A Raka é a primeira influencer que vejo falar sobre TDAH. Ganhou uma nova inscrita. 👏🏻 Recebi o diagnóstico de TDAH aos 10 anos,tenho 18 anos atualmente, e sinceramente gente,é tão complicado...Tem momentos que eu entro em uma crise de choro por não aguentar mais. Sem falar o quanto as pessoas me colocam pra baixo por eu ter e querer entrar para polícia...😢
Faz terapia. O problema não está no TDAH. Entre para a polícia. As pessoas sempre falarão das outras, independente de qq coisa. Não culpe o TDAH por tudo. O foco é nosso. Se você quer realmente, você consegue. Sou a prova viva. A gente não foca nas coisas, mas eu digo para mim, quero isso mais que tudo e então, me torno a melhor. Boa sorte!
Pois bem, não é muito comum , mas hoje eu tive insônia e graças a Deus cliquei nesse vídeo . Você me fez chorar muito , porque vi a minha história de vida na sua fala. Meu Deus, eu fiz uma faculdade , uma pós e um mestrado e estudava com muita dificuldade . Como eu me esforcei , como fui criticada. Como era difícil minha relação com minha mãe, com meu pai. Era insuportável ficar sentada, chorava em cima do livro e ouvi gritos a vida inteira por isso. Pois bem , eu casei e não consegui dar conta de uma vida doméstica, dirigindo eu bati carro várias vezes na saída ou entrada e até na rua. Mas consegui tocar piano , fazer crochê de modo muito eficiente enquanto o violão fiz 300 aulas e nunca toquei uma nota...o meu cérebro escolhia o que eu ia aprender. Hoje tenho uma filha de 16 anos, errei muito com ela, acho que por anos reproduzi o comportamento e abalei minha relação com ela. As vezes vejo ela se defendendo de mim , se afastou e grudou na minha mãe como proteção . Sinto falta da minha filha e acredite, minha mãe mora em cima da minha casa , mas ela mesmo assim evita ficar próxima de mim pq eu cobrava demais dela, mesmo sabendo que ela era igual a mim...Amanhã mesmo agendo uma avaliação para nós duas... Talvez haja tempo de consertar meu erro Ela termina esse ano o ensino médio com 16 anos, tem noção do quanto cobrei dela? Eu falava o dia inteiro na cabeça da menina e colocava ela p ter aula até sábado e domingo Não compreendia porque era tão difícil pra ela se concentrar. Vou procurar a mesma ajuda. Obrigada Raka. Sempre quis compreender porque as pessoas perdiam a paciência comigo. Casei tarde e ainda assim sempre foi muito difícil pra mim.Todos me criticavam ...se cansavam de mim. Hoje eu tenho a sorte de ter um marido muito paciente e calmo , mas demorei encontrar. Eu tive um despertar com esse vídeo , como eu não pensei nisso ?Fique com Deus
Nossa, me identifiquei com cada palavra. Descobri recentemente o tdah e foi um alívio. Nunca fui uma criança hiperativa porém sempre tive dificuldade de atenção. Aprender matérias exatas sempre foi um caos para mim. Minha mãe fala qhe qnd eu era criança não conseguia brincar de uma coisa só, queria brincar de boneca, corda, andar de bike tudo ao msm tempo. Sempre tive autoestima baixa e muita necessidade de aprovação. Todos sempre falavam sobre como eu era inteligente porém não conseguia terminar nenhum projeto.hoje adulta, nem sair de casa eu estava conseguindo pq qnd eu precisava ir fazer algo que eu não queria, coloca um milhão de coisas para fazer justamente naquele dia o que acabava me fazendo perder a hora. Obrigada por compartilhar conosco Raka
Me vi no espelho agora!!! Eu e minha filha somos bem assim! O pior do TDAH é a sensação de incapacidade, de que a gente não consegue concluir as coisas, mesmo depois de adulto.
Não é nada fácil. Sou professora e sou TDAH. Me especializei na área para poder me ajudar. Fui diagnosticada já em fase adulta e quando criança as reclamações da escola era sempre a mesma, porém naquela época não se falava dessas patologias, recebíamos diversos estigmas que afetaram e muito no meu desenvolvimento. Faço tratamento há anos e quando vejo necessidade tomo a ritálina. O que mais me entristece é chegar para mim um laudo que eu sei que está errado ou quando fazemos o encaminhamento e os pais se negam a tratar os filhos não tendo noção de o quanto isso vai prejudicar o futuro dessas crianças. Raka levante essa bandeira por seu filho, por você e por tantas crianças e adultos que você pode ajudar.
Caramba!!!! Que difícil, agora imagina para uma família que não tem condições de fazer esse tratamento, que não tem apoio da escola e profissionais. Acredito que está criança sofrerá demais.
Vc disse tudo: Nós como mães, através da gente podemos ajudar os nossos filhos a ter um desenvolvimento normal. Terapia é bom pra todos. Recomendo fortemente
Raka que bom ouvir uma pessoa bacana como você, falando sobre isso no lugar de mãe. Meu filho tb tem TDHA, isso sobre desestruturar a família é a pura verdade, tem épocas que émuito difícil meu filho conseguir fazer as coisas sem derramar, tirar as coisas do lugar e desorganizar achando que está organizando. Ter diagnóstico é muito importante.
Meu filho é autista e sei bem como é difícil lidar com diversas questões do dia a dia dele. Saber falar com ele, ensinar, tudo é um processo bem longo e devagar. Mas que bom que buscou ajuda, faz toda a diferença.
Raka, você está dando um futuro diferente pro seu filho cuidando disso da forma indicada, mesmo que seja difícil dar medicamento. Sinta orgulho de si por dar a possibilidade pro Davi de ter uma autoestima alta, de se sentir competente pra realizar os próprios sonhos. Enfim, ele vai ter uma qualidade de vida excelente, porque você proporcionou isso. Parabéns!
Fui diagnosticada quinta feira passada pelo neurologista. Meu filho de 8 tem o TDAH hiperativo e eu o desatento. Perdi meu emprego mês passado por conta da grave desatenção. Fico triste quando vejo na internet, no Tik Tok as pessoas achando que tudo é TDAH e se auto diagnosticam como se fosse tudo simples. TDAH é coisa séria e quem tem realmente o transtorno sofre muito.
Meu Deus... Vc descreveu meu filho em cada detalhe ... Tanto no lado precoce quanto na inquietação... Já estou pesquisando pra passar ele num neuro pra avaliar ..
Nossa! Você descreveu eu e minha filha 100% nesse vídeo! Você, seu filho, o pai em denial e não apoiando, etc…Minha história é idêntica a sua! POR FAVOR faça sim mais vídeos sobre o assunto! Quero muito mostrar seu vídeo a todas as pessoas que eu tento explicar a nossa situação e simplesmente não entendem, ou não querem entender! 🙏🏼 E parabéns pelo amor, cuidado e atenção com essa condição que vcs tem! Só quem lida com isso sabe o quanto é extremamente difícil, até as coisas mais simples, para o “cérebro típico”.
Raka essa sou eu.....igual vc...kkkk e meu filho mais velho que hoje tem 33 anos ...sempre deu mto trabalho na inquietude dele e falta de foco. Procurei uma neuropediatra na época e ela disse q ele era hiperativo acho que hoje seria TDAH a sua 3 opção. Mas ele sempre foi muito inteligente. Ele estudava no Estado e graças a Deus tive sorte de ter boas professoras ele tomou m edicamento pra sentar na carteira mas por 6 meses depois desmamou. Hoje é um profissional bem sucessido mora em Londres e trabalha na google. Então faça o que os medicos pedirem....e incentive ele no que vc acredita que ele goste. Mas sempre com foco no aprendizado.
Raka me identifiquei muito com sua história,meu filho tem 7 anos e foi diagnosticado pela neuropsicóloga com tdah e limítrofe.Ele tbm toma ritalina,atravéz do meu filho eu percebi que eu posso ter tbm . O relato que vocês fez nesse vídeo parece que você está falando da minha vida com meu filho que tbm se chama Davi. Esperei por muito tempo desde que você falou que ele foi diagnosticado por um vídeo, mas explicando. Obrigado por esse relato.
Meu esposo foi diagnosticado aos 8 anos de idade,e qnd nossa filha comecou a apresentar logo cedo as características, ele ja foi me avisando que ela tbm tem o transtorno.Começamos as terapias com ela aos 4 anos,e tem ajudado muito.Ainda nao temos o diagnóstico fechado pois leva tempo.A diferenca é que ela não apresenta o déficit de atenção,que meu esposo ja apresenta.Toda força p vc❤ E lembre que quem tem TDAH é muito capaz,nao é facil ser mae e esposa de quem tem TDAH, maisnagente vai aprendendo a cada dia a ser melhor.❤E cuidado com a ritalina,no caso do meu esposo,cada vez que parava e voltava a tomar,o quadro piorava,chegou a tomar a dosagem mais alta,ae a depressão bateu forte,a insônia,agressividade,problemas gastricos e na pele,ficava todo empatacado como se tivesse alergia na pele.Hj ja nao faz mais o uso dela,mas ainda no uso diário de outras medicações menos agressivas.Obrigado por compartilhar conosco e ajudar a desmistificar o TDAH.Espero tbm ter ajudado ❤❤❤❤❤❤❤
Querida eu tbm tenho medo da Ritalina! Meu filho hj com 10 anos tem um laudo fechado de TDHA e fez uso da Ritalina e foi devastador! Ele foi parar na emergência. Teve tudo o q seu marido teve. Ele está fazendo uso de outras medicações mas não é fácil! Ele engordou muito… ele q era hiperativo mas sempre feliz hj tem muita tristeza tem tido ataques de pânico, uma luta! Isso são os efeitos colaterais das medicações!! Já chorei e tenho chorado muito com tudo o q meu filho está passando. Mas caindo e levantando todos os dias. Muita paciência e força! Pra nós pais e pro nossos filhos!!
Nossa Raka, já é um momento delicado, ainda a criança tem um pai que não aceita e ajuda a prejudicar a vida do filho que já foi diagnosticado pelos médicos sobre o problema. Isso não faz ele perder a guarda do filho? Sei que pra criança seria ideal ter o convívio/ momentos com o pai, mas já que o mesmo está sendo negligente com a criança que já foi diagnósticada, não aceitando e não colaborarando com o tratamento da criança. Isso prejudicaria mais ainda o desenvolvimento dele. Mas enfim, que Deus abençoe e ilumine o caminho de vocês. 😘
Obg pelo seu relato, só fico triste em saber que vc demorou tanto para ir atras😢 mas entendo. Espero que mães que estejam vendo isso olhem com outro olhar para seus filhos
Estou passando por isso tbm, meu filho com 2 aninhos teve suspeita de TDAH e tomava risperidona, mas com o tempo parei a medicação e não dei andamento no tratamento ( por achar tbm que ele era "normal"), e hoje ele com 8 anos vejo que ele está cada vez pior, e tudo tudo tudo o que vc falou ele faz e eu tbm 🥺 Muito obrigada por trazer esse vídeo. Bjs e melhoras pra nós ❤😘
Raka, muito lindo esse vídeo. Hj vc nos trouxe a Raquel e não a Raka. Obrigada pela confiança e por se mostrar tão vulnerável para nós. Tudo de melhor pra vc.❤ Se for possível, passa a indicação dos contatos dos profissionais que te ajudaram nesse processo. Neuropediatra, neuropsicóloga. Eles podem ajudar outras pessoas.
Raka, meu filho tem 19 anos . Descobrimos o tdha a 2 anos. E me vi em vc, passei por tantas coisas que só DEUS.. mas vai dá tudo certo. A medicação ajuda muito.
Meu enteado está morando com comigo e meu esposo e estou enfrentando tudo que você disse e não é fácil! Ele está medicado, mas a rotina é sofrida por é um eterno refazer...
_Também passei por isso, Raka, conviver com TDAH não é fácil mesmo, precisa de acompanhamento médico e psicológico. Porém, as pessoas ainda rotulam isso. Acho triste. Estamos com vocês, Raka ❤_
Nossa Raça, parece que você descreveu toda a história do meu filho, e tbm o que passei... mudei ele tbm de escola por 3 vezes... até o diagnóstico! Hoje ele faz uso do ritalina e risperidona. Na escola o comportamento e o rendimento escolar dele mudou muito, parece outra criança... ele tbm fez sessões com neuropsicologa... o tratamento é extremamente importante e ajuda demais.
Tô no canal do meu filho, e meu marido com 60 anos tem TDH, e por causa disso eu desenvolvi transtorno de ansiedade. Ele não para quieto, tudo que seu filho tem meu marido com 60 anos tem. E por causa disso desenvolvi transtorno de ansiedade, hoje estou sendo tratada. Mas sofri muito com ele😅
Raka, cheguei à você através desse vídeo e chorei! De verdade. Meu filho acabou de ser diagnosticado com TDAH e ele tem as características muito parecidas com as do Davi. E tem sido tão difícil tudo. E inclusive me identifiquei com você, e fiquei me questionando sobre mim. Ele foi diagnosticado mas ainda não começou as terapias de intervenção, na escola ainda não tivemos as mudanças necessárias, é tudo muito recente. Obrigada por esse relato. Foi muito importante pra mim. Força pra vocês! Deus os abençoe.
Olá, tenho diagnóstico fechado desde a infância, aos 8 anos. Fui expulsa do mesmo colegio 3 vezes. Mas a minha avó sempre conseguia que eu permanecesse. Eu estudava em colégio religioso. Mas vou te contar o que acontecia, eu defendia pessoas e fazia isso aos palavrões, obviamente que as freiras não podiam aceitar. No geral eu era uma criança inteligentissima, mas sempre falante e acabava desvirtuando a atenção dos coleguinha que sentavam ao meu lado. Olha, não tive nenhum acompanhamento especializado em sala e defendo que não façam isso, pois isso vai ser dramático à pessoa. Ele vai se sentir excluído, meio deficiente e isso pode gerar uma depressão. Não estou falando como médica, mas como uma pessoa adulta que convive com.o TDAH há muitos anos. A Dra..Ana Beatriz Barbosa é psiquiatra e tem TDAH. Veja vídeos dela, vai ficar mais calma. O exercício é diário para quem tem TDAH, concentração, executar as coisas e não deixar pra lá, ouvir as pessoas até o fim da fala kkk Mas dá pra viver super bem. Não é uma doença. Apenas o nosso cérebro funciona numa velocidade maior. Fique bem!
Raka, sempre me senti estranha/diferente de todo mundo…extremamente voadora, impaciente, não conseguia terminar nada. Era algo que me angustiava demais e atrapalhava na minha vida e nas minhas relações, seja familiar, amorosa e amizade. Estava tomando 4 antidepressivos e fazendo terapia tb, até que resolvi mudar de psicóloga e aí minha vida mudou… ela é neuropsicóloga e começou a desconfiar que tinha algo a mais em mim. Fizemos testes e descobrimos um TDAH num nível elevado. Hoje tomo venvanse (caro, mas vale cada centavo) e sou outra pessoa. 3 meses de descoberta, 2 meses que sou uma nova pessoa! Ainda tenho deslizes na ansiedade e compulsão alimentar, mas ainda estou no começo do tratamento. Sempre digo que minha psico me salvou de toda aquela agonia! Só gratidão a Deus e ela ela❤
Estou na busca com psicólogo psiquiatra e neuro Psiquitra para tentar descobrir se realmente tenho TDAH! Mas tudo que você falou me encaixo 100% E é horrível pq ninguém entende a gente! Obrigada raka
Necessária, disse tudo que eu sempre tentei falar e explicar sobre a condição do meu filho, mas ngm me entende... vou compartilhar seu vídeo com o mundo inteiro! Obrigado por esse conteúdo rico de informações. Meu filho tem 10 anos e foi diagnosticado com 7 anos... mas desde a creche, desde os 3 anos... ele já apresentava sinais... E eu pensava que era apenas fase
É sempre o mesmo relato de como a princípio, as mães sempre duvidam das observações dos professores. A resistência de se aceitar que o filho tem algo e investigar sem medo.
Raka, eu já havia percebido seu TDAH, e é gritante pelo seu jeito de falar rápido, e principalmente sua compulsão por comprar, por diversas vezes me influenciou e precisei me freiar, pq eu tbm tenho essa condição e é muito difícil lidar com a compulsão.
Raka, TDAH não está o fim do mundo, sou mãe de autista nivel 2 de suporte, com TDAH e TOD , fácil não é, mais oq me acalma é saber que existem coisas muito piores, e o autisto pode ser leve, basta nós aprendermos a lidar com a situação, e fazer oq é preciso para o desenvolvimento deles. E muito do que vc relatou com o Davi de pequeno, meu filho fazia, e hj ele tem o diagnóstico de TEA. Bjooo
Que bom q vc está lidando com empatia com seu filho. Também tenho tdah e com 37 anos ainda tenho bloqueios emocionais e psicologicos pela falta de compreensão e tratamento durante anos. Realmente é libertador quando descobrimos e compreendemos. Parabéns, tenho certeza que o Davi será mto iluminado em sua vida com esse carinho e devoção ❤
Minha filha é igual, recebo as mesmas reclamações das professoras, questionei elas sobre a possibilidade de TDAH mas não tive respostas, fui atrás de psicólogo, tô na fila de espera do SUS 😢 infelizmente faz mais de um ano. Tô aguardando.
Que video importante Raka, espero que mais pessoas possam ser alcançadas através dele e que esse preconceito disfarçado de nao aceitar seja desconstruido! Fale mais sobre, acho super relevante! Bjs pra vc e sua familia linda! ❤
Eu nunca fui ao médico pra saber, mas sempre me identifico muito, meu marido fala também, quando você falou sobre a desorganização, procrastinação, demora para comer, a explosão e identifiquei muito, meu olho encheu de lágrima, eu não consigo fazer só uma coisa, pra assistir o vídeo preciso está fazendo outra coisa ex: fazendo minha unha e assistindo… voltei a estudar e a dificuldade em focar em coisas que não me interessam é bem difícil, saio da aula e falo pro meu marido o que aprendi, ele fala “você aprendeu só o que te interessou né?” Kkk
Maravilhosa como sempre, abordou pontos muito importantes e alguns até pouco conhecidos, como a questão da criança ser um pouco mais infantil que alguns acabam confundindo com outros transtornos. Faz outro vídeo com a parte 2, principalmente falando em como você age com no dia a dia falando com seu filho e como lidar com a impulsividade da criança. Bj
Raka, sou Neuropsicologa e gostaria de parabenizar pelo video, extremamente bem explicado e falando do nucleo que muitas pessoas nao imaginam que tem no diagnóstico do TDAH que é a dificuldade no controle do impulso. Atendo adultos e a maioria tras essa queixa como um aspecto da personalidade, mas é do transtorno.
Eu sou bem agitada, nunca consegui focar mto bem nas coisas, nem termina-las. Eu acho que tenho TDAH E meu filho do meio, ele é mto pacato, não gosta mto de interagir com quem não conhece, chora facilmente, tem dores e vômitos frequentes, demorou mto para falar e andar. Acho que ele tem autismo
Que maravilhoso você falar sobre isso, minha filha é exatamente assim, inquieta e sem atenção! A não ser que tenha interesse que no caso dela são vídeos do UA-cam , e ela fica brincando que está fazendo vídeo o dia inteiro! Fico sem saber que caminho seguir, porque a escola não me orientou! Obrigada pelo esclarecimento e por favor, se puder faça a parte 2! Bjs
É assim mesmo, meu filho foi diagnosticado e precisou medicar, pq não tinha condições da psicóloga trabalhar com ele. Só quem passa sabe o quanto é difícil e todos nos julgam! Só que os psiquiatras infantis também podem diagnosticar!
Ter TDAH é tudo isso e mais um pouco por isso acho importante a segunda parte! Eu tenho TAG e TDAH e tomando a medicação para TAG já me ajudou mto mas sempre fui mto resistente a medicação e ainda estou resistindo a Ritalina... complexo demais o assunto! Obrigado por compartilhar conosco.
Já vem um tempo que acho que tenho TDAH e meu filho também, agora então, vou procura um neuro com urgência, nem que seja pra desencargo de consciência.
Fico muito feliz, em ver que vc foi atrás dessa informação. Lembro bem sua luta com Davi ainda pequeno, e vc ficava exausta. E muitas pessoas colocaram nos comentários, essa possibilidade de o Davi ter tdha. Pois bem o tempo traz as respostas na hora certa. Ele diagnosticado e vc também, fica melhor para vc saber como lidar com várias situações. Parabéns pelo vídeo incrível.
Queremos mais conteúdo sobre o assunto sim! 😍 Que bom que vocês conseguiram o diagnóstico, Raka! Um diagnóstico muda (até salva) vidas! Fui diagnosticada com autismo há um ano e eu entendi tanta coisa que eu só achava que eu era estranha, diferente dos outros. É libertador e fico feliz cada vez que vejo mais pessoas se redescobrindo! 💜
Meu sobrinho toma os remedinhos dele e ainda sim tem bastante inquietação é extremamente difícil, tem esses problemas de inferioridade pela dificuldade ele acha que não vai conseguir é muito complexo! Inclusive esse problema com o pai que não quer aceitar só Jesus. Vocês vão ficar bem ❤❤
O medicamento não é só p ele melhorar na escola. O tdah é difícil p próprio davi, como vc disse q era difícil p vc. É doloroso p pessoa q tem tdah, o medicamento o ajuda tb nisso, p ele sofrer menos.
Extremamente necessario. Informativo. Legal ver que sentiu que tinha algo diferente e procurou ajuda e o melhor encontrou. Faça sim mais videos relatando sobre o assunto que ajuda muitas pessoas a procurarem ajuda e se entenderem ou entender alguem que tenha as caracteristicas citadas. Amei o conteudo.🎉
SURREAL que você descreveu o meu filho e ele também se chama Davi, tem 8 anos e algumas vezes a escola me pediu para ter algum acompanhamento, essa semana marquei uma psicóloga, é muito difícil, a gente que ajudar e muitas vezes perde a paciência, ou, se sente um lixo por não conseguir ajudar, sei lá…. Me identifiquei muito, estou no aguardo do diagnóstico.
Caramba...já pensei em passar por um neuropsicologo por todos esses pontos que vc destacou no vídeo, pois tenho muitas características como essa, mas fico resistente a esse diagnóstico, justamente por ser um assunto que é tratado como "modinha" hoje em dia e pq os psicólogos quando explico as coisas que acontecem, acham simplesmente tratam com desdém sabe.... mas justamente pq não sou agitada, pelo contrário, sou muito tranquila aparentemente, mas me vi muito na descrição do Davi, tenho muito desses pontos que vc falou de ti tbm Raka
Minha terapeuta disse que tenho TDAH só que tomo remédio para ansiedade. Agora vou procurar o médico para ver se o melhor seria fazer o tratamento para TDAH, pois ele causa ansiedade. Aí trato o mal pela raiz.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha algum transtorno 😅 Eu tenho ansiedade e me identifiquei em muitas características que vc citou . É complicado rs
Na verdade TDHA é uma condição neurológica, não é como a ansiedade, depressão.. Uma parte do cérebro não se comunica. E é possível ver através de uma ressonância magnética. Por isso existe tantos casos em que a pessoa não tem TDHA. 😉
@@lias3107 No título do vídeo está escrito TDAH = Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.
@FatimaMoraesDesignerAmigurumi eu tenho por isso te explico. Não é uma doença crónica. É uma condição neurológica. Por isso temos propensão a ansiedade, depressão e vícios. Mas muitas vezes o diagnóstico é feito de maneira errada. E a pessoa muitas vezes tem somente ansiedade ou depressão, ou mesmo só é hiperactiva. ☺️
@@rafaelaernst4392 na verdade a área afetada é sempre a mesma existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal o córtex pré frontal. Então todo o cérebro de uma pessoa com TDHA é sempre nesta parte específica. Digo porque para ter o diagnóstico completo passei por neurologista, neuropsicológico e psiquiatra. ☺️
Tenho 36 anos e acho que também tenho TDAH e desconfio que meu filho tbm tenha, me encaixo em exatamente tudo o que leio sobre o assunto e vejo muito disso no meu filho também
Oi Rakita, eu fui atrás do meu diagnóstico de TDAH depois do diagnóstico de TEA do meu filho, são diagnósticos diferentes mas me fizeram me enxergar por dentro.. Que bom que a geração deles vieram ótimos profissionais que conseguem reconhecer antecipadamente para que eles não passem ou minimamente passem por que passamos!
Raka ver o vídeo da Renata meins sobre a reação da medicação nela, pq se ele tiver alguma reação você consegue avaliar se é pela medicação ou não! Ela usou vale a pena ver o relato dela!
Gente, a Lu Ferreira do antigo Chata de Galocha tb faz vídeos sobre o assunto pq o marido foi diagnosticado com TDAH e eles relatam exatamente isso que a Raka está explicando. Quem quiser assistir pra entender mais, o vídeo é super interessante tb.
Verdade!! Sou pedagoga estudei sobre os transtornos e sim por mais que chame atenção de uma criança com TDHA ele não consegue ficar quieto , grava mais vídeos assim . Amo vocês ❤️❤️❤️❤️
Vendo seu vídeo, você descreveu o filho todinho rsrsrs. Ele tem 4 anos e tem Tdah. Hiperativo e impusividade. Ele não para 1 minuto pode estar em qualquer ambiente. Buscando ajuda pra ele com Psicóloga com terapia cognitiva e com Neurologista. E tomando medição E não é fácil,
Tbm através da escola descobrir que minha filha tem TDAH no dia 22/09/23 saiu o laudo que ela tem isso, é muito triste pq eu não sei lidar com isso, até eu vou buscar ajuda de terapia para poder até mesmo ajudar minha filha 😢 se eu podesse tirar isso dela e passar pra mim eu fazia isso 😢
Queremos mais partes sim... Já sinto você diferente... eu sempre tive essa sensação, de que você não completava as frases por ansiedade. Você está certa, como mãe, como um ser humano que quer ver o desenvolvimento do outro, parabéns! 🎉
Nossa , vontade de chorar 😢 tudo que vc fala eu já passei e passo por isso na vida inteira. E muitas coisas eu sofro até calada, sem nem ninguém perceber por ignorância dessas pessoas . Hoje eu entendo que é uma ignorância as pessoas acharem que é bobeira
Gente, me identifiquei muito. Quando criança, não me lembro muito dos meus comportamentos, sobre leitura, lembro que gostava de ler mas não tinha concentração. Até hoje, preciso ler a mesma coisa umas 4 vezes pra começar a compreender.
Me senti muito acolhida com esse vídeo. Só não me identifiquei na compulsão. Mas de resto, é eu todinha, até mesmo na parte da infância. E hoje com quase 30 anos me prejudica muito. Mês que vem volto no psiquiatra pra poder avaliar
Meu filho tem 8 anos e desde pequeno eu sempre notei algo diferente e qdo o coloquei na escola pedi acompanhamento especial justamente pela suspeita, e como eu gostaria de vídeo como esse a 3 anos atrás, sofri muito pq meu BB tem o nível altíssimo de hiperatividade mental além da inquietude física, hj todos os médicos q olham pra ele de cara me pergunta se ele tem, tava na minha cara mais por falta de conhecimento eu n vi, o diagnóstico veio como um respiro hj minha luta é pra ensina-lo a ler pq o nível de desatenção dele é muito alto, daí o tipo dele é o combinado além de sintomas do autismo e os remédios tanto pra dormir qto pra concentração estão ajudando meu filho e a mim evoluirmos juntos mais diferente de vcs a ritalina n fez efeito no meu filho e a médica teve q mudar, eu sempre falei q n qria q meu filho crescesse e ele tem demorado a crescer😅 meu eterno BB de verdade e pra mim o diagnóstico foi uma afago eu só precisava saber como ajudar ele pq eu sempre fui a nerd a q estudava de manhã e de noite e graças a isso posso ajudar meu filho hj. Parabéns pelo vídeo precisamos cada vez mais a falar sobre esse e outros transtornos.
O ex marido da minha filha tem TDAH, e durante a pandemia a coisa piorou. Ele não se dá bem com a medicação. Faz terapia. Mas o emocional da minha filha começou a ficar abalado. Foram entre namoro e casamento 7 anos de convivência. Eles não tem filho. Mas o final do relacionamento ocorreu de forma tranquila. E hj são amigos. Ele desde cedo começou o tratamento. Fez faculdade, pós graduação. Mas o dia a dia é complicado de lidar. A minha filha ja era o segundo casamento dele. No primeiro foram 4 anos de casamento e um de namoro. Ele é um cara legal. Mas se não fosse os efeitos colaterais do medicamento. Que ele deixa de usar. Acho, q o casamento dele teria ido p frente.
Eu entendo o que vc está vivenciando, estou tbm em tratamento da minha filha, está passando com psicólogos e todas as características que vc disse é tudo que ela tem. Exemplo que vc disse que muitas vezes tem atitude mega infantil pois não tem noção, sendo ter mais idade. Ela não consegue focar, pra fazer dever de casa é mega difícil, impulsiva demais na questão de não ter filtro do que fala.
Raka esse assunto muito importante, meu filho está com 9 anos e começamos a perceber que ele tem o defte de atenção na escola, mas ele não é agitado, vamos fazer o teste com a psicóloga.Quando você falando de você , eu tenho o mesmo problema então isso é genético.
Sabe… cresci com meu irmão me chamando de burra, quando me ensinava as coisas! Mas isso não me afetava, pois eu podia ter problemas de aprendizagem, mas minha personalidade, não deixava isso me abater! E até hoje, quando as pessoas vão me ensinar as coisas, vejo que às vezes, elas perdem a paciência comigo, “finjo demência “, sou humilde, mas dentro de mim, penso… vai trouxa, vai pensando que sou burra, a pessoa vira as costas, dou um jeito de aprender usando meus “esquemas”! Quando vou tomar alguma decisão, sabendo que sou muito impulsiva, respiro, e tento não deixar isso atrapalhar minha decisão! Por isso, demoro muito para tomar decisões! Ser atenta, me consome demais! Para eu não me distrair, tenho que ficar me “policiando” quando o assunto é sério! Em provas, pra mim, é um desgaste muito grande!
Faz um tempo que percebi isso em Davi assistindo os vídeos /storys mas, nunca comentei nada - pq acho chato e é algum particular. Fico feliz por ter tido o diagnóstico, após isso tudo fica muito claro pra vcs!! Davi é muito sortudo por ter uma família tão paciente!
Eu tenho certeza q eu tenho tdah, eu sou tudo isso q vc falou, nao tenho foco, começo uma coisa e nao termino, deixo as coisas pra cima da hora, só chego atrasada nos lugares e sempre foi assim. Nunca consegui ler um livro até o final, fazem 9 anos q estou em Cristo e nunca consegui ler a biblia por inteiro, e a minha ansiedade é tanta q ja quero logo saber o final das coisas, ja comecei ler a biblia de tras pra frente. Filmes, eu ja quero q a pessoa me da um spoiler antes pra quando eu assistir eu ja entender melhor, as vz preciso assistir um filme umas 3 vz pra entender 😅 Leio um livro da biblia aqui outro ali e tenho dificuldade de decorar versiculos, capitulos, leio e as vz ja esqueço 😢 Vou procurar ajuda, esse video foi muito esclarecedor, obrigada ❤
Voltei aqui, fui diagnosticada com o transtorno do tdah, sabia q tinha alguma coisa errada comigo. A psicologa me deu diagnostico, agora vai me encaminhar para o psiquiatra, quero investigar a fundo esse !nf€rn● q atrasou minha vida em todos os sentidos 🤦🏻♀️
Marquei pediatra pra pedir encaminhamento pro neuro, eu tenho quase certeza que tenho e sei o que sinto desde pequena por não conseguir ter atenção e fazer as coisas direito, me sinto incapaz e não quero isso pro meu filho, vc descreveu ele totalmente nesse vídeo! Vou até por ele no reforço pq tá prejudicando ele na escola! Ao mesmo tempo que fico triste, fico feliz pq sei que posso ajudar, o meu marido infelizmente não aceita, acha q é coisa de criança, mas dia 5/10 estarei lá no médico com ele e estou orando pra ser um pediatra que seja mente aberta e não trate como coisa comum, pq eu como mãe que vivo com meu filho, sei que não é normal! Sei o quanto ele vai se prejudicar se eu não tomar a frente disso tudo
Descreveu meu Theo todinho. Ele tem TDAH tbm porém com diagnóstico já fechado. A inquietação dele tbm é motora, prece que tem bicho carpinteiro no corpo 😂😂😂 Fazer terapia é isso ajuda muita, ainda mais pq a preocupação de nós mães é muito na escola.
Mesmo com esse relato tão rico e detalhado eu ainda assim não introduziria medicação para o meu filho. Eu sei que todos estão comentando ao contrário, mas é a minha opinião. Você já pesquisou a origem do TDAH? Porque as pessoas acham que serão adultos piores só porque não serão os melhores alunos de escola tradicional? Porque uma criança será pior que a outra porque não tem foco? Porque é inquieta? Porque tem dificuldade em se concentrar? Porque não consegue ler um livro inteiro ou não vai passar na melhor faculdade? A longo prazo esse tipo de medicação é imensamente prejudicial para a criança e mais ainda para o adulto. Existe um mercado (indústria farmacêutica) que está sendo alimentado por essas tantas doenças modernas. Recomendo assistir o vídeo da Renata Meins.
Raka , eu tbm descobri meu TDAH através do TDAH do meu filho , meu filho tinha ritalina e eu tomo Desce, tudo oq vc relatou parece que é do meu filho que vc tá falando pois é exatamente assim. *Faça por favor a parte 2 e 3 sobre o assunto*
Eu sou uma enfermeira terminando odontologia...e parece que nunca estou preparada pra nada... me perco em tudo, parece que tô sempre perdida, difícil terminar as coisas... nao sou diagnosticada, mas me vejo em tudo 😢 Me atrapalha tanto, fora a insegurança com tudo
RAKA, TIVE DOIS PRIMOS QUE NÃO INFÂNCIA ERA MUITO COMPLICADO, MUITA IMPLICÂNCIA...OFENDIA OS PRIMOS,SE ESTIVESSE EM UMA BRINCADEIRA E SENTISSE QUE IRIA PERDER, DESTRUÍA A BRINCADEIRA,USAVA ATÉ PALAVRAS QUE MAGOAVA ATÉ OS TIOS! JÁ VI MUITAS VEZES MINHA TIA CHORANDO COM MINHA MAE...HOJE, SÃO PESSOAS MARAVILHOSA, CARINHOSAS E QUE SEMPRE SE PREOCUPADA CONOSCO E COM NOSSOS FILHOS ! VOCÊ É UMA MAE É CRÍVEL
Eu vendo esse vídeo e me identificando a cada fala, e pensando já em procurar um profissional, pq meu Davi de 3 anos ele também é igual eu, e mais ainda meu esposo é igual.
Eu super me identifiquei com tudo que você falou de vc mesma. Mas nunca fiz terapia, pra não ter laudo. Então ouço relatos como seu sobre TDAH mas so de ouvir essas características igualzinhas minhas, já me basta para saber que tenho TDAH.
Raka!!! Estou passando por isso, meu Davi tem essas coisas tbm! Vou buscar terapia e avaliação!! Grave mais, acredito q eu tenha e não saiba mas vc me encorajou agora
Raka já quero parte dois sim, meu filho tem 6 anos de tem o TDAH combinado + TOD eu sei o que vc passa . Ele usa Ritalina somente para escola pq tira muito a fome dele . Ele faz várias terapias e eu iniciei tbm !
Raka, meu filho tem 10 anos e tem tdah, diagnosticado aos 6anos e tudo que vc relatou eu vivenciei, só que eu corri atras de médico mesmo quando entrou no 1 ano do fundamental aos 6 anos. Toma ritalina LA 20mg e está tdatando mais temos muitos desafios.
A Raka é a primeira influencer que vejo falar sobre TDAH.
Ganhou uma nova inscrita. 👏🏻
Recebi o diagnóstico de TDAH aos 10 anos,tenho 18 anos atualmente, e sinceramente gente,é tão complicado...Tem momentos que eu entro em uma crise de choro por não aguentar mais.
Sem falar o quanto as pessoas me colocam pra baixo por eu ter e querer entrar para polícia...😢
Faz terapia. O problema não está no TDAH. Entre para a polícia. As pessoas sempre falarão das outras, independente de qq coisa. Não culpe o TDAH por tudo. O foco é nosso. Se você quer realmente, você consegue. Sou a prova viva. A gente não foca nas coisas, mas eu digo para mim, quero isso mais que tudo e então, me torno a melhor. Boa sorte!
Cara tô me identificado mt cada vez mais acho q tenho TDAH, vou procurar um médico
Queremos mais partes sobre esse assunto sim Raka!!! Vai ajudar muitas pessoas e foi bastante informativo 👏👏👏💖
Pois bem, não é muito comum , mas hoje eu tive insônia e graças a Deus cliquei nesse vídeo . Você me fez chorar muito , porque vi a minha história de vida na sua fala. Meu Deus, eu fiz uma faculdade , uma pós e um mestrado e estudava com muita dificuldade . Como eu me esforcei , como fui criticada. Como era difícil minha relação com minha mãe, com meu pai. Era insuportável ficar sentada, chorava em cima do livro e ouvi gritos a vida inteira por isso. Pois bem , eu casei e não consegui dar conta de uma vida doméstica, dirigindo eu bati carro várias vezes na saída ou entrada e até na rua. Mas consegui tocar piano , fazer crochê de modo muito eficiente enquanto o violão fiz 300 aulas e nunca toquei uma nota...o meu cérebro escolhia o que eu ia aprender. Hoje tenho uma filha de 16 anos, errei muito com ela, acho que por anos reproduzi o comportamento e abalei minha relação com ela. As vezes vejo ela se defendendo de mim , se afastou e grudou na minha mãe como proteção . Sinto falta da minha filha e acredite, minha mãe mora em cima da minha casa , mas ela mesmo assim evita ficar próxima de mim pq eu cobrava demais dela, mesmo sabendo que ela era igual a mim...Amanhã mesmo agendo uma avaliação para nós duas... Talvez haja tempo de consertar meu erro
Ela termina esse ano o ensino médio com 16 anos, tem noção do quanto cobrei dela? Eu falava o dia inteiro na cabeça da menina e colocava ela p ter aula até sábado e domingo
Não compreendia porque era tão difícil pra ela se concentrar. Vou procurar a mesma ajuda. Obrigada Raka. Sempre quis compreender porque as pessoas perdiam a paciência comigo. Casei tarde e ainda assim sempre foi muito difícil pra mim.Todos me criticavam ...se cansavam de mim. Hoje eu tenho a sorte de ter um marido muito paciente e calmo , mas demorei encontrar. Eu tive um despertar com esse vídeo , como eu não pensei nisso ?Fique com Deus
Nunca perca a esperança e vai sim procurar por vocês 🙏❤
Nossa sua história me fez chorar, espero que você é sua filha reconstrua juntas uma nova história de amor materno. Fique com Deus.
Nossa, me identifiquei com cada palavra. Descobri recentemente o tdah e foi um alívio. Nunca fui uma criança hiperativa porém sempre tive dificuldade de atenção. Aprender matérias exatas sempre foi um caos para mim. Minha mãe fala qhe qnd eu era criança não conseguia brincar de uma coisa só, queria brincar de boneca, corda, andar de bike tudo ao msm tempo. Sempre tive autoestima baixa e muita necessidade de aprovação. Todos sempre falavam sobre como eu era inteligente porém não conseguia terminar nenhum projeto.hoje adulta, nem sair de casa eu estava conseguindo pq qnd eu precisava ir fazer algo que eu não queria, coloca um milhão de coisas para fazer justamente naquele dia o que acabava me fazendo perder a hora. Obrigada por compartilhar conosco Raka
Me vi no espelho agora!!! Eu e minha filha somos bem assim! O pior do TDAH é a sensação de incapacidade, de que a gente não consegue concluir as coisas, mesmo depois de adulto.
Eu iniciei 1 curso TEC e duas graduações, nunca consegui terminar.
Mais uma vez, estou tentando!
Cada vez mais acho que tenho TDAH
Tudo foi IGUAL aqui Raka! Passou um filme aqui na minha cabeça. Só quem tem um filho com TDAH sabe a intensidade disso.
Não é nada fácil. Sou professora e sou TDAH. Me especializei na área para poder me ajudar. Fui diagnosticada já em fase adulta e quando criança as reclamações da escola era sempre a mesma, porém naquela época não se falava dessas patologias, recebíamos diversos estigmas que afetaram e muito no meu desenvolvimento. Faço tratamento há anos e quando vejo necessidade tomo a ritálina. O que mais me entristece é chegar para mim um laudo que eu sei que está errado ou quando fazemos o encaminhamento e os pais se negam a tratar os filhos não tendo noção de o quanto isso vai prejudicar o futuro dessas crianças. Raka levante essa bandeira por seu filho, por você e por tantas crianças e adultos que você pode ajudar.
Caramba!!!! Que difícil, agora imagina para uma família que não tem condições de fazer esse tratamento, que não tem apoio da escola e profissionais. Acredito que está criança sofrerá demais.
Vc disse tudo: Nós como mães, através da gente podemos ajudar os nossos filhos a ter um desenvolvimento normal. Terapia é bom pra todos. Recomendo fortemente
Raka que bom ouvir uma pessoa bacana como você, falando sobre isso no lugar de mãe.
Meu filho tb tem TDHA, isso sobre desestruturar a família é a pura verdade, tem épocas que émuito difícil meu filho conseguir fazer as coisas sem derramar, tirar as coisas do lugar e desorganizar achando que está organizando. Ter diagnóstico é muito importante.
Meu filho é autista e sei bem como é difícil lidar com diversas questões do dia a dia dele. Saber falar com ele, ensinar, tudo é um processo bem longo e devagar. Mas que bom que buscou ajuda, faz toda a diferença.
Raka, você está dando um futuro diferente pro seu filho cuidando disso da forma indicada, mesmo que seja difícil dar medicamento. Sinta orgulho de si por dar a possibilidade pro Davi de ter uma autoestima alta, de se sentir competente pra realizar os próprios sonhos. Enfim, ele vai ter uma qualidade de vida excelente, porque você proporcionou isso. Parabéns!
Fui diagnosticada quinta feira passada pelo neurologista. Meu filho de 8 tem o TDAH hiperativo e eu o desatento.
Perdi meu emprego mês passado por conta da grave desatenção. Fico triste quando vejo na internet, no Tik Tok as pessoas achando que tudo é TDAH e se auto diagnosticam como se fosse tudo simples. TDAH é coisa séria e quem tem realmente o transtorno sofre muito.
Quando se descombre o TDAH é um alívio saber o porquê de tudo.Meu filho tem toma Ritalina eu chorei vendo resultado,briguei tanto com ele 😢
Meu Deus... Vc descreveu meu filho em cada detalhe ... Tanto no lado precoce quanto na inquietação... Já estou pesquisando pra passar ele num neuro pra avaliar ..
Nossa! Você descreveu eu e minha filha 100% nesse vídeo! Você, seu filho, o pai em denial e não apoiando, etc…Minha história é idêntica a sua! POR FAVOR faça sim mais vídeos sobre o assunto! Quero muito mostrar seu vídeo a todas as pessoas que eu tento explicar a nossa situação e simplesmente não entendem, ou não querem entender! 🙏🏼 E parabéns pelo amor, cuidado e atenção com essa condição que vcs tem! Só quem lida com isso sabe o quanto é extremamente difícil, até as coisas mais simples, para o “cérebro típico”.
Queremos sim mais partes …..todo o seu relato vai ajudar muitas pessoas !!!!😊
Raka essa sou eu.....igual vc...kkkk e meu filho mais velho que hoje tem 33 anos ...sempre deu mto trabalho na inquietude dele e falta de foco. Procurei uma neuropediatra na época e ela disse q ele era hiperativo acho que hoje seria TDAH a sua 3 opção. Mas ele sempre foi muito inteligente. Ele estudava no Estado e graças a Deus tive sorte de ter boas professoras ele tomou m edicamento pra sentar na carteira mas por 6 meses depois desmamou. Hoje é um profissional bem sucessido mora em Londres e trabalha na google. Então faça o que os medicos pedirem....e incentive ele no que vc acredita que ele goste. Mas sempre com foco no aprendizado.
Raka me identifiquei muito com sua história,meu filho tem 7 anos e foi diagnosticado pela neuropsicóloga com tdah e limítrofe.Ele tbm toma ritalina,atravéz do meu filho eu percebi que eu posso ter tbm . O relato que vocês fez nesse vídeo parece que você está falando da minha vida com meu filho que tbm se chama Davi. Esperei por muito tempo desde que você falou que ele foi diagnosticado por um vídeo, mas explicando. Obrigado por esse relato.
Meu esposo foi diagnosticado aos 8 anos de idade,e qnd nossa filha comecou a apresentar logo cedo as características, ele ja foi me avisando que ela tbm tem o transtorno.Começamos as terapias com ela aos 4 anos,e tem ajudado muito.Ainda nao temos o diagnóstico fechado pois leva tempo.A diferenca é que ela não apresenta o déficit de atenção,que meu esposo ja apresenta.Toda força p vc❤ E lembre que quem tem TDAH é muito capaz,nao é facil ser mae e esposa de quem tem TDAH, maisnagente vai aprendendo a cada dia a ser melhor.❤E cuidado com a ritalina,no caso do meu esposo,cada vez que parava e voltava a tomar,o quadro piorava,chegou a tomar a dosagem mais alta,ae a depressão bateu forte,a insônia,agressividade,problemas gastricos e na pele,ficava todo empatacado como se tivesse alergia na pele.Hj ja nao faz mais o uso dela,mas ainda no uso diário de outras medicações menos agressivas.Obrigado por compartilhar conosco e ajudar a desmistificar o TDAH.Espero tbm ter ajudado ❤❤❤❤❤❤❤
Querida eu tbm tenho medo da Ritalina! Meu filho hj com 10 anos tem um laudo fechado de TDHA e fez uso da Ritalina e foi devastador! Ele foi parar na emergência. Teve tudo o q seu marido teve. Ele está fazendo uso de outras medicações mas não é fácil! Ele engordou muito… ele q era hiperativo mas sempre feliz hj tem muita tristeza tem tido ataques de pânico, uma luta! Isso são os efeitos colaterais das medicações!! Já chorei e tenho chorado muito com tudo o q meu filho está passando. Mas caindo e levantando todos os dias. Muita paciência e força! Pra nós pais e pro nossos filhos!!
O esporte mãezinha aliado a terapia e boa alimentação é o melhor. Eu e meu filhos temos TDHA.
Nossa Raka, já é um momento delicado, ainda a criança tem um pai que não aceita e ajuda a prejudicar a vida do filho que já foi diagnosticado pelos médicos sobre o problema. Isso não faz ele perder a guarda do filho? Sei que pra criança seria ideal ter o convívio/ momentos com o pai, mas já que o mesmo está sendo negligente com a criança que já foi diagnósticada, não aceitando e não colaborarando com o tratamento da criança. Isso prejudicaria mais ainda o desenvolvimento dele. Mas enfim, que Deus abençoe e ilumine o caminho de vocês. 😘
Obg pelo seu relato, só fico triste em saber que vc demorou tanto para ir atras😢 mas entendo. Espero que mães que estejam vendo isso olhem com outro olhar para seus filhos
Estou passando por isso tbm, meu filho com 2 aninhos teve suspeita de TDAH e tomava risperidona, mas com o tempo parei a medicação e não dei andamento no tratamento ( por achar tbm que ele era "normal"), e hoje ele com 8 anos vejo que ele está cada vez pior, e tudo tudo tudo o que vc falou ele faz e eu tbm 🥺 Muito obrigada por trazer esse vídeo. Bjs e melhoras pra nós ❤😘
Raka, muito lindo esse vídeo.
Hj vc nos trouxe a Raquel e não a Raka. Obrigada pela confiança e por se mostrar tão vulnerável para nós. Tudo de melhor pra vc.❤
Se for possível, passa a indicação dos contatos dos profissionais que te ajudaram nesse processo. Neuropediatra, neuropsicóloga. Eles podem ajudar outras pessoas.
Muito bom, por favor, volte com parte 2, 3, 4, etc. Porque o asunto é muito importante ❤
Nossa 😢 foi forte...Meu filho hoje com 19 anos e passou tudo o que vc acabou de falar, aliás passou e passa
Raka, meu filho tem 19 anos . Descobrimos o tdha a 2 anos. E me vi em vc, passei por tantas coisas que só DEUS.. mas vai dá tudo certo. A medicação ajuda muito.
Meu enteado está morando com comigo e meu esposo e estou enfrentando tudo que você disse e não é fácil! Ele está medicado, mas a rotina é sofrida por é um eterno refazer...
_Também passei por isso, Raka, conviver com TDAH não é fácil mesmo, precisa de acompanhamento médico e psicológico. Porém, as pessoas ainda rotulam isso. Acho triste. Estamos com vocês, Raka ❤_
Nossa Raça, parece que você descreveu toda a história do meu filho, e tbm o que passei... mudei ele tbm de escola por 3 vezes... até o diagnóstico! Hoje ele faz uso do ritalina e risperidona. Na escola o comportamento e o rendimento escolar dele mudou muito, parece outra criança... ele tbm fez sessões com neuropsicologa... o tratamento é extremamente importante e ajuda demais.
Tô no canal do meu filho, e meu marido com 60 anos tem TDH, e por causa disso eu desenvolvi transtorno de ansiedade. Ele não para quieto, tudo que seu filho tem meu marido com 60 anos tem. E por causa disso desenvolvi transtorno de ansiedade, hoje estou sendo tratada. Mas sofri muito com ele😅
Raka, cheguei à você através desse vídeo e chorei! De verdade. Meu filho acabou de ser diagnosticado com TDAH e ele tem as características muito parecidas com as do Davi. E tem sido tão difícil tudo. E inclusive me identifiquei com você, e fiquei me questionando sobre mim.
Ele foi diagnosticado mas ainda não começou as terapias de intervenção, na escola ainda não tivemos as mudanças necessárias, é tudo muito recente.
Obrigada por esse relato. Foi muito importante pra mim.
Força pra vocês! Deus os abençoe.
Olá, tenho diagnóstico fechado desde a infância, aos 8 anos. Fui expulsa do mesmo colegio 3 vezes. Mas a minha avó sempre conseguia que eu permanecesse. Eu estudava em colégio religioso. Mas vou te contar o que acontecia, eu defendia pessoas e fazia isso aos palavrões, obviamente que as freiras não podiam aceitar. No geral eu era uma criança inteligentissima, mas sempre falante e acabava desvirtuando a atenção dos coleguinha que sentavam ao meu lado. Olha, não tive nenhum acompanhamento especializado em sala e defendo que não façam isso, pois isso vai ser dramático à pessoa. Ele vai se sentir excluído, meio deficiente e isso pode gerar uma depressão. Não estou falando como médica, mas como uma pessoa adulta que convive com.o TDAH há muitos anos. A Dra..Ana Beatriz Barbosa é psiquiatra e tem TDAH. Veja vídeos dela, vai ficar mais calma.
O exercício é diário para quem tem TDAH, concentração, executar as coisas e não deixar pra lá, ouvir as pessoas até o fim da fala kkk Mas dá pra viver super bem. Não é uma doença. Apenas o nosso cérebro funciona numa velocidade maior. Fique bem!
Raka, sempre me senti estranha/diferente de todo mundo…extremamente voadora, impaciente, não conseguia terminar nada. Era algo que me angustiava demais e atrapalhava na minha vida e nas minhas relações, seja familiar, amorosa e amizade. Estava tomando 4 antidepressivos e fazendo terapia tb, até que resolvi mudar de psicóloga e aí minha vida mudou… ela é neuropsicóloga e começou a desconfiar que tinha algo a mais em mim. Fizemos testes e descobrimos um TDAH num nível elevado. Hoje tomo venvanse (caro, mas vale cada centavo) e sou outra pessoa. 3 meses de descoberta, 2 meses que sou uma nova pessoa!
Ainda tenho deslizes na ansiedade e compulsão alimentar, mas ainda estou no começo do tratamento. Sempre digo que minha psico me salvou de toda aquela agonia! Só gratidão a Deus e ela ela❤
Estou na busca com psicólogo psiquiatra e neuro Psiquitra para tentar descobrir se realmente tenho TDAH!
Mas tudo que você falou me encaixo 100%
E é horrível pq ninguém entende a gente!
Obrigada raka
Necessária, disse tudo que eu sempre tentei falar e explicar sobre a condição do meu filho, mas ngm me entende... vou compartilhar seu vídeo com o mundo inteiro! Obrigado por esse conteúdo rico de informações. Meu filho tem 10 anos e foi diagnosticado com 7 anos... mas desde a creche, desde os 3 anos... ele já apresentava sinais... E eu pensava que era apenas fase
É sempre o mesmo relato de como a princípio, as mães sempre duvidam das observações dos professores. A resistência de se aceitar que o filho tem algo e investigar sem medo.
Raka, eu já havia percebido seu TDAH, e é gritante pelo seu jeito de falar rápido, e principalmente sua compulsão por comprar, por diversas vezes me influenciou e precisei me freiar, pq eu tbm tenho essa condição e é muito difícil lidar com a compulsão.
Raka, TDAH não está o fim do mundo, sou mãe de autista nivel 2 de suporte, com TDAH e TOD , fácil não é, mais oq me acalma é saber que existem coisas muito piores, e o autisto pode ser leve, basta nós aprendermos a lidar com a situação, e fazer oq é preciso para o desenvolvimento deles. E muito do que vc relatou com o Davi de pequeno, meu filho fazia, e hj ele tem o diagnóstico de TEA. Bjooo
Que bom q vc está lidando com empatia com seu filho. Também tenho tdah e com 37 anos ainda tenho bloqueios emocionais e psicologicos pela falta de compreensão e tratamento durante anos. Realmente é libertador quando descobrimos e compreendemos. Parabéns, tenho certeza que o Davi será mto iluminado em sua vida com esse carinho e devoção ❤
Não desespere nao ,a maioria de nós tem , eu com 56 anos tenho e sinceramente tô nem ai
Minha filha é igual, recebo as mesmas reclamações das professoras, questionei elas sobre a possibilidade de TDAH mas não tive respostas, fui atrás de psicólogo, tô na fila de espera do SUS 😢 infelizmente faz mais de um ano. Tô aguardando.
Que video importante Raka, espero que mais pessoas possam ser alcançadas através dele e que esse preconceito disfarçado de nao aceitar seja desconstruido! Fale mais sobre, acho super relevante! Bjs pra vc e sua familia linda! ❤
Faz outros vídeos sim é muito importante pra nós mães uma espécie de apoio…
Eu nunca fui ao médico pra saber, mas sempre me identifico muito, meu marido fala também, quando você falou sobre a desorganização, procrastinação, demora para comer, a explosão e identifiquei muito, meu olho encheu de lágrima, eu não consigo fazer só uma coisa, pra assistir o vídeo preciso está fazendo outra coisa ex: fazendo minha unha e assistindo… voltei a estudar e a dificuldade em focar em coisas que não me interessam é bem difícil, saio da aula e falo pro meu marido o que aprendi, ele fala “você aprendeu só o que te interessou né?” Kkk
Maravilhosa como sempre, abordou pontos muito importantes e alguns até pouco conhecidos, como a questão da criança ser um pouco mais infantil que alguns acabam confundindo com outros transtornos. Faz outro vídeo com a parte 2, principalmente falando em como você age com no dia a dia falando com seu filho e como lidar com a impulsividade da criança. Bj
Raka, sou Neuropsicologa e gostaria de parabenizar pelo video, extremamente bem explicado e falando do nucleo que muitas pessoas nao imaginam que tem no diagnóstico do TDAH que é a dificuldade no controle do impulso. Atendo adultos e a maioria tras essa queixa como um aspecto da personalidade, mas é do transtorno.
Eu sou bem agitada, nunca consegui focar mto bem nas coisas, nem termina-las. Eu acho que tenho TDAH
E meu filho do meio, ele é mto pacato, não gosta mto de interagir com quem não conhece, chora facilmente, tem dores e vômitos frequentes, demorou mto para falar e andar. Acho que ele tem autismo
Que maravilhoso você falar sobre isso, minha filha é exatamente assim, inquieta e sem atenção! A não ser que tenha interesse que no caso dela são vídeos do UA-cam , e ela fica brincando que está fazendo vídeo o dia inteiro! Fico sem saber que caminho seguir, porque a escola não me orientou! Obrigada pelo esclarecimento e por favor, se puder faça a parte 2! Bjs
É assim mesmo, meu filho foi diagnosticado e precisou medicar, pq não tinha condições da psicóloga trabalhar com ele. Só quem passa sabe o quanto é difícil e todos nos julgam! Só que os psiquiatras infantis também podem diagnosticar!
Nossa! Ter um diagnóstico é TUDO, né!? Sou TDAH e ter o diagnóstico mudou a minha vida. ❤
Ter TDAH é tudo isso e mais um pouco por isso acho importante a segunda parte! Eu tenho TAG e TDAH e tomando a medicação para TAG já me ajudou mto mas sempre fui mto resistente a medicação e ainda estou resistindo a Ritalina... complexo demais o assunto! Obrigado por compartilhar conosco.
Já vem um tempo que acho que tenho TDAH e meu filho também, agora então, vou procura um neuro com urgência, nem que seja pra desencargo de consciência.
Fico muito feliz, em ver que vc foi atrás dessa informação. Lembro bem sua luta com Davi ainda pequeno, e vc ficava exausta. E muitas pessoas colocaram nos comentários, essa possibilidade de o Davi ter tdha. Pois bem o tempo traz as respostas na hora certa. Ele diagnosticado e vc também, fica melhor para vc saber como lidar com várias situações. Parabéns pelo vídeo incrível.
Queremos mais conteúdo sobre o assunto sim! 😍 Que bom que vocês conseguiram o diagnóstico, Raka! Um diagnóstico muda (até salva) vidas! Fui diagnosticada com autismo há um ano e eu entendi tanta coisa que eu só achava que eu era estranha, diferente dos outros. É libertador e fico feliz cada vez que vejo mais pessoas se redescobrindo! 💜
Meu sobrinho toma os remedinhos dele e ainda sim tem bastante inquietação é extremamente difícil, tem esses problemas de inferioridade pela dificuldade ele acha que não vai conseguir é muito complexo! Inclusive esse problema com o pai que não quer aceitar só Jesus. Vocês vão ficar bem ❤❤
O medicamento não é só p ele melhorar na escola.
O tdah é difícil p próprio davi, como vc disse q era difícil p vc. É doloroso p pessoa q tem tdah, o medicamento o ajuda tb nisso, p ele sofrer menos.
Extremamente necessario. Informativo. Legal ver que sentiu que tinha algo diferente e procurou ajuda e o melhor encontrou. Faça sim mais videos relatando sobre o assunto que ajuda muitas pessoas a procurarem ajuda e se entenderem ou entender alguem que tenha as caracteristicas citadas. Amei o conteudo.🎉
SURREAL que você descreveu o meu filho e ele também se chama Davi, tem 8 anos e algumas vezes a escola me pediu para ter algum acompanhamento, essa semana marquei uma psicóloga, é muito difícil, a gente que ajudar e muitas vezes perde a paciência, ou, se sente um lixo por não conseguir ajudar, sei lá…. Me identifiquei muito, estou no aguardo do diagnóstico.
Caramba...já pensei em passar por um neuropsicologo por todos esses pontos que vc destacou no vídeo, pois tenho muitas características como essa, mas fico resistente a esse diagnóstico, justamente por ser um assunto que é tratado como "modinha" hoje em dia e pq os psicólogos quando explico as coisas que acontecem, acham simplesmente tratam com desdém sabe.... mas justamente pq não sou agitada, pelo contrário, sou muito tranquila aparentemente, mas me vi muito na descrição do Davi, tenho muito desses pontos que vc falou de ti tbm Raka
Minha terapeuta disse que tenho TDAH só que tomo remédio para ansiedade. Agora vou procurar o médico para ver se o melhor seria fazer o tratamento para TDAH, pois ele causa ansiedade. Aí trato o mal pela raiz.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha algum transtorno 😅 Eu tenho ansiedade e me identifiquei em muitas características que vc citou . É complicado rs
Na verdade TDHA é uma condição neurológica, não é como a ansiedade, depressão.. Uma parte do cérebro não se comunica. E é possível ver através de uma ressonância magnética. Por isso existe tantos casos em que a pessoa não tem TDHA. 😉
@@lias3107 No título do vídeo está escrito TDAH = Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.
Doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.
@@lias3107 eu tenho uma dúvida será que só existem um padrão cerebral ? A natureza tem diversidade e nós não temos o mesmo digital.
@FatimaMoraesDesignerAmigurumi eu tenho por isso te explico. Não é uma doença crónica. É uma condição neurológica. Por isso temos propensão a ansiedade, depressão e vícios. Mas muitas vezes o diagnóstico é feito de maneira errada. E a pessoa muitas vezes tem somente ansiedade ou depressão, ou mesmo só é hiperactiva. ☺️
@@rafaelaernst4392 na verdade a área afetada é sempre a mesma existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal o córtex pré frontal. Então todo o cérebro de uma pessoa com TDHA é sempre nesta parte específica.
Digo porque para ter o diagnóstico completo passei por neurologista, neuropsicológico e psiquiatra. ☺️
Tenho 36 anos e acho que também tenho TDAH e desconfio que meu filho tbm tenha, me encaixo em exatamente tudo o que leio sobre o assunto e vejo muito disso no meu filho também
Oi Rakita, eu fui atrás do meu diagnóstico de TDAH depois do diagnóstico de TEA do meu filho, são diagnósticos diferentes mas me fizeram me enxergar por dentro.. Que bom que a geração deles vieram ótimos profissionais que conseguem reconhecer antecipadamente para que eles não passem ou minimamente passem por que passamos!
Melhor vídeo sobre o assunto, de uma mãe que vive o TdAH, meu filho é exatamente igual o seu, obrigado pelas informações ❤️
Que vídeo rico! Compartilha mais, fala sobre vc, faz a parte 2, 3, 4 enfim😅, eles ajudam MUITO.
Assistiria a segunda parte hoje mesmo kkkk
Raka ver o vídeo da Renata meins sobre a reação da medicação nela, pq se ele tiver alguma reação você consegue avaliar se é pela medicação ou não! Ela usou vale a pena ver o relato dela!
Tdah vai muuuuito além de uma simples pessoa distraída...
Obrigada por este vídeo!
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Gente, a Lu Ferreira do antigo Chata de Galocha tb faz vídeos sobre o assunto pq o marido foi diagnosticado com TDAH e eles relatam exatamente isso que a Raka está explicando. Quem quiser assistir pra entender mais, o vídeo é super interessante tb.
Verdade!! Sou pedagoga estudei sobre os transtornos e sim por mais que chame atenção de uma criança com TDHA ele não consegue ficar quieto , grava mais vídeos assim . Amo vocês ❤️❤️❤️❤️
Vendo seu vídeo, você descreveu o filho todinho rsrsrs. Ele tem 4 anos e tem Tdah. Hiperativo e impusividade. Ele não para 1 minuto pode estar em qualquer ambiente. Buscando ajuda pra ele com Psicóloga com terapia cognitiva e com Neurologista. E tomando medição
E não é fácil,
Tbm através da escola descobrir que minha filha tem TDAH no dia 22/09/23 saiu o laudo que ela tem isso, é muito triste pq eu não sei lidar com isso, até eu vou buscar ajuda de terapia para poder até mesmo ajudar minha filha 😢 se eu podesse tirar isso dela e passar pra mim eu fazia isso 😢
Queremos mais partes sim... Já sinto você diferente... eu sempre tive essa sensação, de que você não completava as frases por ansiedade. Você está certa, como mãe, como um ser humano que quer ver o desenvolvimento do outro, parabéns! 🎉
Ah faça todas as partes necessária para nos ajudar.
Nossa , vontade de chorar 😢 tudo que vc fala eu já passei e passo por isso na vida inteira. E muitas coisas eu sofro até calada, sem nem ninguém perceber por ignorância dessas pessoas . Hoje eu entendo que é uma ignorância as pessoas acharem que é bobeira
Gente, me identifiquei muito. Quando criança, não me lembro muito dos meus comportamentos, sobre leitura, lembro que gostava de ler mas não tinha concentração. Até hoje, preciso ler a mesma coisa umas 4 vezes pra começar a compreender.
Me senti muito acolhida com esse vídeo. Só não me identifiquei na compulsão. Mas de resto, é eu todinha, até mesmo na parte da infância. E hoje com quase 30 anos me prejudica muito. Mês que vem volto no psiquiatra pra poder avaliar
Meu filho tem 8 anos e desde pequeno eu sempre notei algo diferente e qdo o coloquei na escola pedi acompanhamento especial justamente pela suspeita, e como eu gostaria de vídeo como esse a 3 anos atrás, sofri muito pq meu BB tem o nível altíssimo de hiperatividade mental além da inquietude física, hj todos os médicos q olham pra ele de cara me pergunta se ele tem, tava na minha cara mais por falta de conhecimento eu n vi, o diagnóstico veio como um respiro hj minha luta é pra ensina-lo a ler pq o nível de desatenção dele é muito alto, daí o tipo dele é o combinado além de sintomas do autismo e os remédios tanto pra dormir qto pra concentração estão ajudando meu filho e a mim evoluirmos juntos mais diferente de vcs a ritalina n fez efeito no meu filho e a médica teve q mudar, eu sempre falei q n qria q meu filho crescesse e ele tem demorado a crescer😅 meu eterno BB de verdade e pra mim o diagnóstico foi uma afago eu só precisava saber como ajudar ele pq eu sempre fui a nerd a q estudava de manhã e de noite e graças a isso posso ajudar meu filho hj. Parabéns pelo vídeo precisamos cada vez mais a falar sobre esse e outros transtornos.
O ex marido da minha filha tem TDAH, e durante a pandemia a coisa piorou. Ele não se dá bem com a medicação. Faz terapia. Mas o emocional da minha filha começou a ficar abalado. Foram entre namoro e casamento 7 anos de convivência. Eles não tem filho. Mas o final do relacionamento ocorreu de forma tranquila. E hj são amigos. Ele desde cedo começou o tratamento. Fez faculdade, pós graduação. Mas o dia a dia é complicado de lidar. A minha filha ja era o segundo casamento dele. No primeiro foram 4 anos de casamento e um de namoro. Ele é um cara legal. Mas se não fosse os efeitos colaterais do medicamento. Que ele deixa de usar. Acho, q o casamento dele teria ido p frente.
Eu entendo o que vc está vivenciando, estou tbm em tratamento da minha filha, está passando com psicólogos e todas as características que vc disse é tudo que ela tem. Exemplo que vc disse que muitas vezes tem atitude mega infantil pois não tem noção, sendo ter mais idade. Ela não consegue focar, pra fazer dever de casa é mega difícil, impulsiva demais na questão de não ter filtro do que fala.
Raka esse assunto muito importante, meu filho está com 9 anos e começamos a perceber que ele tem o defte de atenção na escola, mas ele não é agitado, vamos fazer o teste com a psicóloga.Quando você falando de você , eu tenho o mesmo problema então isso é genético.
Você pode ir contando mais por aqui ? Acho bem importante.😘
Sabe… cresci com meu irmão me chamando de burra, quando me ensinava as coisas! Mas isso não me afetava, pois eu podia ter problemas de aprendizagem, mas minha personalidade, não deixava isso me abater! E até hoje, quando as pessoas vão me ensinar as coisas, vejo que às vezes, elas perdem a paciência comigo, “finjo demência “, sou humilde, mas dentro de mim, penso… vai trouxa, vai pensando que sou burra, a pessoa vira as costas, dou um jeito de aprender usando meus “esquemas”!
Quando vou tomar alguma decisão, sabendo que sou muito impulsiva, respiro, e tento não deixar isso atrapalhar minha decisão! Por isso, demoro muito para tomar decisões!
Ser atenta, me consome demais! Para eu não me distrair, tenho que ficar me “policiando” quando o assunto é sério! Em provas, pra mim, é um desgaste muito grande!
Faz um tempo que percebi isso em Davi assistindo os vídeos /storys mas, nunca comentei nada - pq acho chato e é algum particular. Fico feliz por ter tido o diagnóstico, após isso tudo fica muito claro pra vcs!! Davi é muito sortudo por ter uma família tão paciente!
Eu tenho certeza q eu tenho tdah, eu sou tudo isso q vc falou, nao tenho foco, começo uma coisa e nao termino, deixo as coisas pra cima da hora, só chego atrasada nos lugares e sempre foi assim. Nunca consegui ler um livro até o final, fazem 9 anos q estou em Cristo e nunca consegui ler a biblia por inteiro, e a minha ansiedade é tanta q ja quero logo saber o final das coisas, ja comecei ler a biblia de tras pra frente. Filmes, eu ja quero q a pessoa me da um spoiler antes pra quando eu assistir eu ja entender melhor, as vz preciso assistir um filme umas 3 vz pra entender 😅 Leio um livro da biblia aqui outro ali e tenho dificuldade de decorar versiculos, capitulos, leio e as vz ja esqueço 😢 Vou procurar ajuda, esse video foi muito esclarecedor, obrigada ❤
Voltei aqui, fui diagnosticada com o transtorno do tdah, sabia q tinha alguma coisa errada comigo. A psicologa me deu diagnostico, agora vai me encaminhar para o psiquiatra, quero investigar a fundo esse !nf€rn● q atrasou minha vida em todos os sentidos 🤦🏻♀️
Marquei pediatra pra pedir encaminhamento pro neuro, eu tenho quase certeza que tenho e sei o que sinto desde pequena por não conseguir ter atenção e fazer as coisas direito, me sinto incapaz e não quero isso pro meu filho, vc descreveu ele totalmente nesse vídeo! Vou até por ele no reforço pq tá prejudicando ele na escola! Ao mesmo tempo que fico triste, fico feliz pq sei que posso ajudar, o meu marido infelizmente não aceita, acha q é coisa de criança, mas dia 5/10 estarei lá no médico com ele e estou orando pra ser um pediatra que seja mente aberta e não trate como coisa comum, pq eu como mãe que vivo com meu filho, sei que não é normal! Sei o quanto ele vai se prejudicar se eu não tomar a frente disso tudo
Muita gente confunde o temperamento sanguíneo com TDAH. Tem q realmente buscar ajuda profissional pra entender isso.
Descreveu meu Theo todinho. Ele tem TDAH tbm porém com diagnóstico já fechado. A inquietação dele tbm é motora, prece que tem bicho carpinteiro no corpo 😂😂😂 Fazer terapia é isso ajuda muita, ainda mais pq a preocupação de nós mães é muito na escola.
Mesmo com esse relato tão rico e detalhado eu ainda assim não introduziria medicação para o meu filho.
Eu sei que todos estão comentando ao contrário, mas é a minha opinião.
Você já pesquisou a origem do TDAH?
Porque as pessoas acham que serão adultos piores só porque não serão os melhores alunos de escola tradicional?
Porque uma criança será pior que a outra porque não tem foco?
Porque é inquieta?
Porque tem dificuldade em se concentrar?
Porque não consegue ler um livro inteiro ou não vai passar na melhor faculdade?
A longo prazo esse tipo de medicação é imensamente prejudicial para a criança e mais ainda para o adulto.
Existe um mercado (indústria farmacêutica) que está sendo alimentado por essas tantas doenças modernas.
Recomendo assistir o vídeo da Renata Meins.
Raka , eu tbm descobri meu TDAH através do TDAH do meu filho , meu filho tinha ritalina e eu tomo Desce, tudo oq vc relatou parece que é do meu filho que vc tá falando pois é exatamente assim. *Faça por favor a parte 2 e 3 sobre o assunto*
Eu sou uma enfermeira terminando odontologia...e parece que nunca estou preparada pra nada... me perco em tudo, parece que tô sempre perdida, difícil terminar as coisas... nao sou diagnosticada, mas me vejo em tudo 😢
Me atrapalha tanto, fora a insegurança com tudo
Obrigada por compartilhar! Vi minha filha de 5 anos e eu nesse relato. Vou procurar um acompanhamento médico.
RAKA, TIVE DOIS PRIMOS QUE NÃO INFÂNCIA ERA MUITO COMPLICADO, MUITA IMPLICÂNCIA...OFENDIA OS PRIMOS,SE ESTIVESSE EM UMA BRINCADEIRA E SENTISSE QUE IRIA PERDER, DESTRUÍA A BRINCADEIRA,USAVA ATÉ PALAVRAS QUE MAGOAVA ATÉ OS TIOS! JÁ VI MUITAS VEZES MINHA TIA CHORANDO COM MINHA MAE...HOJE, SÃO PESSOAS MARAVILHOSA, CARINHOSAS E QUE SEMPRE SE PREOCUPADA CONOSCO E COM NOSSOS FILHOS ! VOCÊ É UMA MAE É CRÍVEL
Raka fala mais sim sobre… dê continuidade… amei sua explicação
Faz a segunda parte sim. Sua informações ajuda muita gente. Tbm sou muito impulsiva e me culpo muito por isso
Eu vendo esse vídeo e me identificando a cada fala, e pensando já em procurar um profissional, pq meu Davi de 3 anos ele também é igual eu, e mais ainda meu esposo é igual.
Muito Necessário Esse Assunto Raka! Pra Alcançar Pessoas!❤❤❤
Eu super me identifiquei com tudo que você falou de vc mesma. Mas nunca fiz terapia, pra não ter laudo. Então ouço relatos como seu sobre TDAH mas so de ouvir essas características igualzinhas minhas, já me basta para saber que tenho TDAH.
Raka!!! Estou passando por isso, meu Davi tem essas coisas tbm! Vou buscar terapia e avaliação!! Grave mais, acredito q eu tenha e não saiba mas vc me encorajou agora
Raka já quero parte dois sim, meu filho tem 6 anos de tem o TDAH combinado + TOD eu sei o que vc passa . Ele usa Ritalina somente para escola pq tira muito a fome dele . Ele faz várias terapias e eu iniciei tbm !
Raka, meu filho tem 10 anos e tem tdah, diagnosticado aos 6anos e tudo que vc relatou eu vivenciei, só que eu corri atras de médico mesmo quando entrou no 1 ano do fundamental aos 6 anos. Toma ritalina LA 20mg e está tdatando mais temos muitos desafios.