Hello there. Thank you for Bodhi Linux promo. A nice, informative and fair review. Your videos about Bodhi give our distro some recognition and interest. We appreciate it. Stefan, the Bodhi dev
cara nao sei oq tu fez nessa distro mas meu touchpad voltou a pegar nela sem precisar literalmente cliclar, obrigado kkkkk, agora o note ta até gostosinho de usar
@@clarkhydeen3904 dá pra rodar linux com menos, tudo depende do quanto tu quer abrir mão da praticidade e o quanto de trabalho quer ter pra configurar
Amo essa distro, me ajudou muito durante a faculdade de S.I, pois tinha um hardware mais limitado, desde então me acompanha até hoje, só que eu uso com ambiente mate instalado
Parabéns pelo vídeo Dio, com todas estas explicações bem detalhadas sobre o Bodhi. Eu instalei essa nova versão que no meu velho PC caiu como uma luva. Sem dúvida é uma ótima distro.
Essas distros leves dão sobrevida a hardware antigo e acabam ajudando no aprendizado de Linux, pois obrigam o usuário a se adaptar ao minimalismo. Porém, as exigências ao navegar na internet são o gargalo (uso o Falkon). Uma distro leve que tenho usado muito (64 bits) é o WattOS. Vídeo muito útil, valeu Diolinux!
Eu tenho um NETbook da Acer com processador Atom de 1.5Ghz e 2GB de RAM. Consegui reviver ele com o Bohdi e um SSD desde que vi aquele vídeo citado no início deste. Na época testei várias distros consideradas leves, mas somente o Bohdi me permitiu ter uma performance aceitável. Outra coisa pela qual o Bohdi ganhou foi o fato da sua interface gráfica se adaptar bem a resolução de tela de 1024x600 do netbook. Outras distros na grande maioria eram até mais belas como a Zorin Lite, no entanto algumas janelas não redimensionáveis deixavam botões fora da área de visão do desktop deixando-os inacessíveis. No final tenho um netbook funcional, que me salva muitas vezes quando preciso fazer algo que só no Linux tenho melhor solução e ainda me permite rodar joguinhos de PC retro com o DOSBox.
Mais um ótimo vídeo!! Meu breve relato sobre o BodhiLinux: Precisei reviver um antigo notebook (Turion Ulta X2 - 2 núcleos, DDR2). Instalei o Ubuntu 22.04 e felizmente detectou todo o hardware. Mas o processamento ficou muito, muito alto! Até desativei as atualizações automáticas, mas não mudou muito! Este BodhiLinux me serviu muito bem!! Gasta bem menos processamento (meu notebook não fica mais fervendo), o uso de memória baixou e os aplicativos estão rodando mais rápido! Ser baseado no 22.04 me ajudou muito: Consigo baixar os aplicativos que mais preciso!! Muito bom! Apenas algumas teclas de atalho físicas do aparelho não foram detectadas, mas nada que atrapalhe! Distro levíssima!
Não voltar aqui para agradecer seria injusto. Então, obrigado pela dica! Consegui recuperar meu computador antigo e estou estudando por ele, o que antes eu não conseguia! Mais uma vez, obrigado!
eu usei ele por 2 anos e cara ele me ajudou demais, vou voltar a usa-la com meu n4000 8 ram uhd 600 para jogar alguns game ja que ele nao usa muito da memoria ram
Dio, boa noite. Eu tenho um notebook aspire com mais ou menos uns 8 anos de uso. Veio com Windows 7. Já tinha colocado a venda, mas não consegui vender. Comecei a pesquisar distros linux para esse notebook. Na verdade eu já sou usuário de Linux, há um bom tempo. Comecei com o bom e saudoso Conectiva, depois vieram Red Hat, Slackware, Debian, CentOs, Fedora, mas todos em servidores na empresa. Nesse notebook, baixei várias distros linux e estou experimentando cada uma. Já testei o Big Linux que achei maravilhosa e rodou bem. Depois o OpenSuse que ficou pesada. Instalei o Ubuntu e o notebook nem carregava. Passei pelo Lubuntu, Xubuntu e agora instalei o Linux Mint Mate. Parece interessante. Ainda tenho que instalar o Bodhi e o Zorin. Mas é muito legal essa diversidade de distribuições Linux. Tem para todos os gostos. Parabéns pelo seu canal. Assisto todos.
Nossa obrigado. Vi esse vídeo esses dias e baixei. Literalmente salvou meu notebook. Estou sem dinheiro nenhum e precisava muito dar um jeito de continuar com o notebook que eu tenho (só com o google chrome o meu notebook já estava morrendo). Foi meio difícil aprender usar no primeiro dia. Mas, no segundo dia eu consegui me orientar bem.
Valeu pela dica, já adotei o bodhi Linux. Pra mim as outras distros são parecidas e o Mint é muito Windows, esse fica no meio do caminho, além de ser leve e aparência amigável, sem deixar de ser Linux !! Obrigado !
Dio, por causa do teu vídeo original do Bodhi, eu o instalei em um pc segundário, o meu antigo laptop, alguns anos atrás! Um i5 5th gen (2c/4t), 4GB DDR3 soldados na placa, e até então só HD, sem SSD. Rapaz... o verdinho deixou ele na manha. Funcionava de boa, embora algumas coisas no sistema e na configuração/personalização me irritavam, mas ele tem atalho do teclado pra muita coisa e fiz questão de aprender alguns deles, e até modificar outros. Um sistema super simpático e que realmente tem seu lugar. Posteriormente o Bodhi estava com algumas estranhezas, a principal delas era um tearing absurdo na hora de rodar vídeo do youtube, e alguns outros glitches gráficos, e trocar para o Manjaro XFCE Minimal (e um SSD) fez mais sentido (testei o Arco Linux nesse ínterim e não curti). Porém pra quem tem coisa de 1 ou 2 GB de RAM, eu continuo recomendando o Bodhi!
Minhas impressões sobre o Bodhi são as seguintes: interface bonita e ótimo desempenho; "custo benefício" = 10/10. Vejamos o porquê: o reconhecimento de hardware que outros OS leve que testei é melhor, customização de interface simples e agradável, pode baixar pacotes .deb e instalar,... Temos o seguinte problema quando se fala em OS para PCs antigos: os proprietários desses PCs. Começam da seguinte maneira: "Poderia pelo menos funcionar e trabalhar com algum office"; depois "poderia rodar navegador de internet e assistir alguns vídeos"; "bom agora quero que ele rode alguns joguinhos"; "eu quero uma interface maravilinda com muitos efeitos e tudo mais"; "eu quero jogos pesados"; "eu quero um supercomputador". Enquanto não saberem o que é OS leve ficarão colocando mil defeitos nos esforços dos outros. Por isso , para os críticos ofensívos tem os códigos abertos para quem quiser ajudar a melhorar ou fazer um melhor e mais leve a partir do zero. Simples. Agradecimentos ao Diolinux pelo vídeo e ao Bodhi pelo exelente OS.
@@lucasmirin2 eu tenho ele rodando em um notebook core 2 duo com 4 GB funciona bem, mas pra assistir vídeos da pra notar umas travadinhas.tbem tenho em uma cpu com processador Celeron j1800 e roda vídeo de boas, apesar do processador ficar entre 70 a 100% durante a execução mas o video roda liso. Pra estudar e navegar na internet eu uso qualquer um dos dois sem dificuldade.
baixei no meu note de 1ghz dual core com 2gb de ram e ta funcionando deboas, um detalhe que me chamou a atencao é que em outras distros e até no windows meu touchpad só funcionava clicando, nessa distro só de dar dois toques que abre como era pra ser normalmente
Eu cheguei a baixar o Bodhi pra recuperar um netbook antigo (de 2010, com atom e 2gb de ram), justamente influenciado por esse vídeo aí, o da esquete que mais merecia um Oscar. Infelizmente a pobre máquina não aguentou o exorcismo e dela fiquei só com o HD. Mas vale dizer: foi a minha primeira aventura de instalação de uma distro e desde então to cada vez mais no mundo GNU/Linux hoje em dia não perco um vídeo desse canal!
Resolvi dar uma chance para ele e instalei no meio netbook (Celeron 743 1,3GHz, 4GB DDR2, Intel GMA 4500MHD, SSD Lexar 240GB SATA). Fiquei impressionado com o que dá para fazer num processador single-core. Ele roda o sistema praticamente sem esforço, e, mesmo com o processador extremamente modesto, ele conseguiu rodar vídeos em 720p60fps e 1080p30fps sem travar, dá para navegar na internet com algumas abas abertas sem parecer que o netbook vai travar a qualquer momento e até a duração da bateria melhorou, conseguindo sem muita dificuldade durar umas 4 horas. Eu deveria ter tentado essa distro antes.
Tenho uma daquelas carroças da Positivo com 2GB de ram e 32GB de emm, veio narivamente com w10, testei vários distros mas essa foi a única que realmente funcionou bem! Finalmente vou poder continuar minha graduação online 😂!!
Minha esposa caiu no golpe do vendedor da Casas Bahia e me chegou em casa com um Positivo também kkkkkk 4Gb de RAM e um Intel Celeron. Só linux mesmo pra salvar esses laptop da xuxa
Alguns dias atrás, após ver um vídeo seu, tentei instalar o MiniOS. Péssima decisão. Tudo é muito complicado e ele simplesmente se recusa a instalar o grub, mesmo após muito estudo e várias tentativas. Hoje decidi tentar instalar o Bodhi em uma máquina i3 bem antiga que tenho aqui e funcionou perfeitamente. Instalação fácil e rápida. Obrigado pela dica.
Já usei esse Linux por um bom tempo em um notebook de 2007 e funcionava super bem. Seu visual é bem agradável e fluído. Meu notebook antigo funcionava como um PC mais limitado da atualidade, com a vantagem de rodar muito bem o Body Linux
Foi a única distro em que o wifi e som funcionaram de primeira (dentre todas as alternativas leves que testei). Mesmo apresentando alguns bugs (raros), funciona super bem.
Usei no meu core 2 quad q9400 + 10gb ram + radeon hd 7470 + ssd 128gb, com windows 10 ficava muito pesado navegar nesse hardware antigo o Windows puxa demais, instalei o bodhi linux e agora não trava com nada é fluido e parece um computador atual. Consome só 200mb Ram e o processador fica sobrando, no Windows era 5gb Ram e com o processador a 100/80% em qualquer atividade.
Po, era bom começar a por essas distros lightweight numa batata velha de pc só pra fazer uma categaria de benchmarks delas. Só d comparar esse com o "Puppy" e o "Mint (XFCE)" numa máquina com 1-2GB de RAM já teria sido excelente.
Gostei do Bodhí, já o utilizei para ressuscitar notebook antigo, mas que hoje roda ArcoLinux. @Diolinux , raramente dou sugestão de vídeo. Mas como esse continua sendo um canal hiper plural no tocante às distros Linux, PERGUNTO: a equipe já deu uma olhada na última versão do MABOX LINUX? Entre outras possibilidades, muito bom para aprender/praticar comandos do OpenBox.
Seria possível instalar esse sistema num iPad? Tenho o de primeira geração e seria bacana se rodasse nele. Já instalei o Bodhi num netbook e foi o que salvou o aparelho.
Foi esse Linux que me convenceu a usar Linux no PC, fiz umas mudanças nele e hoje uso o Ubuntu com gnome da forma mais básica, mas extremamente rápida e mais bonita que os temas do bodhi
Tentei instalar esse Bodhi Linux num HP Mini (32 bits - 2 GB de ram), mas não consegui colocar a placa de wi fi pra funcionar de jeito nenhum...Tinha que utilizar a rede com cabo e acabei deisitindo. Notebook com cabo não ficou legal...rs. Tirando isso tudo, realmente é bem leve e fluído. Instalei o Mx Linux e rodou tudo perfeitamente! Ah,,,antes do Bodhi Linux, tentei o Busenlabs mas não consegui instalar o Vivaldi para 32 bits.... Enfim, sou pinguim novo ainda, aprendiz! Obrigado pelos conteúdos! Abs
Tive essa mesma dificuldade, mas é só seguir os passos que aparecem na página inicial durante o primeiro uso do Bodhi. Dá pra fazer tudo em rápido via terminal! Instalei o Bodhi em máquinas de 1Gb de RAM, com wi-fi, e ele roda web, UA-cam...
To nessa ai também. Ate agora o melhor que testei foi o Lubuntu. Nem o debian rodou bem no meu pc velho...Vou testar esse Bodhi, pena que 32 bits quase nao tem mais distro atualizada.
@@kevinyoliveira68 Pode crer. Nesse caso é so pra usar um navegador qualquer e um libreoffice no maximo. Acho que vou voltar pro Lubuntu. (Mas vou testar o Bodhi antes)
32Bits no Linux diferente do Windows não pesa muito em recursos e limita muito em programas, o único problema teoricamente é a compatibilidade com CPUs mas a maioria de 2006 para cima já suporta
@@edersoncassio4522 entendo amigo, mas neste caso o q4os é muito mais amigável que o próprio bodhi. Até pela aparência proxima ao win xp, instalei tambem em um acer antigo para uma pessoa que nunca usou o linux e ela esta usando de boa. Ja o bodhi nao é intuitivo com coisas simples como colocar em português , pelo menos na epoca que testei.
Esse foi o primeiro vídeo que assisti sobre esse S.O., me deixando super motivado a testá-lo. Eu gostaria de saber se ele é compatível com Wayland, pra rodar num note core i7 3ª geração, com 16GB de RAM e SSD 256GB. Penso que num note desses rodando o Bodhi, vai sobrar muitos recursos de hardware para as aplicações e internet... Vejo que em setembro de 2023, a maioria das distros destinadas a PC's fracos ainda são atreladas ao systemd, X11 e glibc, o que acho um contrassenso. Nesse sentido, fico curioso pra saber se o Bodhi 7.0 consegue superar o Void Linux rodando sway.
Bem na boa, achei bemmmm datado esse design de interface que eles adotaram, me lembrou os mod de winxp, mas é uma ótima distro, realmente buscando desempenho.
Recentememte troquei do windows ( gosto do windows ) pro linux, especificamente zorin os lite, e gostei mais ainda kkk, acho que vou ficar no zorin msm, mas achei legal o bodi ai
Sempre me impressionei com a fluídez do EL, as transições são excelentes, infelizmente o nível de customização do sistema em matéria de cores é bem baixo. Mas realmente parece ser um sistema muito leve.
Das distros que já testei para hardware ruim. E põe ruim nisso. Os que mais gostei foram nessa ordem. Debian com instalação mínima e xfce; lubuntu; peppermint; Bodhi e slax.
@@luizAugustoll o Debian é o que eu mais gosto. Faço uma instalação mínima e vou instalando somente o que eu quero. Fica muito leve, claro, da mais trabalho, mas tb ajuda a aprender mais sobre o sistema. Da pra instalar qq Desktop Enviroment e qq aplicação. Debian é vida. Claro que existem outras opções podendo se utilizar quase qq distros, mas eu só uso base debian por conta dos comandos que já são familiares para mim.
@@andremagalhaes664 Antix eu não curti tanto quanto o MX, Q4 eu lembro de dar uma olhada mas não me recordo muito, preciso ver de novo, obrigado pela dica :3
DIO, B NOITE! TEM COMO VOCE FALAR SOBRE A FUNCIONALIDADE DA FERRAMENTA STACER. N SEI USAR QUASE NADA DESSAS FERRAMWNTAS SÓ FAÇO CONSTANTES LIMPEZAS...OBRIGADO SOU DE V VELHA ES
Meu caro, tenho um Acer Aspire One KAV60 Atom N270 1.6MHz com 2 GB de RAM DDR2 (sem mais slots) e um SSS de 120GB. Instalei o Q4OS nele e até rodou bem, mas gostaria de um linux mais leve e rápido. Me recomendas algum?
já usei essa distro por mais ou menos 3 meses, antes de comprar um pc novo(ainda básico, mas melhor que o outro). aquele pc tinha um core 2 duo com 2gb de ram, minecraft não rodava no windows, e no ubuntu rodava a 15fps kkkk com o bodhi linux ele pegava 20fps. n era tanta coisa, mas num pc daquele, qualquer fps a mais valia a pena
Rapaz até me deu esperança de rodar mine na minha carroça móvel ( também conhecido como notebook), vou ver se testo essa distro e o MiniOS, to na dúvida entre elas.
Boa tarde, estou com uma maquina bem basica e gostaria de instalar esse linux para teste nela mas como faz para instalar nele os arquivos flatpacks e snaps nela, aonde consigo essas informações? Des de ja vlw pela dica da distro!
Olá! Inicialmente, gostaria de agradecer e parabenizar pelo ótimo trabalho! Só uma dúvida em relação a esse sistema sugerido por você: Tenho um HD e um SSD instalados no meu notebook, mas na instalação "automática", ele foi instalado no HD. Fica a pergunta, tendo o SSD como opção, mesmo tendo o Windows 10 instalado nele, não teria sido melhor a nível de obter um pouco mais de desempenho? Digo isso porque é um notebook de quase 15 anos, onde embora tenha adicionado mais memória (total de 4GB) e trocado a unidade principal por um SSD, ele tem um processador T9300. O que posso ter feito errado ao instalar o sistema?
Instalar ele usando o modo automático. Já Instalei o ubuntu usando o modo automático no meu notebook velho e o resultado não foi nada legal. O melhor é usar o modo "mão na massa" mesmo.
Hello there. Thank you for Bodhi Linux promo. A nice, informative and fair review. Your videos about Bodhi give our distro some recognition and interest. We appreciate it. Stefan, the Bodhi dev
Vou instalar saporra hoje, curti demais essa distro
Wow, thank you, Stefan! 🐧
cara nao sei oq tu fez nessa distro mas meu touchpad voltou a pegar nela sem precisar literalmente cliclar, obrigado kkkkk, agora o note ta até gostosinho de usar
@@feli31415Bodhi is full of inovations :)
Nice job!
Vc é o melhor youtuber de Linux na internet BR
Recomendo! Tenho 2 Dell Vostro 1000 com 1Gb de RAM e o Bodhi permite uso de Suite Office, navegador web e vídeos no UA-cam! É impressionante!
Gostei de saber que roda em 1 GB de ram.
@@clarkhydeen3904 dá pra rodar linux com menos, tudo depende do quanto tu quer abrir mão da praticidade e o quanto de trabalho quer ter pra configurar
@GustavoMods_ Sim
@GustavoMods_roda bem! Se abrir só o UA-cam roda normal
@GustavoMods_você tem que remover um arquivo, eles ensina no fórum deles
Amo essa distro, me ajudou muito durante a faculdade de S.I, pois tinha um hardware mais limitado, desde então me acompanha até hoje, só que eu uso com ambiente mate instalado
Mesmo com outro ambiente gráfico, ele fica fluido?
Faço SI também, e é complicado ter Pc limitado com tanta ferramenta que a gente tem que usar
Parabéns pelo vídeo Dio, com todas estas explicações bem detalhadas sobre o Bodhi. Eu instalei essa nova versão que no meu velho PC caiu como uma luva. Sem dúvida é uma ótima distro.
Essas distros leves dão sobrevida a hardware antigo e acabam ajudando no aprendizado de Linux, pois obrigam o usuário a se adaptar ao minimalismo. Porém, as exigências ao navegar na internet são o gargalo (uso o Falkon). Uma distro leve que tenho usado muito (64 bits) é o WattOS. Vídeo muito útil, valeu Diolinux!
Prueba LocOS ea súper liviana
Eu tenho um NETbook da Acer com processador Atom de 1.5Ghz e 2GB de RAM.
Consegui reviver ele com o Bohdi e um SSD desde que vi aquele vídeo citado no início deste.
Na época testei várias distros consideradas leves, mas somente o Bohdi me permitiu ter uma performance aceitável.
Outra coisa pela qual o Bohdi ganhou foi o fato da sua interface gráfica se adaptar bem a resolução de tela de 1024x600 do netbook.
Outras distros na grande maioria eram até mais belas como a Zorin Lite, no entanto algumas janelas não redimensionáveis deixavam botões fora da área de visão do desktop deixando-os inacessíveis.
No final tenho um netbook funcional, que me salva muitas vezes quando preciso fazer algo que só no Linux tenho melhor solução e ainda me permite rodar joguinhos de PC retro com o DOSBox.
Tambem tenho um netbook atom encostado; vou testar o sistema.
Esta dificil achar algo que o deixe usavel.
@@gustavobrttEstou na mesma situação que vcs dois. Vou baixar ele agora e testar dps
Mais um ótimo vídeo!! Meu breve relato sobre o BodhiLinux: Precisei reviver um antigo notebook (Turion Ulta X2 - 2 núcleos, DDR2). Instalei o Ubuntu 22.04 e felizmente detectou todo o hardware. Mas o processamento ficou muito, muito alto! Até desativei as atualizações automáticas, mas não mudou muito! Este BodhiLinux me serviu muito bem!! Gasta bem menos processamento (meu notebook não fica mais fervendo), o uso de memória baixou e os aplicativos estão rodando mais rápido! Ser baseado no 22.04 me ajudou muito: Consigo baixar os aplicativos que mais preciso!! Muito bom! Apenas algumas teclas de atalho físicas do aparelho não foram detectadas, mas nada que atrapalhe! Distro levíssima!
tente trocar o layout do teclado para abnt 2, no meu caso tive esse problema com o Lite Linux, algumas teclas voltaram a funcionar.
"Let the Bodhis hit the floor"... I see you're a man of culture!
Usei ele por um bom tempo e achei fantástico, extremamente leve. Ressuscitei um P4 da Itautec com ele.
Não voltar aqui para agradecer seria injusto. Então, obrigado pela dica! Consegui recuperar meu computador antigo e estou estudando por ele, o que antes eu não conseguia! Mais uma vez, obrigado!
eu usei ele por 2 anos e cara ele me ajudou demais, vou voltar a usa-la com meu n4000 8 ram uhd 600 para jogar alguns game ja que ele nao usa muito da memoria ram
Dio, boa noite. Eu tenho um notebook aspire com mais ou menos uns 8 anos de uso. Veio com Windows 7. Já tinha colocado a venda, mas não consegui vender. Comecei a pesquisar distros linux para esse notebook. Na verdade eu já sou usuário de Linux, há um bom tempo. Comecei com o bom e saudoso Conectiva, depois vieram Red Hat, Slackware, Debian, CentOs, Fedora, mas todos em servidores na empresa. Nesse notebook, baixei várias distros linux e estou experimentando cada uma. Já testei o Big Linux que achei maravilhosa e rodou bem. Depois o OpenSuse que ficou pesada. Instalei o Ubuntu e o notebook nem carregava. Passei pelo Lubuntu, Xubuntu e agora instalei o Linux Mint Mate. Parece interessante. Ainda tenho que instalar o Bodhi e o Zorin. Mas é muito legal essa diversidade de distribuições Linux. Tem para todos os gostos. Parabéns pelo seu canal. Assisto todos.
Nossa obrigado.
Vi esse vídeo esses dias e baixei. Literalmente salvou meu notebook. Estou sem dinheiro nenhum e precisava muito dar um jeito de continuar com o notebook que eu tenho (só com o google chrome o meu notebook já estava morrendo).
Foi meio difícil aprender usar no primeiro dia. Mas, no segundo dia eu consegui me orientar bem.
Valeu pela dica, já adotei o bodhi Linux. Pra mim as outras distros são parecidas e o Mint é muito Windows, esse fica no meio do caminho, além de ser leve e aparência amigável, sem deixar de ser Linux !! Obrigado !
Mint é bom pra quem quer realmente usar o PC sem se incomodar, mas pra explorar o sistema em si há outras opções.
Dio, por causa do teu vídeo original do Bodhi, eu o instalei em um pc segundário, o meu antigo laptop, alguns anos atrás! Um i5 5th gen (2c/4t), 4GB DDR3 soldados na placa, e até então só HD, sem SSD. Rapaz... o verdinho deixou ele na manha. Funcionava de boa, embora algumas coisas no sistema e na configuração/personalização me irritavam, mas ele tem atalho do teclado pra muita coisa e fiz questão de aprender alguns deles, e até modificar outros. Um sistema super simpático e que realmente tem seu lugar. Posteriormente o Bodhi estava com algumas estranhezas, a principal delas era um tearing absurdo na hora de rodar vídeo do youtube, e alguns outros glitches gráficos, e trocar para o Manjaro XFCE Minimal (e um SSD) fez mais sentido (testei o Arco Linux nesse ínterim e não curti). Porém pra quem tem coisa de 1 ou 2 GB de RAM, eu continuo recomendando o Bodhi!
Usei Bodhi por um ano no meu computador fraquinho da multilaser. Esse sistema faz milagre demais.
Otima analise
Minhas impressões sobre o Bodhi são as seguintes: interface bonita e ótimo desempenho; "custo benefício" = 10/10. Vejamos o porquê: o reconhecimento de hardware que outros OS leve que testei é melhor, customização de interface simples e agradável, pode baixar pacotes .deb e instalar,... Temos o seguinte problema quando se fala em OS para PCs antigos: os proprietários desses PCs. Começam da seguinte maneira: "Poderia pelo menos funcionar e trabalhar com algum office"; depois "poderia rodar navegador de internet e assistir alguns vídeos"; "bom agora quero que ele rode alguns joguinhos"; "eu quero uma interface maravilinda com muitos efeitos e tudo mais"; "eu quero jogos pesados"; "eu quero um supercomputador". Enquanto não saberem o que é OS leve ficarão colocando mil defeitos nos esforços dos outros. Por isso , para os críticos ofensívos tem os códigos abertos para quem quiser ajudar a melhorar ou fazer um melhor e mais leve a partir do zero. Simples. Agradecimentos ao Diolinux pelo vídeo e ao Bodhi pelo exelente OS.
Já usei o Bodhi por alguns meses e gostei muito!
Há um ano estou utilizando o Bodhi e só tenho elogios.
Qual o seu hardware do Bohdi? Acha que funciona bem em um AMD C70 DE 1GHZ 4GB DE RAM?
@@lucasmirin2 eu tenho ele rodando em um notebook core 2 duo com 4 GB funciona bem, mas pra assistir vídeos da pra notar umas travadinhas.tbem tenho em uma cpu com processador Celeron j1800 e roda vídeo de boas, apesar do processador ficar entre 70 a 100% durante a execução mas o video roda liso. Pra estudar e navegar na internet eu uso qualquer um dos dois sem dificuldade.
baixei no meu note de 1ghz dual core com 2gb de ram e ta funcionando deboas, um detalhe que me chamou a atencao é que em outras distros e até no windows meu touchpad só funcionava clicando, nessa distro só de dar dois toques que abre como era pra ser normalmente
Grande Dio! Sentia a faltade um vídeo seu falando do Bodhi Linux! É a Distro que eu (tento) usar!😁
Eu cheguei a baixar o Bodhi pra recuperar um netbook antigo (de 2010, com atom e 2gb de ram), justamente influenciado por esse vídeo aí, o da esquete que mais merecia um Oscar.
Infelizmente a pobre máquina não aguentou o exorcismo e dela fiquei só com o HD. Mas vale dizer: foi a minha primeira aventura de instalação de uma distro e desde então to cada vez mais no mundo GNU/Linux
hoje em dia não perco um vídeo desse canal!
Resolvi dar uma chance para ele e instalei no meio netbook (Celeron 743 1,3GHz, 4GB DDR2, Intel GMA 4500MHD, SSD Lexar 240GB SATA). Fiquei impressionado com o que dá para fazer num processador single-core. Ele roda o sistema praticamente sem esforço, e, mesmo com o processador extremamente modesto, ele conseguiu rodar vídeos em 720p60fps e 1080p30fps sem travar, dá para navegar na internet com algumas abas abertas sem parecer que o netbook vai travar a qualquer momento e até a duração da bateria melhorou, conseguindo sem muita dificuldade durar umas 4 horas.
Eu deveria ter tentado essa distro antes.
Tenho uma daquelas carroças da Positivo com 2GB de ram e 32GB de emm, veio narivamente com w10, testei vários distros mas essa foi a única que realmente funcionou bem! Finalmente vou poder continuar minha graduação online 😂!!
Minha esposa caiu no golpe do vendedor da Casas Bahia e me chegou em casa com um Positivo também kkkkkk 4Gb de RAM e um Intel Celeron. Só linux mesmo pra salvar esses laptop da xuxa
@@rodrigomoreira4220notebook tem que usar ssd, não tem jeito.
Gostaria de saber se ele reconheceu a placa de áudio?
@@rodrigomoreira4220 hahahaha
Alguns dias atrás, após ver um vídeo seu, tentei instalar o MiniOS. Péssima decisão. Tudo é muito complicado e ele simplesmente se recusa a instalar o grub, mesmo após muito estudo e várias tentativas. Hoje decidi tentar instalar o Bodhi em uma máquina i3 bem antiga que tenho aqui e funcionou perfeitamente. Instalação fácil e rápida. Obrigado pela dica.
Aquele teu video de exorcismo foi épico demais kkkkkk
Link plz
Eu ri demais daquilo 😂😂😂
@@augusto.rickesua-cam.com/video/OpJroEdU-HQ/v-deo.htmlfeature=shared
@@augusto.rickesapareceu no começo do vídeo
Já usei esse Linux por um bom tempo em um notebook de 2007 e funcionava super bem. Seu visual é bem agradável e fluído. Meu notebook antigo funcionava como um PC mais limitado da atualidade, com a vantagem de rodar muito bem o Body Linux
Eu acho muito engraçado que o Zorin fez o browser manager, largou, e até hj o Bohdi e o Ferren usam aushuash
Cara, salvou muito essa opção de Linux. adorei! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Eu precisava de um sistema assim semana passada, deu certo no pc somente com o Linux Lite. E ainda tive que usar uma versão de 32 bits
Também preciso de uma distribuição leve e de 32 bits..
@@dircml ouvi dizer que tem uma versão xfce do Debian em 32 bits, deve rodar bem
Foi a única distro em que o wifi e som funcionaram de primeira (dentre todas as alternativas leves que testei). Mesmo apresentando alguns bugs (raros), funciona super bem.
Thank you :)
@@bodhilinux9724como que faz pra conectar o wi-fi wireless
Canal tec tec@@kvicoficial
essa Distro ressuscitou meu netbook Atom N455 com 2 gb ddr3, uso ele no SSD e tornou meu netbook aposentado em uma maquina funcional de novo
Great to hear :) Stefan, Bodhi dev
Esse foi a minha primeira distro linux
Foi minha primeira distro! usava incríveis 80mb de ram.
Quando isso?
@@renatobrakarz3499 2014
@@renatobrakarz3499 Provavelmente nas versões mais antigas. Hoje o consumo está na casa dos 250mb.
essa versão nova ficou mt bonita, pensando seriamente em colocar ele de novo no meu notebook
Eu já testei ele numa máquina virtual; é um dos melhores que já testei.
4:10 Se der para sumir com ele la de baixo, com tudo... eu acho interessante...
Já usei faz um tempo. Recomendo muito
Instalei ele num pendrive e vez ou outra faço uso.
Usei no meu core 2 quad q9400 + 10gb ram + radeon hd 7470 + ssd 128gb, com windows 10 ficava muito pesado navegar nesse hardware antigo o Windows puxa demais, instalei o bodhi linux e agora não trava com nada é fluido e parece um computador atual. Consome só 200mb Ram e o processador fica sobrando, no Windows era 5gb Ram e com o processador a 100/80% em qualquer atividade.
Po, era bom começar a por essas distros lightweight numa batata velha de pc só pra fazer uma categaria de benchmarks delas.
Só d comparar esse com o "Puppy" e o "Mint (XFCE)" numa máquina com 1-2GB de RAM já teria sido excelente.
Verdade!
Gostei do Bodhí, já o utilizei para ressuscitar notebook antigo, mas que hoje roda ArcoLinux. @Diolinux , raramente dou sugestão de vídeo. Mas como esse continua sendo um canal hiper plural no tocante às distros Linux, PERGUNTO: a equipe já deu uma olhada na última versão do MABOX LINUX? Entre outras possibilidades, muito bom para aprender/praticar comandos do OpenBox.
up
Fiquei curioso. Agora vou ter que instalar numas velharias lá no trabalho
Eu particularmente tenho usado o Q4OS com muito sucesso e alegria: pensa num sistema levando e fluído!
Será que com 1ghz rodo esse aí? Pc meu queimou e tenho esse sobrando um amd c-60 de incríveis 1ghz, vou usar apenas para programação web e back end
Caraca, por incrível que pareça eu pensei em pesquisar sobre isso aí quando rolei o Freed do UA-cam apareceu esse vídeo insano
Estou pensando em colocar ele no Netbook da minha irmã, ela tem usado o lubuntu
acabei de instalar está indo supor bem!
Seria possível instalar esse sistema num iPad? Tenho o de primeira geração e seria bacana se rodasse nele. Já instalei o Bodhi num netbook e foi o que salvou o aparelho.
Mas ai é aparelho da Apple, não sei se dá, vai ter que usar jailbreak ai para instalar na certa
Foi esse Linux que me convenceu a usar Linux no PC, fiz umas mudanças nele e hoje uso o Ubuntu com gnome da forma mais básica, mas extremamente rápida e mais bonita que os temas do bodhi
Ja usei algumas vezes, super recomendó.
uso ele no meu notebook velho core i5 segunda geração com 4 de ram
Hoje só não uso outra coisa que gnome, pois sou refém do extension gnome, mesmo o pop teimando com amarelo dourado cera de ouvido 😂😂😂😂
Tentei instalar esse Bodhi Linux num HP Mini (32 bits - 2 GB de ram), mas não consegui colocar a placa de wi fi pra funcionar de jeito nenhum...Tinha que utilizar a rede com cabo e acabei deisitindo. Notebook com cabo não ficou legal...rs. Tirando isso tudo, realmente é bem leve e fluído. Instalei o Mx Linux e rodou tudo perfeitamente! Ah,,,antes do Bodhi Linux, tentei o Busenlabs mas não consegui instalar o Vivaldi para 32 bits.... Enfim, sou pinguim novo ainda, aprendiz! Obrigado pelos conteúdos! Abs
Tive essa mesma dificuldade, mas é só seguir os passos que aparecem na página inicial durante o primeiro uso do Bodhi. Dá pra fazer tudo em rápido via terminal! Instalei o Bodhi em máquinas de 1Gb de RAM, com wi-fi, e ele roda web, UA-cam...
To nessa ai também. Ate agora o melhor que testei foi o Lubuntu. Nem o debian rodou bem no meu pc velho...Vou testar esse Bodhi, pena que 32 bits quase nao tem mais distro atualizada.
@@elmagro4347 32bits no Linux não faz muita diferença no consumo de recursos, mas limita e muito em aplicativos
@@kevinyoliveira68 Pode crer. Nesse caso é so pra usar um navegador qualquer e um libreoffice no maximo. Acho que vou voltar pro Lubuntu. (Mas vou testar o Bodhi antes)
@@elmagro4347 Acho o Bodhi melhor, rodou liso em um Celeron com 2GB de RAM meu irmão até zerou um game 2D da Steam com ele
Dio você poderia dar uma olhada no AntiX Linux e no Q4OS Linux? Eles são bons para máquinas antigas, também tem versão de 32 bits...
Os dois também são bons para Pc fraco, o Q4os co some somente 200 mb de ram que eu lembre
32Bits no Linux diferente do Windows não pesa muito em recursos e limita muito em programas, o único problema teoricamente é a compatibilidade com CPUs mas a maioria de 2006 para cima já suporta
Eu instalei o q4os em um netbook com atom n270 (32 bits) e 1 gb de ram e ficou muito bom, recomendo.
São dos mais leves mas têm a experiência de usuário meio bagunçada, coisa que o Dio pega no pé. Boas opções quando outras não conseguem dar jeito.
@@edersoncassio4522 entendo amigo, mas neste caso o q4os é muito mais amigável que o próprio bodhi. Até pela aparência proxima ao win xp, instalei tambem em um acer antigo para uma pessoa que nunca usou o linux e ela esta usando de boa. Ja o bodhi nao é intuitivo com coisas simples como colocar em português , pelo menos na epoca que testei.
9:55 - Eu tive que pausar o video pra ver de onde veio esse barulhinho de notificação dde celular...
Esse foi o primeiro vídeo que assisti sobre esse S.O., me deixando super motivado a testá-lo. Eu gostaria de saber se ele é compatível com Wayland, pra rodar num note core i7 3ª geração, com 16GB de RAM e SSD 256GB. Penso que num note desses rodando o Bodhi, vai sobrar muitos recursos de hardware para as aplicações e internet...
Vejo que em setembro de 2023, a maioria das distros destinadas a PC's fracos ainda são atreladas ao systemd, X11 e glibc, o que acho um contrassenso. Nesse sentido, fico curioso pra saber se o Bodhi 7.0 consegue superar o Void Linux rodando sway.
cara, fala um pouco mais sobre a compatibilidade de hardware desse sistema... as opções que existem no painel de controle relacionadas..
Ja usei ele num positivo ele literalmente salvou o pc
Great, I am glad :)
Bem na boa, achei bemmmm datado esse design de interface que eles adotaram, me lembrou os mod de winxp, mas é uma ótima distro, realmente buscando desempenho.
Recentememte troquei do windows ( gosto do windows ) pro linux, especificamente zorin os lite, e gostei mais ainda kkk, acho que vou ficar no zorin msm, mas achei legal o bodi ai
sim bodhi eh bom mesmo ja vinha testando esses tempos
Parabéns pelo conteúdo...
Ótimo vídeo!
Eu pensei que fosse paranóia minha só eu acha esse o Linux mais leve de todos e ninguém comenta
Usava o dr16, era meu gerenciador favorito.
Dio me indique um monitor do sistema pra ele. Estou no perrengue aqui com um Core 2 E7300 ainda...o Bodhi é show.
Todo mundo falando tão bem. Vou tentar ressuscitar um cce de 4gb de memória.
4:43 eles traduziram help para socorro?
"Let the bodhis hit the floor" kskskssk entendi a referência
Eu sempre fico em dúvida, na questão segurança, quando sai da linha das distro mais tradicionais !!
8:17 passou de 300 não, ficou em 295, mas vamo arredondar
Leve, altamente compatível, com muita personalidade: esse é o Puppy Linux. 😎
Puppy linux n é compatível com quase nada
Uso ele desde a 3.2 se não me engano, só não estou usando agora por preguiça de formatar o pc kkk
Sempre me impressionei com a fluídez do EL, as transições são excelentes, infelizmente o nível de customização do sistema em matéria de cores é bem baixo. Mas realmente parece ser um sistema muito leve.
Além do Bodhi Linux, teve outro que você conseguiu rodar os vídeos em qualidade mais alta com pouco ou zero travamentos?
Das distros que já testei para hardware ruim. E põe ruim nisso. Os que mais gostei foram nessa ordem. Debian com instalação mínima e xfce; lubuntu; peppermint; Bodhi e slax.
O debian é o que to mais gostou ou o 5º que você mais gostou?
@@luizAugustoll o Debian é o que eu mais gosto. Faço uma instalação mínima e vou instalando somente o que eu quero. Fica muito leve, claro, da mais trabalho, mas tb ajuda a aprender mais sobre o sistema. Da pra instalar qq Desktop Enviroment e qq aplicação. Debian é vida. Claro que existem outras opções podendo se utilizar quase qq distros, mas eu só uso base debian por conta dos comandos que já são familiares para mim.
Nossa. Usei Enlightenment lá traz, 2000 e pouco. Pensa num projeto que não anda, se arrasta.
simples e super leve. linux Quanto mais leve e com interface grafica clean melhor.
fala sobre Termux Desktop com Xfce e vnc
Falando em ambiente gráfico proprio... como esta indo o desenvolvimento do Pop?
muito boa essa distro
Já estava me preparando para instalar quando vi o Universe Sandbox...
Será que não foi problema de drivers de placa de vídeo?
Instalei essa distro em meu Notebook antiguinho. Sabe me dizer onde encontro o gerenciador de tarefas ou se é possível instalar um?
Este Bodhi lynux aceita programas do windows?
Ele e o Slax são os mais leves que já usei
Experimenta o AntiX ou o Q4OS. Também são bem leves...
@@andremagalhaes664 Antix eu não curti tanto quanto o MX, Q4 eu lembro de dar uma olhada mas não me recordo muito, preciso ver de novo, obrigado pela dica :3
Já tentei instalar ele em uma G41 e nada, dava algum problema lá que não lembro que não iniciava o LiveUSB.
Já usei essa distro lá nos idos do seu lançamento.
Faz mais vídeos sobre o Nixos
para notebooks mais antigos, de 6 geração, Bodgi Linux ou fydeOS pra dar uma sobrevida pra ele?
Boa noite amigo ele aceita batocera ?
DIO, B NOITE!
TEM COMO VOCE FALAR SOBRE A FUNCIONALIDADE DA FERRAMENTA STACER. N SEI USAR QUASE NADA DESSAS FERRAMWNTAS SÓ FAÇO CONSTANTES LIMPEZAS...OBRIGADO SOU DE V VELHA ES
Cara eu queria fazer uma pergunta este sistema ele rola no pen drive ou so no HD ☝️
Gosto dos seus vídeos,mas sistema leve tem q roda em Pequim antigo,dual core Celeron mas sempre posta testando em i5, i7
Parece ótimo, a leveza é um ativo, mas a falta de suporte nativo aos flats me deixa triste
Meu caro, tenho um Acer Aspire One KAV60 Atom N270 1.6MHz com 2 GB de RAM DDR2 (sem mais slots) e um SSS de 120GB. Instalei o Q4OS nele e até rodou bem, mas gostaria de um linux mais leve e rápido. Me recomendas algum?
Tem suporte a impressão? Quero ressuscitar uns note aqui
já usei essa distro por mais ou menos 3 meses, antes de comprar um pc novo(ainda básico, mas melhor que o outro). aquele pc tinha um core 2 duo com 2gb de ram, minecraft não rodava no windows, e no ubuntu rodava a 15fps kkkk
com o bodhi linux ele pegava 20fps. n era tanta coisa, mas num pc daquele, qualquer fps a mais valia a pena
Rapaz até me deu esperança de rodar mine na minha carroça móvel ( também conhecido como notebook), vou ver se testo essa distro e o MiniOS, to na dúvida entre elas.
Boa tarde, estou com uma maquina bem basica e gostaria de instalar esse linux para teste nela mas como faz para instalar nele os arquivos flatpacks e snaps nela, aonde consigo essas informações? Des de ja vlw pela dica da distro!
Olá! Inicialmente, gostaria de agradecer e parabenizar pelo ótimo trabalho! Só uma dúvida em relação a esse sistema sugerido por você:
Tenho um HD e um SSD instalados no meu notebook, mas na instalação "automática", ele foi instalado no HD.
Fica a pergunta, tendo o SSD como opção, mesmo tendo o Windows 10 instalado nele, não teria sido melhor a nível de obter um pouco mais de desempenho? Digo isso porque é um notebook de quase 15 anos, onde embora tenha adicionado mais memória (total de 4GB) e trocado a unidade principal por um SSD, ele tem um processador T9300.
O que posso ter feito errado ao instalar o sistema?
Instalar ele usando o modo automático. Já Instalei o ubuntu usando o modo automático no meu notebook velho e o resultado não foi nada legal. O melhor é usar o modo "mão na massa" mesmo.