Muito bom professor, os triacs e scr tem para correntes pequenas a partir de 100mha no formato to 92, os scr tem para potência maiores que os triacs, os retificadores de redes tem deles que pesam mais de 3 toneladas a unidade retificadora feita com scr, este scr tipo moeda tem deles para 1200 amperes em trabalho e ate 4 mil de surto são bem parrudos
@@HelioCientistaHélio professor vc e de maior respeito que explicação valiosa para profissional na área de eletrônica e pára quem está fazendo cursos técnicos ... vc e o melhor só não aprende quem não quer .
Não sei se assisti aula com algum professor de eletrônica com mais conhecimento que ele. Mas tenho certeza que nunca tive um professor de eletrônica com didática tão eficiente quanto a do Helio!
Legal professor bem explicado e detalhado. Só faltou explicar com exemplos de curva do carregamento do capacitor e disparo do gatilho e curva de saída quanto ao trabalho do potenciometro com o capacitor proporcionando os retardos dos gatilhos, essa é a alma do circuito.
Muito bom professor uma vez fiz um dimmer aqui em casa com lâmpada incandescente e coloquei no quarto ficou muito top iluminava do 0 até ao máximo, só q tive q tirar pq a mulher ficou com medo de explodir e pega fogo kk, parabéns pelos ensinamentos...
KKKKKK, realmente todos que me conhecem dizem que sou muito chorão kkkkk, mas quem não chora não mama, assim tá difícil, imagine então. Muito obrigado, um forte abraço.
@Helio Augusto Cerqueira Fontes, crie o "seja membro" do youtube e dentro disso além da ajuda financeira vc tbm pode exibir uma lista de contribuição de matérias para seus futuros projetos. seu canal é show e espero sempre poder contar com suas informações aki, um forte abraço !
Poderia ter explicado melhor essa parte, mas é fácil compreender com as explicações que faço no vídeo, deixo claro, que se a corrente for interrompida no componente, ele se desliga, dai, se percebe, que no caso da corrente alternada no Triac, no momento da inversão, ela vai a zero e isso o desliga, tendo que receber novo pulso no próximo semi ciclo. No caso de corrente retificada no SCR, mesmo não invertendo a fase, ele vai até um valor zero, o que também desliga da mesma forma. Muito obrigado, um forte abraço.
Saudações! Gosto muito de todos os seus vídeos professor. Gosto do seu jeito de explicar. Quero comentar sobre o teste de TRIAC. Eu faço reparação em placas de lavadoras, então para testar os triacs eu uso a saída direta de um transformador 220 por 12, ou seja, eu utilizo a corrente alternada, aí um único pulso já me dá o resultado se o triac está aberto, em curto ou se está bom.
O GTO é igual ao comum, apenas difere que também pode ser desligado o fluxo de corrente com um pulso inverso (negativo) no gate, ou seja: dispara com pulso positivo igual aos comuns, mas também desliga com um pulso negativo no gate, dando assim mais recursos num projeto. Muito obrigado, um forte abraço.
Basta colocar MOC3020 no google e vai aparecer uns 200 esquemas disso ai mesmo que você quer e me parecem bem coerentes e confiáveis. Muito obrigado, um forte abraço.
caraca mermaooo, q nervoso, para pra respiiiiirar um pouco professor, tua mente e muito acelerada e a minha e lenta feito tartaruga rs. curti a aula. deu pra aprender um poquinho.
Valeu meu amigo muito obrigado, sempre tento ser de vagar, mas como não tem ninguém presente me freando, essa passa a ser a parte mais difícil Kkkkkk, um forte abraço.
Mais uma clássica do grande mestre! Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento, e como forma de mostrar essa gratidão, eu já compartilhei o vídeo (*꒪ヮ꒪*) 👍
Legal, agradeço o prestigio e por fazer questão de ser o primeiro a dar aquele apoio, peço até desculpas por não responder também de imediato, mas é que quando terminei de publicar, estava Tão cansado, que fui dormi. Muito obrigado, um forte abraço.
Boa tarde, Professor. Desculpe o comentário sobre outro assunto, mas de elétrica, nesse vídeo. Vi outro dia uma embalagem toda amarrada com fitas metalicas. Eram de 3/4 de polegadas nas o imã atraía. Será que poderíamos fazer um transformador toroidal com um conjunto de fitas dessas bobinadas e sbrepostas? Acho que seria uma experiência interassante. Com alguma facilidade encontramos essas fitas em sucatas. Obrigado. Seus vídeos são ótimos.
Olha, realmente não acredito, porém, o mesmo que fiz não sabia o resultado, só fazendo mesmo, teria que ser Deus para saber isso, Muito obrigado, um forte abraço.
Não é o mesmo, o zener vai conduzir tudo que sobrepassar dos 32 volts, porém, o diac dispara ao chegar aos 32 volts, ele conduz descarregando o capacitor em parte e fazendo a voltagem nele ficar menor que os 32V, dando um pico de corrente, se por exemplo, colocar um resistor de 1k, em serie com o zener de 32V e um capacitor, quando chegue a 35V por exemplo, a corrente seria de (35V-32V) /1k = 3mA, já com o diac, seria muito maior, iria colocar maior queda no resistor e iria usar a corrente do capacitor, descarregando ele, ou seja, dando um disparo literalmente. Muito obrigado, um forte abraço.
Pra dizer a verdade, o que penso e continuarei pensando, é de nunca mais na vida perder tempo patenteando nada, é pura ilusão e enganação, pelo menos no Brasil, infelizmente é a experiencia que tenho, por mim e por várias outras pessoas que me informei, mas fico grato pela dica em querer ajudar, um abraço.
Professor fui testar um Tic106D que de acordo com o datasheet se trata de um SCR mas na prática o que encontrei foi um Triac fazendo o teste com o multímetro analógico e também com um daqueles muti teste chineses onde aparece a imagem do componente e fica claro que se trata de um triac. Se caso esse componente fosse usado no lugar de um SCR poderia causar algum problema no circuito?
Infelizmente não vai ser a ultima vez que você vai passar por isso, realmente, as vezes, os componentes vem trocados de fabrica, com anodo no lugar do catodo, com base no lugar do coletor, com valores incorretos, etc e tal. Já comprei um IRF840 que é de 500V, e veio na verdade um IRF640 de 200V, penei muito para descobri isso. É lamentável a péssima qualidade dos componentes, digo mais, nenhum componente em todo o mundo tem com exatidão o que diz o datasheet, por isso, os cálculos nunca funcionam na pratica, dependendo da complexidade do circuito, entre outras coisas também é claro, não somente por isso! Agora, respondendo, o triac pode substituir o SCR sim, mas o contrario é que não, ou seja: Um SCR não substitui um triac, porém, como veio incorreto, pode ser qualquer triac ai dentro e você fica sem saber o valor dele de corrente e tensão, e vai dar tiro no escuro. Também tenha em conta, que ao usar um triac como SCR, a capacidade dele em corrente media cai a metade, porque estarás usando metade dele, e o fabricante garante a corrente media mencionada, supondo meio a meio para cada parte. Um abraço.
Não existe uma indicação genérica na eletrônica, não posso dizer usa isso ou aquilo, tem que usar o que foi usado no projeto a não ser se for fazer um projeto novo, mas assim mesmo o BTA41 é um tiristor e não vai servir para nada num inversor, o tiristores controlam a parte de condução de uma onda, mas não amplifica para gerar ondas, tem que ser MOSFET ou iGBT.
Bom dia. Gostaria muito de ter um osciloscopio, porem nao disponho de dinheiro para adquirir o mesmo. Voce tem alguma sugestao como posso conseguir? Grato.
Infelizmente não tenho como ajudar nisso, também levei muito tempo e sacrifício para comprar o meu, penso que você deve buscar na internet alguma opção de compra, tanto novo como usado, o que melhorar lê convenha, o meu comprei nas americanas. com porque foi o mais barato que encontrei sendo novo. Boa sorte, espero ter ajudado em algo, um forte abraço meu amigo.
Nessa voltagem toda é difícil, vai ter que buscar na China mesmo, tem o TIC226 que dependendo da letra que termine pode ir até 800V, mas a 1600 nunca vi, muito obrigado meu amigo, um forte abraço.
Caro professor vendo o teste que você fez no osciloscópio dá pra perceber um tempo morto entre um semi ciclo e outro seria possível usar esse recurso em uma onda quadrada de uma fonte chaveada com a finalidade de evitar um curto no instante da troca de polaridade da comultação?
Gostaria de ajudar, mas confesso que li e reli, mas não compreendi nada do sentido da pergunta, não tive ideia do que você quer fazer, e nem como. Fiquei devendo, mas muito obrigado, um forte abraço.
@@HelioCientista é que nos circuito integrado de pwm tem como colocar um atraso um delay entre uma onda e outra ache que daria para fazer isso também. Mas tá valendo obrigado
No caso do vídeo, a derivada que você vê no osciloscópio é a parte da voltagem que ainda não fez conduzir o tiristor, porque a tensão de disparo ainda não foi alcançada no diac.
Sim amigo, um controlador de pontencia com Triac pode ser usado diretamente em um transformador, o único problema que notei em alguns testes foi que a partir de um certo ponto, geralmente na metade da senoide o trafo tende a vibrar.
Verdade, como o amigo EletrônicaMente comentou, pode usar, desde que a potência não seja superior a suportada pelo controlador e que não tenha uma carga indutiva muito alta, porque cargas indutivas são complicadas e as vezes tem que fazer alguns artifícios, mas se não for muito alto, funciona.
në fillim, nuk do të dija ta bëja, mbase por më vonë, kur kanali bëhet më profesional, nëse rritet, do ta bëj, por do të kisha nevojë të kisha më shumë kohë, sot nuk munda, sepse akoma duhet të punoj jashtë kanalit, shpresoj ta kuptoni . Nje perqafim.
Amadão e querido Helio, estou assistindo todos os teus vídeos, e gostando e apreciando a tua didática e conhecimentos, parabéns.
Valeu meu amigo, estou vendo e agradeço o apoio, um forte abraço.
Muito bom professor, os triacs e scr tem para correntes pequenas a partir de 100mha no formato to 92, os scr tem para potência maiores que os triacs, os retificadores de redes tem deles que pesam mais de 3 toneladas a unidade retificadora feita com scr, este scr tipo moeda tem deles para 1200 amperes em trabalho e ate 4 mil de surto são bem parrudos
Muito boas e curiosas informações, dignas do grande professor Dantes Alves, muito obrigado pelo apoio, tamos juntos, um forte abraço.
@@HelioCientistaHélio professor vc e de maior respeito que explicação valiosa para profissional na área de eletrônica e pára quem está fazendo cursos técnicos ... vc e o melhor só não aprende quem não quer .
Hilieo vc e o melhor professor que explica o funcionamento dos componente com autoridades conhecimento em todos os seus vídeo muito bom mesmo ok
Valeu meu amigo, muito obrigado, agradeço também a Deus, porque todo conhecimento vem de Deus, um forte abraço.
Depois da toroide de pregos fiquei seu fã . Parabéns
Valeu meu amigo, muito obrigado, fico super grato, um forte abraço.
Boa noite Dr Hélio ,grato pela reciclagem , sempre é bom recorrer esses comentários
Obrigado também meu amigo, um forte abraço.
Professor viver é um mil parabéns eu queria aprender pele menos a metade que viver saber
Top. Excelente explicação. Falou cada detalhe para leigos como eu possa entender.
Muito obrigado, um forte abraço.
Profesor você é nota mil sor Deus pra tidar tanta sabedoria sor no gv ensino eu vi algo parecido muito bom
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom!! Um dos melhores videos que encontrei sobre. Obrigado!!
Valeu meu amigo, muito obrigado também, um forte abraço.
@@HelioCientista Fique firme com o canal, vc é um excelente professor, tem uma didática incrível e um ótimo canal..Forte abraço! Mais um escrito...
Valeu, isso ajuda muito.
muito boa aula parabenss professor relembrei todo meu curso novamente e aprendi coisa nova muito obg por esse conhecimento !!
Muito obrigado também, um forte abraço.
Muito obrigado parabéns pela vídeo aula
Muito obrigado também, um forte abraço.
Conheci o canal recentemente e já tô viciado nas aulas. Explicação de um jeito simples que trás resultado. Parabéns.
Fico feliz em ouvi isso, nos faz ter vontade de seguir em frente, Muito obrigado, um forte abraço.
Tô assistindo todos ...são d+++ vlw !
Valeu meu amigo muito obrigado pelo prestígio, um forte abraço.
👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏Parabéns pela vídeo aula
Muito obrigado, um forte abraço.
Professor, você me inspira muito, obrigado por fazer meus dias felizes
Muito obrigado também, fico feliz em saber disso, um forte abraço.
Parabéns,tu és fera.
Um abraço de floripa SC.
Muito obrigado, um forte abraço.
Boa noite Professor, tenho compartilhado seu conhecimento nas minhas redes sócias para de uma forma contribuir com o seu canal. Obrigado...
To sabendo meu primo, Muito obrigado, um forte abraço.
Não sei se assisti aula com algum professor de eletrônica com mais conhecimento que ele. Mas tenho certeza que nunca tive um professor de eletrônica com didática tão eficiente quanto a do Helio!
Legal professor bem explicado e detalhado. Só faltou explicar com exemplos de curva do carregamento do capacitor e disparo do gatilho e curva de saída quanto ao trabalho do potenciometro com o capacitor proporcionando os retardos dos gatilhos, essa é a alma do circuito.
Valeu meu amigo muito obrigado por comentar, um forte abraço.
Muito boa a explicação professor!
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom professor uma vez fiz um dimmer aqui em casa com lâmpada incandescente e coloquei no quarto ficou muito top iluminava do 0 até ao máximo, só q tive q tirar pq a mulher ficou com medo de explodir e pega fogo kk, parabéns pelos ensinamentos...
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Top demais! Tu é o cara mesmo. Tesla Brasileiro
Muito obrigado, um forte abraço.
Professor, não chora!, Parabéns, voltei pra sala de aula, (acordado hoje), no meu tempo estudava a noite após o trabalho, era dificil de aprender.
KKKKKK, realmente todos que me conhecem dizem que sou muito chorão kkkkk, mas quem não chora não mama, assim tá difícil, imagine então. Muito obrigado, um forte abraço.
Vídeo muito bom mesmo
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Parabéns pelos ensinamentos....
Muito obrigado, um forte abraço.
Nota mil,manja de+++++++++
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Gostei muito do vídeo
Show
@Helio Augusto Cerqueira Fontes, crie o "seja membro" do youtube e dentro disso além da ajuda financeira vc tbm pode exibir uma lista de contribuição de matérias para seus futuros projetos. seu canal é show e espero sempre poder contar com suas informações aki, um forte abraço !
Valeu, Muito obrigado, um forte abraço.
muito boa explicação, parabens pelo video
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
Muito boa aula parabéns Helio
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom , parabéns
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom Hélio, gostei.
Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom! Em uma outra oportunidade, poderia nos explicar também mais sobre o circuito zero crossing. Para fazer o corte no triac.
Poderia ter explicado melhor essa parte, mas é fácil compreender com as explicações que faço no vídeo, deixo claro, que se a corrente for interrompida no componente, ele se desliga, dai, se percebe, que no caso da corrente alternada no Triac, no momento da inversão, ela vai a zero e isso o desliga, tendo que receber novo pulso no próximo semi ciclo. No caso de corrente retificada no SCR, mesmo não invertendo a fase, ele vai até um valor zero, o que também desliga da mesma forma. Muito obrigado, um forte abraço.
Obrigado pela aula.
Muito obrigado também, um forte abraço.
Uma explicação fabulosa , simples e objetiva 👏👏👏. Só falta o mega detector de metal multi fase com 3 bobinas. 🙏
Muito obrigado, um forte abraço.
Sensacional!
Muito obrigado, um forte abraço.
muito bom, grato!
Valeu meu amigo muito obrigado também, um forte abraço.
Saudações!
Gosto muito de todos os seus vídeos professor.
Gosto do seu jeito de explicar.
Quero comentar sobre o teste de TRIAC. Eu faço reparação em placas de lavadoras, então para testar os triacs eu uso a saída direta de um transformador 220 por 12, ou seja, eu utilizo a corrente alternada, aí um único pulso já me dá o resultado se o triac está aberto, em curto ou se está bom.
Boa também, obrigado pela participação e por contribuir com dicas, Muito obrigado, um forte abraço.
Muito bom fala também sobre o tiristor GTO
O GTO é igual ao comum, apenas difere que também pode ser desligado o fluxo de corrente com um pulso inverso (negativo) no gate, ou seja: dispara com pulso positivo igual aos comuns, mas também desliga com um pulso negativo no gate, dando assim mais recursos num projeto. Muito obrigado, um forte abraço.
muito bom
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
ótima aula!!!!!!
Valeu meu amigo muito obrigado, um forte abraço.
Boa tarde Hélio! Vídeo "MUITO BOM" .. Vc poderia m ensinar como fazer um rele de estado sólido, usando o "TIC 246 e MOC 3020
Basta colocar MOC3020 no google e vai aparecer uns 200 esquemas disso ai mesmo que você quer e me parecem bem coerentes e confiáveis. Muito obrigado, um forte abraço.
Ótima explanação. Como sempre 👏👏👏👏
Muito obrigado, um forte abraço.
Show.....
Muito obrigado, um forte abraço.
caraca mermaooo, q nervoso, para pra respiiiiirar um pouco professor, tua mente e muito acelerada e a minha e lenta feito tartaruga rs. curti a aula. deu pra aprender um poquinho.
Valeu meu amigo muito obrigado, sempre tento ser de vagar, mas como não tem ninguém presente me freando, essa passa a ser a parte mais difícil Kkkkkk, um forte abraço.
Ótimo vídeo, poderia montar um projeto de aquecedor magnético para derreter metal!?
Talvez um dia, vou ter em conta. Muito obrigado, um forte abraço.
Mais uma clássica do grande mestre! Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento, e como forma de mostrar essa gratidão, eu já compartilhei o vídeo (*꒪ヮ꒪*) 👍
Muito obrigado também, isso ajuda muito, um forte abraço.
Top
Valeu meu amigo, muito obrigado, um forte abraço.
eu sou o primeiro dar o gostei
Legal, agradeço o prestigio e por fazer questão de ser o primeiro a dar aquele apoio, peço até desculpas por não responder também de imediato, mas é que quando terminei de publicar, estava Tão cansado, que fui dormi. Muito obrigado, um forte abraço.
Boa tarde, Professor. Desculpe o comentário sobre outro assunto, mas de elétrica, nesse vídeo. Vi outro dia uma embalagem toda amarrada com fitas metalicas. Eram de 3/4 de polegadas nas o imã atraía. Será que poderíamos fazer um transformador toroidal com um conjunto de fitas dessas bobinadas e sbrepostas? Acho que seria uma experiência interassante. Com alguma facilidade encontramos essas fitas em sucatas. Obrigado. Seus vídeos são ótimos.
Olha, realmente não acredito, porém, o mesmo que fiz não sabia o resultado, só fazendo mesmo, teria que ser Deus para saber isso, Muito obrigado, um forte abraço.
Vendo outros de seus videos aprendi que se o metal não for uma liga correta esquenta de mais. Obrigado.
👏👏👍
Muito obrigado, um forte abraço.
Q tal um circuito completo feito de sucata de fonte ATX
Qualquer dia faço, Muito obrigado, um forte abraço.
Boa tarde. Gostaria muito de uma dica sua, que, como você diz, nao tem potenciometro, mas tem osciloscopio. Quero um osciloscopio.
Sim e qual seria a dica? Não compreendi, se puder ser mais claro na pergunta. Muito obrigado meu amigo, um forte abraço.
Se colocar 2 zeners d 32v em série, com a polaridade dos terminars invertidas um em relação ao outro, teremos DB3?
Não é o mesmo, o zener vai conduzir tudo que sobrepassar dos 32 volts, porém, o diac dispara ao chegar aos 32 volts, ele conduz descarregando o capacitor em parte e fazendo a voltagem nele ficar menor que os 32V, dando um pico de corrente, se por exemplo, colocar um resistor de 1k, em serie com o zener de 32V e um capacitor, quando chegue a 35V por exemplo, a corrente seria de (35V-32V) /1k = 3mA, já com o diac, seria muito maior, iria colocar maior queda no resistor e iria usar a corrente do capacitor, descarregando ele, ou seja, dando um disparo literalmente. Muito obrigado, um forte abraço.
Sobre seu transformador toroidal, já pensou em patentear esse seu projeto, não perca tempo....
Pra dizer a verdade, o que penso e continuarei pensando, é de nunca mais na vida perder tempo patenteando nada, é pura ilusão e enganação, pelo menos no Brasil, infelizmente é a experiencia que tenho, por mim e por várias outras pessoas que me informei, mas fico grato pela dica em querer ajudar, um abraço.
Professor fui testar um Tic106D que de acordo com o datasheet se trata de um SCR mas na prática o que encontrei foi um Triac fazendo o teste com o multímetro analógico e também com um daqueles muti teste chineses onde aparece a imagem do componente e fica claro que se trata de um triac. Se caso esse componente fosse usado no lugar de um SCR poderia causar algum problema no circuito?
Infelizmente não vai ser a ultima vez que você vai passar por isso, realmente, as vezes, os componentes vem trocados de fabrica, com anodo no lugar do catodo, com base no lugar do coletor, com valores incorretos, etc e tal. Já comprei um IRF840 que é de 500V, e veio na verdade um IRF640 de 200V, penei muito para descobri isso. É lamentável a péssima qualidade dos componentes, digo mais, nenhum componente em todo o mundo tem com exatidão o que diz o datasheet, por isso, os cálculos nunca funcionam na pratica, dependendo da complexidade do circuito, entre outras coisas também é claro, não somente por isso! Agora, respondendo, o triac pode substituir o SCR sim, mas o contrario é que não, ou seja: Um SCR não substitui um triac, porém, como veio incorreto, pode ser qualquer triac ai dentro e você fica sem saber o valor dele de corrente e tensão, e vai dar tiro no escuro. Também tenha em conta, que ao usar um triac como SCR, a capacidade dele em corrente media cai a metade, porque estarás usando metade dele, e o fabricante garante a corrente media mencionada, supondo meio a meio para cada parte. Um abraço.
Valeu. Obrigado por ter respondido. Vou ficar atento.
Posso usar o bta 41 para um inversor trifásica
Não existe uma indicação genérica na eletrônica, não posso dizer usa isso ou aquilo, tem que usar o que foi usado no projeto a não ser se for fazer um projeto novo, mas assim mesmo o BTA41 é um tiristor e não vai servir para nada num inversor, o tiristores controlam a parte de condução de uma onda, mas não amplifica para gerar ondas, tem que ser MOSFET ou iGBT.
Bom dia. Gostaria muito de ter um osciloscopio, porem nao disponho de dinheiro para adquirir o mesmo. Voce tem alguma sugestao como posso conseguir? Grato.
Infelizmente não tenho como ajudar nisso, também levei muito tempo e sacrifício para comprar o meu, penso que você deve buscar na internet alguma opção de compra, tanto novo como usado, o que melhorar lê convenha, o meu comprei nas americanas. com porque foi o mais barato que encontrei sendo novo. Boa sorte, espero ter ajudado em algo, um forte abraço meu amigo.
Poderia me indicar um triac que opere em 1600 vdrm e corrente de 8 Amp ?
Nessa voltagem toda é difícil, vai ter que buscar na China mesmo, tem o TIC226 que dependendo da letra que termine pode ir até 800V, mas a 1600 nunca vi, muito obrigado meu amigo, um forte abraço.
Caro professor vendo o teste que você fez no osciloscópio dá pra perceber um tempo morto entre um semi ciclo e outro seria possível usar esse recurso em uma onda quadrada de uma fonte chaveada com a finalidade de evitar um curto no instante da troca de polaridade da comultação?
Gostaria de ajudar, mas confesso que li e reli, mas não compreendi nada do sentido da pergunta, não tive ideia do que você quer fazer, e nem como. Fiquei devendo, mas muito obrigado, um forte abraço.
@@HelioCientista é que nos circuito integrado de pwm tem como colocar um atraso um delay entre uma onda e outra ache que daria para fazer isso também. Mas tá valendo obrigado
No caso do vídeo, a derivada que você vê no osciloscópio é a parte da voltagem que ainda não fez conduzir o tiristor, porque a tensão de disparo ainda não foi alcançada no diac.
@@HelioCientista Desculpa vc tem razão não pensei direito valeu
ola amigo
Beleza, Muito obrigado por assistir, um forte abraço.
Esse sistema controla a tensão de saída de um trafo de microondas modificado para 12 v
Sim amigo, um controlador de pontencia com Triac pode ser usado diretamente em um transformador, o único problema que notei em alguns testes foi que a partir de um certo ponto, geralmente na metade da senoide o trafo tende a vibrar.
@@josephdyas vou fazer um usando o circuito de chuveiro eletrônico
Verdade, como o amigo EletrônicaMente comentou, pode usar, desde que a potência não seja superior a suportada pelo controlador e que não tenha uma carga indutiva muito alta, porque cargas indutivas são complicadas e as vezes tem que fazer alguns artifícios, mas se não for muito alto, funciona.
videonun dil çevisini etkin etseniz.
në fillim, nuk do të dija ta bëja, mbase por më vonë, kur kanali bëhet më profesional, nëse rritet, do ta bëj, por do të kisha nevojë të kisha më shumë kohë, sot nuk munda, sepse akoma duhet të punoj jashtë kanalit, shpresoj ta kuptoni . Nje perqafim.
Nëse mundësoni përkthimin e videolar, nuk e kuptoj se çfarë po thoni