Espetacular a forma clara com que este Padre explica o tema. A paternidade responsável, especialmente nos dias atuais, é necessária, mas não deve jamais sobrepor a amizade com Deus. Salve Maria!
Gracas à Deus eu ñ evitei filhos, apesar de que na época ñ existia esse método, mais eu seguia à igreja. Tive cinco gravidez e três abortos normal e tenho duas filhas maravilhosas e com quarenta e três anos Jesus fez a minha ligação total, deixando de menstruar até hoje.
@@andersonmendes9001 exatamente. Pq eu entrei na menopausa com 43 anos. Por eu falou q foi Jesus quem fez a minha ligação. Pq eu deixei tudo nas mãos Dele e fez exatamente o podia. Criei duas filhas maravilhosas e as três gravidezes que ñ tive os filhos pq Ele ñ permitiu está no Céu intercedendo por mim.
@@angelicaregina616 ñ. Tive a primeira filha com 32 anos, um depois tive um aborto retido, com três anos depois à segunda filha, em 2000 o segundo aborto estava com quatro meses de gravidez e em 2002 outro aborto e quanto foi em dezembro 2003 menstruei normal e em Janeiro de 2004 ñ menstruei mais até hoje. Tenho 62 anos e ñ mudou em nada minha vida.
Se a mulher evita o sexo quando esta no periodo fértil, ela ja esta impedindo que haja concepção, e esta ciente disso. E quando ela tiver reação, no periodo estabelecido, sera só por prazer carnal mesmo. Isso tbm nao é pecado?
Correto, a igreja católica só recomenda esse método com o único objetivo de espaçar os nascimentos das crianças, mas nunca como método de controle de natalidade.
@@Kamilly_Carvalho Que mundo você vive? . Sua teoria não tem nada haver com a prática... Bando de sem noção... Homem vai esperar casar para ter relação? E a Partir daí fazer 10 filhos? Agora tive certeza que vocês gostam de viver no engano... Isso nunca existiu....
@@Kamilly_Carvalho homem vai esperar casar para ter relação? Se for pobre não poderá ter relação ? E isso mesmo que você disse? Você deve morar na lua...
O padre esqueceu de mencionar uma condição do método billings q faz toda a diferença...só é lícito usa-lo, ensina a Igreja, em casos extremos, quando ñ se tem as condições mínimas para ter mais filhos, só aí é moralmente aceitável espaçar a gravidez. O casal deve sempre estar a aberto vida, é um dos comprimissos do casamento católico. Ñ se pode espaçar a gravidez tendo condições de ter mais filhos, seria um egoísmo pecaminoso, só pra sobrar mais dinheiro e ter menos incômodo. Um filho é sempre uma benção. Mas atualmente a maioria do católicos quer se fechar pra vida, quer ficar com no máximo 2 ou 3 filho, mesmo tendo condição de ter mais. Prefere viajar, ter um carro melhor, ir em restaurantes mais caros, do que ter uma vida um pouco mais simples e criar mais uma alma para habitar o paraíso. O amor ao dinheiro e ao conforto é o maior inimigo da criação dos filhos de Deus...
Não adianta nada ser aberto a vida e cuidar dos filhos e da família de qualquer jeito , família numerosa nem sempre quer dizer que os pais cuidam bem, minha mãe teve vários irmãos e os pais largaram os irmãos mais velhos cuidando dos mais novos e só judiavam das crianças, então penso que quem é aberto a vida tem que ter sim um planejando, por filhos no mundo e largar pros outros criar não é virtude nenhuma. Nessa minha segunda gestação mesmo, eu fiquei praticamente vegetando, me tornei uma inútil sem vitalidade pra mais nada a não ser dormir, fora os mal estares azia ao extremo que me trazer irritabilidade e sem paciência pros demais membros da família , mal consigo cuidar da minha filha , a casa virou uma sujeira que de tanta fraqueza a pia ficava suja 2 dias de louça pra lavar, não tenho condições pra pagar ninguém pra limpar então a casa fica uma bagunça uma sujeira pq não aguentava ficar em pé, sempre ajudei meus pais na casa deles por em ordem as coisas a fazer o almoço, e simplesmente nessa gravidez não consigo ter força , o meu cônjuge chega do trabalho e sempre tinha algo preparado pra ele comer , e eu não tenho pique pra nada ele tem que pedir as coisas pra comer o que fica mais caro, então estou na segunda gestação e pretendo não ter mais, pq a demanda que tenho em casa, e eu saiu pra trabalhar meio período pois meus pais tem comércio e preciso ajudar eles, eles tem dores e idade preciso ajudar nos afazeres da casa deles também, e cuidar do meu cônjuge , e cuidar de 2 filhos acho que já vou ter trabalho o suficiente pois não paro, e ficar o tempo todo emendando uma gravidez na outra no meu caso sem condições.. 1 adulto , 2 pessoas já idosas , 2 crianças e demais responsabilidades que são muitas fica difícil, aí só fico gestando e emendando uma gravidez na outra como se não tivesse mais nada pra fazer da vida largar o filho pros outros e deixar tudo largado não tem condições ,então nem tudo é egoísmo e nem sobre ficar ganhando dinheiro, tem que ver a realidade das pessoas, concordo que as pessoas andam egoístas e vejo muitos ao redor de fato, só não pode generalizar e achar que so pq alguém parou no 2 ou 3 filho é egoísta.
Uma pergunta. Como é feita a relação sexual durante a gravidez? Obrigatoriamente o homem precisa penetrar na mulher? Precisa ejacular dentro? Pode ser o Billings?
@@fsa3037Eu acho engraçada a ideia de que você querer que sua família viva confortavelmente é egoísmo kkkk vai entender. Sinceramente, pelo oq eu já vi dos documentos da Igrejas, eles são bem menos radicais que comentaristas na internet.
@@NinaLodeNão pode não. Se contracepção é a escolha de tornar o ato sexual infecundo, nestes casos não há ato sexo para que este se torne infecundo. Por definição não tem como tabelinha e coisas assim serem anticoncepcionais, pq nem tem o que impedir se não há sexo.
O que o padre quis dizer é que é preciso que haja discernimento. Nem todos os motivos graves contemplam fundamentalmente situação financeira. Pode haver instabilidade matrimonial com brigas graves e/ou frequentes, pais idosos doentes sendo você a única rede de apoio para o momento, infidelidades, enfim, paternidade/maternidade responsável é porque a Igreja é mãe e o discernimento, a prudência devem conduzir esse caminho. Ter muitos filhos para depois onerar familiares ou pais idosos de forma sistemática e exigente não é razoável.
Um corte é interessante para termos um contato com determinado tema, mas essa temática é bastante complexa, e requer um maior aprofundamento, encaminho uma conferência que aborda com mais profundidade: ua-cam.com/video/-qHD_MFzk38/v-deo.html
A igreja ensina sim, nas preparações para o matrimonio , se ja for casado na igreja e não chegou a ter essa formação antes de casar , busque a pastoral familiar de sua paroquia que eles vão te orientar
@@lucivanirocha9033 vai esperando que homem vai marcar dia... O dia que ele não puder com a mulher ele vai com a outra.... Deus me livre. Esse povo de igreja parece que gosta de ser cego...
@canaldelrey3204 se for homem de verdade e católico, ele vai sim saber esperar e respeitar sua mulher , isso não aplica aos moleques apenas a Homens de verdade
A partir do momento que so mantenho relação sexual xom meu marido nos sias infecundos e nosndias que estou ovulando beu nao temho relação sexual eu wstou aim interferindo na rworia se deixar vir todos os dilhos que seus quiser mandar, pois o certo é manter relação sexual em qualquer dia w se nao fir da vintade se Deus eu nao vou engravudar ai aim wi respeitar essa teoria. Entao vejo esse método com intervensor da gravidez ,pois estou manipulando a relação sexual para que ocorra somente nos sias que nao ae tem o risco de gravidez, a diferenca é vso que nao wstou usando remédio para nao ovular,mas estou tens relação emdias que não ovulo.
@@mariajoseaquina363Então qualquer pessoa que já ejaculou sendo solteiro, ou sendo casado com uso de anticoncepcional, está condenado ao inferno? E isso mesmo?
Na parte que Jesus diz que os Sacerdotes são os representantes dele. E qual parte fala que devemos usar diu, ser pró aborto? Em nenhuma. Na bíblia Deus condena quem usa o coito interrompido, né? E antes de dá pitaco aprende o português Celibatário é com C.
Eu e minha esposa não vemos a hora de ter! Estamos tentando já tem 1 ano e meio, investigando as causas das dificuldades dela conceber. Tudo no tempo de D'ele.
Ninguém percebeu que nós não estamos mais na época de Noé? Voces querem que a mulher fique em casa cuidando de dez filhos enquanto o marido trabalha com o único objetivo de sustentar esses dez filhos? Que mundo voces vivem? Ninguém percebeu que nem vocês católicos nao seguem essa regra? Se você não tem no mínimo 6 filhos, isso siguinifica que nem vocês que defendem essa loucura, nao a segue.Coooca de. Filhis no mundo hoje pra,ver o que acontece
E baseado em que não seguimos essa regra? Conheço famílias abertas à vida que tiveram muitos filhos, outras viveram com a infertilidade, outras perderam muitas gestações, outras têm 10, 12, 16 filhos... Outras 5 filhos, outras um ou nenhum e todas são abertas à vida. Porque filho não são um direito e é Deus quem nos envia, não é uma coisa planejada por nós. Aí vou ter 30 filhos. Não, meu caro quem escolhe é Deus.
Cara, não é uma suposição isso aqui não, é a regra! Não é por que de 100 jogadores de futebol, 10 nao seguem a regra que a regra no futebol não deva ser seguida. A vida não mudou, os cromossomos são os mesmos, as funções biológicas continuam sendo as mesmas, 2 homens se deitando juntos continua sendo abominação diante de Deus, e tudo mais. Ir contra os preceitos fundamentais é ir contra Deus, simples assim. Não quer filhos? Celibato ou Castidade, simples! Caso contrario, filhos são uma benção e isso também está no livro, e se ir contra, não é regra minha, ja sabe, é choro e ranger de dentes. Não vai ter mimimi no juizo, o negócio é só contigo e Deus, mas tudo que você plantar, será colhido por você! Inclusive as bobagens que você fala.
Espetacular a forma clara com que este Padre explica o tema. A paternidade responsável, especialmente nos dias atuais, é necessária, mas não deve jamais sobrepor a amizade com Deus. Salve Maria!
Bom ouvir um padre deste quilate defendendo a paternidade responsável, pois temos muitos que ainda não entenderam a importância do tema!
Sen-sa-cio-nal ❗
Padre de boa vontade, didático, zeloso pela Sã Doutrina
BOA TARDE, QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Gracas à Deus eu ñ evitei filhos, apesar de que na época ñ existia esse método, mais eu seguia à igreja. Tive cinco gravidez e três abortos normal e tenho duas filhas maravilhosas e com quarenta e três anos Jesus fez a minha ligação total, deixando de menstruar até hoje.
Não entendi não está menstruando ? Ligação total?
@@andersonmendes9001 exatamente. Pq eu entrei na menopausa com 43 anos. Por eu falou q foi Jesus quem fez a minha ligação. Pq eu deixei tudo nas mãos Dele e fez exatamente o podia. Criei duas filhas maravilhosas e as três gravidezes que ñ tive os filhos pq Ele ñ permitiu está no Céu intercedendo por mim.
@@angelicaregina616 ñ. Tive a primeira filha com 32 anos, um depois tive um aborto retido, com três anos depois à segunda filha, em 2000 o segundo aborto estava com quatro meses de gravidez e em 2002 outro aborto e quanto foi em dezembro 2003 menstruei normal e em Janeiro de 2004 ñ menstruei mais até hoje. Tenho 62 anos e ñ mudou em nada minha vida.
AMÉM !🕯📿🙏🙏🙏💖
Amém ❤❤❤❤❤❤❤
O problema do método billings é que precisa de um instrutor para acompanhar na verificação, mas é difícil de achar.
Cenplafam
Procura Anne Nunes, ela é minha instrutora
A CENPLAFAM disponibiliza instrutores em todo o Brasil, Instagram: cenplafamoficial
Nayara Calado Pamela mobe
Se a mulher evita o sexo quando esta no periodo fértil, ela ja esta impedindo que haja concepção, e esta ciente disso. E quando ela tiver reação, no periodo estabelecido, sera só por prazer carnal mesmo. Isso tbm nao é pecado?
Correto, a igreja católica só recomenda esse método com o único objetivo de espaçar os nascimentos das crianças, mas nunca como método de controle de natalidade.
Pecado deveria ser colocar filho no mundo , quando não se tem condições financeiras e psicológicas... De cuidar ..
Por isso a Paternidade Responsável explicada na Carta Encíclica Humanae Vitae
Se vc n tem condição financeira ou psicológica de ter filhos. N tenha relações.
@@Kamilly_Carvalho Que mundo você vive? . Sua teoria não tem nada haver com a prática... Bando de sem noção... Homem vai esperar casar para ter relação? E a Partir daí fazer 10 filhos? Agora tive certeza que vocês gostam de viver no engano... Isso nunca existiu....
@@Kamilly_Carvalho homem vai esperar casar para ter relação? Se for pobre não poderá ter relação ? E isso mesmo que você disse? Você deve morar na lua...
O padre esqueceu de mencionar uma condição do método billings q faz toda a diferença...só é lícito usa-lo, ensina a Igreja, em casos extremos, quando ñ se tem as condições mínimas para ter mais filhos, só aí é moralmente aceitável espaçar a gravidez. O casal deve sempre estar a aberto vida, é um dos comprimissos do casamento católico. Ñ se pode espaçar a gravidez tendo condições de ter mais filhos, seria um egoísmo pecaminoso, só pra sobrar mais dinheiro e ter menos incômodo. Um filho é sempre uma benção. Mas atualmente a maioria do católicos quer se fechar pra vida, quer ficar com no máximo 2 ou 3 filho, mesmo tendo condição de ter mais. Prefere viajar, ter um carro melhor, ir em restaurantes mais caros, do que ter uma vida um pouco mais simples e criar mais uma alma para habitar o paraíso. O amor ao dinheiro e ao conforto é o maior inimigo da criação dos filhos de Deus...
Não adianta nada ser aberto a vida e cuidar dos filhos e da família de qualquer jeito , família numerosa nem sempre quer dizer que os pais cuidam bem, minha mãe teve vários irmãos e os pais largaram os irmãos mais velhos cuidando dos mais novos e só judiavam das crianças, então penso que quem é aberto a vida tem que ter sim um planejando, por filhos no mundo e largar pros outros criar não é virtude nenhuma. Nessa minha segunda gestação mesmo, eu fiquei praticamente vegetando, me tornei uma inútil sem vitalidade pra mais nada a não ser dormir, fora os mal estares azia ao extremo que me trazer irritabilidade e sem paciência pros demais membros da família , mal consigo cuidar da minha filha , a casa virou uma sujeira que de tanta fraqueza a pia ficava suja 2 dias de louça pra lavar, não tenho condições pra pagar ninguém pra limpar então a casa fica uma bagunça uma sujeira pq não aguentava ficar em pé, sempre ajudei meus pais na casa deles por em ordem as coisas a fazer o almoço, e simplesmente nessa gravidez não consigo ter força , o meu cônjuge chega do trabalho e sempre tinha algo preparado pra ele comer , e eu não tenho pique pra nada ele tem que pedir as coisas pra comer o que fica mais caro, então estou na segunda gestação e pretendo não ter mais, pq a demanda que tenho em casa, e eu saiu pra trabalhar meio período pois meus pais tem comércio e preciso ajudar eles, eles tem dores e idade preciso ajudar nos afazeres da casa deles também, e cuidar do meu cônjuge , e cuidar de 2 filhos acho que já vou ter trabalho o suficiente pois não paro, e ficar o tempo todo emendando uma gravidez na outra no meu caso sem condições.. 1 adulto , 2 pessoas já idosas , 2 crianças e demais responsabilidades que são muitas fica difícil, aí só fico gestando e emendando uma gravidez na outra como se não tivesse mais nada pra fazer da vida largar o filho pros outros e deixar tudo largado não tem condições ,então nem tudo é egoísmo e nem sobre ficar ganhando dinheiro, tem que ver a realidade das pessoas, concordo que as pessoas andam egoístas e vejo muitos ao redor de fato, só não pode generalizar e achar que so pq alguém parou no 2 ou 3 filho é egoísta.
Uma pergunta. Como é feita a relação sexual durante a gravidez? Obrigatoriamente o homem precisa penetrar na mulher? Precisa ejacular dentro? Pode ser o Billings?
@@fsa3037Eu acho engraçada a ideia de que você querer que sua família viva confortavelmente é egoísmo kkkk vai entender.
Sinceramente, pelo oq eu já vi dos documentos da Igrejas, eles são bem menos radicais que comentaristas na internet.
@@NinaLodeNão pode não.
Se contracepção é a escolha de tornar o ato sexual infecundo, nestes casos não há ato sexo para que este se torne infecundo.
Por definição não tem como tabelinha e coisas assim serem anticoncepcionais, pq nem tem o que impedir se não há sexo.
O que o padre quis dizer é que é preciso que haja discernimento. Nem todos os motivos graves contemplam fundamentalmente situação financeira. Pode haver instabilidade matrimonial com brigas graves e/ou frequentes, pais idosos doentes sendo você a única rede de apoio para o momento, infidelidades, enfim, paternidade/maternidade responsável é porque a Igreja é mãe e o discernimento, a prudência devem conduzir esse caminho. Ter muitos filhos para depois onerar familiares ou pais idosos de forma sistemática e exigente não é razoável.
E pecado usar camisinha sendo casado? Pra prevenir ter mais filhos.,?
sim
Pessoas casadas não previnem filhos. Filhos não são doenças que precisamos prevenir. O que pode fazer é espaçar uma gestação
E se a pessoa não tem condições.. ? Financeiramente pra cuidar e criar.. eu acho meio errado isso
@@andersonmendes9001É só, como disse o padre, restringir o ato conjugal a quando a mulher estiver infértil. Volta e vídeo no início e dá uma olhada.
@@andersonmendes9001 O vídeo explica muita bem isso.
Um corte é interessante para termos um contato com determinado tema, mas essa temática é bastante complexa, e requer um maior aprofundamento, encaminho uma conferência que aborda com mais profundidade: ua-cam.com/video/-qHD_MFzk38/v-deo.html
Excelente obrigada pelo compartilhamento ❤
Excelente!
Então porque a igreja não encina
Porque sabe que ninguém vai seguir isso
A igreja ensina sim, nas preparações para o matrimonio , se ja for casado na igreja e não chegou a ter essa formação antes de casar , busque a pastoral familiar de sua paroquia que eles vão te orientar
@@lucivanirocha9033 vai esperando que homem vai marcar dia... O dia que ele não puder com a mulher ele vai com a outra.... Deus me livre. Esse povo de igreja parece que gosta de ser cego...
@@canaldelrey3204 a regra e para católico de verdade , se você não é esta fora de seguir ela . A paz de Jesus
@canaldelrey3204 se for homem de verdade e católico, ele vai sim saber esperar e respeitar sua mulher , isso não aplica aos moleques apenas a Homens de verdade
A partir do momento que so mantenho relação sexual xom meu marido nos sias infecundos e nosndias que estou ovulando beu nao temho relação sexual eu wstou aim interferindo na rworia se deixar vir todos os dilhos que seus quiser mandar, pois o certo é manter relação sexual em qualquer dia w se nao fir da vintade se Deus eu nao vou engravudar ai aim wi respeitar essa teoria. Entao vejo esse método com intervensor da gravidez ,pois estou manipulando a relação sexual para que ocorra somente nos sias que nao ae tem o risco de gravidez, a diferenca é vso que nao wstou usando remédio para nao ovular,mas estou tens relação emdias que não ovulo.
EM QUE PARTE DA ESCRITURA DIZ QUE OS SELIBATARIOS DESPEITADOS DEVEM INTROMETERDEM-SE DENTRO DE UM MATRIMONIO FELIZ ???
No mandamento não matarás
@@mariajoseaquina363Então qualquer pessoa que já ejaculou sendo solteiro, ou sendo casado com uso de anticoncepcional, está condenado ao inferno? E isso mesmo?
Em que parte da Bíblia diz que ele não pode?
Na parte que Jesus diz que os Sacerdotes são os representantes dele.
E qual parte fala que devemos usar diu, ser pró aborto? Em nenhuma.
Na bíblia Deus condena quem usa o coito interrompido, né?
E antes de dá pitaco aprende o português
Celibatário é com C.
Minha nossa, é muito difícil ser católico. É muito mais fácil tomar anticoncepcional.
Deus é mais, quanto medo de se ter filhos, credo, até os católicos meu Deus!
Eu já tenho uma, não tenho maturidade pra ter outro.. muita dor de cabeça
@@andersonmendes9001 pensamento materialista
@@lucasduartedesouza8729 deve ser.. sou tdha não sei se e por isso..
@@andersonmendes9001 ta certo, isso nao elimina o que disse kkkk
Eu e minha esposa não vemos a hora de ter! Estamos tentando já tem 1 ano e meio, investigando as causas das dificuldades dela conceber. Tudo no tempo de D'ele.
Olha o golpe!!!!
Ninguém percebeu que nós não estamos mais na época de Noé? Voces querem que a mulher fique em casa cuidando de dez filhos enquanto o marido trabalha com o único objetivo de sustentar esses dez filhos? Que mundo voces vivem? Ninguém percebeu que nem vocês católicos nao seguem essa regra? Se você não tem no mínimo 6 filhos, isso siguinifica que nem vocês que defendem essa loucura, nao a segue.Coooca de. Filhis no mundo hoje pra,ver o que acontece
E baseado em que não seguimos essa regra? Conheço famílias abertas à vida que tiveram muitos filhos, outras viveram com a infertilidade, outras perderam muitas gestações, outras têm 10, 12, 16 filhos... Outras 5 filhos, outras um ou nenhum e todas são abertas à vida. Porque filho não são um direito e é Deus quem nos envia, não é uma coisa planejada por nós. Aí vou ter 30 filhos. Não, meu caro quem escolhe é Deus.
Cara, não é uma suposição isso aqui não, é a regra! Não é por que de 100 jogadores de futebol, 10 nao seguem a regra que a regra no futebol não deva ser seguida. A vida não mudou, os cromossomos são os mesmos, as funções biológicas continuam sendo as mesmas, 2 homens se deitando juntos continua sendo abominação diante de Deus, e tudo mais. Ir contra os preceitos fundamentais é ir contra Deus, simples assim. Não quer filhos? Celibato ou Castidade, simples! Caso contrario, filhos são uma benção e isso também está no livro, e se ir contra, não é regra minha, ja sabe, é choro e ranger de dentes. Não vai ter mimimi no juizo, o negócio é só contigo e Deus, mas tudo que você plantar, será colhido por você! Inclusive as bobagens que você fala.
O padre esqueceu um pequeno detalhe: pobreza extrema tanto financeira e educacional
Por isso o método billings é permitido.
@@henriquenb3455😅 uai!, Não é óbvio? Medo estranho da comentarista.
Quem disse que ele esqueceu?
Mas quem tá nessa situação não devia se casar