Não deixam de ser efetivo variável e não podem ser efetivados, não são concursados, a capacidade física decai com a idade e ficariam ocupando vaga impedindo que se renove os efetivos, além de não existirem reservistas formados. Oficiais e Sargentos de carreira são concursados e progridem na carreira e ocupam outras funções com a idade e permitem a renovação do efetivo. Todos os soldados podem prestar concurso para permanecer no Exército.
Não se pode esquecer que eles estão na reserva e prontos para uma mobilização. Se contarmos os reservistas não remunerados, temos várias divisões de paraquedistas na reserva prontos para o combate. Na ativa temos apenas uma brigada.
Militar temporário ou R2 sabe dessas mazelas. Quer evitar a inabilidade curse as escolas militares de sargentos ou de oficiais de carreira. @@brununez95
Pq não utilizar esses comandos que tomam baixa nas PMs de cada estado na federação ? Poderiam abrir um concurso diferenciado para esses homens que já possuem um grande conhecimento visto que a nação investiu nessa formação . Isso não pode ser ofertado para as facções , milícias e contraventores
Dá pra usar essa reserva pra Recriar a GNB unindo os Contingentes da FNSP e da Reserva das FAs ou caso o Militar não queira dar uma vaga garantida nas Polícias Estaduais, GCMs, Bombeiros e Socorristas como ocorre nos EUA.
O Brasil nao respeita soldado nas forças armadas, enquanto em outros países você da baixa com alguma profissão, aqui você sai com uma mão na frente outra atrás, fiquei 6 anos na Aeronáutica, limpando banheiro de oficial tirando lixo. Depois da minha baixa foi que eu tive uma profissão. Fiz um empréstimo para curso de soldador tig, fiz algumas especializaçoes e graças a Deus ganho meu salario. Me arrependo de ter perdido 6 anos nas forças armadas. Fiquei 2 anos em Portugal e 1 ano na Espanha lá os soldados dão baixas empregados e com profissão!
Teve 6 anos para fazer faculdade, estudar para concurso, fazer qualquer coisa para não sair de mão abanando da FAB e não fez, só sai sem nada quem caga pro papiro
Teve um tempo nos anos 80 e 90 que os Cabos, Taifeiros conseguiam se estabilizar na Força Aérea e no Exército até conseguirem se aposentar. Depois de 95 ou 96 não poderia mais se estabilizar só poderia ficar como militar temporário. Já na Marinha pode entrar como soldado e se aposentar(reserva) como Sub Oficial lá é diferente só entra por concurso. No Brasil para seguir carreira militar precisa prestar concurso, acho que poderia ser diferente igual é nos EUA que entra como Soldado e podendo consegui progredir a carteira como Sargento
Um dos maiores arrependimentos da minha vida foi ter deixado de fazer o curso de Comandos para ir para a faculdade de Direito. Fui selecionado para o curso, fui aprovado no TAF e em todos os exames que precedem o curso. Quando começaria a semana zero pedi baixa pois havia sido aprovado no vestibular. Hoje sou advogado mas me arrependo de não ter feito o curso de comandos.
No ano que servi e fui fazer o curso de ações de comandos,tinha bastante mineiro tbm,naquele ano foi recrutado soldado de Minas Gerais,Goiás num todo e Tocantins, mesmo assim deu se início nem com 100 soldados. Todo mundo tem medo de ir fazer o curso.
Faz parte da investidura do cargo. Está cheio de oficiais R2 que se acham muito importantes e quando saem do EB acordam do sonho e têm um choque de realidade...
Na unidade onde serviço havia um ten R2 q adorava ralar soldado, uma arrogância sem igual, anos mais tarde eu já na segurança pública, recebi denúncia de uma discussão em um lava jato, partimos para atender a ocorrência, chegando lá surpresa total o tal ten R2 era um funcionário do lava jato, e havia sem querer riscado o carro do proprietário que queria comer ele na porrada.
@@juniorlima7172 Sorte deles. Na minha época de soldado tive um colega que se tornou Ten. Cel PM Aviador e outro que se tornou Procurador da República. Há mais um que passou na ESA. Houve outro que se tornou auditor da Receita Federal. Deve ter havido outros que passaram em concursos públicos. Havia gente muito boa na minha turma...Mas minhas experiências com R2 não foram boas, porém com sgtos. temporários foram legais...Todos gente boa. O sargento comandante do meu pelotão mora em Londres e sou amigo dele até hoje. Era da ESA.
Gen. RIDALTO, é uma HONRA para mim que sou Reservista de Artilharia BIA Comando de Artilharia, anexo ao 3o. GRUPO DE Artilharia de Costa-Forte Copacabana-Rio de Janeiro, absorver um pouco de sua Experiencia- BRASIL, SEMPRE FIEL.!!!
Nada justifica a dispensa de militares especializados quando se paga pensões a famílias de oficiais até a vigésima geração e quando se gasta 70-80% da verba da defesa em salários.
Interessante essa informação porém acredito que o Exército deveria dar a possibilidade do praça temporário ir para as forças polícias ( caso tenha condições físicas e psicologica) sem ter que fazer a prova assim não existe a possibilidade de uma pessoa treinada ir acabar trabalhando para o crime organizado
Nós EUA é assim e ainda você ganha uma medalha e uma barreta pra ostentar no informe da Polícia, Socorrista ou Bombeiro que você serviu nas Forças Armadas.
Essa ideia de aproveitar o efetivo temporário do EB, especialmente os comandos pra entrar direto nas forças de segurança é promissor, se os governantes tivessem interesse nisso.
Mas ja foi assim no Passado. Ate a decada de 80, o Soldado que saia do exército ja entrava como Cb na PM. Hj a polícia ta profissionalizada administrativamente tbm. Então abrir precedente pra esse tipo de idea, iria ferir diretamente o principio da isonomia e da Impessoalidade.
No RS, em nova Santa Rita tem um Soldado que foi efetivado de forma permanente, hoje deve ter mais de 40 anos e é soldado. Não sei o motivo disso ter acontecido, mas atividade dele llá dentro era igual um trabalho comum, ele trabalhava na sessão re RP, não tirava serviço e o principal ele era muito gente boa.
Como nascido e criado em Goiânia tive o orgulho de servir no copesp e digo que realmente é um privilégio de buscar meu breve de comandos soldado onde fiz meu curso no ano de recruta e infelizmente essa é a única unidade do Brasil onde formam,um grande abraço aos comandos temporários de Goiânia Tenho orgulho de fazer o cfcc no ano de recruta
Eu servi no BGP em 94 sou de Goiânia e 1993 foi o último ano dos paulistas e sulistas no bgp. De 93 só foram selecionados jovens de Goiânia e Brasília.
O BGP, aqui de Brasilia, se nao me engano, é a maior OM do EB em efetivo. Vem jovens de diversos lugares do Brasil para tentarem servir, pela grande quantidade de efetivo que necessita em Brasilia.
@@alanomachado BGP é o maior batalhão da América Latina em efetivo... na época do recrutamento ultrapassa 1.800 homens. Pra servir, vc tem q arrumar endereço do DF.... servi 7 anos no BGP. É guarda 24x48 pra todo mundo... exceção da base de serviço
Existem muitos ex militares nas polícias ou seja pagaram o preço estudaram se esforçaram a porta de entrada pra concurso público e aberta para todos cabe a quem tem interesse procurar estudar até passar.
@@gabrielsoares6330 mas a pessoa já tem o treinamento. O que estou propondo é a possibilidade desse pessoal não entrar por concurso, dedicam muito tempo e saem sem um emprego. Pega os EUA por exemplo, para ser bombeiro e policial você precisa ter alguns cursos e habilidades que podem ser feitos nas forças armadas ou em redes privadas, aproveitando o pessoal que saiu da corporação e os que querem ingressar livremente. Concursos são ultrapassados, pega a ABIN, um doido que fica em casa estudando por 10 horas passa no concurso e vai cuidar da segurança do país, coisa que nunca vi em um país sério, como EUA, Reino Unido e Israel (países referência em inteligência). E sobre a CF, ela não vale nada desde que foi criada, então isso não importa.
o cabo e soldado que sai do exercito, com 8 anos de serviço prestado, no minimo deveria ter sim um cargo garantido. CB e SD que ficam 8 anos são os melhores @@andre.luiz_021
Infelizmente as Forças Armadas do Brasil não são valorizadas, diferente de outros países, é preciso restruturar e modificar o modo de recrutamento e de carreira nas Forças Armadas, e muitos acham porque o Brasil não se envolve em guerras que por isso tem que deixar as Forças Armadas de lado, o mundo tem nus provado todos os dias que nação nem uma esta livre de sofrer uma guerra.
Pra filha de general tem pensão pro resto da vida. Eu servi um ano, e eu acho um absurdo ter servido um ano de Fal no 1X1 as vezs voava no 2X1, e pra trabalhar com um simples 38 ter que fazer um curso quando da baixa. Praticamente o ano de exercito nao serviu pra nada profissionalmente. Saudades dos meus amigos que fiz lá.
Seria melhor ter uma unidade de soldados vovôs do que uma unidade de coronéis e generais vovôs pois a mão de obra é sempre a dos praças o que os oficiais generais fazem nas forças armadas é só dar um piso salarial altíssimo e os culpados pelo orçamento é o soldado
Ok, eos subtenentes e suboficiais que msm cruzando o tempo nao vão p reserva? E assim segura a promoção do 1sgt que segura a do 2sgt e assim ate chegar ao cabo e soldado? No CFN tem mt isso, muito soldado e pouca vaga p cabo e MUITO Sub com 40 anos de caserna. Ja vi Sub com 42 43 anos de marinha. Travando promoção.
Boa Noite. No CFN ainda não existe Suboficial com 40 anos de serviço. Deverá ocorrer daqui a três anos os primeiros a cruzar como praça 40 anos de serviço ativo.
A base das Forças Especiais fica em Niterói-RJ, já a base dos Comandos fica em Goiânia, certo? Ou é apenas o curso de Forças Especiais que ocorre no RJ?
Em Niterói so è administrado os cursos de comandos e F.e dali são espelhados os concludentes (apenas os oficias e sargentos) que ja servem no ciopesp permanecem Em Niterói ..
Servimos juntos no 26° BI paraquedista em 88/89, ele era tenente da 2° Cia e eu servia na 1° Cia como soldado. Tiramos alguns serviços juntos e viajamos algumas vezes juntos também...
Mentalidade atrasada dos anos 80, para as forças sempre armadas os praças sempre foram custosos mas em todo e qualquer exercito profissional no mundo hoje Operadores Especiais são valiosos indivíduos que a todo custo são preservados pelas forças justamente pelo nível de profissionais que são e pela dificuldade que terão em se adaptar a vida civil. Quando os mesmo saem de seus serviços militares são incorporados a industria de defesa e segurança em alto nivel ou viram empreendedores de sucesso. Enquanto aqui os caras Sds e Cbs Comandos lhe restam apenas as lembranças do passado e vao trabalhar até mesmo em sub empregos.
Exatamente, tem Navy Seals que ficaram na força por 20 anos. Quer dizer com 25 ou 30 o Comando vira um velhinho? Ele é burro demais para ser promovido para Sargento e fazer outra coisa porque não passou no concurso? Então por que deixaram ele entrar? É uma coisa muito sem lógica. O General errou qualquer um de nós pode pesquisar na internet e ver que não é assim em outros países. Aboliram na França e nos EUA o serviço compulsório para profisionalizar a Força.
Continências Muito top está conversa. Agora começa a clarear as dúvidas. Agora bem que poderia após a baixa do efetivo variado haver treinamento pós baixa.
Gastam uma porrada de dinheiro no treinamento da galera pra depois dispensar 😂😂😂😂😂 A burrice de quem comanda o Brasil e as forças armadas e de se assustar.
O EB gasta muito dinheiro e depois manda o cara embora, mas está cumprindo ordem criada por civis... Nao é ideia das Forças Armadas formar soldados temporarios nao, seria ótimo se acabasse, fossem todos de carreira formados em escolas.
@@diegoarmando2547 Discordo. O que tem de cabeçudo bizonho no quartel sem maturidade é muito, não da para colocar essa galera de carreira não. A galera concurseira não se torna disciplinada lá dentro, eles já se tornam disciplinados logo no estudo, por isso passaram.
Podendo usar como membros das forcas auxiliares. Bombeiros, guardas e etc, tem mt gente boa sendo dispensada com um conhecimento grande, nada contra o civil que presta o concurso público. Mais é um cara que a força ja sabe como funciona e ate msm uma seleção rigorosa. Mais hoje em dia concursos públicos são usados como forma política. Governador tal, ou presidente tal abre concurso de tantas mil vagas... é algo que poderia ser discutido.
Este profissional, deveria ser reaproveitado e com preferência para as formas policiais! Tão fácil de resolver isto, se houvesse no mínimo racionalidade e boa fé.
senhores, uma dúvida: meu sonho de criança é ser comandos, porém devido a idade só consigo através da esa (como sargento), um sargento comandos também se enquadra nisso? porque se a esa forma sargentos de carreira e os caras dispensam comandos, meu sonho ou foi por água abaixo ou tem prazo de validade. é uma dúvida genuína, sem bisonhice, pf.
Tenho até pena do inimigo que deu de cara com esse general na mata da Amazônia quando esse era um tenente comandos. Muita capacidade técnica e psicológica
As Forças Armadas são o fardo do País! O investimento, treinamento, formação e serviço é custoso aos cofres públicos. Os oficiais e dependentes sugam o dinheiro da união. Os jovens sofrem pra passar no concurso e são dispensados mais tarde. Com um conhecimento adquirido, são facilmente cooptados pelo crime, ou entra para segurança privada. As Forças Armadas são responsáveis pelo tráfico de drogas, munições e armas que é crime internacional. Não defendem as fronteiras, portos nem aeroportos. Quanto dinheiro jogado fora. Quanto desperdício de material humano.
Deveriam ser aproveitados nas forças de segurança dos Estados....será que nenhum oficial das forças armadas sujeriu isso a nenhum governo de Estado da federação? Principalmente ao Rio de Janeiro.
As FAs são muito boas em jogar fora pessoas com conhecimento. Sou prova viva. Força Aérea. Quadro temporário. Eu e outros após sete anos de experiência com aeronaves fomos substituídos por outro zerinho de conhecimento.
Há uma substituição natural nas Forças Armadas por isso um general não pode ficar mais do que 10 anos nesta patente. Tem que ir para a reserva compulsoriamente. Um general de 4 estrelas, último posto da hierarquia do EB, só pode ficar 4 anos nesta patente.
Uma coisa e fato no podcast do Glauber os pracas que foram ai deram showwwwww de profissionalismo e intectualidade melhor que esses coronéis e generais estudados !
Uma coisa que Glauber falou aí, os caras com todo esse treinamento "corre o risco de ir pro outro lado" bicho na situação que tá a chance de ir é realmente alta imagine só os caras com todo o aparato de armamento com o treinamento de guerra do exército por maior motivo é financeiro o cara vai pow, serviço do crime, facções.
Vergonha é filho de militar e de outros cargos público, receberem pensão... Quem tem q receber são no máximo a esposa, no caso viúva... Tem pessoas q se aproveitam dessa lei e não casam nunca, só pra continuar recebendo do governo...
No Brasil gasta-se uma montanha de dinheiro no EB, mas os equipamentos são sucateados. Os recursos são gastos com o alto escalão dos oficiais. O cidadão morre, a mamata passa para a esposa, depois para os filhos..., e o povo pagando as mordomias. Eita Brasil...
Eu fico pensando pra cada homem desse tem esposas, filhas pensionistas sem fazer nada para o país, Generais sem qualquer experiência e tome dinheiro. Depois reclama que dinheiro não dá.
Infelizmente o general prefere cuidar da sua própria "reserva de mercado" ou como disse o "problema previdenciário", pelo simples fato de não acharem as soluções dadas em outros países muito melhores gerencialmente que o nosso! Se o Brasil quisesse teriamos a melhor segurança pública do mundo, mas não a tem, pois o filtro deveria ser a prestação do serviço militar. A previdência deveria ser algo privativo, onde cada um pagava a sua previdência privada, e não este papo sórdido de gente que quer levar dinheiro depois de "vestir o pijama". Infelizmente as três forças armadas do Brasil são isso: transferência de dois em dois anos a um custo bilionário a nós reles mortais, contingente pessoal acumulando e todo disposto a beira praia e por último a previdência INTEGRAL mesmo depois de aposentado... Resumindo: eles são iguais aos demais políticos do legislativo, executivo e judiciário, mas com porte de arma salvaguardado pra sempre!!!!
Pior é eles pensar que o número de reservas bate com oque tá no sistema. Eles não tem ideia se rolar algo nem a metade vai se apresentar porque viram que não vão ganhar nada com isso além de lutar por interesses deles
É nítida a superioridade intelectual de um COMANF. Os COMANF tem uma visão de Brasil que nenhum oficial general tem: consciência política, política internacional, tática, estratégica e moral. Os COMANF deveriam estar no topo das forças armadas. Não faz sentido não se aproveitar esses homens.
Esse é um dos piores erros do exército, treina o soldado vira cabo e até sgt temporário depois de anos e ai é dispensado, deveria sim ter um plano de carreira para os que se destacassem e fossem esforçados dentro do exército e não jogar fora todo este investimento todo esse treinamento, comandos então nem se fala até por tortura passa e ai sai do exército pra ser segurança de shopping, por isso o exército está do jeito que está, soldado com 50 anos claro que não deveria poder progredir até general se lhe dessem oportunidade mas infelizmente não pensam assim quer dizer que não tem dinheiro previdência etc e porque tem dinheiro para treinar os mesmos por anos e depois dispensá-los, a falha está ai só não vê quem não quer.
É só retirar o Lula do governo, e repassar o cabo para sargento e renovar os soldados e cabos sempre. E acima de sargentos estabilizar. Acabar com a aposentadoria super alta dos veteranos, militares que esse recurso pode ser repassado para estabilizar e ter melhores argumentos.
Se acabar com várias pensões de Oficiais Generais, da quais os filhos (as) deles desfrutam de gordos salários, daria para organizar melhor essa estabilização de forças especiais. Porém.....a corda arrebenta do lado mais fraco (praças), como sempre foi.
O problema não é o cara ser dispensado, e sim as forcas armadas nao dar nenhum apoio para esse militar entra no mercado de trabalho, principalmente o militar que fica oito anos. O cara dar boa parte da sua juventude momento onde eles pode se profissionalizar na vida civil, e acaba nao tendo um retorno. Não apoio o militar ser estabilizado, muito pelo contrário apoio aumentar o numero de sargentos e tenetes temporarios, mas que preparem esse pessoal para o mercado de trabalho.
Excelência, imagino que deva haver muitos estudos acadêmicos na ESAO, ECEME e principalmente a ESFCEx sobre o biotipo ideal para um militar comandos. Qual seria a altura, peso, índice de gordura/massa corpórea, e idade mais presente de um militar de comandos? Soldados muitos altos não devem ser comuns, assim como aqueles muito fortes e com grande massa muscular...é correta a afirmação?
O custo não procede. Basta ver a polícia. E basta a ber as Forças Armadas americanas e francesas. O que o General diz não procede. O soldados não são dispensados. Eles saem. Em parte porque ninguém serve onde eles moram. Se há um custo o custo deve ser arcado e pronto.
O EB a mão de obra é de sd.cb.sgt... na maioria temporários que só serve por 8a depois voltam pra rua sem profissão, sem seguro... sem dinheiro. Assim foi comigo... uma instituição boa mas não te ensina pra fora do EB.
Descartar os temporários😂😂😂😂. Que palavreado e falta de noção desse general. Os caras precisam de seres humanos e recebem essa consideração na hora de sair. Mas não importa, a mãozinha desse cara estava lá para abrir a porta para o Arakem . Ele quem deve ser lembrado, entende? Ele já estava lá, entende? O mérito não foi do Arakem, pelo amor de Deus!!! 😂😂😂😂😂
tenho grande orgulho de ter servido na 3 CIA de FE em Manaus!
Não entendo que para o EB é custoso efetivar um praça Comandos ... Porém não é custo algum bancar oficiais generais .... lamentável !!!!!!!
MUMU QUER MAMA MUMU QUER MAMA GOSTO.
OU SEJA . FARINHA POUCA, MAS MEU PIRÃO PRIMEIRO!
Engraçado que para filhas de generais a verba sobra
Realmente irmão quem verdadeiramente bota a mão na massa não e valorizado!
Não deixam de ser efetivo variável e não podem ser efetivados, não são concursados, a capacidade física decai com a idade e ficariam ocupando vaga impedindo que se renove os efetivos, além de não existirem reservistas formados. Oficiais e Sargentos de carreira são concursados e progridem na carreira e ocupam outras funções com a idade e permitem a renovação do efetivo. Todos os soldados podem prestar concurso para permanecer no Exército.
Hã??
Comandos nunca deveriam ser dispensados. Muito conhecimento para deixar possibilidade para que outros que não devam, absorvam esse conhecimento.
Não se pode esquecer que eles estão na reserva e prontos para uma mobilização. Se contarmos os reservistas não remunerados, temos várias divisões de paraquedistas na reserva prontos para o combate. Na ativa temos apenas uma brigada.
@@paulosergiopires1341os caras são abandonados a mercê do mundo.
Que?
Militar temporário ou R2 sabe dessas mazelas. Quer evitar a inabilidade curse as escolas militares de sargentos ou de oficiais de carreira. @@brununez95
@oliveiraalemao3024lembra muito os milicianos ex bope,saem da profissão e vão pro crime com habilidade de peitar a maioria das forças do estado.
Pq não utilizar esses comandos que tomam baixa nas PMs de cada estado na federação ? Poderiam abrir um concurso diferenciado para esses homens que já possuem um grande conhecimento visto que a nação investiu nessa formação . Isso não pode ser ofertado para as facções , milícias e contraventores
Dá pra usar essa reserva pra Recriar a GNB unindo os Contingentes da FNSP e da Reserva das FAs ou caso o Militar não queira dar uma vaga garantida nas Polícias Estaduais, GCMs, Bombeiros e Socorristas como ocorre nos EUA.
Mas essa é a idéia.
se eu não me engano em Goiás tem isso. os cara que é do comandos entraram no bope
Mas aí vai do guerreiro cumprir a etapa de passar no concurso, em qualquer PM o caveira só não atua no Bope pq não quer
Tem estudar pra concurso.
O Brasil nao respeita soldado nas forças armadas, enquanto em outros países você da baixa com alguma profissão, aqui você sai com uma mão na frente outra atrás, fiquei 6 anos na Aeronáutica, limpando banheiro de oficial tirando lixo. Depois da minha baixa foi que eu tive uma profissão. Fiz um empréstimo para curso de soldador tig, fiz algumas especializaçoes e graças a Deus ganho meu salario. Me arrependo de ter perdido 6 anos nas forças armadas. Fiquei 2 anos em Portugal e 1 ano na Espanha lá os soldados dão baixas empregados e com profissão!
Teve 6 anos para fazer faculdade, estudar para concurso, fazer qualquer coisa para não sair de mão abanando da FAB e não fez, só sai sem nada quem caga pro papiro
Teve um tempo nos anos 80 e 90 que os Cabos, Taifeiros conseguiam se estabilizar na Força Aérea e no Exército até conseguirem se aposentar. Depois de 95 ou 96 não poderia mais se estabilizar só poderia ficar como militar temporário. Já na Marinha pode entrar como soldado e se aposentar(reserva) como Sub Oficial lá é diferente só entra por concurso. No Brasil para seguir carreira militar precisa prestar concurso, acho que poderia ser diferente igual é nos EUA que entra como Soldado e podendo consegui progredir a carteira como Sargento
@@Emevodstalvez ele não tinha condições arrego você não entender isso
EB encurralou e prendeu idosos e pessoas com deficiências mano! Brasil não tem jeito
@wellingtonlopessilva7279recruta por 4 anos?
Um dos maiores arrependimentos da minha vida foi ter deixado de fazer o curso de Comandos para ir para a faculdade de Direito. Fui selecionado para o curso, fui aprovado no TAF e em todos os exames que precedem o curso. Quando começaria a semana zero pedi baixa pois havia sido aprovado no vestibular. Hoje sou advogado mas me arrependo de não ter feito o curso de comandos.
Um Exercício profissional em um país do tamanho do nosso simplesmente não tem como!
O Canadá é o segundo país do mundo em extensão e tenho quase certeza que seu exército é profissional. Mas sua justificativa tem lógica e sustentação.
No ano que servi e fui fazer o curso de ações de comandos,tinha bastante mineiro tbm,naquele ano foi recrutado soldado de Minas Gerais,Goiás num todo e Tocantins, mesmo assim deu se início nem com 100 soldados. Todo mundo tem medo de ir fazer o curso.
Arregaça o soldado temporário, depois de 8 anos manda o mesmo embora, muitas vezes com problemas gerados pela formação esforçada. Triste situação!
Faz parte da investidura do cargo. Está cheio de oficiais R2 que se acham muito importantes e quando saem do EB acordam do sonho e têm um choque de realidade...
Na unidade onde serviço havia um ten R2 q adorava ralar soldado, uma arrogância sem igual, anos mais tarde eu já na segurança pública, recebi denúncia de uma discussão em um lava jato, partimos para atender a ocorrência, chegando lá surpresa total o tal ten R2 era um funcionário do lava jato, e havia sem querer riscado o carro do proprietário que queria comer ele na porrada.
@@paulosergiopires1341A maioria dos R2 que conheço, depois dos oito anos, ou antes… passaram em concursos públicos
@@juniorlima7172 Sorte deles. Na minha época de soldado tive um colega que se tornou Ten. Cel PM Aviador e outro que se tornou Procurador da República. Há mais um que passou na ESA. Houve outro que se tornou auditor da Receita Federal. Deve ter havido outros que passaram em concursos públicos. Havia gente muito boa na minha turma...Mas minhas experiências com R2 não foram boas, porém com sgtos. temporários foram legais...Todos gente boa. O sargento comandante do meu pelotão mora em Londres e sou amigo dele até hoje. Era da ESA.
@@paulosergiopires1341depois q é dispensado, ganha 100 mil de gratificação, não estuda pq quer..
Parabéns Ridauto, tenho grande admiração por ti. Forte abraço.
Que bate papo fantástico!
Muito conhecimento de fato!
Gen. RIDALTO, é uma HONRA para mim que sou Reservista de Artilharia BIA Comando de Artilharia, anexo ao 3o. GRUPO DE Artilharia de Costa-Forte Copacabana-Rio de Janeiro, absorver um pouco de sua Experiencia- BRASIL, SEMPRE FIEL.!!!
Retificando , Gen.RIDAUTO.!!!, SEMPRE FIEL.!!!
Nada justifica a dispensa de militares especializados quando se paga pensões a famílias de oficiais até a vigésima geração e quando se gasta 70-80% da verba da defesa em salários.
elitização das forças, mas quem vai impedir e mudar essa realidade?
Interessante essa informação porém acredito que o Exército deveria dar a possibilidade do praça temporário ir para as forças polícias ( caso tenha condições físicas e psicologica) sem ter que fazer a prova assim não existe a possibilidade de uma pessoa treinada ir acabar trabalhando para o crime organizado
Nós EUA é assim e ainda você ganha uma medalha e uma barreta pra ostentar no informe da Polícia, Socorrista ou Bombeiro que você serviu nas Forças Armadas.
Compartilho da mesma opinião...👍
Essa ideia de aproveitar o efetivo temporário do EB, especialmente os comandos pra entrar direto nas forças de segurança é promissor, se os governantes tivessem interesse nisso.
Mas ja foi assim no Passado. Ate a decada de 80, o Soldado que saia do exército ja entrava como Cb na PM. Hj a polícia ta profissionalizada administrativamente tbm. Então abrir precedente pra esse tipo de idea, iria ferir diretamente o principio da isonomia e da Impessoalidade.
Isso foi feito em goias na epoca do marconi porem foi considerado anticonstitucional.
Pegam o rapaz novo, sugam por 8 anos e devolvem ele pra sociedade sem formação civil alguma e muitas vezes com problemas, lamentável o tratamento.
Todos sabem a regra do jogo desde o primeiro dia. Não gostou? Estude. Eu não gostei dessa regra do jogo e o que eu fiz? Estudei.
Esses cortes do general estão muito bons.
No RS, em nova Santa Rita tem um Soldado que foi efetivado de forma permanente, hoje deve ter mais de 40 anos e é soldado. Não sei o motivo disso ter acontecido, mas atividade dele llá dentro era igual um trabalho comum, ele trabalhava na sessão re RP, não tirava serviço e o principal ele era muito gente boa.
Ele pertence a 2°Seção. Quase em todas as OMs do EB tem um desses.
Como nascido e criado em Goiânia tive o orgulho de servir no copesp e digo que realmente é um privilégio de buscar meu breve de comandos soldado onde fiz meu curso no ano de recruta e infelizmente essa é a única unidade do Brasil onde formam,um grande abraço aos comandos temporários de Goiânia
Tenho orgulho de fazer o cfcc no ano de recruta
vou servir la se der certo, to com medo de perde vaga pra peixe no taf
Eu servi no BGP em 94 sou de Goiânia e 1993 foi o último ano dos paulistas e sulistas no bgp. De 93 só foram selecionados jovens de Goiânia e Brasília.
No aniversário do Batalhão, vem muitos granadeiros do Sul e SP... eles desfila no batalhão da saldade!
O BGP, aqui de Brasilia, se nao me engano, é a maior OM do EB em efetivo. Vem jovens de diversos lugares do Brasil para tentarem servir, pela grande quantidade de efetivo que necessita em Brasilia.
@@alanomachado BGP é o maior batalhão da América Latina em efetivo... na época do recrutamento ultrapassa 1.800 homens. Pra servir, vc tem q arrumar endereço do DF.... servi 7 anos no BGP. É guarda 24x48 pra todo mundo... exceção da base de serviço
@@alves7606 O 1RCG tbm é grande em efetivo e se fode na escala tbm, onde um não tá tirando serviço o outro tá.
@@alanomachado Sim... revesa com o BGP as guardas do Planalto, Jaburu Granja do Torto e Palacio da Alvorada
O POVO BRASILEIRO PEDE SOCORRO
Existem muitos ex militares nas polícias ou seja pagaram o preço estudaram se esforçaram a porta de entrada pra concurso público e aberta para todos cabe a quem tem interesse procurar estudar até passar.
Já é dinheiro investido nesse pessoal, concurso público é ultrapassado!!
@@andre.luiz_021é injusto com os outros candidatos que desejam ingressar na corporação. Isonomia é um princípio previsto na CF 88.
@@gabrielsoares6330 mas a pessoa já tem o treinamento. O que estou propondo é a possibilidade desse pessoal não entrar por concurso, dedicam muito tempo e saem sem um emprego. Pega os EUA por exemplo, para ser bombeiro e policial você precisa ter alguns cursos e habilidades que podem ser feitos nas forças armadas ou em redes privadas, aproveitando o pessoal que saiu da corporação e os que querem ingressar livremente. Concursos são ultrapassados, pega a ABIN, um doido que fica em casa estudando por 10 horas passa no concurso e vai cuidar da segurança do país, coisa que nunca vi em um país sério, como EUA, Reino Unido e Israel (países referência em inteligência). E sobre a CF, ela não vale nada desde que foi criada, então isso não importa.
o cabo e soldado que sai do exercito, com 8 anos de serviço prestado, no minimo deveria ter sim um cargo garantido. CB e SD que ficam 8 anos são os melhores @@andre.luiz_021
@@andre.luiz_021 disse o chorão que não consegue passar em nada...
Lembrando que a população cada dia estão abaixando, uma hora isso vai ter que mudar.
Infelizmente as Forças Armadas do Brasil não são valorizadas, diferente de outros países, é preciso restruturar e modificar o modo de recrutamento e de carreira nas Forças Armadas, e muitos acham porque o Brasil não se envolve em guerras que por isso tem que deixar as Forças Armadas de lado, o mundo tem nus provado todos os dias que nação nem uma esta livre de sofrer uma guerra.
Brat Glauber gostaria de perguntar ao Gal. prq não usar esses praças especializados nas Pms seriam mais bem empregados
Parabéns ao Comandos!!!!
Tem uma fraae muito usada e conhecida fora do estado de Goiás ," couro goiano gente forte de lutar parecido com paraibanos"
Pra filha de general tem pensão pro resto da vida.
Eu servi um ano, e eu acho um absurdo ter servido um ano de Fal no 1X1 as vezs voava no 2X1, e pra trabalhar com um simples 38 ter que fazer um curso quando da baixa. Praticamente o ano de exercito nao serviu pra nada profissionalmente.
Saudades dos meus amigos que fiz lá.
Abraço para o Ridauto e Naná. Cel Ítalo
Ótima explicação, mas poderia fazer uma seleção desses jovens, pos serviço militar, ter uma chance na PM
Trabalha por Contatos renovados de ano em ano, sem estabilizar, assim o militar poderia ficar 10, 15, 20 anos…
Fiquei 6 anos no EB, hoje escondo este passado.
Seria melhor ter uma unidade de soldados vovôs do que uma unidade de coronéis e generais vovôs pois a mão de obra é sempre a dos praças o que os oficiais generais fazem nas forças armadas é só dar um piso salarial altíssimo e os culpados pelo orçamento é o soldado
Tem que acabar com serviço militar OBRIGATÓRIO e todos iniciarem como soldados, INCLUSIVE quem pretende ser oficial. É de CARREIRA ou não?
desculpinha pra fingir que não está em um país onde seu exercito é um penduricalho de cargo publico
Ok, eos subtenentes e suboficiais que msm cruzando o tempo nao vão p reserva? E assim segura a promoção do 1sgt que segura a do 2sgt e assim ate chegar ao cabo e soldado? No CFN tem mt isso, muito soldado e pouca vaga p cabo e MUITO Sub com 40 anos de caserna. Ja vi Sub com 42 43 anos de marinha. Travando promoção.
Boa Noite. No CFN ainda não existe Suboficial com 40 anos de serviço. Deverá ocorrer daqui a três anos os primeiros a cruzar como praça 40 anos de serviço ativo.
Se falar nas injustiça que rola la
Suboficiais na Marinha não tem necessidade de passar dos 30 anos de serviço pq chegou no máximo dos praças mas no Exercito eles ficam pq vão a capitão
Eu passei os 30 anos na ativa e como não tinha mais promoção fui para inatividade da MB.
A base das Forças Especiais fica em Niterói-RJ, já a base dos Comandos fica em Goiânia, certo?
Ou é apenas o curso de Forças Especiais que ocorre no RJ?
Em Niterói so è administrado os cursos de comandos e F.e dali são espelhados os concludentes (apenas os oficias e sargentos) que ja servem no ciopesp permanecem Em Niterói ..
Servimos juntos no 26° BI paraquedista em 88/89, ele era tenente da 2° Cia e eu servia na 1° Cia como soldado.
Tiramos alguns serviços juntos e viajamos algumas vezes juntos também...
Mentalidade atrasada dos anos 80, para as forças sempre armadas os praças sempre foram custosos mas em todo e qualquer exercito profissional no mundo hoje Operadores Especiais são valiosos indivíduos que a todo custo são preservados pelas forças justamente pelo nível de profissionais que são e pela dificuldade que terão em se adaptar a vida civil. Quando os mesmo saem de seus serviços militares são incorporados a industria de defesa e segurança em alto nivel ou viram empreendedores de sucesso. Enquanto aqui os caras Sds e Cbs Comandos lhe restam apenas as lembranças do passado e vao trabalhar até mesmo em sub empregos.
Exatamente, tem Navy Seals que ficaram na força por 20 anos. Quer dizer com 25 ou 30 o Comando vira um velhinho? Ele é burro demais para ser promovido para Sargento e fazer outra coisa porque não passou no concurso? Então por que deixaram ele entrar? É uma coisa muito sem lógica. O General errou qualquer um de nós pode pesquisar na internet e ver que não é assim em outros países. Aboliram na França e nos EUA o serviço compulsório para profisionalizar a Força.
Se encontram tbm no COPESP as OMs, Base Administrativa, CIA DQBRN, E 6 PEL PE.
Na Colômbia soldados,suboficiales e oficiales se aposentan com 25 anos de serviço
Os caras quase morrem pra fazer o curso de comandos e forças especiais eles deveriam receber estabilidade, os caras merecem.
Ainda existe alguma coisa ainda alí no comboatá, tipo; pelo menos um pelotão de comandos?
Aqui nos EUA não tem isso.
Você consegue entrar no Ranger Battalion com 40 anos se quiser.
Então, isso aqui nos EUA não procede .
Hummm o Brasil é muito experiente em guerra...
Deus me livre deste Exército!
Continências
Muito top está conversa.
Agora começa a clarear as dúvidas.
Agora bem que poderia após a baixa do efetivo variado haver treinamento pós baixa.
Gastam uma porrada de dinheiro no treinamento da galera pra depois dispensar 😂😂😂😂😂
A burrice de quem comanda o Brasil e as forças armadas e de se assustar.
O EB gasta muito dinheiro e depois manda o cara embora, mas está cumprindo ordem criada por civis...
Nao é ideia das Forças Armadas formar soldados temporarios nao, seria ótimo se acabasse, fossem todos de carreira formados em escolas.
@@diegoarmando2547 Discordo. O que tem de cabeçudo bizonho no quartel sem maturidade é muito, não da para colocar essa galera de carreira não. A galera concurseira não se torna disciplinada lá dentro, eles já se tornam disciplinados logo no estudo, por isso passaram.
Podendo usar como membros das forcas auxiliares. Bombeiros, guardas e etc, tem mt gente boa sendo dispensada com um conhecimento grande, nada contra o civil que presta o concurso público. Mais é um cara que a força ja sabe como funciona e ate msm uma seleção rigorosa. Mais hoje em dia concursos públicos são usados como forma política. Governador tal, ou presidente tal abre concurso de tantas mil vagas... é algo que poderia ser discutido.
Este profissional, deveria ser reaproveitado e com preferência para as formas policiais! Tão fácil de resolver isto, se houvesse no mínimo racionalidade e boa fé.
Brasil
No comboatá ainda existe alguma atividade alí?
senhores, uma dúvida: meu sonho de criança é ser comandos, porém devido a idade só consigo através da esa (como sargento), um sargento comandos também se enquadra nisso? porque se a esa forma sargentos de carreira e os caras dispensam comandos, meu sonho ou foi por água abaixo ou tem prazo de validade. é uma dúvida genuína, sem bisonhice, pf.
Estou no forte imbuí 💀🦾
Candango Goiano Grosso
Tenho até pena do inimigo que deu de cara com esse general na mata da Amazônia quando esse era um tenente comandos. Muita capacidade técnica e psicológica
Faça um vídeo sobre agrupamento militar atendendo o número - pelotão....
Nota 10 os teus convidados, o teu profissionalismo e dedicação e consequentemente o teu programa
Só fazer igual a Marinha , só pra quem é de carreira ...
As Forças Armadas são o fardo do País! O investimento, treinamento, formação e serviço é custoso aos cofres públicos. Os oficiais e dependentes sugam o dinheiro da união. Os jovens sofrem pra passar no concurso e são dispensados mais tarde. Com um conhecimento adquirido, são facilmente cooptados pelo crime, ou entra para segurança privada.
As Forças Armadas são responsáveis pelo tráfico de drogas, munições e armas que é crime internacional. Não defendem as fronteiras, portos nem aeroportos. Quanto dinheiro jogado fora. Quanto desperdício de material humano.
Deveriam ser aproveitados nas forças de segurança dos Estados....será que nenhum oficial das forças armadas sujeriu isso a nenhum governo de Estado da federação? Principalmente ao Rio de Janeiro.
Isso acontece com os sargentos de carreira?
As FAs são muito boas em jogar fora pessoas com conhecimento. Sou prova viva. Força Aérea. Quadro temporário. Eu e outros após sete anos de experiência com aeronaves fomos substituídos por outro zerinho de conhecimento.
Há uma substituição natural nas Forças Armadas por isso um general não pode ficar mais do que 10 anos nesta patente. Tem que ir para a reserva compulsoriamente. Um general de 4 estrelas, último posto da hierarquia do EB, só pode ficar 4 anos nesta patente.
Chama o Gen Boris Skalovski!
Os militares que dessem baixa, aqueles com bom comportamento, deveriam ser diretamente aproveitados nas polícias militares
Uma coisa e fato no podcast do Glauber os pracas que foram ai deram showwwwww de profissionalismo e intectualidade melhor que esses coronéis e generais estudados !
TEM QUE MANDAR EMBORA ESSES OFICIAIS QUE SÓ SERVEM PARA PRENDER VELHINHOS...
Uma coisa que Glauber falou aí, os caras com todo esse treinamento "corre o risco de ir pro outro lado" bicho na situação que tá a chance de ir é realmente alta imagine só os caras com todo o aparato de armamento com o treinamento de guerra do exército por maior motivo é financeiro o cara vai pow, serviço do crime, facções.
Vergonha é filho de militar e de outros cargos público, receberem pensão... Quem tem q receber são no máximo a esposa, no caso viúva...
Tem pessoas q se aproveitam dessa lei e não casam nunca, só pra continuar recebendo do governo...
Isso mudou em 2002, quem recebia antes disso continua a receber e após disso não existe mais, somente viúva
No Brasil gasta-se uma montanha de dinheiro no EB, mas os equipamentos são sucateados. Os recursos são gastos com o alto escalão dos oficiais. O cidadão morre, a mamata passa para a esposa, depois para os filhos..., e o povo pagando as mordomias. Eita Brasil...
Em resumo: "Tem que descartar esses elementos..."
Só indicar o combatente para trabalhar na área da segurança.
Eu fico pensando pra cada homem desse tem esposas, filhas pensionistas sem fazer nada para o país, Generais sem qualquer experiência e tome dinheiro. Depois reclama que dinheiro não dá.
Mesmo salário de um político,que nunca prestou uma prova
Infelizmente o general prefere cuidar da sua própria "reserva de mercado" ou como disse o "problema previdenciário", pelo simples fato de não acharem as soluções dadas em outros países muito melhores gerencialmente que o nosso! Se o Brasil quisesse teriamos a melhor segurança pública do mundo, mas não a tem, pois o filtro deveria ser a prestação do serviço militar. A previdência deveria ser algo privativo, onde cada um pagava a sua previdência privada, e não este papo sórdido de gente que quer levar dinheiro depois de "vestir o pijama". Infelizmente as três forças armadas do Brasil são isso: transferência de dois em dois anos a um custo bilionário a nós reles mortais, contingente pessoal acumulando e todo disposto a beira praia e por último a previdência INTEGRAL mesmo depois de aposentado... Resumindo: eles são iguais aos demais políticos do legislativo, executivo e judiciário, mas com porte de arma salvaguardado pra sempre!!!!
Deveria ter um sistema de empregar esses militares, seja na PM ou outra força. Muitos saem e não conseguem arrumar um emprego por conta do currículo
Entendi pq muitos só querem fazer o curso
Exército dispensa , tráfico abraça tá certo isso?
Tem que acabar com serviço militar OBRIGATÓRIO e todos iniciarem como soldados, INCLUSIVE quem pretende ser oficial. É de CARREIRA ou não?
CIOPESP hoop! Niteroi/piratininga 💀
Se até pioneiro dos Comandos acha um praça totalmente descartável como que espera que uma nação defenda a força?
Pior é eles pensar que o número de reservas bate com oque tá no sistema. Eles não tem ideia se rolar algo nem a metade vai se apresentar porque viram que não vão ganhar nada com isso além de lutar por interesses deles
É nítida a superioridade intelectual de um COMANF. Os COMANF tem uma visão de Brasil que nenhum oficial general tem: consciência política, política internacional, tática, estratégica e moral. Os COMANF deveriam estar no topo das forças armadas. Não faz sentido não se aproveitar esses homens.
Mas aqui na Europa o serviço militar não é obrigatório....serve quem quer....
Nossa ouvir ele dizer que é um custo grande! Tanta coisa muito mais custosa que poderiam ser tirado mas é custoso tirar né! Brincadeira
......
Esse é um dos piores erros do exército, treina o soldado vira cabo e até sgt temporário depois de anos e ai é dispensado, deveria sim ter um plano de carreira para os que se destacassem e fossem esforçados dentro do exército e não jogar fora todo este investimento todo esse treinamento, comandos então nem se fala até por tortura passa e ai sai do exército pra ser segurança de shopping, por isso o exército está do jeito que está, soldado com 50 anos claro que não deveria poder progredir até general se lhe dessem oportunidade mas infelizmente não pensam assim quer dizer que não tem dinheiro previdência etc e porque tem dinheiro para treinar os mesmos por anos e depois dispensá-los, a falha está ai só não vê quem não quer.
3ª companhia de forças especiais de selva ali a coisa é seria
Dispensa por que só tem 🍉🍉🍉🍉🍉nesse Exército de Brancaliones. Que nojo.🤮🤮🤮🤮🤮
Se tirar as comidas caras dos oficiais nos quarteis da pra pagar tranquilo!!!!!
É só retirar o Lula do governo, e repassar o cabo para sargento e renovar os soldados e cabos sempre. E acima de sargentos estabilizar. Acabar com a aposentadoria super alta dos veteranos, militares que esse recurso pode ser repassado para estabilizar e ter melhores argumentos.
Formação boa sim. Tem turma formando mais de 50 comandos. Rs . COMANDOS ANFIBIOS formam 5, 6 e ole lá ... rs
Tem que acabar com serviço militar OBRIGATÓRIO e todos iniciarem como soldados, INCLUSIVE quem pretende ser oficial. É de CARREIRA ou não?
Se acabar com várias pensões de Oficiais Generais, da quais os filhos (as) deles desfrutam de gordos salários, daria para organizar melhor essa estabilização de forças especiais.
Porém.....a corda arrebenta do lado mais fraco (praças), como sempre foi.
O problema não é o cara ser dispensado, e sim as forcas armadas nao dar nenhum apoio para esse militar entra no mercado de trabalho, principalmente o militar que fica oito anos.
O cara dar boa parte da sua juventude momento onde eles pode se profissionalizar na vida civil, e acaba nao tendo um retorno.
Não apoio o militar ser estabilizado, muito pelo contrário apoio aumentar o numero de sargentos e tenetes temporarios, mas que preparem esse pessoal para o mercado de trabalho.
Excelência, imagino que deva haver muitos estudos acadêmicos na ESAO, ECEME e principalmente a ESFCEx sobre o biotipo ideal para um militar comandos. Qual seria a altura, peso, índice de gordura/massa corpórea, e idade mais presente de um militar de comandos? Soldados muitos altos não devem ser comuns, assim como aqueles muito fortes e com grande massa muscular...é correta a afirmação?
O custo não procede. Basta ver a polícia. E basta a ber as Forças Armadas americanas e francesas. O que o General diz não procede. O soldados não são dispensados. Eles saem. Em parte porque ninguém serve onde eles moram. Se há um custo o custo deve ser arcado e pronto.
Não deveria nem dispensar os paraquedistas quem dirá os comandos
Exército só presta para oficial da aman
Nao mete esse de que nao efetiva e tem custo.
Quanto ja se gasta com politicos e com toda essa arregalia de oficiais.
O Brasil mão tem diciplina pra levar fuzil pra casa ... as pesosas roubam até sandálias aqui mano .
O EB a mão de obra é de sd.cb.sgt... na maioria temporários que só serve por 8a depois voltam pra rua sem profissão, sem seguro... sem dinheiro. Assim foi comigo... uma instituição boa mas não te ensina pra fora do EB.
E pq e Brasil, cara já sai do EB com emprego garantido na milícia, tráfico etc, Brasil.
AGORA ENTENDO..PORQUE OS BARES DE GOIANIA - GO FATURA UM BILHAO POR ANO ?..🌎📚🔍🙋❤↘O MEU NOME E CARLOSWAGNER.↙😎
A justificativa é boa, mas o problema continua existindo. E o coitado do soldado comandos não tem tempo pra estudar e passar no concurso.
São mt bons, bons pra pintar meio fio 😂
Descartar os temporários😂😂😂😂. Que palavreado e falta de noção desse general. Os caras precisam de seres humanos e recebem essa consideração na hora de sair. Mas não importa, a mãozinha desse cara estava lá para abrir a porta para o Arakem . Ele quem deve ser lembrado, entende? Ele já estava lá, entende? O mérito não foi do Arakem, pelo amor de Deus!!! 😂😂😂😂😂