Karnal, você é surreal🤗!!! História, filosofia, psicologia, política, nunca foram tão musicais para meu ouvidos. Obrigada por essas gentilezas de graça, com graça e tão necessárias. #gratidão🤗🤜🤛
Quem, dentre os pobres mortais, poderia ousar refutar Leandro Karnal ..?! Obrigado, sem palavras pra agradecer sua magnífica explanação sobre o problema russo..!!!
Gostei muito desse seu resumo e principalmente desse fechamento. Qualquer violência não deve ser aceita, mas a população também deve ficar ciente e lutar por outros povos que sofrem tanto a mais tempo, porém tem pele negra e muitas vezes vive em países emergentes. Devemos lutar por fim da violência, da fome e de discriminação racial. Abraços professor, é um prazer ouvi-lo.
@@BethPikunas sangue alemão? Vc acredita nessas besteiras de linhagem? Jesus! Pensei que só o povo do séc. XIX e início do séc. XX acreditavam nessas teorias "racialistas" da raça superior kkk
O que mais gosto em Karnal, é que ele nos faz fazer algo que inclusive não dói: pensar! Obrigada mais uma vez pelo vídeo. Essa pergunta final , me doeu a alma .
@@darcyfacundo4343 Exato. Além do que, a região é grande produtora do trigo, petróleo e gás. Mesmo que não haja uma escalada nuclear, a economia mundial (e, portanto, o bolso do contribuinte) se vê afetada.
Discordo.. Sensatez seria levar em conta todos os pontos dessa guerra, ele não fez. Talvez para tornar o vídeo mais sucinto. Mas desconsiderou alguns aspectos.
@@motogaySP levar em conta a total historia da formação e surgimento do povo Russo, formaçao da Ucrania, historia recente de rivalidade e os motivos....
É sempre um prazer ouvir o professor Karnal, sempre direto e sabe explicar bem as situações que decidi trazer aqui no canal. Adorei a parte que fala sobre as guerras em outros continentes.
Professor, fui aluno e amigo de um professor seu de São Leopoldo. Não sei pq isso acontece, mas foi como se sentisse-me mais conectado até mesmo com teus vídeos. Acho que é coisa de ser humano kkk Quando falei de você ele lembrou com muito carinho. Ele faleceu durante a pandemia e me faz muita falta conversar com ele. Assim como seus vídeos, cada 15 minutos é uma aula transformadora. Foi um prazer!
Vou deixar o meu comentário marcado na história do UA-cam e do teu canal Karnal! Obrigado por existir e compartilhar palavras carregadas de muita sabedoria. É muito bom ouvir um vídeo falando de medo e outro de guerra, mais uma vez, obrigado!
É um prazer te ouvir, professor Leandro karnal! Sou grata pelas suas aulas de história e observações brilhantes. Aprendo muito com seu modo tão inteligente e ao mesmo tempo...sei lá, popular de ensinar. Hoje, por exemplo, mais uma explicação sobre história pra lá de importante. E o comentário final então? como sempre, foi feito com um olhar crítico fino, ético, humanizador sobre as verdadeiras vítimas desta guerra entre Rússia e Ucrânia, ao passo que lembrou, fez quem te ouviu, pensar, questionar o porquê do ESQUECIMENTO das terríveis situações de guerras que OUTRAS NAÇÕES mais POBRES e de PELE ESCURA também sofrem, e a muito tempo, sem despertar tanta comoção. Sim, vidas europeias, vidas africanas, a vida asiática, a vida indígena etc etc enfim, a vida de todos os povos tem dignidade infinita e precisa ser valorizada e defendida. Obs: nem sei se sua pessoa, professor, vai conseguir ou vai se interessar em ler este meu comentário, mas tudo bem. 😊Acompanho seu canal ou suas palestras em outros canais a uns cinco anos mais ou menos. Fiz faculdade de Teologia em instituição católica em Curitiba, e o senhor, em suas aulas, palestras, entrevistas, de um modo ou de outro, me ajudou muito durante o curso. Professor, você é meu "ateu favorito".😊🙏🏽 E sigo seguindo suas colocações.
E preciso ter conhecimento para falar e sendo assim, professor, seus comentários são valiosos e fundamentados. Nem tudo foi ruim com a pandemia. Poder ouvir suas palestras foi e está sendo bom! Obrigada por tanto.
Acredito que para uma melhor avaliação, todavia, sobre quem são as verdadeiras vítimas dessa guerra, entre os dois lados desse mundo, basta uma breve reflexão sobre quantas nações soberanas nesse meio querem o apoio do ocidente e quantas querem a volta da URSS.
Parabéns pelo vídeo. Lembro do naufrágio do bateau mouche, no Rio de Janeiro, pela comoção pública sobre os famosos que morreram e sobre uma reportagem que li, à época, num periódico, fazendo justamente este contraponto com as centenas de barcos que afundam nos rios da Amazônia, e que, por perecerem os anônimos, são tratados com descaso pela imprensa... Algo a refletir.
Em Itaquera bateram dois trens de suburbio lotados de pessoas humildes, Esses que se comovem com dores estrangeiras não se importaram com dores brasileiras
@@barbaracorreia9912 Guerra forçou o homem a se aprimorar em todos os aspectos, militarmente e socialmente, até mesmo na questão de relações internacionais, tudo é com medo de novas guerras kkkkk basicamente, tudo gira em torno disso.
Professor Karnal eu daqui de 🇲🇿 tenho o maior prazer de ouvir essa importante explicação assim como outras palestras. Que Deus abençoe a todos os povos em sofrimento. E que Deus te abençoe muito Karnal
Geopolítica é um tema muito complicado porque requer conhecimento político, geográfico, histórico e de Direito Internacional. É difícil ter esse conhecimento todo que é muito amplo. Todos que possuem um pequeno domínio dessas áreas são de acordo que nenhuma guerra é defensável, especialmente sabendo que aqueles que mais sofrem são os pobres, crianças, idosos, mulheres e soldados. Os verdadeiros culpados ficam de longe, apenas dando ordens! Mas, mesmo sem defender a violência, alguém precisa reconhecer que as organizações internacionais mais importantes estão sempre sob o domínio e comando de uma única nação que insiste em se manter no comando mundial a qualquer preço, sem reconhecer as supremacias internacionais, sempre tentando manter e sobrepor seu domínio econômico/financeiro e cultural a qualquer custo. Essa é uma opinião de alguém que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre geopolítica, mas que não consegue enxergar um comportamento ético internacional lógico nas organizações estrangeiras comandadas por poucos países, ou pior, por um único país. .
E o pior é quando essa nação singular controla os meios de comunicação, fazendo com que seus influenciados tenham acesso somente à narrativa que lhe convém.
Esse reflexo atual do que foi a formação de uma situação caótica e repleta de interesses é assustadora. Povos em perigo constante, agora também na Europa, mostra como a humanidade é repetitiva e cruel. Obg pela visão, professor!
Amei a citação sobre a síria e outros países que estão a ser invadidos e Quanto a Palestina? Pouco falamos do massacre que acontece a dezenas de anos por lá. Excelente exposição sobre isso, o Leandro sempre arrasando.👏👏👏
Muitos países a guerra é divisão no próprio país hoje em dia, por isso a dificuldade em se posicionar, assim como a maioria dos ucranianos pretendem voltar a Ucrânia, diferente dos sírios e outros, que vão para morar eternamente nos USA e Europa, por isso a diferença na recepção, não acho justo, mas entendo, pois muitos falam mal dos USA e a Europa, mas na hora da migração, vão todos pra lá, observa!
@@mariagiacometti1247 quem quer voltar para um país que está constantemente sob ameaças? Entendo o que você está a falar, mas é fácil falar quando estamos num país protegido. Observe a Palestina eles só querem aquilo que lhes pertence, um povo que abriu as portas para os judeus é hoje estão sendo massacrados, mortos E sendo EXPULSOS de suas casas, eu sei que nem todos que se dizem judeus são de fatos, mas enfim, a Ucrania tem muitos queridinhos. Vamos observar a injustiça que está havendo com os demais países!
@@mariagiacometti1247 Primeiramente as pessoas são indivíduos com cada qual sua carga de informação e opinião, não se posicionarem unanimemente não é um problema de país dividido atual, sempre existiu. Segundo, os refugiados sírios e de outras localidades não pretendem retornar porque não tem perspectiva alguma de melhora nas condições de vida de seus países, por isso estabelecem-se de vez na Europa e EUA, que são bem mais estáveis; enquanto ucranianos tinham uma perspectiva de que melhoraria após 2014, e ainda esperam que seu país adentre a UE. Terceiro, concordo que muita gente reclama de Europa e EUA e acaba morando lá, mas a principal crítica à tais países é como o governo destes influencia para a desestabilidade de outras áreas do globo, e não à estabilidade econômico-social deles. E a adiantar que também não podemos atribuir todos os males desses continentes à Europa e EUA, também são problemas internos. Boicotar coca-cola acusando imperialismo americano é tão ridículo quanto boicotar estrogonofre russo. Criticar política externa americana e russa, mais do que necessário.
Talvez a repercussão desmedida, no caso da Ucrânia, se dê por causa da temática da Guer..Nucl.., q voltou a baila assustando à todos... por ser uma possibilidade REAL, eu acho.
@@Tito-Livio É que na guerra da Síria a Rússia realizou operações aéreas, colocou sistemas antiaéreos pra afastar ações do Ocidente, porque caso confrontassem os russos ali, poderia escalar pra uma guerra nuclear (na época um caça russo foi abatido pela Turquia, membro da Otan). E mesmo assim, membros da Otan realizaram suas operações na Síria, houve ataques com armas químicas. E ainda assim os refugiados sírios são barrados pela Europa, não houveram boicotes generalizados à Rússia (mantiveram a copa) e a guerra por lá continua sem fim. Acho que a comoção é por ser na "Europa" mesmo (se fosse Coreia do Sul, Japão, Austrália também teríamos essa reação).
Recomendo a leitura do livro “A ideia russa” do filósofo Nikolai Berdiaev, escrito em torno de 1946. Existem traduções para o inglês e francês. Esse filósofo nasceu em Kiev em 1874 e faleceu em Paris em 1948.
Mais uma vez tô pasma com o profe L. Karnal...quanta inteligência, seriedade, didática e clareza num só homem ao contar fatos da história e dar visões sábias sobre o comportamento social do mundo atual. E ainda por cima, tem charme e humor, quando o assunto permite falar, Acho que estou apaixonada!...😍
Professor, parabéns pelo video, foi sensacional! Acredito que o mundo deu uma atenção maior a este conflito pelo seu maior potencial de escalada, que envolve o risco de uma guerra nuclear. Além disso, penso que exista o fator "novidade". Estamos mais acostumados com conflitos no oriente médio e África, que permanecem por séculos, pelos mesmos motivos. Até mesmo a guerra da Ucrânia parece que já está perdendo foco na mídia, assim como foi com o Covid, que causou mais temor nas duas primeiras semanas, onde morriam menos de 50 pessoas/dia, do que quando morriam 4000 pessoas/dia.
Parabéns, pela primeira vez ouço alguém que conhece história e entende que a Ucrânia, como qualquer outro país, é soberano. Guerra na Europa é sempre mais problemática por colocar em risco o dito primeiro mundo. Perguntaram a Bush porque tinham invadido o Iraque: Porque suspeitavamos que tinha armas nucleares. Então porque não invadem a Rússia? Porque tem armas nucleares.
Não sei onde ouvi mais um ser do ramo financeiro,disse que antes da destruição do Iraque.os da cúpula iraquiana cogitaram à possibilidade de vender o seu petróleo sem usar o dólar, e ele fala de outro país também que sofreu à mesma coisa.nao posso te garantir que seja verdadeira à fala dele.
@@SandraMaria-qo3bt Qasem Soleimani foi morto no Irã em 2020 por um drone norte americano pois era um dos articuadores do fim do petrodolar. Que agora Russia e China tomaram como pauta economica. Todo gas e petroleo russo para a Europa e todo petroleo da Arabia Saudira para a China sera comercializado em suas moedas para retirar o lastro mundial do dolar.
Magnífico vídeo, magnífica dissertação, magníficos ensinamentos. Apenas lamento que o vídeo seja tão curto, pelo tanto que o Professor poderia transmitir-nos a respeito das razões e relações histórico-sociológico-políticas profundas que permitam melhor compreender as razões causais (e ilegais e ilegítimas) da invasão da Ucrânia por ordem de um ditador de índole czarista. Fica a sugestão para um vídeo mais longo e abrangente. Muito obrigado.
Aqui damos importancia sim, moro na Alemanha e há muitas iniciativas oficiais para a Africa. O problema da guerra atual é que envolve potencias nucleares e ameaca de guerra mundial, por isso o foco.Além do fato de ser a primeira guerra na Europa , a primeira invasao depois da 2 guerra em um continente que pareceia estar mantendo os pactos de paz,
Concordo...acho que as pessoas sabem pouco sobre as repercussões na Europa acerca de conflitos, aliás, se falarmos da invasão X repercussão no Golfo Pérsico, comparar o nível e simultâneidade das informações e do fazer saber é simplesmente imcomparável, também das pessoas se manifestarem como é feito hoje! Também acho muito perigoso essa espécie de compensação. Um amigo me dizia que quando morrem crianças, vitimadas por conflitos, na África ou Oriente Médio não existe tanto interesse! Mas quando é na Europa é diferente! Essa visão só produz preconceito e estigmatização! Qualquer guerra é nojenta, qualquer criança ou adulto sofrendo os horrores de uma guerra, em qualquer lugar do mundo é INACEITÁVEL!!!!!!
Preconceito e discriminação. Povos da África e Oriente médio não têm olhos azuis, cabelos loiros, cinemas UCI ou missas cristãs aos domingos. São vistos como sub-gente pelo ocidente. Simples assim.
@@lessavini E vou além. No caso brasileiro esse componente geopolitico, ganha o peso do racismo que fundou a sociedade brasileira: Basta pergutnar o quanto o brasileiro de classe média , privilegiado sabe da África. Observe o tratamento dado aos refugiados ucranianos agora, e compare com a recepção dispensada a Haitianos e venezuelanos. Isso para não falar no recente assassinato do congolês Moise no Rio de JANEIRO!!!
Estimado Karnal. Ouvi sua explicação com duas semanas de atraso. Está impecável. Só me permito fazer um aparte antropologico. Nossa espécie sempre demonstrou mais afeto e preocupação com tribos ou grupo que tinham semelhanças culturais ou étnicas. Por isso, horrores que afetam culturas muito distante das nossas não nos tocam tanto do que quando afetam grupos populacionais que são etnicamente mais proximos. E não tem nenhum juizo de valor nisso. Longe de mim mencionar que uma vida Siria vale menos que uma Ucraniana. Mas o pedido maciço da população em 2013-2014 na praça de Maidan comoveu todos os vizinhos europeus. A história também depõem contra a russia, um pais muito mais agressivo em seu imperialismo desde a epoca de Ivan. Dificil não se comover com a história recente da Ucrania, que tanto queriam fazer parte da comunidade europeia. A invasão brutal da russia é muito mais clara como ato de agressão do que o que se passa na Siria. Pouquíssimas pessoas conseguem explicar a guerra civil Siria ( Putin de novo apoiando um ditador sanguinario). Qualquer criança consegue justificar a injustiça que a Ucrania foi vitima. Um abraço meu conterrâneo que nos traz tanto orgulho
Bernardo, topa uma “falseada”? Qual teria maior repercussão, uma invasão ao Japão ou à Indonésia? A Israel ou à Turquia? À França ou à Bolívia? Antropologia é uma ciência séria, vai muito além dessas “regrinhas tribais”
Isso faz sentido, mas também temos que contextualizar: hoje em dia o mundo é bem mais globalizado e cada vez menos as fronteiras "importam" para as questões humanitárias, especialmente depois de sair de uma pandemia que reforçou nossas semelhanças além dessas fronteiras
Infelizmente não só o brasileiro, mas parece que é um marcador de nosso tempo o fato de que todos acham que podem opinar sobre tudo. Muito disso é reflexo dessa cultura cada vez mais individualista em que nós olhamos muito pra gente. Por olhar muito pra nós vemos de perto a nossa inteligência, de modo que qualquer informação que recebemos julgamos ser suficiente para entender qualquer assunto completamente
@@canseidesersexy308 eu não opinei o comentário. Fiz uma análise, ainda que bastante sucinta, da nossa condição. Lá no início da filosofia Platão salientou a importância da diferença entre a opinião e o conhecimento. Portanto, não se trata do que eu acho, mas do que eu sei e posso argumentar, sustentar e inclusive mudar de ideia se for convencido.
@@eduardor3712 ninguém disse que não pode. O q eu e carnal estamos salientando é o quanto isso é contra producente pra quem fala (porque o sujeito cheio de verdade não consegue aprender, evoluir) e cria uma cultura do achismo em que pessoas leigas acabam tendo mais espaço do que especialistas
Perfeita reflexão! Sou ignorante em história mas entendo que ambos países têm seus motivos. Como dito, os governantes não são santos, não são perfeitos, não estão acima de qualquer suspeita. Nem a mídia que manipula as informações desta e de outras guerras conforme interesses ocultos para nós, simples habitantes do planeta azul. Sinto compaixão por todos inocentes que perdem suas vidas ou as tem alteradas por estes eventos, sejam ucranianos, russos, sudaneses, líbios ou outros tantos. Resumindo: para o povo, guerra é uma M, para os grandes é um negócio.
Ninguém melhor do que um Historiador para explicar de forma rápida simples e clara essa guerra! Só me pergunto se uma aliança liderada pela Rússia decidisse colocar bases militares na fronteira dos EUA com o México ou o Canadá, de onde mísseis balísticos lançados atingissem Washington DC em pouco mais de 5 min de que forma será que os EUA fariam/reagiriam.
Porque pergunta? A resposta está dada. Isso foi o que aconteceu em Cuba. Agora me responda: acharia bem que a Argentina ou a Venezuela definissem a neutralidade do Brasil, país soberano independente?
a OTAN foi criada para qual propósito? porquê ela existe ainda se não há mais União Soviética ou porque a Rússia não faz parte da OTAN? E o que os governantes da Ukrania e classe empresarial poderia estar sendo favorecidos abrindo o território Ukraniano para entrada da OTAN? quais seriam os interesses militares e econômicos dos países membros da OTAN nessas fronteiras? o que significa Rússia hoje militar e economicamente assim como China frente a uma ascensão militar e econômica da nova ordem mundial? a questão é muito mais profunda do que essa visão regional feita por esse influencer. Não precisa existir OTAN. enquanto isso os EUA e Europa estão fazendo guerra fora dos seus territórios apoiando ditaduras e colocando armas para derrubar governos e substituir por um outro que defenda seus interesses econômicos. e geopolíticos. sobre essas guerra ninguém discute, ninguém sabe, nem a OTAN ou ONU se importam.
@@veleiropantai190 Obrigado pela sua reflexão. Eu passo a explicar: a OTAN foi criada para defender os países membros do expansionismo soviético. É bom lembrar que no final da II grande guerra Estaline começou a invadir e anexar países. Polónia, Estónia, Letónia, Lituânia, Checoslováquia, Hungria, Albânia, Jugoslávia e mesmo parte da Alemanha a que chamou democrática. Durante este processo e para que o povo baixasse a cabeça, assassinou deputados, prefeitos, chefes da polícia e mais todos os que se manifestaram contra. Perante estes FATOS os restantes países uniram-se e formaram a OTAN, convidando também os EUA porque na realidade eram o único país com capacidade no pós guerra para os defender em caso de necessidade. Ficou claro que seria uma aliança defensiva e o seu secretário geral foi sempre um europeu. Até aos dias de hoje a OTAN permanece fiel aos seus princípios, por muito que isso custe a alguns que não param de a provocar. Não há interesses económicos envolvidos, OTAN e UE-União Europeia não são a mesma coisa, ainda alguns países pertençam a ambas organizações como é o caso de Portugal, Espanha, França, Bélgica, etc. o Objectivo da UE é económico: proporcionar um melhor nível de vida as populações dos países membros, objectivo que tem sido alcançado com bastante sucesso. Recorde-se por exemplo que o PIB per-capita da Rússia é menor do que o de Portugal ou de Espanha… Obviamente com este nível de vida a Rússia não é exemplo para ninguém e por isso são vários os países que querem entrar para a UE. O muro de Berlim quando caiu trouxe uma invasão de gente do leste para os países membros da UE e não ao contrário. Para melhor muda-se sempre! são fatos. Por tudo quanto se observa a OTAN tem cada vez mais razão de existir. Se assim não fosse depois da Ucrânia seria a Polónia e a Alemanha a serem invadidas para serem saqueadas e destruídas. A questão da China é muito diferente: chama-se Taiwan (Formosa em Português) e na falta de recursos para alimentar uma população que cada vez mais quer comer o que vê na TV que os outros comem: carne e peixe. Espero ter esclarecido, sobretudo a confusão entre EU e OTAN. Não esquecer nunca: a Ucrânia é um país livre e soberano que foi invadido pela Rússia, acto condenado na ONU, sendo que de dos 193 países membros apenas 4 (repito:4) votaram a favor da Rússia. Nem China foi a favor…
Temos uma Carta Magna na qual temos o direito da expressão, ou seja, de expor nossas ideias, de discutir os mais diversos assuntos, é claro baseado na ética respeito os direitos de todos. Quando percebemos que os países que são considerados as grandes potências mundiais, entram em conflitos genocidas, fazem ameaças de ataque nuclear, tentam resgatar a supremacia absoluta e agem atipicamente, talvez seja o momento de refletirmos e discutir a respeito.
Muito interessante! Um historiador que sabe do que fala... E sempre muito claro, didático e simpático. E não tomou partido de países. E sim de povos que sofrem pelas guerras.
Professor, o senhor é um sopro de leveza a essa existência tão complexa e sofrida que temos!!! Adoro sua clareza ao relatar questões tão complexas!!! 👏👏👏👏👏👏🤩🤩
Gostaria de ouvir Leandro Karnal tecer críticas às invasão promovidas pelo Estados Unidos e à brutal diferença da postura da mídia hegemônica ocidental sobre elas e a invasão da Ucrânia.
Pergunta-se: qual seria uma solução eficaz e viável(suponho, sem guerra) para a Russia, a partir do momento que a Ucrânia teima em entrar para a OTAN ? Sabe-se que os EEUU estão e sempre estiveram mergulhados em enfrentar a Russia.Putin em uma entrevista indagou algo que me parece ter sentido:"O que os EEUU fariam se por acaso uma base russa fosse instalada no México ?".Em termos de geopolítica, penso que coisas aparentemente simples se tornam altamente complexas.Junte-se a essa complexidade a paranóia de poder e ego inflados de seus chefes de estado, fica difícil apagar um pavio aceso.Vejo a paz cada dia mais distante, infelizmente.
Nem o vizinho do lado da nossa casa aceita ser ameaçado imagine se o Putin ia aceitar, as negociações com a Ucrânia, tanto da Ucrânia com a OTAN quanto da Rússia com a Ucrânia ja vêm de muito tempo e a Ucrânia sempre recebendo favores dos americanos, não sou a favor de guerra, bastava a ONU fazer o trabalho que criada pra fazer, o diplomático.
@@ritadecassiamorais6107 Penso igual.Tantas embaixadas e embaixadores e diplomacia que é bom... nada.Penso que a OTAN deveria ter sido extinta em 1991.
Segundo os russos, a Ucrânia poderia seguir o modelo sueco-finlandês de neutralidade, sem bases da Otan ou Rússia. Mas a própria Rússia já acusou a Suécia de não ser tão neutra, e de ambos serem os próximos da lista de invasão caso indiquem entrar para a Otan. O presidente ucraniano disse que pode desistir de entrar na Otan caso seja isso para alcançar a paz, mas dias antes da invasão já tinha dado essa possibilidade e mesmo assim invadiram. Anos atrás os russos sugeriram da Ucrânia se desmembrar ao modelo Tchecoslováquia, o que também fere o senso de soberania ucraniano, por mais que haja setores pró-russos e pró-ocidentais. Pro Putin, que se mantém no poder há décadas, e seus aliados, que também costumam fazê-lo, é complicado lidar com o que um presidente diz num dia, e no outro dia outro novo presidente desfaz (Como foi com o que o Trump que abalou estruturas de décadas e com o Biden desfez esse movimento). Pra contornar isso, só um governo fantoche para não contrariá-lo, o que envolve tomada do território. O Putin não precisa citar o México, os EUA já estranham bem Cuba e Venezuela.
Putin não diz nada com sentido é um Psicopata. Eu sou de Portugal e estamos a sofrer todos de uma grave crise económica e o sofrimento que vimos através dos media e dos refugiados que chegam em massa a Portugal é assustador. Qual o problema da Ucrânia querer pertencer à NATO? Isso não dá ligitimidade ao doente do Putin para mentir aos próprios militares sobre a verdade e atacar um país sem motivo, matar civis e alvos como hospitais, escolas, museus, aeroportos, hotéis, grandes armazéns de bens alimentares, casas privadas e matar crianças e civis gratuitamente.
A importância que o mestre se refere , ou seja a diferenciação e propagação entre as guerras dos países europeus e dos demais , é devido a mídia. Que não dá importância pelos países pobres, pois eles não dão ibope . É só ver se alguém ainda fala do Afeganistão. Vidas são importantes seja lá, na Europa ou em qualquer parte do universo.
O motivo das pessoas estarem se preocupando com a Ucrânia é pelo fato de ser um país soberano, independente e que não estava agredindo nenhum país. Até um mês atras as pessoas estava vivendo suas vidas, trabalhando e tendo sua paz. Outros paises em guerra como Lamen, Síria, ou qualquer conflito na África são movidos por problemas internos que misturam ideologia, política e religião. Praticamente são guerras entre um mesmo povo. No caso da Ucrânia a Agressão Russa é muito assustadora por seu poder de dano massivo com mísseis e bombas.
A Ucrânia está em uma "guerra civil" desde 2014.... Se em kiev estava tudo ok, com as pessoas trabalhando, estudando e vivendo suas vidas, não podemos dizer o mesmo do leste da Ucrânia, na região do Dombass, onde desde 2014 aprox 14 mil ucranianos morreram vitimas dos confrontos entre o proprio exercito ucraniano e cidadãos ucranianos separatistas....
@@stankiewicz1992 Se morreu 14 mil de 2014 até agora, então significa que a solução adotada falhou miseravelmente pois em 30 dias deve ter morrido mais do que o dobro disso somando Russos e Ucranianos. Não adianta que não da pra defender o indefensável.
@@Canal_do_Rod pq são SOLDADOS! Soldados não são inocentes. Estão lá para matar ou morrer....É o trabalho para o qual se prestaram.... Não contam como baixas civis, tampouco como perdas de inocentes...
Como sempre, Prof. Karnal preciso e didático. Uma aula de História e Geopolítica. Mas quando os Estados Unidos invadiram países como Vietnam, Iraque, Afeganistão (e outros mais) ñ houve essa comoção mundial. Outros países europeus usaram a força para conter movimentos em ex-colônias. A França é um exemplo desse modus operandi (Argélia, Haiti, etc.). A situação na Ucrânia ñ é desejável em nenhum aspecto, mas há uma hipocrisia no comportamento dos países-membros da OTAN. Eles também desejam a expansão de seus domínios.
Desde que começou essa super proteção a Ucrânia, fiquei pensando sobre os outros países em guerra que não tiveram isso. Também fiquei perplexa com a oratória e poder de convencimento do presidente Wolodimir. Porque que ele não usou todo esse poder em uma conversa franca e direta com o presidente Putim , teria salvo muitas vidas.
Deu uma aula sobre conflitos, sob o ponto de vista russo. O mais vasto território entre todos os países, um verdadeiro império constituído com a subjugação de povos e mais povos. Com tal história, usando da condição de especialista que me foi concedida pelo Karnal, identifico nesta condição de império as razões para a insegurança russa. As ameaças estão dentro do grande urso. Tanto que Putin tem duas guerras em andamento, uma delas sobre seu próprio povo. Abomino todas as tentativas de explicar a barbárie que a Rússia vem perpetrando sobre vizinhos.
Mano a russofobia é propagada desde a segunda guerra mundial, em 90% dos filmes de terrorismo ou guerra o inimigo é a Rússia e o herói são os EUA, pergunte aos americanos o que eles pensam dos russos, tem vídeos no UA-cam, agora olhe o inverso. Os russos a assistir tais filmes, imagine você o que eles sentem, sempre sendo vilanizados, aí quando chega o troço como o Putin e faz o que faz, a mídia global aumentam exponencialmente a russofobia, sendo que existe apenas alguns culpados (governo russo e os ocidentais que promoveram essa teoria da conspiração na cabeça dos governantes russos). A culpa é de Putin, mas também é de 80 anos de russofobia.
O que distingue esta guerra de algumas outras e por isto a torna mais revoltante é a invasão a uma nação soberana que só está se defendendo. Não é uma guerra civil com apoio de algumas potências ou grupos radicais. Não é por ser na Europa que há tanta comoção, o que menos importa é o Continente.
Parabéns Professor. Brilhante. Infelizmente o brasileiro opina sobre tudo e conhece quase nada. Fala o que os manipuladores quiserem que eles falem. Obrigada pela brilhante palestra.
A resposta para as questões colocadas no final, é o capitalismo. Os países africanos em guerra continuam a ser explorados pelos ocidentais, já a Ucrânia joga um papel estratégico para o ocidente, e tem mais valor económico em paz do que em guerra, o contrário dos outros países de outros concorrentes.
Excelente a sua explicação Professor!! Uma pergunta que me deixa intrigado?? Quando os E.U.A invadiram o Iraque, mesmo desrespeitando uma resolução da ONU, deixando muito claro que não poderia invadir, ainda mais sob um pretexto que no final não foi confirmado, que o mesmo possuía armas químicas, não houve por parte de nenhum País algum tipo de embargo. Parece que o mundo cada dia está mais dividido e cada um preocupado única e exclusivamente com os seus próprios interesses, essa é a razão de tudo que está acontecendo. Como os antigos diriam, estão olhando para próprio umbigo.
Este é o problema. Karnal é um cara que tem muita leitura, mas sabe onde está pisando. Este é o problema de quem se propõe a ser palestrante. O cofre não pode secar!
10:30 Acredito que a resposta, ao menos para mim, para essa questão é por uma razão simples professor: nos casos específicos da Síria e do Sudão, e outros exemplos de regiões citadas, os conflitos são gerados muito mais por crises de políticas internas malfadadas, perseguição étnica ou religiosa, disputas territorialistas de grupos paramilitares locais, enquanto que na situação da Ucrânia, é a antiga e monumental sombra da marcha da expansão imperialista do Kremlin em detrimento dos seus países vizinhos. Uma enorme mancha vermelha de sangue que foi de uma terrível experiência para todos os povos envolvidos. O holodomor, não citado pelo senhor, é um fato histórico, um genocídio da pior espécie que deixou cicatrizes eternamente abertas na memória do povo ucraniano. Os poloneses, tchecos, lituanos, até os escandinavos também estão em desespero. Tanques desfilando com a bandeira da ex-URSS nesse comboio maldito estão trazendo o pesadelo de volta batendo às suas portas. A produção, principalmente do setor primário, em quase todo o mundo inevitavelmente vai ser atingida por essa guerra. Não tem como uma incursão de violência covarde por parte de um colosso que abre antigas feridas com esse contexto histórico e, de resultados negativos de imensa proporção, não submeter a maioria das pessoas à preocupação de uma iminente crise de nível global. Enfim essa foi a minha opinião e sempre agradecido por mais uma aula. Paz a todos.
comentário absolutamente lúcido, como poucos.Putin quer o corredor estratégico até o Krim e o domínio do mar Asow, obtendo no caminho as minas de carvao de Donbass e Lubansk. A Rússia fomentou o conflito ali na fronteira, criando grupos para miitares já antes da invasao. A existencia da Ucrania soberana é uma pedra no sapato de Putin. Veja o que ele fez na Georgia e Tschechenia, agora dois paises marionetes. E a brutalidade do ataque a Alepo, assassinando civis, se repete agora na Ucrania, nem as rotas de fugapara ciis sao respeitadas. Muitos nao entendem que o Otan é um grupo de defesa, nao veem que os países do leste é que querem entrar nela, para se proteger da Rússia, muitos pensam que a Otan obriga os países a participarem dela, só enxergam os EUA e Rússia , sem procurar entender os conflitos históricos do leste europeu e a existencia de governos proprios.
Parabéns pelo texto. É incrível como, em nome de ser contra o imperialismo americano, os "politicamente corretos" fecham os olhos para o genocídio que o povo ucraniano está passando novamente.
Obrigada professor!Conversei com meus alunos sobre isto... que bom que estou dentro deste alinhamento de ideias... te admiro.
Obrigada professor! Sim temos várias guerras acontecendo no momento, a humanidade está em declínio, a vida está desvalorizada, lamentável.
Não se esqueça quem provoca isso tudo são os EUA defendendo os seus interesses eles sabem que o seu império está em queda livre
Lula vai voltar. Vamos ser felizes novamente
Karnal, você é surreal🤗!!!
História, filosofia, psicologia, política, nunca foram tão musicais para meu ouvidos. Obrigada por essas gentilezas de graça, com graça e tão necessárias. #gratidão🤗🤜🤛
Você falou bonito Liliam
Quem, dentre os pobres mortais, poderia ousar refutar Leandro Karnal ..?! Obrigado, sem palavras pra agradecer sua magnífica explanação sobre o problema russo..!!!
Maravilhosa aula. Obrigada
Gostei muito desse seu resumo e principalmente desse fechamento. Qualquer violência não deve ser aceita, mas a população também deve ficar ciente e lutar por outros povos que sofrem tanto a mais tempo, porém tem pele negra e muitas vezes vive em países emergentes. Devemos lutar por fim da violência, da fome e de discriminação racial.
Abraços professor, é um prazer ouvi-lo.
Maravilhosa aula! Obrigado!
Momento difícil... Mais uma terrível preocupação durante a crise da saúde...
Oremos....
O historiador mais carismático e competente pra falar do assunto 🤍 e é daqui da minha terrinha 🧉🇲🇱
Mas bátche!
Eu não sabia tchê.
@@BethPikunas sangue alemão? Vc acredita nessas besteiras de linhagem? Jesus! Pensei que só o povo do séc. XIX e início do séc. XX acreditavam nessas teorias "racialistas" da raça superior kkk
@@henriqu3zs580 quanta inveja que dá até dó....🥱🙄😩
@@odisseu5082 Ecos de Nina Rodrigues ...infelizmente
O que mais gosto em Karnal, é que ele nos faz fazer algo que inclusive não dói: pensar! Obrigada mais uma vez pelo vídeo. Essa pergunta final , me doeu a alma .
Quanto conhecimento e sabedoria! Obrigada Karnal por mais uma aula incrível👏👏👏👏👏
Bela palestra!
Devemos refletir a respeito desse assunto!
Excelente aula. E essa foi a pergunta que fiz a mim quando me deparei mal e angustiada. "Tantas guerras e só agora você fica mal?"
Esquecem que hoje temos internet? Velho provérbio: O que os olhos não vêem o coração não...... Não pode ser diferente né?
Guerra na Síria não lembra terceira mundial né? Nuclear né? Boa explanação porém superficial....
@@darcyfacundo4343 Exato. Além do que, a região é grande produtora do trigo, petróleo e gás. Mesmo que não haja uma escalada nuclear, a economia mundial (e, portanto, o bolso do contribuinte) se vê afetada.
Muito esclarecedor ,obrigada
Sensato e sem sangue nos olhos.
É assim que devemos apresentar os FATOS históricos. ♥️
Leandro Karnal, patrimônio nacional!
Concordo e muito obrigado por seu comentário 👏🏽❤✨
Discordo..
Sensatez seria levar em conta todos os pontos dessa guerra, ele não fez. Talvez para tornar o vídeo mais sucinto. Mas desconsiderou alguns aspectos.
@@joseleaojr Quais?
Obrigada, por dividir conosco o seu conhecimento 👏👏👏
@@motogaySP levar em conta a total historia da formação e surgimento do povo Russo, formaçao da Ucrania, historia recente de rivalidade e os motivos....
Excelente resumo....com o fim em questionamento, inigualável...
Karnal impecável como sempre!!!
Obrigada por essa aula. Agora entendo melhor o conflito.
Quando sabemos de história, percebemos logo os porquês, sem dúvidas.
Clareza de espírito e equilíbrio. Obrigada.
Sempre um prazer ouvi-lo Professor! Obrigada por mais esse ensinamento 💚
Gratidão, adoro tuas palestras.
Há um provérbio africano que diz, "Quando dois elefantes brigam, quem sofre é a grama " . Karnal, o prazer é nosso! Obrigada por tanta lucidez 🙏👏👏👏
O ditado não faz sentido para o vídeo !
quem sofre é a grana
@@canaldocomprido356 como não? Quem mais sofre nessa guerra são os povos (civis) da Rússia e, principalmente, da Ucrânia. Faz todo sentido.
@@canaldocomprido356 8:58
@@Tulio_Fonseca não faz nõ
Como sempre, fantástico!!! A pergunta final fechou com exito!!! Obrigada!!!
Muito obrigado pela belíssima aula e esclarecimento , nesse momento difícil que estamos passando.
Gratidão pelo compartilhamento deste conhecimento.
É sempre um prazer ouvir o professor Karnal, sempre direto e sabe explicar bem as situações que decidi trazer aqui no canal. Adorei a parte que fala sobre as guerras em outros continentes.
Melhor explicaçao que essa nao ha, esse cara é bom demais !!!
Adoro ouvir suas palestras*! Tem clareza e nos traz entendimento!! Obrigadoo!!
Grande aula obrigada lá vou enviar esta aula para as minhas pacientes , é tão bom ouvi-lo
Professor, fui aluno e amigo de um professor seu de São Leopoldo. Não sei pq isso acontece, mas foi como se sentisse-me mais conectado até mesmo com teus vídeos. Acho que é coisa de ser humano kkk
Quando falei de você ele lembrou com muito carinho. Ele faleceu durante a pandemia e me faz muita falta conversar com ele. Assim como seus vídeos, cada 15 minutos é uma aula transformadora. Foi um prazer!
Obrigada por essa aula gratuita muita vida para ti guri
Vou deixar o meu comentário marcado na história do UA-cam e do teu canal Karnal! Obrigado por existir e compartilhar palavras carregadas de muita sabedoria. É muito bom ouvir um vídeo falando de medo e outro de guerra, mais uma vez, obrigado!
Foi um prazer assistir o teu ponto de vista sobre a guerra !!!
Boa Noite, Professor! Gostei muito destas explicações. Muito obrigada! 🤗
Excelente apresentação. 👌
É um prazer te ouvir, professor Leandro karnal! Sou grata pelas suas aulas de história e observações brilhantes. Aprendo muito com seu modo tão inteligente e ao mesmo tempo...sei lá, popular de ensinar. Hoje, por exemplo, mais uma explicação sobre história pra lá de importante. E o comentário final então? como sempre, foi feito com um olhar crítico fino, ético, humanizador sobre as verdadeiras vítimas desta guerra entre Rússia e Ucrânia, ao passo que lembrou, fez quem te ouviu, pensar, questionar o porquê do ESQUECIMENTO das terríveis situações de guerras que OUTRAS NAÇÕES mais POBRES e de PELE ESCURA também sofrem, e a muito tempo, sem despertar tanta comoção.
Sim, vidas europeias, vidas africanas, a vida asiática, a vida indígena etc etc enfim, a vida de todos os povos tem dignidade infinita e precisa ser valorizada e defendida.
Obs: nem sei se sua pessoa, professor, vai conseguir ou vai se interessar em ler este meu comentário, mas tudo bem. 😊Acompanho seu canal ou suas palestras em outros canais a uns cinco anos mais ou menos. Fiz faculdade de Teologia em instituição católica em Curitiba, e o senhor, em suas aulas, palestras, entrevistas, de um modo ou de outro, me ajudou muito durante o curso. Professor, você é meu "ateu favorito".😊🙏🏽
E sigo seguindo suas colocações.
Parabéns pelo comentário! Muito reflexivo e relevante 👏👏👏
@@josepraxedes6354 Nossa...que bom. Obrigada.
Apreciei seu comentário, muito obrigada!!!
E preciso ter conhecimento para falar e sendo assim, professor, seus comentários são valiosos e fundamentados.
Nem tudo foi ruim com a pandemia. Poder ouvir suas palestras foi e está sendo bom!
Obrigada por tanto.
Acredito que para uma melhor avaliação, todavia, sobre quem são as verdadeiras vítimas dessa guerra, entre os dois lados desse mundo, basta uma breve reflexão sobre quantas nações soberanas nesse meio querem o apoio do ocidente e quantas querem a volta da URSS.
Uou!!!!
Esse foi um dos melhores comentários sobre o tema que vi até então!
Principalmente o final.
Parabéns professor!
Parabéns pelo vídeo. Lembro do naufrágio do bateau mouche, no Rio de Janeiro, pela comoção pública sobre os famosos que morreram e sobre uma reportagem que li, à época, num periódico, fazendo justamente este contraponto com as centenas de barcos que afundam nos rios da Amazônia, e que, por perecerem os anônimos, são tratados com descaso pela imprensa... Algo a refletir.
Em Itaquera bateram dois trens de suburbio lotados de pessoas humildes,
Esses que se comovem com dores estrangeiras não se importaram com dores brasileiras
pois...
Belo comentário
Obrigada.
Obrigada professor pela aula! Guerra é a maior decadência da humanidade.
Não concordo, todas as mudanças da humanidade tiveram um significado depois de uma guerra. A decadência tá na morte e na glória.
@@barbaracorreia9912 Guerra forçou o homem a se aprimorar em todos os aspectos, militarmente e socialmente, até mesmo na questão de relações internacionais, tudo é com medo de novas guerras kkkkk basicamente, tudo gira em torno disso.
Não é guerra.
É intervenção militar
Karnal não pegou no espírito da coisa
Mas qdo ele pega?
Putin está limpando planteis
@@madar-zadi64agra62 Não deixa de ser uma guerra na prática, isso é conversa fiada dos russos
@@barbaracorreia9912 bn
Professor Karnal eu daqui de 🇲🇿 tenho o maior prazer de ouvir essa importante explicação assim como outras palestras. Que Deus abençoe a todos os povos em sofrimento. E que Deus te abençoe muito Karnal
Geopolítica é um tema muito complicado porque requer conhecimento político, geográfico, histórico e de Direito Internacional. É difícil ter esse conhecimento todo que é muito amplo. Todos que possuem um pequeno domínio dessas áreas são de acordo que nenhuma guerra é defensável, especialmente sabendo que aqueles que mais sofrem são os pobres, crianças, idosos, mulheres e soldados. Os verdadeiros culpados ficam de longe, apenas dando ordens! Mas, mesmo sem defender a violência, alguém precisa reconhecer que as organizações internacionais mais importantes estão sempre sob o domínio e comando de uma única nação que insiste em se manter no comando mundial a qualquer preço, sem reconhecer as supremacias internacionais, sempre tentando manter e sobrepor seu domínio econômico/financeiro e cultural a qualquer custo. Essa é uma opinião de alguém que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre geopolítica, mas que não consegue enxergar um comportamento ético internacional lógico nas organizações estrangeiras comandadas por poucos países, ou pior, por um único país.
.
Seu ponto de vista está correto!
Exatamente, e ainda mais quando essa nação é comandada por um velho senil.
Disse tudo!!!
Sem dúvida
E o pior é quando essa nação singular controla os meios de comunicação, fazendo com que seus influenciados tenham acesso somente à narrativa que lhe convém.
Querido mestre suas palavras são a luz na escuridão. Obrigada 😘
Esse reflexo atual do que foi a formação de uma situação caótica e repleta de interesses é assustadora. Povos em perigo constante, agora também na Europa, mostra como a humanidade é repetitiva e cruel. Obg pela visão, professor!
Amei a citação sobre a síria e outros países que estão a ser invadidos e Quanto a Palestina? Pouco falamos do massacre que acontece a dezenas de anos por lá. Excelente exposição sobre isso, o Leandro sempre arrasando.👏👏👏
Muitos países a guerra é divisão no próprio país hoje em dia, por isso a dificuldade em se posicionar, assim como a maioria dos ucranianos pretendem voltar a Ucrânia, diferente dos sírios e outros, que vão para morar eternamente nos USA e Europa, por isso a diferença na recepção, não acho justo, mas entendo, pois muitos falam mal dos USA e a Europa, mas na hora da migração, vão todos pra lá, observa!
@@mariagiacometti1247 quem quer voltar para um país que está constantemente sob ameaças? Entendo o que você está a falar, mas é fácil falar quando estamos num país protegido. Observe a Palestina eles só querem aquilo que lhes pertence, um povo que abriu as portas para os judeus é hoje estão sendo massacrados, mortos E sendo EXPULSOS de suas casas, eu sei que nem todos que se dizem judeus são de fatos, mas enfim, a Ucrania tem muitos queridinhos.
Vamos observar a injustiça que está havendo com os demais países!
@@mariagiacometti1247 Primeiramente as pessoas são indivíduos com cada qual sua carga de informação e opinião, não se posicionarem unanimemente não é um problema de país dividido atual, sempre existiu. Segundo, os refugiados sírios e de outras localidades não pretendem retornar porque não tem perspectiva alguma de melhora nas condições de vida de seus países, por isso estabelecem-se de vez na Europa e EUA, que são bem mais estáveis; enquanto ucranianos tinham uma perspectiva de que melhoraria após 2014, e ainda esperam que seu país adentre a UE. Terceiro, concordo que muita gente reclama de Europa e EUA e acaba morando lá, mas a principal crítica à tais países é como o governo destes influencia para a desestabilidade de outras áreas do globo, e não à estabilidade econômico-social deles. E a adiantar que também não podemos atribuir todos os males desses continentes à Europa e EUA, também são problemas internos. Boicotar coca-cola acusando imperialismo americano é tão ridículo quanto boicotar estrogonofre russo. Criticar política externa americana e russa, mais do que necessário.
Talvez a repercussão desmedida, no caso da Ucrânia, se dê por causa da temática da Guer..Nucl.., q voltou a baila assustando à todos... por ser uma possibilidade REAL, eu acho.
@@Tito-Livio É que na guerra da Síria a Rússia realizou operações aéreas, colocou sistemas antiaéreos pra afastar ações do Ocidente, porque caso confrontassem os russos ali, poderia escalar pra uma guerra nuclear (na época um caça russo foi abatido pela Turquia, membro da Otan). E mesmo assim, membros da Otan realizaram suas operações na Síria, houve ataques com armas químicas. E ainda assim os refugiados sírios são barrados pela Europa, não houveram boicotes generalizados à Rússia (mantiveram a copa) e a guerra por lá continua sem fim. Acho que a comoção é por ser na "Europa" mesmo (se fosse Coreia do Sul, Japão, Austrália também teríamos essa reação).
Obrigada professor!
Recomendo a leitura do livro “A ideia russa” do filósofo Nikolai Berdiaev, escrito em torno de 1946. Existem traduções para o inglês e francês. Esse filósofo nasceu em Kiev em 1874 e faleceu em Paris em 1948.
Valeu a dica vou procurar. Se quiser saber mais sobre o fim da URSS, tem o livro "o socialismo traido"
@@JoseSantos-xh9mp Se quiser aprofundar no nazismo, aconselho ler A morte de Hitler: Os arquivos secretos da KGB
Que ESPETÁCULO!
Vou ouvir de novo!!!!
Mais uma vez tô pasma com o profe L. Karnal...quanta inteligência, seriedade, didática e clareza num só homem ao contar fatos da história e dar visões sábias sobre o comportamento social do mundo atual. E ainda por cima, tem charme e humor, quando o assunto permite falar,
Acho que estou apaixonada!...😍
Nossa professor....que reflexão deixou para nós no final da iive🙏
Professor, parabéns pelo video, foi sensacional!
Acredito que o mundo deu uma atenção maior a este conflito pelo seu maior potencial de escalada, que envolve o risco de uma guerra nuclear.
Além disso, penso que exista o fator "novidade". Estamos mais acostumados com conflitos no oriente médio e África, que permanecem por séculos, pelos mesmos motivos. Até mesmo a guerra da Ucrânia parece que já está perdendo foco na mídia, assim como foi com o Covid, que causou mais temor nas duas primeiras semanas, onde morriam menos de 50 pessoas/dia, do que quando morriam 4000 pessoas/dia.
Que esplicaçâo maravilhosa!!!!
Parabéns, pela primeira vez ouço alguém que conhece história e entende que a Ucrânia, como qualquer outro país, é soberano.
Guerra na Europa é sempre mais problemática por colocar em risco o dito primeiro mundo.
Perguntaram a Bush porque tinham invadido o Iraque:
Porque suspeitavamos que tinha armas nucleares.
Então porque não invadem a Rússia?
Porque tem armas nucleares.
Ou França ou a Inglaterra
Não sei onde ouvi mais um ser do ramo financeiro,disse que antes da destruição do Iraque.os da cúpula iraquiana cogitaram à possibilidade de vender o seu petróleo sem usar o dólar, e ele fala de outro país também que sofreu à mesma coisa.nao posso te garantir que seja verdadeira à fala dele.
Desculpe nao eram armas nucleares, e sim biological weapons, no Iraque!
Nao era verdade tb!😢
@@SandraMaria-qo3bt Qasem Soleimani foi morto no Irã em 2020 por um drone norte americano pois era um dos articuadores do fim do petrodolar. Que agora Russia e China tomaram como pauta economica. Todo gas e petroleo russo para a Europa e todo petroleo da Arabia Saudira para a China sera comercializado em suas moedas para retirar o lastro mundial do dolar.
@@SandraMaria-qo3bt a Líbia de Kadafi queria vender em Euro
Obrigada Professor...
Magnífico vídeo, magnífica dissertação, magníficos ensinamentos. Apenas lamento que o vídeo seja tão curto, pelo tanto que o Professor poderia transmitir-nos a respeito das razões e relações histórico-sociológico-políticas profundas que permitam melhor compreender as razões causais (e ilegais e ilegítimas) da invasão da Ucrânia por ordem de um ditador de índole czarista. Fica a sugestão para um vídeo mais longo e abrangente. Muito obrigado.
Obrigada, Professor!!
Amei : vc acha que virou em especialista em Ucrânia????? Tem muita gente que acha que sim!🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Amei a aula e reflexão "PORQUE NAO DAMOS IMPORTANCIA A POVOS SOFRIDOS NA ÁSIA E NA ÁFRICA, MAIS DAMOS IMPORTANCIA A POVOS SOFRIDOS NA EUROPA".
Aqui damos importancia sim, moro na Alemanha e há muitas iniciativas oficiais para a Africa. O problema da guerra atual é que envolve potencias nucleares e ameaca de guerra mundial, por isso o foco.Além do fato de ser a primeira guerra na Europa , a primeira invasao depois da 2 guerra em um continente que pareceia estar mantendo os pactos de paz,
Concordo...acho que as pessoas sabem pouco sobre as repercussões na Europa acerca de conflitos, aliás, se falarmos da invasão X repercussão no Golfo Pérsico, comparar o nível e simultâneidade das informações e do fazer saber é simplesmente imcomparável, também das pessoas se manifestarem como é feito hoje! Também acho muito perigoso essa espécie de compensação. Um amigo me dizia que quando morrem crianças, vitimadas por conflitos, na África ou Oriente Médio não existe tanto interesse! Mas quando é na Europa é diferente! Essa visão só produz preconceito e estigmatização! Qualquer guerra é nojenta, qualquer criança ou adulto sofrendo os horrores de uma guerra, em qualquer lugar do mundo é INACEITÁVEL!!!!!!
Preconceito e discriminação. Povos da África e Oriente médio não têm olhos azuis, cabelos loiros, cinemas UCI ou missas cristãs aos domingos. São vistos como sub-gente pelo ocidente. Simples assim.
@@lessavini E vou além. No caso brasileiro esse componente geopolitico, ganha o peso do racismo que fundou a sociedade brasileira: Basta pergutnar o quanto o brasileiro de classe média , privilegiado sabe da África. Observe o tratamento dado aos refugiados ucranianos agora, e compare com a recepção dispensada a Haitianos e venezuelanos. Isso para não falar no recente assassinato do congolês Moise no Rio de JANEIRO!!!
@@Elton_PG_24 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa.
Aula maravilhosa...obrigada
Estimado Karnal. Ouvi sua explicação com duas semanas de atraso. Está impecável. Só me permito fazer um aparte antropologico. Nossa espécie sempre demonstrou mais afeto e preocupação com tribos ou grupo que tinham semelhanças culturais ou étnicas. Por isso, horrores que afetam culturas muito distante das nossas não nos tocam tanto do que quando afetam grupos populacionais que são etnicamente mais proximos. E não tem nenhum juizo de valor nisso. Longe de mim mencionar que uma vida Siria vale menos que uma Ucraniana. Mas o pedido maciço da população em 2013-2014 na praça de Maidan comoveu todos os vizinhos europeus. A história também depõem contra a russia, um pais muito mais agressivo em seu imperialismo desde a epoca de Ivan. Dificil não se comover com a história recente da Ucrania, que tanto queriam fazer parte da comunidade europeia. A invasão brutal da russia é muito mais clara como ato de agressão do que o que se passa na Siria. Pouquíssimas pessoas conseguem explicar a guerra civil Siria ( Putin de novo apoiando um ditador sanguinario). Qualquer criança consegue justificar a injustiça que a Ucrania foi vitima. Um abraço meu conterrâneo que nos traz tanto orgulho
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Sensatez!
Bernardo, topa uma “falseada”? Qual teria maior repercussão, uma invasão ao Japão ou à Indonésia? A Israel ou à Turquia? À França ou à Bolívia? Antropologia é uma ciência séria, vai muito além dessas “regrinhas tribais”
Bernardo não te vou responder porque esse teu comentário é desnecessário.
Isso faz sentido, mas também temos que contextualizar: hoje em dia o mundo é bem mais globalizado e cada vez menos as fronteiras "importam" para as questões humanitárias, especialmente depois de sair de uma pandemia que reforçou nossas semelhanças além dessas fronteiras
Uma aula Delirante
Infelizmente não só o brasileiro, mas parece que é um marcador de nosso tempo o fato de que todos acham que podem opinar sobre tudo. Muito disso é reflexo dessa cultura cada vez mais individualista em que nós olhamos muito pra gente. Por olhar muito pra nós vemos de perto a nossa inteligência, de modo que qualquer informação que recebemos julgamos ser suficiente para entender qualquer assunto completamente
Você opinou neste comentário.
O que te dá o direito de opinar e criticar os outros que também têm opiniões?
Exatamente! É ridículo ver pessoas que não dominam um assunto querendo dar opinião.
@@canseidesersexy308 eu não opinei o comentário. Fiz uma análise, ainda que bastante sucinta, da nossa condição. Lá no início da filosofia Platão salientou a importância da diferença entre a opinião e o conhecimento. Portanto, não se trata do que eu acho, mas do que eu sei e posso argumentar, sustentar e inclusive mudar de ideia se for convencido.
As pessoas podem opinar sobre o que elas quiserem. Certo ou errado, mas e um direito de todos
@@eduardor3712 ninguém disse que não pode. O q eu e carnal estamos salientando é o quanto isso é contra producente pra quem fala (porque o sujeito cheio de verdade não consegue aprender, evoluir) e cria uma cultura do achismo em que pessoas leigas acabam tendo mais espaço do que especialistas
Obrigado professor pela aula!
Perfeita reflexão! Sou ignorante em história mas entendo que ambos países têm seus motivos. Como dito, os governantes não são santos, não são perfeitos, não estão acima de qualquer suspeita. Nem a mídia que manipula as informações desta e de outras guerras conforme interesses ocultos para nós, simples habitantes do planeta azul. Sinto compaixão por todos inocentes que perdem suas vidas ou as tem alteradas por estes eventos, sejam ucranianos, russos, sudaneses, líbios ou outros tantos. Resumindo: para o povo, guerra é uma M, para os grandes é um negócio.
Isso!
Que aula espetacular
Ninguém melhor do que um Historiador para explicar de forma rápida simples e clara essa guerra! Só me pergunto se uma aliança liderada pela Rússia decidisse colocar bases militares na fronteira dos EUA com o México ou o Canadá, de onde mísseis balísticos lançados atingissem Washington DC em pouco mais de 5 min de que forma será que os EUA fariam/reagiriam.
Porque pergunta? A resposta está dada. Isso foi o que aconteceu em Cuba. Agora me responda: acharia bem que a Argentina ou a Venezuela definissem a neutralidade do Brasil, país soberano independente?
a OTAN foi criada para qual propósito? porquê ela existe ainda se não há mais União Soviética ou porque a Rússia não faz parte da OTAN? E o que os governantes da Ukrania e classe empresarial poderia estar sendo favorecidos abrindo o território Ukraniano para entrada da OTAN? quais seriam os interesses militares e econômicos dos países membros da OTAN nessas fronteiras? o que significa Rússia hoje militar e economicamente assim como China frente a uma ascensão militar e econômica da nova ordem mundial? a questão é muito mais profunda do que essa visão regional feita por esse influencer. Não precisa existir OTAN. enquanto isso os EUA e Europa estão fazendo guerra fora dos seus territórios apoiando ditaduras e colocando armas para derrubar governos e substituir por um outro que defenda seus interesses econômicos. e geopolíticos. sobre essas guerra ninguém discute, ninguém sabe, nem a OTAN ou ONU se importam.
@@veleiropantai190 Obrigado pela sua reflexão. Eu passo a explicar: a OTAN foi criada para defender os países membros do expansionismo soviético. É bom lembrar que no final da II grande guerra Estaline começou a invadir e anexar países. Polónia, Estónia, Letónia, Lituânia, Checoslováquia, Hungria, Albânia, Jugoslávia e mesmo parte da Alemanha a que chamou democrática. Durante este processo e para que o povo baixasse a cabeça, assassinou deputados, prefeitos, chefes da polícia e mais todos os que se manifestaram contra.
Perante estes FATOS os restantes países uniram-se e formaram a OTAN, convidando também os EUA porque na realidade eram o único país com capacidade no pós guerra para os defender em caso de necessidade. Ficou claro que seria uma aliança defensiva e o seu secretário geral foi sempre um europeu. Até aos dias de hoje a OTAN permanece fiel aos seus princípios, por muito que isso custe a alguns que não param de a provocar.
Não há interesses económicos envolvidos, OTAN e UE-União Europeia não são a mesma coisa, ainda alguns países pertençam a ambas organizações como é o caso de Portugal, Espanha, França, Bélgica, etc.
o Objectivo da UE é económico: proporcionar um melhor nível de vida as populações dos países membros, objectivo que tem sido alcançado com bastante sucesso. Recorde-se por exemplo que o PIB per-capita da Rússia é menor do que o de Portugal ou de Espanha… Obviamente com este nível de vida a Rússia não é exemplo para ninguém e por isso são vários os países que querem entrar para a UE. O muro de Berlim quando caiu trouxe uma invasão de gente do leste para os países membros da UE e não ao contrário. Para melhor muda-se sempre! são fatos.
Por tudo quanto se observa a OTAN tem cada vez mais razão de existir. Se assim não fosse depois da Ucrânia seria a Polónia e a Alemanha a serem invadidas para serem saqueadas e destruídas.
A questão da China é muito diferente: chama-se Taiwan (Formosa em Português) e na falta de recursos para alimentar uma população que cada vez mais quer comer o que vê na TV que os outros comem: carne e peixe.
Espero ter esclarecido, sobretudo a confusão entre EU e OTAN. Não esquecer nunca: a Ucrânia é um país livre e soberano que foi invadido pela Rússia, acto condenado na ONU, sendo que de dos 193 países membros apenas 4 (repito:4) votaram a favor da Rússia. Nem China foi a favor…
Obrigadaaa!🌻🌻🌻🌻
Muito bom ver um comentário de quem entende o contexto histórico envolvido, aula incrível !
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻parabéns professor pela aula
Temos uma Carta Magna na qual temos o direito da expressão, ou seja, de expor nossas ideias, de discutir os mais diversos assuntos, é claro baseado na ética respeito os direitos de todos.
Quando percebemos que os países que são considerados as grandes potências mundiais, entram em conflitos genocidas, fazem ameaças de ataque nuclear, tentam resgatar a supremacia absoluta e agem atipicamente, talvez seja o momento de refletirmos e discutir a respeito.
Excelente explicação 👏👏
O Efeito Dunnig Kruger explica por que as pessoas acham que dominam assuntos que elas mal conhecem
Daqui a pouco haverá historiadores falando de guerras. Onde vamos parar?
Não me canso de te ouvir
Muito interessante! Um historiador que sabe do que fala... E sempre muito claro, didático e simpático. E não tomou partido de países. E sim de povos que sofrem pelas guerras.
Professor, o senhor é um sopro de leveza a essa existência tão complexa e sofrida que temos!!!
Adoro sua clareza ao relatar questões tão complexas!!! 👏👏👏👏👏👏🤩🤩
Foi um prazer ouvir...
Gostaria de ouvir Leandro Karnal tecer críticas às invasão promovidas pelo Estados Unidos e à brutal diferença da postura da mídia hegemônica ocidental sobre elas e a invasão da Ucrânia.
essa manipulação e distorção de toda realidade me da nojo.
Pois é, mas aí ele seria cancelado por essa mesma mídia. De qualquer forma, acho que ele já deixou essa crítica nas entrelinhas do vídeo.
Somos muitos!
Prazer Karnal,! Ouvir vc é fantástico.❤️💫
Pergunta-se: qual seria uma solução eficaz e viável(suponho, sem guerra) para a Russia, a partir do momento que a Ucrânia teima em entrar para a OTAN ? Sabe-se que os EEUU estão e sempre estiveram mergulhados em enfrentar a Russia.Putin em uma entrevista indagou algo que me parece ter sentido:"O que os EEUU fariam se por acaso uma base russa fosse instalada no México ?".Em termos de geopolítica, penso que coisas aparentemente simples se tornam altamente complexas.Junte-se a essa complexidade a paranóia de poder e ego inflados de seus chefes de estado, fica difícil apagar um pavio aceso.Vejo a paz cada dia mais distante, infelizmente.
Nem o vizinho do lado da nossa casa aceita ser ameaçado imagine se o Putin ia aceitar, as negociações com a Ucrânia, tanto da Ucrânia com a OTAN quanto da Rússia com a Ucrânia ja vêm de muito tempo e a Ucrânia sempre recebendo favores dos americanos, não sou a favor de guerra, bastava a ONU fazer o trabalho que criada pra fazer, o diplomático.
@@ritadecassiamorais6107 Penso igual.Tantas embaixadas e embaixadores e diplomacia que é bom... nada.Penso que a OTAN deveria ter sido extinta em 1991.
Segundo os russos, a Ucrânia poderia seguir o modelo sueco-finlandês de neutralidade, sem bases da Otan ou Rússia. Mas a própria Rússia já acusou a Suécia de não ser tão neutra, e de ambos serem os próximos da lista de invasão caso indiquem entrar para a Otan. O presidente ucraniano disse que pode desistir de entrar na Otan caso seja isso para alcançar a paz, mas dias antes da invasão já tinha dado essa possibilidade e mesmo assim invadiram. Anos atrás os russos sugeriram da Ucrânia se desmembrar ao modelo Tchecoslováquia, o que também fere o senso de soberania ucraniano, por mais que haja setores pró-russos e pró-ocidentais.
Pro Putin, que se mantém no poder há décadas, e seus aliados, que também costumam fazê-lo, é complicado lidar com o que um presidente diz num dia, e no outro dia outro novo presidente desfaz (Como foi com o que o Trump que abalou estruturas de décadas e com o Biden desfez esse movimento). Pra contornar isso, só um governo fantoche para não contrariá-lo, o que envolve tomada do território.
O Putin não precisa citar o México, os EUA já estranham bem Cuba e Venezuela.
Putin não diz nada com sentido é um Psicopata. Eu sou de Portugal e estamos a sofrer todos de uma grave crise económica e o sofrimento que vimos através dos media e dos refugiados que chegam em massa a Portugal é assustador. Qual o problema da Ucrânia querer pertencer à NATO? Isso não dá ligitimidade ao doente do Putin para mentir aos próprios militares sobre a verdade e atacar um país sem motivo, matar civis e alvos como hospitais, escolas, museus, aeroportos, hotéis, grandes armazéns de bens alimentares, casas privadas e matar crianças e civis gratuitamente.
Karnal sabe disto. Mas, ele tem interesses por trás.
Obrigado pela gentileza de compartilhar esse raciocínio!
A importância que o mestre se refere , ou seja a diferenciação e propagação entre as guerras dos países europeus e dos demais , é devido a mídia.
Que não dá importância pelos países pobres, pois eles não dão ibope .
É só ver se alguém ainda fala do Afeganistão. Vidas são importantes seja lá, na Europa ou em qualquer parte do universo.
Ou do Iemem???? Síria?????
Amei
Exatamente isso!!!
O eua falou p eles entregarem os terroristas e eles nao deu moral por isso os eua invadiu o Afeganistão ok ja Ucrânia nao atacou a russia ne
Aqui na Alemanha se fala muito de Afganistao, Iemen e Síria, aliás, Putin já fez seus estragos na Síria, só para lembrar...Alepo
Esta foi amelhor explicação que Ja ouvi. muito obigado professor!
O motivo das pessoas estarem se preocupando com a Ucrânia é pelo fato de ser um país soberano, independente e que não estava agredindo nenhum país. Até um mês atras as pessoas estava vivendo suas vidas, trabalhando e tendo sua paz. Outros paises em guerra como Lamen, Síria, ou qualquer conflito na África são movidos por problemas internos que misturam ideologia, política e religião. Praticamente são guerras entre um mesmo povo. No caso da Ucrânia a Agressão Russa é muito assustadora por seu poder de dano massivo com mísseis e bombas.
A Ucrânia está em uma "guerra civil" desde 2014....
Se em kiev estava tudo ok, com as pessoas trabalhando, estudando e vivendo suas vidas, não podemos dizer o mesmo do leste da Ucrânia, na região do Dombass, onde desde 2014 aprox 14 mil ucranianos morreram vitimas dos confrontos entre o proprio exercito ucraniano e cidadãos ucranianos separatistas....
@@stankiewicz1992 Se morreu 14 mil de 2014 até agora, então significa que a solução adotada falhou miseravelmente pois em 30 dias deve ter morrido mais do que o dobro disso somando Russos e Ucranianos. Não adianta que não da pra defender o indefensável.
@@Canal_do_Rod segundo a ONU, até 2 dias atras 1081 civis morreram em 1 mês de guerra...
Não 14 mil...
@@stankiewicz1992 E quanto aos soldados Russos e Ucranianos? vc não conta isso porque?
@@Canal_do_Rod pq são SOLDADOS!
Soldados não são inocentes. Estão lá para matar ou morrer....É o trabalho para o qual se prestaram....
Não contam como baixas civis, tampouco como perdas de inocentes...
Professor Ksrnal, sempre preciso e pontual
Como sempre, Prof. Karnal preciso e didático. Uma aula de História e Geopolítica. Mas quando os Estados Unidos invadiram países como Vietnam, Iraque, Afeganistão (e outros mais) ñ houve essa comoção mundial. Outros países europeus usaram a força para conter movimentos em ex-colônias. A França é um exemplo desse modus operandi (Argélia, Haiti, etc.). A situação na Ucrânia ñ é desejável em nenhum aspecto, mas há uma hipocrisia no comportamento dos países-membros da OTAN. Eles também desejam a expansão de seus domínios.
Mais o ruim e que ele traio o tratador de pais
Desde que começou essa super proteção a Ucrânia, fiquei pensando sobre os outros países em guerra que não tiveram isso. Também fiquei perplexa com a oratória e poder de convencimento do presidente Wolodimir. Porque que ele não usou todo esse poder em uma conversa franca e direta com o presidente Putim , teria salvo muitas vidas.
Obrigada!
Deu uma aula sobre conflitos, sob o ponto de vista russo. O mais vasto território entre todos os países, um verdadeiro império constituído com a subjugação de povos e mais povos.
Com tal história, usando da condição de especialista que me foi concedida pelo Karnal, identifico nesta condição de império as razões para a insegurança russa. As ameaças estão dentro do grande urso. Tanto que Putin tem duas guerras em andamento, uma delas sobre seu próprio povo. Abomino todas as tentativas de explicar a barbárie que a Rússia vem perpetrando sobre vizinhos.
limitar-se a "abominar" impede de aprender como o mundo funciona...
Mano a russofobia é propagada desde a segunda guerra mundial, em 90% dos filmes de terrorismo ou guerra o inimigo é a Rússia e o herói são os EUA, pergunte aos americanos o que eles pensam dos russos, tem vídeos no UA-cam, agora olhe o inverso. Os russos a assistir tais filmes, imagine você o que eles sentem, sempre sendo vilanizados, aí quando chega o troço como o Putin e faz o que faz, a mídia global aumentam exponencialmente a russofobia, sendo que existe apenas alguns culpados (governo russo e os ocidentais que promoveram essa teoria da conspiração na cabeça dos governantes russos). A culpa é de Putin, mas também é de 80 anos de russofobia.
Aula espetacular!!!
O que distingue esta guerra de algumas outras e por isto a torna mais revoltante é a invasão a uma nação soberana que só está se defendendo. Não é uma guerra civil com apoio de algumas potências ou grupos radicais. Não é por ser na Europa que há tanta comoção, o que menos importa é o Continente.
E a Palestina? Onde está nossa solidariedade, nosso acompanhamento nas mídias?
Aham... conta outra hipócrita!
@@FelipeXaviersp Quanto ódio no seu coração!!! 😥
Obrigado, Professor.
Parabéns Professor. Brilhante. Infelizmente o brasileiro opina sobre tudo e conhece quase nada. Fala o que os manipuladores quiserem que eles falem. Obrigada pela brilhante palestra.
Mto bem colocado, não sabem nada ..👎
Bom fechamento😏
Valeu professor
A resposta para as questões colocadas no final, é o capitalismo. Os países africanos em guerra continuam a ser explorados pelos ocidentais, já a Ucrânia joga um papel estratégico para o ocidente, e tem mais valor económico em paz do que em guerra, o contrário dos outros países de outros concorrentes.
Sim, quanto mais desgraça na África, maior a exploração
Que aula maravilhosa professor. Obrigado!
Excelente a sua explicação Professor!! Uma pergunta que me deixa intrigado?? Quando os E.U.A invadiram o Iraque, mesmo desrespeitando uma resolução da ONU, deixando muito claro que não poderia invadir, ainda mais sob um pretexto que no final não foi confirmado, que o mesmo possuía armas químicas, não houve por parte de nenhum País algum tipo de embargo. Parece que o mundo cada dia está mais dividido e cada um preocupado única e exclusivamente com os seus próprios interesses, essa é a razão de tudo que está acontecendo. Como os antigos diriam, estão olhando para próprio umbigo.
Este é o problema. Karnal é um cara que tem muita leitura, mas sabe onde está pisando. Este é o problema de quem se propõe a ser palestrante. O cofre não pode secar!
Sempre um prazer e muito proveitoso ouvir o prof Karnal......obg
10:30 Acredito que a resposta, ao menos para mim, para essa questão é por uma razão simples professor: nos casos específicos da Síria e do Sudão, e outros exemplos de regiões citadas, os conflitos são gerados muito mais por crises de políticas internas malfadadas, perseguição étnica ou religiosa, disputas territorialistas de grupos paramilitares locais, enquanto que na situação da Ucrânia, é a antiga e monumental sombra da marcha da expansão imperialista do Kremlin em detrimento dos seus países vizinhos. Uma enorme mancha vermelha de sangue que foi de uma terrível experiência para todos os povos envolvidos. O holodomor, não citado pelo senhor, é um fato histórico, um genocídio da pior espécie que deixou cicatrizes eternamente abertas na memória do povo ucraniano. Os poloneses, tchecos, lituanos, até os escandinavos também estão em desespero. Tanques desfilando com a bandeira da ex-URSS nesse comboio maldito estão trazendo o pesadelo de volta batendo às suas portas. A produção, principalmente do setor primário, em quase todo o mundo inevitavelmente vai ser atingida por essa guerra. Não tem como uma incursão de violência covarde por parte de um colosso que abre antigas feridas com esse contexto histórico e, de resultados negativos de imensa proporção, não submeter a maioria das pessoas à preocupação de uma iminente crise de nível global. Enfim essa foi a minha opinião e sempre agradecido por mais uma aula. Paz a todos.
comentário absolutamente lúcido, como poucos.Putin quer o corredor estratégico até o Krim e o domínio do mar Asow, obtendo no caminho as minas de carvao de Donbass e Lubansk. A Rússia fomentou o conflito ali na fronteira, criando grupos para miitares já antes da invasao. A existencia da Ucrania soberana é uma pedra no sapato de Putin. Veja o que ele fez na Georgia e Tschechenia, agora dois paises marionetes. E a brutalidade do ataque a Alepo, assassinando civis, se repete agora na Ucrania, nem as rotas de fugapara ciis sao respeitadas. Muitos nao entendem que o Otan é um grupo de defesa, nao veem que os países do leste é que querem entrar nela, para se proteger da Rússia, muitos pensam que a Otan obriga os países a participarem dela, só enxergam os EUA e Rússia , sem procurar entender os conflitos históricos do leste europeu e a existencia de governos proprios.
Parabéns pelo texto. É incrível como, em nome de ser contra o imperialismo americano, os "politicamente corretos" fecham os olhos para o genocídio que o povo ucraniano está passando novamente.
Sempre muito esclarecedor nas suas colocações.