
@@Electrolab-Eletronica obg..
Top....Parabens pelo video. Depois testar o meu medindo na placa. Obrigado pelas informações.
Valeu Marcos!
Muito obrigada!
Obrigado Cinthya!
Gosto da teoria, nada melhor para entender como funciona.
Sem dúvida Marcos! Obrigado!
Em tempo: esses cursos voltados a manutenção das placas. Grato
Muito bom. Obrigado.
Obrigado!
Eletrolab me corrige aí se eu estiver errado. Na pratica tenho observado que os capacitores eletrolíticos tem tendência de vencimento, Tenho visto que capacitores sem uso guardado no gaveteiro estragam, ficado estufados algumas vezes; É comum quando em reparação de placas encontramos um capacitor por exemplo de 4,7uf com ESR alta os demais capacitores (irmãozinhos) de 4,7uf também estarem com o mesmo defeito. Também ocorre de aparelhos de mesmo modelo, marcar, fabricados no mesmo lote ou época ter os mesmos capacitores com problemas na mesma época. Para quem quiser fazer seu próprio medidor existe esquemas na web que reaproveitam um multímetro velho, fiz o meu assim e recomendo os técnicos ter um na bancada. É uma mão na roda!
Olá Julian, você está correto! Os capacitores eletrolíticos sofrem alterações no ESR e capacitância na armazenagem e essas são causadas pela reação química entre o filme de óxido de alumínio e o eletrólito. Armazenar esses capacitores em altas temperaturas degrada o material de vedação e quando esse material é enfraquecido, pode ocorrer a dissipação do eletrólito, afetando as características elétricas do capacitor, especialmente quando armazenados por um longo período! Para armazenar é importante cuidar que eles não sejam expostos à alta temperatura, umidade, a raios ultravioleta, ozônio e radiações. Isso também pode causar a deterioração das vedações de borracha e reduzir a vida útil deles.
eu tenho um teste deste so que eu não sabia que testava na placa vlw professor
Valeu Manoel!
Muito bom o seu vídeo meu amigo.
Parabéns.
Excelente explicação.
Obrigado 👍!
Muito bom meu amigo!comecei a assistir ao video do amigo hoje a tarde pelo tablet, mas a bateria estava no final e não deu para finalizar, acabei agora a noite!
Obrigado Michel!
Parabéns pelos seus vídeos de excelente conteúdo! Obrigado
Obrigado Carlos!
Agradeço ajuda.
Conheci esse canal hoje e embora leigo no assunto mim apaixonei pela eletrônica. Você é fera mestre.
Obrigado Josue! Seja bem vindo ao canal!
Que top esse canal!! Muito conhecimento e didática!!
Obrigado Claudecir!
Mais uma excelente aula. Parabéns e obrigado!
Obrigado Pozzato!
Parabéns pela aula
Obrigado Adão!
Parabéns pelo video amigo!! tudo muito bem explicado....grande abraço
Obrigado Douglas!
Muito bom essa aula muito impotante
Obrigado Enoreykson!
Ótima aula.
Quero comprar esse aparelho
Obrigado! O link para ele está na descrição do vídeo.
100% PARABENS!!!
Obrigado Airton!
Parabéns pela aula, tenho aprendido muito.
Obrigado Wolney!!
Parabéns professor excelente aula! Obrigado
Obrigado Carlos!
Ótimo
Obrigado Edvaldo!
Quando fazia o colégio técnico em eletrônica em 1983, normalmente descarregávamos os capacitores nos amigos. Era só jogar para eles que eles devolviam o capacitor totalmente descarregados. Ou também encostar nas nádegas dos que estavam dormindo no laboratório, além deles acordarem, descarregavam os capacitores. Nunca ninguém morreu, mas vez ou outra saia uma chuva de porradas no laboratório.
Rsrsrs, taí outra modalidade!!
kkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente aula, de 2 anos para cá algo mudou para teste?
Obrigado Thomas! Não, essas técnicas continuam atuais.
parabéns aula fantástica!
Obrigado Ivan!
Bom noite com a ponte lcr da hantek e outras que o senhor mostrou em seus vídeos tem a mesma função de testar na placa como este aparelho do vídeo????
Boa noite Bruno! Na maioria dos casos sim, já que o que permite o teste em circuito é o uso de alta frequência no sinal de teste e baixa amplitude.
Uma dúvida: em capacitores SMD não vem informando a tensão e a capacitância. Como fazer essas medidas e testar esses capacitores SMD? E outra coisa: como saber qual capacitor - ou no geral qual componente - deve usar em determinado circuito quando estou dimensionando ele. Por exemplo: num circuito onde foi calculado uma resistência de 86 ohms a tensão seria 3,3v, qual resistor eu colocaria? O que vale exatamente esse valor, menor ou maior? O mesmo pra capacitores e indutores.
Desde já muito obrigado.
Seus vídeos são ótimos!!!!!
Olá Flavio, Obrigado! Sobre o dimensionamento de componentes, as suas perguntas dariam um curso completo de eletrônica para explicar. Não é tão elementar assim, cada caso é um caso, é vários cálculos precisam ser feitos, pois já estaríamos fazendo um projeto. Já sobre os SMDs, muitos têm um código neles e para isso há tabelas de fabricantes que informam a capacitância e tensão de isolamento, conforme o modelo, tamanho, cor e código. A forma de testar é a mesma dos convencionais (TH).
@@Electrolab-Eletronica vlw!!!
perfeito.
Obrigado Paulo!
Bom dia ?
Eu tenho uma ponte lcr da hantek.
É aconselhável medir com ela no circuito?
Qual é a opinião do senhor neste quisito?
Muito obrigado.
Bom dia! Sm pode usar, desde que garanta que o circuito esteja desligado e os capacitores descarregados.
parabéns pelo video obgd pela dica
Obrigado Jefferson!
Ótima explicação, é o que eu precisava!Mais um like.
Obrigado Ciro!
Sou novo aqui no seu canal e gostaria de saber mais sobre capacitores eletroliticos na fonte :
Pergunta 1 : Se eu comprar 2 amplificadores iguais e um eu guardar e outro faço uso regular depois de 10 anos como vai se comportar o som daquele que estava guardado e o que estava sendo usado ? A pergunta aqui se refere no desempenho das baixas frequencias de audio e filtaragem da fonte ?
Pergunta 2 : Tenho um amplificador ingles que já esta´com 12 anos de uso.Sua capacitancia na fonte é de 6800uf x 4 por canal. Posso tirar esses capacitores e colocar 4 de 10000 uf x 4 por canal?
Pergunta 3: Capacitor eletrolitico resseca ?
Pergunta 4 : É verdade que o capacitor eletrolitico da fonte é responsavel pelo bom desempenho das baixa frequencias ( GRAVES) principalmente quando operado em volume ?
OBRIGADO
Olá Josemar, bem vindo ao canal! Vamos lá, para as perguntas 1 e 3, a
resposta é parecida, sim os capacitores se deterioram com o tempo
(secando, estufando, etc), tanto em uso quando sem uso, dependendo da
qualidade da construção, uns mais que outros. No caso dos
amplificadores, não há como prever o que aconteceria, mas é provável que
haja uma pequena diferença no desempenho geral entre o guardado e o que
foi usado, sendo que ambos sofrerão com o tempo. Para pergunta 2, sim
pode trocar pelos de 10000uF, sem problemas, desde que eles tenham
tensão de isolamento igual ou superior ao original. Pergunta 4, os
capacitores da fonte não são exatamente responsáveis pelos graves (mas
sim o próprio amplificador), o que ocorre é que quando temos graves em
altos volumes, o consumo de pico da fonte aumenta e nessa hora os
grandes capacitores eletrolíticos da fonte atuam como reserva de energia
e suportam o pico de corrente, sem deixar que ocorra queda de tensão, o
que traria distorção ao som, mantendo portanto graves limpos.
Excelente e esclarescedora resposta. Obrigado
Muito bom o vídeo,sou leigo em eletrônica,mas uma curiosidade,porque as vezes tem uns capacitores desses marcados de caneta piloto nas placas?? Desde já obrigado
Obrigado Ricardo! Provavelmente uma marca de controle de qualidade do fabricante.
Excelente aula, parabéns e obrigado !!
Obrigado Alexandre!
Baita video amigo, parabéns!
Obrigado Maik!
Faça vídeo/s esquematização d amplificador d audio, sobre como funciona os transístores, como ele mistura a corrente continua fazendo cm q ela sejs alternada nos falantes!
Pesquisa sobre amplificador push pull
Olá Paulo, há um vídeo sobre polarização de transistor em emissor comum no canal, onde falo sobre alguns desses aspectos.
ótima aula, só uma dúvida, aqueles capacitores metálicos também possui esr ? da pra testar com esse medidor ? obrigado
Obrigado João! Sim todo capacitor tem ESR.
Como sempre, uma senhora aula!
Obrigado Fabio!!
Uma pergunta ...o megometro analogico e recomendado para testar a o isolamento dos transformadores de equipamentos eletrônicos?
Sim, pode ser usado para medir isolamento em motores e transformadores. Há um vídeo no canal com o review de um megômetro digital.
Professor, esse analisador de ESR tem uma tabela( acompanha) pra todos os capacitores eletrolíticos ?
Olá João, sim esse modelo tem uma tabela com os principais valores, os mais usados.
boa tarde, sabe informar porque algumas vezes a medição do capacitor na placa da diferença ?
Olá Davidson, isso ocorre por influência de outros componentes em paralelo com o capacitor em teste, que podem alterar a capacitância total nessa associação. Por isso, usar alta frequência no teste ajuda, embora não resolva 100% das situações.
Obrigado pelo vídeo professor. Esse teste pode ser feito tbm em capacitores de estado sólido?
Sim, pode! Capacitores sólidos em geral têm baixo ESR.
Capacitores smb de celulares tambem apresentão ESR?
Sim, qualquer tipo de capacitor tem ESR, é uma característica física deles.
Pra descarregar o capacitor na ordem de 100v,eu uso um resistor de 120R 5W e um led com um resistor de 1k em paralelo com o resistor de 120R,
Meio que um circuito misto k
Boa solução Rodrigo!
Aula de grande conteúdo, bem objetiva! Parabéns!
Obrigado João!
Onde comprar as peças para manutenção? Sai muito caro compensa aqui no Brazil ?
Nilton, você se refere a componentes eletrônicos em geral?
Eloy, nesse vídeo você ensina testar somente capacitores eletrolíticos! E os outros tipos de capacitores?
Medem-se da mesma forma. Citei os eletrolíticos, pois são os que apresentam defeito na grande maioria das vezes.
@@Electrolab-Eletronica Eloy, você tem já um projeto de um circuito de um medidor ESR para postar vídeo aqui?
Não tenho.
@@Electrolab-Eletronica Faz um...por favor...
Professor vocês oferecem curso de eletrônica?
Olá Everton, não tenho curso próprio, mas indico alguns cursos online de terceiros. Confira na descrição deste vídeo!
Olá amigo tudo bom, qual sua opinião sobre aqueles localizadores de defeitos que usam tbm a resistência dos componentes para achar diferenças nas curvas gráficas, da fabricante Versis entre outras
São interessantes e funcionam bem, mas sempre dependem do banco de dados de curvas disponíveis para fazer comparação. Se os produtos que trabalha não têm essas curvas levantadas, o sistema não tem utilidade.
Oi, vê se pode me ajudar. Estou testando capacitores em uma placa mãe e usando a função diodo do multimetro, pegando na carcaça da placa mãe da ok, medindo nas duas pernas dele e invertendo as ponteiras ele iguala os valores. Em outros casos qd inverte a ponteira ele sobe e por último da 1. O que significa? Obrigado
Olá Araujo, não se usa a escala de diodos para testar capacitores na placa, as medidas não terão lógica e serão influenciadas por vários outros componentes do circuito, por isso os resultados não fazem sentido.
Parabéns, como sempre a explicação foi excelente.
Obrigado Antonio!
Aula TOP como sempre!! Mestre, é possível/aconselhável fazer essas medições com o capacímetro???
Obrigado Fernando, você pode fazer, mas para ter precisão na medida precisa ser fora da placa, o capacitor direto no capacímetro. Do contrário, toda capacitância paralela ao capacitor que está na placa será contabilizada no mostrador.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado Mestre!!
Olá professor sou fã do canal e indico p outro colegas
Obrigado amigo! Seja sempre bem vindo!
Bom dia! Desculpa a pergunta,mais você poderia me ajudar a soluciona uma assistência em um conversor digital?
Ele está ligando normal,mais começa a esquentar e desliga...sou iniciante na eletronica,desde já agradeço.
Olá Danilo, por questão de tempo não faço consultorias. Mas para começar recomendo verificar se há soldas frias no circuito, ou componentes superaquecidos. Analise também a parte da fonte de alimentação.
Grande Elói, sempre top. 😄
Obrigado Roberto!
Marcos Mestre 13 CONSERTOS
Gostei Parabéns Arte Brasil ao Mundo '
INSCRITO Marcos Mestre
Obrigado Marcos!
Seja bem vindo ao canal Marcos!
Pra testar outros componentes na placa ainda precisa descarregar os capacitores? Mesmo que eu não precise testa los.
Se tiver ligado a placa recentemente e os capacitores forem grandes, sim é interessante descarregá-los.
@@Electrolab-Eletronica obrigado, mas o q seria um capacitor "grande"?
Em geral eletrolíticos, acima de 1uF, pois abaixo disso, as cargas são muito pequenas e se dissiparias rapidamente, não influenciando na medida
esse aparelho também serve para verificar capacitores de computadores?
Sim, serve para qualquer circuito.
Gostei do video
Obrigado Ítalo!
EXXXXXCCCEEELLEENNTTEEE !!!!
Obrigado Charles!
E correto condenar capacitores eletrolíticos, apenas por tempo de uso, em caso de aparelhos muito antigos??
Existe algum padrão pra isso?
Vlw! :)
Olá Marcus, não é regra, embora em alguns casos pode ser recomendável, principalmente nesses equipamentos muito antigos (como rádios valvulados, por exemplo) ou submetidos à altas correntes, tensões e temperaturas, como garantia de evitar problemas futuros.
Eloy, os capacitores cerâmicos tem baixíssima capacitância, ou seja, na ordem de grandeza de pico Farad?
Em geral sim, podendo chegar a alguns poucos nF.
@@Electrolab-Eletronica Eloy, os resistores em série, seja SMD ou não, numa trilha numa placa, serve para limitar a corrente. Um capacitor em paralelo com a tensão alternada ou mesmo contínua, serve para filtrar essa tensão. Esses capacitores, como por exemplo capacitores cerâmicos, estando em série numa trilha, eles estão ali pra quê?
Muitas aplicações, os capacitores podem ter múltiplas aplicações dependendo do circuito, não há uma resposta única. Ao conhecer circuitos você começará a entender os diversos usos desse componente.
Tenho um aparelho que colocando o multímetro na escala de tensão, o terra no chassi e o positivo no isolamento do capacitor ,alguns apresentaram uma tensão do terra para o isolamento no caso a caneca de aluminio, isso significa fuga no capacitor ? Pois o isolamento é isolado do resto do capacitor.
Sim, pode ser fuga no capacitor ou em outro componente do circuito. O teste final no capacitor deve ser feito fora da placa, com um medidor de isolamento de capacitores. Há vídeo no canal sobre o assunto.
@@Electrolab-Eletronica então deve ser fuga nos capacitores mesmo.troquei todos os transistores só restou eles.e um tep deck com um canal mais baixo na gravação. Justo nesse canal tem esse defeito. Obrigado amigo pela dica.ganhou mais um seguidor.
Seja sempre bem-vindo ao canal!
Resistência de chuveiro e válido para capacitores com voltagem acima de 60 v ?
Não entendi sua pergunta.
@@Electrolab-Eletronica para descarregar o capacitor, já que é resistência e suporta alta amperagem
Sim é possível usar, mas um resistor de valor maior faz o mesmo papel e descarrega de forma mais lenta.
Pode ajudar ?
Que capacitor eletrlitico eu posso montar no lugar do CEC 102k ?
Ninguém tem esse componente pra substituir ?
Olá Joaquim, esse componente não é um capacitor eletrolítico, é um indutor de 1000uH. Procure por indutores com esse valor.
Excelente!
Obrigado RJ!
Excelentes dicas! Ainda não tem um curso online de aulas já gravadas com você de manutenção em placas eletrônicas?
Obrigado Fabrício! Não tenho.
Um capacitor no seu estado normal,e uma chave aberta ou fechada??
Essa definição não é aplicável ao capacitor real, pois depende de vários fatores. Considerando um capacitor ideal, dependeria do sinal, se for corrente contínua, ele seria uma chave fechada por uma fração de tempo e depois uma chave aberta e se for corrente alternada pode ser uma chave fechada dependendo da frequência usada e capacitância. Já que teremos sempre uma reatância e por isso nunca seria efetivamente uma chave, que em tese tem uma resistência tendendo a zero quando fechada e infinita quando aberta.
Capacheck é bom também professor?
Sim, funciona bem!
Como sempre vídeos maravilhosos obrigado mais uma vez mestre a final são 85 000 fans
Obrigado Helvis!!
Os capacitores de micro-ondas pode usar esse seu método pra descarregar? OS medidores analógicos que vende no mercado livre são bons?
Sim, pode, lembrando que deverá usar um resistor de valor e potência elevados, por conta da alta energia armazenada nesse tipo de capacitor. Sobre os medidores analógicos, depende do modelo, já que no mercado livre há centenas de fornecedores diferentes e origens diferentes também, portanto não há como saber ao certo.
@@Electrolab-Eletronica eu comprei um da suprematec, vi alguns reviews e falaram bem. estou providenciando um digital agora pra pra testar os capacitores que compro pra fazer estoque pra saber quais estão bons ou não.
Perfeito!
Professor, trabalho com a linha branca ( eletrodomésticos/refrigeração), Vc tem indicação de dois cursos ( on line) : placas de ar condicionado inverter e placas das lavadoras e secadoras ( lava e seca) ? Agradeço!
Olá João, não tenho no momento, vou pesquisar e se achar algo que valha a pena, coloco nas sugestões de cursos online, nas descrições dos vídeos. Obrigado!
bom dia professor
ótima explicação
gostaria que você falasse sobre um método que o pessoal está falando por ai que é o "multímetro tira curto" método cic, smb.
Obrigado Antônio! Boa sugestão, anotada para um vídeo futuro!
Olá, excelente vídeo. Eu queria trocar capacitores de SMD em uma placa mãe de video game antigo. Mas eu não sei se os uf e volts que eu vejo escrito nos capacitores estão certo porque as vezes tem letras junto. Se eu ligar a placa e medir em escala contínua, eu consigo saber os volts daquele capacitor? Eu sou leigo então foi uma coisa que eu pensei hehe. Abraços.
Olá Anderson, Obrigado! Não consegue, a tensão de isolamento do capacitor não pode ser medida, precisa realmente saber pela especificação dele ou pelo esquema. Mas você pode estimar conhecendo as tensões do circuito e colocando um com valor acima dessa tensão.
@@Electrolab-Eletronica Que pena, eu vou fazer isso então. Muito obrigado. Abraços.
onde comprar um medidor de Est e qual modelo é melhor?
Olá Ivan, o meu comprei na Banggod, veja neste link: bit.ly/2YkQWYC
Amigo boa tarde, tenho um circuito smd com vários resistores e capacitores, necessariamente um regua r-con de tv. Estava procurando curto nos capacitores, e observei que havia um em curto, só que ele está em paralelo a um resistor 000. Pode me explicar isso?
Olá Fabio, ele não está em curto, o valor está correto por conta do resistor de 0 ohm em paralelo. Os resistores de zero ohm são usados porque os componentes na maioria das placas de circuito impresso são inseridos por máquinas de inserção automática. Em alguns casos, pode ser necessário ligar dois pontos na placa de circuito impresso, no entanto, essas máquinas de inserção automática só podem manipular componentes como resistores e não fios de jumper. Então, ao invés disso resistores de zero-ohm são usados no lugar, normalmente em placas que podem ter versões diferente de circuitos instalados nela.
O teste dessa peça é igual ao do capacitor ?
Ou tem diferença ?
É diferente, há vídeos no canal sobre indutores. O ideal é ter uma ponte LC para testá-lo, mas em geral se não estiver "aberto", no teste de resistência com o multímetro, não deve ter defeito.
Eu tenho um descarregador sonoro
Gosto muito dele
Maravilha Elder!
@@Electrolab-Eletronica o rapaz tudo bom ?
Gosto muito dos seus vídeos,
Valeu Elder, obrigado!
Posso utilizar um capacitor de 450v x 120 m no lugar de um capacitor de 400v 60m?
Outra pergunta
Quando que a tensão alternada se torna continua?
É ainda na primária?
É na secundária?
É depois do capacitor da primaria?
Ou não tem nada á ver.
Olá Marcelo, sobre a troca de capacitor, depende da aplicação. Com relação à tensão de isolamento estaria ok, mas o valor diferente da capacitância pode influenciar o circuito. A tensão é considerada contínua (pois não alterna) depois da retificação. Primário e secundário são termos relativos à transformadores, em geral a tensão é alternada dos dois lados, sendo que no secundário após a retificação ela vira contínua. Recomendo ver vídeos sobre capacitores e diodos aqui do canal para um melhor entendimento.
Show!
Obrigado Orlando!
Olá, tenho um multímetro Fluke 107 e um minipa ET-3880, não consigo medir capacitores acima de 1000 micro farad com estes equipamentos, gostaria de saber o motivo, obrigado
Olá Celio, os dois modelos não medem porquê 1000uF é o limite de escala dos dois! Confira nos manuais de usuário, tanto o Fluke quando o Minipa não têm escalas maiores que 1000uF. Portanto não é defeito, é característica desses dois modelos.
Professor é normal o capacitor eletrônico aquecer numa placa de dvd?
É possível sim, depende da posição e função dele, poderá haver um pequeno aquecimento em função do ESR.
Muito bom
Obrigado Rita!
bom dia um capacitor eplodiu, lietralmente. agora quero substituí-lo na placa. como descubro a posição para o colocar?
Sem o esquema, vai depender da função dele no circuito. Veja se algum dos dois pontos no circuito está ligado ao GND, se estiver é provável que seja o negativo.
Como sempre ótimos vídeos..
Obrigado Leandro!
Boa tarde professor, sempre top seus vídeos, parabéns.
Obrigado Silvio!
MARAVIHA.
Obrigado Ciro!