@@flaviobatalha5240 A trindade é muito clara na Bíblia, basta ver quantas vezes Jesus e o Espírito Santo são chamados de YHWH pelos escritores do NT quando citavam textos do AT (claramente identificando ambos como o Deus do AT). Eu mostrei alguns desses textos no meu debate com o Atafona: ua-cam.com/video/7-cPQ2B8vs0/v-deo.html&t
@@flaviobatalha5240 Eu não sou formado em direito e não sei nada da área, mas até onde eu sei, isso não é crime neste contexto (apesar de que se for provado que você reagiu mais do que o "necessário", dando vários tiros por exemplo, você pode ser incriminado, já vi casos assim).
Fique sabendo através de um ex ateu , ele afirma que os neos-ateistas sao financiados para para destruir o cristianismo, (missão) impossivel.mas estao muito ativos,querem destruir a era de peixe..substituir com o ateismo.😂😂😂😂
Acredito ser preciso desmascarar os neos-ateistas, sso muitos atuando para destruir o cristianismo, a Igreja precisz reagir, mas os crentes viraram bolsonaristas...
Não há provas da existência de Platão, não há provas da existência de Arquimedes. No entanto, ninguém questiona. Só questionam a existência de personagens bíblicos.
A lógica é o inimigo de todo ateu. O ateu pode ser um gênio, mas quando fala sobre o que crê ( afinal, evolução, Big Bang e tudo isso não passa de crença ), vira um completo jumento. Fora que todo ateu não é sábio. Se fosse sábio não seria ateu.
Verdade, já vi críticos do cristianismo com uma aparente lógica no que defendiam mas essa moça nem "aparente lógica" você ver que ela não tem. Se Banzoli for debater com ela vai vencer ela de "letra" coitada.😅 Acho que ela nem se quer aceitaria um debate.
pro ateu, escritos sobre Socrates, Platão e Aristóteles, que vieram 300 anos OU 200 anos(no mínimo) sobre as duas existências, é válido! Já o novo Testamento, TODO escrito no século I, não vale! Essa é a lógica deles
@@kraftmorrisonmesma lógica do Islam, os caras metem essa de que estão certos sobre Jesus com um livro vindo de tradição oral 600 anos depois de Cristo ...
Simples e avassalador ao mesmo tempo. Trabalho brilhante, Lucas. Adorei que você agora está indo por este caminho de refutar as teses rasas do Ateísmo e da Teologia Liberal. Fica na paz!
Aquele que estás Assentado no Trono e ao Cordeiro realize em nós através do Seu maravilhoso Espírito Santo sua obra tremenda e grandiosa!!! De sermos filhos obediente e sujeito a vontade Soberana do Pai Celestial!!!
Estou vendo e vou ver os últimos vídeos que postou Lucas. Só queria agradecer por refutar a Juliana, que é um pouco mais difícil de refutar que ateus como Antônio Miranda, por exigir uma análise mais profunda e conhecimento histórico. No mais, muito obrigado e que Deus continue abençoando seu trabalho apologético!
Vlw, Pedro! No caso desse vídeo específico nem foi preciso muito trabalho, apesar de que quanto maior a conspiração, maior a dificuldade em refutar a conspiração (não porque a conspiração seja sólida, mas porque tem tantos devaneios que leva um certo tempo pra desmembrar tudo).
Essa infeliz aí foi dizer que não houve perseguição cristã ordenado por Nero e nem de outros imperadores romanos, foi até um vídeo dela no ano passado e ainda perguntei se ela tinha como me trazer Fontes primárias sobre isso aí que ela estava afirmando, mas a infeliz até agora não me respondeu nada.
Pra eles é difícil sim, eles tem tanto ódio à Bíblia que ler esse documento deve ser a coisa mais árdua do mundo pra eles, mal consigo imaginar o sofrimento... é mais fácil seguir o método David Ribeiro: leia um milhão de livros de "filósofos" criticando a Bíblia, mas não leia a Bíblia, e diga que a Bíblia é um livro "abominável".
Qual Bíblia? Ela não é única, amore. Existem vários tipos de Bíblias com livros que foram aceitos e não aceitos. Vamos discutir evidÊncias e não teologia?
Boa tarde, Lucas! Mais um vídeo brabíssimo estompando essas pessoas que passa a vida toda tentando refutar a Bíblia, procurando um errinho pra descartar... 😅🤣👍 É engraçado que ninguém questiona nenhum outro livro antigo, mas quando é a Bíblia aí eles ficam procurando erro a onde não tem. OBS: Por que será que os ateus tem tanta raivinha de cristão? Nosso Deus nem existe mesmo... A verdade incomoda e muito! Pra mim os seus vídeos relacionado a apologética é os melhores! Uma série relacionado a crítica textual e Arqueologia Bíblica seria fantástico! Abs, Lucas.
Vlw, Douglas! Eu pretendo escrever um livro sobre isso ("As Provas da Veracidade da Bíblia", é um título que eu tenho em mente há muito tempo), assim vai dar pra organizar melhor as ideias que aparecem de forma esparsa nos vídeos. E é incrível mesmo que eles procurem pêlo em ovo com uma lupa na hora de "interpretar" a Bíblia, mas não fazem isso com nenhum outro livro antigo. Isso acontece porque eles claramente já vão mal-intencionados, na intenção expressa de encontrar "erros" na Bíblia, aí como não encontram nada minimamente relevante são obrigados a dar essas cambalhotas aí pra encontrar os tais "erros".
O porquê eles odiarem tanto as religiãos em especial o cristianismo, creio que seja porque o cristianismo "é uma pedra no sapato" para a criação de ideologias( aparentemente boa parte de ateus defendem tais ideologias) de cunho esquerdistas, o Marx já dizia que "a religião é o ópio do povo". Então eles tentam minar a fé cristã tentando refutar os fundamentos da fé cristã numa tentativa de "naufragar" a fé de muitos, isso é uma espécie de estratégia. A estratégia do uso da violência em países ditatoriais comunistas hostis a religião em especial ao cristianismo falhou então o diabo tenta usar outra estratégia, satirizando o cristianismo, tentando refutar as bases do cristianismo ou infiltrando heresias no cristianismo tais como, teologia da prosperidade, liberalismo e tantas outras. É um verdadeiro conflito espiritual que vivemos atualmente.
Nao entendeu! Que ela esta falando de quando saulo era persseguidor, depois ele volta para Jerusalém como Paulo! Kkkk Parabéns que DEUS continue te usando de uma forma muito especial!
Teve uma parte do vídeo que ela falou que existem QUATRO PAULOS na Bíblia (não é brincadeira!), um era o "Paulo histórico" das sete cartas que ela escolheu a dedo como sendo de Paulo mesmo, outro é o Paulo "semi-histórico" de duas cartas que ele supostamente não escreveu mas foram escritas por "comunidades paulinas" que refletem o pensamento dele, outro é o Paulo das cartas não-paulinas que são pura falsificação e o outro é o "Paulo herói mitológico" do livro de Atos, é Paulo que não acaba mais! Deve ser por isso que ela tomou uma "paulada", é muito Paulo por aí...
@@LucasBanzoli brother, dá mais trabalho a narrativa dela ter acontecido de fato do que o relato bíblico kkkkk... É como Chesterton disse: "o cético lança descrédito sobre histórias sobrenaturais com algum fundamento para contar histórias naturais sem fundamento algum".
@@jolly_roger519 Exato, eles se esforçam tanto pra contradizer os relatos bíblicos que o que sobra no final é um Frankenstein que nem eles mesmos entendem direito e que demanda uma incrível imaginação pra conceber a ideia...
Lucas você tem refutação do vídeo da Juliana Cavalcanti "CORPO ROUBADO OU RESSURREIÇÃO? | As suspeitas judaicas sobre a ressurreição e o relato dos guardas"?
Essa é uma das muitas teorias que os céticos criaram para desacreditarem na ressureição de Cristo, já inventaram que ele tinha um irmão gêmeo que teria supostamente se passado por ele, outros afirmaram que Jesus apenas sofreu um coma ou seja quando botaram o corpo dele na tumba ele estaria supostamente vivo, já disseram que os apostolos adicionaram e supostamente teria visto Jesus em alucinação ou afirmaram que os apostolos teriam ido a tumba errada. Nenhuma dessas teoria tem lógica, chega a ser ridículo tudo para não admitir que Cristo ressuscitou.
7:40 CORREÇÃO: Espanha de hoje não é a Hispânia de Paulo. Visto que o país Espanha não existia ainda. -Hispânia (em latim Hispania) foi o nome dado a toda a Península Ibérica (atuais Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena parte a sul da França) durante a Roma Antiga. A conquista romana da Península foi iniciada em 218 a.C. em Ampúrias e concluída quase 200 anos depois, com as guerras Cantábricas.
@@canaldogordinhonfl3809 Esse é o sonho de qualquer jogador, infelizmente a diretoria cruzmaltina achou que o Messi não tinha nível pra vestir a camisa do Gigante da Colina e ele acabou indo pra Miami...
Vou sim, mas vou alternar também com reacts sobre outros assuntos, eu tenho focado mais no ateísmo/liberalismo ultimamente porque tinha pouco conteúdo sobre isso no meu canal e por causa das tretas e debates recentes com ateus, agora que já ultrapassou os outros temas na playlist eu vou voltar a dar mais atenção aos outros temas mas sem deixar de refutar eles também, só vou alternar mais.
Judas 1:3 3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Combatendo o bom combate e preservando a fé contra esses inimigos da cruz Cristo.
Sabe Luquinhas, acho está estratégia muito inteligente, se todos os seus opositores começarem a usa-la, vai ser muito bom para eles. Eles não vão citar mais você, você não vai citar mais eles, e assim eles podem soltar vários tipos de desinformação sem você poder refutalos.
@@LucasBanzoli Lucas acho que esse não é o caminho pois eles vivem fazendo vídeos, dizendo que refutou os outros Antonio miranda é mestre nisso Faça a refutação sem zoar ,mas acho que.bao dizer o nome aí já é d+ Eles estão com medo de perder inscritos.
@@aslam6899 A zoação faz parte, algumas coisas são tão absurdas que é simplesmente impossível não zoar, não dá nem pra controlar o riso. Isso é diferente de usar palavreado de baixo calão ou caluniar (imputar crime a alguém), coisa que eu nunca fiz nem faria.
@@LucasBanzoli Se puder faça um react do podcast onde o Antônio foi com o Sabino Nos 3 irmãos Ele.disse.sobre variante textual em isaias sobre Deus criar o mal !! Abcs Ele falou sob
O Atos de Paulo e Tecla, embora seja bastante interessante, não tem nem de longe a mesma riqueza de informações geográficas, históricas e culturais do que o livro de Atos dos Apóstolos. É uma comparação superficial, aliás, como é quase toda a metodologia que ela seque, que é a metodologia das religiões comparadas, onde ela tenta traçar paralelos entre as religiões de mistério e o cristianismo primitivo. Sendo que existem mais paralelos entre os essênios e os cristãos do que entre cristãos e mitraístas, por exemplo.
É verdade, eu poderia ter destacado isso no vídeo, a imensa discrepância entre o Atos bíblico e os "Atos" apócrifos, qualquer um que leia os Atos apócrifos vai achar loucura total colocar o Atos bíblico na mesma prateleira deles. Esse Atos de Paulo e Tecla por exemplo, embora não seja dividido por capítulos, tem mais ou menos o equivalente a uns 3 ou 4 capítulos, dá pra terminar de ler facilmente em uns 10 minutos, o livro começa meio de supetão, já começa com Paulo viajando a Icônio sem apresentar o personagem nem o contexto maior (presumindo que a história já era conhecida do público, justamente por conta do Atos bíblico), toda a história é como se fosse um parêntesis dentro de Atos dos Apóstolos, só que com muitíssimo menos riqueza de detalhes históricos, geográficos e etc. E termina com o martírio de Paulo e de Tecla (que é a personagem principal), que é como qualquer livro de "herói" terminaria, diferente do Atos bíblico que termina abruptamente com Paulo ainda vivo (e ela ainda diz que Atos é um livro "romanceado" que apresenta Paulo como um herói...).
@@LucasBanzoliA tentativa da Juliana Cavalcanti de igualar o Atos de Paulo e Tecla com o Atos dos Apóstolos é parecida com a estratégia de alguns ateus de igualar os mitos mesopotâmicos, por exemplo, com o relato de Gênesis. Mas quando lemos o relato de Gênesis e o comparamos com esses mitos pagãos, vemos uma diferença abismal entre um e outro, até mesmo na linguagem. O mesmo ocorre entre os evangelhos canônicos e os evangelhos gnósticos. O primeiro está cheio de detalhes históricos, geográficos e coisas afins; tem uma linguagem simples, sem muitos retoques, e uma teologia bem judaica, compatível com o contexto judaico-palestino do Jesus histórico (utilizando a linguagem da Juliana). Enquanto os evangelhos gnósticos não tem nada disso.
@@DeboraSantosAraujo Pois é, imagine se os evangelhos canônicos dissessem que Jesus quando criança matava outras crianças que esbarravam nele sem querer, ou que "é necessário que as mulheres se tornem macho para entrar no Reino dos céus", ou que os anjos que saíram do sepulcro após a ressurreição de Jesus eram gigantes cuja cabeça ultrapassava o céu acompanhados por uma cruz voadora, dentre tantas outras aberrações que lemos nos evangelhos apócrifos. A teologia liberal só sobrevive na base da ignorância, se as pessoas tivessem o hábito de ler não só a Bíblia (que já não leem) mas os outros documentos da época veriam como é completamente estúpido igualar a Bíblia a esses outros livros, até no estilo da escrita não tem nem comparação. Enquanto tem uns bobos aí que dizem que a Bíblia é um "mito" por causa de Enuma Elish, a Epopeia de Gilgamesh, os Atos e os evangelhos apócrifos, a minha fé só se fortaleceu ao ler esses livros, pois fica ainda mais claro pelo contraste como a Bíblia é mesmo inspirada.
Acho engraçado como que para alguns acadêmicos a tradição oral não tem nenhum peso no tocante a historicidade/existência de alguém: se formos levar essa argumentação a serio, nenhum personagem da antiguidade existiria. Fazem uma salada mista em nome da "verdadeira ciência'', todavia, qualquer pessoa que sabe o mínimo de lógica e historia da risada de tudo isso. Sou licenciado em letras e história, porém sou humilde em relação a certos temas que alguns "doutores" enchem a boca para afirmar isso ou aquilo com certo grau de autoridade.
Talvez ela diga que as passagens das "cartas autênticas" que mostram Paulo fazendo milagres e viajando, sejam interpolações posteriores dos cristãos ortodoxos malvadões para "harmonizar" Atos com as cartas "verdadeiramente" paulinas. Quando os historiadores e teólogos liberais tem a sua montanha de especulações contra a Bíblia desfeitas pela própria - inclusive das partes que eles consideram autênticas- eles apelam para essa chamada de socorro.
Eu aposto que quem está por detrás de tudo isso é aquele redator do AT que deu uma disfarçada nos sacrifícios a Yahweh colocando "Moloque" nos textos e que ocultou a "esposa de Deus" (a "Asenátel") da Bíblia (já fica a dica: onde tem um problema, tudo se resolve num passe de mágica, basta inventar a figura de um "redator" e jogar pra cima dele todos os problemas da sua teoria). E pensar que tem gente que passa anos e anos cursando teologia pra virar um teórico da conspiração, a única matéria que deve existir na grade curricular dessas faculdades liberais é Conspiracionismo, onde ensinam mil e uma formas diferentes de harmonizar qualquer elucubração que surja da mente de um perturbado...
Siim, é patético. Selecionam a dedo o que é "autêntico" e o que é "interpolação". E o critério para interpolação muitas vezes aparece em passagens que possuem algo mais "sobrenatural". Já que partem do pressuposto de que Deus não existe, então só pode ser falso, interpolado, mitológico, forçado pelos malvadões, etc. Tudo que possa corroborar contra as suposições deles é "interpolado". Por mais mirabolante que seja a explicação, desde alucinação coletiva, José trocando o corpo de Jesus de lugar, as mulheres errando o túmulo por talvez estar escuro, a Paulo caindo de um suposto cavalo e batendo a cabeça; e por mais carente que seja de fontes históricas próximas da época, tudo vale para eles, menos Deus existir. Isso já é possibilidade excluída de cara. Então ficam sem ter para onde ir, e precisam inventar teoria da conspiração, fazer aquele revisionismo histórico usando fontes de muitos séculos depois da época, datar tudo de forma mais tardia possível, etc. Desculpe, mas 4 Paulos é de lascar..
@@crz2366 Faltou aquela lá do "irmão gêmeo" de Jesus que ninguém conhecia e apareceu aos discípulos após o terceiro dia pra se passar por Jesus 🤣🤣🤣. E pensar que quem propôs isso é o mesmo estudioso que a Juliana cita no vídeo dela pra fundamentar sua teoria de que apenas sete cartas de Paulo são autênticas, como confiar em alguém que faz malabarismo nesse nível pra negar a ressurreição? É literalmente um "vale tudo" pra desacreditar a Bíblia: as teorias mais absurdas são bem-vindas, desde que tenham por fim negar o que a Bíblia diz.
Eu lembro de um vídeo dessa infeliz afirmando que não houve perseguição cristã nenhuma, e o império percguiu ninguém e nem os outros imperadores romanos perguntei a ela nesse vídeo aí foi até no ano passado se ela tinha condição de me trazer as fontes primárias sobre isso aí ou algum documento histórico afirmando o que ela tava jogando no ventilador. Não sei se ela visualizou pois até agora não me trouxe nada. Ela como se diz historiadora ou doutora em história sela afirma ser isso ela tá agindo como uma patética pseudo historiadora. Isso sim 😂😂😂
O interessante é que essas pessoas querem expor as suas ideias heréticas, mas quando são refutadas não somente ficam irritadas como também movem processos judiciais.
Lucas tem alguma refutação tua sobre o video da Juliana Cavalcanti "CORPO ROUBADO OU RESSURREIÇÃO? | As suspeitas judaicas sobre a ressurreição e o relato dos guardas" ??
muito bom o seu canal conhecido por algum templo por conta de um amigo meus mesmo eu não concordando com algumas coisas vejo que vc ta em busca da verdade continue assim irmão Deus abençoe
Acabei de ver um agnóstico deísta dizendo: não há provas empíricas da religião cristã. *Um cristão mostrando essas provas empíricas* Todas as religiões tem também. Eu:🤨
Cara, eu sinceramente não aguento mais. De onde é que esse pessoal tira essas idéias, gostaria de saber onde é a "casa das idéias" desse pessoal aí. Não dá mano, não dá kkk já é consenso academicamente, mas mesmo assim a pessoa não aceita
Um padrão de metodologia "científico" desse especialistas de UA-cam é a troca do essencial pelo acessório. É vergonhoso o tratamento enviesado que dão aos documentos cristãos. Parabéns pela refutação.
"Merece confiança o Antigo Testamento?" (Gleason Archer Jr), "Escavando a Verdade" (Rodrigo Silva), "Arqueologia Bíblica" (Randall Price), "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e 'Contradições' da Bíblia" (Norman Geisler e Thomas Howe), "Não tenho fé suficiente para ser ateu" (Norman Geisler e Frank Turek), "Por que Jesus é diferente" (Ravi Zacharias) e todos os documentários da série "Patterns of Evidence".
@@vgccarius Ah, tem também o "Introdução aos escritos do Novo Testamento", de Erich Mauerhofer (não sei como eu me esqueci dele, é o mais importante em se tratando de NT).
Eu lembro que eu questionei um vídeo dela no ano passado, apenas perguntando se ela tinha como me trazer alguma fonte concreta, primária e ou secundária, se não me engano meu comentário foi excluído. 😂😂😂😂
Conheci o canal hoje e ja estou seguindo. Esses ditos estudiosos da Bíblia sao uma vergonha e distorcem argumentos para se alinhar a seus vieses da confirmação.
Excelente Vídeo, toma mais um inscrito, como dica seria interessante fazer um vídeo refutando a alegação: Paulo não era discípulo de Cristo, e as possíveis contradições que os que alega tais coisas tiram do contexto para considerar Paulo um agente romano infiltrado que tentou corromper o cristianismo, pregar um evangelho contrário de Cristo e ser contra a Lei e etc.
Obrigado pelas recomendações (e pela inscrição), de fato tem uma infinidade de vídeos relacionados a esse assunto para refutar, é conspiracionismo que não acaba mais... um dia se Deus quiser eu falo sobre isso tudo.
Ótimo video Lucas 🙏😎, mas queria perguntar como sabemos que as cartas dos pais da igreja mais primitivos como Inácio, Clemente e Policarpo,Didaqué são do início do segundo século?
Na verdade há muitas evidências de que a carta de Clemente seja até anterior a 70 d.C, o Wesley @theologoumena pode explicar isso melhor pra você (ele me deu uma verdadeira aula sobre esse assunto outro dia), mas em se tratando dos Pais da Igreja nós temos a data aproximada em que eles viveram e o ano da morte de muitos deles, que é uma data limite para a escrita do livro (a não ser que ele tenha psicografado na mesa branca). Por exemplo, sabemos que Inácio morreu entre 98 e 107 d.C e pelo tom das cartas dele ele escreveu já próximo da morte, então deve ter escrito em torno dessa época. Há vários detalhes históricos, linguísticos e filológicos que também são levados em consideração, bem como o testemunho dos seus pares (por exemplo, se outros Pais da Igreja da época conheciam o seu escrito ou a sua pessoa, e assim por diante). No caso de Clemente, por exemplo, ele escreve como se o templo ainda estivesse de pé, mas mostra conhecimento das mortes de Pedro e Paulo, então deve ter escrito em algum momento entre 67 e 70 d.C.
@@LucasBanzoli Tem alguma live sobre esse assunto Lucas? Se não tiver gostaria de lhe sugerir uma live sobre a patrística e em especial sobre o tema da pergunta do irmão do comentário, sobre a autenticidades dos escritos dos pais da Igreja.
Banzoli, pra vc no seu ponto de vista de interpretação teológica, o que exatamente quer dizer o versículo de Salmos 91:7 "Mil cairão de um lado, dez mil a tua direita"???
Significa que quando Deus quer proteger um servo dEle, pode acontecer o que for que ele não será atingido (o que não significa que Deus queira necessariamente sempre proteger, às vezes Ele tem suas razões para permitir certos males, como com Jó).
O pior de tudo, é que ela diz, ter pós doutorado! Só não sei dizer, sobre quem foi o louco que a deu esse titulo! O argumento dela é tão pífio, que consiste em desmerecer a Bíblia para poder criticá-la. Assim, é muito fácil!
É engraçado que ela desmerece o trabalho do Rodrigo Silva que tem pós-doc em arqueologia mas se gaba do seu pós-doc pra posar de "autoridade" sobre os temas que ela fala (mesmo que seja tudo puro negacionismo). Infelizmente como existem muitos liberais que nem ela, não é difícil nos dias de hoje alguém com visões tão destoantes da realidade conseguir diploma, porque são conspiracionistas julgando o trabalho de outros conspiracionistas, onde o critério é quanto mais conspiracionismo melhor.
Os católicos, Lucas se utilizam dos textos de Êx 3:4-5, MT 5:25-26, ICO 3:14-15, HB 12:29, para embasar a doutrina falsa do purgatório... você poderia através de cada texto específico elucidar o contexto?
"O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele. Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa" (Êxodo 3:4-5) Você tem certeza que citou o texto certo? "Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo" (Mateus 5:25-26) Esse texto fala da temporalidade dos castigos no "inferno", não tem nada a ver com o purgatório (eu falo muito sobre isso no meu livro "A Lenda da Imortalidade da Alma"). "Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1 Coríntios 3:14-15) O texto não diz que "é salvo passando pelo fogo", mas "COMO pelo fogo", ou seja, trata-se de uma analogia, é o mesmo que alguém dissesse que será "salvo por um triz" ou "salvo pelo gongo", o sentido é que será salvo por pouco (não está falando de fogo literal). Ademais, o entendimento da maioria dos teólogos católicos modernos é que o purgatório não é um lugar de fogo como imaginado na Idade Média (muitos não acreditam sequer que seja um lugar, e sim um "estado de espírito"), então não faz mais qualquer sentido usar um texto como esse nos dias de hoje. "Porque o nosso Deus é um fogo consumidor" (Hebreus 12:29) kkkkkkkkkkk vou nem comentar, vai que é doença. Esses caras devem ter feito o "curso Dave Armstrong de interpretação da Bíblia", não é possível... se o fogo é CONSUMIDOR, como o cidadão continua vivo pra começo de conversa, pra sair dali vivinho da silva direto pro céu? 😂
@@LucasBanzoliobrigado pelos esclarecimentos. essa teologia do purgatório do catolicismo é uma lástima mesmo e essa de Hebreus 12:29 é bizarro é pra acabar de rir desses ridículos apologetas papista.
Uma das características da redes sociais é o atendimento ao que chamamos de "viés de confirmacão". Sabemos que há um grande grupo da população que tem uma resistência muito grande a acreditar na narrativa bíblica. Assim, determinados indivíduos produzem conteúdo para atender a essa parte da população. Como o grupo já está predisposto a aceitar esses argumentos contrarios à Bíblia, a análise por esse grupo da qualidade dos argumentos colocados será bastante deficiente, por isso a grande aceitação dos argumentos. A própria Bíblia discute essa situação, "O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos". Pv. 14:15. Assim, achando-se inteligentes tornam-se iludidos.
Lucas seria interessante vc melhorar o áudio dos seus vídeos, talvez investir em um microfone, diante da qualidade dos seus vídeos acredito que seria muito bom! Deus abençoe!
O microfone é bom, o problema é que eu coloco ele um pouco longe da boca porque o local onde ele é fixado na mesa fica relativamente distante, eu vou tentar um jeito de aproximar, assim vai ficar melhor.
Muito Bom os seus vídeos Lucas. Que Deus continue te usando e te dando muita sabedoria e conhecimento. Vou deixar aqui um ateu para voce refutar. Depois voce pesquisa o canal detetive da fé, é outro canal ateu que merece ser refutado 😂
Vlw, Miqueas! Eu dei uma pesquisada aqui sobre esse canal e notei que é um canal relativamente pequeno, em casos assim eu prefiro não falar nada pra não dar ibope pra eles, quando o canal é pequeno tudo o que eles querem é que alguém fale deles pra eles ganharem mais notoriedade, acaba sendo contraprodutivo, é melhor focar nos canais grandões que todo mundo já conhece e não tem como evitar.
@@miqueasfrancisco5802 Tem vários na lista, ele é um deles (me mandaram vários cortes daquele podcast recente que ele fez com o Miranda, tem muita coisa "boa" pra refutar lá).
Isso tudo se resume em um único ponto, eu sei, vc sabe e todos os cristãos sabem: Isso na verdade se trata dos inimigos da fé de quem a biblia tanto fala, são pessoas que odeiam a Deus e a tudo ligado a ele e que o representa.
O Fábio Sabinada, disse coisas absurdas sobre a Trindade. Chamou Deus de mentiroso Jesus de salafrário José pai adotivo de Jesus, nem vou pronunciar o que ele falou , Espírito Santo de adúltero Paulo de afeminado Daniel de gay Bíblia gibibila. Uma blasfêmia 😢
lucas estes ateus manipulam as informaçoes tirando o texto do contexto pra criar pretexto mas vendo os seus videos percebi que voce refuta eles com bom argumentos continue assim lucas banzoli e like na certa
Atualmente estou frequentando uma AD, mas como sempre faço questão de ressaltar, tenho um pensamento teológico que sempre foi independente de denominações.
Eu vim aqui pq eu quero saber de onde as pessoas tiraram essa história que Paulo não existiu e que "supostamente" ouviu Jesus. Tem um cara que fala isso o nome dele é Afonso ele tem canal aqui no youtube chamado Ciência de verdade. O cara tem uma série de vídeos que fala sobre o "Falso" Paulo.
@@LucasBanzoli Fiquei sabendo que um tal de Vinicius Sena fez vídeo te "refutando" e está pedindo para você refutar ele. Você chegou a ver esse vídeo dele??
@@kraftmorrison Esse aí é o mesmo cara que debateu duas vezes comigo e depois ficou chorando em tudo que é lugar, nem vale a pena perder tempo com um cachorro morto desses, eu vi que ele fez o vídeo porque alguém me mandou mas nem perdi tempo assistindo (assim como aparentemente todo mundo, já que nem mesmo os companheiros ateus dele assistiram o vídeo pelo tanto ridículo de views que tinha).
Todo argumento dela está baseado na crítica alemã do final do século IX, que está bem defasada pela crítica textual. Ela se diz especialista do cristianismo, porem não conhece nem se quer as linguas originais: grego koine, hebraico, aramaico logo não consegue ler muito menos examinar as copias mais antigas ela só repete os críticos liberais.
Você quis dizer século XIX, certo? (acabou saindo "século IX"). Mas você está certo, até os teólogos liberais que ela segue são teólogos ultrapassados, os próprios liberais já não defendem essas teorias (já mudaram para outras tão delirantes quanto, estão sempre mudando quando suas teorias vão sendo derrubadas uma a uma, pulando de galho em galho igual macaco).
Eu acredito que para refutar essa moça até quem não tem conhecimento aprofundado no assunto como o Banzoli consegue refutar. Persebir isso depois que ela questinou quanto Jesus ser alfabetizado.
Ela está assistindo muito as aulas do A. Chevitarese. Deve ser pupila dele. Ele quem defende essas teorias, sugiro assistir. O respeito como historiador, contudo quando ele dá uma de teólogo consegue ser pior do que o padre Kuririn.
Muito bom o video, só não provou que atos é do priemeiro seculo. O fato de não ser citada a morte de paulo no livro não significa ue não teria acontecido. Mas oq mais me convence é a judaicidade do livro, algo inaceitavel para o critianismo. As viagens de paulo são facilmente calculadas pelas festas judaicas.
Não é só por não citar a morte de Paulo (que não é um detalhe qualquer, é algo que certamente teria sido narrado se Atos fosse tardio, da mesma forma que é narrado nos Atos de Paulo e Tecla), é porque o escritor apresenta todas as credenciais de ter sido uma testemunha ocular dos eventos que narra e o livro é citado desde os primeiros Pais da Igreja (de finais do primeiro século e início do segundo), sendo que levaria muitos anos para o livro ser copiado, distribuído e conhecido pelas igrejas e reconhecido como uma obra autêntica, não é o tipo de coisa que aconteceria do dia pra noite.
Entre no meu grupo fechado no zap para ser notificado sempre que houver um novo vídeo, live, artigo ou livro: chat.whatsapp.com/CuT8CXVPC5KIRIItbWtzL2
@@flaviobatalha5240 A trindade é muito clara na Bíblia, basta ver quantas vezes Jesus e o Espírito Santo são chamados de YHWH pelos escritores do NT quando citavam textos do AT (claramente identificando ambos como o Deus do AT). Eu mostrei alguns desses textos no meu debate com o Atafona: ua-cam.com/video/7-cPQ2B8vs0/v-deo.html&t
@@flaviobatalha5240 Eu não sou formado em direito e não sei nada da área, mas até onde eu sei, isso não é crime neste contexto (apesar de que se for provado que você reagiu mais do que o "necessário", dando vários tiros por exemplo, você pode ser incriminado, já vi casos assim).
Fique sabendo através de um ex ateu , ele afirma que os neos-ateistas sao financiados para para destruir o cristianismo, (missão) impossivel.mas estao muito ativos,querem destruir a era de peixe..substituir com o ateismo.😂😂😂😂
Acredito ser preciso desmascarar os neos-ateistas, sso muitos atuando para destruir o cristianismo, a Igreja precisz reagir, mas os crentes viraram bolsonaristas...
Esta senhora pode ser uma discipula de: Jedus'Seminar.
Não há provas da existência de Platão, não há provas da existência de Arquimedes. No entanto, ninguém questiona. Só questionam a existência de personagens bíblicos.
Pura verdade concordo. A impressao que dá é o ódio deles pelo cristianismo e pela igreja
Igual Pitágoras, não a há uma prova que ele existiu.
Acho que a discussão não é sobre a existência de uma pessoa e sim a autoria de um documento.
A maior inimiga dessa doutora é a lógica.
A lógica é o inimigo de todo ateu. O ateu pode ser um gênio, mas quando fala sobre o que crê ( afinal, evolução, Big Bang e tudo isso não passa de crença ), vira um completo jumento. Fora que todo ateu não é sábio. Se fosse sábio não seria ateu.
Verdade, já vi críticos do cristianismo com uma aparente lógica no que defendiam mas essa moça nem "aparente lógica" você ver que ela não tem. Se Banzoli for debater com ela vai vencer ela de "letra" coitada.😅 Acho que ela nem se quer aceitaria um debate.
❤❤kkkkk essa foi boa
ela é atéia?
@@leonewade4980Não, mas ela dá umas viajadas sinistras quando se trata da bíblia
Qualquer personagem que não seja bíblia: Ateu diz que existiu
pro ateu, escritos sobre Socrates, Platão e Aristóteles, que vieram 300 anos OU 200 anos(no mínimo) sobre as duas existências, é válido! Já o novo Testamento, TODO escrito no século I, não vale! Essa é a lógica deles
@@kraftmorrisonmesma lógica do Islam, os caras metem essa de que estão certos sobre Jesus com um livro vindo de tradição oral 600 anos depois de Cristo ...
Simples e avassalador ao mesmo tempo. Trabalho brilhante, Lucas. Adorei que você agora está indo por este caminho de refutar as teses rasas do Ateísmo e da Teologia Liberal. Fica na paz!
Muito grato :)
Aquele que estás Assentado no Trono e ao Cordeiro realize em nós através do Seu maravilhoso Espírito Santo sua obra tremenda e grandiosa!!!
De sermos filhos obediente e sujeito a vontade Soberana do Pai Celestial!!!
Dou graças a Deus pela sua vida.
Sou católico e gostei muito da apologética para refutar.
Estou vendo e vou ver os últimos vídeos que postou Lucas. Só queria agradecer por refutar a Juliana, que é um pouco mais difícil de refutar que ateus como Antônio Miranda, por exigir uma análise mais profunda e conhecimento histórico. No mais, muito obrigado e que Deus continue abençoando seu trabalho apologético!
Vlw, Pedro! No caso desse vídeo específico nem foi preciso muito trabalho, apesar de que quanto maior a conspiração, maior a dificuldade em refutar a conspiração (não porque a conspiração seja sólida, mas porque tem tantos devaneios que leva um certo tempo pra desmembrar tudo).
@@LucasBanzoli Duvido MUITO que essa senhora vai te refutar! DUVIDO MUITO!
Essa infeliz aí foi dizer que não houve perseguição cristã ordenado por Nero e nem de outros imperadores romanos, foi até um vídeo dela no ano passado e ainda perguntei se ela tinha como me trazer Fontes primárias sobre isso aí que ela estava afirmando, mas a infeliz até agora não me respondeu nada.
A PAZ DE CRISTO LUCAS; BOM TRABALHO ESSE SEU, PONDO A CARA DESSES REVOLTADOS Q. SE DIZEM ATEUS, NA LAMA ; TMJ. !
Cara, que viagem dessa moça! Fora da casinha! Você destroçou essa pseudoteoria
Essa recebeu cartão vermelho, logo que a boa saiu rolando! Muito bem querido Lucas Banzoli! iupiiii!!
Cara, você simplesmente está destruindo todos os argumentos deles. Se gritar, “Banzoli!!” Todos saem correndo kkkkkkkkkkkkk
😂😂😂
Cara, pra mim o Lucas deveria ser convidado ao programa Vejam só. Pra defender o mortalismo.
Lucas seu trabalho não é só teológico e apologético mas é também um serviço público de qualidade de refutar mentiras e crenças ateístas!!! ❤
Um problema que poderia ter sido resolvido de forma simples: lendo a biblia. É tão dificil fazer isso? evitariam muitas dessas perolas
Pra eles é difícil sim, eles tem tanto ódio à Bíblia que ler esse documento deve ser a coisa mais árdua do mundo pra eles, mal consigo imaginar o sofrimento... é mais fácil seguir o método David Ribeiro: leia um milhão de livros de "filósofos" criticando a Bíblia, mas não leia a Bíblia, e diga que a Bíblia é um livro "abominável".
Qual Bíblia? Ela não é única, amore. Existem vários tipos de Bíblias com livros que foram aceitos e não aceitos. Vamos discutir evidÊncias e não teologia?
Boa tarde, Lucas! Mais um vídeo brabíssimo estompando essas pessoas que passa a vida toda tentando refutar a Bíblia, procurando um errinho pra descartar... 😅🤣👍
É engraçado que ninguém questiona nenhum outro livro antigo, mas quando é a Bíblia aí eles ficam procurando erro a onde não tem.
OBS: Por que será que os ateus tem tanta raivinha de cristão? Nosso Deus nem existe mesmo... A verdade incomoda e muito!
Pra mim os seus vídeos relacionado a apologética é os melhores! Uma série relacionado a crítica textual e Arqueologia Bíblica seria fantástico! Abs, Lucas.
Vlw, Douglas! Eu pretendo escrever um livro sobre isso ("As Provas da Veracidade da Bíblia", é um título que eu tenho em mente há muito tempo), assim vai dar pra organizar melhor as ideias que aparecem de forma esparsa nos vídeos. E é incrível mesmo que eles procurem pêlo em ovo com uma lupa na hora de "interpretar" a Bíblia, mas não fazem isso com nenhum outro livro antigo. Isso acontece porque eles claramente já vão mal-intencionados, na intenção expressa de encontrar "erros" na Bíblia, aí como não encontram nada minimamente relevante são obrigados a dar essas cambalhotas aí pra encontrar os tais "erros".
O porquê eles odiarem tanto as religiãos em especial o cristianismo, creio que seja porque o cristianismo "é uma pedra no sapato" para a criação de ideologias( aparentemente boa parte de ateus defendem tais ideologias) de cunho esquerdistas, o Marx já dizia que "a religião é o ópio do povo". Então eles tentam minar a fé cristã tentando refutar os fundamentos da fé cristã numa tentativa de "naufragar" a fé de muitos, isso é uma espécie de estratégia. A estratégia do uso da violência em países ditatoriais comunistas hostis a religião em especial ao cristianismo falhou então o diabo tenta usar outra estratégia, satirizando o cristianismo, tentando refutar as bases do cristianismo ou infiltrando heresias no cristianismo tais como, teologia da prosperidade, liberalismo e tantas outras. É um verdadeiro conflito espiritual que vivemos atualmente.
Todos nós falamos sobre aquilo que é relevante para a nossa sociedade, que no caso do Brasil é o cristianismo.
❤❤ não concordo com vc ma questão do aniquilacionismo, mas vc faz um belo trabalho apologetico e aprendendo muito com vc.
Nao entendeu! Que ela esta falando de quando saulo era persseguidor, depois ele volta para Jerusalém como Paulo! Kkkk
Parabéns que DEUS continue te usando de uma forma muito especial!
Ahhh, tá aí os "dois Paulos" então 🤣🤣. Deus lhe abençoe igualmente!
Cara, é muito tosco essa dissociação que esse pessoal faz de "Jesus histórico e Jesus mitológico, Paulo histórico e Paulo mitológico", kkkkk
Teve uma parte do vídeo que ela falou que existem QUATRO PAULOS na Bíblia (não é brincadeira!), um era o "Paulo histórico" das sete cartas que ela escolheu a dedo como sendo de Paulo mesmo, outro é o Paulo "semi-histórico" de duas cartas que ele supostamente não escreveu mas foram escritas por "comunidades paulinas" que refletem o pensamento dele, outro é o Paulo das cartas não-paulinas que são pura falsificação e o outro é o "Paulo herói mitológico" do livro de Atos, é Paulo que não acaba mais! Deve ser por isso que ela tomou uma "paulada", é muito Paulo por aí...
@@LucasBanzoli brother, dá mais trabalho a narrativa dela ter acontecido de fato do que o relato bíblico kkkkk... É como Chesterton disse: "o cético lança descrédito sobre histórias sobrenaturais com algum fundamento para contar histórias naturais sem fundamento algum".
@@LucasBanzoliPiada pronta..
Impressionante como viajam. Só ateu de internet mesmo, pra acreditar nessas teorias..
@@jolly_roger519 Exato, eles se esforçam tanto pra contradizer os relatos bíblicos que o que sobra no final é um Frankenstein que nem eles mesmos entendem direito e que demanda uma incrível imaginação pra conceber a ideia...
@@LucasBanzoliÉ o Pauloverso kkkkk
Lucas você tem refutação do vídeo da Juliana Cavalcanti "CORPO ROUBADO OU RESSURREIÇÃO? | As suspeitas judaicas sobre a ressurreição e o relato dos guardas"?
Respondi no seu outro comentário (da outra conta).
Qual o argumento dela?
Essa é uma das muitas teorias que os céticos criaram para desacreditarem na ressureição de Cristo, já inventaram que ele tinha um irmão gêmeo que teria supostamente se passado por ele, outros afirmaram que Jesus apenas sofreu um coma ou seja quando botaram o corpo dele na tumba ele estaria supostamente vivo, já disseram que os apostolos adicionaram e supostamente teria visto Jesus em alucinação ou afirmaram que os apostolos teriam ido a tumba errada. Nenhuma dessas teoria tem lógica, chega a ser ridículo tudo para não admitir que Cristo ressuscitou.
Essa gente segue a teoria de que os cães comeram o corpo de Jesus.😂😂😂😂?????
7:40 CORREÇÃO: Espanha de hoje não é a Hispânia de Paulo. Visto que o país Espanha não existia ainda.
-Hispânia (em latim Hispania) foi o nome dado a toda a Península Ibérica (atuais Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena parte a sul da França) durante a Roma Antiga. A conquista romana da Península foi iniciada em 218 a.C. em Ampúrias e concluída quase 200 anos depois, com as guerras Cantábricas.
Graça e Paz, irmão! Mais um vídeo seu concluído pela manhã! Tenho aprendido muito com você!
Resumo do vídeo: "Se Juliana Cavalcanti sabe alguma coisa de Bíblia e de Cristianismo, eu sou camisa 09 do Barça!" 😅😅😅
Deve ter sido você que fez os 3 gols hoje contra o PSG, não é mesmo?
@@LucasBanzoli Com certeza. Agora é só esperar minha carreira decolar e ir pro Vascão.
@@canaldogordinhonfl3809 Esse é o sonho de qualquer jogador, infelizmente a diretoria cruzmaltina achou que o Messi não tinha nível pra vestir a camisa do Gigante da Colina e ele acabou indo pra Miami...
@@LucasBanzoliO fato é que... como todos sabem: "o Vascão não é time; o Vascão é seleção", por isso tanto prestígio. 😎😎😎
@@canaldogordinhonfl3809 🤣🤣
Parabéns Lucas. Deus continue te abençoando
Obg, Deus lhe abençoe igualmente!
Lucas, voce vai fazer mais vídeos refutando essa galera? Gostaria muito
Vou sim, mas vou alternar também com reacts sobre outros assuntos, eu tenho focado mais no ateísmo/liberalismo ultimamente porque tinha pouco conteúdo sobre isso no meu canal e por causa das tretas e debates recentes com ateus, agora que já ultrapassou os outros temas na playlist eu vou voltar a dar mais atenção aos outros temas mas sem deixar de refutar eles também, só vou alternar mais.
Quais são os critérios e métodos para definir a autoria de textos antigos?
Judas 1:3
3 Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. 4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Combatendo o bom combate e preservando a fé contra esses inimigos da cruz Cristo.
Sabe Luquinhas, acho está estratégia muito inteligente, se todos os seus opositores começarem a usa-la, vai ser muito bom para eles. Eles não vão citar mais você, você não vai citar mais eles, e assim eles podem soltar vários tipos de desinformação sem você poder refutalos.
Eu entendo o seu ponto, mas eu posso refutar o argumento sem precisar citar a pessoa.
@@LucasBanzoli isso e o importante, refutar o engano.
@@LucasBanzoli
Lucas acho que esse não é o caminho pois eles vivem fazendo vídeos, dizendo que refutou os outros
Antonio miranda é mestre nisso
Faça a refutação sem zoar ,mas acho que.bao dizer o nome aí já é d+
Eles estão com medo de perder inscritos.
@@aslam6899 A zoação faz parte, algumas coisas são tão absurdas que é simplesmente impossível não zoar, não dá nem pra controlar o riso. Isso é diferente de usar palavreado de baixo calão ou caluniar (imputar crime a alguém), coisa que eu nunca fiz nem faria.
@@LucasBanzoli
Se puder faça um react do podcast onde o Antônio foi com o Sabino
Nos 3 irmãos
Ele.disse.sobre variante textual em isaias sobre Deus criar o mal !!
Abcs
Ele falou sob
Cara, você literalmente DESTRUIU a Juliana ! Fiquei até com pena dela kkkk
O Atos de Paulo e Tecla, embora seja bastante interessante, não tem nem de longe a mesma riqueza de informações geográficas, históricas e culturais do que o livro de Atos dos Apóstolos. É uma comparação superficial, aliás, como é quase toda a metodologia que ela seque, que é a metodologia das religiões comparadas, onde ela tenta traçar paralelos entre as religiões de mistério e o cristianismo primitivo. Sendo que existem mais paralelos entre os essênios e os cristãos do que entre cristãos e mitraístas, por exemplo.
É verdade, eu poderia ter destacado isso no vídeo, a imensa discrepância entre o Atos bíblico e os "Atos" apócrifos, qualquer um que leia os Atos apócrifos vai achar loucura total colocar o Atos bíblico na mesma prateleira deles. Esse Atos de Paulo e Tecla por exemplo, embora não seja dividido por capítulos, tem mais ou menos o equivalente a uns 3 ou 4 capítulos, dá pra terminar de ler facilmente em uns 10 minutos, o livro começa meio de supetão, já começa com Paulo viajando a Icônio sem apresentar o personagem nem o contexto maior (presumindo que a história já era conhecida do público, justamente por conta do Atos bíblico), toda a história é como se fosse um parêntesis dentro de Atos dos Apóstolos, só que com muitíssimo menos riqueza de detalhes históricos, geográficos e etc. E termina com o martírio de Paulo e de Tecla (que é a personagem principal), que é como qualquer livro de "herói" terminaria, diferente do Atos bíblico que termina abruptamente com Paulo ainda vivo (e ela ainda diz que Atos é um livro "romanceado" que apresenta Paulo como um herói...).
@@LucasBanzoliA tentativa da Juliana Cavalcanti de igualar o Atos de Paulo e Tecla com o Atos dos Apóstolos é parecida com a estratégia de alguns ateus de igualar os mitos mesopotâmicos, por exemplo, com o relato de Gênesis. Mas quando lemos o relato de Gênesis e o comparamos com esses mitos pagãos, vemos uma diferença abismal entre um e outro, até mesmo na linguagem. O mesmo ocorre entre os evangelhos canônicos e os evangelhos gnósticos. O primeiro está cheio de detalhes históricos, geográficos e coisas afins; tem uma linguagem simples, sem muitos retoques, e uma teologia bem judaica, compatível com o contexto judaico-palestino do Jesus histórico (utilizando a linguagem da Juliana). Enquanto os evangelhos gnósticos não tem nada disso.
@@DeboraSantosAraujo Pois é, imagine se os evangelhos canônicos dissessem que Jesus quando criança matava outras crianças que esbarravam nele sem querer, ou que "é necessário que as mulheres se tornem macho para entrar no Reino dos céus", ou que os anjos que saíram do sepulcro após a ressurreição de Jesus eram gigantes cuja cabeça ultrapassava o céu acompanhados por uma cruz voadora, dentre tantas outras aberrações que lemos nos evangelhos apócrifos. A teologia liberal só sobrevive na base da ignorância, se as pessoas tivessem o hábito de ler não só a Bíblia (que já não leem) mas os outros documentos da época veriam como é completamente estúpido igualar a Bíblia a esses outros livros, até no estilo da escrita não tem nem comparação. Enquanto tem uns bobos aí que dizem que a Bíblia é um "mito" por causa de Enuma Elish, a Epopeia de Gilgamesh, os Atos e os evangelhos apócrifos, a minha fé só se fortaleceu ao ler esses livros, pois fica ainda mais claro pelo contraste como a Bíblia é mesmo inspirada.
Atos dar um bom filme hein
Essa eu conheço de contatos em seminários e de fato ela tem umas pérolas delirantes. Argumentos toscos.
EXCELENTE ARGUMENTO, CONTINUE NESSA LINHA DEFENSIVA.
Excelente trabalho pela sã doutrina!!!
Lucas , verdade que o Fábio Sabino ficou com medo de debater com você? Nao sabia que o Sabino era tão covarde assim 😂😂
Não to sabendo disso.
Paulo, um judeu estudado, ou seja, de família rica, jamais esteve em Jerusalém antes? Morando a alguns quilômetros de lá? É cada uma!
Acho engraçado como que para alguns acadêmicos a tradição oral não tem nenhum peso no tocante a historicidade/existência de alguém: se formos levar essa argumentação a serio, nenhum personagem da antiguidade existiria. Fazem uma salada mista em nome da "verdadeira ciência'', todavia, qualquer pessoa que sabe o mínimo de lógica e historia da risada de tudo isso. Sou licenciado em letras e história, porém sou humilde em relação a certos temas que alguns "doutores" enchem a boca para afirmar isso ou aquilo com certo grau de autoridade.
Essa é mais uma mente tapada.
Talvez ela diga que as passagens das "cartas autênticas" que mostram Paulo fazendo milagres e viajando, sejam interpolações posteriores dos cristãos ortodoxos malvadões para "harmonizar" Atos com as cartas "verdadeiramente" paulinas. Quando os historiadores e teólogos liberais tem a sua montanha de especulações contra a Bíblia desfeitas pela própria - inclusive das partes que eles consideram autênticas- eles apelam para essa chamada de socorro.
Eu aposto que quem está por detrás de tudo isso é aquele redator do AT que deu uma disfarçada nos sacrifícios a Yahweh colocando "Moloque" nos textos e que ocultou a "esposa de Deus" (a "Asenátel") da Bíblia (já fica a dica: onde tem um problema, tudo se resolve num passe de mágica, basta inventar a figura de um "redator" e jogar pra cima dele todos os problemas da sua teoria). E pensar que tem gente que passa anos e anos cursando teologia pra virar um teórico da conspiração, a única matéria que deve existir na grade curricular dessas faculdades liberais é Conspiracionismo, onde ensinam mil e uma formas diferentes de harmonizar qualquer elucubração que surja da mente de um perturbado...
Siim, é patético.
Selecionam a dedo o que é "autêntico" e o que é "interpolação". E o critério para interpolação muitas vezes aparece em passagens que possuem algo mais "sobrenatural". Já que partem do pressuposto de que Deus não existe, então só pode ser falso, interpolado, mitológico, forçado pelos malvadões, etc. Tudo que possa corroborar contra as suposições deles é "interpolado".
Por mais mirabolante que seja a explicação, desde alucinação coletiva, José trocando o corpo de Jesus de lugar, as mulheres errando o túmulo por talvez estar escuro, a Paulo caindo de um suposto cavalo e batendo a cabeça; e por mais carente que seja de fontes históricas próximas da época, tudo vale para eles, menos Deus existir. Isso já é possibilidade excluída de cara. Então ficam sem ter para onde ir, e precisam inventar teoria da conspiração, fazer aquele revisionismo histórico usando fontes de muitos séculos depois da época, datar tudo de forma mais tardia possível, etc.
Desculpe, mas 4 Paulos é de lascar..
@@crz2366 Faltou aquela lá do "irmão gêmeo" de Jesus que ninguém conhecia e apareceu aos discípulos após o terceiro dia pra se passar por Jesus 🤣🤣🤣. E pensar que quem propôs isso é o mesmo estudioso que a Juliana cita no vídeo dela pra fundamentar sua teoria de que apenas sete cartas de Paulo são autênticas, como confiar em alguém que faz malabarismo nesse nível pra negar a ressurreição? É literalmente um "vale tudo" pra desacreditar a Bíblia: as teorias mais absurdas são bem-vindas, desde que tenham por fim negar o que a Bíblia diz.
Eu lembro de um vídeo dessa infeliz afirmando que não houve perseguição cristã nenhuma, e o império percguiu ninguém e nem os outros imperadores romanos perguntei a ela nesse vídeo aí foi até no ano passado se ela tinha condição de me trazer as fontes primárias sobre isso aí ou algum documento histórico afirmando o que ela tava jogando no ventilador. Não sei se ela visualizou pois até agora não me trouxe nada. Ela como se diz historiadora ou doutora em história sela afirma ser isso ela tá agindo como uma patética pseudo historiadora. Isso sim 😂😂😂
O interessante é que essas pessoas querem expor as suas ideias heréticas, mas quando são refutadas não somente ficam irritadas como também movem processos judiciais.
Seria bom também você fazer um react de alguns momentos do podcast 3 irmãos na qual o Fábio Sabino e Miranda participaram!
Vou fazer, tem vários trechos interessantes desse podcast pra reagir.
Lucas tem alguma refutação tua sobre o video da Juliana Cavalcanti "CORPO ROUBADO OU RESSURREIÇÃO? | As suspeitas judaicas sobre a ressurreição e o relato dos guardas" ??
Eu não assisti esse vídeo dela mas escrevi sobre o assunto aqui: ateismorefutado.blogspot.com/2014/12/as-evidencias-da-ressurreicao-de-jesus.html
Esse é o Lucas! Deus seja louvado!
Grande Danilo!
Shalom! Que trabalho abençoado, segue firme meu irmão. Deus o abençoe!!!
Ótimo vídeo como sempre.
Obg!
Lucas pfv, refute mais vídeos dela
Eu tenho mais esse daqui sobre ela: ua-cam.com/video/LS0lBMHuB_U/v-deo.html
Já tem alguma refutação sua sobre o vídeo dela em relação às dúvidas judaicas sobre a ressurreição de Jesus? "ressurreição ou corpo roubado"?
Eu não assisti esse vídeo dela mas escrevi sobre o assunto aqui: ateismorefutado.blogspot.com/2014/12/as-evidencias-da-ressurreicao-de-jesus.html
Qual o argumento dela?
Que argumentação fraca dessa moça, pega muito mal esse desconhecimento daquilo que se critica, dá até vergonha alheia.
Craig Kenner manda um forte abraço para a Juliana Cavalcanti. Inclusive, sua obra sobre Atos foi traduzida pela CPAD!
Vc e muito foda, vc esta de parabéns
Obg pelo apoio!
Nobre o comentário sobre pedir desculpa um ao outro 👍
muito bom o seu canal conhecido por algum templo por conta de um amigo meus mesmo eu não concordando com algumas coisas vejo que vc ta em busca da verdade continue assim irmão Deus abençoe
Obrigado, Deus lhe abençoe igualmente!
Interessante esse canal. Gostei. Continue assim.
Ótima refutação!
Vlw, Álvaro!
Difícil ver essa senhora refutar o Banzoli. Aliás, nem o Daniel Gontijo refutou o Banzoli
Manda um salve pro pessoal da UEPG!
Não sabia que tinha alguém da UEPG aqui haha, salve!
Te vendo de Angola 🇦🇴🇦🇴❤️. Obrigado pelo vídeo
Acabei de ver um agnóstico deísta dizendo: não há provas empíricas da religião cristã.
*Um cristão mostrando essas provas empíricas*
Todas as religiões tem também.
Eu:🤨
Pede pra ele mostrar qual religião tem profecias tão específicas como as de Daniel que foram cumpridas meticulosamente.
@@LucasBanzoli Só tô esperando a resposta dele. Mais esse argumento dele parece uma desculpa
Cara, eu sinceramente não aguento mais. De onde é que esse pessoal tira essas idéias, gostaria de saber onde é a "casa das idéias" desse pessoal aí. Não dá mano, não dá kkk já é consenso academicamente, mas mesmo assim a pessoa não aceita
A "casa das ideias" deve ser aquele mesmo lugar sobre o qual Dante Alighieri dissertou tão bem xD
@@LucasBanzoli Eu conheço tal obra 🤣🤣🤣🤣
probabilidade dessa mulher refutar o Banzoli: 0%
Um padrão de metodologia "científico" desse especialistas de UA-cam é a troca do essencial pelo acessório. É vergonhoso o tratamento enviesado que dão aos documentos cristãos. Parabéns pela refutação.
Seria bom um reatch do vídeo da ressurreição
E isso aí irmão 🙌👏
Banzoli,quais livros vc indica para refutar,as pessoas que dizem que a bíblia tá cheia de mito
"Merece confiança o Antigo Testamento?" (Gleason Archer Jr), "Escavando a Verdade" (Rodrigo Silva), "Arqueologia Bíblica" (Randall Price), "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e 'Contradições' da Bíblia" (Norman Geisler e Thomas Howe), "Não tenho fé suficiente para ser ateu" (Norman Geisler e Frank Turek), "Por que Jesus é diferente" (Ravi Zacharias) e todos os documentários da série "Patterns of Evidence".
Obrigado
@@vgccarius Ah, tem também o "Introdução aos escritos do Novo Testamento", de Erich Mauerhofer (não sei como eu me esqueci dele, é o mais importante em se tratando de NT).
Eu lembro que eu questionei um vídeo dela no ano passado, apenas perguntando se ela tinha como me trazer alguma fonte concreta, primária e ou secundária, se não me engano meu comentário foi excluído. 😂😂😂😂
Conheci o canal hoje e ja estou seguindo.
Esses ditos estudiosos da Bíblia sao uma vergonha e distorcem argumentos para se alinhar a seus vieses da confirmação.
Excelente Vídeo, toma mais um inscrito, como dica seria interessante fazer um vídeo refutando a alegação: Paulo não era discípulo de Cristo, e as possíveis contradições que os que alega tais coisas tiram do contexto para considerar Paulo um agente romano infiltrado que tentou corromper o cristianismo, pregar um evangelho contrário de Cristo e ser contra a Lei e etc.
Obrigado pelas recomendações (e pela inscrição), de fato tem uma infinidade de vídeos relacionados a esse assunto para refutar, é conspiracionismo que não acaba mais... um dia se Deus quiser eu falo sobre isso tudo.
Em 2 Pedro 3:15, 16, temos uma evidente menção às cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Como ela analisa isso?
Acredita-se que essa carta é um pseudepígrafe e foi a última obra escrita do novo testamento.
Ótimo video Lucas 🙏😎, mas queria perguntar como sabemos que as cartas dos pais da igreja mais primitivos como Inácio, Clemente e Policarpo,Didaqué são do início do segundo século?
Na verdade há muitas evidências de que a carta de Clemente seja até anterior a 70 d.C, o Wesley @theologoumena pode explicar isso melhor pra você (ele me deu uma verdadeira aula sobre esse assunto outro dia), mas em se tratando dos Pais da Igreja nós temos a data aproximada em que eles viveram e o ano da morte de muitos deles, que é uma data limite para a escrita do livro (a não ser que ele tenha psicografado na mesa branca). Por exemplo, sabemos que Inácio morreu entre 98 e 107 d.C e pelo tom das cartas dele ele escreveu já próximo da morte, então deve ter escrito em torno dessa época. Há vários detalhes históricos, linguísticos e filológicos que também são levados em consideração, bem como o testemunho dos seus pares (por exemplo, se outros Pais da Igreja da época conheciam o seu escrito ou a sua pessoa, e assim por diante). No caso de Clemente, por exemplo, ele escreve como se o templo ainda estivesse de pé, mas mostra conhecimento das mortes de Pedro e Paulo, então deve ter escrito em algum momento entre 67 e 70 d.C.
@@LucasBanzoli Tem alguma live sobre esse assunto Lucas? Se não tiver gostaria de lhe sugerir uma live sobre a patrística e em especial sobre o tema da pergunta do irmão do comentário, sobre a autenticidades dos escritos dos pais da Igreja.
Banzoli, pra vc no seu ponto de vista de interpretação teológica, o que exatamente quer dizer o versículo de Salmos 91:7 "Mil cairão de um lado, dez mil a tua direita"???
Significa que quando Deus quer proteger um servo dEle, pode acontecer o que for que ele não será atingido (o que não significa que Deus queira necessariamente sempre proteger, às vezes Ele tem suas razões para permitir certos males, como com Jó).
O pior de tudo, é que ela diz, ter pós doutorado! Só não sei dizer, sobre quem foi o louco que a deu esse titulo! O argumento dela é tão pífio, que consiste em desmerecer a Bíblia para poder criticá-la. Assim, é muito fácil!
É engraçado que ela desmerece o trabalho do Rodrigo Silva que tem pós-doc em arqueologia mas se gaba do seu pós-doc pra posar de "autoridade" sobre os temas que ela fala (mesmo que seja tudo puro negacionismo). Infelizmente como existem muitos liberais que nem ela, não é difícil nos dias de hoje alguém com visões tão destoantes da realidade conseguir diploma, porque são conspiracionistas julgando o trabalho de outros conspiracionistas, onde o critério é quanto mais conspiracionismo melhor.
@@LucasBanzoli verdade mesmo, meu nobre! Obrigado por comentar.
Os católicos, Lucas se utilizam dos textos de Êx 3:4-5, MT 5:25-26, ICO 3:14-15, HB 12:29, para embasar a doutrina falsa do purgatório... você poderia através de cada texto específico elucidar o contexto?
"O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele. Então disse Deus: "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa" (Êxodo 3:4-5)
Você tem certeza que citou o texto certo?
"Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo" (Mateus 5:25-26)
Esse texto fala da temporalidade dos castigos no "inferno", não tem nada a ver com o purgatório (eu falo muito sobre isso no meu livro "A Lenda da Imortalidade da Alma").
"Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" (1 Coríntios 3:14-15)
O texto não diz que "é salvo passando pelo fogo", mas "COMO pelo fogo", ou seja, trata-se de uma analogia, é o mesmo que alguém dissesse que será "salvo por um triz" ou "salvo pelo gongo", o sentido é que será salvo por pouco (não está falando de fogo literal). Ademais, o entendimento da maioria dos teólogos católicos modernos é que o purgatório não é um lugar de fogo como imaginado na Idade Média (muitos não acreditam sequer que seja um lugar, e sim um "estado de espírito"), então não faz mais qualquer sentido usar um texto como esse nos dias de hoje.
"Porque o nosso Deus é um fogo consumidor" (Hebreus 12:29)
kkkkkkkkkkk vou nem comentar, vai que é doença. Esses caras devem ter feito o "curso Dave Armstrong de interpretação da Bíblia", não é possível... se o fogo é CONSUMIDOR, como o cidadão continua vivo pra começo de conversa, pra sair dali vivinho da silva direto pro céu? 😂
@@LucasBanzoliobrigado pelos esclarecimentos. essa teologia do purgatório do catolicismo é uma lástima mesmo e essa de Hebreus 12:29 é bizarro é pra acabar de rir desses ridículos apologetas papista.
Era só o que faltava, já não basta passar vergonha negando a existência de Jesus, agora é sobre a inexistência de Paulo?😂
Ela não nega a existência de Jesus ou de Paulo, mas os desfigura de tal forma que é como se negasse mesmo.
Essa mulher se intitula professora, e fala um monte de asneiras dessas?😢😂
E ela fala de um jeito que até parece que faz sentido 😅😂😂😅
kkkkk
Mais um vídeo que não tinha comentado antes.
Lucas Banzoli combatendo uma besta.
Uma das características da redes sociais é o atendimento ao que chamamos de "viés de confirmacão". Sabemos que há um grande grupo da população que tem uma resistência muito grande a acreditar na narrativa bíblica.
Assim, determinados indivíduos produzem conteúdo para atender a essa parte da população. Como o grupo já está predisposto a aceitar esses argumentos contrarios à Bíblia, a análise por esse grupo da qualidade dos argumentos colocados será bastante deficiente, por isso a grande aceitação dos argumentos.
A própria Bíblia discute essa situação,
"O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos". Pv. 14:15.
Assim, achando-se inteligentes tornam-se iludidos.
Fonte: Arial
🤣🤣
Fonte: de águas do rio Juruá
@@Newzit23 :D
Lucas seria interessante vc melhorar o áudio dos seus vídeos, talvez investir em um microfone, diante da qualidade dos seus vídeos acredito que seria muito bom! Deus abençoe!
O microfone é bom, o problema é que eu coloco ele um pouco longe da boca porque o local onde ele é fixado na mesa fica relativamente distante, eu vou tentar um jeito de aproximar, assim vai ficar melhor.
@@LucasBanzoli blz, desculpa a crítica, mas é que gosto dos seus vídeos
@@ldnjd Não há do que se desculpar, toda crítica construtiva é sempre bem-vinda 🙂
Me parece que a Juliana quando fala de Paulo que não viaja se refere a Atos. As cartas paulinas claramente fala das viagens.
luquinhas jantando cedo
probabilidades matemáticas dessa senhora responder ao Lucas Banzoli: 0%
@@kraftmorrison eu duvido ein
Muito Bom os seus vídeos Lucas. Que Deus continue te usando e te dando muita sabedoria e conhecimento. Vou deixar aqui um ateu para voce refutar. Depois voce pesquisa o canal detetive da fé, é outro canal ateu que merece ser refutado 😂
Vlw, Miqueas! Eu dei uma pesquisada aqui sobre esse canal e notei que é um canal relativamente pequeno, em casos assim eu prefiro não falar nada pra não dar ibope pra eles, quando o canal é pequeno tudo o que eles querem é que alguém fale deles pra eles ganharem mais notoriedade, acaba sendo contraprodutivo, é melhor focar nos canais grandões que todo mundo já conhece e não tem como evitar.
@@LucasBanzoli Faz sentido kkk. Então refute o Fabio Sabino. Que Deus te abençoe mano.
@@miqueasfrancisco5802 Tem vários na lista, ele é um deles (me mandaram vários cortes daquele podcast recente que ele fez com o Miranda, tem muita coisa "boa" pra refutar lá).
Bom demais! Parabéns pela defesa, extremamente coerente! (Apesar que esses argumentos da Cavalcante foram loucura total kkk)
Isso tudo se resume em um único ponto, eu sei, vc sabe e todos os cristãos sabem: Isso na verdade se trata dos inimigos da fé de quem a biblia tanto fala, são pessoas que odeiam a Deus e a tudo ligado a ele e que o representa.
Essa mulher parece mais aquela aluna de ensino médio q fez trabalhinho e tá toda feliz porque tirou 10 porque segue certinho o q lhe ensinaram😂
kkkkkk parece mesmo...
Se for, graças a Deus, porque dá pra ter uma noção do que ensinam nesses lugares, sendo mais fácil refutar
O Fábio Sabinada, disse coisas absurdas sobre a Trindade.
Chamou Deus de mentiroso
Jesus de salafrário
José pai adotivo de Jesus, nem vou pronunciar o que ele falou ,
Espírito Santo de adúltero
Paulo de afeminado
Daniel de gay
Bíblia gibibila.
Uma blasfêmia 😢
Que gente ridícula. Eu tava debatendo com um maluco que disse que foi "provado arqueologicamente" que Moisés não existiu.
kkkkkkk queria ver essas "provas arqueológicas" que esse cabra tem...
@@LucasBanzolibasicamente tomou a ausência de evidências como evidência de ausência.
@@Fabiano_dias4 Típico...
lucas estes ateus manipulam as informaçoes tirando o texto do contexto pra criar pretexto mas vendo os seus videos percebi que voce refuta eles com bom argumentos continue assim lucas banzoli e like na certa
Vlw, obrigado pelo apoio!
Lucas, vc frequenta qual denominação?
Atualmente estou frequentando uma AD, mas como sempre faço questão de ressaltar, tenho um pensamento teológico que sempre foi independente de denominações.
Eu vim aqui pq eu quero saber de onde as pessoas tiraram essa história que Paulo não existiu e que "supostamente" ouviu Jesus. Tem um cara que fala isso o nome dele é Afonso ele tem canal aqui no youtube chamado Ciência de verdade. O cara tem uma série de vídeos que fala sobre o "Falso" Paulo.
É o doido terraplanista?
D-E-L-Í-C-I-A! Vamos ver se ela vai te refutar! Eu DUVIDO que ela vai te responder, Banzoli! Duvido muito!
Eu bem que gostaria xD
@@LucasBanzoli Fiquei sabendo que um tal de Vinicius Sena fez vídeo te "refutando" e está pedindo para você refutar ele. Você chegou a ver esse vídeo dele??
Difícil mesmo. Pro público leigo ela vai espalhar essas mentiras mesmo, mas na academia duvido que ela diria algo sobre essa teoria da conspiração.
@@kraftmorrison Esse aí é o mesmo cara que debateu duas vezes comigo e depois ficou chorando em tudo que é lugar, nem vale a pena perder tempo com um cachorro morto desses, eu vi que ele fez o vídeo porque alguém me mandou mas nem perdi tempo assistindo (assim como aparentemente todo mundo, já que nem mesmo os companheiros ateus dele assistiram o vídeo pelo tanto ridículo de views que tinha).
@@joaonikaido848 na academia ela não teria coragem de dizer isso porque ela seria marginalizada ou ridicularizada! haha
E eles continuam se superando... 😂😂😂
Eles não param!
Esses ateus estão incluídos no versículos 2Coríntios 4:4
O deus desse século cegou os entendimentos dos incrédulos.
Calma popó da apologética… na cara não, pra não estragar o funeral. Haha! Deus te abençoe, Banzoli.
Gostei do ""Popó da apologética" 🤣🤣🤣, Deus lhe abençoe igualmente!! :)
Enfim, a tal Juliana é só mais uma pretensionsa que chegou agora e já quer sentar na janelinha.
Todo argumento dela está baseado na crítica alemã do final do século IX, que está bem defasada pela crítica textual. Ela se diz especialista do cristianismo, porem não conhece nem se quer as linguas originais: grego koine, hebraico, aramaico logo não consegue ler muito menos examinar as copias mais antigas ela só repete os críticos liberais.
Você quis dizer século XIX, certo? (acabou saindo "século IX"). Mas você está certo, até os teólogos liberais que ela segue são teólogos ultrapassados, os próprios liberais já não defendem essas teorias (já mudaram para outras tão delirantes quanto, estão sempre mudando quando suas teorias vão sendo derrubadas uma a uma, pulando de galho em galho igual macaco).
Sim, é tudo mofado e antigo.
Eu acredito que para refutar essa moça até quem não tem conhecimento aprofundado no assunto como o Banzoli consegue refutar. Persebir isso depois que ela questinou quanto Jesus ser alfabetizado.
Concordo plenamente. Essa de Jesus ser analfabeto é pesada mesmo... um dia eu tenho que fazer um react sobre isso.
calma cara, tá jantando cedo
😂😂
Gostei do trocadilho com s imagem do Tom Cavalcante com o nome da moça. 😅
kkkkkk eu estava pensando no que colocar, aí veio a ideia na hora ;p
@@LucasBanzoli Boa kkkkkkk
Tentei encontrar no seu site esse conteúdo sobre as citações de Inácio e dos demais mas não consegui.
Aqui estão:
lucasbanzoli.no.comunidades.net/a-autenticidade-do-novo-testamento
lucasbanzoli.no.comunidades.net/veracidade-biblica-p4
@@LucasBanzoli obrigado
Ela está assistindo muito as aulas do A. Chevitarese. Deve ser pupila dele. Ele quem defende essas teorias, sugiro assistir. O respeito como historiador, contudo quando ele dá uma de teólogo consegue ser pior do que o padre Kuririn.
Tem uma página falando sobre a "farsa" da história de Jonas e não consigir achar posso te mandar pra análisar
Manda aí, se não for muito longo eu assisto.
@@LucasBanzoli mandei em outro comentário, não sei se viu
Muito bom o video, só não provou que atos é do priemeiro seculo. O fato de não ser citada a morte de paulo no livro não significa ue não teria acontecido.
Mas oq mais me convence é a judaicidade do livro, algo inaceitavel para o critianismo. As viagens de paulo são facilmente calculadas pelas festas judaicas.
Não é só por não citar a morte de Paulo (que não é um detalhe qualquer, é algo que certamente teria sido narrado se Atos fosse tardio, da mesma forma que é narrado nos Atos de Paulo e Tecla), é porque o escritor apresenta todas as credenciais de ter sido uma testemunha ocular dos eventos que narra e o livro é citado desde os primeiros Pais da Igreja (de finais do primeiro século e início do segundo), sendo que levaria muitos anos para o livro ser copiado, distribuído e conhecido pelas igrejas e reconhecido como uma obra autêntica, não é o tipo de coisa que aconteceria do dia pra noite.
O tom Cavalcante arrebentou kkkkkkkkkkkkk😂😂😂😂😂
xD
É que os comentários dela são pura comédia 🤡