Valeu pela lembrança, Leandrão! Não tenho o que acrescentar no teu vídeo (até porque tu disse o principal: kveik não faz Weiss HAHAHAHAHA). Tu disse o que sempre falo pra rapaziada: kveik não é salvação da pátria. As kveiks são leveduras como quaisquer outras, têm suas aplicações, mas não servem pra tudo e também têm suas limitações. E o principal: tem que tratar bem as bichinhas, sem esse papo de fazer sem controle de temperatura no sol a pino. A brincadeira é saber como e onde usar. Tratando bem, qualquer levedura vai entregar uma breja de respeito. Abração! Obrigado pelo apoio!
Posso ao invés de secar a lama da kveik, manter ela lavada dentro do pote na geladeira e quando eu for usar realizar um stater e inocular? Se sim por quanto tempo posso guardar a kveik lavada na geladeira?
@@andersonjesse1 pode fazer tranquilamente, eu faco com duas diferentes mais de 10 vezes e nunca deu nada, secar so serve pra compartilhar ou contaminar.
Eu sempre tive resultados excelentes com kveik. Minhas preferidas são a Nornes e a Hornindal. Coleto da lama mesmo, pelo krausen da muito trabalho e sempre perco o tempo certo da coleta, recomendam utilizar a lama no máximo 6/7x. Já passei da conta de vezes que já reutizei e continuam vigorosas e sem modificação no perfil sensorial. Vendi meu freezer e geladeira para desocupar a área (a mulher já queria me dar cartão vermelho). Agora fermenta no canto da cozinha, na média de 33°, moro no NE. Sem coldcrash nem nada! 4 dias do fermentador pra garrafa! Não fica translúcida, mas fica bem limpa e agradável aos olhos! Recomendo!
utilizei Seljeset da Tekbrew em uma cerveja com base de uma Belgian Pale aAle, e fui na onda de fermentar a 38ºC,, ficou uma coisa estranha uma casca de laranja passada no aroma e sabor kkk, mas estou propenso a fazer um novo teste depois deste vídeo. Valeu por mais essa Leandro.
Mesma levedura (mas da levteck) e fermentei a mais de 30 de temperatura ambiente também. Minha percepção de gosto foi a mesma. Laranja azedinha. Mas bebi assim mesmo e teve quem adorou. Vai entender...
Uso kveik SEM CONTROLE DE TEMPERATURA e nao tenho off flavors. Fermento em temperafura ambiente, no garrafão mesmo. Hoje temos grandes laboratorios que vendem kveik. Então eu simplesmente faço uma primeira leva de 20 litros e depois tenho levedura pra PELO MENOS MAIS 6 PRODUÇÕES DE 20 LITROS.
Usei uma kveiks dessas muito tempo atrás, nem lembro qual. Fiz tudo à moda caralha, como divulgavam na época. Só hidratei uma meia hora antes, inoculei e fermentei em temperatura ambiente. Não ficou ruim, mas ficou idêntica à outra breja que fiz com fermento de pão.
Opa, tô com essa mesma variedade aqui, também peguei com o Erick. Vou para o 2o teste logo menos, o 1o deu uma leve acidez, não senti esse mel, mas bem gelada ficou boa. No próximo teste vamos lançar uma session IPA e usar aquele American Noble Simcoe para DH (vi aqui no Cerveja Fácil e fiquei curioso). Bons testes!
Já fiz quatro levas com kveik. Só uma não saiu boa pq eu fermentei a 18 graus. Essas leveduras keveik são para levar cacetada mesmo. Tipo 26...27 graus. Achei melhor que us05, porém não a utilizo muito pq o frete dela sai caro pra car@@* aqui pro interior.
Tá aí vídeo legal, sempre fui contra 100% das kveik, mas depois de testar você testar vê que dá para brincar. A breja nunca fica a mesma coisa, mas essa história de aromas é migué.
Fala Leandro blz! Vídeos top sempre parabéns! Eu só uso keveik, quando faço reaproveitamento de malte, aí coloco de TD, mais 2k malte Pilsen só pra poder diastatico, Flocão milho, flocao mandioca, uns pão velho e trigo, pra levantar a og, com uma carga de lúpulo legal aroma e amargot, fica melhor do que qualquer comercial por aiii. Vlw Tmj 🤜🤛
Leandro, DH com Kveik dá certo, mas, tem q ter o felling hehehe. A Kveik já consome o diacetil na fermentação primária, mas, por experiência digo que não todo ele. Partindo dai, a gnt pode dizer q n sabe exatamente qdo inicia a fermentação secundária, mas ela existe sim hehehe. Então o q eu faço quando quero um DH com Kveik? Usa um fermento que vc conhece, pra saber o comportamento dele. Eu acompanho muito a borbulha do blow off, e o cheiro de diacetil. Por isso eu consigo saber quando a fermentação primária tá no fim, e dai faço o DH. A fermentação faço a 20C com a Midtbust ou Opshaug, qdo chega no fim da primária eu subo pra 23C e faço o DH, deixo só 2 dias, chacoalho quantas vezes por dia conseguir o fermentador, e dai já mando pro coldcrash. Dá certo, fica muito bom. A Framgarden é interessante pra IPAs e a Voss tbm, mas esquece DH, pq elas travam no final se vc fermentar a essa temperarura, ai vc vai ter q subir e o DH vai pro saco.
Nossa eu estou tendo problemas com a Voss. Ela está travando em 1020-1015, depois volta a fermentar e fica muito lenta no final. Levando 8 dias pra atenuar...
@@dfchannel7447 tenta em primeiro lugar subir a temperatura, aumenta 4C de uma vez. Se não voltar a fermentar em 12hs, adiciona nutriente pra levedura, Servomyces, ou levedo de cerveja, e se possível zinco e magnésio também (ferve com água e joga no fermentador quente mesmo, pra evitar contaminação). Se não der certo nada disso, espera ela voltar a fermentar aos poucos (mantém temperatura elevada), e aguarda tediamente até ela terminar kkkk
Já peguei várias kveiks com ele, depois de ver seu video acho que entendi o que deu errado, pq todas as cervejas que fiz usando kveik ficaram com o mesmo off flavor que eu não consegui identificar. Recentemente fiz um starter de vitalidade com uma windsor e tb deu um off flavor bem ruim mas esse eu consegui consertar.
Lendrão, tem gente que faz underpitch violeto de kveik usando quantidades altas de nutriente e oxigenação durante a fermentação. Isso força esterificação, mas pode ser interessante
Uso kveik a um tempo, oq percebi é: * Kveik nao se da bem com mostos de OG medio-baixo, entao se for pra ser menos de uns 1065 tem que adicionar nutriente. * Em temperaturas baixas, tambem tive dificuldades com atenuação, entao agora só uso kveik no verão e tento manter entre 25-30C. * Durante a fermentação é natural ter um aroma de ovo, principamente quando uso a Hornindal, mas no final nao aparece mais. * Eu nao seco a minha lama, apenas coloco numa pote fechado e deixo na gelareia, no dia da brassagem tiro e deixo chegar a temp ambiente, e depois só jogar no mosto. kveik é que nem animal de estimação, cada 1 tem uma experiecia, cuidados, manias direfentes. Só usando pra saber como lidar com a sua cepa.
Eu estou tendo problema com Kveik Voss de um laboratório grande aí. Fermentando uma cream ale com 1047 de OG. Usei servomyces e mesmo assim tive problemas... A única explicação para a fermentação arrastada (8 dias) mesmo com levedura nova foi a falta de nutrientes e adaptação das cepas a mosto de alta OG. Pensei até em faz high gravity e diluir no Postmix! 😅 Se funciona não é gambiarra!!!
Tambem cheguei no mesmo mapa mental com kveik... cervejeiros geralmente ficam com medinhos que atrapallham a levedura... de boa intencao o inferno ta cheio de breja com off flavor...rsrsr
Fala Leandro, pena que essa receita com a skare deu ruim, pra mim é a melhor das que eu peguei com o Erick. Uso sempre, mas não com essa ideia de ser a revolução, mas que dá uma salvada no orçamento não tenho dúvidas. Um abraço e boas brejas
Minha percepção sobre as Kveiks é que não se tem padrão nenhum, cada cervejeiro que faz da um resultado diferente, um diz uma coisa outro diz outra e assim por diante... Parece muito chato todo aquele processo de coletar, secar e etc (pra quem quer reutilizar). A premissa era fermentar rápido em temperatura ambiente seja la qual for e ter uma cerveja boa (as vezes acontece). Mas uma fermentação controlada faz toda a diferença! Uma Us-05 (por exemplo), com um bom starter (overpitch), nutriente e uma boa aeração do mosto você fermenta em 3 dias a 18 graus sem nenhuma surpresa e com padrão. É a minha opinião....
Fala Leandro eu eu peguei umas levedura kveik com Eric fiz a caixa isolada para secar usei por quase um ano as kveik, mas acabei voltando para o nosso velho us05 esse é insubstituível.
Oi leandro,, seu canal eh mto profissa! Mas procura um shockmount pro seu microfone, qdo vc encosta na mesa o microfone capta mto. Um shockmount já resolveria, pq ele previne esses sons por choques mecânicos. abraço!
Estou usando Kveik até o momento não tive problema, todas saíram conforme proposta, começo o starter na segunda para a brassagem no sábado. Até o momento ótimos resultados a skare fermentei a 32° uma cream Ale não ficou tão neutra mas ficou top.
Eu passei anos fermentando em temperatura ambiente. Usava muito a workhorse da mangroves, que fermentava a até 30ºC. Infelizmente, ela foi descontinuada. Estou louco para testar essas kveiks. Provavelmente vou pegar de algum lab grande famoso e vou continuar fermentando em temperatura ambiente. Facilita a vida, economiza energia e parece mais "raíz". Nem raíz, estilo pré-histórico. Hahaha.
Eu faço minhas cervejas. Hoje não sei mais definir se são IPA, APA, lager, ou o raio que os parta. São 2 receitas que eu tomo e adoro. Uma mais suave outra mais para uma IPA. Um dia vou mandar no canal me julgar 😃
Pistols meu velho boa noite! Recebi o Kit, da insumos do vale, mais minha panela elétrica ainda demora esse kit Fácil para 20 litros do amigo com esse sexto em inox demoraria muito para enviar para o Nordeste??
Fala Leandrao Tenho uma geladeira pequena E queria aumentar a produção Costumo fazer muitas IPA's ou APA's Posso fazer uma com tipo US-05 e outra com KVEIK (envelope) pra fermentar fora da geladeira ? No caso substituiria a US-05 pelo KVEIK
Leandro, você disse em um outro vídeo que suas cervejas estão ficando turvas, não pode ser da farinha de trigo que tem colocado para melhorar a espuma?
Ae pistola, faz uma live com o Eric sobre kveiks e suas formas de reprodução e multiplicação....o cara entende. Os defensores de kveiks, usando o jargão moderno, são os kveikminions....kkkkk
Vídeo bacana Leandro. Pessoal TB faz Levedura a partir da casca de frutas, pimenta, etc... Talvez vale um teste louco desses no futuro. De toda forma é correr riscos de off flavors no resultado final. Boas brejas amigo🍻
Top, já usei muito as levedura do Erick. Tenho a sorte de morar praticamente na mesma cidade chega rapidinho. Essa skare pra Cerveja neutra é muito boa
Cara já que você gosta de experimentar coisas novas faz uma receita na concentração dos grãos do Jack Daniels milho 70%,centeio 18% e malte de cevada 12%,e seria massa envelhelhecer em barril de carvalho americano,pensa que loucura !!!
A melhor coisa que me aconteceu como cervejeiro amador, foi ter conhecido o canal do Eric. A ideia de fazer breja artesanal só multiplicou. Já fiz várias, testei de tudo, a maioria deu certo e as que não deram tão certo, ficaram bebiveis, Uma alegria ver o Leandro e o Eric no mesmo vídeo, sou fã dos dois.
5:33 “Kveik é legal fazer dry hop” Leandro você tá falando isso porque a fermentação Kveik, principalmente em alta temperatura, mata totalmente as adições tardias de lúpulo? Se sim não seria uma possibilidade fazer chá de lúpulo (hop tea) ? É a técnica de “dry hop” mais fácil que tem! Cara de cerveja fácil!
Leandro, Leandro... que pecado vc cometeu com a Skare... isso pela fermentação a 18 graus... Cara, eu comprei do Eric tb e a Skake é a melhor... super neutra e tal (o q serve para os estilos de cerveja q eu gosto) masssss sempre deixo fermentar em temp ambiente (25 a 28 graus)... e claro, com um starter usando o próprio mosto, assim como vc... Cara... as leveduras comem tudo com 2 a 3 dias... tranquilãoo... Mas enfim, só meus dois dedim de contribuição
Também não entendi isso! O diferencial da kveik (ao meu ver) é poder fermentar em temperatura ambiente fora da geladeira. Vou testar a Skare semana que vem, na varanda de casa a 28-30 graus.
@@denilsonsantos3803 show amigo. Eu usei uma vez a skare. Utilizei a lama tbm, porém deu um gosto forte de levedura, não saiu por nads.. mas tenho q experimentar mais
@Denilson Santos você lava a levedura e armazena na geladeira e quando vai usar você faz starter, ou você seca e depois faz starter. Pra depois inocular no mudo?.
@@andersonjesse1 eu lavo,e deixo armazendo em pote sanetizado,por ser uma levedura bem ativa uso apenas metade de um pote e ja era,essa skare que peguei do erick fermetei uma crem ale 1047 em 72 horas sem nenhum off flavor.
Eu comprei um conjunto de 5 kveik por carta e só tive raiva,usei 3 das 5, fiz starter de 3 litros em todas as 3 e esterificação demais a cerveja, mesmo fermentando em geladeira com temperatura controlada ficou tão esterificação que ninguém aguentou beber 2 levas, até Skol ficou parecendo cerveja boa perto das usando kveik. Já a 3• leva contaminou no starter e desisti de usar. Por mais q fermente rápido não vale a pena. Muito mais uma us-5 ou nottingham fica mais neutra, rouba muito menos lúpulo q kveik e ainda não fica enjoativo.
Vc fala que usou geladeira pra fazer certinho e aí que tu errou amigo, tem que judiar da temperatura pra kveik gerar cerveja boa, é inocular a 35°c e deixar a temperatura ambiente
@@gabrielmessias7444 mano 33 graus é temperatura ambiente na minha região, usei controle de temperatura com 25graus na primeira e n gostei na segunda botei um controle de temperatura pra 30 e ficou pior ainda. Mais frutado que tudo, não gostei. Talvez as líquidas de laboratório tenham viabilidade melhor pelo fato dos laboratórios nutrirem bem as leveduras, mas essas de cartinha são muito ruins. Não recomendo. Só o prejuízo de perder 2 levas bastou. Daria pra ter comprados vários sachês de levedura com o preço gasto.
@@felipefeitosa6009 entendi, acho que tinha feito igual o Leandro a 18°c, as minhas chegaram hoje, não do cara aí, espero que sejam boas, amei a voss da bio-4
Fala Leandro, parabéns pelo vídeo. Mas você fez a fermentação pela moda caralha, ou com controle de temperatura? Pois tem alguns cervejeiros que dizem que a fermentação com kveik com temperatura descontrolada não tem problema. Você confirma?
Cara, nunca fiz e provavelmente nunca farei cerveja em casa (prefiro só beber... Kkk). Mas curto muito esses seus vídeos testando receitas e tal... Da pra ter uma boa noção do que deu errado quando provo alguma cerveja que não tá legal. Faz mais vídeos daquela série "estilos esquecidos"! São muito bons...
PO LEANDRO PESQUISEI HJ SE DA PAR FAZER WEISS COM KVEIK PENSEI, POR QUE NAO USAR O CRAVO E BANANA PASSA AOS 10 MIN QUE TAL...QUERO APARECER NAS " MELHORES PIORES MSGS "...KKKKK
vc gasta dez conto pra kveik na carta, depois gasta 50 de dme pra fazer a breja, sera q vale a pena? so se vc testar, eu to fora pq ja testei hauhauhauhauhauua
@@dfchannel7447 os novatos nao sabem fazer mosto pra starter, e so vão gastar grana com dme e afins, vai mto tempo pra chegar num metodo q evoluiu, o ceva facil so ta ai pra facilitar as coisas, gastando grana ou nao vlw
Lallemand e mangrove Jack estão vendendo. Pessoal que eu conheço que começou a usar a tempos comprou da fermentolabs... Qual o problema? Já compartilhei um tempão cultura de kefir depois passei a vender pq o povo era folgado demais...
Desde que tenha autorizações sanitárias adequadas, siga as regras e leis federais e estaduais, pague todos os impostos como a Levtech e Bio4 fazem, etc e tal, não vejo problemas na comercialização. Agora... O problema é AMADOR, que não segue nenhuma legislação, não passa por nenhuma fiscalização e não paga um imposto sequer, cobrar por kveik ou qualquer levedura!
Uma coisa que acho que deixa esse off flavor em Kveik é temperatura baixa que faz o metabolismo ser mais lento... Já fermentei com um under picht absurdo e fermentei a 38 e zero off flavor.
Pois é, já usei kveiks diferentes, fermentando com e sem controle de temperatura e tive o mesmo off flavor em todas. Talvez tenha cometido o mesmo erro do leandro e devesse fazer o starter em duas etapas. Não tive uma experiência boa não.
Pois é.. nunca usei, mas pelo o que eu tava lendo aí, ela fica melhor em "condições ruins". High gravity e temp alta ajudam a fermentar mais rápido e melhor. Não tinha lido nada sobre baixo pitching rate, mas talvez seja algo que tambem não atrapalhe tanto se ela fermentar nas condições ideias dela (e nao de us05 como o pessoal ta comentando). Vou ter que testar agora...
@@ivanngcf mas tenho tudo problema com cervejas leves tendo fermentação arrastada. Então nutrientes devem ser importante pra as Kveiks! Mosto de alta OG também são ricos em nutrientes!
@@ivanngcf eu acho que se tiver um pitch baixo mas tiver um mosto denso (1060+) e rico (sem adjuntos) , inocular na temperatura ideal da cepa (ex.: Voss 38 graus Celsius) e não deixar a temperatura cair acho que vai bem pra caramba. O starter que os nórdicos fazem é de alguma horas com levedura que tava desidrata a um ano. É só pra acordar os bichos, num é pra multiplicar não!
@@dfchannel7447 Legal saber! Valeu a dica.. Mas é isso. Só achei estranho ele testar kveik pra umas brejas que estariam fora do ideal das kveiks, mas talvez tenha sido essa a proposta mesmo.
Leandro, muitas pessoas DOAM Kveik sem necessidade de PAGAR nada; só mandar uma carta dentro da outra com selo e eles te enviam. A cultura de quem cultiva Kveik é essa
@@juliaoarao6169 Normalmente a quantidade de kveik que vem por carta é pequena. Eu faço um mosto com extrato de malte - 200 ml - e coloco a levedura nele em uma garrafa PET de meio litro. Agito a garrafa para oxigenar o mosto - agito, abro a garrafa, fecho, agito de novo. Depois eu aperto a garrafa para tirar o ar e dar espaço para o gás formar dentro. Depois de algum tempo a garrafa fica estufada e dura de tanto gás. Abrir devagar, deixar aerar e agitar de novo e amassar outra vez. Feche! Repito algumas vezes... depois de um ou dois dias passo essa mistura para uma garrafa de 2 litro e coloco mais mosto - 1 litro +- . e faço mesma coisa. Daí é só usar no mosto com o qual você vai fazer a cerveja
Kveik são leveduras bem potentes mas a galera entende mal a proposta. Criou se uma idéia de fermentação rápida, qualquer cerveja necessita de tempo para arredondar, com kveik não é diferente. E como cada levedura, cada cepa traz características positivas ou negativas de acordo com seu gosto
Já usei muito kveik e na boa, acho que os brazuca super estimou os caipira da Noruega kkkkk. O bagulho fermenta sim, mas dizer que é melhor que uma levedura de laboratório é falar abobrinha. Em relação ao Eric é um cara muito gente boa e ajuda d+ a cena beer artesanal, pena que ele deu um tempo na produção de conteúdo. Abraços e boas brejas!
Se for pelo ideal de "independência cervejeira", eu prefiro 1000x fazer um starter enorme de US-05 ou qualquer outra levedura comercial (garantido que vai sair o que eu espero), usar um pouco, guardar outra parte na geladeira e o resto fazer alíquotas em glicerina para congelar! Mesmo morando no fim do mundo onde Judas perdeu as botas, compra um saquinho, faz isso e pronto! Não precisa se arriscar com coisas sem nenhuma garantia e segurança microbiológica!!! Pelo desespero, usa overpitch de levedura de pão que é melhor!
@@gilberto_caldeira você vai precisar de glicerina nível de pureza de laboratório e preparar uma solução 30% dela. Usa essa solução pra diluir a levedura que decantou do starter ou do seu fermentador (levedura limpa sem trub ou lúpulo). Usa um volume dessa solução para um volume de levedura concentrada, mistura bem e congela o mais rápido possível. Quanto mais frio seu congelador, melhor. Em laboratório, eles tem -80graus, a gente não tem, mas já serve pra conservar por muito tempo uma boa quantidade de leveduras. Compra frasco de 50ml de laboratório, coloca eles lá e seja feliz!
@@dfchannel7447 fiz fermentação profissionalmente por 15 anos, não tem comparação: Usar cepas microbiologicamente estabelecidas é muito melhor que coisas sem procedência, sujas e feita por amadores.
Quem cobra por kveik e aproveitador,basta pessoa enviar carta com outra dento ja preenchida com selo pra retorno simples,quem vende e aproveitador apenas a vdd!!
Muito achismo, se sai melhor fazendo review de produto chines. Erros básicos como falta de zinco e nutrientes (importante pra kveiks assim como oxigenação) vão gerar acetaldeído e não pitch rate.
Trair a mulher e produzir e curtir a própria breja com off-flavor faz parte do rolê! Se discorda, vc está precisando aumentar a testosterona hein jovem dinâmico.
Valeu pela lembrança, Leandrão!
Não tenho o que acrescentar no teu vídeo (até porque tu disse o principal: kveik não faz Weiss HAHAHAHAHA). Tu disse o que sempre falo pra rapaziada: kveik não é salvação da pátria. As kveiks são leveduras como quaisquer outras, têm suas aplicações, mas não servem pra tudo e também têm suas limitações. E o principal: tem que tratar bem as bichinhas, sem esse papo de fazer sem controle de temperatura no sol a pino. A brincadeira é saber como e onde usar. Tratando bem, qualquer levedura vai entregar uma breja de respeito.
Abração! Obrigado pelo apoio!
Posso ao invés de secar a lama da kveik, manter ela lavada dentro do pote na geladeira e quando eu for usar realizar um stater e inocular?
Se sim por quanto tempo posso guardar a kveik lavada na geladeira?
@@andersonjesse1 siga o padrão para todas as leveduras. 1 semana, depois é lixo. Recomendo pensar num banco de leveduras com glicerina. Abração!
@@BigBearBrew
Ou secar como você ensina no seu canal pra poder ter levedura pela eternidade né 😃.
@@andersonjesse1 pode fazer tranquilamente, eu faco com duas diferentes mais de 10 vezes e nunca deu nada, secar so serve pra compartilhar ou contaminar.
@@rickaaron6202 valeu por compartilhar suas experiências. Vou usar meu krausem lavado que está num pote sanitizado.
Eu sempre tive resultados excelentes com kveik. Minhas preferidas são a Nornes e a Hornindal. Coleto da lama mesmo, pelo krausen da muito trabalho e sempre perco o tempo certo da coleta, recomendam utilizar a lama no máximo 6/7x. Já passei da conta de vezes que já reutizei e continuam vigorosas e sem modificação no perfil sensorial. Vendi meu freezer e geladeira para desocupar a área (a mulher já queria me dar cartão vermelho). Agora fermenta no canto da cozinha, na média de 33°, moro no NE. Sem coldcrash nem nada! 4 dias do fermentador pra garrafa! Não fica translúcida, mas fica bem limpa e agradável aos olhos! Recomendo!
e o cold ?
O Erick conhece muito de Kveik, tem muitos materiais e uma disponibilidade incrível de divulgar a cultura cervejeira artesanal, parabéns a vocês.
Leandro, traz mais vídeos com as receitas do e-book.
Vlw
utilizei Seljeset da Tekbrew em uma cerveja com base de uma Belgian Pale aAle, e fui na onda de fermentar a 38ºC,, ficou uma coisa estranha uma casca de laranja passada no aroma e sabor kkk, mas estou propenso a fazer um novo teste depois deste vídeo. Valeu por mais essa Leandro.
Mesma levedura (mas da levteck) e fermentei a mais de 30 de temperatura ambiente também. Minha percepção de gosto foi a mesma. Laranja azedinha. Mas bebi assim mesmo e teve quem adorou. Vai entender...
Uso kveik SEM CONTROLE DE TEMPERATURA e nao tenho off flavors. Fermento em temperafura ambiente, no garrafão mesmo. Hoje temos grandes laboratorios que vendem kveik.
Então eu simplesmente faço uma primeira leva de 20 litros e depois tenho levedura pra PELO MENOS MAIS 6 PRODUÇÕES DE 20 LITROS.
Leandro pistola não arrisquei a Weiss! Mas fiz uma American Wheat com a kveik Seljeset e foi um sucesso.
Fermentou a qnts graus??
@@fabricioveronez6952 Se não me engano fermentei a 26 graus.
@@GuilhermeTeixeira85 tô querendo fazer uma fruitbeer e estou com a Skare parada aqui..acha que dá bom??
@@fabricioveronez6952 Fiz uma IPA com manga usando Skare e ficou bacana.
@@GuilhermeTeixeira85 Valew!!
Uso Kveik e para as Ales são perfeitas! Excelente vídeo Leandro, tá de parabéns, parabéns ao Eric tbm pela iniciativa
Usei uma kveiks dessas muito tempo atrás, nem lembro qual. Fiz tudo à moda caralha, como divulgavam na época. Só hidratei uma meia hora antes, inoculei e fermentei em temperatura ambiente. Não ficou ruim, mas ficou idêntica à outra breja que fiz com fermento de pão.
Estou usando seljeset. Comprei com o Erick. Muito aroma de mel. Gostei muito
Opa, tô com essa mesma variedade aqui, também peguei com o Erick. Vou para o 2o teste logo menos, o 1o deu uma leve acidez, não senti esse mel, mas bem gelada ficou boa. No próximo teste vamos lançar uma session IPA e usar aquele American Noble Simcoe para DH (vi aqui no Cerveja Fácil e fiquei curioso). Bons testes!
Muito bom Leandro🖒😊
Já fiz quatro levas com kveik.
Só uma não saiu boa pq eu fermentei a 18 graus. Essas leveduras keveik são para levar cacetada mesmo. Tipo 26...27 graus. Achei melhor que us05, porém não a utilizo muito pq o frete dela sai caro pra car@@* aqui pro interior.
Tá aí vídeo legal, sempre fui contra 100% das kveik, mas depois de testar você testar vê que dá para brincar. A breja nunca fica a mesma coisa, mas essa história de aromas é migué.
Fala Leandro blz! Vídeos top sempre parabéns! Eu só uso keveik, quando faço reaproveitamento de malte, aí coloco de TD, mais 2k malte Pilsen só pra poder diastatico, Flocão milho, flocao mandioca, uns pão velho e trigo, pra levantar a og, com uma carga de lúpulo legal aroma e amargot, fica melhor do que qualquer comercial por aiii. Vlw Tmj 🤜🤛
Leandro, DH com Kveik dá certo, mas, tem q ter o felling hehehe. A Kveik já consome o diacetil na fermentação primária, mas, por experiência digo que não todo ele. Partindo dai, a gnt pode dizer q n sabe exatamente qdo inicia a fermentação secundária, mas ela existe sim hehehe. Então o q eu faço quando quero um DH com Kveik? Usa um fermento que vc conhece, pra saber o comportamento dele. Eu acompanho muito a borbulha do blow off, e o cheiro de diacetil. Por isso eu consigo saber quando a fermentação primária tá no fim, e dai faço o DH. A fermentação faço a 20C com a Midtbust ou Opshaug, qdo chega no fim da primária eu subo pra 23C e faço o DH, deixo só 2 dias, chacoalho quantas vezes por dia conseguir o fermentador, e dai já mando pro coldcrash. Dá certo, fica muito bom. A Framgarden é interessante pra IPAs e a Voss tbm, mas esquece DH, pq elas travam no final se vc fermentar a essa temperarura, ai vc vai ter q subir e o DH vai pro saco.
Nossa eu estou tendo problemas com a Voss. Ela está travando em 1020-1015, depois volta a fermentar e fica muito lenta no final. Levando 8 dias pra atenuar...
@@dfchannel7447 tenta em primeiro lugar subir a temperatura, aumenta 4C de uma vez. Se não voltar a fermentar em 12hs, adiciona nutriente pra levedura, Servomyces, ou levedo de cerveja, e se possível zinco e magnésio também (ferve com água e joga no fermentador quente mesmo, pra evitar contaminação). Se não der certo nada disso, espera ela voltar a fermentar aos poucos (mantém temperatura elevada), e aguarda tediamente até ela terminar kkkk
@@hazzfer Ok valeu mas quanto de cada substância dessas?? Levedo, Zn, Mg...quanto de cada? Obrigado
O Marcelo Fenoll, em Brasilia ( o cara é ph@d@), também vende a kveik por carta. Comprei e saíram belíssimas brejas. Rápidas e sem atropelo!!!
Erick .... Aqui de Curitiba.... Também
Já peguei leveduras com ele .... Deu boas brejas 👏😀😀
Fala Leandro assisto seus vídeos sempre até duas para pegar bem a receita TKS pelos vídeos
Já peguei várias kveiks com ele, depois de ver seu video acho que entendi o que deu errado, pq todas as cervejas que fiz usando kveik ficaram com o mesmo off flavor que eu não consegui identificar. Recentemente fiz um starter de vitalidade com uma windsor e tb deu um off flavor bem ruim mas esse eu consegui consertar.
Lendrão, tem gente que faz underpitch violeto de kveik usando quantidades altas de nutriente e oxigenação durante a fermentação. Isso força esterificação, mas pode ser interessante
Uso kveik a um tempo, oq percebi é:
* Kveik nao se da bem com mostos de OG medio-baixo, entao se for pra ser menos de uns 1065 tem que adicionar nutriente.
* Em temperaturas baixas, tambem tive dificuldades com atenuação, entao agora só uso kveik no verão e tento manter entre 25-30C.
* Durante a fermentação é natural ter um aroma de ovo, principamente quando uso a Hornindal, mas no final nao aparece mais.
* Eu nao seco a minha lama, apenas coloco numa pote fechado e deixo na gelareia, no dia da brassagem tiro e deixo chegar a temp ambiente, e depois só jogar no mosto.
kveik é que nem animal de estimação, cada 1 tem uma experiecia, cuidados, manias direfentes. Só usando pra saber como lidar com a sua cepa.
Eu estou tendo problema com Kveik Voss de um laboratório grande aí. Fermentando uma cream ale com 1047 de OG. Usei servomyces e mesmo assim tive problemas...
A única explicação para a fermentação arrastada (8 dias) mesmo com levedura nova foi a falta de nutrientes e adaptação das cepas a mosto de alta OG.
Pensei até em faz high gravity e diluir no Postmix! 😅
Se funciona não é gambiarra!!!
Ahhh e se for fazer uma cerveja com adjuntos e baixa OG coloque bastante levedo de cerveja pra aumentar a nutrição.
Abraços e boas brejas!
Tambem cheguei no mesmo mapa mental com kveik... cervejeiros geralmente ficam com medinhos que atrapallham a levedura... de boa intencao o inferno ta cheio de breja com off flavor...rsrsr
Fala Leandro, pena que essa receita com a skare deu ruim, pra mim é a melhor das que eu peguei com o Erick. Uso sempre, mas não com essa ideia de ser a revolução, mas que dá uma salvada no orçamento não tenho dúvidas. Um abraço e boas brejas
Minha percepção sobre as Kveiks é que não se tem padrão nenhum, cada cervejeiro que faz da um resultado diferente, um diz uma coisa outro diz outra e assim por diante... Parece muito chato todo aquele processo de coletar, secar e etc (pra quem quer reutilizar). A premissa era fermentar rápido em temperatura ambiente seja la qual for e ter uma cerveja boa (as vezes acontece).
Mas uma fermentação controlada faz toda a diferença!
Uma Us-05 (por exemplo), com um bom starter (overpitch), nutriente e uma boa aeração do mosto você fermenta em 3 dias a 18 graus sem nenhuma surpresa e com padrão.
É a minha opinião....
essas dicas de fermentação na segunda metade do vídeo ajudam bastante, valeu :D
Fala Leandro eu eu peguei umas levedura kveik com Eric fiz a caixa isolada para secar usei por quase um ano as kveik, mas acabei voltando para o nosso velho us05 esse é insubstituível.
Oi leandro,, seu canal eh mto profissa! Mas procura um shockmount pro seu microfone, qdo vc encosta na mesa o microfone capta mto. Um shockmount já resolveria, pq ele previne esses sons por choques mecânicos. abraço!
Já usei uma Kveik que alguém manda por carta, fiz todo o processo de starter e tive levas com muito off Flavors.
Acetaldeído e álcool superior!
Estou usando Kveik até o momento não tive problema, todas saíram conforme proposta, começo o starter na segunda para a brassagem no sábado. Até o momento ótimos resultados a skare fermentei a 32° uma cream Ale não ficou tão neutra mas ficou top.
6 dias de starter? valha-me deus...
@@EroFelipe sim da um pouco de trabalho começo com 100ml
Demora pelo menos um dia só para elas acordarem, faço levas de 50l e no fim com um starter de 2l
@@alexsanderdamatta8281 50l aí sim vale esperar!
Eu passei anos fermentando em temperatura ambiente. Usava muito a workhorse da mangroves, que fermentava a até 30ºC. Infelizmente, ela foi descontinuada. Estou louco para testar essas kveiks. Provavelmente vou pegar de algum lab grande famoso e vou continuar fermentando em temperatura ambiente. Facilita a vida, economiza energia e parece mais "raíz". Nem raíz, estilo pré-histórico. Hahaha.
Cara não pega a Kveik Voss da Lallemand não! Estou tendo problemas de fermentação arrastada com ela. 8 dias pra atenuar uma breja de 1047 de OG.
@@dfchannel7447 Opa, obrigado pela dica. Você sabe fácil quais são as cepas fáceis de achar sem ser a do Lallemand?
Eu faço minhas cervejas. Hoje não sei mais definir se são IPA, APA, lager, ou o raio que os parta.
São 2 receitas que eu tomo e adoro. Uma mais suave outra mais para uma IPA.
Um dia vou mandar no canal me julgar 😃
Pistols meu velho boa noite! Recebi o Kit, da insumos do vale, mais minha panela elétrica ainda demora esse kit Fácil para 20 litros do amigo com esse sexto em inox demoraria muito para enviar para o Nordeste??
Fala Leandrao
Tenho uma geladeira pequena
E queria aumentar a produção
Costumo fazer muitas IPA's ou APA's
Posso fazer uma com tipo US-05 e outra com KVEIK (envelope) pra fermentar fora da geladeira ?
No caso substituiria a US-05 pelo KVEIK
Leandro, você disse em um outro vídeo que suas cervejas estão ficando turvas, não pode ser da farinha de trigo que tem colocado para melhorar a espuma?
usei ,testei umas Kvaik...mais voltei para os fermentos liquidos com start de vitalidade
Leandro mas vc fermentou a 18, eu fiz starter comecou com 5 horas e e fermentei a 27 graus para uma apa ficou top
18 graus com kveik não vira. Muito baixa. Dependendo da kveik rola com até 35
@@bombertick rola sim!
É só fazer a maturação a 38-39 graus que vai limpar tudo! 😅
Está kveik já peguei e top
Ae pistola, faz uma live com o Eric sobre kveiks e suas formas de reprodução e multiplicação....o cara entende. Os defensores de kveiks, usando o jargão moderno, são os kveikminions....kkkkk
só nunca vi o leandro fazer breja translucida...acho q falta lautering...
Vídeo bacana Leandro. Pessoal TB faz Levedura a partir da casca de frutas, pimenta, etc... Talvez vale um teste louco desses no futuro. De toda forma é correr riscos de off flavors no resultado final. Boas brejas amigo🍻
Até q em fim em Leandro
Façam 20L, peguem uns 2l com trub e lavagem, o que sobrar da breja mete kveik e deixa lá, uma vez ficou melhor que a cerveja principal
Top, já usei muito as levedura do Erick. Tenho a sorte de morar praticamente na mesma cidade chega rapidinho. Essa skare pra Cerveja neutra é muito boa
Top tenho 8 cepa que peguei com o Eric.
O pulo do gato 🤔
Leandro 2019 não venha me falar de kveik🔨
Leandro 2021 kveik é ótima
🤣 Mais ou menos kkkk
Alguém já te falou que você parece o Paulo Vilhena ?
Como estocar? Tem que secá-la?
Cara já que você gosta de experimentar coisas novas faz uma receita na concentração dos grãos do Jack Daniels milho 70%,centeio 18% e malte de cevada 12%,e seria massa envelhelhecer em barril de carvalho americano,pensa que loucura !!!
A melhor coisa que me aconteceu como cervejeiro amador, foi ter conhecido o canal do Eric. A ideia de fazer breja artesanal só multiplicou. Já fiz várias, testei de tudo, a maioria deu certo e as que não deram tão certo, ficaram bebiveis,
Uma alegria ver o Leandro e o Eric no mesmo vídeo, sou fã dos dois.
5:33 “Kveik é legal fazer dry hop”
Leandro você tá falando isso porque a fermentação Kveik, principalmente em alta temperatura, mata totalmente as adições tardias de lúpulo?
Se sim não seria uma possibilidade fazer chá de lúpulo (hop tea) ?
É a técnica de “dry hop” mais fácil que tem!
Cara de cerveja fácil!
Leandro, Leandro... que pecado vc cometeu com a Skare... isso pela fermentação a 18 graus...
Cara, eu comprei do Eric tb e a Skake é a melhor... super neutra e tal (o q serve para os estilos de cerveja q eu gosto) masssss sempre deixo fermentar em temp ambiente (25 a 28 graus)... e claro, com um starter usando o próprio mosto, assim como vc...
Cara... as leveduras comem tudo com 2 a 3 dias... tranquilãoo...
Mas enfim, só meus dois dedim de contribuição
Também não entendi isso! O diferencial da kveik (ao meu ver) é poder fermentar em temperatura ambiente fora da geladeira. Vou testar a Skare semana que vem, na varanda de casa a 28-30 graus.
Então, falam q Kveik Skare não pode ser utilizada pela lama. Somente pelo krausen
Isso e mentira estou usando a minha ja tem meses so a lama,nao ve problema nenhum
@@denilsonsantos3803 show amigo.
Eu usei uma vez a skare. Utilizei a lama tbm, porém deu um gosto forte de levedura, não saiu por nads.. mas tenho q experimentar mais
@@denilsonsantos3803 o propŕio Eric disse q não utiliza por lama apenas krausen
@Denilson Santos
você lava a levedura e armazena na geladeira e quando vai usar você faz starter, ou você seca e depois faz starter. Pra depois inocular no mudo?.
@@andersonjesse1 eu lavo,e deixo armazendo em pote sanetizado,por ser uma levedura bem ativa uso apenas metade de um pote e ja era,essa skare que peguei do erick fermetei uma crem ale 1047 em 72 horas sem nenhum off flavor.
peguei 2 cepas com ele, mas n cheguei a usar, larguei na geladeira minha mae jogou fora kkk to pra pegar outra com ele
Eu comprei um conjunto de 5 kveik por carta e só tive raiva,usei 3 das 5, fiz starter de 3 litros em todas as 3 e esterificação demais a cerveja, mesmo fermentando em geladeira com temperatura controlada ficou tão esterificação que ninguém aguentou beber 2 levas, até Skol ficou parecendo cerveja boa perto das usando kveik. Já a 3• leva contaminou no starter e desisti de usar. Por mais q fermente rápido não vale a pena. Muito mais uma us-5 ou nottingham fica mais neutra, rouba muito menos lúpulo q kveik e ainda não fica enjoativo.
Vc fala que usou geladeira pra fazer certinho e aí que tu errou amigo, tem que judiar da temperatura pra kveik gerar cerveja boa, é inocular a 35°c e deixar a temperatura ambiente
@@gabrielmessias7444 mano 33 graus é temperatura ambiente na minha região, usei controle de temperatura com 25graus na primeira e n gostei na segunda botei um controle de temperatura pra 30 e ficou pior ainda. Mais frutado que tudo, não gostei. Talvez as líquidas de laboratório tenham viabilidade melhor pelo fato dos laboratórios nutrirem bem as leveduras, mas essas de cartinha são muito ruins. Não recomendo. Só o prejuízo de perder 2 levas bastou. Daria pra ter comprados vários sachês de levedura com o preço gasto.
@@felipefeitosa6009 entendi, acho que tinha feito igual o Leandro a 18°c, as minhas chegaram hoje, não do cara aí, espero que sejam boas, amei a voss da bio-4
Você poderia ter fermentado em 25 graus, sem problema e sem off flavors!!!
Kveik que vai!...
Vai Kveik!
Boa.. 😂😂
Quer fazer weiss com kveik mistura com levedura de pão
Fala Leandro, parabéns pelo vídeo.
Mas você fez a fermentação pela moda caralha, ou com controle de temperatura?
Pois tem alguns cervejeiros que dizem que a fermentação com kveik com temperatura descontrolada não tem problema. Você confirma?
Esse canal vai chega a 100 K
Rapaz... Não sei pq, mas o visual dessa breja me deu uma vontade de tomar um caldo de cana!!!
Eric tem q parar de miseria, coloca o triplo pow!
Como é que é?! Fazer cerveja pra dividir com parente?! A tá!
É tudo pra consumo meu mesmo! Eheheheh
Cara, nunca fiz e provavelmente nunca farei cerveja em casa (prefiro só beber... Kkk). Mas curto muito esses seus vídeos testando receitas e tal... Da pra ter uma boa noção do que deu errado quando provo alguma cerveja que não tá legal. Faz mais vídeos daquela série "estilos esquecidos"! São muito bons...
PO LEANDRO PESQUISEI HJ SE DA PAR FAZER WEISS COM KVEIK
PENSEI, POR QUE NAO USAR O CRAVO E BANANA PASSA AOS 10 MIN
QUE TAL...QUERO APARECER NAS " MELHORES PIORES MSGS "...KKKKK
Leandrão e fermentação a temperatura ambiente com kveik, fica boa?
Fica uma bosta!
vc gasta dez conto pra kveik na carta, depois gasta 50 de dme pra fazer a breja, sera q vale a pena? so se vc testar, eu to fora pq ja testei hauhauhauhauhauua
🙄
50 conto de DME?
Tem um jeito mais barato. Só colocar malte pra mais dois litros na sua panela e tirar antes de adicionar lúpulo.
Não? 🤔
@@dfchannel7447 os novatos nao sabem fazer mosto pra starter, e so vão gastar grana com dme e afins, vai mto tempo pra chegar num metodo q evoluiu, o ceva facil so ta ai pra facilitar as coisas, gastando grana ou nao vlw
VENDER KVEIK É IMORAL!
Lallemand e mangrove Jack estão vendendo. Pessoal que eu conheço que começou a usar a tempos comprou da fermentolabs...
Qual o problema?
Já compartilhei um tempão cultura de kefir depois passei a vender pq o povo era folgado demais...
Desde que tenha autorizações sanitárias adequadas, siga as regras e leis federais e estaduais, pague todos os impostos como a Levtech e Bio4 fazem, etc e tal, não vejo problemas na comercialização. Agora... O problema é AMADOR, que não segue nenhuma legislação, não passa por nenhuma fiscalização e não paga um imposto sequer, cobrar por kveik ou qualquer levedura!
Uma coisa que acho que deixa esse off flavor em Kveik é temperatura baixa que faz o metabolismo ser mais lento...
Já fermentei com um under picht absurdo e fermentei a 38 e zero off flavor.
Pois é, já usei kveiks diferentes, fermentando com e sem controle de temperatura e tive o mesmo off flavor em todas. Talvez tenha cometido o mesmo erro do leandro e devesse fazer o starter em duas etapas. Não tive uma experiência boa não.
Pois é.. nunca usei, mas pelo o que eu tava lendo aí, ela fica melhor em "condições ruins". High gravity e temp alta ajudam a fermentar mais rápido e melhor. Não tinha lido nada sobre baixo pitching rate, mas talvez seja algo que tambem não atrapalhe tanto se ela fermentar nas condições ideias dela (e nao de us05 como o pessoal ta comentando). Vou ter que testar agora...
@@ivanngcf mas tenho tudo problema com cervejas leves tendo fermentação arrastada. Então nutrientes devem ser importante pra as Kveiks! Mosto de alta OG também são ricos em nutrientes!
@@ivanngcf eu acho que se tiver um pitch baixo mas tiver um mosto denso (1060+) e rico (sem adjuntos) , inocular na temperatura ideal da cepa (ex.: Voss 38 graus Celsius) e não deixar a temperatura cair acho que vai bem pra caramba.
O starter que os nórdicos fazem é de alguma horas com levedura que tava desidrata a um ano. É só pra acordar os bichos, num é pra multiplicar não!
@@dfchannel7447 Legal saber! Valeu a dica.. Mas é isso. Só achei estranho ele testar kveik pra umas brejas que estariam fora do ideal das kveiks, mas talvez tenha sido essa a proposta mesmo.
Leandro, muitas pessoas DOAM Kveik sem necessidade de PAGAR nada; só mandar uma carta dentro da outra com selo e eles te enviam. A cultura de quem cultiva Kveik é essa
me passa seu endereço? rsrs
Pow o cara tem trabalho e vai doar? Aí não né! Kkkk
@@jocaingles8464 já coloquei duas vezes o link aqui do site, acho que o UA-cam bloqueia, procura kveikcolab no instagram
Vdd meu endereco ta no site,tenho mais de 20 kveiks, envio sem custo,quem vende e aprovetdor!!!
@@charlesvargas7341 discordo👍🏼
Parabéns Leandro Sensaciotop
Eu levo 3 dias para fazer o starter para ficar bem "forte".
E como vc faz? Fala a sequência aí por favor. Valeu. Abraço.
@@juliaoarao6169 Normalmente a quantidade de kveik que vem por carta é pequena. Eu faço um mosto com extrato de malte - 200 ml - e coloco a levedura nele em uma garrafa PET de meio litro. Agito a garrafa para oxigenar o mosto - agito, abro a garrafa, fecho, agito de novo. Depois eu aperto a garrafa para tirar o ar e dar espaço para o gás formar dentro. Depois de algum tempo a garrafa fica estufada e dura de tanto gás. Abrir devagar, deixar aerar e agitar de novo e amassar outra vez. Feche! Repito algumas vezes... depois de um ou dois dias passo essa mistura para uma garrafa de 2 litro e coloco mais mosto - 1 litro +- . e faço mesma coisa. Daí é só usar no mosto com o qual você vai fazer a cerveja
quando vc judia muito né .... das levedura
Pagar não né, Kveik é compartilhamento! Existe vários grupos de doação.
Kveik são leveduras bem potentes mas a galera entende mal a proposta. Criou se uma idéia de fermentação rápida, qualquer cerveja necessita de tempo para arredondar, com kveik não é diferente. E como cada levedura, cada cepa traz características positivas ou negativas de acordo com seu gosto
Já usei muito kveik e na boa, acho que os brazuca super estimou os caipira da Noruega kkkkk. O bagulho fermenta sim, mas dizer que é melhor que uma levedura de laboratório é falar abobrinha. Em relação ao Eric é um cara muito gente boa e ajuda d+ a cena beer artesanal, pena que ele deu um tempo na produção de conteúdo. Abraços e boas brejas!
4:28 o que tem de gente que acha que fermentar kveik a 35 e 18 graus é a mesma coisa, não tá escrito...
galera é loca neh...
Se for pelo ideal de "independência cervejeira", eu prefiro 1000x fazer um starter enorme de US-05 ou qualquer outra levedura comercial (garantido que vai sair o que eu espero), usar um pouco, guardar outra parte na geladeira e o resto fazer alíquotas em glicerina para congelar! Mesmo morando no fim do mundo onde Judas perdeu as botas, compra um saquinho, faz isso e pronto! Não precisa se arriscar com coisas sem nenhuma garantia e segurança microbiológica!!! Pelo desespero, usa overpitch de levedura de pão que é melhor!
Amigo, como é esse processo com glicerina?
@@gilberto_caldeira você vai precisar de glicerina nível de pureza de laboratório e preparar uma solução 30% dela. Usa essa solução pra diluir a levedura que decantou do starter ou do seu fermentador (levedura limpa sem trub ou lúpulo). Usa um volume dessa solução para um volume de levedura concentrada, mistura bem e congela o mais rápido possível. Quanto mais frio seu congelador, melhor. Em laboratório, eles tem -80graus, a gente não tem, mas já serve pra conservar por muito tempo uma boa quantidade de leveduras. Compra frasco de 50ml de laboratório, coloca eles lá e seja feliz!
Aí você seca seu starter de US05 e guardar por um ano e tenta usar ele depois! 😉
@@gilberto_caldeira o Erick Carbobiach tem vídeo no canal dele! ;)
@@dfchannel7447 fiz fermentação profissionalmente por 15 anos, não tem comparação: Usar cepas microbiologicamente estabelecidas é muito melhor que coisas sem procedência, sujas e feita por amadores.
Tá fazendo no-chill?
Se eu tivesse em um buraco, a levedura viável e barata seria a dona Benta... 😁
Sp uso kveik e flocos de milho...acucar mascavo e taca lhe pau meto um citra e um magnum e ja era ...povo aqui bebe tudo
Quem cobra por kveik e aproveitador,basta pessoa enviar carta com outra dento ja preenchida com selo pra retorno simples,quem vende e aproveitador apenas a vdd!!
Estoque do fim do mundo!
Muito bom!
KKKKKKKK
Kveik? Não obrigado. Segue o barco....
Muito achismo, se sai melhor fazendo review de produto chines. Erros básicos como falta de zinco e nutrientes (importante pra kveiks assim como oxigenação) vão gerar acetaldeído e não pitch rate.
Trair a mulher e produzir e curtir a própria breja com off-flavor faz parte do rolê! Se discorda, vc está precisando aumentar a testosterona hein jovem dinâmico.