Eu vejo, eu escuto e eu sinto 24 horas por dia. Não queria ter isso, não é uma opção e nem uma auto-sugestão como dizem. Eu escuto, vejo e sinto até quando estou distraído ou dormindo. Se eu tivesse a opção de desligar a mediunidade eu desligaria. Não tenho o esteriotipo de uma pessoa desequilibrada e sou uma pessoa relativamente culta (tenho uma graduação). Só os mais intímos sabem que tenho mediunidade e transito na sociedade sem as pessoas suporem ou desconfiarem que tenho mediunidade. Muitas vezes estou num lugar vendo coisas e finjo que não estou vendo só pra ser sociável. E acredito que tem muitos mediuns assim andando no meio de nós (discretos) e que não saem gritando pra todo mundo que tem mediunidade. Já passei por tantas experiências que pra mim isso deixou de ser crença faz muito tempo. Pra mim o mundo espiritual é palpável, tangível e por vezes dói, machuca.
Durante muitos anos acreditei em reencarnação. Mas, fazendo leituras mais aprofundadas no assunto e, principalmente, questionando o que estava lendo, cheguei a conclusão de que tudo não passa de conformismo diante do inevitável e a necessidade de dar um sentido maior para nossa existência. Hoje, creio que após a morte nada existe, assim como nada existia antes de nascermos. Sinto-me confortável com essa perspectiva e procuro viver de maneira saudável, auxiliando quem posso e estudando sempre. Obrigado, professor, tenho seguido suas aulas, sempre didáticas e esclarecedoras. #Filosofar é Preciso.
Nada vem do Nada, assim como nada vai pro Nada. Um dos princípios fundamentais da realidade é a Continuidade. Assim, parece mais razoável aceitar que há uma continuação da vida, ainda que não saibamos os detalhes disso
@@openyourmind2269 Algo deu inicio a tudo e não foi iniciado, senão regredimos infinitamente, por isso creio que nada houve antes e nada haverá depois. Mas, obrigada pela sua resposta, irei pensar nela e refletir. Abraços, fica bem.
Achei que fosse falar algo sobre as obras organizadas por Leon Rivail. A questão da população, por exemplo, seria explicada pela existência de uma infinidade de mundos habitados… E como falar de mediunidade e não citar o mineiro de Pedro Leopoldo que, apesar da pouca instrução, escreveu mais de 420 obras (Evolução em Dois Mundos, Há dois mil anos,…). Fica a recomendação para um próximo vídeo. Parabéns pelo canal! Assisto sempre que posso
Depois q fechar meus olhos, quem me colocou aqui saberá o q fará de mim. Portando vamos viver essa experiência aqui na terra. Ninguém é detentor da verdade absoluta.....
Quando as pessoas me perguntam hoje: o que vc é? Respondo: sou um ser-vivo. Daqui há trezentos anos quem ler isso aqui vai afirmar: ele hoje é um ser-morto. Saibam, porém, que não deixei de ser. Estive entre vivos e mortos. Mas antes de mim, sempre houve, há e haverá o Sumo-Ser e a Suma-Vida. Do contrário, nem olhos teríamos, afinal, se do Nada viemos, Nada seríamos, mas vejam, querendo ou não: Somos ! C. S. Lewis, falando em 1942 (e depois publicado na obra “Cristianismo Puro e Simples” em 1952), deu ao argumento a sua formulação mais memorável: “Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: “Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus.” Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido - ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. […] Agora, parece-me óbvio que Ele não era nem um lunático nem um demônio, consequentemente, por mais estranho, assustador e inacreditável que possa parecer, tenho que aceitar a ideia de que Ele era e é Deus.” (Cristianismo Puro e Simples)
Há hoje material mais rico sobre EQM, onde pessoas dadas como mortas relataram conversas e visões de médicos em outras salas. Sou um cristão com tendência forte ao ceticismo, mas o melhor do que já se registrou de EQM e de milagres fogem a qualquer explicação naturalista que eu consiga pensar. Quanto às ciências, como alguém das ciências exatas, sempre acho problemático esse fisicalismo da neurociência, por exemplo. Para fazer física, imaginamos um objeto conceitual destituído de quaisquer propriedades que não sejam matematizáveis. O resultado é que todas as nossas teorias e previsões, por melhores que sejam, quando descem para o mundo real só valem como aproximações. Obviamente tem algo para além do mensurável e o objeto da neurociência é muito mais complexo do que o mundo descrito por equações diferenciais.
Não existe vida e morte para a consciência, apenas para o corpo físico (que também não deixa de existir, apenas se transforma). Se não houvesse a metempsicose esta existência seria um desperdício de tempo e recursos naturais. O cosmo é ordem e evolução, porque ficaríamos a parte deste fluxo?
Recomendo o livro recentemente publicado por pesquisadores da UFJF, com boa abordagem epistemológica, sobre o estado da arte das pesquisas científicas no tema no mundo: "Ciência da Vida Após a Morte" - Humberto Schubert Coelho, Alexander Moreira-Almeida, Marianna Costa
Por nossas capacidades limitadas, somos escravizados pelo tempo e espaço. Por eles nosso entendimento e percepções são moldadas por esses limites. Teorias filosóficas nos dão as possibilidades dentro desse espectro.
Há um canal no UA-cam chamado Afinal, O Que Somos Nós , lá eles entrevistam pessoas que passaram por Experiências de Quase Morte. Creio ser um canal sério, com o rigor metodológico possível ( ainda que haja os limites abordados no vídeo). A literatura sobre EQM é cada vez mais vasta, pode trazer elementos muito promissores, embora seja necessário sempre cuidado e rigor. Nada é conclusivo. Eu, particularmente, gosto muito dessas investigações.
Boa Noite!!! eu durante alguns anos acreditei muito na reencarnação. Mas devido a vários acontecimentos dentro do centro espírita que eu frequentava fui levantando fatos e questionando muito tudo aquilo e por fim já não tinha argumento que me convencia pois os porquês sempre fizeram parte da minha vida hoje começando uma graduação em filosofia e também aluno do 360° tenho outra forma de pensar .Mas estou tranquilo perante isso creio que existe algo após a morte porém a reencarnação esta não mais me deixa totalmente esclarecido. Continuemos no caminho do conhecimento com bases sólidas .#filosofar é preciso.
Metafísica e logicamente não temos base sólida que apoie qualquer sentido, SE formos mortais. O senso de certo e errado não existe se tudo é "não-ser"(morte) no final(causa final). Esse é um contra senso que a filosofia não tem resposta. O amor à verdade ou a ser amigo da sabedoria se reduz à nada literalmente. Sem referência da imortalidade tudo seria VÃO, como diz o Eclesiastes, sem Deus no final (e no início). Ser imortal então pra mim é um pressuposto lógico forte, talvez por isso o Senhor se revelou a Moisés como sendo o primeiro princípio lógico, o da Identidade, "Eu sou o que é".
Meu entendimento sobre isso é o seguinte: Nada vem Nada, já que o Nada não poderia ser causa eficiente de algo; assim como também nada vai pro Nada, já que tudo o que existe concreta e temporalmente em um momento deixa um resíduo causal para o próximo momento, indefinidamente (até onde sei, essa seria a noção de "continuum" no Budismo). Não haveria, então, inícios ou fins absolutos. Dessa forma, acho o Aniquilacionismo (o "morreu, acabou") flagrantemente indefensável Alguém poderia objetar que, apesar de aceitar essa noção de continuidade, não se segue que haja sobrevivência *pessoal* pós-morte. Por exemplo, há uma continuidade *causal* - mas não *identitária* - entre a folha e, posteriormente, suas cinzas; portanto, o "Eu" depois da morte poderia se transformar em outra coisa. No entanto, acho isso problemático, uma vez que restam duas possibilidades A primeira é o Sujeito se tornar um objeto. Isso seria difícil, pois a continuidade (como defendida por budistas e com a qual concordo) demanda homogeneidade entre "causa" e "efeito": estados subjetivos só podem ser seguidos por estados igualmente subjetivos; caso contrário, teríamos a tarefa hercúlea de explicar como ou de onde vêm, como fruto de interações tão somente objetivas, as propriedades subjetivas A segunda possibilidade, por sua vez, é do Sujeito transformar-se em outro Sujeito. Isso parece ser impossível, uma vez que não posso adentrar o fluxo experiencial do Outro; em outras palavras, a Autoconsciência só pode se identificar consigo mesma. No Eu, ser e apreender são o mesmo, de forma que para eu *apreender* o Eu do Outro eu deveria *ser* , na verdade, o Outro (o que é impossível) Por essa razão, no Eu a continuidade "causal" e a continuidade "identitária" coincidem Isso sem levar em conta que a temporalidade da vida (ou da "consciência") não é puntiforme e, assim, não admite um "ponto final". O tempo vivivo enquanto Duração tá mais para uma temporalidade extático-horizontal, isto é, um modo de tempo que não admite "início", "meio" e "fim" como pontos descontínuos, mas antes, como modalidades que se interpenetram. Dizer que "morreu, acabou" é defender a ideia de um presente que não se atualizou no futuro, mas que, pelo contrário, "se estancou" em si mesmo. Penso que, ao defendermos essa visão, não poderíamos estar mais enganados Como consequência disso, acho que o nosso receio da morte é, na realidade, fruto de uma má compreensão e de uma fé excessiva na Linguagem. É por mal compreendermos a ideia de um fim absoluto e, igualmente, por darmos crédito a essa ideia que padecemos. Um "fim absoluto" tem realidade apenas linguística, assim como "círculo quadrado": é significante sem significado
Na incerteza aproveite a vida da melhor maneira que conseguir, priorize a cultura e o saber, não de tanta importância aos problemas mas tente resolve-los rapidamente, viver é uma experiência que pode ser única e a morte não diminui essa experiência.
@@smith123pPenso que o presente é momento mais importante de nossas vidas e que tampouco importa o início ou o fim. Mas é real que deveríamos buscar a sabedoria, ignorar futilidades e buscar ter boas virtudes. O que levaremos dessa vida caso exista algo depois dela? apenas as virtudes outrora conquistadas ao longo de nossas vidas além do conhecimento e o saber. Quero ler o máximo de livros que eu puder, conhecer muitas coisas e ser uma boa pessoa. Assim minha vida teria algum significado e eu poderia morrer em paz.
A crença na reencarnação existe há milhares de anos na Índia, cuja religião principal é o Hinduísmo (Vedas, Puranas, Upanishads). O Budismo crê que há "vida após a vida" (Dhammapada) e a reencarnação. O pesquisador canadense, Ian Stevenson, cita dezenas de casos na Ásia (Índia, Tailândia, Malásia etc.) e alguns casos na Europa, em dois livros muito interessantes ("Reencarnação - vinte casos" e "Casos europeus de reencarnação"). Stevenson entende que a reencarnação é uma possibilidade, mas, cientificamente, ele não dá uma conclusão definitiva, sugerindo mais pesquisas.
A bíblia ensina, sim, a natureza dual dos seres humanos (corpo e alma). Veja exemplos do novo e velho testamento abaixo. Por exemplo, Cristo entregou o seu espírito ao morrer na cruz; Moisés, que estava morto, aparece no monte da transfiguração etc . Veja mais evidências abaixo. Desse modo, em que pese opiniões contrárias, a verdade é que há um mundo espiritual - local em que todos os mortos aguardam a ressurreição dos mortos, sendo Cristo o primeiro a ressuscitar. Eclesiastes 12: 7 7 E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu. Mateus 17 1 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, e Tiago, e João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. 5 E estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E eis que uma voz da nuvem disse: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. Lucas 23 46 E clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E havendo dito isso, expirou. I Pedro 2 18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado na verdade, na carne, porém vivificado pelo Espírito; 19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; I Pedro 4 6 Porque para isso foi o evangelho pregado também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, porém vivessem segundo Deus em espírito; Lucas 16 20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21 E desejava saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e até vinham os cães, e lambiam-lhe as chagas. 22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, erguendo os olhos, estando em tormentos, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E ele, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado, e tu, atormentado; 26 E além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 Porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. I Coríntios 15:29 29 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
o tempo é uma ilusão, apenas é um sistema de referência pra perceber as mudanças portanto, se o tempo não existe e estou consciente agora, sempre estarei a questão é como se processa a consciência ao acordar, perceba que, sem os sonhos, foi como se vc tivesse dormido e acordado um segundo depois ao dormirmos, fazemos isso pra recuperar o corpo hj sabemos que a mente, igual a um computador, é material, tb precisa de descanso mas, a consciência do operador da mente e do corpo permanece constantemente ligada os sonhos são processos mentais, não da consciência a consciência percebe o sonho, mas não é ele a questão é como seremos conscientes sem o corpo e a mente o eterno retorno, um arquivo virtual cósmico que gravou nossa vida terrena, permite que após a morte seja possível que fiquemos revivendo nossa vida atual talvez até conseguirmos um novo corpo não lembramos quem fomos ao nascer pq a memória foi apagada na morte anterior a consciência é a alma, não a memória ao morrermos novamente, podemos ter acesso ao registro cósmico e rever vidas passadas e revivê-las até encontrarmos nova vida até que um dia consigamos afinal um corpo mais resistente, amortal, num mundo mais agradável que os anteriores
Assunto muito relevante, pessoalmente acredito na existência da espiritualidade e na reencarnação também! Parabéns Matheus pela forma como abordou o assunto.
Mais as experiências científicas também não tem "malandragem", erros etc. Os cientistas já vão pesquisar com um pé atrás, já imbuído de negativismo. Como médico já presenciei fatos interessante sobre o fato. O que dizer de uma criança que nunca tocou piano de repente toca ou outros fenômenos do gênero. O fato que os cientistas assim como os filósofos estão sempre como o pé atrás sobre este assunto, um preconceito bem enraizado.
O fato de vc não procurar uma causa científica para esses fenômenos mostra que você deve ser aquele tipo de médico que receitava cloroquina na pandemia.
Sim...sobrevivemos...Socrates estava milenios à frente de seu tempo e a profundidade de seu pensamento sobre o tema nao encontra até hoje quem o possa emparedar....
Excelente vídeo...faz a gente refletir bastante.... Hoje honestamente não sei se acredito em vida após a morte; uma vida consciente daquela que vivemos aqui é improvável...mas talvez algo mais ligado à matéria...como dizia Lavoisier...nada se cria, nada se perde, tudo se transforma !! # filosofar é preciso❤
Será que na verdade não é porque a ideia da finitude da vida ser uma realidade tão dura, implacável e insuportável para nós, é que criamos a vida após a morte? Se for isso, corremos o risco de não usufruir essa também.
Mateus, acho que ficou faltando a TCI (transcomunicação instrumental). Apesar de você ser bastante bem informado e bem articulado, o tempo dispendido na argumentação contra a realidade metafísica foi ínfimo. Há muitos argumentos a favor e contra. Sempre fui cética mas agora, quando o final está chegando, gosto de me consolar com a proposição platônica: depois da morte pode haver apenas duas coisas: ou o nada ou... E daí vem toda a Metafísica e os estudos científicos sobre mediunidade, eqm, reencarnação, tci. Além dos estudos da Física sobre o tempo.
Acerca disso tenho a seguinte perspectiva, eu sou meu proprio referencial, tudo o mais eu considero como probabilidade, é que nem a existência de países que nunca visitei, sigo mais uma corrente yoga advaita que seja relativamente cetica
Ótimo vídeo! Na minha visão, creio que nosso destino depois do corpo material dependerá da nossa fé enquanto estivemos vivos. Para quem deseja continuar vivo espiritualmente assim será, e quem acredita que acabou tudo assim também será. Parece uma loucura isso, mas vai saber, espero que seja possível.
Qdo criança fui educado como adventista. Eles ensinam não haver nenhuma vida após a morte. Hj, adulto e não mais religioso, compartilho dessa opinião. Até acho bom a morte acabar com td de uma vez por todas.. Vai q numa 2a chance a história se repete e a 2a vida não é lá essas coisas tb. Melhor cortar o mal pela raiz
Para mim, estamos aqui na terra para reparar erros praticados em vidas passadas. Isso não significa que essas vidas tenham sido vividas aqui no planeta terra, elas podem ter acontecido, para muitos, em outras partes do universo. Nós somos espíritos de luz aprisionados em corpos físicos. Que Deus nos abençoe!!!
A reparação de erros só é bem sucedida, quando lembramos pelo menos uma ínfima partícula daquilo que cometemos de erros do passado. A partir do momento onde não há essa lembrança, interpreto como uma verdadeira prisão. Posso estar errado, más pagar ou tentar melhorar por aquilo que não lembramos é uma prisão sem precedentes e uma loucura existencial
Cabe ao homem morrer uma vez, e segue-se o julgamento. Somos responsaveis pela nossa alma hoje. E há salvação em apenas um só nome! Todos pecaram e destituidos foram da glória de Deus. Mas Cristo pagou o preço dos nossos erros para que fossemos reconciliados.
Parabéns Mateus, mais um excelente vídeo p reflexão. Eh difícil aceitar a finitude, sobretudo quando partem entes muito queridos. Mas ou ficamos no campo da fé pura como disse Bento XVI em um de seus livros, ou a busca p provas científicas nos deixam sem esperanças. 🦉🦉
Nao consigo apostar em nenhuma das opções e não consigo dizer se creio ou não em vida após a morte, mas com certeza vivo como se nao existisse vida após a morte e penso que nao faria muito sentido existir isto!
@@Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd aaah moça sei lá, penso que essa vida aqui nao teria significado algum se a vida fosse eterna, qual seria o sentido de nossas atitudes? É porque a vida vai acabar que é especial. Assim penso.
Metafísica e logicamente não temos base sólida que apoie qualquer sentido, SE formos mortais. O senso de certo e errado não existe se tudo é "não-ser"(morte) no final(causa final). Esse é um contra senso que a filosofia não tem resposta. O amor à verdade ou a ser amigo da sabedoria se reduz à nada literalmente. Sem referência da imortalidade tudo seria VÃO, como diz o Eclesiastes, sem Deus no final (e no início). Ser imortal então pra mim é um pressuposto lógico forte, talvez por isso o Senhor se revelou a Moisés como sendo o primeiro princípio lógico, o da Identidade, "Eu sou o que é".
Se existe vida após a morte, se existe um Deus e um juízo - acho que seria de suma importância empenharmos nosso tempo em buscar saber, não? Eu vim a crer em Jesus pois vi Ele agir na minha vida. Fui liberto de um vício em cocaína, cigarro e sexo - assim, de um momento pro outro, sobrenaturalmente. Deus diz que se buscarem de todo o coração, o encontrarão.
Eu sei que não existem provas, que ao que tudo indica não existe, mas eu queria ter 1% de dúvida... O problema é que, Deus pode até existir, mas isso não garante nem que ele vai nos dar vida após a morte.
a minha visão é que a consciência é resultado de neurônios em nosso cérebro, isso quer dizer pelo menos pra mim que sem cérebro sem consciência que é igual a sem vida nada existe pos morte não erramos nada ate nascer, seremos nada ao morrer somos apenas um conjunto incrivel de átomos como dizia Albert Camus procurar o que é verdadeiro não é procurar o que é desejável
Para entender a reencarnação, vc deve estudar o espiritismo. Não reencarnamos apenas na terra, assim como nem todos os espíritos que aqui estão reencarnados são deste planeta. Portanto, se levarmos em conta que não exista outros mundos, a ideia de reencarnação é descabida. Mas se levarmos em conta a existência de outros mundos, ela faz todo o sentimento. A transmigração de almas entre plantas.
O fato de acreditar na outra vida não passa de uma consolação para a morte. Por ser nossa vida finita, foi necessário inventar a vida eterna para compensá-la.
a imortalidade é uma brincadeira de mau gosto
disse Voltaire
Eu vejo, eu escuto e eu sinto 24 horas por dia. Não queria ter isso, não é uma opção e nem uma auto-sugestão como dizem. Eu escuto, vejo e sinto até quando estou distraído ou dormindo. Se eu tivesse a opção de desligar a mediunidade eu desligaria. Não tenho o esteriotipo de uma pessoa desequilibrada e sou uma pessoa relativamente culta (tenho uma graduação). Só os mais intímos sabem que tenho mediunidade e transito na sociedade sem as pessoas suporem ou desconfiarem que tenho mediunidade. Muitas vezes estou num lugar vendo coisas e finjo que não estou vendo só pra ser sociável. E acredito que tem muitos mediuns assim andando no meio de nós (discretos) e que não saem gritando pra todo mundo que tem mediunidade. Já passei por tantas experiências que pra mim isso deixou de ser crença faz muito tempo. Pra mim o mundo espiritual é palpável, tangível e por vezes dói, machuca.
Eu acredito em você. Em minha família geralmente não vemos, mas sentimos também. O mundo espiritual é real.
Durante muitos anos acreditei em reencarnação. Mas, fazendo leituras mais aprofundadas no assunto e, principalmente, questionando o que estava lendo, cheguei a conclusão de que tudo não passa de conformismo diante do inevitável e a necessidade de dar um sentido maior para nossa existência. Hoje, creio que após a morte nada existe, assim como nada existia antes de nascermos. Sinto-me confortável com essa perspectiva e procuro viver de maneira saudável, auxiliando quem posso e estudando sempre. Obrigado, professor, tenho seguido suas aulas, sempre didáticas e esclarecedoras. #Filosofar é Preciso.
Perfeitamente!
Nada vem do Nada, assim como nada vai pro Nada. Um dos princípios fundamentais da realidade é a Continuidade. Assim, parece mais razoável aceitar que há uma continuação da vida, ainda que não saibamos os detalhes disso
@@openyourmind2269 Algo deu inicio a tudo e não foi iniciado, senão regredimos infinitamente, por isso creio que nada houve antes e nada haverá depois. Mas, obrigada pela sua resposta, irei pensar nela e refletir. Abraços, fica bem.
Achei que fosse falar algo sobre as obras organizadas por Leon Rivail. A questão da população, por exemplo, seria explicada pela existência de uma infinidade de mundos habitados… E como falar de mediunidade e não citar o mineiro de Pedro Leopoldo que, apesar da pouca instrução, escreveu mais de 420 obras (Evolução em Dois Mundos, Há dois mil anos,…). Fica a recomendação para um próximo vídeo. Parabéns pelo canal! Assisto sempre que posso
Depois q fechar meus olhos, quem me colocou aqui saberá o q fará de mim. Portando vamos viver essa experiência aqui na terra. Ninguém é detentor da verdade absoluta.....
Quando as pessoas me perguntam hoje: o que vc é? Respondo: sou um ser-vivo. Daqui há trezentos anos quem ler isso aqui vai afirmar: ele hoje é um ser-morto. Saibam, porém, que não deixei de ser. Estive entre vivos e mortos. Mas antes de mim, sempre houve, há e haverá o Sumo-Ser e a Suma-Vida. Do contrário, nem olhos teríamos, afinal, se do Nada viemos, Nada seríamos, mas vejam, querendo ou não: Somos !
C. S. Lewis, falando em 1942 (e depois publicado na obra “Cristianismo Puro e Simples” em 1952), deu ao argumento a sua formulação mais memorável:
“Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a seu respeito: “Estou disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a sua afirmação de ser Deus.” Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático - no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido - ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. […] Agora, parece-me óbvio que Ele não era nem um lunático nem um demônio, consequentemente, por mais estranho, assustador e inacreditável que possa parecer, tenho que aceitar a ideia de que Ele era e é Deus.” (Cristianismo Puro e Simples)
Há hoje material mais rico sobre EQM, onde pessoas dadas como mortas relataram conversas e visões de médicos em outras salas. Sou um cristão com tendência forte ao ceticismo, mas o melhor do que já se registrou de EQM e de milagres fogem a qualquer explicação naturalista que eu consiga pensar.
Quanto às ciências, como alguém das ciências exatas, sempre acho problemático esse fisicalismo da neurociência, por exemplo. Para fazer física, imaginamos um objeto conceitual destituído de quaisquer propriedades que não sejam matematizáveis. O resultado é que todas as nossas teorias e previsões, por melhores que sejam, quando descem para o mundo real só valem como aproximações. Obviamente tem algo para além do mensurável e o objeto da neurociência é muito mais complexo do que o mundo descrito por equações diferenciais.
Não existe vida e morte para a consciência, apenas para o corpo físico (que também não deixa de existir, apenas se transforma). Se não houvesse a metempsicose esta existência seria um desperdício de tempo e recursos naturais. O cosmo é ordem e evolução, porque ficaríamos a parte deste fluxo?
Muito barulho poluindo esse tema. Principalmente o medo.
Recomendo o livro recentemente publicado por pesquisadores da UFJF, com boa abordagem epistemológica, sobre o estado da arte das pesquisas científicas no tema no mundo:
"Ciência da Vida Após a Morte" - Humberto Schubert Coelho, Alexander Moreira-Almeida, Marianna Costa
Por nossas capacidades limitadas, somos escravizados pelo tempo e espaço. Por eles nosso entendimento e percepções são moldadas por esses limites. Teorias filosóficas nos dão as possibilidades dentro desse espectro.
Ninguém prova que existe, porém, não há quem prove que nao existe.
Há um canal no UA-cam chamado Afinal, O Que Somos Nós , lá eles entrevistam pessoas que passaram por Experiências de Quase Morte. Creio ser um canal sério, com o rigor metodológico possível ( ainda que haja os limites abordados no vídeo).
A literatura sobre EQM é cada vez mais vasta, pode trazer elementos muito promissores, embora seja necessário sempre cuidado e rigor. Nada é conclusivo. Eu, particularmente, gosto muito dessas investigações.
Boa Noite!!! eu durante alguns anos acreditei muito na reencarnação. Mas devido a vários acontecimentos dentro do centro espírita que eu frequentava fui levantando fatos e questionando muito tudo aquilo e por fim já não tinha argumento que me convencia pois os porquês sempre fizeram parte da minha vida hoje começando uma graduação em filosofia e também aluno do 360° tenho outra forma de pensar .Mas estou tranquilo perante isso creio que existe algo após a morte porém a reencarnação esta não mais me deixa totalmente esclarecido. Continuemos no caminho do conhecimento com bases sólidas .#filosofar é preciso.
Metafísica e logicamente não temos base sólida que apoie qualquer sentido, SE formos mortais. O senso de certo e errado não existe se tudo é "não-ser"(morte) no final(causa final). Esse é um contra senso que a filosofia não tem resposta. O amor à verdade ou a ser amigo da sabedoria se reduz à nada literalmente. Sem referência da imortalidade tudo seria VÃO, como diz o Eclesiastes, sem Deus no final (e no início). Ser imortal então pra mim é um pressuposto lógico forte, talvez por isso o Senhor se revelou a Moisés como sendo o primeiro princípio lógico, o da Identidade, "Eu sou o que é".
Meu entendimento sobre isso é o seguinte: Nada vem Nada, já que o Nada não poderia ser causa eficiente de algo; assim como também nada vai pro Nada, já que tudo o que existe concreta e temporalmente em um momento deixa um resíduo causal para o próximo momento, indefinidamente (até onde sei, essa seria a noção de "continuum" no Budismo). Não haveria, então, inícios ou fins absolutos. Dessa forma, acho o Aniquilacionismo (o "morreu, acabou") flagrantemente indefensável
Alguém poderia objetar que, apesar de aceitar essa noção de continuidade, não se segue que haja sobrevivência *pessoal* pós-morte. Por exemplo, há uma continuidade *causal* - mas não *identitária* - entre a folha e, posteriormente, suas cinzas; portanto, o "Eu" depois da morte poderia se transformar em outra coisa. No entanto, acho isso problemático, uma vez que restam duas possibilidades
A primeira é o Sujeito se tornar um objeto. Isso seria difícil, pois a continuidade (como defendida por budistas e com a qual concordo) demanda homogeneidade entre "causa" e "efeito": estados subjetivos só podem ser seguidos por estados igualmente subjetivos; caso contrário, teríamos a tarefa hercúlea de explicar como ou de onde vêm, como fruto de interações tão somente objetivas, as propriedades subjetivas
A segunda possibilidade, por sua vez, é do Sujeito transformar-se em outro Sujeito. Isso parece ser impossível, uma vez que não posso adentrar o fluxo experiencial do Outro; em outras palavras, a Autoconsciência só pode se identificar consigo mesma. No Eu, ser e apreender são o mesmo, de forma que para eu *apreender* o Eu do Outro eu deveria *ser* , na verdade, o Outro (o que é impossível)
Por essa razão, no Eu a continuidade "causal" e a continuidade "identitária" coincidem
Isso sem levar em conta que a temporalidade da vida (ou da "consciência") não é puntiforme e, assim, não admite um "ponto final". O tempo vivivo enquanto Duração tá mais para uma temporalidade extático-horizontal, isto é, um modo de tempo que não admite "início", "meio" e "fim" como pontos descontínuos, mas antes, como modalidades que se interpenetram. Dizer que "morreu, acabou" é defender a ideia de um presente que não se atualizou no futuro, mas que, pelo contrário, "se estancou" em si mesmo. Penso que, ao defendermos essa visão, não poderíamos estar mais enganados
Como consequência disso, acho que o nosso receio da morte é, na realidade, fruto de uma má compreensão e de uma fé excessiva na Linguagem. É por mal compreendermos a ideia de um fim absoluto e, igualmente, por darmos crédito a essa ideia que padecemos. Um "fim absoluto" tem realidade apenas linguística, assim como "círculo quadrado": é significante sem significado
Excelente vídeo! Sou 100% existencialista! Nada antes, nada depois, nada fora!
Na incerteza aproveite a vida da melhor maneira que conseguir, priorize a cultura e o saber, não de tanta importância aos problemas mas tente resolve-los rapidamente, viver é uma experiência que pode ser única e a morte não diminui essa experiência.
Exato, é paia passar tanto tempo pensando na morte enquanto esquece de viver a vida.
@@smith123pPenso que o presente é momento mais importante de nossas vidas e que tampouco importa o início ou o fim. Mas é real que deveríamos buscar a sabedoria, ignorar futilidades e buscar ter boas virtudes. O que levaremos dessa vida caso exista algo depois dela? apenas as virtudes outrora conquistadas ao longo de nossas vidas além do conhecimento e o saber. Quero ler o máximo de livros que eu puder, conhecer muitas coisas e ser uma boa pessoa. Assim minha vida teria algum significado e eu poderia morrer em paz.
Vida eterna é uma questão de fé, não de lógica, às vezes a lógica e falha, eterna dúvida!
A crença na reencarnação existe há milhares de anos na Índia, cuja religião principal é o Hinduísmo (Vedas, Puranas, Upanishads).
O Budismo crê que há "vida após a vida" (Dhammapada) e a reencarnação.
O pesquisador canadense, Ian Stevenson, cita dezenas de casos na Ásia (Índia, Tailândia, Malásia etc.) e alguns casos na Europa, em dois livros muito interessantes ("Reencarnação - vinte casos" e "Casos europeus de reencarnação").
Stevenson entende que a reencarnação é uma possibilidade, mas, cientificamente, ele não dá uma conclusão definitiva, sugerindo mais pesquisas.
Creio em vida após morte ena pluralidade das existências,pois só assim explicam as diferenças uns dos outros❤😮
Sócrates foi um homem muito sabio
A bíblia ensina, sim, a natureza dual dos seres humanos (corpo e alma). Veja exemplos do novo e velho testamento abaixo. Por exemplo, Cristo entregou o seu espírito ao morrer na cruz; Moisés, que estava morto, aparece no monte da transfiguração etc . Veja mais evidências abaixo.
Desse modo, em que pese opiniões contrárias, a verdade é que há um mundo espiritual - local em que todos os mortos aguardam a ressurreição dos mortos, sendo Cristo o primeiro a ressuscitar.
Eclesiastes 12: 7
7 E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu.
Mateus 17
1 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, e Tiago, e João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
5 E estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E eis que uma voz da nuvem disse: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Lucas 23
46 E clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E havendo dito isso, expirou.
I Pedro 2
18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado na verdade, na carne, porém vivificado pelo Espírito;
19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
I Pedro 4
6 Porque para isso foi o evangelho pregado também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, porém vivessem segundo Deus em espírito;
Lucas 16
20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
21 E desejava saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e até vinham os cães, e lambiam-lhe as chagas.
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
23 E no inferno, erguendo os olhos, estando em tormentos, viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
24 E ele, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado, e tu, atormentado;
26 E além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
28 Porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
I Coríntios 15:29
29 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
Eu ia comentar mas antes disse acabei morrend
o tempo é uma ilusão, apenas é um sistema de referência pra perceber as mudanças
portanto, se o tempo não existe e estou consciente agora, sempre estarei
a questão é como se processa a consciência
ao acordar, perceba que, sem os sonhos, foi como se vc tivesse dormido e acordado um segundo depois
ao dormirmos, fazemos isso pra recuperar o corpo
hj sabemos que a mente, igual a um computador, é material, tb precisa de descanso
mas, a consciência do operador da mente e do corpo permanece constantemente ligada
os sonhos são processos mentais, não da consciência
a consciência percebe o sonho, mas não é ele
a questão é como seremos conscientes sem o corpo e a mente
o eterno retorno, um arquivo virtual cósmico que gravou nossa vida terrena,
permite que após a morte seja possível que fiquemos revivendo nossa vida atual
talvez até conseguirmos um novo corpo
não lembramos quem fomos ao nascer pq a memória foi apagada na morte anterior
a consciência é a alma, não a memória
ao morrermos novamente, podemos ter acesso ao registro cósmico e rever vidas passadas e revivê-las até encontrarmos nova vida
até que um dia consigamos afinal um corpo mais resistente, amortal, num mundo mais agradável que os anteriores
Eu acredito na vida pós morte. P mim, a existência de Deus e vida pós morte é o q trás sentido à minh vida e Tb p o meu propósito. Abcs
Filosofar é preciso
você pode acreditar em uma vida pôs morte se te faz bem, mas não quer dizer que ela exista, certeza só dessa aqui amigo
Assunto muito relevante, pessoalmente acredito na existência da espiritualidade e na reencarnação também! Parabéns Matheus pela forma como abordou o assunto.
Aí esta a maior aporia da humanidade mais que um dia chega e daí só especulação, mais é concreta.
Esse canal é incrível! Parabéns pelo trabalho👏 Filosofar é preciso!
Po mateuzao, por que você apagou o vídeo live da Hannah Arendt?
Professor, suas aulas são excelentes. Estou aproveitando que cheguei rápido para prestigiar você e o seu trabalho. Valeu!
Mais as experiências científicas também não tem "malandragem", erros etc. Os cientistas já vão pesquisar com um pé atrás, já imbuído de negativismo. Como médico já presenciei fatos interessante sobre o fato. O que dizer de uma criança que nunca tocou piano de repente toca ou outros fenômenos do gênero. O fato que os cientistas assim como os filósofos estão sempre como o pé atrás sobre este assunto, um preconceito bem enraizado.
O fato de vc não procurar uma causa científica para esses fenômenos mostra que você deve ser aquele tipo de médico que receitava cloroquina na pandemia.
@@tuaranic7367não tenho nenhum mal a você, mais você quer ensinar medicina a um médico??
Excelente video! 💎 na minha singela opinião, morreu acabou, a morte do indivíduo é eterna!
E ao nascermos, vimos de onde?
Sim...sobrevivemos...Socrates estava milenios à frente de seu tempo e a profundidade de seu pensamento sobre o tema nao encontra até hoje quem o possa emparedar....
Filosofar é preciso!
Excelente vídeo...faz a gente refletir bastante....
Hoje honestamente não sei se acredito em vida após a morte; uma vida consciente daquela que vivemos aqui é improvável...mas talvez algo mais ligado à matéria...como dizia Lavoisier...nada se cria, nada se perde, tudo se transforma !!
# filosofar é preciso❤
Será que na verdade não é porque a ideia da finitude da vida ser uma realidade tão dura, implacável e insuportável para nós, é que criamos a vida após a morte? Se for isso, corremos o risco de não usufruir essa também.
Mateus, acho que ficou faltando a TCI (transcomunicação instrumental).
Apesar de você ser bastante bem informado e bem articulado, o tempo dispendido na argumentação contra a realidade metafísica foi ínfimo. Há muitos argumentos a favor e contra.
Sempre fui cética mas agora, quando o final está chegando, gosto de me consolar com a proposição platônica: depois da morte pode haver apenas duas coisas: ou o nada ou...
E daí vem toda a Metafísica e os estudos científicos sobre mediunidade, eqm, reencarnação, tci. Além dos estudos da Física sobre o tempo.
Descobri o canal hoje, excelente. Parabéns pela qualidade e alto nível dos vídeos
Acerca disso tenho a seguinte perspectiva, eu sou meu proprio referencial, tudo o mais eu considero como probabilidade, é que nem a existência de países que nunca visitei, sigo mais uma corrente yoga advaita que seja relativamente cetica
Claro que a alma e imortal
Ótimo vídeo!
Na minha visão, creio que nosso destino depois do corpo material dependerá da nossa fé enquanto estivemos vivos.
Para quem deseja continuar vivo espiritualmente assim será, e quem acredita que acabou tudo assim também será.
Parece uma loucura isso, mas vai saber, espero que seja possível.
ah tá!!!!!!
Eu acredito na ressurreição da alma , a alma vive eterna.
Qdo criança fui educado como adventista. Eles ensinam não haver nenhuma vida após a morte.
Hj, adulto e não mais religioso, compartilho dessa opinião.
Até acho bom a morte acabar com td de uma vez por todas..
Vai q numa 2a chance a história se repete e a 2a vida não é lá essas coisas tb. Melhor cortar o mal pela raiz
Trabalho top irmão
Obg, filósofo Mateus!
#Filosofar é Preciso.
Um dos melhores vídeos do canal parabéns
Para mim, estamos aqui na terra para reparar erros praticados em vidas passadas. Isso não significa que essas vidas tenham sido vividas aqui no planeta terra, elas podem ter acontecido, para muitos, em outras partes do universo.
Nós somos espíritos de luz aprisionados em corpos físicos.
Que Deus nos abençoe!!!
A reparação de erros só é bem sucedida, quando lembramos pelo menos uma ínfima partícula daquilo que cometemos de erros do passado. A partir do momento onde não há essa lembrança, interpreto como uma verdadeira prisão. Posso estar errado, más pagar ou tentar melhorar por aquilo que não lembramos é uma prisão sem precedentes e uma loucura existencial
Cabe ao homem morrer uma vez, e segue-se o julgamento. Somos responsaveis pela nossa alma hoje. E há salvação em apenas um só nome! Todos pecaram e destituidos foram da glória de Deus. Mas Cristo pagou o preço dos nossos erros para que fossemos reconciliados.
Adorei essa aula, professor! Meus parabéns!
Parabéns;.. seus vídeos são grandiosos de conhecimentos!🥰👋👊👋👋
Parabéns Mateus, mais um excelente vídeo p reflexão. Eh difícil aceitar a finitude, sobretudo quando partem entes muito queridos. Mas ou ficamos no campo da fé pura como disse Bento XVI em um de seus livros, ou a busca p provas científicas nos deixam sem esperanças. 🦉🦉
q assunto interessante
q professor gostoso
Muito bom, parabéns. Podia criar um curso sobre o tema.
Nao consigo apostar em nenhuma das opções e não consigo dizer se creio ou não em vida após a morte, mas com certeza vivo como se nao existisse vida após a morte e penso que nao faria muito sentido existir isto!
@@Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd aaah moça sei lá, penso que essa vida aqui nao teria significado algum se a vida fosse eterna, qual seria o sentido de nossas atitudes? É porque a vida vai acabar que é especial. Assim penso.
Sem tão preciso, professor 👌
❤
Morte é mistério .
Metafísica e logicamente não temos base sólida que apoie qualquer sentido, SE formos mortais. O senso de certo e errado não existe se tudo é "não-ser"(morte) no final(causa final). Esse é um contra senso que a filosofia não tem resposta. O amor à verdade ou a ser amigo da sabedoria se reduz à nada literalmente. Sem referência da imortalidade tudo seria VÃO, como diz o Eclesiastes, sem Deus no final (e no início). Ser imortal então pra mim é um pressuposto lógico forte, talvez por isso o Senhor se revelou a Moisés como sendo o primeiro princípio lógico, o da Identidade, "Eu sou o que é".
Quando há vida, não há morte, quando há morte, não há vida. Pra que se perguntar 😅😅😅
Epicuro
✌
🦉
Vá e volte e me fale
O homem so nasce uma vez, também só morre uma vez então não existe reencarnação. Essa resposta está nas escrituras sagradas.
Entre Paul o e Sócrates eu fico com Sócrates ok
Se existe vida após a morte, se existe um Deus e um juízo - acho que seria de suma importância empenharmos nosso tempo em buscar saber, não?
Eu vim a crer em Jesus pois vi Ele agir na minha vida. Fui liberto de um vício em cocaína, cigarro e sexo - assim, de um momento pro outro, sobrenaturalmente.
Deus diz que se buscarem de todo o coração, o encontrarão.
☕️🦉
Eu sei que não existem provas, que ao que tudo indica não existe, mas eu queria ter 1% de dúvida...
O problema é que, Deus pode até existir, mas isso não garante nem que ele vai nos dar vida após a morte.
A reencarnação já é provada... as almas vêm de outros orbes... falta estudos ...
a minha visão é que a consciência é resultado de neurônios em nosso cérebro, isso quer dizer pelo menos pra mim que sem cérebro sem consciência que é igual a sem vida nada existe pos morte não erramos nada ate nascer, seremos nada ao morrer somos apenas um conjunto incrivel de átomos como dizia Albert Camus procurar o que é verdadeiro não é procurar o que é desejável
Para entender a reencarnação, vc deve estudar o espiritismo. Não reencarnamos apenas na terra, assim como nem todos os espíritos que aqui estão reencarnados são deste planeta. Portanto, se levarmos em conta que não exista outros mundos, a ideia de reencarnação é descabida. Mas se levarmos em conta a existência de outros mundos, ela faz todo o sentimento. A transmigração de almas entre plantas.
sei la mais acho que os seres humano criou deus por causa do medo da morte sla
Não Mateus eles estão errados, vampiros n morrem!
Você estava morto antes de ter nascido por acaso,mania do ser humano se achar melhor que os outros seres vivos 😡
O fato de acreditar na outra vida não passa de uma consolação para a morte. Por ser nossa vida finita, foi necessário inventar a vida eterna para compensá-la.
Ninguém prova nada
Bebeu bebê pois você é novo vive de livros e história. Sabe nada inocente nem morreu pra volta e prover
Ciência e mesticismo😂😂