Pedro Loos, eu desenvolvi uma teoria completa que soluciona todos os enigmas da mecânica quântica de forma unificada e não vou parar de te chatear com isso até que você me responda
È uma idéia utópica porque alguns líderes sabem que uma guerra decide muitas coisas, e ganharão algo se vencerem. eles iludem quem será prejudicado, quando o mundo perceber que guerras decidem coisas, favorecem alguns e prejudicam a maioria, talvez todos lutem pela paz no mundo.
@@abstractforbiden5633no final do vídeo falou que já não está tendo mais esse equilíbrio (um lado ganha e para ter o equilíbrio precisa dos dois perderem)
@@songsoflibertadSempre os dois vão perder. Pode não ser o país todo, mas vão perder. Por exemplo, em termos nucleares, os EUA é muito mais poderoso que a Coreia do Norte e eles poderia varre-los do mapa em questão de horas. Só que antes de ser completamente destruída, a Coreia do Norte tem capacidade de destruir a Coreia do Sul ou pelo menos uma cidade americana. Vc acha mesmo que os EUA vão correr o risco de perder Nova York, Washington ou Seul pra derrubar o regime de Pyongyang??
Este Equilibrio de Nash é comum também em jogos de altissimo nivel no xadrez, onde dois jogadores com os maiores ratings do mundo encontram-se em um situação em que a partida está totalmente equilibrada e que ambos não tem um "plano B" para obter vantagem em cima do outro e começam a fazer movimentos repetidos no tabuleiro para empatar a partida.
a partir de 1000 de rating se ambos jogadores tiverem o rating parecido isso tbm acontece mas logico q depende da partida, são mts jogadas para analisar
Na verdade são situações onde não tem como obter vantagem a não ser que seu inimigo entregue a vantagem propositadamente, e não acontece somente em jogos de alto nível. Outro detalhe importante: o fato dos jogadores deixarem chegar nessa situação, mostra que eles falharam em suas estratégias, visto que uma IA ganha do melhor jogador do mundo sem chances de empate.
Eu assisti o filme do Oppenheimer e o seu vídeo da história da bomba atômica colaborou para meu entendimento do filme. Provavelmente farei isso mais vezes, pesquisar um pouco sobre o contexto e a história antes de assistir um filme histórico baseado em figuras reais. Assim tudo faz muito mais sentido e você aproveita melhor o conteúdo.
Quando não sei, sempre faço isso, pesquiso e leio/assisto sobre... faço isso quando sai algum novo filme, assisto todos anteriores pra entender o novo.
Puta filme, assisti ontem inclusive, na parte em que ele está discursando e fala sobre os dois escorpiões, é exatamente sobre o que o Pedro fala nesse vídeo
Às vezes tô assistindo e me pego no meio do vídeo pensando como é tão bem editado, como é passado tanto conhecimento. Obrigado por compartilhar tudo isso com nós, Pedro! Parabéns pelo trabalho!!
Pedro, você é incrível. Sua forma de transmitir entretenimento e conhecimento científico é algo que faz tanta falta, alguém que consiga entregar algo tão gostoso de se assistir e cheio de informação de muita confiança. Você é foda!
Dentro do contexto da MAD, é importante ressaltar a importância dos diversos canais diplomáticos oficiais e extra oficiais. No caso da Guerra Fria, isso foi elemento vital para garantir que os principais players seguissem a mesma logica de atuação.
Esse canal direto, conhecido à época como telefone vermelho, que não era vermelho nem mesmo um telefone, só surgiu como consequência direta da crise dos misseis em Cuba quando ambos os lados ficaram tentando adivinhar literalmente quais as reais intenções do outro lado. uma reprodução do tal "telefone vermelho" que nem era um telefone aparece no filme "A sombra de todos os Medos" de 2002.
@@raphaeltrindade343 Durante a crise dos misseis eles não se falavam diretamente. Inclusive kruschev chegou a enviar uma carta (mauscrita0 ao presidente kennedy. No filme 13 dias com Kevin Costner vc acompanha passa a passo o os 13 dias dessa crise. disponível grátis aqui no YT e os dialogos são todos precisos pq são fruto das gravações de todas as conversas que aconteciam na Casa Branca, como ocorre até hoje
@@raphaeltrindade343 filme os 13 dias que abalaram o mundo dublado em português 13 dias que abalaram o mundo dublado - todos os diálogos dentro da Casa Branca são absolutamente fieis ao que os participantes falaram, pq tudo é gravado para o arquivo nacional dos EUA. Filmaço!!! ua-cam.com/video/hAJj3zWRM7Qo/v-deo.htmlmpleto
@@GeraldoluizAprendizJá assisti esse filme uma vez. A sensação é impressionante, principalmente na parte em que os cubanos derrubam um U2 americano que estava sobrevoando o local. Parecia realmente que teria uma guerra nuclear.
Cresci nos anos 60 e 70, no auge da Guerra Fria e mesmo aqui no Brasil, pais não diretamente envolvido nos confrontos entre as superpotências e seus aliados, havia um temor velado sobre ser atingido colateralmente pelas armas nucleares. Naquele tempo diversos filmes muito bem feitos causaram muito impacto social a respeito da destruição causada por guerra nuclear. Procure assistir: Dr. Fantástico - Limite de Segurança - O Dia Seguinte - On the beach (Na Praia) - etc.
@pedroloos faz um vídeo sobre a cidade sustentável, com edifícios utilizando a luz natural, jardins verticais, etc. Sou sua fã, vc explica as situações mais difíceis de uma forma compreensível.
Quanto a possibilidade de destruição em um primeiro ataque, ela é quase impossível. Os estados unidos, Rússia e China tem bases de lançamentos nucleares espalhados em locais diferentes, inclusive secretos. Possuem submarinos com lançadores nucleares tbm escondidos, justamente pra assegurar o ataque de revide, mesmo que a parte continental do país seja destruído
esse é o problema tem mísseis capaz de criar tsunamis radioativo. a mairoia das cidades dos paises com bombas são costeira. e como se para um tsunami ? ou como se destroi todas as bases e todas as bombas antes de ativar
@@rafaelrodrigues6410 a maioria não são costeiros. Na verdade, a maioria são secretos, poucos sabem onde ficam. Não a toa a China envia balões de espionagem sobre os EUA. Duvido muito que não tenham muitas bases de lançamento nucleares no interior do países, em regiões desérticas, tanto nos EUA, quanto na China, quanto na Rússia
@@rafaelrodrigues6410Isso não é verdade no caso de nenhuma das três maiores potências militares globais, as principais bases dos EUA são espalhadas principalmente em Montana, Nevada e Virginia Ocidental, a China principalmente nos desertos centrais do país e a Rússia principalmente espalhada nos estados a oeste dos Urais. Além disso os submarinos capazes de lançar mísseis nucleares são peça fundamental da estratégia de destruição mútua. Os centros de lançamento não são os alvos principais, mas os centros urbanos e industriais do país.
Cara , pelo o que eu andei vendo , esses Submarinos equipados com mísseis balísticos são uma ou a arma mais poderosa da humanidade , ele simplesmente pode se aproximar da área costeira de um país e o atacar com quase nenhuma chance de defesa...
Amo o canal e a qualidade do conteúdo. Também queria elogiar a voz do Pedro, o jeito que ele fala me traz uma tranquilidade tão grande pra pensar sobre assuntos complexos e difíceis, ajuda demais a assimilar e refletir. Obrigada por tudo ❤
Parabéns pelo vídeo! Sigo o canal desde o tempo que o Pedro Loos tinha cabelo curto e quando recebi a notificação eu esperava que fosse um vídeo sobre Física mas foi uma grata e positiva surpresa ver um físico fazendo um vídeo tão bom sobre um tema que é estudado pela Ciência Politica. Eu sou formada em Ciência Politica e o tema desse vídeo é ensinado no curso principalmente nas matérias de "Teoria das Relações Internacionais" 1, 2 e 3 e "Geopolítica e Segurança Internacional", inclusive o vídeo me desbloqueou a memória do dia que a professora dividiu a turma em dois grupos pra fazer uma atividade prática sobre o Dilema do Prisioneiro e ambos os grupos optaram pelo silêncio. Tanto os professores quanto os principais livros que abordam esse tema de guerra são enfáticos e afirmam que se não existissem armas nucleares ou se só um país ou um grupo de países alinhados entre si tivesse tais armas o mundo não teria paz e nem seria hoje da forma como o conhecemos. Pode parecer ilógico se usarmos apenas o senso comum mas como o vídeo explicou muito bem, o que garante que a humanidade ainda não tenha sido dizimada por guerras de larga escala é justamente a existência das armas nucleares e o fato delas não estarem todas do mesmo lado. Tudo isso gera um Equilíbrio de Poder. Alguns podem argumentar que se as armas nucleares não existissem o mundo estaria em paz mas basta comparar a quantidade de guerras de larga escala entre países antes da invenção das armas nucleares e a quantidade desse mesmo tipo de guerra depois da invenção das armas nucleares.
Interessante ver esse conceito testado em algumas mídias, por exemplo no game Metal Gear Solid V PP: Lá é possível o jogador ter bases no modo multiplayer e desenvolver armas nucleares. Mas elas não são pra serem jogadas, são apenas elementos dissuasivos, dentro do contexto MAD pra que uma base online de alguém tenha mais poderio, influencia, sobre as demais. Foi uma forma inteligente de levar aos games os conceitos e implicações desse tipo de política.
Um método de retaliação por “mão morta” é o uso de diversos meios de entrega da bomba… principalmente naval e submarina. Mesmo que o território do país seja aniquilado a retaliação é possível.
Eu sempre pensei nisso de que se um país usar uma arma nuclear ele vai ferrar ele mesmo tbm, se ele usar as armas nucleares ele não vai ganhar a guerra, vai perder o mundo
Eu faço filosofia na UFSC e gosto muito de física quântica, eu comecei a ir no centro espirita porque lá eles falam muito sobre ciencia. Eles acreditam que o universo progride junto com o nosso pensamento, e que a terra não não ser destruída. Eu sempre acreditei que iria ter uma guerra nuclear e esse vídeo me aliviou.
O mais impressionante é que esta linha de raciocínio se direciona da mesma forma para as pessoas que defendem o armamento da população. Sob a minha perspectiva, a lógica é exatamente a mesma: depender da possibilidade do outro ser capaz de ferir para nao ser ferido. Não comento isso com o objetivo de militar nem nd, mas acho que daria uma boa discussão.
É a mesma coisa mas só até certo ponto. Primeiro porque no campo pessoal, normalmente existe uma assimetria essencial de condições entre você e o bandido na maioria das situações de abordagem, então não existe nada próximo nem de uma reação assegurada, muito menos destruição assegurada. Segundo porque a posse de arsenal nuclear é fato público, a posse de uma arma pessoal em geral não é. A MAD funciona com base na intimidação e a intimidação depende dessa publicidade. Alguns imaginam que o aumento do armamento entre a população em geral produzirá esse efeito no bandido, ou seja, mesmo que ele não saiba exatamente quem tem e quem não tem, saberá que a probabilidade de seu alvo ter é maior. Mas como é irreal imaginarmos que os bandidos deixarão de atuar por essa lacuna, só podemos deduzir que vão aperfeiçoar seu cálculo de escolha de alvo. Terceiro porque o uso de uma ogiva nuclear, além de estar à disposição de pouquíssimos Estados, passa por um número imenso de instâncias de aprovação antes de efetivamente acontecer. Então a chance de uma ogiva ser usada "de repente" e fora de um contexto de guerra declarada é quase nula. Já com um armamento pessoal, basta uma decisão individual movida pela emoção e alguém vai lá e mata o vizinho ou a esposa. Então existe uma facilidade muito maior ao desvirtuamento do uso no caso do armamento pessoal.
@@rodrigogrm4266 aí é que está amigo, quem defende o armamento da população utiliza como argumento que o bandido não assaltaria alguém armado, o que parte do pressuposto que ambos possuem consciência sobre a presença da arma. Entretanto, como vc disse, isso não ocorre (sem contar o fato de que isso só levaria os criminosos a desenvolverem novas técnicas para praticar o crime). E ainda segundo esses mesmos argumentos, haveria o princípio de intimidação da MAD, o que também parte do mesmo pressuposto anterior. Mas além disso, em uma situação de perigo, espera-se que uma pessoa saiba como reagir, o que, como vc disse no terceiro ponto, é irreal. No fim, a teoria defende um mundo onde todo mundo tem uma arma capaz de matar, o que geraria uma certa paz, baseada no medo do próximo usar essa arma no primeiro, semelhante à teoria das ogivas nucleares. E assim como esta teoría é falha no cenário pessoal, eu creio que também seja falha no cenário internacional e é só uma questão de tempo até o pior acontecer.
é que temos que levar em consideração nesses tópicos, que líderes mundiais não são como nós. Não só pensam diferente como são diferentes. Haja fé para que possamos continuar existindo
Рік тому+3
Dois filmes que acabam sendo resultado de todas essas teorias: War Games (Jogos de Guerra), com Matthew Broderick (se não me engano, é de 1982), e "O dia em que a Terra parou" (eu acho o filmado em Preto & Branco mais interessante do que a refilmagem recente). Neste filme, a "destruição assegurada" é representada pelo robô Gort.
é um pouco engraçado que eu tenha começado a jogar Metal Gear Solid Peace Walker recentemente, pq ele aborda exatamente a teoria de intimidação nuclear como força motriz da plot edit: em 8:03 é falado da retaliação automática, algo que foi usado para a plot de Dr. Stangelove(filme do Kubrick de 1964) que inspirou MGSPW
Várias coisas impedem a utilização da bomba atômica, mas, entre os principais fatores, acredito ser que nenhum dos países são detentores de um sistema anti míssil 100% eficaz
Me pego pensando nisso de vez em quando, armas nucleares são um perigo gigantesco, e por mais que se possa acreditar que algum líder especifico não usaria, não se pode dar garantias para o futuro, se chega ao poder alguém louco o suficiente e com acesso as essas armas o perigo aumenta drasticamente, até mesmo por um acidente, um erro de julgamento ou mesmo técnico e isso atingir áreas urbanas
*Que a gente saiba, pois não sabemos o que acontecerá futuramente Fico me perguntando, _como (o quê?) eu ganharia uma guerra sendo que meu rival, outro semelhante, "ganharia" com a minha eliminação?!_
ja entendi essa tua jogada Loos. não, esse comercial não vai ser rápido, é da mesma duração dos outros. mas vc diz isso pra gente assistir e não PULAR achando q vai ser rápido. enfim, não cairei mais num genjutsu desse nível, vou continuar pulando. abraço
Esse princípio só vale enquanto ambos lados pensam ter algo a perder. E quando algum lado pensar que não tem mais nada a perder e preferir acabar com o mundo todo do que perder? Tbm tem a possibilidade de o primeiro a ser atacado não revidar por preferir preservar o mundo do que o próprio lado e tem armas atômicas só pra intimidar mesmo. Mas não dá pra saber qual país não revidaria.
Isso me lembrou o ótimo filme "Jogos de Guerra", de 1983 (para quem não conhece, recomendo, e não leia mais pois ai vai um pequeno "spoiler"), justamente sobre esse tema, Guerra Nuclear: no fim, o computador descobre que a única jogada vencedora é não jogar. Uma pitada de realidade na ficção.
Vendo este vídeo hoje dia 21/03 de 2024, guerra Rússia x Ucrânia, Israel x Palestina, tensão entre China x Taiwan... Os boatos de 3 guerra mundial estão bem altos, a ansiedade vai a mil Acredito que não haverá um conflito nuclear, pois isso seria o fim da civilização...
A ideia da proliferação de armas nucleares é justamente esse, criar uma situação de impasse geopolítico onde qualquer movimento pode gerar respostas e danos irreparáveis, além de assegurar que o outro lado também não aja de forma imprudente.
Eu durmo ouvindo seus vídeos e agora a noite até coloquei para passar na televisão e ouvir, e no caso mesmo ouvindo é agradável porque eu consigo entender toda explicação. Eu até falo no Twitter que eu vi isso no Ciência Todo Dia.
Рік тому+2
Oh locomeu! Consegue dormir depois de certos temas que ele desenvolve?! ;)
Eu sempre tenho a sensação que um dia vou acordar e verei no noticiário que "acidentalmente" várias bombas nucleares foram lançadas e que a humanidade terá grandes possibilidades de extinção em massa
Algo que não vi ninguém fazer ainda é a explicação da 1ª dimensão e seu funcionamento, apesar de conseguirmos explicar a 2ª, a 3ª e a 4ª nunca vi ninguém falar da base
Pedro, faz um vídeo falando dos "aviões do apocalipse" que seriam utilizados para (salvar?!) autoridades, chefes de Estado e claro, ricaços bilionários... E fala pra nós se vc acreditaria, com base na lógica destes aviões, que já devam existir estações espaciais prontas para abrigar "certos humanos" no caso de uma tragédia global? 💣🤯
não acho tanta viagem, mas acho que ainda faltam bem uns 50 anos ou mais até que isso seja possível. Já existem planos de estabelecer colônias na lua, e depois Marte, e é óbvio que eles não vão mandar pessoas pobres para lá, vão ser só os melhores cientistas do mundo, pessoas ricas pra financiar essas proezas e, se a gente não cair em uma distopia até lá, políticos. Tem um episódio de Love, Death & Robots que faz uma sátira sobre isso, mas não lembro bem qual (o título é: Os três robos)
@@felipesouza2186 meu guri, uma rápida pesquisa no Google pelo Boeing E-6B Mercury tu já poderia ver do que se trata, esses aviões existem desde a mesma época da guerra fria, lá se vão 50 anos... Posso estar viajando na maionese, mas tu acha mesmo que os caras já conquistaram o espaço há meio século e vão ficar aqui chupando bala enquanto o mundo é obliterado por uma guerra nuclear?
8:30 faltou um ponto importante aí. Uma das estratégias pra neutralizar a hipótese de que o alvo sempre será capaz de identificar o primeiro ataque é enviar dezenas ou centenas de mísseis ao mesmo tempo, sendo que cada míssil tem dez, doze ou mais ogivas nucleares. Bem antes do míssil atingir o alvo, ou seja, antes dos sistemas de defesa terem alcance pra serem acionados, essas ogivas são liberadas pelo míssil e se espalham. Dessa forma o ataque sobrecarrega o sistema de defesa e, mesmo que consigam interceptar algumas ogivas, outras fatalmente atingirão o alvo. Há também o fator tamanho: uma ogiva dessas é muito menor do que o míssil e, portanto, mais difícil de rastrear. Outra estratégia é colocar ogivas falsas (decoy) no meio das verdadeiras, não só pra diminuir custos, mas também pra fazer com que o sistema de defesa do inimigo gaste mísseis à toa, atingindo essas ogivas falsas.
Outro ponto que eu acho mais importante são os varios submarinos nucleares que carregam ogivas e ficam com paradeiros desconhecidos. Ai a retaliação é assegurada.
Você esta falando de interceptar o primeiro ataque, o que poderia ser evitado com ataque de saturação como descreveu - como o HAMAS faz disparando centenas de foguetes contra Israel. O que é diferente do lado atacado detectar o ataque e retaliar imediatamente, mesmo que não tenha meios de interceptar o ataque. As centenas de satélites em orbita são justamente para detectar lançamento de ICBM's.
Faça uma analogia disso com o armamento: se todos estiverem armados, ngm mexe com ngm. Se o bandido rouba pra comprar drogas, pq não rouba o traficante? Pois ele está armado.
A falha dessa analogia é que ambas as armas (de fogo e atômica) tem uma diferença de estrago muito grande. Se todos pudessem portar uma arma de fogo, o número de assaltos talvez cairia bastante, mas o número de mortes dentro da família e na vizinhança iria aumentar muito! O mesmo não dá para se aplicar a bombas nucleares, afinal nenhum governante seria burro o bastante para jogar uma bomba no próprio país.
Acredito que ambos tenham desenvolvido muitas estratégias diferentes para lidar com mísseis, como detecção e resposta. Mas tem que manter isso em sigilo para não ser desenvolvido contra medidas. Devem ter investido tanto quanto no desenvolvimento de bombas nessas tecnologias que não são de conhecimento público.
Não creio que a humanidade seria extinta por uma guerra nuclear, mas é um evento conflituoso que devemos evitar a todo custo, a crise mundial decorrente de uma guerra nuclear em larga escala é absolutamente sem precedentes.
Mas os efeitos A LONGO PRAZO trariam consequências enormes sem precedentes na história. Mas se caso a humanidade não fosse complementamente extinta, iria nos fazer retroceder milhares de anos e teríamos que viver iguais aos primatas.
Na ocasião do 11 de setembro, estava jogando no computador, quando meu pai chegou da rua e me falou q estava acontecendo uma guerra nos USA. Levantei da cadeira do meu quarto sem saber se daria tempo ligar a tv na sala antes q uma bomba atômica caísse em nós e nos matasse instantaneamente. É sério, senti até o tempo passar em câmera lenta. Sensação terrível.
Uma coisa a se considerar tanto nessa teoria como nas objeções a ela, seria pensar sobre a ausência de armas nucleares. Será que, numa possível inexistência ou quase inexistência de poder nuclear, as nações, desde a Segunda Guerra, não já teriam entrado em conflitos bem pesados, a nível mundial mesmo? Será que não seria uma facilidade maior de desencadear conflitos generalizados, sabendo que o inimigo, ou a superpotencia aliada ao inimigo, não teria poder de destruição em massa?
Pedro, obrigado pela informação impecável, cada vídeo é uma avalanche de informações. Só que este é o que mais me assusta, pois a minha ideia de vida é tremendamente abalada e me deixa apreensivo pelas escolhas que outros podem tomar e acabar destruindo tudo nun piscar de olhos... 😢
O tratado de não proliferação de armas nucleares foi apenas para garantir a continuidade da vantagem de quem já as possuía. O exemplo atual é a Ucrânia que renunciou ao arsenal que possuía e hoje foi invadida pela Rússia que faz ameaças nucleares.
Acho que por isso que as armas biológicas são mais perigosas e mais visadas. Não são necessariamente detectadas a tempo. Destrói muito... E o "inimigo" pode não ter como retrucar
Mas... Tem a teoria western. Quem sacar mais rápido e com a melhor pontaria vence, desde que o tiro tenha sido tão certeiro a ponto de neutralizar a capacidade de reação do adversário.
Tem mais um detalhe sobre a destruição mútua assegurada é que hj tbm tem aliança entre países com capacidade nuclear onde na qual se um país sofre o primeiro ataque e supondo q o primeiro ataque seja bem sucedido, o segundo país por meio da aliança assegura o contra ataque de maneira q outros e outros países aliados a outros vai se assegurando como um efeito dominó
Esse problema de identificar o atacante eu acredito que seja o maior problema da atualidade. Um grupo terrorista que tivesse acesso à apenas uma arma nuclear (lembrando que já tivemos alguns incidentes de acesso indevido e perdas de armas nucleares), conseguisse colocar com um caminhão no centro de uma grande cidade e detonasse, sem se identificar, causaria um caos mundial
Esse conceito do MAD, embora não com esse nome, surgiu pela primeira vez em 1861, durante a Guerra de Secessão. Um dentista chamado Richard Gatling inventou a metralhadora mecânica (a manivela) com uma ideia similar em mente. Pensava que seu invento seria capaz de impedir um evento do porte da Guerra de Secessão.
Eu fico pensando se os EUA já não desenvolveram algum tipo de arma mais poderosa que a bomba nuclear (e conseguiram manter segredo). Faria sentido já que eles inventaram as próprias tecnologias nucleares
Melhoraram as maneiras de lançar as ogivas . E os satélites com câmeras de alta resolução conseguem definir melhor os alvos e também observar se está ocorrendo uma preparação de ataque .
Uma mais poderosa talvez não, mas que com certeza deram um jeito de reduzir seu tamanho das bombas nucleares e aumentar seu poder destrutivo isso com certeza.
Difícil em ,porque se fosse assim acho que eles teriam divulgado exatamente pra mostrar mais poder como a Rússia e China fizeram com os mísseis hipersonicos que também não garantem nada pois o lançamento deles é igual de um míssil norma e pode ser visto pelos EUA .
@@alexmarsh4226 então, o próprio Loos falou aqui que essa era a ideia inicial só que, hoje principalmente, tem inúmeras falhas nela que poderiam livrar a nação que inicia a ofensiva de se extinguir junto, possibilitando que algum líder imb3cil se inspire a querer tentar a sorte, então o seguro mesmo seria ninguém ter. Só o fato dessas bombas existirem lá, prontinhas, já oferece o risco de acidentes fatais de escala mundial
Nem, já estamos indo pra vala pouco a pouco, isso só seria uma acelerada, a questão é, em qual geração vai acontecer, já que a grande maioria não tem amor ao futuro de todos, ou nem pensam nisso.
Ratos não criam sistemas de sociedades diferentes. É tipo uma pessoa que deseja que a Coreia do Norte ou a China não tenha armas nucleares, mas não se importa se os EUA tem armas nucleares. Todos os países deveriam não ter armar nucleares.
@@adenilsonfernandes na verdade ratos criam e têm, mas é bem menos complexa do q a nossa, na verdade todos os animais sociais têm, por isso o nome. hahhaahahaha mas eu persebi o que queres dizer e ya
Para que seja possível a MAD, as principais potências militares têm a chamada tríade nuclear (possuir meios de lançar ataques partindo de terra, mar e do ar). É essa capacidade que praticamente torna impossível um pais atacante conseguir se resguardar de um contra ataque, pois mesmo que destruam completamente cada cm² do território do atacado, ainda haverão submarinos espalhados pelo mundo capazes de retaliar um ataque!
Se somarmos isso com a Lei de Murphy, temos um grande problema, pois, "se algo pode dar errado, vai dar errado". Ou, como uma versão dessa Lei que eu prefiro, "se houver tempo e eventos suficientes, algo que pode dar errado vai dar errado." O ser humano já provou que é capaz de coisas horríveis e é só questão de tempo, se nada for feito a respeito, até que surja alguém louco o suficiente pra usar esse poder de destruição.
Vídeo tão interessante quanto assustador em seu conteúdo. 8:55- engraçado, isso me lembrou a história do jogo Fallout. A China e os EUA vivem numa constante tensão de iminência de uma guerra nuclear, e ao lado de fora disso tudo se encontra a Vaultec, uma empresa particular que explora isso ao oferecer aow cidadãos do planeta que comprem/financiem para a posteridade seus bunkers anti-nucleares. Eventualmente a guerra que era fria entre as duas nações se torna quente, e nenhuma das duas reivindica o primeira ataque. É um mistério até os dias de hj, mas... Suspeita -se que o autor tenha sido a Vaultec.
Engraçado que msm sem pesquisar nada eu sempre tive em minha mente de que se um país atacar o outro, com certeza teria algum tipo de contra ataque que seria acionado se caso algo acontecesse com o país atacado.. Muito interessante ficar pensando sobre isso, curti demais o conteúdo
ocorrer um atack nuclear, seria ocasionado provavelmente por alguem mentalmente louco achando que destruir uma parte do planeta e milhoes de vidas humanas e biologicas é algo aceitavel, nao é impossivel que aconteca mas né.
Essa questão de detecção do ataque inimigo é um tema interessante e pouco explorado em vídeos, vide a Batalha de Los Angeles (Lemmino tem um vídeo bem maneiro sobre esse caso)
Cara, vendo o vídeo: Empuxo e o Princípio de Arquimedes, fiquei com uma dúvida. Pergunta sincera, baseada no volume da água aumentar quando colocamos um objeto lá dentro: Se pensarmos na quantidade DE TUDO que nós colocamos no mar PROPOSITALMENTE (Submarinos, navios funcionais e naufragados, lixos, combustível que aviões jogam no mar e etc) ou até mesmo coisas naturais, como uma nova baleia, tubarões ou milhares de peixes, não seria possível que o mar subisse o nível? Desconsiderando as geleiras.
2 camisetas pelo preço de 1! useloos.com.br
Eba
Tem caneca?
Pedro Loos, eu desenvolvi uma teoria completa que soluciona todos os enigmas da mecânica quântica de forma unificada e não vou parar de te chatear com isso até que você me responda
cliquei mas nao tem mais a caixa da XGG 😢😢
@@RafaelFelipeBAndradeesse é um tamanho ótimo para não ter, eu já ia procurar e não vou mais.
já dizia Thomas Shelby: " o único jeito de garantir a paz, é fazer a ideia de uma guerra parecer uma causa perdida".
È uma idéia utópica porque alguns líderes sabem que uma guerra decide muitas coisas, e ganharão algo se vencerem. eles iludem quem será prejudicado, quando o mundo perceber que guerras decidem coisas, favorecem alguns e prejudicam a maioria, talvez todos lutem pela paz no mundo.
@@jorgetoshiitikonishi2sim gênio mas ele está falando do equilíbrio de Nash, esses líderes vão ganhar o que se eles causarem a própria destruição?
@@abstractforbiden5633no final do vídeo falou que já não está tendo mais esse equilíbrio (um lado ganha e para ter o equilíbrio precisa dos dois perderem)
@@abstractforbiden5633um ligar no céu, caso eles se mostrem irracionais como muitos lideres atuais.
@@songsoflibertadSempre os dois vão perder. Pode não ser o país todo, mas vão perder. Por exemplo, em termos nucleares, os EUA é muito mais poderoso que a Coreia do Norte e eles poderia varre-los do mapa em questão de horas. Só que antes de ser completamente destruída, a Coreia do Norte tem capacidade de destruir a Coreia do Sul ou pelo menos uma cidade americana. Vc acha mesmo que os EUA vão correr o risco de perder Nova York, Washington ou Seul pra derrubar o regime de Pyongyang??
Este Equilibrio de Nash é comum também em jogos de altissimo nivel no xadrez, onde dois jogadores com os maiores ratings do mundo encontram-se em um situação em que a partida está totalmente equilibrada e que ambos não tem um "plano B" para obter vantagem em cima do outro e começam a fazer movimentos repetidos no tabuleiro para empatar a partida.
a partir de 1000 de rating se ambos jogadores tiverem o rating parecido isso tbm acontece mas logico q depende da partida, são mts jogadas para analisar
Exceto Magnus kkk
@@chiefancap8545Magnus é 2 máquinas, o cara é foda
@@chiefancap8545Magnus é outro nível mesmo, mas da pra pegarno match dele contra o Caruana de exemplo
Na verdade são situações onde não tem como obter vantagem a não ser que seu inimigo entregue a vantagem propositadamente, e não acontece somente em jogos de alto nível. Outro detalhe importante: o fato dos jogadores deixarem chegar nessa situação, mostra que eles falharam em suas estratégias, visto que uma IA ganha do melhor jogador do mundo sem chances de empate.
Oq mais me preocupa foram as vezes q quase deu ruim. Como aquela vez q teve um alarme falso e um cara fez a escolha certa de não disparar...
Acho que teve um certo exagero naquela história
Pesquisar pelo Evento Vela e o caso do Alerta falso na URSS
Stanislav petrov
@@fss1704eu pensei que cê tinha botado o nome dele ao contrário
Pra quem é gamer joguem fallout 😅
Eu assisti o filme do Oppenheimer e o seu vídeo da história da bomba atômica colaborou para meu entendimento do filme. Provavelmente farei isso mais vezes, pesquisar um pouco sobre o contexto e a história antes de assistir um filme histórico baseado em figuras reais. Assim tudo faz muito mais sentido e você aproveita melhor o conteúdo.
Mt bom pegar as referências na história durante o filme
Quando não sei, sempre faço isso, pesquiso e leio/assisto sobre... faço isso quando sai algum novo filme, assisto todos anteriores pra entender o novo.
Puta filme, assisti ontem inclusive, na parte em que ele está discursando e fala sobre os dois escorpiões, é exatamente sobre o que o Pedro fala nesse vídeo
Aquilo não é um filme,é uma obra prima
Bom buscar onde nasceu a gênese do tema
Às vezes tô assistindo e me pego no meio do vídeo pensando como é tão bem editado, como é passado tanto conhecimento. Obrigado por compartilhar tudo isso com nós, Pedro! Parabéns pelo trabalho!!
O cara parece que nasceu pra isso..
realmente,cada vídeo e cada roteiro tem uma qualidade absurda
Sim cara, a edição é simplesmente perfeita, e até os documentários são impecáveis... 😁 é muita qualidade!!!!!
Nao é o pedro que edita, ele tem toda uma equipe pra isso, ate mesmo a trilha sonora é criado por eles
@@aleteoruf equipe muito competente
Pedro, você é incrível. Sua forma de transmitir entretenimento e conhecimento científico é algo que faz tanta falta, alguém que consiga entregar algo tão gostoso de se assistir e cheio de informação de muita confiança. Você é foda!
Dentro do contexto da MAD, é importante ressaltar a importância dos diversos canais diplomáticos oficiais e extra oficiais. No caso da Guerra Fria, isso foi elemento vital para garantir que os principais players seguissem a mesma logica de atuação.
Sim, existia até uma linha direta entre o presidente americano e o soviético. Eles se falaram algumas vezes, como no caso dos mísseis em Cuba!
Esse canal direto, conhecido à época como telefone vermelho, que não era vermelho nem mesmo um telefone, só surgiu como consequência direta da crise dos misseis em Cuba quando ambos os lados ficaram tentando adivinhar literalmente quais as reais intenções do outro lado.
uma reprodução do tal "telefone vermelho" que nem era um telefone aparece no filme "A sombra de todos os Medos" de 2002.
@@raphaeltrindade343
Durante a crise dos misseis eles não se falavam diretamente. Inclusive kruschev chegou a enviar uma carta (mauscrita0 ao presidente kennedy.
No filme 13 dias com Kevin Costner vc acompanha passa a passo o os 13 dias dessa crise.
disponível grátis aqui no YT e os dialogos são todos precisos pq são fruto das gravações de todas as conversas que aconteciam na Casa Branca, como ocorre até hoje
@@raphaeltrindade343
filme os 13 dias que abalaram o mundo dublado em português
13 dias que abalaram o mundo dublado - todos os diálogos dentro da Casa Branca são absolutamente fieis ao que os participantes falaram, pq tudo é gravado para o arquivo nacional dos EUA. Filmaço!!!
ua-cam.com/video/hAJj3zWRM7Qo/v-deo.htmlmpleto
@@GeraldoluizAprendizJá assisti esse filme uma vez. A sensação é impressionante, principalmente na parte em que os cubanos derrubam um U2 americano que estava sobrevoando o local. Parecia realmente que teria uma guerra nuclear.
Que conteúdo feliz! Eu enquanto geógrafa, apaixonada pelo estudo da Guerra Fria estou em êxtase! Parabéns Pedro!
Cresci nos anos 60 e 70, no auge da Guerra Fria e mesmo aqui no Brasil, pais não diretamente envolvido nos confrontos entre as superpotências e seus aliados, havia um temor velado sobre ser atingido colateralmente pelas armas nucleares. Naquele tempo diversos filmes muito bem feitos causaram muito impacto social a respeito da destruição causada por guerra nuclear. Procure assistir: Dr. Fantástico - Limite de Segurança - O Dia Seguinte - On the beach (Na Praia) - etc.
Nem li o título, só vi que é do ciência todo dia e já entrei.
os vídeos dele são muito bons
Eu curto o vídeo antes de ele começar só porque é do ciência todo dia.
sim!!
Se é Ciência Todo Dia, quem precisa de título?
Uma babada de ovo 🥚 gostosa hein kkkk
"É dureza assaltar uma loja de armas, tem armas lá"
Malvo, Todo mundo odeia o Chris.
@pedroloos faz um vídeo sobre a cidade sustentável, com edifícios utilizando a luz natural, jardins verticais, etc. Sou sua fã, vc explica as situações mais difíceis de uma forma compreensível.
Ele se escondendo no final me pegou desprevenido
Quanto a possibilidade de destruição em um primeiro ataque, ela é quase impossível. Os estados unidos, Rússia e China tem bases de lançamentos nucleares espalhados em locais diferentes, inclusive secretos. Possuem submarinos com lançadores nucleares tbm escondidos, justamente pra assegurar o ataque de revide, mesmo que a parte continental do país seja destruído
esse é o problema tem mísseis capaz de criar tsunamis radioativo. a mairoia das cidades dos paises com bombas são costeira.
e como se para um tsunami ?
ou como se destroi todas as bases e todas as bombas antes de ativar
@@rafaelrodrigues6410 a maioria não são costeiros. Na verdade, a maioria são secretos, poucos sabem onde ficam. Não a toa a China envia balões de espionagem sobre os EUA.
Duvido muito que não tenham muitas bases de lançamento nucleares no interior do países, em regiões desérticas, tanto nos EUA, quanto na China, quanto na Rússia
@@rafaelrodrigues6410Isso não é verdade no caso de nenhuma das três maiores potências militares globais, as principais bases dos EUA são espalhadas principalmente em Montana, Nevada e Virginia Ocidental, a China principalmente nos desertos centrais do país e a Rússia principalmente espalhada nos estados a oeste dos Urais.
Além disso os submarinos capazes de lançar mísseis nucleares são peça fundamental da estratégia de destruição mútua.
Os centros de lançamento não são os alvos principais, mas os centros urbanos e industriais do país.
Estao falando que quando a China virar uma potencia nuclear a nivel americano e russia a teoria da destruição mutua vai cair por terra!
Cara , pelo o que eu andei vendo , esses Submarinos equipados com mísseis balísticos são uma ou a arma mais poderosa da humanidade , ele simplesmente pode se aproximar da área costeira de um país e o atacar com quase nenhuma chance de defesa...
Amo o canal e a qualidade do conteúdo. Também queria elogiar a voz do Pedro, o jeito que ele fala me traz uma tranquilidade tão grande pra pensar sobre assuntos complexos e difíceis, ajuda demais a assimilar e refletir. Obrigada por tudo ❤
Parabéns pelo vídeo! Sigo o canal desde o tempo que o Pedro Loos tinha cabelo curto e quando recebi a notificação eu esperava que fosse um vídeo sobre Física mas foi uma grata e positiva surpresa ver um físico fazendo um vídeo tão bom sobre um tema que é estudado pela Ciência Politica.
Eu sou formada em Ciência Politica e o tema desse vídeo é ensinado no curso principalmente nas matérias de "Teoria das Relações Internacionais" 1, 2 e 3 e "Geopolítica e Segurança Internacional", inclusive o vídeo me desbloqueou a memória do dia que a professora dividiu a turma em dois grupos pra fazer uma atividade prática sobre o Dilema do Prisioneiro e ambos os grupos optaram pelo silêncio.
Tanto os professores quanto os principais livros que abordam esse tema de guerra são enfáticos e afirmam que se não existissem armas nucleares ou se só um país ou um grupo de países alinhados entre si tivesse tais armas o mundo não teria paz e nem seria hoje da forma como o conhecemos. Pode parecer ilógico se usarmos apenas o senso comum mas como o vídeo explicou muito bem, o que garante que a humanidade ainda não tenha sido dizimada por guerras de larga escala é justamente a existência das armas nucleares e o fato delas não estarem todas do mesmo lado. Tudo isso gera um Equilíbrio de Poder.
Alguns podem argumentar que se as armas nucleares não existissem o mundo estaria em paz mas basta comparar a quantidade de guerras de larga escala entre países antes da invenção das armas nucleares e a quantidade desse mesmo tipo de guerra depois da invenção das armas nucleares.
O que significou os dois grupos escolherem o silêncio?
@@Ronnjgolha entre 5:26 e 6:38 no vídeo
É, mas ao mesmo tempo estamos em 2023 e os Estados Unidos estão mandando bombas de fragmentação para a Ucrânia. Não me parece um cenário bacana.
Nunca para a guerra bb
Mas se acontecer 1 guerra entre os países com armas nucleares, é 1 bilhão de mortes ou mais.
Interessante ver esse conceito testado em algumas mídias, por exemplo no game Metal Gear Solid V PP: Lá é possível o jogador ter bases no modo multiplayer e desenvolver armas nucleares. Mas elas não são pra serem jogadas, são apenas elementos dissuasivos, dentro do contexto MAD pra que uma base online de alguém tenha mais poderio, influencia, sobre as demais. Foi uma forma inteligente de levar aos games os conceitos e implicações desse tipo de política.
Um método de retaliação por “mão morta” é o uso de diversos meios de entrega da bomba… principalmente naval e submarina. Mesmo que o território do país seja aniquilado a retaliação é possível.
Vídeo pesado esse, principalmente para os dias de hoje. Parabéns pela narrativa.
Eu sempre pensei nisso de que se um país usar uma arma nuclear ele vai ferrar ele mesmo tbm, se ele usar as armas nucleares ele não vai ganhar a guerra, vai perder o mundo
Mas armas nucleares funcionam para a paz.
Se não funcionasse os Estados Unidos já teria invadido certos países.
Tem q ser um psicopata de nível alto pra fazer isso.
Alguém q não tem mais nada a perder.
Nessas horas que você percebe o qual perigoso seria se organizações terroristas pusessem as mãos em armas nucleares...
@@SnøwFall0312 talvez a propria vida?
Eu faço filosofia na UFSC e gosto muito de física quântica, eu comecei a ir no centro espirita porque lá eles falam muito sobre ciencia. Eles acreditam que o universo progride junto com o nosso pensamento, e que a terra não não ser destruída. Eu sempre acreditei que iria ter uma guerra nuclear e esse vídeo me aliviou.
O filme "The day after" teve um importante papel em sensibilizar as lideranças mundiais sobre os horrores de um conflito nuclear.
ua-cam.com/video/o8T3zLoLQUU/v-deo.html
Tem um filme da BBC, dos anos 80, Threads o nome. Também um dos filmes mais tristes sobre esse assunto
Filminho, perto de Dr. Fantástico muito mais factível
Até imagino o Stalin vendo esse filme e, aos prantos, ordenando que desarmem as suas bombas!
O mais impressionante é que esta linha de raciocínio se direciona da mesma forma para as pessoas que defendem o armamento da população. Sob a minha perspectiva, a lógica é exatamente a mesma: depender da possibilidade do outro ser capaz de ferir para nao ser ferido.
Não comento isso com o objetivo de militar nem nd, mas acho que daria uma boa discussão.
É a mesma coisa mas só até certo ponto. Primeiro porque no campo pessoal, normalmente existe uma assimetria essencial de condições entre você e o bandido na maioria das situações de abordagem, então não existe nada próximo nem de uma reação assegurada, muito menos destruição assegurada.
Segundo porque a posse de arsenal nuclear é fato público, a posse de uma arma pessoal em geral não é. A MAD funciona com base na intimidação e a intimidação depende dessa publicidade. Alguns imaginam que o aumento do armamento entre a população em geral produzirá esse efeito no bandido, ou seja, mesmo que ele não saiba exatamente quem tem e quem não tem, saberá que a probabilidade de seu alvo ter é maior. Mas como é irreal imaginarmos que os bandidos deixarão de atuar por essa lacuna, só podemos deduzir que vão aperfeiçoar seu cálculo de escolha de alvo.
Terceiro porque o uso de uma ogiva nuclear, além de estar à disposição de pouquíssimos Estados, passa por um número imenso de instâncias de aprovação antes de efetivamente acontecer. Então a chance de uma ogiva ser usada "de repente" e fora de um contexto de guerra declarada é quase nula. Já com um armamento pessoal, basta uma decisão individual movida pela emoção e alguém vai lá e mata o vizinho ou a esposa. Então existe uma facilidade muito maior ao desvirtuamento do uso no caso do armamento pessoal.
@@rodrigogrm4266 aí é que está amigo, quem defende o armamento da população utiliza como argumento que o bandido não assaltaria alguém armado, o que parte do pressuposto que ambos possuem consciência sobre a presença da arma. Entretanto, como vc disse, isso não ocorre (sem contar o fato de que isso só levaria os criminosos a desenvolverem novas técnicas para praticar o crime).
E ainda segundo esses mesmos argumentos, haveria o princípio de intimidação da MAD, o que também parte do mesmo pressuposto anterior. Mas além disso, em uma situação de perigo, espera-se que uma pessoa saiba como reagir, o que, como vc disse no terceiro ponto, é irreal.
No fim, a teoria defende um mundo onde todo mundo tem uma arma capaz de matar, o que geraria uma certa paz, baseada no medo do próximo usar essa arma no primeiro, semelhante à teoria das ogivas nucleares. E assim como esta teoría é falha no cenário pessoal, eu creio que também seja falha no cenário internacional e é só uma questão de tempo até o pior acontecer.
Sou um homem simples, olho um vídeo do Ciência Todo Dia e sei que sempre vai valer apena assistir
Se você está assistindo um vídeo como esse, acredite, você não é um homem tão simples, assim como eu também não sou.
é que temos que levar em consideração nesses tópicos, que líderes mundiais não são como nós. Não só pensam diferente como são diferentes. Haja fé para que possamos continuar existindo
Dois filmes que acabam sendo resultado de todas essas teorias:
War Games (Jogos de Guerra), com Matthew Broderick (se não me engano, é de 1982), e "O dia em que a Terra parou" (eu acho o filmado em Preto & Branco mais interessante do que a refilmagem recente). Neste filme, a "destruição assegurada" é representada pelo robô Gort.
Seus comentários e pesquisas são excelentes. Sempre assisto, sem pensar. Ótimo trabalho
é um pouco engraçado que eu tenha começado a jogar Metal Gear Solid Peace Walker recentemente, pq ele aborda exatamente a teoria de intimidação nuclear como força motriz da plot
edit: em 8:03 é falado da retaliação automática, algo que foi usado para a plot de Dr. Stangelove(filme do Kubrick de 1964) que inspirou MGSPW
O melhor desse canal é que ainda não tem propaganda da insider
Várias coisas impedem a utilização da bomba atômica, mas, entre os principais fatores, acredito ser que nenhum dos países são detentores de um sistema anti míssil 100% eficaz
Me pego pensando nisso de vez em quando, armas nucleares são um perigo gigantesco, e por mais que se possa acreditar que algum líder especifico não usaria, não se pode dar garantias para o futuro, se chega ao poder alguém louco o suficiente e com acesso as essas armas o perigo aumenta drasticamente, até mesmo por um acidente, um erro de julgamento ou mesmo técnico e isso atingir áreas urbanas
Ninguem ganha em uma guerra dessas e ninguem quer ser o responsavel por começar uma coisa dessas
*Que a gente saiba, pois não sabemos o que acontecerá futuramente
Fico me perguntando, _como (o quê?) eu ganharia uma guerra sendo que meu rival, outro semelhante, "ganharia" com a minha eliminação?!_
@@donimao a Russia só usará suas armas se a sua soberania for "ameaçada" segundo eles.
@@abnercorrea743 Muito bizarro isso
ja entendi essa tua jogada Loos. não, esse comercial não vai ser rápido, é da mesma duração dos outros. mas vc diz isso pra gente assistir e não PULAR achando q vai ser rápido. enfim, não cairei mais num genjutsu desse nível, vou continuar pulando. abraço
desde a primeira vez que eu ouvi sobre bombas atômicas eu fiquei completamente fascinado sobre o assunto, muito bom o vídeo, obrigado e sucesso!!
O Pedro explicando esse assunto é outro nível👏👏
A guerra é tão cruel que une todos os campos do homem: ciências humanas e exatas juntas pela aniquilação. Explicação perfeita!
Esse princípio só vale enquanto ambos lados pensam ter algo a perder.
E quando algum lado pensar que não tem mais nada a perder e preferir acabar com o mundo todo do que perder?
Tbm tem a possibilidade de o primeiro a ser atacado não revidar por preferir preservar o mundo do que o próprio lado e tem armas atômicas só pra intimidar mesmo. Mas não dá pra saber qual país não revidaria.
Impossível não revidar ninguém vai apanhar e ficar quieto não e ainda correndo o risco de todo o seu país morrer
Ninguém sabe quando será a terceira guerra mundial......mas a quarta será com paus e pedras.
Dica de vídeo: Acidente radioativo com césio 137 em Goiânia.
Tudo mudou depois de 2019, nada mais é impossível,...
Putin kkkk taca o fds pra todo mundo . Aí fudeo geral 😮
Isso me lembrou o ótimo filme "Jogos de Guerra", de 1983 (para quem não conhece, recomendo, e não leia mais pois ai vai um pequeno "spoiler"), justamente sobre esse tema, Guerra Nuclear: no fim, o computador descobre que a única jogada vencedora é não jogar. Uma pitada de realidade na ficção.
Aquele documentário que tu fez é uma obra de arte 🎉🎉 parabéns eu assisto muito documentário do history mas o seu ficou melhor
Vendo este vídeo hoje dia 21/03 de 2024, guerra Rússia x Ucrânia, Israel x Palestina, tensão entre China x Taiwan... Os boatos de 3 guerra mundial estão bem altos, a ansiedade vai a mil
Acredito que não haverá um conflito nuclear, pois isso seria o fim da civilização...
Alguns dos acontecimentos mais importantes da humanidade são justamente os que não aconteceram!
A ideia da proliferação de armas nucleares é justamente esse, criar uma situação de impasse geopolítico onde qualquer movimento pode gerar respostas e danos irreparáveis, além de assegurar que o outro lado também não aja de forma imprudente.
Eu durmo ouvindo seus vídeos e agora a noite até coloquei para passar na televisão e ouvir, e no caso mesmo ouvindo é agradável porque eu consigo entender toda explicação. Eu até falo no Twitter que eu vi isso no Ciência Todo Dia.
Oh locomeu! Consegue dormir depois de certos temas que ele desenvolve?! ;)
Vc não está apaixonado por ele ?!
Eu sempre tenho a sensação que um dia vou acordar e verei no noticiário que "acidentalmente" várias bombas nucleares foram lançadas e que a humanidade terá grandes possibilidades de extinção em massa
Se tiver noticiários
O ser humano ao mesmo tempo q é magnífico é tbém desastroso! Um parabéns bem grandão p o canal q é muito bem feito os seus vídeos.
Algo que não vi ninguém fazer ainda é a explicação da 1ª dimensão e seu funcionamento, apesar de conseguirmos explicar a 2ª, a 3ª e a 4ª nunca vi ninguém falar da base
Pedro, faz um vídeo falando dos "aviões do apocalipse" que seriam utilizados para (salvar?!) autoridades, chefes de Estado e claro, ricaços bilionários... E fala pra nós se vc acreditaria, com base na lógica destes aviões, que já devam existir estações espaciais prontas para abrigar "certos humanos" no caso de uma tragédia global? 💣🤯
e cada viagem
Aí já é muita viagem
Kkkkkkkkkkk
não acho tanta viagem, mas acho que ainda faltam bem uns 50 anos ou mais até que isso seja possível. Já existem planos de estabelecer colônias na lua, e depois Marte, e é óbvio que eles não vão mandar pessoas pobres para lá, vão ser só os melhores cientistas do mundo, pessoas ricas pra financiar essas proezas e, se a gente não cair em uma distopia até lá, políticos. Tem um episódio de Love, Death & Robots que faz uma sátira sobre isso, mas não lembro bem qual (o título é: Os três robos)
@@lira8058 colônias na lua e em marte até fazem sentido, mais avião do Apocalipse já é doideira
@@felipesouza2186 meu guri, uma rápida pesquisa no Google pelo Boeing E-6B Mercury tu já poderia ver do que se trata, esses aviões existem desde a mesma época da guerra fria, lá se vão 50 anos... Posso estar viajando na maionese, mas tu acha mesmo que os caras já conquistaram o espaço há meio século e vão ficar aqui chupando bala enquanto o mundo é obliterado por uma guerra nuclear?
8:30 faltou um ponto importante aí. Uma das estratégias pra neutralizar a hipótese de que o alvo sempre será capaz de identificar o primeiro ataque é enviar dezenas ou centenas de mísseis ao mesmo tempo, sendo que cada míssil tem dez, doze ou mais ogivas nucleares. Bem antes do míssil atingir o alvo, ou seja, antes dos sistemas de defesa terem alcance pra serem acionados, essas ogivas são liberadas pelo míssil e se espalham. Dessa forma o ataque sobrecarrega o sistema de defesa e, mesmo que consigam interceptar algumas ogivas, outras fatalmente atingirão o alvo. Há também o fator tamanho: uma ogiva dessas é muito menor do que o míssil e, portanto, mais difícil de rastrear. Outra estratégia é colocar ogivas falsas (decoy) no meio das verdadeiras, não só pra diminuir custos, mas também pra fazer com que o sistema de defesa do inimigo gaste mísseis à toa, atingindo essas ogivas falsas.
Outro ponto que eu acho mais importante são os varios submarinos nucleares que carregam ogivas e ficam com paradeiros desconhecidos. Ai a retaliação é assegurada.
Você esta falando de interceptar o primeiro ataque, o que poderia ser evitado com ataque de saturação como descreveu - como o HAMAS faz disparando centenas de foguetes contra Israel.
O que é diferente do lado atacado detectar o ataque e retaliar imediatamente, mesmo que não tenha meios de interceptar o ataque. As centenas de satélites em orbita são justamente para detectar lançamento de ICBM's.
Faça uma analogia disso com o armamento: se todos estiverem armados, ngm mexe com ngm.
Se o bandido rouba pra comprar drogas, pq não rouba o traficante? Pois ele está armado.
Enéas Carneiro
@@ErichSilva-es9cp sim kk
A falha dessa analogia é que ambas as armas (de fogo e atômica) tem uma diferença de estrago muito grande. Se todos pudessem portar uma arma de fogo, o número de assaltos talvez cairia bastante, mas o número de mortes dentro da família e na vizinhança iria aumentar muito! O mesmo não dá para se aplicar a bombas nucleares, afinal nenhum governante seria burro o bastante para jogar uma bomba no próprio país.
Acredito que ambos tenham desenvolvido muitas estratégias diferentes para lidar com mísseis, como detecção e resposta. Mas tem que manter isso em sigilo para não ser desenvolvido contra medidas. Devem ter investido tanto quanto no desenvolvimento de bombas nessas tecnologias que não são de conhecimento público.
O nivel desse canal ta cada vez mais insano
Não creio que a humanidade seria extinta por uma guerra nuclear, mas é um evento conflituoso que devemos evitar a todo custo, a crise mundial decorrente de uma guerra nuclear em larga escala é absolutamente sem precedentes.
Mas os efeitos A LONGO PRAZO trariam consequências enormes sem precedentes na história.
Mas se caso a humanidade não fosse complementamente extinta, iria nos fazer retroceder milhares de anos e teríamos que viver iguais aos primatas.
Parabéns pelo conteúdo
(5:00) Nash... o prêmio Nobel, Jonh Nash: sua história contada no filme "Uma mente brilhante".
Os vídeos do Loos trazendo teorias poderiam ser enredos para filmes
O maior medo é surgir alguém louco o suficiente e poder suficiente pra dar o primeiro passo, e o complicado é que não é uma ideia impossível.
Cara o canal do pedro é tão bom que até mesmo se vc comentar quase qualquer coisa vc ganha facil facil uns 100 likes KKKKKKKKKK
Na ocasião do 11 de setembro, estava jogando no computador, quando meu pai chegou da rua e me falou q estava acontecendo uma guerra nos USA. Levantei da cadeira do meu quarto sem saber se daria tempo ligar a tv na sala antes q uma bomba atômica caísse em nós e nos matasse instantaneamente. É sério, senti até o tempo passar em câmera lenta. Sensação terrível.
Amo seus vídeos, não perco nenhum.❤
Uma coisa a se considerar tanto nessa teoria como nas objeções a ela, seria pensar sobre a ausência de armas nucleares. Será que, numa possível inexistência ou quase inexistência de poder nuclear, as nações, desde a Segunda Guerra, não já teriam entrado em conflitos bem pesados, a nível mundial mesmo? Será que não seria uma facilidade maior de desencadear conflitos generalizados, sabendo que o inimigo, ou a superpotencia aliada ao inimigo, não teria poder de destruição em massa?
Boa tarde Pedro! Amo seus vídeos... Sempre bom ver outro pedro inteligente kkk 😂
Pedro, obrigado pela informação impecável, cada vídeo é uma avalanche de informações. Só que este é o que mais me assusta, pois a minha ideia de vida é tremendamente abalada e me deixa apreensivo pelas escolhas que outros podem tomar e acabar destruindo tudo nun piscar de olhos... 😢
Com essa qualidade não dá para perder nenhum vídeo ❤
Concordam
O tratado de não proliferação de armas nucleares foi apenas para garantir a continuidade da vantagem de quem já as possuía. O exemplo atual é a Ucrânia que renunciou ao arsenal que possuía e hoje foi invadida pela Rússia que faz ameaças nucleares.
Resumindo: o mundo vive um eterno "o meu é maior que o seu" mas ninguém tem coragem de colocar o pau na mesa pra medir.
Acho que por isso que as armas biológicas são mais perigosas e mais visadas. Não são necessariamente detectadas a tempo. Destrói muito... E o "inimigo" pode não ter como retrucar
é mo brochante, eu nasci em um mundo que pode explodir a qualquer momento com base nas decisões de alguns velhos por ai
Foda kkkkkkk
🤣🤣
Mas... Tem a teoria western. Quem sacar mais rápido e com a melhor pontaria vence, desde que o tiro tenha sido tão certeiro a ponto de neutralizar a capacidade de reação do adversário.
Você sempre trás um conteúdo incrível e inovador, eu amo assistir seus vídeos. ❤
Tem mais um detalhe sobre a destruição mútua assegurada é que hj tbm tem aliança entre países com capacidade nuclear onde na qual se um país sofre o primeiro ataque e supondo q o primeiro ataque seja bem sucedido, o segundo país por meio da aliança assegura o contra ataque de maneira q outros e outros países aliados a outros vai se assegurando como um efeito dominó
Cara, daqui pouco vou querer fazer faculdade de física, só por causa sua. Eu tô amando seus vídeos
deixa de ser fresco
Esse problema de identificar o atacante eu acredito que seja o maior problema da atualidade.
Um grupo terrorista que tivesse acesso à apenas uma arma nuclear (lembrando que já tivemos alguns incidentes de acesso indevido e perdas de armas nucleares), conseguisse colocar com um caminhão no centro de uma grande cidade e detonasse, sem se identificar, causaria um caos mundial
Esse é o primeiro vídeo do canal sobre Teoria dos Jogos ou já tiveram outros? Ficou bem legal!
Esse conceito do MAD, embora não com esse nome, surgiu pela primeira vez em 1861, durante a Guerra de Secessão. Um dentista chamado Richard Gatling inventou a metralhadora mecânica (a manivela) com uma ideia similar em mente. Pensava que seu invento seria capaz de impedir um evento do porte da Guerra de Secessão.
Eu fico pensando se os EUA já não desenvolveram algum tipo de arma mais poderosa que a bomba nuclear (e conseguiram manter segredo). Faria sentido já que eles inventaram as próprias tecnologias nucleares
Melhoraram as maneiras de lançar as ogivas . E os satélites com câmeras de alta resolução conseguem definir melhor os alvos e também observar se está ocorrendo uma preparação de ataque .
Armas baseado no espaço, chamado bastão de deus e mais poderosa e limpa que as armas nucleares
Uma mais poderosa talvez não, mas que com certeza deram um jeito de reduzir seu tamanho das bombas nucleares e aumentar seu poder destrutivo isso com certeza.
Difícil em ,porque se fosse assim acho que eles teriam divulgado exatamente pra mostrar mais poder como a Rússia e China fizeram com os mísseis hipersonicos que também não garantem nada pois o lançamento deles é igual de um míssil norma e pode ser visto pelos EUA .
O problema do brasileiro é ficar vangloriando os eua.
É impressão minha ou a cada dia esse jureg deste canal está com mais cara de louco?
Dr. Eneas sempre teve razão, nações com poder nuclear garantem PAZ.
sérios indícios de que vc saiu do vídeo na metade
@@aheumedivirtoXDmesmo q tds a tivessem, saberiam q o primeiro q usasse condenaria td planeta a ir de vasco. Então o certo eram tds ter
@@alexmarsh4226 então, o próprio Loos falou aqui que essa era a ideia inicial só que, hoje principalmente, tem inúmeras falhas nela que poderiam livrar a nação que inicia a ofensiva de se extinguir junto, possibilitando que algum líder imb3cil se inspire a querer tentar a sorte, então o seguro mesmo seria ninguém ter. Só o fato dessas bombas existirem lá, prontinhas, já oferece o risco de acidentes fatais de escala mundial
@@aheumedivirtoXD sérios indícios de que vc é ateu
@@Gabriel.Levy.Montezuma kkkkkkkkk de onde veio essa?
sem zuera nem ironia, cara, adoro comentários aleatórios da internet kkkkkkkk
Faz vídeo com tua opinião sobre Oppenheimer!! Teu documentário foi sensacional pra me por dentro do contexto do filme antes de assisti-lo
E esperamos que nunca aconteça 👐
n dou 10 anin
Nem, já estamos indo pra vala pouco a pouco, isso só seria uma acelerada, a questão é, em qual geração vai acontecer, já que a grande maioria não tem amor ao futuro de todos, ou nem pensam nisso.
Se acontecer estamos literalmente f*
A real é q o extinto humano busca se auto-destruir.
@@SnøwFall0312 acho que temos um chama para querer sumir da face da terra kkkkkk
11:44 gostei da referência ao Felca
😂👍
Cara, parabéns pelo seu conteúdo informativo de ótima qualidade!
Esses são os países que sabemos. E aqueles que preferem ficar no anonimato por segurança.
"Nunca vi um rato fabricar a sua propria ratoeira" Albert Einstein
Ratos não criam sistemas de sociedades diferentes.
É tipo uma pessoa que deseja que a Coreia do Norte ou a China não tenha armas nucleares, mas não se importa se os EUA tem armas nucleares.
Todos os países deveriam não ter armar nucleares.
@@adenilsonfernandes na verdade ratos criam e têm, mas é bem menos complexa do q a nossa, na verdade todos os animais sociais têm, por isso o nome. hahhaahahaha mas eu persebi o que queres dizer e ya
Para que seja possível a MAD, as principais potências militares têm a chamada tríade nuclear (possuir meios de lançar ataques partindo de terra, mar e do ar). É essa capacidade que praticamente torna impossível um pais atacante conseguir se resguardar de um contra ataque, pois mesmo que destruam completamente cada cm² do território do atacado, ainda haverão submarinos espalhados pelo mundo capazes de retaliar um ataque!
Como é que pode? Este animal conhecido, como homem, ser tão criativo e ao mesmo tempo tão selvagem?
veja por vc mesmo e terá a resposta, afinal, vc não é diferente.
@@pablo-kx3to Exato. É tanto gente comentando na internet como se fosse ETs, fora do jogo.
O problema as vezes acontece quando não nos consideramos, também, como *animais* racionais
@@ajinacios É meio que uma atitude alienígena em tentar ter o _controle_ da terra! Kkkkkkkkkkk
Duas coisas ganância e poder
@pedroloos eu sempre acreditei que o conceito de Dead Man Switch foi o que motivou o desenvolvimento das IAs.
Se somarmos isso com a Lei de Murphy, temos um grande problema, pois, "se algo pode dar errado, vai dar errado". Ou, como uma versão dessa Lei que eu prefiro, "se houver tempo e eventos suficientes, algo que pode dar errado vai dar errado."
O ser humano já provou que é capaz de coisas horríveis e é só questão de tempo, se nada for feito a respeito, até que surja alguém louco o suficiente pra usar esse poder de destruição.
Excelente documento! Parabéns pelo trabalho de altíssimo nível, e também muito acessível!
Kurt Cobain, seus vídeos são incríveis!
Tava esperando ele cantar mas ganhei cultura de outra forma
@@leopereira5125 então
Faltou o fator "Adeus atmosfera" !! Queimar a atmosfera, e jogar material radioativo para todos os lados tbm assegura a Destruição Assugurada.
Conteúdo com qualidade sempre!
Vídeo tão interessante quanto assustador em seu conteúdo.
8:55- engraçado, isso me lembrou a história do jogo Fallout. A China e os EUA vivem numa constante tensão de iminência de uma guerra nuclear, e ao lado de fora disso tudo se encontra a Vaultec, uma empresa particular que explora isso ao oferecer aow cidadãos do planeta que comprem/financiem para a posteridade seus bunkers anti-nucleares.
Eventualmente a guerra que era fria entre as duas nações se torna quente, e nenhuma das duas reivindica o primeira ataque. É um mistério até os dias de hj, mas... Suspeita -se que o autor tenha sido a Vaultec.
Engraçado que msm sem pesquisar nada eu sempre tive em minha mente de que se um país atacar o outro, com certeza teria algum tipo de contra ataque que seria acionado se caso algo acontecesse com o país atacado.. Muito interessante ficar pensando sobre isso, curti demais o conteúdo
ocorrer um atack nuclear, seria ocasionado provavelmente por alguem mentalmente louco achando que destruir uma parte do planeta e milhoes de vidas humanas e biologicas é algo aceitavel, nao é impossivel que aconteca mas né.
A matéria é muito bacana. Esse trítono inviabiliza assisti-la.
Essa questão de detecção do ataque inimigo é um tema interessante e pouco explorado em vídeos, vide a Batalha de Los Angeles (Lemmino tem um vídeo bem maneiro sobre esse caso)
Cara, vendo o vídeo: Empuxo e o Princípio de Arquimedes, fiquei com uma dúvida.
Pergunta sincera, baseada no volume da água aumentar quando colocamos um objeto lá dentro: Se pensarmos na quantidade DE TUDO que nós colocamos no mar PROPOSITALMENTE (Submarinos, navios funcionais e naufragados, lixos, combustível que aviões jogam no mar e etc) ou até mesmo coisas naturais, como uma nova baleia, tubarões ou milhares de peixes, não seria possível que o mar subisse o nível? Desconsiderando as geleiras.
Ainda bem que Alexandre de Moraes não tem armas nucleares.