O que importa para mim, é somente a mensagem que o filme passa, sobre o bem maior que existe além deste mundo terreno em que estamos em constante aprendizado evolutivo.o resto é mero detalhe!! Paz e Luz a todos!!
O filme é para pessoas em geral, muitas desconhecem o Espiritismo. E a linguagem cinematográfica para conversar com o grande público, precisa trazer elementos de fácil compreensão.
Na realidade temos que aplaudir e estimular mais filmes do gênero e incentivar que a cada filme, melhorem a qualidade e mensagem. Precisamos de filmes melhores. Abs
Contexto: como a religião católica era predominante à época dos primórdios do espiritismo no Brasil, não havia como negar essa influência na implantação da Doutrina em nosso país. Mas para a nossa Roustaing é confortável deitar regras muitos anos depois sem levar em conta as circunstâncias históricas daquele momento. O que ela não consegue explicar, em sua autossuficiência, é como um homem com apenas o curso primário psicografou mais de quatrocentos livros, com temas os mais eruditos, sendo reconhecido como o mais influente médium -não santo - do Século XX?!
Dora sempre tão clara e direta, vídeos assim nos levam à várias reflexões, independente de qual 'lado" se esta nesse MEB. O que vejo mesmo acontecer, lendo comentários desse vídeo, é que a maioria das pessoas perdeu a arte de interpretação, quando acham que alguém esta criticando seus ídolos o conteúdo do vídeo/artigo/etc. pouco importa, é como se uma lente de cegueira fosse colocada nos impedindo de analisar as coisas como Kardec nos instruí: com racionalidade.
Eu sempre admiro seus pareceres, sua fala clara, estudiosa, mais profunda que extensa. Sempre desejei encontrar pessoas espíritas como voce. Que sai do romantismo, aprofunda no estudo, nao vive na superficie. Pensa. Aprecio demais suas palestras.
Ninguém está acima das críticas. Neste mundo, todos nós caímos em idiossincrasias. Chico é infinitamente melhor do que eu. O que nos faz admirar o Chico é sua humanidade; sua simplicidade.
Vejamos o critério de Allan Kardec: “Pelo próprio fato de o médium não ser perfeito, espíritos levianos, embusteiros e mentirosos podem interferir em suas comunicações, alterar-lhes a pureza e induzir em erro o médium e os que a ele se dirigem. Eis aí o maior escolho do espiritismo e nós não lhe dissimulamos a gravidade. Podemos evitá-lo? Dizemos altivamente: sim, podemos. O meio não é difícil, exigindo apenas discernimento. [...] As boas intenções, a própria moralidade do médium nem sempre são suficientes para o preservarem da ingerência dos espíritos levianos, mentirosos ou pseudossábios, nas comunicações. Além dos defeitos de seu próprio espírito, pode dar-lhes guarida por outras causas, das quais a principal é a fraqueza de caráter e uma confiança excessiva na invariável superioridade dos espíritos que com ele se comunicam.” (*Revista espírita. Fev/1859: Escolhos dos médiuns*). “Ora, prova a experiência que os maus se comunicam tão bem quanto os bons. Os que são francamente maus são facilmente reconhecíveis; mas há também, entre eles, semissábios, pseudossábios, presunçosos, sistemáticos e até hipócritas. Estes são os mais perigosos, porque afetam uma aparência de gravidade, de sabedoria e de ciência, em favor da qual enunciam, em meio a algumas verdades e boas máximas, as coisas mais absurdas. [...] Separar o verdadeiro do falso, descobrir o embuste escondido numa exibição de palavras bonitas, desmascarar os impostores, eis, sem contradita, uma das maiores dificuldades da ciência espírita. Para superá-la, faz-se necessária uma longa experiência, conhecer todas as astúcias de que são capazes os espíritos de baixa classe, ter muita prudência, ver as coisas com o mais imperturbável sangue-frio e, sobretudo, guardar-se contra o entusiasmo que cega.” (*Revista espírita. Abr/1860: Formação da Terra*).
Caro Evandro porque acredita que Chico seja muito melhor do que voce? Veja bem, cada um de nós tem missões a fazer neste mundo. Você está numa experiência hoje da qual Deus permitiu que você passe e ele, colocou algumas ferramentas em sua vida. O Chico nasceu com faculdades mediunicas que sabemos que é parte fisiológica ou seja é o que Kardec ensina mediunidade é orgânica, não quer dizer que a pessoa é boa ou ruim para possuí-la. Você não pode achar que você é somente este personagem de agora. Você é mais isso você terá certeza quando estiver como Espírito livre depois do desencarne. O Chico também teve um preparo, basta olhar o contexto de vida onde estava para melhor exercer a mediunidade. Talvez poderá ser você em uma reencarnação futura em algum lugar deste mundo. Contexto onde você pode melhor colocar em ação o bem que adquiriu durante toda sua evolução espiritual. Eu acredito firmemente que o Chico de acordo com a escala espírita do livro dos espíritos seja um espírito da terceira ordem como nós, mas com mais equilíbrio emocional. Não podemos confundir faculdades mediunicas, com a moral da pessoal.
Oi Pablo. O que medimos no Chico ou em outro missionário qualquer como Ghandi, Madre Tereza, etc... É a moral ilibada e a capacidade de influenciar pelo bem de toda uma comunidade. Nós temos sim nossas missões maiores ou menores, mas temos elementos de comparação bem claros. Não é nenhum demérito reconhecer-nos menores que alguém no sentido evolutivo pois sabemos que há espíritos em todos os graus de evolução, todos com o mesmo valor diante Deus, mas em condições diferentes de ação no mundo...
@@eduardoguimaraes2998 você já estudou sobre a caridade virtuosa? Não so dos filósofos modernos como a caridade segundo o evangelho segundo o Espiritismo? A moral virtuosa se trata do íntimo de cada pessoa seja nas paixões ou no pensamento desinteressado. Por mais que a pessoa demonstra ser caridades no sentido de destrubuir coisas materiais, não é suficiente para dizer que foi caridosamente virtuosa. O que é muito divulgado do Chico até mesmo por quem não conviveu com ele que era um homem amor, o tempo todo. Quem fomos no passado ou seremos no futuro, em que contexto estaremos para melhor exercer o bem desinteressado. O que quero dizer que pra Kardec o medium mais confiável é o que é enganado menos vezes. Não confundir as faculdades mediunicas com o lado moral. Você acredita que as obras do Chico foi revistada como Kardec auxiliou a fazer com textos de qualquer medium? Basta ir nas casas espíritas e ver quais obras predomina. De kardec está em segundo plano.
@@pabloribeiro507 Olá Pablo. Concordo com você no sentido de que, em essência, somos todos iguais em valor e responsabilidade. Somos da mesma natureza espiritual que o próprio Jesus. Mas, me refiro ao nível de evolução mesmo. Se eu tivesse a capacidade do Chico, minha vida teria se tornado um desestímulo total, porque sei das minhas limitações, e sem o encanto da ignorância e da materialidade entraria em parafusos. Agora, na medida em que vamos evoluindo, os valores materiais, como a personalidade e o ego que nos caracterizam a evolução atual, vão perdendo importância e a espiritualidade vai assumindo o controle naturalmente, sem conduzir à loucura. Não é simples condicionamento existencial, do tipo: o Chico sempre foi médium, logo, estava acostumado e por isso não se perturbava. Era nível mental mesmo. Penso assim. Posso estar errado? Talvez, mas, basta-nos olharmos a dimensão universal da missão do Chico que tudo se esclarece. Uma mediunidade daquela em ombros fracos mais vislumbraria do que auxiliaria o aprendizado da gente.
Excelente, Dora! Chega de pieguismo doutrinário!!! Precisamos de mais pessoas como você trazendo o debate, a pesquisa, a coragem de desmitificar para que novas luzes se revelem cumprindo a tarefa que a Doutrina Espírita veio trazer, através de Kardec, filosofia, ciência e uma religiosidade que prepare a humanidade para nascer, viver, morrer e renascer dando sentido a vida.
Vamos tentar nos colocar na realidade que Chico viveu. No interior de Minas Gerais, rodeado de igrejas católicas, ele nasceu com uma das maiores mediundades que já vimos aqui encarnado. A sua obra foi escrita no século passado muito diferente do que já caminhamos até aqui. Olhem kardec e Chico como pessoas de uma época diferente da nossa e que enfrentaram a ferocidade de seres muito atrasados.
Eu achava que somente eu pensava assim, por isso, me afastei do movimento espírita, não me sentia bem nas casas espíritas, onde nada pode ser questionado. Que prazer em conhecer vc Dora, uma pessoa estudiosa, com bagagem para questionar e discutir com educação e conhecimento de causa.
Estudiosa, com "bagagem", presunçosa, soberba, onde humildade, paciência e tolerância passam distantes se ela própria "desacredita, desconhece ou não é capaz de exemplificar!" Quanta arrogância! Mas, como toda experiência, valeu para relevar qualquer "opinião pessoal" da mesma! Com todo respeito que a senhora não tem pelo Espiritismo nem pelos que o representam, posicionamento extremamente imaturo, negacionista, e desrespeitoso! Aprendi como não ser ssim! Obrigada! Humildade faz bem e, também é avanço!
@@nancynancy7569por acaso és dona do espiritismo? A crítica é análise é parte essencial do kardecismo. Fé raciocinada. Estude mais Kardec para compreender a fala de Dora...
Ouvindo esse comentário me lembrei de uma passagem de "Atos dos Apóstolos", da qual eu faço a seguinte paráfrase: Kardec, eu conheço; Chico Xavier, eu sei quem é; mas você, quem é?
Todo extremo é burro. Rejeitar Chico e seu trabalho é de uma soberba, mas torná-lo santo não é certo. Com certeza chico nunca pediu isso, ele não pode ser responsabilizado pelo que fazem da imagem dele. Ps: todo livro é melhor que os filmes que inspiram
Concordo, quem têm acesso a biografia do ser humanizado que é seu Chico Xavier, comprende que ele jamais estimularia os extremos, menos ainda a idéia de santo de altar, já que uma das suas marcas encarnatorias é exatamente a simplicidade.
Eu assisti e não gostei do filme Mensageiros, muito confuso especialmente pra quem não é espírita, as passagens mais importantes do livro não foram abordadas, deixou muito a desejar.
Dora, tive a Felicidade de conhece la do tempo do Jerônimo Mendonca. Como vc sabe, convivi com Chico e.morei em Uberaba muitos anos. Particularmente lembro uma fala do Chico dita pra min e JERÔNIMO: TUDO VAI MUDAR NO DIA EM QUE EU PARTIR. Quero parabenizá-la pela coragem na construção de suas críticas, de minha parte não tenho MORAL E CORAGEM pra falar de Chico Xavier, mesmo porque o exemplo e a obra dele, falam por si. Por outro lado, Kardec quase foi imolado pelo livro dos espiritos, imagine se.ele tivesse levantado o véu do Vale dos Suicidas presente na magnifica obra de IVONE DO AMARAL PEREIRA. Lamento por sua visão querida amiga. E discordo em muito, com respeito.
Esta senhora só sabe criticar a Feb e Chico Xavier, parece que procura apenas defeitos e não na mensagem que passou, ainda bem que Chico está acima disso tudo. Eu acho uma falta de respeito com as pessoas que admiram o Chico e todo seu trabalho. Será que ela faz ou faria a metade do que Chico fez. Eu gostei muito do filme pois passou uma bela mensagem
Ela fala sobre o Chivismo, ou seja, santificar o próprio. Em relação ao espiritismo, Chico Xavier sim misturou muito com o catolicismo. Principalmente o punitivosmo. O moralismo está gritante e o bem é humilhante no filme. Ela falou muito bem e com base no espiritismo raiz e não no espiritismo católico, criação brasileira. O umbral virou o purgatório católico e isso é claro. Ela está aqui para trazer críticas que o filme realmente tem.
O cinema tem uma linguagem especial. E é óbvio que nenhum filme baseado em livro consegue superar o livro. O filme será sempre muito inferior se compararmos, mas não tem comparação possível. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Pelas suas palavras tudo ao redor da sua opinião esta errado será que não tem alguma inveja e egoísmo por aí, com todo o respeito à sua pessoa e seu conhecimento
Sei que sou espírita convicta...não fanática!...? Porque foi através dessa divina filosofia de vida que conheci o evangelho de Jesus....tenho estudado os livros de Kardec e de nossos irmãos..Emmanuel, André Luiz, e muitos outros espíritos amigos ....que através das mãos do nosso querido Chico Xavier que muito doou de si, amor carinho , respeito ,simplicidade de alma....abraçando e respeitando todas filosofias e doutrinas., como ensinou o grande mestre dos mestres nosso irmão maior Jesus Cristo!. Se eu ficasse somente nas obras de Kardec, ...hoje seria como muitos de nossos irmãos fanáticos dizendo que somente a Bíblia te salva..... Para mim Jesus éh! a grande luz que ilumina minha caminhada nessa encarnação! Kardec e Chico me deram a oportunidade de conhecer meu papel nesse planeta.... Como espírito errante e feliz..... Na minha humilde opinião! Não existe espiritismo kardecista.. Existe espiritismo . Ciência filosofia e religião..
O Brasil só é o país com maior número de espíritas devido a Bezerra e Chico Xavier,pelo reconforto que transmitiam as pessoas,e sou grande admiradora de Bezerra e de Chico,pois todos que lhe criticam passarão e eles continuaram a perpetuar seus exemplos,que sejamos gratos a eles e tantos outros que levaram as pedradas,pois hoje colhemos os louros e muitos querem intelectualizar a doutrina,ela veio trazer a terceira revelação e não ser mais uma ciência a preencher cérebros e não aquecer os corações tão necessitados.
Que ótimo encontrar alguem que compartilhe o pensamento crítico como o da senhora! Minhas impressões ao ver o filme foram as mesmas. Conclui que seria melhor não ter visto. Muito carregado de culpa, de pecado, doa legados judaicos cristãos. Acredito que as pessoas sofram mesmo as perturbações mentais, inclusive aquelas que são cultivadas nos espaços espiritualistas. Entendo que o cristianismo é estrutural na nossa cultura, mas ja é hora de limpar essas impressões, de ideias que nao são humanose de valores que mais oprimem do que libertam. Assistirei aos outros videos do canal. Muito obrigado por compartilhar.
Mas vamos lá, e se esse fosse o projeto da espiritualidade para um país de raiz católica. Você falando fiquei pensando isso. No mundo da matéria só vemos uma lado, e de forma limitada. O mesmo aconteceu nos EUA com sua tradição protestante e tão diversificada que até atrapalhou. Ja aqui deu certo. A verdade é que tem muita coisa interessante nas obras de André Luiz, o livro Libertação chega a ser assustador, e ao mesmo tempo, esclarecedor da lei de causa e efeito. Eu não conheço as obras de André Luiz, digo no sentido de ter lido todas. Uma coisa é certa, a vida espiritual se descortinou com Chico Xavier. E nessa linha católica-espirita, estou conhecendo um pouco mais de Pietro Ubaldi, estou adorando. A quem diga que Ubaldi seja a continuação do Espiritismo. Eu entendo as suas críticas, mas também entendo essas transições culturais dos ensinamentos da vida maior que tem de se adaptar as culturas religiosas terrenas. Te acho bem lúcida para falar.
Excelente, excelente. Há muito tempo tenho essa visão e essa abordagem sobre toda realidade chamada espiritual, propriamente, pela revelação espírita e sobremaneira, no pieguismo religioso. Essa hipocrisia realizada por muitos, com falsa mansidão no falar. Tenho visto muitos e muitos espiritualistas e espiritistas, com essa "meiguice" na voz, mas, com um nível de egoísmo doentio sem tamanho. Quando comecei a enxergar dessa forma, se tornou impossível, permanecer dentro de casas espíritas, com gente vivendo mentalidade ainda dos tempos dos primeiros livros do Chico Xavier. Será que nada mudou na realidade espiritual? Tudo ainda está como nos anos quarenta? Aproveito e indico que, o estudo da psicanálise é algo excelente para mudanças psíquicas profundas, no rumo da libertação psíquicas impostas pelo viés católico apostólico romano. Parabéns, senhora Dora Incontri.
Mesmo com tudo que sabemos até hoje, sobre o mundo espiritual, ainda estamos longe de entender o real, como não sabemos ainda nada sobre extraterrestres." Somos pequenos tentando ser grandes.".
- As obras espíritas desempenham um papel crucial no despertar da consciência ao fornecerem esclarecimentos profundos sobre a natureza da vida, a imortalidade da alma e os princípios morais. Elas nos inspiram a cultivar o amor e a harmonia, promovendo a reflexão e a compreensão da responsabilidade individual. Como expresso no refrão de nossa música 'Tangente', a transformação verdadeira ocorre de dentro para fora, onde cada indivíduo, ao ser a paz que deseja para o mundo, dissipa a escuridão que o cerca
Desculpe quem tem a opinião diferente, mas preciso expressar a minha, sem ofender ninguém. Quem comprova com obras sérias, que na realidade não acontece daquele jeito ? Quem lê diversas obras de muitos autores comprometidos com o bem, vai saber que o estado mental e interno perturbado, leva cada um ao sofrimento e desespero como mostra no filme e muitas vezes é até pior, que não é mostrado nos filmes pra não chocar mais. Existem obras sérias e riquíssimas que podem confirmar e mostrar muito mais informações, basta procurar e estudar mais, nas próprias obras do Chico encontraremos tudo que precisamos saber. Só queria entender pq foi falado que não é como mostra o filme , gente se arrastando na lama e ao mesmo tempo foi dito que o inferno depende do estado mental que temos . Isso explica o filme , espíritos que mentalmente são perturbados, criam aquela realidade para eles e muitas vezes pior ainda, não existe castigo de Deus, existe consciência culpada e atos que nos levam ao sofrimento, isso é óbvio, não vejo onde o filme está errando , sinto muito mas acho um comentário equivocado e pode acabar deixando muitas pessoas que não tem muito conhecimento confusas e desacreditadas , o filme foi lindo e dentro do possível expressou muito bem a mensagem principal do livro , o ideal é lermos as obras e assistir os filmes , um complementa o outro. Mas quem quer buscar acaba encontrando a verdade, o entendimento e espero que esses comentários sirvam para incentivar as pesquisas e os estudos em busca das informações esclarecedoras. Obrigada pela oportunidade que nos deu para expressar nossas opiniões. Um abraço!
Ai Dora, você é tão necessária ! Eu concordo com você ! Que análise boa, dá até um respiro em meio a tantos comentários conservadores e retrogrados sobre o espiritismo !!
É, mas como o Chico foi quem psicografou as ditas Obras Complementares, não foi o Chico que tornou a questão do sofrimento tão densa e opressora, e sim, os Espíritos que passaram os conteúdos dos livros (Mensageiros - Espírito André Luiz). Assim que, o Chico "apenas" intermediou um conteúdo que NÃO é dele..., mas que, sim, foi autorizado pela Espiritualidade Superior. 💁♀
Que bom que encontrei você e seus parceiros na ABPE. Simpatizo com a doutrina espírita mas me incomodava algumas questões que você tão bem colocou nessa resenha. Estou seguindo vocês para aprender com essa dialética.
Chico foi o autor que mais trouxe informações sobre o chamado mundo espiritual, que na verdade é o astral terrestre. Os conceitos de colônias e umbral, hoje presentes em inúmeras obras, devemos a ele e sua incrível mediunidade, até hj insuperável. Sem falar nas psicografias que consolaram a tantos. Um dos méritos do espiritismo é mostrar o que ocorre após a morte, e as pessoas que muito erraram muito tem a pagar. Os horrores do umbral são confirmados por projetores como saulo calderon e em obras umbandistas como as de ruben saraceni, e tb aparecem em inumeros atendimentos de apometria. As obras de vera marinzeck tb descrevem em detalhes essas regiões. Kardec lançou a pedra fundamental do espiritismo, mas só viemos a saber de fato o que existe no alem após chico e autores posteriores. Quanto as paisagens astrais serem apenas produtos da mente, não tem logica. Se neste plano há tantos ambientes, de existencia real, por que no astral ,com tantos recursos , não haveria tb?
Tais visões não assam de opiniões e não são complemento nem informação nova. Umbral, mundo espiritual trazidos por Chico so é uma das milhares de versões de céu e inferno que rodam pelo mundo desde as mais antigas civilizações. Tudo vindo de um único Espírito, sendo oposto à vários pontos do que a espiritualidade superior trouxe nas obras Kardecistas
@@drte.alisson fique com kardec e bom proveito. O mesmo que disse que negros eram inferiores e que não havia magia negra feita com espíritos. Eu fico com chico, robson, vera, zibia e os espíritos ramatis e luiz sergio.
Eu apreciaria muito se a Sra. Dora Incontri, jornalista, escritora, educadora, Coordenadora da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e da Universidade Livre Pampédia, respondesse as criticas e nos trouxesse um esclarecimento, acho que seria uma demonstração de humildade. É estranho ignorar as criticas e não esclarecer as posições. As discussões são pela busca a uma clareza, não contra uma pessoa ou outra, discutimos por ideias.
MEU DEUUSSSSS!!! Como somente agora eu fui descobrir a Sra. DORA e a ABPE???? AMEI AMEI AMEI!!!!Certamente não temos os mesmos pontos de vista sobre todas as coisas, mas me simpatizei bastante com olhar crítico, inteligente, especialmente pelo fato de manter o lado religioso no seu devido lugar (particularmente eu detesto). Sobre o filme...kkkk faço minhas as suas palavras!!! Já me inscrevi no canal!!
Será que ela levou em consideração que grande parte da população que está assistindo o filme não entende nada sobre o que é Espiritismo? Que a linguagem criada foi justamente para alcançar esse público? O filme não é sobre o Espiritismo, é sobre espíritos encarnados e desencarnados. Sobre a mensagem primordial, que o filme passa, ela não disse nada. 🤔
@@JoaoVitorHobus-do1sm não me pareceu deturpada não. A novela A Viagem fez aumentar em 50% a venda de livros e a procura sobre o Espiritismo. Às vezes esses filmes, novelas podem servir como um chamado, um acordar para algo que ainda não se conhece e não necessariamente como um estudo correto e impecável da doutrina, pra isso existem os livros da codificação.
Ela está certa em questionar a forma fantasiosa como o tema foi abordado, pois, muitas pessoas que não conhecem o espiritismo de verdade, podem se decepcionar ao se depararem com a verdadeira face. É preciso lembrar a todo momento que o Espiritismo não é religião é uma doutrina e assim sendo precisa ser difundido da forma correta e como kardec o fazia, senão não faria sentido ele ter sido escolhido pela espiritualidade para codificar a obra!!!
É surpreendente como a falta de se aprofundar e estudar e conhecer, escraviza a alma, e a condiciona a aceitar como verdades, tudo que pessoas tidas como idôneas, disserem. O que a Dora está fazendo é o uso da fé raciocinada, e passando pelo crivo da razão e do conhecimento que ela tem, toda e qualquer informação que até ela chega.
Você citou o filme Além da Vida, que assisti e gostei muito. Nosso Lar, me decepcionou. Todo mundo de bata, todos e todas vestidos de branco, proselitismo pueril, diálogos idem. Bem depois, assisti o Chico Xavier, do cineasta Daniel Filho. Cansativo pela duração, mas com uma história bem contada, excelentes atores, imagens maravilhosas. Cheguei à conclusão de que espíritas não deveriam tentar fazer filmes espíritas, pois prestam um des-serviço à causa espírita. É melhor deixar essa tarefa para os/as cineastas. Consigam boas histórias, mobilizem recursos, mas entreguem as tarefas seguintes aos / às profissionais do Cinema. Quanto a você, Dora, considero um farol brilhante, pelas observações que tece em um ambiente tão conservador. Muito obrigada.
Dora , precisavamos de vozes que contrapõe ao conservadorismo do movimento espírita, parabéns. Concordo com 90% das suas críticas. Tenho uma dúvida e gostaria da sua opinião. Em uma das obras básicas do espiritismo , Kardec faz uma pergunta aos espíritos que respondem enfaticamente que só devemos provocar o aborto quando não há outro meio de salvar a vida da mãe, portanto em caso de estupro e anencefalia seria contra a lei divina provocar o aborto nessas situações. Qual a sua opinião baseado nessa resposta que se encontra no livro dos espíritos?
A maior conclusão que eu tirei desse vídeo do que o ser humano adora complicar criticar e criar polêmica ao invés de tirar o melhor de tudo e celebrar a visibilidade que a Doutrina está tendo.Eu dou graças a Deus👃 .
O filme foi horrível. Especialmente pelo aspecto espírita com uma serie de distorções. O filme na verdade tem uma série de absurdos em termos de espiritismo.
Perfeito! Nunca gostei dessa tristeza daqueles que representam os espíritos. Filmes, peças etc. Sempre apresentam o bem assim, sem naturalidade, alegria, vivacidade. Muito bem colocados os seus comentários. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Prezada Senhora, permita-me dividir tua crítica em duas partes. A que diz respeito à visão do Espiritismo "Tradicional" e Espiritismo "Progressista" entendo os argumentos e embora não compartilhe algumas teses, aceito a discussão e acho muito boa para a Doutrina. Quanto ao filme tenho muitas restrições, começando por tratar de um filme baseado num livro, sendo comum a crítica que o livro é melhor que o filme. O que é obvio! Lembro quando li Os Miseráveis, com 1500 páginas e demorei quase 2 meses para ler e depois vi o filme de 2:50 h. foi decepcionante. Acredito que aconteceria o mesmo se o teu Livro "Para entender Kardek" fosse para o cinema. Outra questão é a recuperação da Cultura, que praticamente foi dizimada no governo do inominável, para mim qualquer obra produzida após esse desastre deve ser valorizada pelo esforço e perseverança dos realizadores. Com teu enorme bom senso, a Sra listou uma série de "aspectos bons" que estão no filme, e apontou erros doutrinários e erros tecnicos. Quanto aos doutrinários já falei nas primeiras linhas, mas sobre os técnicos, me perdoe, faltou generosidade. Os atores estão longe de serem ruins, os efeitos especiais são periféricos diante dos "aspectos bons" apontados pela Sra. Esta tua observação dos efeitos especiais me lembra quando fazíamos apresentação em laminas de transparencia e depois chegou o power point, e o meio passou a ser mais encantador que o conteúdo. Por fim, essa obra que chegará para muitas pessoas espíritas e não espíritas será jogada no umbral pelo punitivismo, tão condenado nessa crítica. Luiz Costa - SP
Há tanto por ser conhecido sobre nós mesmos enquanto vivendo num mundo de dualidade, que somente elevando a consciência à planos superiores onde recordamos o Eu Sou como essência pura e genuína para compreender com.clareza os mistérios da vida. Onde existimos realmente na eternidade que somos como Centelhas Divinas, a neutralidade emana e se exterioriza como Bem-aventurança, e onde o Amor tudo e a todos acolhe se há desejo de retornar à Casa do Senhor, será o próprio ser dando provas de ser capaz de se amar. Não importa o que antes fizera tendo se redimido e regenerado aprendendo com a própria vida, suas causas e efeitos, e estado vibracional nos conduzirá a outro nível, mudando nosso olhar mudamos o coração. Justiça hoje aos olhos do mundo está no que nos foi imposto, as crenças, como forma de sermos salvos. Esquecemos que Justiça Divina, é Deus em nós e por nós dentro, não no alto, no céu, se faz com atitudes, com pensamentos elevados, com palavras que fluem do coração no amor, são eles que nos libertam. Mudar nossa maneira de ser, nos transformarmos em pessoas com valores reais que se possa levar ao desencarnar, de ser capaz de interagir com mundo a nossa volta sem julgar,de respeitar as próprias escolhas, se aceitar e aceitando a vida que conhece, no se conhecer para se reconhecer, saber que o dedo que aponta hoje já foi um dia apontado, que se estamos aqui é para aprender a sermos melhores e além no caminho do Amor incondicional e elevado no se amar, porque quem se ama se transforma em amor e honra a vida que Deus concedeu à todos como seus herdeiros. Um Pai não nega filho, o filho é que precisa desejar estar com ele no Seu amor, mas não o irá punir pelo que um dia errou. Iremos aprender um dia, e mesmo que não compreendamos, que somos nós mesmos juízes a nos condenar, a punir, oprimir e aprisionar, não num inferno fora, mas no coração em dor em memórias que consigo carrega e os sentimentos que as acompanham. Só segue sofrendo quem for incapaz de se perdoar pela força do amor ao desencarnar, é o que manteve até hoje a roda das encarnações. Isso sim deveria ser ensinado na passagem/morte. E a morte para quem não sabe é apenas um aspecto de renovação da vida em eternidade que realmente somos. Quem Somos Nós? Ilusão e esquecimento da natureza do nosso Ser. Agradecida pelo exposto, pensei que fosse uma obra prima no cinema.
Eu acredito que não tem como escapar do punitivismo! Tem sim, como desenvolver sabedoria e discernimento espiritual diante dele! Quanto aos espíritos vestidos de branco, eu não sei como eles se vestem, mas isso está longe de ser o mais estranho. Muito pior é o Emmanuel vestido de romano, ou a Joanna de Angelis vestida de freira, isso sim eu acho muito estranho!
Paulo, segundo Kardec, os espíritos assumem a aparência a que mais se apegam. Portanto Emmanuel e Joanna podem se apresentar com essa aparência. Para o filme, acho importante para que os reconhecemos de pronto... Mas isso é bem secundário como você mesmo disse.
MEU DEUS,.....MUITO DESNECESSARIO TODAS ESSAS PALAVRAS DESSA MULHER. KKKKKKKKK.....KARDEC NAO.PODIA DIZER TUDO,ASSIM COMO JESUS TAMBEM NAO PODIA EXPOR TUDO,TODAS AS VERDADES AO POVO,PORQUE ASSUSTARIA!
@@nelmaferreira1479 Todos nós temos que orar e vigiar como ensinou Jesus. Porém é esta senhora , quem fica divulgando na mídia informações que nada acrescentam , pelo contrário, criam desavenças entre os espíritas. Isto não é de Deus.
Adorei o filme. Lembro da polemica que "Ghost" trouxe. Prefiro olhar doponto de vista da importância de divulgar a "possibilidade de existência do Espírito", para um mundo extremamente materialista. O objetivo nao é ser uma obra doutrinária, mas um entretenimento, com mensagem de elevação espiritual. Algo bem diferente da maioria dos filmes. Comemorei o fato de ver salas cheias, pessoas comentando - fira da "bolha" do Espiritismo.
Senhora, com todo o respeito, Chico não esta aqui pra se defender. Ele nao é santo nao, mas nunca disse que queria ser visto como tal. Respeitar a memória dele é demonstração de amor.
Concordo totalmente na visão de que nao existem "santos", um/a medium é um portavoz, um intermediário entre o mundo dos vivos e o além, e isso já e algo muito importante, muito produtivo, dai querer santificar é um extremismo desnecessario. Todis somos seres com virtudes e defeitos.
Essa fala ( vamos colocar o Chico no seu devido lugar ) serve também para a caríssima Dora que precisa se colocar eu seu devido lugar. Quando alguém neste mundo conseguir chegar aos pés de Chico, o que não acredito, aí sim poderá falar com essa pomposidade e soberania.
Quem leu nosso lar, sabe o tamanho da obra,impossível em um filme revelar todo seu conteúdo., seria necessário uma série longa,cara ,e seria ainda mais críticada. Eu gostei do filme, que levanta uma pequena ponta de um enorme e denso véu...Quem quiser saber mais, leia o belissimo livro
Sou espírita há 42 anos, mas nunca idolatrei quem quer que seja. Acredito que Chico Xavier fez, sim, um trabalho de divulgação e caridade muito grande. As obras não são de Chico, ele foi um instrumento mediúnico para os Espíritos. Segundo a filha do Prof. Herculano Pires, Profa. Heloísa Pires, o pai admirava bastante Chico Xavier, assim como os Espíritos André Luiz e Emmanuel, como podem ouvir nos links, abaixo. ua-cam.com/video/zwRLNUnqq5k/v-deo.htmlsi=AKhM2moXOFPe53-Q ua-cam.com/video/6you07jnkpo/v-deo.htmlsi=_ncDcXEQv1ko4qoO
Parece que você está mais preocupada em exibir sua "cultura " do que praticar o Espiritismo.Que pena que não consegue perceber o valor de Chico Xavier!
Dora, me desculpe, mas.... achar que porque tem negros, tem que ter roupa africana, é um absurdo, é prender o negro eternamente a um continente, o negro, como qualquer um de nós é um cidadão do mundo, não tem que estar preso a um continente. Um absurdo, tem negro, tem que ter roupa africana. Racismo puro. Outra coisa, criticar as roupas é desviar do proposito, a roupa é só um detalhe, de forma alguma relevante. O importante é a mensagem, em um mundo tão conturbado. Deveríamos estar aplaudindo e incentivando a ter mais filmes sobre o tema. Ficar criticando a roupa, a interpretação de um ou de outro é de uma pequenez incrível. Concordo com vc que alguns temas com relação a punição, e outros assuntos delicados, precisavam ser melhores colocados. Fiquei bem decepcionado com a sua visão, parcial, e tendenciosa, até parece que vc não consegue aplaudir trabalhos realizados por outros. Tente ser mais positiva com as ações para o bem, defeito, todos temos, temos que apoiar quem tenta trazer algo melhor para o mundo. Em tempo, não estou filiado a nenhuma federação, sou apenas um espirita livre, que tem opinião, não tenho procuração para defender nenhuma linha a direita ou a esquerda. Tenho feito os cursos que vc tem oferecido, mas... tem me incomodado a parcialidade.
Lendo isso me convenço ainda mais que fiz muito bem em deixar o Espiritismo. Aprendam de uma vez por todas a respeitar a Cultura de um povo. Bolsonaro é " mito" para muito de vocês.
Como sempre, excelente análise. Concordo plenamente com o comentário sobre a pobreza estética e da dificuldade de resolver a representação sem cair em esteriótipos constrangedores. Assistir Asas do Desejo pode ajudar na ampliação de um imaginário mais contemporâneo.
Que bom encontrar o seu material. Eu posso fazer uma pergunta? Qual a sua opinião sobre o trabalho da Esther Hicks e os ensinamentos de Abraham? Muito obrigado.
Boa noite! Pelo espiritismo sempre e com amor. Pergunto, você contribui para que pudessem enriquecer os cenários. E como médium, como vc ver os espíritos em seus trajes? E quanto as características do ser encarnado atual não pode ser indeticas a da interior. Criação e condições interfere nas características do ser. Porém, o Chico, não deixou de brilhar,. Sua luz foi a mesma... As vezes o coração endurecido não pode enxergar todas as coisas nos planos celestes, Deus permite.
Mas não tem. Essa mulher do vídeo que fica querendo trazer política para tudo. Só pq ela tem uma opinião, acha que todas as outras pessoas que pensam diferente estão erradas. Ela tem que orar mais, e começar a ver as flores e os lírios nos campos... Se conectar com Deus. Ela tá distante, isso é visível.
Espíritos defendem idéias e idéias se convergem e formam grupos, os ditos progressistas/esquerdistas se identificam com liberação do aborto, relativização da verdade, releitura da história, nenhuma submissão a Deus, desprezo por religiosos, apologia a ideologia de gênero e por aí vai.
Concordo com muito que Dora atribuiu ao filme 2, mas discordo sobre a tecnologia e computação gráfica. Achei lindo, bem feito e mais maduro tecnologicamente do que o filme 1.
Sou ateu, mas de vez em quando venho até aqui porque gosto de suas análises. Tentarei ser breve, então as palavras podem ser duras. Não posso deixar de notar a contradição imensa entre as linhas de pensamento do espiritismo, o simples fato de figuras importantes como Chico Xavier dar interpretações pessoais à aquilo que se "vê" é uma indício fortíssimo de que tudo isso não passa de uma grande imaginação de vocês. A mediunidade me parece ser apenas uma espécie de transtorno mental que encontrou refúgio em mais uma criação da humanidade para explicar o que há além da vida, cada qual com seu toque pessoal, e portanto, imaginada.
Perfeita a sua abordagem sobre o espiritismo católico ! Como muitos deixei de frequentar uma casa espírita devido exatamente esta hipocrisia q assistia junto aos dirigentes, uma vozinha mansa piegas! Na verdade querida Dora, vc e seus comentários me ajudam muito . Ajudam a ver q tem um lado do espiritismo contextualizado e progressista! Abraços, Avante!
Chico abriu mão do materialismo que leva o homem ao fracasso fruto do egoísmo. O filme gera reflexões que leva as pessoas a pensarem sobre suas condutas e quem sabe dai uma transformação íntima. Gostei muito do filme
Alguns comentários oportunos: 1 - Não há, nas 23 obras de Allan Kardec o conceito punitivista da realidade do espírito, seja quando esse se apresenta no estado de encarnado ou no estado errante, existe o conceito de reparação das faltas cometidas através das reencarnações sucessivas, mas não punição. 2 - Não é somente a concordância universal do que os médiuns observam em seus transes mediúnicos que atestam a veracidade do que viram, ouviram ou sentiram, essas experiências e relatos, segundo bem pontua Kardec, deve ser submetida ao exame da razão e da lógica. O famoso CUEE, além de estabelecer a coincidência entre as informações provenientes dos médiuns como um de seus critérios de análises, também utiliza o controle da razão e da lógica para atestar comunicações coincidentes, logo não basta apenas a coincidência das informações entre os médiuns, isso é importante frisar. "O melhor médium é o médium menos enganado, mas todos serão" Livros dos Médiuns. 3 - As obras de André Luiz materializam o mundo espiritual, visão essa que vai de encontro com a síntese e definição do mundo e da realidade espiritual trazida por Allan Kardec e os espíritos da codificação, uma obra contradiz a outra em sua estrutura basilar. Parabéns pelo vídeo.
E isso mesmo que é falado no livro ação e reação, que os espíritos é que criam o tal umbral por causa dos pensamentos, remorsos, apegos a matéria, etc. Tudo depende da nossa vibração. Atraímos o que pensamos.
Pseudossábios que Kardec falava? Esse pessoal quer reinventar a roda. Parece crítica mas não passa de discurso uspiano com pose de profundidade. Não gosto mas vou pegar carona na onda. Haja paciência!!!
Olá, querida Dora, aqui é o professor Julio Cesar. Sou um pesquisador e estudioso do Espiritismo e afins, e concordo inteiramente com você. A proposta do Espiritismo (inicial) era com certeza a libertação do espírito pela educação através de sua evolução. E essa concepcão de liberdade se perdeu completamente a partir do momento em que o Espiritismo se tornou espiritismo católico apóstolico romano, ou seja, adeus à libertação do ser, afinal, o catolicismo traz em seu bojo os dogmas seculares com suas ideias cristalizadas, suas verdades inquestionáveis e absolutas. Enfim, o catololicismo é antiliberdade. Completamente. O que falta é desenvolver o espírito crítico religioso. Quando as pessoas começarem a estudar, pesquisar irão pensar, raciocinar, questionar. A partir daí, tudo irá mudar. Naturalmente. Amai-vos e instruí-vos.
1. Educação sem prática é vazia, assim como fé sem obras; Espiritismo bem compreendido é uma práxis filosófica com repercussões sociais; 2. O Espiritismo NÃO "se tornou espiritismo católico apóstolico romano," se uma parcela a ser posteriormente pesquisada estatística e cientificamente, assim aderiu é natural dada a história de perseguições a que o Espiritismo sofreu da classe médica; da classe política e das religiões dominantes; 3. Nunca me senti com falta de liberdade em nenhuma casa espírita devido a dogmas católicos, e já frequentei muitas por todo o país. 4. Melhor do que "começarem a estudar" é começar a conscientizar-se de como mudar a realidade histórica da sociedade brasileira. LE 573. Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados? “Em instruir os homens; em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais.
Eu gostaria de saber se na região do nosso lar é exatamente assim todo mundo de branco! É assim mesmo? Quem já foi lá pra ver? E quem foi retrata exatamente assim? É só uma curiosidade ok
Não assisti o filme, mas sei o que Dora quiz dizer com "adocicado". Nos passam a idéia de que o bem tem que ter um esteriótipo: Vestimenta, cores, gesticulações, mansietude, beleza, etc. Esteriótipo este de que se servem muitos enganadores.
Também entendo Ricardo. Para nós encarnados fica muito difícil saber como os espíritos mais adiantados agem pois não temos nenhuma experiência ou vivência nesse sentido. Como descrever algo que não conhecemos? Também não gosto das roupas nem do gestual e do vocal dessas personagens, no entanto, copiar neles a nossa maneira materializada de agir também seria um erro. Situação complicada de resolver...
Pseudos sábios é o que mais tem atualmente, com o advento da internet e das redes sociais, o que mais tem agora são os doutores que tudo sabem e se acham acima do bem e do mal.
Acho que muitos internautas tem curiosidade sobre o assunto,mas não acho que gostariam de reencarnação, principalmente se tiver de voltar e pagar dividas espirituais, inclusive torcem para que Deus não exista, só assim se sentiriam livres para praticarem barbáries sem ter de pagar com a reencarnação. Eu graças à Deus acredito
O que importa para mim, é somente a mensagem que o filme passa, sobre o bem maior que existe além deste mundo terreno em que estamos em constante aprendizado evolutivo.o resto é mero detalhe!! Paz e Luz a todos!!
Concordo com as suas considerações
O filme é para pessoas em geral, muitas desconhecem o Espiritismo. E a linguagem cinematográfica para conversar com o grande público, precisa trazer elementos de fácil compreensão.
GOSTEI MUITO, dá sua opinião, faltou alegria e colorido no filme
@@sueligarcia794 eu gostei muito também.
Para quem não conhece o espiritismo, a ideia de céu e inferno vigora.
Na realidade temos que aplaudir e estimular mais filmes do gênero e incentivar que a cada filme, melhorem a qualidade e mensagem. Precisamos de filmes melhores. Abs
Contexto:
como a religião católica era predominante à época dos primórdios do espiritismo no Brasil, não havia como negar essa influência na implantação da Doutrina em nosso país. Mas para a nossa Roustaing é confortável deitar regras muitos anos depois sem levar em conta as circunstâncias históricas daquele momento. O que ela não consegue explicar, em sua autossuficiência, é como um homem com apenas o curso primário psicografou mais de quatrocentos livros, com temas os mais eruditos, sendo reconhecido como o mais influente médium -não santo - do Século XX?!
Dora sempre tão clara e direta, vídeos assim nos levam à várias reflexões, independente de qual 'lado" se esta nesse MEB. O que vejo mesmo acontecer, lendo comentários desse vídeo, é que a maioria das pessoas perdeu a arte de interpretação, quando acham que alguém esta criticando seus ídolos o conteúdo do vídeo/artigo/etc. pouco importa, é como se uma lente de cegueira fosse colocada nos impedindo de analisar as coisas como Kardec nos instruí: com racionalidade.
Pois é, Kinhusama, eu pensei o mesmo que vc.
Eu sempre admiro seus pareceres, sua fala clara, estudiosa, mais profunda que extensa.
Sempre desejei encontrar pessoas espíritas como voce.
Que sai do romantismo, aprofunda no estudo, nao vive na superficie.
Pensa.
Aprecio demais suas palestras.
Ninguém está acima das críticas. Neste mundo, todos nós caímos em idiossincrasias. Chico é infinitamente melhor do que eu. O que nos faz admirar o Chico é sua humanidade; sua simplicidade.
Vejamos o critério de Allan Kardec:
“Pelo próprio fato de o médium não ser perfeito, espíritos levianos, embusteiros e mentirosos podem interferir em suas comunicações, alterar-lhes a pureza e induzir em erro o médium e os que a ele se dirigem. Eis aí o maior escolho do espiritismo e nós não lhe dissimulamos a gravidade. Podemos evitá-lo? Dizemos altivamente: sim, podemos. O meio não é difícil, exigindo apenas discernimento. [...] As boas intenções, a própria moralidade do médium nem sempre são suficientes para o preservarem da ingerência dos espíritos levianos, mentirosos ou pseudossábios, nas comunicações. Além dos defeitos de seu próprio espírito, pode dar-lhes guarida por outras causas, das quais a principal é a fraqueza de caráter e uma confiança excessiva na invariável superioridade dos espíritos que com ele se comunicam.” (*Revista espírita. Fev/1859: Escolhos dos médiuns*).
“Ora, prova a experiência que os maus se comunicam tão bem quanto os bons. Os que são francamente maus são facilmente reconhecíveis; mas há também, entre eles, semissábios, pseudossábios, presunçosos, sistemáticos e até hipócritas. Estes são os mais perigosos, porque afetam uma aparência de gravidade, de sabedoria e de ciência, em favor da qual enunciam, em meio a algumas verdades e boas máximas, as coisas mais absurdas. [...] Separar o verdadeiro do falso, descobrir o embuste escondido numa exibição de palavras bonitas, desmascarar os impostores, eis, sem contradita, uma das maiores dificuldades da ciência espírita. Para superá-la, faz-se necessária uma longa experiência, conhecer todas as astúcias de que são capazes os espíritos de baixa classe, ter muita prudência, ver as coisas com o mais imperturbável sangue-frio e, sobretudo, guardar-se contra o entusiasmo que cega.” (*Revista espírita. Abr/1860: Formação da Terra*).
Caro Evandro porque acredita que Chico seja muito melhor do que voce?
Veja bem, cada um de nós tem missões a fazer neste mundo.
Você está numa experiência hoje da qual Deus permitiu que você passe e ele, colocou algumas ferramentas em sua vida.
O Chico nasceu com faculdades mediunicas que sabemos que é parte fisiológica ou seja é o que Kardec ensina mediunidade é orgânica, não quer dizer que a pessoa é boa ou ruim para possuí-la.
Você não pode achar que você é somente este personagem de agora. Você é mais isso você terá certeza quando estiver como Espírito livre depois do desencarne.
O Chico também teve um preparo, basta olhar o contexto de vida onde estava para melhor exercer a mediunidade. Talvez poderá ser você em uma reencarnação futura em algum lugar deste mundo. Contexto onde você pode melhor colocar em ação o bem que adquiriu durante toda sua evolução espiritual.
Eu acredito firmemente que o Chico de acordo com a escala espírita do livro dos espíritos seja um espírito da terceira ordem como nós, mas com mais equilíbrio emocional.
Não podemos confundir faculdades mediunicas, com a moral da pessoal.
Oi Pablo. O que medimos no Chico ou em outro missionário qualquer como Ghandi, Madre Tereza, etc... É a moral ilibada e a capacidade de influenciar pelo bem de toda uma comunidade. Nós temos sim nossas missões maiores ou menores, mas temos elementos de comparação bem claros. Não é nenhum demérito reconhecer-nos menores que alguém no sentido evolutivo pois sabemos que há espíritos em todos os graus de evolução, todos com o mesmo valor diante Deus, mas em condições diferentes de ação no mundo...
@@eduardoguimaraes2998 você já estudou sobre a caridade virtuosa?
Não so dos filósofos modernos como a caridade segundo o evangelho segundo o Espiritismo?
A moral virtuosa se trata do íntimo de cada pessoa seja nas paixões ou no pensamento desinteressado.
Por mais que a pessoa demonstra ser caridades no sentido de destrubuir coisas materiais, não é suficiente para dizer que foi caridosamente virtuosa.
O que é muito divulgado do Chico até mesmo por quem não conviveu com ele que era um homem amor, o tempo todo.
Quem fomos no passado ou seremos no futuro, em que contexto estaremos para melhor exercer o bem desinteressado.
O que quero dizer que pra Kardec o medium mais confiável é o que é enganado menos vezes.
Não confundir as faculdades mediunicas com o lado moral.
Você acredita que as obras do Chico foi revistada como Kardec auxiliou a fazer com textos de qualquer medium?
Basta ir nas casas espíritas e ver quais obras predomina. De kardec está em segundo plano.
@@pabloribeiro507 Olá Pablo. Concordo com você no sentido de que, em essência, somos todos iguais em valor e responsabilidade. Somos da mesma natureza espiritual que o próprio Jesus. Mas, me refiro ao nível de evolução mesmo. Se eu tivesse a capacidade do Chico, minha vida teria se tornado um desestímulo total, porque sei das minhas limitações, e sem o encanto da ignorância e da materialidade entraria em parafusos. Agora, na medida em que vamos evoluindo, os valores materiais, como a personalidade e o ego que nos caracterizam a evolução atual, vão perdendo importância e a espiritualidade vai assumindo o controle naturalmente, sem conduzir à loucura. Não é simples condicionamento existencial, do tipo: o Chico sempre foi médium, logo, estava acostumado e por isso não se perturbava. Era nível mental mesmo. Penso assim. Posso estar errado? Talvez, mas, basta-nos olharmos a dimensão universal da missão do Chico que tudo se esclarece. Uma mediunidade daquela em ombros fracos mais vislumbraria do que auxiliaria o aprendizado da gente.
Nunca ouvi ou vi uma visão tao lúcida em relação ao espiritismo. Sempre filtro opiniões, e essa explanação foi uma luz. ❤❤
Excelente, Dora! Chega de pieguismo doutrinário!!! Precisamos de mais pessoas como você trazendo o debate, a pesquisa, a coragem de desmitificar para que novas luzes se revelem cumprindo a tarefa que a Doutrina Espírita veio trazer, através de Kardec, filosofia, ciência e uma religiosidade que prepare a humanidade para nascer, viver, morrer e renascer dando sentido a vida.
Vamos tentar nos colocar na realidade que Chico viveu. No interior de Minas Gerais, rodeado de igrejas católicas, ele nasceu com uma das maiores mediundades que já vimos aqui encarnado. A sua obra foi escrita no século passado muito diferente do que já caminhamos até aqui. Olhem kardec e Chico como pessoas de uma época diferente da nossa e que enfrentaram a ferocidade de seres muito atrasados.
Eu achava que somente eu pensava assim, por isso, me afastei do movimento espírita, não me sentia bem nas casas espíritas, onde nada pode ser questionado. Que prazer em conhecer vc Dora, uma pessoa estudiosa, com bagagem para questionar e discutir com educação e conhecimento de causa.
Também me afastei.
Estudiosa, com "bagagem", presunçosa, soberba, onde humildade, paciência e tolerância passam distantes se ela própria "desacredita, desconhece ou não é capaz de exemplificar!" Quanta arrogância! Mas, como toda experiência, valeu para relevar qualquer "opinião pessoal" da mesma! Com todo respeito que a senhora não tem pelo Espiritismo nem pelos que o representam, posicionamento extremamente imaturo, negacionista, e desrespeitoso! Aprendi como não ser ssim! Obrigada! Humildade faz bem e, também é avanço!
Eu não me afastei, problema é deles. Sigo progressistas.
@@nancynancy7569por acaso és dona do espiritismo? A crítica é análise é parte essencial do kardecismo. Fé raciocinada. Estude mais Kardec para compreender a fala de Dora...
Ouvindo esse comentário me lembrei de uma passagem de "Atos dos Apóstolos", da qual eu faço a seguinte paráfrase: Kardec, eu conheço; Chico Xavier, eu sei quem é; mas você, quem é?
Todo extremo é burro. Rejeitar Chico e seu trabalho é de uma soberba, mas torná-lo santo não é certo. Com certeza chico nunca pediu isso, ele não pode ser responsabilizado pelo que fazem da imagem dele. Ps: todo livro é melhor que os filmes que inspiram
Concordo, quem têm acesso a biografia do ser humanizado que é seu Chico Xavier, comprende que ele jamais estimularia os extremos, menos ainda a idéia de santo de altar, já que uma das suas marcas encarnatorias é exatamente a simplicidade.
Eu assisti e não gostei do filme Mensageiros, muito confuso especialmente pra quem não é espírita, as passagens mais importantes do livro não foram abordadas, deixou muito a desejar.
Vejo Dora como alguém que tem uma visão libertadora e de extrema lucidez em suas analises.
Dora, tive a Felicidade de conhece la do tempo do Jerônimo Mendonca.
Como vc sabe, convivi com Chico e.morei em Uberaba muitos anos.
Particularmente lembro uma fala do Chico dita pra min e JERÔNIMO: TUDO VAI MUDAR NO DIA EM QUE EU PARTIR.
Quero parabenizá-la pela coragem na construção de suas críticas, de minha parte não tenho MORAL E CORAGEM pra falar de Chico Xavier, mesmo porque o exemplo e a obra dele, falam por si.
Por outro lado, Kardec quase foi imolado pelo livro dos espiritos, imagine se.ele tivesse levantado o véu do Vale dos Suicidas presente na magnifica obra de IVONE DO AMARAL PEREIRA.
Lamento por sua visão querida amiga. E discordo em muito, com respeito.
Esta senhora só sabe criticar a Feb e Chico Xavier, parece que procura apenas defeitos e não na mensagem que passou, ainda bem que Chico está acima disso tudo. Eu acho uma falta de respeito com as pessoas que admiram o Chico e todo seu trabalho. Será que ela faz ou faria a metade do que Chico fez. Eu gostei muito do filme pois passou uma bela mensagem
Perfeita a sua colocação.
Ela fala sobre o Chivismo, ou seja, santificar o próprio.
Em relação ao espiritismo, Chico Xavier sim misturou muito com o catolicismo.
Principalmente o punitivosmo.
O moralismo está gritante e o bem é humilhante no filme.
Ela falou muito bem e com base no espiritismo raiz e não no espiritismo católico, criação brasileira.
O umbral virou o purgatório católico e isso é claro.
Ela está aqui para trazer críticas que o filme realmente tem.
A coragem vem com conhcimento conhecimento
@@ClarasSantos1979disse muito bem! Alguns, ainda presos aos atavismos,não conseguem compreender.
Se não houvessem exageros o povo não iria ver o filme. É tb entretenimento e chama a atenção ao Espiritismo obvio que não vai ganhar nenhum Oscar
O cinema tem uma linguagem especial. E é óbvio que nenhum filme baseado em livro consegue superar o livro. O filme será sempre muito inferior se compararmos, mas não tem comparação possível. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Pelas suas palavras tudo ao redor da sua opinião esta errado será que não tem alguma inveja e egoísmo por aí, com todo o respeito à sua pessoa e seu conhecimento
Sei que sou espírita convicta...não fanática!...?
Porque foi através dessa divina filosofia de vida que conheci o evangelho de Jesus....tenho estudado os livros de Kardec e de nossos irmãos..Emmanuel, André Luiz, e muitos outros espíritos amigos ....que através das mãos do nosso querido Chico Xavier que muito doou de si, amor carinho , respeito ,simplicidade de alma....abraçando e respeitando todas filosofias e doutrinas., como ensinou o grande mestre dos mestres nosso irmão maior Jesus Cristo!.
Se eu ficasse somente nas obras de Kardec, ...hoje seria como muitos de nossos irmãos fanáticos dizendo que somente a Bíblia te salva.....
Para mim Jesus éh! a grande luz que ilumina minha caminhada nessa encarnação! Kardec e Chico me deram a oportunidade de conhecer meu papel nesse planeta....
Como espírito errante e feliz.....
Na minha humilde opinião!
Não existe espiritismo kardecista..
Existe espiritismo .
Ciência filosofia e religião..
ESSE FILME MESMO COM TANTAS LIMITACOES, VAI LEVAR MUITA GENTE A VOLTAR AO CAMINHO DO CRISTO.
Comentário coerente, lúcido e honesto. Parabéns por suas observações e por tirar o véu do fanatismo que cega e aliena.
Abs
O Brasil só é o país com maior número de espíritas devido a Bezerra e Chico Xavier,pelo reconforto que transmitiam as pessoas,e sou grande admiradora de Bezerra e de Chico,pois todos que lhe criticam passarão e eles continuaram a perpetuar seus exemplos,que sejamos gratos a eles e tantos outros que levaram as pedradas,pois hoje colhemos os louros e muitos querem intelectualizar a doutrina,ela veio trazer a terceira revelação e não ser mais uma ciência a preencher cérebros e não aquecer os corações tão necessitados.
Que ótimo encontrar alguem que compartilhe o pensamento crítico como o da senhora! Minhas impressões ao ver o filme foram as mesmas. Conclui que seria melhor não ter visto. Muito carregado de culpa, de pecado, doa legados judaicos cristãos. Acredito que as pessoas sofram mesmo as perturbações mentais, inclusive aquelas que são cultivadas nos espaços espiritualistas.
Entendo que o cristianismo é estrutural na nossa cultura, mas ja é hora de limpar essas impressões, de ideias que nao são humanose de valores que mais oprimem do que libertam.
Assistirei aos outros videos do canal. Muito obrigado por compartilhar.
Mas vamos lá, e se esse fosse o projeto da espiritualidade para um país de raiz católica.
Você falando fiquei pensando isso.
No mundo da matéria só vemos uma lado, e de forma limitada.
O mesmo aconteceu nos EUA com sua tradição protestante e tão diversificada que até atrapalhou.
Ja aqui deu certo.
A verdade é que tem muita coisa interessante nas obras de André Luiz, o livro Libertação chega a ser assustador, e ao mesmo tempo, esclarecedor da lei de causa e efeito.
Eu não conheço as obras de André Luiz, digo no sentido de ter lido todas.
Uma coisa é certa, a vida espiritual se descortinou com Chico Xavier.
E nessa linha católica-espirita, estou conhecendo um pouco mais de Pietro Ubaldi, estou adorando.
A quem diga que Ubaldi seja a continuação do Espiritismo.
Eu entendo as suas críticas, mas também entendo essas transições culturais dos ensinamentos da vida maior que tem de se adaptar as culturas religiosas terrenas.
Te acho bem lúcida para falar.
Excelente, excelente. Há muito tempo tenho essa visão e essa abordagem sobre toda realidade chamada espiritual, propriamente, pela revelação espírita e sobremaneira, no pieguismo religioso. Essa hipocrisia realizada por muitos, com falsa mansidão no falar. Tenho visto muitos e muitos espiritualistas e espiritistas, com essa "meiguice" na voz, mas, com um nível de egoísmo doentio sem tamanho. Quando comecei a enxergar dessa forma, se tornou impossível, permanecer dentro de casas espíritas, com gente vivendo mentalidade ainda dos tempos dos primeiros livros do Chico Xavier. Será que nada mudou na realidade espiritual? Tudo ainda está como nos anos quarenta? Aproveito e indico que, o estudo da psicanálise é algo excelente para mudanças psíquicas profundas, no rumo da libertação psíquicas impostas pelo viés católico apostólico romano. Parabéns, senhora Dora Incontri.
Mesmo com tudo que sabemos até hoje, sobre o mundo espiritual, ainda estamos longe de entender o real, como não sabemos ainda nada sobre extraterrestres." Somos pequenos tentando ser grandes.".
Dora, concordo com sua análise critica sobre o filme.
Sempre bom te ouvir🍀
- As obras espíritas desempenham um papel crucial no despertar da consciência ao fornecerem esclarecimentos profundos sobre a natureza da vida, a imortalidade da alma e os princípios morais. Elas nos inspiram a cultivar o amor e a harmonia, promovendo a reflexão e a compreensão da responsabilidade individual. Como expresso no refrão de nossa música 'Tangente', a transformação verdadeira ocorre de dentro para fora, onde cada indivíduo, ao ser a paz que deseja para o mundo, dissipa a escuridão que o cerca
Desculpe quem tem a opinião diferente, mas preciso expressar a minha, sem ofender ninguém.
Quem comprova com obras sérias, que na realidade não acontece daquele jeito ? Quem lê diversas obras de muitos autores comprometidos com o bem, vai saber que o estado mental e interno perturbado, leva cada um ao sofrimento e desespero como mostra no filme e muitas vezes é até pior, que não é mostrado nos filmes pra não chocar mais. Existem obras sérias e riquíssimas que podem confirmar e mostrar muito mais informações, basta procurar e estudar mais, nas próprias obras do Chico encontraremos tudo que precisamos saber.
Só queria entender pq foi falado que não é como mostra o filme , gente se arrastando na lama e ao mesmo tempo foi dito que o inferno depende do estado mental que temos . Isso explica o filme , espíritos que mentalmente são perturbados, criam aquela realidade para eles e muitas vezes pior ainda, não existe castigo de Deus, existe consciência culpada e atos que nos levam ao sofrimento, isso é óbvio, não vejo onde o filme está errando , sinto muito mas acho um comentário equivocado e pode acabar deixando muitas pessoas que não tem muito conhecimento confusas e desacreditadas , o filme foi lindo e dentro do possível expressou muito bem a mensagem principal do livro , o ideal é lermos as obras e assistir os filmes , um complementa o outro.
Mas quem quer buscar acaba encontrando a verdade, o entendimento e espero que esses comentários sirvam para incentivar as pesquisas e os estudos em busca das informações esclarecedoras.
Obrigada pela oportunidade que nos deu para expressar nossas opiniões. Um abraço!
Essa aí está bem equivocada. Pelo amor dê Deus, na minha opinião ela está denegrindo o espiritismo, lamentável triste demais!
Ai Dora, você é tão necessária ! Eu concordo com você ! Que análise boa, dá até um respiro em meio a tantos comentários conservadores e retrogrados sobre o espiritismo !!
É, mas como o Chico foi quem psicografou as ditas Obras Complementares, não foi o Chico que tornou a questão do sofrimento tão densa e opressora, e sim, os Espíritos que passaram os conteúdos dos livros (Mensageiros - Espírito André Luiz).
Assim que, o Chico "apenas" intermediou um conteúdo que NÃO é dele..., mas que, sim, foi autorizado pela Espiritualidade Superior. 💁♀
Que bom que encontrei você e seus parceiros na ABPE. Simpatizo com a doutrina espírita mas me incomodava algumas questões que você tão bem colocou nessa resenha. Estou seguindo vocês para aprender com essa dialética.
Chico foi o autor que mais trouxe informações sobre o chamado mundo espiritual, que na verdade é o astral terrestre. Os conceitos de colônias e umbral, hoje presentes em inúmeras obras, devemos a ele e sua incrível mediunidade, até hj insuperável. Sem falar nas psicografias que consolaram a tantos. Um dos méritos do espiritismo é mostrar o que ocorre após a morte, e as pessoas que muito erraram muito tem a pagar. Os horrores do umbral são confirmados por projetores como saulo calderon e em obras umbandistas como as de ruben saraceni, e tb aparecem em inumeros atendimentos de apometria. As obras de vera marinzeck tb descrevem em detalhes essas regiões. Kardec lançou a pedra fundamental do espiritismo, mas só viemos a saber de fato o que existe no alem após chico e autores posteriores. Quanto as paisagens astrais serem apenas produtos da mente, não tem logica. Se neste plano há tantos ambientes, de existencia real, por que no astral ,com tantos recursos , não haveria tb?
Tais visões não assam de opiniões e não são complemento nem informação nova. Umbral, mundo espiritual trazidos por Chico so é uma das milhares de versões de céu e inferno que rodam pelo mundo desde as mais antigas civilizações.
Tudo vindo de um único Espírito, sendo oposto à vários pontos do que a espiritualidade superior trouxe nas obras Kardecistas
@@drte.alisson fique com kardec e bom proveito. O mesmo que disse que negros eram inferiores e que não havia magia negra feita com espíritos. Eu fico com chico, robson, vera, zibia e os espíritos ramatis e luiz sergio.
Eu apreciaria muito se a Sra. Dora Incontri, jornalista, escritora, educadora, Coordenadora da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e da Universidade Livre Pampédia, respondesse as criticas e nos trouxesse um esclarecimento, acho que seria uma demonstração de humildade. É estranho ignorar as criticas e não esclarecer as posições. As discussões são pela busca a uma clareza, não contra uma pessoa ou outra, discutimos por ideias.
Esta sra só se aproveita deste espaço pra críticas sempre não construtivas;❤lamentável
MEU DEUUSSSSS!!! Como somente agora eu fui descobrir a Sra. DORA e a ABPE???? AMEI AMEI AMEI!!!!Certamente não temos os mesmos pontos de vista sobre todas as coisas, mas me simpatizei bastante com olhar crítico, inteligente, especialmente pelo fato de manter o lado religioso no seu devido lugar (particularmente eu detesto). Sobre o filme...kkkk faço minhas as suas palavras!!! Já me inscrevi no canal!!
Será que ela levou em consideração que grande parte da população que está assistindo o filme não entende nada sobre o que é Espiritismo? Que a linguagem criada foi justamente para alcançar esse público? O filme não é sobre o Espiritismo, é sobre espíritos encarnados e desencarnados. Sobre a mensagem primordial, que o filme passa, ela não disse nada. 🤔
Pior ainda! Pois passa para a população leiga uma visão deturpada do espiritismo, oq muitas vezes afasta as almas da religião.
@@JoaoVitorHobus-do1sm não me pareceu deturpada não. A novela A Viagem fez aumentar em 50% a venda de livros e a procura sobre o Espiritismo. Às vezes esses filmes, novelas podem servir como um chamado, um acordar para algo que ainda não se conhece e não necessariamente como um estudo correto e impecável da doutrina, pra isso existem os livros da codificação.
Ela está certa em questionar a forma fantasiosa como o tema foi abordado, pois, muitas pessoas que não conhecem o espiritismo de verdade, podem se decepcionar ao se depararem com a verdadeira face. É preciso lembrar a todo momento que o Espiritismo não é religião é uma doutrina e assim sendo precisa ser difundido da forma correta e como kardec o fazia, senão não faria sentido ele ter sido escolhido pela espiritualidade para codificar a obra!!!
Nem os Espíritas estão conseguindo entender o filme, de tão confuso. Que dirá os que não são Espíritas. Vão sair aterrorizados com tanto punitivismo.
As coisas são muito mais profundas impossível expressar com palavras. Só vivendo a espiritualidade.
Continue! Vc é necessária
É surpreendente como o intelecto ilude a alma...
Nossa ! Gostei do seu comentário!
É surpreendente como a falta de se aprofundar e estudar e conhecer, escraviza a alma, e a condiciona a aceitar como verdades, tudo que pessoas tidas como idôneas, disserem. O que a Dora está fazendo é o uso da fé raciocinada, e passando pelo crivo da razão e do conhecimento que ela tem, toda e qualquer informação que até ela chega.
Você citou o filme Além da Vida, que assisti e gostei muito. Nosso Lar, me decepcionou. Todo mundo de bata, todos e todas vestidos de branco, proselitismo pueril, diálogos idem.
Bem depois, assisti o Chico Xavier, do cineasta Daniel Filho. Cansativo pela duração, mas com uma história bem contada, excelentes atores, imagens maravilhosas.
Cheguei à conclusão de que espíritas não deveriam tentar fazer filmes espíritas, pois prestam um des-serviço à causa espírita. É melhor deixar essa tarefa para os/as cineastas. Consigam boas histórias, mobilizem recursos, mas entreguem as tarefas seguintes aos / às profissionais do Cinema.
Quanto a você, Dora, considero um farol brilhante, pelas observações que tece em um ambiente tão conservador.
Muito obrigada.
Dora , precisavamos de vozes que contrapõe ao conservadorismo do movimento espírita, parabéns. Concordo com 90% das suas críticas. Tenho uma dúvida e gostaria da sua opinião. Em uma das obras básicas do espiritismo , Kardec faz uma pergunta aos espíritos que respondem enfaticamente que só devemos provocar o aborto quando não há outro meio de salvar a vida da mãe, portanto em caso de estupro e anencefalia seria contra a lei divina provocar o aborto nessas situações. Qual a sua opinião baseado nessa resposta que se encontra no livro dos espíritos?
Sua reflexão é muito coerente. Gratidão!
Reflexão muito interessante, cara Dora. Precisamos buscar um olhar amplo e equilibrado na análise de todas as questões em nossas vidas.
Concordo com o seu comentário. Não consegui ver todo o filme e você falou tudo o que eu fiquei pensando sobre o filme. 🤗🤗🤗
Que bom que temos varias vertentes e que bom podemos aprender com todos.
O filme foi incrível. Diferente da obra, mas rica em espiritualidade.
Eu já li os Mensageiros e gostei muito do filme!! Parabéns Wagner de Assis...👏🏼👏🏼👏🏼
A maior conclusão que eu tirei desse vídeo do que o ser humano adora complicar criticar e criar polêmica ao invés de tirar o melhor de tudo e celebrar a visibilidade que a Doutrina está tendo.Eu dou graças a Deus👃
.
Perfeito, Cristiane. É muito fácil fazer análises críticas direto do sofá confortável e ambiente climatizado…
Crítica sem ver o esforço que toda uma equipe teve para nos mostrar o espiritismo
O filme foi horrível. Especialmente pelo aspecto espírita com uma serie de distorções. O filme na verdade tem uma série de absurdos em termos de espiritismo.
Incrivel como tem pessoas pra classificar tudo em várias caixinhaas 😱😱
@@mestrevtrtem que passar pelos CENSORES do espitismo 😱😱😱😱
Perfeito! Nunca gostei dessa tristeza daqueles que representam os espíritos. Filmes, peças etc. Sempre apresentam o bem assim, sem naturalidade, alegria, vivacidade. Muito bem colocados os seus comentários. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Prezada Senhora, permita-me dividir tua crítica em duas partes.
A que diz respeito à visão do Espiritismo "Tradicional" e Espiritismo "Progressista" entendo os argumentos e embora não compartilhe algumas teses, aceito a discussão e acho muito boa para a Doutrina.
Quanto ao filme tenho muitas restrições, começando por tratar de um filme baseado num livro, sendo comum a crítica que o livro é melhor que o filme. O que é obvio! Lembro quando li Os Miseráveis, com 1500 páginas e demorei quase 2 meses para ler e depois vi o filme de 2:50 h. foi decepcionante.
Acredito que aconteceria o mesmo se o teu Livro "Para entender Kardek" fosse para o cinema.
Outra questão é a recuperação da Cultura, que praticamente foi dizimada no governo do inominável, para mim qualquer obra produzida após esse desastre deve ser valorizada pelo esforço e perseverança dos realizadores.
Com teu enorme bom senso, a Sra listou uma série de "aspectos bons" que estão no filme, e apontou erros doutrinários e erros tecnicos.
Quanto aos doutrinários já falei nas primeiras linhas, mas sobre os técnicos, me perdoe, faltou generosidade.
Os atores estão longe de serem ruins, os efeitos especiais são periféricos diante dos "aspectos bons" apontados pela Sra.
Esta tua observação dos efeitos especiais me lembra quando fazíamos apresentação em laminas de transparencia e depois chegou o power point, e o meio passou a ser mais encantador que o conteúdo.
Por fim, essa obra que chegará para muitas pessoas espíritas e não espíritas será jogada no umbral pelo punitivismo, tão condenado nessa crítica.
Luiz Costa - SP
Há tanto por ser conhecido sobre nós mesmos enquanto vivendo num mundo de dualidade, que somente elevando a consciência à planos superiores onde recordamos o Eu Sou como essência pura e genuína para compreender com.clareza os mistérios da vida. Onde existimos realmente na eternidade que somos como Centelhas Divinas, a neutralidade emana e se exterioriza como Bem-aventurança, e onde o Amor tudo e a todos acolhe se há desejo de retornar à Casa do Senhor, será o próprio ser dando provas de ser capaz de se amar. Não importa o que antes fizera tendo se redimido e regenerado aprendendo com a própria vida, suas causas e efeitos, e estado vibracional nos conduzirá a outro nível, mudando nosso olhar mudamos o coração. Justiça hoje aos olhos do mundo está no que nos foi imposto, as crenças, como forma de sermos salvos. Esquecemos que Justiça Divina, é Deus em nós e por nós dentro, não no alto, no céu, se faz com atitudes, com pensamentos elevados, com palavras que fluem do coração no amor, são eles que nos libertam. Mudar nossa maneira de ser, nos transformarmos em pessoas com valores reais que se possa levar ao desencarnar, de ser capaz de interagir com mundo a nossa volta sem julgar,de respeitar as próprias escolhas, se aceitar e aceitando a vida que conhece, no se conhecer para se reconhecer, saber que o dedo que aponta hoje já foi um dia apontado, que se estamos aqui é para aprender a sermos melhores e além no caminho do Amor incondicional e elevado no se amar, porque quem se ama se transforma em amor e honra a vida que Deus concedeu à todos como seus herdeiros. Um Pai não nega filho, o filho é que precisa desejar estar com ele no Seu amor, mas não o irá punir pelo que um dia errou. Iremos aprender um dia, e mesmo que não compreendamos, que somos nós mesmos juízes a nos condenar, a punir, oprimir e aprisionar, não num inferno fora, mas no coração em dor em memórias que consigo carrega e os sentimentos que as acompanham. Só segue sofrendo quem for incapaz de se perdoar pela força do amor ao desencarnar, é o que manteve até hoje a roda das encarnações. Isso sim deveria ser ensinado na passagem/morte. E a morte para quem não sabe é apenas um aspecto de renovação da vida em eternidade que realmente somos. Quem Somos Nós? Ilusão e esquecimento da natureza do nosso Ser. Agradecida pelo exposto, pensei que fosse uma obra prima no cinema.
Amei a análise! Estamos aqui pra aprendizado. Erros e acertos. Não acredito no umbral do espiritismo tradicional e nem no bem santificado.
Eu acredito que não tem como escapar do punitivismo! Tem sim, como desenvolver sabedoria e discernimento espiritual diante dele!
Quanto aos espíritos vestidos de branco, eu não sei como eles se vestem, mas isso está longe de ser o mais estranho. Muito pior é o Emmanuel vestido de romano, ou a Joanna de Angelis vestida de freira, isso sim eu acho muito estranho!
Paulo, segundo Kardec, os espíritos assumem a aparência a que mais se apegam. Portanto Emmanuel e Joanna podem se apresentar com essa aparência. Para o filme, acho importante para que os reconhecemos de pronto... Mas isso é bem secundário como você mesmo disse.
Que bom encontrar esse vídeo. Estava achando que só eu enxergava isso.
Olá boa noite , eu concordo com o que disse sobre o filme,
O FILME ESTA NA PROPORÇAO CERTA PARA O M POVAO ENTENDER!!
MEU DEUS,.....MUITO DESNECESSARIO TODAS ESSAS PALAVRAS DESSA MULHER.
KKKKKKKKK.....KARDEC NAO.PODIA DIZER TUDO,ASSIM COMO JESUS TAMBEM NAO PODIA EXPOR TUDO,TODAS AS VERDADES AO POVO,PORQUE ASSUSTARIA!
Como sempre você foi definitiva na sua análise, meus sinceros parabéns
Professora Dora, a sra precisa orar mais. Os obssessores não dão trégua. Paz e Luz prá sra.
Que bobagem!
Ela só falou verdade, esclareceu, quem tem que orar mais???.... todos nós....
@@nelmaferreira1479 Todos nós temos que orar e vigiar como ensinou Jesus. Porém é esta senhora , quem fica divulgando na mídia informações que nada acrescentam , pelo contrário, criam desavenças entre os espíritas. Isto não é de Deus.
@@Gloria-777 Não precisa orar e sim ter boas ações, amor ao próximo e humanidade! Melhor um ateu bom que um cristão só da boca pra fora....
Parece o Padre Quevedo negando !
Enfim uma visão do espiritismo mais abrangente e humana. Muito bom
Adorei o filme. Lembro da polemica que "Ghost" trouxe. Prefiro olhar doponto de vista da importância de divulgar a "possibilidade de existência do Espírito", para um mundo extremamente materialista. O objetivo nao é ser uma obra doutrinária, mas um entretenimento, com mensagem de elevação espiritual. Algo bem diferente da maioria dos filmes. Comemorei o fato de ver salas cheias, pessoas comentando - fira da "bolha" do Espiritismo.
Muito bom!
Senhora, com todo o respeito, Chico não esta aqui pra se defender.
Ele nao é santo nao, mas nunca disse que queria ser visto como tal.
Respeitar a memória dele é demonstração de amor.
Excelente debate.
Eu tenho convicção que Chico seja Kardec.
Definitivamente, entre o amor e o medo as pessoas escolhem o pior medo.
Concordo totalmente na visão de que nao existem "santos", um/a medium é um portavoz, um intermediário entre o mundo dos vivos e o além, e isso já e algo muito importante, muito produtivo, dai querer santificar é um extremismo desnecessario. Todis somos seres com virtudes e defeitos.
Obrigado ⚡️💫⭐️🪶🐺
Nossa eu tive um pavor com as imagens!!! Realmente eu acho que a doutrina nos culta muito ! Um Deus punitivo
O espiritismo no Brasil é tão dogmático quanto as demais religiões não é ensinado de forma filosófica como Kardec ensina em suas obras.
Essa fala ( vamos colocar o Chico no seu devido lugar ) serve também para a caríssima Dora que precisa se colocar eu seu devido lugar.
Quando alguém neste mundo conseguir chegar aos pés de Chico, o que não acredito, aí sim poderá falar com essa pomposidade e soberania.
Quem leu nosso lar, sabe o tamanho da obra,impossível em um filme revelar todo seu conteúdo., seria necessário uma série longa,cara ,e seria ainda mais críticada. Eu gostei do filme, que levanta uma pequena ponta de um enorme e denso véu...Quem quiser saber mais, leia o belissimo livro
Sou espírita há 42 anos, mas nunca idolatrei quem quer que seja. Acredito que Chico Xavier fez, sim, um trabalho de divulgação e caridade muito grande. As obras não são de Chico, ele foi um instrumento mediúnico para os Espíritos. Segundo a filha do Prof. Herculano Pires, Profa. Heloísa Pires, o pai admirava bastante Chico Xavier, assim como os Espíritos André Luiz e Emmanuel, como podem ouvir nos links, abaixo.
ua-cam.com/video/zwRLNUnqq5k/v-deo.htmlsi=AKhM2moXOFPe53-Q
ua-cam.com/video/6you07jnkpo/v-deo.htmlsi=_ncDcXEQv1ko4qoO
Parece que você está mais preocupada em exibir sua "cultura " do que praticar o Espiritismo.Que pena que não consegue perceber o valor de Chico Xavier!
Parabéns professora. ❤😊 gostei
Dora, me desculpe, mas.... achar que porque tem negros, tem que ter roupa africana, é um absurdo, é prender o negro eternamente a um continente, o negro, como qualquer um de nós é um cidadão do mundo, não tem que estar preso a um continente. Um absurdo, tem negro, tem que ter roupa africana. Racismo puro.
Outra coisa, criticar as roupas é desviar do proposito, a roupa é só um detalhe, de forma alguma relevante. O importante é a mensagem, em um mundo tão conturbado. Deveríamos estar aplaudindo e incentivando a ter mais filmes sobre o tema. Ficar criticando a roupa, a interpretação de um ou de outro é de uma pequenez incrível.
Concordo com vc que alguns temas com relação a punição, e outros assuntos delicados, precisavam ser melhores colocados.
Fiquei bem decepcionado com a sua visão, parcial, e tendenciosa, até parece que vc não consegue aplaudir trabalhos realizados por outros.
Tente ser mais positiva com as ações para o bem, defeito, todos temos, temos que apoiar quem tenta trazer algo melhor para o mundo.
Em tempo, não estou filiado a nenhuma federação, sou apenas um espirita livre, que tem opinião, não tenho procuração para defender nenhuma linha a direita ou a esquerda. Tenho feito os cursos que vc tem oferecido, mas... tem me incomodado a parcialidade.
Meu Deus achar que os atores negros tinham que usar roupas africanas é demais, esta senhora está sendo usada pelos espíritos inimigos da Doutrina
Concordo com vcs.
Você falou por mim meu amigo
Gostei do seu comentário meu amigo
Lendo isso me convenço ainda mais que fiz muito bem em deixar o Espiritismo. Aprendam de uma vez por todas a respeitar a Cultura de um povo. Bolsonaro é " mito" para muito de vocês.
Como sempre, excelente análise. Concordo plenamente com o comentário sobre a pobreza estética e da dificuldade de resolver a representação sem cair em esteriótipos constrangedores. Assistir Asas do Desejo pode ajudar na ampliação de um imaginário mais contemporâneo.
Ótimas palavras!
Que bom encontrar o seu material. Eu posso fazer uma pergunta? Qual a sua opinião sobre o trabalho da Esther Hicks e os ensinamentos de Abraham? Muito obrigado.
Boa noite!
Pelo espiritismo sempre e com amor.
Pergunto, você contribui para que pudessem enriquecer os cenários. E como médium, como vc ver os espíritos em seus trajes? E quanto as características do ser encarnado atual não pode ser indeticas a da interior. Criação e condições interfere nas características do ser.
Porém, o Chico, não deixou de brilhar,. Sua luz foi a mesma...
As vezes o coração endurecido não pode enxergar todas as coisas nos planos celestes, Deus permite.
Não sabia que os espíritos tinham lado: esquerda ou direita!!!
Mas não tem. Essa mulher do vídeo que fica querendo trazer política para tudo. Só pq ela tem uma opinião, acha que todas as outras pessoas que pensam diferente estão erradas. Ela tem que orar mais, e começar a ver as flores e os lírios nos campos... Se conectar com Deus. Ela tá distante, isso é visível.
Espíritos defendem idéias e idéias se convergem e formam grupos, os ditos progressistas/esquerdistas se identificam com liberação do aborto, relativização da verdade, releitura da história, nenhuma submissão a Deus, desprezo por religiosos, apologia a ideologia de gênero e por aí vai.
Há que se cuidar do Espiritismo. Os próprios " espíritas" criando embates onde não existe. Um querendo ser melhor do que o outro.
Qualquer semelhança com "O Mito da Caverna" terá sido mera coincidência. Rsrs
Dora, parabéns!!! Gostei muito!!!
Concordo com muito que Dora atribuiu ao filme 2, mas discordo sobre a tecnologia e computação gráfica. Achei lindo, bem feito e mais maduro tecnologicamente do que o filme 1.
Por que não temos esses vídeos no Instagram? Mais fácil compartilhar com a geral
Sou ateu, mas de vez em quando venho até aqui porque gosto de suas análises. Tentarei ser breve, então as palavras podem ser duras. Não posso deixar de notar a contradição imensa entre as linhas de pensamento do espiritismo, o simples fato de figuras importantes como Chico Xavier dar interpretações pessoais à aquilo que se "vê" é uma indício fortíssimo de que tudo isso não passa de uma grande imaginação de vocês. A mediunidade me parece ser apenas uma espécie de transtorno mental que encontrou refúgio em mais uma criação da humanidade para explicar o que há além da vida, cada qual com seu toque pessoal, e portanto, imaginada.
Concordo, que os efeitos especiais tbm achei muito pobre !!! Eu tentei absorver a mensagem!! Mas, faz todo sentido o que vc falou ...
Perfeita a sua abordagem sobre o espiritismo católico ! Como muitos deixei de frequentar uma casa espírita devido exatamente esta hipocrisia q assistia junto aos dirigentes, uma vozinha mansa piegas! Na verdade querida Dora, vc e seus comentários me ajudam muito . Ajudam a ver q tem um lado do espiritismo contextualizado e progressista! Abraços, Avante!
Chico abriu mão do materialismo que leva o homem ao fracasso fruto do egoísmo. O filme gera reflexões que leva as pessoas a pensarem sobre suas condutas e quem sabe dai uma transformação íntima. Gostei muito do filme
Alguns comentários oportunos:
1 - Não há, nas 23 obras de Allan Kardec o conceito punitivista da realidade do espírito, seja quando esse se apresenta no estado de encarnado ou no estado errante, existe o conceito de reparação das faltas cometidas através das reencarnações sucessivas, mas não punição.
2 - Não é somente a concordância universal do que os médiuns observam em seus transes mediúnicos que atestam a veracidade do que viram, ouviram ou sentiram, essas experiências e relatos, segundo bem pontua Kardec, deve ser submetida ao exame da razão e da lógica. O famoso CUEE, além de estabelecer a coincidência entre as informações provenientes dos médiuns como um de seus critérios de análises, também utiliza o controle da razão e da lógica para atestar comunicações coincidentes, logo não basta apenas a coincidência das informações entre os médiuns, isso é importante frisar. "O melhor médium é o médium menos enganado, mas todos serão" Livros dos Médiuns.
3 - As obras de André Luiz materializam o mundo espiritual, visão essa que vai de encontro com a síntese e definição do mundo e da realidade espiritual trazida por Allan Kardec e os espíritos da codificação, uma obra contradiz a outra em sua estrutura basilar.
Parabéns pelo vídeo.
Gosto muito da sua critica, Dora.
E isso mesmo que é falado no livro ação e reação, que os espíritos é que criam o tal umbral por causa dos pensamentos, remorsos, apegos a matéria, etc. Tudo depende da nossa vibração. Atraímos o que pensamos.
Pseudossábios que Kardec falava? Esse pessoal quer reinventar a roda. Parece crítica mas não passa de discurso uspiano com pose de profundidade. Não gosto mas vou pegar carona na onda. Haja paciência!!!
Parabens pelos argumentos. Também penso assim, mas não tenho essa competência para argumentar.
Fui assistir o filme ontem e achei que ele tem trechos bonitos, mas outros muito toscos. O longa em alguns momentos parecia filme de terror.
Olá, querida Dora, aqui é o professor Julio Cesar. Sou um pesquisador e estudioso do Espiritismo e afins, e concordo inteiramente com você. A proposta do Espiritismo (inicial) era com certeza a libertação do espírito pela educação através de sua evolução. E essa concepcão de liberdade se perdeu completamente a partir do momento em que o Espiritismo se tornou espiritismo católico apóstolico romano, ou seja, adeus à libertação do ser, afinal, o catolicismo traz em seu bojo os dogmas seculares com suas ideias cristalizadas, suas verdades inquestionáveis e absolutas. Enfim, o catololicismo é antiliberdade. Completamente. O que falta é desenvolver o espírito crítico religioso. Quando as pessoas começarem a estudar, pesquisar irão pensar, raciocinar, questionar. A partir daí, tudo irá mudar. Naturalmente. Amai-vos e instruí-vos.
1. Educação sem prática é vazia, assim como fé sem obras; Espiritismo bem compreendido é uma práxis filosófica com repercussões sociais;
2. O Espiritismo NÃO "se tornou espiritismo católico apóstolico romano," se uma parcela a ser posteriormente pesquisada estatística e cientificamente, assim aderiu é natural dada a história de perseguições a que o Espiritismo sofreu da classe médica; da classe política e das religiões dominantes;
3. Nunca me senti com falta de liberdade em nenhuma casa espírita devido a dogmas católicos, e já frequentei muitas por todo o país.
4. Melhor do que "começarem a estudar" é começar a conscientizar-se de como mudar a realidade histórica da sociedade brasileira.
LE 573. Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados?
“Em instruir os homens; em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais.
Eu gostaria de saber se na região do nosso lar é exatamente assim todo mundo de branco! É assim mesmo? Quem já foi lá pra ver? E quem foi retrata exatamente assim? É só uma curiosidade ok
ADORO SUAS IDEAIS! VC É BRILHANTE11
Não assisti o filme, mas sei o que Dora quiz dizer com "adocicado". Nos passam a idéia de que o bem tem que ter um esteriótipo: Vestimenta, cores, gesticulações, mansietude, beleza, etc. Esteriótipo este de que se servem muitos enganadores.
Também entendo Ricardo. Para nós encarnados fica muito difícil saber como os espíritos mais adiantados agem pois não temos nenhuma experiência ou vivência nesse sentido. Como descrever algo que não conhecemos? Também não gosto das roupas nem do gestual e do vocal dessas personagens, no entanto, copiar neles a nossa maneira materializada de agir também seria um erro. Situação complicada de resolver...
Pseudos sábios é o que mais tem atualmente, com o advento da internet e das redes sociais, o que mais tem agora são os doutores que tudo sabem e se acham acima do bem e do mal.
Pegou pesado na crítica. Kkk
Críticas...da vida de espíritos onde ela nem pode avaliar a evolução destes.
Vídeo maravilhoso, fiquei feliz.
Doutores, doutores em tudo, criticou a FEB, o Chico e o filme, parabéns pela sua inteligência suprema.
Acho que muitos internautas tem curiosidade sobre o assunto,mas não acho que gostariam de reencarnação, principalmente se tiver de voltar e pagar dividas espirituais, inclusive torcem para que Deus não exista, só assim se sentiriam livres para praticarem barbáries sem ter de pagar com a reencarnação. Eu graças à Deus acredito