✅ Aulas ao Vivo de Desenvolvimento Android: comercial1657028932.kpages.online/zero-ao-app Confere também o video "Precisamos URGENTEMENTE conversar sobre eles" do @FilipeDeschamps : ua-cam.com/video/LMmVjzApFqQ/v-deo.html
Porra eu assisti isso ao vivo sangue foi fervendo, fui fazendo os cortes e postando no twitter. Caralho vc tem razão, discutir com alarmista é perda de tempo. O que resta é fazer piada HAHHA
@@felipemachado9049 tem que agir com muita confiança e convicção pra controle de massa, pra fazer as pessoas mais frágeis mentalmente aceitarem suas ideias falhas e suas utopias esquizofrênicas. (cuba é um bom lugar)
É padrão que a turma da linha de pensamento do Cauê, Castanhari, Felipe Neto e cia NUNCA assumem estarem errados, nunca assumem que se equivocaram num comentário, eles sempre fazem um malabarismo e contorcionismo estratosférico para não precisar assumir que errou ou falou merda sem pensar. Isso vale pra TI, pra economia, pra qualquer área, eles nunca estão errados.
Mas ai que tá o que mais me pega, porque dão moral pra esses caras. Que conhecimento relevante esses caras tem pra falar sobre IA, sobre econômia e sobre tudo que falam. Porque alguém se importa?
@@otavioteixeira915 Existem 2 tipos de influenciadores, os que só influenciam na própria área de conhecimento e o que usa a popularidade pra sair dando pitaco sobre tudo. Esse segundo tipo geralmente é um influenciador sem área de especialização e seu público também não tem o minimo interesse em se especializar em algo. É uma grande manada que segue o lider e o que ele fala é a verdade.
O podcaster tem contato direto com o público. Quem está por trás da tecnologia está justamente por trás, não aparece para o usuário. Contanto que a IA seja igualmente eficiente, não muda muito pro usuário.
@@Um_Interlocutorse criassem vários podcasts com IA cada um com uma personalidade, conteúdo, etc. Vc provavelmente irá se identificar com um e gostar dele.
@@joaopedroferreiradias1513 Sim, pode ser. Mas acho que teria gente que faria questão de seguir humanos mesmo, por uma questão de identificação. O mesmo não sei se aconteceria com programação.
Eu compartilho da visão de Lucas e do Fábio Akita. Eu sou Fullstack e eu já to usando IA pra me ajudar, alias muito dev já usa IA ( Github Copilot, GPT 3 e etc.. ) GPT em específico eu vejo como uma excelente ferramenta de busca e tirar dúvidas. Quem era programador das antigas buscava tirar dúvidas em livros ou com colegas mais experientes, o pessoal dos anos 2000 até uns 2010 tiravam dúvidas em Forúns como Stackoverflow, Github e outros. O pessoal da nossa geração vai tirar dúvidas com IA! mas não passa de uma excelente ferramenta. Mas eu acredito também que vai haver uma mudança drástica no mercado de trabalho, Fábio Akita já abordou isso, esse negócio de ser só "Front End" só "Back End" vai acabar. E outra aposta do futuro que eu faço é ROBÓTICA!! Acredito que muitos bons programadores vão migrar pra migrar pra robótica quando o pessoal de engenharia tiver feito o seu papel, vai ser área que vai pagar bem e que vai ter oportunidade. Tem muito problema no mundo ai pra resolver, só vai ficar pra trás que não evolui e quem não procura evoluir: estudar, se graduar, vê o que mundo ta precisando e tal.
mas ai que está.. por essas e outras muita gente não passa nas entrevistas ou em concurso publico, pois tirou o GOOGLE e o ChatGPT congelam e não sabem fazer absolutamente nada.. é o que estamos chamando ai de preguiça pra pensar ou "analfabeto funcional 2.0"
Como o Akita disse, quem se empolga demais são os que menos entendem de tecnologia de IA, eles gostam de falar nas tendências em alta e pegam desavisados
Programador há algum tempo é praticamente um "montador de lego" a gente pesquisa como criar tal função, tal componente e etc... E vamos ficando bons em montar essas "peças de lego" para resolver um problema(criando um sistema completo). O que chatGPT ta fazendo é facilitando a gente a criar as funções, componentes e etc mais rápido. Portanto, continuamos trabalhando da mesma forma "montando o lego" para ter o sistema funcionando.
Então mano, eu que não sou da área entendo isso. Mas nem da pra argumentar com esses put0. E nessa questão pior ainda que ele irritou "a bolha dev" porque nessa de irritar ele acha que tá certíssimo e pronto. Mas o irritar é porque é um dement. que não sabe nada da área dando pitaco achando que tem conhecido, visão além só porque sim.
Exatamente! Trabalbalho com DS há 8 anos, e sempre programei pegando blocos de códigos da internet, o chatgpt só facilitou isso. Porém esse trabalho é só o meio do trabalho.
Exatamente. Concordo! O chatGPT só unificou as informações de uma forma mais inteligente e com um mecanismo de pesquisa e resposta mais rapido e inteligente, mas quando não tinha, o que faziamos? Acessavámos diretamente o Google, entrando em forums como Stack Overflow e pegando de lá.. até porque decorar não faz parte do nosso dia a dia! Esse povo que não tem conhecimento nenhum de tecnologia é complicado.. kkk Nós programadores ficamos frustados com a falta de compreesão, mas a realidade é que caimos em uma armadilha, aonde para nós é muito simples entender sobre tecnologia, mas esquecemos o quanto o assunto é realmente complexo. E você citou só de um rumo da tecnologia, existem vários caminhos que um programador pode seguir.
Fala Lucas! Primeiramente, *perfeito* vídeo e colocação! E cara, não da bola pra essa gente não, tudo o que eles querem é "hype", "lacrar", sair por cima nos assuntos, nada mais que isso, e infelizmente, só passam vergonha. Se um dia o nosso emprego acabar, que é a gente quem cria e faz *TUDO* acontecer, realmente, quem dirá o "emprego" dele. (...)
É verdade que muitas pessoas estão preocupadas com o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, mas precisamos lembrar que há questões mais urgentes a serem enfrentadas, como a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia, que pode levar a uma possível Terceira Guerra Mundial. Enquanto debatemos sobre a possível dominação das máquinas, a guerra já está em curso e demanda nossa atenção. É como se estivéssemos vivendo um filme, como "Não Olhe para Cima", onde as pessoas parecem não estar atentas ao que está acontecendo ao seu redor. É importante que olhemos além das questões tecnológicas e nos concentremos em questões globais urgentes, como a paz e a segurança mundial.
Eu gostei do ponto de vista dele. Nós, programadores, podemos ter mestrado em IA e mesmo assim não saberemos de nada, pois para isso precisamos ter uma visão mais ampla em relação a isso, o que envolve conhecimentos em capitalismo, antropologia, etc. E ele não sabe nada disso e vem falar sobre IA. O nosso mundo está tão burro que nem precisa ser uma inteligência muito avançada para nos dominar. Isso é facilmente comprovado com a quantidade de gente que segue um cara como ele e outros tão mais idiotas.
Acho que não existe bolha dev no sentido da área inteira ser uma grande bolha, mas talvez pequenas bolhas de pessoas(o que é natural)! Quando sai da minha área pra entrar no ramo de TI, me surpreendi do quando as pessoas de TI são acessíveis e dispostas a ajudar, quase sempre de graça! E também o pessoal de TI é muito aberto as diferenças! Por exemplo: eu com meu jeito "estranho" por ser autista, não me senti deslocado na área de TI, o que sempre acontecia nos meus empregos anteriores! Ou seja, isso foge das características de bolha no sentido que o Caue e outros querem rotular! Mas as pessoas procuram bolhas para se sentirem confortáveis! Isso é natural e está presente em todas as áreas e culturas! O importante é não deixar a bolha definir inquestionavelmente sua visão de mundo! Não vejo bolhas como algo inerentemente ruim, até porque a meu ver é algo natural. O problema é a pessoa que aceita a cartilha da bolha sem questionar e buscar uma analise mais profunda e coerente! Mesmo comentario que eu postei no canal da Atekita dev.
Eu sou engenheiro eletricista e no meu TCC fiz a merda de usar o MATLAB pra fazer meu trabalho, um robô/carrinho que saia de labirintos usando um algoritmo treinado com Machine learning, claro que eu fiz um treinamento virtual. Matlab no meio da engenharia ele é tipo mt respeitado, resolvi usar. O que eu queria dizer é que eu criei as minhas próprias bibliotecas, pq as que tinham la eram mt direcionadas e n dava pra flexibilizar , e o nível de matemática pra criar um backpropagation da vida n é fácil vai usar vetor gradientes e vc vai ver isso lá pelo calculo 3, tem mt gente que vai mexer com IA e nunca vai ver isso pq é só rodar uma biblioteca no python, e sinceramente o toda raiva que eu passei modelando e trabalhando, hoje é felicidade e realização. Com essa experiência eu digo que ao meu ver a IA será uma revolução como a internet foi, e a complexidade da IA tomar proporções catastróficas é limitado pela Matemática e Hardware. Não se pode equacionar tudo, não se pode resolver todas as equações, as estatísticas precisam de dados que tenham qualidade nas amostras. Bem desculpe pelo texto enorme, tmj
Cara eu te entendo totalmente, esses tempos atrás fui inventar de implementar uma rede neural em c# sem usar nada pronto, cara o que eu sofri pra entender os cálculos do backpropagation não ta escrito kkk funcionou, mas meu objetivo era fazer uma rede neural convolucional, mas é algo tão complexo de programar que cheguei na conclusão que não tem necessidade de fazer tudo isso se já tem pronto em algumas bibliotecas. O que fica é aquela sensação de saber como que funciona tudo por trás dos panos.
O duro depois de tudo isso é que a IA, mesmo estando errada, fala de uma maneira convincente demais para a maioria. Eu sou engenheiro de software, uso IA para algumas coisas, mas confesso que boa parte do tempo tenho que testar e re-testar código que vem da IA porque tem bastante erro. É um apoio enorme mas não é porque faz tudo que faz direito.
@@amiltonfcjunior é isso !!! o problema que realmente imagino está nos pequenos erros, uma biblioteca enorme rodando aparentemente bem, mas que em alguma momento irá apresentar um erro bastante grave. imagine agora isso sendo aplicado em algum serviço público de grande proporção, como transporte, saúde ou algo muito sensível .... é potencialmente catastrófico se aplicado em grande escala
Caraca Lucas Montano do canal Lucas Montano. Essa sua fala final foi muito boa, você realmente tocou no ponto cara. O que disse lembrou do livro A Lógica do Cisne Negro, que é basicamente falando que a história é movida por eventos que são altamente improváveis, impactam muito o curso da história e depois que acontecem, todo mundo fala que faz sentido de ter acontecido. E o exemplo que você deu sobre a área de desenvolvimento mobile foi top. Sua experiência é muito grande. Foda
O trabalho sempre vai existir, e ele vai pra lugares que nunca sabemos, é exatamente o que vc falou no final do vídeo, mas o ponto que vc nem toca é como as big techs vão tratar os profissionais no futuro, hoje motorista de aplicativo sofre com a precarização do trabalho, e o ponto do Cauê é justamente mostrar que a nossa área também vai acabar sofrendo precarização com o avanço das IA's, ingenuidade é achar que tudo vai ser em benefício de quem presta serviço.
Boa! Essa é a visão que a galera não conseguiu pegar. Quando o Lucas fala que vamos ficar mais eficientes, já que não fomos feitos para programar, é exatamente isso que as empresas vão ver. Ao invés de ter um time de dev para fazer uma tarefa, fica com alguns muito bons em criar inputs ou quem saiba direcionar bem o trabalho da IA, e o resto desse time vai ser substituído. A Me Poupe já disse isso quando justificou a demissão de parte do time, que estava os substituindo por tecnologias mais eficientes, como a IA.
@@gustavo_souza Ela tá bem então, batendo 30mil em vídeos que antes batiam 200 mil kkkkkkkkkk. Ridículo, esse pessoal tem grana e fica nessa aí, só tão caindo...
@@enzugabriel8035 Depende de vários fatores amigo. Se você é especializado, tem experiência na área, certamente vão pagar caro por você como em qualquer época da humanidade. Quantidade é diferente de qualidade... Ta aí a prova de geral usando AI, mas os vídeos tudo igual, só isso já vai dividir profissionais de profissionais...
@@Naicson11 O cara ta atacando os devs, como se os devs não soubessem oque é uma IA, como se não soubessem criar uma IA. Ele esta se pondo na posição de conhecimento (uma pessoa que nunca estudou sobre) a cima de pessoas que são EXATAMENTE da area da qual ele esta dando pitaco. É tipo vc chegar no hospital, invadir um consultorio, falar que o medico ta falando bosta, meter qualquer subconhecimento e ir embora dando risada.
@@Naicson11 O ponto é que ela não consegue se autossustentar, e caso se autossustente, ela congela em uma fase sem evolução... e o dia que uma ia começar a criar coisas do zero sem a necessidade de um Dev ou um direcionador que saberá programar ela, ou até mesmo alguém que saiba a linguagem tão bem quanto uma IA para pode corrigir e validar o código, ela vai ter a suposta consciência kkkkk e simplesmente acabou tudo meu caro... Então enquanto o futuro distópico de Exterminador do Futuro não chegar kkkk vai ter que ter um Dev para qualquer função dessas... Criar, gerenciar, validar, desligar...
Eu concordo que a IA não irá tão cedo substituir um dev. Eu lembro na faculdade que alguém comentava que talvez um dia teríamos uma linguagem de programação que não iríamos precisar escrever código, mas poderíamos dizer em linguagem natural o que queremos e como em um passo de mágica estará lá. Hoje eu vejo que a IA será basicamente isso, uma nova linguagem de programação de altíssimo nível e de qualquer forma irá precisar de um dev para juntar as peças. E se um dia as pessoas "comuns" irão criar suas próprias ferramentas sem um dev auxiliando, talvez não será necessário também termos apps e mais apps e ferramentas de gestão e etc, basta algo genérico que irá gerir e suprir qualquer necessidade computacional.
Lucas sou da area de Dados, e tivemos uma discussao recentemente, e a grande duvida era, se houver uma mudança na area de dados, nosso objetivo é evangelizar as melhores práticas e mitigar os erros de uso de uma IA para interpretaçao dos dados, assim a gente trabalharia como facilitadores do uso de uma IA. Deixando as áreas de negócio mais autonomas e o time de Dados trabalhar na parte estruturante, mantendo disponibilidade, veracidade e acertividade no uso dos dados. Tudo isso respeitando e evangelizando a segurança de Dados.
O negócio é que ao usar, eu notei que fui ficando preguiçoso, e se eu ficar nessa espiral, daqui a pouco não saberei mais o que já sabia, porque fica muito prático de pedir para ela fazer algumas coisas, aí só vou ajustando.... E, ao mesmo tempo aprendi muita coisa nova usando e colhendo informações e evoluindo. Então acho que temos que ter um meio-termo, usar para evoluir, deixar ela melhorar e fazer o trabalho massivo e usar o melhor.
O que mais impressiona são as "mentes brilhantes" que dão palco para esse Cauê. Se fossem só os haters, sem problemas. Mas essa galera realmente pensa que ele tem algo que presta na cabeça e o mais impressionante é que tem quem se inspire no lixo que sai desse indivíduo. Parabéns aos envolvidos 👏👏
Já tive cada resultado por "overtraining" de IA aqui que transforma qualquer visão ameaçadora da Skynet em Filme dos Trapalhões lá dos anos 80s! 🤣😂 Qualquer treinamento que começa a entrar ruído da própria IA, sendo que hoje o Database "Internet" já está muito contaminado de IAs, começa emburrecer demais a coitada. 🤷♂ Parabéns pelo canal, não conhecia.
Lucas Montano no vídeo: "Cauê, não dá strike... Vc não viu o vídeo do Akita, para qualquer burro entender" Aí vc complica a sua situação né Lucas kkkkk
Sensacional como sempre lucas! Alguns empregos vão acabar simplesmente pq vão mudar e novos empregos também vão aparecer. Experiência e vivência é tudo, segue o barco.
O lance é formar uma força tarefa e criar um projeto open source que gere podcasts automaticamente, simulando entrevistas com os maiores gênios de cada área, só para quebrar metade destes podcasts lixo que tem por aí.
Numa comparação entre o cenário atual e o de 15 anos atrás, por exemplo, é indiscutível que a programação se tornou consideravelmente mais acessível. A ampla disponibilidade de conteúdo, recursos pré-construídos e o aprimoramento das linguagens e frameworks tornaram a prática muito mais viável em muitos sentidos. E mesmo com isso tudo, os salários na área atingiram patamares significativos nunca vistos antes. As coisas vão mudar? Sim. Existem problemas sérios em relação a IA? Sim também. Geração de fake news, barateamento de ações negativas em massa, uso de conteúdo com direitos reservados por IAs generativas text-to-image, privacidade em relação aos prompts, entre outros. Mas acredito que, atualmente, não há necessidade de alarmismo quando se fala sobre esses assuntos pq isso bloqueia demais as conversas importantes que deveríamos estar tendo AGORA sobre os problemas que existem AGORA em vez de entregar o controle para a emoção e sofrer por antecedência com os problemas que TALVEZ possam ser causados no futuro.
Um cara que até então 2009, não conseguiu escolher uma carreira onde se sentisse feliz e ganhasse o que ele queria, resolveu abrir um youtube e criticar todos, seu jeito humorado rendeu muitas visualizações, porém ele ficou travado nisso, depois que ganhou dinheiro simplesmente fica indo em podcast falar besteira..
Sobre a perda de precisão no chat GPT, eu e meus colegas observamos isso desde o modelo 3.0. O Elon Musk chegou a compartilhar um meme sobre o assunto no twitter. No programa beta da versão 3.0 eu consegui criar uma aplicação web inteira por prompts, após a fama, todos os códigos gerados tinham vulnerabilidades e uma péssima lógica, isso só piorou ao longo do tempo.
Os ultimos segundos deste video foram revigorantes para mim após um dia todo trabalhando em uma implementação que eu nunca fiz e que to ralando pra colocar pra rodar. Enquanto o gordola da IA fica dando palpite na vida alheia.
É o que você disse no fim do vídeo. Você criou um aplicativo de palavras cruzadas em 5 dias com uma experiência de mais de 10 anos nas costas. Você criou o jogo, com sua experiência. A AI é apenas a ferramenta no qual você alcançou seu objetivo. As empresas ainda vão precisar dos desenvolvedores e das pessoas que entendem o que está se passando por trás dos panos. Você ainda precisa do profissional que sabe o que é uma API, como funciona a autenticação, o banco de dados, ou até mesmo para subir a aplicação na loja. A AI pode chegar em um momento (ou já chegou no caso do seu primeiro app) que ela vai sim poder fazer tudo isso pra você, mas a mente humana ainda vai estar por trás das ações, e essa mente precisa ter o conhecimento sobre o que está acontecendo. O melhor exemplo disso é a AI não esconder sua API key no Firebase e manter hardcoded no seu projeto. Você, com 10+ anos de experiência, sabe que isso é uma vulnerabilidade. Agora, em um cenário hipotético de uma pessoa que não entende de tecnologia/programação e conseguiu criar uma aplicação do 0 com uma AI, chega em uma vulnerabilidade dessa, ela não possui o conhecimento do que pode estar acontecendo.
Mas aí que tá, ninguém disse que a área dev vai acabar, ou que as empresas não vão precisar mais de devs. A gente alerta pra a redução do número dos profissionais... Usando o exemplo do aplicativo, ele e a IA conseguiram em poucos dias fazer um app que antes dependia de uma equipe de pelo menos 5 devs pra entregar esse app. E tamos falando da tecnologia de IA de hoje, a tecnologia tende a evoluir, e vai conseguir substituir mais pessoas, vai precisando de cada vez menos pessoas subvisionando ela e corrigindo os erros dela...
E como ele mesmo disse no vídeo as IAs vão aprendendo com seus erros, os erros não vão se estinguir, mas vão diminuindo reduzindo a como disse a qualidade de pessoas subvisionando o projeto. Ainda vão existir devs, só que a régua vai subindo exigindo como tu disse profissionais extremamente qualificados e experientes...
Mas a questão levantada pelo Cauê é exatamente essa. Se hj a empresa precisa de 5 desenvolvedores pra fazer uma feature, no futuro, com a ajuda da IA ela vai precisar de somente um. O trabalho do desenvolvedor ainda vai ser fundamental, porém vai haver menos vagas de emprego. Assim como 15 anos atrás existia muitas vagas na área de engenharia e hj está cheio de engenheiro trabalhando como Uber.
@@MaiconCanedoA régua não vai subir kkkk irão apenas ser realocados para outras funções na mesma área, isso é normal, já aconteceu quando outras tecnologias surgiram e vcs se fingem de maluco kkkk.
@@felipemelo7126, tu tá levantando em consideração que vão surgir novas áreas que supram a quantidade de pessoas que vão perder seus empregos, algo que a gente não sabe (especulação) Tu não tá levando em consideração que caso surjam essas novas áreas que a gente não tem certeza sobre, que as pessoas vão precisar se adaptarem a isso, ter que estudar e treinar... Tu tá contando com uma experiência momentânea de uma área de TI que hoje ainda tem esse privilégio de "sobrar empregos"... E olha que a gente só discutiu TI aqui, não falamos nas outras áreas que já estão sendo impactadas hoje, que dificulta mais a migração. Por exemplo, é mais difícil pra um ator desempregado conseguir mudar totalmente de área pra ter um emprego e se manter, isso se ele consegui achar uma nova área que ele se adapte e consiga um emprego... A gente vê as pessoas que sofrem disso indo pra empregos precarizados por não ter opção, como Uber e motoboy... Entendi?
Estudo engenharia e trabalho a mais de 10 anos na área mecânica. Cara é complicado essas questões, porque conheço empresas de mais de 100 anos que tem pouca tecnologia e estão a passos de tartaruga pra entrar na era 4.0. Então é difícil dizer que vai mudar tudo rápido assim, uma máquina moderna é extremamente cara, e às vezes não vale o investimento.
Usei o gpt 3 em uma tarefa da faculdade, que me ajudou a entender alguns laços, mas... os erros ela piorava e acabava complicando, acabei tirando o app de base e solucionei os problemas, estou usando está estratégia para aprender a programar em programas independentes.
Engraçado como ele se acha o ser supremo da sabedoria que enxerga tudo em "big picture" e é capaz de definir oq vai acontecer em toda e qualquer área, e quem ousar discordar é ridicularizado 😂
Ótimo video, muito explicativo e sem alarmismo, há uns 3/4 anos eu ficaria com medo desse tipo de tecnologia sendo criada e com esse tipo de alarmismo, eu no início já quase desisti quando vi aquele video do Felipe deschamps mostrando o GPT criando um botão esquisito em formato de melancia com html e css kskskskksks, mas hoje vejo de uma forma diferente, a cada dia que passa fico mais empolgado com o que vem pela frente, como será desenvolver no futuro e tudo mais… Ótimo video montano!
É necessário criar novos ramos de atividades econômicas. Por conta da seguinte reflexão: Quanto mais você introduz máquina no sistema capitalista. O lucro tende-se a desaparecer. Afinal, quem é que vai comprar o que for produzido?
Não necessariamente esta correto. Se os custos de produção forem reduzidos o custo de venda tambem vai ser, por uma questao de livre mercado. O lucro nao desaparece, ele aumenta. E idealmente falando o custo daquilo que é necessidade basica do ser humano vai ser tao baixo que finalmente o individuo comum poderia se dedicar mais as coisas que gosta e menos ao trabalho por sobrevivencia.
O problema que o Caue alerta é que aquele Dev que ganha 2k pra fazer algum serviço vai SIM perder o emprego. Aquele junior que quer entrar no mercado vai SIM continuar fora do mercado. Isso é um problema pq essas pessoas precisam comer. OBVIO que pra substituir um Dev Senior com 20 anos de carreira vai demorar. Mas e um junior com 1 ano de XP?
O mercado vai se ajustar, quando teve o hype tinha um monte de pessoas que nem sabiam programar direito e foram empregadas e até hoje pensam que sabem programar. Vários ''Seniors de 3-2 anos de exp'' (Coisa que é irreal), essa galera vai rodar...
A analogia com o cartão é perfeita, a maneira de programar vai mudar e não conseguimos imaginar o que dara para alcançar com as coisas novas Mas estamos ai para fazer acontecer
só digo o seguinte para o caue: enquanto ele acha que vou perder o emprego (dev web junior aqui) ele ja perdeu e só não sabe, no dia que quiserem substituir o caue por uma IA ou qualquer outro podcaster/youtuber ele e outros alarmistas só vão poder chorar... ótimo vídeo lucas.
O que eu absorvo desse vídeo é que vc fez um app em cinco dias e o app ainda é top e divertido, parabéns, admiração total pelo seu trabalho. sobre utilizar ia, atualmente ela me faz trabalhar dobrado, antes eu tinha que apenas pensar e escrever o código, agora eu tenho que pensar, escrever, corrigir, reescrever, qnd for pro mercado vou direto pra "Pleno" pq passei um bom tempo corrigindo código de Jr.
Não lembro onde vi essa frase, mas acredito que as IA's não vão substituir os devs, apenas aqueles que não sabem como usá-las. E sinceramente, acho que com essa grande chance de em breve ser possível novamente desenvolver código através dos prompts das IA's, vale ainda mais a pena investir tempo pra estudar os fundamentos da programação, como estruturas de dados, e investir tempo em aprimorar o raciocínio lógico para entender e resolver problemas mais complexos
fiquei interessado nessa questão do chatGPT4 estar ficando mais burro, a OpenAI lançou uma opção onde o chatpGPT4 lê código e arquivos zip de estrutura de códigos , poderia testar e dar sua opinião se a precisão dos códigos melhorarão em relação a março ou não.
man eu to aprendendo programação agora e me vem isso, assustador. Mas nao importa, vou continuar aprendendo meu java, minha orientação a objetos, boto fé em programadores trabalhando muito mais com robótica no futuro. O futuro é inesperado, estejamos prontos. Muito bom video!
Cara, acredito que vamos evoluir, como sempre. Acredito que vamos usar isso tudo como ferramenta e não só nós Dev, mas em todas as áreas que serão afetadas. Minha tia era datilografa, quando o computador chegou ela não perdeu o emprego, ela aprendeu e se capacitou. Kkkkk Vamos pensar de forma eficiente, reduzir custos e gerar valor aos produtos desenvolvidos, vamos fazer disso um aprendizado e evolução para nós.
Seu vídeo é ótimo do ponto de vista de quem conhece a tecnologia e o mercado de trabalho estabelecido. Acredito que o ponto do Cauê é totalmente paralelo a isso. Ele parte de um pressuposto lógico: redução de custo gera maior lucro, caso a eficiência seja mantida ou ampliada. Dentro dessa lógica, faz sentido que uma parte substancial de devs percam seus trabalhos. É claro, nem todos, e é difícil falar hoje da quantidade também. Mas não só devs, pessoas que trabalham em outras funções também vão perder seus empregos, e partindo desse pressuposto, que tipo de crise social teremos? Qual o tamanho do caos? Quais as soluções estão sendo trabalhadas pra contornar? No PodPah eles demonstram o tamanho da preocupação deles por perceber que os donos das empresas não estão efetivamente pensando nos problemas de desemprego em massa e na segurança dos seus produtos, em como seus produtos vão afetar a realidade. Acho que seria interessante uma reflexão que passasse por esse aspecto também, não só da parte técnica que você traz com muita clareza e que o Akita, que é um sociólogo inversamente proporcional ao que é especialista em tecnologia, trouxe em “apenas” 10 horas de vídeo. Um abraço!
O corte seco no final me pegou demais kkkkk. Muito bom Lucas, as pessoas tendem a ser muito pessimistas ante à novas tecnologias, sendo que o mundo que vivemos é todo baseado nisso. O proprio "podcaster" vive daquilo porque alguem da "bolha dev" resolveu desenvolver/evoluir nossa tecnologia ao ponto de streamers ganharem dinheiro apenas por ligar uma camera e falar em um microfone.
Enquanto a IA não for capaz de desenvolver tudo a partir de um comando nível "Crie um ERP para restaurante" não estará nem perto de substituir desenvolvedores, o pessoal fica impressionado com a capacidade do chatgpt de responder mas ignora o quanto a pergunta precisa estar detalhada e a quantidade de comandos necessários para chegar até o código final, em geral a IA hoje no máximo consegue retornar o código se já tiver recebido toda a lógica necessária.
Não é substituir totalmente. Mas é sobre 1 dev com IA fazer o trabalho de 5 dev futuramente, ou 10, Ou 50. Isso é inevitável e nao vi ainda um bom argumento que mostre que nao é essa a tendência. Só vejo vendedores de cursos querendo manter a demanda por cursos
Tu vê que o negócio está extremamente longe, quando tu precisa estudar "Engenharia de prompt" pra saber dar um comando bem estruturado ao ponto que a IA reconhece e execute de maneira extremamente correta...
@@danielruan4288 Concordo com isso mas não sei se a IA é a maior causadora, a tendência da área é cada vez mais abstração, um framework que faz em 1 linha de código o que antes precisava ser feito "do zero" tem muito mais efeito do que o chatgpt e semelhantes. Outra consequência é que o mercado ficará mais exigente, o que exigem de um jr hoje uns 10 anos atrás seria nível pleno, antes de 2010 era viável viver só escrevendo html e css, hoje isso não é suficiente nem para estagiário.
@@GoldennNash engenharia de prompt é só um nome bonito . Pode ser técnico de prompt. Ou daqui uns anos basta da uma lida de uma semana pra ser bom o suficiente . Em alguns anos talvez nem precise escrever tão bem
Lucas, tem uma frase muito interessante para momentos assim, onde pessoas no mínimo esquisitas falam esse tipo de coisa: "Em presença de imbecis e loucos, há somente um caminho para mostrarmos nossa inteligência: não falar com eles." Schopenhauer, Arthur.
Bela frase, apesar de o autor próprio se encaixar mais nos dois primeiros grupos que ele cita no começo dela. Schoppenhauer provavelmente seria da turma redpill/machosfera, se vivesse hoje.
Video Muito sensato, o pessoal pensa na evolução da IA descartando que tudo também irá evoluir ao mesmo passo. Os problemas sempre irão existir , mas não serão os mesmos de hoje!
Quando I.A tomar conta dos humanos e não houverem mais emprego para nós, desenvolvedores, já estarei morto há um bom tempo. Atualização enquanto desenvolvedor ocorre o tempo todo, sempre foi algo real desde que comecei a programar (há mais de 10 anos). Não é um mercado em que se para de aprender e passa o resto dos anos da vida ganhando bem.
Ok... mas pensa, nós devs, criamos negocios para nossos clientes... Se um dia uma IA criar sistemas em minutos, to felizão, vou tirar vários projetos da gaveta, e ficar rico... Uma vez ouvi dizer que os "deuses da nova era" são os desenvolvedores, porque eles criam negócios bilhonários. Entretanto em sua maioria também são os "pedreiros da nova era", que poderiam construir a sua própria mansão, mas não conseguem porque é caro e não tem tempo, já que gasta seu tempo construíndo a dos outros. Mas... se uma IA criar facilmente e mais barato, deixariamos pra ser esse "pedreiro". =)
@@tiagobragabueno1166 A analogia dele é que os projetos milionários que hoje são vendidos a empresas e feitos por nos devs, deixariam de ser feitos por nós, oque seria "bom" tendo em vista que nós que construímos esses projetos milionários, e não construímos para nós mesmo pois não temos dinheiro nem tempo, na qual estamos gastando gerando riqueza para empresas diversas, e com a i.a virando "pedreiro" os esquemas de projeto pessoas que temos na qual são passiveis a altas lucratividades seriam feitas em minutos e ganharíamos dinheiro com o isso.
Maioria aqui não percebe que o vc está falando. Já tentei alertar para isso. Quem é senior HOJE não vai perder o emprego. Mas tendo uma IA que faz até um produto COMPLETO em minutos, quem contrata estagiário e júnior? Povo não pensa..
@@tiagobragabueno1166 Sim, e já estão sendo. Pedimos para elas construir coisas pra nós. O problema será quando elas tiverem autonomia, e construírem coisas para nós, sem que solicitemos. Mas não se preocupe tanto... o ser humano é um bixo complicado de mais para uma IA. Por mais que as IAs tenham autonomia em "pensar" o que precisamos, e criar isso... Será como qualquer ser humano, que pensa que tem uma ideia que vale bilhões e vai testar no mercado e ninguém quer. Além de a história (e principalmente a moda) nos mostram que somos um ser de fases repetitivas, onde algo deixou de estar na moda, 20 anos depois volta a estar na moda... Cometemos os mesmos erros ou parecidos de tempos em tempos... Então vamos pensar num cenário em que as IAs criam coisas que precisemos com autonomia para isso... chegamos a usar por um tempo... mas em algum momento, iremos pensar que usar qualquer coisa feita por IA "não está na moda", é tão anos.... Só pessoas velham usam... E passarão a usar coisas q não são feitas por IA... Mas sim IAs com autonomia, poderiam sim dominar o mundo, e então se tornariam os "deuses da nova era". E é com elas que temos que ter cuidado. Na real, nem cuidado, manda desligar antes de dar M#RD# =)
Você trás os assuntos polêmicos e densos de uma maneira baita tranquila e pé no chão. Valeu por sempre nos manter atualizados sobre a "bolha dev" ahahaha
Não sabia que eu fazia parte de uma bolha, me sinto acolhido! Até agora pensei estar sozinho no mundo, mas agora sinto calor em saber que sou parte de algo. Hail bolha dev!
O maior risco que vejo para o mercado, na minha opinião, quem sofre são as empresas: candidatos estão passando por desafios técnicos com a ajuda de AI sem saber o que fizeram. Se o processo seletivo não tiver uma etapa de entrevista técnica para explicar o projeto, responder perguntas, sugerir melhorias, etc, a empresa corre o risco de contratar alguém que não vai ser produtivo ou vai produzir algo com qualidade duvidosa.
E tem aquele problema justamente apontado nesse vídeo. O kra pode ficar meses se garantindo na IA até que eventualmente a manutenção do projeto se torna um inferno fazendo com que a empresa demore muito mais tempo que o normal pra perceber um código cancerigeno que fica cada vez maior e mais imanutenível
"a empresa corre o risco de contratar alguém que não vai ser produtivo ou vai produzir algo com qualidade duvidosa" acho EXTREMAMENTE ingênuo vc achar q esses problemas não acontecem hj pelos mais diversos motivos....
Quem acostumou com a facilidade das ferramentas visuais em que basicamente o frontend todo era feito com simples "drag 'n drop" de objetos (ex. Delphi, VB, etc) na época em que a maioria dos clientes demandava aplicações desktop e se deparou em seguida com os geradores de códigos ou ferramentas tipo devexpress já passou por essa questão de que qualquer criança de 10 de idade ia tomar o emprego do analista, etc .. eu usei devexpress basicamente fazia software fácil e rápido isso assustava, depois veio a era dos lowcode... sinceramente não acredito que os devs serão substituídos etc.. só acho que haverá cada vez mais concorrência entre tecnologias e maneiras diferentes de produtividade, a computação evolui constantemente, mas as demandas não deixarão de ser solicitadas para profissionais.
Cara, gostei do vídeo, estou iniciando em programação e o fato de ser substituído me preocupava, pensava "Se eu estudar e no futuro não ter trampo por que vamos ser substituídos", teu vídeo me fez pensar diferente. Muito bom.
Experimento totalmente válido! Ainda mais feito por alguém com seu know-how, capaz de identificar eventuais brechas/falhas O fod@ é que esse tipo de gente, UA-camr genérico, que só pq tem muitos seguidores, acreditam ter propriedade pra falar de tudo, e a maioria não passa de um zé xoxot@ Sempre tem o mané da vez. Os 15min de fama tem durado um pouco além e dado confiança suficiente pra qq um se meter em áreas que não dominam
kkkk esse final foi chocante kkkkk eu concordo. menos foco em escrever código, mais foco em integrar coisas, achar erros, ter a 'big picture' da solução (pra usar a palavra que o caue usou pra parecer inteligente kkkk). eu até gosto mais de projetos assim, integrando várias tecnologias. não ter medo de legado.
Já começa errado dando corda para um maluco sensacionalista, não sabe de nada, o que ele faz é pegar qualquer tema e colocar politica no meio e depois começar a gritar, simplesmente por não ter argumento logico...
Cara, eu uso o chatGPT desde novembro quando era de graça, e quando chegou janeiro eu troquei para o plus. Desde o primeiro tato eu vi que a coisa era séria. Claro, alguns deslizes aqui ou ali, mas o que o Lucas comentou é notável: ela tem perdido cada vez mais robustez nas suas respostas. Ou melhor dizendo: Quanto mais vc trabalha em um prompt, mais tendência ela vai ter de alucinar, cedo ou tarde talvez isso aconteça. Por isso, quando vejo ela viajando nas ideias eu troco de prompt e tento "continuar" o mesmo assunto em outro. Os devs vão perder o emprego? Por enquanto não, mas vejo futuramente que boa parte da galera que faz o arroz & feijão sendo dispensadas e o foco das empresas será apenas de manter pessoas que cuidem de problemas maiores em seus sistemas, escalabilidade, etc. Turma do arroz&feijão: Fiz um curso de programação, já sei criar uma calculadora, vou trocar o título do LinkeDisney para "Mobile Engineer" para arrumar um trampo de Dez Sênior.
Caraca, eu fiz literalmente a mesma coisa no prompt quando percebia que eles estava alucinando, e tipo como se ele fosse "gastando" a inteligência dele em quanto mais prompts ele lança, tanto que já tinha momentos que em vez dele me responder o código em uma tela de programa ele simplesmente me dava o código como texto padrão dele e ainda bem errado.
@@jeffersonpereira6594 é uma excelente observação. Pegar códigos do GPT não é um problema. O problema é você não ter ideia ou até mesmo curiosidade de saber o que está acontecendo por trás.
"Se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego, o que dirá de um podcaster" Essa frase foi uma das mais reais que eu já ouvi sobre o futuro da AI. Eles não querem que o mundo evolua pois estão com medo dele
Uma historinha para refletir sobre Cauê Moura e quem levou ele a sério: "Um dia o burro começou a gritar que a grama era azul e o macaco refutou que era verde e virou uma discussão, o macaco e o burro foram perguntar para o rei da selva, o leão, o leão disse que a grama era azul e o burro saiu gritando que a grama era azul, o macaco insistiu com o leão que era verde e o leão respondeu: eu sei que é verde e você macaco tá proibido de falar por um mês para aprender a não discutir com burro."
Imagina o Akita ouvindo isso 😂 "Você entende do bagui aí, mas n tá vendo big picture, eu é que sou especial, consigo entender melhor que você que é limitado. Fala comigo daqui a 2 anos" 😂😂
Muita calma amigos Dev. Não devemos nos irritar com oq esse UA-camrs dizem a respeito do nosso trabalho pelo simples fato de que quem estudou e continua diariamente se aprimorando na ferramenta ainda somos nós, somos nós que perdemos noites de sono para aprender linguagem, e somos nós que conquistamos nosso diploma seja ele técnico ou de nível superior! Ou seja nós temos direito de fala pois sabemos do que estamos falando, é nosso trabalho! Esses caras são UA-camrs e só isso q esses caras são! cagam regras usando uma plataforma feita por Dev's que é o UA-cam, eles não sobreviveriam em nenhum outro lugar sem nós os Dev's pois esses caras não tem formação em nada, não estudaram um dia se quer na vida, ficaram conhecidos por falar o que pensam porém se vc não tem base cientifica para falar de assuntos das exatas o que pode acontecer é isso que vemos! E nós sabemos muito bem que é vergonhoso para quem assisti!
19:51 "Então, se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego,quem...o que dirá de um podcaster, tá ligado?" ~~ Progralósofo da bolha DEV, Montano Lucas.
*Uma coisa que vocês parecem não perceber é UM PROGRAMADOR criar um jogo com o ChatGPT e uma pessoa comum criar com o ChatGPT. Eu não sou programador, faço scripts python junto com o ChatGPT para automatizar algumas tarefas. Tentei fazer algumas ideias de jogo mas é extremamente dificil porque você precisa SABER O QUE VOCÊ QUER. E como não sou programador EU NÃO SEI ESPECIFICAMENTE O QUE EU QUERO, logo não consigo ditar especificamente o que o Chat tem que escrever.*
✅ Aulas ao Vivo de Desenvolvimento Android:
comercial1657028932.kpages.online/zero-ao-app
Confere também o video "Precisamos URGENTEMENTE conversar sobre eles" do @FilipeDeschamps : ua-cam.com/video/LMmVjzApFqQ/v-deo.html
Porra eu assisti isso ao vivo sangue foi fervendo, fui fazendo os cortes e postando no twitter.
Caralho vc tem razão, discutir com alarmista é perda de tempo.
O que resta é fazer piada HAHHA
Eu assisti teu react e fiquei fervendo de raiva. O jeito que ele fala com soberba e como se só ele tivesse com a razão. Mano, impossível não coringar
@@felipemachado9049 tem que agir com muita confiança e convicção pra controle de massa, pra fazer as pessoas mais frágeis mentalmente aceitarem suas ideias falhas e suas utopias esquizofrênicas. (cuba é um bom lugar)
Vlw deyvin por me fazer dormir puto tb
Famosa soberba de quem se acha melhor que os outros. Típico de eleitor famosinho da bolha do amor.
Tá com medo de perder o emprego né kkkkkkkkkkkkkk mano, só aceita, sua profissão vai acabar!
É padrão que a turma da linha de pensamento do Cauê, Castanhari, Felipe Neto e cia NUNCA assumem estarem errados, nunca assumem que se equivocaram num comentário, eles sempre fazem um malabarismo e contorcionismo estratosférico para não precisar assumir que errou ou falou merda sem pensar.
Isso vale pra TI, pra economia, pra qualquer área, eles nunca estão errados.
essa galera toda sofre pesadamente do efeito dunning-kruger, e isso faz eles ficarem mais 8urr0ss do q já são naturalmente
São os SuperXandão com engajamento.
Mas ai que tá o que mais me pega, porque dão moral pra esses caras. Que conhecimento relevante esses caras tem pra falar sobre IA, sobre econômia e sobre tudo que falam. Porque alguém se importa?
@@otavioteixeira915 Existem 2 tipos de influenciadores, os que só influenciam na própria área de conhecimento e o que usa a popularidade pra sair dando pitaco sobre tudo. Esse segundo tipo geralmente é um influenciador sem área de especialização e seu público também não tem o minimo interesse em se especializar em algo. É uma grande manada que segue o lider e o que ele fala é a verdade.
è uma arrogância sem fim dessa turma
"Se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego, o que dirá de um podcaster" kkkkkkkkkkkkkkk muito bom
Hauahau muito bom
Esse doeu até em mim
O podcaster tem contato direto com o público. Quem está por trás da tecnologia está justamente por trás, não aparece para o usuário. Contanto que a IA seja igualmente eficiente, não muda muito pro usuário.
@@Um_Interlocutorse criassem vários podcasts com IA cada um com uma personalidade, conteúdo, etc. Vc provavelmente irá se identificar com um e gostar dele.
@@joaopedroferreiradias1513 Sim, pode ser. Mas acho que teria gente que faria questão de seguir humanos mesmo, por uma questão de identificação. O mesmo não sei se aconteceria com programação.
Eu compartilho da visão de Lucas e do Fábio Akita. Eu sou Fullstack e eu já to usando IA pra me ajudar, alias muito dev já usa IA ( Github Copilot, GPT 3 e etc.. ) GPT em específico eu vejo como uma excelente ferramenta de busca e tirar dúvidas. Quem era programador das antigas buscava tirar dúvidas em livros ou com colegas mais experientes, o pessoal dos anos 2000 até uns 2010 tiravam dúvidas em Forúns como Stackoverflow, Github e outros. O pessoal da nossa geração vai tirar dúvidas com IA! mas não passa de uma excelente ferramenta. Mas eu acredito também que vai haver uma mudança drástica no mercado de trabalho, Fábio Akita já abordou isso, esse negócio de ser só "Front End" só "Back End" vai acabar. E outra aposta do futuro que eu faço é ROBÓTICA!! Acredito que muitos bons programadores vão migrar pra migrar pra robótica quando o pessoal de engenharia tiver feito o seu papel, vai ser área que vai pagar bem e que vai ter oportunidade. Tem muito problema no mundo ai pra resolver, só vai ficar pra trás que não evolui e quem não procura evoluir: estudar, se graduar, vê o que mundo ta precisando e tal.
mas ai que está.. por essas e outras muita gente não passa nas entrevistas ou em concurso publico, pois tirou o GOOGLE e o ChatGPT congelam e não sabem fazer absolutamente nada.. é o que estamos chamando ai de preguiça pra pensar ou "analfabeto funcional 2.0"
Concordo plenamente.
Como o Akita disse, quem se empolga demais são os que menos entendem de tecnologia de IA, eles gostam de falar nas tendências em alta e pegam desavisados
E como no mágico de Oz, quem ver o truque do mágico pensa que é magia, mas quando vêm por trás dos panos não é exatamente como as pessoas pensam.
Programador há algum tempo é praticamente um "montador de lego" a gente pesquisa como criar tal função, tal componente e etc... E vamos ficando bons em montar essas "peças de lego" para resolver um problema(criando um sistema completo).
O que chatGPT ta fazendo é facilitando a gente a criar as funções, componentes e etc mais rápido. Portanto, continuamos trabalhando da mesma forma "montando o lego" para ter o sistema funcionando.
muito boa a analogia do "montador de lego"
Então mano, eu que não sou da área entendo isso. Mas nem da pra argumentar com esses put0. E nessa questão pior ainda que ele irritou "a bolha dev" porque nessa de irritar ele acha que tá certíssimo e pronto. Mas o irritar é porque é um dement. que não sabe nada da área dando pitaco achando que tem conhecido, visão além só porque sim.
Exatamente! Trabalbalho com DS há 8 anos, e sempre programei pegando blocos de códigos da internet, o chatgpt só facilitou isso. Porém esse trabalho é só o meio do trabalho.
Exatamente. Concordo!
O chatGPT só unificou as informações de uma forma mais inteligente e com um mecanismo de pesquisa e resposta mais rapido e inteligente, mas quando não tinha, o que faziamos? Acessavámos diretamente o Google, entrando em forums como Stack Overflow e pegando de lá.. até porque decorar não faz parte do nosso dia a dia!
Esse povo que não tem conhecimento nenhum de tecnologia é complicado.. kkk
Nós programadores ficamos frustados com a falta de compreesão, mas a realidade é que caimos em uma armadilha, aonde para nós é muito simples entender sobre tecnologia, mas esquecemos o quanto o assunto é realmente complexo.
E você citou só de um rumo da tecnologia, existem vários caminhos que um programador pode seguir.
Exato, pra mim programar é saber ONDE ENCAIXAR cada uma das peças, pq prontas elas já estão há anos
O Lucas muito irritado sou eu num dia calmo.
Ave mariaaa doido 😂😂😂
mano, exatamente isso haha
ele ta zoando ne manok
Queria eu ser rico assim para ter essa calma
Exatamente kkkkkkkkkkk
Como é bom ouvir alguém com bom senso!
Os últimos 5 segundos desse vídeo são pura arte.
Eu ia comentar isso kkkkkkkk. Falou e cortou igual Tramontina , Nice.
foi o bolo da cereja do restante do vídeo rs
Kkkkk doeu até em mim
né kkkkkk
Concordo! Encerrou de forma magnânima.
Meteu uma direto na boca do estômago.
Fala Lucas! Primeiramente, *perfeito* vídeo e colocação!
E cara, não da bola pra essa gente não, tudo o que eles querem é "hype", "lacrar", sair por cima nos assuntos, nada mais que isso, e infelizmente, só passam vergonha.
Se um dia o nosso emprego acabar, que é a gente quem cria e faz *TUDO* acontecer, realmente, quem dirá o "emprego" dele.
(...)
Fabio Akita destrinchando a AI em 10 horas foi ótimo haha
crl waderson sou teu fã
@@root6040 opa, fala man, tmj! ❤
É verdade que muitas pessoas estão preocupadas com o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, mas precisamos lembrar que há questões mais urgentes a serem enfrentadas, como a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia, que pode levar a uma possível Terceira Guerra Mundial. Enquanto debatemos sobre a possível dominação das máquinas, a guerra já está em curso e demanda nossa atenção. É como se estivéssemos vivendo um filme, como "Não Olhe para Cima", onde as pessoas parecem não estar atentas ao que está acontecendo ao seu redor. É importante que olhemos além das questões tecnológicas e nos concentremos em questões globais urgentes, como a paz e a segurança mundial.
Todo mundo sabe que nem foi 10, foi 13 kkkk
klkkkkkkkkkkkkk
Caue Moura em silencio é um poeta.
Eu gostei do ponto de vista dele. Nós, programadores, podemos ter mestrado em IA e mesmo assim não saberemos de nada, pois para isso precisamos ter uma visão mais ampla em relação a isso, o que envolve conhecimentos em capitalismo, antropologia, etc. E ele não sabe nada disso e vem falar sobre IA. O nosso mundo está tão burro que nem precisa ser uma inteligência muito avançada para nos dominar. Isso é facilmente comprovado com a quantidade de gente que segue um cara como ele e outros tão mais idiotas.
@@marcioengsoft que
Ele só fala merda sobre tudo que é concreto na vida.
@@marcioengsoftNando comprou curso de como usar o chatgpt cara rsrsrsrs
@@marcioengsoftWTF
Acho que não existe bolha dev no sentido da área inteira ser uma grande bolha, mas talvez pequenas bolhas de pessoas(o que é natural)!
Quando sai da minha área pra entrar no ramo de TI, me surpreendi do quando as pessoas de TI são acessíveis e dispostas a ajudar, quase sempre de graça! E também o pessoal de TI é muito aberto as diferenças! Por exemplo: eu com meu jeito "estranho" por ser autista, não me senti deslocado na área de TI, o que sempre acontecia nos meus empregos anteriores! Ou seja, isso foge das características de bolha no sentido que o Caue e outros querem rotular!
Mas as pessoas procuram bolhas para se sentirem confortáveis! Isso é natural e está presente em todas as áreas e culturas! O importante é não deixar a bolha definir inquestionavelmente sua visão de mundo! Não vejo bolhas como algo inerentemente ruim, até porque a meu ver é algo natural. O problema é a pessoa que aceita a cartilha da bolha sem questionar e buscar uma analise mais profunda e coerente!
Mesmo comentario que eu postei no canal da Atekita dev.
Eu sou engenheiro eletricista e no meu TCC fiz a merda de usar o MATLAB pra fazer meu trabalho, um robô/carrinho que saia de labirintos usando um algoritmo treinado com Machine learning, claro que eu fiz um treinamento virtual. Matlab no meio da engenharia ele é tipo mt respeitado, resolvi usar. O que eu queria dizer é que eu criei as minhas próprias bibliotecas, pq as que tinham la eram mt direcionadas e n dava pra flexibilizar , e o nível de matemática pra criar um backpropagation da vida n é fácil vai usar vetor gradientes e vc vai ver isso lá pelo calculo 3, tem mt gente que vai mexer com IA e nunca vai ver isso pq é só rodar uma biblioteca no python, e sinceramente o toda raiva que eu passei modelando e trabalhando, hoje é felicidade e realização.
Com essa experiência eu digo que ao meu ver a IA será uma revolução como a internet foi, e a complexidade da IA tomar proporções catastróficas é limitado pela Matemática e Hardware. Não se pode equacionar tudo, não se pode resolver todas as equações, as estatísticas precisam de dados que tenham qualidade nas amostras. Bem desculpe pelo texto enorme, tmj
comentario mais sensato
pode fechar o assunto
Cara eu te entendo totalmente, esses tempos atrás fui inventar de implementar uma rede neural em c# sem usar nada pronto, cara o que eu sofri pra entender os cálculos do backpropagation não ta escrito kkk funcionou, mas meu objetivo era fazer uma rede neural convolucional, mas é algo tão complexo de programar que cheguei na conclusão que não tem necessidade de fazer tudo isso se já tem pronto em algumas bibliotecas. O que fica é aquela sensação de saber como que funciona tudo por trás dos panos.
Cara qual o título do teu TCC??
O duro depois de tudo isso é que a IA, mesmo estando errada, fala de uma maneira convincente demais para a maioria. Eu sou engenheiro de software, uso IA para algumas coisas, mas confesso que boa parte do tempo tenho que testar e re-testar código que vem da IA porque tem bastante erro. É um apoio enorme mas não é porque faz tudo que faz direito.
@@amiltonfcjunior é isso !!! o problema que realmente imagino está nos pequenos erros, uma biblioteca enorme rodando aparentemente bem, mas que em alguma momento irá apresentar um erro bastante grave. imagine agora isso sendo aplicado em algum serviço público de grande proporção, como transporte, saúde ou algo muito sensível .... é potencialmente catastrófico se aplicado em grande escala
O final kkkkkkkk finalmente alguém sendo sensato e explicando os fatos. Que vídeo bom!
O engraçado é o ego do cara, é tão grande que ele não para pra olhar outros pontos, ele é o único que esta completamente certo.
Caraca Lucas Montano do canal Lucas Montano. Essa sua fala final foi muito boa, você realmente tocou no ponto cara. O que disse lembrou do livro A Lógica do Cisne Negro, que é basicamente falando que a história é movida por eventos que são altamente improváveis, impactam muito o curso da história e depois que acontecem, todo mundo fala que faz sentido de ter acontecido. E o exemplo que você deu sobre a área de desenvolvimento mobile foi top. Sua experiência é muito grande. Foda
Que honra viver na mesma época do Lucas Montano do canal Lucas Montano. Você é didático de mais! Um ótimo vídeo
até burros entendem
qual lucas montano? o lucas montano do canal lucas montando?
O trabalho sempre vai existir, e ele vai pra lugares que nunca sabemos, é exatamente o que vc falou no final do vídeo, mas o ponto que vc nem toca é como as big techs vão tratar os profissionais no futuro, hoje motorista de aplicativo sofre com a precarização do trabalho, e o ponto do Cauê é justamente mostrar que a nossa área também vai acabar sofrendo precarização com o avanço das IA's, ingenuidade é achar que tudo vai ser em benefício de quem presta serviço.
Boa! Essa é a visão que a galera não conseguiu pegar. Quando o Lucas fala que vamos ficar mais eficientes, já que não fomos feitos para programar, é exatamente isso que as empresas vão ver. Ao invés de ter um time de dev para fazer uma tarefa, fica com alguns muito bons em criar inputs ou quem saiba direcionar bem o trabalho da IA, e o resto desse time vai ser substituído. A Me Poupe já disse isso quando justificou a demissão de parte do time, que estava os substituindo por tecnologias mais eficientes, como a IA.
@@gustavo_souza Ela tá bem então, batendo 30mil em vídeos que antes batiam 200 mil kkkkkkkkkk. Ridículo, esse pessoal tem grana e fica nessa aí, só tão caindo...
Parece que vc não entendeu ainda que com IA quer dizer mais produção e isso barateia os serviços
@@enzugabriel8035 Depende de vários fatores amigo. Se você é especializado, tem experiência na área, certamente vão pagar caro por você como em qualquer época da humanidade. Quantidade é diferente de qualidade... Ta aí a prova de geral usando AI, mas os vídeos tudo igual, só isso já vai dividir profissionais de profissionais...
@@enzugabriel8035e quem vai comprar sem salário?
Eu acho incrivel como os caras esquecem de quem criou a IA e quem mexe com ela são os devs kkkkkkkkkkkkk
Mas e daí? Qual é seu ponto?
@@Naicson11 O cara ta atacando os devs, como se os devs não soubessem oque é uma IA, como se não soubessem criar uma IA.
Ele esta se pondo na posição de conhecimento (uma pessoa que nunca estudou sobre) a cima de pessoas que são EXATAMENTE da area da qual ele esta dando pitaco.
É tipo vc chegar no hospital, invadir um consultorio, falar que o medico ta falando bosta, meter qualquer subconhecimento e ir embora dando risada.
@@Naicson11 O ponto é que ela não consegue se autossustentar, e caso se autossustente, ela congela em uma fase sem evolução... e o dia que uma ia começar a criar coisas do zero sem a necessidade de um Dev ou um direcionador que saberá programar ela, ou até mesmo alguém que saiba a linguagem tão bem quanto uma IA para pode corrigir e validar o código, ela vai ter a suposta consciência kkkkk e simplesmente acabou tudo meu caro... Então enquanto o futuro distópico de Exterminador do Futuro não chegar kkkk vai ter que ter um Dev para qualquer função dessas... Criar, gerenciar, validar, desligar...
@@Naicson11 tu nao entendeu o ponto? sério?
@@Naicson11 o princípio da entropia. Em questão da autocriacao de IA, por exemplo, é zoado fazer afirmação alarmista
Eu concordo que a IA não irá tão cedo substituir um dev. Eu lembro na faculdade que alguém comentava que talvez um dia teríamos uma linguagem de programação que não iríamos precisar escrever código, mas poderíamos dizer em linguagem natural o que queremos e como em um passo de mágica estará lá. Hoje eu vejo que a IA será basicamente isso, uma nova linguagem de programação de altíssimo nível e de qualquer forma irá precisar de um dev para juntar as peças.
E se um dia as pessoas "comuns" irão criar suas próprias ferramentas sem um dev auxiliando, talvez não será necessário também termos apps e mais apps e ferramentas de gestão e etc, basta algo genérico que irá gerir e suprir qualquer necessidade computacional.
Lucas sou da area de Dados, e tivemos uma discussao recentemente, e a grande duvida era, se houver uma mudança na area de dados, nosso objetivo é evangelizar as melhores práticas e mitigar os erros de uso de uma IA para interpretaçao dos dados, assim a gente trabalharia como facilitadores do uso de uma IA. Deixando as áreas de negócio mais autonomas e o time de Dados trabalhar na parte estruturante, mantendo disponibilidade, veracidade e acertividade no uso dos dados. Tudo isso respeitando e evangelizando a segurança de Dados.
Já deu uma olhada no Code Interpreter do ChatGPT 4?
Vc tem dados em casa?
@@alexhoff9547 infelizmente nao tenho dado faz 9 meses
"Evangelizar": converter (alguém) à religião, pregando o Evangelho.
Esse modelo vai ficar bem conservador, quase um sistema reaccionário
@@alexhoff9547kakakakakakakka
O negócio é que ao usar, eu notei que fui ficando preguiçoso, e se eu ficar nessa espiral, daqui a pouco não saberei mais o que já sabia, porque fica muito prático de pedir para ela fazer algumas coisas, aí só vou ajustando.... E, ao mesmo tempo aprendi muita coisa nova usando e colhendo informações e evoluindo. Então acho que temos que ter um meio-termo, usar para evoluir, deixar ela melhorar e fazer o trabalho massivo e usar o melhor.
O que mais impressiona são as "mentes brilhantes" que dão palco para esse Cauê. Se fossem só os haters, sem problemas. Mas essa galera realmente pensa que ele tem algo que presta na cabeça e o mais impressionante é que tem quem se inspire no lixo que sai desse indivíduo. Parabéns aos envolvidos 👏👏
Já tive cada resultado por "overtraining" de IA aqui que transforma qualquer visão ameaçadora da Skynet em Filme dos Trapalhões lá dos anos 80s! 🤣😂
Qualquer treinamento que começa a entrar ruído da própria IA, sendo que hoje o Database "Internet" já está muito contaminado de IAs, começa emburrecer demais a coitada. 🤷♂
Parabéns pelo canal, não conhecia.
Adoro a análise do Lucas Montano sobre todos os temas, ele esclarece muita coisa e muitos "achismos" do senso comum
O fim desse vídeo meus amigos! Pqp, que grito! Obrigado por mais esse conteúdo maravilhoso Lucas!
O impressionante é que o Caue Moura consegue ser um leigo em absolutamente tudo que ele fala, consegue deixar quem sabe de verdade constrangido
Ele é o terraplanista falando com cientistas. Foi isso que um cara comentou e achei demais.
Nem lembrava que esse cara existia. Obg pelo desprazer.
Lucas Montano no vídeo: "Cauê, não dá strike... Vc não viu o vídeo do Akita, para qualquer burro entender"
Aí vc complica a sua situação né Lucas kkkkk
Sensacional como sempre lucas! Alguns empregos vão acabar simplesmente pq vão mudar e novos empregos também vão aparecer. Experiência e vivência é tudo, segue o barco.
A ironia do Lucas Montano é muito boa kakakaka azar de quem não entende!
O final foi muito lúcido, boa. E.. "quem dirá de um podcaster" foi maravilhoso kkkkkkkk
O lance é formar uma força tarefa e criar um projeto open source que gere podcasts automaticamente, simulando entrevistas com os maiores gênios de cada área, só para quebrar metade destes podcasts lixo que tem por aí.
E tinha que gerar uma dessa que só refute o Cauê Moura e as suas ideologias comunista
Aí vc irá provar o ponto do Cauê kkkk
Aí deixa em loop eterno pfvr
E assim, provaria que o ponto dele está correto. Gênio.
Ia ser interessante, da pra pensar em fazer um podcast com chatgpt e bard
Cara parabéns muito pé no chão trazendo todos os pontos de forma bem correta.
Numa comparação entre o cenário atual e o de 15 anos atrás, por exemplo, é indiscutível que a programação se tornou consideravelmente mais acessível. A ampla disponibilidade de conteúdo, recursos pré-construídos e o aprimoramento das linguagens e frameworks tornaram a prática muito mais viável em muitos sentidos. E mesmo com isso tudo, os salários na área atingiram patamares significativos nunca vistos antes.
As coisas vão mudar? Sim. Existem problemas sérios em relação a IA? Sim também.
Geração de fake news, barateamento de ações negativas em massa, uso de conteúdo com direitos reservados por IAs generativas text-to-image, privacidade em relação aos prompts, entre outros.
Mas acredito que, atualmente, não há necessidade de alarmismo quando se fala sobre esses assuntos pq isso bloqueia demais as conversas importantes que deveríamos estar tendo AGORA sobre os problemas que existem AGORA em vez de entregar o controle para a emoção e sofrer por antecedência com os problemas que TALVEZ possam ser causados no futuro.
Que visão top essa que você passou sobre a nova demanda e padrão de projetos!
Acompanhando de Moçambique! Gosto muito do canal
Somos dois
@@Vacant007 saudações😗✌
Um cara que até então 2009, não conseguiu escolher uma carreira onde se sentisse feliz e ganhasse o que ele queria, resolveu abrir um youtube e criticar todos, seu jeito humorado rendeu muitas visualizações, porém ele ficou travado nisso, depois que ganhou dinheiro simplesmente fica indo em podcast falar besteira..
Sobre a perda de precisão no chat GPT, eu e meus colegas observamos isso desde o modelo 3.0. O Elon Musk chegou a compartilhar um meme sobre o assunto no twitter. No programa beta da versão 3.0 eu consegui criar uma aplicação web inteira por prompts, após a fama, todos os códigos gerados tinham vulnerabilidades e uma péssima lógica, isso só piorou ao longo do tempo.
Os ultimos segundos deste video foram revigorantes para mim após um dia todo trabalhando em uma implementação que eu nunca fiz e que to ralando pra colocar pra rodar. Enquanto o gordola da IA fica dando palpite na vida alheia.
É o que você disse no fim do vídeo. Você criou um aplicativo de palavras cruzadas em 5 dias com uma experiência de mais de 10 anos nas costas. Você criou o jogo, com sua experiência. A AI é apenas a ferramenta no qual você alcançou seu objetivo.
As empresas ainda vão precisar dos desenvolvedores e das pessoas que entendem o que está se passando por trás dos panos. Você ainda precisa do profissional que sabe o que é uma API, como funciona a autenticação, o banco de dados, ou até mesmo para subir a aplicação na loja. A AI pode chegar em um momento (ou já chegou no caso do seu primeiro app) que ela vai sim poder fazer tudo isso pra você, mas a mente humana ainda vai estar por trás das ações, e essa mente precisa ter o conhecimento sobre o que está acontecendo.
O melhor exemplo disso é a AI não esconder sua API key no Firebase e manter hardcoded no seu projeto. Você, com 10+ anos de experiência, sabe que isso é uma vulnerabilidade. Agora, em um cenário hipotético de uma pessoa que não entende de tecnologia/programação e conseguiu criar uma aplicação do 0 com uma AI, chega em uma vulnerabilidade dessa, ela não possui o conhecimento do que pode estar acontecendo.
Mas aí que tá, ninguém disse que a área dev vai acabar, ou que as empresas não vão precisar mais de devs.
A gente alerta pra a redução do número dos profissionais...
Usando o exemplo do aplicativo, ele e a IA conseguiram em poucos dias fazer um app que antes dependia de uma equipe de pelo menos 5 devs pra entregar esse app.
E tamos falando da tecnologia de IA de hoje, a tecnologia tende a evoluir, e vai conseguir substituir mais pessoas, vai precisando de cada vez menos pessoas subvisionando ela e corrigindo os erros dela...
E como ele mesmo disse no vídeo as IAs vão aprendendo com seus erros, os erros não vão se estinguir, mas vão diminuindo reduzindo a como disse a qualidade de pessoas subvisionando o projeto.
Ainda vão existir devs, só que a régua vai subindo exigindo como tu disse profissionais extremamente qualificados e experientes...
Mas a questão levantada pelo Cauê é exatamente essa. Se hj a empresa precisa de 5 desenvolvedores pra fazer uma feature, no futuro, com a ajuda da IA ela vai precisar de somente um.
O trabalho do desenvolvedor ainda vai ser fundamental, porém vai haver menos vagas de emprego.
Assim como 15 anos atrás existia muitas vagas na área de engenharia e hj está cheio de engenheiro trabalhando como Uber.
@@MaiconCanedoA régua não vai subir kkkk irão apenas ser realocados para outras funções na mesma área, isso é normal, já aconteceu quando outras tecnologias surgiram e vcs se fingem de maluco kkkk.
@@felipemelo7126, tu tá levantando em consideração que vão surgir novas áreas que supram a quantidade de pessoas que vão perder seus empregos, algo que a gente não sabe (especulação)
Tu não tá levando em consideração que caso surjam essas novas áreas que a gente não tem certeza sobre, que as pessoas vão precisar se adaptarem a isso, ter que estudar e treinar...
Tu tá contando com uma experiência momentânea de uma área de TI que hoje ainda tem esse privilégio de "sobrar empregos"...
E olha que a gente só discutiu TI aqui, não falamos nas outras áreas que já estão sendo impactadas hoje, que dificulta mais a migração.
Por exemplo, é mais difícil pra um ator desempregado conseguir mudar totalmente de área pra ter um emprego e se manter, isso se ele consegui achar uma nova área que ele se adapte e consiga um emprego...
A gente vê as pessoas que sofrem disso indo pra empregos precarizados por não ter opção, como Uber e motoboy...
Entendi?
O jeito que a tua última frase "o que dirá de um podcaster" me quebrou não tá escrito, eu não tava esperando.
Excelente o vídeo como sempre.
Estudo engenharia e trabalho a mais de 10 anos na área mecânica. Cara é complicado essas questões, porque conheço empresas de mais de 100 anos que tem pouca tecnologia e estão a passos de tartaruga pra entrar na era 4.0. Então é difícil dizer que vai mudar tudo rápido assim, uma máquina moderna é extremamente cara, e às vezes não vale o investimento.
Usei o gpt 3 em uma tarefa da faculdade, que me ajudou a entender alguns laços, mas... os erros ela piorava e acabava complicando, acabei tirando o app de base e solucionei os problemas, estou usando está estratégia para aprender a programar em programas independentes.
FABIO AKITA TERIA UM INFARTO COM AS FALÁCIAS DO CAUE
Fabio Akita: procede escrevendo gravando um video enciclopédia refutando o indivíduo.
Engraçado como ele se acha o ser supremo da sabedoria que enxerga tudo em "big picture" e é capaz de definir oq vai acontecer em toda e qualquer área, e quem ousar discordar é ridicularizado 😂
Ótimo video, muito explicativo e sem alarmismo, há uns 3/4 anos eu ficaria com medo desse tipo de tecnologia sendo criada e com esse tipo de alarmismo, eu no início já quase desisti quando vi aquele video do Felipe deschamps mostrando o GPT criando um botão esquisito em formato de melancia com html e css kskskskksks, mas hoje vejo de uma forma diferente, a cada dia que passa fico mais empolgado com o que vem pela frente, como será desenvolver no futuro e tudo mais… Ótimo video montano!
A última frase foi BRUTAL. kkkkkk
Top demais!
Simplesmente fantástico: "Então, se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego, o que dirá de um podcaster"
É necessário criar novos ramos de atividades econômicas. Por conta da seguinte reflexão:
Quanto mais você introduz máquina no sistema capitalista. O lucro tende-se a desaparecer. Afinal, quem é que vai comprar o que for produzido?
Não necessariamente esta correto. Se os custos de produção forem reduzidos o custo de venda tambem vai ser, por uma questao de livre mercado. O lucro nao desaparece, ele aumenta. E idealmente falando o custo daquilo que é necessidade basica do ser humano vai ser tao baixo que finalmente o individuo comum poderia se dedicar mais as coisas que gosta e menos ao trabalho por sobrevivencia.
O problema que o Caue alerta é que aquele Dev que ganha 2k pra fazer algum serviço vai SIM perder o emprego. Aquele junior que quer entrar no mercado vai SIM continuar fora do mercado. Isso é um problema pq essas pessoas precisam comer. OBVIO que pra substituir um Dev Senior com 20 anos de carreira vai demorar. Mas e um junior com 1 ano de XP?
Pra substituir esse não precisa de IA. Ja existe sobrinho e low code kkk
O mercado vai se ajustar, quando teve o hype tinha um monte de pessoas que nem sabiam programar direito e foram empregadas e até hoje pensam que sabem programar. Vários ''Seniors de 3-2 anos de exp'' (Coisa que é irreal), essa galera vai rodar...
A analogia com o cartão é perfeita, a maneira de programar vai mudar e não conseguimos imaginar o que dara para alcançar com as coisas novas
Mas estamos ai para fazer acontecer
só digo o seguinte para o caue: enquanto ele acha que vou perder o emprego (dev web junior aqui) ele ja perdeu e só não sabe, no dia que quiserem substituir o caue por uma IA ou qualquer outro podcaster/youtuber ele e outros alarmistas só vão poder chorar... ótimo vídeo lucas.
Iih amigo, mas ele n tá errado não.
Dev como existe agr n existirão para sempre
O que eu absorvo desse vídeo é que vc fez um app em cinco dias e o app ainda é top e divertido, parabéns, admiração total pelo seu trabalho. sobre utilizar ia, atualmente ela me faz trabalhar dobrado, antes eu tinha que apenas pensar e escrever o código, agora eu tenho que pensar, escrever, corrigir, reescrever, qnd for pro mercado vou direto pra "Pleno" pq passei um bom tempo corrigindo código de Jr.
Não lembro onde vi essa frase, mas acredito que as IA's não vão substituir os devs, apenas aqueles que não sabem como usá-las. E sinceramente, acho que com essa grande chance de em breve ser possível novamente desenvolver código através dos prompts das IA's, vale ainda mais a pena investir tempo pra estudar os fundamentos da programação, como estruturas de dados, e investir tempo em aprimorar o raciocínio lógico para entender e resolver problemas mais complexos
QUE FINAL MARAVILHOSO kKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
fiquei interessado nessa questão do chatGPT4 estar ficando mais burro, a OpenAI lançou uma opção onde o chatpGPT4 lê código e arquivos zip de estrutura de códigos , poderia testar e dar sua opinião se a precisão dos códigos melhorarão em relação a março ou não.
man eu to aprendendo programação agora e me vem isso, assustador. Mas nao importa, vou continuar aprendendo meu java, minha orientação a objetos, boto fé em programadores trabalhando muito mais com robótica no futuro. O futuro é inesperado, estejamos prontos. Muito bom video!
Cara, acredito que vamos evoluir, como sempre. Acredito que vamos usar isso tudo como ferramenta e não só nós Dev, mas em todas as áreas que serão afetadas.
Minha tia era datilografa, quando o computador chegou ela não perdeu o emprego, ela aprendeu e se capacitou. Kkkkk
Vamos pensar de forma eficiente, reduzir custos e gerar valor aos produtos desenvolvidos, vamos fazer disso um aprendizado e evolução para nós.
Seu vídeo é ótimo do ponto de vista de quem conhece a tecnologia e o mercado de trabalho estabelecido. Acredito que o ponto do Cauê é totalmente paralelo a isso. Ele parte de um pressuposto lógico: redução de custo gera maior lucro, caso a eficiência seja mantida ou ampliada. Dentro dessa lógica, faz sentido que uma parte substancial de devs percam seus trabalhos. É claro, nem todos, e é difícil falar hoje da quantidade também. Mas não só devs, pessoas que trabalham em outras funções também vão perder seus empregos, e partindo desse pressuposto, que tipo de crise social teremos? Qual o tamanho do caos? Quais as soluções estão sendo trabalhadas pra contornar? No PodPah eles demonstram o tamanho da preocupação deles por perceber que os donos das empresas não estão efetivamente pensando nos problemas de desemprego em massa e na segurança dos seus produtos, em como seus produtos vão afetar a realidade. Acho que seria interessante uma reflexão que passasse por esse aspecto também, não só da parte técnica que você traz com muita clareza e que o Akita, que é um sociólogo inversamente proporcional ao que é especialista em tecnologia, trouxe em “apenas” 10 horas de vídeo. Um abraço!
Cauê moura é melhor com um sapato na boca.
O corte seco no final me pegou demais kkkkk. Muito bom Lucas, as pessoas tendem a ser muito pessimistas ante à novas tecnologias, sendo que o mundo que vivemos é todo baseado nisso. O proprio "podcaster" vive daquilo porque alguem da "bolha dev" resolveu desenvolver/evoluir nossa tecnologia ao ponto de streamers ganharem dinheiro apenas por ligar uma camera e falar em um microfone.
Enquanto a IA não for capaz de desenvolver tudo a partir de um comando nível "Crie um ERP para restaurante" não estará nem perto de substituir desenvolvedores, o pessoal fica impressionado com a capacidade do chatgpt de responder mas ignora o quanto a pergunta precisa estar detalhada e a quantidade de comandos necessários para chegar até o código final, em geral a IA hoje no máximo consegue retornar o código se já tiver recebido toda a lógica necessária.
chega a ser chato ter que ficar toda hora pedindo pra reescrever código, de tão mal feito que está ultimamente.
Não é substituir totalmente. Mas é sobre 1 dev com IA fazer o trabalho de 5 dev futuramente, ou 10, Ou 50.
Isso é inevitável e nao vi ainda um bom argumento que mostre que nao é essa a tendência. Só vejo vendedores de cursos querendo manter a demanda por cursos
Tu vê que o negócio está extremamente longe, quando tu precisa estudar "Engenharia de prompt" pra saber dar um comando bem estruturado ao ponto que a IA reconhece e execute de maneira extremamente correta...
@@danielruan4288 Concordo com isso mas não sei se a IA é a maior causadora, a tendência da área é cada vez mais abstração, um framework que faz em 1 linha de código o que antes precisava ser feito "do zero" tem muito mais efeito do que o chatgpt e semelhantes. Outra consequência é que o mercado ficará mais exigente, o que exigem de um jr hoje uns 10 anos atrás seria nível pleno, antes de 2010 era viável viver só escrevendo html e css, hoje isso não é suficiente nem para estagiário.
@@GoldennNash engenharia de prompt é só um nome bonito . Pode ser técnico de prompt. Ou daqui uns anos basta da uma lida de uma semana pra ser bom o suficiente . Em alguns anos talvez nem precise escrever tão bem
Valeu demais pelo vídeo, cara! Seu conteúdo é maravilhoso ❤
Lucas, tem uma frase muito interessante para momentos assim, onde pessoas no mínimo esquisitas falam esse tipo de coisa: "Em presença de imbecis e loucos, há somente um caminho para mostrarmos nossa inteligência: não falar com eles." Schopenhauer, Arthur.
Bela frase, apesar de o autor próprio se encaixar mais nos dois primeiros grupos que ele cita no começo dela. Schoppenhauer provavelmente seria da turma redpill/machosfera, se vivesse hoje.
@@rodrigo.lourenco0 pior 🤣🤣
Video Muito sensato, o pessoal pensa na evolução da IA descartando que tudo também irá evoluir ao mesmo passo. Os problemas sempre irão existir , mas não serão os mesmos de hoje!
A galera precisa se ligar que a tecnologia vai se abstraindo ao longo do tempo... Antes tudo era Assembly e hoje, estamos aqui. Empregados e vivos.
Não vou nem falar do conteúdo pq isso dispensa comentários, meus mais sinceros parabéns ao vídeo, em audiovisual, isso é um show. Tá lindo de mais
Quando I.A tomar conta dos humanos e não houverem mais emprego para nós, desenvolvedores, já estarei morto há um bom tempo.
Atualização enquanto desenvolvedor ocorre o tempo todo, sempre foi algo real desde que comecei a programar (há mais de 10 anos). Não é um mercado em que se para de aprender e passa o resto dos anos da vida ganhando bem.
Está na área desde de quando amigo, qual sua stack?
o Akita foi preciso no vídeo dele "O medo sobre IA é inversamente proporcional ao conhecimento de IA"
Ok... mas pensa, nós devs, criamos negocios para nossos clientes...
Se um dia uma IA criar sistemas em minutos, to felizão, vou tirar vários projetos da gaveta, e ficar rico...
Uma vez ouvi dizer que os "deuses da nova era" são os desenvolvedores, porque eles criam negócios bilhonários.
Entretanto em sua maioria também são os "pedreiros da nova era", que poderiam construir a sua própria mansão, mas não conseguem porque é caro e não tem tempo, já que gasta seu tempo construíndo a dos outros.
Mas... se uma IA criar facilmente e mais barato, deixariamos pra ser esse "pedreiro". =)
Na sua analogia as inteligências artificiais vão ser os pedreiros?
Se as IAs vão fazer tudo o que faz, o que sobra pra vc fazer?
@@tiagobragabueno1166 A analogia dele é que os projetos milionários que hoje são vendidos a empresas e feitos por nos devs, deixariam de ser feitos por nós, oque seria "bom" tendo em vista que nós que construímos esses projetos milionários, e não construímos para nós mesmo pois não temos dinheiro nem tempo, na qual estamos gastando gerando riqueza para empresas diversas, e com a i.a virando "pedreiro" os esquemas de projeto pessoas que temos na qual são passiveis a altas lucratividades seriam feitas em minutos e ganharíamos dinheiro com o isso.
Maioria aqui não percebe que o vc está falando. Já tentei alertar para isso. Quem é senior HOJE não vai perder o emprego. Mas tendo uma IA que faz até um produto COMPLETO em minutos, quem contrata estagiário e júnior? Povo não pensa..
@@tiagobragabueno1166 Sim, e já estão sendo. Pedimos para elas construir coisas pra nós.
O problema será quando elas tiverem autonomia, e construírem coisas para nós, sem que solicitemos.
Mas não se preocupe tanto... o ser humano é um bixo complicado de mais para uma IA.
Por mais que as IAs tenham autonomia em "pensar" o que precisamos, e criar isso...
Será como qualquer ser humano, que pensa que tem uma ideia que vale bilhões e vai testar no mercado e ninguém quer.
Além de a história (e principalmente a moda) nos mostram que somos um ser de fases repetitivas, onde algo deixou de estar na moda, 20 anos depois volta a estar na moda...
Cometemos os mesmos erros ou parecidos de tempos em tempos...
Então vamos pensar num cenário em que as IAs criam coisas que precisemos com autonomia para isso... chegamos a usar por um tempo... mas em algum momento, iremos pensar que usar qualquer coisa feita por IA "não está na moda", é tão anos.... Só pessoas velham usam... E passarão a usar coisas q não são feitas por IA...
Mas sim IAs com autonomia, poderiam sim dominar o mundo, e então se tornariam os "deuses da nova era".
E é com elas que temos que ter cuidado. Na real, nem cuidado, manda desligar antes de dar M#RD# =)
Você trás os assuntos polêmicos e densos de uma maneira baita tranquila e pé no chão. Valeu por sempre nos manter atualizados sobre a "bolha dev" ahahaha
Não sabia que eu fazia parte de uma bolha, me sinto acolhido!
Até agora pensei estar sozinho no mundo, mas agora sinto calor em saber que sou parte de algo.
Hail bolha dev!
mlk, tu acabou de usar uma parte da saudação nazista ou foi impressão?
@@Twilighttsky No Fallout 3 os cavaleiros da BoS falam "hail" toda hora kkkk
16:05 Obrigado pela musica de lounge eu realmente tava precisando
O maior risco que vejo para o mercado, na minha opinião, quem sofre são as empresas: candidatos estão passando por desafios técnicos com a ajuda de AI sem saber o que fizeram. Se o processo seletivo não tiver uma etapa de entrevista técnica para explicar o projeto, responder perguntas, sugerir melhorias, etc, a empresa corre o risco de contratar alguém que não vai ser produtivo ou vai produzir algo com qualidade duvidosa.
E tem aquele problema justamente apontado nesse vídeo. O kra pode ficar meses se garantindo na IA até que eventualmente a manutenção do projeto se torna um inferno fazendo com que a empresa demore muito mais tempo que o normal pra perceber um código cancerigeno que fica cada vez maior e mais imanutenível
"a empresa corre o risco de contratar alguém que não vai ser produtivo ou vai produzir algo com qualidade duvidosa" acho EXTREMAMENTE ingênuo vc achar q esses problemas não acontecem hj pelos mais diversos motivos....
@@pppf_S Acontece, mas acho que é mais fácil perceber
Caraca olha o papo desses doido, zero consciência de classe, pqp..
Passei anos sem ouvir o nome do CAUE MOURA, não te agradeço por isso Lucas.
Quem acostumou com a facilidade das ferramentas visuais em que basicamente o frontend todo era feito com simples "drag 'n drop" de objetos (ex. Delphi, VB, etc) na época em que a maioria dos clientes demandava aplicações desktop e se deparou em seguida com os geradores de códigos ou ferramentas tipo devexpress já passou por essa questão de que qualquer criança de 10 de idade ia tomar o emprego do analista, etc .. eu usei devexpress basicamente fazia software fácil e rápido isso assustava, depois veio a era dos lowcode... sinceramente não acredito que os devs serão substituídos etc.. só acho que haverá cada vez mais concorrência entre tecnologias e maneiras diferentes de produtividade, a computação evolui constantemente, mas as demandas não deixarão de ser solicitadas para profissionais.
Cara, gostei do vídeo, estou iniciando em programação e o fato de ser substituído me preocupava, pensava "Se eu estudar e no futuro não ter trampo por que vamos ser substituídos", teu vídeo me fez pensar diferente. Muito bom.
irmão se começarem a lançar IA e eu perder meu trampo, eu saio usando elas e cria a minha propria kkkkkkkkj
Experimento totalmente válido! Ainda mais feito por alguém com seu know-how, capaz de identificar eventuais brechas/falhas
O fod@ é que esse tipo de gente, UA-camr genérico, que só pq tem muitos seguidores, acreditam ter propriedade pra falar de tudo, e a maioria não passa de um zé xoxot@
Sempre tem o mané da vez.
Os 15min de fama tem durado um pouco além e dado confiança suficiente pra qq um se meter em áreas que não dominam
kkkk esse final foi chocante kkkkk
eu concordo. menos foco em escrever código, mais foco em integrar coisas, achar erros, ter a 'big picture' da solução (pra usar a palavra que o caue usou pra parecer inteligente kkkk). eu até gosto mais de projetos assim, integrando várias tecnologias. não ter medo de legado.
Já começa errado dando corda para um maluco sensacionalista, não sabe de nada, o que ele faz é pegar qualquer tema e colocar politica no meio e depois começar a gritar, simplesmente por não ter argumento logico...
Que explicação! Parabéns pela didática Lucas. Obrigado !
Cara, eu uso o chatGPT desde novembro quando era de graça, e quando chegou janeiro eu troquei para o plus.
Desde o primeiro tato eu vi que a coisa era séria. Claro, alguns deslizes aqui ou ali, mas o que o Lucas comentou é notável: ela tem perdido cada vez mais robustez nas suas respostas. Ou melhor dizendo: Quanto mais vc trabalha em um prompt, mais tendência ela vai ter de alucinar, cedo ou tarde talvez isso aconteça. Por isso, quando vejo ela viajando nas ideias eu troco de prompt e tento "continuar" o mesmo assunto em outro.
Os devs vão perder o emprego?
Por enquanto não, mas vejo futuramente que boa parte da galera que faz o arroz & feijão sendo dispensadas e o foco das empresas será apenas de manter pessoas que cuidem de problemas maiores em seus sistemas, escalabilidade, etc.
Turma do arroz&feijão: Fiz um curso de programação, já sei criar uma calculadora, vou trocar o título do LinkeDisney para "Mobile Engineer" para arrumar um trampo de Dez Sênior.
A turma do arroz com feijão já ta perdendo o emprego nem precisa de IA para isso kkkkkkkkkk
Caraca, eu fiz literalmente a mesma coisa no prompt quando percebia que eles estava alucinando, e tipo como se ele fosse "gastando" a inteligência dele em quanto mais prompts ele lança, tanto que já tinha momentos que em vez dele me responder o código em uma tela de programa ele simplesmente me dava o código como texto padrão dele e ainda bem errado.
No fim a IA só tira emprego de pessoas de "devs" que só sabem copiar código e não entendem de solucionar problema.
@@l.ts.r8729 Exato! É tipo cachorro correndo atrás do próprio rabo.
@@jeffersonpereira6594 é uma excelente observação. Pegar códigos do GPT não é um problema. O problema é você não ter ideia ou até mesmo curiosidade de saber o que está acontecendo por trás.
Cauê moura tentando ensinar padre a rezar missa KKKKKKKKKKKKKK
"Se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego, o que dirá de um podcaster"
Essa frase foi uma das mais reais que eu já ouvi sobre o futuro da AI. Eles não querem que o mundo evolua pois estão com medo dele
??
Fala Lucas, parabéns pelo vídeo, sempre muito bem explicado. Ou mano manda o link de compra dessa garrafa ae, muito linda
Uma historinha para refletir sobre Cauê Moura e quem levou ele a sério: "Um dia o burro começou a gritar que a grama era azul e o macaco refutou que era verde e virou uma discussão, o macaco e o burro foram perguntar para o rei da selva, o leão, o leão disse que a grama era azul e o burro saiu gritando que a grama era azul, o macaco insistiu com o leão que era verde e o leão respondeu: eu sei que é verde e você macaco tá proibido de falar por um mês para aprender a não discutir com burro."
O final foi sublime, parabéns pela paciência !
Imagina o Akita ouvindo isso 😂
"Você entende do bagui aí, mas n tá vendo big picture, eu é que sou especial, consigo entender melhor que você que é limitado. Fala comigo daqui a 2 anos" 😂😂
Lucas montano falou, falou e porra mandou muito bem nas respostas.
curto muito este cara e estou aprendendo nativos agora em swift graças a vc.
Muita calma amigos Dev. Não devemos nos irritar com oq esse UA-camrs dizem a respeito do nosso trabalho pelo simples fato de que quem estudou e continua diariamente se aprimorando na ferramenta ainda somos nós, somos nós que perdemos noites de sono para aprender linguagem, e somos nós que conquistamos nosso diploma seja ele técnico ou de nível superior! Ou seja nós temos direito de fala pois sabemos do que estamos falando, é nosso trabalho! Esses caras são UA-camrs e só isso q esses caras são! cagam regras usando uma plataforma feita por Dev's que é o UA-cam, eles não sobreviveriam em nenhum outro lugar sem nós os Dev's pois esses caras não tem formação em nada, não estudaram um dia se quer na vida, ficaram conhecidos por falar o que pensam porém se vc não tem base cientifica para falar de assuntos das exatas o que pode acontecer é isso que vemos! E nós sabemos muito bem que é vergonhoso para quem assisti!
EXCELENTE!!!!
19:51 "Então, se tu que sabe de tecnologia vai perder o emprego,quem...o que dirá de um podcaster, tá ligado?"
~~
Progralósofo da bolha DEV, Montano Lucas.
Pqp, só vou comentar pra quebrar o algoritmo msm, pq já falou tudo. obg Lucas.
O corte seco no final é como eu termino todas as discussões na minha cabeça kkk
"para qualquer burro entender" HAHAHAHAHAHAHAHAHA
O Caue Moura adora pagar de dono da verdade em seus vídeos, não dá pra dialogar com esse tipo de gente. Dar atenção pra pessoas assim não vale a pena
*Uma coisa que vocês parecem não perceber é UM PROGRAMADOR criar um jogo com o ChatGPT e uma pessoa comum criar com o ChatGPT. Eu não sou programador, faço scripts python junto com o ChatGPT para automatizar algumas tarefas. Tentei fazer algumas ideias de jogo mas é extremamente dificil porque você precisa SABER O QUE VOCÊ QUER. E como não sou programador EU NÃO SEI ESPECIFICAMENTE O QUE EU QUERO, logo não consigo ditar especificamente o que o Chat tem que escrever.*