Pedro, suas palavras foram precisas - (...)volta ao primitivismo(...)abandono da política em favor da violência(...) precisamos trazer de volta o diálogo com quem pensa diferente (...) - foram cirurgicas sobre a atual conjuntura política do Brasil e do mundo.
O nível de interpretação de nossos irmãos brasileiros às vezes é limitado ao ponto de se fazer necessária uma explicação do óbvio. De qualquer modo, o que vale sempre é o debate. Boa sexta-feira a todos.
Você me inspirou um termo - Que eu quero classificar, mas não autoritariamente banir, tal qual aconteceu com seu irmão já existente e mais popular: É "Junk Politics".
O que surpreende não é o surgimento de psicopatas na política, candidatos com um vazio total. O que me surpreende é parcela enorme da sociedade aderir e apoiar idéias desses monstros. O que aconteceu com nosso povo? Cadê a mentalidade critica dessa gente?
Sabe o que aconteceu? É que o povo Sempre foi assim. Mas antes ainda tinham um mínimo de vergonha na cara. Mas depois que viram algumas pessoas e políticos extrapolando todo e qualquer limite e não serem devidamente punidos, se sentiram "no direito" de fazer igual. Sem contar a eterna indignação e manipulação política que cansa e desgasta o povo.
São as mídias sociais. Inocente que pensa que foi a cadeirada. Pode ter certeza que a galera maluca perdeu intenção de votos foi com a queda do Twitter. Se o whatsapp caísse, a gente quase teria uma eleição normal.
Não concordo. Respeito MUITO o Glauber e concordo com muitas das posições dele e da brilhante Sâmia Bonfim, mas não com todas. Mas ele errou ao chutar o idiota do MBL, fazendo exatamente o que era esperado e planejado por este grupelho fascista. Daí a cassar o mandato do Glauber há um imenso caminho. Atenuantes deveriam contar em favor do Glauber. Comparado com os absurdos feitos pelos deputados tiktokers, Glauber não fez nada.
Concordo plenamente que a incitação à violência nas redes sociais e sai explodindo na vida real. As redes tem responsabilidade nisso e é necessário regulação.
Camarada Pedro, os pm's têm vontade de ATIRAR na "cabecinha", é? Só que nas chamadas zonas nobres eles e o alto comando, têm vontade de beijar os pezinhos ...!!
Pedro, admirável sua posição contra a violência e esse comentário sobre o soco até assustador. Ferir fisicamente uma pessoa é bastante sem lógica mesmo. Não entra na minha tb. Não consigo nem me imaginar levantando a mal para alguém. Credo!
Quando vc manda um segmento da população"CALAR A BOCA" vai dar problema. Quando vc quer que parte de quem paga a conta no país seja calado e apenas pague a conta VAI DAR PROBLEMA!
Parabéns pelo trabalho Pedro. Gosto muito das suas análises (vc me parece muito sincero). Contudo, gostaria muito que vc olhasse com mais cuidado o trabalho do Jones Manoel. Sou um dos que o escuta bastante e gosta muito das análises dele. Talvez vcs discordem completamente no quesito econômico, o que faz parte conforme vc fala. Mas não cometa o erro de reduzir ele e seus ouvintes de bobos. Se for possível pegue principais vídeos dele e rebata, discuta. Isso ajudaria muito aos que escutam os dois. Obg, Rafael.
Leio notícias há muito tempo, no entanto, ouvindo os principais filósofos do Brasil, entendi o quão importante é a filosofia. Comecei a me informar menos, pois quando observamos a história, fica claro os ciclos e como as coisas se repetem. Ok, nunca tivemos tanta tecnologia, nunca o mundo teve 8 bilhões de pessoas, no entanto, o comportamento é o mesmo. Acho as redes sociais um câncer, no entanto, bolhas sempre existiram e as pessoas nunca gostaram de ser contestadas. O efeito das redes é de tornar essas bolhas intransponíveis e mais violentas. Por fim, a democracia não tem 300 anos, ok, ou seja, é um bebê recém nascido na história, no entanto, fica claro pra mim que, pelas principais características do ser humano (egoísta, cobiçoso e ganancioso), ela não combina. O regime democrático exige que as pessoas sejam mais vigilantes, que tenham uma postura mais crítica e mais solidária, tudo o que nós não somos. Sou democrata, no entanto, não é de se desprezar que, cansados de tanto político vagabundo e corrupto, quererem que o poder seja centralizado em uma única pessoa. Acho que pensa assim é ingênuo (exceto os fascistas que querem sempre se impor sobre os demais) pois acham que essa pessoa (ou ditador) será o salvador da pátria ou que cobrar ele, unicamente, é mais fácil do que cobrar milhares (deputados, governadores, presidente, etc). De novo, um breve olhar sobre a história já responde isso, mas com raras exceções, a maioria não tá nem aí com isso.
Esse citado "olhar de cima" em relação a certa parte (dominante) da esquerda me lembrou realmente a desconexão com a classe média. E uma razão para se somar a outras sobre isso está num artigo da FGV (vou ver se recupero a referência) que estudou e comparou a distribuição de renda no Brasil de 2010 a 2014. Por ali se viu um crescimento da participação na renda da classe pobre e manutenção da rica, enquanto que a média perdeu. Isso explica muita coisa, até a simpatia a se aliar a quem, ironicamente, representa quem ganhou com isso, a classe rica e, no Brasil, na verdade, a ultra rica. Então concordo com sua leitura, tanto do nariz enpinado quanto o desconhecimento que levou a desconexão. Por política e não por guerra...
A política estar nesse nível baixo por culpa do povo brasileiro, pois se a rejeição a determinadas atitudes e um percentual de aceitação abaixo de 10%, mudaria o comportamento do mau político
É engraçado que em um vídeo falando de violência politica, falando principalmente na cadeirada do Datena, Pedro consegue fazer um vídeo que no final fica parecendo que é a esquerda que é a causa da violência politica.
Esse negócio de cadeira é antigo.já, o Zé Dirceu organizou cadeirada no Finado Mario Covas quando ele.ja tava com câncer, mas bem a Esquerda tem carta branca pra fazer o que quiser
Fantasiou bem, hein?! Bem doido! Nesse episódio um manifestante jogou uma cadeira sobre um dos grupos que cercavam o Covas, e essa cadeira passou muito longe do governador. Pegar fatos claros para fazer distorção barata é coisa da extrema-direita-alucinada. - O que a esquerda tem a ver com aquilo? - A esquerda tem que responder por uma atitude/ato individual? Imagino que você seja um bolsonarista super apaixonado, em êxtase, delirando por aí. - Tá explicado!
Ao mocinho que disse estar disposto a dar um soco na cara de um adversário político, chamo a sua atenção para a possibilidade real de que, quem tenha apanhado, muitas vezes de forma covarde, não tenha o controle emocional para devolver a agressão na mesma medida. Geralmente a resposta é desproporcional irmão. Não vale a pena.
Se você reparar: Tem gente que já começou esse movimento - Já há pessoas efetivamente se matando por questões políticas... É só a coisa "pegar" de vez...
Concordo plenamente contigo. A gente não devia nem estar discutindo isso. Essa cadeirada no Marçal só serviu pra igualar a esquerda com os métodos da extrema direita. Lamentável .
Pedro, vou dividir com você, de graça, um dos maiores insights da minha vida a respeito do Ser Humano, que este episódio (E muitos dos comentários relacionados) me trouxe: "Justiça", essa coisa ilusória, frequentemente hipócrita, subjetiva e distorcida, é provavelmente o VALOR MAIS ARRAIGADO na psique humana. O mais galgado em nosso deplorável DNA. "Justiça", na psique da nossa Espécie, é provavelmente o valor mais forte e aproximadamente IMBATÍVEL (Não perdendo para qualquer outro; Como Razão (Um valor fraquíssimo, diga-se de passagem); Progresso; Liberdade!). "Justiça" pode justificar um assassinato. Uma cadeirada (Ou três). A "Legítima Defesa da Honra". QUALQUER COISA. Se for """"""justo"""""": Está tudo, TUDO, certo! Uma ideia de "Justiça", seja ela, como dito, deturpada, subjetiva, ingênua, ou qualquer outra coisa: É o caminho mais rápido para o coração da aproximada totalidade das pessoas! ...Enquanto "Injustiça" - A este eu já havia chegado, faz algum tempo, mas é complementar ao atual -, mesmo que falso - E geralmente é -, é um dos sentimentos com o maior potencial de atingir, profunda, duradoura e efetivamente, a alma de um Homem Médio. Eis, aqui, uma chave PODEROSÍSSIMA de convencimento. A miragem grandemente responsável inclusive pelo ponto onde, através de tantas revoluções, nós chegamos. "Justiça". ...Então, não se trata de convencer se algo é "Certo" ou "Errado", se é "Vantajoso" ou "Desvantajoso", se é "Coerente" ou "Incoerente", se é "Sustentável" ou "Insustentável", mas sim: Se é """Justo""" ou """Injusto""". Entende?! """Justiça""".
Exemplos: O homem hétero, principalmente se for cristão, está sendo injustiçado, MASSACRADO, pelo sistema! (Se quiser substituir o "homem" pela "mulher" e o "sistema" pelo """Patriarcado""": Fique à vontade!) Despejar dinheiro público em populismo econômico, para cuidar (?!) das pessoas pobres, é justo!
Não é à toa, afinal, que um dos maiores apelos das campanhas de marketing do comércio é o: "Você merece!". (Dessa "justiça" é muito fácil convencer as pessoas...)
Não que devamos proibir campanhas de marketing ou discursos políticos, Pedro! NÃO É O QUE EU ESTOU DIZENDO! Censura não é solução (Real), PRA COISA ALGUMA.
Desculpa, Pedro, mas tem hora que só a violência resolve. A gente fala tanto do paradoxo da tolerância... Não chegamos ao ponto em que os inimigos da democracia e da República usaram de violência? Não chegamos no ponto em que o crime organizado rouba território da República e toma para si? Já passou da hora de usar a violência há muito tempo, mas a sua geração, infelizmente, não soube criar uma república que a minha pudesse herdar. O que nos restou é um Estado que serve às mesmas elites que fundaram o país, só que agora a gente não consegue andar na rua sem medo de sofrer violência. É pra fazer o quê? Ter paciência com quem não tem um pingo de apreço pelas nossas vidas. Desculpa, mas eu acho que não.
Concordo com as críticas ao Glauber, mas comparar a situação vivida pelo Datena com uma discussão entre pai e filho, com brigas de casal, etc., é o fim da picada. Imagine um cara chamar alguém de estuprador em rede nacional, e, ainda por cima, dizer que ele não é homem para reagir, que é um arregão. Poxa! Não é nem questão de 'sangue de barata', trata-se, ali, de uma necessidade fisiológica - reagir. Quem não experimentou aquilo na pele, faz análises desse tipo; distantes superficiais e cheias de sublimação.
Acredito ser muito difícil encontrar um humano, sobretudo a partir de duas décadas de existência, que "não experimentou aquilo na pele". E no entanto, FELIZMENTE, é menos difícil encontrar pessoas que reagem de DIFERENTES MANEIRAS àquilo. Assim como se tem gente em favelas - E fora delas - que vive de crimes, e que vive de trabalho. Querer justificar a violência objetiva - Uma "Paulada" é uma "Paulada" aqui, na Nova Zelândia, em Papua-Nova Guiné, e na China, já sobre uma """Ofensa""" (?!), se você perguntar para mim e pro meu vizinho é capaz de obter respostas completamente diferentes - é dar uma piscadela para a barbárie.
@@IGeraldo Barbárie é você ser chamado de 3stuprad0r em rede nacional de TV/internet e, logo em seguida, ouvir que não é homem para reagir, que é um arregão, etc.. Como dizem por aí; 'a palavra tem poder'. Palavras doem tanto quanto uma pancada. Se você quiser machucar alguém com palavras, saiba que elas podem quebrar esse alguém muito mais do que umas dez pancadas. Eu não defendo barbárie e violência. Casos assim são pontuais.
@@zearara87 Outro erro dele foi dizer que "é coisa de homem que precisa provar que é macho". Ele nunca viu mulher sair no tapa com outra quando se sente desonrada? Vai ver o que acontece com a amante quando a mulher flagra ela se agarrando com o namorado/marido... já vi barbáries de verdade, como pegar a tesoura e cortar o cabelo da outra, já vi mulher jogar urina na cara da outra...
@@zearara87 Pelo contrário, não é a palavra que tem poder, é a pessoa que dá esse poder a palavra. Toda pessoa violenta ou destemperada tem o mesmo problema: Empoderar demais palavras ofensivas e vazias, se tornando uma presa fácil pra cair em uma armadilha emocional como a do Marçal, e fazer besteira. Daí tmb vem essa baboseira risível e totalmente primitiva de precisar "defender a honra", e etc. Aff... Palavras não tem nenhum poder sobre vc, e não podem te atingir dessa forma, a menos que vc permita e dê esse poder a elas; e é justamente esse nosso lado, que permite isso, que muitas vezes precisa de terapia. E eu falo isso de experiência própria, até pq, é preciso muita evolução pra não cair nessas armadilhas de vez em quando. Isso sem falar na masculinidade EXTREMAMENTE frágil de certos homens.
Visão infantil e idealizada de política. Guerra é política; política é guerra; é conflito. Bobo é achar política é diálogo e busca de consenso. Isso é a primeira série da política
Política deveria ser a busca do consenso. Sim, guerra é uma decisão política. Tudo é política. Sem a politica é a lei do mais forte, da maioria, do mais poderoso. A diplomacia é politica entre culturas e costumes diferentes. A violência é a pré escola, é a falta de democracia.
@@rubenscardoso5930 não existe consenso com quem quer lucrar em cima do sofrimento, exploração e morte alheia. Não existe consenso entre o bem estar do povo e o da classe dominante. Não existe boa fé e diálogo na luta de classes. As nossas instituições são violentíssimas Não existe boa fé no agro, na burguesia nacional e internacional, no imperialismo. Não existe boa fé na política de austeridade tocada ao redor do mundo e no Brasil. Os aplicadores dessas leis sabem os efeitos concretos disso na vida da população. Austeridade mata. E austeridade é o que todos ali defendem, porque até o Boulos se cala diante do novo teto de gastos do governo Lula. Com austeridade não se acaba com fome, não se resolve segurança pública, não se protege meio ambiente, não se melhora a educação. Austeridade mata. E, mesmo assim, até o campo progressista, liderado por Lula e Boulos, apoiam a austeridade. Tem que ser muito sangue de barata pra não querer reagir violentamente à política institucional e seus representantes domesticados. Marçal encanta porque ele é rebelde; fajuto, porém rebelde. O Boulos se apaga porque ele defende as instituições, apoia projetos que prejudicam a sua própria base do MTST e fica com piadinha de tiozão do pavê e querendo posar de bom moço. O país pegando fogo e vocês querendo que o bom mocismo e a "moderação" (leia-se manter-se neutro, ou, em outras palavras, apoiar o caos fazendo vista grossa) Não vivemos em uma democracia. Nunca vivemos.
Hahahaha, quanta infantilidade! É óbvio que política envolve conflito e a guerra é um instrumento utilizado pela política. Mas política é justamente fundada no acordo entre poderes conflituosos que, não havendo capacidade de um suplantar o outro, estabelecem regras para a distribuição recíproca de poder. Ou seja, é a solução oposta à guerra. Isso é o abc
vejam o que é um cara arrogante: “vocês não entenderam a questão básica que eu levantei…”; depois o bla bla bla de quem estivesse falando pra uma audiência de crianças; esse cara é um blefe, um diletante que só conhece o próprio espelho !
Seria interessante complementar essa matéria com o que a extrema esquerda tem feito nas universidades públicas. Aí representaria melhor o que existe hoje na realidade.
ANTES OS JORNALISTAS E ESQUERDA BATIA 24 HORAS POR DIA E TODO DIA NO BOLSONARO,AGORA O MARÇAL FAZ O MESMO COM ELES,ESTAO FINGINDO DEMENCIA AGORA 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Acho que tem um quê de performance. O sujeito não exatamente acredita que dar uma cadeirada seja uma boa ideia: ele simplesmente repete comportamentos que viu tantos outros fazerem. Faz o que acha que se espera do personagem. Macaco vê, macaco faz. E numa sociedade violenta…
Provocação é violência psicológica. Está na hora de criminalizar a violência "socialmente aceitável". O mediador do debate deveria ter dito "Não, Marçal" há muuuuito tempo antes.
Hahahahahahahaha Estamos chegando lá! "Injúria" e "Difamação", mais do que existirem como tipificações penais, estão ganhando cada dia mais e mais musculatura! Talvez seja o caso de propor os crimes de "Falta de Educação" e "Chateação".
Marçal é um Conservador. Só. É que ser virulento e populista (Estes independem de espectro) deixa as pessoas ressabiadas. ...Mas, para ser pelo menos radical, ele precisaria ser no mínimo "anti-gay" (Como Bolsonaro e Meloni) ou "anti-institucional" (Como Bolsonaro, Trump, Erdogan, Modi, Orbán e Andrzej Duda), coisas que não é.
@@IGeraldo Marçal é só um caipira, vigarista e inculto. Não tem sofisticação de um conservador de verdade. Ele deveria aprender com o conterrâneo dele, Caiado, o que é ser conservador.
12:45 Aí fica difícil te defender, Pedro. Falou como se sair no braço fosse questão de escolha válida e clean. Não sei como foi o ambiente onde você cresceu ou as coisas que vinham até você, mas pra uma galera sair no braço não é questão de escolha, viu?
Se for você e um tigre, ou você e o Datena com uma faca: É claro que a violência se torna justificada... Daí não estamos falando mais de "ferramenta de relacionamento", mas de "sobrevivência" (Sua e/ou dos seus).
Vc falha em atribuir a violencia a só um lado do espectro politico. Existe sim uma extrema wsquerda, inclusive esta no poder agora. Saimos de um pais do autoratarismo nacional cristão para o facismo.
Pedro, eu NECESSITO discordar de você em um aspecto, mesmo antes de terminar o vídeo: A Violência NÃO É UM "ACIDENTE". Ela não "explode", na conotação de consequência inevitável e determinística de processos anteriores. Se eu for pra TV falar o dia inteiro que as pessoas deveriam tentar voar, e alguém pular de um telhado: A culpa vai ser TODA E LOCALIZADAMENTE do idiota que o fez! Na contramão de todas as pessoas que NÃO O FIZERAM.
Se formos pautar toda a sociedade, o que se pode dizer ou não, o que se pode fazer ou não, o que pode passar na TV ou não, com base NOS PIORES POTENCIAIS DE VULNERABILIDADE POSSÍVEIS: Vamos construir uma sociedade muito ruim. Engessada.
Você sempre fala em ouvir o outro e que a arrogância da esquerda afasta os homens de classe média baixa, daí você chama quem é de alguns nichos da esquerda de bobos? 🤔
Tem pessoas que são mais do que bobas, em alguns nichos da Esquerda. E da Direita também. Pedro não prega tapar o Sol com a peneira. Ele propõe, justamente, superar a BOBAJADA.
Você está se afastando cada vez mais da possibilidade de diálogo. Narrativa de extrema esquerda, ofendendo diretamente qualquer um que discorde de você. Todo mundo está vendo. Não funciona mais.
Não sou de cair na mão com ninguém, mas não lido com o nível de pressão de Glauber, que teve cunhado assassinado não faz um ano e tem que aguentar pseudo movimento com tática passivo agressivo. Não taco pedras nem cancelo, tento compreender o contexto que eliciou o fenômeno - algo muito mais semiótica que agressivo, o chute na bunda foi mais um empurrão do que uma bicuda
Pedro, suas palavras foram precisas - (...)volta ao primitivismo(...)abandono da política em favor da violência(...) precisamos trazer de volta o diálogo com quem pensa diferente (...) - foram cirurgicas sobre a atual conjuntura política do Brasil e do mundo.
Neo fascismo ponto
Isso! A civilização é, por definição, a negação à violência e a substituição dela pelo diálogo.
Pedro, bastante sensato. Parabéns pelo crescimento do Meio. Estou aqui desde 2018. Sucesso!
Pedro Dória, sou assinante do meio e vejo que o meio vem se tornando uma fonte de informação muito importante. Parabéns!!!
E obrigado.
O nível de interpretação de nossos irmãos brasileiros às vezes é limitado ao ponto de se fazer necessária uma explicação do óbvio. De qualquer modo, o que vale sempre é o debate. Boa sexta-feira a todos.
Você me inspirou um termo - Que eu quero classificar, mas não autoritariamente banir, tal qual aconteceu com seu irmão já existente e mais popular: É "Junk Politics".
O que surpreende não é o surgimento de psicopatas na política, candidatos com um vazio total. O que me surpreende é parcela enorme da sociedade aderir e apoiar idéias desses monstros.
O que aconteceu com nosso povo?
Cadê a mentalidade critica dessa gente?
Sabe o que aconteceu? É que o povo Sempre foi assim. Mas antes ainda tinham um mínimo de vergonha na cara. Mas depois que viram algumas pessoas e políticos extrapolando todo e qualquer limite e não serem devidamente punidos, se sentiram "no direito" de fazer igual. Sem contar a eterna indignação e manipulação política que cansa e desgasta o povo.
@@irineujoaquimfigueredo310 metade do Brasil é podre, foi isso que as eleições de 2018 provaram.
@@ramonmarcondes3915 chama-se impunidade. Ninguém aguenta mais tanta impunidade
São as mídias sociais. Inocente que pensa que foi a cadeirada. Pode ter certeza que a galera maluca perdeu intenção de votos foi com a queda do Twitter. Se o whatsapp caísse, a gente quase teria uma eleição normal.
Esse é o ponto mesmo, Irineu. O Brasil adoeceu. Bizarro.
Glauber está CERTÍSSIMO!
Não concordo. Respeito MUITO o Glauber e concordo com muitas das posições dele e da brilhante Sâmia Bonfim, mas não com todas. Mas ele errou ao chutar o idiota do MBL, fazendo exatamente o que era esperado e planejado por este grupelho fascista. Daí a cassar o mandato do Glauber há um imenso caminho. Atenuantes deveriam contar em favor do Glauber. Comparado com os absurdos feitos pelos deputados tiktokers, Glauber não fez nada.
@@rubenscardoso5930 BLÁ BLÁ BLÁ!!!!!!! Sem a violência ou a expectativa de uso da violência NÃO É POSSÍVEL a democracia ou a vida em sociedade.
Concordo plenamente que a incitação à violência nas redes sociais e sai explodindo na vida real. As redes tem responsabilidade nisso e é necessário regulação.
Camarada Pedro, os pm's têm vontade de ATIRAR na "cabecinha", é? Só que nas chamadas zonas nobres eles e o alto comando, têm vontade de beijar os pezinhos ...!!
Meio, uma ilha se sanidade num mar de loucura.
Pedro, admirável sua posição contra a violência e esse comentário sobre o soco até assustador. Ferir fisicamente uma pessoa é bastante sem lógica mesmo. Não entra na minha tb. Não consigo nem me imaginar levantando a mal para alguém. Credo!
Eu não quero ir "jantar fora com uma galera e tomando água ser forçado a pagar pelo uísque que o outro tomou".
Quando vc manda um segmento da população"CALAR A BOCA" vai dar problema.
Quando vc quer que parte de quem paga a conta no país seja calado e apenas pague a conta VAI DAR PROBLEMA!
Parabéns pelo trabalho Pedro. Gosto muito das suas análises (vc me parece muito sincero). Contudo, gostaria muito que vc olhasse com mais cuidado o trabalho do Jones Manoel. Sou um dos que o escuta bastante e gosta muito das análises dele. Talvez vcs discordem completamente no quesito econômico, o que faz parte conforme vc fala. Mas não cometa o erro de reduzir ele e seus ouvintes de bobos. Se for possível pegue principais vídeos dele e rebata, discuta. Isso ajudaria muito aos que escutam os dois. Obg, Rafael.
Verdade, o Glauber Braga que o diga
20/09/24. A culpa da violência é da vítima. 😮😮
Pedro, uma dúvida, todos que trabalham no Meio são clts?
Não dá para antecipar a eleição de SP não? Moro no Rio e não aguento mais ouvir falar em Pablo Marçal!!!
Leio notícias há muito tempo, no entanto, ouvindo os principais filósofos do Brasil, entendi o quão importante é a filosofia. Comecei a me informar menos, pois quando observamos a história, fica claro os ciclos e como as coisas se repetem. Ok, nunca tivemos tanta tecnologia, nunca o mundo teve 8 bilhões de pessoas, no entanto, o comportamento é o mesmo. Acho as redes sociais um câncer, no entanto, bolhas sempre existiram e as pessoas nunca gostaram de ser contestadas. O efeito das redes é de tornar essas bolhas intransponíveis e mais violentas. Por fim, a democracia não tem 300 anos, ok, ou seja, é um bebê recém nascido na história, no entanto, fica claro pra mim que, pelas principais características do ser humano (egoísta, cobiçoso e ganancioso), ela não combina. O regime democrático exige que as pessoas sejam mais vigilantes, que tenham uma postura mais crítica e mais solidária, tudo o que nós não somos. Sou democrata, no entanto, não é de se desprezar que, cansados de tanto político vagabundo e corrupto, quererem que o poder seja centralizado em uma única pessoa. Acho que pensa assim é ingênuo (exceto os fascistas que querem sempre se impor sobre os demais) pois acham que essa pessoa (ou ditador) será o salvador da pátria ou que cobrar ele, unicamente, é mais fácil do que cobrar milhares (deputados, governadores, presidente, etc). De novo, um breve olhar sobre a história já responde isso, mas com raras exceções, a maioria não tá nem aí com isso.
Esse citado "olhar de cima" em relação a certa parte (dominante) da esquerda me lembrou realmente a desconexão com a classe média. E uma razão para se somar a outras sobre isso está num artigo da FGV (vou ver se recupero a referência) que estudou e comparou a distribuição de renda no Brasil de 2010 a 2014. Por ali se viu um crescimento da participação na renda da classe pobre e manutenção da rica, enquanto que a média perdeu. Isso explica muita coisa, até a simpatia a se aliar a quem, ironicamente, representa quem ganhou com isso, a classe rica e, no Brasil, na verdade, a ultra rica. Então concordo com sua leitura, tanto do nariz enpinado quanto o desconhecimento que levou a desconexão. Por política e não por guerra...
A política estar nesse nível baixo por culpa do povo brasileiro, pois se a rejeição a determinadas atitudes e um percentual de aceitação abaixo de 10%, mudaria o comportamento do mau político
Representação política é o oposto da autogestão da sociedade.
O Brasil está dividido, antigamente tinha uma certa união, mas isso acabou
Saída do Brasil é o Aeroporto ❤
É engraçado que em um vídeo falando de violência politica, falando principalmente na cadeirada do Datena, Pedro consegue fazer um vídeo que no final fica parecendo que é a esquerda que é a causa da violência politica.
Esse negócio de cadeira é antigo.já, o Zé Dirceu organizou cadeirada no Finado Mario Covas quando ele.ja tava com câncer, mas bem a Esquerda tem carta branca pra fazer o que quiser
Fantasiou bem, hein?! Bem doido!
Nesse episódio um manifestante jogou uma cadeira sobre um dos grupos que cercavam o Covas, e essa cadeira passou muito longe do governador.
Pegar fatos claros para fazer distorção barata é coisa da extrema-direita-alucinada. - O que a esquerda tem a ver com aquilo? - A esquerda tem que responder por uma atitude/ato individual?
Imagino que você seja um bolsonarista super apaixonado, em êxtase, delirando por aí.
- Tá explicado!
Com certeza sair no braço é primitivo. Um político devia estar acima disso.
Foram quase três meses entre a morte do Edson Luiz e a passeata dos cem mil ; 28 de março; 26 de junho.
Ao mocinho que disse estar disposto a dar um soco na cara de um adversário político, chamo a sua atenção para a possibilidade real de que, quem tenha apanhado, muitas vezes de forma covarde, não tenha o controle emocional para devolver a agressão na mesma medida. Geralmente a resposta é desproporcional irmão. Não vale a pena.
Qual a sua sugestão para combater o fascismo?
Segundo o Pedro é por meio do diálogo 🤷♂️
Guerra Civil
Se você reparar: Tem gente que já começou esse movimento - Já há pessoas efetivamente se matando por questões políticas... É só a coisa "pegar" de vez...
Fala pra Kamala Harris conversar antes de ordenar bombardeio de pobre.
Concordo plenamente contigo. A gente não devia nem estar discutindo isso. Essa cadeirada no Marçal só serviu pra igualar a esquerda com os métodos da extrema direita. Lamentável .
Tira o adesivo Procel do ar condicionado pfv. Obrigado
Concordo
Pedro, vou dividir com você, de graça, um dos maiores insights da minha vida a respeito do Ser Humano, que este episódio (E muitos dos comentários relacionados) me trouxe: "Justiça", essa coisa ilusória, frequentemente hipócrita, subjetiva e distorcida, é provavelmente o VALOR MAIS ARRAIGADO na psique humana. O mais galgado em nosso deplorável DNA.
"Justiça", na psique da nossa Espécie, é provavelmente o valor mais forte e aproximadamente IMBATÍVEL (Não perdendo para qualquer outro; Como Razão (Um valor fraquíssimo, diga-se de passagem); Progresso; Liberdade!).
"Justiça" pode justificar um assassinato. Uma cadeirada (Ou três). A "Legítima Defesa da Honra". QUALQUER COISA.
Se for """"""justo"""""": Está tudo, TUDO, certo!
Uma ideia de "Justiça", seja ela, como dito, deturpada, subjetiva, ingênua, ou qualquer outra coisa: É o caminho mais rápido para o coração da aproximada totalidade das pessoas!
...Enquanto "Injustiça" - A este eu já havia chegado, faz algum tempo, mas é complementar ao atual -, mesmo que falso - E geralmente é -, é um dos sentimentos com o maior potencial de atingir, profunda, duradoura e efetivamente, a alma de um Homem Médio.
Eis, aqui, uma chave PODEROSÍSSIMA de convencimento. A miragem grandemente responsável inclusive pelo ponto onde, através de tantas revoluções, nós chegamos. "Justiça".
...Então, não se trata de convencer se algo é "Certo" ou "Errado", se é "Vantajoso" ou "Desvantajoso", se é "Coerente" ou "Incoerente", se é "Sustentável" ou "Insustentável", mas sim: Se é """Justo""" ou """Injusto""". Entende?!
"""Justiça""".
Exemplos:
O homem hétero, principalmente se for cristão, está sendo injustiçado, MASSACRADO, pelo sistema!
(Se quiser substituir o "homem" pela "mulher" e o "sistema" pelo """Patriarcado""": Fique à vontade!)
Despejar dinheiro público em populismo econômico, para cuidar (?!) das pessoas pobres, é justo!
Não é à toa, afinal, que um dos maiores apelos das campanhas de marketing do comércio é o: "Você merece!".
(Dessa "justiça" é muito fácil convencer as pessoas...)
Não que devamos proibir campanhas de marketing ou discursos políticos, Pedro!
NÃO É O QUE EU ESTOU DIZENDO!
Censura não é solução (Real), PRA COISA ALGUMA.
O Pedro hoje fez o vídeo direto da sauna kkkkkk
Engraçado que quem deu a cadeirada é de esquerda 😂😂😂 contra outra vai
Desculpa, Pedro, mas tem hora que só a violência resolve. A gente fala tanto do paradoxo da tolerância... Não chegamos ao ponto em que os inimigos da democracia e da República usaram de violência? Não chegamos no ponto em que o crime organizado rouba território da República e toma para si? Já passou da hora de usar a violência há muito tempo, mas a sua geração, infelizmente, não soube criar uma república que a minha pudesse herdar. O que nos restou é um Estado que serve às mesmas elites que fundaram o país, só que agora a gente não consegue andar na rua sem medo de sofrer violência. É pra fazer o quê? Ter paciência com quem não tem um pingo de apreço pelas nossas vidas. Desculpa, mas eu acho que não.
Concordo com as críticas ao Glauber, mas comparar a situação vivida pelo Datena com uma discussão entre pai e filho, com brigas de casal, etc., é o fim da picada.
Imagine um cara chamar alguém de estuprador em rede nacional, e, ainda por cima, dizer que ele não é homem para reagir, que é um arregão. Poxa! Não é nem questão de 'sangue de barata', trata-se, ali, de uma necessidade fisiológica - reagir.
Quem não experimentou aquilo na pele, faz análises desse tipo; distantes superficiais e cheias de sublimação.
Acredito ser muito difícil encontrar um humano, sobretudo a partir de duas décadas de existência, que "não experimentou aquilo na pele". E no entanto, FELIZMENTE, é menos difícil encontrar pessoas que reagem de DIFERENTES MANEIRAS àquilo.
Assim como se tem gente em favelas - E fora delas - que vive de crimes, e que vive de trabalho.
Querer justificar a violência objetiva - Uma "Paulada" é uma "Paulada" aqui, na Nova Zelândia, em Papua-Nova Guiné, e na China, já sobre uma """Ofensa""" (?!), se você perguntar para mim e pro meu vizinho é capaz de obter respostas completamente diferentes - é dar uma piscadela para a barbárie.
@@IGeraldo Barbárie é você ser chamado de 3stuprad0r em rede nacional de TV/internet e, logo em seguida, ouvir que não é homem para reagir, que é um arregão, etc..
Como dizem por aí; 'a palavra tem poder'.
Palavras doem tanto quanto uma pancada.
Se você quiser machucar alguém com palavras, saiba que elas podem quebrar esse alguém muito mais do que umas dez pancadas.
Eu não defendo barbárie e violência. Casos assim são pontuais.
Se palavras têm TANTO poder: Creio que as pessoas deveriam usá-las no lugar dos punhos, dos revólveres e das cadeiras.
@@zearara87 Outro erro dele foi dizer que "é coisa de homem que precisa provar que é macho". Ele nunca viu mulher sair no tapa com outra quando se sente desonrada? Vai ver o que acontece com a amante quando a mulher flagra ela se agarrando com o namorado/marido... já vi barbáries de verdade, como pegar a tesoura e cortar o cabelo da outra, já vi mulher jogar urina na cara da outra...
@@zearara87 Pelo contrário, não é a palavra que tem poder, é a pessoa que dá esse poder a palavra. Toda pessoa violenta ou destemperada tem o mesmo problema: Empoderar demais palavras ofensivas e vazias, se tornando uma presa fácil pra cair em uma armadilha emocional como a do Marçal, e fazer besteira. Daí tmb vem essa baboseira risível e totalmente primitiva de precisar "defender a honra", e etc. Aff... Palavras não tem nenhum poder sobre vc, e não podem te atingir dessa forma, a menos que vc permita e dê esse poder a elas; e é justamente esse nosso lado, que permite isso, que muitas vezes precisa de terapia. E eu falo isso de experiência própria, até pq, é preciso muita evolução pra não cair nessas armadilhas de vez em quando. Isso sem falar na masculinidade EXTREMAMENTE frágil de certos homens.
Qualidade ruim do som. Um horror
Visão infantil e idealizada de política. Guerra é política; política é guerra; é conflito. Bobo é achar política é diálogo e busca de consenso. Isso é a primeira série da política
Política deveria ser a busca do consenso. Sim, guerra é uma decisão política. Tudo é política.
Sem a politica é a lei do mais forte, da maioria, do mais poderoso. A diplomacia é politica entre culturas e costumes diferentes.
A violência é a pré escola, é a falta de democracia.
@@rubenscardoso5930 não existe consenso com quem quer lucrar em cima do sofrimento, exploração e morte alheia. Não existe consenso entre o bem estar do povo e o da classe dominante.
Não existe boa fé e diálogo na luta de classes. As nossas instituições são violentíssimas
Não existe boa fé no agro, na burguesia nacional e internacional, no imperialismo. Não existe boa fé na política de austeridade tocada ao redor do mundo e no Brasil. Os aplicadores dessas leis sabem os efeitos concretos disso na vida da população. Austeridade mata. E austeridade é o que todos ali defendem, porque até o Boulos se cala diante do novo teto de gastos do governo Lula. Com austeridade não se acaba com fome, não se resolve segurança pública, não se protege meio ambiente, não se melhora a educação. Austeridade mata. E, mesmo assim, até o campo progressista, liderado por Lula e Boulos, apoiam a austeridade.
Tem que ser muito sangue de barata pra não querer reagir violentamente à política institucional e seus representantes domesticados.
Marçal encanta porque ele é rebelde; fajuto, porém rebelde. O Boulos se apaga porque ele defende as instituições, apoia projetos que prejudicam a sua própria base do MTST e fica com piadinha de tiozão do pavê e querendo posar de bom moço.
O país pegando fogo e vocês querendo que o bom mocismo e a "moderação" (leia-se manter-se neutro, ou, em outras palavras, apoiar o caos fazendo vista grossa)
Não vivemos em uma democracia. Nunca vivemos.
Hahahaha, quanta infantilidade! É óbvio que política envolve conflito e a guerra é um instrumento utilizado pela política. Mas política é justamente fundada no acordo entre poderes conflituosos que, não havendo capacidade de um suplantar o outro, estabelecem regras para a distribuição recíproca de poder. Ou seja, é a solução oposta à guerra. Isso é o abc
Estive nas duas passeatas e lembro das datas até hoje
Pelo menos um mic de lapela né Pedro!! Qualidade deplorável o áudio.
vejam o que é um cara arrogante: “vocês não entenderam a questão básica que eu levantei…”; depois o bla bla bla de quem estivesse falando pra uma audiência de crianças; esse cara é um blefe, um diletante que só conhece o próprio espelho !
Seria interessante complementar essa matéria com o que a extrema esquerda tem feito nas universidades públicas.
Aí representaria melhor o que existe hoje na realidade.
ANTES OS JORNALISTAS E ESQUERDA BATIA 24 HORAS POR DIA E TODO DIA NO BOLSONARO,AGORA O MARÇAL FAZ O MESMO COM ELES,ESTAO FINGINDO DEMENCIA AGORA 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Pedro nunca lê meus comentários
Se ele ler, na verdade, em geral é um mau sinal - Fora algumas exceções.
@@IGeraldopior que eu concordo com você.
Pedro! vc é um " Meio: Meio cabo eleitoral da esquerda 😢
E mesmo assim você não denuncia o massacre de Israel contra civis. Sua violência é de uma pessoa covarde e manipuladora.
Faz o MMMMMMM
Acho que tem um quê de performance.
O sujeito não exatamente acredita que dar uma cadeirada seja uma boa ideia: ele simplesmente repete comportamentos que viu tantos outros fazerem. Faz o que acha que se espera do personagem.
Macaco vê, macaco faz.
E numa sociedade violenta…
Quero dar parabéns pelo streaming! Mas também não posso deixar de notar que o áudio está um lixo...
Toda vez que te ouço, vejo que estou do lado certo!! O lado que não é o seu
Ouvir o povo é fácil, difícil são os bilionários fazerem algo pra mudar a realidade do povo
Se os bilionários forem ser pais do povo: Vão ter que dormir com as mães dele!
Já pensou por esse lado?
Esse coitado que fez o comentário do soco provavelmente nunca bateu em ninguém.
Deixe de conversa fiada, mané.
Caso fizesse isso ele se ajudaria mais do que imagina.
(Independentemente de já ter arrancado "melzinho" de quem quer que seja ou não.)
Vc tá mt bem pra 50, né, Pedro?
Por sinal em todos os sentidos - Ter chegado aí sem maltratar fisicamente ninguém é o básico (do básico), mas lamentavelmente também é um MARCO.
...E lançando streaming...
(O cara é ANTENADO!)
Você continua confundindo esquerda radical com "extrema" esquerda. Precisa melhorar isso aí, Doria.
Provocação é violência psicológica.
Está na hora de criminalizar a violência "socialmente aceitável".
O mediador do debate deveria ter dito "Não, Marçal" há muuuuito tempo antes.
Hahahahahahahaha
Estamos chegando lá!
"Injúria" e "Difamação", mais do que existirem como tipificações penais, estão ganhando cada dia mais e mais musculatura!
Talvez seja o caso de propor os crimes de "Falta de Educação" e "Chateação".
"Não Utilização de Pronome Preferido".
"Verbalização de Palavreado Vulgar".
"Flatulência Pública".
🤜🏽✨
Só me responda uma pergunta: quais os conflitos (guerras) durante o governo Trump?
Marçal é de extrema direita?
Meu Deus. 😂
Ele é o que então? De centro? "Anti-sistema"? kkkk
Marçal é um Conservador. Só.
É que ser virulento e populista (Estes independem de espectro) deixa as pessoas ressabiadas.
...Mas, para ser pelo menos radical, ele precisaria ser no mínimo "anti-gay" (Como Bolsonaro e Meloni) ou "anti-institucional" (Como Bolsonaro, Trump, Erdogan, Modi, Orbán e Andrzej Duda), coisas que não é.
Se for chamar de "radical" por causa de "nós contra eles" então tem mesmo esquerda radical no país também - Governando-o.
@@IGeraldo Marçal é só um caipira, vigarista e inculto. Não tem sofisticação de um conservador de verdade. Ele deveria aprender com o conterrâneo dele, Caiado, o que é ser conservador.
12:45 Aí fica difícil te defender, Pedro. Falou como se sair no braço fosse questão de escolha válida e clean. Não sei como foi o ambiente onde você cresceu ou as coisas que vinham até você, mas pra uma galera sair no braço não é questão de escolha, viu?
Depois q cresceu, já tem escolha. Sempre. Me desculpa, mas é escolha, sim.
É - ESCOLHA - SIM.
Não é COINCIDÊNCIA, por exemplo, o Pedro nunca ter """explodido""".
Ele é humano. Nem mais, nem menos, que José Luiz Datena.
Dificilmente o Pedro estava falando de casos extremos.
E quando falo de situação extrema, falo de extrema mesmo. Mera provocação não se enquadra aqui.
Se for você e um tigre, ou você e o Datena com uma faca: É claro que a violência se torna justificada...
Daí não estamos falando mais de "ferramenta de relacionamento", mas de "sobrevivência" (Sua e/ou dos seus).
Vc falha em atribuir a violencia a só um lado do espectro politico. Existe sim uma extrema wsquerda, inclusive esta no poder agora. Saimos de um pais do autoratarismo nacional cristão para o facismo.
Pedro, eu NECESSITO discordar de você em um aspecto, mesmo antes de terminar o vídeo: A Violência NÃO É UM "ACIDENTE". Ela não "explode", na conotação de consequência inevitável e determinística de processos anteriores.
Se eu for pra TV falar o dia inteiro que as pessoas deveriam tentar voar, e alguém pular de um telhado: A culpa vai ser TODA E LOCALIZADAMENTE do idiota que o fez! Na contramão de todas as pessoas que NÃO O FIZERAM.
Se formos pautar toda a sociedade, o que se pode dizer ou não, o que se pode fazer ou não, o que pode passar na TV ou não, com base NOS PIORES POTENCIAIS DE VULNERABILIDADE POSSÍVEIS: Vamos construir uma sociedade muito ruim. Engessada.
Você sempre fala em ouvir o outro e que a arrogância da esquerda afasta os homens de classe média baixa, daí você chama quem é de alguns nichos da esquerda de bobos? 🤔
Tem pessoas que são mais do que bobas, em alguns nichos da Esquerda. E da Direita também.
Pedro não prega tapar o Sol com a peneira. Ele propõe, justamente, superar a BOBAJADA.
Você está se afastando cada vez mais da possibilidade de diálogo. Narrativa de extrema esquerda, ofendendo diretamente qualquer um que discorde de você. Todo mundo está vendo. Não funciona mais.
Não sou de cair na mão com ninguém, mas não lido com o nível de pressão de Glauber, que teve cunhado assassinado não faz um ano e tem que aguentar pseudo movimento com tática passivo agressivo. Não taco pedras nem cancelo, tento compreender o contexto que eliciou o fenômeno - algo muito mais semiótica que agressivo, o chute na bunda foi mais um empurrão do que uma bicuda
a cadeirada foi pedagógica. obrigada, datenão pelo belo serviço à nação. nos livrou do charlatão 💪