Assistia eu a uma palestra de António José Saraiva sobre Camões, quando alguém considerou o poeta como um frustrado...Logo o palestrante rematou com um ar sonhador: «Mas haverá alguém inteligente que não se sinta frustrado?...» Gente inesquecível. O mano José Hermano, sendo embora um homem do regime vigente, superou-se enquanto Mestre da História Portuguesa com a mais brilhante dádiva à nossa ignorância. Felizmente ainda se pode apreciar através dos arquivos da RTP e da Internet. Inesquecíveis e maravilhosos.
Sim, mas tb sempre faltou aos tugas um auto apreço por si mesmos... Quando os anti patriotas agitam cartazes sobre os erros da nossa Históri,a eu remato: Se não fôssemos conquistadores seríamos conquistados, se não convertêssemos seríamos convertidos; porque os tempos eram assim mesmo. Logo, eu agradeço aos nossos de antanho poder cantar um hino vencedor sem usar burca nem me achar entre castas e intocáveis; por exemplo. Obrigada tb a vocês, grandes temas muito bem tratados. Adorei ouvir o Brel. Saudações amigas.
Os descobrimentos fora de Portugal Só agora começam a ter importância A máquina publicitária Espanhola e Inglesa abafaram os verdadeiros heróis dos mares Enfim quem quiser tem muita informaçāo hoje na Internet
Los españoles, como los portugueses, jamás han sabido publicitar sus gestas a diferencia de los ingleses o los americanos como acertadamente señala el profesor en la entrevista. No olvide que sobre los españoles se elaboró una leyenda negra (que aún hoy persiste) fundamentalmente por ingleses y holandeses.😢😢😢
@@villafrancadelbierzo. Verdade. Exatamente assim como descreveu. ( Também a não esquecer que "os Ingleses" em questão....NÃO eram e não são Ingleses de facto ,na verdade são "Alemães" )
@@villafrancadelbierzo. Nāo esquecer que Colon nāo é Colon nem mangeli ou magallanes é magallanes Os Espanhóis sāo mais lembrados que os portugueses no mundo ingles ou Americano Toda gente diz Colon e Magallanes sem saber na verdade quem eles sāo ou de onde vieram Além de maus nos nomes Um é cristóvāo colombo O outro é Fernāo de Magalhāes
O canal youtube" Brasil paralelo " fala mais da história de Portuga e sobre os descobrimos portugueses do que em Portugal!!! Infelizmente a esquerda em Portugal tem mais preocupação em criticar tudo o que de bom fizeram os portugueses. Provavelmente querem ficar na história como os grandes defensores da ideologia de género!...
mas o brasil paralelo fez um documentário (bastante interessante) sobre um assunto e isto é um pouco "conversa da treta". Existem bastantes documentários sobre a história de Portugal feito por historiadores portugueses.
O Colombo não sabia que era "América" achava ter chegado a Ásia, isso tira um pouco o mérito dessa "descoberta" na minha opinião. E o Duarte Pacheco já tinha chegado à América antes, Central ou do Sul, mas a América não é só EUA.
Vasco da Gama, Fernão Magalhães, Duarte Pacheco, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Afonso de Albuquerque e etc. São muito superiores ao Colombo. Não é porque a mídia cinematográfica dos EUA e os escritores norte-americanos não dão essa importância, que a importância real não exista.
Quando os próprios portugueses souberem divulgar a sua história sem influências ideológicas, seremos mais conhecidos , se não nos promovermos não serão os de fora a fazê-lo.
A epopeia dos Descobrimentos portugueses quer se queira quer não foi um grande feito na sua época chamando a atenção de outros países europeus que adorariam ser eles esses protagonistas. Eu penso que o desenrolar de outros acontecimentos posteriores menos bons em territórios portugueses além mar se verificaram por termos estado no olho do furacão e termos sido já tão arrojados.
9:40 Vocês têm de ir estudar história. Colombo sabia exactamente o que estava a fazer e não era chegar à India indo pelo oeste. Já agora, Colombo era Português, nascido em Cuba. Se são jornalistas, vão aprender um bocado de história. Devo lembrar que Colombo parou nos Açores, coisa que seria impensável se não tivesse autorização do rei de Portugal. Deu o nome da terra onde nasceu à maior ilha que encontrou e deu mais de 20 nomes de terras Portuguesas às restantes ilhas que encontrou. Algo estranho para um Italiano ou mesmo Espanhol. Ao regressar a Castela parou primeiro em Lisboa e foi falar com o rei Português. Colombo trabalhava para Portugal e a ideia era afastar os reis de Castela de África, de quererem navegar até à India. Quem acha que o Colombo não sabia o que estava a fazer e que pensava que estava a chegar à India, é muito ingénuo. Já agora, passam a vida a dizer Espanha. Meus caros, Espanha não existia. Era Castela e Aragão.
Pena o grande Professor Doutor e Catedrático português, pessoa que tenho a maior das considerações, ainda partilhar a ideia de que Cristovão Colon é "italiano" quando as evidências documentais e outras evidenciam a nenhuma razão para manter esse facto como verdadeiro.
A situação que continua a dar-me vontade de rir é o facto de TODOS(AS) aqueles(as) que afirmam-se "anti-patriotas"🤣, "anarquistas"🤣 e até "anti-fascistas"🤣 rejeitarem a história de Portugal mas, de cada vez que a Selecção Nacional joga (futebol 11), cantam a bons pulmões um hino que foi modificado por Salazar para "não ferir susceptibilidades" inglesas pois o refrão original era "...contra os Bretões, marchar, marchar" e Salazar modificou-o para o refrão que os "anti-fascistas"🤣 ainda hoje o cantam (se não tivessem saudades de Salazar tinham modificado o hino para o refrão original logo após Abril de 74 !🤔😑).
Com tanta informaçāo E sabendo a história Eu gosto deste programa mas este senhor hoje teve uma māo cheia de nada Tem historiadores da universidade de Columbus Rutgers e New Brunswick que explicam e sabem mais a respeito desta matéria
@@leonardo21360 Para os eternos complexados com natural necessidade de inventarem e mentirem para se tentarem sentir menos medíocres talvez. Para os outros não. Que triste e ainda acha que engana alguém ... 🤣🤣🤣.
@@leonardo21360 A unica chegada *bem* documentada ao Brasil é a de Cabral, mas sim, há algumas poucas evidencias de que Vicente Yáñez Pinzón tenha chegado ao Brasil antes de Cabral. Da mesma forma, há algumas poucas evidências de que Americo Vespúcio tenha chegado ao Brasil antes de Vicente Yáñez Pinzón. Da mesma forma, há algumas poucas evidências de que Duarte Pacheco Pereira, um português, tenha chegado ao Brasil antes de todos eles, em 1498. Dito isto, que importância tem chegar primeiro? O único que teve de facto influência com a sua descoberta foi o Cabral. Os vikings também chegaram à américa do norte 500 anos antes do Colombo, mas isso importa muito pouco pois as suas viagens não tiveram qualquer influência para ambos os lados e não mudaram o rumo da história.
é mesmo muito conhecida. Bem, somente relativo à escravidão. Atribuem o top de 4 milhões de casos de escravatura seguido pela Inglaterra por 2 Milhões. Inclusivamente dizem frequentemente que o único país que entrava dentro do território africano a capturar escravos era apenas Portugal, os restantes (Inglaterra, Holanda ...) limitava-se a fazer negócio com as tribos mais poderosas.
Da escravatura ninguém sai limpo. A começar pelas tribos que vendiam e faziam disso o futuro de jovens e famílias...sem alternativas. Um horror que temos de engolir, entre muitos mais. Mas hoje, pergunto-me se as formas de «emigração» a que assistimos são por acaso mais nobres...Os nossos miolinhos dão vários nós
O erro que se comete é imaginar que a escravatura foi invenção nossa. Os sobas, os dirigentes dos povos nativos, era do que viviam...Estudem, vá lá, tá tudo na Torre doTombo! Párem de dizer mal de nós, sobreviventes todos da fúria e da cegueira dos tempos. Saudações democráticas.
@@goncalomeneses5611 escrevi "inclusivamente dizem" no sentido em que estão a alterar a história de modo a que Portugal fique com a escravatura e os ingleses com as navegações. Na verdade Portugal pouco entrou no interior e os escravos eram comercializados nos portos com representantes das tribos africanas que capturavam os escravos. Se fui pouco claro, esclareço agora.
Descobrimos para nós. Já outros barcos andavam aí por aí nos oceanos. E já muitos desses locais eram habitados.. Exemplo Álvares Cabral descobriu o Brasil para o ocidente não descobriu aquele lugar para a humanidade pois o Brasil já era habitado pelos povos nativos.
Não é bem assim. O desenvolvimento social da espécie humana teve diversos estágios. O percurso dos Portugueses foi o da conquista europeia. Os seres humanos na sua expansão pelo globo foram -se mesclando, conquistando, matando. Não bons ou maus. Há os mais fortes e os mais fracos. Os povos nativos eram mais fracos militarmente. Mas a interação dos Portugueses não foi sempre de conquista mas tb de mistura.
@@augustocosta7278 Não houve conquista nenhuma. Houve sim antes uma expansão/extensão, como é o que todos os seres humanos, em qualquer sistema e ideologia, em em todos os tempos, fazem. Sempre. É a natureza e condições humanas a funcionar. Essa expansão/extensão, assume sempre variadas formas e consoante as circunstâncias, mas ocorre em todos e todos a buscam, ainda que com a implementação de mundivisões distintas e propósitos também distintos. No caso Português, foi filho do seu tempo e até com propósitos não só materiais, como altamente espirituais (difusão do Cristianismo, um valor e entendimento da vida, do Homem e da sua relação com um transcendente e o seu papel no projeto do Criador que ainda hoje perdura, nos seus aspectos essenciais e que foi a Mundivisão que até à data mais influenciou o Mundo e mais adeptos teve ... talvez não por acaso. Aliás, por definição e natureza, essa mundivisão é universal e deve ser difundida. O que mudou foi que a partir do Iluminismo há uma laicização da vida, não fazendo sentido fazer conversões de almas mais porque isso está no domínio do pessoal e íntimo. Não faz sentido julgar o passado à luz das lentes do presente, o mesmo poderá ser no futuro em relação ao hoje e isso também não estará correto). É sempre assim, também trabalhamos no dia-a-dia não só para nos realizarmos, mas também para ganhar a vida. E a interação dos Portugueses, em particular, não só teve muito de mistura, como também de transação, comércio, para além da conquista, como era do seu tempo. De qualquer modo, o legado parece-me claramente favorável. Isso para mim é claro.
Ó Zé Vinagre Se nāo fosses eu dava-te o nome que tu mereces mas como és nem vou dar o teu reconhecimento como tal O que é uma descoberta???? Nem me vou alongar mais porque nāo quero perder tempo com analfabetos
Digamos a descoberta oficial da América, no fim das contas sabemos que os povos Vikings já lá tinham estado através de viagens feitas via Gronelândia e ilha da lslândia, muito provavelmente entre viagens de barco e expedições a pé sobre plataformas de gelo à Terra Nova !! Mas também Américo Vespúcio, não por acaso Colombo decidiu dar a essa terra " descoberta " por ele, de América e não Colomba ... Muitos historiadores norte americanos vasculhavam documentação escrita em castellano, porque dominavam melhor esse idioma em relação ao idioma português ... Igualmente fazia mais sentido para eles investigar a história do seu continente que ir meter a foice na história do Oriente ( Índia, China, Península Arábica, Japão ) matéria quase de exclusividade de historiadores britânicos com o apoio de Oxford e Cambridge, universidades mais que aclamadas no século XIX e XX, e arranjar atritos... De forma que se concentraram mais no que lhes estava mais próximo e deixaram os feitos do Oceano Índico para os britânicos.... A forma tradicionalmente norte americana de fazer showbise sobre tudo e mais um par de botas fez o resto ...
Não acho que seja importante quem chega primeiro neste contexto. Sim, os vikings chegaram à América 500 anos antes, e então? Que influência tiveram essas viagens? Nenhuma, ao ponto que até há poucas décadas já se pensava ser apenas mito. Há muitos outros exemplos. Por exemplo, podem ter chegado ao Brasil (antes de Pedro Álvares Cabral) três navegadores diferentes, primeiro Duarte Pacheco Pereira, depois Américo Vespúcio e finalmente, meros meses antes de Cabral, Vicente Yáñez Pinzón. De todos eles, o único que realmente importa referir é o Pedro Álvares Cabral. Da mesma forma menciono as teorias de que portugueses chegaram à costa Australiana antes dos holandeses e ingleses. Pouco importa, pois sendo verdade, Portugal nada fez com essas descobertas.
Assistia eu a uma palestra de António José Saraiva sobre Camões, quando alguém considerou o poeta como um frustrado...Logo o palestrante rematou com um ar sonhador: «Mas haverá alguém inteligente que não se sinta frustrado?...» Gente inesquecível. O mano José Hermano, sendo embora um homem do regime vigente, superou-se enquanto Mestre da História Portuguesa com a mais brilhante dádiva à nossa ignorância. Felizmente ainda se pode apreciar através dos arquivos da RTP e da Internet. Inesquecíveis e maravilhosos.
Sim, mas tb sempre faltou aos tugas um auto apreço por si mesmos...
Quando os anti patriotas agitam cartazes sobre os erros da nossa Históri,a eu remato: Se não fôssemos conquistadores seríamos conquistados, se não convertêssemos seríamos convertidos; porque os tempos eram assim mesmo. Logo, eu agradeço aos nossos de antanho poder cantar um hino vencedor sem usar burca nem me achar entre castas e intocáveis; por exemplo. Obrigada tb a vocês, grandes temas muito bem tratados. Adorei ouvir o Brel. Saudações amigas.
Como sempre, excelente aula!
Os descobrimentos fora de Portugal
Só agora começam a ter importância
A máquina publicitária Espanhola e Inglesa abafaram os verdadeiros heróis dos mares
Enfim quem quiser tem muita informaçāo hoje na Internet
Não se esqueça que a Holanda= Países Baixos também está nesse pacote que acabou de referir aí acima.
Los españoles, como los portugueses, jamás han sabido publicitar sus gestas a diferencia de los ingleses o los americanos como acertadamente señala el profesor en la entrevista. No olvide que sobre los españoles se elaboró una leyenda negra (que aún hoy persiste) fundamentalmente por ingleses y holandeses.😢😢😢
@@villafrancadelbierzo.
Verdade.
Exatamente assim como descreveu.
( Também a não esquecer que "os Ingleses" em questão....NÃO eram e não são Ingleses de facto ,na verdade são "Alemães" )
@@vieiradosreismariadelurdes9105
Alemāes????
@@villafrancadelbierzo.
Nāo esquecer que Colon nāo é Colon nem mangeli ou magallanes é magallanes
Os Espanhóis sāo mais lembrados que os portugueses no mundo ingles ou Americano
Toda gente diz Colon e Magallanes sem saber na verdade quem eles sāo ou de onde vieram
Além de maus nos nomes
Um é cristóvāo colombo
O outro é Fernāo de Magalhāes
O canal youtube" Brasil paralelo " fala mais da história de Portuga e sobre os descobrimos portugueses do que em Portugal!!! Infelizmente a esquerda em Portugal tem mais preocupação em criticar tudo o que de bom fizeram os portugueses. Provavelmente querem ficar na história como os grandes defensores da ideologia de género!...
mas o brasil paralelo fez um documentário (bastante interessante) sobre um assunto e isto é um pouco "conversa da treta". Existem bastantes documentários sobre a história de Portugal feito por historiadores portugueses.
É um enorme prazer escutar o Dr. Rui Ramos neste programa.
Só o Dr. Rui Ramos.
O Colombo não sabia que era "América" achava ter chegado a Ásia, isso tira um pouco o mérito dessa "descoberta" na minha opinião. E o Duarte Pacheco já tinha chegado à América antes, Central ou do Sul, mas a América não é só EUA.
Vasco da Gama, Fernão Magalhães, Duarte Pacheco, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Afonso de Albuquerque e etc. São muito superiores ao Colombo. Não é porque a mídia cinematográfica dos EUA e os escritores norte-americanos não dão essa importância, que a importância real não exista.
Quando os próprios portugueses souberem divulgar a sua história sem influências ideológicas, seremos mais conhecidos , se não nos promovermos não serão os de fora a fazê-lo.
Excelente lição aula de Historia sobre ilustres e insignes Portugueses.
Mas qual é a verdadeira nacionalidade do Colombo? Italiano... apesar de não exisir a italiai, castelhano... ou português...?
True. Cólon nunca foi Colombo.
@@augustocosta7278
Colon é o que tu sofres
creio que ninguém sabe.
A epopeia dos Descobrimentos portugueses quer se queira quer não foi um grande feito na sua época chamando a atenção de outros países europeus que adorariam ser eles esses protagonistas. Eu penso que o desenrolar de outros acontecimentos posteriores menos bons em territórios portugueses além mar se verificaram por termos estado no olho do furacão e termos sido já tão arrojados.
Ademais, Colombo não tem "Os Lusíadas" como nós temos, para narrar a sua história!!!!
Cristóvão Colombo "genovês"... era o português, Salvador Fernandes Zarco.
9:40 Vocês têm de ir estudar história. Colombo sabia exactamente o que estava a fazer e não era chegar à India indo pelo oeste. Já agora, Colombo era Português, nascido em Cuba. Se são jornalistas, vão aprender um bocado de história.
Devo lembrar que Colombo parou nos Açores, coisa que seria impensável se não tivesse autorização do rei de Portugal. Deu o nome da terra onde nasceu à maior ilha que encontrou e deu mais de 20 nomes de terras Portuguesas às restantes ilhas que encontrou. Algo estranho para um Italiano ou mesmo Espanhol.
Ao regressar a Castela parou primeiro em Lisboa e foi falar com o rei Português. Colombo trabalhava para Portugal e a ideia era afastar os reis de Castela de África, de quererem navegar até à India. Quem acha que o Colombo não sabia o que estava a fazer e que pensava que estava a chegar à India, é muito ingénuo.
Já agora, passam a vida a dizer Espanha. Meus caros, Espanha não existia. Era Castela e Aragão.
Muito bom!
Quer sobre AJS quer sobre Casablanca, o filme.
excelente aula. parabéns.
Pena o grande Professor Doutor e Catedrático português, pessoa que tenho a maior das considerações, ainda partilhar a ideia de que Cristovão Colon é "italiano" quando as evidências documentais e outras evidenciam a nenhuma razão para manter esse facto como verdadeiro.
A situação que continua a dar-me vontade de rir é o facto de TODOS(AS) aqueles(as) que afirmam-se "anti-patriotas"🤣, "anarquistas"🤣 e até "anti-fascistas"🤣 rejeitarem a história de Portugal mas, de cada vez que a Selecção Nacional joga (futebol 11), cantam a bons pulmões um hino que foi modificado por Salazar para "não ferir susceptibilidades" inglesas pois o refrão original era "...contra os Bretões, marchar, marchar" e Salazar modificou-o para o refrão que os "anti-fascistas"🤣 ainda hoje o cantam (se não tivessem saudades de Salazar tinham modificado o hino para o refrão original logo após Abril de 74 !🤔😑).
Não teria sentido, hoje, entoar "contra os bretões..."
Esto é um galinheiro, os dois a falar ao mesmo tempo. Tão interessante, mas às vezes incromprenssível.
Sim, até parecia as galinhas espanholas ... ninguém entende nada !
Tudo cheio de merda nenhuma 😢😢😢
Com tanta informaçāo
E sabendo a história
Eu gosto deste programa mas este senhor hoje teve uma māo cheia de nada
Tem historiadores da universidade de Columbus Rutgers e New Brunswick que explicam e sabem mais a respeito desta matéria
Descobrimentos = invasões
Para os frustrados, cheios de inveja e mediocridade serão de facto. Mas é só mesmo para esses.
@@goncalomeneses5611 Hahahahhahaha, nem foi um português que pisou primeiro no Brasil, foi um espanhol... funboy de historinha inventada você, não?
lol
@@leonardo21360 Para os eternos complexados com natural necessidade de inventarem e mentirem para se tentarem sentir menos medíocres talvez. Para os outros não. Que triste e ainda acha que engana alguém ... 🤣🤣🤣.
@@leonardo21360 A unica chegada *bem* documentada ao Brasil é a de Cabral, mas sim, há algumas poucas evidencias de que Vicente Yáñez Pinzón tenha chegado ao Brasil antes de Cabral. Da mesma forma, há algumas poucas evidências de que Americo Vespúcio tenha chegado ao Brasil antes de Vicente Yáñez Pinzón. Da mesma forma, há algumas poucas evidências de que Duarte Pacheco Pereira, um português, tenha chegado ao Brasil antes de todos eles, em 1498. Dito isto, que importância tem chegar primeiro? O único que teve de facto influência com a sua descoberta foi o Cabral. Os vikings também chegaram à américa do norte 500 anos antes do Colombo, mas isso importa muito pouco pois as suas viagens não tiveram qualquer influência para ambos os lados e não mudaram o rumo da história.
é mesmo muito conhecida. Bem, somente relativo à escravidão. Atribuem o top de 4 milhões de casos de escravatura seguido pela Inglaterra por 2 Milhões. Inclusivamente dizem frequentemente que o único país que entrava dentro do território africano a capturar escravos era apenas Portugal, os restantes (Inglaterra, Holanda ...) limitava-se a fazer negócio com as tribos mais poderosas.
Da escravatura ninguém sai limpo. A começar pelas tribos que vendiam e faziam disso o futuro de jovens e famílias...sem alternativas. Um horror que temos de engolir, entre muitos mais. Mas hoje, pergunto-me se as formas de «emigração» a que assistimos são por acaso mais nobres...Os nossos miolinhos dão vários nós
O erro que se comete é imaginar que a escravatura foi invenção nossa. Os sobas, os dirigentes dos povos nativos, era do que viviam...Estudem, vá lá, tá tudo na Torre doTombo! Párem de dizer mal de nós, sobreviventes todos da fúria e da cegueira dos tempos. Saudações democráticas.
Quando dizes que Portugal entrava dentro do território africano começas bem a mentir. Enfim, nenhuma novidade vindo do wokismo.
@@goncalomeneses5611 escrevi "inclusivamente dizem" no sentido em que estão a alterar a história de modo a que Portugal fique com a escravatura e os ingleses com as navegações. Na verdade Portugal pouco entrou no interior e os escravos eram comercializados nos portos com representantes das tribos africanas que capturavam os escravos. Se fui pouco claro, esclareço agora.
Gdrujfhjk
Descobrimos para nós. Já outros barcos andavam aí por aí nos oceanos. E já muitos desses locais eram habitados.. Exemplo Álvares Cabral descobriu o Brasil para o ocidente não descobriu aquele lugar para a humanidade pois o Brasil já era habitado pelos povos nativos.
Só asneiras. Sempre errado. Descobrimos e demos para o Mundo que é o que interessa. O wokismo/comunismo é mesmo uma doença.
Não é bem assim. O desenvolvimento social da espécie humana teve diversos estágios. O percurso dos Portugueses foi o da conquista europeia.
Os seres humanos na sua expansão pelo globo foram -se mesclando, conquistando, matando. Não bons ou maus. Há os mais fortes e os mais fracos.
Os povos nativos eram mais fracos militarmente. Mas a interação dos Portugueses não foi sempre de conquista mas tb de mistura.
@@augustocosta7278 Não houve conquista nenhuma. Houve sim antes uma expansão/extensão, como é o que todos os seres humanos, em qualquer sistema e ideologia, em em todos os tempos, fazem. Sempre. É a natureza e condições humanas a funcionar. Essa expansão/extensão, assume sempre variadas formas e consoante as circunstâncias, mas ocorre em todos e todos a buscam, ainda que com a implementação de mundivisões distintas e propósitos também distintos. No caso Português, foi filho do seu tempo e até com propósitos não só materiais, como altamente espirituais (difusão do Cristianismo, um valor e entendimento da vida, do Homem e da sua relação com um transcendente e o seu papel no projeto do Criador que ainda hoje perdura, nos seus aspectos essenciais e que foi a Mundivisão que até à data mais influenciou o Mundo e mais adeptos teve ... talvez não por acaso. Aliás, por definição e natureza, essa mundivisão é universal e deve ser difundida. O que mudou foi que a partir do Iluminismo há uma laicização da vida, não fazendo sentido fazer conversões de almas mais porque isso está no domínio do pessoal e íntimo. Não faz sentido julgar o passado à luz das lentes do presente, o mesmo poderá ser no futuro em relação ao hoje e isso também não estará correto). É sempre assim, também trabalhamos no dia-a-dia não só para nos realizarmos, mas também para ganhar a vida. E a interação dos Portugueses, em particular, não só teve muito de mistura, como também de transação, comércio, para além da conquista, como era do seu tempo. De qualquer modo, o legado parece-me claramente favorável. Isso para mim é claro.
Ó Zé Vinagre
Se nāo fosses eu dava-te o nome que tu mereces mas como és nem vou dar o teu reconhecimento como tal
O que é uma descoberta????
Nem me vou alongar mais porque nāo quero perder tempo com analfabetos
Ou és brasuca ,ou és o rei dos ignorantes!
Digamos a descoberta oficial da América, no fim das contas sabemos que os povos Vikings já lá tinham estado através de viagens feitas via Gronelândia e ilha da lslândia, muito provavelmente entre viagens de barco e expedições a pé sobre plataformas de gelo à Terra Nova !! Mas também Américo Vespúcio, não por acaso Colombo decidiu dar a essa terra " descoberta " por ele, de América e não Colomba ...
Muitos historiadores norte americanos vasculhavam documentação escrita em castellano, porque dominavam melhor esse idioma em relação ao idioma português ...
Igualmente fazia mais sentido para eles investigar a história do seu continente que ir meter a foice na história do Oriente ( Índia, China, Península Arábica, Japão ) matéria quase de exclusividade de historiadores britânicos com o apoio de Oxford e Cambridge, universidades mais que aclamadas no século XIX e XX, e arranjar atritos...
De forma que se concentraram mais no que lhes estava mais próximo e deixaram os feitos do Oceano Índico para os britânicos....
A forma tradicionalmente norte americana de fazer showbise sobre tudo e mais um par de botas fez o resto ...
Ser conhecido, ou encontrado, é dar-se a conhecer, não?
Não acho que seja importante quem chega primeiro neste contexto. Sim, os vikings chegaram à América 500 anos antes, e então? Que influência tiveram essas viagens? Nenhuma, ao ponto que até há poucas décadas já se pensava ser apenas mito. Há muitos outros exemplos. Por exemplo, podem ter chegado ao Brasil (antes de Pedro Álvares Cabral) três navegadores diferentes, primeiro Duarte Pacheco Pereira, depois Américo Vespúcio e finalmente, meros meses antes de Cabral, Vicente Yáñez Pinzón. De todos eles, o único que realmente importa referir é o Pedro Álvares Cabral. Da mesma forma menciono as teorias de que portugueses chegaram à costa Australiana antes dos holandeses e ingleses. Pouco importa, pois sendo verdade, Portugal nada fez com essas descobertas.