Levei três anos localizando as certidões dos meus ancestrais e agora acabo de saber que só através de um advogado italiano. Que tristeza! Tenho direito a cidadania portuguesa por casamento e também por meu avô português. Mas não me interessei em fazê-la pq minha paixão era a cidadania italiana para homenagear a memória do meu bisavô que foi um injustiçado, que foi enterrado como indigente e que eu acreditava ter abandonado os filhos. Há dois anos após a morte de meus pais descobri a certidão de óbito de meu bisavô que ficou internado por 21 anos em um leprosário e declarou não ter filhos para proteger sua família, pois na época costumava-se isolar a família inteira da sociedade. Que tristeza! Minha mãe nasceu muito antes de 48.
Nossa. O seu caso é parecido com o meu. Meu avô paterno era neto de um casal de italianos do Piemonte. Minha bisavó nasceu no Brasil menos de 1 ano da chegada deles e o irmão dela veio junto, pequeno (nasceu em Torino). Como meu avô nasceu em 1911 ocorre o mesmo comigo. E também sou casado com uma cidadã Portuguesa, sendo que estou no processo de naturalização Portuguesa. Sendo meu caso de via Judicial na Itália, e sabendo que mesmo a via administrativa é bastante demorada, fico aqui na torcida pra algum dia o Parlamento Italiano reparar esse absurdo. Não pretendo entrar pela via Judicial no momento.
Eu tinha este mito de informação... Minha mãe, filha do meu avô italiano, e eu nasci em 1957. Já tenho minha cidadania e estou morando na Itália.💖💖💖 Obrigada pela explicação!!!
Oi Artemis tudo bem ? O Artemis voce consegui por via judicial materna ne ? Voce teve que fazer a acao judicial do processo na Italia com o custo dos 3.500 ou 4 mil euros . Voce pode me tirar uma duvida ?
Eu também entendia que a mulher nascida antes de 1948 não transmitia a cidadania, de modo algum, não importando se é a primeira da "linha" do descendente. Estou confusa!
Caramba você sempre foi o melhor assunto sobre cidadania italiana ! Tempos atrás eu procurei seu canal igual louco e acabei desistindo porque não te achei mais. Agora você está com um canal novo ! Parabéns e obrigado por tudo sempre
Que vídeo maravilhoso!! Extremamente claro e explicativo!! Tenho uma bisavó em linha e entramos assim nessa regra de derivação materna, mas já acendeu uma esperança!
demorou muito para fazer esse vídeo por que até agora estou tento problema com meu advogado ! Uma vez pago só consigo contato a cada 20-30 dias ! Essa parte é a mais difícil . Ótimo Video
Parabéns meu caro. Com esse vídeo voce tirou todas minhas dúvidas quanto a cidadania por via materna. Minha mãe é italo descendente nascida em 1940 e eu nasci em 1961. Então tenho direito a cidadania por via administrativa pois minha mãe é a unica mulher na sequencia para transmitir a cidadania. Grazie Mille. Arrivederci!!!
Meu caso é igual do exemplo: Bisavô veio ainda bebe de colo (4 meses) para o Brasil, no colo do meu trisavô, ainda assim, ele é Italiano, não naturalizou Brasileiro. ELE nasceu em 1895! A primeira mulher é minha Avó nascida no Brasil em 1919! Depois minha mãe 1952 e eu 1988. A primeira é minha avó, a filha é minha mãe! 1952. UFA! hahahaha
Tinha essa dúvida também. Minha mãe nascida no Brasil em 1931 é filha do meu antenato italiano, depois venho eu que nasci depois de 1948. Então é por via adm mesmo!
Minha Bisavó italiana nasceu em 1889, a minha Avó brasileira nasceu em 1916, minha mãe brasileira nasceu em 1943, no meu caso tem de ser por via judicial materna? Teria como me passar o contato do advogado Italiano?
Excelente vídeo! Mandei para a família entender! Obrigada. Minha linha é quase toda feminina! Bisavó italiana de Bergamo. Veio para o Brasil… minha avó nasceu no Brasil em setembro de 1928. Meu pai em 1949… estou, graças ao Saga Book, na solicitação dos documentos oficiais (só tenho imagens conseguidas no site do Arquivo Nacional Italiano). Mas, vou ter de fazer o processo judicial… os preços das cotações que fiz estão entre 30 e 40 mil reais! Li o post no blog e sei que esse vídeo tem 2+ anos e que você parou de trabalhar com isso, Fábio. Notei que o link para o formulário do advogado não está mais lá. Você não indica mais porque os tribunais agora são descentralizados? Ou teve alguma outra situação?
Quando estava conhecendo sobre a possibilidade de tirar minha cidadania, há uns 4 ou 5 anos atrás me foi informado que era impossível conseguir... Mas pelo que você falou, eu consigo sim. Vou procurar para fazer um orçamento em breve!
@@minhasagacidadaniaitaliana Engraçado que do Italiano até 2 gerações para baixo o sobrenome era Neri, a partir da minha vó mudou para Nery. Preciso convencer minha mãe e vó a retificarem?
Lá em 2004 quando eu pesquisava, fiquei bem triste em saber que não poderia pedir a cidadania. Hoje estou tão feliz ! A Adm tá demorando absurdamente 😂😂 minha prima está há 6 anos esperando, eu comecei depois dela e a minha saiu em 3 anos 🤭 ao felicidade. Desculpa aí, mas a parte “homens” da família se gabava demais pq a nossa “materna”, não poderia pedir a cidadania. Então, foi uma grande satisfação 😏
Só uma correção: não é verdade que a cidadania administrativa está "demorando absurdamente". Os últimos 10 processos que eu acompanhei não levaram mais de 90 dias ;)
Gostaria muito de uma resposta estou sem saber agora qual seria a via meu bisavô nasceu na Itália minha avó aqui no Brasil teve minha mãe que nasceu 1945 seria qual via?
Fábio, feliz ano novo!!! Meu processo é materno....vc me ajuda D+. Devo terminar retificações via judicial/tradução e apostilas em abril22. Uhu....rsrs tenho q comemorar 3 anos p juiz liberar...rsrs minha saga ❤ Fala sobre..... por favo se rola mesmo a partir de jul22 a descentralização dos processos do tribunal de Roma. Tenho visto.... processo de reconhecimento de cidadania italiana sofrerá mudanças a partir de 1° de julho de 2022. Uma reforma no Código de Processo Civil da Itália ....
Fábio, na minha linhagem italiana, a primeira mulher é minha bisavó e meu avô nasceu antes de 1948, esse meu avô não tem o nome do pai na certidão de nascimento... nesse caso, se a "declaração de nascimento" do meu avô não tiver sido feita pela própria mãe, pela lei italiana, isso poderia ser um problema com relação à presunção de filiação? Pode ser feito algum tipo de retificação?
Gratidão 🙏 está minha dúvida 🙋♀️ eu 1962 meu pai 1931 minha vó nasceu 29 de agosto 1900 no Brasil o pai dela meu biza nasceu na Itália, eu não posso tira presencial né só judicial né gratidão Deus abençoe.
esta foi minha situação... nascida antes 1948... cidadania italiana Materna -via judicial !!!! mas consegui minha cidadania e também de meus 4 filhos !!!! 💚🧡🤍
Se você puder compartilhar o contato do seu advogado, eu ficaria muito agradecido! Tenho 25 anos e em breve datei entrada na minha jornada via judicial também!!
Minha tataravó era italiana veio para o Brasil e se casou com meu tataravô um brasileiro. Tiveram meu bisavô em 1905 e ele teve minha avó em 1941. Ainda é possível conseguir a cidadania italiana?
Carissimi, buona sera a tutti ! Buona sera carissimo Fabio ! Complimenti per il lavoro che fa ! Esta domanda é para i miei cugini. Pois hó gia otenuto la citadinanza ! Quando uma pessoa faz o processo judicial materna., ele abriu a pasta para que outros possam fazer? Ou só vai valer para esta pessoa ? Quando é aprovado, a solenidade da cidadania é no brasil ou precisa ir para italia ? Meu familiar vai entrar em contato em breve com este teu advogado da italia!
Pergunta: minha esposa e descendente de italianos. Ela tem o pai, o avô, bisavó, trisavó e tetravô. O avô dela nasce em 1922. O tetravô e a trisavó nasceram em veneto na italia e faleceram aqui no brasil. Como seria o processo para ela.?
Tenho dúvidas ainda . Minha bisavó nasceu na Itália em 1894 Minha avó no Brasil em 1917 Meu pai em 1952 Eu 1978. Agradeço a quem puder tirar essa dúvida, obrigado.
Dúvida cruel, no meu caso, o bisavô era italiano, chegou ao Brasil em 1902, ele é pai do meu avô brasileiro, que teve uma filha, minha mãe em 1936, porém quem passa a cidadania não foi o meu bisavô? E não a minha bisavó ? Estou errado?
Oi Fábio, meus bisavós nasceram na Itália, vieram par o Brasil e tiveram a minha avó que nunca teve cidadania italiana. Primeiro passo seria a minha mãe tirar e depois os filhos dela? Obrigada!
Grazie fratello! me deixou mais tranquilo, eu estava com muita duvida. Sou brasileiro, e minha mãe nasceu em 1960, a minha avó materna nasceu em 1934, e meu bisavô materno nasceu em 1900 no brasil, e finalmente meu trisavô q nasceu na itália em 1861, que é meu Dante Causa. Pelo que entendi, a minha avó materna seria a primeira mulher na linha, então, como a filha dela nasceu em 1960, eu consigo sim pela via normal administrativa, é isso mesmo?
A primeira mulher da linha, sendo ou não Italiana, pode transmitir apenas pra filhos nascidos de 1948 pra frente. No caso sua avó transmite pra filho ou filha nascido de 1948 pra frente
É, a primeira mulher seria minha bisavó, que veio com os pais e o irmão para o Brasil em 1896! Depois dela, veio minha avó, nascida em 1918 e, em seguida, minha mãe, nascida em 1947. Ou seja, três gerações de mulheres.
Oi Fábio, obrigado por todos os vídeos que vc traz com muito conteúdo, eu tenho uma situação em q não sei por qual caminho seguir, pois minha linha é mista. no caso, eu, minha mãe de 1952, minha avó de 1938, minha bisavó Italiana 1894, meu bisavô brasileiro de 1895 filho de italianos como posso seguir, da pra ser via administrativa pois meu bisavô tinha direto a cidadania automática, e poderia passar pra minha avó e assim por diante, ou twria q ser via judicial direto pela bisavó Italiana.
Meu caso: 1° Antenato Filha Ana nasc. 1906 Neta Maria nasceu antes de 1948 essa aqui que deveria ter nascido depois de 1948??? Bisneto Maciel nasceu 1954.
O meu caso é a via judicial. Sou trineto de Italianos do Piemonte. Minha bisavó nasceu no Brasil poucos meses após a chegada. O irmão dela nasceu em Torino e chegou aqui com 2 anos. Inclusive a ramificação do irmão dela propiciou que os descendentes requisitassem a cidadania. Tenho os documentos dele, inclusive no family search, o que ajudaria a conseguir os documentos do casal italiano. Meu avô, filho dela, nasceu em 1911, antes da Constituição de 1948. Bom seria se o Parlamento Italiano reparasse esse absurdo.
Bom dia. Comecei a seguir seu canal e assistir os vídeos pois oretendo obter o reconhecimento da cidadania. No meu caso, meu avô italiano veio para o Brasil em 1914 e mais tarde casou-se. Nunca se naturalizou e minha mãe, filha dele nasceu em 1941. Eu nasci em 1963. Tenho o direito a cidadania?
Ola Fábio, tudo bem com vc? Eu tenho uma dúvida. Meu bisavô era italiano, naceu em 1882. Minha avó era brasileira e nasceu em 1933. Eu ainda estou na dúvida de qual processo eu devo aplicar minha cidadania, se é de forma normal ou Judicial Materna. Muito obrigado.
Oi Fábio, primeiramente parabéns pelo vídeo. Esse é meu caso, gostaria de saber se depois que contratamos o advogado pra representar nós, qual o tempo que leva mais ou menos ? grato
AIUUUUTO!!! Fabio ou alguém vendo. Vamos lá: Minha avó materna é italiana(1913), Minha mãe (12/06/1948). Meu processo neste caso é ADMINISTRATIVO, correto!???? Abraços
Fabio obrigada pelos esclarecimentos showww sua explicação. Gostaria de saber sobre os documentos da linha Materna para formar o processo. Quando se analisa a linha materna os dados do conjuge precisam ser retificados?
No meu caso a minha bisavó italiana veio de Gênova Itália pro Brasil com a família toda em 1883 e tinha 7 anos de idade na época e consta que ela nasceu em Trieste na certidão de óbito dela. O filho dela, meu avô, que nasceu no Brasil em 1917 é o pai do meu pai que nasceu em 1951 no Brasil e eu que nasci em 1981 no Brasil. Se eu for fazer pela minha bisavó provavelmente vou precisar do contato desse advogado italiano para reparar o meu direito perdido de cidadania. Não sei se pessoas nascidas em Trieste, naquela época de 1876, são consideradas italianas. Estou na fase de pesquisa de local de nascimento. Agora o meu bisavô esposo da minha bisavó também veio de Gênova pro Brasil com a família no mesmo navio quando tinha 8 anos de idade, acredite ou não, mas me parece que ele era trentino 😢mas não tenho certeza pois não tenho a certidão de nascimento dele. Como eles são da época de 1876, 1875 não existe registro de certidão de nascimento pois não se tinha cartorio. Então vou ter que procurar nas paróquias ( obrigada Fábio pela dica). Estou esperançosa e só de conhecer mais sobre a história dos meus antepassados já está sendo muito enriquecedor. Um grande abraço a todos e muito obrigada pelo seu trabalho Fábio, você é incrível 🫰🏻🇮🇹🤌🏻
No meu caso, meu trisavô italiano é homem, mas minha bisavó é mulher. E meu avô nasceu em 1936. Já enviei pelo formulário, espero encontrar um orçamento para o advogado ajudar na situação.
Deixa eu colocar uma pulga aí... E o caso de a primeira mulher ter nascido ainda antes do decreto 522? O código civil de 1865 não tinha a limitação do decreto 522. Esta mulher transmitia a cidadania.
Fábio, fantástico o vídeo! Quando a primeira mulher da linhagem nasceu no Brasil e se casou com um português, com Portugal ela automaticamente perde a cidadania italiana ao contrair matrimônio com um português? Porque com um brasileiro você disse que não. Será que você tem essa informação?
❗️❗️❗️pode me ajudar, pfv ❗️❗️❗️(patriarca - Italiano) : 1848/1932 (filho) nascido no Brasil 1906/1992 (neta) : 1934 - até os dias atuais (Bisneto): 08/07/1956 (Bisneta): 11/10/1957 > no caso eu, que quero tirar a cidadania
Olá, Fabio. Os seus vídeos são ótimos. Vamos lá, meu caso: Meus tataravós, "A" e "B", nasceram e se casaram na Itália. Chegaram no Brasil em 1895. O meu bisavô, "C", nasceu no Brasil, em 1907. Ele teve uma filha, "D" (minha avó), nascida em 1932, que se casou em 1957, com meu avô brasileiro, que lutou na Itália como membro da FEB. Eles se divorciaram em 1982 e ela não se casou novamente. Minha mãe, "E", nasceu em 1953. Meu caso, "F" (nascido em 1977), é por derivação materna? Qual a via mais rápida na minha situação? Um abraço, Rafael
Bisavó e avó nascidas antes de 1948. A bisa não pode passar pra avó, ainda que fosse Italiana. Via judicial como o meu caso. Meu avô era neto de um casal de Italianos. Minha bisavó nasceu menos de 1 ano da chegada deles no Brasil. Irmão dela nasceu em Torino e veio pequeno junto. O problema? Meu avô, filho dela, nasceu em 1911, antes da Constituição de 1948. Torcer pra algum dia o Parlamento Italiano reparar isso
Ciao Fábio! E se a primeira mulher da linha for a dante causa, a situação é a mesma? Porque no meu caso, a minha avó, mãe do meu pai (meu pai nasceu em 1935) a minha avó, é nascida na Itália... mesmo assim, se for fazer pela linha de minha avó o reconhecimento da cidadania italiana, será necessário fazer via judicial? Obrigado! Forte abraço!
Até eu ver este vídeo eu achava que não teria direito a cidadania mas agora ficou claro eu tenho direito obrigado por esclarecer...gostaria de contratar a sua assessoria como eu faço isso?
Uma dúvida, se alguém puder ajudar, fico imensamente grato! Minha mãe é neta de italianos por parte de pai e trineta por parte de mãe! Ela irá tentar pela linhagem dos avós paternos. Porém não encontro a certidão de óbito do avô dela (pai do pai da minha mãe). Já revirei tudo que é cartório e nada. Infelizmente os familiares mais velhos ainda vivos não sabem o local de registro nem de sepultamento. Com isso pensei em utilizar a avó da minha mãe como Dante Causa (nascida em 1890). Ela é a mãe do pai da minha mãe. A linha seria essa: avó da minha mãe (1890), pai da minha mãe (nascido no Br em 1924) e minha mãe (1957).... Daria certo optar por essa estratégia, tendo em vista que não encontro um documento? Minha mãe não utilizaria a opção administrativa e optaria pela via judicial materna não por "capricho", e sim pela necessidade, já que faltaria o documento de óbto de seu avô. Pelo que ainda lendo, esse seria um caso que se enquadra no que estão chamando como "pseudo-materna". Muito obrigado desde já!!
Olá, Fábio! Minha mãe e eu queremos dar entrada no processo d cidadania italiana. Antes d assistir esse vídeo pensávamos q saberia o q fazer, mas surgiu a dúvida. O tataravô italiano, nascido na Itália e filhos d casal italiano, d minha mãe teve teve uma filha 1881 no Brasil q é a bisavó d minha mãe. Ele a registrou, porém, na linha genealógica seus descendentes foram todos mulheres. Nesse caso seria via processo judicial?
Meu pai nasceu em 1958.....minha avó 1932....Ai que caiu a dúvida?! Via administrativa ou judicial ?...adorei o termo " filho de chocadeira " kkkkkkkkk
Fábio sou inscrito no canal e acompanho o teus vídeos e são show de instrução eu estou com dúvida eu solicitei as certidão em um cartorio mas não sei por onde começar ou o que fazer meu triasvos vieram da Itália aqui no Brasil teve um filho meu bisavô depois eles tiveram uma filha a minha avó e depois meu pai ... Então é trisavó Italiano Bisavô Avó nascida 1929 Meu pai 1953 Eu Qual seria o meu processo ?
To lascado pra conseguir os documentos dos antepassados até chegar no meu octavô nascido em Gênova no ano de 1690! 🤣🤣🤣 Bom que pelo menos ja identifiquei minha linhagem. Agora como faço para conseguir os documentos de mais de 300 anos?? (tenho as versões digitais do FamilySearch)
Boa noite, estou iniciando a busca pela árvore genealógica e descobri que minha bisavó era a italiana, porém minha avó nasceu antes de 1948. Ainda não tenho todas as informações para orçar. Qual seria uma média deste custo judicial lá fora?
Bom dia, gostaria de saber no meu caso quem veio da Itália foram os meus trisavós, minha avó é a primeira mulher na linha e minha mãe nasceu em 1950, neste caso será que consigo a Cidadania Italiana e como deve começar? Obrigado
Meu caso: Meu Tetravô e tetravó (eram o italianos ) Meu trisavô (nascido no Brasil em 1892, casado com descendente de italianos) Minha bisavó (nascida no Brasil em 1917, casada com descendente de português) Minha avó (nasceu em 1939, casada com descendente de Alemães) Minha mãe (nasceu em 1966 , casada com descendente de português) Eu requente a cidadania Neste modelo que é meu caso, somente judicial??
Buguei. Boa noite. No meu caso: O antenato teve uma filha, essa filha teve uma filha e essa filha teve um filho que nasceu após 1948. Como fica meu caso por favor.
Oi meu caso é a mesma coisa, Trisavô Bisavó Avó não sei quando ela nasceu mais achamos que foi antes de 48 Mãe Eu Você conseguiu a cidadania ? Por qual procedimento?
Minha bisavó nasceu na Itália e meu avô nasceu no Brasil em 1932. Minha bisavó era casada com um descendente de italiano, porém nao existe registro de nascimento dele no Brasil. Minha dúvida: Posso fazer meu processo por derivação materna já que a falta da certidão de nascimento do meu bisavô (filho de italiano) nos “dificultaria” fazer pela via administrativa??
Olá tudo bem ? Se puderem tirar essa duvida agradeço Meu bisavô nasceu na Italia no ano de 1899 Meu avô no Brasil e a primeira mulher da mina linha é minha mãe nascida em 1951 filha de meu avô Eu sou o primeiro filho dessa linha nascido em 1977. Seria processo administrativo correto? Muito obrigado
Meu Tetravô era o italiano Meu trisavô Minha bisavó nascida em 1925 Minha avó nasceu em 1951 Meu pai E eu Nesse caso tenho direito a via administrativa?
Meus primos conseguiram a cidadania via administrativa, pois meu tio nasceu depois de 48, eu no entanto preciso entrar com a via judicial, pois meu pai nasceu antes desta data.
Gente eu fiz a minha por via materna, não desistam, qualquer dúvida estou a disposição!! Obrigada amigo Fábio, tudo começou com vc ! Gratidão!
Bravo!!!
Olá Valdelice. Você poderia dizer quanto mais ou menos custou para você o processo judicial na Itália? Só para ter uma noção...
Minha bisavó e bisavô são italianos nesse caso eu tenho direito a cidadania italiana ?
Levou muito tempo?
Estou precisando, minha avó paterna e filha de italiano
Por pouco!
Bisavô italiano, avó (filha dele) brasileira e minha mãe (filha dela) nasceu em 1949...tenho direito!!! Uhuuulll!
Ufa rs
Levei três anos localizando as certidões dos meus ancestrais e agora acabo de saber que só através de um advogado italiano. Que tristeza! Tenho direito a cidadania portuguesa por casamento e também por meu avô português. Mas não me interessei em fazê-la pq minha paixão era a cidadania italiana para homenagear a memória do meu bisavô que foi um injustiçado, que foi enterrado como indigente e que eu acreditava ter abandonado os filhos. Há dois anos após a morte de meus pais descobri a certidão de óbito de meu bisavô que ficou internado por 21 anos em um leprosário e declarou não ter filhos para proteger sua família, pois na época costumava-se isolar a família inteira da sociedade. Que tristeza! Minha mãe nasceu muito antes de 48.
Nossa. O seu caso é parecido com o meu. Meu avô paterno era neto de um casal de italianos do Piemonte. Minha bisavó nasceu no Brasil menos de 1 ano da chegada deles e o irmão dela veio junto, pequeno (nasceu em Torino). Como meu avô nasceu em 1911 ocorre o mesmo comigo. E também sou casado com uma cidadã Portuguesa, sendo que estou no processo de naturalização Portuguesa. Sendo meu caso de via Judicial na Itália, e sabendo que mesmo a via administrativa é bastante demorada, fico aqui na torcida pra algum dia o Parlamento Italiano reparar esse absurdo. Não pretendo entrar pela via Judicial no momento.
Seu Bisavô é de sobrenome Pacitto? Descobri a certidão de óbito de um irmão do meu avô, ele também ficou em um leprosário.... 😢
Eu tinha este mito de informação... Minha mãe, filha do meu avô italiano, e eu nasci em 1957. Já tenho minha cidadania e estou morando na Itália.💖💖💖 Obrigada pela explicação!!!
Bravo!!!
Sua mãe nasceu antes de 1948
@@lucreciamartins6770 sim, 1929
Oi Artemis tudo bem ?
O Artemis voce consegui por via judicial materna ne ?
Voce teve que fazer a acao judicial do processo na Italia com o custo dos 3.500 ou 4 mil euros .
Voce pode me tirar uma duvida ?
@@jorgefelipeneto3805 processo normal Jus sanguinis (por descendência)
Ficou muito claro depois desse vídeo....partiu administrativa 👏
Muito bem explicado. Muitos até tentam explicar mas deixam as pessoas na mesma dúvida.
Grazie mille!
Vídeo phenomenal, já preenchi o formulário e já estou falando com o especialista
Vi trezentos videos até chegar nesse! Que bela explicação!!!
Nossa, que alívio! Eu achava que era a data de nascimento da primeira mulher da linha, não do filho ou filha dela! Muito obrigado por esse vídeo!
Eu também entendia que a mulher nascida antes de 1948 não transmitia a cidadania, de modo algum, não importando se é a primeira da "linha" do descendente. Estou confusa!
Ótima explicação
Caramba você sempre foi o melhor assunto sobre cidadania italiana ! Tempos atrás eu procurei seu canal igual louco e acabei desistindo porque não te achei mais.
Agora você está com um canal novo ! Parabéns e obrigado por tudo sempre
Grazie Mille!
Que vídeo maravilhoso!! Extremamente claro e explicativo!! Tenho uma bisavó em linha e entramos assim nessa regra de derivação materna, mas já acendeu uma esperança!
demorou muito para fazer esse vídeo por que até agora estou tento problema com meu advogado ! Uma vez pago só consigo contato a cada 20-30 dias ! Essa parte é a mais difícil . Ótimo Video
Que absurdo!
@@minhasagacidadaniaitaliana um péssimo advogado .tudo o que sei sobre cidadania foi através dos seus vídeos por que ele nunca me orientou em nada .
Fábio, você é muito fera!! A melhor explicação, com clareza e simplicidade! Perfeito!!! Muito obrigada sempre!
Grazie Mille!
Parabéns meu caro.
Com esse vídeo voce tirou todas minhas dúvidas quanto a cidadania por via materna.
Minha mãe é italo descendente nascida em 1940 e eu nasci em 1961.
Então tenho direito a cidadania por via administrativa pois minha mãe é a unica mulher na sequencia para transmitir a cidadania.
Grazie Mille.
Arrivederci!!!
Estou ansiosa agora. Estou no processo de busca das certidões e parece que minha bisavó (italiana) veio pro Brasil com os avós (italianos).
Gratidão Fábio, seus vídeos são demais! Nota 1.000!
Grazie!!!
Meu caso é igual do exemplo:
Bisavô veio ainda bebe de colo (4 meses) para o Brasil, no colo do meu trisavô, ainda assim, ele é Italiano, não naturalizou Brasileiro.
ELE nasceu em 1895! A primeira mulher é minha Avó nascida no Brasil em 1919!
Depois minha mãe 1952 e eu 1988.
A primeira é minha avó, a filha é minha mãe! 1952. UFA! hahahaha
O meu caso é igualzinho ao seu, estou levantando os documentos
Tinha essa dúvida também. Minha mãe nascida no Brasil em 1931 é filha do meu antenato italiano, depois venho eu que nasci depois de 1948. Então é por via adm mesmo!
Minha mama, 1943
Minha Bisavó italiana nasceu em 1889, a minha Avó brasileira nasceu em 1916, minha mãe brasileira nasceu em 1943, no meu caso tem de ser por via judicial materna? Teria como me passar o contato do advogado Italiano?
Excelente vídeo! Mandei para a família entender! Obrigada.
Minha linha é quase toda feminina!
Bisavó italiana de Bergamo. Veio para o Brasil… minha avó nasceu no Brasil em setembro de 1928. Meu pai em 1949… estou, graças ao Saga Book, na solicitação dos documentos oficiais (só tenho imagens conseguidas no site do Arquivo Nacional Italiano).
Mas, vou ter de fazer o processo judicial… os preços das cotações que fiz estão entre 30 e 40 mil reais!
Li o post no blog e sei que esse vídeo tem 2+ anos e que você parou de trabalhar com isso, Fábio. Notei que o link para o formulário do advogado não está mais lá. Você não indica mais porque os tribunais agora são descentralizados? Ou teve alguma outra situação?
Obrigado pelos esclarecimentos!
Grazie!
Quando estava conhecendo sobre a possibilidade de tirar minha cidadania, há uns 4 ou 5 anos atrás me foi informado que era impossível conseguir...
Mas pelo que você falou, eu consigo sim. Vou procurar para fazer um orçamento em breve!
Primeira mulher da minha linhagem é minha avó que nasceu em 53, e depois minha mãe que nasceu em 73, feliz em saber que tenho direito!
Bravo!!!
@@minhasagacidadaniaitaliana Engraçado que do Italiano até 2 gerações para baixo o sobrenome era Neri, a partir da minha vó mudou para Nery. Preciso convencer minha mãe e vó a retificarem?
Explicação muito boa, parabéns
Grazie!!!
1946 minha avó nasceu filha da filha de italianos
Lá em 2004 quando eu pesquisava, fiquei bem triste em saber que não poderia pedir a cidadania. Hoje estou tão feliz ! A Adm tá demorando absurdamente 😂😂 minha prima está há 6 anos esperando, eu comecei depois dela e a minha saiu em 3 anos 🤭 ao felicidade.
Desculpa aí, mas a parte “homens” da família se gabava demais pq a nossa “materna”, não poderia pedir a cidadania.
Então, foi uma grande satisfação 😏
Só uma correção: não é verdade que a cidadania administrativa está "demorando absurdamente". Os últimos 10 processos que eu acompanhei não levaram mais de 90 dias ;)
Gostaria muito de uma resposta estou sem saber agora qual seria a via meu bisavô nasceu na Itália minha avó aqui no Brasil teve minha mãe que nasceu 1945 seria qual via?
Fábio, feliz ano novo!!! Meu processo é materno....vc me ajuda D+.
Devo terminar retificações via judicial/tradução e apostilas em abril22. Uhu....rsrs tenho q comemorar 3 anos p juiz liberar...rsrs minha saga ❤
Fala sobre..... por favo se rola mesmo a partir de jul22 a descentralização dos processos do tribunal de Roma.
Tenho visto....
processo de reconhecimento de cidadania italiana sofrerá mudanças a partir de 1° de julho de 2022. Uma reforma no Código de Processo Civil da Itália ....
Que ótimo vou ter que contratar um advogado...
Fábio, na minha linhagem italiana, a primeira mulher é minha bisavó e meu avô nasceu antes de 1948, esse meu avô não tem o nome do pai na certidão de nascimento... nesse caso, se a "declaração de nascimento" do meu avô não tiver sido feita pela própria mãe, pela lei italiana, isso poderia ser um problema com relação à presunção de filiação? Pode ser feito algum tipo de retificação?
Gratidão 🙏 está minha dúvida 🙋♀️ eu 1962 meu pai 1931 minha vó nasceu 29 de agosto 1900 no Brasil o pai dela meu biza nasceu na Itália, eu não posso tira presencial né só judicial né gratidão Deus abençoe.
Boa tarde meu sogro nasceu em 1932 filho de mulher filha do pai italiano que chegou em 1889 no brasil
esta foi minha situação... nascida antes 1948... cidadania italiana Materna -via judicial !!!! mas consegui minha cidadania e também de meus 4 filhos !!!! 💚🧡🤍
Bravo!!!
Se você puder compartilhar o contato do seu advogado, eu ficaria muito agradecido! Tenho 25 anos e em breve datei entrada na minha jornada via judicial também!!
Com quem vc fez milvia estou na mesma situação!
Esse conteudo ficou muito claro agora só não entende quem não quer AIUHAUIHAUHAUIH btw 1934 +1 para o Tribunal de Roma ! Uhuuu
Esse jingle no final é sensacional cara HAHAHAHAAH
ua-cam.com/video/bAf36EBenhU/v-deo.html
Minha tataravó era italiana veio para o Brasil e se casou com meu tataravô um brasileiro. Tiveram meu bisavô em 1905 e ele teve minha avó em 1941. Ainda é possível conseguir a cidadania italiana?
Minha bisavó é a primeira mulher e teve minha avó em 1936 😢
Bisavô italiano - 1886
Avô brasileiro- 1911
Mãe brasileira- 1943
Vi judicial. É isso?
Se sua mãe é a primeira mulher na linha, não é não!
Carissimi, buona sera a tutti !
Buona sera carissimo Fabio !
Complimenti per il lavoro che fa !
Esta domanda é para i miei cugini.
Pois hó gia otenuto la citadinanza !
Quando uma pessoa faz o processo judicial materna., ele abriu a pasta para que outros possam fazer?
Ou só vai valer para esta pessoa ?
Quando é aprovado, a solenidade da cidadania é no brasil ou precisa ir para italia ?
Meu familiar vai entrar em contato em breve com este teu advogado da italia!
Minha descendente mulher, nasceu 1900 no Brasil porém os meus bisavós são italianos
Minha mãe nasceu dia 25 de abril de 1947 e agora
Minha mãe 1964, minha avó 1935 , quando comecei as buscas tinha essa duvida também .
Bravo!!!
Meu bisavô è Italiano, minha avò nasceu no Brasil ( primeira mulher na linha) e minha mae nasceu em 1960.
Fabio, se puder faz um vídeo sobre essa tal de GN... Obrigado
Pergunta: minha esposa e descendente de italianos. Ela tem o pai, o avô, bisavó, trisavó e tetravô. O avô dela nasce em 1922. O tetravô e a trisavó nasceram em veneto na italia e faleceram aqui no brasil. Como seria o processo para ela.?
Tenho dúvidas ainda .
Minha bisavó nasceu na Itália em 1894
Minha avó no Brasil em 1917
Meu pai em 1952
Eu 1978.
Agradeço a quem puder tirar essa dúvida, obrigado.
Qual a dúvida?
@@minhasagacidadaniaitaliana bom dia, se eu posso tirar , maternal ou a normal na Itália. Muito obrigado.
Como sua avó nasceu antes de 1948, ela não recebeu a cidadania de forma automática da mãe dela, então tem que dar entrada judicialmente.
Olá Fábio,
No meu caso, trisavô italiano, bisavó brasileira nascida em 1901, avó nascida 1928 e minha mãe em 1962, pode ser adm??
Dúvida cruel, no meu caso, o bisavô era italiano, chegou ao Brasil em 1902, ele é pai do meu avô brasileiro, que teve uma filha, minha mãe em 1936, porém quem passa a cidadania não foi o meu bisavô? E não a minha bisavó ? Estou errado?
Estou nessa msm situação. Será q tem q ser judicial?
Oi Fábio, meus bisavós nasceram na Itália, vieram par o Brasil e tiveram a minha avó que nunca teve cidadania italiana. Primeiro passo seria a minha mãe tirar e depois os filhos dela?
Obrigada!
Grazie fratello! me deixou mais tranquilo, eu estava com muita duvida. Sou brasileiro, e minha mãe nasceu em 1960, a minha avó materna nasceu em 1934, e meu bisavô materno nasceu em 1900 no brasil, e finalmente meu trisavô q nasceu na itália em 1861, que é meu Dante Causa. Pelo que entendi, a minha avó materna seria a primeira mulher na linha, então, como a filha dela nasceu em 1960, eu consigo sim pela via normal administrativa, é isso mesmo?
A primeira mulher da linha, sendo ou não Italiana, pode transmitir apenas pra filhos nascidos de 1948 pra frente. No caso sua avó transmite pra filho ou filha nascido de 1948 pra frente
É, a primeira mulher seria minha bisavó, que veio com os pais e o irmão para o Brasil em 1896! Depois dela, veio minha avó, nascida em 1918 e, em seguida, minha mãe, nascida em 1947. Ou seja, três gerações de mulheres.
Meu avô Orestes Magnani minha mãe Maria Magnani Bueno minha avó Luiza canela bisavó Antônio e Angélica.
Oi Fábio, obrigado por todos os vídeos que vc traz com muito conteúdo, eu tenho uma situação em q não sei por qual caminho seguir, pois minha linha é mista. no caso, eu, minha mãe de 1952, minha avó de 1938, minha bisavó Italiana 1894, meu bisavô brasileiro de 1895 filho de italianos como posso seguir, da pra ser via administrativa pois meu bisavô tinha direto a cidadania automática, e poderia passar pra minha avó e assim por diante, ou twria q ser via judicial direto pela bisavó Italiana.
Bom dia. Fabio,minha bisa e avo nasceram antes 1948,minha avó teve minha mãe em 1951.
Qual será o processo?
Via materna
@@minhasagacidadaniaitaliana obrigada,
Meu caso:
1° Antenato
Filha Ana nasc. 1906
Neta Maria nasceu antes de 1948 essa aqui que deveria ter nascido depois de 1948???
Bisneto Maciel nasceu 1954.
Minha bisavó paterna nasceu na Itália. Meu avô nasceu em 1929.
Muito obrigada, pelo esclarecimento. Meu caso é por derivação materna.
Grazie!
o primeiro filho da primeira mulher da minha transmissão é meu tio , e agora?
Cara seu canal é bom demais! Muito elucidativo.
Ja dei a entrada e gostaria de saber quanto tempo leva em média?
Grazie!!! Gravei um vídeo exatamente sobre esse tema, em breve teremos no canal!
O meu caso é a via judicial. Sou trineto de Italianos do Piemonte. Minha bisavó nasceu no Brasil poucos meses após a chegada. O irmão dela nasceu em Torino e chegou aqui com 2 anos. Inclusive a ramificação do irmão dela propiciou que os descendentes requisitassem a cidadania. Tenho os documentos dele, inclusive no family search, o que ajudaria a conseguir os documentos do casal italiano. Meu avô, filho dela, nasceu em 1911, antes da Constituição de 1948. Bom seria se o Parlamento Italiano reparasse esse absurdo.
Bom dia. Comecei a seguir seu canal e assistir os vídeos pois oretendo obter o reconhecimento da cidadania. No meu caso, meu avô italiano veio para o Brasil em 1914 e mais tarde casou-se. Nunca se naturalizou e minha mãe, filha dele nasceu em 1941. Eu nasci em 1963. Tenho o direito a cidadania?
Sim, tem direito.
Meus primos fizeram via administrativa, por causa de uma lei o meu caso é judicial, por meu pai ser mais velho que meu tio. Meu pai nasceu em 1945.
Ola Fábio, tudo bem com vc? Eu tenho uma dúvida. Meu bisavô era italiano, naceu em 1882. Minha avó era brasileira e nasceu em 1933. Eu ainda estou na dúvida de qual processo eu devo aplicar minha cidadania, se é de forma normal ou Judicial Materna. Muito obrigado.
Oi Fábio, primeiramente parabéns pelo vídeo. Esse é meu caso, gostaria de saber se depois que contratamos o advogado pra representar nós, qual o tempo que leva mais ou menos ? grato
AIUUUUTO!!! Fabio ou alguém vendo.
Vamos lá:
Minha avó materna é italiana(1913), Minha mãe (12/06/1948).
Meu processo neste caso é ADMINISTRATIVO, correto!???? Abraços
Fabio obrigada pelos esclarecimentos showww sua explicação.
Gostaria de saber sobre os documentos da linha Materna para formar o processo.
Quando se analisa a linha materna os dados do conjuge precisam ser retificados?
No meu caso a minha bisavó italiana veio de Gênova Itália pro Brasil com a família toda em 1883 e tinha 7 anos de idade na época e consta que ela nasceu em Trieste na certidão de óbito dela. O filho dela, meu avô, que nasceu no Brasil em 1917 é o pai do meu pai que nasceu em 1951 no Brasil e eu que nasci em 1981 no Brasil.
Se eu for fazer pela minha bisavó provavelmente vou precisar do contato desse advogado italiano para reparar o meu direito perdido de cidadania.
Não sei se pessoas nascidas em Trieste, naquela época de 1876, são consideradas italianas. Estou na fase de pesquisa de local de nascimento.
Agora o meu bisavô esposo da minha bisavó também veio de Gênova pro Brasil com a família no mesmo navio quando tinha 8 anos de idade, acredite ou não, mas me parece que ele era trentino 😢mas não tenho certeza pois não tenho a certidão de nascimento dele.
Como eles são da época de 1876, 1875 não existe registro de certidão de nascimento pois não se tinha cartorio. Então vou ter que procurar nas paróquias ( obrigada Fábio pela dica).
Estou esperançosa e só de conhecer mais sobre a história dos meus antepassados já está sendo muito enriquecedor.
Um grande abraço a todos e muito obrigada pelo seu trabalho Fábio, você é incrível 🫰🏻🇮🇹🤌🏻
No meu caso, meu trisavô italiano é homem, mas minha bisavó é mulher. E meu avô nasceu em 1936.
Já enviei pelo formulário, espero encontrar um orçamento para o advogado ajudar na situação.
Situação bem parecida com a minha. Trisavó e trisavô Italianos. Bisavó (filha deles) nascida no Brasil. Avô (filho dela) nascido em 1911.
Deixa eu colocar uma pulga aí... E o caso de a primeira mulher ter nascido ainda antes do decreto 522? O código civil de 1865 não tinha a limitação do decreto 522. Esta mulher transmitia a cidadania.
1932 o minha avó
Meu avô, primeiro da linha nasceu em 1928, bora de judicial então 💪🏻
Fábio, fantástico o vídeo!
Quando a primeira mulher da linhagem nasceu no Brasil e se casou com um português, com Portugal ela automaticamente perde a cidadania italiana ao contrair matrimônio com um português? Porque com um brasileiro você disse que não. Será que você tem essa informação?
❗️❗️❗️pode me ajudar, pfv ❗️❗️❗️(patriarca - Italiano) : 1848/1932
(filho) nascido no Brasil 1906/1992
(neta) : 1934 - até os dias atuais
(Bisneto): 08/07/1956
(Bisneta): 11/10/1957 > no caso eu, que quero tirar a cidadania
Olá, Fabio.
Os seus vídeos são ótimos.
Vamos lá, meu caso:
Meus tataravós, "A" e "B", nasceram e se casaram na Itália. Chegaram no Brasil em 1895.
O meu bisavô, "C", nasceu no Brasil, em 1907.
Ele teve uma filha, "D" (minha avó), nascida em 1932, que se casou em 1957, com meu avô brasileiro, que lutou na Itália como membro da FEB. Eles se divorciaram em 1982 e ela não se casou novamente.
Minha mãe, "E", nasceu em 1953.
Meu caso, "F" (nascido em 1977), é por derivação materna?
Qual a via mais rápida na minha situação?
Um abraço,
Rafael
Fábio segue a arvore:
trisavôs (italianos)
bisavó ano de nascimento (desconhecido)
avó 1934
mãe 1958
eu 1987
seria processo por derivação materna?
Bisavó e avó nascidas antes de 1948. A bisa não pode passar pra avó, ainda que fosse Italiana. Via judicial como o meu caso. Meu avô era neto de um casal de Italianos. Minha bisavó nasceu menos de 1 ano da chegada deles no Brasil. Irmão dela nasceu em Torino e veio pequeno junto. O problema? Meu avô, filho dela, nasceu em 1911, antes da Constituição de 1948. Torcer pra algum dia o Parlamento Italiano reparar isso
Ciao Fábio! E se a primeira mulher da linha for a dante causa, a situação é a mesma? Porque no meu caso, a minha avó, mãe do meu pai (meu pai nasceu em 1935) a minha avó, é nascida na Itália... mesmo assim, se for fazer pela linha de minha avó o reconhecimento da cidadania italiana, será necessário fazer via judicial? Obrigado! Forte abraço!
Minha mãe nasceu em 1946
Até eu ver este vídeo eu achava que não teria direito a cidadania mas agora ficou claro eu tenho direito obrigado por esclarecer...gostaria de contratar a sua assessoria como eu faço isso?
Boa noite acisto os seus vídeos, estou com todos os documentos pronto mais não tenho condições de ir pra Itália pôde me ajudar?
Uma dúvida, se alguém puder ajudar, fico imensamente grato!
Minha mãe é neta de italianos por parte de pai e trineta por parte de mãe!
Ela irá tentar pela linhagem dos avós paternos.
Porém não encontro a certidão de óbito do avô dela (pai do pai da minha mãe). Já revirei tudo que é cartório e nada. Infelizmente os familiares mais velhos ainda vivos não sabem o local de registro nem de sepultamento.
Com isso pensei em utilizar a avó da minha mãe como Dante Causa (nascida em 1890). Ela é a mãe do pai da minha mãe.
A linha seria essa: avó da minha mãe (1890), pai da minha mãe (nascido no Br em 1924) e minha mãe (1957)....
Daria certo optar por essa estratégia, tendo em vista que não encontro um documento? Minha mãe não utilizaria a opção administrativa e optaria pela via judicial materna não por "capricho", e sim pela necessidade, já que faltaria o documento de óbto de seu avô.
Pelo que ainda lendo, esse seria um caso que se enquadra no que estão chamando como "pseudo-materna".
Muito obrigado desde já!!
Olá, Fábio! Minha mãe e eu queremos dar entrada no processo d cidadania italiana. Antes d assistir esse vídeo pensávamos q saberia o q fazer, mas surgiu a dúvida. O tataravô italiano, nascido na Itália e filhos d casal italiano, d minha mãe teve teve uma filha 1881 no Brasil q é a bisavó d minha mãe. Ele a registrou, porém, na linha genealógica seus descendentes foram todos mulheres. Nesse caso seria via processo judicial?
Meu pai nasceu em 1958.....minha avó 1932....Ai que caiu a dúvida?! Via administrativa ou judicial ?...adorei o termo " filho de chocadeira " kkkkkkkkk
Minh amãe é a mulher da linha. EU nasci em 1962. Significa que no meu caso seri aadministrativo, certo? Grazie!
Fábio sou inscrito no canal e acompanho o teus vídeos e são show de instrução eu estou com dúvida eu solicitei as certidão em um cartorio mas não sei por onde começar ou o que fazer meu triasvos vieram da Itália aqui no Brasil teve um filho meu bisavô depois eles tiveram uma filha a minha avó e depois meu pai ...
Então é trisavó Italiano
Bisavô
Avó nascida 1929
Meu pai 1953
Eu
Qual seria o meu processo ?
To lascado pra conseguir os documentos dos antepassados até chegar no meu octavô nascido em Gênova no ano de 1690! 🤣🤣🤣
Bom que pelo menos ja identifiquei minha linhagem.
Agora como faço para conseguir os documentos de mais de 300 anos?? (tenho as versões digitais do FamilySearch)
Mesma situação
Como soube que eram italianos ?
Boa noite, estou iniciando a busca pela árvore genealógica e descobri que minha bisavó era a italiana, porém minha avó nasceu antes de 1948. Ainda não tenho todas as informações para orçar.
Qual seria uma média deste custo judicial lá fora?
Pena que via judicial é extremamente caro, aí não consigo seguir
Na minha linha a primeira mulher é minha mãe que nasceu em 1963 .
Como fica?
Bom dia, gostaria de saber no meu caso quem veio da Itália foram os meus trisavós, minha avó é a primeira mulher na linha e minha mãe nasceu em 1950, neste caso será que consigo a Cidadania Italiana e como deve começar? Obrigado
Meu caso:
Meu Tetravô e tetravó (eram o italianos )
Meu trisavô (nascido no Brasil em 1892, casado com descendente de italianos)
Minha bisavó (nascida no Brasil em 1917, casada com descendente de português)
Minha avó (nasceu em 1939, casada com descendente de Alemães)
Minha mãe (nasceu em 1966 , casada com descendente de português)
Eu requente a cidadania
Neste modelo que é meu caso, somente judicial??
Buguei.
Boa noite.
No meu caso:
O antenato teve uma filha, essa filha teve uma filha e essa filha teve um filho que nasceu após 1948.
Como fica meu caso por favor.
Fábio tudo bem.
Meu caso foi via materna.
Trisavô
Bisavó
Avó nascida em 43
Mae
Eu..
Grande abraço
Oi meu caso é a mesma coisa,
Trisavô
Bisavó
Avó não sei quando ela nasceu mais achamos que foi antes de 48
Mãe
Eu
Você conseguiu a cidadania ? Por qual procedimento?
@@natharafurtado5853 boa tarde!
Meu foi via judicial, via ministério do Roma.
Demorou 9 meses pra sair a sentença.
@@ricardocalmesine963 via materna ?
Sim, via materna.
@@ricardocalmesine963 se não for pedir muito me passa o contato da assessoria que você fez na italia?
Minha bisavó nasceu na Itália e meu avô nasceu no Brasil em 1932.
Minha bisavó era casada com um descendente de italiano, porém nao existe registro de nascimento dele no Brasil.
Minha dúvida:
Posso fazer meu processo por derivação materna já que a falta da certidão de nascimento do meu bisavô (filho de italiano) nos “dificultaria” fazer pela via administrativa??
Olá tudo bem ?
Se puderem tirar essa duvida agradeço
Meu bisavô nasceu na Italia no ano de 1899
Meu avô no Brasil e a primeira mulher da mina linha é minha mãe nascida em 1951 filha de meu avô
Eu sou o primeiro filho dessa linha nascido em 1977.
Seria processo administrativo correto?
Muito obrigado
É meu avô, depois minha avó que nasceu em 1945,depois minha mãe 1970
Meu Tetravô era o italiano
Meu trisavô
Minha bisavó nascida em 1925
Minha avó nasceu em 1951
Meu pai
E eu
Nesse caso tenho direito a via administrativa?
Minha avó foi a primeira mulher depois do Dante Causa e teve meu pai em 1925.
Oi!!! Eu só tenho mulheres na linha de ascendência: bisavó italiana, avó brasileira, mãe brasileira e eu brasileira…
Meus primos conseguiram a cidadania via administrativa, pois meu tio nasceu depois de 48, eu no entanto preciso entrar com a via judicial, pois meu pai nasceu antes desta data.
Neste caso, segue as instruções deste artigo: minhasaga.org/cidadania-materna-mulher-na-linha/