O gráfico das cidades com maior população no Brasil contém um equívoco. Fortaleza deveria vir em quarto, antes de Salvador, que hoje é a quinta cidade mais populosa do país. Obrigado aos leitores que observaram a incorreção
As pessoas não querem mais viver em metrópoles gigantes. A maioria é cara para se viver (alto custo de aluguel ou compra de imóveis, alimentação absurda, violência alta, transporte público deficiente, etc). Mas também não querem ir pra cidade minúsculas do interior dos estados, onde não há oportunidades e infraestrutura, a solução? ir para cidades médias que tem todos os serviços necessários por um custo bem menor, com menos caos, menos trânsito, menos poluição, etc.
As pessoas estão saindo da cidade do RJ devido a péssima qualidade de vida,a falta de segurança pública,saúde pública de péssima qualidade,educação ruim,infraestrutura urbana ruim,transportes públicos ruim entre outros fatores muita gente saindo do Rio de Janeiro e quem perde é o estado que cai a economia
justamente por esse fato, cidades de médio porte estão se tornando polos atrativos e as Migrações de retorno ou êxodo urbano crescerem consideravelmente nos últimos anos
Fico feliz em ter ajudado o IBGE como recenseador ano passado, foi gratificante trabalhar no censo. Minha contribuição de meus colegas faz parte desse vídeo ✌🏼
Parabéns pela sua contribuição! Espero que tenha conseguido todas as residências ,pois milhares de famílias não entraram nesse senso , na minha casa não veio recensseador.
Trabalhei no censo de 2022 como recenseador e mesmo com dificuldade de organização, foi muito gratificante o trabalho, foi uma experiência única e muito valorosa. É uma honra ter deixado uma pequena contribuição para um trabalho tão importante e essencial para o país
*Verdade, eu msm sempre respondo direitinho com orgulho e trato com educação, claro que é minha obrigação, mas infelizmente tem uns que não cumprem esse básico*
Trabalhei como recenseadora do IBGE no Censo 2022! Amei a experiência só trabalhei em comunidades onde fui muito bem tratada pretendo trabalhar no próximo Censo!
@@fctyrtyrtyrty eu moro em um condominio onde a renda minima é 5 milhoes e o terreno mais barato esta 850 mil. E acredito que uns 90% das pessoas aqui nao trabalham. Normalmente so o homem da casa trabalha, a esposa e filhos ninguem trabalha, e meu pai tira ferias sempre quando quer, as vezes tira 3 ou 4x ao ano... se o pobre nao trabalha imagine o rico..
Ainda sobre o Centro-Oeste, vale lembrar que em algumas regiões do interior do MT, oferecem uma média salarial muito acima da nacional para mão de obra qualificada. Cidades pequenas e muito ricas (pelo agro), carecem de profissionais de todos os tipos, como personal trainers, veterinários, esteticistas, etc. Vale muito a pena pesquisar sobre isso, principalmente se vc é um profissional qualificado que está ganhando pouco nos grandes centros.
Verdade. Já me ofereceram emprego na FS (agro) que fica em Lucas do Rio Verde no MT com um salário bem acima da média do mercado e moradia paga pela empresa. Só não aceitei porque já tinha proposta em uma outra empresa de SP que apesar de o salário ser menor e com menos benefícios, eu ficaria com a minha família.
*Vejam sobre a cidade Senador Canedo em Goiânia, quem precisa de emprego e mora nesse estado recomendo se mudar pra essa cidade, tem muitas empresas lá e tá bem estável*
Por mais estressante que tenha sido, fico feliz de ter ajudado o país sendo um agente censitário ano passado. Foi uma boa experiência no começo da carreira de geógrafo
Uma coisa difícil trabalhando nesse Censo foi a tamanha ignorância da população em nem saber o que é o IBGE. Isso dificultou demais o nosso trabalho aqui na cidade, fora também as pessoas mesquinhas e de má coração que faziam questão de bater a porta na cara dos recenseadores. É por essa e outras que essa casa da mãe Joana chamada Brasil não vai pra frente, pq o pior inimigo do brasileiro é o brasileiro com sua ignorância. Preciso nem falar também da pouxa remuneração que o IBGE forneceu.
Depois da palhaçada de bicho chines com lockdown que não funciona e mascara que só barra 2% o povo cansou do governo, se vier não vou atender u omitir um monte de morador de minha casa.
Moro em Campo Grande, e aqui foi nítido o aumento populacional nos últimos anos. A cidade está em franca expansão, com muitas obras na área imobiliária. Por ser uma cidade com índices baixos de violência, investimento em segurança por parte do Poder Público e com oportunidades de emprego e na área acadêmica, se torna atrativo para quem vem de grandes centros do Brasil, bem como para quem mora em cidades pequenas do interior.
Dê graças a deus por ser da região do agronegócio, porque a única coisa que cresce e desenvolve regiões e consequentemente pessoas ganham oportunidades é o AGRO.
Ótima reportagem! O trabalho do IBGE é fundamental para o conhecimento da nossa realidade e fornece os dados necessários para o pleno desenvolvimento do Brasil.
Brasil vai começar a encolher a população muito antes do previsto. O IBGE e as Nações Unidas estimavam que a população iria começar a diminuir no Brasil lá para 2050, provavelmente esse fenômeno vai começar bem antes, lá para 2035 a 2040.
O mais incrível, tudo isso acontecendo antes do país se desenvolver. Se pelo menos tivéssemos um padrão de vida europeu, daí sim não haveria problema. Ou seja, o Brasil será um amontoado de gente velha e nojenta, sem jovens, e sem expectativa nenhuma de uma verdadeira melhora econômica. Parabéns para os responsáveis por toda essa agenda que está reduzindo drasticamente a população do país.
Trabalhei como recenseador no Censo 2022 na capital Rio de Janeiro servindo ao posto Centro, Catete, Glória e Lapa foram as regiões onde fiz o recenseamento, conheci muitas pessoas e lugares legais, para mim a experiência foi ótima.
Acho que uma tendência que poderia ser melhor explorada é a migração forte de cidades com até 50 mil habitantes para cidades satélite ou cidades de médio porte. Meu pai é de MG e vejo as cidadezinhas lá morrendo e desaparecendo enquanto as cidades maiores vão recebendo os jovens. E aqui onde moro, no Vale do Paraíba, temos recebido muita gente da capital e do Sul, principalmente de Curitiba. Sjc é uma cidade com quase 750 mil habitantes e tem crescido muito. E espero que continue assim. Não faz sentido ter tanta cidade pequena sem nenhuma infraestrutura e poucas cidades inchadas e impossíveis de viver com qualidade.
eu moro em petrolina, aqui tá crescendo muito por causa da galera que vem das capitais. o povo ta percebendo que vida na capital já passou de um limite
Isso é algo que já venho apontando, as cidades médias com boa infraestrutura vêm ganhando muitos habitantes, justamente oriundos de cidades muito pequenas(poucas oportunidades em geral) e das mega cidades que já estão colapsadas, trânsito, hospitais, transporte público etc.
Vale do Paraíba é uma região onde tem as maiores cidades do interior. (Aliás saudades do vale) Mas me diz ai pq não faz sentido ter "tantas cidades pequenas"?
@@marckfilmes o futuro são as cidades médias tanto pra quem vem fugindo da pobreza nas pequenas cidades como para quem vem do inferno urbano que são as grandes cidades
@@jeanoliveira4832 Custo de manutenção das entidades governamentais (prefeituras secretarias, câmaras de vereadores etc), além da dificuldade em prover acesso à serviços de qualidade em locais com poucos habitantes ou baixa densidade populacional. Não tem como ofertar escolas, faculdades, bares, academias, parques entre outras coisas em uma cidade de 5 mil habitantes. Só um exemplo sem grosseiro da minha parte. Mas a idéia é essa.
Trabalhei em parceria com IBGE aqui no extremo-norte, fico feliz por ter apoiado em parte nesses primeiros resultados. Parabéns a todos os recenseadores. Viva a ciência!
Eu fiz parte desse momento histórico do nosso país, fui recenseadora, bate em vários casas, conheci várias pessoas e várias situações de moradia, conheci em poucos minutos historias de vida de pessoas diversas. Foi sofrido, mas nenhum arrependimento, só mais experiência adquirida com sucesso.
A população de BH diminuiu, mas a população de TODAS as cidades da reginão metropolitana subiu, inclusive, algumas chegaram ao patamar de 40%, ou seja, os belorizontinos podem estar trabalhando em BH, mas morando no entorno.
@@thiana333 Brasília tem muito isso, principalmente aquelas pessoas que moram em Goiás quase na divisa com o DF, precisam acordar bem cedo, por exemplo cidades como Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama. Eles estavam estudando fazer uma BRT para ligar essas cidades, outro problema desse entorno e que é uma região muito abandonada, o estado de Goiás joga para o governo do DF e vice e versa, tirando que essa região tem uma cultura totalmente diferente com a de Goiás! Tem um projeto para a região do entorno se tornar uma região administrativa.
Só pontuando um erro. O pódio das cinco cidades mais populosas do Brasil estava incorreto no vídeo, Salvador caiu pra 5ª posição, além de Brasília a cidade também foi ultrapassada por Fortaleza, que ficou em 4ª lugar.
Sim, de fato houve um equívoco na ordem das cidades no gráfico. Fortaleza deveria vir em quarto, antes de Salvador, que hoje é a quinta cidade mais populosa do país. Obrigado por apontar o erro!
Temos de ter orgulho. Muitos países afora não têm dados sobre seu povo. O Brasil ainda é muito fraco em estatística, mas mesmo assim. Fazemos esse censo desde 1872,quando ainda éramos um Império.
Trabalhei como supervisor nesse censo do Ibge e o que mais vi foi a dificuldade que meus recenseadores passaram. E disparado, os condomínios era os piores lugares que éramos atendidos.
Muito síndico safado não deixou os recenseadores subir. Eu fui ACS e por sorte consegui o ingresso dos recenseadores nos condomínios sob minha supervisão, mas tive que encher o saco de uns síndicos folgados que queriam que a recenseadora fizesse a coleta por interfone 🤷🏻🤦🤦 Pedir dados por interfone caindo aos pedaços é muito complicado
A solução pra isso é fazer com que o povo do condomínio faça online ou os ricos que não querem ser atendidos... O resto da população que seria 80% seria recenseada Eu acho que facilitaria o trabalho
Moro no interior de MG. A cidade cresceu muito, mas só mudou pra pior. Muita violência, armas e e tal. Não bate com a realidade de 10 anos atrás. A cidade não tem um shopping ou um parque, mas toda festa na cidade tem uma morte e troca de tiros… Crescimento descontrolado, pouca ação do governo, escolas horríveis, sem política social…
Credo, uai. Onde você mora? Eu morava no interior de MG também (Arcos), era super tranquilo, saia pra correr 21h, nunca aconteceu nada. Assassinato na cidade era uma uma vez a cada dois anos.
Que bacana poder ter feito parte dessa pesquisa do Censo. Fui recenseadora, trabalho muito bacana, mas nem todos entendiam a importância e não queriam responder. Em contrapartida, ouvi histórias incríveis, conheci pessoas maravilhosas. Gente educada que me convidava até para tomar uma água, um café. Muito bom trabalhar para o IBGE.
Em partes você esta certa. Mas o custo de vida do brasileiro desanima qualquer um. Tenho 42 anos e gostaria muito de ter uma família. Mas quando olho para os serviços públicos oferecidos a população,eu prefiro não arriscar. Torço por um país melhor e justo para todos nós.
Interessante que o Centro-Oeste está crescendo muito, moro em Rondônia e muita gente daqui está se mudando para o Mato Grosso, falam muito bem de lá, dizem que tem muito emprego e muitas oportunidades.
Exato, moro em Recife e os preços dos alugueis estão fora da Realidade. Se eu tivesse condições de mudar, iria para João Pessoa, onde conseguiria pagar bem menos em aluguel.
Eu trabalhei no Censo e tinha experiência com Geoprocessamento e, de fato, foi isso mesmo. A instituição tinha uma expectativa de um aumento muito maior que a realidade, sendo que existem diferentes questões que derrubaram o crescimento, como o aumento do desenvolvimento médio da população, recesso da economia e a pandemia nesse tempo. A população do país aumentou, mas não foi a taxa esperada. Além disso, pela primeira vez o IBGE fez um trabalho de campo em regiões de difícil acesso, grupos indígenas e pessoas em grandes comunidades, como favelas. Esse Censo, por incrível que pareça, foi um pouco mais condizente com a realidade do que o de anos anteriores.
Cara, tá foda. Dá até desânimo ver tanto retardado falando sobre o assunto com total desconhecimento. Não sabem distinguir uma projeção, uma estimativa e um censo demográfico.
As pessoas querem ter filhos, acredito. O problema é a falta de condições atrelado ao aspecto econômico do país. Hoje de modo geral o povo não quer ter tantas responsabilidades e sim curtir a vida. Se hoje para ter um relacionamento é pra quem pode ($), imagina ter filhos.
O povo não quer ter responsabilidades e gastar todo o dinheiro e tempo apenas com sigo mesmo, por isso menos filhos. Antes o que a maioria fazia era deixar as crianças correndo após as aulas e garantir teto e comida. O problema é o preço de comida em cidades.
@@paulodelima5705hoje tudo mudou. Ter filhos é mil vezes mais caro q antigamente. A maioria dos jovens ainda quer sim ter filhos mas depois de ter o mínimo de estabilidade e esta tem chegado cada vez mais tarde. Excluindo o povo com menos escolaridade, esses tem filhos aos montes.
@@carolpd20 O índice de pobreza era maior, mais gasto da renda com comida. Além disso são os mais ricos que tem menos filhos. Sobre estabilidade, o que querem é carreira realizada, não é estabilidade financeira. Isso vem mais tarde. Para muitos, filhos significa interromper a carreira das mulheres ou menos tempo para dedicar ao trabalho mesmo que hoje exista creches, berçários e escolas integrais disponíveis. Até os avôs e avós vivem mais tempo e podem ajudar.
@@carolpd20 A única mudança foi o perfil dos empregos, que antes bastava formar no ensino básico para tentar encontrar emprego para a população mais pobre. Não é mais caro ter filhos especialmente porque o governo paga educação e saúde com mais verbas que no passado e o gasto da renda com comida é menor.
Não pretendo ter filho não. Custo pra criar um filho é altíssimo e a perspectiva desse filho conseguir um emprego futuramente pra se manter também não é animadora.
fui resenceador em 2022 experiência inesquecível nunca fui tão bem tratado em Natal ZN eu fiz o própria entrevista da minha casa, da casa dos meus primos minha irmã etc não tive recusas foi muito bom a experiência.
@@uberplay75 Na verdade isso tudo ocorreu , pq o governo anterior cortou o investimento para fazer o censo. Dá uma pesquisada e veja que foi mal vontade do antigo gestor. Trabalhei no censo e tive colegas de trabalho que trabalharam nos censos anteriores e disseram que recebiam certinho e que recebiam até mais. Então a má vontade do ex presidente prejudicou e muito os trabalhadores do censo , assim como o próprio censo .
@@Eniyfaneu fui ACM e fui pra rua trabalhar como Rec e foi muito bom, trabalhei em 4 cidades além da minha, corrigindo os erros dos outros, verificando dados e fazendo coleta onde o pessoal da própria cidade não queria trabalhar, ganhei uma grana boa por causa da preguiça dos outros kkkk Diária, locomoção e o meu salarizinho de lei na conta, bom demais 😄🤌🏽
@@crismendes3071Exatamente, tanto que quando mudou o governo os recenseadores que viajaram pra outras cidades comigo passaram a ganhar diária, locomoção e taxa 13 pelos setores urbanos, uma Rec construiu a casa dela com o dinheiro que ganhou no censo, só ficou faltando pintar.
@@uberplay75 Sei não viu já vou fazer 20 anos e nunca vi ngm desse tal de Censo e nem ngm da minha família tbm, hj em dia moramos em cidades diferentes, mas tanto eu quanto eles moramos em locais super seguros
Sou do interior de Minas, mas moro em BH a um bom tempo, não conheço Floripa, mas me parece ser uma baita cidade. Quem sabe eu não faça uma nova migração pra Floripa hehe
Cara moro em Fortaleza desde nascido mas desisto dessa cidade grande...violência em alto grau, sujeira, caríssima as coisas... e o salário das pessoas, muito insignificante...faz tempo que estou com planos de ir para uma cidade pequena/medio porte no Brasil... metrópole só se for pra resolver algo...
Morei em Curitiba 9 anos. O caso de Fazenda Rio Grande é emblemático quanto à situação do Brasil. A classe média e baixa de Curitiba só consegue ter financiamento aprovado para morar nessa cidade e por isso mudaram dos bairros onde foram criados em Curitiba para os novos bairros lá de Fazenda Rio Grande.
Falha grave um vídeo sobre demografia (e o Censo 2022) não mencionar as concentrações urbanas definidas pelo IBGE. Em todo o mundo, as grandes metrópoles são analisadas como uma mancha urbana, e não como mero município. Cidades como São Paulo e Guarulhos, Rio e Niterói ou Recife e Olinda são na prática uma urbe única. Dito isso, as maiores metrópoles do Brasil são, respectivamente, São Paulo, Rio, BH, Brasília e Recife.
*Eu faço questão com absoluto orgulho de responder direitinho e com verdades o pessoal do Censo IBGE, vcs são um guerreiro viu por ligar com qualquer tipo de gente, ainda mais os mal educados, e ir também em lugares perigosos!*
Eu sou de Porto Alegre e me mudei pra Florianópolis. Eu gosto de Poa. Sou nascido e criado. Tem personalidade, e identidade. Mas acaba sendo meio limitada às vezes, justamente por isso. Mas o pior, pra mim e pra muitos, é a segurança. Tem que andar sempre se cuidando. Além das temperaturas extremas, geralmente muito quente ou muito frio. Gosto mais de Floripa hoje em dia, pois além de linda e de temperaturas menos extremas, tem mais variedade de pessoas e, principalmente, segurança.
O Centro Oeste é o futuro desse país, por lá as. cidades crescem de maneira mais planejada, menos habitações irregulares e com melhores infra estrutura.
@@joao-paulo-santos2 Muita população principalmente concentrada e quase sinônimo de pobreza, o Sudeste e um grande exemplo de desigualdade, Assim como o Nordeste, que é a segunda região mais populosa do país, pelo menos no Centro-oeste as pessoas vão poder desfrutar desses gastos de forma mais igualitária e de forma freada e não desenfreada como ocorreu no Sudeste e sul. Onde cidades tiveram que se planejar rapidamente para receber uma enorme demanda populacional.
@@edvaldookumura1721 Nada a ver p vc né filho? P gente tudo a ver. P eu é busca de qlidade de vida, tranqlidade. O estresse da cidade grande ta acabando c minha saúde mental, vou p um lugar onde eu possa deitar e descansar sem me preocupar tanto.
@@leandromendes2322 exatamente, onde moro hj era assim, mas chegou o "progresso" c posto de gasolina, mercado, vizinho barulhento e eu to me ajeitando p mudança. Qm ja viveu num local tranquilo nunca vai se adaptar a zuada das grandes metrópoles.
Faltou mencionar Natal capital do RN que teve uma das maiores quedas populacionais registradas entre as capitais brasileiras e perda populacional de 6,52%, enquanto que Extremoz que fica na Região Metropolitana de Natal teve o 3° maior aumento populacional do país, com um aumento de 150%, passando de 24.569 habitantes em 2010, para 61.571 habitantes em 2022 e situa a apenas 20km do centro da capital.
Já morei nessa cidade e o custo de moradia é alto e também o transporte publico dessa cidade deixa muito a desejar. O transporte coletivo só circula em poucos bairros desse cidade e isso não bom para uma cidade que é turística e capital de um estado!
Parabéns aos que responderam ao censo e aos que trabalharam nesse processo. Esses dados são muito importantes para se fazer uma leitura da realidade em que vivemos.
O curioso é notar a urbanização do Centro Oeste . Apesar de ser o grande celeiro agrícola do Brasil , composto por Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, a região tem mais de 80% da população morando em cidades . A modernização do cultivo fez com que se utilize pouca mão de obra , o que faz estas cidades dependerem muito das atividades rurais . Ou seja , as migrações do Centro Oeste são direcionadas aos centros agrícolas para trabalhar no setor de serviços , agroindústrias , que são dependentes das grandes safras . É uma ótima análise esse ponto de vista .
Sou do Centro-Oeste, na minha cidade tem um pouco mais de 115 mil habitantes, começaram a construir um arranha céus que será uma galeria em breve, e acredita quem movimentou todo esses fundos? Pode parecer piada, mas foram os velhotes do agro negócio.
Engraçado que a Colônia Brasil vende comida de cão para a população e o que é bom ou normal é para exportação. A melhor coisa é ir morar em algum país civilizado logo.
Larga de ser j🐴mento, Centro-Oeste é uns dos lugares mais industralizados do Brasil, Agronegócio e Industria forte, Maior Pib Per Capita do BR, região menos fvlizada, desigual e pobre do país
Falando de Rio de Janeiro, o crescimento de alguns municípios ao redor da região metropolitana, como exemplo Marica, se deu pelo êxodo da população por causa da violência! Diversos moradores de Sao Gonçalo/RJ Migraram para este município (Marica), fugindo da violência, este por sua vez (SG) tem mais de 70% de seu território na mão do trafico de drogas, os bairros são grandes Labirintos de barricadas, onde os cidadãos perderam direitos básicos, que vai do simples ir e vir ao direito a propriedade, não existe serviço oficial dos correios, SAMU, entre outros e o transporte publico não consegue circular por causa das barreiras nas ruas, limitando-se em Avenidas principais, quando estas existem! Desta maneira quem pode sair, achou em Marica oportunidade em oferta de moradia, um lugar com um índice de violência muito menor, com valores de moradia mais acessíveis do que a outra vizinha Niteroi, moradia em lugares recém urbanizado e com infra estrutura, pois o município recebe a alguns anos royalties do Petróleo e investiu forte em urbanização, e de quebra ainda leva uma costa litorânea belíssima! E quem pode realmente sai do Estado! Abandonado e fatiado pelas facções criminosa e as Milicias, de longe o pior estado do Brasil para se viver, caro e perigoso, a sensação de estar em uma fila e ser a próxima vitima. A nível Brasil, conheço tambem varias famílias que migraram do Rio de Janeiro para Joao Pessoa/PB, fugindo da violência, com um custo de vida mais barato e uma boa infra estrutura, e comparado ao Rio de Janeiro, muito Seguro. Hoje Joao Pessoa, segundo pesquisa e um dos melhores estados para moradia do Brasil. Sei disto tudo porque Ja morei em Sao Goncalo e migrei por causa da violência, e fazendo Estudos para sair do Estado e procurar um lugar mais seguro para viver com a família, esta e minha realidade, mas tem muita gente por aqui que não pode escolher , e vive uma vida de humilhação e tirania na mão do crime organizado. Rio de Janeiro definitivamente não e lugar para principiantes!
Exatamente a violência na falta de segurança pública vem estragando o RJ desvalorizando imóveis,empresas fechando as portas,afeta muito a vida e qualidade de vida das pessoas
Falou muito mas falou muita, mas muita bosta, esse seu comentário tá mais pra um desabafo pessoal, o RJ não está nem entre as capitais e os estados mais violentos do país, as capitais e os estados mais violentos do país estão justamente na região nordeste e norte, a unica coisa que o RJ tem demais mesmo é atenção da mídia, já outros estados são esquecidos, a Bahia é disparado, o estado mais violento do pais e nem por isso vemos tantas notícias sobre a Bahia, João Pessoa também é uma das capitais mais violentas do país e não temos notícias, você pelo visto dele ter vivido no pior bairro de São Gonçalo e deve achar que o RJ inteiro é assim, você só falou de migração, mas você também não levou em consideração as taxas de natalidade e os óbitos no Brasil, não levou em consideração também que o RJ é o estado mais envelhecido do país, e essas famílias que foram pra João pessoa com certeza são paraibanos que moravam aqui e voltaram pra Paraíba, ou filhos de paraibanos que voltaram pra lá, já que a maior parte dos migrantes no RJ são justamente os paraibanos, enfim, seu comentário é só um desabafo pessoal e não a realidade mesmo do estado.
Falando de RJ porque eu moro aqui a minha vida inteira e falo com prioridade sem opinião pessoal igual o seu, as pessoas estão tendo menos filhos, conheço muita gente que não quer ter filho, ou se tem a maioria quer ter no máximo 1 ou 2, raramente se vê uma mulher com mais de 5,6 filhos, as pessoas quando querem sair da região metropolitana a esmagadora maioria vai pra região dos lagos, já que essa pessoas já tinham casa de praia por lá, não conheço ninguém que quis se mudar pra outro estado, até tem, mas é um número muito pequeno mesmo, a enorme maioria vai pra outras regiões do próprio estado e por último, a pandemia também ajudou nesse processo, o RJ em 2021 registrou mais óbitos do que nascimentos durante 6 meses seguidos e as pessoas nessa época tiveram ainda menos filhos, só fosse por causa da violência então deveria sair do país pois todo país tá violento, e nem venha dizer que no RJ tá mais porque não é verdade, os estados do NE e norte estão dominados pelo crime organizado, facções criminosas que fazem o trabalho da milícia e tráfico juntos, o PCC em SP a maior facção criminosa do mundo já equivale também a trafico e milícia, por isso não ha ouras facções em SP.
Trabalhei por 8 meses no censo como recenseadora infelizmente a população não colaborou e muitos não fizeram a pesquisa,a população era pra ser bem maior.
Reflexo da violência. Quando fiz tive muita dificuldade com algumas pessoas, e também era nítido que ninguém respondia corretamente o quesito renda familiar
Eu faço questão de responder e receber os recenseadores em minha residência e até ofereço um cafezinho, refrigerante. Pesquisa super importante para nós e para o nosso país. Sejam sempre bem vindos.
Fui recenseador neste último censo. Atuei em Curitiba. Através do censo, pude ver realidades sociais e comportamentos diferentes em cada localidade (bairros mais ricos e mais pobres)
Pra mim está muito claro que as cidades que diminuiram a população é por causa da violência, e a diminuição de pessoas por domicíli é porque não tem mais criança. Afinal, a taxa de natalidade só cai.
É um pouco assutador pensar o quanto nossa população envelhece, isso coloca cada vez mais pressão sobre o sistema previdenciário, que pode obrigar o país a investir cada vez mais nisso além de infraestrutura. Alem do mais, o envelhecimento populacuonal provavelmente fará que a economia do pais comece a reduzir nas proximas décadas
E coloca nessa conta a quantidade de pessoas vivendo do assistencialismo estatal como BPC LOAS que na prática é uma aposentadoria para quem nunca contribuiu e mais os milhões que contribuem com uma merreca na qualidade de MEI. É óbvio que vai quebrar.
*Uma hora ou outra essa pirâmide chamada INSS vai quebrar, se metesse o sistema de capitalização isso poderia resolver o problema, eu msm vou ter minha previdência privada, o medo é o meu pai que é aposentado e depende muito da aposentadoria pra colocar comida na mesa e pagar as contas sofre isso, se isso acontecer é bem capaz tem uma onda de suicídio entre aposentados, pior do que na era do confisco de Collor onde muitos que tinha poupança e dependiam dela se suicidaram, eu acho viu, mas pode ser vozes da minha cabeça mesmo*
Cidades mais tranquilas estão realmente crescendo, qual é esse fenômeno? Moro em cidade porte médio, considerado de interior ainda... Só nos últimos dez anos aumentou 30mil + moradores
A ideia de separatismo vem ganhando força na internet. Aos poucos, os brasileiros de estados que são parasitados tem percebido que realmente fazer parte do Brasil não funcionou.
Interessante os dados, infelizmente São Paulo capital, continua crescendo, quando o ideal seria o contrario, a cidade ja tem muitas areas de mananciais invadidas, quem mora na periferia tem pessima qualidade de vida comparado a quem mora nos bairros mais centrais. Muitas pessoas falam no decrescimo populacional como algo somente ruim, mas a população não pode crescer eternamente, a questão da previdência tem como ser resolvida, basta que quem ja se aposentou continue contribuindo, alem do mais já se cobra imposto de tudo que é jeito, mais um para manter a previdência de pé logo será criado.
São Paulo é sujeita a sempre crescimento da população, é o centro econômico do Brasil, e não tem outra, há tipos de emprego que só se consegue emprego bom em sp tipo marketing e publicidade, e tem praticamente todas as maiores empresas do Brasil... Enfim são muitos fatores
Vejo muito gente agradecendo aqui mas o que mais rolou foi indignação, desorganização e disparado o desrespeito quanto a bonificação financeira, uma vergonha. Um projeto tão indispensável e importante que não tem uma divulgação nacional para ser bem aceito.
De qualquer forma, se Salvador diminuiu 10%, eu só tenho a agradecer. Já ficou provado que quanto menor a população de uma localidade, melhor sua qualidade de vida em diversos fatores, vide exemplo das cidades européias. Eu não estou preocupado em morar na primeira ou segunda colocada em termos de população, mas numa cidade aonde a qualidade se sobreponha à quantidade.
Surpreso com esse crescimento de 1,8% de SP, pretendo seguir o caminho inverso e fugir dessa cidade decadente e violenta até o fim do ano. No geral, o país tá envelhecendo antes de enriquecer e isso será péssimo no longo prazo. Outra coisa importante é que a taxa de natalidade segue caindo entre os mais educados e de renda maior e segue mais alta na base da pirâmide social, o que provavelmente manterá a desigualdade em patamares elevados caso a economia não cresça em um bom ritmo.
Fico feliz de saber que tem menos gente no mundo. Eramos 212 milhões, agora somos 203 milhões. Se continuarmos assim em 2 séculos quem sabe livramos o planeta de nossa viral.
O censo deveria colocar na próxima edição o tamanha aproximado da residência ...pois podemos ter aumentado o número de residência mas com toda certeza o tamanho em relação aos anos 80 e 90 diminuiu..temos AP hoje em dia 2 quartos com um total de 43m2 e por aí vai...
Moro em Recife, todo dia que abro o Zap ou olx para ver preços de alugueis, sempre olho em Jp tb. A diferença é absurda, aqui os ap de tipo 1800/2000, consigo ver coisa parecida por aí entre 1200/1300
@@jesselucasmarques3055se eu tivesse opção entre morar no Recife e João Pessoa eu vou de JP sem dúvidas a cidade tem de longe uma qualidade de vida muito melhor que Recife, Recife e muito similar ao Rio e SP só que muito pior mesmo sendo 10x menor, mas me surpreendeu um região tão desorganizada e sem estrutura ter uma atividade econômica tão forte esse o grande ponto positivo do REC a atividade econômica é até positivo para região perder habitantes.
@@nathantrigueiro2524 mas se as pessoas vão para as cidades do entorno , podem até ganhar na economia com moradia , mas se continuam a trabalhar e estudar em Natal ela vão precisar muito mais do transporte " público " deficitário e vão ter alto custo com eles. Aí vai o pesar o que vale mais a pena para cada um.
Trabalhei no censo como agente censitario supervisor, confesso que esperava mais educação das pessoas, os bairros mais ricos foram os piores nesse quesito. Porém, gostei muito da temática do IBGE e fiquei feliz em contribuir com esses dados extremanente importantes para o Brasil.
Eu trabalhei nesse censo. Ele deveria ser refeito o quanto antes, pois ele não foi feita da maneira correta. O governo da época aumentou muitos padrões para emular crescimento econômico.
Oiê Mestra Lais Alegretti. Valeu mesmo. Muito respeitosa a reportagem, diante de um Censo onde muitos recusaram responder e houve um deliberado desrespeito. Digo isso diante do ponto de vista daquele que Participou da Campanha, fui Recenseador durante Sete Meses❤
Eu sou da bahia , morava na capital eu fui umas das pessoas que sairam por causa da violencia e falta de segurança de salvador , e o custo de vida que esta fora de questao
@@rebecadecarvalho3484 Maravilha! A gente ficava muito feliz quando encontrava pessoas educadas assim como você aparenta ser. O Brasil agradece! E acredite que a sua participação foi e é muito importante. Na prática eu pude observar o quanto as pessoas mais vulneráveis precisam do poder público, e o quanto reclamam dele... Mas quando o próprio governo vai até a sua casa para entender a situação local afim de que possa corrigir com precisão eventuais problemas, essas pessoas não fazem o menor esforço em participar. E pior, não fazem o mínimo esforço de estudar o que é, para que serve.
@@TommyTom008 o IBGE não entrevistou cada um dos pouco mais de 200milhoes de habitantes... O IBGE entrevistou apenas uma pessoa de cada residência. Se na sua residência ninguém respondeu ao IBGE, provavelmente a sua casa está dentro dos 5% dos domicílios que não concederem entrevista ao IBGE. Mas mesmo assim a gente contabilizava a quantidade de moradores através de informações.✅😉
Sou de Goiânia, a explicação do crescimento em Goiás é emprego kkkk. Varias cidades do Estado tem emprego mas não tem mão de obra, e o fato de Senador Canedo ter tido um número expressivo é pelo fato de ser mais barato de se morar. O "miolo" de Goiânia esta lotado de gente e ficou muito caro para se morar. Senador Canedo tem alugueis ate 50% mais barato que Goiânia. E é coisa de 30 min pela GO para estar dentro de Goiânia.
Minhas observações, se a taxa de crescimento da população está baixa, o sistema previdenciário tende a colapsar mais rápido do que se imagina. Se a densidade de moradores por residência tbm é menor, provavelmente os preços de imóveis vão baixar… informações interessantes!
Na verdade é o contrário: falar que o número de moradores por residência caiu enquanto o número de residências aumentou e a população continua a mesma significa que há uma forte demanda por mais habitação, o que força os preços para cima. E é exatamente o que sentimos na pele: um terreno que 30 anos atrás custava 20 mil hoje vale 150.
Menos pessoas, significa menor demanda com o tempo, quando a população começar a cair essa lógica se inverte, isso aconteceu na maioria dos países europeus que tiveram queda na população, porém como alguns fizeram políticas de abertura de imigração, novamente essa tendência se inverteu, basta ver o que houve com os preços de imóveis em Portugal, com brasileiros imigrando em massa para o país.
No caso de Belém, se analisamos sua área, parece não ter mais para onde a cidade crescer, parece que a medida que o ano passar, constuir uma casa se torna mais difícil, levando em consideração a área, o tipo de terreno, e os preços tanto do terreno ou de uma casa.
As pessoas migram de Belém pra Santa Catarina ou Curitiba em busca de emprego. Eu mesmo conheço MUITA gente q fez isso, muita gente mesmo. Por isso a população de Curitiba cresceu
O gráfico das cidades com maior população no Brasil contém um equívoco. Fortaleza deveria vir em quarto, antes de Salvador, que hoje é a quinta cidade mais populosa do país. Obrigado aos leitores que observaram a incorreção
Eu moro em um pequeno condomínio e por aqui o Censo não passou. E aí, como fica?
@@fenavida25Essa deve se a explicação do porque a população cresceu pouco no Brasil e grandes capitais perderam população.
@@fenavida25mesmo caso por aqui.
@@fenavida25 Possivelmente o recenseador não conseguiu alcançar todos os moradores
@@fenavida25É aluguel? Eles não passam onde é.
As pessoas não querem mais viver em metrópoles gigantes. A maioria é cara para se viver (alto custo de aluguel ou compra de imóveis, alimentação absurda, violência alta, transporte público deficiente, etc). Mas também não querem ir pra cidade minúsculas do interior dos estados, onde não há oportunidades e infraestrutura, a solução? ir para cidades médias que tem todos os serviços necessários por um custo bem menor, com menos caos, menos trânsito, menos poluição, etc.
Exatamente. Tenho visto muito essa tendência aqui no Rio de Janeiro. Muita gente se mudando pra Maricá e região serrana.
O estado não faz o que foi proposto a fazer "proteger a população" e ainda criar leis e regulamentações que encarecem as nossas vidas.
As pessoas estão saindo da cidade do RJ devido a péssima qualidade de vida,a falta de segurança pública,saúde pública de péssima qualidade,educação ruim,infraestrutura urbana ruim,transportes públicos ruim entre outros fatores muita gente saindo do Rio de Janeiro e quem perde é o estado que cai a economia
Região metropolitana ent… moro em São Bernardo do Campo e n param de levantar prédio aqui
justamente por esse fato, cidades de médio porte estão se tornando polos atrativos e as Migrações de retorno ou êxodo urbano crescerem consideravelmente nos últimos anos
Fico feliz em ter ajudado o IBGE como recenseador ano passado, foi gratificante trabalhar no censo. Minha contribuição de meus colegas faz parte desse vídeo ✌🏼
Caio, meus parabéns. Trabalho essencial
Muito obrigado, parabéns. Abs
Obrigado caio. As pesquisas do IBGE são muito importantes e você fez parte dela
Parabéns pela sua contribuição! Espero que tenha conseguido todas as residências ,pois milhares de famílias não entraram nesse senso , na minha casa não veio recensseador.
@@leonciogoncalves1493 então aí está a resposta de um censo onde ficaram inúmeras casas sem ser visitadas !
Trabalhei no censo e me orgulho muito disso, é ótimo saber que deixei minha contribuição (mesmo que muita gente não saiba) na história deste país.
fracassado, nao deu certo em nada, kkkkkkkkkk
Que legal, imagino que seja uma experiência
Parabéns irmão
Nossa é memo é????😂😂😂😂
vlw
Trabalhei no censo de 2022 como recenseador e mesmo com dificuldade de organização, foi muito gratificante o trabalho, foi uma experiência única e muito valorosa. É uma honra ter deixado uma pequena contribuição para um trabalho tão importante e essencial para o país
vlw
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
Qual seu estado?
Muito obrigada pelo seu trabalho!
@@severinasantos2901 Pará
Agente acha que é besteira quando eles batem na nossa porta, mais depois que agente vê os resultados valeu apena fico feliz em ter contribuído
Quais resultados?
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
Quero esses merdas do IBGE longe de mim, são tudo encheção de Saco!!
@@valnorioex5817 ai onde vc mora, na minha esquina n tem nenhum
*Verdade, eu msm sempre respondo direitinho com orgulho e trato com educação, claro que é minha obrigação, mas infelizmente tem uns que não cumprem esse básico*
Fui recenseador e fico orgulhoso de ter feito parte deste trabalho e ajudado a sociedade!
vlw
Obrigado qual seu estado?
@@severinasantos2901 RJ
Trabalhei como recenseadora do IBGE no Censo 2022!
Amei a experiência só trabalhei em comunidades onde fui muito bem tratada pretendo trabalhar no próximo Censo!
pobre é assim mesmo, só trabalha as vezes
Que bom.
@@fctyrtyrtyrty Quem é você para dizer isso?
@@fctyrtyrtyrty eu moro em um condominio onde a renda minima é 5 milhoes e o terreno mais barato esta 850 mil. E acredito que uns 90% das pessoas aqui nao trabalham. Normalmente so o homem da casa trabalha, a esposa e filhos ninguem trabalha, e meu pai tira ferias sempre quando quer, as vezes tira 3 ou 4x ao ano... se o pobre nao trabalha imagine o rico..
@@fctyrtyrtyrty Kkkkkkkkkkk
Mesmo com todas as dificuldades impostas por muito moradores, fico feliz em ter dado a minha contribuição.
BOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Ainda sobre o Centro-Oeste, vale lembrar que em algumas regiões do interior do MT, oferecem uma média salarial muito acima da nacional para mão de obra qualificada. Cidades pequenas e muito ricas (pelo agro), carecem de profissionais de todos os tipos, como personal trainers, veterinários, esteticistas, etc. Vale muito a pena pesquisar sobre isso, principalmente se vc é um profissional qualificado que está ganhando pouco nos grandes centros.
oi, vc mora por aí? queria saber das areas de arquitetura, advocacia e marketing digital, por gentileza
Verdade. Já me ofereceram emprego na FS (agro) que fica em Lucas do Rio Verde no MT com um salário bem acima da média do mercado e moradia paga pela empresa. Só não aceitei porque já tinha proposta em uma outra empresa de SP que apesar de o salário ser menor e com menos benefícios, eu ficaria com a minha família.
Você só esqueceu de dizer que aqui no MT temos um dos custos de vida mais caro do país, sem contar a falta de estrutura em estradas e etc...
*Vejam sobre a cidade Senador Canedo em Goiânia, quem precisa de emprego e mora nesse estado recomendo se mudar pra essa cidade, tem muitas empresas lá e tá bem estável*
Eles oferecem salários maiores mais o custo de vida é mais caro
Por mais estressante que tenha sido, fico feliz de ter ajudado o país sendo um agente censitário ano passado. Foi uma boa experiência no começo da carreira de geógrafo
@@terminator2045_ isso aí mano, foco e fé. Tu vai conseguir
Uma coisa difícil trabalhando nesse Censo foi a tamanha ignorância da população em nem saber o que é o IBGE. Isso dificultou demais o nosso trabalho aqui na cidade, fora também as pessoas mesquinhas e de má coração que faziam questão de bater a porta na cara dos recenseadores. É por essa e outras que essa casa da mãe Joana chamada Brasil não vai pra frente, pq o pior inimigo do brasileiro é o brasileiro com sua ignorância.
Preciso nem falar também da pouxa remuneração que o IBGE forneceu.
Só li verdades.
Depois da palhaçada de bicho chines com lockdown que não funciona e mascara que só barra 2% o povo cansou do governo, se vier não vou atender u omitir um monte de morador de minha casa.
O bozonaro cortou a verba do IBGE, é a cara do povo ele
Esse país é cheio de gente ignorante e burra...
E o jurídico do IBGE é mais fraco que o Vasco. O jurídico não serve nem pra meter pressão em síndico safado
Moro em Campo Grande, e aqui foi nítido o aumento populacional nos últimos anos. A cidade está em franca expansão, com muitas obras na área imobiliária. Por ser uma cidade com índices baixos de violência, investimento em segurança por parte do Poder Público e com oportunidades de emprego e na área acadêmica, se torna atrativo para quem vem de grandes centros do Brasil, bem como para quem mora em cidades pequenas do interior.
Dê graças a deus por ser da região do agronegócio, porque a única coisa que cresce e desenvolve regiões e consequentemente pessoas ganham oportunidades é o AGRO.
Não tem oportunidade aí, só se for do agro, caso contrário, o Centro Oeste não vale a pena. Sem falar do calorão infernal.
Ótima reportagem! O trabalho do IBGE é fundamental para o conhecimento da nossa realidade e fornece os dados necessários para o pleno desenvolvimento do Brasil.
Brasil vai começar a encolher a população muito antes do previsto. O IBGE e as Nações Unidas estimavam que a população iria começar a diminuir no Brasil lá para 2050, provavelmente esse fenômeno vai começar bem antes, lá para 2035 a 2040.
Os mais ricos tem 1 filho o ñ tem filhos diretamente, ja os pobre tem 5,6,7.... sem ter condiçoes de garantir a alimentação basica.
@@jwelson1 Ué, os mais ricos!? A classe média já tá assim, no máximo 1 filho. Os mais pobres é que de fato possuem mais filhos.
A pirâmide da previdência vai desmoronar
@@jwelson1a natalidade diminuiu entre os mais pobres obviamente, ninguém mais tem mais de 3 filhos
O mais incrível, tudo isso acontecendo antes do país se desenvolver. Se pelo menos tivéssemos um padrão de vida europeu, daí sim não haveria problema. Ou seja, o Brasil será um amontoado de gente velha e nojenta, sem jovens, e sem expectativa nenhuma de uma verdadeira melhora econômica. Parabéns para os responsáveis por toda essa agenda que está reduzindo drasticamente a população do país.
Trabalhei como recenseador no Censo 2022 na capital Rio de Janeiro servindo ao posto Centro, Catete, Glória e Lapa foram as regiões onde fiz o recenseamento, conheci muitas pessoas e lugares legais, para mim a experiência foi ótima.
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
Acho que uma tendência que poderia ser melhor explorada é a migração forte de cidades com até 50 mil habitantes para cidades satélite ou cidades de médio porte. Meu pai é de MG e vejo as cidadezinhas lá morrendo e desaparecendo enquanto as cidades maiores vão recebendo os jovens. E aqui onde moro, no Vale do Paraíba, temos recebido muita gente da capital e do Sul, principalmente de Curitiba. Sjc é uma cidade com quase 750 mil habitantes e tem crescido muito. E espero que continue assim. Não faz sentido ter tanta cidade pequena sem nenhuma infraestrutura e poucas cidades inchadas e impossíveis de viver com qualidade.
eu moro em petrolina, aqui tá crescendo muito por causa da galera que vem das capitais.
o povo ta percebendo que vida na capital já passou de um limite
Isso é algo que já venho apontando, as cidades médias com boa infraestrutura vêm ganhando muitos habitantes, justamente oriundos de cidades muito pequenas(poucas oportunidades em geral)
e das mega cidades que já estão colapsadas, trânsito, hospitais, transporte público etc.
Vale do Paraíba é uma região onde tem as maiores cidades do interior. (Aliás saudades do vale)
Mas me diz ai pq não faz sentido ter "tantas cidades pequenas"?
@@marckfilmes o futuro são as cidades médias tanto pra quem vem fugindo da pobreza nas pequenas cidades como para quem vem do inferno urbano que são as grandes cidades
@@jeanoliveira4832 Custo de manutenção das entidades governamentais (prefeituras secretarias, câmaras de vereadores etc), além da dificuldade em prover acesso à serviços de qualidade em locais com poucos habitantes ou baixa densidade populacional. Não tem como ofertar escolas, faculdades, bares, academias, parques entre outras coisas em uma cidade de 5 mil habitantes. Só um exemplo sem grosseiro da minha parte. Mas a idéia é essa.
Trabalhei em parceria com IBGE aqui no extremo-norte, fico feliz por ter apoiado em parte nesses primeiros resultados.
Parabéns a todos os recenseadores.
Viva a ciência!
BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOA
Eu fiz parte desse momento histórico do nosso país, fui recenseadora, bate em vários casas, conheci várias pessoas e várias situações de moradia, conheci em poucos minutos historias de vida de pessoas diversas. Foi sofrido, mas nenhum arrependimento, só mais experiência adquirida com sucesso.
vlw
Obrigada qual seu estado?
@@severinasantos2901 Ceará.
@@lidia9580 pertinho de pernambuco
Essa pesquisa é fundamental para o nosso país.
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
@@valnorioex5817Vem morar na Roça.
A população de BH diminuiu, mas a população de TODAS as cidades da reginão metropolitana subiu, inclusive, algumas chegaram ao patamar de 40%, ou seja, os belorizontinos podem estar trabalhando em BH, mas morando no entorno.
famosa migração pendular, uma tendência que só vai aumentar cada vez mais
@@alissonsilva5894 Migração Pendular? O que é?
@@Gatao_2020 Dormir em uma cidade e trabalhar em outra. Acontece geralmente em metrópoles.
@@thiana333 Brasília tem muito isso, principalmente aquelas pessoas que moram em Goiás quase na divisa com o DF, precisam acordar bem cedo, por exemplo cidades como Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama. Eles estavam estudando fazer uma BRT para ligar essas cidades, outro problema desse entorno e que é uma região muito abandonada, o estado de Goiás joga para o governo do DF e vice e versa, tirando que essa região tem uma cultura totalmente diferente com a de Goiás! Tem um projeto para a região do entorno se tornar uma região administrativa.
@@alissonsilva5894i 0:14 uthfghghtyepwerluan
Só pontuando um erro.
O pódio das cinco cidades mais populosas do Brasil estava incorreto no vídeo, Salvador caiu pra 5ª posição, além de Brasília a cidade também foi ultrapassada por Fortaleza, que ficou em 4ª lugar.
Sim, é verdade!!
Era para ser a última!!!
Terra dasss festasss e curticoesss!!
Triste 😢 demais!!
Terras de retrocessos!!
Sim. Só lembrando que limite municipal não quer dizer muita coisa. A maior zona metropolitana do Nordeste ainda é o Recife (e continuará sendo).
Sim, de fato houve um equívoco na ordem das cidades no gráfico. Fortaleza deveria vir em quarto, antes de Salvador, que hoje é a quinta cidade mais populosa do país. Obrigado por apontar o erro!
pelo menos não é aqui que ficam dançando em cima de cruz, nem manipulando crianças
Trabalhei no Censo 2017, no Censo Agro,mas pense em uma experiência surreal.
Conheci pessoas maravilhosas❤
Temos de ter orgulho.
Muitos países afora não têm dados sobre seu povo.
O Brasil ainda é muito fraco em estatística, mas mesmo assim. Fazemos esse censo desde 1872,quando ainda éramos um Império.
nós pobres temos q parar de procriar. na moral. eh triste colocar um filho nas condições sem grana.
Pobre não deveria nem trepar
Quanto mais pobre mais filho esse é o problema
@@sheilam8113 falta de conhecimento mn, vai por mim, a galera so quer meter e fds o amanha tlgd
@@sheilam8113Agora você descobriu de onde vem o nome "PROLEtário".
E é exatamente isso que está acontecendo. A população pobre está tendo menos filhos dia após dia. Motivos para você ficar feliz.
Trabalhei como supervisor nesse censo do Ibge e o que mais vi foi a dificuldade que meus recenseadores passaram. E disparado, os condomínios era os piores lugares que éramos atendidos.
Muito síndico safado não deixou os recenseadores subir. Eu fui ACS e por sorte consegui o ingresso dos recenseadores nos condomínios sob minha supervisão, mas tive que encher o saco de uns síndicos folgados que queriam que a recenseadora fizesse a coleta por interfone 🤷🏻🤦🤦 Pedir dados por interfone caindo aos pedaços é muito complicado
@@catia6571 isso já é esperado. É por isso que existe o cálculo de amostragem.
E eu acho isso ótimo. A bagunça tem q estar além dos muros de brazilha. Vcs gostam assim e não mintam...kkkkkkkkkkkk
@@alissonsilva5894 Mas se você extrapola uma amostra, não está fazendo um censo.
Censo é população, não amostragem.
A solução pra isso é fazer com que o povo do condomínio faça online ou os ricos que não querem ser atendidos...
O resto da população que seria 80% seria recenseada
Eu acho que facilitaria o trabalho
Moro no interior de MG.
A cidade cresceu muito, mas só mudou pra pior.
Muita violência, armas e e tal.
Não bate com a realidade de 10 anos atrás.
A cidade não tem um shopping ou um parque, mas toda festa na cidade tem uma morte e troca de tiros…
Crescimento descontrolado, pouca ação do governo, escolas horríveis, sem política social…
Credo, uai. Onde você mora?
Eu morava no interior de MG também (Arcos), era super tranquilo, saia pra correr 21h, nunca aconteceu nada. Assassinato na cidade era uma uma vez a cada dois anos.
Norte e nordeste de minas é uma tragédia, sou de Teófilo Otoni
@@mad.finance Paracatu (noroeste). Meu filho, aqui tá difícil…
Mesma coisa aqui no interior de sp
Apesar das inúmeras dificuldades, foi uma experiência muito gratificante ter trabalhado como acs e na função de recenseador em Juiz de Fora MG
Que bacana poder ter feito parte dessa pesquisa do Censo. Fui recenseadora, trabalho muito bacana, mas nem todos entendiam a importância e não queriam responder. Em contrapartida, ouvi histórias incríveis, conheci pessoas maravilhosas. Gente educada que me convidava até para tomar uma água, um café. Muito bom trabalhar para o IBGE.
vlw
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
Apesar dos desafios, foi muito gratificante trabalhar no censo e contribuir para do meu país, que venha as próximas pesquisas do IBGE ❤🙏🙌
Obrigada
a violência extrema ajuda à atrasar o crescimento populacional do Brasil
Em partes você esta certa.
Mas o custo de vida do brasileiro desanima qualquer um.
Tenho 42 anos e gostaria muito de ter uma família.
Mas quando olho para os serviços públicos oferecidos a população,eu prefiro não arriscar.
Torço por um país melhor e justo para todos nós.
Interessante que o Centro-Oeste está crescendo muito, moro em Rondônia e muita gente daqui está se mudando para o Mato Grosso, falam muito bem de lá, dizem que tem muito emprego e muitas oportunidades.
Só jovem né
Muitas pessoas acabam preferindo morar em cidades em volta de Recife, por causa dos preços dos aluguéis.
Aqui em Fortaleza também.
Exato, moro em Recife e os preços dos alugueis estão fora da Realidade. Se eu tivesse condições de mudar, iria para João Pessoa, onde conseguiria pagar bem menos em aluguel.
Por causa tbm de programas de governo de moradia mais barata. Fazenda Rio Grande, Curitiba, todos vão p lá comprar casas.
Geral não entende o que é uma projeção e o que é o Censo. Brasil não encolheu de população, mas as estimativas estavam estavam muito acima.
Eu trabalhei no Censo e tinha experiência com Geoprocessamento e, de fato, foi isso mesmo.
A instituição tinha uma expectativa de um aumento muito maior que a realidade, sendo que existem diferentes questões que derrubaram o crescimento, como o aumento do desenvolvimento médio da população, recesso da economia e a pandemia nesse tempo.
A população do país aumentou, mas não foi a taxa esperada. Além disso, pela primeira vez o IBGE fez um trabalho de campo em regiões de difícil acesso, grupos indígenas e pessoas em grandes comunidades, como favelas. Esse Censo, por incrível que pareça, foi um pouco mais condizente com a realidade do que o de anos anteriores.
Concordo com você Maicon
Cara, tá foda. Dá até desânimo ver tanto retardado falando sobre o assunto com total desconhecimento. Não sabem distinguir uma projeção, uma estimativa e um censo demográfico.
@@marciodelfino3943o lado bom que a criminalidade vai baixar ainda mais.
@@marciodelfino3943Amém!
As pessoas querem ter filhos, acredito. O problema é a falta de condições atrelado ao aspecto econômico do país. Hoje de modo geral o povo não quer ter tantas responsabilidades e sim curtir a vida. Se hoje para ter um relacionamento é pra quem pode ($), imagina ter filhos.
O povo não quer ter responsabilidades e gastar todo o dinheiro e tempo apenas com sigo mesmo, por isso menos filhos. Antes o que a maioria fazia era deixar as crianças correndo após as aulas e garantir teto e comida. O problema é o preço de comida em cidades.
@@paulodelima5705hoje tudo mudou. Ter filhos é mil vezes mais caro q antigamente. A maioria dos jovens ainda quer sim ter filhos mas depois de ter o mínimo de estabilidade e esta tem chegado cada vez mais tarde. Excluindo o povo com menos escolaridade, esses tem filhos aos montes.
@@carolpd20 O índice de pobreza era maior, mais gasto da renda com comida. Além disso são os mais ricos que tem menos filhos.
Sobre estabilidade, o que querem é carreira realizada, não é estabilidade financeira. Isso vem mais tarde.
Para muitos, filhos significa interromper a carreira das mulheres ou menos tempo para dedicar ao trabalho mesmo que hoje exista creches, berçários e escolas integrais disponíveis. Até os avôs e avós vivem mais tempo e podem ajudar.
@@carolpd20 A única mudança foi o perfil dos empregos, que antes bastava formar no ensino básico para tentar encontrar emprego para a população mais pobre.
Não é mais caro ter filhos especialmente porque o governo paga educação e saúde com mais verbas que no passado e o gasto da renda com comida é menor.
Não pretendo ter filho não. Custo pra criar um filho é altíssimo e a perspectiva desse filho conseguir um emprego futuramente pra se manter também não é animadora.
fui resenceador em 2022 experiência inesquecível nunca fui tão bem tratado em Natal ZN eu fiz o própria entrevista da minha casa, da casa dos meus primos minha irmã etc não tive recusas foi muito bom a experiência.
Trabalhei como recenseador e no final percebi q era mais como trabalho voluntario do que trabalho msm pq o dinheiro era quase nada..
Pois é. Nesses últimos meses mesmo, soube os ACM e ACS que estavam tendo que ir fazer o trabalho dos recenseadores, por falta de pessoal. 🙈
É pra isso que serve o governo...exploração de trabalho oficial e dentro da lei...deles!
@@uberplay75 Na verdade isso tudo ocorreu , pq o governo anterior cortou o investimento para fazer o censo. Dá uma pesquisada e veja que foi mal vontade do antigo gestor. Trabalhei no censo e tive colegas de trabalho que trabalharam nos censos anteriores e disseram que recebiam certinho e que recebiam até mais. Então a má vontade do ex presidente prejudicou e muito os trabalhadores do censo , assim como o próprio censo .
@@Eniyfaneu fui ACM e fui pra rua trabalhar como Rec e foi muito bom, trabalhei em 4 cidades além da minha, corrigindo os erros dos outros, verificando dados e fazendo coleta onde o pessoal da própria cidade não queria trabalhar, ganhei uma grana boa por causa da preguiça dos outros kkkk Diária, locomoção e o meu salarizinho de lei na conta, bom demais
😄🤌🏽
@@crismendes3071Exatamente, tanto que quando mudou o governo os recenseadores que viajaram pra outras cidades comigo passaram a ganhar diária, locomoção e taxa 13 pelos setores urbanos, uma Rec construiu a casa dela com o dinheiro que ganhou no censo, só ficou faltando pintar.
BBC News: mais que a notícia, raciocinar sobre ela! Excelente como sempre! Parabéns!
Muito traficante, em qualquer esquina, não aguento mais.
Recebi o funcionário do IBGE troquei maior ideia com o cara. Muito nobre esse trabalho
Eu sou apaixonado por esse jeito do canal da bbc explicar de maneir simples assuntos que não são tão expostos
Feliz em ajudar nessa importante pesquisa
fico feliz por ter contribuido para esse censo. foi um grande enriquecimento mental pra mim
noto que o entorno a brasilia, principalmente na fronteira com goias cresceu muito
Moro em Santa Maria, e a região do Valaparaizo, Novo Gama, Ocidental deu um salto populacional nos últimos anos.
@@LeandroMsReal exatamente, é direto surge um atacadão novo proximo a br
Moro em Cuiabá super cresceu e mato grosso ganhou muitos habitantes
Tomara que a população brasileira diminua mesmo, O país é maravilhoso, mais o povo....
Tenho a mesma visão que você
@@IndividuoAnonimo é um sábio por pensar assim tbm
Exatamente , o povo precisa de educação e inteligência , falta muito isso .
Caramba, na cidade que eu morava aumentou apenas 21 habitantes.
Onde eu moro atualmente aumentou apenas 29.147.
Ninguém veio aqui no apê, fazer entrevista.
@@Temfamatalvez seja área de risco😅
@@uberplay75 Sei não viu já vou fazer 20 anos e nunca vi ngm desse tal de Censo e nem ngm da minha família tbm, hj em dia moramos em cidades diferentes, mas tanto eu quanto eles moramos em locais super seguros
@@uberplay75 engano seu. O bairro que eu moro, não tem um alto índice de criminalidade.
@@Temfama mas se tiver baixo índice de criminalidade, ainda assim, teria criminalidade, não?
Eu sou uma das pessoas que se mudou. De uma capital que perdeu habitantes: Porto Alegre, pra uma capital que ganhou habitantes: Florianópolis.
Sou do interior de Minas, mas moro em BH a um bom tempo, não conheço Floripa, mas me parece ser uma baita cidade. Quem sabe eu não faça uma nova migração pra Floripa hehe
Amigo o q me diz de Porto Alegre? To qse mudando pra lá...
Eu tava com Rota pra Porto Alegre saindo do espírito santo,para morar...mas mudei pra Caxias do Sul ❤
Cara moro em Fortaleza desde nascido mas desisto dessa cidade grande...violência em alto grau, sujeira, caríssima as coisas... e o salário das pessoas, muito insignificante...faz tempo que estou com planos de ir para uma cidade pequena/medio porte no Brasil... metrópole só se for pra resolver algo...
@@emylelimafambre alguns amigos meus casaram e se mudaram pra Caxias do Sul
Morei em Curitiba 9 anos. O caso de Fazenda Rio Grande é emblemático quanto à situação do Brasil. A classe média e baixa de Curitiba só consegue ter financiamento aprovado para morar nessa cidade e por isso mudaram dos bairros onde foram criados em Curitiba para os novos bairros lá de Fazenda Rio Grande.
Tá explicado então
E bem isso mesmo
Meu sonho é que a população brasileira caia!!
Já está caindo nas drogas. E a base industrial também cai.
Farei minha parte para aumentar a população do Brasil 🇧🇷💪
Eu farei minha parte para diminuí-la.
Já está caindo há anos. Estamos com uma taxa de natalidade europeia.
Vou dar a minha contribuição. Não tenho interesse em ter filhos.
Falha grave um vídeo sobre demografia (e o Censo 2022) não mencionar as concentrações urbanas definidas pelo IBGE. Em todo o mundo, as grandes metrópoles são analisadas como uma mancha urbana, e não como mero município. Cidades como São Paulo e Guarulhos, Rio e Niterói ou Recife e Olinda são na prática uma urbe única. Dito isso, as maiores metrópoles do Brasil são, respectivamente, São Paulo, Rio, BH, Brasília e Recife.
Parabéns pelo conteúdo. É uma aula de geografia excelente. Como sempre BBC sempre produzindo Boas reportagens
*Eu faço questão com absoluto orgulho de responder direitinho e com verdades o pessoal do Censo IBGE, vcs são um guerreiro viu por ligar com qualquer tipo de gente, ainda mais os mal educados, e ir também em lugares perigosos!*
Esperando mais sobre esse assunto. Obrigada!
Trabalhei no censo 2010 e no de 2022, os dois tiveram seus altos e baixos, mas foi uma experiência muito.boa!!
Eu sou de Porto Alegre e me mudei pra Florianópolis. Eu gosto de Poa. Sou nascido e criado. Tem personalidade, e identidade. Mas acaba sendo meio limitada às vezes, justamente por isso. Mas o pior, pra mim e pra muitos, é a segurança. Tem que andar sempre se cuidando. Além das temperaturas extremas, geralmente muito quente ou muito frio. Gosto mais de Floripa hoje em dia, pois além de linda e de temperaturas menos extremas, tem mais variedade de pessoas e, principalmente, segurança.
O Centro Oeste é o futuro desse país, por lá as. cidades crescem de maneira mais planejada, menos habitações irregulares e com melhores infra estrutura.
Isto até hoje. Deixa os nortistas e os nordestinos irem para aí. Vai virar um inferno.
Lá também petistas não reinam já é um progresso
@@j.h.2110 muuuuuuuuuu.
ate a china plantar milhoes de hectares de soja na África e a mizeria tomar conta do Centro Oeste e os BOISominios tomar no centrão 🐂🐂🐂
@@joao-paulo-santos2 Muita população principalmente concentrada e quase sinônimo de pobreza, o Sudeste e um grande exemplo de desigualdade, Assim como o Nordeste, que é a segunda região mais populosa do país, pelo menos no Centro-oeste as pessoas vão poder desfrutar desses gastos de forma mais igualitária e de forma freada e não desenfreada como ocorreu no Sudeste e sul. Onde cidades tiveram que se planejar rapidamente para receber uma enorme demanda populacional.
Grata demais de ter participado da coleta desses dados tão importantes 💚
Eu mudei de Pilares, na zona norte do Rio de Janeiro em 2017,para Araponga, MG. Agora é só tranquilidade,nada de tiros😂
To na msm, de mudança saindo de Nova Iguaçu RJ para o interior de MG 🎉
@@gracekelly14 pq vcs vao pra uma cidade de um estado diferente ainda no interior?tipo nada haver kkk
@@edvaldookumura1721 Nada a ver p vc né filho? P gente tudo a ver. P eu é busca de qlidade de vida, tranqlidade. O estresse da cidade grande ta acabando c minha saúde mental, vou p um lugar onde eu possa deitar e descansar sem me preocupar tanto.
Interior de MG e a melhor escolha que vc fez muita natureza,paz,ar puro,cachoeiras,qualidade de vida
@@leandromendes2322 exatamente, onde moro hj era assim, mas chegou o "progresso" c posto de gasolina, mercado, vizinho barulhento e eu to me ajeitando p mudança. Qm ja viveu num local tranquilo nunca vai se adaptar a zuada das grandes metrópoles.
Faltou mencionar Natal capital do RN que teve uma das maiores quedas populacionais registradas entre as capitais brasileiras e perda populacional de 6,52%, enquanto que Extremoz que fica na Região Metropolitana de Natal teve o 3° maior aumento populacional do país, com um aumento de 150%, passando de 24.569 habitantes em 2010, para 61.571 habitantes em 2022 e situa a apenas 20km do centro da capital.
E a que se deve esse fenômeno? Especulação imobiliária em Natal? Altos custos de moradia?
@@viniyungalto custo de moradia
Já morei nessa cidade e o custo de moradia é alto e também o transporte publico dessa cidade deixa muito a desejar. O transporte coletivo só circula em poucos bairros desse cidade e isso não bom para uma cidade que é turística e capital de um estado!
@@viniyungsegurança
@@viniyunghomicídios gigante em natal. Por dia perdem 14 milhões de habitantes nesta cidade
Parabéns aos que responderam ao censo e aos que trabalharam nesse processo. Esses dados são muito importantes para se fazer uma leitura da realidade em que vivemos.
O curioso é notar a urbanização do Centro Oeste . Apesar de ser o grande celeiro agrícola do Brasil , composto por Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, a região tem mais de 80% da população morando em cidades . A modernização do cultivo fez com que se utilize pouca mão de obra , o que faz estas cidades dependerem muito das atividades rurais . Ou seja , as migrações do Centro Oeste são direcionadas aos centros agrícolas para trabalhar no setor de serviços , agroindústrias , que são dependentes das grandes safras . É uma ótima análise esse ponto de vista .
Sou do Centro-Oeste, na minha cidade tem um pouco mais de 115 mil habitantes, começaram a construir um arranha céus que será uma galeria em breve, e acredita quem movimentou todo esses fundos? Pode parecer piada, mas foram os velhotes do agro negócio.
Engraçado que a Colônia Brasil vende comida de cão para a população e o que é bom ou normal é para exportação. A melhor coisa é ir morar em algum país civilizado logo.
Podem vim para cá, desde que não votem no PT.
Larga de ser j🐴mento, Centro-Oeste é uns dos lugares mais industralizados do Brasil, Agronegócio e Industria forte, Maior Pib Per Capita do BR, região menos fvlizada, desigual e pobre do país
Obrigada 🎉
Saúde, sucesso e paz ☮️
Falando de Rio de Janeiro, o crescimento de alguns municípios ao redor da região metropolitana, como exemplo Marica, se deu pelo êxodo da população por causa da violência!
Diversos moradores de Sao Gonçalo/RJ Migraram para este município (Marica), fugindo da violência, este por sua vez (SG) tem mais de 70% de seu território na mão do trafico de drogas, os bairros são grandes Labirintos de barricadas, onde os cidadãos perderam direitos básicos, que vai do simples ir e vir ao direito a propriedade, não existe serviço oficial dos correios, SAMU, entre outros e o transporte publico não consegue circular por causa das barreiras nas ruas, limitando-se em Avenidas principais, quando estas existem!
Desta maneira quem pode sair, achou em Marica oportunidade em oferta de moradia, um lugar com um índice de violência muito menor, com valores de moradia mais acessíveis do que a outra vizinha Niteroi, moradia em lugares recém urbanizado e com infra estrutura, pois o município recebe a alguns anos royalties do Petróleo e investiu forte em urbanização, e de quebra ainda leva uma costa litorânea belíssima!
E quem pode realmente sai do Estado! Abandonado e fatiado pelas facções criminosa e as Milicias, de longe o pior estado do Brasil para se viver, caro e perigoso, a sensação de estar em uma fila e ser a próxima vitima.
A nível Brasil, conheço tambem varias famílias que migraram do Rio de Janeiro para Joao Pessoa/PB, fugindo da violência, com um custo de vida mais barato e uma boa infra estrutura, e comparado ao Rio de Janeiro, muito Seguro. Hoje Joao Pessoa, segundo pesquisa e um dos melhores estados para moradia do Brasil.
Sei disto tudo porque Ja morei em Sao Goncalo e migrei por causa da violência, e fazendo Estudos para sair do Estado e procurar um lugar mais seguro para viver com a família, esta e minha realidade, mas tem muita gente por aqui que não pode escolher , e vive uma vida de humilhação e tirania na mão do crime organizado.
Rio de Janeiro definitivamente não e lugar para principiantes!
A principal culpa é do povo que elege politico socialista que adora ser amigo de bandido nas sombras.
Exatamente a violência na falta de segurança pública vem estragando o RJ desvalorizando imóveis,empresas fechando as portas,afeta muito a vida e qualidade de vida das pessoas
Falou muito mas falou muita, mas muita bosta, esse seu comentário tá mais pra um desabafo pessoal, o RJ não está nem entre as capitais e os estados mais violentos do país, as capitais e os estados mais violentos do país estão justamente na região nordeste e norte, a unica coisa que o RJ tem demais mesmo é atenção da mídia, já outros estados são esquecidos, a Bahia é disparado, o estado mais violento do pais e nem por isso vemos tantas notícias sobre a Bahia, João Pessoa também é uma das capitais mais violentas do país e não temos notícias, você pelo visto dele ter vivido no pior bairro de São Gonçalo e deve achar que o RJ inteiro é assim, você só falou de migração, mas você também não levou em consideração as taxas de natalidade e os óbitos no Brasil, não levou em consideração também que o RJ é o estado mais envelhecido do país, e essas famílias que foram pra João pessoa com certeza são paraibanos que moravam aqui e voltaram pra Paraíba, ou filhos de paraibanos que voltaram pra lá, já que a maior parte dos migrantes no RJ são justamente os paraibanos, enfim, seu comentário é só um desabafo pessoal e não a realidade mesmo do estado.
Falando de RJ porque eu moro aqui a minha vida inteira e falo com prioridade sem opinião pessoal igual o seu, as pessoas estão tendo menos filhos, conheço muita gente que não quer ter filho, ou se tem a maioria quer ter no máximo 1 ou 2, raramente se vê uma mulher com mais de 5,6 filhos, as pessoas quando querem sair da região metropolitana a esmagadora maioria vai pra região dos lagos, já que essa pessoas já tinham casa de praia por lá, não conheço ninguém que quis se mudar pra outro estado, até tem, mas é um número muito pequeno mesmo, a enorme maioria vai pra outras regiões do próprio estado e por último, a pandemia também ajudou nesse processo, o RJ em 2021 registrou mais óbitos do que nascimentos durante 6 meses seguidos e as pessoas nessa época tiveram ainda menos filhos, só fosse por causa da violência então deveria sair do país pois todo país tá violento, e nem venha dizer que no RJ tá mais porque não é verdade, os estados do NE e norte estão dominados pelo crime organizado, facções criminosas que fazem o trabalho da milícia e tráfico juntos, o PCC em SP a maior facção criminosa do mundo já equivale também a trafico e milícia, por isso não ha ouras facções em SP.
Parabéns a todos agentes e recenseadores!!
Trabalhei por 8 meses no censo como recenseadora infelizmente a população não colaborou e muitos não fizeram a pesquisa,a população era pra ser bem maior.
Reflexo da violência. Quando fiz tive muita dificuldade com algumas pessoas, e também era nítido que ninguém respondia corretamente o quesito renda familiar
Eu faço questão de responder e receber os recenseadores em minha residência e até ofereço um cafezinho, refrigerante.
Pesquisa super importante para nós e para o nosso país.
Sejam sempre bem vindos.
Fui recenseador neste último censo. Atuei em Curitiba. Através do censo, pude ver realidades sociais e comportamentos diferentes em cada localidade (bairros mais ricos e mais pobres)
Pra mim está muito claro que as cidades que diminuiram a população é por causa da violência, e a diminuição de pessoas por domicíli é porque não tem mais criança. Afinal, a taxa de natalidade só cai.
Graças sejam dadass... o planeta esta colapsando!!!
Eu acho q esse negócio de censo é lenda,nunca na galáxia passaram aqui em casa nem no de agora nem no de 10 anos atrás.
Parabéns pelo trabalho do IBGE, tb tenho orgulho de ter ajudado!
Mini-documentário importante, gostei da sintetização na maneira informativa de repassar o resultado do Censo.
É um pouco assutador pensar o quanto nossa população envelhece, isso coloca cada vez mais pressão sobre o sistema previdenciário, que pode obrigar o país a investir cada vez mais nisso além de infraestrutura. Alem do mais, o envelhecimento populacuonal provavelmente fará que a economia do pais comece a reduzir nas proximas décadas
Mas não queriam a Reforma da Previdência. Tem gente que pensa que dinheiro dá em árvore. Faz o
L….
@aureliar.s6008 , como eu disse: faz o L….
@aureliar.s6008*E daí? Nao como aposentadoria. O importante é que o amô venceu!*
E coloca nessa conta a quantidade de pessoas vivendo do assistencialismo estatal como BPC LOAS que na prática é uma aposentadoria para quem nunca contribuiu e mais os milhões que contribuem com uma merreca na qualidade de MEI. É óbvio que vai quebrar.
*Uma hora ou outra essa pirâmide chamada INSS vai quebrar, se metesse o sistema de capitalização isso poderia resolver o problema, eu msm vou ter minha previdência privada, o medo é o meu pai que é aposentado e depende muito da aposentadoria pra colocar comida na mesa e pagar as contas sofre isso, se isso acontecer é bem capaz tem uma onda de suicídio entre aposentados, pior do que na era do confisco de Collor onde muitos que tinha poupança e dependiam dela se suicidaram, eu acho viu, mas pode ser vozes da minha cabeça mesmo*
Cidades mais tranquilas estão realmente crescendo, qual é esse fenômeno?
Moro em cidade porte médio, considerado de interior ainda... Só nos últimos dez anos aumentou 30mil + moradores
Home office
Brasília esta drenando todo dinheiro de São Paulo com impostos, os políticos paulistas são uma vergonha
A ideia de separatismo vem ganhando força na internet. Aos poucos, os brasileiros de estados que são parasitados tem percebido que realmente fazer parte do Brasil não funcionou.
Não são só os políticos paulistas ...
Trabalhei no censo 2022 !😊Espero ter contribuído bem para esta sociedade !
Interessante os dados, infelizmente São Paulo capital, continua crescendo, quando o ideal seria o contrario, a cidade ja tem muitas areas de mananciais invadidas, quem mora na periferia tem pessima qualidade de vida comparado a quem mora nos bairros mais centrais. Muitas pessoas falam no decrescimo populacional como algo somente ruim, mas a população não pode crescer eternamente, a questão da previdência tem como ser resolvida, basta que quem ja se aposentou continue contribuindo, alem do mais já se cobra imposto de tudo que é jeito, mais um para manter a previdência de pé logo será criado.
Mais imposto não
Infelizmente pq?
São Paulo é sujeita a sempre crescimento da população, é o centro econômico do Brasil, e não tem outra, há tipos de emprego que só se consegue emprego bom em sp tipo marketing e publicidade, e tem praticamente todas as maiores empresas do Brasil... Enfim são muitos fatores
@@viniciusserra9374pq a cidade fica superpopulosa, o ideal era diminuir a população
E aí os idiotas não queriam a Reforma da Previdência. Faz o L…. Kkkk
Vejo muito gente agradecendo aqui mas o que mais rolou foi indignação, desorganização e disparado o desrespeito quanto a bonificação financeira, uma vergonha. Um projeto tão indispensável e importante que não tem uma divulgação nacional para ser bem aceito.
A única informação positiva que achei foi a menor concentração de pessoas em algumas capitais
De qualquer forma, se Salvador diminuiu 10%, eu só tenho a agradecer. Já ficou provado que quanto menor a população de uma localidade, melhor sua qualidade de vida em diversos fatores, vide exemplo das cidades européias. Eu não estou preocupado em morar na primeira ou segunda colocada em termos de população, mas numa cidade aonde a qualidade se sobreponha à quantidade.
Surpreso com esse crescimento de 1,8% de SP, pretendo seguir o caminho inverso e fugir dessa cidade decadente e violenta até o fim do ano. No geral, o país tá envelhecendo antes de enriquecer e isso será péssimo no longo prazo. Outra coisa importante é que a taxa de natalidade segue caindo entre os mais educados e de renda maior e segue mais alta na base da pirâmide social, o que provavelmente manterá a desigualdade em patamares elevados caso a economia não cresça em um bom ritmo.
Ótimo trabalho e divulgação. Parabéns ao canal pelo profissionalismo!
Fico feliz de saber que tem menos gente no mundo.
Eramos 212 milhões, agora somos 203 milhões.
Se continuarmos assim em 2 séculos quem sabe livramos o planeta de nossa viral.
Provavelmente as cidades que diminuíram a população foi por causa da violência e desemprego o que é muito alto no nordeste
O censo deveria colocar na próxima edição o tamanha aproximado da residência ...pois podemos ter aumentado o número de residência mas com toda certeza o tamanho em relação aos anos 80 e 90 diminuiu..temos AP hoje em dia 2 quartos com um total de 43m2 e por aí vai...
João Pessoa fugiu a regra de todas as cidades da Costa, cresceu muito. Tá explicado porque tem tanta gente de fora andando pelas nossas praias
Moro em Recife, todo dia que abro o Zap ou olx para ver preços de alugueis, sempre olho em Jp tb. A diferença é absurda, aqui os ap de tipo 1800/2000, consigo ver coisa parecida por aí entre 1200/1300
João Pessoa e a cidade entre as capitais a mais linda do nordeste me apaixonei pela cidade.
@@jesselucasmarques3055se eu tivesse opção entre morar no Recife e João Pessoa eu vou de JP sem dúvidas a cidade tem de longe uma qualidade de vida muito melhor que Recife, Recife e muito similar ao Rio e SP só que muito pior mesmo sendo 10x menor, mas me surpreendeu um região tão desorganizada e sem estrutura ter uma atividade econômica tão forte esse o grande ponto positivo do REC a atividade econômica é até positivo para região perder habitantes.
@@raphaelmendes2307o ruim são as pichações
Fui uma única vez em jampa, quase não voltei pra sp, já conheci algumas pessoas que são bem sucedidas que mudaram pra jp
Incrível o crescimento de Brasília!!!!!
A minha cidade, Natal, também perdeu habitantes para as cidades conurbadas a ela. Eu particularmente gosto de cidades pequenas.
Sim que bom, somos a segunda menor capital em extensão territorial não tem espaço para tanta gente
Natal o custo de moradia é alto e também o transporte publico não atende a população!
@@pedrolucas2250 verdade!
@@nathantrigueiro2524 mas se as pessoas vão para as cidades do entorno , podem até ganhar na economia com moradia , mas se continuam a trabalhar e estudar em Natal ela vão precisar muito mais do transporte " público " deficitário e vão ter alto custo com eles. Aí vai o pesar o que vale mais a pena para cada um.
@@patricialima0702eu não gosto de cidade pequena porque tem pouca coisa para fazer,acho legal morar tipo em Pinhais que fica perto de Curitiba
Trabalhei no censo como agente censitario supervisor, confesso que esperava mais educação das pessoas, os bairros mais ricos foram os piores nesse quesito. Porém, gostei muito da temática do IBGE e fiquei feliz em contribuir com esses dados extremanente importantes para o Brasil.
Sou pobre e atendo o IBGE muito bem, o governo não me dá nada. Qnd vem alguém conversar eu fico contente.
Eu trabalhei nesse censo. Ele deveria ser refeito o quanto antes, pois ele não foi feita da maneira correta. O governo da época aumentou muitos padrões para emular crescimento econômico.
Exatamente, achei que seria cancelado...
Oiê Mestra Lais Alegretti. Valeu mesmo. Muito respeitosa a reportagem, diante de um Censo onde muitos recusaram responder e houve um deliberado desrespeito. Digo isso diante do ponto de vista daquele que Participou da Campanha, fui Recenseador durante Sete Meses❤
Ainda bem, quanto menos gente melhor
Tem que aumentar a população branca e rica, isso sim.
Eu sou da bahia , morava na capital eu fui umas das pessoas que sairam por causa da violencia e falta de segurança de salvador , e o custo de vida que esta fora de questao
Tive o privilégio em trabalhar neste censo 🇧🇷
Obrigada! Eu respondi a vocês!
@@rebecadecarvalho3484 Maravilha! A gente ficava muito feliz quando encontrava pessoas educadas assim como você aparenta ser. O Brasil agradece! E acredite que a sua participação foi e é muito importante.
Na prática eu pude observar o quanto as pessoas mais vulneráveis precisam do poder público, e o quanto reclamam dele... Mas quando o próprio governo vai até a sua casa para entender a situação local afim de que possa corrigir com precisão eventuais problemas, essas pessoas não fazem o menor esforço em participar. E pior, não fazem o mínimo esforço de estudar o que é, para que serve.
Pois pra mim ninguém do IBGE me entrevistou 🤷🏻♂️
@@TommyTom008 o IBGE não entrevistou cada um dos pouco mais de 200milhoes de habitantes... O IBGE entrevistou apenas uma pessoa de cada residência. Se na sua residência ninguém respondeu ao IBGE, provavelmente a sua casa está dentro dos 5% dos domicílios que não concederem entrevista ao IBGE. Mas mesmo assim a gente contabilizava a quantidade de moradores através de informações.✅😉
@@GabrielGomes-zi1mm sim!!! É um trabalho muito valoroso e da maior importância para melhorarmos como nação e humanidade.
Sou de Goiânia, a explicação do crescimento em Goiás é emprego kkkk. Varias cidades do Estado tem emprego mas não tem mão de obra, e o fato de Senador Canedo ter tido um número expressivo é pelo fato de ser mais barato de se morar. O "miolo" de Goiânia esta lotado de gente e ficou muito caro para se morar. Senador Canedo tem alugueis ate 50% mais barato que Goiânia. E é coisa de 30 min pela GO para estar dentro de Goiânia.
Eu acho estranho que quase ninguém dos meus arredores, amigos, colegas de trabalho enfim, participaram da pesquisa.
Kkkk aq tbm não
Falta de vontade dos seus amigos, porque tinha até o disque censo para agendar a entrevista.
Linda você
Tão linda
Obrigado digo eu. Parabéns pela sua reportagem
Minhas observações, se a taxa de crescimento da população está baixa, o sistema previdenciário tende a colapsar mais rápido do que se imagina. Se a densidade de moradores por residência tbm é menor, provavelmente os preços de imóveis vão baixar… informações interessantes!
Na verdade é o contrário: falar que o número de moradores por residência caiu enquanto o número de residências aumentou e a população continua a mesma significa que há uma forte demanda por mais habitação, o que força os preços para cima. E é exatamente o que sentimos na pele: um terreno que 30 anos atrás custava 20 mil hoje vale 150.
@@bruno91cruzbem observado. Exatamente o contrário.
Não esqueça que a especulação imobiliária força os preços para cima
Menos pessoas, significa menor demanda com o tempo, quando a população começar a cair essa lógica se inverte, isso aconteceu na maioria dos países europeus que tiveram queda na população, porém como alguns fizeram políticas de abertura de imigração, novamente essa tendência se inverteu, basta ver o que houve com os preços de imóveis em Portugal, com brasileiros imigrando em massa para o país.
@@senhox970 Vc tem razao, mas a demanda tbm favorece a especulacao, do contrario o mercado colapsa igual aconteceu nos EEUU em 2008
Luis Eduardo é um grande exemplo. Sua população aumentou muito
Lembrando, , a taxa de natalidade brasileira segue caindo.
Obrigado pelas informações.
No caso de Belém, se analisamos sua área, parece não ter mais para onde a cidade crescer, parece que a medida que o ano passar, constuir uma casa se torna mais difícil, levando em consideração a área, o tipo de terreno, e os preços tanto do terreno ou de uma casa.
Os preços de imóveis de Belém são um negocio absurdo....
As pessoas migram de Belém pra Santa Catarina ou Curitiba em busca de emprego. Eu mesmo conheço MUITA gente q fez isso, muita gente mesmo. Por isso a população de Curitiba cresceu
@@user-pj5bn4rr4i verdade, parece q todo mundo tá indo pra Santa Catarina, conheço vaaarios
a cidade considerando a regiao metropoitana toda cresceu sim, pq ai so considera belem mas onde mais cresceu foi la pra aug Montenegro, brt, marituba