Gordofobia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 22 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 42

  • @MusicalArcoIris
    @MusicalArcoIris 4 роки тому +16

    Ser obeso é muito difícil na infância e adolescência ... as crianças são muito maldosas na escola.
    Sofri de depressão que desencadeou uma bulimia isolamento e tentativas de suicídio. Foram anos de tratamento psicológico para conseguir viver de forma saudável.
    Hoje graças as terapias e Deus consegui um equilíbrio e uma vida saudável.
    Parabéns pela abordagem assunto muito útil.

    • @cyntiabl
      @cyntiabl 7 місяців тому

      Lutando pra emagrecer porque obesidade não é saudável não.

  • @julianacamposvictor3755
    @julianacamposvictor3755 4 роки тому +6

    Realmente, como homens públicos "brigam" em público como crianças sem noção?!! Infelizmente, o Brasil não tem um futuro relevante com esse tipo de GENTALHA ocupando cargos públicos.

  • @girlishgrrl
    @girlishgrrl 4 роки тому +4

    Maravilhoso! ❤️

  • @Louise0Ju
    @Louise0Ju 4 роки тому +1

    Excelente debate!

  • @amancioferreira3533
    @amancioferreira3533 7 місяців тому +1

    Preconceitos só com uma raça,fica foda.existem gordos ,idosos e anão, pobres mas só pra um.é bom né. Mas fazer o quê né.

  • @deboraquintino8457
    @deboraquintino8457 4 роки тому +2

    Sim.... Uma coisa era certa, ser xingada diariamente só por ser gorda. Eu tenho artrose nos joelhos e sempre fui acusada de ter estragado meus joelhos por caisa do peso. Só recentemente um ortopedista olhou bem meus exames e falou que minhas patelas tem mal formação e por isso desenvolvi artrose. Muitas vezes ja evitei de procurar um médico pois ja tinha a experiência prévia de que nao importasse minha queixa, a única causa era a obesidade e eu precisava emagrecer. Felizmente isso está mudando. As últimas experiências que tive foram com profissionais mais acolhedoras e humanas, mas ainda é raro. Parabéns por trazer esse assunto!

  • @perronecardio
    @perronecardio 4 роки тому +3

    Eu acredito que não deve girar em torno do tema de discriminação e sim da questão saúde: os obesos acabem passando uma normalidade que ñ existe, acabam sendo mal influencias as pessoas mais jovens ou inseguras. Poderíamos colocar no patamar da discriminação ao tabagista?

    • @priscilauzzon6806
      @priscilauzzon6806 3 роки тому

      Sou Gordinha Mas Eu Não Sou Má Influência Pra Ninguem...Mas Tem Gente Gordofóbica Que Me Tira Absurdamente Do Sério Ao Me Chamar De "Baleia" Ou De "Feia" Como Se O Meu Peso Interferisse Na Minha Beleza...Gente Gordofóbica Pra Mim Não Vale Nada

    • @user-dl1kr5ov1y
      @user-dl1kr5ov1y 3 місяці тому

      ​@@priscilauzzon6806Ao teres um estilo de vida doentio, és automaticamente mau exemplo. Gente que não assume a sua responsabilidade pessoal, para mim, nada vale.

  • @dentrodomovimento965
    @dentrodomovimento965 4 роки тому +5

    Daniel sempre fui gordinho, o que mais me incomodava era como tudo era mais difícil pra mim. Em relação à gordofobia um amigo meu falou:"cê num sofria muito bullying, pq c era um gordinho gente boa". Mas agora que estou levando uma vida mais saudável, eu emagreci, a vida fica mais fácil 🤷🏾‍♂️.
    Experiência minha: até pensar fica mais fácil, ir no supermercado, passear com o cachorro quase tudo fica mais fácil.
    Durante a quarentena meus hábitos saudáveis reduziram, logo engordei. Caramba! Que indisposição. Agora que estou retornando os hábitos, é perceptível a melhora da disposição.
    OK. Devemos respeitar as pessoas, mas eu n acho q existe, ser gordo. Estar gordo, acho que se encaixa na maioria. Acho que você poderia, de um modo respeitoso é claro, mostrar também como estar gordo é uma consequência, não é culpa direta da pessoa.
    Meu pai médico sempre reclama de como uma cirurgia bariátrica é um absurdo, já que estar gordo não é por que a pessoa é preguiçosa, mas por causa de outros fatores.

  • @amandaamorim2849
    @amandaamorim2849 4 роки тому +3

    Adorei o vídeo! Um tópico muito importante e muito atual. Mas uma coisa que me deixou com pulga na orelha foi vc re referir as pessoas como "obesas" ao invés de "pessoa com obesidade" ou até mesmo "gordo", pq o preconceito vem idependente do IMC. Tanto que em lugares em que a obesidade não é considerada doença, o estigma ainda existe (mesmo que menor).
    Mas adorei todos os pontos levantados e acho ótimo um médico estar abordando esse assunto, visto que, geralmente, é a classe que mais oprime a pessoa gorda e a mais responsável por afastar ela de conseguir tratamentos adequados.

  • @perronecardio
    @perronecardio 4 роки тому +6

    Infelizmente esse conceito que vc expõe ao final ñ é muito observado na prática, ñ existe obeso saudável, principalmente obesidade central, porque a própria obesidade é doença inflamatória e uma questão de tempo para as consequências aparecerem +/- 20 anos.

  • @anacaroline457
    @anacaroline457 4 роки тому +1

    temática importantíssima

  • @alexandrecintra
    @alexandrecintra 4 роки тому +3

    Bem interessante. Já fui muito vítima de gordofobia na infância. Então, recentemente, estava examinando carência de B12 que tinha fortes sintomas e evidências. Fui recomendado a procurar um nutrologo, então encontrei um que me mandou subir na balança, e nem estava tão gordo assim, meu imc estava no sobrepeso, e tinha emagrecido bem recentemente, caminhando bastante e seguindo alimentação vegana, o médico que nem sequer queria saber de ver os exames só queria saber de fazer o exame de biopedancia e falou: "você preciss emagrecer", ignorando de ver os exames, já negava que eu tinha carência, começou a montar dieta, e mesmo falando que era vegano colocou no cardápio coisas de origem animal, e depois de muito insistir, ele só bateu o olho e falou que era coisa da minha cabeça (detalhe, novos estudos de universidades confiaveis pouco divulgados no Brasil mostram que os valores de referência normalmente usados não são seguros, a pessoa pode apresentar carência com níveis bem mais altos). Foi um show de horror

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 роки тому

      Procure outro médico!! Tanto desrespeito e falta de ética médica...

    • @vencato161289
      @vencato161289 9 місяців тому +1

      Ele é médico, não militante.

    • @vencato161289
      @vencato161289 9 місяців тому +1

      ​@@julianacamposvictor3755falta de ética é mentir que obesidade é saudável.

  • @vivialmeida425
    @vivialmeida425 4 роки тому +1

    Ótimo tema! Obrigado doutor! Poderia falar mais sobre esses temas!

  • @FANADINO0
    @FANADINO0 4 роки тому +3

    Sim, fica conflituoso. Eu mesma estranho alguém mais gordinho ao me deparar, mas julgo os gordofóbicos que se manifestam em público. Mas aí logo minha mente entra em briga com ela mesma e eu estabeleço que não é a aparência que conta e sim, a essência!! 😊

  • @dianalima919
    @dianalima919 3 роки тому

    Doutor, você poderia falar sobre fibromialgia por favor? Após diversas pressões profissionais passei a sentir dores difusas e após 8 meses com as mesmas fui diagnosticada com fibromialgia, não tenho nenhum caso da doença diagnosticada na família, alguns especialistas dizem ter ocorrido devido alta exposição ao estresse, outros acreditam em fatores genéticos, participei de um grupo de pesquisa da universidade de São Carlos e lá eles consideraram como um acidente de trabalho. Minha primeira Reomatologista me disse que eu teria dificuldades para engravidar me passou dieta restritiva sem consumo de glúten e lactose, meu Reomatologista atual acredita não ter qualquer relação entre o glúten e a lactose e o tratamento. Meus primeiros psiquiatras acreditavam que minha dor difusa era psíquica, cheguei a ser internada em uma clínica psiquiátrica dia, onde constantemente quando reclamava das dores me era dito que era uma somatização psíquica, no meu trabalho meus gestores acreditavam que as dores que eu sentia eram inventadas, sofri diversos preconceitos, passei então a ler e pesquisar sobre o assunto, já li diversos artigos científicos, na psiquiatria internacional a fibromialgia é estudada como doença psíquica, muita literatura nacional associa a fibromialgia como doença reumática. Em minha experiência como portadora, percebo que qualquer exposição a estresse ou ansiedade desencadeia as crises. Sou paciente e como tal percebo desenterrasse por parte dos psiquiatras sobre o assunto. No meu tratamento psiquiátrico atual tive uma melhora de 95%, minhas crises diminuíram e o trabalho conjunto do meu Reomatologista com psiquiatra fizeram toda a diferença. Sou uma paciente privilegiada que tive acesso a diversos profissionais e pesquisas. Creio que a grande maioria da população não tenha a mesma sorte. Luto para que falemos mais da doença. Duas colegas de trabalho foram diagnosticadas com a doença, segundo a médica do trabalho da empresa parece existir um surto relacionado ao trabalho, devido o crescente número de funcionários acometidos pela doença.
    Gostaria que o senhor nos ajudasse a entender melhor a doença e seus impactos na qualidade de vida dos portadores? Obrigada 🙏🏻❤️

  • @Davi-hg5ht
    @Davi-hg5ht 3 роки тому +1

    A melhor forma de combater o preconceito é não falando certos termos. . Ou usando sinônimos... Esse título que vc usou aí só agrava ainda mais o problema.

  • @ghabhivieira3026
    @ghabhivieira3026 4 роки тому +3

    Dr. eu tenho transtorno da compulsão alimentar, tenho vergonha dos meus hábitos alimentares, não como perto das outras pessoas. É uma luta para controlar! E tem pessoas que não entendem mesmo pensam que é relaxo da gente, que é só fechar a boca mas não pensam no psicológico da gente, ele também está ligado a nossa saúde física. Hoje eu não me importo tanto com os comentários estou tentando melhorar para mim mesma.

  • @FernandoVinny
    @FernandoVinny 4 роки тому +2

    Essa proliferação de neologismos com o sufixo "fobia" é algo bem ridículo.

  • @beatriznogueira1887
    @beatriznogueira1887 4 роки тому +6

    Sou bipolar, e a minha medicação me fez engordar bastante. Tenho sofrido, mas o medo de mudar a medicação e perder a estabilidade é conflituosa.

    • @amandaferreira2387
      @amandaferreira2387 4 роки тому +1

      Passo pelas mesmas coisas com os antidepressivos que uso. Estou numa luta para perder os 40 quilos que ganhei durante esses anos de tratamento...

  • @Louise0Ju
    @Louise0Ju 4 роки тому +3

    Interessante que tinha uma amiga obesa e ela falava que quanto mais cobravam ela acerca do peso mais ela ficava ansiosa e mais ela comia. Atualmente estou no sobrepeso ,sempre fui magra, mas sofro tanto bullying que nunca pensei que existia tanta discriminação, é no olhar , nas piadas sem graça, horrível 😔

    • @luisfrancisco1342
      @luisfrancisco1342 4 роки тому

      Veja essas pessoas como imaturas.

    • @user-dl1kr5ov1y
      @user-dl1kr5ov1y 3 місяці тому

      Duvido muito do "imenso bullying". Provavelmente é só a tua incapacidade de lidares com as tuas próprias emoções.

  • @keiko7553
    @keiko7553 4 роки тому +1

    Dr. Daniel, dietas não funcionam? Mas dieta não é simplesmente a definição de um estilo alimentar individual que pode ou não ser saudável?

    • @user-dl1kr5ov1y
      @user-dl1kr5ov1y 3 місяці тому

      Este não é um médico, é um empresário que viu que havia procura no mercado das mulheres obesas que não aceitam responsabilidade pessoal.

  • @FANADINO0
    @FANADINO0 4 роки тому +4

    Esse Ricardo Salles se achando o maior gato né, com aquele cabelo de macarrão gigante e aqueles óculos de Harry Potter 🙄

  • @rafaelaviolis
    @rafaelaviolis 3 роки тому +1

    Daniel, seria relevante falar da pressão estética?
    Eu nunca fui obesa, mas desde criança ouço comentários depreciativos sobre o meu peso. Sempre eram associados a como eu seria mais bonita se fosse magra. Na vida adulta, até em momentos de relacionamento eu recebi/recebo comentários sobre como seria melhor se eu emagrecesse porque ficaria bonita. Ou seja, me chamam de feia mesmo hahahaha. Nas ruas, quando conhecidos me veem, cumprimentam de forma estranha. Enquanto minhas amigas são cumprimentadas com "oi, tudo bem?" geralmente os meus são mais "olha ela, está mais gorda" ou o mais chato: "emagreceu, que bom"! Ouvi um desses sobre ter emagrecido numa época em que estava com Transtorno de Ansiedade Generalizada me atormentando, perdi 4kg por isso. Me sentia horrível e os elogios pioravam.
    Por muitos anos, fui sedentária porque toda vez que me recomendavam atividades físicas, era para perder peso - embora em termos formais, como resultados de exames, estivesse tudo ótimo. Tive aversão a fazer exercícios por não querer agradar em me tornar "magra", mas felizmente tenho parado de pensar nessa perspectiva e minha saúde melhorou muito mais.
    Já fui gordofóbica, não tenho dúvidas - provavelmente ainda sou, mas quero mudar. Até a forma em que me pressiono a perder peso, de certa forma, é por um viés gordofóbico.

    • @user-dl1kr5ov1y
      @user-dl1kr5ov1y 3 місяці тому

      Se nunca foste obesa, porque é que ouves constantemente comentários acerca do teu peso? 🤔
      Faz sentido falar da tua necessidade de te sentires sexxyy mesmo obesa? Sinceramente não, ninguém tem a obrigação de se sentir atraída por ti.

  • @eduardopazos7739
    @eduardopazos7739 4 роки тому +3

    Fala de intolerância religiosa

  • @adrianarosa1400
    @adrianarosa1400 4 роки тому +1

    Assunto bem atual e antigo ao mesmo tempo. Sei bem o q isso. Meu ex marido era meu agressor nesse caso...depois de 5 anos separada é q estou começando a ter melhores hábitos,tentando a reeducação alimentar.

  • @marciarigel2896
    @marciarigel2896 4 роки тому +2

    Nunca sofri preconceito por causa do meu peso dr, creio q por questões genéticas e tbm pq tive influência de pessoas que gostavam de cuidar da alimentação. Mas gosto de estar num peso que me causa um bem estar, não pra mostrar para os outros e sim por satisfação comigo mesma. Tbm não sou gordofobica e achei ridículo o que esse Salles falou. Acho que eu tenho msm é Sallesfobia.

  • @Sheilafilosofiamusic
    @Sheilafilosofiamusic 4 роки тому +1

    Eu sou e sempre fui magra, mas já presenciei coisas horríveis. Já vi um chefe de seção mandar a funcionária em experiência ir embora no final do dia alegando que "ela parecia um colchão enrolado". Isso porque era uma instituição que representava arte e cultura do povo negro. A moça branca e gorda não foi admitida, ele contratou uma negra magérrima. Quanto ao ato e palavras abomináveis do cidadão, ninguém fez nada. Conclusão: há preconceitos que não podem, mas outros sim. Nossa sociedade continua estúpida!

  • @elipereira9788
    @elipereira9788 4 роки тому +1

    Eu era gortinha agora magrela e nunca fui disso precneito agora depois de 67 sou magra .msd gostava de gostinnha .a so pelanbca kkkkk ha não como nada de caboitrado so coisa q diabetes podeee to com saùde è o que intereza