A HISTÓRIA DO IMORTAL "TARCISO" O FLECHA NEGRA DA TORCIDA GREMISTA.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A HISTÓRIA DO IMORTAL "TARCISO" O FLECHA NEGRA DA TORCIDA GREMISTA.
    José Tarciso de Souza, nasceu na cidade de São Geraldo, em minas gerais, no dia 15 de setembro de 1951. Depois da decepção pela dispensa no Vasco, Tarciso fez uma nova tentativa no America.
    Jogando pouco mais de 20 minutos, Tarciso foi aprovado e mal podia conter sua alegria, um sentimento que contagiou os colegas na oficina onde ganhava o sustento.
    Em pouco tempo, apareceram os obstáculos naturais em conciliar o trabalho e os treinamentos no America. Até que, em 1968, seu primeiro contrato foi assinado e dessa forma o alívio compreensível para prosseguir na busca de seu sonho.
    Naqueles tempos, o America tinha uma grande base formada desde 1967.
    Vestindo o número nove, o time rubro contava com Jeremias e eventualmente com Antunes (irmão de Zico), que originalmente jogava pelo meio de campo.
    Mas Tarciso não desistia da idéia de conquistar seu lugar como centroavante titular, mesmo que para isso, tivesse que ouvir calado os conselhos do técnico Otto Glória, que já notava em sua velocidade uma opção concreta e funcional para o corredor direito.
    No final de 1972, um comentário de João Saldanha chamou atenção.
    Naquela oportunidade, Saldanha dizia que poucos jogadores do futebol carioca, com exceção de Tarciso, teriam condições favoráveis de adaptação no futebol, de estilo europeu, praticado na região Sul.
    Profecia de Saldanha ou não, o fato é que no mês de dezembro daquele ano, os dirigentes do Grêmio assistiram o encontro entre Internacional e America, disputado no estádio do Beira Rio.
    Naquele dia, Tarciso não tomou conhecimento da fama do experiente zagueiro Pontes e como um raio o deixava para trás como bem quisesse.
    Os espantados gremistas sairam do estádio com absoluta certeza de que o atacante do America era o homem certo para jogar no Olímpico.
    Em janeiro de 1973, o presidente do Grêmio, Oly Fachin e o diretor de futebol Coronel Feijó, foram ao Rio de Janeiro fazer os acertos finais para trazer o atacante Tarciso.
    Na época, o tricolor gaúcho vivia uma estiagem de títulos. O último tinha sido conquistado em 1968 e a pressão da torcida já era quase insuportável.
    Em seus primeiros quatro anos no Grêmio, Tarciso conheceu os cotovelos de Figueroa e mais títulos do Inter.
    Apelidado de "Flecha Negra", ou ainda "Gazela Negra", seu destino foi mudado depois da chegada do técnico Telê Santana.
    É bem verdade que pouco depois de Tarciso chegar ao Grêmio, Carlos Froner já tinha tentado aproveitar seu futebol pela ponta direita, mas não teve sucesso.
    Então Telê Santana também percebeu o mesmo que os colegas Otto Glória e Carlos Froner. Chamou Tarciso em uma salinha e foi direto ao assunto:
    - Jogando pela ponta direita não há lateral que consiga te acompanhar. Fatalmente você chegará ao escrete........
    FONTE:
    tardesdepacaem...
    (Fonte: tardesdepacaembu.wordpress.com)
    pt.wikipedia.o...
    portaldogremis...

КОМЕНТАРІ • 7

  • @ruitergallart7380
    @ruitergallart7380 Місяць тому +4

    Foi um tremendo atacante, começou no America aqui no America do Rio, está no meu Grêmio de todos os tempos.👏🙏

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 Місяць тому +2

    Ótimo vídeo

  • @jairoluizfontourabotelho3919
    @jairoluizfontourabotelho3919 Місяць тому +2

    meu ídolo.

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 Місяць тому +2

    Grande joggador.

  • @anibalgomesfilho2173
    @anibalgomesfilho2173 Місяць тому +1

    Um dos jogadores que mais vestiu a camisa tricolor do meu Grêmio, além do futebol, tinha uma virtude que poucos possuem hoje: a garra, a raça e a disposição permanente

  • @cgribl6847
    @cgribl6847 Місяць тому +2

    Cria do America. Aliás, o America revelou grandes jogadores. E foi vítima de covardia, depois de ser tereceiro colocado no Campeonato Brasileiro, não foi incluído no brasileirão seguinte. "RebaixDo na traição e Covardia". Destruíram o America.

  • @alancardecmachado7908
    @alancardecmachado7908 Місяць тому +1

    Muitos anos depois assistir os jornalistas Colonizados chamarem Cristiano Ronaldo de craque é triste