Entre no meu grupo fechado no zap para ser notificado sempre que houver um novo vídeo, live, artigo ou livro: chat.whatsapp.com/CuT8CXVPC5KIRIItbWtzL2 ⛔ ATENÇÃO PARA AS REGRAS DE COMENTÁRIOS: ✅ Comentários com escárnio, provocações, ofensas e acusações = block automático. Aprenda a ter respeito se quiser ser respondido. ✅ Eu não tenho tempo para assistir e comentar todos os vídeos que me mandam, então evite comentários com links (muitas vezes o próprio youtube suprime automaticamente comentários com links). ✅ Aqui eu respondo todas as dúvidas sinceras sobre qualquer assunto, mas não debato nos comentários, se você quer debater comigo agende um debate formal ao vivo com o Jadison (do canal "Em Defesa da Fé Cristã") que eu debato o tema com você, eu não tenho tempo pra perder com discussões intermináveis na caixa de comentários com gente obstinada e teimosa, na insistência você será bloqueado. ⛔ MINHAS REDES SOCIAIS: ✅ Facebook: facebook.com/lucasbanzoli1 ✅ Instagram: instagram.com/lucasapologetica ✅ Canal no Telegram: t.me/lucasbanzoli ✅ Livros (com pdf gratuito): www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html ✅ Site: www.lucasbanzoli.com ✅ E-mail: lucas_banzoli@yahoo.com.br
Boa noite Lucas! Tudo bem? Você pediu para eu te adicionar no WhatsApp para você me colocar no grupo. Fiz isso e te chamei la, mas você não me respondeu ainda
@@flaviobatalha5240 Esse Hermes de Rm 16:14 muito provavelmente não tem nada a ver com o Hermas do Pastor de Hermas porque o do Pastor é de meados do século II d.C, ou seja, um século após a carta de Paulo aos romanos.
Lucas, sou um protestante reformado e muito admiro o seu trabalho de apologética. Embora você não seja um reformado (e aqui divergimos em questões conhecidas), seu respeito me chama muito a atenção, bem como o amor pela defesa do evangelho. Um fraterno abraço!
Eu não li toda a patrística, mas, pelo que eu li, a palavra católica, por várias vezes, era usada com a função de um adjetivo. Descrevia-se uma qualidade da igreja, ser universal. Posso estar errado, mas não me lembro do uso de termo como um substantivo próprio. Agostinho mesmo usava muito o termo católica como um adjetivo. Acredito que os apologetas católicos regrediram muito no debate e voltaram ao Mateus 16:18 e se esqueceram que a pedra deles, era "pedra de tropeço" Mateus 16: 23. Maria passou na frente e deu uma "paulistinha" na canela dos apologetas de Roma.
Os católicos romanos se esquecem que a patrística é propriedade da cristandade em geral e não restrito a um grupo específico...isso é coisa de religião exclusivista.
Eu estudo também a patristisca, e quando a comparo com as Escrituras, que é o que todo cristão deve fazer, percebo que o catolicismo está bem longe de Cristo.
Tem algum material para acessar para saber oque cada um dos principais pais da igreja sinalizava apoio em algum grau que está no catolicismo até hoje ? Como purgatório, consequentemente oração pelos mortos, veneração de imagens e intercessão dos santos, principalmente Maria, a questão do papado ?
@@mauriciocs3522 Tem o site do Bruno Lima (que inclusive eu recomendo no vídeo), que conta com o material mais completo que eu conheço a este respeito: respostascristas.blogspot.com
Cara que aula! É bom ver um evangélico explicando essas coisas com argumentos tão bons. Os pastores são muito despreparados... eles falam só que é do diabo, idolatra e tudo, mas não dão os argumentos. Esses católicos estão muito ativos nas redes sociais e levando muitos jovens para o erro. Parabéns Lucas, top demais sua explicação.
sabe inglês? Se souber pesquise sobre o canal do jordan b cooper e o truth unites, são dois canais protestantes americanos que falam bastante sobre esses assuntos.
A paz Lucas! Lucas, gosta muito dos seus vídeos, aprendo muito. Eu gostaria muito de ver os seus vídeos no Tik Tok, inclusive, tem um número muito grande de jovens católicos que produzem vídeos, mas que infelizmente trazem muita desinformação, mas que acaba arrastando muitos jovens sem conhecimento. Apenas sujestão.
@@WillowCeleste-ut5tx, esse é o pior retrocesso! É como um sujeito renunciar à ciência estabelecida para abraçar ao terraplanismo. Assim é aquele que sai do Evangelho para abraçar ao catolicismo.
Guilherme freire: Ah não, eu achei os argumentos protestantes muito fracos. Guilherme freire 5min depois: É que e pessoal lá soava muito católico... O nome disso é anacronismo, Gui!
Se não tivesse a Bíblia, só os testemunhos dos pais da igreja eu continuaria protestante, crendo na vinda de Jesus . Pelos Escritos Sagrados eu deixei a Igreja Romana, deixei de adorar imagens, me confessar aos homens, guardar o domingo, crer na imortalidade da alma e me tornei Adventista do Sétimo dia. Tudo em que eu creio, e tudo que eu abandonei eu descobri na Bíblia .
Continua esses seus vídeos respostas, Lucas. Estão muito bons e edificam muito os protestantes que nada sabem da própria fé e tem conhecimento raso do catolicismo. Vc é uma benção!
@@LucasBanzoli aproveitando, Lucas, tem um rapaz católicos no Instagram e UA-cam chamado diácono João Victor Mariano, e um ex pastor chamado Eduardo Faria, que tem feito vídeos respondendo muitos evangélicos com cortes. Seria legal vídeos seus apontando falhas dos dois.
Excelente vídeo, como de costume. Parabéns pela apologética. Que Deus continue lhe usando como instrumento da verdade. Sobre o linguajar, fiquei pensando: será que o apóstolo Paulo era protestante? Veja: Ele usou a palavra pastor em vez de padre em Ef 4.11; crente em vez de católico em 1Tm 6.2; culto em vez de missa em 1Co 9.13; ceia do Senhor em vez de eucaristia em 1Co 11.20; orar em vez de rezar em Cl 1.9 etc. Passagens retiradas da Bíblia edição da CNBB da edição de 2020.
Muito bem lembrado, se aplicarmos à Bíblia o "método da linguagem" que o Freire aplica aos Pais da Igreja qualquer um concluiria facilmente que os escritores bíblicos eram "protestantes", uma pena eu não ter pensado nisso quando fiz o vídeo, mas foi uma ótima observação.
O termo "protestante" considero limitador no sentido que data uma parte da igreja que é muito mais antigo que 1517. Por exemplo, os Hussitas, os Lolardos, os Valdenses todos eram protestantes antes de 1517. A prova é que vindo a Reforma todos eles aderiram.
Ah, esse aí é mais um garoto propaganda da ilusão romanista de que a ICAR vai voltar aos seus anos de glória, salvando a civilização ocidental e que levará a uma onda de conversão em massa de protestantes ao catolicismo. Além de fazer aquele belo revisionismo histórico em que o mal só surgiu no mundo após a reforma...
Na verdade nunca existiu unanimidade na igreja primitiva. Basta ver as cismas de Paulo com os da circuncisão, Barnabé x Paulo (se não troquei os nomes), seguidores de Apolo x Paulo, e depois as cartas do Apocalipse às sete igrejas.
Quando eu era católico eu pensava da mesma forma que esse rapaz, aliás, acho que todos os católicos pensam dessa mesma forma. Falta de um estudo isento e mais profundo.
Este cara é realmente muito bom qualquer um que assista os seus vídeos ler os seus livros só tem porque ficar bem informado eu recomendo o canal do banzoli
Os católicos pensam da mesma forma por causa do catecismo que, de certa forma, cria uma uniformidade no jeito de pensar, proibindo que se pense de forma divergente, sob pena de excomunhão.
Lucas, te parabenizo por combater os dois lados da mesma moeda (tradicionalismo e progressismo/ateísmo). Tem que ter muita saúde mental pra aturar esses grupos.
Eu já estou acostumado por estar há muito tempo neste meio, mas pra quem tá começando agora deve ser difícil mesmo manter a saúde mental, por isso muita gente começa e desiste no meio do caminho.
Lucas como sempre seus vídeo além de serem uma excelente refutação, elesa são verdadeiras aulas. Deus te abençoe grandemente por sua apologética fundamentada nas escrituras e na história.
Lucas... muito bem. Foque nessa área em seu canal. Faça videos curtos, de 15 a 20 min comentando questões referentes ao protestantismo e romanismo... expondo as verdades teologicas e históricas em defesa da fé protestante. Falta muito isso aqui no Brasil... principalmente no UA-cam. E nisso infelizmente os romanistas tem investido muito
Teu ponto está desfalcado da real importância aqui. Muito evangélico é apaixonado por música gospel, pastor etc. Não tem problema em ser apaixonado pela arquitetura, músicas e episcopado católicos, o problema é colocar isso ACIMA de Jesus.
@@rafaelmiranda2147 católico nem chega a interpretar a bíblia, só acreditam no que o magistério (in)falível deles falam. Tanto é que acreditam em cada baboseira que nem na bíblia tá, como purgatório.
Mais um ótimo vídeo. É sempre bom ouvir o Lucas. A tradição do povo de Deus é válida e importante, e deve ser considerada pelos cristãos, desde que ela esteja de acordo com o Evangelho de Cristo. No entanto, a tradição são as histórias, os relatos e os testemunhos dos cristãos do passado, E NÃO DOUTRINAS. A doutrina dos cristãos, é o EVANGELHO DE CRISTO. O cristão autêntico age como os cristãos da cidade de Beréia, que tudo o que ouviam, verificavam se estava de acordo com as Escrituras (Atos 17:10-11). Eles eram nobres. As doutrinas que os cristãos precisam, para receberem a salvação e demais bençãos de Deus, estão todas no Evangelho de Cristo, que foi o que o Senhor ordenou que os cristãos pregassem e anunciassem (Mateus 28: 18-20; Marcos 16: 15-16; 1 Coríntios 9: 16). Os cistãos devem crer somente na doutrina de Cristo e dos Apóstolos contida no Evangelho, isso é bem claro na Palavra de Deus, vejamos: "Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na DOUTRINA DE CRISTO não tem a Deus. Quem permanece na DOUTRINA DE CRISTO, este possui o Pai e o Filho. Se alguém vier a vocês sem trazer ESTA DOUTRINA, não o receba em vossa casa, nem sequer o saudeis..." (1 JOÃO 1:9-10). E todos os cristãos perseveravam na DOUTRINA DOS APÓSTOLOS, nas reuniões em comum, na fração de pão e nas orações..." Atos 2: 42). E o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, deixou um alerta a todos em Gálatas 1: 8-9, veja: "Mas, ainda que alguém - nós ou mesmo um anjo do céu - vos ensinar um evangelho diferente daquele que temos ensinado a vocês, que ele seja ÁNATEMA, MADITO. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar DOUTRINA DIFERENTE da que NÓS ENSINAMOS A VOCÊS que ele seja amaldiçoado!" Portanto, toda e qualquer doutrina que surgiu depois da morte dos Apóstolos, é heresia, é engano, é invenção de homens, é maldição. E aqueles que sucederam os Apóstolos (a sucessão apostólica) são os pastores, os presbitéros, os doutores, os evangelistas e os bispos que são maridos de uma mulher. Os Apóstolos, principalmente Paulo, fala amplamente deles em suas Epístolas, conforme vemos em Efésios 4:11-12; 1Timóteo 3: 1 ao 10; Tito 1: 5 ao 9; 1 Pedro 5:1. É isso.
Eu gosto do Guilherme Freire, mas é aquilo, não é porque eu gosto que eu concordo com 100% do que ele fala, e quando se trata da defesa do catolicismo, é algo que eu discordo.
Eu gosto muito do Guilherme Freire, eu acho ele muito inteligente e muito educado, e inclusive foi uma das minhas motivações pra começar a ler e a ter uma vida mais dedicada aos estudos. Mas apesar de tudo isso, como um bom católico que ele é, parece ter um viés muito grande ao ver a história da igreja e a patristica. E infelizmente, as pessoas que vêm esses vídeos muito simples falando sobre patristica, já tomam como verdade absoluta a sua interpretação, fazendo com que o protestantismo fique falsamente visto como não histórico.
Caro Lucas eu percebi uma coisa no caso do Guilherme, que é um erro comum dos fundamentalistas e eruditos católicos. mas eu não sei explicar com profundidade... eu notei que na igreja católica a filosofia suplanta a teologia, o que configuraria no caso o erro do intelectualismo... eu gostaria que você explicasse sobre o que é o intelectualismo
Isso é muito evidente, pode ver que nenhum deles gosta de citar a Bíblia, no máximo um ou outro texto isolado de vez em nunca, o resto é só filosofia (e filosofia ruim). Creio que isso seja herança do tomismo, o próprio Aquino na Suma Teológica tentava resolver questões bíblicas na base da pura filosofia aristotélica, mal chegando a citar os textos em si e não fazendo uma exegese de nenhum. E isso é fácil de entender já que como eles sabem que doutrina nenhuma deles se sustenta na base da hermenêutica, o jeito é apelar para a filosofia, onde eles podem sofismar à vontade e tapear os mais ingênuos.
Fiquei sabendo que ele fez o curso dele de história da igreja baseado em apenas uma coleção de livros, o que já é inaceitável, e o pior sabe quem é o autor da coleção ? Ele mesmo, Daniel Rops
Lucas, se possível reage as vídeos do Eduardo Faria? Ele é um ex pastor Batista que se tornou católico. E semanalmente ele faz live num quadro chamado, A Bíblia me tornou católico. Mas até hoje não vi os argumentos bíblicos para as conversões.
Ele é meu conterrâneo. Assisto a alguns vídeos dele, e o mais "interessante" é que ele disse que era um protestante que odiava os católicos e hoje um católico que odeia os protestantes. Acho que o que está errado nele não é a denominação, mas o desconhecimento do amor de Cristo. :/
independente de quando eu vou ver tempo pra ver esse vídeo, pra mim seu canal e o dele são os canais cristãos que eu ando gostando mais no UA-cam nos últimos anos, juntamente com o do professor Afonso. Olha que sou protestante. Cheguei no canal do Guilherme Freire por acaso ao procurar sobre Dostoiévski. Pra mim ele deve ser um dos católicos mais inteligentes do UA-cam. Espero que ele possa ser um boa influência pra cristãos de um modo geral assim como vocês dois também.
Faz um video sobre "os cristianismos orientais",algo que não é falado ou pouco falado na historiografia cristã do ocidente(geralmente só se fala do catolicismo e do rito bizantino), e que realmente tem uma história rica e excelente em termos de cristianismo.Recomendo os artigos: 1.A CIDADE DE ANTIOQUIA E A FORMAÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA 2.OS CRISTIANISMOS ORIENTAIS E SEU DESAPARECIMENTO NA HISTORIOGRAFIA ECLESIÁSTICA OCIDENTAL Todos esses artigos são do prof.Lucas Gestas.
@@LucasBanzoli Ótimo, muito obrigado! Mais uma pergunta: você tem algum artigo que fala sobre os santos que, supostamente, tinham os estigmas de Jesus? Se tiver me envie o link, por favor.
@@Viih_Higashikata Eu não tenho um artigo sobre isso porque acho uma grande bobeira, se os "estigmas" fossem um sinal divino de que Deus está com fulano de tal isso teria se manifestado nos apóstolos e nos cristãos primitivos em primeiro lugar, mas não temos relatos de estigmas em nenhum deles, e nenhuma parte da Bíblia indica os estigmas como um sinal de que a pessoa é santa (muito menos da identidade da "Igreja verdadeira"). Sem falar que já tem muita gente especializada em refutar essas baboseiras, inclusive existe um livro recente de um historiador italiano que prova que o padre Pio era um charlatão que se mutilava deliberadamente com ácido para dar a aparência de portar os estigmas de Cristo (nada que surpreenda quando consideramos que ele era um fanático doente), dá pra comprar na Amazon se quiser: www.amazon.com.br/Padre-Pio-Miracles-Politics-Secular/dp/0312611668
@@LucasBanzoli Ptz, essa do Padre Pio hein cara... ele é talvez o maior santo do século XX dos caras, tem uma legião grande de devotos no mundo inteiro - O falecido Olavo de Carvalho era devoto dele ( sempre pedia proteção dele e de Maria no inicio das transmissões do true outspeak.
Quando eu decide pesquisar como iniciou cada religião, me decepicionei com a catotica que omiti a verdade, por isso perseguirão Lutero e os que vierão depois dele,o papado proibia acesso a biblia para os fiéis permanecerem na iguinorancia e vendião induto enganando as pessoas, quem comprace o papel seriãk salvos,jesus dice examinai as escrituras para não sedes enganados foi o que fiz,por isso sai da babilônia
Pô, eu li em um comentário uma vez que o Guilherme Freire se converteu ao Catolicismo Romano quando leu Crime e Castigo KSKSKJ Um livro maravilhoso, mas qual a lógica? Se tivesse lido Os Irmãos Karamazov e visto a crítica que o Dostoievsky dá no Catolicismo Romano não tinha dado uma dessa. Skkksjj 😅
Eu não sei se eles gostam de mentir com manchetes sensacionalistas ou se simplesmente tem alguma disfunção intelectual mas já vi até gente dizendo coisas como "Como C. S. Lewis me tornou católico", quando o próprio Lewis dava argumentos muito bons do porquê ele nunca se tornaria católico, no fundo eles tem é uma dor de cotovelo pelo fato de muitos dos maiores escritores que já existiram e das mentes mais brilhantes não terem sido católicas, aí tentam a todo custo "converter" eles, dizendo que "apesar de não serem católicos a lógica deles levava ao catolicismo", como se os próprios fossem umas antas que não fossem capazes de perceber que o catolicismo era a resposta óbvia ao seu próprio pensamento...
@@LucasBanzoliProvavelmente isso também acontece pelo desconhecimento da teologia Anglicana tradicional por parte deles e até de muitos Protestantes, sendo que o que a igreja Anglicana raiz tem de Catolicismo Romano é a aparência e liturgia semelhantes, mas a Teologia é total Protestante e você descobre isso apenas lendo os artigos de fé da igreja, disponíveis facilmente na internet. Os próprios anglicanos deixam claro que o Católico deles se refere a Universal.
@@bookrockandcoffee kkk tem isso também, o Tolkien conseguiu convencer ele do Cristianismo mas não conseguiu convencê-lo do catolicismo, pra ver como o Lewis não era bobo nem nada 🤣. Você que gosta de ler livros, eu acabei de publicar um livro novo, não sei se é um tema que te agrada mas eu falo mais sobre ele no vídeo novo: ua-cam.com/video/X37BawYNREc/v-deo.html
Glória a DEUS! Que conhecimento sobre história da igreja! Esse Lucas é terrivel(no bom sentido), pois todo argumento que o católico dá ele diz que é fraquinho. 😮
Guilherme é um rapaz inteligente e bem articulado, mas quando Lucas põe pra refutar com base histórico documental não há romanista que resista a verdade bem exposta. Parabéns Banzoli. Próxiiimooo! kkk
Seria interessante uma live sobre os sacramentos (Santa Ceia e batismo) há trechos em Pais das Igrejas que dão a ideia de uma regeneração batismal ou de uma presença real (física). Abraços.
A paz do Senhor querido irmão, obrigada pelo conteúdo riquíssimo. Tenho um conhecimento prévio sobre a história da igreja, superficial eu diria. Minha linha é mais judaica e aliado aos impérios Árabes e otomanos, à medida em que avanço percebo a necessidade de aprofundamento nas igrejas cristãs orientais, mas preciso passar pela patrística. Minha dúvida seria; preciso me aprofundar previamente na filosofia helenista? Tenho uma base, mas seria suficiente para iniciar a patrística (especialmente a recomendada pelo irmão no final do vídeo). Agradeço a atenção. Deus abençoe e te siga usando.
Não creio que haja essa necessidade, especialmente em se tratando dos Pais da Igreja que viveram mais perto dos apóstolos há pouca filosofia ali, suas obras são de caráter mais pastoral e doutrinário, muito parecidas com o estilo e conteúdo do Novo Testamento. Inclusive eu postei essas obras no meu blog antigo, caso queira conferir, ali você vai ver que consegue entender tudo o que eles falam mesmo sem ter profundidade filosófica: ocristianismoemfoco.blogspot.com/2019/01/obras-dos-pais-da-igreja-dos-seculos-i.html
@@LucasBanzoli muito obrigado irmão, já imprimi os livros pelo seu blog, estarei dando sequência aos estudos. Agradeço o enriquecimento pedagógico que o irmão disponibiliza pelo blog e pelo UA-cam. Pena não ter conhecido-o anteriormente, mas irei aproveitar o material.
Que Deus continue abençoando sua vida meu irmão,vc é muito util com seus conteúdos e aprendemos muito contigo Deus te abençoe sempre em nome de Jesus Cristo amém 🙏🏾
Irmão Lucas, muito bom o conteúdo, sou Assembleiano, e apoio o seu canal de apologética protestante, queremos muitos canal, como este, voltado para esclarecer os fatos e erros do romanismo católico, precisamos de canal como esse, para contrapor e refutar a falsa propaganda católica romana.
Mais um vídeo espetacular. De fato, o Guilherme Freire é o mais educado desses apologistas católicos e mereceu a reciprocidade da sua educação nesse vídeo aqui. Parabéns Lucas.
A igreja católica só tem que admitir que é uma cópia do judaísmo e o mudaram. E os protestantes são originários da igreja católica só que com mudanças.
Se parece mesmo, só faltam as imagens, e as rezas aos santos, e o culto aos mortos, e o templo, e as repetições litúrgicas, e as vestes sacerdotais, e os louvores a Nossa Senhora e etc, tirando isso é bem parecido mesmo.
Então, sobre o termo "Romana" é básico em qualquer Catequese que este não seja um nome próprio, mas uma forma de identificar a Sede por assim dizer da Igreja Católica.
Lucas, conheci ele pela filosofia e creio que seja uma área que ele domine um pouco melhor, pq quanto ao cristianismo em si, ele não contribui em nada. Eu entrei em uma live dele no Instagram certa feita, e ele estava destruind0 os Puritanos, até o ponto de chamá-los de ateus 😂😂😂 Lamentável a postura desse cidadão 😅 Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo seu trabalho
A IGREJA NÃO TEM PAIS, TEM UM SENHOR, Ele fundou, sem nome, placa, taxas e templos e a mantem santa, sem macula e sem defeito, livre das portas do inferno.
Lucas você tem que ver os vídeos do professor Marcelo Andrade e fazer um react urgente. Ele é professor de história e também se coloca como um apologeta. O seu grande objetivo é "resgatar" católicos convertidos ao protestantismo. Para ele o Catolicismo foi é o grande condutor da História e o protestantismo só faz coisa ruim. Precisa de um react seu rápido. Guilherme Freire já fez um podcast com ele. O Marcelo sempre convida personalidades, ditos "especialistas" que tem idéias parecidas com as dele e sempre católicos.
Eu gosto bastante da visão de mundo do Guilherme Freire, mas no que se refere ao catolicismo como verdadeiro cristianismo não tenho como concordar com ele. Porém é importante mencionar que já assisti a vários vídeos dele e nunca o vi desrespeitando o protestantismo (pelo contrário, ele demonstra evitar conflitos com os protestantes).
Já ouvi alguns deles dizerem que a Igreja (leia-se: a ICAR, na figura dos papas e dos concílios) tem autoridade para mudar aquilo que está na Bíblia, então se Paulo disse que os bispos e presbíteros podiam se casar mas a ICAR diz que não podem, prevalece a palavra da ICAR sobre a da Bíblia...
@@LucasBanzoli sabe o que é bem engraçado? Isso é o mesmo que dizer que Deus fica mudando de ideia todo tempo, daí fica fácil vc prender a mente das pessoas, vc muda de acordo com seu Bel prazer e diz que foi Deus
@@LucasBanzoli Acho que já ouvi algo quase nesse sentido, que as chaves do céu poderiam ligar e desligar como um interruptor de luz. Parece uma brincadeira de vivo-morto.
Lucas os católicos utilizam Atos 8:30 pra embasara autoridade final não a escritura, mas o magistério, já que Filipe precisou de um intérprete p entender a escritura e que a escritura não interpreta a si mesma.Isso procede? Os papistas usam João 5:39 que fala examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam., ou seja a ICAR diz que Jesus não deu ordem pra seguir só as escrituras somente como única vertente de fé teológica e doutrinária, já que o verbo EXAMINAIS não está no modo imperativo. Como responder essa objeção?a terceira pergunta é como você Banzoli responde a esse sofisma católico romano quando Paulo em 2TM 3.14-17 fala de toda escritura...o termo toda escritura não é sola scriptura como verdade final de fé e doutrina...já que os livros de apocalipse n tinha sido escrito e também as cartas de João e nem o evangelho segundo escreveu São Lucas...já que o cânon só foi compilado séculos mais tarde.Como responder esse argumento católico?
Paulo não estava falando da QUANTIDADE das Escrituras mas sim da NATUREZA da mesma - ou seja, quando ele diz por exemplo que "toda a Escritura é inspirada", o sentido é que tudo aquilo que já era considerado Escritura ou que viria a ser era inspirado, e não que só o que já tinha sido escrito era inspirado. Se um apologista católico diz que o magistério da ICAR é infalível, isso não significa que ele esteja dizendo que só o que o magistério declarou daqui para trás é infalível e que daqui pra frente não é, obviamente na cabeça dele as decisões futuras do magistério são igualmente infalíveis, porque é da natureza do magistério que está falando, o mesmo se aplica à Paulo quando se refere às Escrituras. Sobre o texto do etíope, nenhum protestante afirma que todos os textos bíblicos são fáceis e qualquer um pode interpretar de qualquer jeito, mesmo eu tendo mestrado em teologia eu não bato o olho num texto e já saio interpretando de cara como se já soubesse tudo, alguns textos são realmente mais difíceis e a gente precisa do apoio dos comentários de comentaristas bíblicos, de léxicos, de interlineares e assim por diante, quando se fala em livre exame significa que somos livres para examinar as Escrituras (como o etíope estava examinando), não que podemos interpretar de qualquer jeito sem ferramenta hermenêutica alguma mesmo quando não entendemos algum texto, se fosse assim eu nunca tiraria as dúvidas de ninguém, deixaria que o próprio indivíduo se virasse sozinho pra encontrar a resposta por si mesmo, não é assim que as coisas funcionam. O problema é que na época de Lutero os leigos eram proibidos até mesmo de ler a Bíblia, por isso Lutero colocou a Bíblia nas mãos do povo, e isso era louvável, o próprio etíope em momento nenhum foi repreendido por Filipe por estar examinando as Escrituras por si mesmo, sobre isso eu já escrevi aqui: www.lucasbanzoli.com/2018/04/conheca-toda-perseguicao-e-proibicao-da.html heresiascatolicas.blogspot.com/2015/07/o-livre-exame-pela-logica-e-razao.html heresiascatolicas.blogspot.com/2015/05/como-desmascarar-e-destruir-o-argumento.html
Expectativa: provar que a Igreja Primitiva defendia transubstanciação, papado, iconodulia e afins para refutar o protestantismo. Realidade: a linguagem é católica porque falava de presbíteros e bispos ☝🏼🤓
Salve Lucas! Graça e Paz! O que você acha do Luteranismo? Quais as suas impressões acerca da Igreja Luterana, em geral? Ultimamente tenho nutrido certo interesse em me tornar Luterano, mas gostaria de um feedback de vossa parte (pra mim é deveras importante)! Fique com Deus!
Infelizmente a Igreja Luterana atual (ou pelo menos parte dela, porque já ouvi de leitores luteranos que nem todas são assim) está imersa no liberalismo e no ecumenismo religioso, duas coisas às quais eu não posso concordar, além disso eu prefiro um estilo de liturgia menos rígido, por essas razões eu prefiro outras igrejas, mas nada contra quem é.
Amigo, que Deus te abençoe. Eu acabei de orar pedindo direção a Deus sobre estes temas que me deixaram muito confuso, abri o youtube e apareceu seu canal. Inclusive, voce tem videos sobre o zoroatrismo, assunto que me surpreendeu negativamente quando o descobri no canal daquele outro rapaz que foi no Vilela. Que Deus prospere seu canal e sua vida espiritual para ajudar pessoas que ainda não estudaram tanto pra refutar essas heresias.
A Bíblia fala sobre confessar pecados "uns aos outros" (Tg 5:16), não uma confissão particular ao sacerdote. Na patrística há textos que falam de confissões públicas (a toda a comunidade), mas não de uma confissão em particular com o sacerdote. Isso não significa que alguém não possa eventualmente confessar os pecados a um líder religioso se assim desejar, mas não deve fazer isso com a mentalidade de obrigação, como se fosse obrigatório se confessar ao sacerdote em particular ou como se a palavra do sacerdote fosse decisiva, final e necessária pra determinar o perdão - isso é antibíblico, quem perdoa é Deus baseado no arrependimento sincero do indivíduo que pecou. Eu tenho alguns artigos sobre isso no meu blog antigo: heresiascatolicas.blogspot.com/2015/09/os-discipulos-podiam-perdoar-pecados.html heresiascatolicas.blogspot.com/2014/08/a-confissao-auricular-e-biblica.html No site do Bruno Lima tem muito mais material sobre isso, com ênfase especificamente na patrística: respostascristas.blogspot.com/2016/02/confissao-e-penitencia-uma-analise.html respostascristas.blogspot.com/2016/02/restauracao-na-igreja-uma-vez-que-o.html
Entre no meu grupo fechado no zap para ser notificado sempre que houver um novo vídeo, live, artigo ou livro: chat.whatsapp.com/CuT8CXVPC5KIRIItbWtzL2
⛔ ATENÇÃO PARA AS REGRAS DE COMENTÁRIOS:
✅ Comentários com escárnio, provocações, ofensas e acusações = block automático. Aprenda a ter respeito se quiser ser respondido.
✅ Eu não tenho tempo para assistir e comentar todos os vídeos que me mandam, então evite comentários com links (muitas vezes o próprio youtube suprime automaticamente comentários com links).
✅ Aqui eu respondo todas as dúvidas sinceras sobre qualquer assunto, mas não debato nos comentários, se você quer debater comigo agende um debate formal ao vivo com o Jadison (do canal "Em Defesa da Fé Cristã") que eu debato o tema com você, eu não tenho tempo pra perder com discussões intermináveis na caixa de comentários com gente obstinada e teimosa, na insistência você será bloqueado.
⛔ MINHAS REDES SOCIAIS:
✅ Facebook: facebook.com/lucasbanzoli1
✅ Instagram: instagram.com/lucasapologetica
✅ Canal no Telegram: t.me/lucasbanzoli
✅ Livros (com pdf gratuito): www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html
✅ Site: www.lucasbanzoli.com
✅ E-mail: lucas_banzoli@yahoo.com.br
Boa noite Lucas! Tudo bem? Você pediu para eu te adicionar no WhatsApp para você me colocar no grupo. Fiz isso e te chamei la, mas você não me respondeu ainda
Edu Moura, Bruno Lima e Lucas Banzoli. Apenas uma sugestão.
@@rafaelthomazzi Já tá add :)
@@flaviobatalha5240 Esse Hermes de Rm 16:14 muito provavelmente não tem nada a ver com o Hermas do Pastor de Hermas porque o do Pastor é de meados do século II d.C, ou seja, um século após a carta de Paulo aos romanos.
@LogarCristao2024 Esse aí já coloquei na lista.
Lucas, sou um protestante reformado e muito admiro o seu trabalho de apologética. Embora você não seja um reformado (e aqui divergimos em questões conhecidas), seu respeito me chama muito a atenção, bem como o amor pela defesa do evangelho. Um fraterno abraço!
Obrigado Sergio, forte abraço!
@@LucasBanzoli Se me permite perguntar, és de qual tradição amigo? Paz!
@@renanhenrique849 acho que ele é assembleiano
@@matheus_fulcher Ele já disse que é da Assembleia de Deus.
@@elberthclistenesdasilva4814Não, o Lucas é metodista
Eu não li toda a patrística, mas, pelo que eu li, a palavra católica, por várias vezes, era usada com a função de um adjetivo. Descrevia-se uma qualidade da igreja, ser universal. Posso estar errado, mas não me lembro do uso de termo como um substantivo próprio. Agostinho mesmo usava muito o termo católica como um adjetivo.
Acredito que os apologetas católicos regrediram muito no debate e voltaram ao Mateus 16:18 e se esqueceram que a pedra deles, era "pedra de tropeço" Mateus 16: 23.
Maria passou na frente e deu uma "paulistinha" na canela dos apologetas de Roma.
Eu já li a patrística e, continuo protestante.
Os católicos romanos se esquecem que a patrística é propriedade da cristandade em geral e não restrito a um grupo específico...isso é coisa de religião exclusivista.
Eu tbm leio muito patristicos e continuo sendo um evangelico mais fervoroso ainda
Eu estudo também a patristisca, e quando a comparo com as Escrituras, que é o que todo cristão deve fazer, percebo que o catolicismo está bem longe de Cristo.
Tem algum material para acessar para saber oque cada um dos principais pais da igreja sinalizava apoio em algum grau que está no catolicismo até hoje ? Como purgatório, consequentemente oração pelos mortos, veneração de imagens e intercessão dos santos, principalmente Maria, a questão do papado ?
@@mauriciocs3522 Tem o site do Bruno Lima (que inclusive eu recomendo no vídeo), que conta com o material mais completo que eu conheço a este respeito: respostascristas.blogspot.com
Cara que aula! É bom ver um evangélico explicando essas coisas com argumentos tão bons. Os pastores são muito despreparados... eles falam só que é do diabo, idolatra e tudo, mas não dão os argumentos. Esses católicos estão muito ativos nas redes sociais e levando muitos jovens para o erro. Parabéns Lucas, top demais sua explicação.
sabe inglês? Se souber pesquise sobre o canal do jordan b cooper e o truth unites, são dois canais protestantes americanos que falam bastante sobre esses assuntos.
@@mmgmaycon2897 Tem tbm Joshua Schooping que é ex padre ortodoxo
A paz Lucas! Lucas, gosta muito dos seus vídeos, aprendo muito. Eu gostaria muito de ver os seus vídeos no Tik Tok, inclusive, tem um número muito grande de jovens católicos que produzem vídeos, mas que infelizmente trazem muita desinformação, mas que acaba arrastando muitos jovens sem conhecimento. Apenas sujestão.
Quanto mais te assisto mais aprendo e mais convicção eu tenho que a Bíblia é a palavra de Deus, o princípio é o fim.
Salve Lucas, já estava com saudades de novos vídeos. 1/2 vídeos por dia, quem apoia deixa o like! Kkk
Aí você me mata mesmo 🤣🤣😂
Oremos pela conversão genuína dos católicos romanos, porque infelizmente ainda insistem em viver no erro papista.
Muitos vivem no erro porque querem, inclusive aqueles que eram evangélicos e se tornaram católicos.
@@WillowCeleste-ut5tx, esse é o pior retrocesso!
É como um sujeito renunciar à ciência estabelecida para abraçar ao terraplanismo.
Assim é aquele que sai do Evangelho para abraçar ao catolicismo.
@@WillowCeleste-ut5txVerdade.
@@hemersonoliveira7047Infelizmente...é o mal dos nossos dias.
Verdades
Sempre imaginei que uma hora ia ver o Lucas refutando o Guilherme Freire aqui. 😂
Guilherme freire: Ah não, eu achei os argumentos protestantes muito fracos.
Guilherme freire 5min depois: É que e pessoal lá soava muito católico...
O nome disso é anacronismo, Gui!
kkkkkkkk
Se não tivesse a Bíblia, só os testemunhos dos pais da igreja eu continuaria protestante, crendo na vinda de Jesus . Pelos Escritos Sagrados eu deixei a Igreja Romana, deixei de adorar imagens, me confessar aos homens, guardar o domingo, crer na imortalidade da alma e me tornei Adventista do Sétimo dia. Tudo em que eu creio, e tudo que eu abandonei eu descobri na Bíblia .
Continua esses seus vídeos respostas, Lucas. Estão muito bons e edificam muito os protestantes que nada sabem da própria fé e tem conhecimento raso do catolicismo. Vc é uma benção!
Obrigado, continuarei! 😊
@@LucasBanzoli aproveitando, Lucas, tem um rapaz católicos no Instagram e UA-cam chamado diácono João Victor Mariano, e um ex pastor chamado Eduardo Faria, que tem feito vídeos respondendo muitos evangélicos com cortes. Seria legal vídeos seus apontando falhas dos dois.
@@leituraevida Vou fazer, pode deixar.
Excelente vídeo, como de costume. Parabéns pela apologética. Que Deus continue lhe usando como instrumento da verdade.
Sobre o linguajar, fiquei pensando: será que o apóstolo Paulo era protestante? Veja:
Ele usou a palavra pastor em vez de padre em Ef 4.11; crente em vez de católico em 1Tm 6.2; culto em vez de missa em 1Co 9.13; ceia do Senhor em vez de eucaristia em 1Co 11.20; orar em vez de rezar em Cl 1.9 etc.
Passagens retiradas da Bíblia edição da CNBB da edição de 2020.
Muito bem lembrado, se aplicarmos à Bíblia o "método da linguagem" que o Freire aplica aos Pais da Igreja qualquer um concluiria facilmente que os escritores bíblicos eram "protestantes", uma pena eu não ter pensado nisso quando fiz o vídeo, mas foi uma ótima observação.
hahaha... verdade!
@@fgferrazos militantes católicos romanos são canalhas.
Teu canal é uma luz, parabéns! Deus abençõe e guarde, irmão.
Vou maratonar todos os videos!
O termo "protestante" considero limitador no sentido que data uma parte da igreja que é muito mais antigo que 1517. Por exemplo, os Hussitas, os Lolardos, os Valdenses todos eram protestantes antes de 1517. A prova é que vindo a Reforma todos eles aderiram.
hussitas épicos, venceram toda a Europa católica para manter a ortodoxia bíblica.
Wycliff tbm era protestante antes de 1517.
Lucas escolacha mesmo com esses mentirosos. Deus te abençoe por mostrar a verdade
BUMM DIA SR DEUS ABENCOE E LI CONCEDA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO DO PAI DAS LUZES QUE E O CRIADOR 🙏🙏👍
Kkkkkkkkk essa é a "arca da aliança" da apologética católica romana? Kkkkkk coitados, até os ortodoxos tem mais fundamentos pra defender a fé deles.
Em se tratando de profundidade histórica, os ortodoxos dão de 10 a 0 mesmo. Tem nem comparação.
Ah, esse aí é mais um garoto propaganda da ilusão romanista de que a ICAR vai voltar aos seus anos de glória, salvando a civilização ocidental e que levará a uma onda de conversão em massa de protestantes ao catolicismo. Além de fazer aquele belo revisionismo histórico em que o mal só surgiu no mundo após a reforma...
Os ortodoxos são chatos de enfrentar; kkkkkkkkkk
Mas continuo protestante reformado!
☦
Na verdade nunca existiu unanimidade na igreja primitiva.
Basta ver as cismas de Paulo com os da circuncisão, Barnabé x Paulo (se não troquei os nomes), seguidores de Apolo x Paulo, e depois as cartas do Apocalipse às sete igrejas.
O termo "católico" era pra acentuar que o Evangelho era universal e não algo estrito para um povo como foi o judaísmo.
Quando eu era católico eu pensava da mesma forma que esse rapaz, aliás, acho que todos os católicos pensam dessa mesma forma. Falta de um estudo isento e mais profundo.
É exatamente esse o ponto, falta de *profundidade* nos estudos.
Este cara é realmente muito bom qualquer um que assista os seus vídeos ler os seus livros só tem porque ficar bem informado eu recomendo o canal do banzoli
Os católicos pensam da mesma forma por causa do catecismo que, de certa forma, cria uma uniformidade no jeito de pensar, proibindo que se pense de forma divergente, sob pena de excomunhão.
Com certeza..
Eu n consigo virar católico sla, pra mim o protestantismo e a versão do cristianismo mais certa e correta de todas
Lucas, te parabenizo por combater os dois lados da mesma moeda (tradicionalismo e progressismo/ateísmo). Tem que ter muita saúde mental pra aturar esses grupos.
Eu já estou acostumado por estar há muito tempo neste meio, mas pra quem tá começando agora deve ser difícil mesmo manter a saúde mental, por isso muita gente começa e desiste no meio do caminho.
Esse título veio bem no momento em que venho pensando sobre essa questão.
Lucas como sempre seus vídeo além de serem uma excelente refutação, elesa são verdadeiras aulas. Deus te abençoe grandemente por sua apologética fundamentada nas escrituras e na história.
Muito grato, Deus lhe abençoe igualmente!
Lucas... muito bem. Foque nessa área em seu canal. Faça videos curtos, de 15 a 20 min comentando questões referentes ao protestantismo e romanismo... expondo as verdades teologicas e históricas em defesa da fé protestante. Falta muito isso aqui no Brasil... principalmente no UA-cam. E nisso infelizmente os romanistas tem investido muito
O cara parece ser muito sereno na hora de conversar, chama ele pro debate Lucas
Seria perfeito e muito produtivo. Mas acho bem difícil ele aceitar.
Banzoli, como sempre, mandando ver nos argumentos! Muito acima da verborréia dos papistas 👏🏻👏🏻👏🏻
Os católicos são apaixonados estética da igreja deles, e não por Cristo.
A Igreja é Cristo.
Teu ponto está desfalcado da real importância aqui. Muito evangélico é apaixonado por música gospel, pastor etc.
Não tem problema em ser apaixonado pela arquitetura, músicas e episcopado católicos, o problema é colocar isso ACIMA de Jesus.
@@mafv4091 Cristo é o noivo da Igreja, como ele mesmo pode ser ela ao mesmo tempo?
mesmo sendo uma estética esquisita que tem ar de museu e cemitério
@@Tulipareformada 🤣🤣🤣
Como é que o argumento protestante é fraco se toda vez que tem um debate, os cara toma lapada e tem que apelar pro xingamento e falácias? Kkkk
@@rafaelmiranda2147 Agora voce se lambuzou todo filho!!! Nada a ver!!!
Não é nós q temos vários livros apócrifos duvidos e sem coerência com os demais
@@rafaelmiranda2147 católico nem chega a interpretar a bíblia, só acreditam no que o magistério (in)falível deles falam. Tanto é que acreditam em cada baboseira que nem na bíblia tá, como purgatório.
Amo debates com esses temas. Mas encontro poucos. Pode me sugerir canais?
@@fgferrazmusical fm
Muito bem, Banzoli!
Guilherme Freire é educado e inteligente, mas já tava na hora de algum intelectual evangélico se pronunciar sobre ele.
Desonesto intelectual eu diria.
@@marinaarruda12 eu também diria isso
Muito inteligente? Ele é raso ainda.
Ele nao é inteligente, ele se faz parecer citando coisas rasas
Sempre aprendo muitos com teus vídeos. Tu precisa ser mais conhecido já!!!
Vlw, feliz por saber!
Mais um ótimo vídeo. É sempre bom ouvir o Lucas. A tradição do povo de Deus é válida e importante, e deve ser considerada pelos cristãos, desde que ela esteja de acordo com o Evangelho de Cristo. No entanto, a tradição são as histórias, os relatos e os testemunhos dos cristãos do passado, E NÃO DOUTRINAS. A doutrina dos cristãos, é o EVANGELHO DE CRISTO.
O cristão autêntico age como os cristãos da cidade de Beréia, que tudo o que ouviam, verificavam se estava de acordo com as Escrituras (Atos 17:10-11). Eles eram nobres.
As doutrinas que os cristãos precisam, para receberem a salvação e demais bençãos de Deus, estão todas no Evangelho de Cristo, que foi o que o Senhor ordenou que os cristãos pregassem e anunciassem (Mateus 28: 18-20; Marcos 16: 15-16; 1 Coríntios 9: 16).
Os cistãos devem crer somente na doutrina de Cristo e dos Apóstolos contida no Evangelho, isso é bem claro na Palavra de Deus, vejamos:
"Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na DOUTRINA DE CRISTO não tem a Deus. Quem permanece na DOUTRINA DE CRISTO, este possui o Pai e o Filho. Se alguém vier a vocês sem trazer ESTA DOUTRINA, não o receba em vossa casa, nem sequer o saudeis..." (1 JOÃO 1:9-10).
E todos os cristãos perseveravam na DOUTRINA DOS APÓSTOLOS, nas reuniões em comum, na fração de pão e nas orações..." Atos 2: 42).
E o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, deixou um alerta a todos em Gálatas 1: 8-9, veja:
"Mas, ainda que alguém - nós ou mesmo um anjo do céu - vos ensinar um evangelho diferente daquele que temos ensinado a vocês, que ele seja ÁNATEMA, MADITO. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar DOUTRINA DIFERENTE da que NÓS ENSINAMOS A VOCÊS que ele seja amaldiçoado!"
Portanto, toda e qualquer doutrina que surgiu depois da morte dos Apóstolos, é heresia, é engano, é invenção de homens, é maldição.
E aqueles que sucederam os Apóstolos (a sucessão apostólica) são os pastores, os presbitéros, os doutores, os evangelistas e os bispos que são maridos de uma mulher. Os Apóstolos, principalmente Paulo, fala amplamente deles em suas Epístolas, conforme vemos em Efésios 4:11-12; 1Timóteo 3: 1 ao 10; Tito 1: 5 ao 9; 1 Pedro 5:1. É isso.
Muito bom ouvir quem estuda. Obrigado pelo ótimo esclarecimento Lucas!
Eu que agradeço!
Muito bom, Lucas. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado pastor, Deus lhe abençoe!
Parabéns irmão...vc esclareceu muito assunto que pra mim era obscuro...🙌🙏
Vlw!!
Eu gosto do Guilherme Freire, mas é aquilo, não é porque eu gosto que eu concordo com 100% do que ele fala, e quando se trata da defesa do catolicismo, é algo que eu discordo.
LUCAS, PARABÉNS PELOS CONTEÚDOS, ACREDITO QUE ESSA LINHA DEFENSIVA É UM EXCELENTE RAMO PARA O SEU CANAL.
Banzoli, andam mandando videos seus, como esse de hoje, num grupo de reformados rsrs te elogiei muito lá, porque você é 10!
Fico feliz em saber (embora alguns reformados me odeiem kkk). Abs!
Finalmente um vídeo refutando católico. De antemão, ótimo vídeo como sempre.
Eu gosto muito do Guilherme Freire, eu acho ele muito inteligente e muito educado, e inclusive foi uma das minhas motivações pra começar a ler e a ter uma vida mais dedicada aos estudos. Mas apesar de tudo isso, como um bom católico que ele é, parece ter um viés muito grande ao ver a história da igreja e a patristica. E infelizmente, as pessoas que vêm esses vídeos muito simples falando sobre patristica, já tomam como verdade absoluta a sua interpretação, fazendo com que o protestantismo fique falsamente visto como não histórico.
Ele é desonesto intelectual e revisionista.
Caro Lucas eu percebi uma coisa no caso do Guilherme, que é um erro comum dos fundamentalistas e eruditos católicos. mas eu não sei explicar com profundidade... eu notei que na igreja católica a filosofia suplanta a teologia, o que configuraria no caso o erro do intelectualismo... eu gostaria que você explicasse sobre o que é o intelectualismo
Isso é muito evidente, pode ver que nenhum deles gosta de citar a Bíblia, no máximo um ou outro texto isolado de vez em nunca, o resto é só filosofia (e filosofia ruim). Creio que isso seja herança do tomismo, o próprio Aquino na Suma Teológica tentava resolver questões bíblicas na base da pura filosofia aristotélica, mal chegando a citar os textos em si e não fazendo uma exegese de nenhum. E isso é fácil de entender já que como eles sabem que doutrina nenhuma deles se sustenta na base da hermenêutica, o jeito é apelar para a filosofia, onde eles podem sofismar à vontade e tapear os mais ingênuos.
Lucas, por favor, depois coloca a bibliografia sugerida nos comentários
PARABENS JOVEM, VOCÊ É UM SABIO
Fiquei sabendo que ele fez o curso dele de história da igreja baseado em apenas uma coleção de livros, o que já é inaceitável, e o pior sabe quem é o autor da coleção ? Ele mesmo, Daniel Rops
😂😂😂
Hahahahahahaha
Esses Católicos romanos são uma piada, é igual os católicos ortodoxos.
Lucas, se possível reage as vídeos do Eduardo Faria? Ele é um ex pastor Batista que se tornou católico. E semanalmente ele faz live num quadro chamado, A Bíblia me tornou católico. Mas até hoje não vi os argumentos bíblicos para as conversões.
Sim, esse aí já está na lista, algum dia sai um react dele.
Ele é meu conterrâneo. Assisto a alguns vídeos dele, e o mais "interessante" é que ele disse que era um protestante que odiava os católicos e hoje um católico que odeia os protestantes. Acho que o que está errado nele não é a denominação, mas o desconhecimento do amor de Cristo. :/
@@fgferraznunca ouvi o Eduardo dizendo que odeia protestantes. Coloca o link aqui pra mim que isso é novidade
Presbiteriano*
@@fgferraz
Qual vídeo ele diz isso?
Grande Lucas! Um salve a todos!
Salve, Danilão! :)
independente de quando eu vou ver tempo pra ver esse vídeo, pra mim seu canal e o dele são os canais cristãos que eu ando gostando mais no UA-cam nos últimos anos, juntamente com o do professor Afonso. Olha que sou protestante.
Cheguei no canal do Guilherme Freire por acaso ao procurar sobre Dostoiévski. Pra mim ele deve ser um dos católicos mais inteligentes do UA-cam. Espero que ele possa ser um boa influência pra cristãos de um modo geral assim como vocês dois também.
Faz um video sobre "os cristianismos orientais",algo que não é falado ou pouco falado na historiografia cristã do ocidente(geralmente só se fala do catolicismo e do rito bizantino), e que realmente tem uma história rica e excelente em termos de cristianismo.Recomendo os artigos:
1.A CIDADE DE ANTIOQUIA E A FORMAÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ: UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA
2.OS CRISTIANISMOS ORIENTAIS E SEU DESAPARECIMENTO
NA HISTORIOGRAFIA ECLESIÁSTICA OCIDENTAL
Todos esses artigos são do prof.Lucas Gestas.
Grato pela sugestão.
Lucas, os católicos afirmam que a caça as bruxas foi muito pior em países protestantes, poderia depois fazer um vídeo sobre esse assunto?
Foi muito pior nos países católicos, nesse artigo aqui eu escrevo sobre isso: www.lucasbanzoli.com/2018/07/caca-as-bruxas-como-era-e-quem-matou.html
@@LucasBanzoli Ótimo, muito obrigado! Mais uma pergunta: você tem algum artigo que fala sobre os santos que, supostamente, tinham os estigmas de Jesus? Se tiver me envie o link, por favor.
@@Viih_Higashikata Eu não tenho um artigo sobre isso porque acho uma grande bobeira, se os "estigmas" fossem um sinal divino de que Deus está com fulano de tal isso teria se manifestado nos apóstolos e nos cristãos primitivos em primeiro lugar, mas não temos relatos de estigmas em nenhum deles, e nenhuma parte da Bíblia indica os estigmas como um sinal de que a pessoa é santa (muito menos da identidade da "Igreja verdadeira"). Sem falar que já tem muita gente especializada em refutar essas baboseiras, inclusive existe um livro recente de um historiador italiano que prova que o padre Pio era um charlatão que se mutilava deliberadamente com ácido para dar a aparência de portar os estigmas de Cristo (nada que surpreenda quando consideramos que ele era um fanático doente), dá pra comprar na Amazon se quiser: www.amazon.com.br/Padre-Pio-Miracles-Politics-Secular/dp/0312611668
@@LucasBanzoli Ptz, essa do Padre Pio hein cara... ele é talvez o maior santo do século XX dos caras, tem uma legião grande de devotos no mundo inteiro - O falecido Olavo de Carvalho era devoto dele ( sempre pedia proteção dele e de Maria no inicio das transmissões do true outspeak.
Valeu, Lucas!
Muito bom,
"Os pais da Igreja são católicos pois utilizam uma linguagem católica"
- Freire, Guilherme (2024) -
😂😂
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk😂😂😂😂😂kkkkkkkkkk😂😂😂😂😂kkkkkkkkkk😂😂😂😂😂
Kkkkkkkkkk😂😂😂😂😂
Muito bom
Obg! :)
Grande Lucas, o martelo dos hereges papistas.
Hesegium Malleficarum
Será mesmo que os primeiros cristãos falavam como os católicos, ou os católicos falam como eles???? Quem veio antes.?
Parabéns amei seu vídeo,
Estamos precisando deles.
Obg! :)
E para nós, o termo não significa Universal, mas entendemos como está no Catecismo que significa "Total", segundo a totalidade melhor dizendo.
Muito bom, parabéns!
Obg!!
Eureka.Achei o lugar para somar aos meus estudos. Parabéns pelo conteúdo. Deus te abençoe com mais e mais sabedoria.
Obg, Deus lhe abençoe igualmente!
Quando eu decide pesquisar como iniciou cada religião, me decepicionei com a catotica que omiti a verdade, por isso perseguirão Lutero e os que vierão depois dele,o papado proibia acesso a biblia para os fiéis permanecerem na iguinorancia e vendião induto enganando as pessoas, quem comprace o papel seriãk salvos,jesus dice examinai as escrituras para não sedes enganados foi o que fiz,por isso sai da babilônia
Pô, eu li em um comentário uma vez que o Guilherme Freire se converteu ao Catolicismo Romano quando leu Crime e Castigo KSKSKJ Um livro maravilhoso, mas qual a lógica? Se tivesse lido Os Irmãos Karamazov e visto a crítica que o Dostoievsky dá no Catolicismo Romano não tinha dado uma dessa. Skkksjj 😅
Eu não sei se eles gostam de mentir com manchetes sensacionalistas ou se simplesmente tem alguma disfunção intelectual mas já vi até gente dizendo coisas como "Como C. S. Lewis me tornou católico", quando o próprio Lewis dava argumentos muito bons do porquê ele nunca se tornaria católico, no fundo eles tem é uma dor de cotovelo pelo fato de muitos dos maiores escritores que já existiram e das mentes mais brilhantes não terem sido católicas, aí tentam a todo custo "converter" eles, dizendo que "apesar de não serem católicos a lógica deles levava ao catolicismo", como se os próprios fossem umas antas que não fossem capazes de perceber que o catolicismo era a resposta óbvia ao seu próprio pensamento...
@@LucasBanzoliSendo que o Lewis era melhor amigo do Tolkien, o cara devia aguentar encheção de saco pró católica todo dia e nunca virou católico.
@@LucasBanzoliProvavelmente isso também acontece pelo desconhecimento da teologia Anglicana tradicional por parte deles e até de muitos Protestantes, sendo que o que a igreja Anglicana raiz tem de Catolicismo Romano é a aparência e liturgia semelhantes, mas a Teologia é total Protestante e você descobre isso apenas lendo os artigos de fé da igreja, disponíveis facilmente na internet. Os próprios anglicanos deixam claro que o Católico deles se refere a Universal.
@@bookrockandcoffee kkk tem isso também, o Tolkien conseguiu convencer ele do Cristianismo mas não conseguiu convencê-lo do catolicismo, pra ver como o Lewis não era bobo nem nada 🤣. Você que gosta de ler livros, eu acabei de publicar um livro novo, não sei se é um tema que te agrada mas eu falo mais sobre ele no vídeo novo: ua-cam.com/video/X37BawYNREc/v-deo.html
Parabéns Lucas, pela a maneira sabia que você defende a nossa fé protestante.
tem pai apostólico muito mais alinhado às igrejas ortodoxas do que ao romanismo...
Glória a DEUS! Que conhecimento sobre história da igreja! Esse Lucas é terrivel(no bom sentido), pois todo argumento que o católico dá ele diz que é fraquinho. 😮
Todos os argumentos católicos são fracos.
Enfim encontrei alguém que fala sobre a patrística e os primeiros pais da Igreja. Difícil encontrar. Parabéns pelo excelente trabalho 👏
Guilherme é um rapaz inteligente e bem articulado, mas quando Lucas põe pra refutar com base histórico documental não há romanista que resista a verdade bem exposta.
Parabéns Banzoli. Próxiiimooo! kkk
Vlw, Emerson!
Seria interessante uma live sobre os sacramentos (Santa Ceia e batismo) há trechos em Pais das Igrejas que dão a ideia de uma regeneração batismal ou de uma presença real (física). Abraços.
Posso providenciar, obrigado pela sugestão!
Boa que bom.
A paz do Senhor querido irmão, obrigada pelo conteúdo riquíssimo. Tenho um conhecimento prévio sobre a história da igreja, superficial eu diria. Minha linha é mais judaica e aliado aos impérios Árabes e otomanos, à medida em que avanço percebo a necessidade de aprofundamento nas igrejas cristãs orientais, mas preciso passar pela patrística. Minha dúvida seria; preciso me aprofundar previamente na filosofia helenista? Tenho uma base, mas seria suficiente para iniciar a patrística (especialmente a recomendada pelo irmão no final do vídeo). Agradeço a atenção. Deus abençoe e te siga usando.
Não creio que haja essa necessidade, especialmente em se tratando dos Pais da Igreja que viveram mais perto dos apóstolos há pouca filosofia ali, suas obras são de caráter mais pastoral e doutrinário, muito parecidas com o estilo e conteúdo do Novo Testamento. Inclusive eu postei essas obras no meu blog antigo, caso queira conferir, ali você vai ver que consegue entender tudo o que eles falam mesmo sem ter profundidade filosófica: ocristianismoemfoco.blogspot.com/2019/01/obras-dos-pais-da-igreja-dos-seculos-i.html
@@LucasBanzoli muito obrigado irmão, já imprimi os livros pelo seu blog, estarei dando sequência aos estudos. Agradeço o enriquecimento pedagógico que o irmão disponibiliza pelo blog e pelo UA-cam. Pena não ter conhecido-o anteriormente, mas irei aproveitar o material.
Que Deus continue abençoando sua vida meu irmão,vc é muito util com seus conteúdos e aprendemos muito contigo Deus te abençoe sempre em nome de Jesus Cristo amém 🙏🏾
Vlw, Deus lhe abençoe igualmente!
Muito bom! 👏🏼
Salve🎉🛐 vim pela recomendação
Irmão Lucas, muito bom o conteúdo, sou Assembleiano, e apoio o seu canal de apologética protestante, queremos muitos canal, como este, voltado para esclarecer os fatos e erros do romanismo católico, precisamos de canal como esse, para contrapor e refutar a falsa propaganda católica romana.
Top
IGREJA BRASIL BEM-AVENTURADO
💙 💛 🤍 💚
Aonde encontrar a patrística?
Mais um vídeo espetacular. De fato, o Guilherme Freire é o mais educado desses apologistas católicos e mereceu a reciprocidade da sua educação nesse vídeo aqui. Parabéns Lucas.
Vlw, Clark!
A igreja católica só tem que admitir que é uma cópia do judaísmo e o mudaram.
E os protestantes são originários da igreja católica só que com mudanças.
muito bom parabéns
Obg!
Show de bola banzolao👊🏻👏🏻👏🏻👏🏻
10:47 se parece com a missa católica atual
Se parece mesmo, só faltam as imagens, e as rezas aos santos, e o culto aos mortos, e o templo, e as repetições litúrgicas, e as vestes sacerdotais, e os louvores a Nossa Senhora e etc, tirando isso é bem parecido mesmo.
Pergunta pra um católico oque tem a ver a Maria da biblia com Aparecida do Norte rsss
Esse canal é uma mina de ouro! Kkkkk mano lá solei esse maluco catolico ai
Como?
Então, sobre o termo "Romana" é básico em qualquer Catequese que este não seja um nome próprio, mas uma forma de identificar a Sede por assim dizer da Igreja Católica.
E onde você descobriu que a sede da Igreja primitiva ficava em Roma?
Lucas, conheci ele pela filosofia e creio que seja uma área que ele domine um pouco melhor, pq quanto ao cristianismo em si, ele não contribui em nada.
Eu entrei em uma live dele no Instagram certa feita, e ele estava destruind0 os Puritanos, até o ponto de chamá-los de ateus 😂😂😂 Lamentável a postura desse cidadão 😅
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo seu trabalho
Se ele disse isso mesmo, a coisa é pior do que eu pensava então... :(
A IGREJA NÃO TEM PAIS, TEM UM SENHOR, Ele fundou, sem nome, placa, taxas e templos e a mantem santa, sem macula e sem defeito, livre das portas do inferno.
Lucas você tem que ver os vídeos do professor Marcelo Andrade e fazer um react urgente. Ele é professor de história e também se coloca como um apologeta. O seu grande objetivo é "resgatar" católicos convertidos ao protestantismo. Para ele o Catolicismo foi é o grande condutor da História e o protestantismo só faz coisa ruim. Precisa de um react seu rápido. Guilherme Freire já fez um podcast com ele. O Marcelo sempre convida personalidades, ditos "especialistas" que tem idéias parecidas com as dele e sempre católicos.
Acabei de fazer: ua-cam.com/video/0l7rlgVrhkw/v-deo.html
Eu gosto bastante da visão de mundo do Guilherme Freire, mas no que se refere ao catolicismo como verdadeiro cristianismo não tenho como concordar com ele. Porém é importante mencionar que já assisti a vários vídeos dele e nunca o vi desrespeitando o protestantismo (pelo contrário, ele demonstra evitar conflitos com os protestantes).
Ja que eles usam os cargos presbiteros e bispos,.pq ele nao fala que eles podiam se casar, ao contrario da ICAR em que são proibidos.
Já ouvi alguns deles dizerem que a Igreja (leia-se: a ICAR, na figura dos papas e dos concílios) tem autoridade para mudar aquilo que está na Bíblia, então se Paulo disse que os bispos e presbíteros podiam se casar mas a ICAR diz que não podem, prevalece a palavra da ICAR sobre a da Bíblia...
@@LucasBanzoli sabe o que é bem engraçado? Isso é o mesmo que dizer que Deus fica mudando de ideia todo tempo, daí fica fácil vc prender a mente das pessoas, vc muda de acordo com seu Bel prazer e diz que foi Deus
@@jeffersondosanjoscaldeira3963 Exato...
@@LucasBanzoli Acho que já ouvi algo quase nesse sentido, que as chaves do céu poderiam ligar e desligar como um interruptor de luz. Parece uma brincadeira de vivo-morto.
Lucas os católicos utilizam Atos 8:30 pra embasara autoridade final não a escritura, mas o magistério, já que Filipe precisou de um intérprete p entender a escritura e que a escritura não interpreta a si mesma.Isso procede? Os papistas usam João 5:39 que fala examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam., ou seja a ICAR diz que Jesus não deu ordem pra seguir só as escrituras somente como única vertente de fé teológica e doutrinária, já que o verbo EXAMINAIS não está no modo imperativo. Como responder essa objeção?a terceira pergunta é como você Banzoli responde a esse sofisma católico romano quando Paulo em 2TM 3.14-17 fala de toda escritura...o termo toda escritura não é sola scriptura como verdade final de fé e doutrina...já que os livros de apocalipse n tinha sido escrito e também as cartas de João e nem o evangelho segundo escreveu São Lucas...já que o cânon só foi compilado séculos mais tarde.Como responder esse argumento católico?
Paulo não estava falando da QUANTIDADE das Escrituras mas sim da NATUREZA da mesma - ou seja, quando ele diz por exemplo que "toda a Escritura é inspirada", o sentido é que tudo aquilo que já era considerado Escritura ou que viria a ser era inspirado, e não que só o que já tinha sido escrito era inspirado. Se um apologista católico diz que o magistério da ICAR é infalível, isso não significa que ele esteja dizendo que só o que o magistério declarou daqui para trás é infalível e que daqui pra frente não é, obviamente na cabeça dele as decisões futuras do magistério são igualmente infalíveis, porque é da natureza do magistério que está falando, o mesmo se aplica à Paulo quando se refere às Escrituras. Sobre o texto do etíope, nenhum protestante afirma que todos os textos bíblicos são fáceis e qualquer um pode interpretar de qualquer jeito, mesmo eu tendo mestrado em teologia eu não bato o olho num texto e já saio interpretando de cara como se já soubesse tudo, alguns textos são realmente mais difíceis e a gente precisa do apoio dos comentários de comentaristas bíblicos, de léxicos, de interlineares e assim por diante, quando se fala em livre exame significa que somos livres para examinar as Escrituras (como o etíope estava examinando), não que podemos interpretar de qualquer jeito sem ferramenta hermenêutica alguma mesmo quando não entendemos algum texto, se fosse assim eu nunca tiraria as dúvidas de ninguém, deixaria que o próprio indivíduo se virasse sozinho pra encontrar a resposta por si mesmo, não é assim que as coisas funcionam. O problema é que na época de Lutero os leigos eram proibidos até mesmo de ler a Bíblia, por isso Lutero colocou a Bíblia nas mãos do povo, e isso era louvável, o próprio etíope em momento nenhum foi repreendido por Filipe por estar examinando as Escrituras por si mesmo, sobre isso eu já escrevi aqui:
www.lucasbanzoli.com/2018/04/conheca-toda-perseguicao-e-proibicao-da.html
heresiascatolicas.blogspot.com/2015/07/o-livre-exame-pela-logica-e-razao.html
heresiascatolicas.blogspot.com/2015/05/como-desmascarar-e-destruir-o-argumento.html
Expectativa: provar que a Igreja Primitiva defendia transubstanciação, papado, iconodulia e afins para refutar o protestantismo.
Realidade: a linguagem é católica porque falava de presbíteros e bispos ☝🏼🤓
kkkkkk
Já já vem os católicos ansiosos xingarem o Lucas.
Eles geralmente demoram um pouquinho pra chegar, mas chegam...
@@LucasBanzoli kkkkkkkkkkk
Salve Lucas! Graça e Paz!
O que você acha do Luteranismo? Quais as suas impressões acerca da Igreja Luterana, em geral?
Ultimamente tenho nutrido certo interesse em me tornar Luterano, mas gostaria de um feedback de vossa parte (pra mim é deveras importante)! Fique com Deus!
Infelizmente a Igreja Luterana atual (ou pelo menos parte dela, porque já ouvi de leitores luteranos que nem todas são assim) está imersa no liberalismo e no ecumenismo religioso, duas coisas às quais eu não posso concordar, além disso eu prefiro um estilo de liturgia menos rígido, por essas razões eu prefiro outras igrejas, mas nada contra quem é.
@@LucasBanzoli Quais livros posso ler a respeito disso?
@@LucasBanzoli Onde posso ler a respeito da liturgia luterana?
Amigo, que Deus te abençoe. Eu acabei de orar pedindo direção a Deus sobre estes temas que me deixaram muito confuso, abri o youtube e apareceu seu canal. Inclusive, voce tem videos sobre o zoroatrismo, assunto que me surpreendeu negativamente quando o descobri no canal daquele outro rapaz que foi no Vilela. Que Deus prospere seu canal e sua vida espiritual para ajudar pessoas que ainda não estudaram tanto pra refutar essas heresias.
Vlw, Igor!
Os apóstolos e anciãos não pastoriava a igreja por meio de teologias e filosofias e sim pelos Dons de Deus para não aparecer o homem e sim o espírito
Por meio das Escrituras. 2 Timóteo 3:16 e 17
Parabéns Luquinhas , você é 1000
Vlw :)
O Guilherme é um boa pessoa, é jovem, inteligente. Esperemos que se dedique honestamente a conhecer a Verdade
parabens pelo trabalho
18:42 - confessar os pecados: o que diz a Didaqué; o que diz a Patrística; é bíblico a confissão privada a um padre ou pastor?
A Bíblia fala sobre confessar pecados "uns aos outros" (Tg 5:16), não uma confissão particular ao sacerdote. Na patrística há textos que falam de confissões públicas (a toda a comunidade), mas não de uma confissão em particular com o sacerdote. Isso não significa que alguém não possa eventualmente confessar os pecados a um líder religioso se assim desejar, mas não deve fazer isso com a mentalidade de obrigação, como se fosse obrigatório se confessar ao sacerdote em particular ou como se a palavra do sacerdote fosse decisiva, final e necessária pra determinar o perdão - isso é antibíblico, quem perdoa é Deus baseado no arrependimento sincero do indivíduo que pecou. Eu tenho alguns artigos sobre isso no meu blog antigo:
heresiascatolicas.blogspot.com/2015/09/os-discipulos-podiam-perdoar-pecados.html
heresiascatolicas.blogspot.com/2014/08/a-confissao-auricular-e-biblica.html
No site do Bruno Lima tem muito mais material sobre isso, com ênfase especificamente na patrística:
respostascristas.blogspot.com/2016/02/confissao-e-penitencia-uma-analise.html
respostascristas.blogspot.com/2016/02/restauracao-na-igreja-uma-vez-que-o.html