Acho que não. HD é memória de longo prazo, enquanto RAM é memória de curto prazo. Inteligência seria o processador, já que as duas anteriores só armazenam informação.
Vocês poderiam abordar a ausência de consenso científico para a definição de Inteligência. É uma discussão muito válida, e demonstra alguns vieses que certos estudos possuem, por determinarem uma definição considerada como limitada na metodologia :) PS: Vocês são um dos melhores canais de divulgação científica no Brasil!
poxa, obrigado, que bom que acha isso! Sobre a sua sugestão, eu registrei, mas tendo a discordar um pouco dela hahahaha. Se me permite, vou comentar o porquê. Primeiro que todos os conceitos na psicologia caem dentro dessa categoria de "ausência de consenso científico". E você vai ver que nos nossos vídeos não produzimos compêndios enciclopédicos sobre as definições conceituais de cada construto. Não acredito nessa abordagem para os objetivos que temos no canal. Para isso já existem os handbooks, artigos de revisão e por ai vai. Daria para fazer um vídeo de 3 horas só falando da evolução do conceito de inteligência na psicologia e como ainda existem várias propostas diferentes. Acho que alcançamos de maneira muito mais efetiva os nossos obejtivos no canal indo por outra abordagem. Além disso, de acordo com revisões de literatura recentes sobre o assunto, me parece claro que cada vez mais nos aproximamos de alguns "consensos" sim acerca da definição de inteligência, mas nunca iremos ter um consenso completo e isso é bom porque somos uma ciência. Sempre haverão discordâncias, novas propostas e isso é ótimo. E por fim, também não curto a ideia porque o tema da inteligência já é MUITO estigmatizado e raramente você alguém falando sobre o tema que não seja pra dizer que é um conceito indesejável, ruim, negativo ou algo do tipo. E isso é muito ruim, porque é um dos temas mais importantes na psicologia e temos produzido muito conhecimento sim sobre ele. Então ao invés de só ir com a onda e cair na mesmice de ficar vendendo a ideia de que ninguém sabe muita coisa sobre a inteligência, preferimos mostrar da forma mais precisa possível que conseguimos o que identificamos lendo trabalhos científicos de pessoas que realmente estudam o fenômeno. Por sinal, recomendo consultar o link no final da descrição do vídeo para as tais fontes que citei ;)
Obrigado pelo feedback, e certamente eu irei salvar as referências de vocês para estudos futuros! :D Talvez eu tenha me expressado mal ao falar sobre o direcionamento do vídeo de vocês. O que eu quis dizer, na verdade, foi a falta de métodos eficazes para medir a inteligência com precisão, já que é uma definição muito ampla (não quis negar a existência da inteligência). Os estudos tomam como base os testes de QI, definidos com critérios avaliativos questionáveis, amplamente criticados por possuírem uma limitação na hora de mensurar habilidades cognitivas de forma plena e precisa. Gostaria de deixar indicado o texto "The Concept of Intelligence", do psicólogo Ulric Neisser. O autor traz a definição de Inteligência como se tentássemos trazer uma definição precisa para "cadeiras" (chairness factor). Ou seja, é algo que todos nós sabemos reconhecer ao presenciar, mas é difícil criar métodos e medidas universais que possam defini-los (no caso da cadeira, "chair", pode ser uma poltrona, uma cadeira, um banco - pois nenhum deles possui um padrão de definição universal). Indico também uma matéria publicada na Nature, "Intelligence research should not be held back by its past" (link: www.nature.com/news/intelligence-research-should-not-be-held-back-by-its-past-1.22021 ). Ela completa um pouco sobre as questões Nature vs Nurture, comentada por vocês :) Espero ter ajudado na busca por conhecimento de vocês, assim como vocês ajudam na minha constantemente! Abraços ^^
Esse artigo da Nature que você linkou descreve exatamente um pouco do que eu tentei te explicar no meu comentário, gostei, obrigado por mandá-lo! Como foi pubicado muito recentemente, não caiu na nossa "rede", até porque a preparação do vídeo começou bem antes da data da publicação. Inclusive, acho que um pouco do que você está comentando recai um pouco no que esses autores apontam em termos de como o passado dessa área ainda a condena. Sua fala me lembra a linha de raciocínio desenvolvida por autores como Stephen Jay Gould e acho que para a época em que essa linha ganhou espaço fazia mais sentido do que atualmente. Nenhum instrumento vai medir algo com 100% de precisão, nem mesmo uma balança industrial vai medir com 100% de precisão o peso de um objeto. Mas existem hoje em dia vários instrumentos psicológicos com muitas evidências favoráveis de fidedignidade e validade disponíveis para os psicólogos, então acho que a visão radicalmente negativa contra os testes de QI ainda são fantasmas do passado dessa área que a assombra até os dias de hoje. E embora eu entenda o argumento apresentado por Neisser, acredito também que essa dificuldade de definir o que é uma cadeira, já que existem tantas nuances naqueles obejtos que geralmente consideramos caideiras, se aplica quase da mesma maneira para todos os conceitos psicológicos e não acho que seja um bom recurso didático. Acho que em artigos científicos ou trabalhos do tipo, ressalvas dessa natureza são essenciais e úteis para fazer justiça à complexidade do fenômeno, mas considerando os obejtivos e o formato que nós adotamos no canal não acredito que contribua muito para compreensão exatamente porque adiciona ambiguidade no conteúdo. Claro que estou apenas te colocando a minha posição, mas estou recebendo também muito positivamente o seu feedback!
De fato, para medir algo em psicologia, precisamos muitas vezes tomar alguns conceitos já como base, e partir diante deles, expondo os critérios na metodologia. Concordo com vocês! Cabe a nós a visão crítica de tentar aprimorar cada vez mais as ferramentas e conceitos, com base no que a ciência nos mostra hoje :) Mais uma vez, obrigado pelo feedback!
Pode acontecer também de usarmos duas definições diferentes para um mesmo construto em psicologia e a partir daí tentar mensurar esses construtos e ver se eles realmente existem no sentido empírico da coisa. Isso já foi feito com esse dilema entre, por ex, Inteligências Múltiplas e Inteligência Geral. As medições sempre parecem apontar para uma maior qualidade explicativa nas teorias de Inteligência Geral mesmo. Ou seja, às vezes simplesmente um construto é melhor embasado do que outro.
eu não sou muito alto.... sou o irmão do meio... e não recebi amamentação... agora tenho ainda mais certeza da minha estupidez! Sempre bom ter um video de qualidade confirmando suas suspeitas!
mas veja, a maior parte desses dados são correlacionais e indicam "tendências populacionais".. eles dizem respeito a tendências gerais, mas não a casos particulares. A gente discutiu um pouco mais sobre essas diferenças em outro vídeo: ua-cam.com/video/1hTC3xILTHE/v-deo.html
Mesmo sendo uma brincadeira, cuidado com essas afirmações. Repetir demais acaba nos fazendo acreditar. E não acredite tão cegamente nesses estudos. Tem uns que pela mor de deus...
Obrigado pela propagação de informações sobre neurociência e psicologia. A forma de abordagem do canal é clara, objetiva e simples, sendo assim, a divulgação torna-se mais acessível para todos nós! Parabéns!
Minha memória de trabalho é horrivel, esqueço de uma conta/número em questão de segundos (tipo, 3 segundos), mas a minha inteligencia fluida e cristalisada são boas... Principalmente a fluida. Inclusive aprendi a ler sozinha relacionando letras à imagens por conta própria (no Japão, lá é mais simples)
Meus pais me criaram dizendo que eu era muito inteligente, acabou que sofri muito fora de casa pois descobri que não era, nenhum pouco... tenho certeza que tenho inteligência abaixo da média
@@desenharefacil7025Acredito que a melhor forma seria uma mudança do porquê de tanta inteligência, o mais ideal seria fazer a criança entender que ela se tornou inteligente baseado no seu próprio esforço
@@desenharefacil7025os dois extremos são horríveis, porque o desmerecimento iria trazer problemas emocionais (ansiedade, depressão...), porém, o oposto geraria problemas com o ego (o problema do ego é que a pessoa se torna preguiçosa, pois acredita que a inteligência é natural e não precisa ser treinada....)
@@yaneliaquim4691 olá! Faz quase uma década desse meu comentário. Abracei totalmente que "Só sei que nada sei", passei a ter mais confiança na minha capacidade de estudar. Eu e minha família estamos muito satisfeitos com minha atual carreira! Também fiz acompanhamento psicológico e agora essa carga da infância não me pesa tanto. Espero que você fique bem!
Ser inteligente é uma maldição. Quando você é inteligente demais, as outras pessoas não gostam de você. Inteligência é algo que desperta inveja e o sentimento de ameaça. Se você se sente inteligente, você deve sentir que seus amigos tendem a fazer um certo bullying com você. Isso é tão comum que você deixou de sentir prazer em interações sociais e prefere evitá-las. O motivo não é você, mas sim as outras pessoas. Elas não gostam de você e não importa o quanto você tente agradá-las, elas sempre terão ressentimento contra você.
Estou estudando as escalas Wechsler de inteligência.. Muito legal ver tudo isso! vídeo muito bom. Minutos psíquicos as vezes traz de maneira mais simples os conceitos que vejo na faculdade de psicologia hahaha adoro o canal!
Um irmão mais velho tem que ensinar constantemente coisas pro mais novo, explicar algo que já sabemos pra alguém nos deixa mais inteligentes no assunto...
E o caso de pessoas que têm dificuldades ou facilidades em aspectos específicos? Entendi que estão dando uma definição genérica, mas se uma pessoa tem mais facilidade em, por exemplo, matemática e dificuldade em idiomas estrangeiros, qual o parâmetro pra dizer sobre inteligência dessa pessoa? São dois tipos de inteligência cristalizada (certo?) não necessariamente relacionadas. Ou estou enganado? Inclusive, se vcs puderem, façam um vídeo depois sobre talentos naturais, predisposição ou 'dons'.
A linguagem, assim como o estudo de língua estrangeira, é um process que demanda o exercício predominantemente de enunciação, ou seja, comparar diversos casos e encontrar uma generalidade entre eles. Por exemplo, inferir que basketball, baseball, football são esportes com bolas porque a palavra se repete em todos eles. Exercício cerebral: sempre que houver "ball" é porque está relacionado a bola. Esse processo é o que busca uma relação de causalidade (causa-efeito). Já a Matemática utiliza predominantemente a inversão. Isto é, em vez de buscar uma causa comum, o exercício cerebral é de buscar um efeito comum. Por exemplo, quando queremos calcular a área, podemos ter multiplicação de base e altura, podemos ter cálculos com ângulos, podemos integrar. Ou seja, na Matemática somos mais "autoritários" pois sabemos o que queremos (a área) e temos que chegar lá de qualquer maneira; enquanto que na linguagem queremos entender e ser entendidos, portanto, não podemos no impor da mesma maneira e sim observar mais.
Valeu pela sugestão! Como também comentamos no vídeo, várias habilidades cognitivas mais específicas impactam a inteligência geral. Então respondendo a sua pergunta, quando queremos avaliar a inteligência de alguém, utilizamos na psicologia instrumentos capazes de mapear as aptidões da pessoa considerando essas diferentes habilidades. Você pode tanto ter uma estimativa de várias habilidades específicas quanto estimar o nível de inteligência geral, uma coisa complementa a outra.
Tem uma outra coisa também. Em geral, os atributos que juntos parecem definir o que chamamos de inteligência estão correlacionados. Isso significa que uma pessoa pode ser melhor em matemática do que em línguas, por exemplo, mas ela não vai ter um desempenho diferente a ponto de não ter nenhuma correlação entre as duas coisas, ou de ter uma correlação muito baixa no desempenho. A exceção parece ser os autistas e os savants. Eles realmente parecem ter o que é chamado "ilhas de conhecimento". O cara pode fazer cálculos do tipo 32105465 + 321065135 de cabeça em 1 segundo, mas não consegue escovar os dentes com as próprias mãos, ou não fala. Mas esses casos não se aplicam a casos mais gerais porque o cérebro dessas pessoas realmente é estrutural e funcionalmente diferente do da maioria mesmo.
Eu não sou inteligente, eu me esforço para conseguir algo específico, a questão é que eu sou muito insegura , e eu não consigo ser tudo aquilo que eu posso ser por conta da insegurança, Tenho muita dificuldade em relação a isso .
o engraçado é que eu consigo fazer algumas questões mesmo sem saber da onde a informação vem,pelo menos em história acabou de acontecer e isso é nojento.Fazer questões sem saber da onde eu consegui as informações
Treinar memória ta indo bem,mas treinar meu raciocínio foi algo que levei tempo,melhorei consideravelmente em matemática e física.Agora to com livro novo e cursinho novo e não consigo fazer mais nada
E mais outro artigo saiu recentemente avançando o debate sobre habilidade cognitiva geral, aqui vai o link ("What Is IQ? Life Beyond “General Intelligence”"): journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0963721419827275
Eu li em uma matéria da super interessante, apesar de não ter me aprofundado nas fontes, que o tamanho da cabeça não se relaciona com a inteligência, obrigatoriamente, e que há outros fatores, como conexões neurais construídas e dobras no cérebro que contribuem. Reconheço que minha cabeça é pequena, me viro bem com ela apesar do ego ferido com os estudos que apontam o contrário, mas gostaria que abordassem melhor essa relação do tamanho da cabeça, se for pertinente. E explanassem melhor o que quiseram dizer com "mais inteligentes" - acabei tomando isso como uma maior inteligência cristalizada e fluida ao mesmo tempo -. E dou um salve aos vestibulandos, que precisam cristalizar muita coisa sem nem mesmo dar utilidade fluida à maioria, apesar de serem conhecimentos interessantes.
mas não falamos nada a respeito do tamanho da cabeça. Falamos sobre o tamanho do cérebro. Todos esses outros fatores que você falou ai também contribuem, mas as evidências apontam uma correlação considerável entre tamanho do cérebro e nível de inteligência. Se quiser mais detalhes sobre isso, consulte as fontes incluídas no link que aparece no final da descrição do vídeo por gentileza ;)
Minutos Psíquicos erro meu associar tamanho da cabeça com tamanho de cérebro então... me pareceu uma coisa lógica que alguém com uma caixa craniana avantajada tivesse um cérebro maior. Mas parece que não! Grato pelas fontes. Adorei o vídeo. :)
O negócio do leite materno eu já vi que é muito verdade... Agora irmão mais velho... Na minha família é o contrário... Sou o caçula mas a diferença de raciocínio entre eu e meus dois irmãos são grandes. Eles tem habilidades em outras áreas, dons específicos, mas na área do raciocínio me despontou muito. Um parâmetro que usei para ver é nós três usar o mesmo teste de QI, enquanto os meus são 154 eles ficam no 100 ~ 120
será que o do irmão + velho não seria por ter o trabalho de cuidar do irmão estimule o cérebro? Ou o mais alto das pessoas envolta já o considerarem adulto antes e ele ter mais responsabilidades? Bem foi só chute msm rsrs
guilherme portela interessante, no meu caso embora seja o caçula, tive maior espaço para ter o processo cognitivo estimulado, pelo fato de ser o irmão mais novo , porém filho do segundo casamento (meus outros irmãos já tem famílias), o caçula tende a ser mais egocêntrico e arrogante.
O irmão vai velho tem que lidar com o choque de deixar de ser "o centro do universo" dos pais e criar maneiras de ainda ter atenção. Mas eu já li que filhos únicos são mais inteligentes por que não tendo com que brincar, acabam desenvolvendo e criando suas próprias brincadeiras.
Arnoud Rodrigues Cara, eu passo/passei pelos dois casos, fui filha única e não tinha ninguém pra brincar, tinha muitos brinquedos mas gostava de brincar com a imaginação mesmo, agora pouco (com 13 anos) meu irmão menor nasceu e estou tendo que lidar com isso de não ser mais a única, nesse caso sou uma exceção? Pois ainda sou uma criança e uso muito da imaginação
Esses estudos são bem preliminares. Difícil realmente afirmar que "irmãos mais velhos são mais inteligentes". Parece mais uma bobagem para aqueles sites pseudo-científicos que gostam de conclusões bombásticas.
eu fiz testes do wais resultado Índice de Compreensão Verbal QI 145 Índice de Memória Operacional QI 150 Índice de Velocidade e amplitude de Processamento QI 130 Índice de Organização Perceptual QI 79
Fale sobre as Binaurais! Musicas que ajudam nosso cerebro a realizar tarefas como ficar mais inteligentes acabar com deficits de atenção e muitras outras coisas
Mais um artigo recente que apoia o que falamos no vídeo ("Are Bigger Brains Smarter? Evidence From a Large-Scale Preregistered Study"): journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797618808470
Que isso usa inteligência eu sei, mas é comprovado que melhora a inteligência fluida? Palavras cruzadas acho estranho, porque não se trata de resolver problemas novos.
Rodrigo Appendino colega estou nessa procura faz um tempo e não encontrei muita coisa na literatura científica, alguns cientistas acreditam que ela pode ser aumentada com o jogo N-Back mas como o experimento teve pouca replicação muitos ainda duvidam, há aplicativos com o jogo se estiver interessado, outra forma que pode lhe interessar eu acabei encontrando nos meus estudos de matemática é a prática de resolver problemas, não exercícios e sim problemas, há vários livros na internet, no caso o objetivo não é melhorar a inteligência fluida em si mas sim a capacidade de resolver os problemas
Se vocês escurecerem o vídeo, perceberão que existem linhas claras que são desenhos, que depois serão contornados com uma linha mais escura, dando a impressão de ser um desenho feito do nada.
Tem algo que vem me incomodando. Isso que vem me incomodando é o tal dos "testes de inteligência", "Se você conseguir resolver isto, você é inteligente". Bem, isso é totalmente verdade?
Eu sempre achei q não existia pessoas mais inteligentes do que outras, achava que uma dominava melhor um tipo de inteligência (que são 7). Bem, li isso em um livro e agr estou confuso.
Existem vários conceitos de inteligência, um deles é esse que você conhece, a Inteligência múltipla. Porem, ela não é muito bem aceita no meio cientifico.
isso que você está comentando tem a ver com uma teoria de inteligência, mas recomendo consultar as nossas fontes apontadas no link que aparece ao final da descrição do vídeo para ter um panorama mais real do estado da arte. Inclusive, um dos textos que a gente incluiu lá faz críticas bem severas à essa teoria que você mencionou (e mal é citada nas revisões de literatura mais recentes).
Na verdade não há um consenso sólido a respeito da Inteligência humana. Há teorias que defendem a existência de múltiplas inteligências, outras defendem um "fator geral" que meio que determina tudo, uns defendem os testes de Q.I, outros não. Realmente não há consenso sólido e bem definido a respeito desse assunto.
Galera, vou falar uma frase que eu gostaria que vocês levassem para a vida. "Prova não define inteligência, idade não define maturidade, oque as pessoas pensam de você, não define quem você é" Albert Einstein quando era criança, tirava as notas mais baixas da escola dele, e hoje ele é considerado um gênio
Hitler, Stalin e Putin todos tinham 173cm, Napoleão tinha uns 167cm ou menos... esse estudo citado é furada, apesar dos exemplos que citei serem de pessoas de caráter questionável, a inteligência deles não era, caso o contrário nao teriam chegado aonde chegaram. Rui Barbosa tbm era baixinho, os exemplos sao vários...
Einstein tinha 1,70 e realmente a altura pode não interferir, já que muitos cientistas e gênios foram baixinhos ou estatura mediana... Hawking por exemplo tinha 1,69.
Meu professor de Neuro sempre falava que no humano ter um cérebro maior não tem a ver com mais inteligência. Apenas quando o humano é comparadp com outros animais! Isso está em livros!!!!!
Elion Galvao Exato! Foi isso que eu disse... quando somos comprados com outras espécies, mas quando comparado humano com humano isso não vale de nada... nem lembro mais do contexto do vídeo, pois o comentário é antigo, mas tem muita gente que gosta de falar que quem tem um cabeção é inteligente e não necessariamente, sacou? 😘
A memória é capacidade de armazenar informações, já a inteligência refere-se a fazer uso de informações para resolver problemas. Então sim, memória e inteligencia tem forte ligação.
Uma explicação plausível para filhos mais velhos serem mais inteligentes, pode ser por terem mais responsabilidades para com seus irmãos mais novos. Devem exercer mais racionalidade para resolver problemas ligados à vida cotidiana de si e de seus irmãos. Os pais geralmente confiam em deixar os filhos mais novos com os mais velhos, tendo em mente que sabem resolver mais problemas.
na verdade não. A inteligência cristalizada tem a ver com a sua capacidade de usar conhecimentos e habilidades, não é a mesma coisa que o próprio conhecimento em si, sacou?
Minutos Psíquicos Acho que entendi, então inteligência cristalizada tem a ver com o quão bem você domina seus conhecimentos, igual a uma sala de aula que, mesmo todos os alunos aprendendo certa matéria, alguns ainda são melhores nela do que outros.
Sousblacke Aizenego faz sentido mas... vc pode aprender a raciocinar melhor a seguir uma linha de raciocínio a pensar fora da caixa... etc etc etc Conhecimento(inteligência cristalizada) e inteligência cognitiva estão intimamente ligadas... e eu até diria q o conhecimento é mais influente do q a morfologia do seu cérebro... um gênio q nasceu em um pais pobre e é analfabeto... parece ignorante... Nosso cérebro é como um músculo... aprendendo coisas novas vc "treina" seu cérebro a armazenar informações melhor... Ñ é atoa q é recomendado q idosos joguem jogos de estratégia e aprendam novas linguas para evitar o Alzheimer... Eu diria pra vc q uma boa parte da nossa inteligência é obtida através da aprendizagem e do conhecimento...
Eu diria que inteligência cristalizada é seu conhecimento sim. No entanto, seu conhecimento só é tão bom quanto sua inteligência fluída, pois ela que produz seu conhecimento cristalizado.
Imaginei que seria uma coincidência. É um manga que fala sobre gênios no jeito japonês da coisa. Então, o maior gênio(que é uma garota), quando mais nova até seus 6 anos, devido a sua inteligência absurda, tinha esses olhos de tédio/superioridade. 4:16
Participei de uma pesquisa que mediu a minha inteligência fluída (QI) mas fiquei sem entender pois eles utilizaram uma escala numérica de 0 a 18, não deram um parâmetro para saber a média e comparar com a escala tradicional... enfim é só um numero que não diz nada
*Tenho uma leve impressão que esse UA-camr usou muitos esteriótipos nesse vídeo,como os do tipo que só existe ciências exatas e quem não é bom nessa ciência, não é inteligente* . Espero que seja só impressão mesmo. Mas dá pra perceber,pelo o título,que o vídeo é de qualidade. : )
O que acontece é que pessoas da área de exatas tem uma probabilidade muito maior em inteligência, isso é fato. A área de exatas trabalha com a área de raciocínio lógico e soluções cognitivas. E uma pessoa dessa área, pode muito bem ser dar bem em outras áreas tbm.
*_Cada dia fico mais apaixonado pela psicologia_*
digo o mesmo :)
tbm
+marsupialmestre É uma área linda.
Siiim !!!!! s2
Eu também
Inteligência cristalizada é o HD e a inteligência fluida é a memória RAM
Letícia achei que só eu tinha pensado nisso kkkkkk
Acho que não. HD é memória de longo prazo, enquanto RAM é memória de curto prazo.
Inteligência seria o processador, já que as duas anteriores só armazenam informação.
Rodrigo Appendino acho que processador seria o cérebro já que ele comanda os processos do computador kkkkk
pensei da mesma maneira haha
só um adendo: talvez seja "sua capacidade de fazer uso do hd", mas não o hd em si, que nessa analogia que você fez estaria mais relacionada à memória.
Vocês poderiam abordar a ausência de consenso científico para a definição de Inteligência. É uma discussão muito válida, e demonstra alguns vieses que certos estudos possuem, por determinarem uma definição considerada como limitada na metodologia :)
PS: Vocês são um dos melhores canais de divulgação científica no Brasil!
poxa, obrigado, que bom que acha isso! Sobre a sua sugestão, eu registrei, mas tendo a discordar um pouco dela hahahaha. Se me permite, vou comentar o porquê. Primeiro que todos os conceitos na psicologia caem dentro dessa categoria de "ausência de consenso científico". E você vai ver que nos nossos vídeos não produzimos compêndios enciclopédicos sobre as definições conceituais de cada construto. Não acredito nessa abordagem para os objetivos que temos no canal. Para isso já existem os handbooks, artigos de revisão e por ai vai. Daria para fazer um vídeo de 3 horas só falando da evolução do conceito de inteligência na psicologia e como ainda existem várias propostas diferentes. Acho que alcançamos de maneira muito mais efetiva os nossos obejtivos no canal indo por outra abordagem. Além disso, de acordo com revisões de literatura recentes sobre o assunto, me parece claro que cada vez mais nos aproximamos de alguns "consensos" sim acerca da definição de inteligência, mas nunca iremos ter um consenso completo e isso é bom porque somos uma ciência. Sempre haverão discordâncias, novas propostas e isso é ótimo. E por fim, também não curto a ideia porque o tema da inteligência já é MUITO estigmatizado e raramente você alguém falando sobre o tema que não seja pra dizer que é um conceito indesejável, ruim, negativo ou algo do tipo. E isso é muito ruim, porque é um dos temas mais importantes na psicologia e temos produzido muito conhecimento sim sobre ele. Então ao invés de só ir com a onda e cair na mesmice de ficar vendendo a ideia de que ninguém sabe muita coisa sobre a inteligência, preferimos mostrar da forma mais precisa possível que conseguimos o que identificamos lendo trabalhos científicos de pessoas que realmente estudam o fenômeno. Por sinal, recomendo consultar o link no final da descrição do vídeo para as tais fontes que citei ;)
Obrigado pelo feedback, e certamente eu irei salvar as referências de vocês para estudos futuros! :D
Talvez eu tenha me expressado mal ao falar sobre o direcionamento do vídeo de vocês. O que eu quis dizer, na verdade, foi a falta de métodos eficazes para medir a inteligência com precisão, já que é uma definição muito ampla (não quis negar a existência da inteligência).
Os estudos tomam como base os testes de QI, definidos com critérios avaliativos questionáveis, amplamente criticados por possuírem uma limitação na hora de mensurar habilidades cognitivas de forma plena e precisa.
Gostaria de deixar indicado o texto "The Concept of Intelligence", do psicólogo Ulric Neisser. O autor traz a definição de Inteligência como se tentássemos trazer uma definição precisa para "cadeiras" (chairness factor). Ou seja, é algo que todos nós sabemos reconhecer ao presenciar, mas é difícil criar métodos e medidas universais que possam defini-los (no caso da cadeira, "chair", pode ser uma poltrona, uma cadeira, um banco - pois nenhum deles possui um padrão de definição universal).
Indico também uma matéria publicada na Nature, "Intelligence research should not be held back by its past" (link: www.nature.com/news/intelligence-research-should-not-be-held-back-by-its-past-1.22021 ). Ela completa um pouco sobre as questões Nature vs Nurture, comentada por vocês :)
Espero ter ajudado na busca por conhecimento de vocês, assim como vocês ajudam na minha constantemente! Abraços ^^
Esse artigo da Nature que você linkou descreve exatamente um pouco do que eu tentei te explicar no meu comentário, gostei, obrigado por mandá-lo! Como foi pubicado muito recentemente, não caiu na nossa "rede", até porque a preparação do vídeo começou bem antes da data da publicação. Inclusive, acho que um pouco do que você está comentando recai um pouco no que esses autores apontam em termos de como o passado dessa área ainda a condena. Sua fala me lembra a linha de raciocínio desenvolvida por autores como Stephen Jay Gould e acho que para a época em que essa linha ganhou espaço fazia mais sentido do que atualmente. Nenhum instrumento vai medir algo com 100% de precisão, nem mesmo uma balança industrial vai medir com 100% de precisão o peso de um objeto. Mas existem hoje em dia vários instrumentos psicológicos com muitas evidências favoráveis de fidedignidade e validade disponíveis para os psicólogos, então acho que a visão radicalmente negativa contra os testes de QI ainda são fantasmas do passado dessa área que a assombra até os dias de hoje. E embora eu entenda o argumento apresentado por Neisser, acredito também que essa dificuldade de definir o que é uma cadeira, já que existem tantas nuances naqueles obejtos que geralmente consideramos caideiras, se aplica quase da mesma maneira para todos os conceitos psicológicos e não acho que seja um bom recurso didático. Acho que em artigos científicos ou trabalhos do tipo, ressalvas dessa natureza são essenciais e úteis para fazer justiça à complexidade do fenômeno, mas considerando os obejtivos e o formato que nós adotamos no canal não acredito que contribua muito para compreensão exatamente porque adiciona ambiguidade no conteúdo. Claro que estou apenas te colocando a minha posição, mas estou recebendo também muito positivamente o seu feedback!
De fato, para medir algo em psicologia, precisamos muitas vezes tomar alguns conceitos já como base, e partir diante deles, expondo os critérios na metodologia. Concordo com vocês! Cabe a nós a visão crítica de tentar aprimorar cada vez mais as ferramentas e conceitos, com base no que a ciência nos mostra hoje :) Mais uma vez, obrigado pelo feedback!
Pode acontecer também de usarmos duas definições diferentes para um mesmo construto em psicologia e a partir daí tentar mensurar esses construtos e ver se eles realmente existem no sentido empírico da coisa.
Isso já foi feito com esse dilema entre, por ex, Inteligências Múltiplas e Inteligência Geral.
As medições sempre parecem apontar para uma maior qualidade explicativa nas teorias de Inteligência Geral mesmo.
Ou seja, às vezes simplesmente um construto é melhor embasado do que outro.
A psicologia nos ajuda a entender melhor os tipos de inteligências. com isso facilita nosso trabalho como docentes.
eu não sou muito alto.... sou o irmão do meio... e não recebi amamentação... agora tenho ainda mais certeza da minha estupidez! Sempre bom ter um video de qualidade confirmando suas suspeitas!
mas veja, a maior parte desses dados são correlacionais e indicam "tendências populacionais".. eles dizem respeito a tendências gerais, mas não a casos particulares. A gente discutiu um pouco mais sobre essas diferenças em outro vídeo: ua-cam.com/video/1hTC3xILTHE/v-deo.html
Mesmo sendo uma brincadeira, cuidado com essas afirmações. Repetir demais acaba nos fazendo acreditar.
E não acredite tão cegamente nesses estudos. Tem uns que pela mor de deus...
Anime
Obrigado pela propagação de informações sobre neurociência e psicologia. A forma de abordagem do canal é clara, objetiva e simples, sendo assim, a divulgação torna-se mais acessível para todos nós! Parabéns!
Minha memória de trabalho é horrivel, esqueço de uma conta/número em questão de segundos (tipo, 3 segundos), mas a minha inteligencia fluida e cristalisada são boas... Principalmente a fluida. Inclusive aprendi a ler sozinha relacionando letras à imagens por conta própria (no Japão, lá é mais simples)
Boa! Esse canal sempre me surpreende.
Vou deixar a área da Enfermagem, porque estou amando a área da Psicologia!
valeuuu e boa sorte ;)
Nada é mais inteligente do que pensar em uma ideia completamente nova e que ninguém pensou em nada igual.
kkkkkkkkkkkkk
essa ideia completamente nova deve ter lògica maiores mente ideia esta sempre certo sem erros
Gustavo Benevides o problema é quando você descobre que alguém já tinha pensado isso, isso aconteceu com Darwin.
Acho bem difícil hein. Até pq vc nunca vai conseguir perguntar pra todas as pessoas se já pensaram algo igual
Não adianta apenas pensar, se sua ideia é eficiente passe para a prática
Vou usar no meu curso das Inteligências Múltiplas
, amei!
Muito interessante e bem elaborado!
MT obrigado galera, trabalho com treinamento cognitivo e esses vídeos são inspiradores pra caramba.
não perco nenhum vídeo do minutos psiquicos 🖒LIKE! amo esse canal ❤
obrigado mesmo pelo carinho :)
Meus pais me criaram dizendo que eu era muito inteligente, acabou que sofri muito fora de casa pois descobri que não era, nenhum pouco... tenho certeza que tenho inteligência abaixo da média
@@desenharefacil7025Acredito que a melhor forma seria uma mudança do porquê de tanta inteligência, o mais ideal seria fazer a criança entender que ela se tornou inteligente baseado no seu próprio esforço
@@desenharefacil7025os dois extremos são horríveis, porque o desmerecimento iria trazer problemas emocionais (ansiedade, depressão...), porém, o oposto geraria problemas com o ego (o problema do ego é que a pessoa se torna preguiçosa, pois acredita que a inteligência é natural e não precisa ser treinada....)
Passei pelo mesmo problema, somos 2
@@yaneliaquim4691 olá! Faz quase uma década desse meu comentário. Abracei totalmente que "Só sei que nada sei", passei a ter mais confiança na minha capacidade de estudar. Eu e minha família estamos muito satisfeitos com minha atual carreira! Também fiz acompanhamento psicológico e agora essa carga da infância não me pesa tanto. Espero que você fique bem!
@@toriraccoon487 obrigado mano, fico feliz que tenha resolvido a questão 🤜🤛
Ser inteligente é uma maldição. Quando você é inteligente demais, as outras pessoas não gostam de você. Inteligência é algo que desperta inveja e o sentimento de ameaça.
Se você se sente inteligente, você deve sentir que seus amigos tendem a fazer um certo bullying com você. Isso é tão comum que você deixou de sentir prazer em interações sociais e prefere evitá-las. O motivo não é você, mas sim as outras pessoas. Elas não gostam de você e não importa o quanto você tente agradá-las, elas sempre terão ressentimento contra você.
Estou estudando as escalas Wechsler de inteligência.. Muito legal ver tudo isso! vídeo muito bom. Minutos psíquicos as vezes traz de maneira mais simples os conceitos que vejo na faculdade de psicologia hahaha adoro o canal!
que bom que acha isso, obrigado!!!
Sou ruim em matemática, mas não me sinto um lixo. Pois sempre procuro melhorar em tudo que faço.
Quando vc tá aprendendo vc tá crescendo quando vc deixa de aprender vc deixa de crescer
Tem pessoas que falam que eu sou inteligente mas na verdade eu me esfoço a ser
Eu amo este canal. 🥰
Gostei muito do vídeo. Explicação muito inteligível. Parabéns pelo projeto.
obrigadooo :)
Que canal loko!! Virei fãn!! Estava precisando de um canal inteligente assim!...
A capacidade de superar problemas com inteligência libertou os humanos da sua condição de vítimas da seleção natural.
Um irmão mais velho tem que ensinar constantemente coisas pro mais novo, explicar algo que já sabemos pra alguém nos deixa mais inteligentes no assunto...
E o caso de pessoas que têm dificuldades ou facilidades em aspectos específicos?
Entendi que estão dando uma definição genérica, mas se uma pessoa tem mais facilidade em, por exemplo, matemática e dificuldade em idiomas estrangeiros, qual o parâmetro pra dizer sobre inteligência dessa pessoa?
São dois tipos de inteligência cristalizada (certo?) não necessariamente relacionadas.
Ou estou enganado?
Inclusive, se vcs puderem, façam um vídeo depois sobre talentos naturais, predisposição ou 'dons'.
Roger Rafael Moreira up
A linguagem, assim como o estudo de língua estrangeira, é um process que demanda o exercício predominantemente de enunciação, ou seja, comparar diversos casos e encontrar uma generalidade entre eles. Por exemplo, inferir que basketball, baseball, football são esportes com bolas porque a palavra se repete em todos eles. Exercício cerebral: sempre que houver "ball" é porque está relacionado a bola. Esse processo é o que busca uma relação de causalidade (causa-efeito).
Já a Matemática utiliza predominantemente a inversão. Isto é, em vez de buscar uma causa comum, o exercício cerebral é de buscar um efeito comum. Por exemplo, quando queremos calcular a área, podemos ter multiplicação de base e altura, podemos ter cálculos com ângulos, podemos integrar. Ou seja, na Matemática somos mais "autoritários" pois sabemos o que queremos (a área) e temos que chegar lá de qualquer maneira; enquanto que na linguagem queremos entender e ser entendidos, portanto, não podemos no impor da mesma maneira e sim observar mais.
Quando escrevemos, olhamos sempre para trás (o que já escrevemos) e quando calculamos, olhamos sempre para frente (onde queremos que chegar).
Valeu pela sugestão! Como também comentamos no vídeo, várias habilidades cognitivas mais específicas impactam a inteligência geral. Então respondendo a sua pergunta, quando queremos avaliar a inteligência de alguém, utilizamos na psicologia instrumentos capazes de mapear as aptidões da pessoa considerando essas diferentes habilidades. Você pode tanto ter uma estimativa de várias habilidades específicas quanto estimar o nível de inteligência geral, uma coisa complementa a outra.
Tem uma outra coisa também.
Em geral, os atributos que juntos parecem definir o que chamamos de inteligência estão correlacionados. Isso significa que uma pessoa pode ser melhor em matemática do que em línguas, por exemplo, mas ela não vai ter um desempenho diferente a ponto de não ter nenhuma correlação entre as duas coisas, ou de ter uma correlação muito baixa no desempenho.
A exceção parece ser os autistas e os savants. Eles realmente parecem ter o que é chamado "ilhas de conhecimento". O cara pode fazer cálculos do tipo 32105465 + 321065135 de cabeça em 1 segundo, mas não consegue escovar os dentes com as próprias mãos, ou não fala.
Mas esses casos não se aplicam a casos mais gerais porque o cérebro dessas pessoas realmente é estrutural e funcionalmente diferente do da maioria mesmo.
Aquele momento que a professora de Testes psicológicos indica esse vídeo, para complementar a aula, mas vc já conhece o canal e é fã. *-*
Inteligência é 90% produto do ambiente e 10% genética
Vídeo muito explicativo 😃😃!! Obrigado pelo esclarecimento
Mais um video que me estimula a estudar sobre mesmo cursando farmácia
que bom!
Eu não sou inteligente, eu me esforço para conseguir algo específico, a questão é que eu sou muito insegura , e eu não consigo ser tudo aquilo que eu posso ser por conta da insegurança, Tenho muita dificuldade em relação a isso .
Minha inteligencia fluida simplesmente bugou de um tempo pra ca,não consigo mais resolver questões como o ano passado.Tem alguma teoria ?
Lawliet Moura Preguiça?
Quem dera fosse só isso,to a 5 meses pesquisando coisas sobre psicologia e filosofia para entender o pq da minha burrice
eu não lembro nem das frases que tentei decorar em um livro que faz 2 horas
o engraçado é que eu consigo fazer algumas questões mesmo sem saber da onde a informação vem,pelo menos em história acabou de acontecer e isso é nojento.Fazer questões sem saber da onde eu consegui as informações
Treinar memória ta indo bem,mas treinar meu raciocínio foi algo que levei tempo,melhorei consideravelmente em matemática e física.Agora to com livro novo e cursinho novo e não consigo fazer mais nada
E mais outro artigo saiu recentemente avançando o debate sobre habilidade cognitiva geral, aqui vai o link ("What Is IQ? Life Beyond “General Intelligence”"): journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0963721419827275
Canal perfeito.
amo esse canal e queria sugerir q o canal ficesse um vídeo falando sobre catatonismo
obrigado pelo carinho e pela sugestão :)
Eu li em uma matéria da super interessante, apesar de não ter me aprofundado nas fontes, que o tamanho da cabeça não se relaciona com a inteligência, obrigatoriamente, e que há outros fatores, como conexões neurais construídas e dobras no cérebro que contribuem. Reconheço que minha cabeça é pequena, me viro bem com ela apesar do ego ferido com os estudos que apontam o contrário, mas gostaria que abordassem melhor essa relação do tamanho da cabeça, se for pertinente. E explanassem melhor o que quiseram dizer com "mais inteligentes" - acabei tomando isso como uma maior inteligência cristalizada e fluida ao mesmo tempo -.
E dou um salve aos vestibulandos, que precisam cristalizar muita coisa sem nem mesmo dar utilidade fluida à maioria, apesar de serem conhecimentos interessantes.
mas não falamos nada a respeito do tamanho da cabeça. Falamos sobre o tamanho do cérebro. Todos esses outros fatores que você falou ai também contribuem, mas as evidências apontam uma correlação considerável entre tamanho do cérebro e nível de inteligência. Se quiser mais detalhes sobre isso, consulte as fontes incluídas no link que aparece no final da descrição do vídeo por gentileza ;)
Minutos Psíquicos erro meu associar tamanho da cabeça com tamanho de cérebro então... me pareceu uma coisa lógica que alguém com uma caixa craniana avantajada tivesse um cérebro maior. Mas parece que não! Grato pelas fontes. Adorei o vídeo. :)
Noooooossaa. Que vídeo SENSACIONAL!!! Fiquei o vídeo todo vidrado, vou compartilhar. Desejo muito sucesso a vocês.
que bom que achou isso, obrigadooo!!!
O negócio do leite materno eu já vi que é muito verdade... Agora irmão mais velho... Na minha família é o contrário... Sou o caçula mas a diferença de raciocínio entre eu e meus dois irmãos são grandes. Eles tem habilidades em outras áreas, dons específicos, mas na área do raciocínio me despontou muito.
Um parâmetro que usei para ver é nós três usar o mesmo teste de QI, enquanto os meus são 154 eles ficam no 100 ~ 120
Feliz dia do orgulho Nerd :3
SIMMMMM :3
Vcs nao sao nerds
Sou meio nerd e ainda sou tímido, pensa
Simmmmm
Com certeza você não é nerd
Existe alguma "briga" entre psicologia, psicanalise, psiquiatria (medicina) e hipnose?
existem várias discordâncias entre vários assuntos e vários autores
Vocês podiam fazer um vídeo também falando sobre transtorno pós traumático e transtorno dissociativo! E parabéns adorei o canal de vocês!
obrigado!!! Já fizemos sobre os dois hahaha
Adorando os vídeos desse canal...
será que o do irmão + velho não seria por ter o trabalho de cuidar do irmão estimule o cérebro? Ou o mais alto das pessoas envolta já o considerarem adulto antes e ele ter mais responsabilidades? Bem foi só chute msm rsrs
guilherme portela interessante, no meu caso embora seja o caçula, tive maior espaço para ter o processo cognitivo estimulado, pelo fato de ser o irmão mais novo , porém filho do segundo casamento (meus outros irmãos já tem famílias), o caçula tende a ser mais egocêntrico e arrogante.
guilherme portela mas é assim que se faz ciência, criando hipóteses e depois averiguando se elas condizem com a realidade
O irmão vai velho tem que lidar com o choque de deixar de ser "o centro do universo" dos pais e criar maneiras de ainda ter atenção. Mas eu já li que filhos únicos são mais inteligentes por que não tendo com que brincar, acabam desenvolvendo e criando suas próprias brincadeiras.
Arnoud Rodrigues Cara, eu passo/passei pelos dois casos, fui filha única e não tinha ninguém pra brincar, tinha muitos brinquedos mas gostava de brincar com a imaginação mesmo, agora pouco (com 13 anos) meu irmão menor nasceu e estou tendo que lidar com isso de não ser mais a única, nesse caso sou uma exceção? Pois ainda sou uma criança e uso muito da imaginação
Esses estudos são bem preliminares. Difícil realmente afirmar que "irmãos mais velhos são mais inteligentes".
Parece mais uma bobagem para aqueles sites pseudo-científicos que gostam de conclusões bombásticas.
aff, agora estou muito bravo! SOU O FILHO MAIS NOVO!!!!!
espero que façam o próximo o quanto antes, estou muito interessado.
saiu hoje!
Podia fazer um vídeo sobre TGD,por favor !!!Ja tive a oportunidade de acompanhar uma criança assim e algumas pessoas são sabem o q é!
fizemos um vídeo sobre discalculia e dislexia, acho que atende a sua sugestão né?
POSSO *⚖️PROVAR⚖️ QUE VOCÊS SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAM. DUVIDAM?* Você têm o Direito de saber!
vou ver
Caraca Muito bom
Verdade se persistimos quem sabe nos conseguimos superar as nossas dificuldades e limites
Por acaso isso é uma tentativa de mendigar alimentando o ego das pessoas?
Vc é esperto. Boa estratégia de marketing
eu fiz testes do wais resultado
Índice de Compreensão Verbal QI 145
Índice de Memória Operacional QI 150
Índice de Velocidade e amplitude de Processamento QI 130 Índice de Organização Perceptual QI 79
Amei muito seu canal,seus vídeos me ajudaram muito😃😃😉😉😆😆
Fale sobre as Binaurais!
Musicas que ajudam nosso cerebro a realizar tarefas como ficar mais inteligentes acabar com deficits de atenção e muitras outras coisas
agradeço a sugestão, mas adiantando um pouco: pelo que eu saiba, não existem muitas evidências científicas favoráveis a isso.
Afinal, qual a diferença entre inteligência e cognição?
a sua inteligência é a mais de 8 mil
sei não
Luis com S, pq?
eles podem ser apenas divulgadores de artigos científicos, e não produtores de conteúdo científico :)
Luis com S vdd mano mas ele sabe explicar as coisas muito bem
isso é verdade kkk
Mais um artigo recente que apoia o que falamos no vídeo ("Are Bigger Brains Smarter? Evidence From a Large-Scale Preregistered Study"): journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797618808470
Gostaria muito de saber como melhorar minha inteligência fluida.
treinar raciocínio lógico, palavras cruzadas, sudoku, essas coisas....
Que isso usa inteligência eu sei, mas é comprovado que melhora a inteligência fluida?
Palavras cruzadas acho estranho, porque não se trata de resolver problemas novos.
Eu faço faz tempo, mas não sinto melhora na fluida. Só na cristalizada.
Isso eu já imaginava. Mas não quero achismo. Quero uma forma comprovada cientificamentr de melhorar essa inteligência.
Rodrigo Appendino colega estou nessa procura faz um tempo e não encontrei muita coisa na literatura científica, alguns cientistas acreditam que ela pode ser aumentada com o jogo N-Back mas como o experimento teve pouca replicação muitos ainda duvidam, há aplicativos com o jogo se estiver interessado, outra forma que pode lhe interessar eu acabei encontrando nos meus estudos de matemática é a prática de resolver problemas, não exercícios e sim problemas, há vários livros na internet, no caso o objetivo não é melhorar a inteligência fluida em si mas sim a capacidade de resolver os problemas
Bacana! Amei o vídeo! Parabéns e sucesso! 😉
obrigadoooo!!!
Já quero o próximo!
:)
E a teoria das inteligências múltiplas? Ainda é válida?
Se vocês escurecerem o vídeo, perceberão que existem linhas claras que são desenhos, que depois serão contornados com uma linha mais escura, dando a impressão de ser um desenho feito do nada.
seria legal um vídeo explicando a teoria da mente bicameral
a gente falou sobre ela no nosso vídeo sobre westworld, dá uma olhada lá ;)
Tem algo que vem me incomodando. Isso que vem me incomodando é o tal dos "testes de inteligência", "Se você conseguir resolver isto, você é inteligente". Bem, isso é totalmente verdade?
Eu sempre achei q não existia pessoas mais inteligentes do que outras, achava que uma dominava melhor um tipo de inteligência (que são 7). Bem, li isso em um livro e agr estou confuso.
Existem vários conceitos de inteligência, um deles é esse que você conhece, a Inteligência múltipla. Porem, ela não é muito bem aceita no meio cientifico.
isso que você está comentando tem a ver com uma teoria de inteligência, mas recomendo consultar as nossas fontes apontadas no link que aparece ao final da descrição do vídeo para ter um panorama mais real do estado da arte. Inclusive, um dos textos que a gente incluiu lá faz críticas bem severas à essa teoria que você mencionou (e mal é citada nas revisões de literatura mais recentes).
Na verdade não há um consenso sólido a respeito da Inteligência humana. Há teorias que defendem a existência de múltiplas inteligências, outras defendem um "fator geral" que meio que determina tudo, uns defendem os testes de Q.I, outros não. Realmente não há consenso sólido e bem definido a respeito desse assunto.
seu canal legal sobre ciências e Psicologia
Galera, vou falar uma frase que eu gostaria que vocês levassem para a vida. "Prova não define inteligência, idade não define maturidade, oque as pessoas pensam de você, não define quem você é" Albert Einstein quando era criança, tirava as notas mais baixas da escola dele, e hoje ele é considerado um gênio
Amo esse canal...😻😻😻
Top demais 👏🏻parabéns
valeuuu!!!
Albert Einstein o cara é uma lenda da inteligência 🗿🍷 compreensível tenha um ótimo dia
Einstein não era tão alto(1,75m) e tinha o cérebro menor que o normal, porém mais denso.
Eu tenho 1,54 com 14 anos, me sinto mal por ser tão baixa.
Hitler, Stalin e Putin todos tinham 173cm, Napoleão tinha uns 167cm ou menos... esse estudo citado é furada, apesar dos exemplos que citei serem de pessoas de caráter questionável, a inteligência deles não era, caso o contrário nao teriam chegado aonde chegaram.
Rui Barbosa tbm era baixinho, os exemplos sao vários...
@@pagodebregaeforro2803 Mas a altura média deles não era menor ?.
Einstein tinha 1,70 e realmente a altura pode não interferir, já que muitos cientistas e gênios foram baixinhos ou estatura mediana... Hawking por exemplo tinha 1,69.
Minha inteligência é fluída
Na minha sala, eu era a com a menor cabeça , mas sempre tirava as maiores notas
*Creio que a Inteligência não está, de forma alguma, ligada a genética. Querem saber um pouco mais? Procurem por: Pier Luigi.*
Enéas carneiro também falou sobre isso, já assisti vídeo dos 2, mas no caso do professor Pier Luigi ele trata mais sobre aprendizado....
Mas ele serve bastante bem para aprender a aprender e como ele mesmo disse, subir na escada da inteligência
Cristalizada - fluída
Existe mais alguma? Se sim, qual? *-*
Muito bom!
valeuuu!!!
AMO ESSE CANAL
ounn, obrigado pelo carinho :)
4:00 eu sei exlicar o porque
Esse vídeo é perfeito
MELHOR CANAAAALL
Haha! Saudade do Cérebro, amava aquele desenho ;-; ótimo vídeo :)
Meu professor de Neuro sempre falava que no humano ter um cérebro maior não tem a ver com mais inteligência. Apenas quando o humano é comparadp com outros animais! Isso está em livros!!!!!
Elion Galvao Exato! Foi isso que eu disse... quando somos comprados com outras espécies, mas quando comparado humano com humano isso não vale de nada... nem lembro mais do contexto do vídeo, pois o comentário é antigo, mas tem muita gente que gosta de falar que quem tem um cabeção é inteligente e não necessariamente, sacou? 😘
Elion Galvao eu acho que vc quem não me entendeu rsrs
A memória tem alguma ligação forte com inteligência? ( ñ é bem isso que eu quero perguntar... n sei, n consigo me expressar) ;-;
A memória é capacidade de armazenar informações, já a inteligência refere-se a fazer uso de informações para resolver problemas. Então sim, memória e inteligencia tem forte ligação.
Fala sobre baixa auto estima de se achar feio, tem como reverter isso?
KATY PERRY my sapa Se aceite e se ache bonito como você é! Pare de pensar em rótulos de beleza, cada um de nós temos uma beleza particular
Eu tento, mas não consigo. Eu acho que nunca vou ser amada por nenhuma garota.
Não viaja cara, bola pra cima. E aliás você não precisa ser amado pra ser feliz :)
Eu sinto que preciso de ser amada para ser feliz, não quero passar minha vida toda sozinha, sem nenhuma menina pra fazer compania
valeu pela sugestão!!!
muito bom
psicologia é amooor
Duas palavras.
faz um vídeo sobre prodígios
Uma explicação plausível para filhos mais velhos serem mais inteligentes, pode ser por terem mais responsabilidades para com seus irmãos mais novos. Devem exercer mais racionalidade para resolver problemas ligados à vida cotidiana de si e de seus irmãos. Os pais geralmente confiam em deixar os filhos mais novos com os mais velhos, tendo em mente que sabem resolver mais problemas.
excelente
obrigadooo!!!
Cara eu tou preucupada,um cara do segundo do ensino medio me explicou uma matéria e eu entendi mas o problema é EU TOU NO SEXTO ANO
Massa em,genial mesmo !
@@eliongalvao8434 kkkkkkk tiktok já é fim de carreira mano
@@beckerham eu nem lembro mais qq era mano skskks
@@eliongalvao8434 oxe eu tava feliz me deixa, para de ficar se doendo com a conquista dos outros
@@eliongalvao8434 ah ksksks desculpa aí
To bem ss obrigada ^^
e como funciona as múltiplas inteligências ?
inteligência cristalizada, ou simplesmente conhecimento :/
na verdade não. A inteligência cristalizada tem a ver com a sua capacidade de usar conhecimentos e habilidades, não é a mesma coisa que o próprio conhecimento em si, sacou?
Minutos Psíquicos Acho que entendi, então inteligência cristalizada tem a ver com o quão bem você domina seus conhecimentos, igual a uma sala de aula que, mesmo todos os alunos aprendendo certa matéria, alguns ainda são melhores nela do que outros.
Conhecimento é inteligência...
Sousblacke Aizenego faz sentido mas... vc pode aprender a raciocinar melhor a seguir uma linha de raciocínio a pensar fora da caixa... etc etc etc
Conhecimento(inteligência cristalizada) e inteligência cognitiva estão intimamente ligadas... e eu até diria q o conhecimento é mais influente do q a morfologia do seu cérebro... um gênio q nasceu em um pais pobre e é analfabeto... parece ignorante...
Nosso cérebro é como um músculo... aprendendo coisas novas vc "treina" seu cérebro a armazenar informações melhor... Ñ é atoa q é recomendado q idosos joguem jogos de estratégia e aprendam novas linguas para evitar o Alzheimer...
Eu diria pra vc q uma boa parte da nossa inteligência é obtida através da aprendizagem e do conhecimento...
Eu diria que inteligência cristalizada é seu conhecimento sim. No entanto, seu conhecimento só é tão bom quanto sua inteligência fluída, pois ela que produz seu conhecimento cristalizado.
Só tenho inteligência cristalizada. Sou péssimo em matemática.
Acho qie Serei Psicólogo
melhor canal
Aqueles olhos do irmão mais velho é uma referencia a Medaka Box?
não, nem sei o que é isso =b
Imaginei que seria uma coincidência.
É um manga que fala sobre gênios no jeito japonês da coisa. Então, o maior gênio(que é uma garota), quando mais nova até seus 6 anos, devido a sua inteligência absurda, tinha esses olhos de tédio/superioridade.
4:16
Eu sou inteligente!!!!
Participei de uma pesquisa que mediu a minha inteligência fluída (QI) mas fiquei sem entender pois eles utilizaram uma escala numérica de 0 a 18, não deram um parâmetro para saber a média e comparar com a escala tradicional... enfim é só um numero que não diz nada
*Tenho uma leve impressão que esse UA-camr usou muitos esteriótipos nesse vídeo,como os do tipo que só existe ciências exatas e quem não é bom nessa ciência, não é inteligente* .
Espero que seja só impressão mesmo. Mas dá pra perceber,pelo o título,que o vídeo é de qualidade.
: )
O que acontece é que pessoas da área de exatas tem uma probabilidade muito maior em inteligência, isso é fato. A área de exatas trabalha com a área de raciocínio lógico e soluções cognitivas. E uma pessoa dessa área, pode muito bem ser dar bem em outras áreas tbm.
Interessante
Não me acho inteligente mas sinto que me esforço pra ser.
Canal top.
valeuuu!!!
Top
1:20 foi uma mensagem subliminar?
façam um sobre decepção
valeu pela sugestão!
Eu sou alta e nem por isso sou inteligente ._. Q triste....