Rapaziada, faz todo o sentido o que vcs falaram, principalmente tendo em vista o tramando do Meteoro. Mas, acho que vcs levaram mt as coisas pra uma esfera individual, como se nós pudéssemos, enquanto indivíduos, fazer algo determinante para frear o desenvolvimento das IA's. Esse não é um problema de ordem individual, então não podemos trata-lo como se fosse!
O pior é que eles não mencionaram que agora a Adobe mudou os termos de uso do Photoshop exigindo que você aceite que qualquer coisa que você colocar no programa possa ser usada para alimentar IA, não ta tendo pra onde fugir
Eu não uso Adobe há uns 8 anos. Existem toneladas de softwares open source que te permitem fazer tudo, as vezes com um pouco mais de complicação, mas com a enorme vantagem de ser grátis e sem contratos com clausulas abusivas ou risco de vírus pela necessidade de piratear o produto.
Sou programador e tem muitos da noss área que acham que pq neste momento as ias estão ajudando muito em nossa profissão o perigo do desemprego não é real. Eles acham quê é só continuar se qualificando e desenvolvendo, como se a capacidade de desenvolvimento das IAs não fosse milhões de vezes mais rápida que a de um humano. Já tem diminuido bastante as contratações em nossa área e as que tem estão exigindo qualificações cada vez mais avançadas por um salário de JR, não sou alarmista mas honestamente estou MUITO preocupado
Obrigado pela sua percepção, pq na minha área da tradução também tem muita gente metendo o avestruz e pagando que basta você se adaptar, eu fico descaralhado com isso. Não é isso e o buraco é muito mais embaixo e mais perigoso do que meus colegas imaginam, e acho que vão perceber quando for tarde demais. Inclusive já estou estudando outras opções de carreira pq tá sinistro...
Sou QA e nosso trampo também tá assim, galera geral usando IA pra criar plano de testes, scripts e automações.... e eu vendo nossas demandas serem todas atendidas por IA e percebendo que minhas certificações vão valer nada daqui um tempo.
@@henrique88t Entendo e me solidarizo com a sua situação, sou da área de tecnologia e tbm corro o risco de ficar pra traz, porém, já pensou que em um período de 10 anos poucas serão as profissões que não correrão o risco de serem ameaçadas pela IA, estamos no início do processo...
@@henrique88t eu sou formados em Letras Alemão, licenciatura + bacharel, e tenho duas pós: uma especialização técnica em tradução e outra na área de metodologia do ensino do alemão. Me apaixonei pela sala de aula e me tornei professor, mas encaro algumas traduções técnicas (encarava na verdade, pq nunca mais ngm me procurou). Eu consegui criar um certo renome dentro da minha universidade e a galera de Engenharia que queriam o resumo do trabalho acadêmico em Alemão vinha tudo pra mim. Só que nunca mais. eu vi que esse seu comentário já tem 5 meses. você já sentiu algum impacto significativo desde a implementação da IA?
@@leonardocsantos4651 Foi um impacto muito grande já em 2023 (após um ano robustíssimo em 2022 em que eu tava quase contratando alguém pra me ajudar de tanto trabalho que eu recebia) eu parei de receber trabalho de todos os clientes que eu tinha quase ao mesmo tempo e teria que refazer a carteira do zero, então abandonei a profissão, até porque tenho outros interesses e objetivos e não tenho acompanhado mais. O que de vez em quando alguém ainda me passa é... treinamento de IA, que é basicamente pedir pra alimentar o leão que vai te devorar. Mas não sou capaz de dizer pra uma pessoa não tentar, porque talvez ela encontre um nicho lucrativo. Só não recomendo mesmo a área de legendagem e entretenimento porque até mesmo antes disso as agências já tentam por um tudo montar nas suas costas com taxas paupérrimas e exigências estratosféricas, talvez porque as pessoas tratem essa área como um "sonho" e aceitam absurdos para estar ali.
Perfeito. Eh isso. Desde entao o cara ta na noite sombria da alma e nem percebe. Fica so aplaudindo a propria suposta virtude sem dar conta de que na verdade tá é ridículo.
Cara, aquele ataque foi totalmente gratuito, arrogante, sem sentido. Confesso que peguei um certo ranço deles depois daquilo. Até a Ana que parece mais sensata entrou na onda. Ainda consumo alguma coisa da Sophia e do resto da equipe, mas não é a mesma coisa. Aquilo foi muito decepcionante.
Até hoje não entendi direito essa birra do Álvaro com o Linck. Foi por causa do bglh lá com o Load? Pq se for acho paia! O Load é adulto e sabe se virar.
@@Rafa.Kandor Exatamente, inclusive a análise do Linck deixou aquela sensação de "não pode mais ser desvisto". Não tem como, passei a enxergar o canal (principalmente o Alvaro) como o "paladino da verdade", com uma soberba sem tamanho. E esse estilinho dele mansinho, luvinha de pelica, nunca me pegou, acho falso e cínico pra caralho.
@@homeroneto5853 isso mesmo. Depois do ocorrido eu ainda passei um tempo inscrito, mas saí, não dá mais (ainda recebo recomendação, mas não vejo as dele). Se fosse uma treta real entre os dois, eu não ia estar nem aí, eles que são adultos que se entendam. Mas a coisa foi muito sem noção. Eu posso tá errado (e muito, já que não o conheço e só tô confiando no meu radar), mas o Álvaro tem o maior jeito de playboy mimado e arrogante que não pode ser contrariado se não quer rodar a baiana.
Muito bom, gente! Obrigado por estarem do nosso lado, sendo nossos aliados. Nos últimos dias as coisas foram bem difíceis, principalmente ao perceber gente do nosso campo abandonando a nossa classe. Aos poucos estamos tentando nos organizar, não é fácil pq a arte sempre foi muito descentralizada e muito independente, além do fato de termos sido pegos de surpresa pelas IAs antes de todo mundo. Por isso, vozes como as de vocês são MUITO importantes pra somar ao nosso coro. Continuem nos ajudando, falando sobre o assunto, tocando na ferida. Até para que outros canais usem de exemplo e passem a fazer o mesmo. Valeu!
Cara, a gente tem que se organizar, como faz? Animo demais se juntar pra pelo menos pra conversar e ter ideias de como agir, não da mais pra gente ficar esperando pelo melhor, nossa categoria já é desvalorizada a muito tempo. Fico a disposição pra entrar em contato @ilustra.wagner. ÉNÓIS
Nada contra o Alvaro (exceto o fato dele ter se transformado num chatão e rei da incoerência), mas torço pra que ele perceba que na narrativa da vida o cara tá num momento de crise. Silêncio ajuda nessas horas.
Tá certo o Álvaro. Ilustrador não é profissão, arte não gera mercadorias com valor de troca. Quem ainda acha que vai sobreviver de arte em 2024 é um completo imbecil.
Sou designer, moro na periferia de Florianópolis, trabalhava para uma firma em Miami que contratava mão de obra da América Latina pra baratear... Em Março todos os latinos perderam o emprego, e pelo que soube de um colega canadense que trabalhava lá... Um setor todo da empresa (o que era ocupado pelos latinos) foi substituído por IA. Depois de 12 anos de profissão, vou ter que pensar em outra forma de sustentar minha filha... Me contrata, Cauêzão!
Artistas virgula, vários artistas que desenham hentai e nunca trabalharam para ninguem, estao reclamando de perder trabalho que nunca tiveram kkkk o proprio alvaro nao contratava artista... vai ser a era dos artistas criativos.. IA vai ser uma otima ferramenta.
@@faelsilva1127 exato.. fora que as ias hj ainda nem reconhecem muitas coisas.. tenta fazer ai, "kazuya do teken lutando contra o benimaru do kof" as ias simplesmente não sabem quem são os dois
O alvaro virou um cara vaidoso de fala mansa que pisa no seu pé e diz "perdoe esse míope que nao viu seu pé aí debaixo". E se vc ousar reclamar que doeu, ele pisa de novo alegando que ele precisa de um chão pra pisar e que infelizmente seu pé tava embaixo... mesmo com muito chão disponivel e livre de pés alheios... por pura vaidade e intransigência.
E o Cauê falando que vai acontecer a precarização do trabalho. O que ele esquece que isso já aconteceu ha séculos. No século passado o êxodo rural aconteceu pq as fazendas começaram a usar tratores e colheitadeiras, o desemprego na indústria aconteceu pq começaram a usar robôs no lugar de trabalhador para montar carro, maquinas, um celular mesmo n é montado por ser humano em boa parte, pq exige extrema precisão. O maior problema da IA, que eu insisto, é uma automação, n é a IA em si, mas o nosso sistema capitalista, que cria tecnologias com facilidades, que ao invés de garantir qualidade de vida para as pessoas, trabalharem menos, terem mais tempo livre, ganharem mais (todo mundo) gera uma monstruosidade onde o destino do trabalhador (rural a intelectual) é o desemprego, sem ter um plano de renda minima, em prol do lucro do empresário. Então o meu resumo o maior problema não é a IA (a qual sim tem que ser discutida e regulamentada urgentemente), mas sim o nosso sistema capitalista.
Isso aí é a pura verdade, mas tá fadado ao colapso. Um dia todo trabalho humano vai se tornar obsoleto e aí toda nossa relação com o valor do trabalho vai precisar ser repensada. Não vai adiantar, por exemplo, as empresas terem custo humano zero pra produzir as coisas se não tiver ninguém com capacidade financeira pra consumir essas mesmas coisas.
@@_Fernando. Por isso que eu falo que a discussão é muito mais profunda do que "sou contra IA" de artista que hoje se vê a mesma ameaça que sempre ameaçou a grande maioria dos trabalhadores brasileiros do campo, da indústria e que nunca deixou de ser precarizado.
Mas nos anos 70, 80 e 90 as pessoas tinham uma estabilidade no trabalho. Nossos avôs, pais trabalhavam numa mesma fábrica até a aposentadoria. Conseguiam aposentar aos 48 / 50 anos !!! Era uma época boa. Depois que entrou o fhc e começou a precarização com ele dizendo que aposentados são vagabundos 😢
@@_Fernando.e muitos aceitam normais não ter carteira de trabalho assinada ! Direitos trabalhistas, convênio, décimo terceiro etc. Agora tudo intermitente, uberizado e precarizado.
@@rosandm1638 essa era uma realidade da classe média e de operários sindicalizados, meus pais mesmo nunca tiveram essa estabilidade e trabalharam até morrer sem ter um emprego fixo. Minha mãe era diarista e meu pau pedreiro, meu pau mesmo só tinha trabalho enquanto durava a obra, acabou a obra tinha que ir atrás de outro trabalho. N vejo problema, nos dias de hoje as pessoas mudarem de trabalho, o problema está na perda de direitos trabalhistas, ou seja no sistema, e n só nas IAs.
Eu ainda acho que o outro lado ta se unindo para derrubar a reputação dele, querendo ou não o meteoro é uma voz bastente relevante na esquerda, fizeram coberturas intensivas na epoca da pandemia e CPIs. Ele tomou uma pancada no debate do mamão falei, ficou enfraquecido e agora todo mundo caiu em cima dele pra terminar de derrubar
@@rms875 que isso cara, para de ódio, o que o cara fez de errado além de ir debater com um desonesto? Ele é um bosta por quê? O cara tem um canal sério que se preocupa com a qualidade da informação, aí o cara começa a ser perseguido e mentalidade de multidão virtual toma conta da cabeça fraca de alguns que começam a atacar ele sem motivo nenhum
Meninos muito obrigada por apoiar nós artistas fico muito feliz de ver que nós ainda temos colegas de entretenimento que nós apoiam🩷✨️ , queria pedir que voces falassem um pouco sobre o Meta estar usando as nossas mídias de Instagram para alimentar a IA deles , so tenho visto pessoas da área de arte falando sobre e achei que seria bom se vcs tambem falassem a respeito
6:45 Como diria o Che Guevara, "Seja duro sem perder a ternura". Temos que ser ser duro e cobrar do Alvaro, mas sem perdê-lo e mostrando a fita errada e sem ficar xingando.
Pegaram pesado com o Álvaro, Caberia um diálogo com pedido de retratação e reafirmação, até por que nos vídeos do canal meteoro ele sempre expõe trabalho de artistas independentes. Está muito estranho essa parada.
Okay vou comentar alguns pontos Trabalho com a Disney no Canada e tb ja fui jornalista no Brasil. Entao, eu compreendo ambos os lados. 1- Caue, se vc usa chat gpt para fazer um parte do script de cada video vc nao deveria falar nada do Alvoro. Cada um usa AI da forma que achar necessario. 2- Todos artistas copiam outros artistas. Nao existe trabalho unico ou tecnica exclusiva. A Marvel copia a DC, Disney copia outros studios. Ate a Pixar copia ideias. Copiar outros artistas mesmo que eles nao saibam eh uma pratica antiga. A industria do mundo interior faz. Ninguem vai mudar isso, nem meso as AI. 3- Varios jobs desaparecem e infelizmente talvez a galera das artes deixem de existir ou se transforme em algo novo. Eh necessario se adaptar as vezes. 4- A gente nao quer saber quem fez a arte, a gente que saber se a arte traduz aquilo que a gente precisa comunicar. O artista nao eh importante. O Alvaro pode sim usar AI para fazer o trabalho. Eh para isso que a AI existe. Alvaro nao precisa contratar ninguem para fazer isso afinal, ele mesmo disse que edita as imagem o que transforma o couteudo, ou seja, vira arte dele. 5- Vc pode ate querer lutar contra AI, mas elas chegaram. Se adaptar eh melhor do que combater. Do ponto de vista do jornalista vcs precisam entender que a gente se preocupa com a informacao. Nao com o artista ou com o fotografo. A gente precisa vender o texto apenas. Se vc se diz artista e ficou ofendido a dica que eu dou eh se adapte. Artista banca a propria arte, produtor de arte tem patrao. O mercado capitalista eh cruel. Eh a vida.
Engraçado que o Caue usar o chat GPT quando é conveniente, pra ele está tudo bem... De qualquer maneira, ele está fortalecendo a IA. E também acredito que ele não vai conseguir sustentar esse discurso por muito mais tempo.
Eu também sou artista, trabalho com ilustração editorial, e sim todo artista “copia” outros artistas, sempre que você começa um projeto novo a primeira coisa que faz é procurar suas referências e estudar como vai usá-las. MAS existe uma coisa chamada direito autoral e intelectual sobre uma obra e você não pode simplesmente pegar o trabalho de outras pessoas modificar um pouco e dizer que é seu. É isso que essas AIs generativas de imagens fazem. A meta, o Google a Adobe todas essas empresas estão usando ANOS de imagens que foram geradas por artistas para alimentar as AIs SEM CONSENTIMENTO desses artistas. E isso é anti ético pra dizer o mínimo. O problema não é só tirar o emprego de um artista (muito provavelmente o Álvaro não iria contratar um artista de qualquer forma) mas usar AI é roubar propriedade intelectual alheia. E a gente não deve ser conformista e simplesmente “se adaptar” por que o capitalismo é assim. A classe artística tem que lutar pelo direto de ser dono da própria arte e poder escolher se quer que seu trabalho seja usado para treinar AI ou não. A AI pode não deixar de existir mas seu uso, especialmente pelas empresas precisa ser regulamentado.
Comentário mais sensato que já li sobre.sou artista de conceito, e penso igual. o roubo de propriedade intelectual já rolou, já foi, e não adianta lutar contra os moinhos de vento, tem que regular a lei para os grandes, as impresas, as donas das ias, não contra as pessoas.
O que eu acho que pegou mesmo, foi a posição trucadora do Alvaro. Obviamente tinha um pessoal mais inflamado, afinal estamos falando do Twitter, mas tinha muito mais pessoas tentando fazer ele entender o porque aquilo era errado. E acabou caindo até num coitadismo sem sentido do Alvaro, de se sentir atacado por não conseguir fazer artes e tudo mais. Meio que a galera ficou chateada com a falta de um "desculpa pessoal, entendi o ponto de vocês e não farei mais". Foi triste demais!
O que me pega é o coitadismo, porque o Alvaro é um playboy... eu moro na mesma cidade e sei onde ele mora, o tamanho da casa do maluco e o tamanho do canal dele. Ele sim, poderia pagar um artista (trabalhador) para fazer as artes pra ele. O Brasil já tem essa parada de a maioria da população (vide pequenos e médios negócios) cagarem pro design gráfico, terem um mau gosto do caralho, aí vem a IA e acabou! Antes era o sobrinho do dono o maior inimigo do designer, agora é a IA.
Antes disso tudo, o que pegou mesmo foi a contradição de se dizer contra IA (sabendo da precarização que causa) e ao mesmo tempo fazendo uso da mesma. Isso pegou mal demais, e daí ele só piorou a situação tentando botar justificativas fracas que já estamos cansados de ouvir.
6:50 Vale ressaltar que existe sim uma luta sendo travada pela comunidade contra essas empresas. O problema é que a gente não vê muita movimentação organizada aqui no Brasil, e isso por várias questões. A maioria das empresas envolvidas são gringas, então quem ta fazendo uma vanguarda nessa luta são majoritariamente artistas americanos. Se vocês procurarem pela Karla Ortiz por exemplo, vão ver ela até debatendo com senadores nos EUA em questão de uma luta por regulamentação. O que ajudaria a gente aqui no BR seria ter sindicatos, e mais artistas presentes nas organizações de luta da esquerda. É uma pauta urgente pra nós, a indústria ta sendo dizimada e tem gente realmente perdendo o pão de cada dia. Pra nós artistas, é uma treta por dia nas redes sociais, é uma paulada por semana. Como o Bulba bem ressaltou, dessa vez só respingou em outras bolhas pq o Alvaro é um comunicador.
Gente, também não é como se o cara sempre tivesse usado e isso tivesse sido descoberto agora. Ele usou tipo 4 vezes e no vídeo já falou que não vai mais usar. A Internet está me deixando doente
@@gonca4602 não entendi 🤔. Oq vc quis dizer sobre meu caráter? Eu simplesmente concordei com seu comentário.. acho q a Internet é sádica ao julgar e condenar as pessoas.. o cara usou IA.. e já disse q não vai fazer de novo.. pronto! Pra q ficar julgando ele? Em segundo lugar .. realmente a Internet adoece mesmo as pessoas, já deletei tudo q é rede social e agora uso o UA-cam com tempo contado .. Sei lá oque vc entendeu do meu comentário.. mas eu simplicidade concordei com Vc .. Talvez vc esteja mesmo doente com a Internet,,, tira um tempo e descansa .. 🫂
Mano nao tem jeito, imagina quanta gente nao perdeu trampo por causa de tecnologia e internet ? Muita gente perdeu trampo pra voces estarem ai sentados fazendo podcast na internet .... Isso nao vai deixar de acontecer nao adianta .
Não, porque existe uma porcentagem do possível para não ser plágio, uma amiga teve o trabalho plagiado pela ia e o processo está um inferno na vida dela, antigamente era muito rápido e fácil de resolver. A Adobe está usando boa arte pra alimentar a ia deles sem pagar pelo trabalho, então não é plagio @@lazarorsg
Nao eh similar pq o musico é um trabalhador que se apropria do conhecimento produzido pelo seu trabalho historicamente pra trabalhar no presente. Qualquer trabalhador de qualquer profissão funciona assim. A inteligência artificial nao é um trabalhador. É um software criado por alguns trabalhadores (nem sempre bem remunerados…) para roubar trabalho de milhoes de outros trabalhadores e vender como mercadoria que vai gerar lucro pra um punhado de capitalistas donos dessas IAs. Entao nao, nao eh nada similar com o que um musico ou qualquer outro trabalhador faz na sua profissão.
@lazarorg o advogado se “inspira” no conhecimento produzido pela doutrina e jurisprudência durante decadas/seculos para trabalhar no presente. O medico se “inspira” em toda a literatura científica produzida até hoje, para desenvolver seu trabalho no presente. O engenheiro se “inspira” em todos os conhecimentos matemáticos disponíveis para trabalhar no presente. Todas as profissões sao fruto de um processo de acumulação de conhecimento. A IA nao eh um trabalhador e nem uma profissão. É um produto mercadológico que se apropria do trabalho de todos esses outros trabalhadores citados e é vendido pra gerar lucro pros respectivos donos.
Estou feliz com a postura do Cauê e do Load, 2 pessoas que sempre adimirei muito, em relação a essa questão. Sim, a nossa caterogia dos ilustradores tem q se se mobilizar, no minimgo pra regulamentar e ir atrás dos nossos direitos;
Sou professor de Física em escola pública (Pelo menos enquanto os liberais não acabam com ela), e reparei como alguns alunos da 1° série estavam usando o chatGPT, mas sem entender como ele funcionava de verdade. Exemplo, eu passava como dever de casa algum problema para ser revolvido e eles me devolviam a tarefa como um texto. Ou seja, eles copiavam o texto de resposta do chatgpt sem entender que era o passo a passo do cálculo para chegar a resposta.
Esses liberais são terríveis, veja a Inglaterra, com aquela moeda de câmbio que superou o dólar e algumas das melhores universidade do mundo. Lugar horrível de se viver. Bom é no Brasil, 42% de tudo é imposto e vc morre na fila do hospital.
4:16 esse foi todo o ponto - aceita que errou, corrige o erro e bola pra frente. Mas ele meteu a carta do vitimismo, fez um video passivo-agressivo (onde ele mostra o @ das pessoas que criticaram ele, o que pode jogar hate nelas) e CONTINUA COM AS THUMBS NO AR. Foi uma grande decepção.
@@tufab3494 São decepções diferentes. O caso do Mamãe eu achei perda de tempo da parte dele, mas é ele que sabe o que fazer com o tempo dele (e não curti muito o posicionamento dele depois, mas enfim). Aqui o buraco foi bem mais embaixo.
Eu sempre achei o Álvaro um passivo agressivo, por isso não assistia. Percebi isso há uns 3 anos atrás. Acho irritante a maneira de se comunicar, sempre se colocando como um santo. Tô achando é engraçado ele cair kk E eu sou de esquerda. Mas não dá esquerda chão de taco
Pq o Álvaro pode chamar um artista pra fazer a thumb dele, e Cauê falou que nunca chamou e nem chamaria alguém pra fazer o título pra ele, é só um título um lampejo de que caminho seguir são coisas absurdamentes diferentes pq no final Cauê escreveu as palavras dele a I.A não fez o trabalho nem finalizou algo, o título ainda é feito pelo Cauê.
@@leoaarruda só é zuado se vc nao mexer no q foi gerado? se eu pincelar por cima tudo bem? desculpa, nao vejo diferença. Existe um profissional pra isso que foi substituido. Se ele que fazer por conta própria ok, mas se ele precisa de ajuda, o profissional que poderia ajudar está sendo substituido pela IA.
Eu não entendo muito bem esse posicionamento deles. O Cauê tem vídeo antigo intitulado "Adapta-se ou morra" (ou algo assim) da época das brigas de taxistas com a chegada do Uber. Simplesmente não entendo a martelação em cima de mais uma tecnologia como se qualquer esforço de nossa parte vá atrasar algum milésimo de segundo do avanço das máquinas. Parafraseando o Sacani, devemos aprender a usar a IA ao invés de lutar contra o inevitável. O que vai acontecer é que a esquerda que luta contra isso com unhas e dentes vai ficar pra trás do resto do mundo e toda essa revolta não servirá de nada.
Papo reto: Divulgação de arte digital com crédito pro artista e tudo... Só vejo no Meteoro. E outra: Álvaro errou mas acertou... Pq estourou o holofote em cima da discussão e jogou o megafone na mão dos artistas que ficaram ofendidos e só estão sendo ouvidos pq estão surfando uma onda do tamanho do Meteoro Brasil
Yuval Harari nos alertou, há quase uma década, que a IA faria com que centenas de empregos sumissem, e que centenas de milhões de pessoas se tornariam economicamente inúteis.. Cabe ao Estado protegê-las, e às próprias pessoas se adaptarem à nova realidade - antes que seja tarde, pois essa onda é inevitável..
esses dias vi o caue falando num podcast que faz propaganda de bet pra poder pagar toda a estrutura do canal cada um paga as contas do jeito que pode né
Como disseram no twitter, nos comentários do vídeo e nao sei se teve aqui. Os artistas NÃO estao SÓ atacando o arvro, nao é como se tivessem nem ai pra empresas que é o real problema, contra isso tem revolta diaria a varios anos, principalmente porque tanto as redes sociais como Instagram abertamente dizendo que vai usar e o adobe que A GENTE PAGA(pros q argumentam "tao usando de graça, n podem reclamar"), tacando o fodase pra gente e indo usar tbm... É só que o arvor chegou at vcs, mas tem outras lutas que vcs nem fazem ideia ou parecem se importar
A gente reclama, mas a galera vai cagar, andar e rir por cima. As IAs vão continuar evoluindo, se pá sem alguma legislação, e vai ficar por isso mesmo. Nem duvido que vá ser assim.
acho que a questão nao é evolução e sim democratização da tecnologia, mais pessoas tendo acesso a algo que até alguns anos atras era papo de cinema. A evolução em si ja ta ai, com a democratização e mais pessoas utilizando, o que vemos tb sao mais pessoas empenhada em melhorar as soluções dentro das possibilidades e limites.
@@Pixxeriapsé, aquela do "não existe almoço grátis" é só outro nome pra entropia Não existe output de trabalho sem input de trabalho No momento a bolha tá fazendo valer a pena economicamente a quantidade descomunal de trabalho e energia (lê-se emissão de carbono) que é necessário pra rodar uma AI Mas uma hora a bolha estoura Chega uma hora que custa mais do que trás E aí que o desenvolvimento estagna
12:13 já tem canal por ai que é feito totalmente por ia, o trabalho é juntar tudo gerado e upar o vídeo. Tem até gente vendendo curso de como conseguir fazer renda extra com esse método.
Dessa vez vou ter que colocar alguns pontos sobre a opinião do vídeo. Sou de agência, e não estou cagando, kk. Sou criadora de conteúdo, uso IA, e entendo os malefícios de não estar sendo parte da resistência da criação de conteúdo artesanal. Porém, mais uma vez, fui atropelada pelo capitalismo e pelo curto tempo de produção. Há atividades que não perco mais meu tempo criativo e uso a IA de texto para resumir. Isso é quase mais um dos produtos que quem pode pagar e quem pode fazer o artesanal e viver dessa forma, é porque talvez esteja tendo o privilégio. Não passei em um processo seletivo que eu quis muito na época porque não respondi como eu usava direito a IA e os prompts. Tive que fazer um curso para não ficar para trás. É triste, é o capital, e fico numa dualidade de ser resistente mas ainda abrir o gpt todo dia para me ajudar a não queimar neurônio. No fim, é mais de quem pode fugir do fluxo é o bom, mas, infelizmente os trabalhadores médios nem cogitam sair do fluxo pois já fomos massacrados. risos.
No curto prazo a IA não vai substituir os artistas. São os artista que usam IA que vão substituir os artistas que não usam. Você está fazendo certo. No longo prazo, entretanto, aí o problema já vai ser generalizado e a conversa vai precisar ser outra bem diferente. Vamos precisar falar da nossa relação trabalho x valor, de renda mínima universal e essas coisas.
@@_Fernando. A questão é como q a ia sera utilizada tem o caminho bom da ia sendo um facilitador de processo pros artistas não excluindo eles do processo, e tem o caminho ruim de q os artistas seran trocados todos por apenas um dev usando inteligencia artificial pra criar oq uma equipe inteira criaria.
Isso é coisa de Don Quixote. As pessoas acham que vai haver legislação e proibição, mas a Revolução Industrial mostrou que não dá pra deter as coisas se vivemos na lógica capitalista. Dentro do capitalismo, o lucro e a otimização do tempo é o mais importante. Quer mudar o rumo das coisas? Mude o primeiro sistema.
pra mudar precisa ter movimento de resistência, pessoas de esquerda precisam resistir e criticar a IA, não abaixar os braços e aceitar. Artistas estão certos em esperar que figuras da esquerda abominem a IA.
@@alicevitoriano beleza esse posicionamento e cobrança, mas vai mudar alguma coisa de fato? Isso parece mais uma questão de "pelo menos fizemos a nossa parte e cobramos dos nossos" e sem efeito real na sociedade. Enquanto todos nós precisarmos pagar por literalmente tudo e ainda conviver com a precarização, vamos dançar conforme a música dos que estão no poder. Ou damos um jeito de mudar o poder das mãos desse grupo, ou só vamos viver de paliativo. Fazendo uma comparação, brigar na internet contra o uso de IA é igual aquelas pessoas que tentam fazer boicote contra grandes indústrias poluidoras, mas que consomem coisas de outras indústrias que geram outras formas de poluição /vide combustível fóssil X carros elétricos (sim, a criação de baterias também é danosa ao meio ambiente).
@@ROLNEISILVA não é a mesma coisa, IA não é tão prevalente assim, a gnt precisa de medidas paliativas no caminho pra uma mudança sistêmica, n pode ignorar as necessidades de hoje só pq o sistema precisa ser derrubado: dá pra ter e lutar pelos dois.
Fico muito feliz em ver que vcs compreendem o lado dos artistas nesse role. Ta sendo muito triste ver ver gente que era pra tar do nosso lado nesse se recusando a escutar. O Buba, principalmente, conseguiu resumir perfeitamente o sentimento geral dos artistas: Decepção. E só pra reforçar alguns pontos: 1- "Pra q bater no Álvaro ele é peixe pequeno isso só inflama briga entre a esquerda..." Estamos cobrando o Álvaro justamente por ele ser de esquerda, ter um canal grande que acreditávamos ser representante de certa forma da voz dos trabalhadores, mas q no fim das contas não nos considerou parte da classe. Muitos artistas que acompanhavam ele a tempo foram dialogar com ele de maneira respeitosa e ele só se recusou a escutar, inclusive se colocando como vitima. 2- "Os artistas odeiam IA". Nosso problema não é com a ferramenta em si, mas sim como ela está sendo usada. Todos nós queremos que ela seja empregada de forma justa e ética pra ajudar o nosso trampo e não pra roubar ele e nos substituir. QUEREMOS REGULAMENTAÇÃO! 3- "Em vez de cobrar o Meteoro pq não cobram empresa grande?" Estamos sempre cobrando grandes empresas e fazendo boicote, inclusive agora mesmo em paralelo a tudo isso estamos tentando fazer pressão contra Adobe, windows e meta que estão tentando alterar políticas pra roubar nossos dados para alimentar IA sem nosso consentimento ou siencia. Algo q afeta não só artista, tá? Mas infelizmente o nosso barulho não sai da nossa bolha, imagina se um canal grande como o meteoro ajuda a gente a levantar essa bola, ein? 4- "Ain, mas deviam ta batendo em direitista usando IA" Esses ai são mais alvo de chacota do que qualquer coisa. É esforço em vão cobrar eles pq eles não se importam. O que queremos fazer é focar em empresas e nos que podem ser nossos aliados, isolando arte IA feia na mão de direitista enquanto pelo menos o nosso lado valoriza arte real feita por humanos. Enfim, esses são alguns pontos que eu queria elucidar. Mas não se preocupem meninos, sei que estão do nosso lado e agradeço muito por isso! Recomendo a todos aqui que sigam os artistas q falam sobre esse tema, recomendo inclusive a citada no vídeo, @sulamoon. Ela sempre fala do assunto de maneira muito didática e entende muitoo do meio!
Vc pagaria 10x mais por um kg de feijão plantado, cultivado e colhido sem a ajuda de I.A? Então... Como eu vou te explicar... Eu n vou pagar mais caro pelo seu trabalho pq pra mim n faz diferença. Desculpe sinceridade.
@@cesaraugustoceccon4686 ué, essa tua analogia nem faz sentido. Primeiro que nem toda arte é cara, tem muito artista que cobra preço acessível. Segundo q eu e muita gente paga sim mais caro pra comer alimento de qualidade, ou vc nunca comprou algo mais caro tendo dinheiro pra pagar e sabendo que vale a pena por ser muito mais saboroso/saudável? Pq não pagar mais caro pra ter arte de verdade e bem feita por mãos humanas? Fora que muita gente paga caríssimo pra ter coisa artesanal, única e exclusiva, mesmo que consigam ter acesso a algo muito mais barato e semelhante. Tudo vai depender do valor que você dá para aquilo que vc ta gastando o teu dinheiro. Se vc se contenta com imagem feia, sem vida ou significado e que rouba de artista real ai é com vc 🤷♀️
@@BellaHylia veja... Vc mesma acabou com a problemática que vcs estão criando. Agora fiquei perdido, Então a I.A n está roubando o trabalho de ninguém e existe espaço para ambos? Se existe quem paga por arte exclusiva feita por mãos humanas, se existe quem paga caríssimo por um artesanato exclusivo, pq a reclamação com a geração de imagens através da I.A? Eu vou no mercado e compro o feijão mais barato, quando saio para jantar fora como no lugar que mais me agrada. Da mesma forma que se eu precisar de uma imagem para ilustrar um trababalho acadêmico eu vou usar I.A, eu n preciso de uma obra de arte, preciso de uma imagem que represente um pensamento. O resto é so vc fazendo juizo de valor entre o feio e o belo, achei que isso fosse uma questão filosófica dada por encerrada no século XIX mas pelo jeito não.
@@cesaraugustoceccon4686 então, cara viu o q eu escrevi no final? Que vc se contenta com arte roubada? Sabe o q acontece? ROUBARAM a nossa arte sem a nossa permissão. ROUBAM os seus dados e fotos quando vc usa o google fotos, instagram e serviços da meta. E estão querendo expandir isso pra outras áreas, tudo isso sem o seu, sem o nosso consentimento ou pagamento pelos direitos. Vc acha isso justo? O q os artistas estão tentando fazer é entender a realidade de que já fomos ROUBADOS, que nossos dados e artes já estão alimentando a IA, a partir disso como vamos mitigar danos a curto prazo e tentar resolver isso a longo prazo? A alternativa é pedir regulamentação pra impedir que isso continue a acontecer no futuro e enquanto isso fazemos pressão para que não usem a ferramenta enquanto a regulamentação não ocorre. Fora que só estamos sendo os pioneiros nessa luta, logo logo vai bater na bunda de todo mundo inclusive na sua e ai talvez consiga compreender tb. Não sei qual a tua área, mas tenho certeza que consegue encontrar o que precisa em banco de dados gratuito ou dependo do que for pagando pra um artista q cobra barato ou até mesmo fazendo vc mesmo "pegando num lápis". Seria muito mais honrado principalmente levando em conta que trabalho acadêmico não pode se alimentar de plágio... Lembrando, a arte feia e mal feita q vc coloca nos teus trabalhos só existe pq algum ser humano produziu algo e não recebeu ou levou créditos por isso.
@@cesaraugustoceccon4686 fora que não é questão filosófica coisa nenhuma, basta ter olhos e senso pra perceber o quão sem vida imagem ia é. É só prestar um pouco de atenção pra perceber que é estranho e não humano. Eu sei que é difícil de prestar atenção mais de 1 segundo em alguma coisa na sociedade que vivemos, mas se fizer um esforço talvez entenda.
Eu entendo o ponto do Cauê, porém, o discurso dele seria no mesmo tom da galera dos anos 2000 querendo combater a pirataria rsrs podemos moralizar e dizer o quanto isso afetará alguns comércios, mas, é um movimento inevitável. RIP.: Locadoras, VHS e etc.
Ele mesmo fez o vídeo chamado "Adapta-se ou morra" na época das brigas de taxistas com a chegada do Uber. Não entendo a guerra toda deles em cima de uma ferramenta que ele mesmo já faz uso. Como disse o Sacani, devemos aprender a usar a IA ao invés de lutar contra o inevitável. O que vai acontecer é que a esquerda que luta contra isso vai ficar pra trás do resto do mundo.
Não é a primeira vez que os artistas estão sofrendo com a tecnologia, antigamente a arte era feita no bico de pena no departamento da empresa que trabalhava, era muito grande aí passou para computador reduziu drasticamente
O mercado de criação, ilustração, fotografia e direção de arte, etc, precisará se adaptar. Sempre tivemos banco de imagens que "tirariam" job de fotografos, mas hoje esses acervos ajudam eles a comporem melhor as imagens finais e expandem as possibilidades. Para sites: templates prontos, e hoje programadores usam para ajudar em entregas mais básicas ou em menor tempo... (antes vc precisaria ter uma equipe inteira...). Direção de arte, photoshop etc, a IA ta salvando horas e horas de trabalho braçal na frente do computador. Mas os ilustradores se f0deram...
Acho que não da pra falar que o Alvaro não apoia artista independentes. Parece que todo mundo tem que concordar o tempo todo, se não, não serve. É o que parece pra mim olhando de longe
Cara eu sou ilustrador e fotografo. Desenho desde que me entendo por gente. Entendendo que IA é uma automação do trabalho intelectual, o que os artistas fazem quando veem um caixa de auto atendimento no supermercado, onde n é preciso contratar mais uma pessoa para passar as nossas compras? Os artistas vão parar de comprar nesses mercados com auto atendimento ou vão incentivar ainda mais essa automação que gera desemprego? As IAs são uma automação, o desemprego é inevitável, precarização do trabalho artístico? Bem eu nunca tive reconhecimento pelo meu trabalho como ilustrador, quando tentava vender a galera queria pagar só 10 reais. Isso já acontece com 90% dos artistas de terem seu trabalhos ou subestimado e precarizado, só uma minoria, que são os que mais lucram, que estão fazendo esse fuzuê todo. O que se tem que fazer é regulamentar isso urgentemente, pq vai dar merda. Perder empregos em um sistema capitalista, isso é impossível, até mesmo pq os artistas usam várias automações (IA) que já tiraram emprego de muita gente. Ou quando você ve um texto em uma língua que você n conhece, você chama o tradutor (que também perdeu emprego para IA) traduzir o texto, ou us o seu app que traduz automaticamente? Não da para ser contra as IAs, mas também não da para ser totalmente a favor delas do jeito que está. A discussão é inevitável, o desemprego também, mas ainda haverá trabalhos artísticos que serão feitos por pessoas e outros por IAs, a realidade é essa.
é isso mano. a esquerda ta indo na mesma onda da galera que queria quebrar maquinário de fabrica ao invés do burguês dono dela,na primeira revolução industrial. IA tem que ser visto como uma ferramenta. o problema n é a IA e sim o sistema
Muito obrigado! Eu estava sentindo falta de um comentário como o seu. Pelo fuzuê que vejo da comunidade artística, acho que as pessoas estão com o ódio direcionado pra coisa errada. Estão atacando a tecnologia IA e não o modo como ela está sendo usada. Até porquê, a mesma IA (no sentido da tecnologia) que gera arte, é a que pode ser usada na medicina pra reconhecimento de células cancerígenas, ou utilizada pra nos ajudar a traduzir textos antigos que até hoje não foram traduzidos. O problema não é o surgimento de uma nova tecnologia capaz de fazer o trabalho que nós fazemos, o problema é vivermos num sistema que enxerga parte da população como descartável e nunca leva em consideração a necessidade dessa classe na tomada de decisões.
@@thiagoneves6340 eu vejo que a discussão é muito mais profunda do que o Cauê, que tem acesso a muitas pessoas especialistas, diz. Até mesmo para analisar dados, ou verificar falsificações de quadros entre outras coisas as IAs podem fazer isso de forma muito mais rápida. Infelizmente, no nosso sistemas, estamos todos fardados a ter o emprego atingido por isso. Eu trabalho TB c publicidade e ao longo dos anos a publicidade foi fechando diversos cargos, como fotógrafos, pois as agências tem acesso a bancos de imagens, montadores de layout, que montavam pranchas, arte finalistas e em algumas nunca tiveram nem um redator. E tudo por conta de colocar computador em agência de publicidade fechou diversas funções e nunca vi os artistas reclamarem disso.
Cara, eu acabo vendo como uma valorização do trabalho manual, assim como acontece com a carpintaria, como acontece com quadros (não preciso dizer a diferença de preços de um quadro pintado para um impresso) e outras coisas... Posso estar errado, mas acho que ter um artista fazendo a arte vai virar um "valor" ao que está sendo usado, muito não dá pra usar pois vídeos mesmo é difícil, mas livros fica melhor o exemplo... É questão de se moldar ao presente, achando bom ou mal
*Infelizmente, isso é só o começo. Daqui a pouco quase tudo que a gente consumir vai ter uma grande parcela de IA envolvida, seja na dublagem, música, livros, séries etc. Que bizarro, mano. Nunca vou conseguir achar isso normal. Uma coisa é usar a tecnologia como uma ferramenta pra te ajudar, outra coisa é deixá-la fazer o trabalho todo por você.*
Acho que o Álvaro está sendo questionado com tanta veemência pelo fato de ter aceitado debater com o mf e ter mostrado um pouco que fraqueza. Só isso...esquerda ou direita estamos todos juntos quando a ideia é destruir outro ser humano, principalmente se for alguém que "trai" os princípios defendidos, mas se for de esquerda a porrada é bem maior.
A inteligência artificial é a ferramenta de inspiração mais avançada que existe, mas a capacidade de destruir a arte completamente esconde essa oportunidade de evolução artística
Eu concordo com vcs. Só que nós todos estamos la usando uber e ifood... Mesmo que nos posicionemos contra esse tipo de relação de trabalho... Eu entendo que ia pra geração de imagem ainda nao chegou no monipolio como o ifood e uber
A lógica do cara “Sou contra a IA substituir o trabalho artístico de uma pessoa”. Beleza! Então você deveria ser contra todas as automações feitas desde a revolução industrial que tirou empregos de milhões de pessoas também. Imagina se tivéssemos que depender de pessoas para colher manualmente todos os grãos que consumimos diariamente? Imagina o preço que seria um pacote de arroz, por exemplo. Automação melhora demais a vida do ser humano. Quem precisa se adaptar ao novo mercado são os próprios seres humanos que estão inseridos nele e não querer brecar a evolução tecnológica.
Eu lembro que quando surgiu a automatização de certos tipos de trabalho, como por exemplo os cobradores de ônibus, todo mundo achou o máximo, e o discurso foi muda de profissão, agora é a vez dos artistas, mas já está acontecendo o mesmo com outros profissionais, como por exemplo caixa de super mercado, que um emprego precário, mas temos que lutar pra melhorar os meios de trabalho, não extinguir, só pra ter comodidade da autorização e gerar mais lucros pros donos dos meios de produção. Que no final é só isso está sendo levado em consideração.
Hipocrisia. Ou alguém aqui nunca usou Uber pra priorizar taxista? Quem é contra pedágio, fica dando voltas enormes pra cortá-los ou acaba pagando? Compra móveis prontos ou contrata um marceneiro? Compra as coisas pela internet pra foder com as comissões dos vendedores? As tecnologias já tomam postos de trabalho nas mais diversas profissões, a IA é só mais uma delas. Sempre que alguém tenta manter o "artenasal", aquele jeitinho antigo de fazer as coisas, seu preço sobe (na verdade os dos concorrentes caem) e, ou acaba engolido por aqueles que adotaram a tecnologia, ou acha um nicho que tope pagar por seu produto. A luta por regulamentação (até internacional) e direitos autorais que as IAs devem pagar continua sendo um campo de batalha. Ah, e os lucros das empresas das IAs, que ainda não entendi de onde vem devem ser socializados .
7 місяців тому+2
23h59: vou ser o último tiozão negando o uso de ia 00h: uso chat gpt pra me ajudar no nome dos vídeos hahahaha
Load cobrando unidade da esquerda? Não dialoga com o Linck, bem como o Álvaro, que pior ainda, meteu uma fic cabulosa só pq o Linck não respondeu ele no Twitter. Aí Load, boa chance pra rever certos posicionamentos
É como a Úrsula disse: não é pq vc vai num restaurante e faz um pedido, que vc virou chef. Quem se intitula "artista de ia" tá só se iludindo e ferrando com toda uma categoria que tem que se esforçar pra caralho para conseguir trampos bons
Achei o jeito que tão abordando isso muito excessivo. Fazer arte em IA é uma experimentação, o alvaro tava experimentando, ele não substitui algum artista que ele contratava por uma IA, ele simplesmente mudou o jeito de fazer, DELE MESMO FAZER. Tinha que ter uma regulamentação? Tinha, mas isso é outra história. Ele não ta roubando tanto quanto qualquer artista que buscam referências estão. Ele apenas ta utilizando uma ferramenta
Ha 2 decadas tiraram a exigência de diploma do jornalismo. A area mudou. Empregos acabaram. O resultado esta ai p todo mundo ver. Nao tem como parar essas mudanças
quem está se doendo com essa historia não conhece o Meteoro e o trabalho principalmente da Ana. Ela simplismente estuda essa questão da IA e ja falou em varios videos sobre.
Não é exatamente contra. A posição é mais sobre entender a ferramenta em sua complexidade. O mundo não se resume a bem ou mal, é ingenuidade pensar assim.
O meu ponto é exatamente esse. Me parece que nos de esquerda por sermos plurais, temos a tendência de se manifestar contra qualquer coisa de ruim que nos enquanto esquerda fazemos ... acho que isso inevitavelmente acaba dividindo cada vez mais nosso campo .... sabe aquela ideia de não concordar com os métodos de um sindicato X que tem 200 mil associados e monta uma associação com 10 mil e passa a ser oposição de do mesmo movimento ... tipo precisamos lutar e conquistar os 200 mil e não criar outro para se opor kkk na minha opinião.
Só agradecer mesmo o posicionamento de vocês porque ta muito dificil. Seria otimo que tivessem mais criadores artistas que tivessem no mainstream pra ter voz, mas não temos e isso não vai aparecer do nada, mas tem muita coisa que precisa ser desmistificada pra começarem a ver a gente como trabalhador de verdade. Ano passado mesmo um outro criador do nosso campo teve uma ideia merda de fazer um concurso de arte pra fazer o visual do canal dele e quem ganhasse... ganhava o visual do canal dele hahaha Mas diferente do Alvaro, esse criador ouviu, apagou tudo e quitou a ideia de forma muito sensata e que foi super de acordo com os valores dele. Aprendeu que é ruim? Volta atrás. Ontem ainda o Alvaro triplicou a aposta e pra mim se cravou como Pelego. :\
uma ferramenta que depende das nossas artes pra existir não é inovadora, é só golpista mesmo. ao usar você apoia grandes empresas a ficarem mais ricas as NOSSAS custas. e ainda acham incompreensível a gente ficar puto. ah mas não tem oq fazer. conveniente p vcs dizerem isso né? Cauê obrigada 🙏😔
Dizer que a IA só consegue fazer arte por caus de plágio... Esses aí nunca viram a frase "nada se cria, tudo se copia". É uma gente que não tem pudor nenhum em falar idiotices
O Álvaro tá envenenando o próprio poço argumentativo. Eu gostava dele, ai teve a ofensa gratuita ao Linck, fez o debate ridículo com o Tarado de Kiev, agora tá fazendo polêmica gratuita do Xuitter. Já to com certo asco da pessoa, ele devia dar um tempinho do publico. Assisto videos do meteoro ainda, mas todo video em que ele aparece eu acabo pensando novamente e muitas vezes acabo pulando aquele video.
Rapaziada, faz todo o sentido o que vcs falaram, principalmente tendo em vista o tramando do Meteoro. Mas, acho que vcs levaram mt as coisas pra uma esfera individual, como se nós pudéssemos, enquanto indivíduos, fazer algo determinante para frear o desenvolvimento das IA's. Esse não é um problema de ordem individual, então não podemos trata-lo como se fosse!
Exato
O pior é que eles não mencionaram que agora a Adobe mudou os termos de uso do Photoshop exigindo que você aceite que qualquer coisa que você colocar no programa possa ser usada para alimentar IA, não ta tendo pra onde fugir
Eu não uso Adobe há uns 8 anos. Existem toneladas de softwares open source que te permitem fazer tudo, as vezes com um pouco mais de complicação, mas com a enorme vantagem de ser grátis e sem contratos com clausulas abusivas ou risco de vírus pela necessidade de piratear o produto.
Pirate bay
Nossa, não sabia dessa, que bizarro. Fico com pena do pessoal que passou anos se dedicando a estudar pra serem substituídos por IAs.
Junte-se ao lado pirata da força, é o único jeito
Chama o Luffy
Sou programador e tem muitos da noss área que acham que pq neste momento as ias estão ajudando muito em nossa profissão o perigo do desemprego não é real. Eles acham quê é só continuar se qualificando e desenvolvendo, como se a capacidade de desenvolvimento das IAs não fosse milhões de vezes mais rápida que a de um humano. Já tem diminuido bastante as contratações em nossa área e as que tem estão exigindo qualificações cada vez mais avançadas por um salário de JR, não sou alarmista mas honestamente estou MUITO preocupado
Obrigado pela sua percepção, pq na minha área da tradução também tem muita gente metendo o avestruz e pagando que basta você se adaptar, eu fico descaralhado com isso. Não é isso e o buraco é muito mais embaixo e mais perigoso do que meus colegas imaginam, e acho que vão perceber quando for tarde demais. Inclusive já estou estudando outras opções de carreira pq tá sinistro...
Sou QA e nosso trampo também tá assim, galera geral usando IA pra criar plano de testes, scripts e automações.... e eu vendo nossas demandas serem todas atendidas por IA e percebendo que minhas certificações vão valer nada daqui um tempo.
@@henrique88t Entendo e me solidarizo com a sua situação, sou da área de tecnologia e tbm corro o risco de ficar pra traz, porém, já pensou que em um período de 10 anos poucas serão as profissões que não correrão o risco de serem ameaçadas pela IA, estamos no início do processo...
@@henrique88t eu sou formados em Letras Alemão, licenciatura + bacharel, e tenho duas pós: uma especialização técnica em tradução e outra na área de metodologia do ensino do alemão. Me apaixonei pela sala de aula e me tornei professor, mas encaro algumas traduções técnicas (encarava na verdade, pq nunca mais ngm me procurou). Eu consegui criar um certo renome dentro da minha universidade e a galera de Engenharia que queriam o resumo do trabalho acadêmico em Alemão vinha tudo pra mim. Só que nunca mais.
eu vi que esse seu comentário já tem 5 meses. você já sentiu algum impacto significativo desde a implementação da IA?
@@leonardocsantos4651 Foi um impacto muito grande já em 2023 (após um ano robustíssimo em 2022 em que eu tava quase contratando alguém pra me ajudar de tanto trabalho que eu recebia) eu parei de receber trabalho de todos os clientes que eu tinha quase ao mesmo tempo e teria que refazer a carteira do zero, então abandonei a profissão, até porque tenho outros interesses e objetivos e não tenho acompanhado mais. O que de vez em quando alguém ainda me passa é... treinamento de IA, que é basicamente pedir pra alimentar o leão que vai te devorar.
Mas não sou capaz de dizer pra uma pessoa não tentar, porque talvez ela encontre um nicho lucrativo. Só não recomendo mesmo a área de legendagem e entretenimento porque até mesmo antes disso as agências já tentam por um tudo montar nas suas costas com taxas paupérrimas e exigências estratosféricas, talvez porque as pessoas tratem essa área como um "sonho" e aceitam absurdos para estar ali.
O Álvaro tá em um momento muito estranho da sua carreira, e percebo isso desde que ele lançou gratuitamente um ataque do Alexandre Linck do QnS.
Perfeito. Eh isso. Desde entao o cara ta na noite sombria da alma e nem percebe. Fica so aplaudindo a propria suposta virtude sem dar conta de que na verdade tá é ridículo.
Cara, aquele ataque foi totalmente gratuito, arrogante, sem sentido. Confesso que peguei um certo ranço deles depois daquilo. Até a Ana que parece mais sensata entrou na onda. Ainda consumo alguma coisa da Sophia e do resto da equipe, mas não é a mesma coisa. Aquilo foi muito decepcionante.
Até hoje não entendi direito essa birra do Álvaro com o Linck. Foi por causa do bglh lá com o Load? Pq se for acho paia! O Load é adulto e sabe se virar.
@@Rafa.Kandor Exatamente, inclusive a análise do Linck deixou aquela sensação de "não pode mais ser desvisto". Não tem como, passei a enxergar o canal (principalmente o Alvaro) como o "paladino da verdade", com uma soberba sem tamanho. E esse estilinho dele mansinho, luvinha de pelica, nunca me pegou, acho falso e cínico pra caralho.
@@homeroneto5853 isso mesmo. Depois do ocorrido eu ainda passei um tempo inscrito, mas saí, não dá mais (ainda recebo recomendação, mas não vejo as dele). Se fosse uma treta real entre os dois, eu não ia estar nem aí, eles que são adultos que se entendam. Mas a coisa foi muito sem noção. Eu posso tá errado (e muito, já que não o conheço e só tô confiando no meu radar), mas o Álvaro tem o maior jeito de playboy mimado e arrogante que não pode ser contrariado se não quer rodar a baiana.
Já dizia Chico Science: "Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro."
O gênio preveu o uso das IAs no contexto capitalista 30 anos atrás, só um gênio real pensa tão na frente assim
Nome do cara não é Francisco Ciência atoa
e ele falava justamente sobre os artistas se reinventarem junto com o avanço tecnológico
@@xpqzl8173 Creio que não é por ai bro, pois na letra original a palavra artistas está entre aspas. "Artistas".
@@tcholloventura aonde tem isso? No encarte do disco? Procurei aqui mas nao achei
Muito bom, gente! Obrigado por estarem do nosso lado, sendo nossos aliados. Nos últimos dias as coisas foram bem difíceis, principalmente ao perceber gente do nosso campo abandonando a nossa classe. Aos poucos estamos tentando nos organizar, não é fácil pq a arte sempre foi muito descentralizada e muito independente, além do fato de termos sido pegos de surpresa pelas IAs antes de todo mundo. Por isso, vozes como as de vocês são MUITO importantes pra somar ao nosso coro. Continuem nos ajudando, falando sobre o assunto, tocando na ferida. Até para que outros canais usem de exemplo e passem a fazer o mesmo. Valeu!
Cara, a gente tem que se organizar, como faz? Animo demais se juntar pra pelo menos pra conversar e ter ideias de como agir, não da mais pra gente ficar esperando pelo melhor, nossa categoria já é desvalorizada a muito tempo. Fico a disposição pra entrar em contato @ilustra.wagner. ÉNÓIS
Nada contra o Alvaro (exceto o fato dele ter se transformado num chatão e rei da incoerência), mas torço pra que ele perceba que na narrativa da vida o cara tá num momento de crise. Silêncio ajuda nessas horas.
Simplesmente isso.
👏👏👏
kkkk, essa é a esquerda que a direita gosta, promover união pra que? bora ficar de picuinha kkkkk, que nojo
Tá certo o Álvaro. Ilustrador não é profissão, arte não gera mercadorias com valor de troca. Quem ainda acha que vai sobreviver de arte em 2024 é um completo imbecil.
Direto da provinciana Curitiba
Sou designer, moro na periferia de Florianópolis, trabalhava para uma firma em Miami que contratava mão de obra da América Latina pra baratear... Em Março todos os latinos perderam o emprego, e pelo que soube de um colega canadense que trabalhava lá... Um setor todo da empresa (o que era ocupado pelos latinos) foi substituído por IA. Depois de 12 anos de profissão, vou ter que pensar em outra forma de sustentar minha filha...
Me contrata, Cauêzão!
Existem periferias em Florianópolis😒???
@@EduardoSantos-kw4lp Mas é claro! Várias! ua-cam.com/video/lMx1pO7yZJE/v-deo.html
ai IRMAO! bora trampar juntos!? rsrs
problema e seu parca , vai correr atras pq mimimimi nao adianta kkkkkkkkkkkkkkkk
@@EduardoSantos-kw4lp não amigão, floripa é a finlândia (sarcasmo).
Por curiosidade, vc é de onde?
A treta não é individual, mas estrutural e sistêmica.
Exatamente. Quem não usar tá pra trás.
Exato! Que posicionamento infatil ser "contra o Álvaro usar IA" pqp
O pessoal do Meteoro simplesmente não consegue fazer uma autocrítica. É um coitadismo misturado com soberba inacreditável
Comecei a chamar de coitadismo professoral kkkk
Eu desanimei deles há algum tempo. Percebi essa soberba e tbm acho exageradamente cirandeiros. Apesar de ter bons vídeos, as vezes é muito forçado
Não suporto aqueles dois
Tenho percebido isso tbm
Isso tá mais com cara do Alvaro. O resto da equipe não vejo se envolvendo em treta idiota.
Que bom que minha precarização está dando tempo para o Álvaro ir fazer "debate" merda.
kkkkkkkk seja bem vindo, primeira vez aqui?
puta merda perdi tudo aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caralho mano... Doeu em mim aqui que pedrada hahahahahah
ME PERMITA CONCLUIR RAPAZ 😡
kkkk, essa é a esquerda que a direita gosta, promover união pra que? bora ficar de picuinha kkkkk, que nojo
Não sou muito de comentar no UA-cam, mas valeu Cauê e galera do Desce a Letra por ficar do lado dos artistas nessa. Grande abraço pra geral!
bons artistas só perdem emprego pra ia se forem burros (e eu sou artista, logo sei do q to falando)
Artistas virgula, vários artistas que desenham hentai e nunca trabalharam para ninguem, estao reclamando de perder trabalho que nunca tiveram kkkk o proprio alvaro nao contratava artista... vai ser a era dos artistas criativos.. IA vai ser uma otima ferramenta.
@@faelsilva1127 exato..
fora que as ias hj ainda nem reconhecem muitas coisas..
tenta fazer ai, "kazuya do teken lutando contra o benimaru do kof"
as ias simplesmente não sabem quem são os dois
O alvaro virou um cara vaidoso de fala mansa que pisa no seu pé e diz "perdoe esse míope que nao viu seu pé aí debaixo". E se vc ousar reclamar que doeu, ele pisa de novo alegando que ele precisa de um chão pra pisar e que infelizmente seu pé tava embaixo... mesmo com muito chão disponivel e livre de pés alheios... por pura vaidade e intransigência.
explicou perfeitamente
😂😂😂 gostei
parece algo que ele mesmo diria, muito bom! ahaha
Deu pra ouvir a voz dele falando essa frase kkk
E o Cauê falando que vai acontecer a precarização do trabalho. O que ele esquece que isso já aconteceu ha séculos. No século passado o êxodo rural aconteceu pq as fazendas começaram a usar tratores e colheitadeiras, o desemprego na indústria aconteceu pq começaram a usar robôs no lugar de trabalhador para montar carro, maquinas, um celular mesmo n é montado por ser humano em boa parte, pq exige extrema precisão. O maior problema da IA, que eu insisto, é uma automação, n é a IA em si, mas o nosso sistema capitalista, que cria tecnologias com facilidades, que ao invés de garantir qualidade de vida para as pessoas, trabalharem menos, terem mais tempo livre, ganharem mais (todo mundo) gera uma monstruosidade onde o destino do trabalhador (rural a intelectual) é o desemprego, sem ter um plano de renda minima, em prol do lucro do empresário. Então o meu resumo o maior problema não é a IA (a qual sim tem que ser discutida e regulamentada urgentemente), mas sim o nosso sistema capitalista.
Isso aí é a pura verdade, mas tá fadado ao colapso. Um dia todo trabalho humano vai se tornar obsoleto e aí toda nossa relação com o valor do trabalho vai precisar ser repensada. Não vai adiantar, por exemplo, as empresas terem custo humano zero pra produzir as coisas se não tiver ninguém com capacidade financeira pra consumir essas mesmas coisas.
@@_Fernando. Por isso que eu falo que a discussão é muito mais profunda do que "sou contra IA" de artista que hoje se vê a mesma ameaça que sempre ameaçou a grande maioria dos trabalhadores brasileiros do campo, da indústria e que nunca deixou de ser precarizado.
Mas nos anos 70, 80 e 90 as pessoas tinham uma estabilidade no trabalho. Nossos avôs, pais trabalhavam numa mesma fábrica até a aposentadoria. Conseguiam aposentar aos 48 / 50 anos !!! Era uma época boa. Depois que entrou o fhc e começou a precarização com ele dizendo que aposentados são vagabundos 😢
@@_Fernando.e muitos aceitam normais não ter carteira de trabalho assinada ! Direitos trabalhistas, convênio, décimo terceiro etc. Agora tudo intermitente, uberizado e precarizado.
@@rosandm1638 essa era uma realidade da classe média e de operários sindicalizados, meus pais mesmo nunca tiveram essa estabilidade e trabalharam até morrer sem ter um emprego fixo. Minha mãe era diarista e meu pau pedreiro, meu pau mesmo só tinha trabalho enquanto durava a obra, acabou a obra tinha que ir atrás de outro trabalho. N vejo problema, nos dias de hoje as pessoas mudarem de trabalho, o problema está na perda de direitos trabalhistas, ou seja no sistema, e n só nas IAs.
Parece que o Alvaro foi vitima de algum ataque sobrenatural, é uma onda de azar sem precedentes.
Eu ainda acho que o outro lado ta se unindo para derrubar a reputação dele, querendo ou não o meteoro é uma voz bastente relevante na esquerda, fizeram coberturas intensivas na epoca da pandemia e CPIs. Ele tomou uma pancada no debate do mamão falei, ficou enfraquecido e agora todo mundo caiu em cima dele pra terminar de derrubar
O nome disso é prepotência, arrogância, soberba...
esse ataque sobrenatural se chama "consequência dos seus próprios atos"
Azar?
ele é um bosta, só q demoraram pra descobrir
então na verdade ele teve é sorte no passado, mas acabou
@@rms875 que isso cara, para de ódio, o que o cara fez de errado além de ir debater com um desonesto? Ele é um bosta por quê? O cara tem um canal sério que se preocupa com a qualidade da informação, aí o cara começa a ser perseguido e mentalidade de multidão virtual toma conta da cabeça fraca de alguns que começam a atacar ele sem motivo nenhum
Foda - se o Álvaro, é complicado né
Outro dia ele tava aí e era só elogios para o cara. Já dizia minha vó, você só vale enquanto tá servindo 😢
Não dá para confiar em esquerdistas.
Meninos muito obrigada por apoiar nós artistas fico muito feliz de ver que nós ainda temos colegas de entretenimento que nós apoiam🩷✨️ , queria pedir que voces falassem um pouco sobre o Meta estar usando as nossas mídias de Instagram para alimentar a IA deles ,
so tenho visto pessoas da área de arte falando sobre e achei que seria bom se vcs tambem falassem a respeito
6:45
Como diria o Che Guevara, "Seja duro sem perder a ternura".
Temos que ser ser duro e cobrar do Alvaro, mas sem perdê-lo e mostrando a fita errada e sem ficar xingando.
Che nunca disse isso.
Pegaram pesado com o Álvaro, Caberia um diálogo com pedido de retratação e reafirmação, até por que nos vídeos do canal meteoro ele sempre expõe trabalho de artistas independentes. Está muito estranho essa parada.
Cauê falou ontem q ta usando chat gpt e ja desistiu de td e ninguém ta caindo matando nele, ai é foda
Okay vou comentar alguns pontos
Trabalho com a Disney no Canada e tb ja fui jornalista no Brasil. Entao, eu compreendo ambos os lados.
1- Caue, se vc usa chat gpt para fazer um parte do script de cada video vc nao deveria falar nada do Alvoro. Cada um usa AI da forma que achar necessario.
2- Todos artistas copiam outros artistas. Nao existe trabalho unico ou tecnica exclusiva. A Marvel copia a DC, Disney copia outros studios. Ate a Pixar copia ideias. Copiar outros artistas mesmo que eles nao saibam eh uma pratica antiga. A industria do mundo interior faz. Ninguem vai mudar isso, nem meso as AI.
3- Varios jobs desaparecem e infelizmente talvez a galera das artes deixem de existir ou se transforme em algo novo. Eh necessario se adaptar as vezes.
4- A gente nao quer saber quem fez a arte, a gente que saber se a arte traduz aquilo que a gente precisa comunicar. O artista nao eh importante. O Alvaro pode sim usar AI para fazer o trabalho. Eh para isso que a AI existe. Alvaro nao precisa contratar ninguem para fazer isso afinal, ele mesmo disse que edita as imagem o que transforma o couteudo, ou seja, vira arte dele.
5- Vc pode ate querer lutar contra AI, mas elas chegaram. Se adaptar eh melhor do que combater.
Do ponto de vista do jornalista vcs precisam entender que a gente se preocupa com a informacao. Nao com o artista ou com o fotografo. A gente precisa vender o texto apenas. Se vc se diz artista e ficou ofendido a dica que eu dou eh se adapte. Artista banca a propria arte, produtor de arte tem patrao. O mercado capitalista eh cruel. Eh a vida.
Engraçado que o Caue usar o chat GPT quando é conveniente, pra ele está tudo bem... De qualquer maneira, ele está fortalecendo a IA. E também acredito que ele não vai conseguir sustentar esse discurso por muito mais tempo.
Eu também sou artista, trabalho com ilustração editorial, e sim todo artista “copia” outros artistas, sempre que você começa um projeto novo a primeira coisa que faz é procurar suas referências e estudar como vai usá-las. MAS existe uma coisa chamada direito autoral e intelectual sobre uma obra e você não pode simplesmente pegar o trabalho de outras pessoas modificar um pouco e dizer que é seu. É isso que essas AIs generativas de imagens fazem. A meta, o Google a Adobe todas essas empresas estão usando ANOS de imagens que foram geradas por artistas para alimentar as AIs SEM CONSENTIMENTO desses artistas. E isso é anti ético pra dizer o mínimo. O problema não é só tirar o emprego de um artista (muito provavelmente o Álvaro não iria contratar um artista de qualquer forma) mas usar AI é roubar propriedade intelectual alheia. E a gente não deve ser conformista e simplesmente “se adaptar” por que o capitalismo é assim. A classe artística tem que lutar pelo direto de ser dono da própria arte e poder escolher se quer que seu trabalho seja usado para treinar AI ou não. A AI pode não deixar de existir mas seu uso, especialmente pelas empresas precisa ser regulamentado.
Comentário mais sensato que já li sobre.sou artista de conceito, e penso igual. o roubo de propriedade intelectual já rolou, já foi, e não adianta lutar contra os moinhos de vento, tem que regular a lei para os grandes, as impresas, as donas das ias, não contra as pessoas.
O que eu acho que pegou mesmo, foi a posição trucadora do Alvaro.
Obviamente tinha um pessoal mais inflamado, afinal estamos falando do Twitter, mas tinha muito mais pessoas tentando fazer ele entender o porque aquilo era errado. E acabou caindo até num coitadismo sem sentido do Alvaro, de se sentir atacado por não conseguir fazer artes e tudo mais. Meio que a galera ficou chateada com a falta de um "desculpa pessoal, entendi o ponto de vocês e não farei mais".
Foi triste demais!
Foi bem isso. E, mesmo depois de tudo isso, ele ainda manteve as thumbs no ar.
O que me pega é o coitadismo, porque o Alvaro é um playboy... eu moro na mesma cidade e sei onde ele mora, o tamanho da casa do maluco e o tamanho do canal dele. Ele sim, poderia pagar um artista (trabalhador) para fazer as artes pra ele. O Brasil já tem essa parada de a maioria da população (vide pequenos e médios negócios) cagarem pro design gráfico, terem um mau gosto do caralho, aí vem a IA e acabou! Antes era o sobrinho do dono o maior inimigo do designer, agora é a IA.
Antes disso tudo, o que pegou mesmo foi a contradição de se dizer contra IA (sabendo da precarização que causa) e ao mesmo tempo fazendo uso da mesma. Isso pegou mal demais, e daí ele só piorou a situação tentando botar justificativas fracas que já estamos cansados de ouvir.
Mas ele se desculpou no vídeo e disse que não usaria mais.
As vezes o indivíduo está cego no ego
KKKKKKKK o kaue inventando regra de como usar o chat GPT AHSAHSHASHASHASHASAHSAHS
6:50 Vale ressaltar que existe sim uma luta sendo travada pela comunidade contra essas empresas. O problema é que a gente não vê muita movimentação organizada aqui no Brasil, e isso por várias questões. A maioria das empresas envolvidas são gringas, então quem ta fazendo uma vanguarda nessa luta são majoritariamente artistas americanos. Se vocês procurarem pela Karla Ortiz por exemplo, vão ver ela até debatendo com senadores nos EUA em questão de uma luta por regulamentação. O que ajudaria a gente aqui no BR seria ter sindicatos, e mais artistas presentes nas organizações de luta da esquerda. É uma pauta urgente pra nós, a indústria ta sendo dizimada e tem gente realmente perdendo o pão de cada dia.
Pra nós artistas, é uma treta por dia nas redes sociais, é uma paulada por semana. Como o Bulba bem ressaltou, dessa vez só respingou em outras bolhas pq o Alvaro é um comunicador.
Que luta? Você acha que IA vai deixar de existir? Mais fácil a gente deixar de existir
Gente, também não é como se o cara sempre tivesse usado e isso tivesse sido descoberto agora. Ele usou tipo 4 vezes e no vídeo já falou que não vai mais usar. A Internet está me deixando doente
porém, ao mesmo tempo, ele continua com as thumbs no ar...
É esse o problema - o distanciamento da fala das atitudes.
Boa ... adoece mesmo
@@TiagoAlvesSilvadePaula muito obrigado. Que sua empatia e seu caráter não contagiem os outros
@@brazilmugenteam ok
@@gonca4602 não entendi 🤔. Oq vc quis dizer sobre meu caráter?
Eu simplesmente concordei com seu comentário.. acho q a Internet é sádica ao julgar e condenar as pessoas.. o cara usou IA.. e já disse q não vai fazer de novo.. pronto! Pra q ficar julgando ele?
Em segundo lugar .. realmente a Internet adoece mesmo as pessoas, já deletei tudo q é rede social e agora uso o UA-cam com tempo contado ..
Sei lá oque vc entendeu do meu comentário.. mas eu simplicidade concordei com Vc ..
Talvez vc esteja mesmo doente com a Internet,,, tira um tempo e descansa .. 🫂
Somos trabalhadores da arte. Tem uma falha de entendimento disso também na esquerda.
Mano nao tem jeito, imagina quanta gente nao perdeu trampo por causa de tecnologia e internet ? Muita gente perdeu trampo pra voces estarem ai sentados fazendo podcast na internet .... Isso nao vai deixar de acontecer nao adianta .
A tecnologia vem e toma o espaço, ok concordo. Mas o jeito que estão alimentando as IAs é o problema. Literalmente roubam o trabalho alheio. É isso
Mas um músico de hoje se inspira em um trabalho de outro artista do passado não seria similar?
Não, porque existe uma porcentagem do possível para não ser plágio, uma amiga teve o trabalho plagiado pela ia e o processo está um inferno na vida dela, antigamente era muito rápido e fácil de resolver. A Adobe está usando boa arte pra alimentar a ia deles sem pagar pelo trabalho, então não é plagio @@lazarorsg
Nao eh similar pq o musico é um trabalhador que se apropria do conhecimento produzido pelo seu trabalho historicamente pra trabalhar no presente. Qualquer trabalhador de qualquer profissão funciona assim.
A inteligência artificial nao é um trabalhador. É um software criado por alguns trabalhadores (nem sempre bem remunerados…) para roubar trabalho de milhoes de outros trabalhadores e vender como mercadoria que vai gerar lucro pra um punhado de capitalistas donos dessas IAs.
Entao nao, nao eh nada similar com o que um musico ou qualquer outro trabalhador faz na sua profissão.
@lazarorg o advogado se “inspira” no conhecimento produzido pela doutrina e jurisprudência durante decadas/seculos para trabalhar no presente.
O medico se “inspira” em toda a literatura científica produzida até hoje, para desenvolver seu trabalho no presente.
O engenheiro se “inspira” em todos os conhecimentos matemáticos disponíveis para trabalhar no presente.
Todas as profissões sao fruto de um processo de acumulação de conhecimento.
A IA nao eh um trabalhador e nem uma profissão. É um produto mercadológico que se apropria do trabalho de todos esses outros trabalhadores citados e é vendido pra gerar lucro pros respectivos donos.
"eu vou ser o velho fudido que nunca vai usar IA. Só uso coisa artesanal"
"po, eu dou uma usadinha no chatgpt e tal. mas é só pra dar um norte"
hahahahahahaha incoerência
Nossa muito obrigado bulba!! Mesmo nao sendo ilustrador voce representou mt bem a nossa comunidade artística
Estou feliz com a postura do Cauê e do Load, 2 pessoas que sempre adimirei muito, em relação a essa questão. Sim, a nossa caterogia dos ilustradores tem q se se mobilizar, no minimgo pra regulamentar e ir atrás dos nossos direitos;
Sou professor de Física em escola pública (Pelo menos enquanto os liberais não acabam com ela), e reparei como alguns alunos da 1° série estavam usando o chatGPT, mas sem entender como ele funcionava de verdade. Exemplo, eu passava como dever de casa algum problema para ser revolvido e eles me devolviam a tarefa como um texto. Ou seja, eles copiavam o texto de resposta do chatgpt sem entender que era o passo a passo do cálculo para chegar a resposta.
O que vai acontecer eh que o gpt vai matar dever de casa
Ou faz na sala offline ou não faz
Esses liberais são terríveis, veja a Inglaterra, com aquela moeda de câmbio que superou o dólar e algumas das melhores universidade do mundo. Lugar horrível de se viver.
Bom é no Brasil, 42% de tudo é imposto e vc morre na fila do hospital.
Que chororô do cacete.
4:16 esse foi todo o ponto - aceita que errou, corrige o erro e bola pra frente. Mas ele meteu a carta do vitimismo, fez um video passivo-agressivo (onde ele mostra o @ das pessoas que criticaram ele, o que pode jogar hate nelas) e CONTINUA COM AS THUMBS NO AR.
Foi uma grande decepção.
Precisou disso pra se decepcionar? A vergonha do mamaefalei por si só já tinha me feito esquecer o meteoro
@@tufab3494 São decepções diferentes. O caso do Mamãe eu achei perda de tempo da parte dele, mas é ele que sabe o que fazer com o tempo dele (e não curti muito o posicionamento dele depois, mas enfim).
Aqui o buraco foi bem mais embaixo.
@lucasdasilva23 Os caras se queimaram demais e perderam muita credibilidade. Precisam de um rebranding urgente
Eu sempre achei o Álvaro um passivo agressivo, por isso não assistia. Percebi isso há uns 3 anos atrás. Acho irritante a maneira de se comunicar, sempre se colocando como um santo. Tô achando é engraçado ele cair kk
E eu sou de esquerda. Mas não dá esquerda chão de taco
Tudo que a gente desenha no illustrator ou Photoshop agora vira alimentação pra IA, tá foda mano!
Ué cauezao, vc usa o chatGPT pra sanar a sua necessidade de um redator. Qual a diferença com o Álvaro?
A diferença é que o Cauê é um imbecil
Pq o Álvaro pode chamar um artista pra fazer a thumb dele, e Cauê falou que nunca chamou e nem chamaria alguém pra fazer o título pra ele, é só um título um lampejo de que caminho seguir são coisas absurdamentes diferentes pq no final Cauê escreveu as palavras dele a I.A não fez o trabalho nem finalizou algo, o título ainda é feito pelo Cauê.
@@leoaarruda só é zuado se vc nao mexer no q foi gerado? se eu pincelar por cima tudo bem? desculpa, nao vejo diferença. Existe um profissional pra isso que foi substituido. Se ele que fazer por conta própria ok, mas se ele precisa de ajuda, o profissional que poderia ajudar está sendo substituido pela IA.
@@leoaarruda você acredita nisso mesmo? Parabéns
@@leoaarruda Ele pode chamar, mas ele disse que queria chamar? Eis a diferença. Tô perguntando porque não sei. Porque livre ele pode ser.
Eu não entendo muito bem esse posicionamento deles. O Cauê tem vídeo antigo intitulado "Adapta-se ou morra" (ou algo assim) da época das brigas de taxistas com a chegada do Uber. Simplesmente não entendo a martelação em cima de mais uma tecnologia como se qualquer esforço de nossa parte vá atrasar algum milésimo de segundo do avanço das máquinas.
Parafraseando o Sacani, devemos aprender a usar a IA ao invés de lutar contra o inevitável. O que vai acontecer é que a esquerda que luta contra isso com unhas e dentes vai ficar pra trás do resto do mundo e toda essa revolta não servirá de nada.
Por que você usa microfone, câmera digital para fazer seus vídeos?
Papo reto:
Divulgação de arte digital com crédito pro artista e tudo... Só vejo no Meteoro.
E outra:
Álvaro errou mas acertou... Pq estourou o holofote em cima da discussão e jogou o megafone na mão dos artistas que ficaram ofendidos e só estão sendo ouvidos pq estão surfando uma onda do tamanho do Meteoro Brasil
Mandaram bem demais, fico grata que tomaram uma posição defendendo nossa classe artística
Yuval Harari nos alertou, há quase uma década, que a IA faria com que centenas de empregos sumissem, e que centenas de milhões de pessoas se tornariam economicamente inúteis..
Cabe ao Estado protegê-las, e às próprias pessoas se adaptarem à nova realidade - antes que seja tarde, pois essa onda é inevitável..
esses dias vi o caue falando num podcast que faz propaganda de bet pra poder pagar toda a estrutura do canal
cada um paga as contas do jeito que pode né
Continue assim Caue, gosto de seu trabalho!
Como disseram no twitter, nos comentários do vídeo e nao sei se teve aqui. Os artistas NÃO estao SÓ atacando o arvro, nao é como se tivessem nem ai pra empresas que é o real problema, contra isso tem revolta diaria a varios anos, principalmente porque tanto as redes sociais como Instagram abertamente dizendo que vai usar e o adobe que A GENTE PAGA(pros q argumentam "tao usando de graça, n podem reclamar"), tacando o fodase pra gente e indo usar tbm... É só que o arvor chegou at vcs, mas tem outras lutas que vcs nem fazem ideia ou parecem se importar
São tão pagadores de pedágio que morrem de medo de serem cancelados e precisam ficar repetindo a cada minuto que não estão defendendo o Álvaro
A gente reclama, mas a galera vai cagar, andar e rir por cima. As IAs vão continuar evoluindo, se pá sem alguma legislação, e vai ficar por isso mesmo. Nem duvido que vá ser assim.
Tenho muitas dúvidas que vá continuar evoluindo
acho que a questão nao é evolução e sim democratização da tecnologia, mais pessoas tendo acesso a algo que até alguns anos atras era papo de cinema. A evolução em si ja ta ai, com a democratização e mais pessoas utilizando, o que vemos tb sao mais pessoas empenhada em melhorar as soluções dentro das possibilidades e limites.
@@Pixxeriapsé, aquela do "não existe almoço grátis" é só outro nome pra entropia
Não existe output de trabalho sem input de trabalho
No momento a bolha tá fazendo valer a pena economicamente a quantidade descomunal de trabalho e energia (lê-se emissão de carbono) que é necessário pra rodar uma AI
Mas uma hora a bolha estoura
Chega uma hora que custa mais do que trás
E aí que o desenvolvimento estagna
era o quentinho que eu precisava, obrigado galera
12:13 já tem canal por ai que é feito totalmente por ia, o trabalho é juntar tudo gerado e upar o vídeo. Tem até gente vendendo curso de como conseguir fazer renda extra com esse método.
Merda sempre teve
Dessa vez vou ter que colocar alguns pontos sobre a opinião do vídeo. Sou de agência, e não estou cagando, kk. Sou criadora de conteúdo, uso IA, e entendo os malefícios de não estar sendo parte da resistência da criação de conteúdo artesanal. Porém, mais uma vez, fui atropelada pelo capitalismo e pelo curto tempo de produção. Há atividades que não perco mais meu tempo criativo e uso a IA de texto para resumir. Isso é quase mais um dos produtos que quem pode pagar e quem pode fazer o artesanal e viver dessa forma, é porque talvez esteja tendo o privilégio. Não passei em um processo seletivo que eu quis muito na época porque não respondi como eu usava direito a IA e os prompts. Tive que fazer um curso para não ficar para trás. É triste, é o capital, e fico numa dualidade de ser resistente mas ainda abrir o gpt todo dia para me ajudar a não queimar neurônio. No fim, é mais de quem pode fugir do fluxo é o bom, mas, infelizmente os trabalhadores médios nem cogitam sair do fluxo pois já fomos massacrados. risos.
No curto prazo a IA não vai substituir os artistas. São os artista que usam IA que vão substituir os artistas que não usam. Você está fazendo certo. No longo prazo, entretanto, aí o problema já vai ser generalizado e a conversa vai precisar ser outra bem diferente. Vamos precisar falar da nossa relação trabalho x valor, de renda mínima universal e essas coisas.
@@_Fernando. A questão é como q a ia sera utilizada tem o caminho bom da ia sendo um facilitador de processo pros artistas não excluindo eles do processo, e tem o caminho ruim de q os artistas seran trocados todos por apenas um dev usando inteligencia artificial pra criar oq uma equipe inteira criaria.
O UA-cam usando IA vendo o vídeo do desce a letra : 😂
O editor do vídeo usando aquele programinha com ferramentas IA : 😂
Isso é coisa de Don Quixote. As pessoas acham que vai haver legislação e proibição, mas a Revolução Industrial mostrou que não dá pra deter as coisas se vivemos na lógica capitalista. Dentro do capitalismo, o lucro e a otimização do tempo é o mais importante. Quer mudar o rumo das coisas? Mude o primeiro sistema.
pra mudar precisa ter movimento de resistência, pessoas de esquerda precisam resistir e criticar a IA, não abaixar os braços e aceitar. Artistas estão certos em esperar que figuras da esquerda abominem a IA.
@@alicevitoriano beleza esse posicionamento e cobrança, mas vai mudar alguma coisa de fato? Isso parece mais uma questão de "pelo menos fizemos a nossa parte e cobramos dos nossos" e sem efeito real na sociedade. Enquanto todos nós precisarmos pagar por literalmente tudo e ainda conviver com a precarização, vamos dançar conforme a música dos que estão no poder. Ou damos um jeito de mudar o poder das mãos desse grupo, ou só vamos viver de paliativo.
Fazendo uma comparação, brigar na internet contra o uso de IA é igual aquelas pessoas que tentam fazer boicote contra grandes indústrias poluidoras, mas que consomem coisas de outras indústrias que geram outras formas de poluição /vide combustível fóssil X carros elétricos (sim, a criação de baterias também é danosa ao meio ambiente).
@@ROLNEISILVA não é a mesma coisa, IA não é tão prevalente assim, a gnt precisa de medidas paliativas no caminho pra uma mudança sistêmica, n pode ignorar as necessidades de hoje só pq o sistema precisa ser derrubado: dá pra ter e lutar pelos dois.
É isso galera. Apoio aos artistas. TMJ!
Fico muito feliz em ver que vcs compreendem o lado dos artistas nesse role. Ta sendo muito triste ver ver gente que era pra tar do nosso lado nesse se recusando a escutar. O Buba, principalmente, conseguiu resumir perfeitamente o sentimento geral dos artistas: Decepção.
E só pra reforçar alguns pontos:
1- "Pra q bater no Álvaro ele é peixe pequeno isso só inflama briga entre a esquerda..."
Estamos cobrando o Álvaro justamente por ele ser de esquerda, ter um canal grande que acreditávamos ser representante de certa forma da voz dos trabalhadores, mas q no fim das contas não nos considerou parte da classe. Muitos artistas que acompanhavam ele a tempo foram dialogar com ele de maneira respeitosa e ele só se recusou a escutar, inclusive se colocando como vitima.
2- "Os artistas odeiam IA".
Nosso problema não é com a ferramenta em si, mas sim como ela está sendo usada. Todos nós queremos que ela seja empregada de forma justa e ética pra ajudar o nosso trampo e não pra roubar ele e nos substituir. QUEREMOS REGULAMENTAÇÃO!
3- "Em vez de cobrar o Meteoro pq não cobram empresa grande?"
Estamos sempre cobrando grandes empresas e fazendo boicote, inclusive agora mesmo em paralelo a tudo isso estamos tentando fazer pressão contra Adobe, windows e meta que estão tentando alterar políticas pra roubar nossos dados para alimentar IA sem nosso consentimento ou siencia. Algo q afeta não só artista, tá? Mas infelizmente o nosso barulho não sai da nossa bolha, imagina se um canal grande como o meteoro ajuda a gente a levantar essa bola, ein?
4- "Ain, mas deviam ta batendo em direitista usando IA"
Esses ai são mais alvo de chacota do que qualquer coisa. É esforço em vão cobrar eles pq eles não se importam. O que queremos fazer é focar em empresas e nos que podem ser nossos aliados, isolando arte IA feia na mão de direitista enquanto pelo menos o nosso lado valoriza arte real feita por humanos.
Enfim, esses são alguns pontos que eu queria elucidar. Mas não se preocupem meninos, sei que estão do nosso lado e agradeço muito por isso!
Recomendo a todos aqui que sigam os artistas q falam sobre esse tema, recomendo inclusive a citada no vídeo, @sulamoon. Ela sempre fala do assunto de maneira muito didática e entende muitoo do meio!
Vc pagaria 10x mais por um kg de feijão plantado, cultivado e colhido sem a ajuda de I.A?
Então... Como eu vou te explicar... Eu n vou pagar mais caro pelo seu trabalho pq pra mim n faz diferença.
Desculpe sinceridade.
@@cesaraugustoceccon4686 ué, essa tua analogia nem faz sentido. Primeiro que nem toda arte é cara, tem muito artista que cobra preço acessível. Segundo q eu e muita gente paga sim mais caro pra comer alimento de qualidade, ou vc nunca comprou algo mais caro tendo dinheiro pra pagar e sabendo que vale a pena por ser muito mais saboroso/saudável? Pq não pagar mais caro pra ter arte de verdade e bem feita por mãos humanas? Fora que muita gente paga caríssimo pra ter coisa artesanal, única e exclusiva, mesmo que consigam ter acesso a algo muito mais barato e semelhante.
Tudo vai depender do valor que você dá para aquilo que vc ta gastando o teu dinheiro.
Se vc se contenta com imagem feia, sem vida ou significado e que rouba de artista real ai é com vc 🤷♀️
@@BellaHylia veja... Vc mesma acabou com a problemática que vcs estão criando. Agora fiquei perdido, Então a I.A n está roubando o trabalho de ninguém e existe espaço para ambos?
Se existe quem paga por arte exclusiva feita por mãos humanas, se existe quem paga caríssimo por um artesanato exclusivo, pq a reclamação com a geração de imagens através da I.A?
Eu vou no mercado e compro o feijão mais barato, quando saio para jantar fora como no lugar que mais me agrada.
Da mesma forma que se eu precisar de uma imagem para ilustrar um trababalho acadêmico eu vou usar I.A, eu n preciso de uma obra de arte, preciso de uma imagem que represente um pensamento.
O resto é so vc fazendo juizo de valor entre o feio e o belo, achei que isso fosse uma questão filosófica dada por encerrada no século XIX mas pelo jeito não.
@@cesaraugustoceccon4686 então, cara viu o q eu escrevi no final? Que vc se contenta com arte roubada?
Sabe o q acontece? ROUBARAM a nossa arte sem a nossa permissão. ROUBAM os seus dados e fotos quando vc usa o google fotos, instagram e serviços da meta. E estão querendo expandir isso pra outras áreas, tudo isso sem o seu, sem o nosso consentimento ou pagamento pelos direitos. Vc acha isso justo? O q os artistas estão tentando fazer é entender a realidade de que já fomos ROUBADOS, que nossos dados e artes já estão alimentando a IA, a partir disso como vamos mitigar danos a curto prazo e tentar resolver isso a longo prazo? A alternativa é pedir regulamentação pra impedir que isso continue a acontecer no futuro e enquanto isso fazemos pressão para que não usem a ferramenta enquanto a regulamentação não ocorre.
Fora que só estamos sendo os pioneiros nessa luta, logo logo vai bater na bunda de todo mundo inclusive na sua e ai talvez consiga compreender tb.
Não sei qual a tua área, mas tenho certeza que consegue encontrar o que precisa em banco de dados gratuito ou dependo do que for pagando pra um artista q cobra barato ou até mesmo fazendo vc mesmo "pegando num lápis". Seria muito mais honrado principalmente levando em conta que trabalho acadêmico não pode se alimentar de plágio...
Lembrando, a arte feia e mal feita q vc coloca nos teus trabalhos só existe pq algum ser humano produziu algo e não recebeu ou levou créditos por isso.
@@cesaraugustoceccon4686 fora que não é questão filosófica coisa nenhuma, basta ter olhos e senso pra perceber o quão sem vida imagem ia é. É só prestar um pouco de atenção pra perceber que é estranho e não humano. Eu sei que é difícil de prestar atenção mais de 1 segundo em alguma coisa na sociedade que vivemos, mas se fizer um esforço talvez entenda.
Foi a mesma conversa de quando começou a usar o computador para desenhar
Ótima discussão, queridos!
isso mesmo Kaue continue como os antigos donos de locadoras de DVD com a chegada dos streaming kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaziada, é uma batalha que ja esta perdida. Foi como o Metallica querendo proibir o Mp3, lembra?
pior que o metallica tava certo
@@lingux_yt Tava não.
@@phdb tava totalmente certo, mas pelos motivos errados. olha como ficou a indústria
@@lingux_yt tô feliz com todos meus MP3 do que gosto aqui.
@@phdb eu também tô. mas não quero pagar 400 conto pra ir num show
O centro de estudos da Coreia do Norte aqui no Brasil ajudou o Castanhari no Roteiro
É o mesmo que dizer: não vejo mais vídeos no UA-cam, só leio livros,não leio livros,só leio hieróglifos talhados nas pedras.
Eu entendo o ponto do Cauê, porém, o discurso dele seria no mesmo tom da galera dos anos 2000 querendo combater a pirataria rsrs podemos moralizar e dizer o quanto isso afetará alguns comércios, mas, é um movimento inevitável. RIP.: Locadoras, VHS e etc.
Ele mesmo fez o vídeo chamado "Adapta-se ou morra" na época das brigas de taxistas com a chegada do Uber. Não entendo a guerra toda deles em cima de uma ferramenta que ele mesmo já faz uso. Como disse o Sacani, devemos aprender a usar a IA ao invés de lutar contra o inevitável. O que vai acontecer é que a esquerda que luta contra isso vai ficar pra trás do resto do mundo.
Não é a primeira vez que os artistas estão sofrendo com a tecnologia, antigamente a arte era feita no bico de pena no departamento da empresa que trabalhava, era muito grande aí passou para computador reduziu drasticamente
Mt bom os dois passando panos quentes e o bulba tipo "não não, sem mas"
Perfeitos. Espero que o Alvaro veja.
Trabalho em hotel e quero ver a galera boicotando airbnb e tripadvisor tambem, ein? Bora?
Duvido alguem aceitar, acho que só artista gera comoção 😢
Valeu DL Show, representaram.
O mercado de criação, ilustração, fotografia e direção de arte, etc, precisará se adaptar. Sempre tivemos banco de imagens que "tirariam" job de fotografos, mas hoje esses acervos ajudam eles a comporem melhor as imagens finais e expandem as possibilidades. Para sites: templates prontos, e hoje programadores usam para ajudar em entregas mais básicas ou em menor tempo... (antes vc precisaria ter uma equipe inteira...). Direção de arte, photoshop etc, a IA ta salvando horas e horas de trabalho braçal na frente do computador. Mas os ilustradores se f0deram...
Acho que não da pra falar que o Alvaro não apoia artista independentes. Parece que todo mundo tem que concordar o tempo todo, se não, não serve. É o que parece pra mim olhando de longe
Cara eu sou ilustrador e fotografo. Desenho desde que me entendo por gente. Entendendo que IA é uma automação do trabalho intelectual, o que os artistas fazem quando veem um caixa de auto atendimento no supermercado, onde n é preciso contratar mais uma pessoa para passar as nossas compras? Os artistas vão parar de comprar nesses mercados com auto atendimento ou vão incentivar ainda mais essa automação que gera desemprego? As IAs são uma automação, o desemprego é inevitável, precarização do trabalho artístico? Bem eu nunca tive reconhecimento pelo meu trabalho como ilustrador, quando tentava vender a galera queria pagar só 10 reais. Isso já acontece com 90% dos artistas de terem seu trabalhos ou subestimado e precarizado, só uma minoria, que são os que mais lucram, que estão fazendo esse fuzuê todo. O que se tem que fazer é regulamentar isso urgentemente, pq vai dar merda. Perder empregos em um sistema capitalista, isso é impossível, até mesmo pq os artistas usam várias automações (IA) que já tiraram emprego de muita gente. Ou quando você ve um texto em uma língua que você n conhece, você chama o tradutor (que também perdeu emprego para IA) traduzir o texto, ou us o seu app que traduz automaticamente? Não da para ser contra as IAs, mas também não da para ser totalmente a favor delas do jeito que está. A discussão é inevitável, o desemprego também, mas ainda haverá trabalhos artísticos que serão feitos por pessoas e outros por IAs, a realidade é essa.
é isso mano. a esquerda ta indo na mesma onda da galera que queria quebrar maquinário de fabrica ao invés do burguês dono dela,na primeira revolução industrial. IA tem que ser visto como uma ferramenta. o problema n é a IA e sim o sistema
Muito obrigado! Eu estava sentindo falta de um comentário como o seu.
Pelo fuzuê que vejo da comunidade artística, acho que as pessoas estão com o ódio direcionado pra coisa errada. Estão atacando a tecnologia IA e não o modo como ela está sendo usada.
Até porquê, a mesma IA (no sentido da tecnologia) que gera arte, é a que pode ser usada na medicina pra reconhecimento de células cancerígenas, ou utilizada pra nos ajudar a traduzir textos antigos que até hoje não foram traduzidos.
O problema não é o surgimento de uma nova tecnologia capaz de fazer o trabalho que nós fazemos, o problema é vivermos num sistema que enxerga parte da população como descartável e nunca leva em consideração a necessidade dessa classe na tomada de decisões.
@@thiagoneves6340 eu vejo que a discussão é muito mais profunda do que o Cauê, que tem acesso a muitas pessoas especialistas, diz. Até mesmo para analisar dados, ou verificar falsificações de quadros entre outras coisas as IAs podem fazer isso de forma muito mais rápida. Infelizmente, no nosso sistemas, estamos todos fardados a ter o emprego atingido por isso. Eu trabalho TB c publicidade e ao longo dos anos a publicidade foi fechando diversos cargos, como fotógrafos, pois as agências tem acesso a bancos de imagens, montadores de layout, que montavam pranchas, arte finalistas e em algumas nunca tiveram nem um redator. E tudo por conta de colocar computador em agência de publicidade fechou diversas funções e nunca vi os artistas reclamarem disso.
Complementando: desde a época de Mozart o sistema já era assim.
Cara, eu acabo vendo como uma valorização do trabalho manual, assim como acontece com a carpintaria, como acontece com quadros (não preciso dizer a diferença de preços de um quadro pintado para um impresso) e outras coisas...
Posso estar errado, mas acho que ter um artista fazendo a arte vai virar um "valor" ao que está sendo usado, muito não dá pra usar pois vídeos mesmo é difícil, mas livros fica melhor o exemplo...
É questão de se moldar ao presente, achando bom ou mal
Pô, mas o Álvaro no vídeo de resposta falou que não vai mais usar e ainda abriu espaço pros artistas irem lá expor o ponto deles.
*Infelizmente, isso é só o começo. Daqui a pouco quase tudo que a gente consumir vai ter uma grande parcela de IA envolvida, seja na dublagem, música, livros, séries etc. Que bizarro, mano. Nunca vou conseguir achar isso normal. Uma coisa é usar a tecnologia como uma ferramenta pra te ajudar, outra coisa é deixá-la fazer o trabalho todo por você.*
Antigamente muitos odiavam o celular. Hoje não vivemos sem
Acho que o Álvaro está sendo questionado com tanta veemência pelo fato de ter aceitado debater com o mf e ter mostrado um pouco que fraqueza. Só isso...esquerda ou direita estamos todos juntos quando a ideia é destruir outro ser humano, principalmente se for alguém que "trai" os princípios defendidos, mas se for de esquerda a porrada é bem maior.
A inteligência artificial é a ferramenta de inspiração mais avançada que existe, mas a capacidade de destruir a arte completamente esconde essa oportunidade de evolução artística
Eu concordo com vcs. Só que nós todos estamos la usando uber e ifood... Mesmo que nos posicionemos contra esse tipo de relação de trabalho...
Eu entendo que ia pra geração de imagem ainda nao chegou no monipolio como o ifood e uber
Quando aparece vídeos de IA de qualquer tipo eu vou na opção "não recomendar canal"
E vc acha que o algoritmo que te recomenda vídeos não possui IA?
Dois
@@ElGatoTriste não seja desonesto
AI generativa e AI de recomendação são água e óleo
Não é pq os 2 são líquidos que são a mesma coisa
Enquanto você bloqueia tem outros procurando pra aprender a usar. E assim caminha o mundo
Parabéns. Não vai mudar nada
Já vi que tinha artista tentando criar um sindicato para se defender contra a inteligência artificial, torço que a categoria se organize
A lógica do cara “Sou contra a IA substituir o trabalho artístico de uma pessoa”. Beleza! Então você deveria ser contra todas as automações feitas desde a revolução industrial que tirou empregos de milhões de pessoas também. Imagina se tivéssemos que depender de pessoas para colher manualmente todos os grãos que consumimos diariamente? Imagina o preço que seria um pacote de arroz, por exemplo. Automação melhora demais a vida do ser humano. Quem precisa se adaptar ao novo mercado são os próprios seres humanos que estão inseridos nele e não querer brecar a evolução tecnológica.
Eu lembro que quando surgiu a automatização de certos tipos de trabalho, como por exemplo os cobradores de ônibus, todo mundo achou o máximo, e o discurso foi muda de profissão, agora é a vez dos artistas, mas já está acontecendo o mesmo com outros profissionais, como por exemplo caixa de super mercado, que um emprego precário, mas temos que lutar pra melhorar os meios de trabalho, não extinguir, só pra ter comodidade da autorização e gerar mais lucros pros donos dos meios de produção. Que no final é só isso está sendo levado em consideração.
Hipocrisia. Ou alguém aqui nunca usou Uber pra priorizar taxista? Quem é contra pedágio, fica dando voltas enormes pra cortá-los ou acaba pagando? Compra móveis prontos ou contrata um marceneiro? Compra as coisas pela internet pra foder com as comissões dos vendedores?
As tecnologias já tomam postos de trabalho nas mais diversas profissões, a IA é só mais uma delas.
Sempre que alguém tenta manter o "artenasal", aquele jeitinho antigo de fazer as coisas, seu preço sobe (na verdade os dos concorrentes caem) e, ou acaba engolido por aqueles que adotaram a tecnologia, ou acha um nicho que tope pagar por seu produto.
A luta por regulamentação (até internacional) e direitos autorais que as IAs devem pagar continua sendo um campo de batalha. Ah, e os lucros das empresas das IAs, que ainda não entendi de onde vem devem ser socializados .
23h59: vou ser o último tiozão negando o uso de ia
00h: uso chat gpt pra me ajudar no nome dos vídeos hahahaha
Aos poucos a internet vai corroendo os miolos do Cauê
Load cobrando unidade da esquerda? Não dialoga com o Linck, bem como o Álvaro, que pior ainda, meteu uma fic cabulosa só pq o Linck não respondeu ele no Twitter. Aí Load, boa chance pra rever certos posicionamentos
Manos, vocês odeiam a inteligência artificial ou o capitalismo? O grande problema é os artistas perdendo emprego, não o uso de IA.
Não acho que o Árvro errou. É um caminho sem volta.
pois é
Para o Cauê, o Chatgpt não é inteligência artificial. Kkkkkkk
Hipocrisia
É como a Úrsula disse: não é pq vc vai num restaurante e faz um pedido, que vc virou chef. Quem se intitula "artista de ia" tá só se iludindo e ferrando com toda uma categoria que tem que se esforçar pra caralho para conseguir trampos bons
Se parar pra pensar um artista hoje se inspira em outro artista do passado
Achei o jeito que tão abordando isso muito excessivo.
Fazer arte em IA é uma experimentação, o alvaro tava experimentando, ele não substitui algum artista que ele contratava por uma IA, ele simplesmente mudou o jeito de fazer, DELE MESMO FAZER.
Tinha que ter uma regulamentação? Tinha, mas isso é outra história. Ele não ta roubando tanto quanto qualquer artista que buscam referências estão. Ele apenas ta utilizando uma ferramenta
Mas e se o UA-cam estiver usando IA em seus algoritmos e etc?? Como não usar?
Ha 2 decadas tiraram a exigência de diploma do jornalismo. A area mudou. Empregos acabaram. O resultado esta ai p todo mundo ver. Nao tem como parar essas mudanças
quem está se doendo com essa historia não conhece o Meteoro e o trabalho principalmente da Ana. Ela simplismente estuda essa questão da IA e ja falou em varios videos sobre.
Mas se ela fala e estuda pq mesmo assim ele usa, sendo que usou pra thumb, que é o trampo dele, o que rende grana.
sim, e fala contra. a questão é a hipocrisia, e não o uso em si
Talvez o meteoro mesmo não conheça o trabalho do meteoro pra mandar uma dessa.
Uai, fala contra e depois usa?
Não é exatamente contra. A posição é mais sobre entender a ferramenta em sua complexidade. O mundo não se resume a bem ou mal, é ingenuidade pensar assim.
Produtor de conteúdo artesanal está nas ruas com cartaz e megafone. 😂
O meu ponto é exatamente esse.
Me parece que nos de esquerda por sermos plurais, temos a tendência de se manifestar contra qualquer coisa de ruim que nos enquanto esquerda fazemos ... acho que isso inevitavelmente acaba dividindo cada vez mais nosso campo .... sabe aquela ideia de não concordar com os métodos de um sindicato X que tem 200 mil associados e monta uma associação com 10 mil e passa a ser oposição de do mesmo movimento ... tipo precisamos lutar e conquistar os 200 mil e não criar outro para se opor kkk na minha opinião.
Só agradecer mesmo o posicionamento de vocês porque ta muito dificil. Seria otimo que tivessem mais criadores artistas que tivessem no mainstream pra ter voz, mas não temos e isso não vai aparecer do nada, mas tem muita coisa que precisa ser desmistificada pra começarem a ver a gente como trabalhador de verdade.
Ano passado mesmo um outro criador do nosso campo teve uma ideia merda de fazer um concurso de arte pra fazer o visual do canal dele e quem ganhasse... ganhava o visual do canal dele hahaha Mas diferente do Alvaro, esse criador ouviu, apagou tudo e quitou a ideia de forma muito sensata e que foi super de acordo com os valores dele. Aprendeu que é ruim? Volta atrás.
Ontem ainda o Alvaro triplicou a aposta e pra mim se cravou como Pelego. :\
uma ferramenta que depende das nossas artes pra existir não é inovadora, é só golpista mesmo. ao usar você apoia grandes empresas a ficarem mais ricas as NOSSAS custas. e ainda acham incompreensível a gente ficar puto. ah mas não tem oq fazer. conveniente p vcs dizerem isso né?
Cauê obrigada 🙏😔
Dizer que a IA só consegue fazer arte por caus de plágio... Esses aí nunca viram a frase "nada se cria, tudo se copia". É uma gente que não tem pudor nenhum em falar idiotices
Desde o tal "debate", o Alvaro ta numa espiral autodestrutiva...
No minuto 5:00 Bulbasauro matou a pau a questão. Não da para no discurso lutar pela causa do trabalhador e fazer a mesma coisa que o patrão.
"Essa tal da roda vai acabar com nosso emprego de levar essas pedras de duas toneladas nas costas!" Diziam os escravos... ...
Sou contra cortador de grama, antes precisava de muito mais trabalhador com tesoura cortando grama do campo de futebol, agora só precisa de 1
O Álvaro tá envenenando o próprio poço argumentativo. Eu gostava dele, ai teve a ofensa gratuita ao Linck, fez o debate ridículo com o Tarado de Kiev, agora tá fazendo polêmica gratuita do Xuitter. Já to com certo asco da pessoa, ele devia dar um tempinho do publico. Assisto videos do meteoro ainda, mas todo video em que ele aparece eu acabo pensando novamente e muitas vezes acabo pulando aquele video.
9:50 então usa IA.
A legislação deveria regulamentar uma forma de gerar multas para os artistas em caso de uso desautorizado e lucro no uso autorizado pela I.A., não?