Povos indígenas do Sertão Central do Ceará

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 чер 2020
  • Descrição do vídeo “Povos indígenas do Sertão Central”
    Neste vídeo falo sobre os povos indígenas que habitavam o Sertão Central do Ceará antes e depois da ocupação portuguesa neste território. Mostra-se que a população indígena na Província do Ceará estava dividida entre Tupis e Tapuias. Os tupis eram os povos do litoral e da Serra da Ibiapaba. Os Tapuias estavam divididos em vários troncos linguísticos, dentre eles dois principais, o Cariri e o Tarairiú. Estes por sua vez eram formados por diversos agrupamentos, por exemplo: no tronco linguístico Cariri se reuniam grupos denominados Cariris, Cariús, Caratius, inhamuns além de outros. Já no Tronco linguístico Tarairiú se reuniam os Arariús, Baicacus, Canindés, Jenipapos, Janduins, Quixelôs entre outros. Os povos Tapuias, foram ferozmente combatidos pelos povoadores portugueses resultando na quase extinção dessa população.
    O início desse combate deu-se após a expulsão dos Holandeses do Brasil ocorrido na segunda metade do século XVII e foi denominado de Guerra dos Bárbaros (1650 - 1720). Esta Guerra foi responsável pela morte, expulsão e/ou aldeamento de milhares de índios que habitavam o interior das províncias do Nordeste do Brasil. Depois da barbárie, aprisionamento e dominação dos grupos indígenas do Sertão do Ceará, a empresa colonizadora portuguesa ocupou definitivamente esse território através do Sistema de Sesmarias, até 1822, e posteriormente pelo sistema de Aforamentos de terras levado a cabo pelas autoridades das Câmaras Municipais das Vilas Sertanejas criadas estrategicamente para isso.
    No caso específico do Sertão Central do Ceará a Vila criada para este propósito foi a Vila de Campo Maior, posteriormente chamada de Quixeramobim. Os povos indígenas que após a expulsão dos Jesuítas do Brasil (1759) e o fim dos aldeamentos, dispersaram pelo interior do Estado, encontraram seus antigos territórios ocupados por fazendas, povoados e vilas. Esta população foi obrigada, por lei, a se agregar a essas fazendas ou vilas, caso contrário era considerada “vadia” e “inoficiosa” podendo a qualquer momento sofrer penalizações do poder instituído.
    Por conta deste violento processo de dominação, os povos indígenas do Sertão Central do Ceará não conseguiram se reorganizar na defesa de seus direitos e da valorização de suas identidades culturais. Uma exceção disto é um agrupamento de povos Canindés, na Serra da Gameleira, no município de Canindé. Eles se assumem como indígenas e têm cobrado seus direitos constitucionais. Nos demais municípios desta macrorregião do Estado do Ceará se desconhece outros grupos que defendam tais posições.
    É importante ressaltar que esta ausência de organizações indígenas no Sertão Central do Ceará não tem relação com o desaparecimento desses povos. Até porque eles não desapareceram totalmente, como já foi explicado. Também não se trata de fraqueza ou acomodação dos remanescentes indígenas, são consequências de centenas de anos de uma perversa dominação que provocou sofrimento, mortes e separação de pessoas de um mesmo grupo étnico para exatamente evitar que se organizassem e lutassem pelos seus direitos. Portanto, famílias ou grupo de famílias de descendência indígena foram se agregando as fazendas dos latifundiários e formando a grande massa de moradores do campo e trabalhadores rurais sem-terra.
    No Sertão Central do Ceará há somente o povo Canindé da Serra da Gameleira que tem lutado pelo direito a terra e o reconhecimento de sua identidade cultural, mas em outras regiões do Ceará, há povos indígenas organizados que já conseguiram a posse de suas terras e outros que ainda aguardam decisões judiciais. Esses territórios concentram-se mais no litoral do Estado e na Serra da Ibiapaba.
    Email: torresviana@yahoo.com.br
    Whatsapp: (88) 9 8143-4003
    Link do vídeo: • Povos indígenas do Ser...
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 39

  • @fabriciojota6045
    @fabriciojota6045 3 дні тому

    Obrigado pelo registro e resgate de uma história de violência e usurpação que foi invisibilizada pela historiografia oficial.

  • @flaviopereiradealencar9563
    @flaviopereiradealencar9563 7 днів тому

    Minha bisavó foi captura quando tinha entre 10 e 12 anos de idade, em São Raimundo Nonato (Pi). Veio morar no Ceará já casado com meu bisavô, já em Campos Sales (Ce). Como é rica nossa cultura.

  • @marcussampaio9535
    @marcussampaio9535 10 місяців тому +1

    Parabéns pelo trabalho criterioso. Precisamos valorizar nossas raízes indígenas e sua imensa contribuição para o que somos hoje, apesar da feroz e bárbara colonização portuguesa. Quantas honras devemos aos nossos antepassados indígenas, relegados à marginalidade e ao esquecimento, sua devastação excruciante, suas posses roubadas, seus nomes apagados, suas vidas destruídas e suas memórias tratadas como sem valor e vergonhosas. Já é hora de deixarmos falar, de dentro de nossas veias, as vozes amordaçadas e ainda é tempo de repararmos um pouco deste horror cometido impunimente. Cada contribuição é importante. Congratulações!

  • @dalvanascimento9066
    @dalvanascimento9066 3 місяці тому +2

    sou neta de índio da região do cariri Crato Ceará

  • @julianateixeira18
    @julianateixeira18 9 місяців тому +1

    Obrigada pela bela aula, professor! Nasci e moro em São Paulo. Recentemente, descobri que sou descendente dos povos indígenas da região de São Benedito. Quero muito visitar o município para conhecer a cidade é ter a oportunidade de conhecer mais sobre meus ancestrais. Deus abençoe seu trabalho!

  • @yookoandsatousappreciationacc
    @yookoandsatousappreciationacc 2 роки тому +4

    Aula perfeita, professor! Me ajudou bastante!

  • @Ehpts
    @Ehpts 5 місяців тому +1

    Minha família por parte de minha mãe é da região de Várzea Alegre, minha avó dizia que a avó dela era india, minha mãe comenta que minha bisavó e a mãe dela tinham sim a aparência de índios, mas nunca soube qual tribo, sempre tive curiosidade se saber sobre isso.

  • @diogomaia5111
    @diogomaia5111 2 роки тому

    Excelente Aula. Obg. " Só em Jesus encontrei paz e luz! D.R.A. Jo 8.12.

  • @taismiranda7510
    @taismiranda7510 2 роки тому +2

    obrigada prof pela aula maravilhosaa.

  • @gloriacosta3452
    @gloriacosta3452 Рік тому

    Trabalho também na área da Educação. resido em São Paulo, vim pras bandas de cá com 13 anos, mas não esqueço meu Ceará.

  • @7evangelio522
    @7evangelio522 3 роки тому +2

    Kyxadá - CE Brasil 🇧🇷 🇳🇱 🇧🇷

  • @fernandoalves203
    @fernandoalves203 2 роки тому

    Muito obrigado

  • @mariadasgracaspaiva2038
    @mariadasgracaspaiva2038 2 роки тому

    Show de aula!! Obgda professor!!

  • @luisamariatavares2039
    @luisamariatavares2039 4 роки тому +1

    Muito bom.

  • @aldenirclaudino1194
    @aldenirclaudino1194 3 роки тому

    Muito bom

  • @joaoolavodealmeida3986
    @joaoolavodealmeida3986 3 роки тому +4

    Tem uma história na minha família, que o capitão (como é chamado, não sei o nome dele/ naquela época era possível comprar o título de capitão) se casou com uma indígena, e teve meu tataravô o chinês (minha mãe deu meu nome em homenagem a ele) que foi um homem muito famoso em Madalena, mas minha biza já está muito idosa e a história se perdeu ao longo do tempo. Eu tô DOIDO atrás de quaisquer informações, eu quero saber de que povoado ela pertencia, quero me reconectar as minhas raízes. Eu sinto uma energia muito grande quando se trata desse tema indígena, é foda...

    • @joaoolavodealmeida3986
      @joaoolavodealmeida3986 3 роки тому

      E Madalena, Canindé, Quixeramobim, são cidades próximas, não é possível que meu povo se perdeu pela história

    • @joaoolavodealmeida3986
      @joaoolavodealmeida3986 3 роки тому

      Ah, foi você que escreveu o livro que contém meus parentes, capitão Antônio lobo! Gratidão por esse registro meu caro

  • @diegonunes4171
    @diegonunes4171 2 роки тому

    meu avo por parte de mãe é do Baturité, ele tinha muitos traços indigenas e também irmãos com olhos azuis devido a mistura com holandês.

    • @diegonunes4171
      @diegonunes4171 2 роки тому

      @Anderson Costa sobrenome da família do meu avô e Moreira, Mendonça, Rodrigues da Silva

    • @diegonunes4171
      @diegonunes4171 2 роки тому

      @Anderson Costa Bezerra era o patrão do meu avô que morreu em um acidente de carro nos anos 70, ele contava essa história.

  • @franciscoivodossantos5990
    @franciscoivodossantos5990 Рік тому

    como grava vídeo com áudio que ele escuta?

  • @KoFF.Browser
    @KoFF.Browser Рік тому

    Mano eu me pergunto. Como que eles faziam seus arcos no nordeste ??

  • @gloriacosta3452
    @gloriacosta3452 Рік тому

    Olá! Parabéns pela aula e pelo canal. Professor Vandeir Torres, gostaria muito de fazer algumas tatuagens em homenagem aos indígenas da minha região e estou a procura de imagens. Preciso de indicações, poderia me ajudar?

  • @aldenirclaudino1194
    @aldenirclaudino1194 3 роки тому

    Sou de mauriti, quero saber os índios que predominaram essa região

  • @AlexandrePinheiro-
    @AlexandrePinheiro- 3 роки тому +1

    Eu quero o livro.
    Como faço para adquiri-lo?

  • @claudiocivil2088
    @claudiocivil2088 3 роки тому +1

    Olá conterrâneo; onde posso adquirir este livro?

  • @antoniagraciete2012
    @antoniagraciete2012 4 роки тому +3

    Como se deu o processo de dominação desses povos?de maneira pacifica ou violenta

    • @vandeirtorres1845
      @vandeirtorres1845  4 роки тому +3

      Foi violentíssimo, no vídeo fala da Guerra dos Bárbaros, dos aldeamentos e da ocupação da terras indígenas que ficaram sem ter onde trabalhar e foram obrigados a ser moradores das fazendas.

  • @julianar.s.duarte3610
    @julianar.s.duarte3610 2 роки тому

    Onde compro o livro?

  • @elianadealmeida8614
    @elianadealmeida8614 Рік тому +1

    Minha mãe nasceu em mombaça no ceará,segundo ela a avó dela era indígena porém ela ñ lembra muita coisa,e eu tenho muita vontade de descobrir meus antepassados.
    Se alguém poder me ajudar eu agradeço.

    • @vgnz2022
      @vgnz2022 Рік тому +1

      Oi Eliana, minha família tambem é do Ceará e com forte ligação indígena, eu tambem quero saber melhor sobre isso, podemos unir as informações e trabalhar juntas, caso te interesse

    • @eder3020
      @eder3020 Місяць тому

      Povo Tapeba

  • @isaquesilva3892
    @isaquesilva3892 4 роки тому +2

    Fas um vidio falam do sobri secolo 1 ok

  • @IgrejaBrasilBendito8193
    @IgrejaBrasilBendito8193 Рік тому

    Kaysára - Maranhão = BRASIL
    🐃. 🪶. 🐟. 🐠. 🦜

  • @isaquesilva3892
    @isaquesilva3892 4 роки тому +1

    Oi

  • @manoelseandronerisgrigorio9598

    Minha bisavó era índia ela foi pega no mato de cachorro

  • @diogomaia5111
    @diogomaia5111 2 роки тому

    Excelente Aula. Obg. " Só em Jesus encontrei paz e luz! D.R.A. Jo 8.12.

  • @diogomaia5111
    @diogomaia5111 2 роки тому

    Excelente Aula. Obg. " Só em Jesus encontrei paz e luz! D.R.A. Jo 8.12.