As DIFICULDADES dos QUILOMBOLAS - Canal Preto
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- O Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas negras vivendo em quilombos remanescentes. O País precisa voltar os olhos para as dificuldades e violências sofridas por essas pessoas, que só querem o direito de viver em paz.
Os primeiros quilombos do Brasil surgiram no período da escravidão, quando os negros que conseguiam fugir se uniam em locais escondidos - embrenhados no meio da mata. Lá, passavam a viver de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Atualmente, são 16 milhões de pessoas negras vivendo nos 5 mil territórios quilombolas remanescentes espalhados pelo País. E, se antes a ameaça eram os senhores de engenho, hoje são os fazendeiros.
No território quilombola localizado em Maragogipe, no recôncavo baiano, moram mais de 40 famílias, que resistem não só às ameaças dos fazendeiros - que invadem reuniões e tentam expulsar os que ali vivem - mas também para manter suas tradições e sua cultura. Essas famílias desejam permanecer nos quilombo, em paz, e lutam até hoje pelo direito à terra, que garante a alimentação e sobrevivência de todos os que moram e preservam a região. Contudo, ainda convivem com a incerteza e com o medo da violência contra as comunidades, que é cada vez mais crescente.
Participantes: Lenira dos Santos, quilombola; Eliete dos Santos, quilombola; Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Palmares.
Mais informações:
racismoambient...
www.cptnaciona...
amazoniareal.co...
www.correiobra...
jornalggn.com....
todosnegrosdomu...
g1.globo.com/m...
redeglobo.globo...
www.casa.org.br...
#Quilombolas #Racismo #CanalPreto
Resistência! Sempre! Viva nossa cultura!
Esse vídeo expandiu minha mente, faça um filme/documentário maior dessas pessoas
Concordo plenamente
Inclusive eu tenho mais compreensão com a parte ilustrativa consigo absorver mais o conteúdo do que texto, demoro a ler e fico com dúvidas dependendo do tamanho do texto 😢
A pouco tempo me interresei em saber sobre os Quilombos de certa forma me emocionei muito olhando a cultura os costumes não sei ainda onde estão minhas raizes mas me criei com meu falecido pai plantando feijão arroz milho mandioca amendoim batata docê fiquiei emocionada ao ver o arroz socado no pilão a cana de açúcar fazendo rapadura eu confesso que hoje moro na cidade grande mas meu coração esta no lugar onde você pode mecher a terra sentir o cheiro da terra ouvir o barulho dos rios escutar o canto dos pássaros isso é tudo de bom que Deus abençoe cada comunidade espalhada pelo Brasil
Fui criado assim, e seu eu pudesse eu seria um líder quilombola , mais sei que o estado cria isso para alguém ser líder e depois eles mesmo são os envolvidos na mortes dos líderes quilombolas ... Fui criado na roça na região metropolitana de salvador e minhas raízes parte de mãe ,são dessa linhagem. Hoje moro na cidade grande em lugar razoalemnte bom aonde me oferece qualidade de vida , mais não canso de ver sobre vídeos das pessoas da roça, zona rural, de povoados e desses povos quilombola...eu espero retornar a minha amada Bahia, salvador e nos interiores do estado e visitar os povoados dos quilombolas e passar um dia lá, pois são povos acolhedores , humildes e simples, lá vc come frutas, pesca, come carne assada na brasa, faz farinha e esperimentar na hora , faz beiju, assa castanha e tudo mais sem pagar nada e sai com o coração cheio de maturidade. Abraços a são Sebastião do Passé BA e seus povoados da zona rural.
Gratidão pela representatividade canas preto! Quero criar o meu canal também, o canal de uma jovem negra e quilombola tratando sobre experiencias na universidade publica.
Por favooor, cria ❤️
Que tal você fazer parcerias com canais como este? Acabei de achar este canal, acho importante trazer mais pessoas que subscrevam em um canal só, por enquanto, para mostrar mais força , como uma corda com vários fios.
Deus está abençoando vocês, vai dar tudo certo! A terra que vocês querem, vocês vão conseguir!! 🙌🏻🙌🏻♥️
Se Deus quiser isso tudo vai mudar!
Que eles querem não, que a eles pertence! Divida histórica de mais de 400 anos. Eles teriam direitos legais a essa terra desde a Constituição.
Parabéns pelo vídeo, pois mostra que o Brasil precisa respeitar seu próprio povo tão rico culturalmente para que tenham em sua totalidade literalmente todos os seus direitos resguardados por lei.
Deus abençõe ambudantemente os povos Quilombolas em nome do Senhor Jesus Cristo.
Vocês são amados pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
conteúdo atemporal e de pura qualidade
Maravilhosas! Viva a resistência do povo Baiano, nossa terra!
Amo
Que lindo🥺❤️, que Deus abençoe a todos 🙏🏾♥️.
Obrigada. Obrigada. Obrigada.
Parabéns a vcs quilombolas
Todos nós brasileiros temos direitos
Claro apenas temos que organizar regiões para quilombolas e regiões para os fazendeiros
Todos tem que viver em paz
Ninguém vai ficar aqui pra sempre, tendo dinheiro, não tendo dinheiro, tendo muitas terras não tendo, vai todo mundo parar no mesmo buraco , NEGROS, BRANCOS, INDÍGENAS
Apenas falta organização, democracia e paz , ninguém precisa ficar brigando
Lindo vídeo e o depoimento das pessoas é lindo de se ver.
Resistência essa é a palavra.
Vídeo de utilidade pública.
Top de mais essas reportagens 👏🏾👏🏾
Gente que emocionante!!! ❤️❤️❤️
Estou fazendo um estudo acadêmico, muito obrigado pelo canal, isso Enriquece o conhecimento, foi muito bom aprender sobre esse modo de vida. ❤️❤️❤️
parabens pelo trabalho ! muito informativo, amei
Amém q Deus ajude_lo eles e elas
Otima reportagem.
Excelente material!
Lindo documentário
🥺 Que história/fato !
Deus abençoe a todos vocês
Dá pra sentir resistência na fala delas.
To vendo para prova já estou emocionado
top
Eu sohno ainda em viver num lugar sossegado
Duas mulheres inteligentes!
Muito bom!👏👏
Quilomba deveria ser protegido.
Meus avós negros, pais da minha mãe, sobreviviam plantando café em uma área rural. Meu avô morreu e em nome de uma "suposta dívida", minha avó perdeu a terra. Então, ela e filhos, um deles, minha mãe com seis anos, foram trabalhar na casa de um fazendeiro, da imigração alemã, como empregados. Minha mãe se tornou babá na infância e na adolescência foi trabalhar no alambique da fazenda deles. Aos dezenove, tendo cursado apenas até a 3a série primária, casou-se com um homem branco, descendente de portugueses, de 42 anos, separado, pai de 07 filhos, para "branquear" a raça; decisão fruto da política eugênica vigente. Com isso, vieram para uma cidade com um pouco mais de infraestrutura. Até os 09 anos morei em um bairro simples, em casa de aluguel. Aos 10, meu pai comprou a posse de um lote de 1.300 m em uma favela, onde conseguia produzir alguns alimentos. É isso, a periferia está cheia de histórias semelhantes. Negros e pardos com histórico de violência, exploração do trabalho, inclusive o infantil, por pessoas brancas. A exploração do trabalho infantil acabou; mas a dos jovens e adultos, continua. É preciso mais união da classe trabalhadora brasileira.
Ola eu estou fazendo um trabalho da faculdade e achei seu comentário muito interessante eu posso usa-lo como relato em minha pesquisa?
Nossa eu também quero posso??
Que vídeo necessário !!
@@aparecidogabriel7899 seu canal não cresce porque seu conteúdo é muito ruim KKK, OBS: Eu di uma olhada
Que trabalho mais lindo! Obrigada! A Educação da Cidade de São Paulo agradece!
Povo que não valoriza sua ancestralidade, sua cultura não valoriza a si mesmo...
Até hoje fico triste pelo fato das novelas (principalmente as da Globo) ainda ter atores negros interpretando empregados e escravos
Que triste
O nego sofrendo desde o século 20.quamdo o nego vai ter a paz na sua terra ,o dom da resistência de gaga zumba está em nós.
Nossa familia🇦🇴🇦🇴🇦🇴
2:56personalidade milllll
maravilhoso✊🏿
Proteção às comunidades Quilombolas, são cidadãos que pagam impostos como todos, se a terra é do governo, a terra é deles, pois o governo existe a serviço do povo Brasileiro.
Livre direito às terras, em prol da cidadania e o livre direito de igualdade ao povo da nação Brasileira.
Acromopsia
1:07
Como os negros consseguiam vestimentatas e ferramentas no tempo dos quilmbos?
Será que eles anda nús como índios?
Sei que já faz tempo que você perguntou isso, mas, respondendo sua pergunta, no tempo dos quilombos os negros produziam a sua própria vestimenta e que, com o passar do tempo, muitas das vezes acabavam ficando em péssimas condições, como trapos e eles deviam usar mesmo assim.
Denuncia séria, o programa ficou lindo.
Aonde vcs ficam queria na bahia eu moro em salvador sou preto retinto queria conhecer e sabia sobre min sobre meus descendente sobre o passado
E o segio Camargo? Ê a treva.
A INGRATIDAO DO GOVERNO AO POVO INDIGENA AO POVO KILOMBOLA ISSO É UMA VERGONHA
O negócio é fazer igual antigamente, os quilombolas fechar tudo e tomar tudo na marra, agr com esse cara na presidência são mais ameaçados ainda.
O um Samuel
Havendo o comentário pq opa1 like
Na verdade são 1,3 milhões de negros e negras espalhados por todo Brasil, não são 16 milhões como o Presidente falou
No minuto 2:00
EITA !!!!!
Eu galera da live de 10:00 nunca confie em edite
Pq canal preto e não negro? e outra algo deveria ser feito com esses fazendeiros e apoiar essas pessoas.
"NEGRO" É PEJORATIVO, O TERMO CORRETO MESMO É PRETO.
ATÉ MESMO COMENTÁRIOS RIDÍCULOS DE ALGUNS QUE SE DENOMINAM BRANCOS. NÃO SABEM ELES QUE SÃO DESCENDENTES DO POVO JAFETITA EUROPEU QUE PAULO BENJAMITA PREGOU A PROMESSA DE YAHUSHUA (JESUS)..
É CADA COMENTÁRIO DE DAR NOJO MESMO SABER QUE AINDA EXISTE PESSOAS COM ESSE NÍVEL.
Eu sou branco, posso fazer parte do canal preto??? Kkkkk
🤮🤮🤮
Porque precisa se expor. Se quer aprender, apenas assita.
Pronto!
Conseguiu atenção. 👏
“Disgurpa por se brancu” kkkkkk
Quer terra ? Então trabalha e junta dinheiro ora !
Bob não confie em seu estudo limitado.
Se vc estudasse um pouco mais,vc não falaria uma bobagem dessa.
@@aline1497 Quem tem conhecimento ilimitado voce ? nunca conteste um comentario meu. Apenas pergunte. Voce não sabe o limite de meu conhecimento. Mas eu sei o seu.
Kkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk linda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@bobnordeste603 Se acha o tal o poderoso na internet na realidade e só um bosta que não pensa. Um doente mental com problemas na vida e que se desfaz dele falando merda de outra pessoas.
*RIDICULO.*
@@leepic5631 le epica vai lavar essa bunda