E o Resto é História: Plano Marshall: a salvação da Europa no pós-Guerra

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 25

  • @rafaellala9080
    @rafaellala9080 10 місяців тому +3

    Parabéns, mesmo estudando a História contemporânea há anos, aprendi muito com os parceiros da Pátria -mae. Rafael de Lala, jornalista, Instituto de Relações Internacionais do Paraná e Centro de Estudos Brasileiros do Paraná

  • @paulooliveira1388
    @paulooliveira1388 Рік тому +4

    Parabéns pelo programa. Um tema com muita relevância.

  • @wristwatch15
    @wristwatch15 Рік тому +8

    Parabéns pelo programa. Falta a parte relativa a Portugal no podcast audio.

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 4 місяці тому

      Exato, o nível nacional deve ser trabalhado. É um dever.

  • @carlospiano6243
    @carlospiano6243 Рік тому +1

    Muito Obrigado!

  • @isabelrodrigues8537
    @isabelrodrigues8537 Рік тому +3

    Grande lição, como sempre.

  • @isabelmoreira9032
    @isabelmoreira9032 8 місяців тому

    Muito obrigada pelo programa.

  • @antonioribeiro2818
    @antonioribeiro2818 Рік тому +1

    O esforço da europa não é salvar a sua própria economia, mas sim salvar o dólar

  • @marialauragomesmadeira284
    @marialauragomesmadeira284 Рік тому +4

    As legendas estorvam e são de muito má qualidade, sorry...Obrigada pela qualidade da aula. Saudações amigas.

  • @amilcartavares
    @amilcartavares 6 місяців тому

    Excelente programa.

  • @meublacam8706
    @meublacam8706 Рік тому +1

    Sobre o tgv e para evitar mais essa desgraça económica. Imaginem um tgv mas com a largura, altura e peso de 1 automóvel da gama média ou alta. Só vantagens, e pode ser desenvolvido no mesmo tempo com as tecnologias já existentes e comprovadas!

  • @nathanaelpereira5207
    @nathanaelpereira5207 4 місяці тому

    Foi mais para comprar a Submissão.
    xxxx
    Força a todos os Europeus e Boa gente comum que só quer viver sua vida de forma simples. (Si vis pacem, para bellum 🛡🔰)
    A Íbero-América (Iberam)* é um transplante dessa exploração que vem desde a existência de um Nobreza distante de seus pares, pena que não tivemos sorte/força para diminuir esse abismo de dignidade, desigualdade e esses abusos de confiança ao mesmo nível europeu. Mas conseguiremos 👊
    A Ibéria Ocidental sempre foi unida e uma irmandade e feita de guerreiros, derrotados fisicamente pelas elites romanizadas e depois goticizadas e carolinizadas. Mas jamais perdemos no espírito. Nos reergueremos (ou rerguer-nos-emos para a polícia gramatical 👮‍♂️🚨).
    Me perdoeem o onirismo e paixão, mas creio firmemente que esses mitos (por não termos dados arqueol. bastos) têm um núcleo de verdade. Abraços e força aos irmãos lusos e galegos desde o Maranhão,Nordeste. 🙏

  • @SuzanaMantovaniCerqueira
    @SuzanaMantovaniCerqueira Рік тому

    General of Army é o General de todas as Forças Armadas não ? Inclui todas as Forças de Defesa: Exército , Aeronáutica , Marinha, Fuzileiros, etc…
    Não só do Exército …

  • @cathar1209
    @cathar1209 Рік тому

    Secretary of State equivale ao Ministro dos Estrangeiros, com um poder mais alargado que os MNEs europeus, devido à dimensão da política externa dos EUA.

  • @tricPort
    @tricPort Рік тому

    Com o dinheiro de Meca!!!??? No money

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 4 місяці тому

      O império islâmico ainda existe e o rechaço. Os povos comuns do Oriente Médio são outra entidade. Vide essa guerra que matou suas identidades , junto ao Bizantibi, próximas a seus irmãos não-sionistas e... tristemente sionistas

  • @getthekool1758
    @getthekool1758 Рік тому +1

    A síndrome de Procusto
    Procusto foi um meliante que vivia na serra de Elêusis. Em sua casa, ele tinha uma cama de ferro que tinha seu exato tamanho e na qual convidava todos os viajantes a que se deitassem. Se os hóspedes fossem mais altos, ele amputava o excesso de comprimento para ajustá-los à cama, e os que tinham pequena estatura eram esticados e desmembrados até atingirem o comprimento suficiente.
    Uma vítima nunca se ajustava exatamente ao tamanho da cama porque Procusto, secretamente, tinha duas camas de tamanhos diferentes.
    Esta lenda, com suas várias versões nas quais alguns detalhes mudam, é uma expressão formidável da mentalidade idiota; Palavra que vem do grego idios, que significa o próprio, ou seja, idiota é aquele que vê apenas o seu e nada mais.
    O idiota descarta tudo o que não condiz com sua visão míope. Não é apenas uma visão pobre, mas ridícula, porque pretende ser a medida de todas as coisas. A síndrome de Procusto é o reino da subjetividade individual. Em todo procustiano há um fundamentalista, imune a argumentos e razões.
    Arturo Bravo Retamal

  • @anamargarida5177
    @anamargarida5177 Рік тому

    Uma leitura diferente do plano Marshall: ua-cam.com/video/XL6C1nNifMg/v-deo.html

    • @nathanaelpereira5207
      @nathanaelpereira5207 4 місяці тому

      Graças. Todas as perspectivas e ângulos possíveis são bem-vindos e necessários para chegar a algo próximo da verdade.

  • @MANUELSOUSARIBEIRO
    @MANUELSOUSARIBEIRO Рік тому +2

    PORTUGAL SAQUEADO - Sobre os custos elevados da eletricidade em Portugal, tenho a dizer, que privatizar monopólios e oligopólios, não é ser liberal e nem defensor da eficiência económica e do bem-estar social de todos, mas é apenas ser ladrão político, financeiro e comum?
    E é obrigar todos os cidadãos e todos os consumidores a pagarem qualquer preço pela eletricidade e pelo fornecimento de serviços e de bens básicos e indispensáveis à vida de todas as pessoas?
    E é falta de vergonha e de bom caráter de quem defende e ganha com esta política e é cinismo e é ser claramente mentiroso, burlão e ladrão político e comum?
    Mas é também ser inconsciente, egoísta e míope cultural, pois esta política de privatizações de monopólios, em benefício de interesses económicos privados e minoritários, prejudica toda a economia, todas as empresas e todos os cidadãos e sejam eles ricos ou pobres?
    E nós pagamos o couro e o cabelo pela eletricidade e estamos apenas a contribuir para o empobrecimento das pessoas e das empresas e para a perda de competitividade do país e para o enriquecimento dos Chineses e para o de alguns artistas do conto do vigário portugueses?
    E um país periférico e ultra-periférico como Portugal, cujos os políticos insistem em manter e aumentar a sua dependência externa, financeira, económica, comercial, tecnológica e política está condenado ao subdesenvolvimento económico e social e governado por ladrões políticos e financeiros que espoliam o Povo português e que vão gastar e investir o valor do furto noutras partes do mundo e que entristecem, desanimam e roubam também a esperança aos mais novos está condenado ao empobrecimento e à miséria geral e ao sofrimento e à morte prematura e de doenças curáveis de milhares e de milhões de pessoas, tal como, qualquer país subdesenvolvido de outra parte do mundo?
    E Moreira da Silva está a manipular os portugueses, dado que o Estado português sempre foi e continua a ir aos mercados financeiros para obter financiamentos.
    E agora continua a ir aos mercados, mas paga taxas de juros mais elevadas e porque os bancos, as seguradoras e os fundos de investimento, os chamados mercados financeiros aproveitam o estado de necessidade do Estado Português, para lhe cobrar mais juros e o explorar e se aproveitarem da sua dependência externa e financeira e porque o Estado português, não tem liquidez financeira, dinheiro e porque também não tem uma moeda própria, para poder imprimir e para pôr a circular mais dinheiro, para poder pagar as suas despesas e porque a moeda externa que entra no país para empréstimos sai logo de imediato para o estrangeiro, para pagar juros e empréstimos antigos e para investimentos no exterior dos privados e para consumo privado de produtos estrangeiros e para importações de carros, de alimentos, de energia e um pouco de tudo.
    E os bancos portugueses e as empresas e as famílias portuguesas é que não têm dinheiro e nem financiamento dos mercados financeiros.
    E isto dá um circulo vicioso sem fim de aumento da nossa dependência externa, financeira, comercial, económica e política, que vai conduzir à pobreza do país e de todos os portugueses, a um ritmo acelerado até ao abismo e até à pobreza e à morte de milhões de portugueses, que não têm dinheiro para fugirem do país com ele e para investimentos noutros países, com crescimento económico estabilizado, regulado e controlado...etc.
    E se Portugal não sair rapidamente do EURO, os portugueses vão todos ser depenados e espoliados até ficarem todos sem nada e sem empregos, sem negócios, sem salários dignos, sem lucros, sem poupanças, sem propriedades, sem casa, sem subsídios dignos, sem família, sem crianças, sem honra, sem dignidade e sem vida e Portugal vai ficar empobrecido e despovoado, tal como já está a acontecer nas regiões do interior e da periferia e com milhares e milhões de portugueses?
    E para que o mal triunfe basta que os Homens bons não façam nada!
    "Mais importante que encontrar um professor é encontrar e seguir a verdade do ensinamento." (Sogyal Rinpoche)
    É preciso mais sabedoria para aproveitar um bom conselho, do que para dá-lo!
    E não se juntem e não gritem apenas. Façam algo que seja eficaz. E deixam-te gritar, criticar e denunciar, mas não te ouvem e não te ligam e não resolvem os teus problemas e dificuldades e enquanto continuares a votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos.
    E acordem e votem em novos partidos e em novos políticos, se querem que algo melhor e exijam eleições de 2 em 2 anos, para avaliarem e mudarem de pessoas, caso estas não tenham sido honestas e não tenham cumprido com os compromissos assumidos com a sociedade e com os eleitores.
    " E o poder em si mesmo é neutro. Nas mãos de uma pessoa boa será uma bênção. Nas mãos de uma pessoa inconsciente será uma maldição." (OSHO)
    E mudem de atitudes e de voto e deixem de votar sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos e votem em novos partidos e em novos políticos.
    E não votem sempre nos mesmos partidos e nos mesmos políticos, que nos mentem, nos enganam, nos roubam e nos traem e exijam eleições de 2 em 2 anos.
    E quando todos pensam o mesmo, ninguém pensa muito!
    E tudo é uma escola e tudo são ensinamentos!
    E por uma pequena parcela podemos julgar a peça inteira!