Morte e Filosofia
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- ESTUDE COM O CURSO QUE PARECE UMA SÉRIE!
Aprenda todas as disciplinas em uma plataforma completa com aulas incríveis, exercícios com resolução comentada, correções de redação, simulados, plantão de dúvidas e todo o apoio que você precisa para estudar! Para saber mais, acesse: www.SELIGA.com.br
Cadastre-se para receber gratuitamente os nossos conteúdos exclusivos: lp.seliga.com....
SOBRE a AULA: Olá, queridos alunos, nesta aula, eu (prof Daniel Gomes de Carvalho) abordo o tema da morte. Platão dizia que toda a filosofia é uma longa meditação sobre a morte. Pois bem, nesse vídeo, fizemos uma reflexão sobre o tema da morte, ancorada em músicas, pinturas, textos literários, historiadores, e, claro, filósofos. Abaixo, tudo o que é citado no vídeo:
Filósofos citados: Todd May, Martin Heidegger, Nietzsche, Sêneca, Lucrécio, Epicuro, Pascal, Espinoza, Schopenhauer, Jean Paul Sartre e Hebert Marcuse.
Livros Citados (história): Philippe Ariès, História da Morte no Ocidente.
Autores Citados (literatura): Jorge Luís Borges (O Imortal), Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver) e Liev Tolstoi.
Pinturas citadas:
James Ensor, A Morte Caçando o Rebanho de Mortais
Jacques Louis David, Morte de Sócrates
Albrecht Dürer, A Morte, o Cavaleiro e o Diabo
Músicas citadas:
Audioslave: Like a Stone
Raul Seixas: Trem das 7 e Canção para Minha Morte
Religiões citadas: Budismo, Taoísmo e Cristianismo.
Link para o texto do Borges: conselheiroaca...
QUER MAIS AULAS?
História do Brasil - goo.gl/WAbJOz
História do Mundo - goo.gl/KSq3Qz
Filosofia - goo.gl/xbuBEi
Geografia - goo.gl/McqcqH
Sociologia - goo.gl/2rRDiy
Siga a gente no insta! / seliga_enem_e_vestibul...
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
Olha eu estou passando por uma dor muito grande pois agora no dia 10 de agosto perdi minha esposa junto com meu filho na mesa do parto e hj moro com nossa filha de 3 anos e eu estava buscando ajuda pra tentar me tratar da dor da perca , e do nada apareceu esse video , na boa vcs cairam do esse video me ajudou 40% a me conformar com a perda do grande amor da minha vida obg por esse video irmao
Força irmao
Força e fé.
Olá, caro Alexandre. O objetivo do meu vídeo é bastante modesto: apresentar músicas, pinturas e filósofos que pensam sobre a morte, para elaborarmos uma reflexão sobre este que é o tema mais importante para nossa espécie. Fiquei extremamente feliz e muito emocionado com seu comentário, muito obrigado, ter te ajudado é uma realização para mim como professor. Força, irmão, tamo junto!
Cara pela vida da minha filha que mora comigo , depois desse video o alto estima voltou , é por isso que eu vou educar minha filha pra tratar um professor como uma altoridade pq vcs sao a raiz da vida, parabens mesmo de coraçao
Nunca imaginei um video me ajudar tanto, que Deus abençoe vcs. 💪👨👧
Força cara 😔
Como dizia Aquiles, "os deuses nos invejam, nos invejam porque somos mortais e porque cada momento pode ser o último"
Mas por que Deuses teriam inveja de mortais?
@@rodrigobarbosa1928 nos invejam porque é nossa condição de mortal que nos faz sentir a importância de cada momento, em uma vida eterna não daríamos valor para nada e não sentiriamos sensação nenhuma.
Obrigado pela resposta, bom faz sentido essa afirmação, mesmo assim meio difícil de acreditar, pois com a imortalidade ao menos não teria se limitações podendo fazer o que quiser.
isso aquiles diz em algum filme moderno, não é? essa ideia é totalmente oposta ao pensamento grego arcaico, que costuma ressaltar a precariedade da condição humana e as agruras que é ser mortal por causa, justamente, da mortalidade. a máxima expressão dessa ideia é o adágio trágico de que "era melhor não ter nascido". seres humanos estão para os deuses, assim como porcos estão para os seres humanos. existe um abismo intrasponível entre esses.
N é ao contrário
sabe o que ngm ve?
o trabalho que tudo isso dá pra vcs.
o esforço e a quantidade de horas de leitura pra elaborar o video conciliando os ofícios da vida real e, mais importante ainda, o estudo pra tua propria formação!
muito respeito e agradecimento pelo canal de vcs.
e muito respeito e agradecimento por vc, professor. que já é um dos meus preferidos!
vc nasceu pra esse ofício.
obrigado de coração!
Eu adoro aprender com vc
Pensar na morte só me trás a sensação de que tudo é inútil. Todo esforço que tu precisa fazer para continuar existindo, só porque alguém decidiu que você existiria, com a morte tudo se perde. Não levaremos memórias ao túmulo, conquistas, bens materiais ou estaremos com aqueles quem amamos.
Considerando que o fim é o mesmo, pra quê viver?
Tanto faz se uma outra pessoa poderia existir no seu lugar, se você tivesse morrido na hora do parto ou com centenas de anos de idade. Não faz diferença, a mesma morte virá.
Aos que acreditam em um pós vida, talvez até tenha alguma regra que condene abreviar o próprio tempo de vida, essa é uma saída. Considerando que todo religioso espera viver para sempre, se matar é o mais fácil a se fazer. Aos que não acreditam, qual é a desculpa de se viver o que será esquecido?
O agora pode ser feliz, prazeroso, mas a vida não é feita apenas de prazeres. Na prática nós investimos mais nosso tempo trabalhando para sobrevivermos com certa qualidade de vida do que fazendo as coisas que gostamos. Viver além de pagar contas fica para depois do trabalho, no fim de semana, folga, férias. Embora não haja forma certa de viver, esperam algo de nós. Dentro do conceito de felicidade está investir na própria educação, para ter um bom emprego, ser uma pessoa admirável, responsável, estável e por consequência um bom partido para algum relacionamento que cedo ou tarde poderá vir, assim como cedo ou tarde se esperará de você trazer outra vida para passar pelo mesmo que você e por quê?
13:02 ''Eu prefiro morrer do que perder a vida.''
meu medo é perder a consciência, eu penso bastante na morte e acabo sempre me assustando ao pensar que quando eu morrer, eu não vou ter mais a capacidade de pensar. não tenho medo de não ter uma vida bem vivida, mas de inutilizar tudo que já fiz e deixar de ser eu mesma.
Concordo com Marcuse, meu maior medo de morrer é não ter vivido bem. Não viver de farra e zueira como muitos tolos acham que é viver, se bem que para alguns pode ser isso. Mas falo de alcançar os objetivos a qual coloquei para mim. Isso me assombra, porque estou lutando para realizar, mas só fracasso. E não tenho vergonha de dizer isso. Que sou um fracassado. Porém é estranho , continuo vivendo e tentando....
Tu explica tão bem que acho que se minha turma tivesse aula contigo iam gostar de filosofia (pq não gostam)
como que alguem n gosta de filosofia irmao...
Te mandei um bilhete no início do ano falando o quanto vc me torturou com suas aulas, e era exatamente sobre esse assunto. Acreditar ou não em alguma religião, ter medo ou não da morte... quando você falou que a imortalidade não fazia sentido... realmente entrei em uma crise existencial por nunca ter pensado nisso. Hoje estou melhor KKKKK mas ainda transtornada. Vídeos assim ajudam. Acho que Kant me confortou um pouco pois se existir alguma coisa, acredito que não será algo que podemos colocar nas nossas caixinhas do pensamento, seria algo fora de espaço e tempo. Que loucura. Me sentindo o “Michael” de “the good place” ao pensar em não existir. Acho que nunca vou me conformar. Mas muito obrigada. Você literalmente mudou minha vida! Kkk Espero conseguir desfrutar minhas felicidades e não pensar tanto nesses infinitos que circundam a vida. Valeu!!!
é, Ana, precisávamos conversar pessoalmente sobre essas questões, principalmente porque, ao vê-la falando isso, lembro bastante de algumas questões minhas também. Agora, independente de qual será sua resolução mental para essas questões, pense: melhor essas perguntas aparecerem agora do que quando for tarde demais não é? Ser velho e não ser sábio deve ser muito ruim.
Se Liga Nessa História definitivamente pensar sobre essas coisas esse ano foi ótimo pra mim. Apesar do clima de vestibular, incertezas, acho que foi uma dor necessária para ver as coisas de forma diferente, e fico feliz que você conseguiu abrir essa área para mim. Antes sempre pensava “porque estou fazendo cursinho se posso morrer amanhã e nada disso valer a pena” ou “porque estou estudando para algo tão insignificante que nem vou saber que fiz um dia”. E ainda é inevitável pensar assim em algumas horas, mas são aquelas coisas que devo (tento) deixar pra lá. Afinal, se eu sempre pensar que posso morrer a qualquer hora ou vou me barrar de fazer tudo ou farei tudo sem noção. Buscando equilíbrio e quem sabe chegando a uma sabedoria confortável no futuro :) obrigada por ter respondido, acabei até me empolgando kkkk
Se Liga Nessa História ótimo diálogo aqui rs
chrguei a essa conclusão: parece que o conhecimento vai gerar mais ansiedade, mas é só aparência mesmo. Mais saber, menos dor existencial.
ótima aula, agradeço! ;)
Dizia Nietzsche : morra , mas morra no momento certo , consuma sua vida
O que mais me encanta na Filosofia é ver como todos os filósofos de todas as épocas pensavam de forma tão brilhante...esse é um tipo de assunto bastante complexo de lidar. Eu amei essa aula! Muito completa e esclarecedora.
Muito boa didática gratidão
Simplesmente, uma explicação perfeita!
Creio eu que a morte é o melhor estágio da vida, pois através dela terei todas as respostas que durante em vida não teria como obter,em vida nada me trás as respostas que preciso, nem religiões, pensadores , desejos e sonhos, por isso tenho muita curiosidade sobre a morte, no fim das contas ela me esclarecerá tudo!
É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há. -Pais e Filhos Renato Russo
Temos que viver enquanto estamos vivos, pois quando morremos nossa vida acaba!
Mas é melhor morrer do que perder a vida
🤔
fernando pereira entao sai do celular uai😐
o problema não é morrer, mas ter nascido. o verdadeiro mal está atrás e não na nossa frente.
Profundo
Audioslave ❤
Muito bom o vídeo, professor Daniel o melhor! Obrigado por esta aula.
Em uma tarde assustadora e solitária
Num quarto cheio de vazio
Abertamente, confesso
Eu estava perdido nas páginas
De um livro cheio de morte
Lendo como nós vamos morrer sozinhos
E se formos bons, nos deitaremos pra descansar
Em qualquer lugar que quisermos ir.
A frase de Epicuro é tão reconfortante
Excelente tema para ser abordado, a morte nos faz vê quão fracos nós somos e, também se morrermos hoje, como vamos reagir, será que está valendo a pena a vida que estamos vivendo no presente, já que o presente é tudo o que temos.
Atualmente estou cursando letras e por enquanto não preciso passar no ENEM ou em qualquer vestibular, mas continuo acompanhando o canal porque é simplesmente enriquecedor. Gostaria de sugerir que o professor Daniel fizesse um canal a parte para falar sobre livros de uma forma mais específica (mas é apenas uma sugestão, porque os vídeos do se liga já são incríveis), obrigada pela aula ❤❤❤
realmente estou pra fazer um assim, Fernanda! obrigado ☺
Eu já assisti essa aula 3x e sempre aprendo algo novo, dessa ultima vi como o Professor teve o trabalho da sequência da aula de pesquisar, de ter o cuidado de trazer os nomes e os contextos de cada nome citado. Gratidão pura, que aula boa!
Como sempre as aulas de filosofia, como qualquer outra, porem aguentando me de maneira mais interior, reforça tamanho da minha ignorância em relação ao que me cerca e ao conhecimento gerado pela mente humana.
Obrigado pela aula, vou assistir mais algumas vezes e sem duvida ler o texto do Borges ainda hoje. Contudo este tem que ser em espanhol, como estou vivendo na Argentina preciso treinar o idioma sempre que posso.
Se a minha escola divesse um professor maravilhoso como esse eu estava no céu
Melhor profs de filosofia do youtube do melhor canal ♥️
Interessante! Eu acredito na eternidade, mas também na finitude e unicidade de cada segundo.
Professor, Daniel: não me canso de ouvir essa aula.
Não sei como vc consegue tornar, um tema que é tabu no ocidente, e dar leveza!
Além da complexidade, é um assunto sério, que nos toca profundamente.
Concordo com o professor: devemos pensar mais sobre a morte, para valorizarmos a vida.
Parabéns pelo seu curso.
Gratidão por tudo que eu aprendi c vc, estando tão longe!!
Adoro suas aulas professor... fico com vontade de estudar mais... obrigado... sobre a aula de hoje, me veio algo á mente: tudo tem uma finalidade... um horizonte... um ponto de chegada... talvez o objetivo da vida seja a morte... como um rio que corre... corre... corre... ele só corre nesse caminho pq é o único... se tivesse outro caminho ele iria... se não tiver caminho nenhum ele para e a água apodrece... não há nenhum destino nisso... ele somente é assim... qdo as pessoas param... param de sonhar... de olhar pro Horizonte... quando elas não tem um ponto pra chegar elas param de sonhar... e aí... bom, aí elas não tem finalidade... talvez na vida temos que apenas ser... vai indo... o segredo da vida é simplesmente viver... e a moral? Bom, a moral nós é que criamos... só existe uma moral natural: não interfira na rio de ninguém... nem dos animais... principalmente...
Que aula maravilhosa.. meu tema preferido na filosofia.. um tema que está atrelado direta ou indiretamente a tudo e em toda parte. Estou produzindo para uma apresentação justamente sobre a morte, e o epicurismo está sendo marcante. Obrigada!
Professor Daniel, você é incrível e tem uma ótima didática! É inspirador assistir a uma aula sua. Que aula maravilhosa! Parabéns. ❤️
Estou escrevendo um TCC, que tem em um capitulo o valor da vida. Vou escutar de novo essa aula muito boa, para poder escrever algo sobre a vida. Se puder fazer uma aula depois sobre isso vou gostar!
Ola boa tarde, estou trabalhando esse tema no meu tcc, como posso ter acesso ao seu tcc para me usa com fundamentação?????
Bacana.
Vocês cursam o que? Poderiam me passar o TCC de vocês para eu dar um lida ?
Muito bom. Parabéns.
A morte é um tema tão profundo,é um fenômeno tão misterioso, que exige tanta reflexão, que nos convida tanto ao autoconhecimento, e que dá tanto significado pra vida, sim porque só sabemos viver quando aprendemos a morrer, parece contraditório mas é fato, quantas coisas banais deixaríamos de dar importância na vida se realmente tomássemos consciência de nossa finitude? Acho que tomando a consciência de nós mesmos e de nossa morte daríamos mais valor ao que realmente e importante na vida por isso de certa forma a morte ensina, mas experimenta você falar em morte no almoço de domingo com a família? te correm da mesa de cabo de vassoura!!!hehehehe.... excelente video, parabéns!!!
Oq eu posso fazer é aplaudiu essa maravilhosa aula
Olá, professor!
Aula, incrível!
Saudades do seu Curso de Filosofia no Seliga...
Aguardo, novos cursos, seus.
Obrigada
Linda aula.
Obrigada
Que aula incrível!
Muito interessante. Gostei muito
Tratar a morte como tabu é uma das coisas mais graves que desenvolvemos em nossa cultura
melhor professor que ja vi também
Concordo com Marcuse!!!
Parabéns isso quê chamo de show
tem 2 cenas do mangá Berserk de kentaro miura,as quais refletem alguns elementos do vídeo
na primeira o protagonista afirma que um jovem que gostava e morreu na guerra,morreu feliz.
e na outra temos a figura da morte pareando uma cidade que sofreu com a peste negra
Adorei a aula.
Esse prof é muito show!!!
Cada aula de filosofia/sociologia uma crise existencial diferente ahahah
que professor maravilhoso
Caraca meu! Gostei muito das reflexões abordadas nesse vídeo.
Foi ótima a ideia de trazer uma discussão a respeito de um assunto que algumas pessoas tanto temem. 👏👏💀
Muito grato por essa aula, A MORTE será meu tema de TCC. Espetacular.
Eu gostaria de ler
A gente pode manter contato ? Pois quando tiver pronto eu te mando.
Opaa, pode sim... Vou te deixar o número do meu whatsapp: (16) 988774799
Bacana.Tambem tenho interesse.
Você cursa o que?
História 7/9 .
temer o inevitável é sofrer por nada
MUITO BOM !
a cada dia que se passa, tenho mais certeza em cursar filosofia
Perfeição de explicação.
Muito bom professor ... sou seu aluno no se liga nessa história... recomendo a todos !!! 👏👏👏👏👏
Fantástico esse professor ! Queria ser aluna dele !
O mais intrigante é que Enquanto alguns pensam na morte mesmo com saúde outros acumulam tantos bens materiais que pensam que nunca vão morrer .Eu acho que só pode ser isso, esquecem que a maior riqueza é a espiritual.
Nada a ver o que você falou,o dinheiro é uma ferramenta para seguir a vida,o rico só é rico por isso,o pobre vê o dinheiro como algo que pode lhe proporcionar diversão não é a toa que quem ganha muito dinheiro rápido é fãcil torra tudo em pouco tempo.
Mais uma das perolas que é sua aula.Que aula maravilhosa
Parabéns pelo vídeo. Adorei !!! Para mim, nós somos uma ilusão, assim como, tudo que existe.
faz sobre o renascimento (historia)
Excelente vídeo. Parabéns
Amo filosofia!!!
Excelente video
seria legal um video sobre noberto bobbio...
Que aula 😍
Muito bom, professor! Mesmo!
Daniel, vc é o único homem que eu amo
Espetacular
Sempre genial professor! muito obrigada!
A Reflexão filosófica sobre a morte é indissociável do debate sobre deuses e religiões.
Pois as Religiões falam em possibilidades de vidas após a morte a depender do que façamos aqui.
A Crítica feita no vídeo à noção de vida eterna meio que contradita muito o que as Religiões falam sobre a vida eterna ser algo bom.
Realmente Vida eterna é um saco e um tédio.
O próprio exemplo das Viagens de Gulliver mostra que imortalidade com envelhecimento e dor é Terrível ( as religiões falam que o paraíso é comunhão total com Deus sem nenhum sofrimento ou envelhecimento, sendo diferente da história de Gulliver) .
Tem um filme Zardoz, que mostra que os personagens em vida eterna são infeliz, entediados e não aguentam mais viver, pois já fizeram tudo e estão enjoados, daí eles passam a querer morrer para " descansar em paz".
Talvez vida eterna só seja bom se houver direito de escolha de morrer quando enjoarmos.
É curioso notar como certas culturas "comemoram" a morte, pelo fato de as pessoas estarem indo " em direção de Deus ou algo do tipo", enquanto
No ocidente, mesmo com o Cristianismo falando muito em Paraíso no pós-morte, as pessoas tem pavor e ogeriza da morte e quase sempre a vêem como problema.
Já no Islã, cre-se que jihadistas violentos terroristas vão pro paraíso justamente caso cometam atentados suicidas, daí esses islâmicos em nada temem a morte, de modo que até a adoram.
Cara, você é incrível
Excelente, Daniel! Parabéns! Abraço!
Obrigada por essa aula!!!
Boa noite, excelente vídeo como sempre, vocês poderiam fazer um vídeo sobre Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino? Acho que seria muito interessante.
Já temos um vídeo de Agostinho, bem curto, e outro já foi gravado! Em breve entrará por aqui ☺ obrigado por comentar
Acho que na verdade o problema hoje é exatamente o inverso de antigamente, ou seja olhar de frente e saber que não morremos que somos consciência kkkk. Ou seja temos que enfrentar o fato de que vivemos eternamente, o que é sem dúvida muuuuuito mais difícil do que enfrentar a morte, como algo que vai acontecer e pronto... kkk. Veja que nós sobrevivemos à morte desta vida não é mais a questão, isto já está mais do que comprovado, tanto empiricamente, por tudo que já conseguimos hoje comprovar, quanto através das chamadas Ciências exatas, no caso a Física Quântica. Mas isto realmente também me incomoda muito... E o medo é natural porque de uma forma ou de outra ninguém deseja de repente ter que mudar para a China, por exemplo, e não poder falar com mais ninguém que vc conhece... Eu cheguei a conclusão que, da mesma forma que Jung fala de Deus ser um mistério, por mais que queiramos, perderíamos a vida tentando entender e não conseguiríamos, pois não temos ainda esta capacidade, simples assim, . Desta forma acho que devemos, como você disse, pensar sobre o assunto, mas não ficar nos torturando para entender, pois ainda não somos espíritos, dotado desta capacidade, agrande maioria de nós, não está ainda neste estágio de evolução, eu pelo menos não estou... Acho que nos falta humildade para as pessoas entenderem isto.
Muito bom!
excelente aula
quando agente morre agente lembra da dor q sentiu ao morrer ,não pois agente não existe mais então essa dor sera como se nunca tivesse existido
Professor maravilhoso
Muito bom esse vídeo
Caraca... Muito boa a explicação.
Que loucoo!! Eu ñ tinha percebido isso na música tbm 🤔 muito legal esse tema
Ótima aula!
Grande professor muito bom
Ótimo vídeo!
Like a Stone é foda demais. Rip Chris Cornell. Duas bandas sensacionais: Soundgarden e Audioslave
Aqui a gente aprende humanas na certa!
Eu sou meio contra isso de que "a morte dá sentido a vida" assim, a vida é apenas o negativo da morte, é só um intervalo entre dois não-ser.
Olá, professor! Ao ver seu vídeo me veio à cabeça um tema que me chama muito a atenção: O suicídio dos samurais no Japão antigo e, mais tarde, o dos soldados japoneses na Segunda Guerra Mundial (com destaque aos kamikazes). De que forma é possível analisar isso pela filosofia?
Caro Rafael, o sentido é o mesmo que teve Sócrates e Catão, Se for para se submeter, se for para não ter uma vida digna é preferível morrer...
dificil de entender é pq os kamikazes usavam capacete! Merece um vídeo de explicação pra isso!
demais
Baitaaaaa vídeo
Como será a vida eterna no "paraíso"?
Heidegger disse isso em Ser e tempo?
alguem entendeu o nome da musica?Nao encontrei
apesar de todas as dúvidas sobre a finitude humana, não deixemos o hedonismo tomar conta de nossas vidas, a inexistência pós morte não é uma certeza, é uma suposição assim como a própria consciência após a morte.
Interessante a visao de Marcuse. Podemos fazer uma associação com o numero de suicídios no mundo, países como Suíça ou Japão tem quase o dobro em relação ao Brasil. Creo que não eh necessário dizer que as condições de vida(trabalho, segurança, moradia) nesses países são maiores e talvez por isso, sabendo que tudo funcionara e seus filhos terão uma vida digna mesmo sem a presença de um pai a pessoa perde o medo da morte e.... fiiiiiiuuuuuu plaft
Salve se liga
Quem deteve a vida eterna?
É o mesmo que criou a morte!
poxa, que pena! você não tocou no grandiosíssimo emil cioran! =( para citar esse grande filósofo "a humanidade tem regredido muito e nada prova isso melhor do que a impossibilidade de encontrar uma única nação ou tribo na qual o nascimento de uma criança causa luto e lamentação". o mal, o verdadeiro mal, está atrás e não na nossa frente...
“A única coisa em que os humanos são iguais é na morte.”
Johan Liebert
viva chris cornell!
eu gostei muito dessa aula ela ficou na minha mente. eu animei a viver e cuidade mim