Minha hipótese é que o Espiritismo ensina a pensar, a rever posicionamentos e crenças e isso incomoda, além de uma crônica preguiça mental. Basta observar o que dá mais ibope: reuniões mediúnicas, fenômenos ou grupos de estudos. Mas não desista; a sua missão é semear. A colheita pertence ao futuro. Obrigada!
A FAVOR DOS VIVOS VAMOS CONSULTAR OS MORTOS? Isaías 8 versículo 19. ESPIRITOS ENGANADORES E DOUTRINA E DEMONIOS.. 1 Timoteo capítulo 4. EVA ACREDITOU NO QUE OUVIU,
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela reforma moral..." Então: eu reconheço Dora Incontri como verdadeira espírita pelo seu compromisso com a Verdade e pelo esforço em ajudar a progredir a nossa forma de pensar e agir. Se entendemos o Bem Maior e ainda não o REconhecemos é porque os nossos interesses materiais ainda predominam sobre os espirituais. Dá um "like" quem concorda comigo.
Seu livro foi divulgado pelo jornalista espírita André Trigueiro em seu canal aqui no UA-cam. André é um jornalista que fala abertamente sobre sua atividade no espiritismo inclusive em suas participações no jornalismo da Globo News. Acredito que ainda existam poucos, mas nem todos silenciam, ainda bem. Na USP há um programa de estudos em medicina espírita conduzida pelo Dr. Sérgio Felipe. Não desista.
Dora eu sou seguidora da Doutrina Espírita, tenho passado por grandes decepções com meus irmãos de caminhada, com ideias neo fascistas e achando wue são conservadores da moral e bom costumes....chega a enjoar tamanha hopocrisia. Como eu gostaria que pudessem te ouvir 🙏🙏❤️
Sou espírita,mas acho que espírita que prega caridade e amor , não deve defender partidos de esquerda cheio de ladrões, inclusive soltaram um pra ser presidente. Espiritismo não deveria se abaixar a esse nível,a ponto de criticar até o Divaldo franco.
Isso é um problema cultural e passa para os que entram no Espiritismo, ler livros patriciais, André Luiz, etc... psicografados "Romances que cativam" é ótimo, brasileiro é muito emocional, mas quando pede para raciocinar chamam isso de "falta de caridade".
Participei por muitos anos de grupos espíritas, inclusive na área de estudos e comecei ser boicotado depois de tentar debater textos e citar artigos e vídeos de caráter racional e progressistas (incluindo os seus trabalhos que admiro e respeito já de algum tempo). Hoje me afastei em nome da boa e velha convivência fraterna. Já não tenho idade nem ânimo para refutar a pecha de "espírita comunista". Parabéns e forças para continuar esta luta.
A ambição e o egoísmo desumaniza o ser humano, sou espírita porque creio e tenho certeza que Jesus vive, assim como todos nós quando o corpo morre o espírito continua vivendo, assim como Moisés e Elias quando se encontra com o divino mestre Jesus ❤ só a justiça o amor e a caridade pode salvar a humanidade!!!
A questão é furar essa bolha que não deixa o Espiritismo ser mostrado. Cada vez mais as casas são frequentadas. Dificilmente alguém deixa de ser Espírita para seguir outras religiões ou Filosofias!, Tive uma ideia nesse momento. Vamos todos sugerir um convidado para a TV BRASIL passar. Tem em TV e no UA-cam. O que vocês acham?
As pessoas estão muito apressadas...o tempo da espiritualidade não segue nossos relógios....vejo na internet pessoas querendo resultado pra ontem..." A dor é necessária... são despertadores para vibrarmos com amor".....
É lamentável este silenciamento. Dora, você é muito boa no que faz. Acompanho e gosto muito de seus vídeos. Valorizo seus estudos e pesquisas e sobretudo, tem me ajudado bastante seu senso crítico. Desejo que não se entristeça ou desanime por conta dos que não compreendem. Meu abraço. Obrigada.
Dora, desde que conheci você, aprendi muito sobre o Espiritismo, através de seus vídeos, livros e indicações de leitura. Admiro muito o seu trabalho e o amplo e sólido conhecimento que você tem em diversas áreas. Minha mãe, que era católica, falava do Espiritismo como algo perigoso e proibido, dizia que uma tia dela foi levada à loucura pelo marido, que era espírita. Para mim, entretanto, tudo que vejo e leio sobre o espiritismo parece natural, é como se eu já soubesse e estou relembrando. Através de você, sinto muita segurança em organizar esse conhecimento dentro de mim. Obrigada por abrir seu coração para nós!
Uma vez quando era criança lá em 1968, perguntei a um padre se Adão e Eva eram as únicas criaturas e tiveram Abel e Caim, como era possível que Caim após matar Abel foi para uma outra região e lá casou e viveu? O padre me olhou fundo e respondeu que isso era segredos de Deus. Fiquei muito desapontado, esperava uma resposta mais racional (apesar que na época não sabia o que era isso) e logica. Concordo com você Dora, acho que eles têm medo da discussão racional. Parabéns pela sua coragem e trabalho.
Bom dia. Como é bom ouvirmos esta mulher fantástica. Sou da cidade de Vitória da Conquista - Bahia. Já fui convidada em vários eventos de formatura ( ensino suoerior), como espírita falar da Doutrina como uma opção da visão espírita.
Dora, obrigada por nos incentivar a estudar e a pensar!❤ O seu trabalho é cheio de LUZ. Estamos vivenciando o "Mito da Caverna" em pleno 2024. Força! Existem os que te admiram e confiam no seu riquíssimo trabalho. ❤
Não sei os outros. Mas, você chegou para mim num momento de agonia. Só encontrava gente fã cista, principalmente entre os espiritas. Não havia centro para se frequentar . Eis que descubro Dora Incontri! Obrigada. Boa luta, tento te divulgar e os seus posts.
Eu também!!! Já ia cair fora do Espiritismo e o "espírito algoritmo" sugeriu um vídeo de Dora... permaneci espírita e estou me revisando... meu próximo passo será fazer a pós em pedagogia espírita.
Eu já tinha aberto um vídeo dessa professora doutoranda , tempo atrás . Ela é uma intelectual com livros e muitos artigos publicados . No entanto , faz a reclamação , inteiramente justa e pertinente , de que os órgãos de comunicação , em geral , excluem o espiritismo de qualquer manifestação , qualquer debate sobre diversidade religiosa . Todas as religiões têm um espaço na mídia , desde uma monja budista até um sacerdote católico e , inclusive , os representantes do Candomblé e os representantes da Umbanda que , históricamente , sofrem pela intolerância religiosa -- e o mesmo não acontece com o espiritismo . Ela mencionou , como exemplos , a não divulgação de seu último livro com o título de Kardec Para o Século 21 ( André Trigueiro divulgou em seu canal aqui no UA-cam ) ; um artigo de resposta de um intelectual que disse que ' o espiritismo é a mais tosca das religiões ' ( foi Luiz Felipe Pondé ) ; um artigo de resposta à outro artigo que comparava o tão grandioso Chico Xavier à Ku Klux Klan , numa acusação de suposto escrito racista , em sua encarnação pregressa como Alan Kardec . Eu também observo a resistência da mídia com relação ao espiritismo -- inclusive , até tomei um susto quando , há uns 3 anos , apareceu um vídeo , no meu feed aqui do UA-cam , em que ele estava como convidado da noite no programa de entrevista de Ronnie Von . Eu considero que a resistência ao espiritismo é , antes de tudo e mais do que tudo , psicológica . A quase totalidade da humanidade terrena não aguenta o tranco de saber que tem um passado espiritual , onde já cometeu atrocidades , e que terá grande número de reencarnações pela frente em situação de pobreza ou miséria , também em situação de apagamento de sua inteligência e/ou intelectualidade . Meu espírito dizendo que Dora Incontri já foi Luiz Felipe Pondé , num passado espiritual de duas encarnações atrás . Foi radicalmente cética e hostilizava todos os seguidores da fé . Por isso que , ainda hoje , tendo corrigido essa inferioridade , sofre ligeiras hostilidades por ser espírita , como na situação de ser arguida numa bancada de professores da USP . O espiritismo é uma filosofia antes de tudo e , ao mesmo tempo , em que retira seus estudiosos da ignorância espiritual , criando a possibilidade de que se cometa poucos erros . O espiritismo traz a realidade espiritual , que é a única realidade
Dora, eu explico essa negação no Impacto que causa ao conhecimento humano geral a questão da mediunidade, vida após a morte e reencarnação. Essas três coisas dinamitam religião, política e a nação geral de valores. Acho que quem faz o bloqueio nem sabe porque o faz.
A reflexão,o pensamento crítico e racional colocados por Kardec incomoda muita gente que vê nos dogmas a forma de controle do ser humano.Viva Kardec ❤❤❤
Boa Tarde Dora! Entendo que o Espiritismo ao longo do tempo busca nos mostrar a questão da sobrevivência do ser humano e de outras espécies em outros planos (dimensões). A existência material já é objeto de pesquisas e estudos científicos. O Espiritismo desmistifica. Gratidão Dora por tanta dedicação 🙏🙏❤️❤️❤️
Parabéns querida Dora Incontri por sempre jogar luzes diante do momento atual. Penso que isso ocorre porque vivemos um momento de muito materialismo, tudo é muito superficial e infelizmente penso que o Espiritismo também tem sido envolvido pela extrema direita, levando muitos espíritas a se afastarem dos Centros Espíritas, mas não de Kardec. Quero ler teu livro. Um abraço!
Parabéns pelo seu trabalho Dora, é algo titanico e cansativo mas se faz muitíssimo necessário ante à obscuridade e as narrativas de dominio, força, saude e paz companheira.
Infelizmente, o que incomoda no Espiritismo (de Kardec) é o conceito de autonomia moral e consequente responsabilidade individual. è mais cômodo ter alguém que nos diga como viver e poder culpá-lo pelos insucessos decorrentes da própria ação (ou omissão). Assim, se o desqualifica. Toleram, contudo, a versão Roustanista que hoje domina o meio espírita (com "e" minúsculo. Comprei, li, gostei e assino embaixo do que lá está no seu livro.
Olá Dora Incontri! Gostei muito de sua exposição sobre esta condição que sem dúvida está estabelecida. Do pouco que posso ainda perceber de toda a estruturação do Espiritismo, especificamente no Brasil, é que, por vezes, Kardec fica meio que "posto de lado" dentro de contexto geral. Kardec deixou claro e eu concordo ser razoável que o Espiritismo se estrutura pela Ciência, pela Filosofia e então a Religião. É fato que, dentro de uma ordem já previamente estruturada e bem razoável é que, se a invertemos, ela se corrompe perdendo assim sua essência ou propósito. Via de regra a Religião protagoniza o diálogo ignorando o que a ela precede. Sem a observação necessária à Ciência e articulação necessária à Filosofia, o aspecto da Religião fica infundado, perdendo a energia a ela atribuída. Perde o fator de atração... Apenas uma observação. Sucesso para você!
Se não está sendo entendida, promovida e justiçada? Está no caminho certo, o mesmo ocorreu com o Jesus original. Excelente tua fala, duas reflexões me chamaram atenção, o nós, os outros e o hereges, e o desfazer do mistério, quem abala quem se impõe por monopólio do desconhecido. Obrigado, minha querida, vou ouvi-la.
Querida irmã Dora amei sua reflexão traz elementos muito importantes para atualizações do pensamento espírita para uma época de muita complexidade em vários campos e o espiritismo tem consistência e contribuições a dar .Agora uma questão muito pessoal fiquei muito decepcionado com a aderência do movimento espírita com a extrema direita em nosso país algo pra mim inconcebível pq vai se encontro com os fundamentos mais básicos da doutrina espírita. Vou ler seu livro em caráter de urgência, beijão pra vc Deus continue te iluminando beijão.
Excelente reflexão, nobre Dora!! Hoje, sou espírita e rozacruz, já tendo percorrido uma longa senda nas chamadas religiões "tradicionais". Não sou de esquerda, nem de direita, sou da paz, e, portanto, amante da sabedoria, da tolerância e do equilíbrio. É muito gratificante saber que existem pessoas como vc, que tem por missão dissecar as entranhas da hipocrisia religiosa, sobretudo espírita, com um enfoque sóbrio, intelectual e não proselitista. Ainda que vc se sinta como "uma voz que clama no deserto", não desanime, pois basta um simples fósforo para incendiar uma floresta. Sua voz tem sido ouvida por aqueles que sabem lhe dar o valor que mereçe. Parabéns por seu hercúleo trabalho. Siga em frente, pois precisamos de vozes como a sua na senda espírita, que, aliás, está totalmente contamnada pelos extremistas!!
Grupos de estudos nos centros espiritas estão cada vez mais raros, reflexões, exame critico, sumiram praticamente, estranho, pois o que Kardec nos mostrava era um Espiritismo cujo a teoria e fenomenos deveriam ser examinados, pensados, debatidos, isso não existe mais.
O espiritismo começou através dos fenômenos; hoje em dia, um dito grupo espírita está tirando os fenômenos para estudar o espiritismo desprovido dos fenômenos. Logo vamos aprender a nadar sem as piscinas.
A banalização é a melhor maneira de silenciar. Por isso teu trabalho é importantíssimo e revolucionário, Dora! Vamos falar de Kardec e Kardec no sec XXI até que esse novo paradigma se estabeleça. Falo aqui novamente, o desabafo importa e aproxima. Abraço 🤗.
👏Sempre reflexões que nos traz luz .. espíritas q tlvz comodamente entra na onda conveniente de estar do lado mais cômodo das posições .. vistos esses “espíritas políticos” q temos por aí ..
... não sou espírita, mas tive uma pessoa no meu entorno, que me explicou coisas básicas da conduta de alguém que professa esta fé. A partir disto, passei a admirar essa "agremiação" ( desculpe a colocação,e a minha falta de conhecimento), doravante ao assistir a explanação da doutora, e me atendo a indignação da invisibilizacão dessa nobre doutrina, vi intrínseco na explanação, a resposta, ou uma delas, pra apresentar aos não seguidores, os dois tópicos, que restringem a outros, não se abrirem a conhecer mais, cito: Quem foi (é) Alan Kardec? Qual o fato, ou evento histórico, de haver a rotulação de racista, a este? Fiquei curioso. Sucesso a todos!!!
Profa. Dora, parabéns pela sua sensatez e obrigada por defender o Espiritismo! Na minha humílima opinião, a esquerda que se diz progressista tem tendência materialista, sob a influência de Karl Marx, que tinha ojeriza à religião. Mas, não se importe, sobretudo porque eles não conseguem contestar ou contra-argumentar a doutrina espírita, pois eles não sabem o que fazem. Siga com seu trabalho iluminador e de divulgação do Espiritismo. Deus a abençoe!
Existe uma dificuldade natural de se falar sobre espiritualidade com pessoas que não estão ainda no momento de se abrir a esse tema. Quando se fala sobre umbanda e candomble, o diálogo é mais aberto, pq na verdade as pessoas, costumam não levar a sério, a maioria entende quase e apenas como uma manifestação folclórica e cultural, nao dao foco a filosofia seria que existe nessas religiões..O budismo está muito distante de nós, com raízes no oriente. As pessoas não compreendem mas consomem em doses homeopáticas algumas reflexões e frases... já o espiritismo é próximo. Tivemos o prazer de ter Chico e outros mediuns importantes aqui conosco. Talvez isso, faça com que o contato com espiritismo exija seriedade de análise e isso poucas pessoas estão a fim. O espiritismo pede passagem dentro das pessoas quando existe um contato consciente e autêntico. E isso incomoda. As pessoas preferem refutar e não mais ouvir nem pensar sobre... creio que isto seja um dos fatores que explique essa dificuldade..
Solidária com seus sentimentos em relação à questão do silenciamento. O mais difícil é a negação dos próprios espíritas em dialogar com posições críticas ou divergentes das visões tradicionais. Isso é comum acontecer na universidade também. Os cientistas não citam e nem convidam determinados cientistas que querem silenciar ou apagar.
Sou espírita a mais de 30 anos e sempre me perguntava sobre esse afastamento dos espíritas sobre questões críticas. Cheguei a conclusão de que muitos dirigentes e colaboradores das casas espíritas mais conhecidas e visíveis para a grande maioria da população, são fechados ao pensamento progressista, alguns por julgarem que a doutrina já está pronta desde sempre e não deve ser questionada e outros por falta ou medo de buscar mais conhecimentos além do que foi definido como padrões a serem seguidos. Mas por outro lado entendo que a abertura a discussões e críticas, se não forem conduzidas por pessoas que realmente conhecem as bases do espiritismo, podem nos levar a sérios problemas futuros que possam deturpar a seriedade do trabalho realizado até o momento.
Acredito cada vez mais que as pessoas são ignorantes e não gostam de estudar. Querem soluções magicas. Sobre ser de direita, na casa que pertenço temos pessoas de direita e de esquerda, mas temos negros, gays, lésbicas e mulheres trans. Pertenço a uma casa muito inclusiva graças a Nós que lutamos por isso.
Uma prima que frequenta uma igreja aqui na zona sul que tem um padre que fala coisas boas, mas só não gostou quando declarou um dia que livros espíritas devem ser queimados. Então por ai vemos que o tal extremismo esta forte também nas religiões.
Na esquerda ou direita quando menciono conceitos de Kardec , olhos esbugalhados como se estivessem visto um ET me encaram e no dia seguinte fazem cancelamento.
Fé é atitude, reforma íntima para o bem e, sem alarde, sem palavras difíceis, sem congressos e livros caros, sempre exemplificando a HUMILDADE, CARIDADE E PACIÊNCIA, MUIIIIITA PACIÊNCIA! Nunca discussão teológica nem méritos por titulações! Ninguém me representa como espírita! Eu procuro exemplificar migalhas de semelhanças com atitudes cristãs! Não há inimigo maior para um espírita kardecista que outro espírita kardecista presunçoso ( são muitos)!
O Espiritismo incomoda mesmo minha querida Dora, cala fundo na alma, assusta pois chama a conhecê-lo... a indisposição para com os conhecimentos espiritistas deve-se a sua profundidade e quase nunca há disposição de mergulhar nesta realidade
Minha família me educou no catolicismo, já frequentei igreja evangélica e me decepcionei ao constatar o mercantilismo da fé ali, leio muitos livros espíritas e questiono a atuação política de parlamentares espíritas, que propagam ódio e mentiras. Conclui: a verdade não está na religião. Por isso, ao acessar este canal fiquei feliz por saber que o Espiritismo, que admiro, não é propriedade dos fariseus. Penso que os progressistas perdem muito por não chamar a senhora para discutir diversidade religiosa.
Poxa.......a maioria dos que se dizem espíritas, não procuram entender Kardec, imagina esses outros.......a ideia formada que eles tem é uma religião que ajuda as pessoas com passes quando aparece algum incômodo que não é físico......ou seja, seriedade, ZERO!! KEEP ROCKING, DORA!!!🤘🏼🤘🏼
Dora, eu sou professor e tenho relacionamento homoafetivo. Nunca sofri discriminacão por esse relacionamento, mas torcem o nariz quando falo que sou espirita. Ja houve algumas ocasiões, no momento em que houve celebraçoes ecumenicas em escolas, catilicos e protestantes sao convidados para alguma fala , mas nunca fui chamado.
Companheira, tenho duas hipóteses. Uma sociológica, outra espiritual. Em termos sociológicos, penso que outras religiões ou são, por natureza, anti.sistemicas, como a umbanda ou o candomble. E outras tem setores históricos de resistência. Já o espiritismo aparece mesmo com uma hegemonia conservadora. Embora seja, a meu ver, a religião mais progressista em sua natureza. Mas aí vem minha hipótese espiritual. Penso que há sim uma resistência espiritual, que ainda influência pelo isolamento do Espiritismo na Terra. Em teoria, já era para o Espiritismo ter unificado bilhões de pessoas, independente de suas religiões. A tal ponto que muitas verdades do Espiritismo já são aceitas pela maioria das pessoas, ao redor do mundo. Mas não com o nome, ou o conjunto explicativo do Espiritismo. Mas creio que isso faz parte nossa batalha pela regeneração. E para isso mesmo estamos encarnados juntos, neste momento histórico. Avante, companheira! ❤❤❤
O Espiritismo propõe mudanças importantes no ser humano. A maioria não quer se auto conhecer, muito menos se esforçar para mudanças ético morais. Infelizmente.
Vou na linha de muitos aqui. O Espiritismo incomoda muitos, tantos religiosos quanto a materialistas. O Espiritismo bem compreendido e aplicado, tiraria muitos da zona de conforto. A ética e a moral é o alicerce da doutrina. Basta ver o capítulo O Ponto de Vista que está no Evangelho Segundo o Espiritismo. Muitos religiosos e até mesmo espiritistas pregam a espiritualidade e seus conceitos mas na prática, vivem como materialistas. (materialismo como doutrina) O materialismo como doutrina é o grande mal, a grande chaga da humanidade. Kardec diz: O Espiritismo é o maior antagonista do materialismo. Infelizmente vai ser assim por muito tempo ainda. Somos Espiritos imperfeitos, planeta ainda em expiações e provas e são pouquíssimos os que querem mudar e despertar. No entanto muitos que evoluirem, que mudarem de ordem na escala espírita (terceira para segunda) estarão deixando o orbi e indo para outro que seja correspondente. Obrigado pelo belíssimo trabalho, Dora.
O espiritismo mostra que a responsabilidade pela sua condição presente e futura é de cada indivíduo. Isso é muito incômodo comparado-se com a possibilidade de cumprir um determinado rito e alcançar a salvação.
Quando que os espíritas vão entender que espiritismo não é religião e quando foi codificado por Kardec era para servir a todas as religiões, mas por uma série de situações acabou se tornando em mais uma religião. E como religião é uma criação humana as vezes até mal interpretada, como todas. Eu não lembro qual espírito, em uma entrevista, (mas vcs devem lembrar), ele falou: “eu não disse que o espiritismo será a religião do futuro eu disse que o espiritismo é o futuro das religiões” mais claro do que isso é impossível. Quando disse “não lembro” é porque com 85 anos a memória falha um pouco.
Exatamente!13 min.Se incomodar o estabelecido vai querer calar! Espiritismo tornou-se principalmente um ambiente religioso, ante a ciência e filosofia!
na minha opinião, todo ser humano que ainda não despertou para estudar novos conceitos de vida pela ciencia e a filosofia, não amadureceu para tal fato, isso é normal, isto não quer dizer que não pode conhecer outras formas de viver, que serve pra os nossos curiculo, isso é normal, muita paz.
É isso espiritismo seria liberdade, desconstrução, kardec nem criou religião. Hoje estão igual as igrejas. Tudo que for ameaça as crenças antigas, eles abafam, é um absurdo mesmo. Esse negócio de religião é igual partido político facções. Kardec desafiou tudo isso. ❤❤❤vc é corajosa, luz e bênçãos na sua caminhada.
Bem, como o Estado é laico, tive uma ideia nesse momento. Vamos todos sugerir um convidado Espírita para a TV BRASIL entrevistar? Tem em TV e no UA-cam. O que vocês acham? 👌
Consigo compreender cristão que não gosta do Bolsonaro. Mas não consigo compreender cristão, espírita ou não, que vota em um candidato com um discurso de amor e atitudes diametralmente contrárias. Contrárias a família. A favor do aborto. Com diversos escândalos de corrupção comprovados e abafados pela força do Poder e, provavelmente do Governo Oculto. Dinheiro de corrupção é dinheiro que deveria estar na saúde, segurança, educação.
@@cassiusbomfim158Bem, não foi provado nada contra o Lula. Mas o que eu gosto nele é que ele sempre está mais ao lado dos que mais necessitam. Quanto ao Bozo, ele e a família tem mais de cinquenta imóveis incompatíveis com a renda. Agora, além de outros crimes, foi iniciado por roubo de jóias. Fica a reflexão.
Bom dia ,Dora.Sou portuguesa , vivo em Portugal e é daqui que a sigo.Aqui o espiritismo não é uma religião,mas há muitas associações espíritas e durante anos frequentei uma dessas associações. Infelizmente existe muito misticismo e cada associação pensa que é melhor que a outra,cada uma com os dogmas. É triste que seja assim. Os seus vídeos têm sido muito importantes para mim e gostaria de comprar o seu livro sobre Jesus. Como é que o poderei fazer ?
Próprio título do vídeo diz e afasta quem não deseja querer raciocinar para "romper a bolha", "Espiritualidade critica" ou ter "Espiritualidade Racional".
Minha hipótese é que o Espiritismo ensina a pensar, a rever posicionamentos e crenças e isso incomoda, além de uma crônica preguiça mental. Basta observar o que dá mais ibope: reuniões mediúnicas, fenômenos ou grupos de estudos. Mas não desista; a sua missão é semear. A colheita pertence ao futuro. Obrigada!
A FAVOR DOS VIVOS VAMOS CONSULTAR OS MORTOS? Isaías 8 versículo 19. ESPIRITOS ENGANADORES E DOUTRINA E DEMONIOS.. 1 Timoteo capítulo 4. EVA ACREDITOU NO QUE OUVIU,
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela reforma moral..."
Então: eu reconheço Dora Incontri como verdadeira espírita pelo seu compromisso com a Verdade e pelo esforço em ajudar a progredir a nossa forma de pensar e agir.
Se entendemos o Bem Maior e ainda não o REconhecemos é porque os nossos interesses materiais ainda predominam sobre os espirituais.
Dá um "like" quem concorda comigo.
Oi Dora!
Não desiste, você representa a nossa luta . Parabéns !
Seu livro foi divulgado pelo jornalista espírita André Trigueiro em seu canal aqui no UA-cam. André é um jornalista que fala abertamente sobre sua atividade no espiritismo inclusive em suas participações no jornalismo da Globo News. Acredito que ainda existam poucos, mas nem todos silenciam, ainda bem. Na USP há um programa de estudos em medicina espírita conduzida pelo Dr. Sérgio Felipe. Não desista.
Dora eu sou seguidora da Doutrina Espírita, tenho passado por grandes decepções com meus irmãos de caminhada, com ideias neo fascistas e achando wue são conservadores da moral e bom costumes....chega a enjoar tamanha hopocrisia. Como eu gostaria que pudessem te ouvir 🙏🙏❤️
Decida-se: comunista ou socialista. Não é a mesma coisa. Recomendo “Espiritismo e Socialismo”, de Herculano Pires. Ele fala também do comunismo.
@@eloisanascimento5797 eu te recomendo o evangelho de amor e caridade ..... Quem lê o evangelho de amor e caridade jamais se tornara fascista
@@eloisanascimento5797Jesus foi o maior socialista que passou pela terra.
Espírita conservador se torna fascista mascarado.
Sou espírita,mas acho que espírita que prega caridade e amor , não deve defender partidos de esquerda cheio de ladrões, inclusive soltaram um pra ser presidente. Espiritismo não deveria se abaixar a esse nível,a ponto de criticar até o Divaldo franco.
Deus abençoe o nosso Brasil, Bolsonaro e a direita.
Sendo muito básica, a grande maioria ainda não gosta de estudar e raciocinar. Espiritismo não serve pra todos. É lastimável. 😢
Só os espíritas estudam? Raciocinam? Quem realmente estuda resolve quase tudo.
Isso é um problema cultural e passa para os que entram no Espiritismo, ler livros patriciais, André Luiz, etc... psicografados "Romances que cativam" é ótimo, brasileiro é muito emocional, mas quando pede para raciocinar chamam isso de "falta de caridade".
Eu brincava com um amigo , o povo não evolôi 🐸😂😁😃
Participei por muitos anos de grupos espíritas, inclusive na área de estudos e comecei ser boicotado depois de tentar debater textos e citar artigos e vídeos de caráter racional e progressistas (incluindo os seus trabalhos que admiro e respeito já de algum tempo). Hoje me afastei em nome da boa e velha convivência fraterna. Já não tenho idade nem ânimo para refutar a pecha de "espírita comunista". Parabéns e forças para continuar esta luta.
Estou nessa mesma vibe.... Mas ainda não desisti....
A ambição e o egoísmo desumaniza o ser humano, sou espírita porque creio e tenho certeza que Jesus vive, assim como todos nós quando o corpo morre o espírito continua vivendo, assim como Moisés e Elias quando se encontra com o divino mestre Jesus ❤ só a justiça o amor e a caridade pode salvar a humanidade!!!
🙋♂️eu.
Continuo espírita.
Longe do movimento infestado.
😊
Eu estou nessa mesma "vibe"
Impressionante seu relato, não tinha consciência deste silenciamento. Nada justifica, a não ser a cegueira e distorção do trabalho de Kardec.
A questão é furar essa bolha que não deixa o Espiritismo ser mostrado. Cada vez mais as casas são frequentadas. Dificilmente alguém deixa de ser Espírita para seguir outras religiões ou Filosofias!, Tive uma ideia nesse momento. Vamos todos sugerir um convidado para a TV BRASIL passar. Tem em TV e no UA-cam. O que vocês acham?
Seu canal é um oásis dentro do espiritismo pensante! Parabéns!!!! Força e Luz!!! ⭐️🌻
Allan Kardec de forma muito clara recomenda: "precisamos pura e simplesmente falar sobre o Espiritismo"
Olá, parabéns Dora! O espiritismo será o futuro das religiões, a questão é o tempo certo, e o tempo vai chegar!!!!!!! PAZ e LUZ.
As pessoas estão muito apressadas...o tempo da espiritualidade não segue nossos relógios....vejo na internet pessoas querendo resultado pra ontem..." A dor é necessária... são despertadores para vibrarmos com amor".....
É lamentável este silenciamento. Dora, você é muito boa no que faz. Acompanho e gosto muito de seus vídeos. Valorizo seus estudos e pesquisas e sobretudo, tem me ajudado bastante seu senso crítico. Desejo que não se entristeça ou desanime por conta dos que não compreendem. Meu abraço. Obrigada.
Dora, desde que conheci você, aprendi muito sobre o Espiritismo, através de seus vídeos, livros e indicações de leitura. Admiro muito o seu trabalho e o amplo e sólido conhecimento que você tem em diversas áreas. Minha mãe, que era católica, falava do Espiritismo como algo perigoso e proibido, dizia que uma tia dela foi levada à loucura pelo marido, que era espírita. Para mim, entretanto, tudo que vejo e leio sobre o espiritismo parece natural, é como se eu já soubesse e estou relembrando. Através de você, sinto muita segurança em organizar esse conhecimento dentro de mim. Obrigada por abrir seu coração para nós!
Uma vez quando era criança lá em 1968, perguntei a um padre se Adão e Eva eram as únicas criaturas e tiveram Abel e Caim, como era possível que Caim após matar Abel foi para uma outra região e lá casou e viveu?
O padre me olhou fundo e respondeu que isso era segredos de Deus. Fiquei muito desapontado, esperava uma resposta mais racional (apesar que na época não sabia o que era isso) e logica.
Concordo com você Dora, acho que eles têm medo da discussão racional. Parabéns pela sua coragem e trabalho.
Foi o meu primeiro questionamento também...
Bom dia.
Como é bom ouvirmos esta mulher fantástica.
Sou da cidade de Vitória da Conquista - Bahia.
Já fui convidada em vários eventos de formatura ( ensino suoerior), como espírita falar da Doutrina como uma opção da visão espírita.
Dora, obrigada por nos incentivar a estudar e a pensar!❤ O seu trabalho é cheio de LUZ. Estamos vivenciando o "Mito da Caverna" em pleno 2024. Força! Existem os que te admiram e confiam no seu riquíssimo trabalho. ❤
Caríssima Dora, seu trabalho é magnifico! Um forte abraço!
Não sei os outros. Mas, você chegou para mim num momento de agonia. Só encontrava gente fã cista, principalmente entre os espiritas. Não havia centro para se frequentar . Eis que descubro Dora Incontri! Obrigada. Boa luta, tento te divulgar e os seus posts.
Eu também!!! Já ia cair fora do Espiritismo e o "espírito algoritmo" sugeriu um vídeo de Dora... permaneci espírita e estou me revisando... meu próximo passo será fazer a pós em pedagogia espírita.
Sou comunista (socialista) espirita, proquessista. De Goiás Br.
🙋♂️eu.
Não apareceu espírita conservador aqui no seu comentário? Incrível...😊😊😊
Marxismo de verdade e ateu !🐸😂😁😃😃
Nassif é um gigante do jornalismo. Adoro você, Dora!
Como ? Viva maduro & lula
Eu já tinha aberto um vídeo dessa professora doutoranda , tempo atrás . Ela é uma intelectual com livros e muitos artigos publicados . No entanto , faz a reclamação , inteiramente justa e pertinente , de que os órgãos de comunicação , em geral , excluem o espiritismo de qualquer manifestação , qualquer debate sobre diversidade religiosa . Todas as religiões têm um espaço na mídia , desde uma monja budista até um sacerdote católico e , inclusive , os representantes do Candomblé e os representantes da Umbanda que , históricamente , sofrem pela intolerância religiosa -- e o mesmo não acontece com o espiritismo . Ela mencionou , como exemplos , a não divulgação de seu último livro com o título de Kardec Para o Século 21 ( André Trigueiro divulgou em seu canal aqui no UA-cam ) ; um artigo de resposta de um intelectual que disse que ' o espiritismo é a mais tosca das religiões ' ( foi Luiz Felipe Pondé ) ; um artigo de resposta à outro artigo que comparava o tão grandioso Chico Xavier à Ku Klux Klan , numa acusação de suposto escrito racista , em sua encarnação pregressa como Alan Kardec . Eu também observo a resistência da mídia com relação ao espiritismo -- inclusive , até tomei um susto quando , há uns 3 anos , apareceu um vídeo , no meu feed aqui do UA-cam , em que ele estava como convidado da noite no programa de entrevista de Ronnie Von . Eu considero que a resistência ao espiritismo é , antes de tudo e mais do que tudo , psicológica . A quase totalidade da humanidade terrena não aguenta o tranco de saber que tem um passado espiritual , onde já cometeu atrocidades , e que terá grande número de reencarnações pela frente em situação de pobreza ou miséria , também em situação de apagamento de sua inteligência e/ou intelectualidade . Meu espírito dizendo que Dora Incontri já foi Luiz Felipe Pondé , num passado espiritual de duas encarnações atrás . Foi radicalmente cética e hostilizava todos os seguidores da fé . Por isso que , ainda hoje , tendo corrigido essa inferioridade , sofre ligeiras hostilidades por ser espírita , como na situação de ser arguida numa bancada de professores da USP . O espiritismo é uma filosofia antes de tudo e , ao mesmo tempo , em que retira seus estudiosos da ignorância espiritual , criando a possibilidade de que se cometa poucos erros . O espiritismo traz a realidade espiritual , que é a única realidade
Dora, você é inspiradora. Gostei demais dessa análise.
Dora, eu explico essa negação no Impacto que causa ao conhecimento humano geral a questão da mediunidade, vida após a morte e reencarnação. Essas três coisas dinamitam religião, política e a nação geral de valores. Acho que quem faz o bloqueio nem sabe porque o faz.
Parabéns Dora!! Ânimo...coragem e fé são marcas de sua caminhada.
A reflexão,o pensamento crítico e racional colocados por Kardec incomoda muita gente que vê nos dogmas a forma de controle do ser humano.Viva Kardec ❤❤❤
Eu estou lendo o livro dos espíritos de Alan Kardec e estou adorando.
também me apaixonei por esta obra
Boa Tarde Dora! Entendo que o Espiritismo ao longo do tempo busca nos mostrar a questão da sobrevivência do ser humano e de outras espécies em outros planos (dimensões). A existência material já é objeto de pesquisas e estudos científicos. O Espiritismo desmistifica. Gratidão Dora por tanta dedicação 🙏🙏❤️❤️❤️
Parabéns querida Dora Incontri por sempre jogar luzes diante do momento atual. Penso que isso ocorre porque vivemos um momento de muito materialismo, tudo é muito superficial e infelizmente penso que o Espiritismo também tem sido envolvido pela extrema direita, levando muitos espíritas a se afastarem dos Centros Espíritas, mas não de Kardec. Quero ler teu livro. Um abraço!
A aceitação da comunicação sobrevivência e reencarnação dos espíritos implica uma grande transformação seja na direita ou na esquerda.
Não se pode ficar tão passivo com críticas 🐸
Esquerda finge aceitar espíritas e umbanda para usar como palanque!🐸😁😂🤣
A sua fala me deixou com uma grande interrogação... não havia pensado nesse silenciamento, ou não sabia mesmo...🤔
Gratidão, Dora e ABPE! 😍
Dora muito sensata! Parabéns!
Parabéns pelo seu trabalho Dora, é algo titanico e cansativo mas se faz muitíssimo necessário ante à obscuridade e as narrativas de dominio, força, saude e paz companheira.
Infelizmente, o que incomoda no Espiritismo (de Kardec) é o conceito de autonomia moral e consequente responsabilidade individual. è mais cômodo ter alguém que nos diga como viver e poder culpá-lo pelos insucessos decorrentes da própria ação (ou omissão). Assim, se o desqualifica. Toleram, contudo, a versão Roustanista que hoje domina o meio espírita (com "e" minúsculo. Comprei, li, gostei e assino embaixo do que lá está no seu livro.
Ótimo questionamento Dora.
Adoro o seu trabalho.
A covardia grassa no meio espírita !!!
Olá Dora Incontri!
Gostei muito de sua exposição sobre esta condição que sem dúvida está estabelecida.
Do pouco que posso ainda perceber de toda a estruturação do Espiritismo, especificamente no Brasil, é que, por vezes, Kardec fica meio que "posto de lado" dentro de contexto geral.
Kardec deixou claro e eu concordo ser razoável que o Espiritismo se estrutura pela Ciência, pela Filosofia e então a Religião. É fato que, dentro de uma ordem já previamente estruturada e bem razoável é que, se a invertemos, ela se corrompe perdendo assim sua essência ou propósito.
Via de regra a Religião protagoniza o diálogo ignorando o que a ela precede. Sem a observação necessária à Ciência e articulação necessária à Filosofia, o aspecto da Religião fica infundado, perdendo a energia a ela atribuída. Perde o fator de atração...
Apenas uma observação.
Sucesso para você!
Muito bom, vamos à luta
Se não está sendo entendida, promovida e justiçada? Está no caminho certo, o mesmo ocorreu com o Jesus original.
Excelente tua fala, duas reflexões me chamaram atenção, o nós, os outros e o hereges, e o desfazer do mistério, quem abala quem se impõe por monopólio do desconhecido.
Obrigado, minha querida, vou ouvi-la.
Querida irmã Dora amei sua reflexão traz elementos muito importantes para atualizações do pensamento espírita para uma época de muita complexidade em vários campos e o espiritismo tem consistência e contribuições a dar .Agora uma questão muito pessoal fiquei muito decepcionado com a aderência do movimento espírita com a extrema direita em nosso país algo pra mim inconcebível pq vai se encontro com os fundamentos mais básicos da doutrina espírita.
Vou ler seu livro em caráter de urgência, beijão pra vc Deus continue te iluminando beijão.
Excelente reflexão, nobre Dora!!
Hoje, sou espírita e rozacruz, já tendo percorrido uma longa senda nas chamadas religiões "tradicionais".
Não sou de esquerda, nem de direita, sou da paz, e, portanto, amante da sabedoria, da tolerância e do equilíbrio. É muito gratificante saber que existem pessoas como vc, que tem por missão dissecar as entranhas da hipocrisia religiosa, sobretudo espírita, com um enfoque sóbrio, intelectual e não proselitista. Ainda que vc se sinta como "uma voz que clama no deserto", não desanime, pois basta um simples fósforo para incendiar uma floresta. Sua voz tem sido ouvida por aqueles que sabem lhe dar o valor que mereçe. Parabéns por seu hercúleo trabalho. Siga em frente, pois precisamos de vozes como a sua na senda espírita, que, aliás, está totalmente contamnada pelos extremistas!!
Dividir o mundo em direita e esquerda e baixo não compartilho nada dos dois lados intrgrais 🐸
O Instituto conhecimento LIBERTA (ICL), tem às segundas feiras às am19:30, tem um programa: ESPIRITUALIDADE NA AÇÃO! Fico na torcida pra voce ir la!
Parabéns pela sua lucidez!
Hoje estou no Porta Mundo Maior com programa Pronto Atendimento sempre no terceiro sabado do mes.
Grupos de estudos nos centros espiritas estão cada vez mais raros, reflexões, exame critico, sumiram praticamente, estranho, pois o que Kardec nos mostrava era um Espiritismo cujo a teoria e fenomenos deveriam ser examinados, pensados, debatidos, isso não existe mais.
Ou nunca existiu...
O espiritismo começou através dos fenômenos; hoje em dia, um dito grupo espírita está tirando os fenômenos para estudar o espiritismo desprovido dos fenômenos. Logo vamos aprender a nadar sem as piscinas.
A banalização é a melhor maneira de silenciar. Por isso teu trabalho é importantíssimo e revolucionário, Dora! Vamos falar de Kardec e Kardec no sec XXI até que esse novo paradigma se estabeleça. Falo aqui novamente, o desabafo importa e aproxima. Abraço 🤗.
👏Sempre reflexões que nos traz luz .. espíritas q tlvz comodamente entra na onda conveniente de estar do lado mais cômodo das posições .. vistos esses “espíritas políticos” q temos por aí ..
Acabei de conhecer este canal, adorei e já comprei o livro! Ansioso pra ler ❤
... não sou espírita, mas tive uma pessoa no meu entorno, que me explicou coisas básicas da conduta de alguém que professa esta fé. A partir disto, passei a admirar essa "agremiação" ( desculpe a colocação,e a minha falta de conhecimento), doravante ao assistir a explanação da doutora, e me atendo a indignação da invisibilizacão dessa nobre doutrina, vi intrínseco na explanação, a resposta, ou uma delas, pra apresentar aos não seguidores, os dois tópicos, que restringem a outros, não se abrirem a conhecer mais, cito:
Quem foi (é) Alan Kardec?
Qual o fato, ou evento histórico, de haver a rotulação de racista, a este?
Fiquei curioso.
Sucesso a todos!!!
Pensar é difícil
Boa noite, amigos!
Boa noite. Itajubá
Profa. Dora, parabéns pela sua sensatez e obrigada por defender o Espiritismo! Na minha humílima opinião, a esquerda que se diz progressista tem tendência materialista, sob a influência de Karl Marx, que tinha ojeriza à religião. Mas, não se importe, sobretudo porque eles não conseguem contestar ou contra-argumentar a doutrina espírita, pois eles não sabem o que fazem. Siga com seu trabalho iluminador e de divulgação do Espiritismo. Deus a abençoe!
Você já mandou para Haroldo Dutra? Ou para Dr. Sergio da Uniespirito?
Existe uma dificuldade natural de se falar sobre espiritualidade com pessoas que não estão ainda no momento de se abrir a esse tema. Quando se fala sobre umbanda e candomble, o diálogo é mais aberto, pq na verdade as pessoas, costumam não levar a sério, a maioria entende quase e apenas como uma manifestação folclórica e cultural, nao dao foco a filosofia seria que existe nessas religiões..O budismo está muito distante de nós, com raízes no oriente. As pessoas não compreendem mas consomem em doses homeopáticas algumas reflexões e frases... já o espiritismo é próximo. Tivemos o prazer de ter Chico e outros mediuns importantes aqui conosco. Talvez isso, faça com que o contato com espiritismo exija seriedade de análise e isso poucas pessoas estão a fim. O espiritismo pede passagem dentro das pessoas quando existe um contato consciente e autêntico. E isso incomoda. As pessoas preferem refutar e não mais ouvir nem pensar sobre... creio que isto seja um dos fatores que explique essa dificuldade..
Budismo não está longe não, hinduísmo tem hare krishina preconceitos todos tem e fingem tolerância @$&^$@$&&🐸😠😎
Você agora chegou ao ponto...
Obrigada
Solidária com seus sentimentos em relação à questão do silenciamento. O mais difícil é a negação dos próprios espíritas em dialogar com posições críticas ou divergentes das visões tradicionais. Isso é comum acontecer na universidade também. Os cientistas não citam e nem convidam determinados cientistas que querem silenciar ou apagar.
Sou espírita a mais de 30 anos e sempre me perguntava sobre esse afastamento dos espíritas sobre questões críticas. Cheguei a conclusão de que muitos dirigentes e colaboradores das casas espíritas mais conhecidas e visíveis para a grande maioria da população, são fechados ao pensamento progressista, alguns por julgarem que a doutrina já está pronta desde sempre e não deve ser questionada e outros por falta ou medo de buscar mais conhecimentos além do que foi definido como padrões a serem seguidos. Mas por outro lado entendo que a abertura a discussões e críticas, se não forem conduzidas por pessoas que realmente conhecem as bases do espiritismo, podem nos levar a sérios problemas futuros que possam deturpar a seriedade do trabalho realizado até o momento.
Acredito cada vez mais que as pessoas são ignorantes e não gostam de estudar. Querem soluções magicas. Sobre ser de direita, na casa que pertenço temos pessoas de direita e de esquerda, mas temos negros, gays, lésbicas e mulheres trans. Pertenço a uma casa muito inclusiva graças a Nós que lutamos por isso.
Cirurgias plásticas troca de sexo e uma gambiarra, não chega nem perto !🐸
Uma prima que frequenta uma igreja aqui na zona sul que tem um padre que fala coisas boas, mas só não gostou quando declarou um dia que livros espíritas devem ser queimados.
Então por ai vemos que o tal extremismo esta forte também nas religiões.
Na esquerda ou direita quando menciono conceitos de Kardec , olhos esbugalhados como se estivessem visto um ET me encaram e no dia seguinte fazem cancelamento.
Muito bom.
Fé é atitude, reforma íntima para o bem e, sem alarde, sem palavras difíceis, sem congressos e livros caros, sempre exemplificando a HUMILDADE, CARIDADE E PACIÊNCIA, MUIIIIITA PACIÊNCIA! Nunca discussão teológica nem méritos por titulações! Ninguém me representa como espírita! Eu procuro exemplificar migalhas de semelhanças com atitudes cristãs! Não há inimigo maior para um espírita kardecista que outro espírita kardecista presunçoso ( são muitos)!
O Espiritismo incomoda mesmo minha querida Dora, cala fundo na alma, assusta pois chama a conhecê-lo... a indisposição para com os conhecimentos espiritistas deve-se a sua profundidade e quase nunca há disposição de mergulhar nesta realidade
CONFIA E SEGUE.
NÃO ESMOREÇA.
TE ACOMPANHO HÁ POUCO E
VOU COMPRAR SEU LIVRO.
TUA VIDA, Teu advogado! Viver, é delicado. Existir é fácil -
Minha família me educou no catolicismo, já frequentei igreja evangélica e me decepcionei ao constatar o mercantilismo da fé ali, leio muitos livros espíritas e questiono a atuação política de parlamentares espíritas, que propagam ódio e mentiras. Conclui: a verdade não está na religião. Por isso, ao acessar este canal fiquei feliz por saber que o Espiritismo, que admiro, não é propriedade dos fariseus. Penso que os progressistas perdem muito por não chamar a senhora para discutir diversidade religiosa.
Adorei sua crítica.
Poxa.......a maioria dos que se dizem espíritas, não procuram entender Kardec, imagina esses outros.......a ideia formada que eles tem é uma religião que ajuda as pessoas com passes quando aparece algum incômodo que não é físico......ou seja, seriedade, ZERO!! KEEP ROCKING, DORA!!!🤘🏼🤘🏼
Não tinha prestado atenção nisso, é uma forte denúncia
Pois então, sofremos um apagão dentro e fora do movimento.
Boa noite! ❤
Dora, eu sou professor e tenho relacionamento homoafetivo. Nunca sofri discriminacão por esse relacionamento, mas torcem o nariz quando falo que sou espirita.
Ja houve algumas ocasiões, no momento em que houve celebraçoes ecumenicas em escolas, catilicos e protestantes sao convidados para alguma fala , mas nunca fui chamado.
Companheira, tenho duas hipóteses. Uma sociológica, outra espiritual. Em termos sociológicos, penso que outras religiões ou são, por natureza, anti.sistemicas, como a umbanda ou o candomble. E outras tem setores históricos de resistência. Já o espiritismo aparece mesmo com uma hegemonia conservadora. Embora seja, a meu ver, a religião mais progressista em sua natureza.
Mas aí vem minha hipótese espiritual. Penso que há sim uma resistência espiritual, que ainda influência pelo isolamento do Espiritismo na Terra. Em teoria, já era para o Espiritismo ter unificado bilhões de pessoas, independente de suas religiões. A tal ponto que muitas verdades do Espiritismo já são aceitas pela maioria das pessoas, ao redor do mundo. Mas não com o nome, ou o conjunto explicativo do Espiritismo.
Mas creio que isso faz parte nossa batalha pela regeneração.
E para isso mesmo estamos encarnados juntos, neste momento histórico.
Avante, companheira! ❤❤❤
O Espiritismo propõe mudanças importantes no ser humano. A maioria não quer se auto conhecer, muito menos se esforçar para mudanças ético morais. Infelizmente.
Oi Dora, nem o ICL?
Vou na linha de muitos aqui. O Espiritismo incomoda muitos, tantos religiosos quanto a materialistas. O Espiritismo bem compreendido e aplicado, tiraria muitos da zona de conforto. A ética e a moral é o alicerce da doutrina.
Basta ver o capítulo O Ponto de Vista que está no Evangelho Segundo o Espiritismo.
Muitos religiosos e até mesmo espiritistas pregam a espiritualidade e seus conceitos mas na prática, vivem como materialistas. (materialismo como doutrina)
O materialismo como doutrina é o grande mal, a grande chaga da humanidade. Kardec diz: O Espiritismo é o maior antagonista do materialismo.
Infelizmente vai ser assim por muito tempo ainda. Somos Espiritos imperfeitos, planeta ainda em expiações e provas e são pouquíssimos os que querem mudar e despertar. No entanto muitos que evoluirem, que mudarem de ordem na escala espírita (terceira para segunda) estarão deixando o orbi e indo para outro que seja correspondente. Obrigado pelo belíssimo trabalho, Dora.
Como faço para adquirir esse livro?
Admiro muito Dora Incontri.
Muito obrigada achava que seria errado daminha parte pensar assim sendo espirita
Que tristeza.
Não é fácil contestar “crenças” com fatos da realidade científica.
Imagine como é com Umbanda e Candomble.
O espiritismo mostra que a responsabilidade pela sua condição presente e futura é de cada indivíduo. Isso é muito incômodo comparado-se com a possibilidade de cumprir um determinado rito e alcançar a salvação.
Boa Noite
Quando que os espíritas vão entender que espiritismo não é religião e quando foi codificado por Kardec era para servir a todas as religiões, mas por uma série de situações acabou se tornando em mais uma religião. E como religião é uma criação humana as vezes até mal interpretada, como todas. Eu não lembro qual espírito, em uma entrevista, (mas vcs devem lembrar), ele falou: “eu não disse que o espiritismo será a religião do futuro eu disse que o espiritismo é o futuro das religiões” mais claro do que isso é impossível.
Quando disse “não lembro” é porque com 85 anos a memória falha um pouco.
Nunca achei o espiritismo uma religião, mas sim uma filosofia que nos leva ao estudo.
O Marcelo Tas, no Provoca, não abriria espaço?
Tá sem som
Exatamente!13 min.Se incomodar o estabelecido vai querer calar!
Espiritismo tornou-se principalmente um ambiente religioso, ante a ciência e filosofia!
Olá...tenho acompanhado suas Lives. Onde encontro seu Livro citado nesse diálogo?
na minha opinião, todo ser humano que ainda não despertou para estudar novos conceitos de vida pela ciencia e a filosofia, não amadureceu para tal fato, isso é normal, isto não quer dizer que não pode conhecer outras formas de viver, que serve pra os nossos curiculo, isso é normal, muita paz.
É isso espiritismo seria liberdade, desconstrução, kardec nem criou religião.
Hoje estão igual as igrejas.
Tudo que for ameaça as crenças antigas, eles abafam, é um absurdo mesmo.
Esse negócio de religião é igual partido político facções.
Kardec desafiou tudo isso.
❤❤❤vc é corajosa, luz e bênçãos na sua caminhada.
Bem, como o Estado é laico, tive uma ideia nesse momento. Vamos todos sugerir um convidado Espírita para a TV BRASIL entrevistar? Tem em TV e no UA-cam. O que vocês acham? 👌
Chega de política. O espiritismo é renovação moral e adiantamento espiritual.
Dora , não será porque muitos espiritas são conservadores e de direita ?
Acho que a maioria é de direita sim. Percebi em um centro espírita que frequentei por muito tempo. Muitas pessoas tinham o Bozo como ídolo. 😢
Consigo compreender cristão que não gosta do Bolsonaro.
Mas não consigo compreender cristão, espírita ou não, que vota em um candidato com um discurso de amor e atitudes diametralmente contrárias.
Contrárias a família. A favor do aborto. Com diversos escândalos de corrupção comprovados e abafados pela força do Poder e, provavelmente do Governo Oculto.
Dinheiro de corrupção é dinheiro que deveria estar na saúde, segurança, educação.
@@cassiusbomfim158Bem, não foi provado nada contra o Lula. Mas o que eu gosto nele é que ele sempre está mais ao lado dos que mais necessitam. Quanto ao Bozo, ele e a família tem mais de cinquenta imóveis incompatíveis com a renda. Agora, além de outros crimes, foi iniciado por roubo de jóias. Fica a reflexão.
Nossa, to passada com essa obs do preconceito na Banca de eruditos. Se lá aconteceu imaginem fora desse universo. Triste.
Os princípios morais adotados pelo Espiritismo apavoram a esquerda.
Bom dia ,Dora.Sou portuguesa , vivo em Portugal e é daqui que a sigo.Aqui o espiritismo não é uma religião,mas há muitas associações espíritas e durante anos frequentei uma dessas associações. Infelizmente existe muito misticismo e cada associação pensa que é melhor que a outra,cada uma com os dogmas. É triste que seja assim. Os seus vídeos têm sido muito importantes para mim e gostaria de comprar o seu livro sobre Jesus. Como é que o poderei fazer ?
Próprio título do vídeo diz e afasta quem não deseja querer raciocinar para "romper a bolha", "Espiritualidade critica" ou ter "Espiritualidade Racional".