Como utilizar o GATLING no JAVA? Veja como executar teste de carga com o plugin do MAVEN

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 6

  • @andersonmendes-p5l
    @andersonmendes-p5l 4 місяці тому +1

    Boa noite mano, to chegando atraves desse video, queria saber como funciona teste de carraga com GATLING, vo ta acompanhando vc

  • @giandemanincor
    @giandemanincor 10 місяців тому +1

    Dúvida: Caso eu queira testar uma Controller de uma aplicação Spring eu preciso estar com o projeto rodando local ou o plugin starta o projeto automaticamente?

    • @Devertelo
      @Devertelo  9 місяців тому

      Não verifiquei se tem a possibilidade de executar o plugin e aplicação com apenas um comando. Pode ser que exista essa possibilidade. Mas no exemplo do vídeo eu executei a aplicação para depois executar o plugin do Gatling.

  • @petroniobonavides3530
    @petroniobonavides3530 Рік тому +1

    Mestre Devertelo
    A) Pensa comigo uma coisa... Me ajuda a entender...
    B) Estou fazendo essa pergunta, para varios JAva Influencers do YT...
    C) E o seguinte:
    - Se mock's/Mackito permite a "manipulacao do resultado", ou seja, eu dou o resultado que eu quiser.
    Qual o valor de um TESTE, onde eu eu defino o "resultado que eu quero"???? (manipulacao do resultado)
    Por exemplo:
    O metodo retorna uma String..... No mock, eu determino que o resultado sera 22.22 (uma Double)... E o Mock "me da o resultado de 22.22". Para que serve um teste desses? Onde ao inves de ele me dar o resultado REAL, ele me da um resulta "maquiado"???

    • @Devertelo
      @Devertelo  Рік тому +1

      O objetivo do teste unitário é testar justamente a menor unidade do seu código. Só que quando você tem dependencias externas no trecho de código que você está testando, você tem que criar um mock pra aquela dependência para que consiga executar o teste da sua função.
      Por exemplo: tenho um método que faz o calculo do retorno de um investimento de acordo com a entrada (valor investido), mas para fazer esse calculo eu tenho que buscar qual o valor da taxa no banco ou em outro serviço (dependencia externa). Eu vou realizar o mock dessa consulta da taxa e dado o valor que eu "mockei" eu configuro o que o teste deveria retornar.
      O teste é justamente para vc certificar que dado aquela entrada x, sua função vai retornar y. Garantindo que caso tenha alguma alteração no seu código que afete sua regra, o teste que vc escreveu irá falhar, garantindo assim a integridade do seu código.
      Depois vou tentar gravar um vídeo abordando testes unitários para tentar explicar na prática.

    • @vinipostagem
      @vinipostagem 11 місяців тому +2

      Vamos supor que você tem um service, que busca uma lista de usuários, percorre por eles e em cada um você consulta uma API para verificar qualquer coisa, como por exemplo, seu saldo.
      Se você for fazer o teste do seu service, você vai fazer teste daquilo que escreveu, das regras de negócio que implementou, não tem pq testar algo externo, que não faz parte daquela regra.
      Nesse caso, você pode mockar essa chamada de API externa para que ela retorne um valor fixo, e testar o service que foi desenvolvido.
      “Ah mas eu quero testar essa chamada”, nesse caso, crie um teste específico pra isso.
      Utilizei o exemplo de uma API, mas poderia ser por exemplo o próprio DB. Faz sentido aquilo ser testado nesse teste específico? Seu resultado de valor vai interferir? Então mocke.