Muito lindo, parabens pela reportagem pena no final, falar em Magia e citar o Nietsche que era ATEU o Orgão de Tubos é um Instrumento Sagrado para o Culto a Deus parabens a Igreja por ter restaurado e manter essa Tradição Catolica
maravilhoso! na internet podemos ler que "...A musicalidade em Diamantina é fácil de ser notada por suas origens e pela profundidade histórica que remonta aos tempos dos escravos que se expressavam tanto por meio dos cantos denominados “Vissungos”, em dialeto africano, quanto pela música barroca em que o grande compositor “José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita” foi um dos grandes expoentes. "...O liberto José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita nasce em Serro do Frio, filho de um português e da escrava Joaquina Emerenciana. ...Aprende música nas igrejas do Arraial do Tijuco (atual Diamantina), onde a vida religiosa incentiva a formação de compositores…" "...O desenvolvimento da atividade musical em Minas Gerais ocorreu paralelamente à construção dos primeiros arraiais e de suas capelas de taipa. Houve uma atividade musical elevada e tão intensa que sobrepujava de longe toda out ra atividade artística do período áureo de Minas Gerais... . Alguns órgãos, como o da Igreja do Carmo de Sabará, foram trazi dos do Rio de Janeiro e eram transportados em lombo de mulas. Aqueles trazidos de Lisboa possuíam um sério problema pois, sendo construídos com madeiras europeias, eram pouco resistentes ao s numerosos insetos das regiões tropicais. Isto levou à construção em Minas desses instrume ntos usando madeiras locais. Deste período destacamos dois organeiros: Athanazio Fernand ez da Silva (1767-1843?) e Pe. Manoel de Almeida e Silva. "...Na área da construção de órgão, sabe-se que, por volta de 1760, atuava em Minas Gerais o padre Manoel de Almeida e Silva, provavelmente um organeiro português, cuja formação e origem não se sabe ao certo…" E Athanazio Fernandes da Silva era pardo livre, tinha 65 anos à época, sendo descrito o organeiro que construiu e reparou vários órgãos em Minas Gerais…"
Alguém sabe onde é possível conseguir partituras para órgão da organista Anna Maria dos Santos Martyres, que consta como compositora e titular do instrumento durante o período colonial tardio? Se alguém souber, por favor me informe: marcelobrunorodrigues@gmail.com
Mto lindo, parabéns á nossa cidade por conservar mais esta relíquia histórica , 👏👏👏👏
Muito lindo, parabens pela reportagem
pena no final, falar em Magia e citar o Nietsche que era ATEU
o Orgão de Tubos é um Instrumento Sagrado para o Culto a Deus
parabens a Igreja por ter restaurado e manter essa Tradição Catolica
Som do órgão é lindo
Lindíssimo. 👏🏼
Maravilhoso 👏👏👏👏
Nossa sensacional muito lindo que som gostaria de tocar de novo
Que maravilhoso !!!!o som é de uma harmonia tão grande.
Amei essa cidade ,a gente pode ver ouvi e tocar na história se Deus quiser ainda volto aí ora assistir a cantata
maravilhoso! na internet podemos ler que
"...A musicalidade em Diamantina é fácil de ser notada por suas origens e pela profundidade histórica que remonta aos tempos dos escravos que se expressavam tanto por meio dos cantos denominados “Vissungos”, em dialeto africano, quanto pela música barroca em que o grande compositor “José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita” foi um dos grandes expoentes.
"...O liberto José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita nasce em Serro do Frio, filho de um português e da escrava Joaquina Emerenciana.
...Aprende música nas igrejas do Arraial do Tijuco (atual Diamantina), onde a vida religiosa incentiva a formação de compositores…"
"...O desenvolvimento da atividade musical em
Minas Gerais ocorreu paralelamente à
construção dos primeiros arraiais e de suas capelas
de taipa. Houve uma atividade musical elevada e
tão intensa que sobrepujava de longe toda out
ra atividade artística do período áureo de Minas
Gerais... . Alguns órgãos,
como o da Igreja do Carmo de Sabará, foram trazi
dos do Rio de Janeiro e eram transportados em
lombo de mulas. Aqueles trazidos de Lisboa possuíam um sério problema pois, sendo construídos
com madeiras europeias, eram pouco resistentes ao
s numerosos insetos das regiões tropicais. Isto
levou à construção em Minas desses instrume
ntos usando madeiras locais. Deste período
destacamos dois organeiros: Athanazio Fernand
ez da Silva (1767-1843?) e Pe. Manoel de Almeida
e Silva.
"...Na área da construção de órgão, sabe-se que, por volta de 1760, atuava em Minas Gerais o padre Manoel de Almeida e Silva, provavelmente um organeiro português, cuja formação e origem não se sabe ao certo…"
E Athanazio Fernandes da Silva era pardo livre, tinha 65 anos à época, sendo descrito o organeiro que construiu e reparou vários órgãos em Minas Gerais…"
fantástico..
O órgão mais antigo do país é o órgão da Coroa no Mosteiro de São Bento Rj.
Fantástico!
Essa atração não existe só em Diamantina, em Tiradentes também tem e se não me falhe a memória ele é ainda mais antigo.
Alguém sabe onde é possível conseguir partituras para órgão da organista Anna Maria dos Santos Martyres, que consta como compositora e titular do instrumento durante o período colonial tardio? Se alguém souber, por favor me informe: marcelobrunorodrigues@gmail.com