Seu PC FRACO ou ANTIGO ainda TEM SALVAÇÃO! (E é GRÁTIS!) - Guia COMPLETO!
Вставка
- Опубліковано 2 гру 2024
- ✅ Conheça o ONLYOFFICE DocSpace: bit.ly/onlyoff...
Seu computador antigo ou fraco ainda pode ser utilizado plenamente para fazer algumas atividades relacionadas a trabalho, como editar documentos, imagens, navegar na internet, estudar, ver vídeos e coisas desse tipo, tudo o que ele precisa é de um sistema operacional um pouco mais leve, mas que ainda seja atualizado o suficiente para te manter seguro.
Vamos usar o Linux Mint XFCE para essa finalidade, o que permite transformar o seu PC em uma boa ferramenta para programar, consumir conteúdo, e até mesmo jogar alguns games mais simples.
👑 Seja membro do canal: ua-cam.com/users/di...
🔴 Vídeos exclusivos: • Diolinux Play (Exclusi...
📘 Cursos e séries exclusivos para membros: diolinux.com.b...
📩 Notícias do mundo Tech, Linux e Open Source: diolinux.com.br...
🥇 Agradecimento especial a todos os nossos membros, em especial aos da categoria "Diolinux GO" por nos ajudarem a continuar criando conteúdo.
‣ Felipe Duarte Ferreira
⭐ Todas as nossas redes sociais: diolinux.com.b...
🎤 Nosso Podcast: diolinux.com.b...
🎮 Nosso canal de Lives de games: diolinux.com.b...
🛒 Nossa loja (na Lolja): diostore.com.br
📊 Confira os benchmarks em detalhes: diolinux.com.b...
📬 Contato comercial: blogdiolinux@gmail.com
📎 Fontes e Links:
‣ Site do Linux Mint XFCE: linuxmint.com/...
‣ Ventoy para criar pendrive bootável: • Como fazer Pen Drive B...
‣ Chrome OS Flex: • QUALQUER PC PODE SER U...
📹 Produção:
Roteiro e Apresentação: Dionatan Simioni
Edição e efeitos: Rafael Shikamaru
Thumbnail: Adriel Filipe
#hardware #pc #linux
A igreja aqui ganhou um computador com um i3 de 2a geração e 4GB de ram. Coloquei um SSD e instalei o Mint XFCE. O computador teve muitos travamentos e lentidão, a experiência não foi muito fluida. Então resolvi testar com o Mint Cinnamon e a experiência ficou perfeita. O Cinnamon está com um ótimo gerenciamento de ram e pouco consumo de recursos. O computador está sendo usado com Opera, OBS, Spotify, Softmaker Office, Libre office, Gimp e outros softwares numa boa. Claro, não aguenta edição de vídeo, Kdenlive, mailspring, Thunderbird e outros softwares pesados ou que rodam em 2o plano e consomem muitos recursos, mas para o uso da igreja está excelente com o Mint Cinnamon.
Eu tinha o XFCE instalado no meu debian tbm, e eu senti que ele se peida com tarefas muito exigentes. Instalei gnome e kde e ficou normal. Achei muito estranho, eles precisam otimizar mais o XFCE, tá bem esquisito
Aqui com configuração igual se deu bem com o Kubuntu....
Eu tb tenho um laptop(um Sony Vaio VPCEH30EB),rodando Zorin OS Lite(Zorin mas com XFCE e menos bloat do que as versões com Gnome) com um i3-2350M,4GB DDR3 e um HD de 500GB. Roda bem melhor que o Windows 7 Home Basic dele(que tá em dual boot),mas ainda tô achando que ele dá umas peidadas,especialmente quando eu uso o zorin updater ou eu instalo algo via terminal. Se pá eu formato o PC e coloco Zorin OS Core(ou Pro) de uma vez só como único sistema dessa máquina pra ver se resolve esse problema,como vcs fizeram.
@@InfiniteForces simplesmente é o mesmo Pc da igreja do cara ai kkkkkk
Quem diria... Antes o Cinnamon era o mais pesado e que mais consumia recursos, seguido do MATE e por fim, o mais leve, o Xfce. Mas os próprios desenvolvedores do Xfce já disseram que não tem foco em ser o mais leve. Talvez muita coisa mudou...
O Dio Linux é lendário! Esse cara é responsável por milhares de pessoas pararem de ter medo de usar o Linux o cara entende muito e consegue passar o conhecimento de uma forma humilde e com linguagem que todos entendem. A muitos anos atrás quando eu era entusiasta de computadores eu comecei com o falecido Kurumin e apanhei bastante com o Linux mas foi meu começo até depois vir o Ubuntu onde conheci o canal do Dio Linux. Aprendi muita coisa com esse canal e continuo a aprender. O cara é lendário.
Esses dias ressucitei um notebook i3 de 3 geração que comprei na olx por 100 reais. Tava com a tela quebrada, teclado sem funcionar etc e tal. As entradas usb estavam boas e a entrada de ethernet. Era tudo que eu precisava, dei uma limpada, troquei a pasta termica separei a motherboard da carcaça velha de notebook, coloquei numa case e pinei atras de uma tv antiga, conectei pelo hdmi, cabo internet, tasquei o zorin os LITE nele (xfce) esta la ja faz um mês servindo de uma maquina de stremio e player de servidor de media (jellyfin). Mais barato que um firestick.
Estou tentando estudar programação etc e etc. Tem quero entender um pouco mais sobre redes. Seria mais por hobby e principalmente pq enfrentei problemas por falta de conhecimento básico. Poderia explicar de forma mais simples pq associou o f.stick e distros Linux pfvr. Agradeço desde já
@@Marujon-mo1fb Firestick é pra ver filmes. Stremio, Kodi e similares são programas para organizar suas mídias como uma netflix, mas com arquivos que você possui no seu próprio PC (HD interno ou externo) ou em um servidor (por isso o jellyfin, sem buscar da internet.
Portanto, um notebook velho + cabo HDMI com os programas certos instalados já vira um Firestick/TV Box sem ter que depender de software pago e sem ter que ficar preso a um serviço específico (como Amazon Prime).
@@testecanal-en6fq Entendi.Vou procurar mais informaçao sobre.Agradeço a atenção
Rapaz, isso que é força de vontade!
Membro mais fraco do canal
Acompanho o Diolinux desde o início do canal, tenho saudades desses videos tutoriais pois foi assim que comecei aprender linux.
Sobre rodar os videos no youtube, pode ser util usar a extensão h264ify no browser, com isso pode desativar videos 60fps e ficar com 30 e também desativar a utilização de codecs mais recentes que não sejam suportados pelo hardware antigo e usar só h264.
Em um pc velho que tinha aqui eu usava isso e rodava videos normalmente em 1080p em h264, ao invés de usar codecs mais recentes que teriam que ser processados pelo cpu ao invés de gpu.
A extensão uBlock Origin também pode ser boa no browser, bloquear scripts de propagandas pode ajudar muito em pcs lentos
O Linux acaba de ganhar um fã depois de instalar esse cara aí num notebook Asus com 2 de RAM. VALEU MESMO
A didática do Dionatan é incrível, um canal desse merece mais reconhecimento.
Minha CPU Hp i3 2120 eu instalei o windows 10 ghost super lite, uma ISO modificada e ficou muito bom
Dionatan, achei que o nome dele era Diolinux 😜
Eu utlizo um PC de 13 anos, um Core i3 de primeira geração, uma dica que dou é que certos web apps como o Canva ou o Photopea não funcionam bem em computadores tao antigos, por aqui, o GIMP e o Inkscape tem desempenho muito melhor.
Quero lhe agradecer, coloque o Linux mint no aton de 2 giga e tá rodando de boa o que minha irmã precisa. Obrigado estou sempre acompanhando seu canal.
7:40 alguns computadores tem uma opção chamada secure boot, se houver algum problema durante a instalação, recomendo desativá-la.
Valeu irmão, o meu tinha dado erro e eu não sabia o pq 😅
Valeu!!
Muito obrigado mesmo.
Tenho um PC positivo q64 , estava com problema no Bitolocker, entrei em outro vídeo e resolvi, ficou mais rápido o Pc pra estudos e planilha.
Sucesso !!
Tenho o mesmo notebook!! Como você resolveu, estou pelo mesmo problema (na verdade nem sei se seria o mesmo problema, poderia me dar um help?
Eu não consigo gravar nada na memória interna dele, estou usando num HD externo)
Hoje uso o mint xfce em um “notebook” Multilaser Legacy pc121 e roda perfeito. Pelo menos para o meu uso (office, emails e internet). Apesar de ter 2 gb de ram, criei uma partição swap de 2gb e ele me atende mto bem.
Consegui instalar em um netbook da lenovo de 2015. Tem 32 gb interno e 2 de ram, ficou muito rápido! Muito obrigado, ótima explicação com nenhuma enrolação. Parabéns!
Quanto do armazenamento usou após instalação e primeira atualização?
@@ezequielfaveropires9499Usou praticamente a metade, de ram, no caso ocupa 700 Mb a 1gb.
Excelente vídeo, instalei o Mint baseado unicamente no que foi passado aqui e não tive qualquer problema.
Eu tenho um netbook Atom 1,6ghz, 4gb de ram e SSD de 40gb.
Nos meus testes surpreendentemente o Mint Mate teve um desempenho melhor que o xfce.
Dai instalei um tema de ícones e pronto. Vida nova para a máquina e faz bem tarefas básicas. Fica a dica para quem possa ter uma máquina fraca como essa minha.
Que curioso amigo.
Se eu não me engano o tema "Adapta" fica esquisito tbm. Eu sempre uso o "adwaita" padrão msm
@@jeffersonsmithjr.8197 É verdade. O bacana do Linux é poder fazer essas customizações
É um daqueles netbooks que o governo de Pernambuco entregava aos alunos do ensino médio?
@@nerdleituras2242Parece o mesmo hardware mesmo kkkkk
Eu sempre usei Ubuntu (Xubuntu), e não entendia pq vc falava tão bem do Mint se o proprio Mint usa o Ubuntu, mas recentemente troquei de máquina e resolvi testar o Mint, e foi aí que entendi, os caras pensaram em tudo! Fizeram um sistema operacional muito completo e por incrível que pareça melhor que o próprio Ubuntu!
Achei o Kubuntu ainda mais completo, com atalhos de teclado já pré-configurados, por exemplo.
Correto, eu pensava o contrário, pq a galera fala tão bem do Ubuntu sendo que Mint é bem melhor, ao menos na forma que vejo Linux. Abs
Falou tudo, o Mint é a evolução do Ubuntu
Bom mint com xfce não seria análogo ao Xubuntu?
Eu prefiro o Mint baseado no Debian , pois é mais estável que o Ubuntu !
É o tipo de vídeo que dá gosto de ver, despretensioso, leve, agradável e e o mais importante, de gente pra gente. A gratidão é sincera, creia ou não 🙏💯🌎
Eu particularmente gosto do mint pois ele é bem amigável, principalmente para quem vem do windows. Instalei no notebook do meu pai (hp nx6310 com celeron single core e 2gb de ram) o cinammon e roda mto bem. Instalei a versao xfce em um note itautec de um colega do trabalho (amd c60 e 2gb de ram) e ele tbm curtiu bastante, mto melhor que o windows 7 pirata que estava lá
Estou usando o MXLinux Fluxbox em um notebook dual core de 1GHz. Eu havia testado o Mint Xfce nele, mas eu gostei mais do sistema que uso hoje.
Perfeito! sou usuário de Linux a mais de 20 anos e nesta caminhada nunca tinha instalado nenhuma distro com o Linux Mint, instalei ontem, estou utilizando para trabalho, aulas e trabalhos em EAD e diversão com o Retroarc, filmes e músicas, me surpreendi com todo o conjunto e pacotes disponíveis neste sistema, meu notebook é um dual core model: Intel Pentium B950 bits: 64 type (bem antigo, kkkk.... aceito doações!!!), sistema: Kernel: 5.15.0-73-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 11.3.0 Desktop: Xfce 4.16.0 Linux Mint, muito obrigado pela dica Dionatan.
Ressucitei um notebook com Linux Mint recentemente. Mesmo sem familiaridade com linux, fiz a instalação de forma bem tranquila e o note ficou muito legal. O curioso é que gostei muito do Mint, me adaptando muito rapidamente. Também tenho o mac mini 2011 que não atualiza mais. Ainda não instalei o Mint nele, mas fiz um boot de pendrive e parece que vai rodar bem.
Nem precisa instalar roda uma versão live funciona muito bem
realmente não tive mais problemas com "hardware" desatualizado. sempre tem um linux que serve. como diz o ditado, "pra todo pé descalço tem sempre um chinelo velho". 😂😂😂😂
E se bobiar ainda é mais fluido q o windows 7 q é mais antigo e nem suportado é mais , mx linux e bodhi linux é um exemplo disso (experiencia propria)
@@gabrielserafim2750 Em meu notebook que é do tempo do Windows 7 consigo rodar o Debian com o KDE Plasma lisinho (e observação o KDE Plasma é uma das interfaces graficas pesadas como o Gnome) e ainda rodo alguns games de Windows e tambem Linux sem problemas. Minha Configuração é i3 350M e Intel HD Graphics 1000 (Arrendale) e 3GB de RAM.
Salvei um notebook cce de 2006 32bits, gastei 17 reais numa memória de 2 GB, ddr2, instalei um Linux papermint , e está funcionando para o básico internet e office.
funciona o ms office normal ou outro office como br office? pensando em migrar pro linux num pc antigo
sou ntecnico e tenha uns noteboks antigos assim aqui. rodou yotube de boa ? netflix ?
Boa noite ! Obrigado por esta video aula , me ajudou muito . Tenho um not antigo que já estava penando em descartar , depois que assisti seu video , resolvi instalar o Linux Mint e ficou uma beleza . Um forte abraço , DEUS te abençoe muito !!!
Parabéns pelos canal, já sigo á algum tempo, estou a usar mint á volta de três anos, não é perfeito mas foi aquele que me adaptei melhor. Saudações de Portugal.
Tenho um Asus Eee Pc intel Atom 1.6 GHz, 2 GB RAM, 140GB disco, arquitectura 32 bits; nele tenho dual-boot Antix Linux Sid (core) e Puppy Linux (Vanilla Dpup).
Outras distros leves que experimentei e são boas: Q4OS Linux, Bodhi Linux, Alpine Linux, FreeBSD, Gentoo, Projecto Arch32 e Slax.
Se eu tivesse um computador parecido com este, eu acho que eu usaria FreeDOS, ou no máximo um Debian sem interface gráfica.
Na minha opinião o Gentoo é a melhor distro para ressuscitar computadores antigos. Foi ele que eu instalei no meu PC com Pentium D 945, 2 x 1 Gb DDR1 400 Mhz e vídeo onboard. Como interface uso o openbox com elementos do lxde e tá super leve, consigo até rodar vídeos em 480p em uma tela 1360x768.
Mx linux foi o melhor q ja testei
@@Sijelo Vou testar o FreeBSD com JWM (Joe's Window Manager) a ver como fica...
Cara tenho um netbook igual ao seu, utilizei o Linux e ficou bom. Mas a versão que eu tinha nele era a 19.3 agora não tem mais suporte. Estou a procura de outro sistema para utilizar
Que vídeo sensacional, 30 minutos de muito conteúdo excelente, aprendi muita coisa, obrigado Diolinux, e parabéns pelo seu trabalho.
Muito obrigada, moço! Fiz aqui e deu certo. O notebook parece novo.
Vídeo muito bom! Meu PC é antigo comprei um ssd e acabei de instalar o Linux e configurar com seu auxílio. Obrigado!
Eu constumo usar o Mate em computadores antigos. Eu considero esta interface um XFCE melhorado (bem melhorado), consumindo praticamente a mesma coisa.
Acabei de pegar um iMac 2007: core 2 duo (vocês no luxo com a série i), 2gb de ram e hd sata.
Coloquei Lubuntu nele e o bicho reconheceu quase todos os perifericos (grande mérito em se tratando de hardware apple), só faltou o Wi-Fi (foi resolvido rapidamente dando permissão para drive proprietário.
Roda liso, starta consumindo 700mb de ram e consome 70 no Firefox com UA-cam em 1080p.
Simplesmente a bruxaria do gerenciamento de recursos
Qual versão de lubunto vc baixou?
Vcs e o canal código fonte tem me ajudado muito. Assim que acertar todos meus dados me tornarei um membro. Parabéns pelo canal
Simplesmente salvou meu PC cara, tu é foda demais, gratidão, muito obrigado mesmo, fiz alguma cagada na instalação e tô começando d novo hahahahahaha, pq fiquei fuçando nas partições e não devia mas é incrível o desempenho, baixei o cinamon após ler em alguns lugares que ele era um pouco mais bonitinho q o XFCE e não tão mais pesado kkkk, tmj mais um inscrito
Comprei um notebook acer aspire 5551 ele possui um processador Atlhon II x2 p320. O problema é que quando abro o VS code ele ja chora, se exexuto o navegador, juntamente com a plataforma de estudos, ele praticamente trava.
Como esse notebook compartilha das mesmas peças do meu antigo HP g42 que teve problemas na placa mae, eu passei as memórias RAM, o SSD pra ele. Vou fazer a troca do processador para o Phenom II x4 n930 que usava o HP e ele vai melhorar.
Meu problema é o uso de CPU. Estou esperando a pasta termica chegar para eu fazer a troca.
Nesse notebook como não tem suporte para o RegataOS. Estou fazendo uso do Debian.
Um dos meus passatempos favoritos é ressucitar hardware antigo. E quando eles conseguem brilhar novamente é muito legal.
Entendi a proposta do seu video. Mas eu tenho tido melhores experiências com o KDE desligando o compositor doque com o xfce. Outra coisa que pode ser legal em PCs mais humildes, é substituir o navegador de internet por um mais leve, tipo o Seamonkey, Midori ou palemon, por exemplo.
A Dica do UA-cam lite foi matadora! Muito massa!
O logo do Linux Mint, parece com o logo do Masterchef. Não há como "desver"
Tenho um notebook Lenovo Helix de 2015 com Intel Core i5 3337U 3ª Geração, 4 GB RAM (soldada) 2 HD SSD M2 128 GB. O windows 10 dele estava me causando sofrimento de lentidão ao iniciar e consumo de 3.3 GB de RAM. Testei pelo pen drive as versões Linux mint 21.1 XFCE e Cinnamon, ambas consumindo 1.3 GB de memória e iniciando em 45 segundos. O Cinammon se mostrou com melhor desempenho ao abrir alguns programas enquanto XFCE apresentou lentidão algumas vezes, fora que, Cinnamon é mais completo de recursos e de visual mais bonito. Assim instalei o Cinnamon é roda uma beleza com poucos recursos. Minha saga agora é rodar os programas que tinha "exclusivos" de windows, mas já vi que são perfeitamente rodáveis no mint 21.1
Meu notebook tem processador i5 de sétima geração por isso não era compatível com Windows 11 enjoado de usar o Windows 10 parti para o popOs seguindo sua dica de sistema que usa. Estou adorando
Misericórdia....que aula...QUE AULA!!!!obrigado Diolinux por toda a explicação do Linux Mint xfce...super detalhado em cada passo.
Eu fiz conforme explicado e deu tudo certo nesta distru, muito leve e muito boa para meu Dellzinho velho....
Nessa saga de um sistema bom para notebook antigo também usei o linux mint xfce para um amigo meu que tem um notebook da positivo onde o audio não pegava em nenhuma distro linux só consegui fazer funcionar após muita pesquisa e o kernel tão especifico que ele está gostando bastante de usar o notebook com linux mint.
Obs: uso arch linux com xfce no meu notebook com a seguinte config i3-7020u 2.30ghz 2/4, 8gb de ram, ssd 120gb e hd 500gb
O meu tmb tava com erro nas caixas de som (só funcionava nas entradas da frente), desativei uma opção no alsamixer e funcionou
tenho um positivo com linux xubuntu instalado que tbm não consegui instalar som, como vc fez?
Parabéns irmão, você faz a diferença 👏🏻
Gratidão! 💚😄 Sempre tive curiosidade. Tenho um laptop bem antiguinho que só travava. Vou testar o Linux nele.
Primeira coisa que notei foi a velocidade imediata do mousetracker e fluidez do movimento, está responsivo. Noto que o pc não travava nem mesmo durante a instalação.
@Diolinux, num próximo video sobre PCs fracos, lembra de dar uma atenção ao uso do armazenamento pós instalação e primeiro update, pois tem alguns modelos de notebook, por exemplo, que tem 32GB de armazenamento e essa é a maior limitação desse tipo de hardware, onde mesmo as distros Linux baseadas no XFCE ocupam um espaço considerável. Quem sabe faz uma comparação entre as distros mais comuns? Abraços!
Que vídeo perfeito! Eu não sou de comentar em vídeos, mas nesse eu tenho a obrigação moral de te parabenizar. É impressionante a quantidade de informação e a didática aplicada. O melhor tutorial que já assisti em toda minha vida.
Muito bom. Instalei em um mini PC Asus com processador Intel Atom Z8350 e 32gb de memória. Ficou muito bom, até o UA-cam roda normal, as vezes dá uns lags, mas nada que atrapalhe ver o vídeo. Valeu Diolinx, recuperei este mini PC que estava largado aqui na minha gaveta...
Partabens, pensar nas Pessoas respeitar porque atualmente são leigas.
Mas estudando vão muito mais longe no Linux do que podem imaginar.
Vocês são exemplo disso !
21:50 esse youtube-lite js ta muito estranho, nao tem nenhuma informação sobre esse site na internet e da erro quando tenta usar: Request failed.
This may be because the API key UA-cam Lite is providing has reached the maximum quota for today.
To prevent this kind of issue in the future, consider adding your own API key.
Tudo que conheço de Linux foi vendo vídeos do Diolinux, me ajudem aí por favor: qual distro eh mais amigável pra usar em um Itautec 2008 com Celeron 1,6, 1gb de ram e SSD? Hj ele roda bem o Win XP, mas não funciona a Net. Mas Excel que eh a minha necessidade roda bem.
Ótimo vídeo.
Eu uso o Mint XFCE como meu sistema de trabalho. Porque é leve, prático e bastante estável.
Eu testo outras distros constantemente. No momento eu estou testando o BIG Linux xfce; que é uma versão mantida pela comunidade e ainda não tem uma versão definitiva. Mas é bem leve, rápida e prática.
Talvez o Big Linux se torne a minha distro de trabalho quando sair a versão oficial e definitiva com xfce. Mas até lá; a menos que apareça alguma outra distro que me impressione; o Mint é o meu sistema favorito.
E dá até pra incrementar a interface usando o Compiz como gestor de janelas. Assim se pode acrescentar efeitos e funcionalidades bem bacanas sem alterar muito a leveza do sistema como um todo.
E nem é preciso instalar o Compiz. Ele já vem com o Mint xfce. Só não é o gestor padrão.
Ótimas dicas, Já usei Mint com Cinnamom faz muitos anos, você me deu a ideia de voltar a usar.
sempre acho legal quando o dio pesquisa alguma coisa na internet e aparece um video dele
Linux mint xfce. Sobe com 400mb e tudo prontinho para usar. Uma maravilha
MUIIIITO BOM !!!!! Mas quanto a edição de video e de audio...como ficamos..!
Caramba eu usava uma extenção no Firefox para fazer os Web Apps e não sabia que meu Linux Mint já tinha esse criador nativamente, obrigado.
Passar a semana sem um vídeo seu é complicado! Porém como faço pra perder esse vício de testar tudo que vc posta?
trabalhar umas 12 horas por dia.....periga deixar até o windowns asjds
Caçar emprego
Quanta dica bacana. Ressuscitei um note antigasso (uns 13 anos de uso) e agora está 100% funcional. Vou deixar para as crianças estudarem.
A instalação, depois de escolher o fuso horário, demora muito ?? No meu está instalando têm horas
@@luishenriqueassumpcao3917 , cara, ao todo aqui demorou mais ou menos 1h. Talvez tenha travado.
Eai deu certo?@@luishenriqueassumpcao3917
Eu uso esse linux para trabalho, não pelo notebook da empresa ser fraco, mas pelos softwares e o docker pesar de mais para trabalhar
trabalhei em uma empresa de desenvolvimento que usavam o ubuntu como sistema padrão, para desenvolvimento o linux é ótimo!
Instalei no meu notebook infoway e está rodando muito melhor do que o windows 7 e fora a questão de rodar outras coisas melhor.
Então, vi em um canal, por aí, uma Distro Chamada: Xero Linux, achei muito interessante. Bom, seria legal ver aqui um vídeo sobre ela, pois, quando se trata de uma Distro nova é sempre bom ter o parecer de uma autoridade em Linux.
Eu estou baixando o linux mint em um computador Multilaser legacy cloud pc134, e tem o mesmo processador do pc do vídeo. Adorei o tutorial
Obrigado meu bom!
Conseguir ressuscitar um pc positivo aqui em casa!
sensacional! fiz a instalação seguindo o seu ótimo roteiro. vlw 🖖🏿
Uso muito o Ventoy. Legal dele é que tem como conferir a integridade das isos que estão no pendrive.
Oloko um anarcocapitalista 😂
Já uso o mint no meu dia a dia há cerca de 3 anos... Meu notebook tem 8 anos de rodagem e segue me atendendo para todas as necessidades básicas de que preciso. Praticamente nenhuma dificuldade em lidar com o sistema.
Eu uso o mint e desinstalei tudo o que eu não uso, mas as vezes eu removi aplicativos que dá problema depois. Eu geralmente removo: jogos, aplicativos de mídia, e outras coisas que não utilizo. Deixo ele com o Chromium, abiword no escritório e outros que são úteis. Você pode fazer um vídeo removendo quase todo aplicativo desnecessário ou que a gente não usa?
Na minha batata coloquei manjaro openbox, pq acho bem funcional a lojinha do manjaro (pamac), normalmente coloco um sabor do manjaro ou arch GUI, rodou na minha batata que tem um atom mais fraco que esse com 2gb ram, e pra atividades mais humildes dá de boas.
Bom dia.
Agradeço pelo vídeo, porém, instalei esse sistema em um notebook Positivo Motion Q 232B e o wi-fi funcionou perfeitamente antes de instalar de fato o Linux, mas depois que instalei ele simplesmente não reconhece. Esse notebook não tem rede cabeada e nem o botão função de ativar e desativar o wi-fi. Quando entro nas opções de rede, até aparece a rede que já está salva devido ao uso antes de instalar o Linux, mas não tem opção de ativar. Consegue me ajudar?
boa tarde tenho PC com windows xp só que funciona com munitor externo esse sistema aceita monitor externo valeu
Que bom. Uma sugestão... existem em várias escolas públicas um projeto do MEC de um computador com datashow integrado. Se conseguir um desses vale um vídeo. Na minha instituição tínhamos 12 desses, mas no Brasil a fora tem muitos computadores desse parados por aí. Eles tem uma plaquinha mini com Atom e 1GB de RAM. Tem letiro de DVD e rodava o Linux Educacional. Hoje poderíamos aproveitar esses PCs para aulas de informática básica e acesso a internet. Além de programação para iniciantes com Python, HTML, CSS e JS.
Contunuando... é esse computador aí: ua-cam.com/video/t3aBXnqxpME/v-deo.html
Hoje todos estão com o Datashow morto, sem lâmpada e nem compensa recuperar. Mas temos muitos monitores sem uso e poderíamos adptar para ser usado com um computador.
Excelente. Vai ajudar muita gente. Obrigado pelo video.
Estou maravilhado com esse sistema!
Pensava outra coisa dele.
Valeu amigo!
Meu notebook tem um Intel celeron e 2g de ram um HD de 300g muito fraco eu uso o unbutu funciona pra atividades como estudar ver vídeos e as vezes jogar n roda muitos jogos mais funciona
Que coincidência, onten instalei o Linux Mint XFCE no notebook de mais de 13 anos de um amigo .
Só pela dica do UA-cam lite já valeu o vídeo. Valeu Dio!
Como meus filhos estão usando o chromebook nos computadores da escola pública, resolvi colocar o Chrome OS Flex com a conta educacional deles. Estão adorando usar o Intel Core 2 Duo com 4gb com esse sistema. Tem funcionado muito bem!
Professor,
sugiro uma aula completa de instalaçao LMV21.1 para quem esta vindo do Win7 64bits,
sem muitas explicaçoes e termos tecnicos, que a aula seja objetiva e direta, sem enrolaçao, acredito que ha muitos usuarios comuns como eu, que quer usar apenas ferramentas comuns, como o office, chrome entre outros apps. Ate hoje nao encontrei nenhum video-aula neste formato, parabens pelo seu valioso trabalho e
deticaçao para educaçao, um forte abraço e muito obrigado e que DEUS lhe abençoe.
Eu estou em uma saga de mais de meses com meu notebook antigo.
Já testei mais de 10 distros afim de dar uma vida útil ao equipamento, porém todas elas, sem exceção, desligam o notebook do nada em algum momento.
Isso não ocorre no Windows.
Depois de muito tempo descobri que pode ser algo relacionado a gerenciamento de energia do Linux junto ao ACPI.
Como não existe absolutamente nenhuma opção relativa a isso na BIOS, eu desisti e fiquei com o Windows.
Video muito bom, ajudou d mais. Parabens!
Dio, teu vídeo de hj foi praticamente um sinal 🙌🏻 kkkkk.
Meu pai usa um Windows 7 travadissimo em um celeron(confesso que não sei a configuração… e estou vendo o vídeo de madrugada, sem condições de ir verificar a conf completa pra informar)… a real é que tu vai salvar o pc dele kkkk, inclusive irei salvar o vídeo e enviar para ele depois de fazer o dual boot(por segurança, o velhote tem 64 anos, não quero choro😂😂😂).. acredito que tu tem um vídeo que fala sobre o Bottle, aquele app que permite instalar alguns aplicativos de Windows(procurar e tbm enviar para ele)… resumindo, salvou a minha semana camarada Dio. Muuuuuuito Obrigado 🙏🏻; Agora o velinho abandona a bomba do Windows hahahah
Instalar o Bottles, camarada?
O que permite ao Linux rodar aplicativos de Windows é o Wine.
O Bottles é uma front-end que permite a "Containerização" dos aplicativos. Impedindo que um prefixo do Wine interaja com outro.
Tem que ver quais são esses aplicativos que ele usa, e ver se não dá pra migrar para algum programa Linux compatível.
Aliás,
A Microsoft não encerrou o suporte ao Windows 7??
Até me lembro quando isso aconteceu. O Wine começou a definir o sistema para Windows 10 automaticamente, e quebrou alguns dos meu muitos jogos "Modificados". 😏😏😉 Mudaram alguma coisa em como faziam o decode dos vídeos WMV9.
Só sei que tenho um tio, que tem um desses notebooks high end da década passada, um AMD A Series, com placa R7 integrada. (aliás uma R5 do processador, e uma R7 Topaz XT dedicada. Config doideira 😂😂) instalei Garuda pra ele, e ainda testei alguns jogos, tipo Bloodstained.
Consegui até compilar os programas pra ele gravar a tela, afinal ele é daqueles que faz curso de investimento em criptomoeda. (caiu no conto dos criptoevangelistas, acha que vai ficar milionário 😂😂. Infelizmente, consciência de classe não cai do céu)
@@CodexSan Sim, o 7 encerrou faz muuuuito tempo, mas como disse é para o meu velinho(mais de 60 anos, já tinha dificuldade no windows, imagina no linux), tem coisas que infelizmente não rodam no linux, tipo aqueles programas de bancos(Banco do Brasil especificamente), por isso a ideia do bottles, e sim, obviamente é necessário o uso do Wine... porém Terminal e cli está fora de cogitação.. até para instalar um desinstalar algum programa ele precisa de auxilio... enfim, ver o que vou conseguir fazer para ajuda-lo a se acostumar com Linux. a suíte Libre mais o front-end de atualização do Mint já vai facilitar muito... porém tem essa parada dos bancos. resolvendo isso, resolvo os problemas dele com a obsolescencia programada que existe na tecnologia..
Quanto a criptomoedas, sei não viu... acredito que seja sim o futuro por diversos aspectos; porém acreditar que vai ficar rico pq comprou alguns punhados de doláres é complicado... Mercado cripto ou convencional é consistência, colocar um pouco todo mês e não tirar, o ganho vêm no longo prazo(como qualquer outra coisa na vida).
Muito Obrigado pelo seu vídeo, ressuscitei 2 notebook para estudo. +1 inscrito.
Tenho um pc com Celeron 847 e 4Gb de ram. Uso o linux mint xfce nele por ser mais simples de usar. Apesar de as vezes ele pensar um pouco para executar os programas, tudo funciona de forma aceitável.
Aaah pronto! Agora quero comprar um computador antigo e instalar esse sistema, achei bem bonito e otimizado.
impressionante que Linux roda em quase qualquer computador menos no meu not com um i5 580m, após alguns minutos ele trava e pronto só reiniciando pra voltar a ativa
Explicações didáticas e ótimo vídeo.
Por favor, estou com um problema na instalação e quero saber se você (ou algum seguidor) JÁ SE DEPAROU COM A SEGUINTE SITUAÇÃO: após BOOT com PEN-DRIVE com ISO do Linux (criado no Rufus), tudo caminha certo, mas quando chega na parte de CRIAR AS PARTIÇÕES, o instalador NÃO RECONHECE MEUS DISCOS, NEM AS PARTIÇÕES CRIADAS no Windows para armazenar o sistema Linux:
Ex.: tenho um HD de 2TB, sendo 1TB pro Win10, 800GB Backup e 200GB RESERVADO PARA O LINUX, mas a instalação deste último NÃO RECONHECE AS PARTIÇÕES CRIADAS , mostrando apenas dois espaços de 1TB cada, 10MB Win10, 100MB sistema. Assim, não consigo identificar o local seguro para instalar sem perder dados do Windows e backups.
Abraço;
Olá Dionatan. estou inscrito no canal e este é o primeiro vídeo seu que assisto. Parabéns. Estou usando o CHROME OS FLEX em 5 dos meus 7 PCs e estou bastante satisfeito. Sempre em conjunto com o Google Drive. É possível instalar o VLC no Chrome OS Flex ou só em ChromeBooks? Em um vídeo seu fiquei com esta dúvida. Obrigado e um grande abraço.
o meu note é um pentium dualcore t4500, e só vou poder troca-lo o ano que vem. Ele roda fedora 38 com kde. No momento está com o edge com 4 abas abertas. O outro pc que eu tenho é um core 2 quad com manjaro kde (o pc é rápido).
Diolinux, gostei muito dessa versão do Linux, ainda não instalei mas acredito que não deve contemplar a utilização de nuvens como DropBox, OneDrive, GDrive... como em outras versões do Linux, algo que uso muito. Você poderia nos dar algumas dicas nesse sentido?
La por 2020 eu usei um PC muito velho mesmo, era um athlon 64 x2 do ano 2005 e a placa de video era uma integrada da placa mãe, uma radeon x1200 que deve ser da mesma época. Nenhum linux funcionava nessa GPU, todos ficavam cheios de bugs visuais, o único que funcionou bem foi o Manjaro xfce
Vc explica tão bem muito bom mesmo excelente 😊😊😊😊
As dicas foram muito ricas!
HD só vale a pena pra armazenamento/backup, mesmo em PCs ou notebooks antigos.
Ouvi dizer que o Big Linux é uma distro bem leve; isso somado aos N ajustes de praticidade feitos pela equipe do Big tornaria ele uma das melhores distros para uma pessoa com pouco conhecimento e um hardware modesto.
E recomendaria ele para um PC com pelo menos 4 GB Ram, dual Core. Se possível com SSD.
Ele tem na confirguraçã o modo desempenho que desativa os efeito do KDE.
Mesmo assim, eu recomendaria em máquinas mais antiga o Linux MInt Mate ou XFCE. Prefiro o Mate pelos recursos que ele tem.
@@milkarepresentacoes7939É uma boa distro mas faltou capricho na interface, usando escala fracional todos os temas simplesmente bugam até você reiniciar o PC, e ficam todos meio errados
Meus amigos, eu venho testando a tempos diversas distribuições em Pc e fraco. De ambientes XFCE, Fluxbox etc.... Mas não existe nessa galáxia opção melhor do que o Big Linux, ele roda super leve, tem opções para configurar para melhorar desempenho, e tem tudo automatizado e facilitado.... Vai por mim, nem precisar baixar o Mint. Procure pelo Big Linux que é uma distro Brasileira e é a melhor de todas. Eu tenho instalado ela para clientes que não sabem nada de informática e p , clientes idosos até, e o desempenho fica incrível devidamente configurado e eu já coloco os programas que ela precisam no jeito e o único problema é que perde até o cliente por que nao da pal mais, somente quando o PC da defeito físico mesmo pra ele voltar.
DIOLINUX poderia ensinar a instalar o drive NVIDIA no MINT LMDE !!! Fez video sobre ele mas nao adiantou muito
o linux mint deu uma nova vida no meu pc, estava irritado em ver a netflix, e youtube travando em 720p, e ja estava comprando as peças para o up grade entao coloquei o lm, e vi que gastei dinheiro atoa, o pc ficou liso os drives de linux deu uma no vida noo video hd 6570 e no intel q6600 sloket 775, show
Vamos deixar o like e agora ver o vídeo. Nunca me decepciona.
muito bom esse vide... gostaria deixa uma sugestão de video.. falar sobre o Linux Antix.
Ganhou um like com força, o linux mint xfce é o meu favorito também.
Um vídeo raíz, faz tempo 👏👏👏
Não sei o motivo de que eu ainda não sabia dessa dos aplicativos web. Achei massa. Valeu pela dica!
Tenho um note Acer core I3 2ºgeração, 8 gb de ram e um ssd de 540 GB, consigo rodar ao mesmo tempo com virtual box, Windows server 2016, Windows 7 32 bits num windows 10 , tudo isto para estudar AD e GPO no Windows server 2016, e não trava.