Olá sou evangélica, mas achei muito interessante a forma que os católicos fazem com relação a este método, penso que os evangélicos deveriam falar mais sobre isso tbm, eu concordo, quero muito parar vou passar saber direitinho, Deus abençõe!!
Como se foce TDS os católicos kkkkk São POUCOS! q fazem isso maioria fazem o marido operar depois do primeiro ,segundo filho tantos católicos quanto evangélico acham q ter filhos e um terror , colocam diu operam , ...
@@jachsonsilvafranco8366 a Igreja de Cristo não está restrita a uma instituição religiosa apenas.A Igreja de Cristo é um povo escolhido por Deus antes da fundação do mundo,e espalhado por todas as tribos,povos,línguas e nações,e que será reunido na consumação dos tempos,na volta do Senhor Jesus Cristo.
Impressão minha ou isso é só ensinado na igreja católica?? Sou protestante e nunca ou algo tão maravilhoso como este nas igrejas evangélicas e nem na net!
Infelizmente sim Jessie. Só a igreja católica propaga. Mas nada impede que você procure uma instrutora capacitada e pratique o método. A minha instrutora já instruiu pessoas das mais diversas religiões, até atéias. E elas nãos estão ali pra tentar te converter ao catolicismo. A função delas é justamente propagar o método. Entre em www cenplafam.com.br e procure uma instrutora próxima de você. É um trabalho voluntário.
@@nicenicee , entre no site acima e procure alguma instrutora a sua cidade ou região onde mora. Tem no Brasil todo. Tem instrutoras que inclusive orientam por vídeo de WhatsApp. Mas o ideal é presencial. Você é de onde?
A igreja católica, até onde eu sei, é a única que não aceita métodos contraceptivos. Por isso o método Billings é usado para espassar uma gravidez caso o casal tenha grave justificativa.
O Guilherme tirou onda!! Por mais casais católicos vivendo verdadeiramente a sua fé, dizendo sim à vida e a paternidade responsável. Ótimo vídeo! Mt bom ouvir vcs!
Eu sou casada e usamos esse método e é maravilhoso obedecer a Deus ,por que tudo é para o Nosso bem. tbm sou bióloga . Viva os biólogos kkk E salve Maria.
Método Billings é só uma forma de desperdiçar e mascarar a trivialização da ferramenta única capaz de gerar vidas humanas que Deus nos deu - usando-a para obter prazer individual somente. Não façam isso!
@@enzob1037 Prazer individual? O papel do homem é levar prazer a sua esposa e o da esposa é levar o prazer para seu esposo. Que prazer individual é esse? E o prazer é uma benção de Deus quando vivida de maneira pura dentro de um lindo casamento.
@@enzob1037 Deus não quer que saíamos fazendo filhos igual a coelhos, isso seria muito irresponsável, uma vez que seres humanos precisam ser bem educados. Já pensou ter que educar bem um time de futebol inteiro?
Eu fiz exatamente esse método. E deu super certo. Li o livro e fiz corretamente. Tenho 2 filhos e vinte e cinco anos de casado, nunca tomei anticoncepcional. Meus dois filhos foram planejados. Hoje estão com 24 e 21 anos. Agradeço por ter conhecido através da rede católica Canção Nova.
Que maturidade humana!!! Falar de um assunto tão claro, juntos... Que edificante... Existes casais que não consegue nem se expressar um para com outro...
Amei a explicação, tomava anticoncepcional por 12 anos, faz um mes que parei pra tentar esse metodo, por enquanto esta difícil mas vou conseguir se Deus quiser, estou mutio aliviada por ter parado
O padre da minha paróquia (Frei James, paróquia Nossa Senhora de Fátima, Feira de Santana BA) indicou esse método ao meu esposo no momento da confissão. Precisamos é de instrutor.
Estou namorando a quase 3 anos e pensamos futuramente no nosso matrimonio! Comecarei a aprender o metodo, afinal somos cristãos por completo e nao somente quando nos convem e precisamos de Deus. Viver em comunhao e de acordo com a Santa Mãe Igreja e o catecismo é a melhor decisão. Como é bonito ver o testemunho e amor de voces. Nos faz acreditar no amor, na castidade em meio a um mundo tao difícil .. que a Virgem Maria os cubra com o seu manto, Deus abençoe!
@@enzob1037vai se tratar seu doente, o homem deve levar prazer a sua mulher e a mulher ao seu marido e nao sair procriando por ai. Se trate vc está descontrolado.
Eu faço faculdade de enfermagem. Fiquei muito chateada quando descobri que um dos mecanismos de ação do anticoncepcional era impedir a nidação. Eu hoje pretendo usar o método de Billings, na verdade, mesmo ainda não sendo casada, eu observo os fluidos, procuro me conhecer. Mesmo com esta visão da área da saúde, o vídeo me acrescentou muito porque tive a oportunidade de ver a experiência de um casal usando o método.
Nidação é indutivo biológicamente a base de química... Coma casca de fava ou tome chá de canela e veja Isso acontecer ... É natural Não ache que está matando bebe pq voce está utilizando metodos contraceptivos, não tem nada a ver com isso . Observando sobre o diu Diu nao mata o blastocisto (embriao recem fecundado) o Diu age como espermicida . Tanto o diu de cobre quanto o hormonal ( a base de levonorgestrel) causam o afinamento da camada do útero . ASSIM COMO QUALQUER METODO CONTRACEPTIVO HORMONAL . Oq causa em uma possivel fecundaçao é o aborto espontáneo por conta da fina camada do útero. Entao nao ha nenhum tipo de Barreira física . Agora, se voce acredita que qualquer afinamento na camada do útero (endometrio) é um aborto. Vá para a camisinha, pois, qualquer método hormonal vai causar o afinamento... Estude, pesquise, não aceite qualquer coisa como sendo verdade .
Muito obrigada,que Deus abençoe vocês! Esse vídeo ajudou muito, eu e meu esposo, vamos começar a aprender com instrutor amanhã. Para a Honra e Glória de nosso Senhor Jesus Cristo, estou me sentindo livre!
Sou evangélica (n gosto de me apresentar por religião) rs', mas voltei a fazer o metodo Billigns agora que o meu filho esta com 2 anos. Pena que esse metodo não é tanto propagado e quando falamos dele para amigos, eles meio que debocham, como se eu fosse doida em fazer um método natural kk
Ótima explicação. Também sou católica e fiquei sabendo desse método esse ano, quando me aproximei mais intimamente de Deus e da igreja. Sou solteira, não estou namorando mas quando eu casar (se for da vontade de Deus), meu desejo é utilizar o método. Estou cada vez mais encantada com a união de vocês. Que Deus continue abençoando.
Eu comecei a usar antes de namorar, é o que eu sugiro, porque dai você vai adquirindo experiência e confiança antes de verdadeiramente usá-lo no caso de gravidez. Deus abençoe
Oi boa tarde Dei início ao planejamento familiar para colocar o DYU estava aguardando me chamar para colocar. Semana passa assistir o testemunho de gloria polo e decidi não colocar mais o DYU por conta dos abortos que ocorrem. Meu corpo não se adaptou a nenhum anticoncepcional Tenho três filhos e por enquanto não quero uma quarta gestação Meu marido está um pouco inseguro a esse método Billings. Amei todas as explicações anotei tudo, sem dúvidas Deus colocou as pessoas certas no momento certo. Obrigado😁 Sou Anailce de jesus estou escrevendo do celular do meu marido 😂😉
Esse método foi a minha melhor escolha. Vamos divulgar mesmo, pois ainda existe muito preconceito dentro da própria igreja católica. Amei o vídeo, casal lindo, Deus abençoe vcs .
Esse sim deve ser um vídeo recomendado pelo UA-cam. Eu e meu esposo vamos começar a dar um curso para noivos, e esse método tem no nosso conteúdo, entrei aqui pra aprender mais. Deus abençoe 🙏♥️
é eu também sou muito ansiosa eu falo Deus me tira essa ansiedade mas todo dia eu falo a mesma coisa Senhor eu quero filho mas eu quero que Deus tira essa ansiedade de mim que eu esqueça obrigado a vocês todos
Parabéns, Esse assunto é maravilhoso. Eu e minha esposa usamos o método Billings por 12 anos sem problemas, é eficaz e funciona mesmo desde que os dois se compreendam, paramos de usar porque minha esposa por problemas de saúde teve que fazer uma cirurgia. Até hoje sinto falta. Que Deus abençoe quem está usando 🙏🙏
Que legal de saber que você é biólogo, Guilherme! Eu estou fazendo Biologia e as vezes na faculdades alguns colegas me confrontam com todas as hipóteses anticristãs que nós é mostrado. Você poderia fazer um vídeo dizendo como foi a sua faculdade de biologia nesse sentido- como encarava a biologia anticristo na faculdade?
Fiz um Curso Básico do MOB, em Belém, há duas semanas, ministrado pela representante da arquidiocese. Foi uma forma de apresentar o método para quem tem interesse de iniciá-lo. E eu saí de lá muito feliz e maravilhada com tudo que aprendi. Meu noivo não pôde ir, mas ele super me apoiou e também se alegrou comigo. O MOB é bênção de Deus, não tenho dúvidas que o escolho pra minha vida! Obrigada por também compartilharem esse assunto conosco, foi uma ótima explicação! ❤👏
Nossa que bacana, recentemente em uma conversa com o padre ele nos falou a respeito e vim pesquisar sobre e achei maravilhoso! Pois estamos nos preparando para o sacremento do matrimônio, e queremos estar de acordo com a igreja, ouço muitos dizendo por aí " sou católico, mas não concordo com muitas coisas.".. Enfim, me questiono é ou não éh?
Fê,eu tenho 30 anos,tenho dois filhos,um casal,minha primeira gravidez foi uma benção,apesar de todo sofrimento,mas deu tudo certo,foi uma cesariana mas sem complicações, já na segunda vez,foi outra cesariana,o parto ocorreu bem,minha filha nasceu saudável,mas tive infecção e tive que voltar a maternidade e fazer outra cirurgia, fiquei muito debilitada espiritualmente e fisicamente,mas Deus me livrou da morte e aqui estou hj pra honra e glória dele,eu não sou a favor do aborto,de jeito ou hipótese nenhuma,amo meus filhos,mas não vou ser hipócrita, morro de medo de engravidar de novo, depois do parto e todo problema com a infecção,tive uma depressão horrível, não busquei atendimento logo e desenvolvi distúrbios ansiosos,e pânico.Mas hj estou melhor de tudo,vou levando com a graça de Deus, há 9anos fiz uso de anticoncepcional,mas depois que soube que é pecado,fui confrontada espiritualmente,tentei fazer o método Billings e engravidei no segundo mês,a gravidez não evoluiu, passei pela curetagem e fiquei mal, isso foi em junho deste ano,eu entrei em Pânico quando descobri,e me senti culpada pelo aborto,pois achei que perdi por covardia(medo de passar por tudo de novo no pós parto,e medo de morrer na cirurgia),por usar contraceptivo durante todo este tempo,e porque achei meu pânico matou o bebê,vc acha que é pecado usar o método Billings pra espassar ou estou sendo egoísta e pensando só em mim.Me ajude sua opinião é importante,beijo pra vc e sua linda família 😘😘😘
Muito boa a explicação do método. Eu e meu esposo fazemos ele há quase cinco anos juntos e eu também, fiz um ano antes de me casar para me conhecer com minha instrutora Sandra. E de fato, é rico, eficaz, natural e de grandiosa segurança para o casal. Um beijo e Deus abençoe a missão de vocês.
@@nicenicee pois é isso é o que me preocupa.. pois meu marido é novo .. mt ativo.. e com certeza vai dizer q é loucura isso ... e eu ja tenho um bebê de 2 anos e um na barriga.. não pretendo ter mais filhos.. pois minhas condições financeiras não são boas ...
Vocês explicaram muito didaticamente e com tanta leveza! Meus parabéns, de verdade. Por que as vezes me vem a sensação de explicarem de uma maneira muito ríspida e na verdade é um método muito bonito
Não conhecia vocês, que lindos, já ganharam mais um inscrito. Deus os abençoe a parabéns pela vocação matrimonial e pela catequese. Deus seja louvado 🌿
Fer explana depois pra gente como foi o começo sqo matrimônio de vcs,processo de adaptação,dificuldades,alegrias, medos,sobre a visa sexual do início....Deus abençoe vcs
Este método é perfeito, digno de um documentário bem esmiuçado. Fica a dica aí: bolar um documentário chamando instrutores do método e especialistas da ciência. Falar os malefícios da pílula e tudo mais...
já fui fiz todos exames meu marido também mas até agora nada entreguei na mão de Deus se for da vontade dele ele vai me dar senão ele é Deus do mesmo jeito fico feliz do mesmo jeito
como fazer a tabelinha , para entender melhor; coloque por escrito exs, 28, 30 32, dias, e os dias mai seguros......MINHA ESPOSA FAZIAMOS E sempre diminuiamos uns dias antes do periodo fertil.......obrigado pela compreensao
Sou católica e sempre tomei injeção tenho uma filha, e sinto e quero tenho o desejo de parar e começar esse método o vídeo de vcs me ajudou muito.. muito obrigado
Parabéns ao casal. Eu uso diu e estou me acertando com Deus e quero me libertar desse mal. Mas infelizmente aqui na minha cidade não tem nenhuma instrutora para nos ensinar.
Vídeo ótimo. 👏👏 Nesse Final de semana vou Participar Eu e Meu Namorado De Encontro De Formação Sobre Planejamento Natural Familiar, Aqui Na Minha Cidade. Adorei Já Saber um Pouco Sobre Esse Método, Que é Maravilhoso. Deu Abençoe.
sou tentante 7 mes esse mes saiu muito muco branco cremoso e toda vez perto de mestruar sintor do lado esquerdo barriga dolorida e enchada e seios muito dolorido e toda hora c vontande de fazer xixi e esse mes n estou sentindo n um sitoma desse q fico perto de mestruar posso ta gravida
O método, ajuda o casal a sim amar, a se entender, a ser mais compreensível!! Parabéns Guilherme, por se interessar em aprender sobre o método e ter muita alto confiança em falar sobre ele, PARABÉNS Nanda, por ser uma mulher que ajuda o seu esposo ao Céu. Além de todo conteúdo do MOB, passado no vídeo, também passaram o companheirismo que vivem e é necessário para os casais e futuras famílias .
Fernanda, parabéns pelo vídeo! Excelente explicação!! Eu e meu esposo somos instrutores do Método de Ovulação Billings, credenciados na CENPLAFAM e eu gostaria de fazer uma observação, a sobrevivência do óvulo após a liberação, se não houver fecundação, é de no máximo 24h, e não 48h como vocês falaram no vídeo. Obrigada! Deus abençoe seu matrimônio e a missão de vocês! E que logo venham muitos frutos deste amor!
Sintia a paz, Obrigada pelo retorno e fico feliz que tenha gostado. Em relação a sua observação meu esposo disse que vai escrever aqui e explicar o que ele disse! Deus abençoe
Guilherme Zapparoli muito obrigada pelo esclarecimento. Eu assisti o vídeo novamente e peço desculpas porque interpretei de forma errada a sua colocação. Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pela divulgação do MOB. Quem sabe vocês podem se tornar instrutores e ajudar ainda mais nesta missão?! Vocês dois são ótimos, gosto muito dos vídeos do canal!
Esse foi o melhor vídeo que já assisti sobre esse assunto !!!! Parabéns principalmente ao seu esposo que deu um show e mostrou que quando o casal está juntos em Cristo tudo e amor !!!!
Nossa amei o vídeo, já assisti vários vídeos sobre esse assunto e até agora esse foi o único que esclareceu as minhas dúvidas!!!! Eu e meu esposo resolvemos exerceya paternidade responsável, vamos ultiliza esse método com toda certeza!!
Com quanto tempo de antecedência a mulher tem que começar a utilizar o método e a buscar um instrutor antes de chegar o casamento? Minha noiva sofre de muitas cólicas, chegando quase a desmaiar...o que acabou prejudicando a estabilidade nos empregos dela, pois ela se sentia muito mal. Ela foi ao médico e começou a tomar o anticoncepcional, nunca mais teve essas dores. Vamos casar daqui a 6 meses, alguma sugestão?
Mateus Calbino da Silva O ideal seria desde solteira para autoconhecimento! Mas precisa de pelo menos 3 meses ou 3 ciclos para identificar o padrão de infertilidade! Deus abençoe
Mateus Calbino da Silva Peça para ela fazer exames e verificar se ela tem endometriose. Sugiro tratamento natural com mudança de alimentação e atividades físicas! Procure no instagram a Dra Talita Melo de BH ela é especializada nisso e poderá auxiliar vocês!
estou fazendo os encontros de preparação para o matrimonio, o método está descrito no livro achei interessante e vim pesquisar, estamos pensando em começar a utilizar.
Amei amei amei bem esclarecedor já tava querendo fazer agora preciso procurar alguém pra me ajudar a colocar em prática Parabéns ao lindo casal amo vcs .Deus abençoe.
Fernanda Zapparoli O método billings é pecado mortal, e o catecismo novo não dogmático ensina esse erro, refutem o argumento se forem capaz, e façam alguma coisa para mudar isso... O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (capinha amarela) APROVA O MÉTODO BILLINGS EM parágrafo 2370, MAS documentos infalíveis e dogmáticos condenam como pecado mortal o método Billings... E também apoia o ecumenismo, onde o concílio de trento condenou fora outros documentos infalíveis! O catecismo romano foi promulgado pelo Para São Pio V responsável pelo concílio de Trento que foi infalível e dogmático e ainda foi infalivelmente considerado obrigatório em 8 de setembro de 1899 na encíclica do papa Leão XIII ao clero francês, e este obedece todos os dogmas, ele não apoia o ecumenismo e nem o método billings! O catecismo novo da capinha amarela, não foi infalivelmente obrigatório em nenhum documento dado pelo Papa que fosse infalível e nem declaração ex cathedra por João Paulo II, ele apenas pediu para acolher, que é diferente da obrigatoriedade, podemos aceitar ou não, mas contém esses erros contra os dogmas infalíveis de todos os concílios da igreja e é pecado mortal praticar o método Billings que O NOVO CATECISMO AUTORIZA, e que ainda é baseado no concílio vaticano II que é falível e pastoral! VEJA: Documento infalível e dogmático QUE CONDENA O MÉTODO BILLINGS Papa Pio XI, Casti connubii, # 53-56, 31 de dezembro de 1930, Carta Encíclica INFALÍVEL - “INSÍDIAS CONTRA A FECUNDIDADE” 54. Mas, para tratarmos agora, Veneráveis Irmãos, de cada um dos pontos que se opõem aos diversos bens do matrimônio, falemos primeiro da prole, que muitos ousam chamar molesto encargo do casamento e afirmam dever ser evitada cuidadosamente pelos cônjuges, não pela honesta continência (permitida até no matrimônio, pelo consentimento de ambos os cônjuges), mas viciando o ato natural. Alguns reclamam para si esta liberdade criminosa, porque, aborrecendo os cuidados da prole, desejam somente satisfazer a sua voluptuosidade, sem nenhum encargo; outros porque, dizem, não podem observar a continência nem permitir a prole, por causa das dificuldades quer pessoais, quer da mãe, quer da economia doméstica. 55. Mas nenhuma razão, sem dúvida, embora gravíssima, pode tornar conforme com à natureza e honesto aquilo que intrinsecamente é contra a natureza. Sendo o ato conjugal, por sua própria natureza, destinado à geração da prole, aqueles que, exercendo-a, deliberadamente o destituem da sua força e da sua eficácia natural procedem contra a natureza e praticam um ato torpe e intrinsecamente desonesto.56. Não admira pois que, segundo atesta a Sagrada Escritura, a Majestade divina odeie sumamente este nefando crime e algumas vezes o tenha castigado com a morte, como recorda Santo Agostinho:- “Ainda com a mulher legítima, o ato matrimonial é ilícito e desonesto quando se evita a concepção da prole. Assim fazia Onã, filho de Judá, e por isso Deus o matou” (Sto. Agost., De conjug., livro, II n. 12; cf. Gn 38, 8-10.). Papa Pio XI, Casti connubii, #59, 31 de Dezembro de 1930: “Há, pois, tanto no matrimónio como no uso do direito matrimonial, fins secundários ― tais como o auxílio mútuo, o fomento do amor recíproco e o acalmamento da concupiscência ―, que de maneira alguma está interdita aos esposos, DESDE QUE SE MANTENHA ORDENADO AO FIM PRIMÁRIO e se salvaguarde sempre a natureza intrínseca do acto.” São Cesáreo de Arlés - Cada vez que ele se uma a sua esposa sem o desejo de ter filhos, sem dúvida que comete pecado! Tobias 6:16-18, 22: “Então o anjo Rafael disse a Tobias: (...) São os que se casam com tais disposições que lançam a Deus fora do seu coração e do seu espírito, e se entregam à sua paixão, como o cavalo e o macho, que não têm entendimento: é sobre estes que o demónio tem poder.
Leandro, sou usuário do método e isso que tu usou como argumento é completamente equivocado. Como que documentos do século passado e dos anos 30, podem condenar o MOB que é dos anos 50.... Vamos à questão doutrinal do pecado. Pecado mortal é pensar, desejar, dizer, fazer, ou omitir algo contra a lei de Deus em matéria grave, sabendo-o e querendo-o (ou seja é preciso matéria grave, conhecimento, e liberalidade). O pecado está ligado com a intencionalidade do ato, da ação. O casal que usa o método corretamente, utiliza para uma paternidade responsável. Ou seja, se pratico o MOB corretamente, eu não pratico o ato sexual sem a vontade de ter filhos. Porém, o pratico para manter a unidade conjugal e para espaçar o caráter procriativo da relação conjugal. Quero ter os filhos que Deus me der, mas este é momento certo? Qual é o momento certo para um casal ter um filho? Um dia depois do casamento? um mês depois do matrimônio? um ano? dois anos? Os motivos justos são DO CASAL. Cada casal vive uma realidade. Deus na sua infinita inteligência disponibilizou a nós o método natural para que exercemos essa responsabilidade de avaliar, em família, qual o momento de espaçar ou o momento de engravidar. Volto ao ponto inicial, a intencionalidade do casal dirá se é um pecado ou não. A intenção não é de não procriar, a intenção é de saber qual o seu momento enquanto casal. E o catecismo (aquele que está no site do vaticano www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html ), diz que: "2221. A fecundidade do amor conjugal não se reduz apenas à procriação dos filhos." "2368. Um aspecto particular desta responsabilidade diz respeito à regulação da procriação. Os esposos podem querer espaçar o nascimento dos seus filhos por razões justificadas (117). Devem, porém, verificar se tal desejo não procede do egoísmo, e se está de acordo com a justa generosidade duma paternidade responsável. Além disso, regularão o seu comportamento segundo os critérios objectivos da moralidade: «Quando se trata de conciliar o amor conjugal com a transmissão responsável da vida, a moralidade do comportamento não depende apenas da sinceridade da intenção e da apreciação dos motivos; deve também determinar-se por critérios objectivos, tomados da natureza da pessoa e dos seus actos; critérios que respeitem, num contexto de autêntico amor, o sentido da mútua doação e da procriação humana. Tudo isto só é possível, se se cultivar sinceramente a virtude da castidade conjugal» (118). 2369. «É salvaguardando estes dois aspectos essenciais, união e procriação, que o acto conjugal conserva integralmente o sentido de mútuo e verdadeiro amor e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade» (119). 2370. A continência periódica, os métodos de regulação dos nascimentos baseados na auto-observação e no recurso aos períodos infecundos (120), são conformes aos critérios objectivos da moralidade. Estes métodos respeitam o corpo dos esposos, estimulam a ternura entre eles e favorecem a educação duma liberdade autêntica. Em contrapartida, é intrinsecamente má «qualquer acção que, quer em previsão do acto conjugal, quer durante a sua realização, quer no desenrolar das suas consequências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação» (121). «À linguagem que exprime naturalmente a doação recíproca e total dos esposos, a contracepção opõe uma linguagem objectivamente contraditória, segundo a qual já não se trata de se darem totalmente um ao outro. Daí deriva, não somente a recusa positiva da abertura à vida, mas também uma falsificação da verdade interna do amor conjugal, chamado a ser um dom da pessoa toda. [...] Esta diferença antropológica e moral, entre a contracepção e o recurso aos ritmos periódicos, implica dois conceitos de pessoa e de sexualidade humana irredutíveis um ao outro» (122). 2371. «Aliás, todos devem ter bem presente que a vida humana e a missão de a transmitir não se limitam aos horizontes deste mundo, nem podem ser medidas ou compreendidas unicamente em função dele, mas estão sempre relacionadas com o destino eterno do homem» (123). 2372. O Estado é responsável pelo bem-estar dos cidadãos. A tal título, é legítimo que intervenha para orientar o crescimento da população. Pode fazê-lo mediante uma informação objectiva e respeitosa, não porém com imposições autoritárias e obrigatórias. O Estado não pode legitimamente substituir-se à iniciativa dos esposos, primeiros responsáveis pela procriação e educação dos seus filhos (124). Neste domínio, não tem autoridade para intervir com medidas contrárias à lei moral." Já a Carta Encíclica Humane vitae, do papa Paulo IV, diz que, “Pela sua estrutura íntima, o ato conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando esses dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade”. "Contra estes ensinamentos da Igreja, sobre a moral conjugal, objeta-se hoje, como já fizemos notar mais acima (n. 3), que é prerrogativa da inteligência humana dominar as energias proporcionadas pela natureza irracional e orientá-las para um fim conforme com o bem do homem. Ora, sendo assim, perguntam-se alguns, se atualmente não será talvez razoável em muitas circunstâncias recorrer à regulação artificial dos nascimentos, uma vez que, com isso, se obtém a harmonia e a tranqüilidade da família e melhores condições para a educação dos filhos já nascidos. A este quesito é necessário responder com clareza: a Igreja é a primeira a elogiar e a recomendar a intervenção da inteligência, numa obra que tão de perto associa a criatura racional com o seu Criador; mas, afirma também que isso se deve fazer respeitando sempre a ordem estabelecida por Deus. Se, portanto, existem motivos sérios para distanciar os nascimentos, que derivem ou das condições físicas ou psicológicas dos cônjuges, ou de circunstâncias exteriores, a Igreja ensina que então é lícito ter em conta os ritmos naturais imanentes às funções geradoras, para usar do matrimônio só nos períodos infecundos e, deste modo, regular a natalidade, sem ofender os princípios morais que acabamos de recordar [20]. A Igreja é coerente consigo própria, quando assim considera lícito o recurso aos períodos infecundos, ao mesmo tempo que condena sempre como ilícito o uso dos meios diretamente contrários à fecundação, mesmo que tal uso seja inspirado em razões que podem aparecer honestas e sérias. Na realidade, entre os dois casos existe uma diferença essencial: no primeiro, os cônjuges usufruem legitimamente de uma disposição natural; enquanto que no segundo, eles impedem o desenvolvimento dos processos naturais. É verdade que em ambos os casos os cônjuges estão de acordo na vontade positiva de evitar a prole, por razões plausíveis, procurando ter a segurança de que ela não virá; mas, é verdade também que, somente no primeiro caso eles sabem renunciar ao uso do matrimônio nos períodos fecundos, quando, por motivos justos, a procriação não é desejável, dele usando depois nos períodos agenésicos, como manifestação de afeto e como salvaguarda da fidelidade mútua." (HV, 16 em diante) Na Exortação Familiaris Consortio (Papa João paulo II) e na Exortação Amoris Laetitia (Papa Francisco) é diversas vezes resgatado os aspectos da Humane Vitae. Creio que após o Encontro Mundial das Famílias, devamos ter um novo documento do Papa Francisco. Aguardemos o fechamento do encontro em Agosto.
Esse metodo só pode ser usado para espasar uma gestaçao em motivos graves....se usar ele "naturalmente para evitar os filhos" é como se fosse um metodo contraceptivo do msm geito
Amei a explicação, direita e simples. Deu até vontade de começar a usar este método, apesar de ser solteira, pelo autoconhecimento!!! Faz mais vídeos com ele Fe!!
LArissa eu super recomendo! Eu fiz, como disse no vídeo, solteira e foi muitooooooo produtivo! Para a sua saúde também é muito bom! Faço mais vídeos com ele sim!rsrs
Eu quero parabenizar o casal pela disponibilidade e coragem de juntos mostrar uma opção de viver a sexualidade de uma forma que agrade a Deus conforme os ensinamentos da igreja católica e apostólica romana
Excelente vídeo! Fernanda uma dúvida, como você tratou a endometriose? Porque infelizmente hoje em dia, muitos médicos querem tratar problemas ginecológicos com anticoncepcional. Que Deus abençoe vcs! 😘
Amada a paz, eu tratei por quase 2 anos com um remédio chamado Allurene, indicado pela minha ginecologista, além de atividades físicas e alimentação saudável! Deus abençoe
Olá sou evangélica, mas achei muito interessante a forma que os católicos fazem com relação a este método, penso que os evangélicos deveriam falar mais sobre isso tbm, eu concordo, quero muito parar vou passar saber direitinho, Deus abençõe!!
Volte para a Igreja de Cristo. Simples assim!
Como se foce TDS os católicos kkkkk
São POUCOS! q fazem isso maioria fazem o marido operar depois do primeiro ,segundo filho tantos católicos quanto evangélico acham q ter filhos e um terror , colocam diu operam , ...
UMA GRANDE MENTIRA, ESSE METODO FALHO, TINHAM QUE MANDAR O VATICANO PAGAR OS CUSTOS DO BEBE DEPOIS DE NASCER.
@@jachsonsilvafranco8366UMA GRANDE MENTIRA, ESSE METODO FALHO, TINHAM QUE MANDAR O VATICANO PAGAR OS CUSTOS DO BEBE DEPOIS DE NASCER.
@@jachsonsilvafranco8366 a Igreja de Cristo não está restrita a uma instituição religiosa apenas.A Igreja de Cristo é um povo escolhido por Deus antes da fundação do mundo,e espalhado por todas as tribos,povos,línguas e nações,e que será reunido na consumação dos tempos,na volta do Senhor Jesus Cristo.
Impressão minha ou isso é só ensinado na igreja católica?? Sou protestante e nunca ou algo tão maravilhoso como este nas igrejas evangélicas e nem na net!
Infelizmente sim Jessie. Só a igreja católica propaga. Mas nada impede que você procure uma instrutora capacitada e pratique o método. A minha instrutora já instruiu pessoas das mais diversas religiões, até atéias. E elas nãos estão ali pra tentar te converter ao catolicismo. A função delas é justamente propagar o método. Entre em www cenplafam.com.br e procure uma instrutora próxima de você. É um trabalho voluntário.
@@nicenicee , entre no site acima e procure alguma instrutora a sua cidade ou região onde mora. Tem no Brasil todo. Tem instrutoras que inclusive orientam por vídeo de WhatsApp. Mas o ideal é presencial. Você é de onde?
A igreja católica, até onde eu sei, é a única que não aceita métodos contraceptivos. Por isso o método Billings é usado para espassar uma gravidez caso o casal tenha grave justificativa.
Conheci atravez de indicacao medica (ginecologista)
@@nicenicee oi Ipatinga tem ,comunidade Cordeiro de Deus.
O Guilherme tirou onda!! Por mais casais católicos vivendo verdadeiramente a sua fé, dizendo sim à vida e a paternidade responsável. Ótimo vídeo! Mt bom ouvir vcs!
Claudyvan Silva Que mensagem motivadora!! Deus seja louvado. Obrigada 🙏🏻😊
Eu sou casada e usamos esse método e é maravilhoso obedecer a Deus ,por que tudo é para o Nosso bem. tbm sou bióloga . Viva os biólogos kkk E salve Maria.
bióloga tb 🥰
Como você conseguiu um instrutor? Pq infelizmente nunca me ajudaram .
Método Billings é só uma forma de desperdiçar e mascarar a trivialização da ferramenta única capaz de gerar vidas humanas que Deus nos deu - usando-a para obter prazer individual somente. Não façam isso!
@@enzob1037 Prazer individual? O papel do homem é levar prazer a sua esposa e o da esposa é levar o prazer para seu esposo. Que prazer individual é esse? E o prazer é uma benção de Deus quando vivida de maneira pura dentro de um lindo casamento.
@@enzob1037 Deus não quer que saíamos fazendo filhos igual a coelhos, isso seria muito irresponsável, uma vez que seres humanos precisam ser bem educados. Já pensou ter que educar bem um time de futebol inteiro?
A cara de contemplação da Fernanda olhando para o Guilherme enquanto ele fala é a melhor! Lindo demais! Deus abençoe!
Allice Sou apaixonada por ele 😍😍❤️❤️❤️
@@FernandaZapparoli discupa a pergunta e a camisinha.
@@sabiomoderno9333 é um método contraceptivo.
Eu fiz exatamente esse método. E deu super certo.
Li o livro e fiz corretamente.
Tenho 2 filhos e vinte e cinco anos de casado, nunca tomei anticoncepcional.
Meus dois filhos foram planejados. Hoje estão com 24 e 21 anos. Agradeço por ter conhecido através da rede católica Canção Nova.
Qual livro vc leu pra fazer corretamente?
Que maturidade humana!!!
Falar de um assunto tão claro, juntos... Que edificante...
Existes casais que não consegue nem se expressar um para com outro...
Lidiane Massini Obrigada amada! Reze por nós 😘🙏🏻
Bem observado.
Assistindo em 2023, que vídeo maravilhoso. Que casal lindo ❤️ que Deus continue abençoando vcs 🙏
O método Billings deve ser bastante divulgado! Sou noiva e já me observo pra ter conhecimento mesmo.
Sim Ane ele é indicado para solteiras também!!! Ajuda muito no autoconhecimento
Isso é muito importante faz muito bem. Antes mesmo de começar a namorar já comecei a usar esse método.
rosangela dos Santos Rocha Verdade
@@FernandaZapparoli EU NUNCA OUVIR FALAR.
FIQUEI SABENDO DESSE METODO HOJE, POR ACASO
FIQUEI SABENDO HOJE DESSE METODO.
NUNCA TINHA OUVIDO FALAR
AINDA NAO ENTENDI ..
MAS VOU PESQUISAR MUITO
Deus faz tudo perfeito. Nosso corpo é incrível.
Amei a explicação, tomava anticoncepcional por 12 anos, faz um mes que parei pra tentar esse metodo, por enquanto esta difícil mas vou conseguir se Deus quiser, estou mutio aliviada por ter parado
O padre da minha paróquia (Frei James, paróquia Nossa Senhora de Fátima, Feira de Santana BA) indicou esse método ao meu esposo no momento da confissão. Precisamos é de instrutor.
Estou namorando a quase 3 anos e pensamos futuramente no nosso matrimonio! Comecarei a aprender o metodo, afinal somos cristãos por completo e nao somente quando nos convem e precisamos de Deus. Viver em comunhao e de acordo com a Santa Mãe Igreja e o catecismo é a melhor decisão. Como é bonito ver o testemunho e amor de voces. Nos faz acreditar no amor, na castidade em meio a um mundo tao difícil .. que a Virgem Maria os cubra com o seu manto, Deus abençoe!
Obrigada Thais, Deus seja louvado!! Espero que vocês sejam felizes, Deus abençoe
Não é amor. É só uma forma de desperdiçar a ferramenta que temos, capaz de gerar vidas humanas, com o intuito de obter prazer individual somente.
@@enzob1037vai se tratar seu doente, o homem deve levar prazer a sua mulher e a mulher ao seu marido e nao sair procriando por ai. Se trate vc está descontrolado.
Eu faço faculdade de enfermagem. Fiquei muito chateada quando descobri que um dos mecanismos de ação do anticoncepcional era impedir a nidação.
Eu hoje pretendo usar o método de Billings, na verdade, mesmo ainda não sendo casada, eu observo os fluidos, procuro me conhecer.
Mesmo com esta visão da área da saúde, o vídeo me acrescentou muito porque tive a oportunidade de ver a experiência de um casal usando o método.
Pois é amada, são informações que fazem a diferença em nossa maneira de ver os tratamentos!
Errado o anticoncepcional serve para evitar a mulher de ovular
Nidação é indutivo biológicamente a base de química... Coma casca de fava ou tome chá de canela e veja Isso acontecer ...
É natural
Não ache que está matando bebe pq voce está utilizando metodos contraceptivos, não tem nada a ver com isso .
Observando sobre o diu
Diu nao mata o blastocisto (embriao recem fecundado) o Diu age como espermicida . Tanto o diu de cobre quanto o hormonal ( a base de levonorgestrel) causam o afinamento da camada do útero . ASSIM COMO QUALQUER METODO CONTRACEPTIVO HORMONAL .
Oq causa em uma possivel fecundaçao é o aborto espontáneo por conta da fina camada do útero. Entao nao ha nenhum tipo de Barreira física .
Agora, se voce acredita que qualquer afinamento na camada do útero (endometrio) é um aborto. Vá para a camisinha, pois, qualquer método hormonal vai causar o afinamento... Estude, pesquise, não aceite qualquer coisa como sendo verdade .
@@samuelcassiano9212 causa sim. O óvulo fecundado (que já é vida), é incapaz de grudar na parede uterina, ou seja, aborto.
@@samuelcassiano9212 e também, ervas abortivas e camisinha, são igualmente ilicitas na visão da Igreja.
Eu sou Evangélica, mas a Igrja católica é muito mais avançada em muitas questões, amei o vídeo ❤
Muito obrigada,que Deus abençoe vocês! Esse vídeo ajudou muito, eu e meu esposo, vamos começar a aprender com instrutor amanhã. Para a Honra e Glória de nosso Senhor Jesus Cristo, estou me sentindo livre!
Casada a 16 anos , tomo anticoncepcional a 19 anos , como não soube disso antes ??? ... Obrigada pela explicação sensacional..
Parabéns pelo vídeo maravilhoso, sou evangélica e super concordo com esse método.
Eu tbm!
Tenho ansiedade,problemas nos ossos e não tenho condições financeiras 😢😢😢 tenho dois filhos e um😇
Vcs não sabe o tamando da minha felicidade quando veijo ese tipo de assunto vindo de pessoas tão jovens como vcs dois que Deus abençoa muito vcs
Sou evangélica (n gosto de me apresentar por religião) rs', mas voltei a fazer o metodo Billigns agora que o meu filho esta com 2 anos. Pena que esse metodo não é tanto propagado e quando falamos dele para amigos, eles meio que debocham, como se eu fosse doida em fazer um método natural kk
Parabéns pela decisão 👏
Não importa o que os outros pensam
Ótima explicação. Também sou católica e fiquei sabendo desse método esse ano, quando me aproximei mais intimamente de Deus e da igreja. Sou solteira, não estou namorando mas quando eu casar (se for da vontade de Deus), meu desejo é utilizar o método. Estou cada vez mais encantada com a união de vocês. Que Deus continue abençoando.
Eu comecei a usar antes de namorar, é o que eu sugiro, porque dai você vai adquirindo experiência e confiança antes de verdadeiramente usá-lo no caso de gravidez. Deus abençoe
Obrigada pela dica. Amém! Deus abençoe!
Oi boa tarde
Dei início ao planejamento familiar para colocar o DYU estava aguardando me chamar para colocar.
Semana passa assistir o testemunho de gloria polo e decidi não colocar mais o DYU por conta dos abortos que ocorrem.
Meu corpo não se adaptou a nenhum anticoncepcional
Tenho três filhos e por enquanto não quero uma quarta gestação
Meu marido está um pouco inseguro a esse método Billings.
Amei todas as explicações anotei tudo, sem dúvidas Deus colocou as pessoas certas no momento certo. Obrigado😁
Sou Anailce de jesus estou escrevendo do celular do meu marido 😂😉
Esse método foi a minha melhor escolha.
Vamos divulgar mesmo, pois ainda existe muito preconceito dentro da própria igreja católica.
Amei o vídeo, casal lindo, Deus abençoe vcs .
Sim Fernanda isso é verdade, somos livres para escolher mas é importante falar dos benefícios do MOB! Deus abençoe
Fernanda Zapparoli com certeza, divulgar sempre.
Católicos só podem ter relação sexual com fins de procriação
Esse sim deve ser um vídeo recomendado pelo UA-cam.
Eu e meu esposo vamos começar a dar um curso para noivos, e esse método tem no nosso conteúdo, entrei aqui pra aprender mais.
Deus abençoe 🙏♥️
Bora lá compartilhar e da o 👍
é eu também sou muito ansiosa eu falo Deus me tira essa ansiedade mas todo dia eu falo a mesma coisa Senhor eu quero filho mas eu quero que Deus tira essa ansiedade de mim que eu esqueça obrigado a vocês todos
Parabéns, Esse assunto é maravilhoso. Eu e minha esposa usamos o método Billings por 12 anos sem problemas, é eficaz e funciona mesmo desde que os dois se compreendam, paramos de usar porque minha esposa por problemas de saúde teve que fazer uma cirurgia. Até hoje sinto falta. Que Deus abençoe quem está usando 🙏🙏
nossa em que mundo eu vivia nem sabia desse metodo. foi deus que me direcionou.
Muito bom, nós vamos usar partes no Curso de Noivos.
Que legal de saber que você é biólogo, Guilherme! Eu estou fazendo Biologia e as vezes na faculdades alguns colegas me confrontam com todas as hipóteses anticristãs que nós é mostrado. Você poderia fazer um vídeo dizendo como foi a sua faculdade de biologia nesse sentido- como encarava a biologia anticristo na faculdade?
Fiz um Curso Básico do MOB, em Belém, há duas semanas, ministrado pela representante da arquidiocese. Foi uma forma de apresentar o método para quem tem interesse de iniciá-lo. E eu saí de lá muito feliz e maravilhada com tudo que aprendi. Meu noivo não pôde ir, mas ele super me apoiou e também se alegrou comigo. O MOB é bênção de Deus, não tenho dúvidas que o escolho pra minha vida! Obrigada por também compartilharem esse assunto conosco, foi uma ótima explicação! ❤👏
Que Deus seja louvado Alana!!! Fico muito feliz!!
www.cenplafam.com.br/#!ondeestamos/ckp5
Nossa que bacana, recentemente em uma conversa com o padre ele nos falou a respeito e vim pesquisar sobre e achei maravilhoso! Pois estamos nos preparando para o sacremento do matrimônio, e queremos estar de acordo com a igreja, ouço muitos dizendo por aí " sou católico, mas não concordo com muitas coisas.".. Enfim, me questiono é ou não éh?
Fê,eu tenho 30 anos,tenho dois filhos,um casal,minha primeira gravidez foi uma benção,apesar de todo sofrimento,mas deu tudo certo,foi uma cesariana mas sem complicações, já na segunda vez,foi outra cesariana,o parto ocorreu bem,minha filha nasceu saudável,mas tive infecção e tive que voltar a maternidade e fazer outra cirurgia, fiquei muito debilitada espiritualmente e fisicamente,mas Deus me livrou da morte e aqui estou hj pra honra e glória dele,eu não sou a favor do aborto,de jeito ou hipótese nenhuma,amo meus filhos,mas não vou ser hipócrita, morro de medo de engravidar de novo, depois do parto e todo problema com a infecção,tive uma depressão horrível, não busquei atendimento logo e desenvolvi distúrbios ansiosos,e pânico.Mas hj estou melhor de tudo,vou levando com a graça de Deus, há 9anos fiz uso de anticoncepcional,mas depois que soube que é pecado,fui confrontada espiritualmente,tentei fazer o método Billings e engravidei no segundo mês,a gravidez não evoluiu, passei pela curetagem e fiquei mal, isso foi em junho deste ano,eu entrei em Pânico quando descobri,e me senti culpada pelo aborto,pois achei que perdi por covardia(medo de passar por tudo de novo no pós parto,e medo de morrer na cirurgia),por usar contraceptivo durante todo este tempo,e porque achei meu pânico matou o bebê,vc acha que é pecado usar o método Billings pra espassar ou estou sendo egoísta e pensando só em mim.Me ajude sua opinião é importante,beijo pra vc e sua linda família 😘😘😘
Muito boa a explicação do método. Eu e meu esposo fazemos ele há quase cinco anos juntos e eu também, fiz um ano antes de me casar para me conhecer com minha instrutora Sandra. E de fato, é rico, eficaz, natural e de grandiosa segurança para o casal. Um beijo e Deus abençoe a missão de vocês.
Jaqueline Andreza Que bom ler seu testemunho mostrando a eficácia do método!!!
@@nicenicee pois é isso é o que me preocupa.. pois meu marido é novo .. mt ativo.. e com certeza vai dizer q é loucura isso ... e eu ja tenho um bebê de 2 anos e um na barriga.. não pretendo ter mais filhos.. pois minhas condições financeiras não são boas ...
Vocês explicaram muito didaticamente e com tanta leveza! Meus parabéns, de verdade. Por que as vezes me vem a sensação de explicarem de uma maneira muito ríspida e na verdade é um método muito bonito
A primeira vez que escuto falar desse método ja estou amando
Que bom, pesquisa mais!
Não conhecia vocês, que lindos, já ganharam mais um inscrito. Deus os abençoe a parabéns pela vocação matrimonial e pela catequese. Deus seja louvado 🌿
método eficaz e romântico oh gloria!!!
Rsrsrs isso mesmo!
Não é romântico. É só uma forma de desperdiçar a ferramenta que temos, capaz de gerar vidas humanas, com o intuito de obter prazer individual somente.
@@enzob1037????
Fer explana depois pra gente como foi o começo sqo matrimônio de vcs,processo de adaptação,dificuldades,alegrias, medos,sobre a visa sexual do início....Deus abençoe vcs
Ficaria horas assistindo vcs falando sobre o assunto😍
Este método é perfeito, digno de um documentário bem esmiuçado. Fica a dica aí: bolar um documentário chamando instrutores do método e especialistas da ciência. Falar os malefícios da pílula e tudo mais...
Maravilhoso vcs falaram oq eu precisava ouvir ...quero fazer tudo direitinho pra agradar ao nosso Deus maravilhoso .
já fui fiz todos exames meu marido também mas até agora nada entreguei na mão de Deus se for da vontade dele ele vai me dar senão ele é Deus do mesmo jeito fico feliz do mesmo jeito
Entao vamos rezar, viva a sua sexualidade namorando com muito amor e o filho virá como fruto desse amor! A ansiedade atrapalha entao relaxa tambem
como fazer a tabelinha , para entender melhor; coloque por escrito exs, 28, 30 32, dias, e os dias mai seguros......MINHA ESPOSA FAZIAMOS E sempre diminuiamos uns dias antes do periodo fertil.......obrigado pela compreensao
Explica como devo reconhecer meu pbi
Oi Boa tarde Estou com um bebe de 20 dias nao quero tomar anticoncepiconal me ajuda entender melhor pra fazer esse metodo
Uso esse método para espaçar e somos muito felizes vivendo esse método natural
Que benção amada!
Só fico aqui pensando: a grande vontade de ter relação é justamente no período fértil 😱😱😱
Adriana Rocha Acredito que é a maior probabilidade mas digo por mim em outras fases também tenho vontade. 😘
Logo que a menstruação passa a vontade de namorar cm o marido é grande em mim kkk
Exatamente
Quero faser esse método....como começar???
@gabri !!! E inférteis também...
Sou católica e sempre tomei injeção tenho uma filha, e sinto e quero tenho o desejo de parar e começar esse método o vídeo de vcs me ajudou muito.. muito obrigado
Injeção para que???
Eu não tenho a quem recorrer para ter uma orientação. ..
Preciso muuuuuito
que casal lindo! o povo de Deus é lindo! Deus abençoe e muito obrigada pela postagem.
Parabéns ao casal.
Eu uso diu e estou me acertando com Deus e quero me libertar desse mal.
Mas infelizmente aqui na minha cidade não tem nenhuma instrutora para nos ensinar.
o genteee, que casal mais fofo
Esse método é muitooo bom.uso sem medo
Aline Hipólito O autoconhecimento que ele nos promove é sensacional
Eu já uso bem receosa ^^, fico insegura
Aline Hipólito s
Eu tenho medo de usar porque não tenho instrutor para o método, e não arrisco.
Quero muito fazer peço a Deus que ele toque no coração do meu marido para ele aceita
Casal lindo, poderia deixar ela falar mais
Vídeo ótimo. 👏👏
Nesse Final de semana vou Participar Eu e Meu Namorado De Encontro De Formação Sobre Planejamento Natural Familiar, Aqui Na Minha Cidade. Adorei Já Saber um Pouco Sobre Esse Método, Que é Maravilhoso.
Deu Abençoe.
Que fantástico! Indica para quem estiver organizando o Retiro o nosso testemunho, caso os participantes queiram ver o vídeo!! bjs
Indico sim .bjs 😍😍❤
Nossa muito bem explicado, como é bom quando o homem sabe tão quanto a mulher.
Gente que inteligência os dois. Lindos.
Esse método é fantástico... Superrrrr recomendo.
Obg pelo comentário
Gostaria de saber mais sobre esse assunto, inclusive o endereço do centro em São Paulo especializado no assunto. Maravilhoso o vídeo
A melhor explicação...parabéns
Bom dia como faz pra saber se na cidade santa Isabel são Paulo???
sou tentante 7 mes esse mes saiu muito muco branco cremoso e toda vez perto de mestruar sintor do lado esquerdo barriga dolorida e enchada e seios muito dolorido e toda hora c vontande de fazer xixi e esse mes n estou sentindo n um sitoma desse q fico perto de mestruar posso ta gravida
O método, ajuda o casal a sim amar, a se entender, a ser mais compreensível!! Parabéns Guilherme, por se interessar em aprender sobre o método e ter muita alto confiança em falar sobre ele, PARABÉNS Nanda, por ser uma mulher que ajuda o seu esposo ao Céu. Além de todo conteúdo do MOB, passado no vídeo, também passaram o companheirismo que vivem e é necessário para os casais e futuras famílias .
Obrigada Leticia pelo carinho!!!
gostaria muito de saber esse metro do bilis
Bem interessante gostei. Mas Meu ciclo é irregular, é 27 dias 30 dias 32 dias kkkk cada mês é diferente.
O método ñ é tabelinha, ele é conhecimento do seu corpo, do seu ciclo, qualquer mulher pode fazer...
ua-cam.com/video/P4YUzDn-214/v-deo.html
Assista esse vídeo aula e vc entenderá melhor como funciona.
Poderia explicar como fazer o metodo pelos dias.........infertil e fertil para ter segurança a pessoa a leiga no assunto..........
Como eu faço para fazer desse planejamento?
Fernanda, parabéns pelo vídeo! Excelente explicação!! Eu e meu esposo somos instrutores do Método de Ovulação Billings, credenciados na CENPLAFAM e eu gostaria de fazer uma observação, a sobrevivência do óvulo após a liberação, se não houver fecundação, é de no máximo 24h, e não 48h como vocês falaram no vídeo. Obrigada! Deus abençoe seu matrimônio e a missão de vocês! E que logo venham muitos frutos deste amor!
Sintia a paz, Obrigada pelo retorno e fico feliz que tenha gostado. Em relação a sua observação meu esposo disse que vai escrever aqui e explicar o que ele disse! Deus abençoe
Olá Sintia.... na verdade eu disse que o espermatozóide chega a durar em média 48h....podendo durar até 5/6 dias....
Guilherme Zapparoli muito obrigada pelo esclarecimento. Eu assisti o vídeo novamente e peço desculpas porque interpretei de forma errada a sua colocação. Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pela divulgação do MOB. Quem sabe vocês podem se tornar instrutores e ajudar ainda mais nesta missão?! Vocês dois são ótimos, gosto muito dos vídeos do canal!
Esse foi o melhor vídeo que já assisti sobre esse assunto !!!! Parabéns principalmente ao seu esposo que deu um show e mostrou que quando o casal está juntos em Cristo tudo e amor !!!!
Oi estou interressa em sabel mais sobre esse metodo.
Obrigada por explicar com amor e sem julgamentos
Nossa amei o vídeo, já assisti vários vídeos sobre esse assunto e até agora esse foi o único que esclareceu as minhas dúvidas!!!! Eu e meu esposo resolvemos exerceya paternidade responsável, vamos ultiliza esse método com toda certeza!!
Ótimo vídeo parabéns Deus abençoe...
O filho de quem tomou anticoncepcional pode ser estéril?? Cadê a fonte de pesquisa?
eu quero fazer esse método , antes eu não sabia quer não era aprovado pela igreja.mais agora eu sei eu vou fazer e método Billings
Muito bom! Faço o método há quatro anos e também comecei a aprender quando ainda namorava.
É muito bom ne?!!
Com quanto tempo de antecedência a mulher tem que começar a utilizar o método e a buscar um instrutor antes de chegar o casamento? Minha noiva sofre de muitas cólicas, chegando quase a desmaiar...o que acabou prejudicando a estabilidade nos empregos dela, pois ela se sentia muito mal. Ela foi ao médico e começou a tomar o anticoncepcional, nunca mais teve essas dores. Vamos casar daqui a 6 meses, alguma sugestão?
Mateus Calbino da Silva O ideal seria desde solteira para autoconhecimento! Mas precisa de pelo menos 3 meses ou 3 ciclos para identificar o padrão de infertilidade! Deus abençoe
Mateus Calbino da Silva Peça para ela fazer exames e verificar se ela tem endometriose. Sugiro tratamento natural com mudança de alimentação e atividades físicas! Procure no instagram a Dra Talita Melo de BH ela é especializada nisso e poderá auxiliar vocês!
Melhor explicação que ja assisti. Deus abençoe a união de vcs.
Uhuuu valeu Tania!!!
estou fazendo os encontros de preparação para o matrimonio, o método está descrito no livro achei interessante e vim pesquisar, estamos pensando em começar a utilizar.
Amei o video.
E de acordo com os planos que eu e meu marido estamos querendo fazer.
Deus abençoe!🙏
Gostaria muito de encontrar um instrutor para realizar o método..
SHOW DE BOLA FERNANDA E GUILHERME!!!!
LINDA IMAGEM DA SAGRADA FAMÍLIA AO FUNDO!!!
Obrigada Regis, foi presente dos sogros!!!
Amei amei amei bem esclarecedor já tava querendo fazer agora preciso procurar alguém pra me ajudar a colocar em prática Parabéns ao lindo casal amo vcs .Deus abençoe.
Isso, na descrição do vídeo tem o link para você encontrar uma instrutora! Deus abençoe e obg pelo carinho
Obrigado Fe .
'' Que interessante '' ...... Bem explicado Parabéns viu! Que amor lindooooooo abençoando p/ Deus..😙
Obrigad amada, Deus seja louvado!
Fernanda Zapparoli O método billings é pecado mortal, e o catecismo novo não dogmático ensina esse erro, refutem o argumento se forem capaz, e façam alguma coisa para mudar isso...
O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (capinha amarela) APROVA O MÉTODO BILLINGS EM parágrafo 2370, MAS documentos infalíveis e dogmáticos condenam como pecado mortal o método Billings...
E também apoia o ecumenismo, onde o concílio de trento condenou fora outros documentos infalíveis!
O catecismo romano foi promulgado pelo Para São Pio V responsável pelo concílio de Trento que foi infalível e dogmático e ainda foi infalivelmente considerado obrigatório em 8 de setembro de 1899 na encíclica do papa Leão XIII ao clero francês, e este obedece todos os dogmas, ele não apoia o ecumenismo e nem o método billings! O catecismo novo da capinha amarela, não foi infalivelmente obrigatório em nenhum documento dado pelo Papa que fosse infalível e nem declaração ex cathedra por João Paulo II, ele apenas pediu para acolher, que é diferente da obrigatoriedade, podemos aceitar ou não, mas contém esses erros contra os dogmas infalíveis de todos os concílios da igreja e é pecado mortal praticar o método Billings que O NOVO CATECISMO AUTORIZA, e que ainda é baseado no concílio vaticano II que é falível e pastoral!
VEJA:
Documento infalível e dogmático QUE CONDENA O MÉTODO BILLINGS
Papa Pio XI, Casti connubii, # 53-56, 31 de dezembro de 1930, Carta Encíclica INFALÍVEL -
“INSÍDIAS CONTRA A FECUNDIDADE”
54. Mas, para tratarmos agora, Veneráveis Irmãos, de cada um dos pontos que se opõem aos diversos bens do matrimônio, falemos primeiro da prole, que muitos ousam chamar molesto encargo do casamento e afirmam dever ser evitada cuidadosamente pelos cônjuges, não pela honesta continência (permitida até no matrimônio, pelo consentimento de ambos os cônjuges), mas viciando o ato natural. Alguns reclamam para si esta liberdade criminosa, porque, aborrecendo os cuidados da prole, desejam somente satisfazer a sua voluptuosidade, sem nenhum encargo; outros porque, dizem, não podem observar a continência nem permitir a prole, por causa das dificuldades quer pessoais, quer da mãe, quer da economia doméstica.
55. Mas nenhuma razão, sem dúvida, embora gravíssima, pode tornar conforme com à natureza e honesto aquilo que intrinsecamente é contra a natureza. Sendo o ato conjugal, por sua própria natureza, destinado à geração da prole, aqueles que, exercendo-a, deliberadamente o destituem da sua força e da sua eficácia natural procedem contra a natureza e praticam um ato torpe e intrinsecamente desonesto.56. Não admira pois que, segundo atesta a Sagrada Escritura, a Majestade divina odeie sumamente este nefando crime e algumas vezes o tenha castigado com a morte, como recorda Santo Agostinho:- “Ainda com a mulher legítima, o ato matrimonial é ilícito e desonesto quando se evita a concepção da prole. Assim fazia Onã, filho de Judá, e por isso Deus o matou” (Sto. Agost., De conjug., livro, II n. 12; cf. Gn 38, 8-10.).
Papa Pio XI, Casti connubii, #59, 31 de Dezembro de 1930: “Há, pois, tanto no matrimónio como no uso do direito matrimonial, fins secundários ― tais como o auxílio mútuo, o fomento do amor recíproco e o acalmamento da concupiscência ―, que de maneira alguma está interdita aos esposos, DESDE QUE SE MANTENHA ORDENADO AO FIM PRIMÁRIO e se salvaguarde sempre a natureza intrínseca do acto.”
São Cesáreo de Arlés - Cada vez que ele se uma a sua esposa sem o desejo de ter filhos, sem dúvida que comete pecado!
Tobias 6:16-18, 22: “Então o anjo Rafael disse a Tobias: (...) São os que se casam com tais disposições que lançam a Deus fora do seu coração e do seu espírito, e se entregam à sua paixão, como o cavalo e o macho, que não têm entendimento: é sobre estes que o demónio tem poder.
Leandro, sou usuário do método e isso que tu usou como argumento é completamente equivocado. Como que documentos do século passado e dos anos 30, podem condenar o MOB que é dos anos 50....
Vamos à questão doutrinal do pecado.
Pecado mortal é pensar, desejar, dizer, fazer, ou omitir algo contra a lei de Deus em matéria grave, sabendo-o e querendo-o (ou seja é preciso matéria grave, conhecimento, e liberalidade).
O pecado está ligado com a intencionalidade do ato, da ação. O casal que usa o método corretamente, utiliza para uma paternidade responsável. Ou seja, se pratico o MOB corretamente, eu não pratico o ato sexual sem a vontade de ter filhos. Porém, o pratico para manter a unidade conjugal e para espaçar o caráter procriativo da relação conjugal.
Quero ter os filhos que Deus me der, mas este é momento certo? Qual é o momento certo para um casal ter um filho? Um dia depois do casamento? um mês depois do matrimônio? um ano? dois anos?
Os motivos justos são DO CASAL. Cada casal vive uma realidade. Deus na sua infinita inteligência disponibilizou a nós o método natural para que exercemos essa responsabilidade de avaliar, em família, qual o momento de espaçar ou o momento de engravidar.
Volto ao ponto inicial, a intencionalidade do casal dirá se é um pecado ou não. A intenção não é de não procriar, a intenção é de saber qual o seu momento enquanto casal. E o catecismo (aquele que está no site do vaticano www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/prima-pagina-cic_po.html ), diz que:
"2221. A fecundidade do amor conjugal não se reduz apenas à procriação dos filhos."
"2368. Um aspecto particular desta responsabilidade diz respeito à regulação da procriação. Os esposos podem querer espaçar o nascimento dos seus filhos por razões justificadas (117). Devem, porém, verificar se tal desejo não procede do egoísmo, e se está de acordo com a justa generosidade duma paternidade responsável. Além disso, regularão o seu comportamento segundo os critérios objectivos da moralidade:
«Quando se trata de conciliar o amor conjugal com a transmissão responsável da vida, a moralidade do comportamento não depende apenas da sinceridade da intenção e da apreciação dos motivos; deve também determinar-se por critérios objectivos, tomados da natureza da pessoa e dos seus actos; critérios que respeitem, num contexto de autêntico amor, o sentido da mútua doação e da procriação humana. Tudo isto só é possível, se se cultivar sinceramente a virtude da castidade conjugal» (118).
2369. «É salvaguardando estes dois aspectos essenciais, união e procriação, que o acto conjugal conserva integralmente o sentido de mútuo e verdadeiro amor e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade» (119).
2370. A continência periódica, os métodos de regulação dos nascimentos baseados na auto-observação e no recurso aos períodos infecundos (120), são conformes aos critérios objectivos da moralidade. Estes métodos respeitam o corpo dos esposos, estimulam a ternura entre eles e favorecem a educação duma liberdade autêntica. Em contrapartida, é intrinsecamente má «qualquer acção que, quer em previsão do acto conjugal, quer durante a sua realização, quer no desenrolar das suas consequências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação» (121).
«À linguagem que exprime naturalmente a doação recíproca e total dos esposos, a contracepção opõe uma linguagem objectivamente contraditória, segundo a qual já não se trata de se darem totalmente um ao outro. Daí deriva, não somente a recusa positiva da abertura à vida, mas também uma falsificação da verdade interna do amor conjugal, chamado a ser um dom da pessoa toda. [...] Esta diferença antropológica e moral, entre a contracepção e o recurso aos ritmos periódicos, implica dois conceitos de pessoa e de sexualidade humana irredutíveis um ao outro» (122).
2371. «Aliás, todos devem ter bem presente que a vida humana e a missão de a transmitir não se limitam aos horizontes deste mundo, nem podem ser medidas ou compreendidas unicamente em função dele, mas estão sempre relacionadas com o destino eterno do homem» (123).
2372. O Estado é responsável pelo bem-estar dos cidadãos. A tal título, é legítimo que intervenha para orientar o crescimento da população. Pode fazê-lo mediante uma informação objectiva e respeitosa, não porém com imposições autoritárias e obrigatórias. O Estado não pode legitimamente substituir-se à iniciativa dos esposos, primeiros responsáveis pela procriação e educação dos seus filhos (124). Neste domínio, não tem autoridade para intervir com medidas contrárias à lei moral."
Já a Carta Encíclica Humane vitae, do papa Paulo IV, diz que, “Pela sua estrutura íntima, o ato conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando esses dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade”.
"Contra estes ensinamentos da Igreja, sobre a moral conjugal, objeta-se hoje, como já fizemos notar mais acima (n. 3), que é prerrogativa da inteligência humana dominar as energias proporcionadas pela natureza irracional e orientá-las para um fim conforme com o bem do homem. Ora, sendo assim, perguntam-se alguns, se atualmente não será talvez razoável em muitas circunstâncias recorrer à regulação artificial dos nascimentos, uma vez que, com isso, se obtém a harmonia e a tranqüilidade da família e melhores condições para a educação dos filhos já nascidos. A este quesito é necessário responder com clareza: a Igreja é a primeira a elogiar e a recomendar a intervenção da inteligência, numa obra que tão de perto associa a criatura racional com o seu Criador; mas, afirma também que isso se deve fazer respeitando sempre a ordem estabelecida por Deus.
Se, portanto, existem motivos sérios para distanciar os nascimentos, que derivem ou das condições físicas ou psicológicas dos cônjuges, ou de circunstâncias exteriores, a Igreja ensina que então é lícito ter em conta os ritmos naturais imanentes às funções geradoras, para usar do matrimônio só nos períodos infecundos e, deste modo, regular a natalidade, sem ofender os princípios morais que acabamos de recordar [20].
A Igreja é coerente consigo própria, quando assim considera lícito o recurso aos períodos infecundos, ao mesmo tempo que condena sempre como ilícito o uso dos meios diretamente contrários à fecundação, mesmo que tal uso seja inspirado em razões que podem aparecer honestas e sérias. Na realidade, entre os dois casos existe uma diferença essencial: no primeiro, os cônjuges usufruem legitimamente de uma disposição natural; enquanto que no segundo, eles impedem o desenvolvimento dos processos naturais. É verdade que em ambos os casos os cônjuges estão de acordo na vontade positiva de evitar a prole, por razões plausíveis, procurando ter a segurança de que ela não virá; mas, é verdade também que, somente no primeiro caso eles sabem renunciar ao uso do matrimônio nos períodos fecundos, quando, por motivos justos, a procriação não é desejável, dele usando depois nos períodos agenésicos, como manifestação de afeto e como salvaguarda da fidelidade mútua." (HV, 16 em diante)
Na Exortação Familiaris Consortio (Papa João paulo II) e na Exortação Amoris Laetitia (Papa Francisco) é diversas vezes resgatado os aspectos da Humane Vitae. Creio que após o Encontro Mundial das Famílias, devamos ter um novo documento do Papa Francisco. Aguardemos o fechamento do encontro em Agosto.
Amei Fer..vou me casar ano que vem e sou super a favor desse método... obrigada pelas informações♡ adoro vc
Mariana que Deus abençoe seu matrimônio!!! E manda a ver no método Billings
www.cenplafam.com.br/#!ondeestamos/ckp5
onde dá pra achar a pesquisa que diz que os filhos de quem usa anticoncepcional tem probabilidade de serem estéreis?
Eu desejo muito usar esse método .Mais é tão difícil de compreender 🙂😯😓
Esse metodo só pode ser usado para espasar uma gestaçao em motivos graves....se usar ele "naturalmente para evitar os filhos" é como se fosse um metodo contraceptivo do msm geito
Toda mulher quando e olhada do jeito certo ela nunca que em contra outro olhar
Foi a primeira explicação completa, simples sem tabu que pesquisei. Parabéns.
Obrigada Denílson, Deus abençoe!
Amei a explicação, direita e simples. Deu até vontade de começar a usar este método, apesar de ser solteira, pelo autoconhecimento!!! Faz mais vídeos com ele Fe!!
LArissa eu super recomendo! Eu fiz, como disse no vídeo, solteira e foi muitooooooo produtivo! Para a sua saúde também é muito bom! Faço mais vídeos com ele sim!rsrs
Quero mais conteudos sobre o MOB...AMEI
Obrigada amada!
www.cenplafam.com.br/#!ondeestamos/ckp5
faz um vídeo mostrando os símbolos do método billings. E que tenho o aplicativo mais não entendo muito bem.. porque há repetições e confunde..
Katiele Oliveira Amada é melhor você perguntar uma instrutora do método 😊😘
Amei mega esclarecedor.
Sou usuária desde da minha gestação hoje amamento e continuo usando o método normalmente.
Que fera Natasha, fico muito feliz!
Moça eu conheço vc da canção Nova?
Vocês são lindos!!!Que casal maravilhoso....queria também viver assim!!!
Olá! Tem uma instituição em cada cidade para ensinar o método?
Eu quero parabenizar o casal pela disponibilidade e coragem de juntos mostrar uma opção de viver a sexualidade de uma forma que agrade a Deus conforme os ensinamentos da igreja católica e apostólica romana
Obrigada Narci, Deus abençoe!
Excelente vídeo!
Fernanda uma dúvida, como você tratou a endometriose?
Porque infelizmente hoje em dia, muitos médicos querem tratar problemas ginecológicos com anticoncepcional.
Que Deus abençoe vcs!
😘
Amada a paz, eu tratei por quase 2 anos com um remédio chamado Allurene, indicado pela minha ginecologista, além de atividades físicas e alimentação saudável! Deus abençoe
Fernanda Zapparoli amém!
Muito obrigada.
😘