Do mesmo jeito que eles treina aqui nos treinamos lá não só o Brasil a Colômbia também, se eles quiserem saber de todas nossas estratégias nem precisa desse treinamento você sabe que tem muita corrupção dentro do nosso exército tbm.
O treinamento ministrado a eles e razo o problema é que eles vêm ao nosso território e aprendem a navegar nosso território e saem com boa parte do curso mapeada por GPS. Esse é o real problema sem falar que eles visualizam alvos de interesse caso haja uma guerra. O treinamento deveria ser ministrado no território deles em bioma similar. Eles aprendem até a aclimatar em nosso bioma que poderia der um diferencial apenas nosso. Nossa FAB segue o mesmo princípio da população brasileira e extremamente dócil e convidativa com povos/forças que nos tratam como subalternos.
O treino do CIGS está em divido em três etapas. Sendo apenas a primeira que é ensinada aos estrangeiros, essa etapa consiste em ensinar a como sobreviver em florestas tropicais. As outras duas que envolve combate em florestas e estratégias militares são ensinadas exclusivamente a brasileiros.
Isso é algo bem antigo! Lembro, e europeus já treinavam por aqui... Um general, à época, questionado sobre riscos ... respondeu ao repórter: "o pulo do gato, não fazem parte dos ensinamentos"!
Sem alarmismo, pessoal. Eu participei da CORE 21. Campo de instrução da AMAN. Palavras de um Staff Sergeant (2º Sgt) americano com 17 anos de exército: "esse é o 3º pior terreno que eu já operei na vida (ele tinha passagem pelo Afeganistão)." "Os russos estão f*didos se tentarem invadir vocês, aqui mistura selva com montanha". Eu respondi: "os russos, qlq um! E detalhe, sargento: aqui não é selva ainda, é mata atlântica, e essas colinas não consideramos montanha. Aquilo lá sim" - apontando pro pico das agulhas negras. Ele disse: "fuck!". Moral da história: eles vêm e vêem 3% de tudo que nós fazemos, e já saem sabendo que aqui não tem cucaracha. Aqui é profissional.
Legal ver os comentários dos "entendidos" achando que os americanos vão aprender tudo em 10 dias. Eu fiz 1 ano de NPOR lá em 1982 e nem dá para dizer que em 1 ano pode-se aprender alguma coisa sobre o mundo militar, apenas noções básicas para um civil compreender como seria caso ele futuramente fosse convocado para uma excepecionalidade. Na minha profissão (sou eng. elet.) nos cursos de especialização (mestrado e doutorado) interagimos com outros profissionais de outros países e esta troca de informações é que forma o profissional quaificado. Os caras comentam aí como se apenas os americanos vem aqui "sugar" o que o EB sabe sobre selva, como se o EB não se aprimora também com estes exercícios bilaterais.
@@crdenardin ah é? O EB se beneficia de forma bilateral? Isso é um aprendizado "recíproco"? Por acaso o exército americano oferece treinamentos ao EB sobre técnicas de combate em solo americano na região pantanosa da Flórida ou desértica do Arizona? Óbvio que não, né? Porque não são idiotas, nem pagam pau pra exército de nenhum país. Ao contrário dos nossos militares por aqui, que entregam ouro de graça pra gringo. Mentalidade de vira-latas terceiro mundo mesmo.
Pelos comentários, vejo que muitos não têm o conhecimento mínimo de como isso realmente funciona e sequer raciocinam o óbvio. Nós jamais iríamos ensinar TUDO para qualquer nação, mesmo sendo "amiga", assim como eles também vêm aqui, nós também vamos lá, isso é uma prática comum entre as nações"amigas" e eles com certeza também não nos mostram tudo. Tive o privilégio de ter contato direto com militares de outras nações e pude ver o respeito e a admiração que eles têm pelo nosso Exército. Fico triste quando vejo comentários depreciativos por brasileiros que deveriam nos dar um maior valor e é preciso vir de um estrangeiro isso. Minha devida continência a vc pelo excelente trabalho de divulgação e pelo excelente conteúdo. SELVA!!!!
Vou contar uma experiência, quando eu era rapaz, mais ou menos 15 a 16 anos treinava lutas com os moleques da minha idade. Ganhava sempre, às lutas eram,um dia sim e outro também. Até que um dia, houve um desentendimento entre mim e um daqueles moleques,sabe o que aconteceu, como ele já conhecia a minha técnica, e era mais forte, não foi difícil para ele vencer, aí tomei umas porradas. A minha narração não é fantasia, são fatos reais. Tirem suas conclusões...
Como todos nós devemos saber e que foi bem informado por você, é um treinamento básico, não interfere muita coisa. Agora como sabemos, diferente das nossas FAs, alguns exércitos vão aperfeiçoar tudo aquilo que aprenderam. E aí que está o problema!
Quem disse que nós não aperfeiçoamos o que aprendemos? Trabalho com doutrina, peixe. Estamos constantemente evoluindo nossas TTPs, exemplo disso é a oportunidade de mandar militares pra fazerem curso no exterior. Eu mesmo, graças a Deus, tive oportunidade de realizar um curso em um país membro da OTAN, e pude por exemplo ajudar a atualizar nossa doutrina Anti-SARP, escrevi sobre isso e o Exército logo aproveitou. Temos um sistema de lições aprendidas que qualquer militar, de qualquer patente, pode colaborar com a doutrina militar terrestre. Usamos os mesmos sensores de simulação da SAAB que muitos países das cabeças usam. Falo isso pq lá onde eu fui eles usam o mesmo equipamento. Estamos caminhando, cara.
O curso do cigs se divide em três, básico, intermediário e avançado. O que foi realizado é o básico e inclusive outras nações já participaram do curso como a China por exemplo. Para participar dos outros níveis, até onde sei ,é apenas para brasileiros natos das FFAA's.
Me impressiona ler comentários imbecis de experts dizendo que é um erro o Brasil ensinar técnicas de selva para possíveis "inimigos", mas se esquecem que esses "inimigos" são responsáveis por quase todas tecnologias de defesa que o Brasil tem, ou seja, eles também poderiam estar se perguntando se não seria interessante para eles não compartilharem tecnologias com o Brasil já que esse os veem como possíveis inimigos. O besteirol bateu no colo de algumas pessoas e não saiu mais.
Esse seu papo tá furado, eles nunca permitiram que o Brasil desenvolvesse armamentos bélicos, sempre impediram que países Europeus cedessem usinas metalúrgicas, só no início do 2 conflito fizeram barganha com. CSN, na década de 60 e 70 a Marinha começou a construir um reator nuclear para colocar num projeto de submarino, então mandou esse reator para os E.U.A. avaliarem pois estavam adiantados nessa área,pois bem, eles prederam o reator e nunca mais devolveram, vejam o como trataram o Osório no deserto da Arábia mesmo depois de ser escolhido, lembre-se da sabotagem feita por França e E U.A. em Alcântara, perceba como estão tentando impedir o prosub, então deixa de conversa fiada, sabe de nada inocente, eu vou fazer 70 ano e sou artilheiro pelopes, você pode até ser defensor do amigo da onça,mas um dia ele pode arregaçar o seu buraco da bala,aí você pode chora na cama que é lugar quente.
exercicios são exelentes criam vinculo entre os exercitos do cotinente americano. sobre a amazonia tem de se ficar esperto e com os europeus. e esse tipo de atividade nos ajuda a dissuadi-los pois veem a capacitade e letalidade que o eb detem no combate de selva.
Agradeço pelas informações. Mas, devo dizer que é angustiante ver os nossos militares aparentemente orgulhosos de preparar aqueles que pretendem nos tomar a Amazônia. O que há para festejarmos nisso?
De fato, ótimo programa de férias pros gringos (adversários)! Devem ter se divertido muito se adaptando em um ambiente em que potencialmente combateriam contra as forças locais se isso for (e aparentemente é) do interesse próximo deles.
Para apaziguar os ânimos, esses intercâmbios são frequentes, até comuns, mas 2 dias é só pra dar credenciamento para futuras promoções desses militares americanos. O que me deixa chateado mesmo, é a quantidade de treinamento de combate na selva que é fornecido para os militares franceses, lembrando, que esses estão bem próximos das nossas fronteiras, e que o Macron é o mais interessado em internacionalizar a Amazônia. E nós treinando em cobate na selva seus soldados, ou seja, criando escorpiões para nos picar.
Meu treinamento na selva amazônica foi em 1992 na saudosa 12* Cia de PE Manaus-Am, na operação Boina (rajada),passamos por exaustivos treinamentos,dia e noite molhados, para piorar estávamos na base de treinamento do CIGS e estava tendo curso, fomos obrigados a fazer quase tudo que os caras do curso de guerra na selva estavam fazendo. Foi sugado, fomos todos levados ao grau máximo que o corpo poderia aguentar. Bons tempos de caserna, saímos da base de treinamento prontos para uma guerra, prontos para qualquer dificuldade que se apresentasse. Hoje tudo aquele treinamento dar para usar na vida civil. Uma Vez PE sempre PE. Selva
Além do mais quando vimos que foram 3 dias e eles comentando que "foi divertido", é realmente não precisamos nos preocupar pois só quem esteve lá sabe que foi básico do básico. Devemos sim trocar
Teria que ser proibido passar técnicas sensíveis de defesa do nosso país eles não querem o bem da nossa nação historicamente atrapalhando o nosso desenvolvimento técniologico!
Para mim o melhor exército de guerra na selva do mundo ainda é o do Vietnã. Além de ter mais de dois mil anos de guerras de resistência contra invasores estrangeiros, em seu último grande conflito enfrentou os Estados Unidos e ganhou. Pouco antes enfrentou também a França e também venceu. Enfrentou a China, mas neste conflito especificamente não houve claramente vencedor. Os vietnamitas não informam se têm ou não um curso de guerra na selva, mas a última guerra de impacto em seu território durou 10 anos. Ao que parece o curso do CIGS é o melhor do mundo atualmente, mas não significa, porém que temos o melhor exército de selva do mundo. O curso é apenas para sargentos e oficiais ( e para poucos, já que se trata de um treinamento especial para tropa de elite). Soldados e cabos do exército regular não têm acesso e não sei se sargentos temporários e oficiais R2 também podem cursá-lo. Temos muitos soldados indígenas que são muito bons e se movimentam na mata como se estivessem no 'quintal de casa', o que não deixa de ser verdade. O Brasil aprendeu muito com eles e com os mateiros da região a sobreviver, explorar e operar os recursos disponíveis. Mas como alguém já disse: Na prática a teoria é outra. Só saberemos de fato se um dia houver batismo de fogo por lá. Os Estados Unidos também têm uma experiência de 10 anos de combates reais na selva tropical do Vietnã. Eu pessoalmente acho que um dia a Amazônia será invadida por uma potência hegemônica, só não sei dizer se será daqui a 5, 10, 50, 100, ou 500 anos. Ela é estratégica para o mundo inteiro e tem riquezas de todos os tipos: minerais, vegetais, hídricas, estratégicas, etc... SEELVAAA!
Uma vez eu vi uma reportagem ( documentário), a respeito do oficiais brasileiros fazendo treinamento c/o exército do vietnã. Desejo q/esses treinamentos, sejam regulares ( isso ñ ficou claro no documentário). Vc tem razão, o Brasil ainda precisa aprender muito com eles, porque vai precisar.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Isso é pra calar a boca dos BBCs chineses que disse que o exército do Brasil é uma piada ...os guerreiros do Brasil são os melhores do mundo em guerra na selva.
Vou sugerir algumas ideias de vídeos que seriam interessantes serem postadoz vamos lá: 1- como uma possível disputa diplomática com Israel por conta do desinteresse em liberar os brasileiros presos em gaza poderiam afetar o setor militar brasileiro. 2- como as táticas utilizadas por Hamas, Irã e diversos outros grupos que tem táticas mais voltadas a guerrilha seriam interessantes para o Brasil, como por exemplo a formação de túneis, bases subterrâneas, depósitos e fábricas dentro de montanhas ou do solo, armas improvisada que seriam de grande ajuda em guerras longas e etc. 3- quais disputas e conflitos podem ocorrer em regiões próximas ao Brasil, como por exemplo entre a Venezuela e Guiana, e como o Brasil deveria agir e se posicionar. 4- qual o real perigo que os grupos de narcotraficantes podem ter sobre o Brasil, já que são semelhantes ao Hamas por exemplo com diferença de ainda não possuírem mísseis. Depois mando mais kkkk
Extremamente perigoso essa atitude. É o mesmo que dar uma faca para uma pessoa que finge ser amiga, e já deu mostras de que pode usar essa arma contra você.
Amazônia ** O Brasil, não abre mão da soberania da Amazônia, não relativiza a nossa soberania "! Amazônia e nossa Brasil não aceitaremos. _Somente Se Os americanos queira relativiza sobre a califórnia _E a China sobre seu território, Tibe _ E os russos sobre Sibéria, O Brasil é Amazônia. Amazônia é o Brasil.!
Muita gente imagina que os guerreiros de selva do Brasil estão ensinando todos o seus segredos aos americanos!! Acontece que o básico do CIGIS para os Americanos, e muito lucrativo para os EUA!! E o básico do Exército Norte Americano, (principalmente as experiências adiquidas nas guerras), é bastante lucrativo para o EB!!
Não sei, não. Não duvido de nada! O Bolsonaro até queria instalar bases americanas no Brasil, para ver como é grande a vassalagem de alguns brasileiros...
O pessoal acha que o EB ensinará simplesmente todas as técnicas, porém, não é assim que funciona. A mesma situação se dá quando o EB vai aos EUA fazer treinamento em montanhas geladas. Nunca que o exército americano ensinará todo seu conhecimento ao EB. Exercícios como esses são experienciais para vários exércitos do mundo e é normal.
@@messiashortaepomar , de fato, segredos, não tem. O que realmente pega, são as técnicas aplicadas. Um em falso, você perde, ainda mais se tratando de selva densa.
quantos agentes infiltrados na nossa sociedade ficam mandando informação p os EUA? TA PARECENDO OS PORTUGUESES E OS INDIGENAS, QUANDO PORTUGAL CHEGOU AQUI NÃO DECLAROU GUERRA AOS INDIOS ...PRIMEIRO RECEBEU AJUDA DOS INDIGENAS DEPOIS ABSORVEU COMO OS NATIVOS SOBREVIVIAM AQUI P SÓ DEPOIS MATAR QUASE TODOS... VE ALGUMA SEMELHANÇA?
Pra início de conversa num curso de guerra na selva como o nosso, em nosso território não deveria ter nenhum estrangeiro sequerÉ mostrar ao bandido como entrar em nossa casa ,mesmo que eles não participam de todas as instruções e técnicas que são ministrado aos brasileiros.
Por favor faça um vídeo sobre a falta de interesse por parte do Egito e Israel de liberar nossos nacionais presos em gaza e o que o Brasil poderia fazer ao se acabar todos os caminhos da diplomacia.
Muito bacana essa cooperação técnica entre os militares brasileiros e estrangeiros e até mesmo para eles saberem do nosso potencial de combate nesse tipo de combate.
@@antoniarodrigues9608No dia que os Eua resolverem invadir o Brasil, não vai ser pela Amazônia, primeiro, os Eua vai adotar sanções econômicas e quando invadir, vai ter bombardeio nas principais metrópoles do Brasil e bases ou quartel das Forças Armadas e tal, mesmo assim, já teve militares na Amazônia que disseram que não ensina todas as táticas militares aos militares estrangeiros.
O exército brasileiro deveria ensinar os americanos no que realmente eles são perfeitos, um mês de técnicas e adaptações nos grandes centros urbanos para o verdadeiro aprendizado na pintura de meio fio!!!! Ai os americanos teriam direito de usar o sutache de PINTURA em seus uniformes!!!!
100% contra. expertise nosso, exclusivo. não me importa se é conhecimento básico. é para não fazer. a gente não tem "equipamento" para se proteger desses caras, como o canal já explicou. o único diferencial é o conhecimento q temos. enfim...
Eles mesmos sempre nos impediu de ter o conhecimento, armamentos ou tecnologias militares, porque nunca tiveram boas intenções para com o Brasil, mas esses militares vivem sempre cheirando o rabo deles.
É uma Sacanagem esse Exército Brasileiro fazer treinamentos em conjunto com os Americanos ! Ninguém me tira da cabeça que existem pessoas do alto escalão do nosso exército a serviço dos Americanos, inclusive na parte de compra de Equipamentos isso deveria ser investigado ...
Eu não sou militar mais tenho minhas dúvidas em relação aos americanos vigiem talvez eles queiram o Brasil no futuro presente. Deus abençoe nossa nação.
Não tenha dúvida,veja quantos americanos de 2 anos prá cá, fixaram residência no Brasil, e agora depois do aumento de furações nunca antes vistos na Califórnia,tormentas em todos os E.U.A., terremotos, vulcão de Wellington e a inevitável guerra com a Rússia se aproximando, milhares de americanos invadirão o Brasil.
Sou totalmente contra o treinamento com força estrangeira em nosso território lembrando que os estados unidos cobiça muita amazônia acorda Brasil sou brasileiro com orgulho 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tem um vídeo de um oficial do exército até dando risada dos americanos que não conseguiram passar nem da fase mais básica do treinamento na selva. A Amazônia não é brincadeira, só os insetos já desanimaram qualquer tropa ali.
Manda esse militar para a maioria de nossos batalhões que ele também vai falar a mesma coisa... "Nunca fiz nada parecido" pois vão tirar o couro dele de tanto pintar meio fio e tronco de arvore!
Pois e justamente o contrário que sempre tentaram fazer, como a desendudtrializacao, a falência da educação, o caos monetário e destruição das indústrias de defesa.
Meu pai é ex militar, posso te falar que você tá falando merd@ sem nem conhecer nada do exército, cívil não têm moral para dar palavra em área militar, é fácil falar aqui, queria ver falar na frente de um militar, ia sair cheio de tapa na cara.
@@jsofiet9468 Trocar tiro com gangue no Haiti ou com traficante no Rio não serve pra nada kkkkkkkk Última força inimiga de respeito que os soldados brasileiros enfrentaram foram os Alemães na Segunda Guerra.
@@Tolaimo_5000 Então isso serve para os americanos tbm, já que a última força inimiga de respeito que eles enfrentaram foram também os alemães nazis na segunda guerra. Ou você vai me dizer que os afegãos e o vietnamitas com ak 47 e chinelo é uma força de respeito??
@@shoyo6242 Cara, os viet congs eram apenas uma parte dos inimigos dos americanos no Vietnã. Ainda havia o NVA que era o exército profissional do Vietnã do Norte e contava com apoio da URSS. Eles tinham aviões, morteiros, artilharia, tanques, etc. Mesma coisa com a Guarda Republicana do Iraque e os Talibãs no Afeganistão.
@@shoyo6242 nem tenta convencer esse cara, civil que tenta dar moral em área militar é igual adolescente querendo dar ordem em coisa de adulto, só se ferra e mesmo assim não aprende nada, se bem que com essa cara de maconheiro dá pra ver ele não aprende nada mesmo.
Caramba, esse General André Sá Correia foi meu primeiro comandante como recruta na 1 cia de fuzileiros em Goiania, 1996. NA época ele era 1 Tenente.
Eu sei que o Exército não ensina todas as técnicas, mas mesmo assim é bom ficar de olho, passar só o básico
Nem o básico, esse povo já tentou invadir a nossa Amazônia. Foi descoberto por um piloto de garimpo.
Do mesmo jeito que eles treina aqui nos treinamos lá não só o Brasil a Colômbia também, se eles quiserem saber de todas nossas estratégias nem precisa desse treinamento você sabe que tem muita corrupção dentro do nosso exército tbm.
Em 2 dias aprenderam apenas a comer insetos
É um tiro no pé ensinar nossas técnicas de combate e defesa na selva para países que tem interesses e ambições com a nossa Amazônia brasileira.
Nem tudo são ensinado em 3 dias vc não aprende nem 20% bobinho.
O treinamento ministrado a eles e razo o problema é que eles vêm ao nosso território e aprendem a navegar nosso território e saem com boa parte do curso mapeada por GPS.
Esse é o real problema sem falar que eles visualizam alvos de interesse caso haja uma guerra.
O treinamento deveria ser ministrado no território deles em bioma similar.
Eles aprendem até a aclimatar em nosso bioma que poderia der um diferencial apenas nosso.
Nossa FAB segue o mesmo princípio da população brasileira e extremamente dócil e convidativa com povos/forças que nos tratam como subalternos.
E o que estava pensando...o amigo de hoje pode se tornar o inimigo de amanhã sabendo lutar contra nós no nosso terreno
é ensinado so o básico o treino principal nunca vai ser passado a eles
O treino do CIGS está em divido em três etapas. Sendo apenas a primeira que é ensinada aos estrangeiros, essa etapa consiste em ensinar a como sobreviver em florestas tropicais.
As outras duas que envolve combate em florestas e estratégias militares são ensinadas exclusivamente a brasileiros.
Isso é algo bem antigo!
Lembro, e europeus já treinavam por aqui...
Um general, à época, questionado sobre riscos ... respondeu ao repórter: "o pulo do gato, não fazem parte dos ensinamentos"!
Espero mesmo, que nosso Exército ainda mantenha essa postura. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Brasil. Mostrando. Umildade. E. Conhecimento. Militar. De. Gerra
Foi sensacional muito bem parabéns
Sem alarmismo, pessoal. Eu participei da CORE 21. Campo de instrução da AMAN. Palavras de um Staff Sergeant (2º Sgt) americano com 17 anos de exército: "esse é o 3º pior terreno que eu já operei na vida (ele tinha passagem pelo Afeganistão)." "Os russos estão f*didos se tentarem invadir vocês, aqui mistura selva com montanha". Eu respondi: "os russos, qlq um! E detalhe, sargento: aqui não é selva ainda, é mata atlântica, e essas colinas não consideramos montanha. Aquilo lá sim" - apontando pro pico das agulhas negras. Ele disse: "fuck!".
Moral da história: eles vêm e vêem 3% de tudo que nós fazemos, e já saem sabendo que aqui não tem cucaracha. Aqui é profissional.
O engraçado é que ele meteu a Rússia no meio, sendo que os únicos que tem capacidade de projetar força contra o Brasil são os EUA e a OTAN...
Legal ver os comentários dos "entendidos" achando que os americanos vão aprender tudo em 10 dias. Eu fiz 1 ano de NPOR lá em 1982 e nem dá para dizer que em 1 ano pode-se aprender alguma coisa sobre o mundo militar, apenas noções básicas para um civil compreender como seria caso ele futuramente fosse convocado para uma excepecionalidade. Na minha profissão (sou eng. elet.) nos cursos de especialização (mestrado e doutorado) interagimos com outros profissionais de outros países e esta troca de informações é que forma o profissional quaificado. Os caras comentam aí como se apenas os americanos vem aqui "sugar" o que o EB sabe sobre selva, como se o EB não se aprimora também com estes exercícios bilaterais.
@@rodrigues2793101 kkkkkk. Quem conhece o eb, sabe a fraude q é.
Dai vem francezinho falando bosta de internacionalizar a amazonia kkkkk coitados.
@@crdenardin ah é? O EB se beneficia de forma bilateral? Isso é um aprendizado "recíproco"?
Por acaso o exército americano oferece treinamentos ao EB sobre técnicas de combate em solo americano na região pantanosa da Flórida ou desértica do Arizona?
Óbvio que não, né? Porque não são idiotas, nem pagam pau pra exército de nenhum país. Ao contrário dos nossos militares por aqui, que entregam ouro de graça pra gringo. Mentalidade de vira-latas terceiro mundo mesmo.
Já recebo as mensagens,amo nosso Exército Brasileiro.
As forças de selva do Brasil são magníficas 👏
Imagina a do exército do vietnamita rss
Obrigado, GS 2544
Que adianta : As ONG s é quem manda na região.
Levem. Os melhores oficiais americanos para fazer um treinamento com os combatentes de caatinga será que aguentam uma semana?
Pelos comentários, vejo que muitos não têm o conhecimento mínimo de como isso realmente funciona e sequer raciocinam o óbvio.
Nós jamais iríamos ensinar TUDO para qualquer nação, mesmo sendo "amiga", assim como eles também vêm aqui, nós também vamos lá, isso é uma prática comum entre as nações"amigas" e eles com certeza também não nos mostram tudo.
Tive o privilégio de ter contato direto com militares de outras nações e pude ver o respeito e a admiração que eles têm pelo nosso Exército.
Fico triste quando vejo comentários depreciativos por brasileiros que deveriam nos dar um maior valor e é preciso vir de um estrangeiro isso.
Minha devida continência a vc pelo excelente trabalho de divulgação e pelo excelente conteúdo.
SELVA!!!!
Pelo menos no UA-cam, o brasileiro é mestre em depreciar aquilo que mal conhece, o seu próprio exército. E ainda se acha comédia.
Entregar conhecimento sensível e estratégico nas mãos de nações que cobiçam nossos recursos naturais é um erro sem limite.
Exatamente
@@Pecorare kkkk
Exatamente, o Brasil n pode fazer isso é um tiro na cabeça e n ,no pé, ensinar inimigos é o cúmulo
@@mr.t7894 vc reclamou quando um dos oficiais do exercito brasileiro se em um curso de especialização com as forças especais mexicanas?
3 dias apenas. Nada de confidencial foi repassado. Até chineses já fizeram o curso.
Parabéns Brasil por treina nosso inimigos do futuro invadir nosso Brasil 🇧🇷 ❤😂
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vou contar uma experiência, quando eu era rapaz, mais ou menos 15 a 16 anos treinava lutas com os moleques da minha idade. Ganhava sempre, às lutas eram,um dia sim e outro também. Até que um dia, houve um desentendimento entre mim e um daqueles moleques,sabe o que aconteceu, como ele já conhecia a minha técnica, e era mais forte, não foi difícil para ele vencer, aí tomei umas porradas.
A minha narração não é fantasia, são fatos reais. Tirem suas conclusões...
Ah tá e vc quer comparar treinamento militar com lutinhas de moleque, ah...por favor, né?
@@fhatimah161à analogia dele é boa
Ser vc tivesse outras técnica de luta ele ñ ganharia de vc
@@nithaelsantos6738o problema é que provavelmente ele mostrou às suas técnicas, porém o outro não
@@fhatimah161 não entendeu o pensamento?
Como todos nós devemos saber e que foi bem informado por você, é um treinamento básico, não interfere muita coisa. Agora como sabemos, diferente das nossas FAs, alguns exércitos vão aperfeiçoar tudo aquilo que aprenderam. E aí que está o problema!
Quem disse que nós não aperfeiçoamos o que aprendemos? Trabalho com doutrina, peixe. Estamos constantemente evoluindo nossas TTPs, exemplo disso é a oportunidade de mandar militares pra fazerem curso no exterior. Eu mesmo, graças a Deus, tive oportunidade de realizar um curso em um país membro da OTAN, e pude por exemplo ajudar a atualizar nossa doutrina Anti-SARP, escrevi sobre isso e o Exército logo aproveitou. Temos um sistema de lições aprendidas que qualquer militar, de qualquer patente, pode colaborar com a doutrina militar terrestre. Usamos os mesmos sensores de simulação da SAAB que muitos países das cabeças usam. Falo isso pq lá onde eu fui eles usam o mesmo equipamento. Estamos caminhando, cara.
Concordo, mas a diferença é que será em outras áreas, águas e outras fauna e flora.
Selva!
AGORA SIM, OS PARABÉNS PARA ESSES GUERREIROS DE SELVA👏👏👏👏👏
O curso do cigs se divide em três, básico, intermediário e avançado. O que foi realizado é o básico e inclusive outras nações já participaram do curso como a China por exemplo. Para participar dos outros níveis, até onde sei ,é apenas para brasileiros natos das FFAA's.
Mas isso não é o curso de operações na selva (COS) do CIGS. É um estágio de adaptação ministrado pelo 2° BIS.
@@alfabr4904por isso e o básico CIGS já e o avançado
Quem é militar sabe que esse treinamento é o basico do básico
O senhor quer justificar o tiro no pé que nossos militares estão dando?.
Não sei não, não duvido nada. O Bolsonaro até queria instalar bases americanas no Brasil, para ver como é grande a vassalagem de alguns brasileiros...
@@EdinardoSantos-vl5hz,
não há "tiro no pé". O curso tem duração de três dias e eles aprendem apenas sobrevivência na Selva. Mais nada.
É o famoso treino pra inglês ver
Quanto que só ensine o básico de sobrevivência na selva. Selva.
Brasil acima de tudo.
Deus acima de todos.
Espero um dia voltar a me orgulhar das nossas FA.
O racio nao e o pensa, e nem a imaginação, sao coisas diferentes, mas entre elas, o raciocínio e superior
Me impressiona ler comentários imbecis de experts dizendo que é um erro o Brasil ensinar técnicas de selva para possíveis "inimigos", mas se esquecem que esses "inimigos" são responsáveis por quase todas tecnologias de defesa que o Brasil tem, ou seja, eles também poderiam estar se perguntando se não seria interessante para eles não compartilharem tecnologias com o Brasil já que esse os veem como possíveis inimigos.
O besteirol bateu no colo de algumas pessoas e não saiu mais.
Esse seu papo tá furado, eles nunca permitiram que o Brasil desenvolvesse armamentos bélicos, sempre impediram que países Europeus cedessem usinas metalúrgicas, só no início do 2 conflito fizeram barganha com. CSN, na década de 60 e 70 a Marinha começou a construir um reator nuclear para colocar num projeto de submarino, então mandou esse reator para os E.U.A. avaliarem pois estavam adiantados nessa área,pois bem, eles prederam o reator e nunca mais devolveram, vejam o como trataram o Osório no deserto da Arábia mesmo depois de ser escolhido, lembre-se da sabotagem feita por França e E U.A. em Alcântara, perceba como estão tentando impedir o prosub, então deixa de conversa fiada, sabe de nada inocente, eu vou fazer 70 ano e sou artilheiro pelopes, você pode até ser defensor do amigo da onça,mas um dia ele pode arregaçar o seu buraco da bala,aí você pode chora na cama que é lugar quente.
Avante guerreiros
De selva.
Beleza muito bom 👍👍🇧🇷🇧🇷
exercicios são exelentes criam vinculo entre os exercitos do cotinente americano. sobre a amazonia tem de se ficar esperto e com os europeus. e esse tipo de atividade nos ajuda a dissuadi-los pois veem a capacitade e letalidade que o eb detem no combate de selva.
Agradeço pelas informações. Mas, devo dizer que é angustiante ver os nossos militares aparentemente orgulhosos de preparar aqueles que pretendem nos tomar a Amazônia. O que há para festejarmos nisso?
É isso aí combatentes, Treinando o Inimigos. Esse Brasil é uma Zona por Completo.
Que Deus Todo Poderoso abençoe e proteja nossos soldados!!!🙏🙏🙏
Para mim isso é um tiro no pé do exercito brasileiro.
Foi sem dúvida a melhor e mais prefeita merda que o Brasil já fez, mesmo sendo o treinamento básico! É muita falta de vergonha na cara!!
Sempre fizeram intercâmbios
para a mulher foi tudo divertido parecia q tava num parquinho q graça esse são os soldados dos americanos
De fato, ótimo programa de férias pros gringos (adversários)! Devem ter se divertido muito se adaptando em um ambiente em que potencialmente combateriam contra as forças locais se isso for (e aparentemente é) do interesse próximo deles.
Amei o video. Sou brasileiro mas cidadao imigrado americano.
Para apaziguar os ânimos, esses intercâmbios são frequentes, até comuns, mas 2 dias é só pra dar credenciamento para futuras promoções desses militares americanos. O que me deixa chateado mesmo, é a quantidade de treinamento de combate na selva que é fornecido para os militares franceses, lembrando, que esses estão bem próximos das nossas fronteiras, e que o Macron é o mais interessado em internacionalizar a Amazônia. E nós treinando em cobate na selva seus soldados, ou seja, criando escorpiões para nos picar.
Meu treinamento na selva amazônica foi em 1992 na saudosa 12* Cia de PE Manaus-Am, na operação Boina (rajada),passamos por exaustivos treinamentos,dia e noite molhados, para piorar estávamos na base de treinamento do CIGS e estava tendo curso, fomos obrigados a fazer quase tudo que os caras do curso de guerra na selva estavam fazendo. Foi sugado, fomos todos levados ao grau máximo que o corpo poderia aguentar. Bons tempos de caserna, saímos da base de treinamento prontos para uma guerra, prontos para qualquer dificuldade que se apresentasse. Hoje tudo aquele treinamento dar para usar na vida civil. Uma Vez PE sempre PE. Selva
EB ENSINANDO O INIMIGO COMO INVADIR A AMAZÔNIA E SOBREVIVER.
os piquenos do meu compadre Brasil só os melhores na selva nas cidades na catinga os piquenos tá de parabéns.
Logo logo teremos que por em prática, não vai ser só a Amazônia mas o Brasil…
Brasil, sempre te amarei
Parabéns ao(aos) gênio(os) que tiveram a brilhante idéia de ensinar potenciais invasores como sobreviver na selva amazônica 👏👏👏👏👏👏👏
Vai dormir criança kk
O Bolsonaro até queria instalar uma base americana no Brasil, para ver como é grande a vassalagem de alguns brasileiros...
Com certeza ...Estão dando carta branca pra eles, roubarem a riqueza do Brasil...
3 dias apenas. Nada de confidencial foi repassado. Até chineses já fizeram o curso.
Estratégia xadrex 5d.
Muito bom!
Além do mais quando vimos que foram 3 dias e eles comentando que "foi divertido", é realmente não precisamos nos preocupar pois só quem esteve lá sabe que foi básico do básico. Devemos sim trocar
Cel Rodrigo Ribeiro foi meu comandante aqui no Amapá, gente boa demais.
A caça ensinando o caçador suas técnicas q no futuro bem próximo será usados contra nós! Abre o olho Brasil!!!
Pois é. O Bolsonaro até queria instalar bases americanas no Brasil, para ver como é grande a vassalagem de alguns brasileiros...
Também acredito nisso Davi, poderia esse conhecimento ser somente nosso.
Teria que ser proibido passar técnicas sensíveis de defesa do nosso país eles não querem o bem da nossa nação historicamente atrapalhando o nosso desenvolvimento técniologico!
Boa noite. Americanos aqui e nós lá. Aqui Amazônia e lá Alasca. Abraços, combatentes.
Para mim o melhor exército de guerra na selva do mundo ainda é o do Vietnã. Além de ter mais de dois mil anos de guerras de resistência contra invasores estrangeiros, em seu último grande conflito enfrentou os Estados Unidos e ganhou. Pouco antes enfrentou também a França e também venceu. Enfrentou a China, mas neste conflito especificamente não houve claramente vencedor. Os vietnamitas não informam se têm ou não um curso de guerra na selva, mas a última guerra de impacto em seu território durou 10 anos. Ao que parece o curso do CIGS é o melhor do mundo atualmente, mas não significa, porém que temos o melhor exército de selva do mundo. O curso é apenas para sargentos e oficiais ( e para poucos, já que se trata de um treinamento especial para tropa de elite). Soldados e cabos do exército regular não têm acesso e não sei se sargentos temporários e oficiais R2 também podem cursá-lo. Temos muitos soldados indígenas que são muito bons e se movimentam na mata como se estivessem no 'quintal de casa', o que não deixa de ser verdade. O Brasil aprendeu muito com eles e com os mateiros da região a sobreviver, explorar e operar os recursos disponíveis. Mas como alguém já disse: Na prática a teoria é outra. Só saberemos de fato se um dia houver batismo de fogo por lá. Os Estados Unidos também têm uma experiência de 10 anos de combates reais na selva tropical do Vietnã. Eu pessoalmente acho que um dia a Amazônia será invadida por uma potência hegemônica, só não sei dizer se será daqui a 5, 10, 50, 100, ou 500 anos. Ela é estratégica para o mundo inteiro e tem riquezas de todos os tipos: minerais, vegetais, hídricas, estratégicas, etc... SEELVAAA!
Os USA jamais iriam admitir isso deposi de tomar uma coça deles
Exatamente, Brasil tem que.fazer parceria com Vietnã, e n EUA,França, Inglaterra etc ,é um tiro no pé
Uma vez eu vi uma reportagem ( documentário), a respeito do oficiais brasileiros fazendo treinamento c/o exército do vietnã. Desejo q/esses treinamentos, sejam regulares ( isso ñ ficou claro no documentário). Vc tem razão, o Brasil ainda precisa aprender muito com eles, porque vai precisar.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Os veteranos vietnamitas deixaram um grande legado para as gerações seguintes
Isso é pra calar a boca dos BBCs chineses que disse que o exército do Brasil é uma piada ...os guerreiros do Brasil são os melhores do mundo em guerra na selva.
Perdemos pra ele nos jogos de guerra. Da uma pesquisada
O problema é que,na última competição de exercícios de selva,os chineses ficaram em primeiro lugar,e nós em segundo.
Vou sugerir algumas ideias de vídeos que seriam interessantes serem postadoz vamos lá:
1- como uma possível disputa diplomática com Israel por conta do desinteresse em liberar os brasileiros presos em gaza poderiam afetar o setor militar brasileiro.
2- como as táticas utilizadas por Hamas, Irã e diversos outros grupos que tem táticas mais voltadas a guerrilha seriam interessantes para o Brasil, como por exemplo a formação de túneis, bases subterrâneas, depósitos e fábricas dentro de montanhas ou do solo, armas improvisada que seriam de grande ajuda em guerras longas e etc.
3- quais disputas e conflitos podem ocorrer em regiões próximas ao Brasil, como por exemplo entre a Venezuela e Guiana, e como o Brasil deveria agir e se posicionar.
4- qual o real perigo que os grupos de narcotraficantes podem ter sobre o Brasil, já que são semelhantes ao Hamas por exemplo com diferença de ainda não possuírem mísseis.
Depois mando mais kkkk
Excelente parceria
Extremamente perigoso essa atitude. É o mesmo que dar uma faca para uma pessoa que finge ser amiga, e já deu mostras de que pode usar essa arma contra você.
🇧🇷🇧🇷🇷🇺🇷🇺🇨🇳🇨🇳💪🏼💪🏼
Nunca se ensina todos os segredos para quem no futuro pode se tornar um inimigo. Pode se ensinar o básico.
As armadilhas dos Vietnamitas estão com todos, guardadinhas.kkkkkservi em 1970.kkkkk
concereza brasil tem o melhor combatente podem falar oque quiserem ..infantaria Brasil !!!
Os melhores do mundo. Selvaaaa 🇧🇷🇧🇷
Amazônia ** O Brasil, não abre mão da soberania da Amazônia, não relativiza a nossa soberania "!
Amazônia e nossa Brasil não aceitaremos.
_Somente Se Os americanos queira relativiza sobre a califórnia
_E a China sobre seu território, Tibe
_ E os russos sobre Sibéria,
O Brasil é Amazônia.
Amazônia é o Brasil.!
Diplomacia militar é uma coisa. Ensinar tecnicas e mostrar vulnerabilidades, é outra.
Lógico que nosso exército não ensina todas as técnicas, mas tem coisa que não devemos passar nem um pouquinho
Selva sempre ta no meu sangue
Muita gente imagina que os guerreiros de selva do Brasil estão ensinando todos o seus segredos aos americanos!! Acontece que o básico do CIGIS para os Americanos, e muito lucrativo para os EUA!! E o básico do Exército Norte Americano, (principalmente as experiências adiquidas nas guerras), é bastante lucrativo para o EB!!
Esse estágio foi realizado pelo 2° Batalhão de Infantaria de Selva em Belém. Teve nada a ver com CIGS.
@@alfabr4904doeu? Tipo mexeu com a sensibilidade?
Não sei, não. Não duvido de nada! O Bolsonaro até queria instalar bases americanas no Brasil, para ver como é grande a vassalagem de alguns brasileiros...
Sou totalmente a favor!
O pessoal acha que o EB ensinará simplesmente todas as técnicas, porém, não é assim que funciona. A mesma situação se dá quando o EB vai aos EUA fazer treinamento em montanhas geladas. Nunca que o exército americano ensinará todo seu conhecimento ao EB. Exercícios como esses são experienciais para vários exércitos do mundo e é normal.
Não existe tantos segredos assim, a questão da selva é que ela fustiga quem entra nela
@@messiashortaepomar , de fato, segredos, não tem. O que realmente pega, são as técnicas aplicadas. Um em falso, você perde, ainda mais se tratando de selva densa.
Comcordo com voce. Selva !!! brasil!!!!
só o básico já e foda e pode fazer um estrago
Vi que foram ministrados instruções de 1º nível, então não é um grande problema, pois sabemos que a guerra na selva envolve muito mais que isso.
quantos agentes infiltrados na nossa sociedade ficam mandando informação p os EUA? TA PARECENDO OS PORTUGUESES E OS INDIGENAS, QUANDO PORTUGAL CHEGOU AQUI NÃO DECLAROU GUERRA AOS INDIOS ...PRIMEIRO RECEBEU AJUDA DOS INDIGENAS DEPOIS ABSORVEU COMO OS NATIVOS SOBREVIVIAM AQUI P SÓ DEPOIS MATAR QUASE TODOS... VE ALGUMA SEMELHANÇA?
Exército brasileiro e o exército que trabalha contra nós brasileiros.
Esse pessoal não era nem pra entrar aqui isso é um absurdo total mas já sabemos quem autorizou isso, eles aparecem de 4 em 4 anos.
Quanta inocência!
Pra início de conversa num curso de guerra na selva como o nosso, em nosso território não deveria ter nenhum estrangeiro sequerÉ mostrar ao bandido como entrar em nossa casa ,mesmo que eles não participam de todas as instruções e técnicas que são ministrado aos brasileiros.
os nossos segredos jamais serão transferidos né LHB !
#SELVA!
Contra.....nós sabemos que eles estão MUITO INTERESSADOS NOS NOSSOS TERRITÓRIOS....🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Foi apenas um piquinique
O pulo do gato já mais saberão. SELVA!!! 92/4
Por favor faça um vídeo sobre a falta de interesse por parte do Egito e Israel de liberar nossos nacionais presos em gaza e o que o Brasil poderia fazer ao se acabar todos os caminhos da diplomacia.
Isso, ensina tudo pra eles daqui uns dias usar contra nós na Amazônia.
Muito bacana essa cooperação técnica entre os militares brasileiros e estrangeiros e até mesmo para eles saberem do nosso potencial de combate nesse tipo de combate.
Se aprenderem ,quando quiserem invadir a Amazônia já estão treinados...
Hoje em dia só pode confiar em Deus.
@@antoniarodrigues9608No dia que os Eua resolverem invadir o Brasil, não vai ser pela Amazônia, primeiro, os Eua vai adotar sanções econômicas e quando invadir, vai ter bombardeio nas principais metrópoles do Brasil e bases ou quartel das Forças Armadas e tal, mesmo assim, já teve militares na Amazônia que disseram que não ensina todas as táticas militares aos militares estrangeiros.
O exército brasileiro deveria ensinar os americanos no que realmente eles são perfeitos, um mês de técnicas e adaptações nos grandes centros urbanos para o verdadeiro aprendizado na pintura de meio fio!!!! Ai os americanos teriam direito de usar o sutache de PINTURA em seus uniformes!!!!
Uma outra opção é manda eles subirem o morro do Alemão lá no RJ....😊
Kkkkkkkkkkkkkk
Muito chateada, foi aqui na nossa cidade, o povo do PARÁ não concorda com esses treinamentos, eles estão de olhos em nossa Amazônia 😢😢
Fiz infantaria em Manaus em 89! Isso deve dizer tudo para quem nunca entrou na mata.
O exercito dos u.s ta aprendendo em cada parte do brasil se não abrir bem os olhos não vai demora muito para eles usarem contra os brasileiros
Tem que ensinar as nossas Forças Armadas a defender o Brasil internamente, o pior inimigo está aqui dentro.
No caso os próprios inimigos somos nós mesmos kkkk um povo dividido é um povo facilmente conquistado.
*Treinando nossos futuros invasores!*
Brasil tem que parar de mostrar nossas técnicas..
100% contra. expertise nosso, exclusivo. não me importa se é conhecimento básico. é para não fazer. a gente não tem "equipamento" para se proteger desses caras, como o canal já explicou. o único diferencial é o conhecimento q temos. enfim...
Eles mesmos sempre nos impediu de ter o conhecimento, armamentos ou tecnologias militares, porque nunca tiveram boas intenções para com o Brasil, mas esses militares vivem sempre cheirando o rabo deles.
É uma Sacanagem esse Exército Brasileiro fazer treinamentos em conjunto com os Americanos ! Ninguém me tira da cabeça que existem pessoas do alto escalão do nosso exército a serviço dos Americanos, inclusive na parte de compra de Equipamentos isso deveria ser investigado ...
Do jeito q o nosso país é imergido em corrupção eu n duvidaria de seus ditos.
Eu não sou militar mais tenho minhas dúvidas em relação aos americanos vigiem talvez eles queiram o Brasil no futuro presente. Deus abençoe nossa nação.
Não tenha dúvida,veja quantos americanos de 2 anos prá cá, fixaram residência no Brasil, e agora depois do aumento de furações nunca antes vistos na Califórnia,tormentas em todos os E.U.A., terremotos, vulcão de Wellington e a inevitável guerra com a Rússia se aproximando, milhares de americanos invadirão o Brasil.
Se tiver algum idoso na porta de um quartel na selva, nosso glorioso exército vai conseguir prender e levar pra papuda facilmente!
BRASIL TÁ ENSINANDO OS INIMIGOS , UM DIA QUE OS ESTADOS UNIDOS RESOLVER CONTROLAR O BRASIL, NÓS ESTAMOS FERRADOS.. ISSO SIM...
O que esta faltando pra humanidade e desenvolver o raciocínio
Isso só mostra que o Brasil está cavando a própria cova
É ótimo
Sou totalmente contra o treinamento com força estrangeira em nosso território lembrando que os estados unidos cobiça muita amazônia acorda Brasil sou brasileiro com orgulho 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tem um vídeo de um oficial do exército até dando risada dos americanos que não conseguiram passar nem da fase mais básica do treinamento na selva. A Amazônia não é brincadeira, só os insetos já desanimaram qualquer tropa ali.
Manda esse militar para a maioria de nossos batalhões que ele também vai falar a mesma coisa... "Nunca fiz nada parecido" pois vão tirar o couro dele de tanto pintar meio fio e tronco de arvore!
Boa essa...kkkk...verdade...
Afirmativo.
🗿🇧🇷🇧🇷
O raciocínio funciona com a energia da eternidade dos imortais
Vira lata Brasileiro : " Eu preciso ser reconhecido pelo Eua ".
Não basta ser amigos só em exercícios. Os americanos deveriam investir forte no Brasil como aliado.
Não existe aliado ,existe interesses .
Pois e justamente o contrário que sempre tentaram fazer, como a desendudtrializacao, a falência da educação, o caos monetário e destruição das indústrias de defesa.
O soldado brasileiro é cheio de curso operacional e brevê mas experiência de combate real contra adversário a altura não tem né?
Kkkkkkkk
Meu pai é ex militar, posso te falar que você tá falando merd@ sem nem conhecer nada do exército, cívil não têm moral para dar palavra em área militar, é fácil falar aqui, queria ver falar na frente de um militar, ia sair cheio de tapa na cara.
@@jsofiet9468 Trocar tiro com gangue no Haiti ou com traficante no Rio não serve pra nada kkkkkkkk
Última força inimiga de respeito que os soldados brasileiros enfrentaram foram os Alemães na Segunda Guerra.
@@Tolaimo_5000 Então isso serve para os americanos tbm, já que a última força inimiga de respeito que eles enfrentaram foram também os alemães nazis na segunda guerra. Ou você vai me dizer que os afegãos e o vietnamitas com ak 47 e chinelo é uma força de respeito??
@@shoyo6242 Cara, os viet congs eram apenas uma parte dos inimigos dos americanos no Vietnã.
Ainda havia o NVA que era o exército profissional do Vietnã do Norte e contava com apoio da URSS.
Eles tinham aviões, morteiros, artilharia, tanques, etc.
Mesma coisa com a Guarda Republicana do Iraque e os Talibãs no Afeganistão.
@@shoyo6242 nem tenta convencer esse cara, civil que tenta dar moral em área militar é igual adolescente querendo dar ordem em coisa de adulto, só se ferra e mesmo assim não aprende nada, se bem que com essa cara de maconheiro dá pra ver ele não aprende nada mesmo.
Somos tidos americanos.. temos que nos ajudar
O problema é que eles só querem a ajuda caracú, eles entram com a cara,e nós, sempre com a outra parte.