Diagramas de Fases (Parte 8) - Dois Componentes Imiscibilidade com Eutético e Peritético -Geoquímica

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 гру 2024
  • O diagrama exemplo que vamos utilizar para essa situação é o do sistema Leucita - Quartzo. Assim como o último diagrama que vimos, essas são duas fases que não se misturam, devido a isso que é chamado de imiscibilidade. Porém, temos um momento intermediário onde existem fases que se misturam, que são a Leucita e o K-Feldspato.
    As composições dos sólidos variam entre KAlSi2O6 da Leucita, KAlSi3O8 do K-Feldspato ou SiO2 do Quartzo. Esse diagrama também possui um ponto eutético, onde novamente ao considerarmos a regra de fases para esse diagrama de 2 componentes e à pressão constante, teremos a fórmula F = 3 - phi, e o grau de liberdade nesse ponto sendo zero, com a isso marcando a temperatura mais baixa onde ainda pode existir a fase líquida nesse diagrama. Esse ponto também marca a curva de solidus.
    No entanto, neste diagrama também temos a presença de um outro ponto chamado de Peritético. Diferentemente do ponto eutético, o peritético não marca o final da cristalização, mas ele também é muito importante no comportamento desses diagramas, pois ao avaliarmos a regra de fases, ele também apresenta grau de liberdade igual a zero.
    Mas quem são as fases envolvidas nesse ponto? Nessa situação temos que as fases presentes são a Leucita e K-Feldspato como fases minerais (sólidas) e o líquido magmático como fase líquida, totalizando as 3 fases que zeram o grau de variância. O que acontece nesse ponto é que o consumo de potássio e alumínio para a cristalização da Leucita inicialmente, enriquece o líquido em sílica, até que em algum momento passa a entrar mais sílica na estrutura da Leucita e então esse mineral modifica a sua estrutura e começa a se transformar em K-feldspato, que tem fórmula química mais enriquecida no citado elemento. Então este ponto apresenta o grau de liberdade igual a zero porque a temperatura se mantém constante enquanto está havendo essa transformação e só seguirá a diminuição após toda a Leucita se transformar em K-feldspato.
    É possível imediatamente antes do eutético calcular quanto de líquido ainda existe e baseado nisso determinar quanto de cada mineral será cristalizado com essa quantidade de líquido magmático, considerando que naquele local a proporção de cada mineral que irá se cristalizar já é determinada, que é a composição do eutético. Isso também irá determinar a porcentagem final de cada mineral na rocha.
    Lembramos novamente que o eutético além de determinar a composição da última gota de líquido magmático que irá existir nesse sistema, ele também determina o inverso. Num sistema que está sendo aquecido, a primeira gota de líquido magmático também irá apresentar a composição do ponto eutético.
    Retificamos novamente também uma premissa de que minerais de mais baixa temperatura fundem primeiro, pois como já vimos e estamos vendo novamente, eles fundem de forma conjunta quando o sistema atinge a temperatura do eutético. A fusão é iniciada nos limites de contato entre os minerais presentes no sistema rocha.

КОМЕНТАРІ • 4