Eduardo Gianetti e Marcos Lisboa são exemplos de economistas que me interessa ouvir, pois além de suas opiniões sobre o Brasil e o mundo, não caem no discurso besta e burro da polarização besta e burra que vivemos.
Você acha que Paulo Gala também se inclui nessa descrição? Fiquei curioso, pois você parece ter horas de conhecimento econômico, e eu estou acompanhando o Paulo Gala num curso gratuito sobre Brasil. Grato.
“Uma Nação se faz com Homens e Livros”. Monteiro Lobato 1882-1948 . Educação a única saída para nos livrar dessa idade “das trevas “ que se abateu atualmente sobre nosso querido Brasil. Professor Giannetti ostenta grande lucidez.
O final é fantástico, essa palestra é para ouvir de trás para frente, aguçar nosso característico otimismo, apossar-nos da diversidade e pluralidade cultural como valores, e enxergarmos a nossa imensa riqueza natural e privilégio geográfico, para depois percorrer os caminhos que nos troxeram até aqui e, evidentemente, aprender a caminhar como nação justa, próspera e sustentável.
Penso que falta denunciar as falsas democracias. Vejamos nosso lider mundial democrata EUA, cria crises civis em tantos países. Ameaça ao bem estar se você mexer com seu Governo, veja a reação da polícia contra os estudantes que defendem o fim da guerra de Israel.
Adoraria ver este Sr, que é amigo íntimo da Marina Silva, ter a coragem de dizer que o Brasil PRECISA explorar as riquezas minerais que temos, para sairmos da miséria
Emocionante poder aprender tanto com o Eduardo Gianetti. Que o Brasil consiga ver as as oportunidades que temos e que a gente consiga construir esse pais forte e autêntico, centro de si mesmo. Como tarefa, vejo a educação e o desenvolvimento sustentável como grandes frentes de trabalho!
Pense numa internet bem paga. O prazer de ter essa palestra, de qualquer lugar do mundo, é fantástico. Gianetti nos dá uma visão global de diversos assuntos de uma forma tão simples, que chega a ser um papo de amigos, dadas as proporções, evidentemente.❤
Brilhante! Um plano de desenvolvimento de médio prazo para o Brasil baseado puramente nesta visão de país e mundo faria o país avançar vários degraus nas escalas econômica, social e de meio ambiente.
E não posso deixar de parabenizar por essa visão e proposta de uma extração mais sustentável. E que deve ser bem paga e não explorada como toda mão de obra. Gosto de seus sonhos e de sua visão sobre a Educação e Sustentabilidade ❤
Sem dúvida Giannettti é uma pessoa preparada e traz uma perspectiva diagnóstica interessante. Trata levemente do aspecto central dos problemas brasileiros e nos brinda, lamentavelmente, com um encerramento macunaímico, maravilhoso do ponto de vista literário, ufanista e totalmente descolado da realidade. O ponto central e que o palestrante não se aprofunda é a questão moral da sociedade brasileira. Tupi or not Tupi é conversa para boi dormir. Excelente vídeo para fazer cortes e ganhar seguidores em redes sociais.
Maravilha! Concordo com ele nunca poderemos querer sermos iguais aos ricos temos sim que conseguirmos romper a barreira da pobreza e da ignorância para sermos únicos com todas as nossas vivências!
A desigualdade e melhor produtividade depende totalmente de cada indivíduo acreditar nisso e dedicar esforço para isso. Infelizmente o jovem não quer dedicar-se o quanto é necessário. Tenho 65 anos e estudo todos os dias em busca de aprender e transmitir conhecimento, mas hoje temos poucos querendo e se esforçando para aprender o que posso replicar.
Gianetti, vc tem feito críticas -pertinentes- aos meios eletrônicos. No entanto, foram eles que me propiciaram assistir -ótimos- conteúdos, como os seus. Obrigado!!!☺
Me admira um economista do porte do E. Gianetti não entender por que o turismo não anda no Brasil: 1°) distância de EUA, Japão e Europa; 2°) Insegurança absoluta com índices de criminalidade e mortandade equivalentes a países em guerra; 3°) Logística deplorável, sejam estradas, portos, aeroportos, internet etc, e ausência de ferrovias, num país de dimensões continentais 4°) Baixa qualidade da M/O se refletindo nos serviços de hotelaria, restaurantes, agências, transportes, sem mínima padronização 5°) Altos custos, mesmo em moeda forte, para acesso aos serviços 6°) Desprezo pela História e cultura (apenas folclore popular) 7°) Falta de planejamento e coordenação em todos os níveis da esfera da administração pública. Afinal, turista não vota…
Eduardo Giannetti destaca , entre outras coisas , que o Brasil precisa adquirir capacidade de exportação e , como consequência , também de importação -- importação de máquinas pra agregar valor aos produtos . O Brasil precisa abrir o mercado . Mas nada disso é mínimamente possível para o Brasil
Como disse o economista Marcos Lisboa, o Brasil perdeu a oportunidade. Nós passamos pela transição demográfica e não qualificamos (ao menos não adequadamente) nosso boom populacional. Nós envelhecemos rápido e envelhecemos mal. Somos pobres e pouco qualificados. O futuro do Brasil tem prognóstico sombrio.
Dá quase vontade de ter esperança ver que há quem pense nos desafios do país (e não do partido A, do setor econômico B ou da família C). Dá vontade de ter esperança ver a elite econômica observando que ignorar a desigualdade social e a desvalorização da educação básica são um tiro no próprio pé. Dá vontade de ter esperança ser lembrado da especificidade da alma brasileira, que pode ser a síntese da objetividade ocidental e dos afetos afro-americanos. Mas continua sendo desesperador ver que investimos nosso pensamento e nossos recursos na manutenção do partido, do setor econômico e das elites. É desesperador ver que não há interesse real e nem prioridade em oferecer oportunidades a todos, educar e preparar para ganhos de produtividade. E é desesperador ver o quanto somos metódicos e precisos pensando no curto prazo e quanto somos apaixonados no egoísmo, no ódio e na dissimulação. O que é mais desesperador e esperançoso ao mesmo tempo é saber que o futuro depende de escolhas feitas hoje. Que hoje poderíamos mudar a rota. Que hoje temos um diagnóstico. Mas que a escolha não é individual.
Mas não é só a educação. A oportunidade de acesso a educação não é a mais importante. Nunca. Se Steve jobs e bil gates fossem brasileiros teriam enormes dificuldades de serem o que são. O direito à propriedade intelectual, a segurança jurídica, a diminuição da carga tributária, a escolha de heróis nacionais tb deveriam estar na cabeça daqueles que pensam no país. O lugar comum é discutir a educação básica.
Análise precisa, interessante e promissora. Só discordo quando ele diz que vê no Brasil de hj um trabalho consistente de recuperar o poder do estado de fiscalização e controle da criminalidade ambiental. O atual desgoverno é totalmente ineficiente neste quesito.
Quanto à sua utopia , Eduardo Giannetti , sobre quem é o Brasil e o que poderá vir a ser , simplesmente esqueça , caso tenha o mesmo sonho na condição espiritual . Meu espírito está dizendo que NÃO existe espaço para sonho no Brasil
Desde de 1870 falam de boa educação de base no Brasil e combate a desigualdade. Se não forem os políticos, o mercado financeiro, etc. quem vai fazer? O português da padaria? De fato, não querem! Um povo ignorante é mais facil de se explorar. A grande maioria dos chineses tem comida abundante na mesa. O que não ocorre no Brasil. E também o sistema de vigila que tanto criticam coloca as metropoles chinesas entre as mais seguras do mundo. Baixa criminalidade. Como explorar o turismo no Brasil sendo que as capitais brasileiras estão entre as mais violentas do mundo? Quando vão resolver o problema das favelas? Talvez qdo tivermos educação de base boa e e uma maior igualdade social... A china é uma cultura milenar, com um povo disciplinado. O Brasil é um país novo que precisa vender muita banana pra sustentar uma pequena elite, enquanto o povo é explorado desde 1500.
Será que também em espírito , na condição espiritual , existe alguma crença de que o Brasil venha a ser uma potência ? Eduardo Giannetti coloca dos imensos desafios que o Brasil precisa vencer para alcançar algum nível de desenvolvimento . Então , seria preciso aumentar bastante o capital físico , que envolveria infraestrutura , impulsionamento da construção civil , máquinas -- imagino que ele esteja se referindo à compra de máquinas e não fabricação de máquinas no país porque , com a tecnologia , só países ricos têm condição de fabricar máquinas -- e lógicamente , capital humano , fazendo com que o brasileiro que hoje é camelô , possa vir a ganhar inteligência para ser um técnico que trabalhe com máquinas ou o brasileiro que hoje é analfabeto funcional , possa vir a criar inovação e assim agregar valor ao sistema produtivo . Mas isso precisaria ser um projeto para , no mínimo , 500 anos porque meu espírito tem feito revelações sobre as REAIS condições do Brasil sob todos os aspectos e o país tem MUITO mais miséria do que é divulgado e a população é ainda MUITO menos escolarizada do que é divulgado . Meu espírito está dizendo que quase 50% da população brasileira só tem o primário , nem sequer o ensino fundamental completo e só 18,3% tem o ensino-médio ! O quase nada de 9,8% tem ensino superior completo ! E como tudo sempre pode ser pior , grande parte da população brasileira é composta de espíritos em início de jornada evolutiva , de modo que são espíritos que , também no plano espiritual , não tem inteligência e/ou nível intelectual . São pessoas em condição muito precária também espiritualmente ! Eduardo Giannetti fez referência à uma pesquisa recente , do também prestigiado economista Edmar Bacha , na qual ele identificou apenas 12 países que conseguiram sair da chamada ' armadilha da renda média ' , que seria , segundo a fraude divulgada internacionalmente , a situação do Brasil . No entanto , o Brasil não é um país de renda média nem baixa nem alta . O Brasil tem uma renda percapita miserável de 100 dólares ( arredondando ) ! Portanto , semelhante à renda per capita dos países africanos ! Talvez , quem sabe daqui há 100 anos , quando chegarem os europeus e japoneses numa invasão militar e o Brasil ficar restrito à região sudeste e mais o estado de Goiás e o Distrito Federal , o desenvolvimento aconteça em algum nível
Nenhuma das metas do Plano Nacional de Educação fala em aumentar a nota do Pisa. Eu não sei porque os economistas falam isso.😂 Trata-se de um plano de 10 anos que visa aumentar o número de pessoas na escola em todos os níveis o que claramente aconteceu e deu vantagens eleitorais ao partido que está no poder. Eu não sei do que estão reclamando sobre educação 😮
E as ONGs com patrocínios milionários? Falar que estamos dando especial atenção aos problemas ecológicos, é forçar a barra. Pq vingaram os garimpos? Pq vingou o desmatamento? E o cuidado com os índios, que tantos falam, e ninguém faz nada? 😢😢😢
A maior parte da filosofia torna-se inútil e vã, se não contribuir com a formação de pessoas íntegras, além de éticas, (imperfeitas, mas abertas ao crescimento humano ) e de quadros de lideranças pragmáticas, direcionadas a mudancas , que vão gradativamente do micro ao macro sistema. Para isso, importa a união de cidadãos maduros, solidários e conscientes, mesmo sendo pessoas de ideias diferentes mas tratando com coerência seus problemas iguais. O exemplo vem das lideranças e de dentro de casa e nos micro ambientes. Não só na sala de aula. Há muitíssimos docentes sem o necessário preparo na função. Não sejamos ingênuos.
No governo passado, o Ministério da Educação iniciou com a Secretaria de Alfabetização, comandada por Carlos Nadalim, que iniciava as mudanças necessárias na qualidade da educação básica. Mas então o povo mesmo escolheu voltar ao passado, dentre os quais este ilustre economista, e que agora fala "ain a educação", mas quando teve chance escolheu voltar ao Brasil velho e ineficiente juntando-se ao que há de mais desavergonhado na população brasileira votando por picanha e cervejinha.
Eduardo. Você é im exemplo para nós, mas quanto a Amazônia se for um motivo de alavancar o país a corrupção irá tomar conta.. E precisão novos políticos estamos a anos nas mesmas proposta nós mesmos políticos, sem mudança nada irá progredir. Por isso meu desânimo.um abraço.
Á retórica expressa avessa ao pragmatismo,não encontra eco nem ao menos sustentação substancial ao que urge no pais.A priori o milagre econômico em âmbito global está alicerçado na educação digitalizada,qualificação profissional tecnológica, na sustentabilidade produtiva e industrializada que permeiam em unissono as nações prósperas.Não obstante é percepticel que o pais miscigenado, enraizado a cultura lusitana sobreposta ao indiginismo,não lograram êxito, dissociado-se do lema "Ordem e Progresso "inscrito à flâmula tremulante,desgastada.Outrosim,caravelas e embarcações a vapor trouxeram na força épica de suas caldeiras,a vitalidade impresindivel da imigração italiana como precursores do" lavoro giusto" prosperando o já decadente brasilismo.Os pilares marmorizados foram entretanto abalroados pela República cerceadora dos direitos fundamentais,estendendo sua arrogância e prepotência aos ditames do poder.Desta feita não há parâmetros tangíveis em tergiversar na utopia dos desvaneios acerca de uma educação deseducada, aquém do pretendido,e se contrario o fosse,resolutiva apenas em 30 anos Que se pretenda implementar decolagem ao turismo em meio ao descaso na ausência de reestruturação dos patrimônios públicos atrelado a criminalidade,presente ainda na deterioração da outrora preservada Amazônia ? O alegado não tem respaldo pelo fato de que tudo o que fora dito está circuncrito ao condicionamento politico, sendo proveniente deste,qualquer intervenção no status quo. Em se tratando de uma sociedade atipica, despolitizada,"medíocre e depressiva"segundo o mencionado, é da jurisdição destes arguir que a autoridade maxima intervenha,ainda que no escrutínio o tenham legitimado. Todavia não se reflete intenção promissora,em que pese o fato da INJUSTIÇA TRIBUTÁRIA prevalecer e a regressividade dos impostos ser acentuada a cada década.A ausência de distribuição contributiva justa,desigualdade social vinculada a desproporcional distribuição de renda,na condescendência promíscua de impostos profanos à base piramidal,potencializam o enriquecimento ilícito daqueles que se locupletam nas Exceções ou Isenções fiscais e sonegação de impostos.Estando estes intimamente interligados e coresponsaveis à ineficiência da máquina pública,desprovida do motor propulsor,que dê na ignição, partida aos propósitos de enriquecimento àqueles que quantitativamente contribuem em maior escala empreendendo para tanto velocidade maxima nesta iniciativa .
Futuro iniciar pela sala de aula no Brasil. Kkkkkkkkkkk ouço isso desde 1973 quando iniciei minha vida estudantil..... Brasil o país do futuro do pretérito imperfeito.... quando de iniciou a caça à CORRUPÇÃO nesse país, o sistema se rebelou e a enterrou! Esse é o câncer: a corrupção. Ataque isso é o restante vem a reboque.... esse projeto de nação nunca passará de um rascunho!
Giannetti é um grande analista mas para mim o grande pesadelo brasileiro são - 🇧🇷🇧🇷as sequelas dos🇧🇷🇧🇷400 anos do trabalho servil 🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳 Pres. De Gaulle 🇫🇷🇫🇷🇫🇷🇫🇷: “O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO E SEMPRE O SERÁ” 🇫🇷🇫🇷🇫🇷🇫🇷Em pleno vernáculo- continuamos no passado 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
De fato, quando se discute o potencial turísitico do Brasil, parecem esquecer que para um norte-americano ou europeu chegar no Brasil leva ao menos 10 horas de avião. A quantidade de opções que um americano ou um europeu tem com menos deslocamento deixa bem claro porque viajar para o Brasil é terceira ou quarta opção. Por exemplo, as praias do nordeste podem ser bacanas, mas a quantidade de lugar melhor e mais tranquilo para ir no caribe destroi a chance real de se tornar um polo turistico relevante.
Só que tudo que ele fala que afetou a estrutura das relações comerciais com o trabalhador chinês, afetaram negativamente os Estados Unidos e a Europa, já no Brasil afetou positivamente, o Brasil ficou no lucro com a ascensão e crescimento da China (crescemos com eles porque nos tornamos um dos principais parceiros da China). Também, inclusive, esse entrevistado saiu ganhando com a ascensão da China e vai perder se a China cair.
Já era! Brasil vai chegar a 2050 velho e pobre. Perdeu a chance de se enriquecer. O sonho brasileiro é ser pobre e feliz onde o pib per capita não importa😂 Tupi pobre and tupi alegre😂
Ele não fala como resolver a desigualdade e os péssimos índices educacionais. No aquecimento global ele é ambientalista ligado às grandes corporações que querem nossas matrizes energéticas
Exatamente! É o braço direito da Marina Silva e está nas mãos das Ong's. Queria ver ele assumir que o Brasil pode sair da lama se puder explorar suas riquezas
Eu diria que o futuro do brazil está em dois tipos de salas de aula. A primeira é aquela que forma a elite brasileira. A segunda é aquela sala de aula possível que a elite brasileira concede ao trabalhador.
Pagando este salário aos professores? Aqui em MG só o salário do governador sobe? O salário dos professores não sobe e o STF considerou legal este cenário.
Com todo respeito mas dizer que neste governo esta se praticando uma política ambiental melhor que a anterior é um viés ideológico não muito saudável para o papel de debatedor público que ele almeja.
Obrigado Fecomercio, obrigado professor. Mas gostaria de ouvir mais de terapias e menos de diagnostico. Ja se pensou muito o pais. Canhoes x manteiga is the question. Como eliminar ou reduzir os privilegios de politicos, funcionarios publicos, intelectuais e empresarios? O nivel da politica sempre estara abaixo do intelectual.
Eduardo Giannetti diz que faz questão em falar na desigualdade estrutural do Brasil e , como não poderia deixar de ser , centra esse imenso drama na questão educacional . Ele chama atenção de que o " ensino básico é deplorável , no Brasil . " . Os estudantes brasileiros , mesmo aqueles de famílias ricas , tem um mau desempenho na medição internacional , no PISA . Se até os estudantes que tiveram acesso às melhores escolas privadas do país , têm , na média , um mau desempenho no PISA , é porque os métodos de ensino estão ultrapassados no Brasil . Emmanuel , que é um espírito da Espiritualidade Superior da Terra , está encarnado aqui no país e agora está com uns 23 anos . A missão dele vai ser trazer métodos de ensino e aprendizagem que tragam uma grande melhora para o sistema educacional do Brasil . E quanto à haver mentes desperdiçadas no Brasil porque , em função da pobreza/miséria , não puderam desenvolver capacidades de inteligência e intelecto , isso NÃO existe no Brasil porque os pobres e miseráveis , com raras exceções , têm possibilidade zero de , mesmo com acesso à uma boa educação , serem algum Machado de Assis da vida , como diz Eduardo Giannetti . São espíritos em início de jornada evolutiva e , portanto , vão precisar de milênios até terem potencial de intelecto e inteligência -- lembrando que até para estudar no mundo espiritual é preciso conquistar merecimento . Tudo é muito demorado
Caro Giannetti, gosto dos seus livros. Mas como quase tudo no Brasil a sua utopia, e o que é mais difícil de entender, você sendo economista, é um claro choque com toda a realidade de agora e futura. Você falou de abertura para o mundo, como competir se não temos um valor a ser exportado (produto, serviço, ideia) que o mundo queira comprar e que não seja commoditie? E como você mesmo falou de valores, que valores meu caro? quando temos um país dividido na exata medida de irmãos xifópagos (petistas e bolsonaristas) que nos ensinam que o que o vale é o dinheiro? e vale tudo. Prova disso é o amor dessa gente por uma autocracia duríssima como a Chinesa e de uma ditadura assassina como a da Rússia. Que valores são esses que nossos filhos estão aprendendo? se abrir pro mundo? com o que? Como essa elite política patrimonialista? Com essa elite industrial tacanha e medíocre que não cria inovação nenhuma para o mundo. Vivemos de joelhos pedindo investimento pois, não inventamos nada na industria química, metalúrgica, etc, etc. Quando, um dia, o Brasil propiciaria o surgimento de um Bill Gates, de um Steve Jobs, de um Elon Musk, de um Franklin, e muitos, muitos outros? isso pra ficar só na América do norte. Não meu caro, a educação é fundamental, mas a cultura é mais fundamental ainda e não é demonizando a competitividade que vamos criar um ambiente rico de valores, como os seus. Tancredo Neves, já disse tudo isso, dessa utopia, em um de seus discursos memoráveis, acho que foi no final da sua campanha vitoriosa pra substituir Figueiredo, e de lá pra cá, tivemos muitos avanços, sim, mas não saímos do lugar. Eu entendo como sendo os grandes valores da humanidade: a pessoa humana em primeiro lugar, ou seja, numa guerra como a da Rússia contra Ucrânia eu olho pra cada pessoa da Ucrânia e seu sofrimento, como segundo valor, máximo respeito as fronteiras de cada país, em segundo lugar a liberdade, toda a liberdade, não só física, mas liberdade de empreender, de criticar, etc. Liberdade de imprensa. Respeito a contratos, Respeito a Adversários, respeito a verdade (o que diferencia o PT da Rússia? O Putin tem como método primário, acabar com toda e qualquer oposição, assim como o PT quer reescrever a história acabando com a pessoas da lava-jato. Ou os Bolsoneros acabando com a democracia. O que estamos ensinando aos nossos jovens? me diga aí. Sim respeito a contratos pois os quatro cavaleiros do apocalipse (China, Rússia, Irã e Coreia do Norte) querem abolir esse valor do mundo, custe o que custar. E nós estamos aí, apoiando a China e a Rússia, vivendo esse triste companheirismo dos BRICS, nos excluindo do mundo ocidental com os nossos irmãos Xifópagos, só por dinheiro? Não, não é só por dinheiro é porque não sabemos e não cultivamos os reais e palpáveis valores, que são os valores de verdade. A sociedade brasileira criou os irmão xifópagos não só pela sua baixa educação mas acima de tudo pela sua cultura. Sinto dizer, mas não precisamos de sonhos utópicos, mas sim de uma cultura que semeie os reais valores de uma sociedade minimamente civilizada e próspera.
Eduardo Gianetti e Marcos Lisboa são exemplos de economistas que me interessa ouvir, pois além de suas opiniões sobre o Brasil e o mundo, não caem no discurso besta e burro da polarização besta e burra que vivemos.
Você acha que Paulo Gala também se inclui nessa descrição? Fiquei curioso, pois você parece ter horas de conhecimento econômico, e eu estou acompanhando o Paulo Gala num curso gratuito sobre Brasil. Grato.
Exatamente, por isso não estão nos supostos podcasts 😂
“Uma Nação se faz com Homens e Livros”. Monteiro Lobato 1882-1948 . Educação a única saída para nos livrar dessa idade “das trevas “ que se abateu atualmente sobre nosso querido Brasil. Professor Giannetti ostenta grande lucidez.
Um dos poucos que realmente está interessado no futuro do país.
O Brasil só vai melhorar, quando efetivamente a educação nesse país for o foco principal!!!
@GlaydsonTVmelhor rir do que chorar né...😢
Mas o Brasil 🇧🇷 quer?!
@@adrianahernandes2772 Pelos políticos que elegemos a resposta nesse momento infelizmente é não. Tomara que isso mude um dia.
@@GeorgeClayton1010 😆🤣
@@adrianahernandes2772 Pelo emoji que você postou, você faz parte do problema!!!
O Eduardo Gianetti é um dos melhores economistas e sempre tem uma visão positiva para o Brasil...que é importante para todos nós. Parabéns!
Gianetti sempre traz grandes reflexões!!
O final é fantástico, essa palestra é para ouvir de trás para frente, aguçar nosso característico otimismo, apossar-nos da diversidade e pluralidade cultural como valores, e enxergarmos a nossa imensa riqueza natural e privilégio geográfico, para depois percorrer os caminhos que nos troxeram até aqui e, evidentemente, aprender a caminhar como nação justa, próspera e sustentável.
Penso que falta denunciar as falsas democracias. Vejamos nosso lider mundial democrata EUA, cria crises civis em tantos países. Ameaça ao bem estar se você mexer com seu Governo, veja a reação da polícia contra os estudantes que defendem o fim da guerra de Israel.
Palestra de altíssima qualidade. Uma pena que desde 1500 temos potencial, mas nunca chegamos lá.
"A desigualdade é uma coisa que envenena a vida da população brasileira"
entrou fundo na minha cabeça
Adoraria ver este Sr, que é amigo íntimo da Marina Silva, ter a coragem de dizer que o Brasil PRECISA explorar as riquezas minerais que temos, para sairmos da miséria
Emocionante poder aprender tanto com o Eduardo Gianetti. Que o Brasil consiga ver as as oportunidades que temos e que a gente consiga construir esse pais forte e autêntico, centro de si mesmo. Como tarefa, vejo a educação e o desenvolvimento sustentável como grandes frentes de trabalho!
“O futuro do Brasil vai ser decidido na milhares de sala de aula e não no Banco Central, mercado financeiro ou qq ministério” Gianetti
Uma das melhores palestras que já vi
Adorável e inteligente fala! ❤
A educação é uma das grandes responsáveis por estarmos onde estamos. Ela é o reflexo de nossas relações sociais.
Pense numa internet bem paga. O prazer de ter essa palestra, de qualquer lugar do mundo, é fantástico. Gianetti nos dá uma visão global de diversos assuntos de uma forma tão simples, que chega a ser um papo de amigos, dadas as proporções, evidentemente.❤
Brilhante!
Um plano de desenvolvimento de médio prazo para o Brasil baseado puramente nesta visão de país e mundo faria o país avançar vários degraus nas escalas econômica, social e de meio ambiente.
estou para encontrar alguém que chegue perto das analises do Prof Gainetti.... Magnifico.....
Espetacular discurso. Resumo : Criarmos MILHARES DE SALAS DE AULA!! 👏👏 * Com qualidade.
Que aula! Capacidade incrível de explanar ideias de forma organizada.
28:33 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼O futuro do país está na escolaridade 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O presente ten que ser aprender e replicar, aplicar
E não posso deixar de parabenizar por essa visão e proposta de uma extração mais sustentável. E que deve ser bem paga e não explorada como toda mão de obra. Gosto de seus sonhos e de sua visão sobre a Educação e Sustentabilidade ❤
Verdadeiro patriota, se a maioria q detem os poderes no Brasil tivessem essa consciência estaríamos bem melhor, mas são gananciosos em sua maioria.😢
Gosto de suas análises, parabéns.
Maravilhoso!
Sem dúvida Giannettti é uma pessoa preparada e traz uma perspectiva diagnóstica interessante. Trata levemente do aspecto central dos problemas brasileiros e nos brinda, lamentavelmente, com um encerramento macunaímico, maravilhoso do ponto de vista literário, ufanista e totalmente descolado da realidade. O ponto central e que o palestrante não se aprofunda é a questão moral da sociedade brasileira. Tupi or not Tupi é conversa para boi dormir. Excelente vídeo para fazer cortes e ganhar seguidores em redes sociais.
Melhor professor que tive na faculdade. E pelo jeito continua sendo. 🏆
Maravilha! Concordo com ele nunca poderemos querer sermos iguais aos ricos temos sim que conseguirmos romper a barreira da pobreza e da ignorância para sermos únicos com todas as nossas vivências!
A desigualdade e melhor produtividade depende totalmente de cada indivíduo acreditar nisso e dedicar esforço para isso. Infelizmente o jovem não quer dedicar-se o quanto é necessário. Tenho 65 anos e estudo todos os dias em busca de aprender e transmitir conhecimento, mas hoje temos poucos querendo e se esforçando para aprender o que posso replicar.
Gosto demais do pensamento do Gianetti..
É verdade precisamos 70% de educação,pra crescermos econômicamente.
E ambientalmemte.so assim tiremos.
Saúde,saneamento básico,justiças ,verdadeiras.
Que pensamento de Brasil! Bravíssimo.
Até aqui ok. Aumentar a produtividade. E essa ideia da Educação é genial.
Excelente Análise
Gianetti, vc tem feito críticas -pertinentes- aos meios eletrônicos. No entanto, foram eles que me propiciaram assistir -ótimos- conteúdos, como os seus. Obrigado!!!☺
Excelente palestra e ao mesmo tempo assustadora. Temos políticos a altura destes desafios??? Não creio
Putz! que aula maravilhosa, essa cara é muito bom.
Parabéns pela discussão, maravilhosa.
Mas quando um cara desse fala toda essa verdade, parece que as pessoas não ligam e não levam a serio essas palavras tão sàbias!!!!
Me admira um economista do porte do E. Gianetti não entender por que o turismo não anda no Brasil: 1°) distância de EUA, Japão e Europa; 2°) Insegurança absoluta com índices de criminalidade e mortandade equivalentes a países em guerra; 3°) Logística deplorável, sejam estradas, portos, aeroportos, internet etc, e ausência de ferrovias, num país de dimensões continentais
4°) Baixa qualidade da M/O se refletindo nos serviços de hotelaria, restaurantes, agências, transportes, sem mínima padronização
5°) Altos custos, mesmo em moeda forte, para acesso aos serviços
6°) Desprezo pela História e cultura (apenas folclore popular)
7°) Falta de planejamento e coordenação em todos os níveis da esfera da administração pública. Afinal, turista não vota…
Pontual, preciso e condizente com as nossas reais necessidades!
Se hoje a sala de aula é ruim pra péssima, então, na melhor das hipóteses, o futuro só vai chegar daqui a 20 anos.
Exatamente o q eu entendo da nossa situação. E ainda dependemos do SE MELHORAR a educação
Tirando a Utopia, gostei da análise.
Eduardo Giannetti destaca , entre outras coisas , que o Brasil precisa adquirir capacidade de exportação e , como consequência , também de importação -- importação de máquinas pra agregar valor aos produtos . O Brasil precisa abrir o mercado . Mas nada disso é mínimamente possível para o Brasil
Um dos grandes problemas da Educação no Brasil é a descontinuidade das políticas educacionais, um exemplo prático é o Estado de São Paulo.
Temos quase toda a nossa juventude com deficit de aprendizagem. A Educação sofrendo ataques e está cada vez mais superficial. 😢
Concordo plenamente
Sensacional reflexão.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Phenomenal, thank you
Genial!
Como disse o economista Marcos Lisboa, o Brasil perdeu a oportunidade. Nós passamos pela transição demográfica e não qualificamos (ao menos não adequadamente) nosso boom populacional. Nós envelhecemos rápido e envelhecemos mal. Somos pobres e pouco qualificados. O futuro do Brasil tem prognóstico sombrio.
Essa tese é difundida pelo Eduardo Gianetti há mais de 10 anos. Foi Marcos Lisboa quem a encampou.
Agora você falou, sobre o Filósofo Rei. Os políticos não tem intelectualidade tem ganância e despreparo para cuidar das nossas leis.
Esse eh fera
Muito bom
Dá quase vontade de ter esperança ver que há quem pense nos desafios do país (e não do partido A, do setor econômico B ou da família C). Dá vontade de ter esperança ver a elite econômica observando que ignorar a desigualdade social e a desvalorização da educação básica são um tiro no próprio pé. Dá vontade de ter esperança ser lembrado da especificidade da alma brasileira, que pode ser a síntese da objetividade ocidental e dos afetos afro-americanos.
Mas continua sendo desesperador ver que investimos nosso pensamento e nossos recursos na manutenção do partido, do setor econômico e das elites. É desesperador ver que não há interesse real e nem prioridade em oferecer oportunidades a todos, educar e preparar para ganhos de produtividade. E é desesperador ver o quanto somos metódicos e precisos pensando no curto prazo e quanto somos apaixonados no egoísmo, no ódio e na dissimulação.
O que é mais desesperador e esperançoso ao mesmo tempo é saber que o futuro depende de escolhas feitas hoje. Que hoje poderíamos mudar a rota. Que hoje temos um diagnóstico. Mas que a escolha não é individual.
!!!
Gianetti falou bem.
Parabéns ao canal 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nosso potencial de crescimento sobre a pobreza ee muitos não interessa para o futuro 😢😢😢
💯💯💯
Top
Excelente!
👏
Mas não é só a educação. A oportunidade de acesso a educação não é a mais importante. Nunca. Se Steve jobs e bil gates fossem brasileiros teriam enormes dificuldades de serem o que são. O direito à propriedade intelectual, a segurança jurídica, a diminuição da carga tributária, a escolha de heróis nacionais tb deveriam estar na cabeça daqueles que pensam no país. O lugar comum é discutir a educação básica.
Juros altos como sempre aqui no Brasil, todo ano aumento de preços, salários aumentando para cobrir a inflação
Estamos caminho para o caos social
Brasil eterna colônia😢
Análise precisa, interessante e promissora. Só discordo quando ele diz que vê no Brasil de hj um trabalho consistente de recuperar o poder do estado de fiscalização e controle da criminalidade ambiental. O atual desgoverno é totalmente ineficiente neste quesito.
Quanto à sua utopia , Eduardo Giannetti , sobre quem é o Brasil e o que poderá vir a ser , simplesmente esqueça , caso tenha o mesmo sonho na condição espiritual . Meu espírito está dizendo que NÃO existe espaço para sonho no Brasil
Desde de 1870 falam de boa educação de base no Brasil e combate a desigualdade. Se não forem os políticos, o mercado financeiro, etc. quem vai fazer?
O português da padaria?
De fato, não querem! Um povo ignorante é mais facil de se explorar.
A grande maioria dos chineses tem comida abundante na mesa. O que não ocorre no Brasil. E também o sistema de vigila que tanto criticam coloca as metropoles chinesas entre as mais seguras do mundo. Baixa criminalidade.
Como explorar o turismo no Brasil sendo que as capitais brasileiras estão entre as mais violentas do mundo?
Quando vão resolver o problema das favelas?
Talvez qdo tivermos educação de base boa e e uma maior igualdade social...
A china é uma cultura milenar, com um povo disciplinado.
O Brasil é um país novo que precisa vender muita banana pra sustentar uma pequena elite, enquanto o povo é explorado desde 1500.
Boas dicas e conclusões. Será q a fecom/sp gostou da mensagem final...?
Excelente palestra.
Será que também em espírito , na condição espiritual , existe alguma crença de que o Brasil venha a ser uma potência ? Eduardo Giannetti coloca dos imensos desafios que o Brasil precisa vencer para alcançar algum nível de desenvolvimento . Então , seria preciso aumentar bastante o capital físico , que envolveria infraestrutura , impulsionamento da construção civil , máquinas -- imagino que ele esteja se referindo à compra de máquinas e não fabricação de máquinas no país porque , com a tecnologia , só países ricos têm condição de fabricar máquinas -- e lógicamente , capital humano , fazendo com que o brasileiro que hoje é camelô , possa vir a ganhar inteligência para ser um técnico que trabalhe com máquinas ou o brasileiro que hoje é analfabeto funcional , possa vir a criar inovação e assim agregar valor ao sistema produtivo . Mas isso precisaria ser um projeto para , no mínimo , 500 anos porque meu espírito tem feito revelações sobre as REAIS condições do Brasil sob todos os aspectos e o país tem MUITO mais miséria do que é divulgado e a população é ainda MUITO menos escolarizada do que é divulgado . Meu espírito está dizendo que quase 50% da população brasileira só tem o primário , nem sequer o ensino fundamental completo e só 18,3% tem o ensino-médio ! O quase nada de 9,8% tem ensino superior completo ! E como tudo sempre pode ser pior , grande parte da população brasileira é composta de espíritos em início de jornada evolutiva , de modo que são espíritos que , também no plano espiritual , não tem inteligência e/ou nível intelectual . São pessoas em condição muito precária também espiritualmente ! Eduardo Giannetti fez referência à uma pesquisa recente , do também prestigiado economista Edmar Bacha , na qual ele identificou apenas 12 países que conseguiram sair da chamada ' armadilha da renda média ' , que seria , segundo a fraude divulgada internacionalmente , a situação do Brasil . No entanto , o Brasil não é um país de renda média nem baixa nem alta . O Brasil tem uma renda percapita miserável de 100 dólares ( arredondando ) ! Portanto , semelhante à renda per capita dos países africanos ! Talvez , quem sabe daqui há 100 anos , quando chegarem os europeus e japoneses numa invasão militar e o Brasil ficar restrito à região sudeste e mais o estado de Goiás e o Distrito Federal , o desenvolvimento aconteça em algum nível
Pirâmide, barril, cogumelo. SOCORRO! Eduardo, precisamos de você. Obrigada.
Nenhuma das metas do Plano Nacional de Educação fala em aumentar a nota do Pisa. Eu não sei porque os economistas falam isso.😂 Trata-se de um plano de 10 anos que visa aumentar o número de pessoas na escola em todos os níveis o que claramente aconteceu e deu vantagens eleitorais ao partido que está no poder. Eu não sei do que estão reclamando sobre educação 😮
E as ONGs com patrocínios milionários? Falar que estamos dando especial atenção aos problemas ecológicos, é forçar a barra. Pq vingaram os garimpos? Pq vingou o desmatamento? E o cuidado com os índios, que tantos falam, e ninguém faz nada? 😢😢😢
Armadilha da renda média?!! Interessante.
A maior parte da filosofia torna-se inútil e vã, se não contribuir com a formação de pessoas íntegras, além de éticas, (imperfeitas, mas abertas ao crescimento humano ) e de quadros de lideranças pragmáticas, direcionadas a mudancas , que vão gradativamente do micro ao macro sistema. Para isso, importa a união de cidadãos maduros, solidários e conscientes, mesmo sendo pessoas de ideias diferentes mas tratando com coerência seus problemas iguais.
O exemplo vem das lideranças e de dentro de casa e nos micro ambientes. Não só na sala de aula. Há muitíssimos docentes sem o necessário preparo na função. Não sejamos ingênuos.
No governo passado, o Ministério da Educação iniciou com a Secretaria de Alfabetização, comandada por Carlos Nadalim, que iniciava as mudanças necessárias na qualidade da educação básica. Mas então o povo mesmo escolheu voltar ao passado, dentre os quais este ilustre economista, e que agora fala "ain a educação", mas quando teve chance escolheu voltar ao Brasil velho e ineficiente juntando-se ao que há de mais desavergonhado na população brasileira votando por picanha e cervejinha.
Exatamente!!!
AUMENTAR O SALARIO DOS PROFESSORES DO BRASIL. ❤❤❤😢😢😢😮😮😮😅😅😅
Como eu faço para adquirir o livro?
Eduardo. Você é im exemplo para nós, mas quanto a Amazônia se for um motivo de alavancar o país a corrupção irá tomar conta.. E precisão novos políticos estamos a anos nas mesmas proposta nós mesmos políticos, sem mudança nada irá progredir. Por isso meu desânimo.um abraço.
Á retórica expressa avessa ao pragmatismo,não encontra eco nem ao menos sustentação substancial ao que urge no pais.A priori o milagre econômico em âmbito global está alicerçado na educação digitalizada,qualificação profissional tecnológica, na sustentabilidade produtiva e industrializada que permeiam em unissono as nações prósperas.Não obstante é percepticel que o pais miscigenado, enraizado a cultura lusitana sobreposta ao indiginismo,não lograram êxito, dissociado-se do lema "Ordem e Progresso "inscrito à flâmula tremulante,desgastada.Outrosim,caravelas e embarcações a vapor trouxeram na força épica de suas caldeiras,a vitalidade impresindivel da imigração italiana como precursores do" lavoro giusto" prosperando o já decadente brasilismo.Os pilares marmorizados foram entretanto abalroados pela República cerceadora dos direitos fundamentais,estendendo sua arrogância e prepotência aos ditames do poder.Desta feita não há parâmetros tangíveis em tergiversar na utopia dos desvaneios acerca de uma educação deseducada, aquém do pretendido,e se contrario o fosse,resolutiva apenas em 30 anos Que se pretenda implementar decolagem ao turismo em meio ao descaso na ausência de reestruturação dos patrimônios públicos atrelado a criminalidade,presente ainda na deterioração da outrora preservada Amazônia ? O alegado não tem respaldo pelo fato de que tudo o que fora dito está circuncrito ao condicionamento politico, sendo proveniente deste,qualquer intervenção no status quo. Em se tratando de uma sociedade atipica, despolitizada,"medíocre e depressiva"segundo o mencionado, é da jurisdição destes arguir que a autoridade maxima intervenha,ainda que no escrutínio o tenham legitimado. Todavia não se reflete intenção promissora,em que pese o fato da INJUSTIÇA TRIBUTÁRIA prevalecer e a regressividade dos impostos ser acentuada a cada década.A ausência de distribuição contributiva justa,desigualdade social vinculada a desproporcional distribuição de renda,na condescendência promíscua de impostos profanos à base piramidal,potencializam o enriquecimento ilícito daqueles que se locupletam nas Exceções ou Isenções fiscais e sonegação de impostos.Estando estes intimamente interligados e coresponsaveis à ineficiência da máquina pública,desprovida do motor propulsor,que dê na ignição, partida aos propósitos de enriquecimento àqueles que quantitativamente contribuem em maior escala empreendendo para tanto velocidade maxima nesta iniciativa .
André Valadão pastor evangélico, disse para não mandar os filhos para a faculdade. Chegamos no fundo com esses pastores.
Futuro iniciar pela sala de aula no Brasil. Kkkkkkkkkkk ouço isso desde 1973 quando iniciei minha vida estudantil..... Brasil o país do futuro do pretérito imperfeito.... quando de iniciou a caça à CORRUPÇÃO nesse país, o sistema se rebelou e a enterrou! Esse é o câncer: a corrupção. Ataque isso é o restante vem a reboque.... esse projeto de nação nunca passará de um rascunho!
Comentário mais cirúrgico do Post! Concordo Plenamente! Brasil sem corrupção seria a maior nação!
Giannetti é um grande analista mas para mim o grande pesadelo brasileiro são - 🇧🇷🇧🇷as sequelas dos🇧🇷🇧🇷400 anos do trabalho servil 🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳 Pres. De Gaulle 🇫🇷🇫🇷🇫🇷🇫🇷: “O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO E SEMPRE O SERÁ” 🇫🇷🇫🇷🇫🇷🇫🇷Em pleno vernáculo- continuamos no passado 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Se depender de sala de aula o Brasil não tem futuro algum.
25:12 TURISMO ??? Que piada Dudu. Coliseu ? Eiffel ? Louvre ? 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
De fato, quando se discute o potencial turísitico do Brasil, parecem esquecer que para um norte-americano ou europeu chegar no Brasil leva ao menos 10 horas de avião. A quantidade de opções que um americano ou um europeu tem com menos deslocamento deixa bem claro porque viajar para o Brasil é terceira ou quarta opção. Por exemplo, as praias do nordeste podem ser bacanas, mas a quantidade de lugar melhor e mais tranquilo para ir no caribe destroi a chance real de se tornar um polo turistico relevante.
Precisamos de políticos sonhadores e inspirados assim, porque não? Giannetti para presidente. Rs!
Só que tudo que ele fala que afetou a estrutura das relações comerciais com o trabalhador chinês, afetaram negativamente os Estados Unidos e a Europa, já no Brasil afetou positivamente, o Brasil ficou no lucro com a ascensão e crescimento da China (crescemos com eles porque nos tornamos um dos principais parceiros da China). Também, inclusive, esse entrevistado saiu ganhando com a ascensão da China e vai perder se a China cair.
Já era! Brasil vai chegar a 2050 velho e pobre. Perdeu a chance de se enriquecer. O sonho brasileiro é ser pobre e feliz onde o pib per capita não importa😂 Tupi pobre and tupi alegre😂
Ele não fala como resolver a desigualdade e os péssimos índices educacionais. No aquecimento global ele é ambientalista ligado às grandes corporações que querem nossas matrizes energéticas
Exatamente! É o braço direito da Marina Silva e está nas mãos das Ong's. Queria ver ele assumir que o Brasil pode sair da lama se puder explorar suas riquezas
“O futuro do Brasil será decidido nas salas de aula”
Será decidido no que se ensina nas salas de aula, nisso o Brasil regrediu.
Eu diria que o futuro do brazil está em dois tipos de salas de aula. A primeira é aquela que forma a elite brasileira. A segunda é aquela sala de aula possível que a elite brasileira concede ao trabalhador.
Pagando este salário aos professores? Aqui em MG só o salário do governador sobe? O salário dos professores não sobe e o STF considerou legal este cenário.
Com todo respeito mas dizer que neste governo esta se praticando uma política ambiental melhor que a anterior é um viés ideológico não muito saudável para o papel de debatedor público que ele almeja.
Obrigado Fecomercio, obrigado professor. Mas gostaria de ouvir mais de terapias e menos de diagnostico. Ja se pensou muito o pais. Canhoes x manteiga is the question. Como eliminar ou reduzir os privilegios de politicos, funcionarios publicos, intelectuais e empresarios? O nivel da politica sempre estara abaixo do intelectual.
Eduardo Giannetti diz que faz questão em falar na desigualdade estrutural do Brasil e , como não poderia deixar de ser , centra esse imenso drama na questão educacional . Ele chama atenção de que o " ensino básico é deplorável , no Brasil . " . Os estudantes brasileiros , mesmo aqueles de famílias ricas , tem um mau desempenho na medição internacional , no PISA . Se até os estudantes que tiveram acesso às melhores escolas privadas do país , têm , na média , um mau desempenho no PISA , é porque os métodos de ensino estão ultrapassados no Brasil . Emmanuel , que é um espírito da Espiritualidade Superior da Terra , está encarnado aqui no país e agora está com uns 23 anos . A missão dele vai ser trazer métodos de ensino e aprendizagem que tragam uma grande melhora para o sistema educacional do Brasil . E quanto à haver mentes desperdiçadas no Brasil porque , em função da pobreza/miséria , não puderam desenvolver capacidades de inteligência e intelecto , isso NÃO existe no Brasil porque os pobres e miseráveis , com raras exceções , têm possibilidade zero de , mesmo com acesso à uma boa educação , serem algum Machado de Assis da vida , como diz Eduardo Giannetti . São espíritos em início de jornada evolutiva e , portanto , vão precisar de milênios até terem potencial de intelecto e inteligência -- lembrando que até para estudar no mundo espiritual é preciso conquistar merecimento . Tudo é muito demorado
A educacao da escola publica precisa de muitas melhorias. Falo diretame nte da minha escola.
LULA É O NOSSO GIGANTE HUMANISTA E DEMOCRÁTICO
Caro Giannetti, gosto dos seus livros. Mas como quase tudo no Brasil a sua utopia, e o que é mais difícil de entender, você sendo economista, é um claro choque com toda a realidade de agora e futura. Você falou de abertura para o mundo, como competir se não temos um valor a ser exportado (produto, serviço, ideia) que o mundo queira comprar e que não seja commoditie? E como você mesmo falou de valores, que valores meu caro? quando temos um país dividido na exata medida de irmãos xifópagos (petistas e bolsonaristas) que nos ensinam que o que o vale é o dinheiro? e vale tudo. Prova disso é o amor dessa gente por uma autocracia duríssima como a Chinesa e de uma ditadura assassina como a da Rússia. Que valores são esses que nossos filhos estão aprendendo? se abrir pro mundo? com o que? Como essa elite política patrimonialista? Com essa elite industrial tacanha e medíocre que não cria inovação nenhuma para o mundo. Vivemos de joelhos pedindo investimento pois, não inventamos nada na industria química, metalúrgica, etc, etc. Quando, um dia, o Brasil propiciaria o surgimento de um Bill Gates, de um Steve Jobs, de um Elon Musk, de um Franklin, e muitos, muitos outros? isso pra ficar só na América do norte. Não meu caro, a educação é fundamental, mas a cultura é mais fundamental ainda e não é demonizando a competitividade que vamos criar um ambiente rico de valores, como os seus. Tancredo Neves, já disse tudo isso, dessa utopia, em um de seus discursos memoráveis, acho que foi no final da sua campanha vitoriosa pra substituir Figueiredo, e de lá pra cá, tivemos muitos avanços, sim, mas não saímos do lugar. Eu entendo como sendo os grandes valores da humanidade: a pessoa humana em primeiro lugar, ou seja, numa guerra como a da Rússia contra Ucrânia eu olho pra cada pessoa da Ucrânia e seu sofrimento, como segundo valor, máximo respeito as fronteiras de cada país, em segundo lugar a liberdade, toda a liberdade, não só física, mas liberdade de empreender, de criticar, etc. Liberdade de imprensa. Respeito a contratos, Respeito a Adversários, respeito a verdade (o que diferencia o PT da Rússia? O Putin tem como método primário, acabar com toda e qualquer oposição, assim como o PT quer reescrever a história acabando com a pessoas da lava-jato. Ou os Bolsoneros acabando com a democracia. O que estamos ensinando aos nossos jovens? me diga aí. Sim respeito a contratos pois os quatro cavaleiros do apocalipse (China, Rússia, Irã e Coreia do Norte) querem abolir esse valor do mundo, custe o que custar. E nós estamos aí, apoiando a China e a Rússia, vivendo esse triste companheirismo dos BRICS, nos excluindo do mundo ocidental com os nossos irmãos Xifópagos, só por dinheiro? Não, não é só por dinheiro é porque não sabemos e não cultivamos os reais e palpáveis valores, que são os valores de verdade. A sociedade brasileira criou os irmão xifópagos não só pela sua baixa educação mas acima de tudo pela sua cultura. Sinto dizer, mas não precisamos de sonhos utópicos, mas sim de uma cultura que semeie os reais valores de uma sociedade minimamente civilizada e próspera.
Caramba! Escutar essa utopia de quem escreveu "auto engano" é um choque.