✔️ IMPORTANTE | Projeto de mudança nas regras da cidadania italiana está caminhando

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 398

  • @minhasagacidadaniaitaliana
    @minhasagacidadaniaitaliana  5 місяців тому +40

    Eu normalmente bloqueio, mas desta vez vou liberar todos os comentários xenófobos, racistas e preconceituosos para que todos vejam como existem pessoas péssimas neste mundo... Descendentes de IMIGRANTES italianos xingando outros imigrantes; descendentes de pessoas que foram para o Brasil em navios imundos, que sofreram preconceito quando chegaram, sendo chamados de sujos, párias, etc. e hoje falando a mesmíssima coisa de outros imigrantes que vem à Europa tentar uma vida melhor. Vocês deveriam se envergonhar destas falas abjetas, pois seu antenato italiano teve que ouvir este mesmo tipo de fala repugnante quando chegou ao Brasil. lamentável...

    • @lucasoliveiraaofc
      @lucasoliveiraaofc 5 місяців тому

      vce e uama pessoa verdadeira barbiero DEUS TE ABENCOE

  • @matheusqc5405
    @matheusqc5405 5 місяців тому +46

    Pessoal, peço que pensem antes de apoiar a lei.
    Por mais que o requerimento de linguagem nao cause problemas a pessoas com interesses legitimos em viver aqui na Italia, o limite de geraçoes causa, e muito.
    Minha familia por exemplo: fazendeiros, de roça, que fizeram filho cedo. Chegaram depois de 1900 mas ja passamos da terceira geraçao, e ainda sim temos muito orgulho das nossas raizes.

    • @Lucas-dg4iw
      @Lucas-dg4iw 5 місяців тому

      Apoiar acredito que ninguém apoie, mas é anticonstitucional ter um limite de geração por isso que não tem, eles pretendem dificultar exigindo residência na Itália de 1 ano a partir de bisavô e nível B1 da língua para todos (o nível B1 não faz sentido para filho por exemplo então a lei pode ser aprovada, mas não exatamente da forma como está escrita).

    • @laffaalvares
      @laffaalvares 5 місяців тому +1

      Mas se somos reconhecidos não transmitimos tb? Como é possível isso?

    • @Joaob727
      @Joaob727 5 місяців тому +2

      Pegam cidadania e depois vão viver na Irlanda ou Alemanha e ainda falar mal da Itália, até de suas qualidades, já que o número 2 na Alemanha é chique, na Itália é feio

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 5 місяців тому

      Laffaalvarez pois é, simplesmente ilógico. Se querem tirar tira logo, não fica de mis en scene

  • @greycemyriam
    @greycemyriam 5 місяців тому +11

    Acabei de finalizar a pasta de documentos para entrar via judicial. Estou acompanhando as notícias e com receio real de investir um dinheiro que consegui vendendo os bens aqui no Brasil e não conquistar minha cidadania.
    Via judicial é a única opção pra mim pq vou incluir meus irmãos e minha tia e só assim será viável financeiramente para todos. Vou orar para ter minha audiência antes da lei passar 🙌🏼

    • @leonaravdc
      @leonaravdc 5 місяців тому +5

      Pelo que eu entendi, quando o processo entra , ele finaliza valendo a lei em vigor quando foi dada entrada!! Ele não muda ( sou leiga ,) agora os processos que entrarem depois da nova lei , aí muda!!

    • @cristrob
      @cristrob 5 місяців тому

      ​​@@leonaravdcNADA está definido ainda. E o governo é de direita. Provavelmente eles vão pressionar pra acabar pra todo mundo, ou seja, quem ainda não tiver a.certidao de nascimento italiana se ferrou

    • @amelia.demarque
      @amelia.demarque 5 місяців тому

      Também estamos em grupo entrando com o processo judicial! Terminando as traduções...

  • @brag22
    @brag22 5 місяців тому +32

    A doutrina e jurisprudência italianas reconhecem que leis que restringem direitos não podem ser aplicadas retroativamente, especialmente quando há processos em andamento.
    No direito italiano, a regra geral é que as leis não retroagem. Ou seja, elas não se aplicam a fatos ocorridos antes de sua entrada em vigor.
    Ou seja: as chances dessa lei, mesmo aprovada, afetar que já entrou pela VIA JUDICIAL, são mínimas.

    • @euhiagoo
      @euhiagoo 5 місяців тому +3

      sera? acho que o fabio tem razao, vao julgar com a lei em vigor.

    • @brag22
      @brag22 5 місяців тому +15

      @@euhiagoo a irretroatividade é pilar da doutrina jurídica italiana.
      Quem já entrou por via judicial não deve ser afetado.

    • @juliocesarmelo3679
      @juliocesarmelo3679 5 місяців тому

      Exatamente, o povo faz tempestade

    • @SaraLupeti
      @SaraLupeti 5 місяців тому +1

      Olá @brag22, tudo bem? Você poderia compartilhar onde você encontrou essa informação sobre a questão da retroatividade? Não entendo sobre as leis italianas e queria me aprofundar um pouco mais.

    • @leonardostangler9181
      @leonardostangler9181 5 місяців тому +2

      Vão julgar com a lei em vigor. A lei não retroage para caçar cidadanias já concedidas. Se não foi julgado e estiver para pautar, já era.

  • @taisgt
    @taisgt 5 місяців тому +7

    Foi Deus que me trouxe seu vídeo, rsrs. Muito obrigada pela sua coragem e integridade. Eu não fazia ideia desse cenário caótico tanto aqui, quanto aí. Minha intenção era ter a minha cidadania para poder ter uma experiência de morar em algum país da Europa com mais tranquilidade e legalidade. Mas de verdade, não tenho planos de aprender italiano e nem morar na Itália, e no meu ponto de vista essa lei faz muito sentido e tem coerência, ainda que tenha junto dela todo um lance de preconceitos, colonizador sendo colonizador e etc. No entanto, vejo muita lucidez nessa proposta. Por ora, não moverei nem 1 Real, vou é recalcular minha rota e agradecer por ter chegado aqui antes de ter um prejuízo abissal. Vida longa e muito sucesso!

  • @furla5757
    @furla5757 5 місяців тому +8

    Como que um cara que não tem cidadania vai conseguir morar 1 ano na Itália? É super difícil isso, a Europa inteira está com uma crise imobiliária. Fora isso é difícil conseguir visto, não é tão simples. Isso daí praticamente inviabiliza que se tire a cidadania italiana! Não acho certo! Se não conseguem atender coloquem mais funcionários, não faz o menor sentido dificultarem o processo só para as pessoas pararem de aparecer.

  • @anateresinhavesentini3264
    @anateresinhavesentini3264 5 місяців тому +10

    Por causa da sua sinceridade e retidão é que sempre compartilho seus vídeos e sempre te indico como referência nesse tema. Graças à escola da cidadania a minha foi reconhecida ano passado e já estou tentando conseguir trabalho na Itália.

  • @yaralarissa1725
    @yaralarissa1725 5 місяців тому +6

    Infelizmente, eu fui a pessoa que veio para Itália e estudou italiano (fluência em 4 meses) tudo legalizado e tentando viver aqui e ser italiano e não só pegar o passaporte e ir embora. Resumo: eu concordo com quem pega o passaporte e não fica aqui, é horrível sofrer preconceito por ter documentação pois eles tem raiva de nós por termos esses documentos, tudo é extremamente desgastante e burocrático. Sinto muito pra quem ainda não tem documentação pois eu sei que é um sonho, viver esse sonho é isso.

    • @alessandragomes7706
      @alessandragomes7706 4 місяці тому

      se pegar o passaporte e ir embora pro brasil eu concordo com vc agora se for pra pegar o passaporte e depois ir trabalhar em outro paese fora da italia air ja nao concordo seu passaporte italiano merece ser cancelado pois vc nao merceu quindi ja spliquei boa sorte seu retorno ao brasil com seu pasaporte italiano

    • @yaralarissa1725
      @yaralarissa1725 4 місяці тому +3

      @@alessandragomes7706 primeiro se aprende a ler, escrever e falar em italiano. Aí você decide se escreve em italiano ou em português. Così si riesce a capire cosa vuoi dire. Buona fortuna anche per te, cara brava sorella!

  • @fervettorazzo
    @fervettorazzo 5 місяців тому +9

    Ciao Fabio! Estou aqui desde 2016 te acompanhando, graças a Deus, a vc e ao empenho q tive consegui o reconhecimento da minha cidadania Italiana pelo consulado de Curitiba (fiquei 4anos na fila e foi mais 1 ano e meio para a analise) já agradeci muitas vezes pelo seu conteúdo e continuo agradecendo! Acredito que realmente esse projeto passe conforme vc falou 😕 e apesar de dificultar as coisas eu vejo que é um caminho natural, pois vários outros países da Europa já tem restrições significativas ao reconhecimento da cidadania. Acredito que o mais prudente a se fazer pra quem quer reconhecer sua cidadania é começar aulas de Italiano o quanto antes, pra q assim que puder faça a prova B1. É aquele negócio, se a vida te der limões faça uma limonada…

  • @astrologia.tradicional
    @astrologia.tradicional 5 місяців тому +6

    Seu trabalho é sempre 100% sério e confiável. Obrigado por compartilhar. Sempre é uma aula.

  • @joaosebben
    @joaosebben 5 місяців тому +3

    Essa analogia com os Bolivianos é perfeita. Eu realmente não concordo com a ideia de tirar cidadania apenas com o pensamento de uma chancela e ir para outro lugar que o passaporte abriu. Se quer ser Italiano, seja! Vá morar, aprenda a língua e costumes e depois, somente depois vc repensa se vale ou não ficar na Itália. O nome disso é coerência e eu concordo com a lei e honestidade apresentada pelo Fabio.

  • @DiegoCalabreseCysneiros
    @DiegoCalabreseCysneiros 5 місяців тому +13

    Eu acho que estão fazendo muita tempestade em copo d'água. Porque fazer a prova pro B1 muita gente já faz, especialmente quem vai estudar na Itália ou quem quer reconhecer cidadania por matrimônio. Eu estudava italiano e vou até voltar ao curso justamente pra fazer a B1 mesmo nem sendo obrigatório até o momento ou havendo necessidade pois não pretendo estudar na Itália. Então acredito que o esforço para aprender e passar na prova é muito pequeno em relação aos benefícios.

    • @LeleGabriel08
      @LeleGabriel08 5 місяців тому +1

      O problema maior não é esse não, acredito que a “tempestade em copo d’água” seja pelo limite de gerações e não pela língua.

  • @karinetarga3135
    @karinetarga3135 5 місяців тому +7

    Eu sou tetraneta de italianos e estou apostilando meus documentos para dar entrada no processo judicial por via materna. Infelizmente não consegui encontrar o documento do meu tetravô pra fazer administrativamente.
    Já tenho o idioma nível B2 e continuo estudando pq meu objetivo é me mudar de vez pra Itália assim que o processo acabar. Já estamos até no planejamento financeiro etc pra mudarmos daqui uns 3 anos.
    Só vou rezar pra esse projeto não atrapalhar o andamento das coisas. 🙏🏼

    • @williamsouza2712
      @williamsouza2712 5 місяців тому

      Oi meu caso É o mesmo, não encontrei do meu tetravo, nesse caso será que podemos fazer mesmo pelo via materna? E se eles alegarem que tu tem que fazer pela adm???

    • @pcgiannini1
      @pcgiannini1 5 місяців тому

      Se nao conseguir encontrar o documento do Dante causa (tetravo), pode esquecer que nem o processo via judicial vai te ajudar.

  • @nelsonramos6462
    @nelsonramos6462 5 місяців тому +2

    Ciao Fabio,io74 anni...livelo B1 sto per Fare il giuramento nella Prossima settimana...felicíssimo.

  • @alexisz9902
    @alexisz9902 5 місяців тому +1

    Análise lúcida e clara. Só não enxerga quem não quer...

  • @ReviewsIO699
    @ReviewsIO699 5 місяців тому +14

    É bizarro como o Fábio tem um senso de responsabilidade enorme com as coisas que fala.
    Desconheço outra pessoa nos dias de hoje que tenha esse compromisso e empenho em vir aqui e se submeter a falar as verdades, por mais prejudiciais que sejam ao trabalho dele.
    Tu faz diferença cara, parabéns pelo trabalho, estamos contigo!

  • @soniapugliese5263
    @soniapugliese5263 5 місяців тому +5

    Fabio como sempre vc é meu mestre, assisti gravado até o final . Só tenho que te agradecer, gratidão por tudo.

  • @camid8440
    @camid8440 5 місяців тому +6

    Eu estou a recém na fase das traduções. Sou bisneta. Vou correr e começar a estudar italiano. Tenho 39 anos.

    • @carolinecosta1923
      @carolinecosta1923 5 місяців тому

      Será que vai dar tempo? Tbm estou nessa fase.😢

  • @joaohplobato3574
    @joaohplobato3574 5 місяців тому +3

    Fábio boa noite, assisti seu vídeo e achei excelente, concordo com vc em tudo, pessoas que somente pensam na parte financeira acabam prejudicando todos.
    Tudo está ficando mais difícil, se inscrever na fila de espera, no Fast it /Aire, só é fácil fazer o cadastro Prenotami, mas para agendar passaporte está horrível.
    Parabéns por tudo. Abraços
    João

  • @emportugalconsultoria
    @emportugalconsultoria 5 місяців тому +3

    Fabio, obrigada por dividir seu conhecimento. Fiz minha nacionalidade em 2014 na Itália e seus vídeos e materiais me ajudaram muito.

    • @emportugalconsultoria
      @emportugalconsultoria 5 місяців тому

      Agora a pouco fizemos a nacionalidade administrativa nos tribunais de toda minha família, pois eles não tinham condições de ir todos para lá. Mas certamente faríamos com você se tivesse esta alternativa.
      Eu residi um ano na Itália e tive dificuldades na época para conseguir trabalho, por isso mudei para Portugal. Mas hoje estou tentando comprar um imóvel na Itália e mudar meus negócios para serem feitos à distância e possa voltar a morar novamente aí. Obrigada novamente.

  • @anderson-de-souza
    @anderson-de-souza 5 місяців тому +4

    Boa noite, Fabio !!! Obrigado pela live e parabéns pelo seu trabalho! Sou seu seguidor a anos e vi muitas de suas previsões se concretizarem. "Nuovi tempi, vecchi problemi!". Conte comigo, abraço fraterno!

  • @leonardostangler9181
    @leonardostangler9181 5 місяців тому +14

    Meu trânsito em julgado tem mais de 1 ano e o comune de Vinchiaturo deu prazo de 2 anos para transcrever minhas certidões. 😮

    • @michael-jovi620
      @michael-jovi620 5 місяців тому

      É possível ir lá na comune pessoalmente agora e conseguir mais rápido? Ou não tem nada a ver?

    • @dennis1322
      @dennis1322 5 місяців тому +1

      @@michael-jovi620 Não faz diferença

    • @dennis1322
      @dennis1322 5 місяців тому +1

      As minhas foram transcritas em 2 meses, comune com pouco menos de 12 mil habitantes, fico pensando se eles tem uma boa estrutura ou se poucas pessoas imigraram de lá

    • @fernandagrisotto9395
      @fernandagrisotto9395 5 місяців тому

      Nossa, isso é desanimador. Pergunta, qual sua comune?

  • @rosangelacalbo781
    @rosangelacalbo781 5 місяців тому +5

    Oi Fábio, Obrigada pelas informações tão importantes. Você como sempre esclarecendo com tantos detalhes e nos aconselhando a o que fazer. O jeito é começar o curso de Italiano ontem. Estou no processo de retificações das certidões. Gostaria dos links dos vídeos que você mencionou na Live. Pode postar pra gente?

  • @yowbro7157
    @yowbro7157 3 місяці тому

    Ai que bom que a minha cidadania foi reconhecida no ano passado em outubro pelo consulado mesmo, HAHA.
    Minha solidariedade aos colegas, corram! Ótimo vídeo Fábio.
    Abraços

  • @familiafanelli
    @familiafanelli 5 місяців тому +2

    👏👏👏 PARABÉNS Fábio, pela livre!!!
    À 16 anos sigo você nesta Saga...
    Hoje esta completando um ano de nossa cidadania no Consulado do Rio de Janeiro, minha e de minhas filhas e dois netos.
    Com muita ajuda sua .
    Obrigado!!!

    • @RaquelMartins-ro8dz
      @RaquelMartins-ro8dz 5 місяців тому

      Olá tudo bem ? Quanto tempo foi e quanto gastou para quantas pessoas por gentileza poderia me responder?

  • @may__rossi
    @may__rossi 5 місяців тому +3

    Obrigada pelas informações!! Aguardando as próximas atualizações!!! Sorte que estou estudando língua italiana desde o ano passado e minha intenção em adquirir a cidadania sempre foi para morar , trabalhar e estudar na Itália. Sou bisneta de Giacomo Rossi.

  • @viniciusferreiradasilvacos6852
    @viniciusferreiradasilvacos6852 4 місяці тому +1

    Parabéns muito obrigado pelas informações muito mesmo!

  • @biabalabanian
    @biabalabanian 3 місяці тому

    Colocações muito esclarecedoras e racionais. Parabéns pelo trabalho!

  • @BrunoMarquezin
    @BrunoMarquezin 5 місяців тому +1

    Olá Fábio, tudo certo? Primeiramente gostaria de te agradecer pelo teu trabalho. Te acompanho desde meados de 2021, quando comecei a pesquisar sobre cidadania italiana e teus vídeos me ajudaram MUITO, principalmente no quesito ENTENDIMENTO DAS COISAS.
    Inicialmente eu e minha esposa iríamos realizar o reconhecimento direto na Itália mas, por uma decisão estratégica, decidimos fazer no consulado. Pelo menos aqui em Curitiba, não existe mais a fila dos 10 anos. Hoje se usa o portal prenot@mi para agendamento de entrega de documentos (obviamente é impossível agendar rapidamente, pois temos q competir com robôs e são somente 4 vagas semanais para esta modalidade). Por sorte, conseguimos entrar em uma fila de espera e fomos chamados agora em Março, para dar entrada no procedimento (isto é: protocolar os documentos no consulado).
    Na minha visão, esse projeto de lei atende TAMBÉM os anseios dos consulados, que com essas novas exigências, vão ver mais da metade da antiga fila desistir do reconhecimento. Muitas pessoas já são de idade ou não possuem interesse algum em aprender o idioma, provavelmente desistiriam do reconhecimento. Isso seria um baita desafogo para os consulados.
    Nos grupos que participo, já há uma corrida desenfreada de pessoas querendo dar entrada via judicial contra as filas. Os advogados estão fazendo a festa e cobrando valores absurdos das pessoas...
    Eu não me surpreenderia se essa lei passasse ainda no primeiro semestre desse ano.
    Um abraço e, novamente, obrigado por todos esses anos de trabalho e ajuda para a comunidade.

    • @igor-fj8th
      @igor-fj8th 5 місяців тому +2

      A pergunta é: Quanto tempo irá levar para a lei ser aprovada?
      Ninguém sabe….somente que passará.

  • @lucas-parisi
    @lucas-parisi 5 місяців тому +3

    FoMo!!!!

  • @priscilachiaveriniribeiro4276
    @priscilachiaveriniribeiro4276 5 місяців тому +2

    Estou acompanhando uma amiga que está finalizando a documentação para o processo, mas o caso dela é materna... Realmente muito triste esse excesso de processos judiciais... Atrasa a vida de todo mundo!

  • @ViniMarietto
    @ViniMarietto 5 місяців тому +1

    Eu sou um jovem com espirito de velho (com todo respeito hahaha) não consegui ver ao vivo por conta de serviço.
    Mas estou desde as 18:00 assistindo, primeira coisa que fiz…
    Muito obrigado por todos os ensinamentos te acompanho desde 2013

  • @LexsandraBarone
    @LexsandraBarone 5 місяців тому +2

    Boa noite Fábio, passando aqui pra deixar meu like e te parabenizar pelo vídeo, você como sempre muito pontual e honesto . 👏👏🇮🇹

  • @JuanCoelho
    @JuanCoelho 5 місяців тому +4

    As únicas perguntas que eu me faço é: se está tão difícil para o país lidar com tamanha demanda, porque não aumentar o tamanho do judiciário italiano? Porque não aumentar a quantidade de funcionários nos comunes para auxiliar nessa demanda?

    • @luizcarceroni
      @luizcarceroni 5 місяців тому +4

      Por que existe uma coisa no mundo que se chama dinheiro, jovem padawan. Aumentar o judiciário e/ou aumentar o número de funcionários no comune gera gastos ao estado italiano.

    • @nereud.1027
      @nereud.1027 5 місяців тому

      Dinheiro curto

    • @danypessoa3940
      @danypessoa3940 5 місяців тому +6

      Simples: Pq não há interesse em conceder cidadania italiana p quem não gera renda para este país. A maioria dos brasileiros que requerem cidadania italiana nunca passou (e nem pretende passar) pela Italia.

    • @michael-jovi620
      @michael-jovi620 5 місяців тому +2

      Pro que entendi eles não estão gostando de gastar tanto dinheiro com pessoas que nem querem viver na Itália, demandam do judiciário para pegar a cidadania e depois vão pra outros países não contribuindo em nada com a Itália.

  • @celsonicoletti
    @celsonicoletti 5 місяців тому +5

    Pessoal, reconheci minha cidadania na Italia em 2018 e depois entramos com pedido de naturalização italiana pra minha esposa. Fizemos aulas de italiano juntos pra ela prestar o exame B1. O processo dela foi muito rápido, ela ja é cidadã italiana também, mas o mais importante é que temos hoje o domínio intermediário da língua italiana. Viajamos algumas vezes pra Italia e foi maravilhoso poder nos expressarmos como um local. Não é difícil, não desanimem, a cidadania não vai acabar, comecem já a estudar à língua italiana, e quando vcs menos esperarem estarão com o certificado em mãos.

  • @felipeguandelini3353
    @felipeguandelini3353 5 місяців тому +3

    Estou aguardando a certidão de nascimento do meu trisavo de Copparo , pra fazer via judicial com tres mebros da familia ...
    Espero que demore uns 2 anos ou não tramite essa lei .
    No meu caso pretendo morar trabalhar no norte da Itália . Estou aprendendo o idioma . No caso eu nao faco oarte dos que so querer a cidadania pra viver outro país... Entretanto , vamos torcer pra que nao aprove ou demore anos essa lei .
    Quero so ver quando explodir uma guerra na Europa e a Itália ter de agir sem esses números de descendentes para ajudá-los , entre outros fatores , tendo em vista que o país envelheceu, os joves nao vem tendo filhos etc ...
    Por outro lado ,nem tudo esta perdido ,pode-se aprovar e ter alterações positivas ou não, sobretudo bastara morsr um ano da Itália em casos de trineto , e ter o b1 no idioma ...

  • @nadiagibo584
    @nadiagibo584 5 місяців тому +3

    Gelo quando 😢vc vem falar sobre o BO e trâmites pq é a pessoa mais idônea neste mundo da cidadania que acredito

  • @brunoenio6143
    @brunoenio6143 5 місяців тому +6

    Perfeito só uma retificação Fábio. Lei rege o ato. Quem já entrou na justiça, aplica se a lei antiga. No consulado não sei

    • @acreditar6601
      @acreditar6601 5 місяців тому +2

      Então nesse caso, acaso você esteja certo, meu processo não sofreria nada, né? Dei entrada em dezembro no tribunal de Veneza, via materna judicial. No meu caso não tenho direito de fazer ADM.

    • @kellenm.taparosky2321
      @kellenm.taparosky2321 5 місяців тому

      Essa é uma grande dúvida que tenho, ainda não vi um advogado abordando isso. Se valeria o princípio da irretroatividade para processos já ajuizados, se os efeitos de nova lei seriam com aplicabilidade "ex tunc" ou "ex nunc".

  • @danypessoa3940
    @danypessoa3940 5 місяців тому +3

    Parabéns pela sinceridade!

  • @lucianamartini9909
    @lucianamartini9909 5 місяців тому

    Meu marido fez o processo no consulado do Rio de Janeiro. O atendimento foi em agosto de 2023 e a transcrição no comune foi em dezembro. O difícil foi conseguir agendar no consulado. Foram dois anos tentando. Ele é bisneto. Ele têm proficiência em italiano, porque precisou para fazer um pós- doutorado. Morou um ano e meio em Turim. Ele também tem cidadania portuguesa. Estou requerendo a minha naturalização por Portugal.

  • @rosangelacalbo781
    @rosangelacalbo781 5 місяців тому +3

    O Fábio é muito responsável e muito cuidadoso com as pessoas que depositam confiança nas informações, instruções e no conhecimento que ele passa. Gostei muito quando ele mencionou tudo sobre os COACHs do M.D. e o que eles dizem para as pessoas. Eu tenho uma frase que defino pessoas assim quando as encontro.
    ***O Fabio é "DE VERDADE"!!!*** Ele não ilude ninguém. Ele fala a realidade de fato. Como funcionam as coisas de verdade. Ele já vivenciou cada passo dessa jornada e passou por todos os perrengues possíveis pra chegar onde chegou. Então ele nos mostra::: --->>>> COMO DESVIAR DESSES PERRENGUES, QUE SÓ ATRASAM NOSSO PROCESSO

  • @engenhariabrasil1883
    @engenhariabrasil1883 5 місяців тому +1

    Muito coerente a sua posição. Parabéns!

  • @pvacima-xb3wg
    @pvacima-xb3wg Місяць тому

    fiz minha inscricao na fila em 2020, em abril desse ano 2024 fui convocado para a entrega dos documentos, achei bem rapido, minha mae ja fez esse processo em 2003 na embaixada de brasilia, no nosso caso foi bem rapido a documentacao 45 dias ja tinha toda documentacao apostilada e traduzida, nao usamos consultoria, mas analizando as certidoes e muito dificil e sorte ta tudo ok, esse trabalho de analisa documento e bem complicado, e minuncioso, parabens pelo trabalho

  • @lourencolourenco7557
    @lourencolourenco7557 5 місяців тому +1

    Ja vi cinco vídeos sobre o assunto. O seu é muuuuuiiiiiito melhor que os demais! Parabéns (de novo)

  • @IsabelCristinaVizioli
    @IsabelCristinaVizioli 2 місяці тому

    hoje meu filho foi tirar o passaporte na Italia, na sua questura e como ele nao fala italiano nao concederam o mesmo...foi bem tenso.

  • @user-gc2jl1gm4k
    @user-gc2jl1gm4k 5 місяців тому +2

    Parabéns pela live.
    Conteúdo de valor 👏👏👏

  • @thalesmunhoz
    @thalesmunhoz 5 місяців тому +15

    Falar italiano é fácil, quero ver fazer um Spaguetti A La Carbonara, sem creme de leite e ficar bom!

  • @miqueiaspissinin6527
    @miqueiaspissinin6527 5 місяців тому

    Eu nao assisti a live ao vivo, mas eu preciso deixar o meu agradecimento agora ao Fabio. Eu tenho o mesmo pensamento do Fabio. Eu tambem quero ajudar outros descendentes, nao pelo dinheiro ou ajuda, mas sim pq isso me deixa muito feliz.

  • @dayannemartins97
    @dayannemartins97 4 місяці тому

    Fiz o curso de Italiano a alguns anos ja, sem nem mesmo pensar em cidadania pois sempre tive vontade de visitar e gosto de falar a língua local e aprender idiomas. Tenho pensado em dar entrada no processo, com essa noticia vou recalcular a rota aqui e começar dando uma estudada e conseguindo o certificado no idioma.

  • @joselmalima75
    @joselmalima75 5 місяців тому +5

    Aiiii meu Deus 😮 bem na nossa vez 😢 espero que demore uns 3 anos para mudar, como suas previsões passadas 😂😂😂😂 sigo confiante

  • @SGalozzi
    @SGalozzi 5 місяців тому +1

    Live incrível! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos 👏🏽👏🏽

  • @marluceduarte8614
    @marluceduarte8614 5 місяців тому +4

    Sr. Fabio
    Quem já está com o processo judicial de cidadania tramitando há 6 meses. Quando vigorar essa lei afetará quem entrou com o processo anterior a lei??
    Muito obrigado

  • @rafaelrubert1317
    @rafaelrubert1317 5 місяців тому +1

    Pensando com meus botões, eu sempre achei que das propostas do Menia, a que ia colar seria a exigência do idioma italiano. Mas, ouvindo aqui a live do Fábio, eu percebi que o projeto de lei, não vai resolver em nada o problema dos comunes e dos tribunais. Vai ainda, criar um problema ainda maior nas universidades italianas que aplicam as provas de nível B1 para cidadania, podendo até levar à possíveis fraudes. Eu, até uns tempos atrás, estava bem ciente que passaria a exigência do nível B1, mas acho que não vai dar em nada. O objetivo mesmo, desses políticos, é achar uma maneira de limitar mesmo a cidadania italiana, e não vai ser com empecilhos que vão resolver o problema dos comunes e tribunais.

  • @samilesoares
    @samilesoares 5 місяців тому

    Fabio, eu já estudei italiano quando descobri q meu trisavô e trisavó eram italianos. Infelizmente acabei esquecendo quase tudo por não ter com quem falar, já q minha bisavó já não se comunicava mais
    Hoje, eu tenho 38 anos e não tenho vontade de morar por hora na Itália. No entanto, entrei com processo judicial via materna para garantir o direito e liberdade dos meus filhos a morarem lá. Aliás, estou torcendo pra que eles sintam essa vontade

  • @raianealencar4990
    @raianealencar4990 5 місяців тому +2

    Tô vendo que no final vai virar deserto tudo em esticão um enigma .

  • @fernandomantovani2998
    @fernandomantovani2998 5 місяців тому

    Você é um iluminado Barbiero! Obrigado

  • @viniciusreis9458
    @viniciusreis9458 5 місяців тому +3

    Vejo os comentários ao lado as pessoas dizendo "perco a cidadania" , pelo jeito essas pessoas pensam que "cidadania" é um Green Card e não nacionalidade da Italia.

  • @marceladasilva0912
    @marceladasilva0912 Місяць тому

    acredito que tem fundamento nesta proposta de lei, e fundamento forte, caos nos comune italianos pressao dos oficiais com a grande quantidade de transcrisoes sobre processos administrativos e judiciais

  • @josecarlosmoimaz
    @josecarlosmoimaz 5 місяців тому

    Fabio, parabéns pelo seu trabalho, te acompanho desde 2015, fui seu aluno na comunidade e se hoje tenho meu vermelhinho, devo muito a você. Sobre o projeto de lei, se me permitir dar minha opinião, concordo com você sobre a eficácia dessa lei no tempo, quanto aos pedidos administrativos. Ou seja, acho que a partir do protocolo, seja na Itália ou no consulado, a partir daí acredito que não vai valer a lei nova (caso passe). Agora, quanto aos processos judiciais, acredito que a lei nova só vai valer para os processos ajuizados depois da entrada em vigor da nova lei.

  • @Claudia-bp5gu
    @Claudia-bp5gu 5 місяців тому +1

    Grazie Fábio! Ótima live

  • @user-uv7sr4rx7h
    @user-uv7sr4rx7h 5 місяців тому

    Obrigada sempre com suas informacoes limpas.

  • @Larissa-fm1lg
    @Larissa-fm1lg 5 місяців тому +1

    Parabéns pelo vídeo! Realmente só quem vive aí deve ter a noção do funcionamento da política. Tem mais vídeos explicando sobre a organização do país? Estou estudando italiano e procurando estudar a constituição italiana e entender a organização política para participar de maneira mais responsavel. Obrigada

    • @minhasagacidadaniaitaliana
      @minhasagacidadaniaitaliana  5 місяців тому

      Tem vários, incluindo aqueles que eu sempre faço na época das eleições. Entra no meu blog também que já tem mais coisa ainda: minhasaga.org

  • @celinabonato1876
    @celinabonato1876 5 місяців тому +1

    Vídeo muito interessante. Didático.

  • @Robert-dq7ml
    @Robert-dq7ml 5 місяців тому +2

    Na minha cidade o cartório não está dando conta de tanta solicitação de documentos para cidadania

  • @deboraspirandeli
    @deboraspirandeli 5 місяців тому

    Te acompanho faz muito tempo aprendi e fiz a busca dos meus docs fiz minha pasta mas dei entrada via judicial por motivos de poder me organizar financeiramente par ir com segurança e já poder trabalhar em fim estou esperando.... E agora se isso acontecer e pedir o B1 tbm já estou me preparando pra isso de boa .... Pra ficar bom mesmo só se tiver vinculado ao trabalho aí seria o melhor dos mundos na minha situação.... Sei que vc não recomenda via judicial mas não teria como ficar sem trabalhar esperando doc.

  • @user-ef8uv3yx1k
    @user-ef8uv3yx1k 5 місяців тому

    Vc é o maximo😊

  • @dmb555
    @dmb555 5 місяців тому +1

    essa questão de "venda de cidadania" foi algo parecido com o que aconteceu com a cidadania portuguesa para judeus de origem sefaradita em Portugal. Além das pessoas querendo o passaporte para ir viajar/morar em qualquer país exceto Portugal, agências estavam vendendo a cidadania que nem numa feira. Aí veio doutor Abramovich e acabou com tudo, ao conquistar a cidadania em tempo recorde (o rabino do Porto aparentemente foi até preso)

  • @henrycalvo1982
    @henrycalvo1982 5 місяців тому +1

    Lembro bem qdo vc disse que ia dar merda na judicial!!👍👍👏👏

    • @minhasagacidadaniaitaliana
      @minhasagacidadaniaitaliana  5 місяців тому

      Pois é, ai venho sendo atacado há 3 anos por causa disso, sendo que tudo que eu falei... TÁ ACONTECENDO! Bizarro, né?

  • @mauriciogualtieri2838
    @mauriciogualtieri2838 5 місяців тому +2

    Muitos tentam te imitar, mas nunca irão conseguir; aqui é Saga Tribo .................. uhu ......

  • @rafaelrubert1317
    @rafaelrubert1317 6 місяців тому +10

    Me dá “paúra” de ver um vídeo do Fábio com um IMPORTANTE e CIDADANIA na mesma frase!! 😅😅

    • @nelsofoletto2431
      @nelsofoletto2431 5 місяців тому

      Oi então tô vendo ali você falar que me dá paúra né eu cheguei na Itália em 2005 e em 15 dias eu fiz minha cidade Nasa italiana hino Província de vincenza trouxe tudo legalizado não tinha eu não tinha nada lá minha família veio meus filhos tudo de menor com 30 dias fizeram a carteira de identidade italiana e o passaporte fiquei mais uns cinco anos lá trabalhando e hoje moro 13 anos aqui em Londres Itália só para passear na minha época tava uma crise danada e hoje tá pior É uma pena quem faz a cidade de nós eu já não pode mais vir trabalhar aqui em Londres eu quando eu cheguei aqui tava na Europa ainda hoje saíram fora da Europa mas tem um lugar aqui em cima a Escócia que se pode entrar com a cidade nas italiana e lá é bom também então se você interessa fazer faça isso que eu fiz vai para cidade de lonigo província de Vicenza É Uma cidadezinha pequenininha tem um ônibus de manhã e um à tarde lá você tem que encontrar alguém que faça a tua residência na minha época era uma semana para fazer a residência um forte abraço tchau tchau até

  • @adolforosa6410
    @adolforosa6410 5 місяців тому

    Bom dia Fábio. Sou advogado há mais de 33 anos no Brasil e o pouco que conheço do sistema jurídico italiano, concordo plenamente com suas colocações. Acho (puro sentimento) q, infelizmente, sai antes das eleições. Embora o reconhecimento à cidadania seja um "direito", lá tb existe a aplicação da lei segundo os fins sociais q ela se destina. Logo, esse projeto é um ajuste do desvio q se tem observado com essa avalanche. Etc

    • @kellenm.taparosky2321
      @kellenm.taparosky2321 5 місяців тому

      Vc acha que os processos já ajuizados para cidadania italiana, poderão ser julgados pela lei anterior ou na lei vigente?(Caso ocorra alteração). Tenho dúvida em razão do princípio da irretroatividade, ainda não vi nenhum advogado comentando sobre os efeitos de nova lei (ex tunc ou ex nunc).

  • @lucianaazevedo5140
    @lucianaazevedo5140 5 місяців тому

    bom dia Fábio, obrigada pela video incrível, acabei de ser reconhecida pelo Consulado de SP, mas gostaria de aprender italiano, já sei um pouco mas melhorar, deixo aqui minha sugestão para vc disponibilizar um curso, acho que muitos gostariam. obrigada, abraço

  • @GuinasCode
    @GuinasCode Місяць тому

    E uma coisa bastante "engraçada" é que os órgãos que mais estão questionando e fazendo pressão são exatamente órgãos do Veneto, base do Menia.

  • @andrepetersen2405
    @andrepetersen2405 3 місяці тому

    Era só o que me faltava. Quando eu ia começar o meu processo acabam com a mamata

  • @Carlos-ux7gv
    @Carlos-ux7gv 5 місяців тому

    Boa noite. Eu sou trisneto, a menos que a gente considere que a minha bisavó seja italiana por ter dois pais italianos nascidos na Itália. Estou na fase de reticiação e já estava fazendo italiano pelo Duolingo, mas agora que saiu esse projeto, vou largar o Francês e correr de ver um curso. Devo ir por via judicial porque a minha avó não tem transmissão, logo não tenho outra opção.

  • @brubserdan
    @brubserdan 5 місяців тому +5

    Eu tava tranquila ate 1:00:15 ouvir que corria o risco do meu processo que já tá na fila do tribunal ser afetado 😢

    • @francobianchicontador5526
      @francobianchicontador5526 5 місяців тому

      sinceramente, acho que não afeta em nada.Primeiro, a lei na Itália, assim como no Brasil, não pode retroagir para prejudicar.Nesse caso, pra quem nasceu antes de qualquer lei que tente limitar direitos, não pode prejudicar os já nascidos, pois somos italianos, apenas precisamos reconhecer esse direito e não podemos ser afetados. A lei pode até prejudicar os nascidos depois dela, antes não e ainda assim haverá um enxurrada de ações para discutir a constitucionalidade ou não da lei!

    • @carlosxlive
      @carlosxlive 5 місяців тому

      Tbm 😥 Qual comune do seu antenato? ja faz quanto tempo que postou o processo?

    • @brubserdan
      @brubserdan 5 місяців тому

      @@carlosxlive meu processo é judicial 😅 queria fazer na Itália, mas o meu é linhagem materna 😒 está no tribunal de Vêneto

    • @kellenm.taparosky2321
      @kellenm.taparosky2321 5 місяців тому

      Esse é meu receio também. O teu advogado comentou algo? Se o teu processo será julgado pela lei vigente na data do ajuizamento ou se ele pode ser julgado pela nova lei? É importante essa informação, pois na Itália permeia o princípio da irretroatividade, só não seis se é aplicável nesse caso.

    • @gabrieltrader-indicadorg7e910
      @gabrieltrader-indicadorg7e910 5 місяців тому

      ​@@kellenm.taparosky2321também queria saber

  • @soniapugliese5263
    @soniapugliese5263 5 місяців тому +2

    Fabio TD bem com vc? Eu te assisti gravado, mas numa tv 55 pra poder ver bem

  • @casagrandefilipe1
    @casagrandefilipe1 5 місяців тому

    Quem for do Espírito Santo e estiver procurando um curso de italiano, a ALCIES é a melhor escola que tem aqui. Além de ser certificada pelo consulado, também é onde são feitos os testes de nível aqui no estado. 1:46:59

  • @michelleromao4520
    @michelleromao4520 5 місяців тому +1

    Gente, mas e a regra da oferta x procura? Não existe na Italia? Se tem demanda, e essa demanda da dinheiro, tem q contratar funcionários para dar conta dessa demanda ! Mais emprego, mas dinheiro, mais serviço

  • @Gabi_Italia
    @Gabi_Italia 5 місяців тому

    Não creio que a Cidadania Judicial seja ruim, ela é mais rápida que o Consulado, e em contrapartida você faz estando no Brasil ou outro lugar do mundo que a pessoa esteja. Creio que cada um faz mediante aquilo que veja que seja melhor pra si ( fazer na Itália, judicial ou via Consulado) , somos livres pra escolher o que é melhor pra si.

  • @user-ef8uv3yx1k
    @user-ef8uv3yx1k 5 місяців тому

    Vc é maravilhoso fabio😊

  • @nenitiz
    @nenitiz 5 місяців тому +1

    Será que pelo fato da Itália está ficando sem pessoas jovens para mão de obra eles vão querem dificultar tanto? Pois fico pensando como vc disse, se eles vão dar permesso para as pessoas que não são da 3° geração para morar na Itália para conseguir a cidadania. Pois se derem o permesso e a pessoa esperar lá para depois pedir a cidadania aí ajuda quem esta esperando, pois ficar 1 ano em Euro sem poder trabalhar aí pesa.😢

  • @paulogoehl
    @paulogoehl 5 місяців тому

    Bom vamos assistir

  • @anapauladuarte1679
    @anapauladuarte1679 Місяць тому

    58:50: meu interesse com o reconhecimento é poder viver um período na Itália após a minha aposentadoria, então, como não tenho pressa, entrei via consulado. Mas pelo visto me dei mal pq meu antenato é ó trisavô e pra mim é impossível morar um ano na Itália antes de me aposentar.

  • @zizaferraz3584
    @zizaferraz3584 6 місяців тому +7

    Mas naquela época quando os italianos precisaram o Brasil os acolheram

    • @DaniMonteCF
      @DaniMonteCF 6 місяців тому +7

      Um momento histórico completamente diferente.

    • @michael-jovi620
      @michael-jovi620 5 місяців тому +1

      O Brasil também precisava deles., e pelo que entendi agora a Itália também precisa dos brasileiros o problema é que a grande maioria usa o sistema judiciário para conseguir o documento e nem quer morar lá depois e nem querem aprender o idioma, isso nao contribui com a Itália.

  • @Issoehbrasil
    @Issoehbrasil 5 місяців тому

    Eu fiz o meu processo todo no Brasil. Comecei em 2001, pesquisando microfilmes na Igreja dos Mormons. Achei os documentos na Italia em 2003. Dei entrada em 2004 no Consulado em SP. Aguardei ate 2016. A partir de 2013 (Sera pq hein?) vi uma galera indo para a Italia como turista para tirar a cidadania. Ficavam uma semana e voltavam para o Brasil. Nunca entendi bem como funcionava, mas sentia cheiro de "scam".

  • @magecri
    @magecri 5 місяців тому

    Eu e minha família conseguimos no tribunal o reconhecimento da cidadania italiana, agora está com a comune pra transcrição, mas nenhum de nós quer morar na Itália. Meus tios estão todos mirando os EUA, eu vou ficar por aqui (Brasil), entrei nesse processo pra garantir pro futuro da minha filha se ela decidir morar fora quando for adulta. Mas concordo com essa lei.

    • @liviamachado4265
      @liviamachado4265 5 місяців тому +1

      concorda pq ja conseguio, nao é hipocrita?? hahahaha

  • @vilsonantoniodebastiani5458
    @vilsonantoniodebastiani5458 4 місяці тому

    Está ótimo

  • @nosporai....4761
    @nosporai....4761 5 місяців тому +1

    Boa tarde, Eu estou aguardando minha audiência no meio do ano. E pelo que eu estava entendendo eu iria ter meu processo julgado pela lei que vigorava quando o processo foi aceito, e não pela lei que estiver vigente quando ele for julgado !(caso ela mude) Porque toda a documentação e preparação foi feita levando em consideração as obrigações da lei Italiana vigente na época de entrar com a ação! Alguém pode confirmar esta informação aqui por favor !

  • @el_dienekes
    @el_dienekes 5 місяців тому +7

    Nem os descendentes de japoneses que moram no Brasil tem a cidadania japonesa .... têm apenas o visto de trabalho ....todo o resto do mundo restringe e limita o reconhecimento da cidadania para descendentes.... é triste a Itália ficar assim também, mas é compreensível a tomada de decisão caso assim ela entender....

    • @Mtt-Crmll
      @Mtt-Crmll 5 місяців тому +1

      Náo é só a Italia que reconhece a cidadania sem limites de geraçóes, a Alemnaha e Polonia também reconhecem.

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 5 місяців тому

      A alemanha não reconhece não. Aliás não reconhecw ninguém só os muçulmanos vitimistas

  • @taminaeuropa
    @taminaeuropa 5 місяців тому +1

    Trabalho lindoo e transparente!! obrigada por compartilhar sempre!
    Grande abraço

  • @brandaotania
    @brandaotania 4 місяці тому +1

    Sou bisneta. Falo italiano, leio em italiano.

  • @sandrabenko1331
    @sandrabenko1331 5 місяців тому

    MEU MARIDO É NETO DE ITALIANO E HOJE CONSEGUI UM RETORNO DO COMUNE DE VILLA BARTOLOMEA QUE LOCALIZARAM A CERTIDAO DE NASCIMENTO DO AVÔ DO MEU MARIDO EU E ELE VAMOS FAZER TODOS OS PRECEDIMENTOS DEVAGAR PARA NÃO CORRER RISCO DE ALGUM DOCUMENTO FICAR ERRADO .

  • @sergiovieiraribeiro3361
    @sergiovieiraribeiro3361 5 місяців тому

    Eu comecei a fazer a minha cidadania em 1987, meus parentes tem a cidadania desde o inicio da década de 1980. Só consegui a minha cidadania em fevereiro de 2022 com muita luta. Portanto, sou e tenho orgulho de ser Itálo-trentino de verdade VÈRO! Essa lei veio tarde e deveria exigir no mínimo 5 anos de residência, serviço militar, prestar serviço gratuito a sua conune, estudar e fazer testes da cultura italiana de origem. Na realidade todos são italianos por conveniência até que me provem o contrário, eu afirmo que não tem nenhuma ligação com a Itália , seja, emocional, cultural ou da língua . Essa é a minha experiência nestes ultimos 37 anos. Post-script: Essa lei ou quaisquer outra nao me afeta porquê já está no meu cuore essa vocação. Caldonazzo, Trento.

  • @marcel.alessandro
    @marcel.alessandro 5 місяців тому +3

    Sendo bem sincero, concordo com essa lei. Porque de fato eu sou hoje italiano por orgulho das minhas origens.
    Vejo um pessoal sem noção que pega a cidadania em um dia e depos já está em outro país no outro dia. Sem nem falar italiano direito.
    Eu apoio essa lei.

    • @matheusqc5405
      @matheusqc5405 5 місяців тому

      O problema é o limite de geraçoes. Minha familia é de roça, e antigamente as pessoas faziam filho cedo. Meus antenatos chegaram depois de 1900, mas ja passamos da terceira geraçao em todas as arvores que pesquisei.
      Eu vim pra Italia com intençao de morar com minha vo e mae, ambas italianas e que me transmitem o direito, pra conseguir proporcionar uma qualidade de vida superior a elas, mas esse limite de geraçoes na lei mataria o nosso sonho completamente.
      Nao temos intençao de deixar o pais, e por mais que eu entenda que outras pessoas façam a cidadania por outros motivos, peço que pense antes de apoiar esse tipo de lei que parte de desentendimentos e pré-conceitos por parte dos italianos.
      Sou neutro com relaçao ao requerimento de linguagem, visto que ja falo, mas discordo do limite de geraçoes por motivos obvios.

    • @marcel.alessandro
      @marcel.alessandro 5 місяців тому

      @@matheusqc5405 mas acho que tu confundiu. Qual o limite de gerações? Você é filho de uma? Qual o problema?
      Eu sou tataraneto. E tenho minha cidadania normal.
      Continuo apoiando a lei.

    • @tiago95184
      @tiago95184 5 місяців тому

      Não interessa o tempo que a pessoa vai permanecer no país muito menos se pessoa fala ou não a língua nativa, a cidadania é um direito que a pessoa tem e ponto, você deve apoiar a nova lei porque você já esta com a sua cidadania... É o velho dito popular "o sofrimento alheio não dói na gente, é fácil falar quando o problema é com outra pessoa"

    • @marcel.alessandro
      @marcel.alessandro 5 місяців тому +2

      @@tiago95184 então, é por causa dessa forma que tu fala (e depois deve agir) que a lei está sendo discutida.
      Ok, é direito seu. Mas tu fala em italiano? Tu conhece como funciona o dia a dia da Itália? Conhece como é a Itália dos italianos e não a italia dos turistas?
      É disso que se trata, de raízes. Fazer a cidadania por fazer e só porque tu é descendente não faz de você um italiano. É apenas um pedaço de papel que te traz vantagens...
      É exatamente isso que eles querem fazer: saber se você tem realmente identificação com a Itália. E depois de tantas merdas que brasileiros fizeram e fazem, uma hora isso ia chegar em Roma.
      Agora aguente.

    • @alanw3840
      @alanw3840 5 місяців тому

      E daí que a pessoa pega a cidadania e vai embora no outro dia? O que isso muda na SUA vida, vc diz apoiar a lei, apoia porque? Pelo simples fato que vai dificultar outras pessoas de ter o que vc conseguiu também? Isso é só egoísmo ou tem algum outro defeito de caráter que não mencionei? Para de onda rapaz. Muda na sua vida, mente e vida pequena que vc tem. Torça pra que outros consigam também, torça pelo sucesso dos outros. Egoista do c@r@lho!

  • @via.jantes
    @via.jantes 5 місяців тому

    ouvindo perfeitamente

  • @vilsonantoniodebastiani5458
    @vilsonantoniodebastiani5458 4 місяці тому

    Estou muito bem

  • @Mallu.Jolie.Oficial
    @Mallu.Jolie.Oficial 5 місяців тому +4

    Acho digno sim ter um certificado de nível de lingua Itáliana b1.
    Vc não quer ser Italiano? então no mínimo precisa de compreender a língua e as leis do país.
    Itália não é bagunça não.....
    Excelente esse projeto de lei, vcs que não falam o italiano aprendem já 😊
    aprender é cultural!!! Baci

  • @rico9314
    @rico9314 5 місяців тому

    Fábio, tudo bem?
    Fiz um comentário anteriormente, mas não consegui localizá-lo aqui, peço desculpas se acabar sendo repetitivo.
    O desenho de lei dispõe em seu artigo artigo segundo o seguinte: "rt. 17.1 - 1. Il diritto alla cittadinanza italiana è riconosciuto ai soggetti che dimostrino di essere discendenti in linea retta fino al terzo grado di cittadini italiani, nati o residenti in Italia. Il soggetto richiedente deve soddisfare quanto previsto dall'articolo 9.1 per la conoscenza della lingua italiana."
    Isso quer dizer que para o requerente poder ter o direito à solicitar a cidadania italiana, o antenato deve ter nascido ou ser residente na Itália?

  • @sandrabenko1331
    @sandrabenko1331 5 місяців тому

    Eu sou neta de Húngaro e o governo Húngaro diz : Para você que tem o direito da cidadania Húngara no mínimo tem que falar Húngaro diz ele .