Sustentabilidade nas profissões: Design
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Como um designer de produto pode trabalhar a sustentabilidade? Há espaço nas empresas para o designer de processos?
Tem e-book novo!! Download gratuito: goo.gl/ys69wq
Inscreva-se no canal: goo.gl/ZsYj4f
Acompanhe o Sustentaí nas redes sociais:
Facebook: / sustentai
Instagram: / sustentai
Twitter: / sustentavell
O 4º volume do e-book "Panorama da Sustentabilidade" está no ar. Baixe gratuitamente: www.sustentai.c...
Quer saber sobre sustentabilidade e inovação nas empresas? Acesse: www.sustentabil...
Quer falar com a gente? contato@sustentai.com
Entre em contato para palestras, eventos e cursos de inovação e sustentabilidade!
Gostou do vídeo? Curta, compartilha e assine o canal pra não perder as novidades que vêm por ai!
O Sustentaí tem como missão mudar o mundo por meio da democratização do conhecimento da sustentabilidade e da educação para a sustentabilidade. E queremos fazer isso de uma forma divertida. Porque entendemos que ninguém precisa ser expert em sustentabilidade para fazer o que é certo.
Transcrição do vídeo:
Quando se fala da profissão de designer, é preciso ter a mente bem aberta porque ela é muito mais do que aquilo que a gente que só sabe desenhar boneco palitinho com cabeça desproporcional, acha que pode ser.
Tem design de serviços, design de processos, design estratégico, design thinking. E isso tudo tem muito a ver com sustentabilidade.
Meu nome é Julianna e eu apresento o Sustentaí
Entra a vinheta.
Uma das vertentes mais fortes do design é o ecodesign. É você projetar algum produto pensando na sustentabilidade desde o momento da concepção, dos materiais escolhidos, do desenho que vai consumir menos material, do uso daquele produto, do que ele vai ser depois de descartado.
Esse é o chamado design de ciclo fechado, ele tá dentro da economia circular e tá mais dentro ainda da chamada sexta onda de inovação. Só que vamos pensar aqui: todo designer de produto não teria de ser um ecodesigner?
Pois é.
A verdade é que não precisa ter uma área específica para tratar de ecodesign. Isso tem de ser obrigatório na formação de todo profissional de produto.
E esse princípio do ecodesign pode ser aplicado a todas as subáreas do design. Produto, comunicação visual, design de moda, design de game. Mas design não é só isso.
No início do vídeo, a Juju falou de design estratégico. Mas o que é isso? É uma abordagem do design voltada para elaboração de estratégias dentro de uma organização. Ele pode ser aplicado à inovação, ao marketing, à gestão, à modelagem de negócios...
Aí eu pergunto podemos fazer uma abordagem de design estratégico + sustentabilidade?
Todos respondem: Sim, podemos!
Ai, quando a gente põe em prática o design estratégico em conjunto com a sustentabilidade, ele facilita a gestão sustentável, a inovação sustentável, o marketing sustentável.
Vamos abrir a mente. Uma pessoa que trabalha dentro de uma empresa com o cargo de analista ou gerente de processos, por exemplo. O que ela faz? Ela mapeia, ela desenha, ela testa, ela valida processos. Ela desenha processos.
Apesar de não ser comum, um profissional de designer pode ser um analista de processos. E aí, meu querido, quem estiver nesse cargo está no suprassumo da sustentabilidade. Porque tem todas as condições de desenhar o processo que for, de maneira sustentável. Não é lindo?