Sempre tive uma boa base em matemática. Nunca sofri tanto pra aprender os conteúdos do ensino médio e Enem. Mas essa probabilidade e análise combinatória me tiram do sério. Suas aulas são show de bola.
Muito obrigado, Ruan! Muito obrigado, cara! Fico feliz que esteja gostando! 🙂 Probabilidade e Análise Combinatória podem ser difíceis, mas a dica que te dou é resolver o máximo de questões. Dá uma olhada aqui: • Probabilidade: ua-cam.com/play/PLhTci5veHMZ_F_ciur4gDqMRA9NF2WqJR.html • Análise Combinatória: ua-cam.com/play/PLhTci5veHMZ81rDNGdbIOEHmLIj7TcKxU.html Estamos juntos! 😃
A questão 4 eu fiz diferente, fiz por analise combinatória, as colunas verticais tirei a cominação delas C4,3 que deu 4 somei com número de colunas que são 3; 4+4+4=12. como a ordem nao importa contei o número de diagonais(4) e colunas horizontais(4) que deu 8, somei as diagonais com as coluna vertical e horizontal 12+8 pra tirar os resultados favoráveis que deu 20, depois tirei a combinação do total de elementos do conjunto tomados 3a3, C12,3 que deu 220 e fiz a probabilidade 20/220 simplifiquei e achei 1/11.
Ta boom amor 1mais a 1Deus de vrdd amor 2e de vrdd amor kkk vamos deixa o tempo cuida disso ntão de mim não ta com ele ainda na minha sogra é a mulher mais linda mds e vc não vai ser quando agnt se casar dnv 1mil are a peça do 16mil de mim não ta
Em relação a questão número 4, quando se analisa as diagonais, não fica claro que a primeira opção possa ser 12/12. Pois o objeto do meio da primeira linha e da última linha, não podem formar uma diagonal com 3 objetos. No meu raciocínio, o total de objeto possível para formar a diagonal com 3 objetos seria 10 objetos de 12.
@@ProfessoremCasa mas por exemplo, caso eu pegasse o objeto do meio em cima ou em baixo eu não poderia ter 3 objetos colineares, somente 2, então esses 2 objetos do meio não deveriam ser removidos?
@@ProfessoremCasa caso fizessem essa pergunta para mim a primeira coisa que eu pensaria seria em escolher um desses objetos, por isso fiquei intrigado durante a resolução da pergunta
Em relação a questão 4 então, quando analisamos as diagonais, poderíamos usar ao invés de 12/12, 10/12, pois apenas 10 poderiam ser escolhidas no total de 12? E, seria caso de invalidar a questão?
Muito legal o método. Obrigado. Uma dúvida na questão 4... Veja que se eu escolher um objeto central da base, ele não possui outros dois objetos colineares na diagonal, apenas um. Logo, esse objeto do meio na base ou no topo não contam. Certo? Como, para o sentido diagonal, poderei escolher qualquer um dos objetos sendo que tem que ser três colineares? Me tira essa dúvida, por favor.
Para quem ficou com uma pulga atrás da orelha na questão 4, aqui vai minha breve explicação que também tinha me deixado com a dúvida. Ele contabilizou 12/12 na primeira parte pois é igual a fazer o calculo com 10/12 com algumas alterações feitas em seguida. Vou explicar, considere o X sendo a primeira escolha, Y a segunda, e Z a terceira. Vamos fazer o calculo sem estes quatro pontos e somaremos eles no final. ( ) (N) ( ) ( ) (X) ( ) ( ) (X) ( ) ( ) (N) ( ) "N" retiramos pois eles não formam nada na diagonal e "X" para a explicação ficar mais clara. Ficaria: 1ª 8/12 2ª 2/11 3ª 1/10 = 2/165 Agora calculamos os "X". 1ª 2/12 2ª 4/11 3ª 1/10 = 1/165 Calculamos 4/11 pois temos 4 possibilidades. ( ) ( ) ( ) (Y) ( ) (Y) ( ) (X) ( ) (Y) ( ) (Y) ou (Y) ( ) (Y) ( ) (X) ( ) (Y) ( ) (Y) ( ) ( ) ( ) Agora somamos os resultados. 2/165 + 1/165 = 2/110 ou 1/55. Peço a quem entender futuras questões que se ponha no lugar de quem não entendeu e explique a questão. Todos estão no mesmo barco de uma perspectiva mais ampla!!!
A solução apresentada na aula chegou na resposta por pura coincidência, só é válido quando a quantidade de H = D no caso 4 horizontais e 4 diagonais. Para o caso 5 linhas e 3 colunas, a lógica apresentada na aula não chega na solução correta, pois temos 5 horizontais e 6 diagonais possíveis, pela lógica da aula daria 16/182 e a resposta é 41/455!
bem explicado mas sinceramente, se cair uma questão de probabilidade no concurso passa por cima e finge que não viu..... o coisa mais difícil de montar....
A segunda fiz com combinação simples que deu total 10. Aí das que eu não queria, que era dar ímpar é o par (3,5), que como é multiplicação a ordem não importa o par é o mesmo. Então, temos 10-1=9. 9/10 » 90/100 = 90%
Tb fiz dessa forma😊🎉, mas tb achei que a questão abre margem pra outra interpretação ja que ela nao diz que o produto deve ter números diferentes ou seja se tem reposição ou não. Com isso teriamos (3,5),(5,3),(3,3),(5,5) como possibilidades de serem produtos ímpares, dando 84%. Mesmo não tendo essa alternativa a questão poderia fazer alguem ir para esse lado e perder tempo precioso na prova.
Uma dúvida. Na última questão me parece que o objeto central da primeira é última linhas não pode ser escolhido para formar 3 objetos colineares diagonais. Nesse caso não mudaria o cálculo?
O cálculo da questão 4 foi feito baseando-se em considerar as diagonais de 3, mas não tem como definir isso pois o enunciado não coloca isso como requisito, se fizermos o mesmo cálculo com diagonais de dois objetos os valores mudam... Ou seja, não pode ser esse cálculo... O conceito de reta é estar entre dois pontos (na questão objetos), então tanto retas na vertical, quanto na horizontal, como na diagonal devem ser considerados entre 2 e entre 3 pontos (objetos). Quem conseguir resolver a questão 4, eu agradeço! Seleção ótima, professor! Grata!
oao ooo ooo oao pra escolher os objetos para fazerem a diagonal acho que não pode ser 12/12, pois nesse exemplo que eu fiz, escolhendo qualquer um dos dois objeto(a) ele não formará diagonal de 3 objetos. Ou estou errado? rsrs
Na primeira fiz usando a tabela dos dados. 2 as possibilidades do evento e 13x13 o total de pares do espaço amostral. Que deu ≈1,18%. Cálculo errado, resultado próximo e mesma alternativa.
na questão 4, na parte diagonal, se selecionasse o 2° objeto ou o 11° objeto, como eles poderiam ser colineares, se nesses dois casos apenas dois objetos podem pertencer a esse conjunto??
Cara, na verdade ele pulou essa parte, mas acontece o seguinte: a segunda e a décima primeira não são contadas, mas a quinta e a oitava são contadas duas vezes (uma em cada diagonal) isso dá um total de 12/12.
@@resfriei Li de novo o que você escreveu e entendi tua dúvida. A questão fala: Considere o conjunto de doze objetos apresentados a seguir. ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ ⊗ Selecionando-se aleatoriamente, *três objetos desse conjunto* , a probabilidade de eles serem colineares (pertencerem a uma mesma reta) é de: a) 1/12 b) 1/16 c) 1/11 d) 1/8 Se fossem selecionados de cara o segundo ou o décimo primeiro elementos, não seria possível fazer um trio de objetos na diagonal, apenas uma dupla. Mesmo assim contabilizamos 12, porque temos: (x) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) ( ) (x) ( ) (x) ( ) (x) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (x) ( ) (x) ( ) (x) ( ) ( ) Num total de 12 possibilidades. Entendeu?! 🙂
Tenta fazer o máximo que você conseguir. Não se preocupa com tempo pra resolver no início. Escreve todos os detalhes que você pensou pra resolver a questão, se teve dúvida, etc... Deixa tudo bem escrito e explicado na sua cabeça e aí com o tempo e a prática você vai evoluindo naturalmente nas questões. 🙂 Abração! 😃
Com relação à questão 4, a probabilidade da 1ª escolha de forma diagonal não seria 10 entre 10 possibilidades? Pois se eu escolher qualquer uma das marcas extremas da coluna central não dá para fazer uma diagonal com 3 elementos em linha reta. Como consequência a segunda e terceira escolha teriam probabilidades diferentes também? Seria correta essa observação?
Seus vídeos são maravilhosos, vc explica muito bem, mas a questão 4 o senhor poderia ter explicado melhor, fiquei com muita dúvida na parte da diagonal e vertical, pois na diagonal a primeira não deveria ser 12/12, pois tem duas figuras que não formam diagonais. entendo que ficaria uma explicação bem extensa e a foma que vc fez é a mais rápida e da a resposta, mas assim como eu acredito que muitas pessoas tiveram dificuldade de entender essa 4
Rapaz! Eu fiz os cálculos sem fazer o "arredondamento" que tu fizeste e deu errado a soma, por quê? Sem arredondar ficou 16/2652 + 16/2652= 32/2652 que resultou em um número decimal: 0,00..... ?
Dá: 32/2652 = 0,012066365... 32/2652 = 1,2066365...% 32/2652 ≈ 1,21% As alternativas são percentuais, então o valor decimal que se encontra precisa ser passado para porcentagem. Sacou?!
Na questão 4, fiquei com dúvida na escolha do primeiro objeto da diagonal. Foi informado o valor 12/12. O correto não seria 10/12? Pelo o que entendi, temos de excluir o primeiro e o último objeto da segunda coluna, pois com eles não é possível formar a diagonal com três objetos na mesma reta. Pode verificar por favor?
cara, o ideal é vc estudar pelo edital do concurso para o qual esta tentando, aí vc estuda conteúdo por conteúdo, desse modo é melhor porque TODOS livros tens seus pontos fortes e fracos, então é melhor vc planejar seus estudos por conta própria e usar vários livros como apoio. EU particularmente recomento o 'raciocínio lógico simplificado' para ajudar, mas só atente para o fato de ele não ser o tipo de livro para você 'debulhar', mas sim para usar como apoio, caso contrário vai ficar 10 anos estudando ele...
@@emilioc3410 Tem só que ter cuidado ao estudar pelo edital, pois a maioria da galera que não está na pegada de "concurseiro" mesmo só começa a estudar quando libera o edital, sendo que em grande parte dos concursos ele é liberado pouquíssimo tempo antes da data marcada para a prova, tornando impossível ver todas as matérias nele. É legal também pegar provas anteriores da banca e do concurso em questão, para entender quais são os assuntos mais cobrados. Abração!
Oi, Gilberto! Quando a questão não fala nada, geralmente dá pra entender que é sem reposição, ou seja, quando um número é retirado, ele não pode entrar de novo na conta. Se fizermos sem considerar isso, ficaria: 1º: 3 (1/5 de possibilidade) 2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade) Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25* 1º: 5 (1/5 de possibilidade) 2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade) Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25* Probabilidade de a multiplicação ser um número ímpar: 2/25 × 2/25 = 4/25 = 16/100 = *16%* Probabilidade de a multiplicação ser um número par: 100% - 16% = *84%* Como não tem 84% como alternativa, isso comprova que não pode repetir. Entendeu?! 🙂
Na primeira questão você considerou que ele estava pedindo que a soma desse três nas duas -primeiras- cartas escolhidas? A ordem que o enunciado pede não influencia a questão??
A questão número 3 não seria 1/8 a resposta?? Pois vc o resultado do dado 1 teria q ser 1 e do dado2 ser 1 também e o mesmo valer pro inverso. Não entendi pq só houve uma alternativa se são dois dados 🎲. Dado 1 = + DaDo2 = 1 resultado= 2 _DaDo2_= 1 + dado1 =1 resultado= 2
@@ProfessoremCasa kkkkk. Confesso q ficou bem confuso. Professor tal como tu fizeste na tabela da 3° questão- onde pra conseguir o resultado (2) no lançamento do dado vc precisa lançar os 3 dados e (obter [1] -no primeiro dado-) X (obter [2] -no segundo dado) e assim também o inverso (obter [2]-no primeiro dado) X (obter [1] no SEGUNDO dado). pq não tu não fizeste o mesmo na soma dos dois dados?? Vc apenas somou 1+1 e só. Não considerou q tanto o primeiro dado tem q dar 1 tal como o segundo é vice e versa..
Ah sim É porque se trocar os números 1, o resultado será equivalente. Cair 1 no dado A e depois cair 1 no dado B, ou cair 1 no dado B e depois cair 1 no dado A dá no mesmo.
Questão 1 é possível fazer de maneira muito mais fácil , seguindo o exemplo dado por você mesmo na resolução de questões de probabilidade com dados, coluna e linha 13x13 com 2 opções para soma igual a 3 ( como é uma questão de probabilidade dada em percentual ) Não precisa nem levar em consideração os naipes, a proporção que vale pra um naipe, valerá para a os 4. Enfim ...2 /13x13 = 2/169 = 1,18 Abraço
ótima resolução Professor. só fiquei com uma dúvida no caso das diagonais, o espaço amostral não mudaria? porque se vc escolher o objeto localizado na quarta linha da segunda coluna ou na primeira linha da segunda coluna, nesses dois casos não é possível que os 3 sejam colineares e sim no máximo 2 se analisar a diagonal ( ) (x) ( ) (x) ( ) (x) (x) ( ) (x) ( ) (x) ( )
Mas a pergunta engloba os três casos, horizontal+vertical+diagonal. Se o primeiro objeto a ser pego for o primeiro/último da coluna central, eles não formam diagonais, mas ainda formam os verticais e horizontais, e caem nas outras probabilidades. A proporção não muda porque, embora os extremos não formem nenhuma diagonal de 3, os dois centrais do meio formam dois cada, "/" e "\", e compensam pelos dois outros.
Oi, Gilberto! Quando a questão não fala nada, geralmente dá pra entender que é sem reposição, ou seja, quando um número é retirado, ele não pode entrar de novo na conta. Se fizermos sem considerar isso, ficaria: 1º: 3 (1/5 de possibilidade) 2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade) Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25* 1º: 5 (1/5 de possibilidade) 2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade) Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25* Probabilidade de a multiplicação ser um número ímpar: 2/25 × 2/25 = 4/25 = 16/100 = *16%* Probabilidade de a multiplicação ser um número par: 100% - 16% = *84%* Como não tem 84% como alternativa, isso comprova que não pode repetir. Entendeu?! 🙂
Atrasado oito meses, mas a resposta é: a pergunta não faz distinção entre objetos sequenciais ou não, só que estejam na mesma linha, independente de ter outros no meio.
Sempre tive uma boa base em matemática. Nunca sofri tanto pra aprender os conteúdos do ensino médio e Enem. Mas essa probabilidade e análise combinatória me tiram do sério. Suas aulas são show de bola.
Muito obrigado, Ruan! Muito obrigado, cara! Fico feliz que esteja gostando! 🙂
Probabilidade e Análise Combinatória podem ser difíceis, mas a dica que te dou é resolver o máximo de questões. Dá uma olhada aqui:
• Probabilidade: ua-cam.com/play/PLhTci5veHMZ_F_ciur4gDqMRA9NF2WqJR.html
• Análise Combinatória: ua-cam.com/play/PLhTci5veHMZ81rDNGdbIOEHmLIj7TcKxU.html
Estamos juntos! 😃
A questão 4 eu fiz diferente, fiz por analise combinatória, as colunas verticais tirei a cominação delas C4,3 que deu 4 somei com número de colunas que são 3; 4+4+4=12. como a ordem nao importa contei o número de diagonais(4) e colunas horizontais(4) que deu 8, somei as diagonais com as coluna vertical e horizontal 12+8 pra tirar os resultados favoráveis que deu 20, depois tirei a combinação do total de elementos do conjunto tomados 3a3, C12,3 que deu 220 e fiz a probabilidade 20/220 simplifiquei e achei 1/11.
Ta boom amor 1mais a 1Deus de vrdd amor 2e de vrdd amor kkk vamos deixa o tempo cuida disso ntão de mim não ta com ele ainda na minha sogra é a mulher mais linda mds e vc não vai ser quando agnt se casar dnv 1mil are a peça do 16mil de mim não ta
Ta boom amor mais tarde nos se fala então não
Em relação a questão número 4, quando se analisa as diagonais, não fica claro que a primeira opção possa ser 12/12. Pois o objeto do meio da primeira linha e da última linha, não podem formar uma diagonal com 3 objetos. No meu raciocínio, o total de objeto possível para formar a diagonal com 3 objetos seria 10 objetos de 12.
Na verdade, os elementos do meio da primeira e última linhas são contados duas vezes.
(x) ( ) ( )
( ) *(x)* ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) ( )
( ) ( ) (x)
( ) *(x)* ( )
(x) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
(x) ( ) ( )
( ) *(x)* ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) ( )
( ) ( ) (x)
( ) *(x)* ( )
(x) ( ) ( )
@@ProfessoremCasa mas por exemplo, caso eu pegasse o objeto do meio em cima ou em baixo eu não poderia ter 3 objetos colineares, somente 2, então esses 2 objetos do meio não deveriam ser removidos?
@@Maikhonvnc Se for pensar em cada caso, de fato esses dois que citou não formariam um trio.
@@ProfessoremCasa caso fizessem essa pergunta para mim a primeira coisa que eu pensaria seria em escolher um desses objetos, por isso fiquei intrigado durante a resolução da pergunta
Em relação a questão 4 então, quando analisamos as diagonais, poderíamos usar ao invés de 12/12, 10/12, pois apenas 10 poderiam ser escolhidas no total de 12? E, seria caso de invalidar a questão?
Como você disse a maioria erra mesmo. Excelente trabalho.
Valeu, irmão! 😀 Estamos juntos!
@@ProfessoremCasa Sim amigo.
parabéns...vc é o cara Professor!!!
Estamos juntos! 🙂
Muito legal o método. Obrigado. Uma dúvida na questão 4... Veja que se eu escolher um objeto central da base, ele não possui outros dois objetos colineares na diagonal, apenas um. Logo, esse objeto do meio na base ou no topo não contam. Certo? Como, para o sentido diagonal, poderei escolher qualquer um dos objetos sendo que tem que ser três colineares? Me tira essa dúvida, por favor.
Valeu, Felipe!
Caraaaa, tu é gênioooo! Isso é muito difícil! Mas pela primeira vez, vejo uma luz no fim do túnel...kkkkkk. Parabéns e obrigada.
Para quem ficou com uma pulga atrás da orelha na questão 4, aqui vai minha breve explicação que também tinha me deixado com a dúvida.
Ele contabilizou 12/12 na primeira parte pois é igual a fazer o calculo com 10/12 com algumas alterações feitas em seguida. Vou explicar, considere o X sendo a primeira escolha, Y a segunda, e Z a terceira.
Vamos fazer o calculo sem estes quatro pontos e somaremos eles no final.
( ) (N) ( )
( ) (X) ( )
( ) (X) ( )
( ) (N) ( )
"N" retiramos pois eles não formam nada na diagonal e "X" para a explicação ficar mais clara.
Ficaria:
1ª 8/12 2ª 2/11 3ª 1/10 = 2/165
Agora calculamos os "X".
1ª 2/12 2ª 4/11 3ª 1/10 = 1/165
Calculamos 4/11 pois temos 4 possibilidades.
( ) ( ) ( )
(Y) ( ) (Y)
( ) (X) ( )
(Y) ( ) (Y)
ou
(Y) ( ) (Y)
( ) (X) ( )
(Y) ( ) (Y)
( ) ( ) ( )
Agora somamos os resultados.
2/165 + 1/165 = 2/110 ou 1/55.
Peço a quem entender futuras questões que se ponha no lugar de quem não entendeu e explique a questão. Todos estão no mesmo barco de uma perspectiva mais ampla!!!
sua explicação só me deixou mais confuso kkkk
A solução apresentada na aula chegou na resposta por pura coincidência, só é válido quando a quantidade de H = D no caso 4 horizontais e 4 diagonais. Para o caso 5 linhas e 3 colunas, a lógica apresentada na aula não chega na solução correta, pois temos 5 horizontais e 6 diagonais possíveis, pela lógica da aula daria 16/182 e a resposta é 41/455!
to maratonando seus videos KKKKKK tenho prova amanhã
vc é o unico professor q eu entendo alguma coisa
Show de bola, Gaby! Estamos juntos! 🙂❤️
Putz.. que tabelinha showwww!!! Amei, sinta-se amado!
😃🙂
Aula sempre boa!!
Valeu! 🙂
Só queria ser inteligente kkkk
Obrigada, professor, pela excelente aula !
Professor, você manja demais. Parabéns, "filhao" 👊👊
Estamos juntos, irmão! 🙂
bem explicado mas sinceramente, se cair uma questão de probabilidade no concurso passa por cima e finge que não viu..... o coisa mais difícil de montar....
A segunda fiz com combinação simples que deu total 10. Aí das que eu não queria, que era dar ímpar é o par (3,5), que como é multiplicação a ordem não importa o par é o mesmo. Então, temos 10-1=9. 9/10 » 90/100 = 90%
Tb fiz dessa forma😊🎉, mas tb achei que a questão abre margem pra outra interpretação ja que ela nao diz que o produto deve ter números diferentes ou seja se tem reposição ou não. Com isso teriamos (3,5),(5,3),(3,3),(5,5) como possibilidades de serem produtos ímpares, dando 84%. Mesmo não tendo essa alternativa a questão poderia fazer alguem ir para esse lado e perder tempo precioso na prova.
Uma dúvida. Na última questão me parece que o objeto central da primeira é última linhas não pode ser escolhido para formar 3 objetos colineares diagonais.
Nesse caso não mudaria o cálculo?
ótima aula, eu só nao entendi porque na quarta questão a probabilidade de sair tres objetos verticais não é igual a horizontal e diagonal
Na vertical dá 4 objetos por fileira, e nas outra só 3.
O cálculo da questão 4 foi feito baseando-se em considerar as diagonais de 3, mas não tem como definir isso pois o enunciado não coloca isso como requisito, se fizermos o mesmo cálculo com diagonais de dois objetos os valores mudam... Ou seja, não pode ser esse cálculo... O conceito de reta é estar entre dois pontos (na questão objetos), então tanto retas na vertical, quanto na horizontal, como na diagonal devem ser considerados entre 2 e entre 3 pontos (objetos). Quem conseguir resolver a questão 4, eu agradeço! Seleção ótima, professor! Grata!
oao
ooo
ooo
oao
pra escolher os objetos para fazerem a diagonal acho que não pode ser 12/12, pois nesse exemplo que eu fiz, escolhendo qualquer um dos dois objeto(a) ele não formará diagonal de 3 objetos. Ou estou errado? rsrs
Na verdade, os elementos do meio da primeira e última linhas são contados duas vezes.
(x) ( ) ( )
( ) *(x)* ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) ( )
( ) ( ) (x)
( ) *(x)* ( )
(x) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
(x) ( ) ( )
( ) *(x)* ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) ( )
( ) ( ) (x)
( ) *(x)* ( )
(x) ( ) ( )
😃
Ja montei e funciona muito bem, só a frequência que nao é muito estável. O alcsnce ficou em torno de 5km
Na primeira fiz usando a tabela dos dados. 2 as possibilidades do evento e 13x13 o total de pares do espaço amostral. Que deu ≈1,18%. Cálculo errado, resultado próximo e mesma alternativa.
na questão 4, na parte diagonal, se selecionasse o 2° objeto ou o 11° objeto, como eles poderiam ser colineares, se nesses dois casos apenas dois objetos podem pertencer a esse conjunto??
Fiquei com a mesma dúvida. Kkkkkkk
@@Cfelipe1986 sim, mas no calculo ele colocou os 12
Cara, na verdade ele pulou essa parte, mas acontece o seguinte: a segunda e a décima primeira não são contadas, mas a quinta e a oitava são contadas duas vezes (uma em cada diagonal) isso dá um total de 12/12.
@@resfriei Li de novo o que você escreveu e entendi tua dúvida.
A questão fala:
Considere o conjunto de doze objetos apresentados a seguir.
⊗ ⊗ ⊗
⊗ ⊗ ⊗
⊗ ⊗ ⊗
⊗ ⊗ ⊗
Selecionando-se aleatoriamente, *três objetos desse conjunto* , a probabilidade de eles serem colineares (pertencerem a uma mesma reta) é de:
a) 1/12
b) 1/16
c) 1/11
d) 1/8
Se fossem selecionados de cara o segundo ou o décimo primeiro elementos, não seria possível fazer um trio de objetos na diagonal, apenas uma dupla.
Mesmo assim contabilizamos 12, porque temos:
(x) ( ) ( )
( ) (x) ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
(x) ( ) ( )
( ) (x) ( )
( ) ( ) (x)
( ) ( ) (x)
( ) (x) ( )
(x) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( )
( ) ( ) (x)
( ) (x) ( )
(x) ( ) ( )
Num total de 12 possibilidades.
Entendeu?! 🙂
@@douglasalves8836 Show!
Minha dúvida é com relação à probabilidade da diagonal. Pois existem duas bolinhas que não formam diagonal com nenhuma outra
Prof.Felipe,quantas questões o Sr. nos recomendaria a fz por dia, considerando avanço com qualidade de tempo?🙂
Tenta fazer o máximo que você conseguir. Não se preocupa com tempo pra resolver no início. Escreve todos os detalhes que você pensou pra resolver a questão, se teve dúvida, etc... Deixa tudo bem escrito e explicado na sua cabeça e aí com o tempo e a prática você vai evoluindo naturalmente nas questões. 🙂
Abração! 😃
O cara é brabo mesmo nos cálculos
Com relação à questão 4, a probabilidade da 1ª escolha de forma diagonal não seria 10 entre 10 possibilidades? Pois se eu escolher qualquer uma das marcas extremas da coluna central não dá para fazer uma diagonal com 3 elementos em linha reta. Como consequência a segunda e terceira escolha teriam probabilidades diferentes também? Seria correta essa observação?
tive a mesma dúvida aqui... não tem como formar diagonal com 3 com todos eles... complicado em =/
ter acertado uma questão dessa lista de questões que eu achei complicada pra mim foi uma vitória
Você ensinando parece tão fácil. rsrs
Para as diagonais, na questão 4. As bolas centrais inferiores e superiores não conseguem formar uma diagonal com 3 bolas. Acho que seria 10 por 12?
Seus vídeos são maravilhosos, vc explica muito bem, mas a questão 4 o senhor poderia ter explicado melhor, fiquei com muita dúvida na parte da diagonal e vertical, pois na diagonal a primeira não deveria ser 12/12, pois tem duas figuras que não formam diagonais.
entendo que ficaria uma explicação bem extensa e a foma que vc fez é a mais rápida e da a resposta, mas assim como eu acredito que muitas pessoas tiveram dificuldade de entender essa 4
Rapaz!
Eu fiz os cálculos sem fazer o "arredondamento" que tu fizeste e deu errado a soma, por quê?
Sem arredondar ficou 16/2652 + 16/2652= 32/2652 que resultou em um número decimal: 0,00.....
?
Dá:
32/2652 = 0,012066365...
32/2652 = 1,2066365...%
32/2652 ≈ 1,21%
As alternativas são percentuais, então o valor decimal que se encontra precisa ser passado para porcentagem. Sacou?!
Obrigado professor.🤝🙌
Na questão 4, fiquei com dúvida na escolha do primeiro objeto da diagonal. Foi informado o valor 12/12. O correto não seria 10/12? Pelo o que entendi, temos de excluir o primeiro e o último objeto da segunda coluna, pois com eles não é possível formar a diagonal com três objetos na mesma reta. Pode verificar por favor?
Pensei exatamente a mesma coisa..
porque na questão 1 vc não levou em consideração ter tirado dois A's ou dois 2?
Esse vídeo merece a Pessoa dar 3 likes 👏👏
Muito bem
🙂
Professor, vc teria algum livro que vc possa recomendar para estudar para concursos?
Não, mas te recomendo esse canal e o bom e velho Google 😄
cara, o ideal é vc estudar pelo edital do concurso para o qual esta tentando, aí vc estuda conteúdo por conteúdo, desse modo é melhor porque TODOS livros tens seus pontos fortes e fracos, então é melhor vc planejar seus estudos por conta própria e usar vários livros como apoio. EU particularmente recomento o 'raciocínio lógico simplificado' para ajudar, mas só atente para o fato de ele não ser o tipo de livro para você 'debulhar', mas sim para usar como apoio, caso contrário vai ficar 10 anos estudando ele...
@@emilioc3410 Tem só que ter cuidado ao estudar pelo edital, pois a maioria da galera que não está na pegada de "concurseiro" mesmo só começa a estudar quando libera o edital, sendo que em grande parte dos concursos ele é liberado pouquíssimo tempo antes da data marcada para a prova, tornando impossível ver todas as matérias nele.
É legal também pegar provas anteriores da banca e do concurso em questão, para entender quais são os assuntos mais cobrados.
Abração!
Prof é obrigatório explica a resposta ao lado ou e so marcar o x na resposta
Opa! Eu explico exatamente sobre isso aqui nesse vídeo: ua-cam.com/video/2In1LIf3eT4/v-deo.html
Qualquer dúvida, só perguntar! 😃
Bom dia professor, na questão 2 não pode repetir o número? Fiquei um pouco confuso já que a questão não fala.
Oi, Gilberto!
Quando a questão não fala nada, geralmente dá pra entender que é sem reposição, ou seja, quando um número é retirado, ele não pode entrar de novo na conta.
Se fizermos sem considerar isso, ficaria:
1º: 3 (1/5 de possibilidade)
2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade)
Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25*
1º: 5 (1/5 de possibilidade)
2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade)
Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25*
Probabilidade de a multiplicação ser um número ímpar: 2/25 × 2/25 = 4/25 = 16/100 = *16%*
Probabilidade de a multiplicação ser um número par: 100% - 16% = *84%*
Como não tem 84% como alternativa, isso comprova que não pode repetir.
Entendeu?! 🙂
Na questão 3 o 1+1 não repete também se inverter a ordem dos dados? já que são de cores diferentes
É porque os valores são iguais.
@@ProfessoremCasa Obrigada, tinha essa dúvida também!
Acertei três tudo no chute rs.
Já dá pra jogar na seleção de futebol, hein... 😂
E tem como não aprender com essa didática? Nãããão.
🙂❤️
Na primeira questão você considerou que ele estava pedindo que a soma desse três nas duas -primeiras- cartas escolhidas? A ordem que o enunciado pede não influencia a questão??
Oi, Livia! Não entendi muito bem a sua dúvida. Pode me explicar melhor, por favor? 🙂
@@ProfessoremCasa pode deixar, assisti novamente e compreendi
@@livianunes1353 Show de bola! 🙂
A questão número 3 não seria 1/8 a resposta?? Pois vc o resultado do dado 1 teria q ser 1 e do dado2 ser 1 também e o mesmo valer pro inverso. Não entendi pq só houve uma alternativa se são dois dados 🎲.
Dado 1 = + DaDo2 = 1 resultado= 2
_DaDo2_= 1 + dado1 =1 resultado= 2
Me explica melhor a sua dúvida, por favor.
@@ProfessoremCasa kkkkk. Confesso q ficou bem confuso. Professor tal como tu fizeste na tabela da 3° questão- onde pra conseguir o resultado (2) no lançamento do dado vc precisa lançar os 3 dados e (obter [1] -no primeiro dado-) X (obter [2] -no segundo dado) e assim também o inverso (obter [2]-no primeiro dado) X (obter [1] no SEGUNDO dado). pq não tu não fizeste o mesmo na soma dos dois dados?? Vc apenas somou 1+1 e só. Não considerou q tanto o primeiro dado tem q dar 1 tal como o segundo é vice e versa..
Ah sim
É porque se trocar os números 1, o resultado será equivalente. Cair 1 no dado A e depois cair 1 no dado B, ou cair 1 no dado B e depois cair 1 no dado A dá no mesmo.
@@ProfessoremCasa muito grato.
Questão 1 é possível fazer de maneira muito mais fácil , seguindo o exemplo dado por você mesmo na resolução de questões de probabilidade com dados, coluna e linha 13x13 com 2 opções para soma igual a 3 ( como é uma questão de probabilidade dada em percentual ) Não precisa nem levar em consideração os naipes, a proporção que vale pra um naipe, valerá para a os 4. Enfim ...2 /13x13 = 2/169 = 1,18 Abraço
ótima resolução Professor. só fiquei com uma dúvida no caso das diagonais, o espaço amostral não mudaria? porque se vc escolher o objeto localizado na quarta linha da segunda coluna ou na primeira linha da segunda coluna, nesses dois casos não é possível que os 3 sejam colineares e sim no máximo 2 se analisar a diagonal
( ) (x) ( )
(x) ( ) (x)
(x) ( ) (x)
( ) (x) ( )
Mas a pergunta engloba os três casos, horizontal+vertical+diagonal. Se o primeiro objeto a ser pego for o primeiro/último da coluna central, eles não formam diagonais, mas ainda formam os verticais e horizontais, e caem nas outras probabilidades.
A proporção não muda porque, embora os extremos não formem nenhuma diagonal de 3, os dois centrais do meio formam dois cada, "/" e "\", e compensam pelos dois outros.
@@GuardianHalberd Valeu! também estava com essa duvida e não tinha me ligado que os dois centrais compensam pelos outros na formação diagonal.
Professor, essa questão 3 ae não dá 1/8 não?
Não. O que não entendeu?
Olha que daqui a pouco tem que ter um especial 100k, hein? rsrs
Será?! 🤔
Venho do futuro pra falar que já deu 150k
Na questão 3 não seriao 4 operações não? Já que são dados independentes
Além de:
1 + 1 = 2
1 × 2 = 2
2 × 1 = 2
Qual outra operação, envolvendo 1, 2, 3 e 4, com os sinais + e × dão 2?
@@ProfessoremCasa mas ae não teria mais uma operação com o 1+1?
Não!
1 + 1 já é 2. Trocando esses números 1, continuará dando 2, então não tem por que contar. Entendeu?! 🙂
@@ProfessoremCasa ok
Tipo escolher 5 e 5 ou 3 e 3
Oi, Gilberto!
Quando a questão não fala nada, geralmente dá pra entender que é sem reposição, ou seja, quando um número é retirado, ele não pode entrar de novo na conta.
Se fizermos sem considerar isso, ficaria:
1º: 3 (1/5 de possibilidade)
2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade)
Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25*
1º: 5 (1/5 de possibilidade)
2º 3 ou 5 (2/5 de possibilidade)
Probabilidade: 1/5 × 2/5 = *2/25*
Probabilidade de a multiplicação ser um número ímpar: 2/25 × 2/25 = 4/25 = 16/100 = *16%*
Probabilidade de a multiplicação ser um número par: 100% - 16% = *84%*
Como não tem 84% como alternativa, isso comprova que não pode repetir.
Entendeu?! 🙂
Na questão 4 na parte da vertical e na segunda possibilidade, não seria 2/11? Pois era pra escolher 3 objetos do conjunto e você escolheu 4.
Atrasado oito meses, mas a resposta é: a pergunta não faz distinção entre objetos sequenciais ou não, só que estejam na mesma linha, independente de ter outros no meio.
Questão 2 não deixa claro se poderia escolher 2 números iguais. Minha conta deu 4 dividido por 25 pros impares, e nao 2 por 20.
Serve também para concurso da polícia penal
Sim! Serve! 🙂
Probabilidade é muito complicado, misericórdia
Não é tanto assim, Letícia! Dá uma olhada aqui: ua-cam.com/play/PLhTci5veHMZ_F_ciur4gDqMRA9NF2WqJR.html
Ok
Ja me perdi desde a número 2 😩
Shoow :D
😀
Essa número 1, pq multiplicou por 4 o 32 e o 2500? Poderia ser outro número?
Bom dia!! 4 é o número que transforma o 2500 em um múltiplo de 100. Só para facilitar a simplificação.
Filhão, essa 4 eu não entendi muito bem. Me perdi no meio do caminho.
Opa! A partir de qual parte não entendeu bem?
@@ProfessoremCasa Revi o video agora e peguei a manha da questão. Tamo junto.
@@damiaosilva8845 Show de bola! 😀 Estamos juntos! Abração!
Olha um baralho tem 8 às 2 de cada naipe não são só 4
Você precisa jogar cartas com mais frequência 😂
Renata
🤔
So nao entendi pq a 1 questao,foi multipilcado por 4
Não entendi muito
Que parte?
...
Entendi nada.
Só acompanhei mesmo.
gente, eu nao entendi nada dessa questão 4, to me sentindo uma anta
Jesus amado, não consegui entender nada kkkkk'