Boa noite Professor sem duvida mais um show de aula, e o tipo que atrae a gente pra prestar atencao e e nos traz tanto conhecimento de uma forma muito simples.
Muito obrigado pela suas aulas professor,suas espricaçois são muito boas,eu estou estudando sobre transformadores,vc está mim ajudando muito.eu gostaria de ver mais vídeos sobre,bobinas e transformadores.tudo de bom um abraço.🙂
Valeu meu amigo, o mais importante é saber que satura e na saturação o campo magnético fica estagnado e reflete tipo um curto na impedância, já os cálculos estão padronizados pelas áreas do núcleo e qualquer cálculo online faz isso para gente. Um forte abraço.
Boa noite Helio; Professor, é muito legal vê o Sr. explicando um pouco do que você sabe. Por longo que fique o vídeo mais dar vontade de assistir, para quem tem interesse em aprender detalhadamente o canal é esse!! Que "D E U S" lhe abençoe nesta semana vindoura! ! ! . . .
Parabéns pela didática, eu ja conhecia o resultado da indutância e agora, graças a vc, aprendi a física por trás do fenômeno. Espero mais vídeos e aplicações práticas, por exemplo no "driver" que vc fez para LED, poderia explicar os principios do uso dos componentes
Já me lembrei, já vi algo assim, mas não me convenceu não, penso que não é certo, a principio não me convence não, mas vou ver, se ficar claro algo comentarei.
Boa tarde Helio. Gostaria de saber o que acha sobre uma ideia que tive sobre indutores e se acha que é viável? Ideia é a seguinte: Tenho um portão que tem um solenoide 12v para acionar a fechadura, porém este solenoide é alimentado por sistema de contatos deslizantes, que são contatos usados para partes móveis. O problema é que exposto ao tempo estes contatos sofrem oxidação e repetidas vezes é necessário manutenção. Gostaria de substituir os contatos por um sistema de alimentação por indução. Penso em construir um oscilador e ligar a um indutor núcleo de ar que será fechado com resina e outro indutor que irá alimentar o solenoide então estes ficaram em uma distancia de aproximadamente 5mm no máximo e como os dois estarão resinados não sofrerão ação do tempo. Penso em algo mais robusto é claro, mas parecido com um carregador de celular por indução, quando eu acionar o botão a primeira bobina induzirá no segundo uma tensão que será retificada e estabilizada para os 12v e agindo sobre o solenoide irá abrir o meu portão social. O que acha? Desde já obrigado por qualquer atenção. Um abraço do tamanho do Rio Grande!
Confesso não ter compreendo bem o drama, no que entendi, não seria mais fácil fazer um transformador com primário e secundário, se fizer por indução a distância, tem que ser com circuito complexo e em ressonância, caso contrario, fica com baixíssima transferencia, realmente não entendi o contesto do sistema, muito obrigado também, um forte abraço.
Bem do jeito que está é um contato de cobre que funciona com uma mola e quando o portão está fechado este contato é pressionado com o outro passando para a parte do portão que está móvel. Com a exposição ao tempo o sistema oxida e o contato exige manutenções periódicas. Com um sistema de indução, fecharia a bobina transmissora e a receptora com resina e deixaria a uma distancia de 5mm, por questões mecânicas. Obrigado pelo retorno.
@@MsMauroluis não se pode passar de frente a ligação por cabos fixos, usando um caminho onde não tenha movimento considerável, pois todos os portões são assim, com cabos, nunca vi como você diz, inclusive a parte da bobina fica fixa e o resto da fechadura é que se move com a porta, sem a necessidade de contactos móveis, realmente nunca vi isso assim na vida, por isso não tinha compreendido a princípio.
É comum Helio. Tenho um portão grande que é basculante de entrada de veículos, aqueles portões de levantar. Nessa parte onde o portão é elevado, chamamos de folha do portão, nessa parte eu tenho um portão menor que é o portão social. Esta folha tem que levar a energia até o portão social então para isso é colocado um contato deslizante o qual leva a tensão até a folha, depois da alimentação estar na folha, quando ela esta fechada, a saída dos contatos vai via cabo até o solenoide da fechadura. Veja este exemplo em um portão deslizante ua-cam.com/video/Qi7LHAzHclA/v-deo.html
No mesmo vídeo tem uma parte que digo como a bobina eleva a voltagem, claro que não está muito detalhado como uma bobina de tesla, mas é o mesmo principio. veja 14:49 a 17:20 se tiver duvidas tentarei ajudar.
Explique porque que ao passar 110 ou 220 pela bobina ela não entra em curto e se relarmos um fio no outro entra em curto na hora, sabendo que a bobina são fios finos em relação ao 8,10mm. Faz uma aula sobre esse fenomeno que ocorre nas bobinas e resistências.
Valeu, muito obrigado. Vou ver como faço para explicar algo complexo como isso que é coisa de engenharia em uma linguagem popular para que as pessoas compreendam.
Parabéns Cara! Gostaria que voce explicasse o efeito da frequência da corrente em um transformador isso é muito usado nas fontes chaveadas em alguns simuladores quanto maior a frequência maior a amparagen explique isso obrigado
Fica difícil ajudar, isso seria um projeto que você mesmo tem que fazer, para ajudar nisso teria que está no projeto também e fica difícil, no que posso ajudar sempre tento, um forte abraço meu amigo.
O calculo vai depender de vários fatores como diâmetro das espiras, corrente máxima dos fios, indutância por voltas, força necessária de magnetização se for para AC etc. É todo um projeto, porém o feito na pratica é contar as espiras antes de desenrolar e colocar igual.
ola bom dia ,tenho uma curiosidade ,e voce com sua sabedoria tenho serteza que vai saber me responder ,tenho 10 bateria de 12 volts cada,se ligar na geladeira de 110 volts sera que funciona ,se não ,como,desde ja obrigado
Não, porque a corrente da bateria é continua e a da tomada onde liga a geladeira é alternada em 60HZ. Existe inversores ligados em baterias que geram correntes alternadas para este caso, mas tem um circuito entre as baterias e a geladeira, assim direto não funciona não, vai queimar a geladeira. Compre um inversor com capacidade para isto, porém lembre-se que as baterias vão durar pouco.
Professor, tem algum método empírico de verificar a saturação do núcleo? Estou transformando um alternador automotivo em motor e percebi que com espiras com mais voltas ao invés de mais fios paralelos e então funcionando ele com uma tensão maior ele alcança a mesma potência com um consumo menor. Mas gostaria de saber até quanto posso subir a tensão. Já estou com 72volts e o aquecimento é baixo em vazio.
Quando ocorre a saturação no núcleo, as linhas de força magnéticas já não aumentam com o aumento da corrente e antes da saturação, elas aumentam proporcional como correspondem, assim, que colocando uma voltagem AC em um indutor e subindo o valor da voltagem, a corrente vai subindo linearmente, proporcional ao aumento da voltagem, mas quando ocorre a saturação e o aumento da corrente não conseguir mais aumentar as linhas magnéticas, então nesse momento ao subir um pouco mais a voltagem, a corrente subirá desproporcionalmente, aumentando muito mais que deveria e se continuar subindo a voltagem, a corrente vai subir tanto, como um curto, esse é o ponto notado na prática com esse ensaio. Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
@@HelioCientista Obrigado pela resposta professor. Quando ocorre essa saturação no nucleo gera calor mais rápido e alto? Nos meus testes o nucleo começa a aquecer assim que já energizo, e com com carga, onde a corrente aumenta ainda mais, chega a uns 45ºC. Ainda não fiz um teste com carga por um período de tempo maior. Até quantos graus o enrolamento suporta sem danificar o isolamento? Estou utilizando um sensor de temperatura no meio dos fios do estator, no rotor não tenho ideia do que está ocorrendo, sendo que lá só uso 12v para excitação.
@@MarcosElias já vi transformadores trabalhando com mais de 100c° sem queimar. A saturação faz com que aumente a corrente nos fios e faz os fios aquecerem mais, e o pior é que qualquer corrente superior a da saturação, são correntes de pura perdas, onde já não faz nenhuma indução ou acúmulo de energia magnética, simplesmente se perde. O núcleo aquece por dois motivos, por ter retardo na troca da polaridade e a principal razão é por corrente no núcleo, pois o núcleo infelizmente também é uma espira unitário em curto e quanto maior for a relação tensão por espiras, maior vai ser a tensão no núcleo, tendo maior corrente de perdas no núcleo. Para saber mais, veja meu vídeo do transformador toroidal quadrado com carretel, lá explico sobre transformadores.
Você tá de parabéns Boa explicação blz
Muito obrigado.
Parabéns por mais uma excelente aula. Quanto conhecimento compartilhado, que Deus te abençoe sempre!!!!!!!
Valeu meu amigo muito obrigado, fique com as bençãos de Deus também, um forte abraço.
E isso aí meus parabéns
Boa noite Professor sem duvida mais um show de aula, e o tipo que atrae a gente pra prestar atencao e e nos traz tanto conhecimento de uma forma muito simples.
Valeu meu amigo muito obrigado por assistir e comentar em vários vídeos, isso ajuda bastante, um forte abraço.
Parabéns Hélio pelo seu esforço passando seus conhecimentos para nós, vc é um abençoado de Deus, muito obrigado, estou absorvendo tudo valeu amigo
Fico muito feliz em saber que você, assim como outros, estão compreendendo e gostando, Muito obrigado, um forte abraço.
Não tinha visto melhor explicação sobre indutores. Muito bom mesmo. Abraçõs.
Muito obrigado, um forte abraço.
Professor do nível de pais de primeiro mundo... made in Brazil
Esta parte é ainda mais bonita! Quando eu aprendi fiquei fascinado!
Show.
Aula Maravilhosa, Amado Helio.
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Gostei muito das explicações,gosto muito de eletronica apesar de entender pouco,gostaria de chegar a este patamar,parabéns.
Muito obrigado.
Muito bom to aprendedo bastante
Muito obrigado, forte abraço.
Show 👍👏👏
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito obrigado pela suas aulas professor,suas espricaçois são muito boas,eu estou estudando sobre transformadores,vc está mim ajudando muito.eu gostaria de ver mais vídeos sobre,bobinas e transformadores.tudo de bom um abraço.🙂
Valeu, muito obrigado.
Bom de mais helio
Obrigado.
Muito bom.
Obrigado
mosso, bom d+, vou fazer testes em bobinas agora feito Tesla.
Muito obrigado.
Parabéns professor, excelente aula. Se possível depois nos ensine a calcular saturação de núcleos de ferrite.
Valeu meu amigo, o mais importante é saber que satura e na saturação o campo magnético fica estagnado e reflete tipo um curto na impedância, já os cálculos estão padronizados pelas áreas do núcleo e qualquer cálculo online faz isso para gente. Um forte abraço.
@@HelioCientista abraços, obrigado por mais essa dica.
muito bom
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Se Deus quizer vou montar esse pré amplificador
Valeu meu amigo, muito obrigado, se tiver dúvidas, escreva aqui que tento ajudar, um forte abraço.
Milhões de parabéns ! Valeu mesmo ,. Muito rápido e esclarecedor . 😎
Obrigado
Show
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns professor. Resumo apropriadissimo sobre bobina. Pesquisarei mais sobre o tema.
Muito obrigado.
Professor porque não continuar sobre eletricidade e eletrônico fazem parte de tudo que a gente que gosta de aulas muito bem explicadas professor
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
É sempre uma satisfação ver seus vídeos e também muito enriquecedor
Muito obrigado.
Bem esclarecedor, agora entendo o seu experimento da criação do núcleo. Abraço.
Verdade, se tivesse feito isso pensado não sairia melhor, mas tem razão, a sequencia ficou perfeita e foi sem querer. São as benção de Deus.
Como sempre fica meus parabéns.
Muito obrigado
Boa noite Helio; Professor, é muito legal vê o Sr. explicando um pouco do que
você sabe. Por longo que fique o vídeo mais dar vontade de assistir, para quem
tem interesse em aprender detalhadamente o canal é esse!!
Que "D E U S" lhe abençoe nesta semana vindoura! ! ! . . .
Muito obrigado, Que Deus te abençoe também meu amigo. Forte abraço.
Obrigado pelo conhecimento irmão
Obrigado também por assistir.
@@HelioCientista estamos junto até o fim irmão. Ansioso pela próxima aula. Obrigado pelo conhecimento irmão.
Fala Helio obrigado por mais um excelente vídeo!!!
Muito obrigado.
Parabéns pela didática, eu ja conhecia o resultado da indutância e agora, graças a vc, aprendi a física por trás do fenômeno.
Espero mais vídeos e aplicações práticas, por exemplo no "driver" que vc fez para LED, poderia explicar os principios do uso dos componentes
Fui o primeiro a curtir e a comentar.
Valeu, Muito obrigado.
Sugestão professor, fala sobre como calcular as espiras do primário e do secundário de um transformador.
Valeu, muito obrigado.
Ela é uma energia Livre através do campo magnético ela capta o campo magnético da terra
Já me lembrei, já vi algo assim, mas não me convenceu não, penso que não é certo, a principio não me convence não, mas vou ver, se ficar claro algo comentarei.
@@HelioCientista energia fria?
👍
Obrigado
Boa tarde Helio. Gostaria de saber o que acha sobre uma ideia que tive sobre indutores e se acha que é viável? Ideia é a seguinte: Tenho um portão que tem um solenoide 12v para acionar a fechadura, porém este solenoide é alimentado por sistema de contatos deslizantes, que são contatos usados para partes móveis. O problema é que exposto ao tempo estes contatos sofrem oxidação e repetidas vezes é necessário manutenção.
Gostaria de substituir os contatos por um sistema de alimentação por indução. Penso em construir um oscilador e ligar a um indutor núcleo de ar que será fechado com resina e outro indutor que irá alimentar o solenoide então estes ficaram em uma distancia de aproximadamente 5mm no máximo e como os dois estarão resinados não sofrerão ação do tempo. Penso em algo mais robusto é claro, mas parecido com um carregador de celular por indução, quando eu acionar o botão a primeira bobina induzirá no segundo uma tensão que será retificada e estabilizada para os 12v e agindo sobre o solenoide irá abrir o meu portão social. O que acha?
Desde já obrigado por qualquer atenção.
Um abraço do tamanho do Rio Grande!
Confesso não ter compreendo bem o drama, no que entendi, não seria mais fácil fazer um transformador com primário e secundário, se fizer por indução a distância, tem que ser com circuito complexo e em ressonância, caso contrario, fica com baixíssima transferencia, realmente não entendi o contesto do sistema, muito obrigado também, um forte abraço.
Bem do jeito que está é um contato de cobre que funciona com uma mola e quando o portão está fechado este contato é pressionado com o outro passando para a parte do portão que está móvel. Com a exposição ao tempo o sistema oxida e o contato exige manutenções periódicas.
Com um sistema de indução, fecharia a bobina transmissora e a receptora com resina e deixaria a uma distancia de 5mm, por questões mecânicas. Obrigado pelo retorno.
@@MsMauroluis não se pode passar de frente a ligação por cabos fixos, usando um caminho onde não tenha movimento considerável, pois todos os portões são assim, com cabos, nunca vi como você diz, inclusive a parte da bobina fica fixa e o resto da fechadura é que se move com a porta, sem a necessidade de contactos móveis, realmente nunca vi isso assim na vida, por isso não tinha compreendido a princípio.
É comum Helio. Tenho um portão grande que é basculante de entrada de veículos, aqueles portões de levantar. Nessa parte onde o portão é elevado, chamamos de folha do portão, nessa parte eu tenho um portão menor que é o portão social.
Esta folha tem que levar a energia até o portão social então para isso é colocado um contato deslizante o qual leva a tensão até a folha, depois da alimentação estar na folha, quando ela esta fechada, a saída dos contatos vai via cabo até o solenoide da fechadura. Veja este exemplo em um portão deslizante ua-cam.com/video/Qi7LHAzHclA/v-deo.html
professor quando o senhor tiver um tempinho pode explicar por gentileza de uma forma simples, como funciona uma Bobina de Tesla
No mesmo vídeo tem uma parte que digo como a bobina eleva a voltagem, claro que não está muito detalhado como uma bobina de tesla, mas é o mesmo principio. veja 14:49 a 17:20 se tiver duvidas tentarei ajudar.
@@HelioCientista e vi professor, ta certo, Deus o abençoe.
@@adrianonunes6277 Deus te abençoe também.
Onde imprimo meu certificado de Dr. Em indutância? Kkkkkkk
Vou ficar devendo, muito obrigado, forte abraço.
15:41 explicação massaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Obrigado
Explique porque que ao passar 110 ou 220 pela bobina ela não entra em curto e se relarmos um fio no outro entra em curto na hora, sabendo que a bobina são fios finos em relação ao 8,10mm. Faz uma aula sobre esse fenomeno que ocorre nas bobinas e resistências.
Valeu, muito obrigado. Vou ver como faço para explicar algo complexo como isso que é coisa de engenharia em uma linguagem popular para que as pessoas compreendam.
Beleza amigão você pode falar um pouco sobre a tecnologia keshe que fala sobre bobinas Nano revestidas Você conhece essa tecnologia
Vou ver o tema. Obrigado por assistir o vídeo.
Parabéns Cara! Gostaria que voce explicasse o efeito da frequência da corrente em um transformador isso é muito usado nas fontes chaveadas em alguns simuladores quanto maior a frequência maior a amparagen explique isso obrigado
Eu queria construir uma bobina de 2 tesla, sera q tem como calcular o q eu vou precisar de fio e voltagem?
Fica difícil ajudar, isso seria um projeto que você mesmo tem que fazer, para ajudar nisso teria que está no projeto também e fica difícil, no que posso ajudar sempre tento, um forte abraço meu amigo.
Profesor como calcular um eletroima para fechadura de portão
O calculo vai depender de vários fatores como diâmetro das espiras, corrente máxima dos fios, indutância por voltas, força necessária de magnetização se for para AC etc. É todo um projeto, porém o feito na pratica é contar as espiras antes de desenrolar e colocar igual.
Profesor você poderia fazer um vídeo depois fazendo um eletroima para fechadura éu fico muito agradecido blz
ola bom dia ,tenho uma curiosidade ,e voce com sua sabedoria tenho serteza que vai saber me responder ,tenho 10 bateria de 12 volts cada,se ligar na geladeira de 110 volts sera que funciona ,se não ,como,desde ja obrigado
Não, porque a corrente da bateria é continua e a da tomada onde liga a geladeira é alternada em 60HZ. Existe inversores ligados em baterias que geram correntes alternadas para este caso, mas tem um circuito entre as baterias e a geladeira, assim direto não funciona não, vai queimar a geladeira. Compre um inversor com capacidade para isto, porém lembre-se que as baterias vão durar pouco.
@@HelioCientista achei que daria para transformar a cc em alternada ,ja na voltagem certa de 10 b. de 12 volts,obrigado pela a atenção
@@sergiojahnke4076 Obrigado também pelo apoio no canal.
E aquele toroide, estou curioso!
Já comprei os fios e estou trabalhando nisso, logo logo vou fazer os testes e publicar, muito obrigado.
Professor, tem algum método empírico de verificar a saturação do núcleo? Estou transformando um alternador automotivo em motor e percebi que com espiras com mais voltas ao invés de mais fios paralelos e então funcionando ele com uma tensão maior ele alcança a mesma potência com um consumo menor. Mas gostaria de saber até quanto posso subir a tensão. Já estou com 72volts e o aquecimento é baixo em vazio.
Quando ocorre a saturação no núcleo, as linhas de força magnéticas já não aumentam com o aumento da corrente e antes da saturação, elas aumentam proporcional como correspondem, assim, que colocando uma voltagem AC em um indutor e subindo o valor da voltagem, a corrente vai subindo linearmente, proporcional ao aumento da voltagem, mas quando ocorre a saturação e o aumento da corrente não conseguir mais aumentar as linhas magnéticas, então nesse momento ao subir um pouco mais a voltagem, a corrente subirá desproporcionalmente, aumentando muito mais que deveria e se continuar subindo a voltagem, a corrente vai subir tanto, como um curto, esse é o ponto notado na prática com esse ensaio. Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
@@HelioCientista Obrigado pela resposta professor. Quando ocorre essa saturação no nucleo gera calor mais rápido e alto? Nos meus testes o nucleo começa a aquecer assim que já energizo, e com com carga, onde a corrente aumenta ainda mais, chega a uns 45ºC. Ainda não fiz um teste com carga por um período de tempo maior. Até quantos graus o enrolamento suporta sem danificar o isolamento? Estou utilizando um sensor de temperatura no meio dos fios do estator, no rotor não tenho ideia do que está ocorrendo, sendo que lá só uso 12v para excitação.
@@MarcosElias já vi transformadores trabalhando com mais de 100c° sem queimar. A saturação faz com que aumente a corrente nos fios e faz os fios aquecerem mais, e o pior é que qualquer corrente superior a da saturação, são correntes de pura perdas, onde já não faz nenhuma indução ou acúmulo de energia magnética, simplesmente se perde. O núcleo aquece por dois motivos, por ter retardo na troca da polaridade e a principal razão é por corrente no núcleo, pois o núcleo infelizmente também é uma espira unitário em curto e quanto maior for a relação tensão por espiras, maior vai ser a tensão no núcleo, tendo maior corrente de perdas no núcleo. Para saber mais, veja meu vídeo do transformador toroidal quadrado com carretel, lá explico sobre transformadores.
@@HelioCientista Ótimo obrigado. Vou ver o video. Que Deus continue abençoando seu trabalho.
Professor como seria para aumentar a amperage de qualquer fonte o trafo .desde ja agradeco
Se eu colocar uma bobina perto de uma rede de alta voltagem eu consigo extrair energia elétrica
Veja esse meu vídeo, vai responder a sua pergunta. ua-cam.com/video/DkLA9KtgcOw/v-deo.html
Quero aprender eletrônica 😭😭😭😭😭
Vai aprender sim meu amigo, obrigado.