@@enoee "Império Romano" é uma expressão que surgiu no TikTok, se refere a algo que você pensa com muita frequência. Surgiu de uma brincadeira em que mulheres perguntavam à homens próximos a frequência com que pensavam no Império romano, a maioria dizia que pelo menos uma vez por semana.
uma jornalista? esse "olhar" é uma técnica antigassa para ancoras de jornal q normalmente trabalham em duplas (e sentados), direcionando a atenção da audiência para quem esta falando no momento.
não sei se o Leon escolheu não comentar ou se não estudou isso, mas essa questão dos relacionamentos homoafetivos entre homens também vinha de como a mulher era vista pelos gregos: a mulher era entendida como um ser inferior que servia apenas para ter filhos, como uma terra que serve para germinar a "semente", já que naquela época não se sabia da existência do óvulo. Em comparação, apenas outros homens eram vistos como merecedores de afeição e de amor mesmo, então isso também era um motivo pelo qual o relacionamento sexual entre homens era incentivado.
Eu n sei dizer sobre como eles viam o amor, mas eu sei q em Esparta pelo menos os homens se casavam com mulheres, mas normalmente tinham relações entre si, tanto q no dia do casamento ou apenas na noite de núpcias (n lembro ao certo agora) as mulheres usavam vestes e cortes/penteados masculinos para q seus parceiros sentissem atração.
E só lembrando que não podemos falar que eles eram gays ou BI porque esses termos não existiam na época, então é uma questão anacrônica. A visão de homossexualidade hoje é diferente da visão de homossexualidade de hoje.
@@dieselboy.7637 infelizmente não é, porque na época dois homens terem relações não carrega o estigma e o preconceito. Homossexualidade é quase patologia atualmente. Ela deixou de ser patologia em 1990 (ontem basicamente). E na época jamais iriam ver assim.
Exato!! O fato de dois homens se amarem verdadeiramente na Grécia antiga, e se relacionarem romanticamente não tem nada a ver com o fato de que esses mesmos homens tinham filhos. Não faz sentido falar em homo, bi ou hetero na sociedade grega, pois eles podiam gostar sim de queimar a rosca e brincar de luta de espada, mas era simplesmente uma sociedade que funcionava diferente da nossa. Assim como a gente respeita nossos chefes, possivelmente os homens gregos respeitavam as mulheres mães de seus filhos, mas não as amavam.
Amo que as pessoas acham que orientação sexual é um negócio que nasceu no século passado, como se não existisse gay antes disso. Como se sexualidade fosse uma escolha, um modo de vida.
@@josealdenir2942na verdade isso era abordado há muito tempo, tem inclusive um filme com Colin Farrell onde isso era abordado. Então mantiveram nessa nova versão, não que ele era gay, mas que se relacionava com todos os sexos. Então como não existe evidência de que ele seja gay, não existe de que ele seria hétero, mas existe uma naturalidade da orientação na cultura deles. É um retrato de como era a sociedade na qual ele vivia.
@@tonyaraujo6439 Mas depende, a Grecia era divida, isso n era normal em todo a grecia, e era "coisa de rico", inclusive Socrates, Platão e Aristoteles não aprovavam isso
É engraçado como quando é para falar de filmes como "E o vento levou" essa mesma galera adora puxar a ideia de anacronismo, de que "na época era assim e pronto, não tem que mexer". Ai quando entra na conversa os personagens "machões" que eles veneram sendo representados de forma mais realista sempre vem essa reclamação. Enfim, eles estão mesmo é do lado do preconceito deles.
Não é uma representação realística. Você pode comparar o relato da morte de Filipe II com a representação da série, ou analisar o início da série, onde um especialista afirma que Alexandre era poeta, cientista, o maior gênio militar, filósofo e inventor. Gênio militar até se pode concordar, mas filósofo e poeta? Parece que os produtores selecionaram o relato mais interessante entre os especialista e dramatizam para prender a atenção do público mas que não é necessariamente o mais historicamente correto
@@gabrielabissinger6263 Aristóteles foi seu tutor por vários anos, mas Alexandre, o Grande não era um filósofo profissional ou que tenha feito contribuições significativas para o campo, mas a filosofia teve um papel importante em sua formação como líder e influenciou suas decisões e ações.
Eu aprendi que Alexandre o Grande séria LGBTQIA no filme sobre o Alexandre de 2004 protagonizado pelo Colin Farrell e a Angelina Jolie. Como esse povo não sabiam essa fofoca antiga sobre Alexandre? Polêmica desnecessária.
E quando esse filme foi lançado foi a mesma polêmica na época.... na verdade a maioria mal sabem dessas coisas e aí tb o preconceito, como assim: "um conquistador Grego tinha relações sexuais com outro homem? Isso é impossível!" Tem gente que acha que a homossexualidade foi algo inventado por agora, que é modinha, então daí vc já pode imaginar a relação ao ver a série
A argumentação de uma pessoa que se dedica aos estudos está em outro nivel, o Renan só falou aquilo por puro preconceito e não por conhecimento da Grécia, Leon é foda
Vindo aqui agradecer pelo discurso esclarecedor, Leon e Nilce é minha dose favorita de história, agradeço todo dia por ter conhecido e adorado esse canal com essas pessoas incríveis
inclusive, no livro "O banquete" tem um discurso sobre essa educação homosexual pautada numa discurssão sobre o entendimento de cada um no banquete sobre EROS. Antes do livro nao sabia sobre isso.
Alexandre era bisexual, ele tinha amantes ambos homens e mulheres. Ate o pai dele, Felipe II, tinha amantes homens e inclusive, ele foi morto por um de seus ex-amante. Na epoca, isso era super comum entre os gregos
Essa vídeo aula do Leon é boa kkkkkkkk, Leon explicando é muito bom cara, parece meu professor de história falando que foi meu professor favorito do segundo ano
A Homossexualidade era bem comum em civilizações antigas, principalmente entre Guerreiros. Não era apenas aceito, como também incentivado e estimulado em muitas culturas ( o que chega a ser cômico a tentativa de relacionar masculinidade = heterosexualidade = virilidade como se fossem a mesma coisa hoje em dia ). Isso não acontecia apenas na Grécia, acontecia no Oriente também, os Samurais também mantinham relações homoafetivas entre si ( costume que era conhecido como "wakashudo" ). Aliás, essa não é a primeira vez que eu vejo Alexandre sendo retratado como um homem LGBT, no filme de 2004 ( com o Jared Leto ) o Alexandre também foi retratado como LGBT ( sendo apaixonado por Hephaestion, personagem do Jared ). A visão atual sob homossexualidade ( preconceito, falta de virilidade ou masculinidade ) existe, foi sustentada e continua sendo por conta do Cristianismo que invadiu, roubou, matou, escravizou e exterminou incontáveis culturas em volta do mundo durante a sua expansão. Não dá para julgar a "moral e os bons costumes" de civilizações passadas ( com culturas totalmente diferentes ) usando as lentes impostas pelo Cristianismo de hoje, mas pedir bom senso histórico de homofóbico embriagado ideologicamente é demais...
Adorei! Eh sobre isso. Nessa epoca judeu estava fechado no judaismo e estabelecer como povo grande e dominar seu espaço. Tem nada a ver usar a otica cristã pra retratar fatos pré cristianismo. O imperio romano tinha mto essa pratica tb.. e eh isso. E esse foco sobre qm o outro dorme ou não, eh mto pra tirar a atencao de si próprio e os seus erros e minimizar seus pecados pq o do vizinho eh pior. Vamos ser felizes, praticar oq Cristo pediu e eh isso (amar o proximo). (Sou gay e nao me considero de nenhuma vertente cristã rsrs, adiantando, mas estudei mto teologia cristã)
A homossexualidade nos tempos antigos era validada pela misoginia. Até pq homossexualidade não tem só a ver com homens x homens, e sim mulheres x mulheres. N é pq isso era bom para o homossexuais HOMENS e LIVRES da época que deve ser tratada como uma época boa e maravilhosa. Assista a série Spartacus, tantos homens quanto mulheres eram escravizados, humilhados, estuprad@ e brutalizados.
Concordo com vc. O professor esclareceu minha dúvida quando explicou que os chefes e guerreiros eram bravos e viris, independentemente de suas práticas sexuais. Vc considera então que o comportamento afetado/efeminado de alguns homossexuais de hoje é uma realidade mais recente na História? E seria, talvez, um fator gerador de preconceito?
@@walternps1615 não acho que gays afeminados são uma realidade recente na história, pois não se trata de uma questão puramente comportamental, mas sim genética ( e mesmo que fosse comportamental, não significa que esse "comportamento" surgiu apenas agora, existem incontáveis registros de homens afeminados ao longo da história ). O gay afeminado tem a voz fina por natureza, assim como fisicamente muitos deles tem traços mais "delicados" que outros homens, tem gays que ( esteriótipamente falando ) só de bater o olho você percebe que é "gay". Além disso, a cultura do que é considerado "masculino" sempre foi alterada ao longo do tempo. Até poucos anos atrás a cor rosa era sinônimo de masculinidade ( e por conta do capitalismo e a necessidade de vender produtos ela foi transformada em uma cor "feminina" ). Se voltar um pouco mais no tempo os homens se vestiam com roupas femininas durante a infância ( bem recente aliás, o Ex-Presidente dos EUA Franklin Roosevelt se vestia como uma garota quando criança e nem por isso era gay ). Homens da Elite, Dukes, Condes... ( de não muito tempo atrás ) usavam roupas "femininas" para os padrões atuais, cheias de bordados, perucas, maquiagem, batom ( e são frequentemente retratados em filmes / séries de época usando tais trages ). Aliás, hoje em dia várias das roupas consideradas de "mulher" foram criadas originalmente para homens como sinal de virilidade / masculinidade, como o Salto Alto ( como sinal de poder no século XVI ) e o Cropped ( como sinal de virilidade masculina nos anos 80, para homens que praticavam esportes ). Se um homem usa salto alto, cropped e sai na rua hoje em dia corre risco de ser espancado até a morte... Nos dias atuais temos Países como o Japão ou Coreia onde a beleza masculina é vista como um homem afeminado, delicado e com traços mais finos ( o completo oposto da nossa cultura atual no Ocidente ), basta ver a aparência desses Ídolos de K-Pop e Galãs de Dorama. No fim do dia, o que podemos constatar é que o preconceito se adapta a cultura atual que ele está inserida. O Ocidente é homofóbico e vemos homens afeminados como algo errado, enquanto isso o Oriente também é Homofóbico mas eles vêem homens afeminados como padrão de beleza... O que é considerado sinônimo de "masculinidade" hoje em dia, poderá ser considerado "feminino" amanhã. O preconceito em si só vai acabar quando a Religião deixar de sustenta-lo na Sociedade ( provavelmente nunca ), daí o sujeito pensa: "ah mas eu sou Ateu e sou homofóbico"... Então é uma pena que o sujeito em questão não tem a capacidade de perceber o contexto social do qual ele nasceu e foi inserido e que, de forma indireta, ele adotou certos valores de origem religiosa.
Essa série é uma bosta. Ela propaga a ideia de que Hephaestus era amante de Alexandre, coisa que NINGUÉM cita em nenhuma fonte. O Leon está mais certo do que a Nilce, nesse caso, é completamente especulação falar que Alexandre, o grande participava da possível instituição da pederastia, agora falar que ele e Hephaestus eram namorados é uma óbvia forçação.
Sim, Alexandre provavelmente era pansexual. Sim, os gregos viam a homossexualidade de maneira diferente de como vemos atualmente. Dito isto, *a pederastia NÃO era uma instituição primariamente sexual,* mas sim um relacionamento _discípulo x mentor_ com objetivo educacional, onde o discípulo muitas vezes era menor de idade. Isso não quer dizer que não houvessem casos onde ocorresse relações sexuais entre discípulo e mentor, mas isso provavelmente não era bem visto e muito menos encorajado - podemos deduzir isto de outras políticas gregas relacionadas, como o fato de que homens pegos tentando entrar em ginásios enquanto jovens se exercitavam eram condenados por "Corrupção da Juventude", crime cuja pena era a morte (o que mostra o quanto eles abominavam este tipo de comportamento). Sem falar que muitos filósofos e lideres da época condenavam a ideia de relações sexuais dentro da pederastia - por exemplo, Lycurgus dizia que tal prática era tão abominável quanto o incesto. *PS:* Sobre o estudo de Aristóteles, não sei se isso corrobora tanto para o ponto sendo feito, já que Aristóteles era o cara que dizia que homossexualidade era doença mental - mas tanto faz.
Eu quero ver a cara do Leon quando saber o que a ministra da cultura da Grécia desceu o pau no documentário da Netflix falando coisas como que o documentário é uma ficção e que é impreciso
Uns dos lugares mais preconceituoso sobre esses assuntos, é justamente a Grécia, pelo fato q falar q o alexandre seria "homossexual" estaria "inferiorzando" o "Grande lider q desbravou e tal"
@@jhonnathanr890 E tudo isso por causa da sociedade de hoje, porque o próprio passado deles tem isso. No fim é tudo especulação, muito na verdade da Grécia tem um bocado de especulação.
Naquela época havia um machismo muito grande, ao ponto das pessoas pregarem que casamento e relação com mulheres era apenas pra ter filhos e que o único amor de verdade seria entre dois homens justamente porque não havia segundas inteções de se reproduzir, então diziam que era amor puro Mas também havia muito preconceito, em alguns lugares o cara que fazia o papel do homem era visto como um macho alfa, mas o cara que fazia papel de mulher era zoado Aproposito Alexandre o Grande já chegou a chorar litros de lágrimas e amaldiçoar os deuses pela morte de um boy, muito parça dele, mandou construir estátua e o Maior Conquistador do Mundo Antigo definitivamente não teria feito isso por nenhuma mulher, nem pela esposa dele
O interessante em relação a essa coisa de virilidade é que, sempre que vejo algo sobre os povos antigos, sempre é demonstrado que a virilidade era algo relacionado a coragem e bravura de um guerreiro e não necessariamente sobre suas relações amorosas. Eu via isso acontecer mais com as nobrezas na época que o cristianismo domina a europa, onde ter várias esposas ou amantes era um sinal de viralidade.
Alguns grandes samurai do Japão feudal tinham relação homo afetiva com seus discípulos apesar de terem suas esposas, a construção social era muito diferente do mundo ocidental.
Uma vez eu tive um debate com um amigo meu sobre jesus, eu falei que ele bebia vinho e o meu amigo ( evangélico) bateu o pé, falando que não, que jesus nunca peco, eu falei que tomar vinho nas refeições era uma coisa comum naquela época, tão natural quanto tomar refrigerante hoje em dia, e não era visto como pecado, aí o meu amigo mando " mas o vinho daquele tempo não é o mesmo do de hoje, então achei melhor não falar mais nada pra não perder o amigo kkk.
O vinho bom retratado na história do casamento (maior desculpa que usam pra beber vinho) era fresco, não estava em conserva por muito tempo, não estava fermentado, por isso era bom
Bom, Plutarco é a fonte mais usada, mas as obras de Dicearco de Messana são fontes primárias da época entre 350 a 323 BCE, contemporâneo de Aristóteles e Alexandre III da Macedonia. A obra "On the Sacrifice at Ilium" retrata o comportamento afetivo do imperador. Há um trabalho bem elaborado feito pela Universidade da California sobre o tema....
Uma curiosidade, no Japão, homens que aqui são considerados másculos, lá são considerados gays, homens fortes e peludos são o estereótipo do gay, já hens com feições mais delicadas são os preferidos das mulheres, inclusive tem até uma expressão q é "ele é tão bonito q parece uma mulher" Até os yaois que são direcionados ao público feminino tem homens mais bonitos e delicados e o bara que é o gênero direcionado a homens gays tem persona's mais fortes e peludos, o q aqui a gent chama de urso :3
O yaoi é gay e também é direcionado para o publico masculino que tem interesse nesse tipo de conteúdo. Com base em que eu comentei isso ? Simples, porque ainda são dois ou mais homens tendo experiência íntima juntos e quem mais vai se atrair por eles ? homens que se identificam com eles !!!
@@JorgeRahuviano , importa sim, no Japão as revistas são publicadas para um público alvo em específico, lógico que outras pessoas de fora desse público alvo leem essas revistas, mas em resumo, tem o shonen, shojo, josei, seinen, yaoi e yuri, dentro do yaoi, tem aqueles que são direcionados para o público feminino ( e obvio que tem homens que leem, assim como mulheres leem shonen e homens leem shojo, não é excludente) e tem o direcionado para o público masculino "maduro" digamos assim, que normalmente é chamado de bara aqui, que são homens mais másculos, o que por aqui é chamado de "urso", até o anime Ore Monogatari faz diversas referencias a isso :3, então sim, existe um público alvo, mas isso não impede que pessoas de fora desse público leiam as revistas ^^
De todas as coisas que Alexandre fez, o mais importante é com quem ele dormia? Acho que a treta é porque tinha coisa mais relevante para ser mostrada numa série.
Mas essa relação só é mostrada em máximo 10 minutos em toda a série que tem um total de 3 horas. A série mostrou muito mais as conquistas dele. O povo está sendo dramático e homofóbico, só isso.
Engraçado, no filme Alexandre de 2004 já fazia referência a isso, diversos documentários já faziam referências a isso, já houve documentários onde um exército ateniense composto só por casais homossexuais derrotou o exército de sparta.....impressionante como essa turma da "verdadeira família " so assistem Netflix 😂😂😂😂😂
Galera fica puta quando a historia nao encaixa na ideal deles de mundo, nao importa o tanto que gritem ou esperniem. Otimo que esse mocumentary seguiu mais proximo da historia... o contrario do que fizeram no da Cleopatra.
Olha vendo os vídeos eu acredito w sou privilegiado, pois aprendi grande parte dessas coisas na escola mesmo que algumas supercialmente. Leon e Nilce sempre trazendo conhecimento ♥️
@@emanoellbjr A galera está literalmente brigando por um ser como qualquer outro. Duvidando de alguém que não conhecem. Enfim, perda de tempo também substitui o que eu disse, se melhor preferir.
Parabens para os dois, explicaram de forma calma e muito bem sobre este aspecto. Tem algumas coisas que eu gostaria de acrescentar que pode ajudar a quem quiser: 1° a questão que a cultura (pensando nos diversos aspectos como a religião, os poemas a filosofia, etc) , encaminham as relações entre as pessoas de maneira muito mais "aberta", por exemplo, mesmo que Alexandre n seja considerado grego e que não houvesse a pratica da pederastia na mecedonia, provavelmente haveria algum elemento cultural que n limitasse a relação com pessoas do mesmo sexo, como a atuação de eros, que mesmo uma deidade grega, tinha suas variações em outros lugares daquela região, ou mesmo a deusa Afrodite. Mas como o Leon pontuou, isso vai depender da polis em que ele vai esta presente. Um elemento levantado pelo foucault é que, de fato chamar esses indivíduos de homossexuais é errado , mas isso n significa que essas práticas n existam, uma vez que esses conceitos modernos sevem pra explicar o que a gente entende hj e não pra explicar o que acontecia no passado.
no caso da pederastia na grécia (principalmente atenas), era permitido sim, majoritariamente praticada pelas elites, porém não era bem vista pela maior parte da população (inclusive platão e aritoteles), tbm não sginifica q a maior parte da elite local q realizava o ato, mas sim que quando realizada, geralmente é pela elite
5:25 a homossexualidade era aceita? Tão aceita que existiam leis que proibiam se relacionar com garotos em período escolar e textos de peças que eram explicitamente homofóbicas. A homosexualidade era comum entre aristocratas, mas não entre o povo comum (era até ridicularizada)
amigo, se existia uma lei proibindo "se relacionar com garotos em período escolar" é porque claramente era liberado entre adultos, e tem aquele negócio né, se tem placa é porque tem história... provavelmente o negócio acontecia com tanta frequência que criaram uma Lei pra proibir pelo menos no período escolar da vida da pessoa porque devia estar atrapalhando kkkkkkkkk e vc vem me falar que não era comum entre o povo? kkkkkkkkk
@@GuiCmo entao, era proibido justamente pq os caras de classe mais alta tentavam se relacionar com os garotos e isso deixava a família do garoto mal falada, justamente porque era uma coisa mais vista entre o povo comum (além de que, muleque em idade de estudar é pra estudar e não ficar se relacionando com quem quer que seja)
Sou péssimo em história, não sou uma fonte de informação confiável, mas acho que a Grécia era tão "machista" (anacronismo) que os homens nem consideravam as mulheres como gente, era mais comum o homem se relacionar com outro homem
Gente, na Roma e na Grécia obviamente não existia a distinção homo e hétero. Em alguns relatos Aquiles e Pátroclos eram mais que amigos. Na Grécia o que se pode debater seria o "machismo" porque o envolvimento entre homens era visto como algo belo, pelo fato de dividir sabedoria, amor e experiência. Mas como o Leon disse, tudo são registros e a história da Grécia é muito grande e isso cria inconsistências.
O negócio nem é se Alexandre era ou não gay... Essas pessoas que tão fazendo toda essa movimentação não estão se importando se a figura "máscula" dessa figura histórica está sendo bem retratada ou não... O que incomoda essa galera é até mesmo PENSAR que homossexualidade e transexualidade já existiam naquela época... Essas pessoas nunca nem pararam pra pensar e nem ao menos estudar sobre Alexandre, elas só tão "doídas" pq 1 homem de vários séculos atrás está sendo retratado como gay, coisa que, na mente dessas pessoas, não existia naquela época, já que essa galerinha acha que a homossexualidade surgiu com a tal "cultura woke" que eles tanto demonizam...
Não se pode retratar homossexualidade na cultura que já falam que e lacração, e talvez tenham obras que só façam isso pra parecer bem mesmo, mas de qualquer forma mostra que ainda hj a homossexualidade não e vista como algo comum pra muitas pessoas, e igual vc falou, deve ter muita gente que ache que homossexualidade e transexualidade são uma frescura que surgiu na era moderna e que a bíblia resolve isso
Muito bom esse esclarecimento sobre homossexualidade e cultura helênica. Mas é uma grande pena que precisemos de esclarecimento assim em pleno século 21. O extremismo ideológico de direita (disfarçado de “conservadorismo”) vive de criar falsas polêmicas. Não importa quão ignorante e vazia é a denúncia, ela surge como um ativador de reações impensadas, de manada, porque muito da política hoje se faz como guerra de torcidas.
Na faculdade de enfermagem, na disciplina de saude mental, estudamos sobre a Grecia Antiga e há historicos que falam que a mulher era usada somente para procriação e o sexo entre homens era o sexo casual, para o prazer. Entao, antigamente, antes de acharem que a homossexualidade é o grande problema do mundo hoje, ja se praticava o sexo casual entre homens.
Mesmo se o sexo entre homens era casual, isso não desvalida a homossexualidade embutida neles ou bissexualidade. Eles provavelmente nem sentiam necessidade de se rotularem. Tenho certeza de que nessa época havia mais facilidade para eles se relacionarem entre si do que hoje, principalmente depois da influência do cristianismo.
Os homens q reclamam que um bissexual não poderia ser um grande conquistador, são os mesmos que reclamam que estão sendo oprimidos por mulheres que não querem servir seu jantar. No Japão também era bem comum a bissexualidade nesse sentido, dos 5 maiores samurais do Japão, 4 eram abertamente bissexuais.
@@wesleybarros627 Ieyasu Tokugawa, Oda Nobunaga, Takeda Shingen e Miyamoto Musashi, poderia tbm incluir Uesugi Kenshin. O único dos grandes samurais q não era adepto da bissexualidade era Toyotomi Hideyoshi, 2° unificador do Japão.
@@DoBrasilaoJapão Vou pesquisar sobre eles. Ontem terminei Vagabond (mangá sobre o Musashi) e fiquei fascinado por aquele homem, mesmo sabendo que o mangá é obra romantizada. Eu esperava que o Kojiro estivesse nessa lista também.
@wesleybarros627 Kojiro eu não conheço. O mais bissexual de todos era o Takeda Shingen q vc pode pesquisar as cartas românticas dele. Ele era apaixonado pelo Gensuke. E na época ele era o samurai mais temido do Japão, até o Tokugawa Ieyasu que unificaria o Japão tinha medo dele e chegou a cagar nas calças quando lutou com ele. Tem um filme chamado Battle of Kawanakajima uma das batalhas samurais mais famosas q ele participou.
O filme anterior dos anos 2000 o cara tinha o caso com um dos generais e ninguém falou nada kkkkkkk. Na Grécia boa parte dos homens de classes mais favorecidas eram bixessuais ou homossexuais.
alguém mais acha que o Leon deveria fazer conteúdo educativo com a Nilce em alguma plataforma? Mano eu já gosto muito de história, mas eu seria viciada se tivesse um material de estudo feito pelos dois. Ficaria horas ouvindo o Leon falar pq adoro a forma q ele explica, e a Nilce é ágil e obejtiva nas colocações, dupla imbatível, ALOU DESCOMPLICA, CHAMA ELES PRA CRIAR CONTEÚDO PRA VOCÊS!!!!
Medo de processo, ahahaha!!!! Eu também teria, se estivesse na posição deles!! Mas a educação e a gentileza dele (da Nilce também!!!) são inegáveis e se refletem em todos os vídeos.
Leon, reage, ou comenta sobre o vídeo: A Grécia Antiga Era Gay: Uma Fake News Histórica do brasão de armar, sei que está diferente dos seus estudos, mas vi que ele trouxe várias evidências históricas, acho que seria legal para agregar sobre o que vc está lendo e ver você comentando depois. Um abraço, e sou muito fã do seu trabalho.
Tem historiador defendendo que nunca existiu homossexualidade na Grécia. Certo, a atração sexual pelo mesmo sexo surgiu de repente depois da invenção da internet kkkk.
Só acho ruim os produtores colocarem esta caracteristica como algo tão importante para a formação de Alexandre, quando na verdade foi uma parte minúscula em comparação com as conquistas e batalhas travadas na época
Vc tem um certo ponto, definir a pessoa de alguém apenas por sua orientação é errado, mas a orientação também toma uma parte importante na vida de alguém. Pega Tróia por exemplo, onde uma guerra foi causada pela atração por uma bela princesa.
@@boaventura5721 ué e.....? Meu amigo não estou falando de todo religioso, até pq não é todo religioso que implica com personagem lgbt na mídia, como dizem: nem todo religioso mas sempre um religioso
@@felipkensh9234 Cara, vcs não precisam falar assim de uma religião, sei que os cristãos tem uma mente mais conservadora, mas é necessário respeita-los
Muitas vezes o cristão conservador n manja nem da doutrina religiosa que eles dizem seguir.... ou isso ou os caras realmente decidiram ignorar as partes da biblia que eles consideram inconvenientes. (E antes que alguem me acuse de estar generalizando, note que quando eu digo "cristão conservador" eu estou sendo BEM expecifico de quem eu estou falando ok? Nada de vir com essa de "nem todo cristão" pq em nenhum momento eu falei que todo cristão é assim.)
Acho incrível a capacidade do humano em demonizar homossexuais, na historia tivemos varias personalidades abertamente gays que tiveram sua vida mudada por historiadores, por motivos políticos, religiosos ou heteronormativos, quando descobri a historia do Alan Turing fiquei surpreso e triste
É realmente surpreendente como algumas pessoas têm dificuldade em compreender que a noção moderna de homossexualidade não se aplica diretamente a períodos históricos como o de Alexandre, o Grande. Naquela época, as relações entre homens não eram rotuladas da mesma forma que hoje em dia. Em vez disso, tais interações eram frequentemente baseadas na confiança e no vínculo entre os indivíduos, especialmente em contextos militares. Além disso, as mulheres eram amplamente vistas como responsáveis pela reprodução e não eram consideradas participantes confiáveis em assuntos de guerra. Isso levava os homens a desenvolverem relações mais próximas e íntimas entre si, muitas vezes envolvendo aspectos emocionais e físicos. Portanto, é importante considerar o contexto cultural e histórico ao analisar as relações de Alexandre, o Grande, e evitar aplicar categorias modernas de sexualidade a períodos em que tais conceitos não eram compreendidos da mesma forma.
Então, deixa eu entender. Eram homossexuais, mas não eram? É isso que vcs querem explicar? Eram homens héteros que mantinham uma relação homossexual, mas não era homossexual? Depois parece que os gays modernos que são confusos. Se fez sexo é porque gostou e tem atração por isso. Caso contrário, era estupro.
Interessante perceber que uma crítica contra o documentário...homofobica possibilitou uma grande discussão a favor do comportamento homossexual...nada melhor que uma discussão aberta...com pessoas que dominam o tema...parabéns!! O tiro saiu pela culatra.
Eu nem tava sabendo dessa celeuma, deve ser coisa nascida no "Xuitter"... Isso provavelmente é coisa de quem não assistiu ao filme "Alexandre" com o Colin Farrell. Neste filme, ele é retratado tendo vários e várias amantes, inclusive na hora da sua morte, ele manda chamar o amante para ficar ao lado dele. Ou seja, polêmica velha.
Uma curiosidade: um dos exércitos mais poderosos e temidos da Grécia foi composto por 300 homens, todos gays. Eram 150 casais, foi criado como um exército de elite que se acreditava por serem casais, eles nunca se abandonariam e lutariam até a morte para defender um ao outro. Esse exército foi um sucesso absoluto, eles eram implacáveis e derrotaram os espartanos em batalha diversas vezes. Nunca foram derrotados até que o próprio Alexandre o grande, usou seu exército gigantesco de milhares para derrotar eles, todos morreram juntos e em batalha. Alexandre os admirava e um túmulo coletivo foi construído para eles, em homenagem aos 300. O nome deste exército era "Batalhão sagrado de Tebas"
Como Leon disse, o conceito de atividades sexuais entre homens no passado era diferente de hoje. Para não cometermos anacronismo, primeiramente devemos lembrar que a homossexualidade como identidade é criação do século XIX. Naquela época era chamado de homossexualismo porque era considerado uma doença mental cujo o indivíduo tem atração exclusiva por pessoas do mesmo sexo. Antes disso, esse comportamento não era considerado uma identidade, pois não havia rótulo. Há relatos de atividades sexuais entre machos (homens, meninos) mas não há relatos sobre desejos exclusivos pelo mesmo sexo (o que acho curioso).
eu coloco tranquilamente o leon como um dos youtubers mais inteligentes que temos, nao so no estudo dos imperios antigos, mas no geral, ele é estupidamente inteligente e é inegável.
o filme de 2004 teve o benefício de não conviver com redes sociais, então pôde fazer sucesso com os questionamentos contidos em algumas casas, escolas, salas de aula ou bares.já hoje, o "debate" é um trend.
Primeiros segundo do filme metem isso sem contexto nenhum, em uma cena meio inútil, fica difícil dizer que não foi pra impor a palta. Mas e daí? O filme é deles, deixe eles fazerem as suposições e imprecisões históricas que eles quiserem... A história é inteira cheia de mentiras, fatos distorcidos e imprecisões de qualquer jeito...
@@marcosmwb8444E a sexualidade de Alexandre e uma mentira? Naquela época não existia hetero ou homossexual e etc, eram apenas pessoas com seus desejos românticos, eu realmente não ligo muito se ele eram gay, bi ou hetero mesmo, mas o povo incomodado pq a cabecinha deles é pequena demais pra acreditar que um grande conquistador como Alexandre poderia ter relação com outros homens 😂.
O que não deixa de ser lgbt+ (que é tudo que não se enquadra na caixinha "hétero" da classificação atual).
10 місяців тому+1
Lembro que no filme Alexandre de 2004 (com Colin Farrell e Angelina Joilie) também teve representação bissexual e não lembro se teve polêmica por causa disso.
Vale lembrar que os gregos consideravam o amor por mulheres abaixo do amor por outros homens. Eles diziam que esse amor era ligado à reprodução, logo era mais "animalesco". Como o amor entre dois homens não era reprodutivo, então era mais "sublime" por que se distanciava do lado animal do ser humano. E se tem uma coisa que o grego prezava muito era o racional, em detrimento do "animal".
“Mor, com qual frequência vc pensa no império Romano?” - me lembrei disso kkk
KKKKKKKKKKKKKKKKK sim
o maior surto coletivo do TikTok
o que isso tem a ver com a grécia?
@@enoee "Império Romano" é uma expressão que surgiu no TikTok, se refere a algo que você pensa com muita frequência. Surgiu de uma brincadeira em que mulheres perguntavam à homens próximos a frequência com que pensavam no Império romano, a maioria dizia que pelo menos uma vez por semana.
toda vez que estou em julho ou agosto.😂😂
Vocês perceberam que cada vez que o Leon estuda algo, a cabeça dele vai ficando maior? Megamente é real
Piadas a parte, amo vocês!!!! ❤
KKKKK O LEON TADINHO SOFRE DISSO DESDE O PORIGON
igual o Doutor Vegapunk
Uahauahauaha
literalmente o DR. Vegapunk de one piece
Nando moura ama.
Leon fala tão bonito e é tão bonito a Nilce olhando pra ele
Comentei isso com uma colega no trabalho! Muito lindo!! 😍
namore com alguem do jeito que a Nilce olha pro Leon
Ela admira muito ele
Sou o like 1000, só para deixar registrado. Não mudou a vida de ninguém. Obrigado
@@marcusviniciusdoprado7508 eu acho vc especial 👍🏻
O jeito que a Nilce fica olhando para o Leon enquanto ele conta sobre a história da Grécia, mn... Td que eu queria em alguém
uma jornalista? esse "olhar" é uma técnica antigassa para ancoras de jornal q normalmente trabalham em duplas (e sentados), direcionando a atenção da audiência para quem esta falando no momento.
@@AntonyFigueredo caraca, sabia não 😮
@@AntonyFigueredo É uma boa técnica, pelomenos funcionou pra mim
@@AntonyFigueredoMas tb tem paixão...
Meu sonho tb moço... Quem me dera viu
não sei se o Leon escolheu não comentar ou se não estudou isso, mas essa questão dos relacionamentos homoafetivos entre homens também vinha de como a mulher era vista pelos gregos: a mulher era entendida como um ser inferior que servia apenas para ter filhos, como uma terra que serve para germinar a "semente", já que naquela época não se sabia da existência do óvulo. Em comparação, apenas outros homens eram vistos como merecedores de afeição e de amor mesmo, então isso também era um motivo pelo qual o relacionamento sexual entre homens era incentivado.
Eu n sei dizer sobre como eles viam o amor, mas eu sei q em Esparta pelo menos os homens se casavam com mulheres, mas normalmente tinham relações entre si, tanto q no dia do casamento ou apenas na noite de núpcias (n lembro ao certo agora) as mulheres usavam vestes e cortes/penteados masculinos para q seus parceiros sentissem atração.
Exatamente… homoafetividade por prazer e heteroafetividade para procriação. Com exceção de Athenas.
Acho q ele só não quis comentar msm
Não mudou muito, mas agora é sobre ser misoginico com a mulher em casa, e ter relações com homens no sigilo 😂
@@alexandrealencarm8844 concordo plenamente hHahahah mas não quis entrar nesse mérito
E só lembrando que não podemos falar que eles eram gays ou BI porque esses termos não existiam na época, então é uma questão anacrônica. A visão de homossexualidade hoje é diferente da visão de homossexualidade de hoje.
Mas a gente fala homossexualidade só para ficar mais fácil entender que é um homem se relacionando com outro.
No final é a mesma coisa.
@@costelinha1867 exatamente!
@@dieselboy.7637 infelizmente não é, porque na época dois homens terem relações não carrega o estigma e o preconceito. Homossexualidade é quase patologia atualmente. Ela deixou de ser patologia em 1990 (ontem basicamente). E na época jamais iriam ver assim.
Exato!! O fato de dois homens se amarem verdadeiramente na Grécia antiga, e se relacionarem romanticamente não tem nada a ver com o fato de que esses mesmos homens tinham filhos. Não faz sentido falar em homo, bi ou hetero na sociedade grega, pois eles podiam gostar sim de queimar a rosca e brincar de luta de espada, mas era simplesmente uma sociedade que funcionava diferente da nossa. Assim como a gente respeita nossos chefes, possivelmente os homens gregos respeitavam as mulheres mães de seus filhos, mas não as amavam.
Amo que as pessoas acham que orientação sexual é um negócio que nasceu no século passado, como se não existisse gay antes disso. Como se sexualidade fosse uma escolha, um modo de vida.
A sexualidade existe desde que o mundo é mundo. A invenção recente é a homofobia.
Negócio é que não tem muita evidência sobre a homossexualidade do Alexandre, isso é sobre mudar a história pô kkkk
@@josealdenir2942na verdade isso era abordado há muito tempo, tem inclusive um filme com Colin Farrell onde isso era abordado. Então mantiveram nessa nova versão, não que ele era gay, mas que se relacionava com todos os sexos. Então como não existe evidência de que ele seja gay, não existe de que ele seria hétero, mas existe uma naturalidade da orientação na cultura deles. É um retrato de como era a sociedade na qual ele vivia.
@@tonyaraujo6439 Mas depende, a Grecia era divida, isso n era normal em todo a grecia, e era "coisa de rico", inclusive Socrates, Platão e Aristoteles não aprovavam isso
Em atenas isso era “crime” a principal cidade de influência
É engraçado como quando é para falar de filmes como "E o vento levou" essa mesma galera adora puxar a ideia de anacronismo, de que "na época era assim e pronto, não tem que mexer". Ai quando entra na conversa os personagens "machões" que eles veneram sendo representados de forma mais realista sempre vem essa reclamação. Enfim, eles estão mesmo é do lado do preconceito deles.
Não é uma representação realística. Você pode comparar o relato da morte de Filipe II com a representação da série, ou analisar o início da série, onde um especialista afirma que Alexandre era poeta, cientista, o maior gênio militar, filósofo e inventor. Gênio militar até se pode concordar, mas filósofo e poeta? Parece que os produtores selecionaram o relato mais interessante entre os especialista e dramatizam para prender a atenção do público mas que não é necessariamente o mais historicamente correto
@@1ENIACpoeta, cientista e inventor, realmente não sei, mas filósofo ele era sim...
O nome disso é guerra cultural. Não tem consistência nenhuma. A ideia é só fazer os seus costumes se tornarem dominantes por qualquer meio necessário.
@@gabrielabissinger6263 Aristóteles foi seu tutor por vários anos, mas Alexandre, o Grande não era um filósofo profissional ou que tenha feito contribuições significativas para o campo, mas a filosofia teve um papel importante em sua formação como líder e influenciou suas decisões e ações.
@@1ENIAC sim, se a gente parar para pensar assim, realmente a "profissão" de Alexandre era general e então ele era "filósofo amador"...
Eu aprendi que Alexandre o Grande séria LGBTQIA no filme sobre o Alexandre de 2004 protagonizado pelo Colin Farrell e a Angelina Jolie. Como esse povo não sabiam essa fofoca antiga sobre Alexandre? Polêmica desnecessária.
fofoca antiga kkkkkk bem isso mesmo
E quando esse filme foi lançado foi a mesma polêmica na época.... na verdade a maioria mal sabem dessas coisas e aí tb o preconceito, como assim: "um conquistador Grego tinha relações sexuais com outro homem? Isso é impossível!" Tem gente que acha que a homossexualidade foi algo inventado por agora, que é modinha, então daí vc já pode imaginar a relação ao ver a série
A polêmica não é nada mais do que guerra cultural. Ninguém se importa com isso de verdade.
Adoro uma fofoca,não importa se é antiga ou nova,os gregros Também gostavam a maior parte das fontes históricas são fofocas da época
@@gnsoares_ Se importam sim, os conservadores não querem nada "grande" atribuído a pessoas lgbt.
A argumentação de uma pessoa que se dedica aos estudos está em outro nivel, o Renan só falou aquilo por puro preconceito e não por conhecimento da Grécia, Leon é foda
Tb quero saber @The_Demetrius
Vindo aqui agradecer pelo discurso esclarecedor, Leon e Nilce é minha dose favorita de história, agradeço todo dia por ter conhecido e adorado esse canal com essas pessoas incríveis
inclusive, no livro "O banquete" tem um discurso sobre essa educação homosexual pautada numa discurssão sobre o entendimento de cada um no banquete sobre EROS. Antes do livro nao sabia sobre isso.
Exato, eu gosto muito da forma em que cada personagem aborda esse tema, é visível como cada forma reflete a personalidade e o estilo de cada um.
@@_BellIculs__ esse livro é incrivel. Eu tambem gosto muito da forma!
Platão diz que a homossexualidade era contrária a natureza @@paixchae3026
Por isso que história (academica) é um estudo tão atractivo. São muitos desdobramentos para chegar em uma informação.
É como montar um quebra cabeça.
@@oAthlon exatamente :)
Eu acho complicado KKK, pq existem pontos de vistas diferentes da historia, cada um conta sua versão.
@@pedromota740cuidado com esse KKK
Alexandre era bisexual, ele tinha amantes ambos homens e mulheres. Ate o pai dele, Felipe II, tinha amantes homens e inclusive, ele foi morto por um de seus ex-amante. Na epoca, isso era super comum entre os gregos
Antes morrer pra amante era normal, agora normal é morrer pra atual ou ex 😓
@@mal-te-vi5958amante não de traição nesse sentido
Não tem nada que comprove eram apenas rumores e suposições
@@gustavosena1210 mas ele ser bi é mais provável do que ele ser hetero e vai ter que aceitar que não tem nada de lacração
@@lonardomatins3332ce sabe q vc ta falando da Netflix né NETFLIX !!
Viu como é complicado, mesmo com todo o contexto e toda a explicação que o Leon deu, ainda teve gente não entendendo o que o Leon estava falando
Resumo: não mexam com uma gay ou ela cria um império e assume tudo.
pqp
Essa vídeo aula do Leon é boa kkkkkkkk, Leon explicando é muito bom cara, parece meu professor de história falando que foi meu professor favorito do segundo ano
A Homossexualidade era bem comum em civilizações antigas, principalmente entre Guerreiros. Não era apenas aceito, como também incentivado e estimulado em muitas culturas ( o que chega a ser cômico a tentativa de relacionar masculinidade = heterosexualidade = virilidade como se fossem a mesma coisa hoje em dia ).
Isso não acontecia apenas na Grécia, acontecia no Oriente também, os Samurais também mantinham relações homoafetivas entre si ( costume que era conhecido como "wakashudo" ).
Aliás, essa não é a primeira vez que eu vejo Alexandre sendo retratado como um homem LGBT, no filme de 2004 ( com o Jared Leto ) o Alexandre também foi retratado como LGBT ( sendo apaixonado por Hephaestion, personagem do Jared ).
A visão atual sob homossexualidade ( preconceito, falta de virilidade ou masculinidade ) existe, foi sustentada e continua sendo por conta do Cristianismo que invadiu, roubou, matou, escravizou e exterminou incontáveis culturas em volta do mundo durante a sua expansão.
Não dá para julgar a "moral e os bons costumes" de civilizações passadas ( com culturas totalmente diferentes ) usando as lentes impostas pelo Cristianismo de hoje, mas pedir bom senso histórico de homofóbico embriagado ideologicamente é demais...
Adorei! Eh sobre isso. Nessa epoca judeu estava fechado no judaismo e estabelecer como povo grande e dominar seu espaço. Tem nada a ver usar a otica cristã pra retratar fatos pré cristianismo. O imperio romano tinha mto essa pratica tb.. e eh isso.
E esse foco sobre qm o outro dorme ou não, eh mto pra tirar a atencao de si próprio e os seus erros e minimizar seus pecados pq o do vizinho eh pior.
Vamos ser felizes, praticar oq Cristo pediu e eh isso (amar o proximo).
(Sou gay e nao me considero de nenhuma vertente cristã rsrs, adiantando, mas estudei mto teologia cristã)
A homossexualidade nos tempos antigos era validada pela misoginia.
Até pq homossexualidade não tem só a ver com homens x homens, e sim mulheres x mulheres. N é pq isso era bom para o homossexuais HOMENS e LIVRES da época que deve ser tratada como uma época boa e maravilhosa. Assista a série Spartacus, tantos homens quanto mulheres eram escravizados, humilhados, estuprad@ e brutalizados.
o caba é estudado 😮
Concordo com vc. O professor esclareceu minha dúvida quando explicou que os chefes e guerreiros eram bravos e viris, independentemente de suas práticas sexuais. Vc considera então que o comportamento afetado/efeminado de alguns homossexuais de hoje é uma realidade mais recente na História? E seria, talvez, um fator gerador de preconceito?
@@walternps1615 não acho que gays afeminados são uma realidade recente na história, pois não se trata de uma questão puramente comportamental, mas sim genética ( e mesmo que fosse comportamental, não significa que esse "comportamento" surgiu apenas agora, existem incontáveis registros de homens afeminados ao longo da história ).
O gay afeminado tem a voz fina por natureza, assim como fisicamente muitos deles tem traços mais "delicados" que outros homens, tem gays que ( esteriótipamente falando ) só de bater o olho você percebe que é "gay".
Além disso, a cultura do que é considerado "masculino" sempre foi alterada ao longo do tempo. Até poucos anos atrás a cor rosa era sinônimo de masculinidade ( e por conta do capitalismo e a necessidade de vender produtos ela foi transformada em uma cor "feminina" ). Se voltar um pouco mais no tempo os homens se vestiam com roupas femininas durante a infância ( bem recente aliás, o Ex-Presidente dos EUA Franklin Roosevelt se vestia como uma garota quando criança e nem por isso era gay ).
Homens da Elite, Dukes, Condes... ( de não muito tempo atrás ) usavam roupas "femininas" para os padrões atuais, cheias de bordados, perucas, maquiagem, batom ( e são frequentemente retratados em filmes / séries de época usando tais trages ).
Aliás, hoje em dia várias das roupas consideradas de "mulher" foram criadas originalmente para homens como sinal de virilidade / masculinidade, como o Salto Alto ( como sinal de poder no século XVI ) e o Cropped ( como sinal de virilidade masculina nos anos 80, para homens que praticavam esportes ). Se um homem usa salto alto, cropped e sai na rua hoje em dia corre risco de ser espancado até a morte...
Nos dias atuais temos Países como o Japão ou Coreia onde a beleza masculina é vista como um homem afeminado, delicado e com traços mais finos ( o completo oposto da nossa cultura atual no Ocidente ), basta ver a aparência desses Ídolos de K-Pop e Galãs de Dorama.
No fim do dia, o que podemos constatar é que o preconceito se adapta a cultura atual que ele está inserida. O Ocidente é homofóbico e vemos homens afeminados como algo errado, enquanto isso o Oriente também é Homofóbico mas eles vêem homens afeminados como padrão de beleza... O que é considerado sinônimo de "masculinidade" hoje em dia, poderá ser considerado "feminino" amanhã.
O preconceito em si só vai acabar quando a Religião deixar de sustenta-lo na Sociedade ( provavelmente nunca ), daí o sujeito pensa: "ah mas eu sou Ateu e sou homofóbico"... Então é uma pena que o sujeito em questão não tem a capacidade de perceber o contexto social do qual ele nasceu e foi inserido e que, de forma indireta, ele adotou certos valores de origem religiosa.
Que saco essas polêmicas. Deixaram de lado oque o Alexandre conquistou e a influência disso no mundo para discutir a sexualidade dele.
Para você perceber como a nossa sociedade é tão doente e traumatizada com essa questão da orientação sexual.
Essa série é uma bosta. Ela propaga a ideia de que Hephaestus era amante de Alexandre, coisa que NINGUÉM cita em nenhuma fonte. O Leon está mais certo do que a Nilce, nesse caso, é completamente especulação falar que Alexandre, o grande participava da possível instituição da pederastia, agora falar que ele e Hephaestus eram namorados é uma óbvia forçação.
Tem um filme de 2004: Alexandre o grande - que já retratava isso... não estou entendendo a polêmica...
Deixa esse povo descobrir sobre o "Beijo Grego". Ahahahahhahaha ahahahha
Kkkkkkk😂😂😂😅😅😅
Sim, Alexandre provavelmente era pansexual. Sim, os gregos viam a homossexualidade de maneira diferente de como vemos atualmente. Dito isto, *a pederastia NÃO era uma instituição primariamente sexual,* mas sim um relacionamento _discípulo x mentor_ com objetivo educacional, onde o discípulo muitas vezes era menor de idade. Isso não quer dizer que não houvessem casos onde ocorresse relações sexuais entre discípulo e mentor, mas isso provavelmente não era bem visto e muito menos encorajado - podemos deduzir isto de outras políticas gregas relacionadas, como o fato de que homens pegos tentando entrar em ginásios enquanto jovens se exercitavam eram condenados por "Corrupção da Juventude", crime cuja pena era a morte (o que mostra o quanto eles abominavam este tipo de comportamento). Sem falar que muitos filósofos e lideres da época condenavam a ideia de relações sexuais dentro da pederastia - por exemplo, Lycurgus dizia que tal prática era tão abominável quanto o incesto.
*PS:* Sobre o estudo de Aristóteles, não sei se isso corrobora tanto para o ponto sendo feito, já que Aristóteles era o cara que dizia que homossexualidade era doença mental - mas tanto faz.
eh muito bom ver o leon explicando as coisas
Eu quero ver a cara do Leon quando saber o que a ministra da cultura da Grécia desceu o pau no documentário da Netflix falando coisas como que o documentário é uma ficção e que é impreciso
não é a do partido cristão ortodoxo? não vi essa da cultura não.
Uns dos lugares mais preconceituoso sobre esses assuntos, é justamente a Grécia, pelo fato q falar q o alexandre seria "homossexual" estaria "inferiorzando" o "Grande lider q desbravou e tal"
@@jhonnathanr890 E tudo isso por causa da sociedade de hoje, porque o próprio passado deles tem isso. No fim é tudo especulação, muito na verdade da Grécia tem um bocado de especulação.
Triste né? Negando a própria cultura
Isso ter virado polêmica é inacreditável 🫠
Naquela época havia um machismo muito grande, ao ponto das pessoas pregarem que casamento e relação com mulheres era apenas pra ter filhos e que o único amor de verdade seria entre dois homens justamente porque não havia segundas inteções de se reproduzir, então diziam que era amor puro
Mas também havia muito preconceito, em alguns lugares o cara que fazia o papel do homem era visto como um macho alfa, mas o cara que fazia papel de mulher era zoado
Aproposito Alexandre o Grande já chegou a chorar litros de lágrimas e amaldiçoar os deuses pela morte de um boy, muito parça dele, mandou construir estátua e o Maior Conquistador do Mundo Antigo definitivamente não teria feito isso por nenhuma mulher, nem pela esposa dele
Essa é pra quem pensa q gay machista n existe kkkkk
Os caras já conheciam a Redpill naquela época kkkkkkkkk
Um dos parças já feitos
não existe “papel de homem” e “papel de mulher”.
@@denisandradexd existe e varia de sociedade em sociedade.
O pessoal quer dar uma de heterozão, glorificando guerreiros antigos, mas nunca estudou história a fundo 😂
O interessante em relação a essa coisa de virilidade é que, sempre que vejo algo sobre os povos antigos, sempre é demonstrado que a virilidade era algo relacionado a coragem e bravura de um guerreiro e não necessariamente sobre suas relações amorosas. Eu via isso acontecer mais com as nobrezas na época que o cristianismo domina a europa, onde ter várias esposas ou amantes era um sinal de viralidade.
Alguns grandes samurai do Japão feudal tinham relação homo afetiva com seus discípulos apesar de terem suas esposas, a construção social era muito diferente do mundo ocidental.
eu gostei pra caramba da forma que o leon explica, é bem didatico, e não impõe nada, apenas da os fatos, é uma forma bem respeitosa de se explicar
Uma vez eu tive um debate com um amigo meu sobre jesus, eu falei que ele bebia vinho e o meu amigo ( evangélico) bateu o pé, falando que não, que jesus nunca peco, eu falei que tomar vinho nas refeições era uma coisa comum naquela época, tão natural quanto tomar refrigerante hoje em dia, e não era visto como pecado, aí o meu amigo mando " mas o vinho daquele tempo não é o mesmo do de hoje, então achei melhor não falar mais nada pra não perder o amigo kkk.
Ele tava errado ou tava certo ?
Fiquei curioso já ouvir alguns debate sobre, mas mi pareceu q realmente era diferente dos dias de hoje
Tive essa mesma discussão com meu pai, onde ele disse que o álcool do vinho antigo era "diferente" do de hoje em dia.
Dava pra acabar a discussão facilmente dizendo que o pecado não é beber, mas sim ficar bêbado.
O vinho bom retratado na história do casamento (maior desculpa que usam pra beber vinho) era fresco, não estava em conserva por muito tempo, não estava fermentado, por isso era bom
Bom, Plutarco é a fonte mais usada, mas as obras de Dicearco de Messana são fontes primárias da época entre 350 a 323 BCE, contemporâneo de Aristóteles e Alexandre III da Macedonia. A obra "On the Sacrifice at Ilium" retrata o comportamento afetivo do imperador. Há um trabalho bem elaborado feito pela Universidade da California sobre o tema....
Até pq o homossexual surgiu só em 2024 né? Kkkkkkkkkk é cada uma... obg pelo vídeo esclarecedor!!
todo mundo sabe que a homossexualidade surgiu em 2012 com o lançamento de born this way da lady gaga
@@maaaatxt eu achava que tinha sido com a “I will survive”
@@matheussobral6418 Não foi quando Village People lançou YMCA?
Todo mundo sabe que Adam Sandler inventou a homosexualidade quando ele gravou o filme Eu os Declaro Marido e Larry.
@@maaaatxtold
Uma curiosidade, no Japão, homens que aqui são considerados másculos, lá são considerados gays, homens fortes e peludos são o estereótipo do gay, já hens com feições mais delicadas são os preferidos das mulheres, inclusive tem até uma expressão q é "ele é tão bonito q parece uma mulher"
Até os yaois que são direcionados ao público feminino tem homens mais bonitos e delicados e o bara que é o gênero direcionado a homens gays tem persona's mais fortes e peludos, o q aqui a gent chama de urso :3
Faz sentido.
O yaoi é gay e também é direcionado para o publico masculino que tem interesse nesse tipo de conteúdo. Com base em que eu comentei isso ? Simples, porque ainda são dois ou mais homens tendo experiência íntima juntos e quem mais vai se atrair por eles ? homens que se identificam com eles !!!
@@JorgeRahuviano , importa sim, no Japão as revistas são publicadas para um público alvo em específico, lógico que outras pessoas de fora desse público alvo leem essas revistas, mas em resumo, tem o shonen, shojo, josei, seinen, yaoi e yuri, dentro do yaoi, tem aqueles que são direcionados para o público feminino ( e obvio que tem homens que leem, assim como mulheres leem shonen e homens leem shojo, não é excludente) e tem o direcionado para o público masculino "maduro" digamos assim, que normalmente é chamado de bara aqui, que são homens mais másculos, o que por aqui é chamado de "urso", até o anime Ore Monogatari faz diversas referencias a isso :3, então sim, existe um público alvo, mas isso não impede que pessoas de fora desse público leiam as revistas ^^
De todas as coisas que Alexandre fez, o mais importante é com quem ele dormia? Acho que a treta é porque tinha coisa mais relevante para ser mostrada numa série.
Mas essa relação só é mostrada em máximo 10 minutos em toda a série que tem um total de 3 horas. A série mostrou muito mais as conquistas dele. O povo está sendo dramático e homofóbico, só isso.
Engraçado, no filme Alexandre de 2004 já fazia referência a isso, diversos documentários já faziam referências a isso, já houve documentários onde um exército ateniense composto só por casais homossexuais derrotou o exército de sparta.....impressionante como essa turma da "verdadeira família " so assistem Netflix 😂😂😂😂😂
a netflix já mudou etinia de uma pessoa historica n duvido nada
Pesquisa antes de sair falando merda então.@@agaka2305
Galera fica puta quando a historia nao encaixa na ideal deles de mundo, nao importa o tanto que gritem ou esperniem. Otimo que esse mocumentary seguiu mais proximo da historia... o contrario do que fizeram no da Cleopatra.
Olha vendo os vídeos eu acredito w sou privilegiado, pois aprendi grande parte dessas coisas na escola mesmo que algumas supercialmente. Leon e Nilce sempre trazendo conhecimento ♥️
MDS. Eu não coloco minha mão no fogo nem por quem eu conheço, veja lá por gente morta há séculos. Essa galera precisa é de uma CLT.
Ué... quem esta colocando a mão no fogo? Estão apenas debatendo "história".
@@emanoellbjr A galera está literalmente brigando por um ser como qualquer outro. Duvidando de alguém que não conhecem. Enfim, perda de tempo também substitui o que eu disse, se melhor preferir.
Oxe é só um debate histórico com base nos fatos
E o do leon que é uma pessoa que estuda
Parabens para os dois, explicaram de forma calma e muito bem sobre este aspecto.
Tem algumas coisas que eu gostaria de acrescentar que pode ajudar a quem quiser: 1° a questão que a cultura (pensando nos diversos aspectos como a religião, os poemas a filosofia, etc) , encaminham as relações entre as pessoas de maneira muito mais "aberta", por exemplo, mesmo que Alexandre n seja considerado grego e que não houvesse a pratica da pederastia na mecedonia, provavelmente haveria algum elemento cultural que n limitasse a relação com pessoas do mesmo sexo, como a atuação de eros, que mesmo uma deidade grega, tinha suas variações em outros lugares daquela região, ou mesmo a deusa Afrodite. Mas como o Leon pontuou, isso vai depender da polis em que ele vai esta presente.
Um elemento levantado pelo foucault é que, de fato chamar esses indivíduos de homossexuais é errado , mas isso n significa que essas práticas n existam, uma vez que esses conceitos modernos sevem pra explicar o que a gente entende hj e não pra explicar o que acontecia no passado.
Q diferença faz ou fez com quem Alexandre se deitava? Povo besta não tem oq fazer, vai reclamar da vida de alguem que morreu seculos atras.
A responsabilidade do Leon em passar informação, o cuidado dele e da Nilce, é SURREAL ❤ vocês sao incríveis!!
Estudar para ser como Leon e Nilce quando crescer
@@santiosjf O que tem de desonesto no vídeo?
no caso da pederastia na grécia (principalmente atenas), era permitido sim, majoritariamente praticada pelas elites, porém não era bem vista pela maior parte da população (inclusive platão e aritoteles), tbm não sginifica q a maior parte da elite local q realizava o ato, mas sim que quando realizada, geralmente é pela elite
Muita briga só pra saber se o furico do cara era compartilhando ou não kkkkkkkkkkkkk
Ele poderia ser ativo, e não dar ué
No caso de Alexandre, ele só comia furicos até onde se sabe.
@@hoshi_6499 É o que queremos acreditar kk
5:25 a homossexualidade era aceita? Tão aceita que existiam leis que proibiam se relacionar com garotos em período escolar e textos de peças que eram explicitamente homofóbicas. A homosexualidade era comum entre aristocratas, mas não entre o povo comum (era até ridicularizada)
amigo, se existia uma lei proibindo "se relacionar com garotos em período escolar" é porque claramente era liberado entre adultos, e tem aquele negócio né, se tem placa é porque tem história... provavelmente o negócio acontecia com tanta frequência que criaram uma Lei pra proibir pelo menos no período escolar da vida da pessoa porque devia estar atrapalhando kkkkkkkkk e vc vem me falar que não era comum entre o povo? kkkkkkkkk
@@GuiCmo ele esta em negação kkkkkk
Homossexuais E homofóbicos quase sempre coexistir em diferentes sociedades e tempos. O que variava era o papel social que cada um era encaixado.
@@GuiCmo entao, era proibido justamente pq os caras de classe mais alta tentavam se relacionar com os garotos e isso deixava a família do garoto mal falada, justamente porque era uma coisa mais vista entre o povo comum (além de que, muleque em idade de estudar é pra estudar e não ficar se relacionando com quem quer que seja)
"Anything but lovers, history hates lovers" 🎵
Sou péssimo em história, não sou uma fonte de informação confiável, mas acho que a Grécia era tão "machista" (anacronismo) que os homens nem consideravam as mulheres como gente, era mais comum o homem se relacionar com outro homem
O pior è que você acertou rsrs
@@AntonioLucenaBatista-mv3pd SHAUDHAUSHAUSHAUS foi assim que eu passei no Enem
A maioria dos impérios bem sucedidos q existiram era assim
Fake news historica.
Leon passa 10 minutos dando contextualização pra no final a pessoa perguntar oq isso tem a ver com o Alexandre, é de ficar louco mesmo
Gente, na Roma e na Grécia obviamente não existia a distinção homo e hétero. Em alguns relatos Aquiles e Pátroclos eram mais que amigos. Na Grécia o que se pode debater seria o "machismo" porque o envolvimento entre homens era visto como algo belo, pelo fato de dividir sabedoria, amor e experiência. Mas como o Leon disse, tudo são registros e a história da Grécia é muito grande e isso cria inconsistências.
O negócio nem é se Alexandre era ou não gay... Essas pessoas que tão fazendo toda essa movimentação não estão se importando se a figura "máscula" dessa figura histórica está sendo bem retratada ou não... O que incomoda essa galera é até mesmo PENSAR que homossexualidade e transexualidade já existiam naquela época... Essas pessoas nunca nem pararam pra pensar e nem ao menos estudar sobre Alexandre, elas só tão "doídas" pq 1 homem de vários séculos atrás está sendo retratado como gay, coisa que, na mente dessas pessoas, não existia naquela época, já que essa galerinha acha que a homossexualidade surgiu com a tal "cultura woke" que eles tanto demonizam...
Não se pode retratar homossexualidade na cultura que já falam que e lacração, e talvez tenham obras que só façam isso pra parecer bem mesmo, mas de qualquer forma mostra que ainda hj a homossexualidade não e vista como algo comum pra muitas pessoas, e igual vc falou, deve ter muita gente que ache que homossexualidade e transexualidade são uma frescura que surgiu na era moderna e que a bíblia resolve isso
queria o Leon falando sobre história pra sempre
Correção: Não estão representando como homossexual, mas como bissexual e a ênfase da história nem é essa tb.
bissexual é homossexual
@@phybebada Bissexual é bissexual
Muito bom esse esclarecimento sobre homossexualidade e cultura helênica. Mas é uma grande pena que precisemos de esclarecimento assim em pleno século 21. O extremismo ideológico de direita (disfarçado de “conservadorismo”) vive de criar falsas polêmicas. Não importa quão ignorante e vazia é a denúncia, ela surge como um ativador de reações impensadas, de manada, porque muito da política hoje se faz como guerra de torcidas.
Na faculdade de enfermagem, na disciplina de saude mental, estudamos sobre a Grecia Antiga e há historicos que falam que a mulher era usada somente para procriação e o sexo entre homens era o sexo casual, para o prazer. Entao, antigamente, antes de acharem que a homossexualidade é o grande problema do mundo hoje, ja se praticava o sexo casual entre homens.
Mesmo se o sexo entre homens era casual, isso não desvalida a homossexualidade embutida neles ou bissexualidade. Eles provavelmente nem sentiam necessidade de se rotularem. Tenho certeza de que nessa época havia mais facilidade para eles se relacionarem entre si do que hoje, principalmente depois da influência do cristianismo.
CORTES - Leon e Nilce [Oficial],gratidão por postar.
Muito bom! Leon e Nilce sempre trazendo lucidez pra esse buraco escuro chamado internet
No filme de 2004 já abordavam essa questão e a galera só está questionando agora?
Ne isso
Kkk não existe polêmica, o que existe é velha homofobia de quem não tem o que fazer na vida
E a série sobre a Cleópatra que transformaram ela em uma mulher negra e teve críticas e pq são racistas??
@@donjuan561Egípicios eram loiros é verdade
Leon tava só esperando a chance de jogar toda essa informação histórica que ele está estudando hahaha bom demais
E tem gente que realmente acha que LGBT é uma "moda moderna"
Melhor video sobre Alexandre O Grande aqui no YT é o do Canal do Slow
Os homens q reclamam que um bissexual não poderia ser um grande conquistador, são os mesmos que reclamam que estão sendo oprimidos por mulheres que não querem servir seu jantar. No Japão também era bem comum a bissexualidade nesse sentido, dos 5 maiores samurais do Japão, 4 eram abertamente bissexuais.
Opa, poderia me falar mais sobre quem seria esses 5 samurais?
@@wesleybarros627 Ieyasu Tokugawa, Oda Nobunaga, Takeda Shingen e Miyamoto Musashi, poderia tbm incluir Uesugi Kenshin. O único dos grandes samurais q não era adepto da bissexualidade era Toyotomi Hideyoshi, 2° unificador do Japão.
@@DoBrasilaoJapão Vou pesquisar sobre eles. Ontem terminei Vagabond (mangá sobre o Musashi) e fiquei fascinado por aquele homem, mesmo sabendo que o mangá é obra romantizada. Eu esperava que o Kojiro estivesse nessa lista também.
@wesleybarros627 Kojiro eu não conheço. O mais bissexual de todos era o Takeda Shingen q vc pode pesquisar as cartas românticas dele. Ele era apaixonado pelo Gensuke. E na época ele era o samurai mais temido do Japão, até o Tokugawa Ieyasu que unificaria o Japão tinha medo dele e chegou a cagar nas calças quando lutou com ele. Tem um filme chamado Battle of Kawanakajima uma das batalhas samurais mais famosas q ele participou.
O filme anterior dos anos 2000 o cara tinha o caso com um dos generais e ninguém falou nada kkkkkkk. Na Grécia boa parte dos homens de classes mais favorecidas eram bixessuais ou homossexuais.
Polêmica à toa 🙄.
Faltou a fofoca que Alexandre tinha um favorito... E ainda tem ele não deixou herdeiros.
Oficialmente, pelo menos, não deixou herdeiros. O único filho oficial que ele teve, faleceu ainda pequeno. E sim, ele tinha um amante favorito.
Nos filmes retratam ele como homossexual 😮😮😮😮😮😮😮 inclusive que ele amava muito Efestium
Idai?
Ótimo vídeo. Que aula.
Estranho ouvir tanto assim meu nome, hahahaa..
Somos dois sentindo isso kkkk
Fica meio estranho de ouvir "Alexandre teve varias relações homo afetivas" kkkkkkk
@@alectech5435Vocês Alexandres não tão perdoando ngm eim kkkkkkkkk
@@alectech5435 Porra, hahahahhaha...
Falem, destrinchem e dissequem sobre a Ilíada, principalmente Aquiles! Seria ótimo ouvir os dois falando sobre.
E é impressionante como o povo se preocupa tanto com gay né, vão cuidar da própria vida
Moça acho q o problema pra esse tipo de gente tá na falsificação histórica do acontecimento, oque é compreensível.
alguém mais acha que o Leon deveria fazer conteúdo educativo com a Nilce em alguma plataforma? Mano eu já gosto muito de história, mas eu seria viciada se tivesse um material de estudo feito pelos dois. Ficaria horas ouvindo o Leon falar pq adoro a forma q ele explica, e a Nilce é ágil e obejtiva nas colocações, dupla imbatível, ALOU DESCOMPLICA, CHAMA ELES PRA CRIAR CONTEÚDO PRA VOCÊS!!!!
É muito legal ver a maneira tão polida a qual o Leon fala sobre o tema. Muito cuidadoso.
Medo de processo, ahahaha!!!! Eu também teria, se estivesse na posição deles!! Mas a educação e a gentileza dele (da Nilce também!!!) são inegáveis e se refletem em todos os vídeos.
@@gabrielabissinger6263 sim, eles são bem humorados e uns amores ☺️
Leon, reage, ou comenta sobre o vídeo: A Grécia Antiga Era Gay: Uma Fake News Histórica do brasão de armar, sei que está diferente dos seus estudos, mas vi que ele trouxe várias evidências históricas, acho que seria legal para agregar sobre o que vc está lendo e ver você comentando depois. Um abraço, e sou muito fã do seu trabalho.
Tem historiador defendendo que nunca existiu homossexualidade na Grécia. Certo, a atração sexual pelo mesmo sexo surgiu de repente depois da invenção da internet kkkk.
Larga de ser desonesto, prática homo. Sempre existiu na história, porém Na Grécia antiga era um costume da elite e não do povão e não era bem visto.
Só acho ruim os produtores colocarem esta caracteristica como algo tão importante para a formação de Alexandre, quando na verdade foi uma parte minúscula em comparação com as conquistas e batalhas travadas na época
Vc tem um certo ponto, definir a pessoa de alguém apenas por sua orientação é errado, mas a orientação também toma uma parte importante na vida de alguém. Pega Tróia por exemplo, onde uma guerra foi causada pela atração por uma bela princesa.
É muito adorável ver cristão conservador querendo saber sobre uma cultura que vai além e fora da bolha da cabeça de bíblia limitada deles
É que eles são burrinhos poxa, eles não entendem que a cultura religiosa deles não é a primeira e única
@@boaventura5721 ué e.....? Meu amigo não estou falando de todo religioso, até pq não é todo religioso que implica com personagem lgbt na mídia, como dizem: nem todo religioso mas sempre um religioso
@@felipkensh9234 Cara, vcs não precisam falar assim de uma religião, sei que os cristãos tem uma mente mais conservadora, mas é necessário respeita-los
Cara kkkk
Vc tá ligado que nem todos os cristãos pensem assim né?
Inclusive teologicamente é errado pensar assim.
Muitas vezes o cristão conservador n manja nem da doutrina religiosa que eles dizem seguir.... ou isso ou os caras realmente decidiram ignorar as partes da biblia que eles consideram inconvenientes.
(E antes que alguem me acuse de estar generalizando, note que quando eu digo "cristão conservador" eu estou sendo BEM expecifico de quem eu estou falando ok? Nada de vir com essa de "nem todo cristão" pq em nenhum momento eu falei que todo cristão é assim.)
Adoro vocês, abraços!
Aceita que é mona! 😂😂
Acho incrível a capacidade do humano em demonizar homossexuais, na historia tivemos varias personalidades abertamente gays que tiveram sua vida mudada por historiadores, por motivos políticos, religiosos ou heteronormativos, quando descobri a historia do Alan Turing fiquei surpreso e triste
É realmente surpreendente como algumas pessoas têm dificuldade em compreender que a noção moderna de homossexualidade não se aplica diretamente a períodos históricos como o de Alexandre, o Grande. Naquela época, as relações entre homens não eram rotuladas da mesma forma que hoje em dia. Em vez disso, tais interações eram frequentemente baseadas na confiança e no vínculo entre os indivíduos, especialmente em contextos militares.
Além disso, as mulheres eram amplamente vistas como responsáveis pela reprodução e não eram consideradas participantes confiáveis em assuntos de guerra. Isso levava os homens a desenvolverem relações mais próximas e íntimas entre si, muitas vezes envolvendo aspectos emocionais e físicos.
Portanto, é importante considerar o contexto cultural e histórico ao analisar as relações de Alexandre, o Grande, e evitar aplicar categorias modernas de sexualidade a períodos em que tais conceitos não eram compreendidos da mesma forma.
Então, deixa eu entender. Eram homossexuais, mas não eram? É isso que vcs querem explicar? Eram homens héteros que mantinham uma relação homossexual, mas não era homossexual? Depois parece que os gays modernos que são confusos. Se fez sexo é porque gostou e tem atração por isso. Caso contrário, era estupro.
Interessante perceber que uma crítica contra o documentário...homofobica possibilitou uma grande discussão a favor do comportamento homossexual...nada melhor que uma discussão aberta...com pessoas que dominam o tema...parabéns!!
O tiro saiu pela culatra.
Eu nem tava sabendo dessa celeuma, deve ser coisa nascida no "Xuitter"...
Isso provavelmente é coisa de quem não assistiu ao filme "Alexandre" com o Colin Farrell. Neste filme, ele é retratado tendo vários e várias amantes, inclusive na hora da sua morte, ele manda chamar o amante para ficar ao lado dele. Ou seja, polêmica velha.
poderia passar horas vendo Leon falar de História e Filosofia, tragam mais disso
Uma curiosidade: um dos exércitos mais poderosos e temidos da Grécia foi composto por 300 homens, todos gays. Eram 150 casais, foi criado como um exército de elite que se acreditava por serem casais, eles nunca se abandonariam e lutariam até a morte para defender um ao outro. Esse exército foi um sucesso absoluto, eles eram implacáveis e derrotaram os espartanos em batalha diversas vezes. Nunca foram derrotados até que o próprio Alexandre o grande, usou seu exército gigantesco de milhares para derrotar eles, todos morreram juntos e em batalha. Alexandre os admirava e um túmulo coletivo foi construído para eles, em homenagem aos 300. O nome deste exército era "Batalhão sagrado de Tebas"
Como Leon disse, o conceito de atividades sexuais entre homens no passado era diferente de hoje. Para não cometermos anacronismo, primeiramente devemos lembrar que a homossexualidade como identidade é criação do século XIX. Naquela época era chamado de homossexualismo porque era considerado uma doença mental cujo o indivíduo tem atração exclusiva por pessoas do mesmo sexo. Antes disso, esse comportamento não era considerado uma identidade, pois não havia rótulo. Há relatos de atividades sexuais entre machos (homens, meninos) mas não há relatos sobre desejos exclusivos pelo mesmo sexo (o que acho curioso).
eu coloco tranquilamente o leon como um dos youtubers mais inteligentes que temos, nao so no estudo dos imperios antigos, mas no geral, ele é estupidamente inteligente e é inegável.
Sim sim. Eu acho impressionante.
O problema dessa galera foi a falta de interesse no estudo histórico. Aí dá nisso! 😂😂😂😂😂
Eu adiciono: qualquer homem da aristocracia contemporânea, já foi bissexual em algum momento de sua história.
Menos atenas q nao tinha essa cultura
Depois da Cleopatra negra eu não duvido de mais nada
acho tão lindo o quanto essa cabeça enorme do Leon consegue armazenar conhecimento, lenda demaaaaiiss!!!
o filme de 2004 teve o benefício de não conviver com redes sociais, então pôde fazer sucesso com os questionamentos contidos em algumas casas, escolas, salas de aula ou bares.já hoje, o "debate" é um trend.
"Se eles estão fazendo isso pra lacrar" - não pode por uma minoria que os caras usam sempre o mesmo argumento.
Primeiros segundo do filme metem isso sem contexto nenhum, em uma cena meio inútil, fica difícil dizer que não foi pra impor a palta.
Mas e daí? O filme é deles, deixe eles fazerem as suposições e imprecisões históricas que eles quiserem...
A história é inteira cheia de mentiras, fatos distorcidos e imprecisões de qualquer jeito...
@@marcosmwb8444E a sexualidade de Alexandre e uma mentira? Naquela época não existia hetero ou homossexual e etc, eram apenas pessoas com seus desejos românticos, eu realmente não ligo muito se ele eram gay, bi ou hetero mesmo, mas o povo incomodado pq a cabecinha deles é pequena demais pra acreditar que um grande conquistador como Alexandre poderia ter relação com outros homens 😂.
Eu tive a sorte de ter um professor de história que era fofoqueiro histórico também.
Isso me lembra do papo sobre o santos dumont ser gay também, que só negam isso aqui no Brasil, no resto do mundo aceitam na maior paz
Esse babado eu não sabia. 😮
Ele pode ser bi tmb, mas o povo nega ele ser lgbt pq simplesmente eles não querem
Na vdd biógrafos tem quase total certeza de que ele não era gay, nem hétero, ele era assexual e virgem tbm
@@dieselboy.7637 na vdd, se pesquisar aparece que ele era assexual
O que não deixa de ser lgbt+ (que é tudo que não se enquadra na caixinha "hétero" da classificação atual).
Lembro que no filme Alexandre de 2004 (com Colin Farrell e Angelina Joilie) também teve representação bissexual e não lembro se teve polêmica por causa disso.
Adorei tanto essa live
Que gostoso ouvir o Leon falando ❤❤❤
Eu amei um bi sendo grandão!!! Isso é odio puro kkk tem muuuuuuitos lgbts que foram grandes e nunca saberão.
Vale lembrar que os gregos consideravam o amor por mulheres abaixo do amor por outros homens. Eles diziam que esse amor era ligado à reprodução, logo era mais "animalesco". Como o amor entre dois homens não era reprodutivo, então era mais "sublime" por que se distanciava do lado animal do ser humano. E se tem uma coisa que o grego prezava muito era o racional, em detrimento do "animal".